GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - MARÇO/2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - MARÇO/2015"

Transcrição

1 GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - MARÇO/ Geração de Empregos no Brasil - Mercado de Trabalho volta a Criar Vagas O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados/CAGED do mês de março de 215. Após dois meses de perda de postos de trabalho, o mês de março-215 apresenta resultado positivo, com um saldo de novos empregos gerados; equivalente à expansão de,5% no estoque de assalariados com carteira assinadado mês anterior. Ou seja, o mercado de trabalho voltou a abrir vagas. No ano, o saldo é negativo em ( ) postos de trabalho fechados no Brasil. Em doze meses, o saldo também é negativo, com o desligamento de ( ) trabalhadores. O gráfico 1 ilustra a evolução do emprego no Brasil, no primeiro trimestre de 215, em comparação com o trimestre de 214. Gráfico 1. Brasil: Evolução do Emprego Celetisa: Comparativo dos Meses de Março ( ) - Todas Atividades Brasil: Evolução do Emprego (Jan-Mar/ ) Janeiro -2415Fevereiro Março Fonte: CAGED-MTE, março/215. O CAGED mostrou que o saldo positivo no mês de março ainda não foi suficiente para superar a redução emprego ocorrido nos dois primeiros meses do ano. Entretanto, a expectativa para o mês de abril é de que esse quadro negativo se reverta. Em termos setoriais, os dados do CAGED mostram que o desempenho de fevereiro foi puxado pelo setor de serviços, com abertura de postos de trabalho. As maiores demissões ocorreram nos setores da construção civil (-18.25), indústria da transformação ( ), e a agropecuária (-6.281). No recorte geográfico, verificou-se expansão do nível de emprego em três das cinco grandes regiões. As três Regiões com desempenhos positivos foram: Sul: postos, Sudeste: e Centro Oeste: Por outro lado, as regiões que registraram queda no nível de emprego foram: Nordeste: ( postos) e Norte (-6.21 postos).

2 2. Geração de Empregos no Nordeste: Desemprego Continua em Março O Nordeste teve um mês de março com resultados negativos para sete estados, somente os Estados do Piauí (1.16) e Sergipe (249) apresentaram saldo positivos na geração de empregos. A região fechou no mês de março ( ) postos de trabalho. Destacam-se na criação de vagas os estados do Piauí (+1.16) e Sergipe (+249). Os estados que mais demitiram foram Pernambuco ( desligamentos), seguido da Paraíba (-5.691) e Bahia (-1.167). No ano de 216, a região desligou um total de ( ) trabalhadores com carteira assinada. Ver o gráfico 3 que ilustra o comportamento de emprego formal para a região Nordeste em março de 215. Gráfico 2. Nordeste: Comportamento do Emprego Formal Todas as Atividades Econômicas (Mar/215) 5. Nordeste: Evolução do Emprego - Todas as Atividades (Março/215) Fonte: CAGED-MTE, março/215. No que concerne à geração de empregos nos setores de comércio e serviços, verificou-se que: Para o setor do Comércio, os estados do Rio Grande do Norte (653), Ceará (383), e Maranhão (162) obtiveram os maiores resultados no saldo de empregos. Em relação ao setor de Serviços, destacam-se na geração de empregos os estados de Alagoas (1.571), Piauí (1.13), Rio Grande do Norte (581) e Bahia (44). Ver o gráfico 3 logo abaixo com os resultados para todo o Nordeste. No geral, o setor de Serviços gerou no ano um saldo positivo de empregos total de novos postos de trabalho. O Comércio possui, no ano, um saldo negativo de ( ), ou seja, o Comércio, até o momento, tem demitido mais trabalhadores, que é um sinal preocupante, e tem relação direta com o comportamento da economia brasileira (inflação alta, rendimentos em queda, entre outros indicadores que têm impactos diretos para o comércio).

3 Gráfico 3. Nordeste: Geração de Empregos nos Setores do Comércio e Serviços (Mar-215) Nordeste: Evolução do Emprego - Comércio e Serviços (Março/215) Saldo de Empregos no Comércio Saldo de Empregos no setor de Serviços Fonte: CAGED-MTE, março/ Sergipe: Geração de Empregos Formais em Março é Positiva De acordo com os dados do CAGED, em março de 215 o resultado do emprego em Sergipe foi positivo, com um saldo de 249 empregos, equivalente à elevação de,8% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior, o melhor resultado para o mês desde março de 27. O setor de atividade que mais contribuiu para esta expansão foi a Indústria de Transformação (+525 postos), cujo saldo superou a queda do emprego no setor da Agropecuária (-42 postos). Cabe destacar nesse segmento o resultado da Indústria do material elétrico e de comunicações (+ 34 postos de trabalho), Indústria de calçados (+187 empregos gerados) e a Indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico (+148 novos empregos). O comércio gerou 143 novos postos de trabalho e o setor de Serviços desligou (-88) trabalhadores no mês de março. Ver os detalhes no quadro 2 abaixo.

4 Quadro 2. Sergipe: Geração de Emprego Formal por Setor de Atividade (Mar-215) MARÇO/215 NO ANO ** SETORES TOTAL EXTRATIVA MINERAL INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO Indústria de produtos minerais não metálicos Indústria metalúrgica Indústria mecânica Indústria do material elétrico e de comunicações Indústria do material de transporte Indústria da madeira e do mobiliário Indústria do papel, papelão, editorial e gráfica Indústria da borracha, fumo, couros, peles, similares, ind. diversas Indústria química de produtos farmacêuticos, veterinários, perfumaria Indústria têxtil do vestuário e artefatos de tecidos Indústria de calçados Indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico SERV INDUST DE UTIL PÚBLICA CONSTRUÇÃO CIVIL COMÉRCIO Comércio varejista Comércio atacadista SERVIÇOS Instituições de crédito, seguros e capitalização Com. e administração de imóveis, valores mobiliários, serv. técnico Transportes e comunicações Serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção, redação Serviços médicos, odontológicos e veterinários Ensino ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA AGROPECUÁRIA Fonte: CAGED-MTE, março/215. Obs. * A variação mensal do emprego toma como referência o estoque do mês anterior. Obs. ** Resultados acrescidos dos ajustes; a variação relativa toma como referência os estoques do mês atual e do mês de dezembro do ano t-1, ambos com ajustes. O comportamento do emprego no primeiro trimestre em Sergipe, apresentou uma situação negativa para os dois primeiros meses, para todas as atividades produtivas, recuperando somente em março de 215 quando o saldo apresentou resultado positivo, com 249 novos postos de trabalho. O setor do comércio a presentou a mesma trajetória de declínio nos dois primeiros meses, se recuperando em março, com a abertura de 143 novas vagas de emprego. Já para o setor de serviços, o comportamento apresentou variação positiva nos dois primeiros meses, declinando em março, quando registou uma variação negativa (-88 postos de trabalho) devido ao comportamento de alguns subsetores do setor, mas, no geral, o setor de serviços tem sido o maior gerador de empregos no Brasil, nordeste e Sergipe. O gráfico abaixo ilustra o comportamento do emprego para o Estado de Sergipe no primeiro trimestre de 215.

