3) Que distância percorre em 16 s o corredor cujo gráfico velocidade-tempo é o da figura acima?
|
|
- Gabriel Henrique Gama
- 3 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 FAP - Fundamentos de Mecânica. ª Lista de exercícios. Abril de 7 Determinando a posição a partir da aceleração. Para entregar: exercícios e Integral ) O pneu de um automóvel contém, no seu interior,, - kg de ar. No instante t = h, um prego faz um pequeno furo por onde vaza ar, numa taxa de vazamento (ou "velocidade" com que o ar é perdido) descrita pelo gráfico ao lado. Quanto ar contém o pneu no instante t =, h? Integral: posição a partir da velocidade. ) Determine a posição do automóvel, cujo movimento está representado no gráfico abaixo à esquerda, nos instantes: t = s; t = s; t = s; t = s e t = 7 s. Esboce o gráfico de x(t) para todo o intervalo t 7 s. velocidade do auto 8 taxa_per da (kg/h),,,7 t(h) 8 8 Figura do exercício : velocidade do automóvel em função do tempo. Figura do exercício : velocidade do corredor em função do tempo. ) Que distância percorre em s o corredor cujo gráfico velocidade-tempo é o da figura acima? ) O gráfico de v(t) acima representa o movimento de um veículo numa avenida. No instante t = s, o veículo contorna o canteiro central e retorna pela outra pista.
2 a) No instante t = s, a que distância o carro se encontra do ponto em que estava em t = s? b) Esboce o gráfico de x(t). ) Determine aproximadamente o deslocamento entre t = s e t = s do carro cujo gráfico v(t) está esboçado abaixo. O método gráfico mais simples consiste em contar o número de quadrículas contidas entre o gráfico e o eixo, tomando o cuidado de estimar que fração ficou entre o gráfico e o eixo, para as quadrículas que forem cortadas pelo gráfico ) No desenho ao lado, estão os gráficos das velocidades de dois carros de corrida em um autódromo, que, inicialmente alinhados, arrancam simultaneamente ao sinal verde. Em que instante o carro que saiu na frente é ultrapassado pelo outro? Integral: posição a partir da aceleração. 7) A partir do gráfico de aceleração em função do tempo ao lado, determine os gráficos de v(t) e x(t), sabendo que v() = m/s e x() = m. Suponha que em t =, e s, a aceleração mude de valor instantaneamente, de modo que o valor exato da aceleração nesses instantes não tem importância. 8 a(m/s ) 8) Os gráficos abaixo descrevem a aceleração de carros de corrida que, em t - = s, têm velocidade m/s e estão na posição m no sistema de referência escolhido. Lembrando que a área sob a curva da aceleração dá a VARIAÇÃO da velocidade (e não a velocidade), responda às questões - -
3 abaixo, sempre levando em conta as condições iniciais dadas. Nos gráficos, marque valores numéricos nas escalas e respeite as proporções. a) Considerando o gráfico da figura A, determine a velocidade v nos instantes t = s e s. NÃO esqueça da velocidade inicial. b) Considerando o gráfico da figura B, determine a velocidade nos instantes t = s e s. O traço vertical no gráfico nos instantes t = ;, e s indica que a mudança de aceleração é tão brusca que o valor exato da aceleração nesses instantes não tem importância. c) Esboce o gráfico v t, correspondente à figura B, levando em conta as condições iniciais dadas. Use papel milimetrado ou quadriculado. d) Mesmo que em c) tomando os dados da figura A. e) Determine a posição do objeto, cujo movimento está descrito pela figura B, nos instantes, e s. Determine a área sob a curva da velocidade contando o número de quadrículas. f) Esboce o gráfico de posição em função do tempo, x t, correspondente à figura B. g) Mesmo que em e), considerando o movimento descrito na figura A. h) Mesmo que em f), considerando o movimento descrito na figura A. Figura A Figura B a(m/s ) a(m/s ),,, -, - -, - -, a (m /s ) 9) No gráfico de aceleração em função do tempo ao lado, a aceleração muda de valor instantaneamente em t =, e s. Determine os gráficos de v(t) e x(t) para t no intervalo de a 7 s nas seguintes situações: a) v() = m/s, x() = m; b) v() = m/s, x() = m; c) v() = m/s, x() = m. 8 a(m /s ),, -, 8 - -, ) Em um carro que está se movendo a 7 km/h, o motorista começa a frear, aumentando lentamente a pressão sobre os freios, de maneira que o módulo da aceleração aumenta com o tempo de acordo com o gráfico da figura ao lado. Quanto tempo o carro demora a parar? (O gráfico está desenhado em linha pontilhada porque a aceleração cai a zero quando o carro pára, o que acontece antes de t = s).
