Capítulo 8. Recursos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 8. Recursos"

Transcrição

1 Capítulo 8 Recursos

2 138 TRABALHANDO COM RECURSOS CRIANDO A LISTA DE RECURSOS DO PROJETO Para completarmos o planejamento precisamos listar os recursos que serão utilizados no projeto. Esse processo é feito no modo de visualização Planilha de Recursos. Siga os passos abaixo para criarmos nossa lista de recursos para o projeto: 1 Na barra de modos clique sobre o botão Planilha de Recursos; Recurso 1 2 Na primeira linha da planilha e na coluna Nome de recurso digite o nome do recurso e pressione <ENTER> para confirmar. Depois de confirmado o recurso já foi criado.

3 139 CONHECENDO O AMBIENTE DA PLANILHA DE RECURSOS Para efetuar o preenchimento correto dos recursos do projeto, é importante conhecermos bem o ambiente de trabalho da planilha de recursos. Abaixo veremos uma com a descrição de cada um dos campos da planilha de recursos. Indicadores Nome do Recurso Tipo Rótulo de Material Iniciais Grupo Unidades Máximas Taxa padrão Taxa Hora / Extra Custo / Uso Acumular Calendário Base Código Funciona como a coluna indicadores da tabela de entrada do gráfico de Gantt. Exibe ícones indicadores para mostrar um anexo ou informação adicional. Campo para digitação do nome do recurso que está sendo criado. Campo para indicar se o recurso criado é do tipo Trabalho ou Material. Este campo só é editável se o campo Tipo for preenchido como material. Usamos o campo Rótulo do Material para identificar o material> Esse rótulo pode ser o número de patrimônio do material ou o número de série. Campo alfanumérico para preenchimento de siglas como sigla da unidade que está disponibilizando o recurso do projeto. A que grupo de trabalho da organização o recurso pertence. Por exemplo, o Coordenador de Treinamento pertence ao grupo Informática. Indica quantas unidades do recurso você possui. Por default logo que o project é instalado essas unidades são medidas em percentual, mas isso pode ser mudado como veremos adiante. É o valor pago por hora ao recurso no projeto. É o valor por hora extra realizada pelo recurso. É o valor pago ao recurso por tarefas realizada, independente da quantidade de horas alocadas. É a forma de acúmulo dos custos com recursos no projeto. Só é possível se acumular custos do Início, Fim ou Rateado durante o período de realização da atividade. É o calendário base do projeto em que o recurso deve se espalhar para cria o seu calendário próprio. Outro campo alfanumérico para identificação do recurso. Você pode criar um sistema de código de

4 140 identificação ou até mesmo utilizar esse campo para preencher a matrícula do funcionário, quando se tratar de recurso humano. PRENCHENDO OUTROS DADOS SOBRE O RECURSO Ao preenche os dados da tabela de entrada da planilha de recurso, você ainda não definiu todas as informações pertinentes ao recurso. Para completar o preenchimento das informações sobre o recurso siga os passos abaixo: 1 Após inserir um recurso na tabela de entrada de recursos, dê um duplo clique sobre o nome do recurso ou pressione o botão Informações Sobre o Recurso na barra de ferramentas padrão. Recurso 2

5 141 Recurso 3 Recurso 4

6 142 Recurso 5 Recurso 6 2 No quadro de Informações Sobre o Recurso preencha os dados que ainda não foram preenchidos sobre o recurso e pressione OK.

7 143 Abaixo temos a definição dos campos da janela informações Sobre Recurso: Geral Permite o preenchimento da conta de do recurso para uma futura atribuição de atividades através de grupos de trabalho via correio eletrônico. Grupo de Trabalho Permite configurar como será a atribuição do recurso em grupos de trabalho. Pode ser através de correio eletrônico ou Project Server. Conta do Windows Conta de acesso ao Project Server. A autenticação de contas de usuário do Project Server pode ser feita a partir das contas de usuários da rede Windows ou através de contas do Project Server. Tipo de Reserva Através do campo tipo de reserva, pode-se determinar se a alocação do recurso será PROPOSTA, isto é, o recurso ainda não está comprometido com o projeto e poderá ser alocado efetivamente em outro projeto, ou poderá ser do tipo COMPROMETIDA, isto significa que o recurso está efetivamente alocado no projeto e não terá horas disponíveis no mesmo período para trabalhar em outros projetos. O tipo de reserva é indicado em casos onde ser faz necessário um simulação com recursos para orçamentação do projeto. Genérico Esta caixa de checagem indica se um recurso é genérico. Um recurso genérico pode ser atribuído a uma atividade para que posteriormente o assistente de substituição do MS-Project possa localizar um recurso com as mesmas habilidades no pool de recursos da empresa. Inativo Esta caixa de checagem indica se o recurso foi excluído do pool de recursos da empresa. Esta opção só está disponível para projetos que usam pool de recursos do Project Server. Disponibilidade do Recurso Através da tabela de disponibilidade do recursos, pode-se cadastrar períodos de disponibilidade do recurso dentro do projeto. Períodos Úteis Trata-se do Calendário do recurso, onde podemos fazer alterações em seu quadro de horários. Veremos como trabalhar o calendário de recurso posteriormente.