5 Gráfico 4. Sergipe: Comportamento do Emprego no 1º Trimestre Sergipe: Comportamento do Emprego no 1º Trimestre Janeiro Fevereiro Março Todas Atividades Comércio Serviços Fonte: CAGED-MTE, março/ Sergipe: Comportamento do Emprego nos Setores de Comércio e Serviços em Março de 215 Comportamento do Emprego Formal no Comércio O comércio apresentou saldo positivo (+143) na geração de postos de trabalho no mês de março de 215, um crescimento em relação ao mês anterior, quando o setor demitiu 187 trabalhadores. O comércio varejista foi quem mais contribuiu para o saldo positivo do setor como um todo, foram (119) trabalhadores contratados, já o comércio atacadista contratou 24 novos trabalhadores. No ano são (+1.93) novas contratações. Ver o quadro 3 logo abaixo com os resultados do comportamento do emprego formal do Comércio de Sergipe. Quadro 3. Sergipe: Comportamento do Emprego Formal no Comércio (Mar-215) MARÇO/215 NO ANO ** SETOR COMÉRCIO Comércio varejista Comércio atacadista Fonte: CAGED-MTE, março/215. Obs. * A variação mensal do emprego toma como referência o estoque do mês anterior. Obs. ** Resultados acrescidos dos ajustes; a variação relativa toma como referência os estoques do mês atual e do mês de dezembro do ano t-1, ambos com ajustes. Analisando o setor do comércio e fazendo o exercício de olhar para trás, e comparar os resultados do emprego formal do setor, veremos que o mês de março de 215 foi extremamente positivo. Após dois meses, o emprego formal no setor apresentou recuperação, e se a economia der sinais de restabelecimento, poderemos vislumbrar dias melhores para o comércio Sergipano. Ver o gráfico 5 abaixo com a ilustração do saldo de empregos no Comércio Sergipano, nos meses de março, nos anos de 21 a 215.

6 Gráfico 5. Sergipe: Evolução do Emprego Formal no Comércio nos Meses de Março (21-215) 3 25 Sergipe: Evolução do Emprego Formal no Comércio nos Meses de Março (21-215) Março 21 Março 211 Março 212 Março 213 Março 214 Março 215 Fonte: CAGED-MTE, vários anos. Apesar do resultado positivo em março, o comério vem apresentando uma trajetória preocupante ao longo dos últimos dois anos, com reduções de postos de trabalho. De forma reduzida, e mostrando somente os ddos de 215, as tabelas 1 mostram os municípios onde ocorreram os maiores deligamentos de postos de trabalho, em alguns municípios, no setor do Comércio em Sergipe, no primeiro trimestre de 215. Tab. 1. Sergipe: Municípios onde ocorreram os Maiores Desligamentos no Comércio (Jan-Mar/215) Município Nº de Desligados Aracaju -648 Nossa Senhora do Socorro -45 Simão Dias -33 Carmópolis -17 Tobias Barreto -17 Itabaianinha -11 Fonte: CAGED-MTE, março/215. Comportamento do Emprego Formal no Setor de Serviços O setor de serviços apresentou uma descontinuidade na geração de empregos no mês de março, obtendo um saldo negativo de (-88) desligamentos. No ano, o setor acumula um saldo de trabalhadores contratados. Se observarmos com cuidado, veremos que os subsetores do setor de serviços obtiveram saldo negativo, ou seja, dos seis subsetores, apenas Ensino obteve saldo positivo com a contratação de 137 trabalhadores. O quadro abaixo mostra a situação do mercado formal de trabalho no setor de serviços de Sergipe, no mês de março de 215.

7 Quadro 4. Sergipe: Comportamento do Emprego no Setor de Serviços (Mar-215) MARÇO/215 NO ANO ** SETOR SERVIÇOS Instituições de crédito, seguros e capitalização Com. e administração de imóveis, valores mobiliários, serv. técnico Transportes e comunicações Serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção, redação Serviços médicos, odontológicos e veterinários Ensino Fonte: CAGED-MTE, fevereiro/215. Obs. * A variação mensal do emprego toma como referência o estoque do mês anterior. Obs. ** Resultados acrescidos dos ajustes; a variação relativa toma como referência os estoques do mês atual e do mês de dezembro do ano t-1, ambos com ajustes. Cabe aqui esclarecer um ponto. O setor de serviços tem sido o maior gerador de empregos no Brasil e, por conseguinte, de Sergpe. Ou seja, o mês de março deste ano foi uma exceção, um ponto fora da curva. A tendência é o setor continuar a contratar trabalhadores. O gráfico 7 ilustra o poder de contratação de mão de obra que o setor de serviços possui. Gráfico 6. Sergipe: Evolução do Emprego Formal no Setor de Serviços nos Meses de Março (21-215) Sergipe: Evolução do Emprego Formal no Setor de Serviços nos Meses de Março (21-215) Março 21 Março 211 Março 212 Março 213 Março 214 Março Fonte: CAGED-MTE, vários anos. É importante também, olhar para o movimento de admissão e, principalmente, de desligamentos no setor em nossos municípios. A tabela 2 mostra os municípios onde ocorreram as demissões mais significativas no setor, no primeiro trimestre de 215.

