A Concepção de um Projeto 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Concepção de um Projeto 1"

Transcrição

1 A Concepção de um Projeto 1 Iniciativas Lista de sistemas, processos, serviços e produtos que precisam ser aprimorados, modificados ou introduzidos, para tornar a empresa mais segura ou fazê-la crescer. Variadas metodologias oferecidas poucos benefícios duradouros. Iniciativas que fracassam utilização de teorias em moda Não dão certo por que as organizações erram em um ou mais dos fatores abaixo: Falta de disciplina para monitorar os processos exigidos pela iniciativa; Conflito entre os novos processos e os implícitos existentes; Falta de compreensão de como introduzir e monitorar mudanças; Falta de tratamento adequado na administração de mudanças; Processos de TD (tomada de decisão) sem compartilhamento das estratégias. Traços comuns das iniciativas: Oportunidade única de aprender (adquirir técnicas e conhecimentos novos); Maneira de melhorar o desempenho dos envolvidos na organização; Oportunidade de criar novos e melhores hábitos e técnicas de trabalhar; Maneira mais chamativa de iniciar novos desenvolvimentos importantes de produtos/serviços. Definições Projeto esforço temporário para alcançar alguns objetivos específicos em um tempo determinado. Variam em: o Tamanho; o Duração; o Pessoas envolvidas; o Envolvimento de diferentes áreas da organização; o Diferentes países; o Conteúdo exclusivo. 1 YOUNG cap.2.

2 Gestão de Projeto processo dinâmico que utiliza o pessoal adequado da organização de uma maneira controlada e estruturada para alcançar alguns objetivos claramente definidos, identificados como necessidades estratégicas. É sempre conduzido dentro de um conjunto de limitações definidas. Programa coleção de projetos interdependentes administrados de modo coordenado que juntos vão proporcionar os resultados desejados. Os programas são normalmente divididos em fases, com objetivos e datas das fases iniciais bem definidos e comprometidos. As fases subseqüentes são definidas quando a fase inicial se aproxima da conclusão, permitindo que sejam iniciados novos projetos correlatos. Ex.: Construção de uma rodovia, gestão do processo de mudança em uma empresa. Gestão de Programas utilização da gestão de projetos e de seus processos incrementos para gerir uma coleção de projetos intimamente independentes de uma maneira controlada e estruturada a fim de alcançar alguns objetivos claramente definidos, identificados como necessidades estratégicas. Ex.: Construção de um navio ou um novo modelo de avião. Não se preocupa no aspecto global da estratégia da organização. Gestão de Carteira atividade preocupada com a administração de todos os programas e projetos efetivos, juntamente com as oportunidades futuras, para assegurar que o pessoal da organização seja desenvolvido da maneira mais eficaz no sentido de alcançar os objetivos estratégicos. Mais preocupada com o desenvolvimento do negócio e não de um produto. Clima organizacional para projetos Determinam a facilidade ou dificuldade em lidar com projetos. Principais elementos que podem influenciar o clima da organização com relação ao sucesso ou fracasso dos projetos. Cultura organizacional; Estrutura organizacional; Estratégia da empresa. Definição de cultura da empresa como as coisas são feitas aqui. Comportamentos aceitáveis/inaceitáveis coleção de tradições, valores, políticas, crenças e atitudes que constituem um contexto difundido em tudo o que fazemos na organização.