8 144 Custos Na guia custos temos 5 tabelas com 25 linhas cada, que nos permite agendar alterações de custo para determinadas datas do projeto e definir custo diferenciado para um mesmo recurso. Anotações Semelhante às anotações de tarefas, permite a inserção de anotações de texto ou objetos incorporados. Campos Personalizados Use esta caixa de diálogo para exibir os campos e códigos de estrutura de tópicos personalizados do recurso e atribuir valores a ele, bem como aos campos e códigos de estrutura de tópicos personalizados da empresa. MODIFICANDO UNIDADES MÁXIMAS DE PORCENTAGEM PARA DECIMAL Podemos facilitar o controle da quantidade de recursos existentes e alocados, podemos mudar a unidade de medida de porcentagem para decimal. Uma vez que realizamos esse procedimento não será necessário repeti-lo. Ele se tomará disponível para os projetos futuros. Para modificar a unidade de medida de recurso de porcentagem para decimal, siga os passos abaixo: 1 Acione o menu Ferramentas / Opções e clique na guia Cronograma; 2 Na caixa de lista suspensa Mostra de Unidades de Atribuição Como, modifique o conteúdo de Porcentagem para Decimal; 3 Pressione o botão OK para confirmar.

9 145 Recurso 7 ATRIBUINDO OS RECURSOS ÀS ATIVIDADES Agora que já possuímos uma lista de recursos, podemos determinar quem vai fazer o quê dentro do projeto. Para atribuir um recurso a uma tarefa, siga os passos abaixo: 1 Na barra de Modos acione o botão do Gráfico de Gantt; 2 No Gráfico de Gantt selecione a tarefa Autorizar Projeto (Project Charter) ; 3 Na barra de ferramentas padrão acione o botão Atribuir Recursos ; 4 Na janela Atribuir Recursos selecione o recurso que deseja alocar e pressione o botão atribuir.

10 146 Recurso 8 Observe que o nome do recurso ficou visível na barra de gantt correspondente a tarefa onde foi atribuído. Caso você deseje restringir os recursos da lista com os que têm condições de atender as necessidades da atividade pressione o botão Opções da Lista de Recursos.

11 147 Recurso 9 O campo Filtrar Por permite a aplicação de filtros de recurso para restringir os recursos da lista de atribuição. O campo Disponível Para Trabalhar permite selecionar somente os recursos com disponibilidade de trabalho. O botão Adicionar Recursos permite a inclusão de recursos a partir do Active Directory ou do Catálogo de Endereços do Outlook. No ato da atribuição também pode ser informado se o recurso está sendo atribuído sob Demanda ou por Solicitação na coluna S/D (um recurso solicitado não pode ser substituído enquanto um recurso demandado pode ser substituído por outro com as mesmas qualificações quando existe um pool de recursos da empresa no Microsoft Project Server) Caso você deseje verificar a situação do recurso selecionado, pode-se pressionar o botão Gráficos para verificar o gráfico de disponibilidade do recurso (Figura Recurso 10).

12 148 Recurso 10 OBS: O Microsoft Office Project 2003 não permite a impressão dos gráficos de disponibilidade. TRABALHANDO COM CONTROLE DE EMPENHO O controle de Empenho é um recurso do Microsoft Project que associa a duração de uma tarefa ao número de recursos que a executa, então quanto mais recursos alocarmos a um tarefa menos tempo ela levará para ser executada. Nem sempre isso é verdade. Por padrão essa opção já vem ativa no Microsoft Project, o que às vezes nos dá uma certa dor de cabeça. Vejamos na prática como funciona esse recurso e como desativá-lo: 1 Crie uma tarefa chamada Definir Requisitos Funcionais e determine sua duração como 20 dias; 2 No quadro Atribuir Recursos, crie e atribua o recurso Analista a essa atividade; 3 Ainda no quadro Atribuir Recursos modifique a atribuição do Gerente de Projetos de 1 para 2 unidades; Observe que a duração da tarefa Definir Requisitos Funcionais que antes era de 20 dias passou para 10 dias. E que foi exibida uma marca inteligente (Figura Recursos 11) possibilitando definir se a