8 Tab. 2. Sergipe: Municípios onde ocorreram os Maiores Desligamentos no Setor de Serviços (Jan-Mar/215) Município Nº de Desligados Carmópolis -29 Poço Verde -23 Barra dos Coqueiros -16 Simão Dias -11 Fonte: CAGED-MTE, março/ Algumas Considerações Em janeiro deste ano, o resultado do emprego total em Sergipe foi negativo, com o registro de (-379) trabalhadores dispensados. Esse resultado decorreu da queda em quase todos os setores, com destaque para o Comércio (-543 postos). O comércio varejista foi quem mais contribuiu para o saldo negativo do setor como um todo, foram (-567) trabalhadores dispensados em janeiro. O comércio atacadista gerou 24 vagas formais. O setor de serviços contratou 139 trabalhadores em janeiro. Em fevereiro o Estado dispensou (-157) trabalhadores no âmbito total. Os setores de atividade que mais contribuíram para essa diminuição foram Construção Civil (-248 postos) e o Comércio (-187 postos), sendo que, o comércio varejista dispensou (-198) trabalhadores e o comércio atacadista fechou o mês de fevereiro com 11 contratações. Em março, Sergipe apresentou resultado positivo, com saldo total de todas as atividades econômicas, em março (249 novos empregos) e acumulando no ano (1º trimestre) um saldo de novos postos de trabalho. A indústria da transformação retomou a contratação de novos trabalhadores (525 em março). No tocante ao comércio, foram gerados no trimestre (+1.93) e ao setor de serviços (+3.743), ou seja, comércio e serviços tiveram a sua parcela de sucesso nessa retomada, no primeiro trimestre deste ano. Lembramos que tivemos um mês de março atípico para o setor de serviços em Sergipe. Os setores de atividade econômica podem melhorar se a economia, nos próximos meses, ou seja, reagir e apostar nas medidas de recuperação que o governo está executando. No curto prazo, a conjuntura não ajuda: o ajuste fiscal do governo tende a gerar demissões, a perda de ânimo do consumo tem reflexos para as empresas (se elas não vendem, a demissão pode ocorrer ou reduzir as novas contratações). Qual o impacto da dos problemas atuais da Petrobrás na economia brasileira e local? Sabemos que estão ocorrendo demissões pelo fim de contratos com empresas terceirizadas da indústria, construção e serviços, vinculadas aos serviços da Petrobrás. Devemos ficar atentos. O impacto da indústria de petróleo é importante para as economias locais. Pensar uma agenda para os setores é uma ação importante, em especial para o comércio e serviços. Até o momento o governo não assinalou com nenhuma medida de política pública para o comércio e serviços em Sergipe, muito embora o setor tenha contribuído muito para a arrecadação do Estado por meio do ICMS, em especial, pois se trata do imposto mais importante para o Estado. Cabe perguntar: onde está a integração do comércio e serviços com as principais cadeias produtivas e arranjos produtivos locais do Estado? Qual o papel das grandes indústrias incentivadas via PSDI, para contribuir e fazer a conexão com as empresas sergipanas? O comércio e os serviços estão integrados às cadeias de valor existentes no Estado? É por aí que deve começar a pensar o desenvolvimento da economia local. O setor produtivo tem o papel protagonista neste desafio.

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - ABRIL/2015

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - ABRIL/2015 Saldo (Admissão - Desligamentos) Saldo (Admissão - Desligamentos) GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - ABRIL/215 1. Geração de Empregos no Brasil - Mercado de Trabalho volta a Demitir O Ministério do Trabalho

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - NOVEMBRO/2017

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - NOVEMBRO/2017 1. Brasil segue Gerando novos Empregos GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - NOVEMBRO/217 O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do mês

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - AGOSTO/ Brasil tem o quinto mês seguido de saldo positivo na criação de Empregos

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - AGOSTO/ Brasil tem o quinto mês seguido de saldo positivo na criação de Empregos Salo do Emprego (admissão - desligamentos) GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - AGOSTO/217 1. Brasil tem o quinto mês seguido de saldo positivo na criação de Empregos O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - OUTUBRO/2017

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - OUTUBRO/2017 Saldo de Emprego (admissão - desligamentos) 1. Brasil segue Gerando novos Empregos GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - OUTUBRO/217 O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os dados do Cadastro Geral

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - AGOSTO/2018

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - AGOSTO/2018 GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - AGOSTO/218 1. Brasil abre 11 mil vagas de empregos formais em Agosto O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - JULHO/ Brasil tem o quarto mês seguido de saldo positivo na criação de Empregos

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - JULHO/ Brasil tem o quarto mês seguido de saldo positivo na criação de Empregos GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - JULHO/217 1. Brasil tem o quarto mês seguido de saldo positivo na criação de Empregos O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - MAIO/2017

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - MAIO/2017 Saldo (admissão - desligamentos) GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - MAIO/217 1. Brasil tem o terceiro mês no ano com saldo positivo de Empregos O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os dados do

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - DEZEMBRO/2017

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - DEZEMBRO/2017 Saldo de Emprego (admissão - desligamentos) GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - DEZEMBRO/217 1. Brasil termina o ano de 217 com fechamento de Postos de Trabalho O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou

Leia mais

Emprego industrial 25 de Fevereiro de 2014 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Indústria Janeiro/2014

Emprego industrial 25 de Fevereiro de 2014 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Indústria Janeiro/2014 EMPREGO INDUSTRIAL Janeiro de 2014 Emprego industrial 25 de Fevereiro de 2014 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA SUMÁRIO EXECUTIVO A INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO APRESENTOU O MELHOR DESEMPENHO

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL ABRIL DE 2013

EMPREGO INDUSTRIAL ABRIL DE 2013 EMPREGO INDUSTRIAL ABRIL DE 2013 SUMÁRIO EXECUTIVO INDÚSTRIA FOI O SETOR QUE MAIS CONTRATOU EM ABRIL. O número de assalariados com carteira assinada da indústria de transformação catarinense cresceu 0,7%

Leia mais

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: SANTA CATARINA

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: SANTA CATARINA MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: SANTA CATARINA O número de empregos formais no estado alcançou 2,274 milhões em dezembro de 2014, representando

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL SUMÁRIO EXECUTIVO EMPREGO MAIO DE 2013 A INDÚSTRIA FOI O SETOR QUE MAIS CONTRATOU EM MAIO E NO ACUMULADO DO ANO.