4 a(cm/s) ) No gráfico de aceleração em função do tempo ao lado, as linhas verticais em t = ; ; e s indicam mudanças de aceleração tão bruscas que os valores exatos nesses instantes não têm importância a mudança é praticamente instantânea. Determine os gráficos de v(t) e x(t) para t no intervalo de - a s, sabendo que em t = s a velocidade é nula e a partícula está em x =. - Descrevendo o movimento pela velocidade ) Um motorista num automóvel viajando numa estrada plana e retilínea a m/s avista uma placa indicando a velocidade máxima permitida de m/s. Devido a um ônibus "grudado na traseira", demora, s para tirar o pé do acelerador e consegue reduzir a velocidade lentamente, demorando, s para chegar à velocidade máxima permitida. Supondo que a aceleração tenha sido constante durante a redução da velocidade: a) represente graficamente a velocidade do automóvel em função do tempo de t = s até t = s, tomando o instante que o motorista viu a placa como origem dos tempos. b) determine a aceleração durante a redução da velocidade. c) determine o deslocamento do automóvel durante a redução da velocidade. Integral em um intervalo definido. ) Determine a área exata debaixo da curva y=f(x), de a até b, através da antiderivada F(x) quando f(x )= + x x, a =, b =. ) Nos exercícios seguintes determine a área exata debaixo da curva y = f(x), de a a b, através da antiderivada A(X). a) f(x) = x x, a =, b = ; b) f(x) = x + x +, a =, b = ; c) f(x)= + x x, a =, b =. ) Determine a área exata debaixo da curva y = sen(πx+π/) + nos seguintes intervalos: a) [; ]. b) [; ]. c) [; ]. d) [; ]. ) a) Um serralheiro precisa dobrar uma tira metálica para construir uma braçadeira. Para isso, usa uma forma que é metade de um disco com 9, cm de raio e, cm de espessura. Calcule o volume da forma e a massa necessária para construí-la em alumínio. A densidade do Al é,7 g/cm.
5 b) Um técnico pretende construir um molde para dobrar as nervuras de uma antena parabólica, pensando que será fácil prepará-las simplesmente dobrando o perfil sobre um molde em forma de parábola. Este problema consiste em determinar a massa desse molde, que terá a forma representada na figura ao lado e será maciço, cm cm feito de uma chapa de Alumínio com, cm de espessura, com as dimensões:, m de largura, m, m de altura. A densidade do Al é,7 g/cm. A parábola que define a forma do molde pode ser descrita pela equação =,,8x, em metros para x em metro, cujo gráfico está na y p figura abaixo; ao determinar a área das faces maiores do molde por integração, note a propriedade y ( x =,) = y ( x =,) = p p., y(m),, y p x(m) -, -, -, O y=,,, Integração conhecendo as condições iniciais. 7) Determine x(t) dado que a velocidade da partícula é: a) v(t) = t -t+, em m/s para t em s, sendo que a posição em t = s é x =. b) v(t) = t -, em m/s para t em s, sendo que a posição em t = s é x = m. 8) Determine x(t) dado que a velocidade da partícula é v(t)= -t +t+, sendo que a posição em t = s é x =. Atenção, não confunda x com x(t=). 9) Determine x(t) dado que a velocidade da partícula é: a) v(t) = (/)t -t+ em m para t em s, com x(t = s) = m. b) v(t) = t +t em m para t em s, com x(t = s) = m. c) v(t) = sen(πt) em cm para t em s, com x(t = s) = cm. d) v(t) = cos(πt) em cm para t em s, com x(t = s) = cm. e) v(t) = sen(πt+π/) em cm para t em s, com x(t = s) = cm. f) v(t) = cos(πt+π/) em cm para t em s, com x(t = s) = cm. g) v(t) = sen(πt+π/) em cm para t em s, com x(t = s) = 7, cm. h) v(t) = cos(πt+π/) em cm para t em s, com x(t = s) = 7, cm. ) Uma criança de massa m = kg está brincando num balanço. Suponha, nos itens abaixo, que a oscilação tenha pequena amplitude, de modo que o movimento seja horizontal e o período calculado pela fórmula T l = π, onde l é o comprimento da corda do balanço e g =, m/s, g a aceleração da gravidade. a) Se a corda do balanço tem, m de comprimento, determine a freqüência angular ω ( = π/t) do movimento do balanço.