13 149 tarefa será realizada com o trabalho definido inicialmente e duração reduzida ou aumentar o trabalho da atividade para manter a duração e quantidade de recursos alocados. Recurso 11 Agora execute o processo inverso, para retornar a quantidade de recursos atribuídos para 1 unidade. Automaticamente a tarefa retornará para 20 dias. Na maioria das vezes não é isso que desejamos. Queremos atribuir os recursos e independentemente de quantas unidades forem atribuídas às durações devem permanecer a mesma. Quando a intenção for esta nós devemos desligar o controle de empenho para que ele não interfira na duração das atividades. Para desligar o controle de empenho siga os passos abaixo: 1 Selecione todas as atividades do projeto ; 2 Na barra de ferramentas padrão pressione o botão informações sobre a tarefa (Observe que o quadro de diálogo estará exibindo o título Informações sobre tarefas múltiplas, indicando que mais de uma tarefa está selecionada); 3 Clique sobre a guia avançado e na caixa de verificação Controlada pelo Empenho desmarque com um clique. E na caixa de lista suspensa Tipo de Tarefa acione o tipo Duração Fixa (Figura recurso 12); 4 Pressione OK para confirmar.

14 150 Recurso 12 Agora façamos um teste. Modifique a atribuição do recurso inserindo 2 unidades atribuídas à tarefa Definir Requisitos Funcionais e verifique se a duração da tarefa mudou. Dessa vez a duração continuou em 20 dias, pois o controle do empenho está desligado. Retorne á atribuição do recurso para 1 unidade. O procedimento descrito anteriormente desligou o controle de empenho somente para as tarefas que estavam selecionadas. É possível desligar de forma definitiva o controle de empenho, para que seja acionado somente quando necessário. Para desativar permanentemente o controle de empenho, siga os passos abaixo: 1 Acione o menu Ferramentas / Opções e em seguida clique sobre a guia Cronograma; 2 Desmarque a caixa de verificação As Novas Tarefas São Controlada Pelo Empenho e na caixa de lista suspensa Tipo de Tarefa Padrão escolha Duração Fixa (Figura Recurso 13) 3 Pressione o botão Definir como Padrão e em seguida pressione o botão OK.

15 151 Recurso 13 Depois de realizado este procedimento os novos projetos já virão com controle de empenho desligado. COMO OS TIPOS DE TAREFA INTERFEREM NAS ALOCAÇÕES As durações das atividades no Microsoft Project são calculadas com base no tipo de tarefa que for definido. O Microsoft Project possui três tipos de tarefas possíveis: Unidades Fixas Quando for definido tipo de unidades fixas, caso o trabalho definido inicialmente para atividade aumente, a duração aumentará para que a quantidade de recursos permaneça fixa. Trabalho Fixo Quando for definido o tipo trabalho fixo, caso a quantidade de recursos alocados inicialmente para atividade aumente, a duração reduzirá para que a quantidade de trabalho permaneça fixa.

16 152 Duração Fixa Quando for definido o tipo duração fixa, caso a quantidade de recursos alocados inicialmente para atividade aumente, o trabalho aumentará para que a duração permaneça fixa. Na versão 2003 o recurso de marcas inteligentes facilita a manipulação de trabalho e duração. Por exemplo, se você alterar a duração da atividade Autorizar Projeto (Project Charter) de 20 para 10 dias, como essa atividade é do tipo duração fixa, será exibida uma marca inteligente questionando se o trabalho deverá ser reduzido proporcional à nova duração ou os recursos deverá trabalhar mais em menos tempo para manter o trabalho agendado (Figura Recurso 14). Recurso 14 VERIFICANDO PROBLEMAS DE SUPERALOCAÇÃO Quando um recurso trabalha mais do que a carga de trabalho diária configurada no calendário ou se encontra alocado em atividades simultâneas o Microsoft Project entende esse recurso como sendo um recurso superalocado. Vejamos na prática como identificar esses recursos. 1 No Gráfico de Gantt selecione a uma tarefa do seu projeto e pressione o botão Atribuir Recursos e atribua 1 unidade do Gerente de Projetos para esta atividade; 2 Ainda na janela de Atribuir Recurso aumente as unidades do Gerente de Projetos de 1 para 2; Recurso 15