EMPREGO INDUSTRIAL SUMÁRIO EXECUTIVO EMPREGO MAIO DE 2013 A INDÚSTRIA FOI O SETOR QUE MAIS CONTRATOU EM MAIO E NO ACUMULADO DO ANO. EMPREGO INDUSTRIAL MAIO DE 2013 SUMÁRIO EXECUTIVO A INDÚSTRIA FOI O SETOR QUE MAIS CONTRATOU EM MAIO E NO ACUMULADO DO ANO. FORAM GERADAS 31.531 VAGAS ENTE JANEIRO E MAIO, correspondendo a um acréscimo

Leia mais

Análise do Emprego Industrial JANEIRO/2019. Geração de empregos bate recorde no mês e aponta para um ano de maior crescimento da economia

Análise do Emprego Industrial JANEIRO/2019. Geração de empregos bate recorde no mês e aponta para um ano de maior crescimento da economia Análise do Emprego Industrial JANEIRO/2019 Geração de empregos bate recorde no mês e aponta para um ano de maior crescimento da economia O mercado de trabalho de Santa Catarina registrou a abertura de

Leia mais

Análise do Emprego Industrial FEVEREIRO/2018 JAN-FEV 2018

Análise do Emprego Industrial FEVEREIRO/2018 JAN-FEV 2018 Análise do Emprego Industrial FEVEREIRO/2018 Santa Catarina encerra o mês de fevereiro com o maior saldo de empregos na Indústria de Transformação, 12.041 novas vagas de trabalho. No ano já são mais de

Leia mais

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: CEARÁ

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: CEARÁ MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: CEARÁ O número de empregos formais no estado alcançou 1,552 milhão em dezembro de 2014, representando

Leia mais

Análise do Emprego Industrial OUTUBRO/2018. Em outubro, Santa Catarina é o segundo estado que mais gera empregos no Brasil JAN-OUT.

Análise do Emprego Industrial OUTUBRO/2018. Em outubro, Santa Catarina é o segundo estado que mais gera empregos no Brasil JAN-OUT. Análise do Emprego Industrial OUTUBRO/2018 Em outubro, Santa Catarina é o segundo estado que mais gera empregos no Brasil O mercado de trabalho de Santa Catarina registrou a abertura de 9.743 vagas com

Leia mais

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: MATO GROSSO DO SUL

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: MATO GROSSO DO SUL MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: MATO GROSSO DO SUL O número de empregos formais no estado alcançou 653,6 mil em dezembro de 2014, representando

Leia mais

O setor de Serviços foi o maior gerador de empregos formais no mês de julho (1.372 postos), seguido da Construção Civil (564 postos).

O setor de Serviços foi o maior gerador de empregos formais no mês de julho (1.372 postos), seguido da Construção Civil (564 postos). EMPREGO INDUSTRIAL JULHO DE 2013 SUMÁRIO EXECUTIVO A INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO CATARINENSE APRESENTOU DIMINUIÇÃO DO EMPREGO EM JULHO. O número de demissões foi maior que o de admissões resultando em um

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL Dezembro de 2013

EMPREGO INDUSTRIAL Dezembro de 2013 EMPREGO INDUSTRIAL Dezembro de 2013 Emprego industrial 28 de Janeiro de 2014 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA SUMÁRIO EXECUTIVO INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO - no acumulado do ano, foi

Leia mais

Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas

Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Setembro / 2018 N o 2 Edição 1 /2018 PROFESSOR EXTENSIONISTA (): Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski Destaques: 1. Em agosto

Leia mais

Emprego Industrial Julho de 2014

Emprego Industrial Julho de 2014 Emprego Industrial Julho de 2014 SUMÁRIO EXECUTIVO No acumulado do ano (jan-jul), a indústria de transformação foi a atividade econômica que mais gerou empregos em Santa Catarina (25.147), de um total

Leia mais

Na atividade de têxtil e confecção ocorreu o maior volume de contratações (1.069 postos).

Na atividade de têxtil e confecção ocorreu o maior volume de contratações (1.069 postos). JAN/2016 Sumário Executivo No mês de janeiro de 2016, o saldo de empregos em Santa Catarina aumentou em relação a dezembro (7.211 postos e variação de 0,4%). A indústria de transformação também teve desempenho

Leia mais

CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED) Lei N. º 4.923/65 Sumário Executivo Dezembro de 2018

CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED) Lei N. º 4.923/65 Sumário Executivo Dezembro de 2018 CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED) Lei N. º 4.923/65 Sumário Executivo Dezembro de 2018 De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o emprego formal no Brasil

Leia mais

INFORME CONJUNTURAL. Comportamento do Emprego Janeiro Brasil. Subseção Dieese Força Sindical. Elaboração:05/03/18

INFORME CONJUNTURAL. Comportamento do Emprego Janeiro Brasil. Subseção Dieese Força Sindical. Elaboração:05/03/18 INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego Janeiro 2018 - Brasil Subseção Dieese Força Sindical Elaboração:05/03/18 Estoque de Empregos RAIS Brasil 2 3 4 Jan 2018 Segundo dados divulgados pelo Cadastro

Leia mais

Emprego Industrial Maio de 2015

Emprego Industrial Maio de 2015 Emprego Industrial Maio de 2015 SUMÁRIO EXECUTIVO No mês de o de 2015, o saldo de empregos em Santa Catarina reduziu em relação ao estoque de il (-6.717 postos e variação de -0,3%). A indústria de transformação

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL SETEMBRO DE 2012 SUMÁRIO EXECUTIVO A indústria de transformação é o setor de maior geração de emprego em Santa Catarina, em 2012, em termos absolutos. O número de assalariados com carteira

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL Maio de 2014

EMPREGO INDUSTRIAL Maio de 2014 EMPREGO INDUSTRIAL Maio de 2014 EMPREGO INDUSTRIAL FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA SUMÁRIO EXECUTIVO O mercado de trabalho catarinense não cresceu em maio. A INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO

Leia mais

INFORME CONJUNTURAL. Comportamento do Emprego Jan-Dez Brasil. Subseção Dieese Força Sindical. Elaboração: 26/01/18

