No Mail2Easy Pro, é possível realizar o teste A/B, um dos recursos mais conhecidos do marke ng, u lizado antes de um envio.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "No Mail2Easy Pro, é possível realizar o teste A/B, um dos recursos mais conhecidos do e-mail marke ng, u lizado antes de um envio."

Transcrição

1 Envios Teste A/B A B Envie até seis versões da sua mensagem para uma amostra da sua base de contatos e, automa camente, envie para toda a base a versão com a melhor perfomance.

2 Teste A/B Testar fórmulas é a melhor maneira de encontrar uma abordagem mais adequada, visto que cada empresa tem seu público-alvo, cada visão de negócio tem sua estratégia e cada cliente tem suas próprias preferências. No Mail2Easy Pro, é possível realizar o teste A/B, um dos recursos mais conhecidos do marke ng, u lizado antes de um envio. Na prá ca Pensando em todos os feriados de 2015, vamos supor que estamos preparando uma sugestão de des no, para alavancar a venda de pacotes de viagem. Escolha um elemento do layout para realizar o teste e prepare duas versões diferentes. Criando versões Pode ser a linha de assunto, a imagem principal ou o template. Aliás, é importante salientar que a simples adição de uma imagem ou a troca de cor de um botão, por exemplo, já podem gerar mais resposta. No exemplo ao lado, a alteração do destaque principal da peça ajudará a medir qual oferta irá atrair mais conversões.

3 Teste A/B Ampliando possibilidades No Mail2Easy Pro é possível fazer até seis versões de um mesmo envio. O recurso permite criar s com diferentes caracterís cas, alterando elementos em cada versão para iden ficar qual configuração será mais bem aceita pela sua base de contatos. Neste caso, o enviado à sua lista de contatos não é dividido apenas em duas versões (A e B), ele exibe todas as combinações possíveis, mesclando várias opções de cores, linhas de assunto e planos de fundo, por exemplo. O propósito é medir a eficácia que cada combinação exerce sobre o obje vo final: converter. Os dados de cada variação são, então, comparados com o intuito de encontrar o envio com melhor desempenho e para revelar quais elementos têm maior impacto posi vo ou nega vo na interação de um leitor.

4 Criando seu teste A/B No Mail2Easy Pro, acesse a seção Envios e clique no ícone Teste A/B. Lembrando que você também pode selecionar a função no primeiro passo de qualquer um de seus envios. Passo 1 Público: você pode des nar a sua peça para todos contatos ou segmentar sua lista. Campanha: crie uma nova ou associe seu teste A/B a uma campanha existente. Nome do envio: u lizado para seu controle. Seus contatos não verão essa informação. Número de versões: determine quantas variações de sua mensagem deseja testar. O teste A/B permite o envio de até seis s, com diferentes variáveis. Amostra: selecione a porcentagem de de sua lista de contatos que será u lizada durante o teste. Para fazer um teste A/B, sua base precisa ter pelo menos 100 contatos para cada versão. Você pode definir a amostra do seu teste entre um mínimo de 5% e um máximo de 80% de sua base. Modo de envio: escolhendo o modo de envio Automá co, o sistema irá analisar sua peça de acordo com sua determinação (entre as opções Mais Visualizações, Mais Cliques, Melhor Entrega ou Melhor dos 3 critérios) e enviará a versão que apresenta a melhor performance. No modo de envio Manual, após a finalização do teste, você poderá analisar o relatório do teste e escolher a versão que melhor atende suas expecta vas.

5 Passo 2 Na edição da mensagem, a quan dade de variações que você determinou no passo anterior vai aparecer como abas. Em cada aba, você poderá editar uma versão diferente de seu . Em cada versão você poderá criar variações: Assunto: teste qual assunto chama mais atenção de seus contatos. Ideal para analisar a taxa de visualizações de sua mensagem. Nome do remetente: como vai aparecer o nome de remetente para seus contatos. do remetente: para testar a taxa de entrega de seu você pode u lizar um de remetente diferente. Mensagem: crie versões diferentes de seu , fazendo mudanças no conteúdo para testar a taxa de cliques e o comportamento de seus contatos. Passo 3 Aqui você confere o status das validações de SPF, CNAME e DKIM do seu domínio, a pontuação de cada versão de seu e os links existentes nas mensagens. Saiba mais no e-book SPF, CNAME, DKIM.

6 Passo 4 Em Opções de opt-out você poderá configurar como será o fluxo de descadastro de seu usuário. Em Interações com redes sociais você poderá escolher se deseja postar sua peça no Twi er e/ou no Facebook. A peça publicada será a definida após a finalização do teste A/B. Passo 5 No passo de agendamento do seu envio você irá configurar: Envie um de teste: escolha os s que devem visualizar as versões de seu teste A/B para uma breve revisão. Agendamento: escolha entre Não enviar (para apenas salvar seu teste A/B), Enviar agora para disparar o teste A/B imediatamente ou Agendar envio para escolher a data e hora do disparo. Configurações do teste A/B: determine a duração da análise do teste e a velocidade do envio da peça. Tenta vas de entrega: escolha por quanto tempo o sistema deverá fazer tenta vas de entrega da sua mensagem. Limitar o número de contatos: você pode limitar o número de contatos do teste por aqui. Visualize sua mensagem em diferentes disposi vos: u lize o recurso para ver como sua mensagem aparece em diferentes disposi vos e clientes de . Após a finalização de todos os passos, seu teste A/B está pronto para ser enviado quando você desejar.

7 Dúvidas? Na seção Ajuda do Mail2Easy Pro você encontra dicas, tutoriais e acesso para falar com nossos atendentes, que estão sempre prontos para ajudá-lo a obter os melhores resultados em suas campanhas de marke ng.