17 153 3 Na barra de Modos acione o modo de visualização Planilha de Recursos; Recurso 16 Observe que o Gerente de Projetos está na cor vermelha, indicando que ele está superalocado (Figura Recurso 16). Na coluna indicadores apareceu um ícone de advertência (Figura Recurso 17) com as seguinte mensagem: Este recurso deve ser redistribuído com base em uma definição Diariamente.. Esta Mensagem é uma sugestão do Microsoft Project para solucionar o problema de superalocação. Adiante veremos como utilizar o redistribuidor de recursos. Recurso 17 4 Na barra de Modos acione o botão Gráfico de Recursos; Recurso 18 Observe que o gráfico de recurso indica que o Gerente de Projetos está superalocado em 1 unidade durante 3 dias da semana (Figura Recurso 18).

18 154 Já sabemos que o Gerente de Projetos está superalocado, agora vamos verificar a carga de trabalho dele para encontrarmos uma solução para o problema de superalocação. 1 Na barra de Modos acione o botão Uso do Recurso; 2 Na planilha Uso do Recurso selecione a atividade Autorizar Projeto (Project Charter) que aparece abaixo do nome do recurso e pressione o botão Ir Para Tarefa Selecionada, que se encontra na barra de ferramentas padrão; 3 Dê um duplo clique sobre o cabeçalho da linha de tempo; Recurso 19 4 No quadro de diálogo Escala de Tempo, modifique a camada intermediária de semanas para dias e a camada inferior de dias para horas; 5 Selecione a tarefa onde o Gerente de Projetos está alocado e pressione o botão Ir Para Tarefa Selecionada; Recurso 20 Observe que o Gerente de Projeto está superalocado, pois está trabalhando 16hs sendo que sua disponibilidade é apenas de 8hs. 6 Na tarefa onde o Gerente de Projetos está alocado, preencha com 8hr as horas a coluna trabalho; Recurso 21 Uma vez corrigida a carga de trabalho do Gerente de Projeto observe que ele não se encontra mais superalocado.

19 155 TRABALHANDO COM HORAS EXTRAS Caso o recurso ultrapasse o número de horas diárias de trabalho previstas no calendário, uma outra forma de resolver o problema de superalocação é o pagamento de horas extras. Para entendermos melhor esse procedimento siga os passos abaixo: 1 No Gráfico de Gantt insira uma tarefa com duração de 5 dias; 2 Na barra de Modos acione o botão de recursos e crie um recurso com 1 unidade, Taxa Padrão R$ 40,00 e Taxa Hora/Extra R$ 80,00. 3 Na barra de Modos acione o botão Gráfico de Gantt e atribua o recurso Analista a atividade Definir Restrições e Premissas ; Recurso 22 4 Na barra de Modos acione o botão Uso da Tarefa; 5 No modo Uso da Tarefa exiba a coluna Trabalho de Horas Extras; 6 Na coluna Trabalho de Horas Extras selecione o recurso Analista e digite 20hs; 7 Observe que a carga de trabalho diária do recurso Analista aumentou de 8 para 12; Recurso 23 8 Acione o modo de exibição planilha de recursos e verifique que mesmo o analista trabalhando 12hs por dia ele não se encontra em superalocação. Isso se deve ao fato de que as horas excedentes são pagas como horas extras. REDISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS Algumas vezes possuímos problemas de superalocação e gostaríamos que o trabalho fosse redistribuído para que os recursos atribuídos possam realizar todas as tarefas. O Microsoft Project possui uma forma automática de realizar essa redistribuição. Siga os passos abaixo: 1 Crie um novo projeto;

20 156 2 No Gráfico de Gantt crie uma atividade chamada Instalação de Hubs com 5 dias de duração e outra chamadas Instalação dos pontos de rede com duração de 3 dias; 3 Crie e atribua o recurso Técnico em Redes a atividade Instalação de Hubs e a atividade Instalação dos pontos de rede ; Recurso 24 4 No modo de visualização Planilha de Recursos, verifique se o recurso Técnico em Redes se encontra superalocado; Recurso 25 OBS: Note que na coluna Indicadores está sendo exibido um ícone de advertência. Posicione o cursor do mouse sobre este ícone e aguarde alguns instantes, até que seja exibido um tooltip com uma mensagem sugerindo que a superalocação seja resolvida com a redistribuição do recurso. 5 Retorne ao modo de visualização do Gráfico de Gantt e acione o menu Ferramentas / Redistribuir de Recursos;