3 Influenciada por: o Ritos, rituais, padrões de comunicação e comportamentos esperados aceitáveis. Ex.: Um diretor fala não me fale sobre os riscos de seu projeto, esse é um pensamento negativo. Estrutura da organização Estrutura hierárquica formal Problemas com projetos: Os projetos não podem se ater a uma estrutura hierárquica formal da organização; Devem poder derrubar barreiras entre diversos grupos da empresa. O trabalho em colaboração por meio da estrutura como um todo é o segredo do sucesso do projeto, uma vez que é o reconhecimento de que a designação de uma pessoa para uma equipe de projeto é uma designação consagrada para o projeto como um todo. Estrutura do projeto estrutura matricial fraca, também chamada de estrutura virtual. Benefício em relação a uma estrutura formal uso mais eficaz do pessoal total disponível entre trabalho operacional e do projeto. Atividades fundamentais Para o sucesso de projetos é que levam a uma tomada de decisão eficaz. Alinhamento com a estratégia da empresa; Projetos e programas devem se apoiar na realização da estratégia da empresa e contribuir para o seu crescimento. Gestão de pessoal; o Devem ser visíveis e conhecidas; o Capazes de assumir mais trabalho em novos projetos; o Planejamento de pessoal. Administração financeira; o Financiamento adequado; o Orçamentos definidos; o Custos definidos. Gestão de carteira; o Lista de projetos efetivos; o Prioridades claras; o Deslocamento de pessoal.

4 Planejamento avançado. o Informações comerciais; o Dados de mercado; o Riscos. Funções de responsabilidades definidas (participantes fundamentais): o Criador da ideia ou oportunidade; o Alguém que: Precise dos benefícios direção da empresa; Queira usar os resultados, influenciar ou ser influenciado por eles clientes ou interessados; Responsável por alcançar os benefícios patrocinador. Responsável pelo projeto gerente do projeto; Responsáveis pelo trabalho no projeto equipe; Se comprometa a fornecer o pessoal gerentes de linha. Estrutura virtual sobreposta à hierarquia formal. Seu comportamento pode determinar o sucesso ou fracasso do projeto. Figura 1 Atividades fundamentais. Fonte: YOUNG (2011), ilustração 2.4.

5 Equipe condutora de programas (ECP). o Diretores patrocinadores do projeto; o Reúnem-se a intervalos regulares analisar a situação dos projetos atuais; o Essencial a projetos que abrangem várias áreas da empresa. o Responsabilidades principais: Gestão da carteira total de projetos; Assegurar a sintonia dos projetos com as estratégias e objetivos da empresa; Dar orientação estratégica e se responsabilizando por planos avançados; Manter o foco no cliente em relação às necessidades da empresa; Assegurar que as influências ambientais (externas e internas) sejam consideradas; Priorizar os projetos efetivos e suas necessidades de pessoal; Resolver problemas maiores relativos à atividade de funções interdependentes; Foro soberano de decisão para problemas e questões mais importantes; Aprovar decisões sobre iniciação, suspensão e cancelamento do projeto. Patrocinador do Projeto. o Normalmente nível de diretoria; o Responsável junto ao ECP pelo desempenho global de seus projetos; o Responsabilidades principais: Assegurar que os objetivos do projeto estejam sintonizados com as necessidades da empresa; Escolher o gerente do projeto; Aprovar a definição do projeto; Sustentar a direção do projeto; Assegurar a manutenção da prioridade de todos os seus projetos; Supervisionar a administração e controle do processo, dos procedimentos e do orçamento do projeto; Demonstrar apoio ao gerente e à equipe do projeto; Aprovar planos, mudanças e relatórios de situação do projeto. Gerente do projeto. o Responsável pela administração do dia-a-dia do trabalho do projeto; o Responsabilidades principais:

6 Escolha da equipe principal; Identificar e se relacionar com os interessados no projeto; Definir o projeto e assegurar a aprovação dos patrocinadores; Planejar o projeto e assegurar a aprovação dos patrocinadores; Identificar e controlar os riscos; Controlar as mudanças e atualizar o plano de negócios; Assegurar os compromissos de pessoal e distribuir o pessoal para o trabalho; Monitorar os progressos do projeto; Resolver os problemas que interfiram nos progressos; Controlar os custos; Liderar a equipe de projeto; Informar os interessados da situação dos progressos; Fornecer os resultados e benefícios do projeto; Gerenciar o desempenho de todos os envolvidos no projeto. Equipe do projeto. o Responsáveis pela conclusão no prazo de todas as tarefas estabelecidas no plano e no cronograma; o Tipos: As equipes do projeto podem ser divididas nos dois tipos abaixo: o Equipe principal Dedicada ao projeto desde as fases iniciais; Dedica tempo integral ao projeto (tempo superior a 60%). o Equipe ampliada Entra na equipe por tempo limitado. o Responsabilidades principais (equipe principal ou ampliada): Aceitar sua função na equipe e comprometer-se com ela; Estar ligado e trabalhar com os outros integrantes da equipe para concluir o trabalho; Contribuir para a documentação do projeto; Participar no planejamento e na gestão dos riscos; Monitorar e gerenciar os progressos das tarefas que lhe são atribuídas; Participar na resolução de problemas; Identificar riscos, problemas e oportunidades potenciais; Apoiar e ajudar os outros integrantes da equipe quando necessário. Influência da Cultura Organizacional Segundo o autor, o comportamento organizacional é fortemente influenciado pelas percepções que as pessoas têm do clima interno. A aprovação ou não da

