Cerrado que te quero Vivo! Produtos e Meios de Vida Sustentáveis Apoiados pelo Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-Ecos)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cerrado que te quero Vivo! Produtos e Meios de Vida Sustentáveis Apoiados pelo Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-Ecos)"

Transcrição

1

2

3 Cerrado que te quero Vivo! 1 Produtos e Meios de Vida Sustentáveis Apoiados pelo Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-Ecos)

4 Esta publicação é resultado do Projeto Cerrado em Pé: Catálogo de Produtos de Uso Sustentável da Biodiversidade do Cerrado, desenvolvido pelo Instituto Centro de Vida (ICV), com apoio do Fundo de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-Ecos) e do Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN). Comissão Editorial: Donald Sawyer, Igor de Carvalho, Yara Fortuna, Luis Carrazza, Mônica Nogueira, Sérgio Henrique Guimarães, Tereza Moreira Coordenação Geral: Sérgio Henrique Guimarães Equipe do ICV: Laurent Micol (Coordenador Adjunto), Walter Ariano (Coordenador Administrativo) Coordenação editoral: Tereza Moreira Pesquisa: Igor de Carvalho e Luis Carrazza Projeto gráfico: Luiz Daré Diagramação: Fotograff Editora Fotos: 2 Laércio Miranda - fotos de todos os produtos e das páginas 3, 4, 5, 7, 9, 10 e 11, 24, 28, 29 e 31 Isabel Schmidt - fotos das páginas 6, 8, 14 e 15 Acervo ISPN - fotos das páginas 7, 9, 22 e 23 Ecoa/Ceppec - fotos das páginas 12, 13, 20 e 21 Acervo FrutaSã - fotos das páginas 26, 27, 32 e 33 Mara Vanessa Dutra - fotos das páginas 16 e 17 Suelma Ribeiro - foto da página 18 Acervo Agrotec - foto da página 19 Acervo Amavida - foto da página 25 Apoio: Ana de Sá, Eric Sawyer, Luciano Silva, Márcia Braga, Neide Mara (ISPN) Agradecimentos A Isabel Schmidt, Kátia Karam, Mara Vanessa Dutra, Paulo Garcia e Suelma Ribeiro, pelas informações prestadas e por facilitarem o contato com os grupos de mais difícil acesso. Maiores informações sobre o PPP-Ecos Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) SCLN Bloco B - Salas 101/104 CEP Brasília - DF Telefax: (61) institutospn@ispn.org.br Site:

5 Gigante ameaçado 4 Sumário Produção sustentável, uma estratégia de conservação 6 Um lugar ao sol para os empreendimentos comunitários 8 Produtos Artesanato: Tecelagem 12 Capim dourado 14 Sempre-viva 16 Frutos, flores e sementes 18 Alimentos: Baru 20 Pequi 22 Babaçu e macaúba 23 Mel 24 Polpas, sucos e frutas desidratadas 26 Conservas, geléias e doces 28 Chás, condimentos e produtos diversos 30 Organizações de produtores 3 Abipa, Agrotec e Amavida 34 Aprocam, Asmubip e Associação Capim Dourado 35 Associação Caxambu, Atix e CAV 36 Cedac, Cenesc, Ecoa 37 FrutaSã, Movimento Graal no Brasil e Grande Sertão 38 Minas Sempre-viva, Movimento Interestadual das Quebra deiras de Coco Babaçu, Fundação Neotrópica 39 Riacho D Anta e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araguatins 40

6 Gigante ameaçado Considerado atualmente a savana mais rica do mundo em biodiversidade, o Cerrado brasileiro reúne, numa grande variedade de paisagens, mais de espécies de plantas e qualidades de animais, sem contar as espécies desconhecidas que, devido à atividade humana, podem ser destruídas antes mesmo de serem catalogadas. 4 Entre chapadas e vales, com uma vegetação que vai do campo seco às matas de galeria, o Cerrado se estende por uma vastidão de 2 milhões de km², ocupando um quarto do território nacional. Em linha reta, atravessa mais de km de Leste para Oeste e mais de km de Norte a Sul, no centro do Brasil. Com toda a sua exuberância, entre águas cristalinas, flores e céus azuis, esta é a paisagem dominante nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Piauí e Distrito Federal, além de ser encontrado também em trechos de outros sete estados brasileiros. Pouco alterado até a década de 1950, o Cerrado vive atualmente forte descaracterização. O jardim das árvores tortas está se convertendo rapidamente em mares de soja, algodão, trigo e em pastagens para crescentes rebanhos de gado. Ameaçado pela expansão desordenada da fronteira agrícola, que já ocupa quase 50% da região, o Cerrado possui até agora menos de 2% da sua área protegida por unidades de conservação, como parques nacionais e reservas biológicas. Mais do que sua exuberante biodiversidade, a atual devastação põe em risco uma região que é o berço das águas das principais bacias hidrográficas brasileiras, além de base da sobrevivência cultural e material de um sem-número de habitantes, que têm no uso dos seus recursos a fonte de sua subsistência.