21 157 Recurso 26 A janela Redistribuição de Recursos é composta de: Redistribuição de Cálculos Pode ser escolhido entre cálculo Automático (A redistribuição é feita automaticamente durante as alocações) ou Manual (A redistribuição é feita somente através da janela Redistribuição de Recursos, pressionando o botão Redistribuir Agora), neste campo também definimos como deve ser feita a procura de superalocações (A cada minuto, A cada hora, Diariamente, Semanalmente ou Mensalmente) e se a redistribuição atual limpará a redistribuição anterior (Checkbox Limpar Nivelamentos Anteriores). Intervalo de Nivelamento para ProjetoX Neste campo definimos o intervalo que será levado em consideração para a redistribuição dos recursos. Aqui podemos escolher entre o Projeto Inteiro ou um intervalo pré-definido. Solucionando Superalocações Neste campo definimos quais os critério que o MS-Project deve levar em consideração antes de efetuar a redistribuição.

22 158 o Ordem de Redistribuição Existem três tipos de ordem de redistribuição possíveis no MS-Project: Nº da Tarefa As tarefas com o número de ID menor são preservadas, enquanto as que tem um ID maior são redistribuídas. Padrão As tarefas que tem duração maior são preservadas, enquanto as tarefas que tem duração menor são redistribuídas. Caso as durações sejam iguais, o MS-Project usará o método Nº da Tarefa. Prioridade, Padrão As tarefas que tem maior prioridade são preservadas, enquanto as tarefas que tem prioridade menor são redistribuídas. Caso as prioridades sejam iguais, o MS-Project usura o método Padrão. o o o Nivelar sem Atrasar o Projeto Se este checkbox for acionado, o MS-Project só realizará a redistribuição dentro das margens de atraso permitidas do caminho crítico, não provocando atraso do projeto. A Redistribuição pode Ajustar as Atribuições Individuais de uma Tarefa Se este checkbox for acionado, o MS-Project poderá alterar informações sobre a tarefa, afim de resolver o problema de superalocação do recurso. O Nivelamento pode Criar Interrupções no Trabalho Restante Se este checkbox for acionado sempre que uma tarefa que já tem percentual de realização for redistribuída, somente o trabalho não realizado sofrerá deslocamento, a fração realizada permanecerá nas datas de realização. o Nivelar Recursos com o Tipo de Reserva Proposto Se este checkbox for acionado a redistribuição vai incluir também os recurso que estiverem inclusos com o tipo de reserva proposta. 6 Pressione o botão Redistribuir Agora; A solução apresentada será como na figura abaixo;

23 159 Recurso 27 Caso a solução apresentada não seja satisfatória, retorne ao quadro de redistribuição de recurso e pressione o botão Limpar Redistribuição. Será questionado se você deseja limpar a redistribuição do projeto inteiro ou somente das tarefas selecionadas. Recurso 28 TRABALHANDO COM RECURSOS COMPARTILHADOS Muitas vezes possuímos recursos comuns a vários projetos da organização. Para que possamos ver a disponibilidade dos recursos entre os projetos onde eles se encontram alocados é interessante trabalharmos com compartilhamento de recursos. Recurso 29

24 160 Siga os passos abaixo para entender melhor esse conceito: 1 Acione o botão Novo na barra de ferramentas padrão, para abrir um novo projeto; 2 No novo projeto acione o modo de visualização Planilha de Recurso e crie um recurso chamado Supervisor de Projetos. Recurso 30 3 Salve o projeto como Lição2.mpp; 4 Retorne ao projeto Lição1.mpp e acione o menu Ferramentas / Compartilhamento de Recursos / Compartilhar Recursos; Recurso 31 5 No quadro de diálogo Compartilhar Recursos indique Usar recursos De e marque o projeto Lição2.mpp e pressione OK; 7 No projeto Lição.mpp verifique no modo de visualização Planilha de Recursos para ver se o recurso Supervisor de Projetos se encontra na lista de recursos do projeto. Recurso 32

25 161 Caso o Supervisor seja alocado em uma tarefa no projeto Lição2.mpp que conflite com uma tarefa que está sendo realizada no projeto Lição1.mpp o recurso será indicado como superalocado. Quando um arquivo que compartilha recursos é aberto o Microsoft Project faz uma verificação e solicita ao usuário como deverá ser aberto o arquivo de pool de recursos. Recurso 33 O projeto que é vinculado ao pool de recursos também faz essa verificação e solicita ao usuário como deverá ser aberto o arquivo.