7 cultura existente tem uma influência importante sobre o clima. Segue uma lista de algumas influências culturais menos óbvias: Moral; Confiança e apoio mútuos, respeito pelas decisões; Franqueza e integridade evitar confrontos; Capacidade de correr riscos e otimismo; Liberdade de ação pela responsabilidade, orgulho e participação na TD; Compromisso fazer parte; Colaboração crenças comuns e trabalho em equipe; Treinamento oportunidades de aprender dentro e fora do trabalho.

8 Questões para revisão 1) Toda empresa possui certa quantidade de iniciativas, geralmente represadas por uma série de fatores internos e externos à organização. Em um passado recente, e em reação a uma situação um tanto caótica do panorama econômico brasileiro, muitas empresas optavam por adotar estratégias e teorias em moda na época, dadas como remédios miraculosos, pois funcionavam bem em seus países de origem. Essas teorias, no entanto, se revelavam desastrosas em sua aplicação pelas empresas nacionais porque elas erravam em um ou mais dos fatores abaixo relacionados. Analise a lista de fatores abaixo e informe quais deles condizem com os listados em aula. I) Falta de compreensão de como introduzir e monitorar mudanças; II) Falta de compromisso entre ação e reação da empresa; III) Falta de indisciplina para monitorar os processos exigidos pela iniciativa; IV) Falta de tratamento adequado na administração de mudanças; V) Processos de TD sem compartilhamento das estratégias; A) As afirmações: I, II e III estão corretas; B) As afirmações: II, IV e V estão corretas; C) As afirmações: I, IV e V estão corretas; D) As afirmações: III, IV e V estão corretas; E) As afirmações: II e III estão incorretas. 2) Um dos traços comuns das iniciativas vistas em aula é uma oportunidade única de aprender. Outros traços comuns a elas estão relacionados abaixo, quais são eles? I) Maneira de modificar o empenho dos envolvidos na organização; II) Maneira de melhorar o desempenho dos envolvidos na organização; III) Oportunidade de iniciar novos relacionamentos implícitos; IV) Oportunidade de criar novos e melhores hábitos e técnicas de trabalhar; V) Maneira mais chamativa de iniciar novos desenvolvimentos importantes de produtos/serviços; A) As afirmações: I, II e III estão corretas; B) As afirmações: II, IV e V estão corretas; C) As afirmações: I, IV e V estão corretas; D) As afirmações: III, IV e V estão corretas; E) As afirmações: II e III estão incorretas. 3) Considerando que um projeto é, por definição, um empreendimento temporário, analise as afirmações abaixo. a) objetivos b) horizonte temporal c) segurança da permanência d) cronologia

9 e) conhecimento prévio do trabalho f) abrangência g) prazos h) orçamentação i) controle de qualidade 4) Identifique para um projeto de que você tenha participado ou observado em sua organização quais foram as principais incertezas presentes. Como elas impactaram o projeto? 5) Identifique para o projeto de que você tenha participado ou observado em sua organização e que você destacou no tópico anterior quais foram as principais técnicas empregadas para minimizar as incertezas existentes. Como seu emprego impactou o projeto? 6) Para um projeto, identifique onde se manifestam as limitações de: a) prazo b) custos c) qualidade