6 b) Sabendo que a força resultante é F = F sen(ωt), use a ª lei de Newton para determinar a aceleração da criança. c) A partir da aceleração, determine a velocidade em função do tempo e o valor da constante F, sabendo que a velocidade em t = π/ s é, m/s e em t = s é, m/s. d) A partir da velocidade, determine a posição em função do tempo, sabendo que x(t = s) = m. e) (opcional) Qual a amplitude do movimento do balanço? Qual dado do problema definiu esse valor? Obs.: Esta não é a maneira de resolver o problema da dinâmica do balanço. O problema foi elaborado para treinar o uso das integrais de seno e cosseno. ) Determine x(t) no intervalo [ s; s] dado que a aceleração da partícula é a(t)=, t + em m/s para t em s, sendo que em t = s a posição x é x() = m e a velocidade é v() = m/s. ) Determine x(t) no intervalo [ s; s] dado que a aceleração da partícula é,t t a ( t) = em cm/s para t em s, sendo que em t = s a posição x é x() = -,t + < t cm e a velocidade é v() = cm/s. ) Um corpo que em t= está na posição x() = m, tem aceleração em função do tempo,t t < dada pela função: a ( t) = em m/s para t em s. Determine a posição em,t +, t função do tempo, x(t), no intervalo t s quando a velocidade em t= é a) v() = ; b) v() = m/s; c) v() = - m/s. ) Determine a posição em função do tempo de uma partícula, x(t), no intervalo de tempo [s; 8,t t <, s], sabendo que sua aceleração é a ( t) = em m/s para t em s e que em t = s,, t, está na posição -, m com velocidade, m/s. Integração numérica. ) Calcule, para as funções dos itens a até d abaixo, a integral definida = f ( x) primeiramente de maneira aproximada pela soma f ( ) n i= x i x i b S dx, considerando n segmentos x i todos iguais e x i o ponto médio do i-ésimo intervalo e, depois, exatamente, calculando a integral definida analiticamente. Em cada item, os extremos do intervalo são dados, bem como o número de segmentos em que deve ser dividido o intervalo. a) f(x) = x +, a =, b =, n = ; b) f(x) = x, a =, b =, n = ; c) f(x) = /x, a =, b =, n = ; considerando casas decimais d) f(x) = sen(πx), a =, b =, n =. a
FAP151 - Fundamentos de Mecânica. 5ª Lista de exercícios. Abril de 2009
FAP - Fundamentos de Mecânica. ª Lista de exercícios. Abril de 9 Determinando a posição a partir da aceleração. Entregar as soluções dos exercícios e, apresentando todas as etapas necessárias para resolvê-los;
Fundamentos de Mecânica. Abril de 2018
taxa de perda (g/h) - Fundamentos de Mecânica. Abril de 8 ª Lista de EXERCÍCIOS Integral ) O pneu de um automóvel contém, no seu interior, g de ar. No instante t = h, um prego faz um pequeno furo por onde
Fep 2195 Física Geral e Experimental I Lista de Exercícios - 1
Fep 2195 Física Geral e Experimental I Lista de Exercícios - 1 1. (2-1 Sears&Zemansky) A Figura 1 mostra a velocidade em função do tempo de um carro movido a energia solar. O motorista acelera a partir
Velocidade (Instantânea)
FAP151 - Fundamentos de Mecânica. Terceira Lista de exercícios. Março de 7. Velocidade (Instantânea) Entregar as soluções dos exercícios 7 e 13, apresentando todas as etapas necessárias conseguir resolvê-los;
Lista 4 MUV. Física Aplicada a Agronomia
Sigla: Disciplina: Curso: FISAP Física Aplicada a Agronomia Agronomia Lista 4 MUV 01) A posição de um objeto movendo-se ao longo do eixo x é dada por x = 3t - 4t² + t³, onde x está em metros e t em segundos.
Velocidade (Instantânea)
FAP5 - Fundamentos de Mecânica. Terceira Lista de exercícios. Março de 9. Velocidade (Instantânea) Entregar as soluções dos exercícios e, apresentando todas as etapas necessárias para conseguir resolvê-los;
FAP151 - Fundamentos de Mecânica. Março de 2006.