26 162 Recurso 34 O Project faz a atualização dos dados de atribuição quando o projeto é aberto. Caso você tenha aberto o projeto e mantido aberto por muito tempo e queira sincronizar o arquivo com os outros projetos participantes do pool de recursos para verificar a posição atual das atribuições siga os passos abaixo: 1 Acione o menu Ferramentas / Compartilhamento de Recursos; 2 Clique sobre a opção Atualizar Conjunto de Recursos. Caso você queira verificar a lista atual de recursos siga os passos anteriores e clique sobre Renovar Conjunto de Recursos. Para romper o compartilhamento de recursos entre projetos, basta retornar ao quadro de diálogo Compartilhar Recursos e indicar que utilizaremos recursos próprios. Recurso 35

27 163 DELIMITAÇÃO DO TRABALHO No ato de uma atribuição o project distribui o trabalho de forma linear no tempo da tarefa. Através da delimitação do trabalho é possível fazer outras distribuições do esforço. Existem 7 (sete) tipos de delimitação do trabalho no MS-Project, que são: Crescente O esforço da tarefa inicialmente é pequeno e vai aumentando gradativamente no decorrer da tarefa. Decrescente O esforço da tarefa inicialmente é alto e vai reduzindo gradativamente no decorrer da tarefa. Pico Duplo O esforço é alternado entre um pico alto e um baixo distribuídos no decorrer da tarefa. Pico Inicial O esforço nos primeiros momentos é bem alto e depois reduz de forma mais lenta que o pico incial. Pico Final O trabalho cresce inicialmente de forma mais lenta e depois de atingir o pico máximo fixa essa taxa no final da tarefa. Sino Semelhante ao formato do sino, o esforço vai aumentando até atingir o pico máximo e logo depois começa a diminuir. Tartaruga Semelhante ao casco da tartaruga, o esforço vai subindo até atingir o pico máximo, estabiliza aí por um tempo e depois volta a diminuir gradativamente. Para aplicar uma delimitação de trabalho, siga os passos abaixo: 1 Acione o modo de exibição Uso da Tarefa; 2 Dê um duplo clique sobre o recurso onde o esforço será redefinido; 3 Na janela Informações Sobre a Atribuição, escolha na lista suspensa, Delimitação do Trabalho, o tipo de delimitação desejada;

28 164 4 Pressione o botão OK. Recurso 36 Recurso 37 Outra forma de inserir um tipo de delimitação de trabalho é através do campo Delimitação do Trabalho. Recurso 38

Para inserir custo fixo às tarefas, siga os passos abaixo :

Para inserir custo fixo às tarefas, siga os passos abaixo : Capítulo 9 Custos 166 CUSTOS INSERINDO CUSTO FIXO AO PROJETO O custo total do projeto é o custo total de recurso somado ao custo total de custos fixos. O custo com recurso já é computado quando alocamos

Leia mais

Capítulo 7. Sequenciamento das Tarefas

Capítulo 7. Sequenciamento das Tarefas Capítulo 7 Sequenciamento das Tarefas 125 5.1 RELACIONAMENTO ENTRE TAREFAS Para que o cronograma do projeto seja executado corretamente e as mudanças inseridas seja calculadas de forma correta é importante

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0 CAPÍTULO 18 INSTALANDO E CONFIGURANDO O MICROSOFT OFFICE PROJECT SERVER 2003 INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0 Antes de começar a instalação do Microsoft Office Project Server 2003

Leia mais

Microsoft Project 2003

Microsoft Project 2003 Microsoft Project 2003 1 [Módulo 4] Microsoft Project 2003 2 Definindo durações Inter-relacionamentorelacionamento Caminho crítico Microsoft Project 2003 3 1 Duração das Atividades Microsoft Project 2003

Leia mais

MANUAL COMO CRIAR UM PROJETO

MANUAL COMO CRIAR UM PROJETO MANUAL COMO CRIAR UM PROJETO MICROSOFT PROJECT 2010 Menu: Projeto > Informações do Projeto 1º Passo: Criando um novo projeto Um projeto pode ser agendado a partir da Data de inicio do projeto ou Data de

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Neste curso, seguiremos um tutorial de aprendizado. Este tutorial, por sua vez, segue as nossas etapas essenciais de planejamento como visto abaixo.