O Ambiente de Projetos 1

O Ambiente de Projetos 1 O Ambiente de Projetos 1 Objetivos da aula de hoje Saber identificar a necessidade de um projeto; Diferenciar um projeto de uma atividade rotineira; Identificar o próprio projeto; Saber como administrar

Leia mais

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Expressões usadas para definir projetos: Empreendimento único, não repetitivo; Sequência clara

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Iniciação: elaborando um TAP Prof. Robson Almeida UNIP. Administração de projetos. Aula 3 Fase de Iniciação de projetos [notas de aula]. Faculdade Online UVB, 2012. Acesso em:

Leia mais

Simulado "1.Introdução"

Simulado 1.Introdução Pá gina 1 de 7 Simulado "1.Introdução" Simulado do PMI por Antônio Augusto 17 de March de 2012 Pá gina 2 de 7 Disciplinas e temas deste simulado 01 - Introdução ao gerenciamento de projetos (3 questões)

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

7. Gerenciamento dos Custos do Projeto. Bruno Hott

7. Gerenciamento dos Custos do Projeto. Bruno Hott 7. Gerenciamento dos Custos do Projeto Bruno Hott 7. Gerenciamento dos Custos do Projeto Introdução O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos,

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS 9 ÁREAS DE CONHECIMENTO DE GP / PMBOK / PMI DEFINIÇÃO O Gerenciamento de Integração do Projeto envolve os processos necessários para assegurar

Leia mais

CORREÇÕES DE PROVA. Comentários das Questões

CORREÇÕES DE PROVA. Comentários das Questões CORREÇÕES DE PROVA segunda feira, 16 de janeiro de 2017 às 10:54:39 PM Aluno: Conveniada: Turma: Disciplina: Samuel Aiala Ferreira IBS 0 Belo Horizonte IBS0/TMBAGPJ*1201 65 Gerenciamento de Programas Prova:

Leia mais

Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Singularidade, Temporariedade, Incerteza, Elaboração Progressiva, Recursos limitados, Interdisciplinaridade,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O processo de gestão das organizações pode ser dividido em 3 etapas: Planejamento ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Execução Controle Planejamento Planejamento e Controle É uma função

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento da Integração do Projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

Leia mais

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS PROJETO ESFORÇO TEMPORÁRIO COM A FINALIDADE DE CRIAR UM PRODUTO/ SERVIÇO ÚNICO!

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Setembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Conclusão do Domínio de Processos PO (PO7 e PO8)

Leia mais

Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1

Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1 Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Saber planejar as etapas para administrar um projeto. Saber administrar as etapas de um projeto. Administrar um Projeto Administrar

Leia mais

2. Gerenciamento do Serviço de Auditoria

2. Gerenciamento do Serviço de Auditoria 2. Gerenciamento do Serviço de Auditoria Introdução 2.1. Todo o serviço de auditoria deve ser adequadamente planejado, supervisionado e gerenciado para assegurar que o serviço seja eficaz, eficiente e

Leia mais

Comparativo PMBOK. Prof. Gilberto Porto

Comparativo PMBOK. Prof. Gilberto Porto Comparativo PMBOK Nova área A mudança mais impactante foi a criação da 10a área de conhecimento: o Gerenciamento de Partes Interessadas com 4 (quatro) processos: Identificar as partes interessadas Planejar

Leia mais

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 AULA 04 TERMO DE ABERTURA DE PROJETO 2 Introdução Desenvolvimento do Termo de abertura Especificação do trabalho do projeto e Business Case Contrato e Ciclo de Vida do

Leia mais

Introdução à Gerência de Projetos

Introdução à Gerência de Projetos Gerência de Projetos Introdução à Gerência de Projetos Última atualização em abril de 2008 O que é um projeto? Organizações executam trabalho O trabalho envolve operações (programas) e/ou projetos Características

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18 eficaz - Aula 18 Utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos até aqui em de para planejar e implantar um modelo de gestão eficaz. OBJETIVO NESTA AULA Conhecimento científico A universidade que queremos