Para entregar: exercícios e 8. Velocidade média FAP151 - Fundamentos de Mecânica. Março de 6. Terceira Lista de exercícios: Velocidade (Instantânea) 3 1) (RHK E.6) A posição de um objeto que se move em
Fundamentos de Mecânica
Fundamentos de Mecânica 45 Lista de exercícios Primeiro semestre de Os exercícios da lista deverão ser todos feitos. Não há necessidade de entregá-los. O conteúdo será cobrado nas provas e provinhas, ao
MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO
MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO É um movimento em que a velocidade varia uniformemente no decorrer do tempo. Isto é, o móvel apresenta iguais variações de velocidade em intervalos de tempo iguais. No MUV
COLÉGIO APHONSIANO. Educando com Seriedade. Lista de MU e MUV 9º ano Profº: Luciano Dias
1 Conteúdos: - Velocidade Média - Função horária da Posição do MU - Função horária da Posição do MUV - Função horária da Velocidade do MUV - Equação de Torricelli COLÉGIO APHONSIANO Educando com Seriedade
Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física I 2016/1 Lista de Cinemática - 1 Dimensão
Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física I 2016/1 Lista de Cinemática - 1 Dimensão 1. Um motorista percorre 10 km a 40 km/h, os 10 km seguintes a 80 km/h e mais 10 km a 30 km/h.
Fundamentos de Mecânica IGc, Licenciatura, Noturno (2016) Lista 01
1. O prefixo giga significa: (a) 10 3 (b) 10 6 (c) 10 9 (d) 10 12 (e) 10 15 2. O prefixo mega significa: (a) 10-9 (b) 10-6 (c) 10-3 (d) 10 6 (e) 10 9 3. O prefixo pico significa: (a) 10-12 (b) 10-6 (c)
LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 3
LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 3 Questões 1) A Figura 1 apresenta um gráfico da posição de uma partícula ao longo do eixo x em relação ao tempo t transcorrido. (a) Em t = 0, qual é o sinal da posição da partícula?
Recuperação de Física - Giovanni
Nome: nº Ano: LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA Recuperação de Física - Giovanni 1 - Qual a diferença entre o movimento uniforme (MU) e o movimento uniformemente variado (MUV)? 2 - A equação que representa
LISTA EXTRA 2ª SÉRIE
1) Um objeto de 20 kg desloca-se numa trajetória plana retilínea de acordo com a equação: S = 10 + 3 t + t 2, onde s é medido em metros e t em segundos. a) Qual a expressão da velocidade do objeto no instante
Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano
Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano 1- Um trem parte de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro com velocidade de 60Km/h. Ao mesmo tempo, parte do Rio de Janeiro, com destino a São Paulo,
MOVIMENTO RETILÍNEO. Prof. Bruno Farias
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I MOVIMENTO RETILÍNEO Prof. Bruno Farias Introdução Por que estudar mecânica? Porque o mundo,
Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas.
Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas. 1) A cidade de São Paulo tem cerca de 23 km de raio. Numa certa madrugada, parte-se de carro, inicialmente em repouso, de um ponto qualquer
PROFESSOR: Alexandre C. B. Mattiazzo. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:
GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Alexandre C. B. Mattiazzo DISCIPLINA: Física SÉRIE: 1º A e B ALUNO (A): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:
Cálculo Diferencial e Integral 1 Lista de Exercícios Aplicação de Derivadas
Cálculo Diferencial e Integral 1 Lista de Exercícios Aplicação de Derivadas 1) Esboce o gráfico da função f(x) = x + e responda qual é a taxa de variação média dessa função quando x varia de 0 para 4?
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA Lista de Exercícios 1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA Lista de Exercícios 1 Disciplina: Física Básica 1 090113 PROFESSOR: Álvaro Leonardi Ayala Filho Perguntas 1 2 1.
MRUV Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
MRUV Movimento Retilíneo Uniformemente Variado MRUV é o movimento de qualquer móvel com as seguintes características: Aceleração constante e diferente de zero. O módulo da velocidade varia de modo uniforme
2. O movimento de um corpo sobre uma trajetória determinada obedece à seguinte equação horária: S = t (S em quilômetro e t em horas)
Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do trimestre 1. Um atleta deseja percorrer 25 km em 2 h. Por dificuldades encontradas no trajeto, percorre 10 km com a velocidade média de 8 km/h.
FÍSICA 9ºano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
FÍSICA 9ºano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 1. Um atleta deseja percorrer 25 km em 2 h. Por dificuldades encontradas no trajeto, percorre 10 km com a velocidade média de 8 km/h.
UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO e 2 PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR - 6//26 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES:. Prova
9º Ano. Nível 1. Profº: Luciano Dias. Treindando Sinal e Conceitos
COLÉGIO APHONSIANO Educando com Seriedade Conteúdos: 1 - Movimento Uniformemente Variável 9º Ano Nível 1 Profº: Luciano Dias Treindando Sinal e Conceitos MUV s s 1. t 0 v0 t a. v v a. t 0 v v. a. s 0 01-
Suponhamos que tenha sido realizado um. estudo que avalia dois novos veículos do mercado: o Copa e o Duna. As pesquisas levantaram os seguintes dados:
A U A UL LA Acelera Brasil! Suponhamos que tenha sido realizado um estudo que avalia dois novos veículos do mercado: o Copa e o Duna. As pesquisas levantaram os seguintes dados: VEÍCULO Velocidade máxima
EQUAÇÃO DE TORRICELLI E LANÇAMENTO VERTICAL EXERCÍCIOS
EQUAÇÃO DE TORRICELLI E LANÇAMENTO VERTICAL EXERCÍCIOS 1. Uma partícula, inicialmente a 2 m/s, é acelerada uniformemente e, após percorrer 8 m, alcança a velocidade de 6 m/s. Nessas condições, sua aceleração,
Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac
Exercícios de Fixação 24/08/2018 Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac 1 - Um carteiro desloca-se entre os pontos A e B de certo bairro. Sabendo que cada quarteirão é aproximadamente
Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES Perguntas: 1. O gráfico da figura 1 mostra a aceleração
SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS
SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein # Ler todas as teorias # Refazer todos os exercícios dados em aula. # Refazer todos os exercícios feitos do livro. # Refazer
Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)
Semana 11 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA
Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que:
Física 1 Ano Notação Científica n é um expoente inteiro; N é tal que: Exemplos: Notação Científica Ordem de Grandeza Qual a ordem de grandeza? Distância da Terra ao Sol: Massa de um elétron: Cinemática
FEITEP - PROFESSOR GILBERTO TENANI
FEITEP - PROFESSOR GILBERTO TENANI Lista de Exercícios Número 2 Movimento Retilíneo 12 Você está viajando, sentado na poltrona de um ônibus, pela Rodovia dos Bandeirantes, que liga São Paulo a Campinas.
Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que:
Física 1 Ano Notação Científica n é um expoente inteiro; N é tal que: Exemplos: Notação Científica Ordem de Grandeza Qual a ordem de grandeza? Distância da Terra ao Sol: Massa de um elétron: Cinemática
Sabendo o momento do encontro, só é necessário aplicá-lo em uma das duas funções (do caminhão ou do carro).
Engenharia Física Mecânica, prof. Simões Revisão para prova integradora 1. Um automóvel encontra-se parado diante de um semáforo. Logo quando o sinal abre, ele arranca com aceleração 5m/s², enquanto isso,
UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO 1 e 2 PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR - 30/11/2014 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES:
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 13 MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (MUV)
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 13 MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (MUV) Como pode cair no enem? A contribuição dada à Física por Newton à Física foi muito grande, mas não se pode esquecer da genialidade de Galileu,
CAPITULO 2 PROF. OSCAR
CAPITULO 2 PROF. OSCAR O que é física? Um dos propósitos da física é estudar o movimento dos objetos: a rapidez com que se movem, por exemplo, ou a distância percorrida em um certo intervalo de tempo.
FÍSICA 1ºTA REPOSICAÇÃO 2015 CINEMÁTICA ESCALAR DEFINIÇÕES E CONCEITOS
FÍSICA ºTA REPOSICAÇÃO 205 CINEMÁTICA ESCALAR DEFINIÇÕES E CONCEITOS O QUE É A CINEMÁTICA A Cinemática estuda o movimento dos corpos, independentemente das causas desse movimento. Seu objetivo é descrever
Introdução à Cinemática Escalar, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Introdução à Cinemática Escalar, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV) Introdução à Cinemática Escalar, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV) QUADRO
2 a prova de F 128 Diurno 19/05/2014
19/05/2014 Nome: RA: Turma: Esta prova contém 14 questões de múltipla escolha e 1 questão discursiva. Não esqueça de passar as respostas das questões de múltipla escolha para o cartão de respostas. Obs:
Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.)
Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.) A principal característica do movimento uniformemente variado é a aceleração escalar constante. Quando um móvel qualquer se movimenta com aceleração escalar constante,
9º Ano/Turma: Data / /2016
Estudante: Educadora: Daiana Araújo 9º Ano/Turma: Data / /2016 C.Curricular: Ciências / Física 1) Em uma situação corriqueira do dia a dia, um observador parado no acostamento vê dois automóveis que percorrem
G 6,7 10 m kg s. Lista Especial exercícios de Física Assunto: GRAFICO_MRU_E_MRUV Prof. Elizeu. g 10,0 m s e a constante da gravitação universal como
Lista Especial exercícios de Física Assunto: GRAFICO_MRU_E_MRUV Prof. Elizeu 01. (Unicamp 017) O semáforo é um dos recursos utilizados para organizar o tráfego de veículos e de pedestres nas grandes cidades.
Cinemática Escalar Professor Jordão (Física)
Cinemática Escalar Professor Jordão (Física) www.masterjuris.com.br 1) O gráfico a seguir representa o espaço s em função do tempo t para o movimento de um ciclista. Considere as proposições que se seguem.
2 O gráfico posição x tempo abaixo, refere se a uma partícula que se desloca em movimento uniforme.
Aula ao vivo 10/03/2014 Introdução à Cinemática 1 Durante uma viagem entre duas cidades, um passageiro decide calcular a velocidade escalar média do ônibus. Primeiramente, verifica que os marcos indicativos
"Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"
COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9ª ano ( ) 65 Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física Aluno (a):. No. Exercícios de recuperação Data: 17 /12/ 2018 "Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"
Resultante Centrípeta
Questão 01) Uma criança está em um carrossel em um parque de diversões. Este brinquedo descreve um movimento circular com intervalo de tempo regular. A força resultante que atua sobre a criança a) é nula.
Movimento Uniforme Variado
Movimento Uniforme Variado 1) Partindo do repouso, um avião percorre a pista com aceleração constante, e atinge a velocidade de 36 km/h, em 5 segundos. Qual o valor da aceleração, em m/s? ) É dada a seguinte
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Perguntas: 1. A figura 1a mostra um instantâneo de uma onda que se propaga no sentido
Cinemática I Movimento Retilíneo
CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2016.2 Cinemática I Movimento Retilíneo Rafael Silva P. de Santana Engenharia Civil 5º Período Cinemática Na cinemática vamos estudar os movimentos sem
Física 1 - EMB5034. Prof. Diego Duarte MRUV - Parte 1 (lista 2) 8 de agosto de v(t) = v 0 + at (1) x(t) = x 0 + vt at2 (2)
Física 1 - EMB5034 Prof. Diego Duarte MRUV - Parte 1 (lista 2) 8 de agosto de 2017 1. (a) Mostre que as equações horária da velocidade e posição de um corpo em MRUV são dadas, respectivamente, pelas seguintes
BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE
BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito 1- Uma pessoa percorreu, caminhando a pé, 6,0 km em 20,0 minutos. A sua velocidade escalar média, em unidades do Sistema Internacional, foi de: * 2,0
LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO
Como se deslocam no mesmo sentido, a velocidade relativa entre eles é: V rel = V A - V C = 80-60 = 20 km/h Sendo a distância relativa, S rel = 60 km, o tempo necessário para o alcance é: S rel 60 t = =
Atividade Complementar para a DP de Física 1. Profs. Dulceval Andrade e Luiz Tomaz
Atividade Complementar para a DP de Física 1. Profs. Dulceval Andrade e Luiz Tomaz QUESTÕES DO CAPÍTULO 2 DO LIVRO FUNDAMENTOS DE FÍSICA HALLIDAY & RESNICK - JEARL WALKER 6 ª - 7 ª e 9ª EDIÇÃO VOLUME 1
Gráficos de M.U.V. Movimento Uniformemente Variado Velocidade pelo Tempo
Gráficos de M.U.V. Movimento Uniformemente Variado Velocidade pelo Tempo 1. (Uerj 015) Em uma pista de competição, quatro carrinhos elétricos, numerados de I a IV, são movimentados de acordo com o gráfico
(Queda Livre, Lançamentos Verticais, velocidade media, mru, mruv, derivada e integrais)
Movimento vertical (Queda Livre, Lançamentos Verticais, velocidade media, mru, mruv, derivada e integrais) 1. Três bolinhas idênticas, são lançadas na vertical, lado a lado e em seqüência, a partir do
Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016
Disciplina: FÍSICA Série/Ano: 1º ANO Professores: BETO, DIOGO, PH e BILL Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens
Física I Prova 1 04/06/2016a
Física I Prova 1 04/06/016a NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.
a) O movimento é progressivo ou retrógrado? Justifique b) Escreva a função horária do espaço.