Neste curso, seguiremos um tutorial de aprendizado. Este tutorial, por sua vez, segue as nossas etapas essenciais de planejamento como visto abaixo. 1. Criação e Edição de Projetos 1.1. Visão Geral: Neste curso, seguiremos um tutorial de aprendizado. Este tutorial, por sua vez, segue as nossas etapas essenciais de planejamento como visto abaixo. Planejamento

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Trabalho Interdisciplinar. MS Project

Trabalho Interdisciplinar. MS Project Aula Prática: Introdução ao Microsoft Project Professional MS Project Como vimos em nossas aulas, a EAP Estrutura Analítica do Projeto é o primeiro passo para criar um cronograma de um projeto estruturado.

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Capítulo 6. Trabalhando com Tarefas

Capítulo 6. Trabalhando com Tarefas Capítulo 6 Trabalhando com Tarefas 94 4.1 INSERINDO TAREFAS INSERINDO UMA NOVA TAREFA A base para o desenvolvimento do projeto são as tarefas que serão executadas por ele. Sem essa informação não há como

Leia mais

Funções básicas Cronograma Cronograma Funções Básicas

Funções básicas Cronograma Cronograma Funções Básicas Funções Básicas Fevereiro 2015 - 1) Selecionar o menu Portfólio > Projetos, clique para janela projetos abrir. 2) Selecione botão incluir para abrir um projeto. Preencha os campos obrigatórios nos Dados

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

CAPÍTULO 19 TRABALHANDO COM PROJETOS EMPRESARIAIS

CAPÍTULO 19 TRABALHANDO COM PROJETOS EMPRESARIAIS CAPÍTULO 19 TRABALHANDO COM PROJETOS EMPRESARIAIS 106 PROJETOS EMPRESARIAIS Quando trabalhamos com o Microsoft Office Project no ambiente EPM, temos o conceito de projetos empresariais. Um projeto empresarial

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Treinamento Módulo Contas a Pagar

Treinamento Módulo Contas a Pagar Contas a Pagar Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2 Gravar Tecla

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Sumário. Ambiente de Trabalho... Erro! Indicador não definido.

Sumário. Ambiente de Trabalho... Erro! Indicador não definido. Sumário Ambiente de Trabalho... Erro! Indicador não definido. Introdução ao Project Um projeto é uma seqüência bem definida de eventos, com um início e um final identificável. O foco de um projeto é obter

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

CAPÍTULO 20 TRABALHANDO COM INFORMAÇÕES GLOBAIS DA EMPRESA

CAPÍTULO 20 TRABALHANDO COM INFORMAÇÕES GLOBAIS DA EMPRESA CAPÍTULO 20 TRABALHANDO COM INFORMAÇÕES GLOBAIS DA EMPRESA 119 MODELO GLOBAL DA EMPRESA Com vimos anteriormente e Microsoft Office Project Professional possui um arquivo matriz que usado para determinar

Leia mais

Software. Gerenciamento de Manutenção

Software. Gerenciamento de Manutenção Software Gerenciamento de Manutenção Tutorial Passo a Passo Do Cadastro de Serviço à Consulta de Serviços Realizados Tutorial Recomendações AsinformaçõesutilizadasnestetutorialsãoasmesmasquevocêtemnoseuBancodeDados

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J Versão 4.8.J Sumário PORT - Módulo de Apoio Portaria 3 1 Manual... de Processos - Portaria 4 Fluxo - Portaria... 5 2 Configurações... 6 Unidades... de Internação 6 Setores Administrativos... 9 Configuração...

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Microsoft Project 2010 Professional

Microsoft Project 2010 Professional Introdução ao Microsoft Project 2010... 4 Conceitos sobre Gerenciamento de Projetos... 4 Iniciando... 4 Apresentação da Tela... 4 Extensões do Project... 5 Teclas de Navegação... 5 Modos de Visualização

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes)

imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes) Page 1 of 30 Impressao Oficial de justiça De PJe - Manual imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes) Tabela de conteúdo 1 Manual do Oficial de Justiça

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho

Leia mais

Rogério Fernandes da Costa rogerio@nrsystem.com

Rogério Fernandes da Costa rogerio@nrsystem.com Rogério Fernandes da Costa rogerio@nrsystem.com Rogério Fernandes da Costa MBA em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário de Santo André. Vivência em projetos em empresas como Termomecânica, FIESP

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014 O objetivo deste manual é explicar passo a passo o controle da papeleta do motorista realizado no SAT. De acordo com a LEI Nº 12.619, DE 30 DE ABRIL DE 2012, que pode ser acessada em: http://www.planalto.gov.br

Leia mais

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal.