Leia mais

Gerência de Projetos Introdução

Gerência de Projetos Introdução Gerência de Projetos Introdução sergio.angelim@cesar.org.br O que é um projeto? É um meio utilizado para organizar e implementar um planejamento estratégico e que é: Executado por pessoas; Limitado por

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 2 Gerenciamento da Integração. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 2 Gerenciamento da Integração. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Criação do Termo de Abertura Ciclo padrão de planejamento e Integração do Plano de Projeto. Controle e Monitoramento do Projeto

Leia mais

Processos do Projeto 1

Processos do Projeto 1 Processos do Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Processo de administrar um projeto. Diferença entre a administração de um projeto e os níveis da administração de projetos. Critérios para selecionar um

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO Planejar o Gerenciamento das Comunicações O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS

GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS Stakeholders Definições, análise, necessidades e expectativas Ref. Gray e Larson, Cap. 10 - Liderança Prof. Luciel H. de Oliveira Gerenciamento dos stakeholders Interessados

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Prof. Marcelo Musci AULA 2 Mar/2017 Faculdade Machado de Assis Fracasso e Sucesso em Projetos Fracasso e Sucesso em Projetos Causas de Fracasso Metas e objetivos mal estabelecidos

Leia mais

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU.

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU. CONTEÚDO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS CAPÍTULO III - DOS OBJETIVOS CAPÍTULO IV - DA OPERACIONALIZAÇÃO CAPÍTULO V - DAS COMPETÊNCIAS CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS...

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... GESTÃO DE RISCOS Folha 1/10 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. GESTÃO DE RISCOS... 3 5. ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... 4 5.1. Identificação dos Riscos:...

Leia mais

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders).

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders). Gestão de Projetos Tomar decisões e realizar ações de planejamento, execução e controle do ciclo de vida do projeto. Combinação de pessoas, técnicas e sistemas necessários à administração dos recursos

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Gerenciamento das Partes Interessadas Prof. Robson Almeida Partes Interessadas Inclui os processos exigidos para identificar, analisar expectativas e gerenciar estratégias de

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Gerenciamento das Partes Interessadas Prof. Robson Almeida Partes Interessadas Inclui os processos exigidos para identificar, analisar expectativas e gerenciar estratégias de

Leia mais

A estrutura do gerenciamento de projetos

A estrutura do gerenciamento de projetos A estrutura do gerenciamento de projetos Ciclo de vida e organização do projeto 1 Ciclo de Vida do Projeto Fases do Projeto são divisões de um projeto onde controle adicional é necessário para gerenciar

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO Gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto. A

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Prof. Sales Filho GERÊNCIA DE PROJETOS AULA 04 1 Objetivos Apresentar a gerência de projetos de software e descrever as suas características particulares; Discutir o planejamento

Leia mais

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão de Projetos Introdução Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão Estratégica de Informação 2 Conceitos básicos Projeto é um esforço temporário, com início e término definidos, empreendido para criar

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 11 Tema:

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE ISO/IEC Segunda Edição Prof. Edison A M Morais

QUALIDADE DE SOFTWARE ISO/IEC Segunda Edição Prof. Edison A M Morais QUALIDADE DE SOFTWARE ISO/IEC 12207 Segunda Edição 13.03.2009 Prof. Edison A M Morais http://www.edison.eti.br prof@edison.eti.br 1 Descrever o objetivo da Norma ISO 12207. Mostrar a estrutura da norma.

Leia mais

VISÃO GERAL da. Os Guias de Campo RSS. Preparação e Definição do Escopo. RSS 2a. Avaliação de Riscos (Pilar 1)

VISÃO GERAL da. Os Guias de Campo RSS. Preparação e Definição do Escopo. RSS 2a. Avaliação de Riscos (Pilar 1) VISÃO GERAL da ABORDAGEM RSS Os Guias de Campo RSS RSS 1. Preparação e Definição do Escopo RSS 2a. Avaliação de Riscos (Pilar 1) RSS 2b. Avaliação das Necessidades (Pilar 2) RSS 3. RSS 4. RSS 5. Desenvolvimento

Leia mais

Apresentação. Conteúdo. Conteúdo. Revisão Conceitos Didática utilizada Papel da Integração Processo de iniciação

Apresentação. Conteúdo. Conteúdo. Revisão Conceitos Didática utilizada Papel da Integração Processo de iniciação Apresentação Conteúdo Revisão Conceitos Didática utilizada Papel da Integração Processo de iniciação Conteúdo Contexto do termo de abertura do projeto Processo do termo de abertura do projeto Contexto

Leia mais

Tribunais Exercícios Noções de Administração Gestão de Projeto Keyvila Menezes

Tribunais Exercícios Noções de Administração Gestão de Projeto Keyvila Menezes Tribunais Exercícios Noções de Administração Gestão de Projeto Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Gestão de Projeto Keyvila Menezes O que é um

Leia mais

CHECK-LIST ISO 14001:

CHECK-LIST ISO 14001: Data da Auditoria: Nome da empresa Auditada: Auditores: Auditados: Como usar este documento: Não é obrigatório o uso de um check-list para o Sistema de Gestão. O Check-list é um guia que pode ser usado

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do escopo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Escopo Sendo o primeiro passo do Planejamento do Projeto, esta fase identifica e documenta o trabalho que produzirá

Leia mais

Elaboração e Gestão de Projetos

Elaboração e Gestão de Projetos Disciplina do curso de Especialização em Gestão Pública (48horas) Período: Quintas feiras 05/02 a 23/04/201 26/02 ok - hoje! Aulas previstas: Fevereiro: 12, 19, 26-05 não houve aula Março: 05, 12, 26 19

Leia mais

Quadro 1: Itens que constituem cada escala

Quadro 1: Itens que constituem cada escala Quadro 1: Itens que constituem cada escala Secção Questão Escala de Satisfação 2. O trabalho em si. 3. Grau de motivação que você sente em seu trabalho. Satisfação com o Trabalho Secção 2 6. Tipo de trabalho

Leia mais

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. ABRANGÊNCIA DA CENTRAL DE SERVIÇO... 3 4. FERRAMENTA UTILIZADA

Leia mais

Contextualizar a abordagem da Telebras a gestão de riscos;

Contextualizar a abordagem da Telebras a gestão de riscos; SISTEMA NORMATIVO TELEBRAS Documento P-002 Data 10/03/2015 Início de vigência Assunto SUMÁRIO PÁG. 1. OBJETIVO... 1 2. REFERÊNCIAS... 1 3. CAMPO DE APLICAÇÃO... 1 4. DEFINIÇÕES... 1 5. PRINCÍPIOS DA POLÍTICA

Leia mais

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

INTERAÇÃO COM O AMBIENTE30

INTERAÇÃO COM O AMBIENTE30 INTERAÇÃO COM O AMBIENTE30 Graus de interação Comportamen to Não reagente Consequências Sobrevivência Negativo Não adaptativo curto prazo [Dinossauro] Não inovativo [extinção] Reagente Sobrevivência Neutro

Leia mais

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de

Leia mais

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Este é o capítulo 13 do PMBoK e é uma área muito importante para o PMI, pois antes de levar em consideração o cumprimento dos prazos, orçamento e qualidade,

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

A estrutura de gerenciamento do risco operacional das cooperativas do Sicoob é composta da seguinte forma:

A estrutura de gerenciamento do risco operacional das cooperativas do Sicoob é composta da seguinte forma: 1. Sistema Sicoob A estrutura de gerenciamento do risco operacional das cooperativas do Sicoob é composta da seguinte forma: A adoção do modelo de estrutura de gerenciamento do risco operacional apresentada

Leia mais

GESTÃO DE PROJETO. PMO Influências das estruturas organizacionais Ciclo de Vida do Projeto. Profª Andrea Padovan Jubileu