Movimento Uniforme 1- A figura abaixo mostra uma bolinha que realiza movimento uniforme sobre uma trajetória orientada. a) O movimento é progressivo ou retrógrado? Justifique b) Escreva a função horária
Lista de Exercícios - ONDAS I - Propagação, Interferência e Ondas Estacionárias. Prof: Álvaro Leonardi Ayala Filho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Lista de Exercícios - ONDAS I - Propagação, Interferência e Ondas Estacionárias. Prof:
Questão 01) a) km/h b) km/h c) 106 km/h d) 10,6 km/h. Questão 02)
Questão 1) A órbita do planeta Terra, em torno do Sol, possui uma distância aproximada de 93 milhões de quilômetros. Sabendo-se que o ano possui 36 dias e horas, a velocidade média exercida pela Terra
Física para Engenharia II - Prova P a (cm/s 2 ) -10
4320196 Física para Engenharia II - Prova P1-2012 Observações: Preencha todas as folhas com o seu nome, número USP, número da turma e nome do professor. A prova tem duração de 2 horas. Não somos responsáveis
Fixação Módulo 1 aula 10 Gráfico sxt do MUV
1. (Eear) A posição (x) de um móvel em função do tempo (t) é representado pela parábola no gráfico a seguir. Durante todo o movimento o móvel estava sob uma aceleração constante de módulo igual a m s.
Primeira Verificação de Aprendizagem (1 a V.A.) - 28/05/2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Física Disciplina: Física Geral I Prof.: Carlos Alberto Aluno(a): Matrícula: Questão 1. Responda: Primeira Verificação
FEP Física para Engenharia II
FEP2196 - Física para Engenharia II Prova de Recuperação - 14/02/200 - Gabarito 1. Uma massa é abandonada com velocidade inicial igual a zero de modo que atinge o solo 10 segundos depois de solta. Desprezando
Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos
Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos 1) (Unitau-SP) Um móvel parte do quilômetro 50, indo até o quilômetro 60, de onde, mudando o sentido do movimento, vai até o quilometro 32. Quais são, respectivamente, a
Física 2 - Movimentos Oscilatórios. Em um ciclo da função seno ou cosseno, temos que são percorridos 2π rad em um período, ou seja, em T.
Física 2 - Movimentos Oscilatórios Halliday Cap.15, Tipler Cap.14 Movimento Harmônico Simples O que caracteriza este movimento é a periodicidade do mesmo, ou seja, o fato de que de tempos em tempos o movimento
LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012
LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012 # Velocidade escalar média # Movimento retilíneo uniforme # Movimento retilíneo uniformemente variado # Movimento de queda livre dos corpos # Movimento
Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel
- 4 Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel Movimento não uniforme: vetor velocidade variável Quando a velocidade instantânea varia no tempo, dizemos que o movimento é acelerado. A aceleração é produzida
FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de a Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton a sistemas com atrito.
FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de 2009 10 a Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton a sistemas com atrito. Força conhecida, mas não constante, com cinemática completa. 1. Um carro de
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2.º Teste sumativo de FQA 24. nov Versão 1
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2.º Teste sumativo de FQA 24. nov. 2015 Versão 1 11.º Ano Turma A e B Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas e termina na palavra FIM Nome:
FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de a. Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton
FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de 2017 9 a. Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton Força conhecida, mas não constante, com cinemática completa. 1. Um carro de uma tonelada está parado
1. Calcule a área do triângulo retângulo ABC na Figura 1, sabendo-se que n é a reta normal a f(x) = e x no ponto x o = 1. Figura 1: Exercício 1
Lista 5: Derivada como taxa de variação e Diferencial - Cálculo Diferencial e Integral I Professora: Elisandra Bär de Figueiredo 1. Calcule a área do triângulo retângulo ABC na Figura 1, sabendo-se que
Lista de exercícios MUV. Aceleração média e equação horária de velocidade
Lista de exercícios MUV Aceleração média e equação horária de velocidade 01) (Unirio) Caçador nato, o guepardo é uma espécie de mamífero que reforça a tese de que os animais predadores estão entre os bichos
Universidade Federal fluminense. Física I e Física XVIII
Universidade Federal fluminense Física I e Física XVIII Lista 02 Movimento Unidimensional e Queda Livre Questões: 1)A cada segundo o coelho percorre metade da distância restante entre seu nariz e um pé
MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO
Sobre ombros de gigantes EQUIPE DE FÍSICA-1º ANO/CMB Profs. Adameck, Eliete, SO Antônio Marcos & Luciano MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO 1) (PUC-MG) Um objeto, movendo-se em linha reta, tem, no instante
Física 1 VS 15/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.
Física 1 VS 15/07/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua resposta.
1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno
1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 11 de outubro Ano Letivo: 2016/2017 135 min + 15 min 1. Um carro telecomandado moveu-se
s (cm)
1. (G1 - ifce 01) Na tabela a seguir, estão representados os espaços [ s] percorridos, em função do tempo [t], por um móvel que parte com velocidade inicial de 10 cm/s, do marco zero de uma trajetória
Movimento retilíneo uniformemente
15 fev Movimento retilíneo uniformemente variado 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto RESUMO A aceleração (média) é a razão entre a variação de velocidade e o intervalo
Universidade Federal do Paraná Departamento de Física
Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Prof. Lauro Luiz Samojeden Capítulo 2 Movimento Retilíneo Um dos objetivos da física é estudar o movimento dos objetos. A rapidez com que se movem,
UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO 1 e 2 PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR - 29/11/2015 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES:
Movimento Unidimensional
Movimento Unidimensional Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral I Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: Como descrever o movimento unidimensional em termos da velocidade
Chapter 2 Movimento Retilíneo (movimento unidimensional)
Chapter 2 Movimento Retilíneo (movimento unidimensional) (2-1) 1. Vamos supor que o movimento se dá ao longo de uma linha reta. A trajetória pode ser vertical, horizontal ou inclinada, mas deve ser retilínea.
Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)
Semana 3 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02
Bacharelado Engenharia Civil
Bacharelado Engenharia Civil Física Geral e Experimental I Prof.a: Érica Muniz 1 Período Lançamentos Movimento Circular Uniforme Movimento de Projéteis Vamos considerar a seguir, um caso especial de movimento
Lista 2: Cinemática em uma Dimensão
Lista 2: Cinemática em uma Dimensão Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução
EXERCÍCIOS FÍSICA. de módulo 25 m s. O motorista da Van, então, acelera a taxa de 8 m s.
EXERCÍCIOS FÍSICA 1. O motorista de uma Van quer ultrapassar um caminhão, em uma estrada reta, que está com velocidade constante de módulo 0 m s. Para isso, aproxima-se com a Van, ficando atrás, quase
Considerando movimentos rectilíneos efectuados num só sentido, a partir da equação anterior, podemos deduzir que:
Educadora: Daiana Araújo C. Curricular:Ciências / Física Data: / /2012 Estudante: 9º Ano A grandeza física que mede a variação da velocidade ao longo do tempo é a aceleração média. Um valor numérico que
2ª Lista de Exercícios de Física I (Movimento em Uma Dimensão)
2ª Lista de Exercícios de Física I (Movimento em Uma Dimensão) 1. Um motorista dirige para o norte por 3, min a 8 km/h e então para por 1, min. Em seguida continua para o norte, viajando 13 km em 2, h.
Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores
Sigla: Disciplina: Curso: FISAP Física Aplicada Tecnologia em Construção Civil Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores 1) De volta para casa. Normalmente, você faz uma viagem
APÊNDICE B. Interpretação de Gráficos da Cinemática (Teste Final)
APÊNDICE B Interpretação de Gráficos da Cinemática (Teste Final) Este teste é constituído por 25 questões de escolha simples com cinco alternativas. Dentre as alternativas escolha apenas uma, a que melhor
Física I Prova 1 04/06/2016c
Física I Prova 1 04/06/016c NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize:g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.
Lista de exercícios 2 Mecânica Geral III
Lista de exercícios 2 Mecânica Geral III 13.3 O trem de 160 Mg parte do repouso e começa a subir o aclive, como mostrado na figura. Se o motor exerce uma força de tração F de 1/8 do peso do trem, determine
Reforço de Engenharia RESUMO. Movimento Unidimensional. Física 1 1
Movimento Unidimensional RESUMO S v = lim = ds t 0 t dt ds = vdt ds = vdt S = vt S ds S 0 t = vdt t 0 S = S 0 + v(t t 0 ), onde S 0 é uma constante e (t t 0 )o intervalo de tempo. Física 1 1 v a = lim