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal. MANUAL DO SISCOOP Sumário 1 Menu de Navegação... 3 2 Gerenciar País... 5 3- Gerenciamento de Registro... 8 3.1 Adicionar um registro... 8 3.2 Editar um registro... 10 3.3 Excluir um registro... 11 3.4

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

APÊNDICES. Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento

APÊNDICES. Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento Você precisa adicionar um apêndice ao seu livro, trabalho, relatório, manual ou outro documento? O apêndice é um conjunto de informações úteis

Leia mais

Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica I Vida em Mãos - Controle Financeiro para PALM Conteúdo Part I Introdução 2 1 Fala Comigo -... Sistema de Atendimento

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 Requisição de Almoxarifado Introdução Requisição é uma solicitação feita

Leia mais

ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS

ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS Usando o Sistema pela primeira vez Ao executar o seu Sistema pela primeira vez a tela abaixo será apresentada para que você possa configurar os diretórios onde serão achados

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

Versão 3.0 CARBON SYSTEM. Manual do Software Controla Tudo. Manual do Controla Tudo

Versão 3.0 CARBON SYSTEM. Manual do Software Controla Tudo. Manual do Controla Tudo Versão 3.0 CARBON SYSTEM Manual do Software Controla Tudo Manual do Controla Tudo SOFTWARE PARA CONTROLE DE PONTO VIA IMPRESSÃO DIGITAL OU DÍGITOS Manual do Controla Tudo Versão 3.0 Carbon System Rua Coronel

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 LANÇAMENTO DE CONTAS

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo: Produção Institucional Guia de

Leia mais

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação Sphinx : software para coleta e análise de dados acadêmicos e gerenciais. Tecnologia e informação para a decisão! Copyright Sphinx Todos direitos reservados Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 2.2 DISPOSITIVO NÃO REGISTRADO...

Leia mais

ÍNDICE 1. CADASTRO DE BOLSAS... 2

ÍNDICE 1. CADASTRO DE BOLSAS... 2 ÍNDICE 1. CADASTRO DE BOLSAS... 2 1.1. ACESSANDO A APLICAÇÃO... 2 1.2. GUIA : BOLSAS... 3 1.2.1. Instruções para preenchimento dos campos... 3 1.3. GUIA : OBSERVAÇÃO... 7 1.4. GUIA : UNIDADES... 8 1.4.1.

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

Passo-a-passo para acesso ao novo sistema de reservas de salas no Rochaverá

Passo-a-passo para acesso ao novo sistema de reservas de salas no Rochaverá Passo-a-passo para acesso ao novo sistema de reservas de salas no Rochaverá 1. Tela de Acesso (Login) RE = seu RE Senha = CPF sem pontos e traço (para o primeiro acesso). Observação: Você pode trocar a

Leia mais

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar! Para que serve a Tabela e o Gráfico Dinâmico?! Como criar uma Tabela Dinâmica?! Como criar um Gráfico Dinâmico?! Como podemos atualizar dos dados da Tabela

Leia mais

Manual de uso PSIM Client 2010

Manual de uso PSIM Client 2010 MANUAL DE USO PSIM MESSENGER VERSÃO 2010 ÍNDICE Manual de uso PSIM Client 2010 INSTALAÇÃO...2 INSTALAÇÃO LOCAL...2 CONFIGURAÇÃO DE USUÁRIO NO PSIM CLIENT 2010...12 QUANDO O FUNCIONÁRIO JÁ ESTÁ CADASTRADO

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet.

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. CORREIO inotes Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. Na sua Área de Trabalho execute dois cliques rápidos no ícone do Internet Explorer. Ao ser exibida a primeira tela do Internet

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

1. REGISTRO DE PROJETOS

1. REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Nesta aplicação será feito o registro dos projetos/ ações de extensão, informando os dados iniciais do projeto, as classificações cabíveis, os participantes, a definição da região

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar.

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar. 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 - Preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA SIGRH - FREQUÊNCIA Boa Vista RR, 21 novembro de 2014. É o módulo do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) que tem por objetivo permitir o gerenciamento das informações relacionadas ao

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais