ZOOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL
|
|
- Victorio de Lacerda Coelho
- 5 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 ZOOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL Sistema Endócrino Prof. Fernando Stuchi
2 Introdução à Endocrinologia As múltiplas atividades das células, tecidos e órgãos do corpo são coordenadas pelo inter-relacionamento de vários tipos de sistemas de mensageiros químicos: 1. Neurotransmissores liberados por terminais de axônios de neurônios nas junções sinápticas e atuam no controle das funções das células nervosas; 2. Hormônios endócrinos São liberados por glândulas ou células especializadas no sangue circulante e influenciam a função das células alvo em outro local do corpo; 3. Hormônios neuroendócrinos São secretados por neurônios no sangue circulante e influenciam a função de células alvo, em outro local do corpo.
3 Principais Glândulas Os sistemas hormonais endócrino e neuroendócrino interagem entre si para manter a homeostasia (metabolismo, crescimento, desenvolvimento, balanço hidroeletrolítico, reprodução e comportamento. A figura ao lado mostra os locais anatômicos das principais glândulas e tecidos endócrinos do corpo, exceto a placenta que é fonte adicional de hormônios sexuais.
4 Estrutura química e Síntese de Hormônios Existem três classes gerais de hormônios: 1. Proteínas e polipeptídeos hormônios secretados pela hipófise anterior e posterior, pâncreas (insulina e glucagon), pela paratireoide (paratormônio) e muitos outros; 2. Esteroides Córtex da adrenal (cortisol e aldosterona), ovários (estrogênio e progesterona), testículos (testosterona) e placenta (estrogênio e progesterona); 3. Derivados do aminoácido tirosina Tireoide (tiroxina e tri iodotironina) e medula adrenal.
5 Hormônios Polipeptídicos e Proteicos Variam de tamanho ( 3 a 200 aminoácidos), em geral polipeptídeos com mais de 100 aminoácidos são chamados de proteínas; São sintetizados do REG e acondicionados no Complexo de Golgi, produzindo assim os hormônios ativos que ficam armazenados no citoplasma e ligados a membrana; Para ocorrer a exocitose (secreção) dos hormônio no sangue, deve chegar um estímulo na membrana (aumento de cálcio e monofosfato cíclico de adenosina AMPc); Esses hormônio são hidrossolúveis, o que permite que entrem e se transportem com grande facilidade no sangue.
6 Hormônios Esteroides A estrutura química dos hormônio esteroides é semelhante à do colesterol, e na grande maioria dos casos, eles são sintetizados a partir do próprio colesterol; São lipossolúveis e uma vez sintetizados, eles se difundem através da membrana celular e entram no líquido intersticial e, depois no sangue. Portanto hormônios esteroides não são armazenados nas células.
7 Características da ação hormonal Cada um dos diferentes hormônios tem suas próprias características para início e duração da ação; As concentrações de hormônios necessárias para controlar a maioria das funções metabólicas e endócrinas são incrivelmente pequenas (milésimos de grama a cada mililitro de sangue; O controle na secreção hormonal ocorre pelo processo de Feedback: Positivo Quando ação biológica do hormônio causa secreção adicional, ou seja, a produção de determinado hormônio. Negativo Quando ação biológica do hormônio no tecido alvo causa a parada na produção.
8 Exemplo de feedback negativo negativo Positivo tireoide
9 Hipófise ou Pituitária Considerada a glândula mais importante, pois secreta hormônios (trofinas), que regulam o funcionamento das outras glândulas endócrinas. Situada no interior do crânio ( sela túrcica), liga-se ao cérebro pelo hipotálamo. Quase toda secreção hipofisária é controlada por sinais hormonais e nervosos, vindos do hipotálamo. A hipófise é dividida em duas porções: Adeno-hipófise ou hipófise anterior (origem embriológica do epitélio faríngeo) Neuro- hipófise ou hipófise posterior (origem embriológica do tecido neural do hipotálamo)
10 O hipotálamo controla a secreção Hipofisária A secreção efetuada pela hipófise posterior é controlada por sinais neurais do hipotálamo; A secreção da região anterior da hipófise é controlada por hormônios, chamados de liberadores e inibidores do hipotálamo, que são secretados pelo hipotálamo e através de pequenos vasos sanguíneos (vasos portais hipotalâmico hipofisários); O hipotálamo é o centro coletor de informações relativas ao bem-estar interno do organismo e grande parte dessa informação é utilizada para controlar as secreções dos vários hormônios da hipófise.
11 Hormônios da Adenoipófise Hormônio do Crescimento/Somatotrófico ou GH - Promove o crescimento dos tecidos musculares e ósseos. A falta pode originar o nanismo e o excesso o gigantismo e acromegalia. Prolactina - Crescimento e funcionamento das glândulas mamárias Tireotropina (TSH) Estimula a produção dos hormônios da tireóide Gonadotrofinas - Hormônio folículo-estimulante (FSH) e Hormônio luteinizante (LH), que estimula as gônadas masculinas e femininas a produzir os gametas e hormônios sexuais. Adrenocorticotropina (ACTH)- Estimula as glândulas adrenais (cortex) a produzir seus hormônios, metabolismo de gorduras, proteínas e glicose.