GESTÃO DE PROJETO. PMO Influências das estruturas organizacionais Ciclo de Vida do Projeto. Profª Andrea Padovan Jubileu GESTÃO DE PROJETO PMO Influências das estruturas organizacionais Ciclo de Vida do Projeto Profª Andrea Padovan Jubileu PMO (Project Management Office) Escritório para gerenciamento de projetos ou escritório

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

Aula 3. Perfil do Gerente e a Equipe de Projetos

Aula 3. Perfil do Gerente e a Equipe de Projetos Aula 3 Perfil do Gerente e a Equipe de Projetos Objetivo Estudar habilidades necessárias ao gerente de projeto Discutir a montagem de equipes para administração e desenvolvimentos de projetos Conteúdo:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO

A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO Faculdade Ietec Pós-graduação GESTÃO DE PROJETOS - Turma nº 164 19/10/2017 A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO RAFAEL PORTO MAIA ENGENHEIRO MECÂNICO rafaporto19@gmail.com

Leia mais

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos;

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos; O projeto Os projetos estão sempre vinculados às organizações, são de caráter transitório e seu objetivo é satisfazer ou exceder as expectativas dos mercados ou das partes interessadas (stakeholders).

Leia mais

Gestão de Projetos. Alberto Felipe Friderichs Barros

Gestão de Projetos. Alberto Felipe Friderichs Barros Gestão de Projetos Alberto Felipe Friderichs Barros O enxugamento dos quadros de pessoal e o aumento da necessidade de especialização técnica têm levado muitas empresas a recrutar no mercado profissionais

Leia mais

A estrutura de gerenciamento do risco operacional das cooperativas do Sicoob é composta da seguinte forma:

A estrutura de gerenciamento do risco operacional das cooperativas do Sicoob é composta da seguinte forma: 1. Sistema Sicoob A estrutura de gerenciamento do risco operacional das cooperativas do Sicoob é composta da seguinte forma: A adoção do modelo de estrutura de gerenciamento do risco operacional apresentada

Leia mais

Tópicos Especiais: Introdução à Gestão de Projetos em Engenharia

Tópicos Especiais: Introdução à Gestão de Projetos em Engenharia Tópicos Especiais: Introdução à Gestão de Projetos em Engenharia 3. Ciclo de vida dos projetos 3.1. Qual é o ciclo de vida de um projeto? 3.2. O início de um projeto 3.3. O desenvolvimento de um projeto

Leia mais

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 BRASÍLIA, NOVEMBRO DE 2014 Sumário 1 A PlanoPro2... 3 2 Objetivo do Pré-

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 11 Tema:

Leia mais

A gestão do custo do projeto inclui os processos de planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gestão e controle de custo;

A gestão do custo do projeto inclui os processos de planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gestão e controle de custo; Aula 13 1 2 A gestão do custo do projeto inclui os processos de planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gestão e controle de custo; O objetivo principal é a conclusão do projeto dentro do

Leia mais

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão

Leia mais

Política Sucessão de Cargos da Alta Administração das Cooperativas Singulares

Política Sucessão de Cargos da Alta Administração das Cooperativas Singulares Administração das Cooperativas Singulares Responsável Adriane Maria Tesser Parissi Cargo Gerente de Desenvolvimento de Pessoas Substitui e revoga Área Desenvolvimento de Pessoas Abrangência Sistêmico Período

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais 23.06.2008 L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia

Leia mais

Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE. Prof. André Medeiros

Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE. Prof. André Medeiros Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS Prof. André Medeiros O que é um projeto? É um empreendimento singular e temporário, com o objetivo de desenvolver um produto ou serviço. Segundo o PMI - Project

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

Gestão de requisitos: o calcanhar de Aquiles dos projetos

Gestão de requisitos: o calcanhar de Aquiles dos projetos Gestão de requisitos: o calcanhar de Aquiles dos projetos Guilherme Siqueira Simões guilherme.simoes@fattocs.com 10º Seminário de Gerenciamento de Projetos do PMIES Vitória-ES, 23 a 24 de Setembro de 2014

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.528, DE 18 DE AGOSTO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.528, DE 18 DE AGOSTO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.528, DE 18 DE AGOSTO DE 2017. Institui a Política de Gestão de Riscos do Conselho Federal de Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no uso de suas atribuições legais e

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 11/09/2017 Thiago

Leia mais

OBJETIVO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RISCOS

OBJETIVO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RISCOS Controle de Versões Versão Data Autor 1.0 22/10/15 AVC Sumário: OBJETIVO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RISCOS --------------------------------------------------- 2 GERENCIAMENTO DOS RISCOS ------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO PRINCÍPIOS ISO 9001:2015 1. Foco no cliente 2. Liderança 3. Engajamento das pessoas 4. Abordagem de processo 5. Melhoria

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 01

Evandro Deliberal     Aula 01 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 01 Agenda Definição de projeto. Gerenciamento de Projetos Ciclo de Vida de um

Leia mais

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO Professor: Pedro Pereira de Carvalho pedro.carvalho@fmu.br https://wordpress.com/page/organizacaoegestaoempresarial.wordpress.com Funções Organizacionais https://wordpress.com/page/organizacaoegestaoempresarial.wordpress.com

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 02 Tema: Gerenciamento

Leia mais

FIP GESTORA DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE RISCO. São Paulo, Junho de SP v1

FIP GESTORA DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE RISCO. São Paulo, Junho de SP v1 FIP GESTORA DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE RISCO São Paulo, Junho de 2016 SP - 17811769v1 POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS 1. Introdução A FIP Gestora conta com os procedimentos referentes a gestão de riscos

Leia mais

ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DE RISCOS EFICAZ

ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DE RISCOS EFICAZ ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DE RISCOS EFICAZ Extraído do manual: Gestão de Riscos - Diretrizes para a Implementação da AS/NZS 4360:2004 Copyright 2005, Risk Tecnologia Editora. Fone: (11) 3704-3200.

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 8 Gerenciando de Comunicações no Projeto. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 8 Gerenciando de Comunicações no Projeto. Luiz Leão Unidade 8 Gerenciando de Comunicações no Projeto Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Definição de Comunicação O processo da Comunicação Ações de comunicação para

Leia mais

ISO 9001:2015. Principais alterações. Andreia Martins Gestora de Cliente

ISO 9001:2015. Principais alterações. Andreia Martins Gestora de Cliente ISO 9001:2015 Principais alterações Andreia Martins Gestora de Cliente Andreia.martins@apcer.pt Objetivos da Revisão Considerar as mudanças nas práticas de sistemas de gestão e nas tecnologias. Disponibilizar

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Gestão Empresarial RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.1. Objetivos da aula Definir os conceitos de administração e organização;

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

17/10/2016. Competências na Gestão do Conhecimento e Aprendizagem. Aula Diálogo de Desenvolvimento

17/10/2016. Competências na Gestão do Conhecimento e Aprendizagem. Aula Diálogo de Desenvolvimento Competências na Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Aula 14.10.16 Diálogo de Desenvolvimento 1 Diálogo de Desenvolvimento Feedback ou Feedforward Revisão do papel do gestor e do colaborador Foco para

Leia mais

DE GESTÃO DE RISCOS DO IFMS

DE GESTÃO DE RISCOS DO IFMS DE GESTÃO DE RISCOS DO IFMS MAIO / 2017 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL IFMS Endereço: Rua Ceará, 972 - Campo Grande - MS CEP: 79.021-000 CNPJ: 10.673.078/0001-20

Leia mais

Gerenciamento de Projetos - Avançado

Gerenciamento de Projetos - Avançado CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Gerenciamento de Projetos - Avançado Carga horária: 24 horas TreinaWeb Tecnologia LTDA CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765 - Conj 71 e 72 São Paulo - SP CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2- DEFINIÇÃO...3 3- OBJETIVO...3 4 - PROVIMENTO DE PESSOAL...4 4.1 PRINCÍPIOS...4 5 REMUNERAÇÃO E BENEFICIOS...4 5.1 PRINCIPIOS...5

Leia mais