INFORME CONJUNTURAL. Comportamento do Emprego Jan-Dez Brasil. Subseção Dieese Força Sindical. Elaboração: 26/01/18 INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego Jan-Dez 2017 - Brasil Subseção Dieese Força Sindical Elaboração: 26/01/18 Brasil: Número de Empregos Formais, Variação Absoluta e Relativa (1990/2016) Ano Nº

Leia mais

Emprego Industrial Junho de 2015

Emprego Industrial Junho de 2015 Emprego Industrial Junho de 2015 SUMÁRIO EXECUTIVO No mês de junho de 2015, o saldo de empregos em Santa Catarina reduziu em relação ao estoque de maio (-7.922 postos e variação de -0,4%). A indústria

Leia mais

Emprego Industrial Janeiro de 2015

Emprego Industrial Janeiro de 2015 Emprego Industrial Janeiro de 2015 SUMÁRIO EXECUTIVO No mês de janeiro de 2015, o saldo de empregos em Santa Catarina cresceu em relação a dezembro (14.637 postos e variação de 0,7%). A indústria de transformação

Leia mais

Emprego Industrial Outubro de 2014

Emprego Industrial Outubro de 2014 Emprego Industrial Outubro de 2014 SUMÁRIO EXECUTIVO No mês de outubro de 2014, o saldo de empregos em Santa Catarina voltou a crescer (4.973 postos e variação de 0,2% em relação ao estoque de setembro).

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL SUMÁRIO EXECUTIVO EMPREGO FEVEREIRO DE Eego industrial FEVEREIRO DE 2013

EMPREGO INDUSTRIAL SUMÁRIO EXECUTIVO EMPREGO FEVEREIRO DE Eego industrial FEVEREIRO DE 2013 EMPREGO INDUSTRIAL FEVEREIRO DE 2013 FEVEREIRO DE 2013 Eego industrial SUMÁRIO EXECUTIVO O número de assalariados com carteira assinada da indústria de transformação catarinense cresceu 1,50% em fevereiro

Leia mais

Emprego Industrial Agosto de 2014

Emprego Industrial Agosto de 2014 Emprego Industrial Agosto de 2014 SUMÁRIO EXECUTIVO No mês de agosto de 2014, o saldo de emprego em Santa Catarina voltou a crescer (6.599 postos e variação de 0,3% em relação ao estoque de julho). A indústria

Leia mais

Emprego Industrial Fevereiro de 2015

Emprego Industrial Fevereiro de 2015 Emprego Industrial Fevereiro de 2015 SUMÁRIO EXECUTIVO No mês de fevereiro de 2015, o saldo de empregos em Santa Catarina cresceu em relação ao estoque de janeiro (12.108 postos e variação de 0,6%). A

Leia mais

Síntese de Indicadores Econômicos de Sergipe (2016)

Síntese de Indicadores Econômicos de Sergipe (2016) Síntese de Indicadores Econômicos de Sergipe (216) Fevereiro/217 Valores em R$ mil) Valores em mil (R$) Síntese de Indicadores Econômicos de Sergipe 1. O Produto Interno Bruto de Sergipe (PIB): Geração

Leia mais

Emprego na Região Metropolitana de Campinas 1

Emprego na Região Metropolitana de Campinas 1 Emprego na Região Metropolitana de Campinas 1 Período: Janeiro a Fevereiro de 2008 PRINCIPAIS DESTAQUES Na RMC foram criados 11.184 novos postos de trabalho. O saldo de emprego em 2008 é superior em 37%

Leia mais

Geração de Empregos Celetistas no Ceará - 1º Semestre de 2014

Geração de Empregos Celetistas no Ceará - 1º Semestre de 2014 Enfoque Econômico é uma publicação do IPECE que tem por objetivo fornecer informações de forma imediata sobre políticas econômicas, estudos e pesquisas de interesse da população cearense. Por esse instrumento

Leia mais

Emprego Industrial Setembro de 2015

Emprego Industrial Setembro de 2015 Emprego Industrial Setembro de 2015 SUMÁRIO EXECUTIVO No mês de setembro de 2015, o saldo de empregos em Santa Catarina reduziu em relação ao estoque de agosto (-4.425 postos e variação de -0,2%). A indústria

Leia mais

Emprego Industrial Julho de 2015

Emprego Industrial Julho de 2015 Emprego Industrial Julho de 2015 SUMÁRIO EXECUTIVO No mês de julho de 2015, o saldo de empregos em Santa Catarina reduziu em relação ao estoque de junho (-14.770 postos e variação de -0,7%). A indústria

Leia mais

Emprego Industrial Setembro de 2014

Emprego Industrial Setembro de 2014 Emprego Industrial Setembro de 2014 SUMÁRIO EXECUTIVO No mês de setembro de 2014, o saldo do emprego voltou a crescer em Santa Catarina (7.033 postos e variação de 0,3% em relação ao estoque de agosto).

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL Junho de 2014

EMPREGO INDUSTRIAL Junho de 2014 EMPREGO INDUSTRIAL Junho de 2014 Emprego industrial FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA SUMÁRIO EXECUTIVO A INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO CATARINENSE fechou 1.344 postos de trabalho em junho,

Leia mais

Emprego Industrial Dezembro de 2015

Emprego Industrial Dezembro de 2015 Emprego Industrial Dezembro de 2015 SUMÁRIO EXECUTIVO No mês de embro de 2015, o saldo de empregos em Santa Catarina reduziu em relação ao estoque de novembro (-34.971 postos e variação de -1,7%). A indústria

Leia mais

GERAÇÃO DE VAGAS ATINGIU MAIS DA METADE DOS SUBSETORES NO 1º TRIMESTRE

GERAÇÃO DE VAGAS ATINGIU MAIS DA METADE DOS SUBSETORES NO 1º TRIMESTRE GERAÇÃO DE VAGAS ATINGIU MAIS DA METADE DOS SUBSETORES NO 1º TRIMESTRE Apesar do saldo agregado negativo nos três primeiros meses do ano, 13 dos 25 subsetores de atividade geraram postos formais de trabalho.

Leia mais

Emprego Industrial Dezembro de 2014

Emprego Industrial Dezembro de 2014 Emprego Industrial Dezembro de 2014 SUMÁRIO EXECUTIVO No mês de dezembro de 2014, o saldo de empregos em Santa Catarina recuou em relação ao estoque de novembro (-36.691 postos e variação de -1,8%). A

Leia mais

Relatório mensal do emprego no Brasil, Minas Gerais e RMBH abr- 2017

Relatório mensal do emprego no Brasil, Minas Gerais e RMBH abr- 2017 Relatório mensal do emprego no Brasil, Minas Gerais e RMBH abr- 2017 Laboratório de Mercado de Trabalho LMT Membros: Marcos Elias Magno Nogueira Rafael Sant Anna Monteiro Gomes Hannah Nacif Schlaucher

Leia mais

Nível de Emprego Formal Celetista

Nível de Emprego Formal Celetista Nível de Emprego Formal Celetista Cadastro Geral de Empregados e Desempregados CAGED Março de 2014 1 Geração de Empregos Formais Celetistas Total de Admissões em março de 2014... 1.767.969 Total de Desligamentos

Leia mais

Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Outubro de 2008

Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Outubro de 2008 OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Outubro de 2008 Termo de Contrato Nº. 226/2007 NOVEMBRO de 2008 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO

Leia mais

Emprego Industrial Outubro de 2015

Emprego Industrial Outubro de 2015 Emprego Industrial Outubro de 2015 SUMÁRIO EXECUTIVO No mês de ubro de 2015, o saldo de empregos em Santa Catarina reduziu em relação ao estoque de setembro (-4.475 postos e variação de -0,2%). A indústria

Leia mais

Na comparação com o mesmo mês, foi o menor saldo de empregos da indústria de transformação para fevereiro desde 2010.

Na comparação com o mesmo mês, foi o menor saldo de empregos da indústria de transformação para fevereiro desde 2010. Sumário Executivo FEV/2016 No mês de fevereiro de 2016, o saldo de empregos em Santa Catarina aumentou em relação a janeiro (4.793 postos e variação de 0,2%). A indústria de transformação também teve desempenho

Leia mais

Emprego na Região Metropolitana de Campinas 1

Emprego na Região Metropolitana de Campinas 1 Emprego na Região Metropolitana de Campinas 1 Período: Março a Abril de PRINCIPAIS DESTAQUES Na RMC foram criados 10.646 novos postos de trabalho. O saldo de emprego acumulado em corresponde a 47% de todo

Leia mais

Emprego na Região Metropolitana de Campinas 1

Emprego na Região Metropolitana de Campinas 1 Emprego na Região Metropolitana de Campinas 1 Período: Julho e Agosto de PRINCIPAIS DESTAQUES Na RMC foram criados 9.563 novos postos de trabalho. O saldo de emprego acumulado atá agosto de já é 25% superior

Leia mais

Quantidade de Critérios Verificados da Resolução 592/09,

Quantidade de Critérios Verificados da Resolução 592/09, ANEXO I Quantidade de Critérios Verificados da Resolução 592/09, Unidade da Federação e Subsetor- 2010 até 2016 CEP 70056-900 Brasília-DF, Fone ( 061 ) 2031-6666, 2031-6667, Fax ( 061 ) 2031-8272 Subsetor

Leia mais

INFORME CONJUNTURAL. Comportamento do Emprego Jan-Jul Brasil. Subseção Dieese Força Sindical. Elaboração: 25/08/16

INFORME CONJUNTURAL. Comportamento do Emprego Jan-Jul Brasil. Subseção Dieese Força Sindical. Elaboração: 25/08/16 INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego Jan-Jul 2016 - Brasil Subseção Dieese Força Sindical Elaboração: 25/08/16 Estoque de Empregos RAIS Brasil Estoque de emprego, setor de atividade - Brasil Setores

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DA BAHIA

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DA BAHIA OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DA BAHIA Evolução Trimestral do Mercado de Trabalho Formal da Bahia Janeiro, fevereiro e março de 2012 Contrato de Prestação de Serviços Nº. 004/2011 SETRE-BA e DIEESE MAIO DE

Leia mais

3 O Magnetismo à primeira oportunidade. Características Conjunturais do Comércio Varejista de Araraquara:

3 O Magnetismo à primeira oportunidade. Características Conjunturais do Comércio Varejista de Araraquara: Núcleo de Conjuntura e Estudos Econômicos Coordenador: Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP FCL/UNESP/Araraquara Características Conjunturais do Comércio

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL Abril de 2014

EMPREGO INDUSTRIAL Abril de 2014 EMPREGO INDUSTRIAL Abril de 2014 Emprego industrial FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA SUMÁRIO EXECUTIVO ABRIL 2014: DESACELERAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO NA MARGEM Indústria de transformação

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE. Relatório Mensal: Movimentação do emprego formal em setembro de 2010 no Rio Grande do Norte

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE. Relatório Mensal: Movimentação do emprego formal em setembro de 2010 no Rio Grande do Norte OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE Relatório Mensal: Movimentação do emprego formal em setembro de 2010 no Rio Grande do Norte Contrato de Prestação de Serviços Nº. 011/2010 - SETHAS/DIEESE

Leia mais

Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Agosto de 2008

Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Agosto de 2008 OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Agosto de 2008 Termo de Contrato Nº. 226/2007 OUTUBRO de 2008 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL Novembro de 2013

EMPREGO INDUSTRIAL Novembro de 2013 EMPREGO INDUSTRIAL Novembro de 2013 Emprego industrial 02 de Janeiro de 2014 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA SUMÁRIO EXECUTIVO A INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO APRESENTOU O SEGUNDO MELHOR

Leia mais

Nível de Emprego Formal Celetista

Nível de Emprego Formal Celetista Nível de Emprego Formal Celetista Cadastro Geral de Empregados e Desempregados CAGED FEVEREIRO de 2014 1 Geração de Empregos Formais Celetistas Total de Admissões em fevereiro de 2014... 1.989.181 Total

Leia mais

Novembro/ BRASIL. Análise do emprego. Novembro/2012

Novembro/ BRASIL. Análise do emprego. Novembro/2012 Novembro/2012 - BRASIL Análise do emprego Novembro/2012 Principais conclusões sobre a evolução dos indicadores de emprego formal no Brasil - Novembro/2012 1. A dinâmica nacional, setorial e regional De

Leia mais

Emprego Industrial Agosto de 2015

Emprego Industrial Agosto de 2015 Emprego Industrial Agosto de 2015 SUMÁRIO EXECUTIVO No mês de sto de 2015, o saldo de empregos em Santa Catarina reduziu em relação ao estoque de julho (-6.925 postos e variação de -0,3%). A indústria

Leia mais

Foi divulgado no dia 21/11/2018 pelo Ministério do Trabalho os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED do mês de outubro.

Foi divulgado no dia 21/11/2018 pelo Ministério do Trabalho os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED do mês de outubro. Foi divulgado no dia 2//28 pelo Ministério do Trabalho os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED do mês de outubro. Em outubro de 28, pelo terceiro mês consecutivo, as contratações

Leia mais

Nível de Emprego Formal Celetista

Nível de Emprego Formal Celetista Nível de Emprego Formal Celetista Cadastro Geral de Empregados e Desempregados CAGED Abril de 2014 1 Geração de Empregos Formais Celetistas Total de Admissões em abril de 2014... 1.862.515 Total de Desligamentos

Leia mais

PAINEL DO MERCADO DE TRABALHO

PAINEL DO MERCADO DE TRABALHO PAINEL DO MERCADO DE TRABALHO JANEIRO DE 212 - CAGED Emprego Formal na Economia Emprego no mês de Janeiro 213 - Ocorreu um saldo positivo de 28.9 postos de emprego e no comparativo dos meses de janeiro,

Leia mais

SANTA CATARINA REGISTRA O SEGUNDO MENOR SALDO DE EMPREGOS PARA O MÊS DE JUNHO DESDE 2002

SANTA CATARINA REGISTRA O SEGUNDO MENOR SALDO DE EMPREGOS PARA O MÊS DE JUNHO DESDE 2002 Informação e Análise do Mercado de Trabalho Informativo Mensal de Emprego CAGED nº 07/2012 1 23/07/2012 SANTA CATARINA REGISTRA O SEGUNDO MENOR SALDO DE EMPREGOS PARA O MÊS DE JUNHO DESDE 2002 Os dados

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL EMPREGO JUNHO DE º SEMESTRE DE 2012

EMPREGO INDUSTRIAL EMPREGO JUNHO DE º SEMESTRE DE 2012 EMPREGO INDUSTRIAL 1º SEMESTRE DE 2012 EMPREGO JUNHO DE 2012 De acordo com o CAGED Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, em junho de 2012 foram criados 1.364 empregos em Santa Catarina. Este saldo

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL Fevereiro de 2014

EMPREGO INDUSTRIAL Fevereiro de 2014 EMPREGO INDUSTRIAL Fevereiro de 2014 Emprego industrial 18 de Março de 2014 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA SUMÁRIO EXECUTIVO A INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO APRESENTOU O MELHOR DESEMPENHO

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL Março de 2014

EMPREGO INDUSTRIAL Março de 2014 EMPREGO INDUSTRIAL Março de 2014 Emprego industrial FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA SUMÁRIO EXECUTIVO A INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO APRESENTOU O MELHOR DESEMPENHO ENTRE OS SETORES DA

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE Relatório Mensal: Movimentação do emprego formal em novembro de 2010 no Rio Grande do Norte Contrato de Prestação de Serviços Nº. 011/2010 - SETHAS/DIEESE

Leia mais

ANÁLISE DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA MAR/2015

ANÁLISE DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA MAR/2015 ANÁLISE DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA MAR/2015 O COMÉRCIO VAREJISTA NO BRASIL A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem como

Leia mais

Informativo Mensal de Emprego CAGED. nº 10, outubro de 2012

Informativo Mensal de Emprego CAGED. nº 10, outubro de 2012 SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO SST DIRETORIA DE TRABALHO E EMPREGO SETOR DE INFORMAÇÃO E ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO Informativo Mensal de Emprego CAGED nº 10, outubro

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE Relatório Mensal: Movimentação do emprego formal em agosto de 2010 no Rio Grande do Norte Contrato de Prestação de Serviços Nº. 011/2010 - SETHAS/DIEESE

Leia mais

Tabela 1 - Evolução do Emprego - Espírito Santo e Brasil - Abril 2018

Tabela 1 - Evolução do Emprego - Espírito Santo e Brasil - Abril 2018 Número 2 - Maio de 28 Foi divulgado no dia 8/5/28 pelo Ministério do Trabalho os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED do mês de abril. Em abril de 28, foram admitidos 26.46 empregados

Leia mais

Foi divulgado no dia 20/06/2018 pelo Ministério do Trabalho os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED do mês de maio.

Foi divulgado no dia 20/06/2018 pelo Ministério do Trabalho os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED do mês de maio. Foi divulgado no dia 2/6/28 pelo Ministério do Trabalho os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED do mês de maio. Em maio de 28, foram admitidos 32.448 empregados formais no Estado

Leia mais

Nesta edição: Expediente da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. Governador Jaques Wagner

Nesta edição: Expediente da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. Governador Jaques Wagner - Mai/2013 RMS Nesta edição: Expediente da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia Governador Jaques Wagner Vice-Governador Otto Alencar Secretário do Trabalho, Emprego,

Leia mais

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados EMPREGO FORMAL RA Central 2 o trimestre de 2014 Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os empregos formais celetistas no Estado de São

Leia mais

2016. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae

2016. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Fevereiro/2016 2016. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação aos

Leia mais

2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae

2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Outubro/2015 2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação aos

Leia mais

Em junho foram criados empregos formais em Santa Catarina

Em junho foram criados empregos formais em Santa Catarina Informativo Caged nº 07/2009 16/07/2009 Em junho foram criados 1.121 empregos formais em Santa Catarina No 1º semestre foram abertas 11,7 mil vagas e foi o pior resultado para o acumulado no primeiro semestre

Leia mais

Setor de Serviços continua sendo o destaque, apresentando o melhor desempenho em 2019

Setor de Serviços continua sendo o destaque, apresentando o melhor desempenho em 2019 Brasil gera empregos formais em todos os setores e atinge melhor resultado para o mês de Abril em seis anos Os dados de abril de 2019 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) revelam criação

Leia mais

Emprego com carteira no RN tem primeiro saldo positivo depois de nove meses

Emprego com carteira no RN tem primeiro saldo positivo depois de nove meses Emprego com carteira no RN tem primeiro saldo positivo depois de nove meses Depois de nove meses com saldo negativo, o mercado de trabalho formal do Rio Grande do Norte criou 453 vagas com carteira assinada

Leia mais

Agropecuária cria vagas na RARP

Agropecuária cria vagas na RARP Comércio fecha vagas em Março de 2017 Os dados de Março de 2017 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam dificuldades do mercado de trabalho em nível nacional. Entre os municípios

Leia mais

Indústria registra o pior desempenho na criação de emprego dos últimos 11 meses

Indústria registra o pior desempenho na criação de emprego dos últimos 11 meses Brasil acumula quinto saldo mensal positivo consecutivo na criação de empregos com carteira assinada Os dados de novembro de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação

Leia mais

Na atividade de têxtil e confecção ocorreu o maior volume de contratações no ano (3.907 postos).

Na atividade de têxtil e confecção ocorreu o maior volume de contratações no ano (3.907 postos). Sumário Executivo MAR/2016 No mês de março de 2016, o saldo de empregos em Santa Catarina recuou em relação a fevereiro (-3.803 postos e variação de -0,2%). A indústria de transformação teve desempenho

Leia mais

Presidente do Conselho Deliberativo Nacional

Presidente do Conselho Deliberativo Nacional 2016 - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação aos direitos autorais

Leia mais

Santa Catarina gera novos empregos formais em setembro

Santa Catarina gera novos empregos formais em setembro 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 SINE/SC - SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO Informativo Caged nº 10/2011 18/10/2011 Santa Catarina gera 10.297 novos empregos formais

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - JULHO/2015 1. Geração de Empregos no Brasil - Mercado de Trabalho Segue Demitindo

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - JULHO/2015 1. Geração de Empregos no Brasil - Mercado de Trabalho Segue Demitindo GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - JULHO/215 1. Geração de Empregos no Brasil - Mercado de Trabalho Segue Demitindo O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados

Leia mais

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul Comportamento do emprego formal na Indústria em Mato Grosso do Sul 2017 1) Julho 2017: Fechamento de 541 postos de trabalho na indústria estadual. Resultado de 4.613 contratações e 5.154 demissões; Maiores

Leia mais

Informativo Mensal de Emprego CAGED. Nº 2, fevereiro de 2013 Mês de referência: janeiro de 2013

Informativo Mensal de Emprego CAGED. Nº 2, fevereiro de 2013 Mês de referência: janeiro de 2013 SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO SST DIRETORIA DE TRABALHO E EMPREGO SETOR DE INFORMAÇÃO E ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO Informativo Mensal de Emprego CAGED Nº 2, fevereiro

Leia mais

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul Comportamento do emprego formal na Indústria em Mato Grosso do Sul 2018 1) Abril 2018: Abertura de 223 postos de trabalho na indústria estadual. Resultado de 5.077 contratações e 4.854 demissões; Maiores

Leia mais

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul Comportamento do emprego formal na Indústria em Mato Grosso do Sul 2018 1) Março 2018: Abertura de 5 postos de trabalho na indústria estadual. Resultado de 4.852 contratações e 4.847 demissões; Maiores

Leia mais

Serviços puxam criação de vagas formais e Comércio registra o pior resultado

Serviços puxam criação de vagas formais e Comércio registra o pior resultado Brasil inicia o ano de 2019 com criação de empregos formais Os dados de janeiro de 2019 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida de vagas em âmbito nacional, no Estado

Leia mais

EXPEDIENTE DIRETORIA. Boletim Informativo - Emprego em Guarulhos no 1 Semestre de 2016

EXPEDIENTE DIRETORIA. Boletim Informativo - Emprego em Guarulhos no 1 Semestre de 2016 Boletim Informativo - Emprego em Guarulhos no 1 Semestre de 2016 DIRETORIA PRESIDENTE Aarão Ruben de Oliveira EXPEDIENTE ANÁLISE E REDAÇÃO Dr. Devanildo Damião VICE-PRESIDENTE Jorge Alberto Taiar SECRETÁRIO

Leia mais

Setembro/ BRASIL. Análise do emprego. Brasil Setembro/2013

Setembro/ BRASIL. Análise do emprego. Brasil Setembro/2013 Setembro/2013 - BRASIL Análise do emprego Brasil Setembro/2013 2013. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

BNB Conjuntura Econômica Nº40

BNB Conjuntura Econômica Nº40 BNB Conjuntura Econômica Nº40 Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste - ETENE 4. Mercado de Trabalho O cenário atual da economia brasileira, que experimentou queda sucessiva do PIB nos dois

Leia mais

GOVERNADOR DO ESTADO DO MARANHÃO

GOVERNADOR DO ESTADO DO MARANHÃO Not a Mer cado detr abal ho Janei r o-201 6 GOVERNADOR DO ESTADO DO MARANHÃO Flávio Dino de Castro e Costa SECRETÁRIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Cynthia Celina de Carvalho Mota Lima PRESIDENTE

Leia mais

Serviços foi o único setor com contratações em âmbito nacional

Serviços foi o único setor com contratações em âmbito nacional Brasil registra, pela primeira vez no ano, destruição de vagas de empregos com carteira assinada Os dados de março de 2019 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) revelam destruição líquida

Leia mais

INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego - Jan-Nov Brasil. 19/12/2014 Subseção DIEESE - Força Sindical

INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego - Jan-Nov Brasil. 19/12/2014 Subseção DIEESE - Força Sindical INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego - Jan-Nov 2014 - Brasil 19/12/2014 Subseção DIEESE - Força Sindical Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério

Leia mais

Informativo Mensal de Emprego CAGED. Nº 2, fevereiro de 2014 Mês de referência: janeiro de Florianópolis, SC

Informativo Mensal de Emprego CAGED. Nº 2, fevereiro de 2014 Mês de referência: janeiro de Florianópolis, SC SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO SST DIRETORIA DE TRABALHO E EMPREGO SETOR DE INFORMAÇÃO E ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO Informativo Mensal de Emprego CAGED Nº 2, fevereiro

Leia mais