12 Hormônios da Neuroipófise Vasopressina/Antidiurético(ADH) - Provoca vasoconstricção, elevando a pressão sanguínea. Atua também nos vasos contorcidos distais dos néfrons, aumento a permeabilidade, evitando perder excesso de água. A produção deficiente desse hormônio pode provocar a diabetes insípido. Ocitocina Contrações uterinas durante o parto e ejeção do leite na amamentação.
13 Tireóide Tiroxina e Tri-iodotironina Estimula o consumo de glicose e oxigênio, liberando energia, produção de calor, crescimento e amadurecimento sexual. Calcitonina Regulador de cálcio no organismo, reduzindo a quantidade desse íon no sangue. O controle da liberação desses hormônio depende da ação da hipófise anterior, através do hormônio TSH.
14 Paratireoides Paratormônio Promove a degradação da matriz óssea, elevando a quantidade de cálcio no sangue e reduz a taxa de íons fosfato no plasma sanguíneo, aumentando sua eliminação pela urina. Juntamente com o hormônio calcitonina, produzido pela tireóide, regula a quantidade de íons Cálcio no sangue.
15 Adrenais ou Suprarrenais Encontram-se sobre os rins e apresenta duas regiões distintas: Córtex (região externa) Hormônios Mineralocorticóides (aldosterona) Manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, reabsorvendo sódio de vários órgãos. Hormônios Glicocorticóides (corticosterona e hidrocortisona) Ação anti-inflamatória, que atuam sobre o metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos. Medula (região interna) Adrenalina e Noradrenalina Resposta a estímulos, realizando a manutenção da homeostase do organismo.
16 Pâncreas Glândula Mista Tecido Secretor Exócrino Suco Pancreático (age no intestino delgado); Tecido Secretor Endócrino (Ilhotas de Langerhans) Hormônios glucagon e insulina (agem direto no sangue). Insulina Diminui a concentração de glicose no sangue, revertendo-a em glicogênio (Ação Hipoglicemiante). Glucagon Aumenta a concentração de glicose no sangue, revertendo o glicogênio em glicose (Ação Hiperglicemiante).
17 Gônadas Responsáveis pela produção dos gametas e hormônios sexuais. Homem Hormônios andrógenos (testosterona) Mulher Estrógeno e progesterona A função dos hormônios sexuais é estimular a produção de gametas (gametogênese), desenvolver e manter as características sexuais.
18 Controle hormonal da Reprodução Nos organismos animais, ocorrem duas formas de reprodução: Reprodução Assexuada Um indivíduo gera descendentes idênticos a si próprio. Reprodução Sexuada Indivíduos (macho e fêmea), por meio da reprodução de gametas e copulação, dão origem a indivíduos com maior variabilidade genética. Como nos vertebrados a reprodução é sempre sexuada, o controle hormonal da função sexual é muito importante, pois através desses hormônios, são formados os gametas e a maturidade sexual.
19 Desenvolvimento das características sexuais A hipófise secreta os hormônios (gonadotrofinas), que durante a fase embrionária, estimulará as gônadas do embrião a produzir hormônios sexuais, desenvolvendo as características sexuais primárias, ou seja, formação de genitais específicos de cada sexo. Na puberdade (10-14 anos), o indivíduo volta a ter suas gônadas estimuladas pelas gonadotrofinas, produzindo as características sexuais secundárias e reprodução de gametas.
20 Produção de gametas nos homens A produção de espermatozóides (Espermatogênese) tem início na puberdade e se estende para toda a vida do indivíduo. Esse processo é estimulado pela hipófise por meio do hormônio FSH. Em meio aos tubos seminíferos, existem as células intersticiais (células de Leydig), responsáveis pela secreção dos andrógenos (testosterona). Esse hormônio é responsável pela produção dos espermatozóides, libido e aparecimento e manutenção dos caracteres sexuais secundários. A produção de testosterona das células intersticiais é estimulada pela hipófise, através do hormônio LH.
21 Resumo da ação hormonal e o processo de feedback
22 Estrutura interna das gônadas masculinas
23 Produção de gametas nos homens Formação dos Espermatozóides Testículos (Túbulos seminíferos) Dutos deferentes próstata espermatozóides vesícula seminal epidídimo uretra.
24 Aparelho Reprodutor Masculino
25 Espermatozoide Espermatozoides inférteis
26 Produção de gametas nas mulheres Na espécie humana, o aparelho reprodutor feminino é constituído por: Dois ovários Duas tubas uterinas Útero Vagina Genitália externa ou vulva No interior dos ovários, ocorre a formação do óvulo (ovulogênese), que será enviado até o útero pelas trompas uterinas. O útero é revestido pelo endométrio, que possui função de abrigar o embrião, caso ocorra fecundação.
27 Aparelho Reprodutor Feminino
28 Aparelho Reprodutor Feminino
29 Parte interna Aparelho reprodutor feminino
30 Produção de gametas nas mulheres Dentro dos ovários, ocorre a maturação dos folículos ovarianos e conseqüente ovulação (ovulogênese). Ao contrário do homem a mulher inicia a produção de gametas na fase embrionária. Na puberdade, a hipófise libera os hormônios FSH e LH ocorrendo a ovulação (amadurecimento de um folículo ovariano). As células dos folículos produzem os hormônios estrógeno e progesterona, que irão preparar o corpo para uma possível gravidez e desenvolvimento e manutenção das características sexuais secundárias femininas.
31 Detalhe da ovulação
32 Ciclo Menstrual 12 aos 15 anos a mulher inicia sua fase reprodutiva (1º menstruação menarca). Essa fase dura até a menopausa (por volta dos 45 anos). Durante a menarca e a menopausa o corpo da mulher se prepara para uma eventual gravidez (ciclo menstrual). Para efeito prático, costumase considerar 28 dias a duração total do ciclo. Ciclo Menstrual 1º - 5º dia Menstruação (desintegração do endométrio) 5º - 14ºdia - Ação dos hormônios FSH (amadurecimento do óvulo) e LH (liberação de estrógeno formação do endométrio). No 14º dia ocorre a ovulação, com alto grau de concentração de LH. Após a saída do óvulo, forma-se no ovário o corpo lúteo, que secreta a progesterona, realizando a maturação final do endométrio. 14º - 28º - Caso não ocorra a fecundação, o óvulo é degenerado e ocorre a regeneração do corpo lúteo, parando de produzir a progesterona, que leva ao colapso do endométrio (menstruação).
33 Ciclo Menstrual Professor: Fernando Stuchi
34 Fases da menstruação
35 Gravidez Caso ocorra a fecundação, o embrião instala-se no endométrio (nidação), ocorrendo as seguintes ações: Formação da placenta (produção do hormônio gonadotrofina coriônica HCG). esse hormônio age sobre o corpo lúteo, garantindo a produção de progesterona durante três meses. Após o 3º mês a própria placenta produz a progesterona até o final da gravidez.
36 Efeitos da Tensão Pré Menstrual
37 Como curar a TPM
38 Chega!!!!!!!!!!!!!!! To de TPM filho duma...!!?!?wdbn??!!! Obrigado!!!
ZOOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL
ZOOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL Sistema Endócrino Prof. Fernando Stuchi Introdução Os mensageiros químicos do corpo (hormônios) são produzidos pelas glândulas endócrinas ou glândulas de secreção interna,
Excreção. Manutenção do equilíbrio de sal, água e remoção de excretas nitrogenadas.
Fisiologia Animal Excreção Manutenção do equilíbrio de sal, água e remoção de excretas nitrogenadas. Sistema urinario Reabsorção de açucar, Glicose, sais, água. Regula volume sangue ADH: produzido pela
Sistema Endócrino: controle hormonal
Sistema Endócrino: controle hormonal Todos os processos fisiológicos estudados até agora, como digestão, respiração, circulação e excreção, estão na dependência do sistema que fabrica os hormônios. O sistema
Glândulas endócrinas:
SISTEMA ENDOCRINO Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo Regulação do organismo (homeostase) Hormônios: Substâncias químicas que são produzidas
Professor Fernando Stuchi
REPRODUÇÃO Aulas 2 a 5 1º Bimestre Professor Fernando Stuchi Seres Vivos Segundo a Teoria Celular, todos os seres vivos (animais e vegetais) são constituídos por células (exceção dos vírus que não possuem
Anatomia e Fisiologia Humana
Introdução Boa parte do funcionamento do corpo humano depende da comunicação entre as células por meio de mensageiros químicos que viajam pelos sangue. Conjunto de células produtoras de hormônios. Hormônios
10/09/2015. Glândula pineal. Hormônio Melatonina : produzido à noite, na ausência de luz. Crescimento; Regulação do sono; CONTROLE HORMONAL
Glândulas endócrinas e tecidos que secretam hormônios; Coordena funções do organismo CONTROLE HORMONAL S. Nervoso + S. endócrino = Homeostase Mensageiros químicos; Atuam em um tecido ou órgão alvo específico;
Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Mensagem Química: Hormônios Os hormônios são substâncias químicas liberadas na corrente sanguínea
Sistema endócrino + Sistema nervoso. integração e controle das funções do organismo
Sistema endócrino Sistema endócrino + Sistema nervoso integração e controle das funções do organismo Sistema endócrino Conjunto de glândulas endócrinas que secretam hormônio Relembrando Glândulas que liberam
Fisiologia humana 0 (parte IV) Hormônios e reprodução. Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.
Fisiologia humana 0 (parte IV) Hormônios e reprodução Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/ Sistema Endócrino Composto pelas glândulas endócrinas integra e regula
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Ciências Aeronáuticas. Sistema Endócrino. Prof. Raimundo Júnior M.Sc.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Ciências Aeronáuticas Sistema Endócrino Prof. Raimundo Júnior M.Sc. Sistema Hormonal atua como um sistema de controle e regulação (assim como o
SISTEMA ENDÓCRINO. Prof. Diego Ceolin
SISTEMA ENDÓCRINO Prof. Diego Ceolin INTRODUÇÃO Função: Atua juntamente com o sistema nervoso para o equilíbrio corporal ( Homeostase ) HOMEOSTASE Tendência permanente do organismo manter a constância
HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA
HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA GLÂNDULAS SEXUAIS GÔNADAS MASCULINAS = TESTÍCULOS GÔNADAS FEMININAS = OVÁRIOS PRODUZEM GAMETAS E HORMÔNIOS SEXUAIS CONTROLE HORMONAL DO SISTEMA TESTÍCULOS
Sistema endócrino. Apostila 3 Página 22
Sistema endócrino Apostila 3 Página 22 Sistema mensageiro Hormônios: informacionais, produzidas pelas glândulas endócrinas e distribuídas pelo sangue. Órgão-alvo: reage ao estímulo do hormônio. Sistema
Biologia. Aulas 33, 34 e 35 Setor B. Prof. Rafa
Biologia Aulas 33, 34 e 35 Setor B Prof. Rafa Tipos de glândulas: Exócrinas: com ducto de saída lacrimais, mamárias, salivares, sebáceas e sudoríparas Endócrinas: sem ducto de saída, secreções (hormônios)
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO. Curso Inicial & Integração Novos Representantes
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Curso Inicial & Integração Novos Representantes 1 SISTEMA REPRODUTOR FEMININO O conjunto de órgãos do sistema reprodutor feminino tem como função principal
Transmissão da Vida... Fisiologia do aparelho reprodutor Ciclos Sexuais Gravidez e Parto
Transmissão da Vida... Fisiologia do aparelho reprodutor Ciclos Sexuais Gravidez e Parto Transmissão da Vida... - Morfologia do Aparelho Reprodutor Feminino Útero Trompa de Falópio Colo do útero Vagina
Sistema endócrino I. As células produtoras de hormônios estão geralmente reunidas em órgãos denominados glândulas endócrinas.
RESUMO DE AULA Sistema endócrino I O funcionamento e equilíbrio fisiológico do corpo humano dependem em parte da comunicação entre as células por meio de mensageiros químicos denominados de hormônios.
Fisiologia do Sistema Endócrino-I
Curso Preparatório para Residência em Enfermagem-2012 Fisiologia do Sistema Endócrino-I Prof. Fernando Ramos Gonçalves -Msc Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam
Mas por que só pode entrar um espermatozóide no óvulo???
Mas por que só pode entrar um espermatozóide no óvulo??? Lembre-se que os seres humanos só podem ter 46 cromossomos, sendo um par sexual, por exemplo: se dois espermatozóides com cromossomo sexual X e
BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 42 APARELHO REPRODUTOR FEMININO
BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 42 APARELHO REPRODUTOR FEMININO Fixação 1) (UERJ) O gráfico abaixo ilustra um padrão de níveis plasmáticos de vários hormônios durante o ciclo menstrual da mulher. a) Estabeleça
Existem três tipos de glândulas: endócrinas (tireóide, suprarrenal), exócrinas (lacrimais, mamárias) e anfícrinas ou mistas (pâncreas)
Existem três tipos de glândulas: endócrinas (tireóide, suprarrenal), exócrinas (lacrimais, mamárias) e anfícrinas ou mistas (pâncreas) É formado pelas glândulas endócrinas Essas tem origem no tecido epitelial
Anatomia e Fisiologia Animal Sistema Endócrino. Profa. Valdirene Zabot Unochapecó
Anatomia e Fisiologia Animal Sistema Endócrino Profa. Valdirene Zabot Unochapecó Sistema de Comunicação Corpórea: Endócrino Nervoso Produtos = Hormônios: ajudam a enviar informações para outras células
Profª Leticia Pedroso
Profª Leticia Pedroso Sistema Endócrino O homem apresenta em seu organismo várias glândulas endócrinas (glândulas que secretam hormônios para dentro do sangue). Hormônios são mensageiros químicos responsáveis
Sistema Endócrino. Introdução. Glândulas e suas secreções. 1. Hipotálamo: 2. Hipófise anterior (adeno-hipófise):
Introdução Sistema Endócrino O sistema endócrino é composto por um grupo de tecidos especializados (glândulas) cuja função é produzir e liberar na corrente sanguínea substâncias chamadas Hormônios. Os
29/03/2012. Biologia. Principais glândulas endócrinas humanas
Biologia Tema: Módulo 01: Anatomia e fisiologia Marcos Vinícius Introdução É um sistema que juntamente com o sistema nervoso atua no controle das funções gerais do nosso organismo. É representado pelos
SISTEMA ENDÓCRINO - HORMONAL
SISTEMA ENDÓCRINO - HORMONAL As funções corporais são reguladas por dois grandes sistemas de controle: 1. Sist. Nervoso 2. Sist. Hormonal ou Endócrino envolvido com: - diferentes funções metabólicas -
CONTROLE E INTEGRAÇÂO
CONTROLE E INTEGRAÇÂO A homeostase é atingida através de uma série de mecanismos reguladores que envolve todos os órgãos do corpo. Dois sistemas, entretanto, são destinados exclusivamente para a regulação
SISTEMA ENDÓCRINO SISTEMA HORMONAL
SISTEMA ENDÓCRINO SISTEMA HORMONAL HORMÔNIOS 1. MENSAGEIROS QUÍMICOS PRODUZIDOS PELAS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS. 2. REGULADORES: - (ESTIMULANTES OU INIBIDORES) - (CRESCIMENTO, METABOLISMO, REPRODUÇÃO, ETC.)
Aula 23 Sistema endócrino
Aula 23 Sistema endócrino O sistema endócrino é formado por órgãos e tecidos que secretam hormônios. Os hormônios são lançados na corrente sangüínea e influenciam a atividade de células, órgãos ou sistemas.
REPRODUÇÃO HUMANA. Profª Fernanda Biazin
REPRODUÇÃO HUMANA Profª Fernanda Biazin Puberdade: período de transição do desenvolvimento humano, correspondente à passagem da fase da infância para adolescência. Alterações morfológicas e fisiológicas
Classificação: valores
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO 1º Teste Sumativo DISCIPLINA DE BIOLOGIA 12ºano Turma A TEMA : Reprodução Humana 20 de Outubro de 2011 90 minutos Nome: Nº Classificação: valores A professora:
Sistema Endócrino. Móds 33 e 34. Prof. Rafa
Sistema Endócrino Móds 33 e 34 Prof. Rafa Hipófise Hipófise Anterior ou Adenoipófise Hipófise Posterior ou Neuroipófise Hormônios da Adenoipófise: GH (Crescimento) ou (STH) Somatotrófico: formação óssea
Profº André Montillo www.montillo.com.br
Profº André Montillo www.montillo.com.br Introdução: A célula é uma entidade isolada em sua própria membrana, bem como as suas organelas que também se encontram envoltas em sua próprias membranas, separando-as
INTRODUÇÃO AO ESTUDO FISIOLOGIA DI SISTEMA NERVOSO AUTONOMO. Fundamentos da organização morfo-funcional do SNA.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA FISIOLOGIA DI SISTEMA NERVOSO AUTONOMO Fundamentos da organização morfo-funcional do SNA. Obs: O texto abaixo apresenta caráter introdutório, dessa forma, não substitui as aulas
Hipófise (ou glândula Pituitária)
Sistema Hormonal Sistema Hormonal O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas endócrinas, as quais são responsáveis pela secreção de substância denominadas hormonas. As glândulas endócrinas
Ciclo Sexual ou Estral dos Animais Domésticos Prof. Dr. Wellerson Rodrigo Scarano Departamento de Morfologia Instituto de Biociências de Botucatu
Controle Hormonal da Gametogênese Feminina Ciclo Sexual ou Estral dos Animais Domésticos Prof. Dr. Wellerson Rodrigo Scarano Departamento de Morfologia Instituto de Biociências de Botucatu Ovários Formato
Bem Explicado - Centro de Explicações Lda. C.N. 9º Ano Reprodução humana
Bem Explicado - Centro de Explicações Lda. C.N. 9º Ano Reprodução humana Nome: Data: / / 1. Os sistemas reprodutores masculino e feminino são diferentes apesar de serem constituídos por estruturas com
Reprodução humana. Aula 01. Sistema genital masculino Sistema genital feminino Gametogênese. Espermatogênese Ovogênese UNIDADE 3 ESPÉCIE HUMANA
Reprodução humana UNIDADE 3 ESPÉCIE HUMANA Sistema genital masculino Sistema genital feminino Gametogênese CAPÍTULO 11 Espermatogênese Ovogênese Aula 01 1. SISTEMA GENITAL MASCULINO ÓRGÃOS DO SISTEMA GENITAL
SISTEMA ENDÓCRINO - 1 Figuras desta aula são do livro de Silverthorn
SISTEMA ENDÓCRINO - 1 Figuras desta aula são do livro de Silverthorn Bernardo Baldisserotto Departamento de Fisiologia e Farmacologia Universidade Federal de Santa Maria, Brasil Sistema nervoso: usualmente
Glândulas exócrinas e endócrinas
Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas Tipos de Glândulas Glândulas exócrinas: liberam sua secreção fora do corpo ou dentro de uma cavidade.ex: Glândulas salivares, sudoríparas, sebáceas,...
Quais hormônios regulam a ovogênese?
Controle Endócrino da Ovogênese Ciclo Sexual Feminino Prof. Dr. Wellerson Rodrigo Scarano Departamento de Morfologia 1 Quais hormônios regulam a ovogênese? 2 1 CONTROLE HORMONAL DA OVOGÊNESE A ovogênese
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Fisiologia Endócrina. Introdução ao Sistema Endócrino
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Fisiologia Endócrina Introdução ao Sistema Endócrino Prof. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências Básicas Faculdade de Ciências
Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br HORMÔNIOS
HORMÔNIOS Hormônio, substância produzida pelos animais e vegetais para regular processos corporais, tais como o crescimento, o metabolismo, a reprodução e o funcionamento dos diversos órgãos. Nos animais,
Sistema Endócrino É UM SISTEMA SOFISTICADO E SENSÍVEL FORMADO POR VÁRIOS ÓRGÃOS OU
SISTEMA ENDRÓCRINO Sistema Endócrino É UM SISTEMA SOFISTICADO E SENSÍVEL FORMADO POR VÁRIOS ÓRGÃOS OU GLÂNDULAS DIFERENTES QUE SECRETAM HORMÔNIOS. OS HORMÔNIOS SÃO MENSAGEIROS QUÍMICOS,GERALMENTE TRANSPORTADOS
Sistema Endócrino. Móds 56 ao 58 Biologia B Prof. Rafa
Sistema Endócrino Móds 56 ao 58 Biologia B Prof. Rafa Epitélio Glandular: produção e eliminação de secreções Tipos: Exócrinas: canal de saída lacrimais, mamárias, sudoríparas Endócrinas: sem canal de saída
GAMETOGÊNESES & SISTEMAS REPRODUTORES HUMANOS PROF. CARLOS FREDERICO
GAMETOGÊNESES & SISTEMAS REPRODUTORES HUMANOS PROF. CARLOS FREDERICO GAMETOGÊNESES O processo de formação de gametas, na maioria dos animais, se dád através s da meiose e recebe a denominação de gametogênese..
Fisiologia Endócrina do Sistema Reprodutivo
Fisiologia Endócrina do Sistema Reprodutivo Profa. Letícia Lotufo Função Reprodutiva: Diferenciação sexual Função Testicular Função Ovariana Antes e durante a gravidez 1 Diferenciação sexual Sexo Genético
BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 13 SUPRARRENAL, PÂNCREAS E GÔNADAS
BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 13 SUPRARRENAL, PÂNCREAS E GÔNADAS Fixação 1) (UERJ) O esquema abaixo representa a ação de alguns hormônios a captação ou na liberação de glicose pela célula hepática. Cite:
FISIOLOGIA ENDÓCRINA
EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM FISIOLOGIA ENDÓCRINA 01. Os chamados hormônios trópicos da hipófise são aqueles que estimulam: a) o desenvolvimento e a função de outras glândulas b) a produção e a eliminação
Fisiologia Animal sistema endócrino
Fisiologia Animal sistema endócrino Biologia Frente 2 Aulas 55 a 60 Diler Inspire-se Quem define a hora do nascimento? Inspire-se O que faz a mãe produzir leite e amamentar? Inspire-se Como nos tornamos
Mensageiros Químicos. Introdução: As Comunicações entre as células: 3 Tipos de Moléculas: Receptores:
Introdução: A célula é uma entidade isolada em sua própria membrana, bem como as suas organelas que também se encontram envoltas em sua próprias membranas, separando-as do restante da célula. Desta forma
7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10
7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 Tipos de reprodução Reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes da mesma espécie. A união dos gametas é chamada fecundação, ou fertilização,
Glândulas endócrinas:
Sistema Endócrino Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo Hormônios: Substâncias informacionais distribuídas pelo sangue. Eles modificam o funcionamento
APARELHO REPRODUTOR MASCULINO. É constituído pelos testículos, dutos genitais, glândulas acessórias e pênis.
REPRODUÇÃO HUMANA APARELHO REPRODUTOR MASCULINO É constituído pelos testículos, dutos genitais, glândulas acessórias e pênis. TESTÍCULO O testículo produz espermatozóides e hormônio masculino e localiza-se
CIÊNCIAS DA NATUREZA REVISÃO 1 REVISÃO 2 INTERATIVIDADE SISTEMA SOLAR
SISTEMA SOLAR 2 Aula de Revisão 1 Planeta terra Somos todos habitantes do planeta Terra. É nosso dever mantê-lo habitável. 3 Planeta Terra habitável 4 Planeta Terra não habitável 5 Dicas para cuidar melhor
SISTEMA ENDÓCRINO. Ornólia Paracampos
SISTEMA ENDÓCRINO Ornólia Paracampos CARACTERÍSTICAS Sistema de regulação e integração de funções O mediador químico é um hormônio Alcança o alvo via sangue Aã Ação mais lenta e mais duradoura d São glândulas
LICENCIATURA EM ENGª DA PRODUÇÃO ANIMAL ENDOCRINOLOGIA MECANISMO DE ACÇÃO HORMONAL DOCENTE RESPONSÁVEL PAULA AZEVEDO paula.azevedo@esa.ipsantarem.pt 1 MECANISMO DE ACÇÃO HORMONAL Glândula endócrina glândula
SISTEMA ENDÓCRINO PROFESSOR CLERSON
SISTEMA ENDÓCRINO PROFESSOR CLERSON CARACTERÍSTICAS FUNCIONAMENTO DO CORPO COMUNICAÇÃO COM CÉLULAS: AÇÃO HORMONAL LIBERAÇÃO POR DETERMINADAS CÉLULAS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS: CÉLULAS PRODUTORAS DE HORMÔNIOS
GAMETOGÊNESE MASCULINA: ESPERMATOGÊNESE ESPERMATOGÊNESE
GAMETOGÊNESE MASCULINA: ESPERMATOGÊNESE Prof. Dr. Wellerson Rodrigo Scarano 1 ESPERMATOGÊNESE Definição Processo pelo qual se formam os gametas masculinos, os espermatozóides, a partir de células germinativas
SISTEMA ENDÓCRINO. Prof.ª Leticia Pedroso
SISTEMA ENDÓCRINO Prof.ª Leticia Pedroso Sistema Endócrino Existem no nosso organismo várias glândulas endócrinas (produzir e secretar hormônios para dentro do sangue). Hormônios: substâncias químicas
Regulação hormonal 15/11/2018. Regulação hormonal. Glândula pineal
Regulação hormonal Regulação hormonal Sistema endócrino Manutenção da homeostasia Hormônios Substâncias (proteicas ou lipídicas) transportadas pelos sangue até as células ou tecido- alvo; Especificidade;
Sistema neuro-hormonal
Sistema neuro-hormonal O que é o sistema neuro-hormonal? Qualquer alteração no exterior ou no interior do corpo corresponde a um Estímulo que provoca uma resposta do sistema neurohormonal. Como funciona
22.05. O tipo básico de tecido epitelial é o de revestimento sendo os demais tecidos epiteliais (glandular e neuroepitélio) derivados desse.
BIO 8E aula 22 22.01. O tecido epitelial de revestimento é pobre em substância intercelular e avascular. Existe também o tecido epitelial glandular que é derivado do tecido epitelial de revestimento. O
e) O indivíduo X é o esporófito proveniente da multiplicação celular mitótica.
Aula n ọ 05 01. A meiose é um processo de divisão celular que ocorre na natureza e que visa à produção de esporos ou gametas. Esta divisão celular produz células-filhas com a metade dos cromossomos da
Resumo Aula 5- Estrutura e Função dos Sistemas Endócrino e Reprodutor. Funções corporais são reguladas por dois sistemas principais: Sistema Nervoso
Curso - Psicologia Disciplina: Bases Biológicas do Comportamento Resumo Aula 5- Estrutura e Função dos Sistemas Endócrino e Reprodutor Sistema Endócrino Funções corporais são reguladas por dois sistemas
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO. Professor: João Paulo
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Professor: João Paulo SISTEMA REPRODUTOR FEMININO É constituído por: uma vulva (genitália externa), uma vagina, um útero, duas tubas uterinas (ovidutos ou trompas de Falópio),
Então, os hormônios são os responsáveis pela manutenção do equilíbrio e perfeito funcionamento do organismo. Qualquer variação de dosagem hormonal no
SISTEMA ENDÓCRINO Sistema Endócrino O homem apresenta em seu organismo várias glândulas endócrinas (glândulas que secretam hormônios para dentro do sangue). Hormônios são substâncias químicas que equilibram
FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
1 UNIVERSIDADE DE CUIABÁ Atividade Presencial: estudo através de Textos e Questionários realizado em sala de aula SOBRE A FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO CADA ESTUDANTE DEVERÁ IMPRIMIR E LEVAR
Sistema genital feminino pudendo feminino lábios maiores lábios menores clitóris vestíbulo vaginal clitóris uretra
Sistema Reprodutor 1. Sistema genital feminino a) Órgãos - Clítoris - Vagina - Útero - Tubas uterinas - Ovários b) Hormônios sexuais femininos c) Controle hormonal do ciclo menstrual d) Fecundação O sistema
Sistema Endócrino. Prof. Mateus Grangeiro
Sistema Endócrino Prof. Mateus Grangeiro HORMÔNIOS Moléculas mediadoras, liberadas pelas glândulas endócrinas, capazes de conduzir determinada informação entre uma ou mais células. Natureza química variada
Ciclo Menstrual. Ciclo Menstrual. Ciclo ovariano. Ciclo ovariano 17/08/2014. (primeira menstruação) (ausência de menstruação por 1 ano)
CICLO MENSTRUAL Ciclo Menstrual A maioria das mulheres passará por 300 a 400 ciclos menstruais durante sua vida Os ciclos variam entre 21 a 36 dias, em média 28 dias O sangramento dura de 3 a 8 dias A
Fisiologia do Sistema Endócrino e o papel da Melatonina
Liga Acadêmica de Farmacologia Fisiologia do Sistema Endócrino e o papel da Melatonina Prof. Dr. Luiz Carlos dos Reis Melatonin, human aging, and age-related diseases M Karaseka Experimental Gerontology
SISTEMA ENDÓCRINO. Informações gerais
SISTEMA ENDÓCRINO Algumas das mais importantes funções do nosso corpo são reguladas e integradas pelo sistema endócrino, frequentemente interagindo com o sistema nervoso: o sistema nervoso pode fornecer
II.4 - Histofisiologia dos Epitélios Glandulares:
Capítulo 1: Parte 3 1 II.4 - Histofisiologia dos Epitélios Glandulares: O epitélio que participa principalmente da secreção está geralmente disposto em estruturas denominadas glândulas. As substâncias
SISTEMA REPRODUTOR. Sistema reprodutor feminino
SISTEMA REPRODUTOR A reprodução é de importância tremenda para os seres vivos, pois é por meio dela que os organismos transmitem suas características hereditariamente e garantem a sobrevivência de suas
Outubro 2013 VERSÂO 1. 1. Observe a figura a lado que representa o sistema reprodutor masculino.
BIOLOGIA 1 12º A Outubro 2013 VERSÂO 1 1. Observe a figura a lado que representa o sistema reprodutor masculino. Figura 1 1.1. Complete a legenda da figura 1. 1.2. Identifique a estrutura onde ocorre a
Exercícios de Reprodução Comparada
Exercícios de Reprodução Comparada Material de apoio do Extensivo 1. (PUC) Os seres vivos podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente. Sobre este assunto, destaque a afirmativa correta: a) A reprodução
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA GERAL HORMÔNIOS MASCULINOS
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA GERAL HORMÔNIOS MASCULINOS Andiara Onizzolo Marques Isadora Schmachtenberg Manoela Zaccani Maristela Ullrich
Biologia 12ºA Outubro 2013
Biologia 12ºA Outubro 2013 1 VERSÂO 2 1. Observe a figura a lado que representa o sistema reprodutor masculino. Figura 1 1.1. Complete a legenda da figura. 1.2. Identifique a estrutura onde ocorre a maturação
SISTEMA GENITAL MASCULINO. Testículos
SISTEMA GENITAL MASCULINO Testículos - São as gônadas ou glândulas sexuais masculinas. Estes encontram-se alojados numa bolsa de pele, o escroto (saco escrotal); - Na fase embrionária estão dentro da cavidade
O que é gametogênese?
O que é gametogênese? É o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios
(www.gineco.com.br) Com relação às alterações hormonais que ocorrem no ciclo menstrual, é correto afirmar que
01 - (Unicastelo SP) O gráfico representa os níveis de concentração dos diferentes hormônios femininos, no organismo, durante o ciclo menstrual. (www.gineco.com.br) Com relação às alterações hormonais
PUBERDADE. Fase fisiológica com duração de 2 a 5 anos, durante a qual ocorre a maturação sexual
Puberdade PUBERDADE Transição entre a infância e a vida adulta Transformações físicas e psíquicas complexas Fase fisiológica com duração de 2 a 5 anos, durante a qual ocorre a maturação sexual Desenvolvimento
Glândulas endócrinas:
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo Regulação do organismo (homeostase) Hormônios: Substâncias químicas que são produzidas
Sistema Endócrino. Objetivo da Aula. Anatomia I. Aula 10 p. 76
Sistema Endócrino Objetivo da Aula Compreender a divisão, forma e função do sistema endócrino. Adquirir a capacidade de aplicar este conhecimento na prática acadêmica e profissional da Educação Física.
Sistema reprodutor masculino
Sistema reprodutor masculino O sistema reprodutor masculino é composto por: Testículos Vias espermáticas Glândulas anexas Pênis Saco escrotal Assim como o pênis está localizado externamente ao corpo,
SISTEMA ENDÓCRINO hormônios tecidos alvos receptores homeostase feedback "feedback" feedback negativo" "feedback" "feedback positivo" receptores
1 SISTEMA ENDÓCRINO O Sistema Endócrino é constituído por diversas glândulas e tecidos que secretam substâncias químicas responsáveis pelo controle da maioria das funções biológicas. As substâncias secretadas
PROFESSOR: Mônica Narciso ALUNO(A): - N.: 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - TURMA:
PROFESSOR: Mônica Narciso ALUNO(A): - N.: 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - TURMA: Lista de Exercícios de Revisão de Biologia 3ª etapa 1. (Ufrgs 2013) A coluna da esquerda, abaixo, lista cinco estruturas que fazem
SISTEMA ENDÓCRINO. Prof. TIAGO
SISTEMA ENDÓCRINO Prof. TIAGO CARACTERÍSTICAS GERAIS INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS. CONTROLEDEATIVIDADES FISIOLOGICAS. SEMELHANTE AO SISTEMA NERVOSO. EFETUADO POR HORMÔNIOS TRANSPORTADO PELA CORRENTE SANGUINEA
Hipófise. 1.1. Relações anatômicas. Hipotálamo interface entre os sistemas nervoso e endócrino. Remoção cirúrgica morte 1 a 2 dias
1. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO SISTEMA HIPOTÂMICO HIPÓFISÁRIO 1.1. Relações anatômicas Hipófise Hipotálamo interface entre os sistemas nervoso e endócrino Infundíbulo Controla a função hipofisária através
3) (UFABC/2009) Leia a tirinha:
Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Mário Neto Série: 2 Ano Disciplina: Biologia 11) (Fuvest-1998) Uma jovem que sempre foi saudável chegou a um hospital em estado
ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS Sistema Endócrino
ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS Sistema Endócrino O sistema nervoso e as glândulas endócrinas são os dois principais mecanismos de comunicação e coordenação do corpo humano. Eles regulam quase todos os
Posso fazer a barba?
A UU L AL A Posso fazer a barba? Você estudou na Aula 6 as transformações que acontecem durante a puberdade feminina. Agora chegou a hora de falarmos da puberdade masculina. Para os meninos, a puberdade
10/06/2013 GLÂNDULAS ENDÓCRINAS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS (NAV) Tireóide Paratireóide Hipófise Pineal Adrenal Ilhotas pancreáticas Timo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Campus Curitibanos Medicina Veterinária ANATOMIA II (NAV) Tireóide Paratireóide Pineal Adrenal Ilhotas pancreáticas Timo Profa. Rosane Silva glândulas de secreção
Minha filha está ficando uma moça!
Minha filha está ficando uma moça! A UU L AL A O que faz as meninas se transformarem em mulheres? O que acontece com seu corpo? Em geral, todos nós, homens e mulheres, somos capazes de lembrar muito bem
Sistema Respiratório
Sistema Respiratório Importância: A partir da utilização de oxigênio é possível oxidar substâncias orgânicas e produzir energia na forma de ATP. Uma estrutura de trocas deve ser úmida, permeável e fina.
Disciplina de Fisiologia Veterinária. GH e PROLACTINA. Prof. Fabio Otero Ascoli
Disciplina de Fisiologia Veterinária GH e PROLACTINA Prof. Fabio Otero Ascoli GH Sinônimos: Hormônio do crescimento ou somatotrópico ou somatotropina Histologia: Em torno de 30 a 40% das células da hipófise