7 5

8 Produção Sustentável, uma estratégia de conservação Donald Sawyer 1 Pressionada pela velocidade com que a paisagem do Cerrado vem se convertendo em áreas com finalidades agrícolas, a sociedade brasileira começa a discutir estratégias para conservá-lo. A solução clássica tem sido criar áreas protegidas federais, estaduais, municipais e particulares. Essa solução, além de cara, isoladamente tem-se mostrado ineficaz. Afinal, exige fiscalização constante e conserva apenas as partes mais expressivas de determinada região. Na última década, essa visão tem se ampliado, de forma a considerar as unidades de conservação e seu entorno. Procurando tornar parceiras as populações que vivem nos arredores, tem-se empreendido uma série de iniciativas, que incluem educação ambiental, convite à gestão compartilhada, implantação de corredores de biodiversidade e apoio a atividades produtivas sustentáveis. Mesmo assim, essas estratégias continuam focalizando espaços geográficos restritos numa realidade de rápida descaracterização do Cerrado. 6 Como se sabe, nesse bioma vivem comunidades extrativistas, indígenas, quilombolas e de pequenos produtores agroextrativistas, dentre outras que têm efetivamente conservado grandes áreas naturais por gerações e gerações. Para essas populações é vital manter em pé a fonte do seu sustento. As quebradeiras de coco babaçu, por exemplo, em sua tarefa diária de coleta, vigiam essas palmeiras e impedem a sua derrubada. A expansão da fronteira agrícola é antagônica à atividade extrativa, uma vez que necessita da substituição completa da cobertura vegetal. Por isso, a pequena produção familiar e o extrativismo são, por excelência, aliados da conservação e celebram a diversidade da vida no Cerrado. Mais do que formas diferenciadas de uso do solo, são práticas culturalmente enraizadas nas quais estão contidos conhecimentos sobre os recursos da fauna e da flora. 1 Diretor do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), que responde pela Secretaria Técnico-Administrativa do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-Ecos).

9 Os saberes tradicionais são produzidos de forma coletiva, com base em ampla troca de informações, e transmitidos oralmente através das gerações. Junto ao acervo de plantas, animais e minerais coexistem processos comprovados pela tradição de uso desses recursos. Isso constitui um patrimônio cultural e científico de grande relevância que precisa ser igualmente conservado. Estimular e valorizar o uso sustentável da sociobiodiversidade do Cerrado constitui, portanto, estratégia fundamental. O Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-Ecos) tem se dedicado a apoiar iniciativas de conservação voltadas para o desenvolvimento de meios de vida sustentáveis no bioma. Por meios de vida sustentáveis entendem-se as formas de produção e de geração de renda capazes de conciliar a conservação ambiental, o desenvolvimento socialmente eqüitativo e a revalorização cultural do conhecimento tradicional. Além de beneficiar diretamente as populações pobres e marginalizadas, a concretização de meios de vida sustentáveis estimula a permanência dos pequenos produtores agroextrativistas no campo, criando-se uma situação alternativa à tradicional migração para as cidades ou para novas fronteiras agrícolas. Essas populações tendem a se tornar guardiãs do Cerrado, porque são as primeiras a sofrer os impactos da sua degradação. Em seus dez anos de atividades no bioma, o PPP- Ecos apoiou 156 projetos ecossociais, que combinam a conservação de ecossistemas e a geração de renda monetária e não-monetária, para alcançar maior qualidade de vida e segurança alimentar e nutricional. Cerca de cem dessas iniciativas dizem respeito a produção e comercialização de produtos agrícolas e extrativos. Uma das lições aprendidas pelo PPP-Ecos refere-se à necessidade de facilitar a comercialização da produção agroextrativista, como forma de estimular a sustentabilidade econômica das atividades apoiadas. Alguns produtos gerados em 20 desses projetos cresceram em importância nas localidades em que estão inseridos e chegam a esta publicação com o objetivo de ganhar mercados mais longínquos. Representam uma pequena vitrine das possibilidades que o Cerrado tem a oferecer. Trata-se de uma primeira iniciativa de divulgação desses produtos. Esperamos que sirvam para encorajar outros empreendimentos a percorrerem o mesmo caminho, em busca de um modelo mais sustentável para o Cerrado, com aumento da renda, profissionalização das organizações de pequenos produtores e, especialmente, ampliação dos espaços protegidos. Projetos apoiados pelo PPP-Ecos ( ) 7

10 Os produtos deste catálogo trazem consigo cores, sabores, Um lugar ao sol para os empreendimentos comunitários Sérgio Henrique Guimarães 1 texturas, aromas regionais que os tornam diferenciados. Têm uma cara, uma identidade, uma história. Provêm de determinado lugar, foram feitos por determinadas pessoas, representam algum tipo de cultura, conhecimento e organização social. Ao comprá-los, o consumidor ou a consumidora contribui com a conservação do Cerrado, o fortalecimento de comunidades rurais, a organização das mulheres, a eliminação do trabalho infantil, a distribuição justa da renda gerada. Além de ter a garantia de que está consumindo produtos de origem comprovada, que utilizam recursos naturais de forma sustentável. Os alimentos são extraídos diretamente da natureza ou cultivados em sistemas agrícolas não agressivos ao meio ambiente e que mantêm a biodiversidade. As formas de processamento são simples e apoiadas em controle sanitário 8 rigoroso. As flores e outros elementos que compõem as 1 Coordenador-executivo do Instituto Centro de Vida (ICV) e representante das organizações da sociedade civil do Centro- Oeste no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

11 peças artesanais aqui expostas foram extraídos de acordo com critérios técnicos para não causar impactos ao meio ambiente. Para chegar a este catálogo, algumas iniciativas tiveram que romper fortes barreiras impostas a produtos originários de comunidades tradicionais. Algumas delas referem-se às exigências típicas do mercado: padronização, embalagens, cadastros, licenças e toda documentação necessária. Algumas dessas normas inexplicavelmente ainda são as mesmas exigidas para empreendimentos convencionais e precisam urgentemente adequar-se a realidades diferenciadas. Enfim, são iniciativas pioneiras, que trazem para o mercado produtos com forte conteúdo socioambiental. Tais como essas, existem inúmeras outras iniciativas à espera de oportunidade. Produtos existem. Mas a maioria das comunidades apoiadas pelo PPP-Ecos ainda precisa aprender a organizar a produção, a aprimorar a capacidade técnica e a desenvolver a gestão dos negócios. A realização deste catálogo tem o propósito de abrir as portas do mercado para essas iniciativas. Apenas no Centro- Oeste há vinte milhões de pessoas vivendo nas cidades. Muitas delas conhecem e apreciam os produtos aqui expostos, além de estarem suficientemente convencidas da necessidade urgente de conservar o que resta do Cerrado. Trata-se de uma oportunidade de negócios ímpar para aqueles setores do empresariado que estão cada vez mais sensíveis para seu papel no desenvolvimento sustentável do País. Gente que acredita no crescimento econômico em harmonia com o meio ambiente, com geração de riquezas também para as populações menos favorecidas. Gente que olha o presente e o futuro e enxerga a importância de se criar oportunidades para que esses fornecedores diferenciados possam aprimorar cada vez mais a sua capacidade produtiva e continuar com sua identidade cultural, vivendo em harmonia com os ciclos da vida e contribuindo com a conservação do Cerrado que, no fundo, é também a de todos nós. 9

12 10 Produtos

13 11

14 Artesanato Tecelagem Lã de carneiro tingida com pigmentos naturais do Cerrado. Fios de anafaia, um subproduto do bicho da seda. Fibras extraídas de palmeiras nativas, da taboa, das palhas de milho, arroz, bananeira. Sementes da flora local para decorar. Esses são os ingredientes que as mãos habilidosas das tecelãs do Assentamento Andalucia, em Mato Grosso do Sul, transformam em peças originais. Passadeiras em fibras vegetais (milho, taboa, bananeira) e barbante Bolsa de mão com fibra vegetal de milho e barbante 12 Bolsas com alça em barbante colorido Tapete em barbante colorido nas cores marinho e azul, 47cm X 98cm

15 Porta-copos, compostos por seis peças em fibra vegetal (milho, taboa ou rami) e lã de carneiro tingida ou barbante Cachecol em fios diversos nas cores pink, verde, vermelho, mostarda, ferrugem e branco com rosa Chapéu feito em barbante e tecido Jogos americanos, compostos de quatro peças de 35cm X 40cm, em fibras vegetais (palha de arroz ou de milho) e barbante 13 Centros de mesa em fibras vegetais (arroz ou milho) e barbante Manta de sofá, 100cm X 248cm, em lã de carneiro tingida com pigmentos naturais As atividades na Oficina de Tecelagem de Andalucia beneficiam diretamente 20 mulheres. Mais do que peças tecidas para gerar renda, os produtos da Oficina criam sonhos, auto-estima e uma vida nova para essas mulheres e suas famílias. As tecelãs, que não conheciam a arte de tecer, hoje capacitam outros grupos dentro e fora do Mato Grosso do Sul.

16 Artesanato Capim dourado A comparação com o ouro é inevitável. O capim dourado chama atenção no campo e nas peças tecidas pelas artesãs de comunidades remanescentes de quilombos do Jalapão, em Tocantins. Nas mãos experientes dessas mulheres, a haste do capim dourado, tecida com a seda das fibras de buriti, transforma-se em objetos que primam pelas formas arredondadas e pelo brilho farto. Prendedores de cabelo Chaveiro Chapéu 14 Pulseiras Bolsa

17 Mandala grande Caixas redondas com tampa Pratos e fruteiras 15 Mandalas em tamanhos grande e pequeno As peças artesanais representam uma tradição transmitida de mães para filhas há quatro gerações e constituem a principal fonte de sustento para 22 comunidades que vivem dentro do Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins. O extrativismo, desde que praticado de acordo com planos de manejo, constitui uma alternativa de conservação dos campos úmidos, próximos às veredas, onde viceja esse capim. Critérios para a sua exploração sustentável têm sido estudados por universidades e organizações não-governamentais.

18 Artesanato Sempre-vivas De Diamantina para o resto do mundo. Esse é o destino das inúmeras espécies de sempre-vivas, flores que crescem nos solos pedregosos das montanhas de Minas Gerais. Guirlanda de fibras e flores 16 No mercado, as sempre-vivas são valiosas. Mas a sua comercialização está diminuindo. A pressão da coleta, das patas do gado e do fogo faz com que seja preciso andar mais e mais para encontrá-las. O risco de extinção significa perigo para os meios de vida das populações que se baseiam na coleta dessas flores. A Ong Terra Brasilis deu o sinal de alerta. E do alerta nasceu um projeto para conservar as flores e a população que vive da sempre-viva. Vasinho adornado com outras flores silvestres Vasinho de mesa com flores sobre madeira nativa

19 Luminária 17 Árvore de flores em pendão sobre madeira nativa Arranjo de mesa grande Nos arredores do Parque Nacional das Sempre-vivas, famílias de coletores capacitaram-se para se tornar artesãs e empreendedoras. Com o aumento da renda veio o compromisso de produzir apenas com manejo racional das flores. Isso significa trabalhar com espécies que florescem mais de uma vez por ano, não coletar flores ameaçadas de extinção, utilizar matéria-prima natural e de fácil acesso para a comunidade. O resultado são os arranjos florais que conquistaram Belo Horizonte e agora se preparam para conquistar o Brasil.

20 Artesanato Frutos, flores e sementes Da observação da natureza surgem essas brincadeiras visuais. São flores, folhas, sementes, cipós, que, juntos, compõem arranjos florais, brinquedos e adereços diversos. Porta-chaves em madeira, enfeitado com flores e sementes do cerrado Esses passatempos, realizados com as crianças nas portas das casas depois do trabalho formal, agora começam a ganhar as feiras e os mercados locais. Arranjo de mesa feito com cápsulas de sementes e flores 18 Ratinho feito com cápsulas de sementes e folhas Brinquedo em cabaça, arame e barbante colorido

21 Miniatura de bicicleta em madeira e cipó Vassourinha em fibras do cerrado Arranjo de folhas e flores secas, presas por arame Caixa feita com fibra de bananeira 19 Ave feita com flores secas, folhas e fibras do cerrado Para as mulheres que participam do Centro de Tecnologia Agroecológica de Pequenos Agricultores (Agrotec), essa é uma das formas de realizar o aproveitamento dos recursos da biodiversidade do Cerrado goiano. Um trabalho que se transforma em fonte de renda e em educação ambiental.

22 Alimentos Baru Nas manchas de terras férteis do Cerrado, lá está o baru, conhecido também como cumbaru, barujó, feijãococo, castanha-de-burro, pau-cumaru e imburana-brava. Tal como o nome, em cada lugar se conhece um uso diferente para essa planta. Granola com baru, mel e gergelim Embalagem de 300g Granola com castanha de baru e mel Embalagem de 300g Árvore leguminosa de copas amplas, do baruzeiro muito se aproveita. 20 A polpa do fruto, adocicada, é comestível e muito apreciada também pela fauna. Energética, rica em proteínas e sais minerais, a castanha representa alternativa para a segurança alimentar. Pode ser comida tostada ou enriquecer a composição de produtos, como granola, biscoitos e doces. O óleo extraído da amêndoa possui propriedades medicinais. Da casca do fruto se faz carvão, poupando, dessa forma, a derrubada de árvores. Coockies de baru e mel Embalagem de 250g Coockies de baru mel e gergelim Embalagem de 250g Farinha de baru Embalagem de 300g Carvão de casca de baru. Produto certificado. Embalagem de 4kg

23 Castanha de baru Promessa de Futuro Embalagem de 50g Castanha de baru tostada Agrotec Embalagem de 100g Óleo de baru Agrotec Castanha de baru tostada com sal Empório do Cerrado Embalagem de 35g 21 Castanha de baru tostada com sal Empório do Cerrado Embalagem de 180g Castanha de baru Cenesc Embalagens de 50g e de 250g Pela sua versatilidade, o baru tornou-se uma espécie de carro-chefe de muitas iniciativas econômicas de pequenos produtores nos estados de Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal e Minas Gerais. Aqui estão produtos de pelo menos quatro delas: Promessa de Futuro, Agrotec, Empório do Cerrado e Cenesc.

24 Alimentos Pequi 22 O fruto do pequi (Caryocar brasiliense) tem uma verdadeira história de amor com a culinária goiana e sua fama estende-se por todo o Centro-Oeste. O forte sabor e o inconfundível aroma fazem a glória dos pratos típicos da região, como a galinhada com pequi. Propriedades medicinais não lhe faltam. É rico em vitaminas A, C e E, em sais minerais, como fósforo, potássio e magnésio. Combate a formação de radicais livres no corpo, prevenindo tumores e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O poeta cearense Patativa do Assaré chegou até mesmo a associar o pequi ao fruto proibido, por suas supostas propriedades afrodisíacas. Pequi desidratado em lascas Agrotec Pequi desidratado pulverizado Agrotec Óleo de pequi Grande Sertão Conserva de polpa de pequi Japonvar

25 Mesocarpo de babaçu Bio Nutri Alimentos Babaçu e macaúba Sabonete Babaçu Livre, de óleo de babaçu, sacarose e mel Embalagem de 90g Óleo de babaçu filtrado Óleo de macaúba No Cerrado, duas palmeiras se destacam pela sua importância socioambiental: o babaçu (Orbignya phalerata Martius) e a macaúba (Acrocomia aculeata). Ao norte, os babaçuais fazem a transição com a floresta amazônica. Embaixo de suas copas, milhares de famílias vivem da extração e da quebra do coco babaçu nos estados de Tocantins, Maranhão e Piauí. Da amêndoa do babaçu se extrai óleo, que tem 68 diferentes aplicações industriais, entre elas o biodiesel. A torta gerada com a prensagem do óleo constitui alimento rico para os animais. O mesocarpo é nutritivo e medicinal. As cascas transformamse em carvão. As matas de macaúba dominam o cenário do norte de Minas Gerais e acenam com possibilidades de geração de renda para as famílias extrativistas. O óleo, extraído da polpa e da amêndoa, tem diferentes empregos: o das amêndoas, é fino e comparável ao azeite de oliva; e, quando prensado da polpa, constitui importante elemento do biodiesel. 23 Os produtos Bio Nutri e Babaçu Livre são comercializados pela Associação em Áreas de Assentamento do Estado do Maranhão (Assema). Assim como a Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (Asmubip), a Assema também se dedica à produção e à comercialização do óleo de babaçu. Já o óleo de macaúba é produzido pela comunidade de Riacho D Anta, em Minas Gerais, e comercializado pela Cooperativa Grande Sertão.

26 Alimentos Mel A abundância de flores do Cerrado é um convite à criação de abelhas. Sejam nativas, sejam africanizadas, motivos não faltam para criá-las. A presença de abelhas revela promessa de colheita farta e mais opções de alimentos à mesa. Traz a necessidade de conservar a vegetação nativa e maiores possibilidades de renda extra. Méis de abelhas nativas uruçu e tiúba em embalagens de 235g, comercializados pela Amavida 24 Por isso, muitas entidades apostam na produção de mel. E o resultado são criações cada vez mais profissionalizadas, com aprimoramento das técnicas de manejo, extração, envasamento e comercialização. Alguns méis chegam mesmo a conquistar mercado externo e a obter certificação internacional. Sachês de mel Bom Sem Base em embalagens de 200g, produzidos pelo Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV) Mel do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Araguatins. Embalagens de 500g e 1Kg

27 Mel do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Turmalina, comercializado pelo Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica embalagens de 500g, 1Kg e em bisnagas de 250g Mel dos produtores da Abipa em embalagens de 500g e 1kg 25 Mel de flores silvestres produzido pela ATIX e certificado pelo Instituto Biodinâmico (IBD). Embalagens de 500g Mel da Agrotec em embalagem de 200ml O crescente aumento de conhecimento sobre como criar abelhas nativas tem estimulado os produtores a migrarem do manejo das africanizadas para as indígenas. O fato de não possuírem ferrão facilita o manejo das nativas e torna a atividade mais lucrativa, pois dispensa o uso de equipamentos sofisticados. Com a vantagem de que o mel das nativas, por ser mais raro, obtém melhores preços no mercado.

28 26 Alimentos Polpas, sucos e frutas desidratadas É por meio das polpas que o sabor e a textura dos frutos do Cerrado chegam à mesa de quem mora nas cidades. Umbu, cajá, coquinho azedo, mangaba e dezenas de outras plantas transformam-se em sucos que emprestam sabor e nutrição ao dia-a-dia. Produzidos em fábricas modernas, dentro de estritas normas de higiene e sem aditivos químicos, as polpas representam saúde, que a Cooperativa Grande Sertão e a FrutaSã fazem questão de garantir. Esses empreendimentos têm finalidade social e de defesa do meio ambiente. Garantem trabalho e renda para populações indígenas e extrativistas e, ao mesmo tempo contribuem para preservar uma das mais ricas e belas paisagens: os Cerrados do Brasil Central. Polpa de cagaita e umbu Grande Sertão. A Cooperativa produz também polpas de araçá, cajá, coquinho azedo, mangaba, maracujá nativo, panã, serigüela, tamarindo, acerola, abacaxi, caju, goiaba, manga e maracujá. Embalagens de 100g Polpas FrutaSã nos sabores murici, juçara (açaí do Cerrado), cajá, bacuri, cupuaçu, buriti, tamarindo, caju, abacaxi, goiaba, manga e maracujá. Embalagens contêm quatro pacotes de 100g

29 Frutas desidratadas da Agrotec: banana, abacaxi, mamão, caju-do-campo em embalagens de 100g Frutas desidratadas Bom Sem Base: manga, abacaxi e banana em embalagens de 100g 27 Suco de maracujá Pé de Serra. Garrafa de 300ml As frutas desidratadas representam estratégias inteligentes de aproveitamento da grande luminosidade do Cerrado na conservação dos alimentos. O Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica, com a marca Bom Sem Base, e a Agrotec detêm grande conhecimento nos processos de secagem de frutas.

30 Alimentos Conservas, geléias e doces 28 O que era uma estratégia de aproveitamento dos alimentos durante a safra está se transformando cada vez mais em opção de renda. A produção de doces, compotas, geléias e diferentes tipos de conservas salgadas é caseira, artesanal. Algumas receitas aproveitam os sabores e os saberes do Cerrado no trato com frutas como cagaita, mangaba, murici, buriti. Outras utilizam alimentos comuns, de horta e quintal, mas com um diferencial: são cultivados de acordo com técnicas que conservam os solos, sem agrotóxicos, de forma consorciada com outras plantas nativas, em sistemas agroflorestais. Picles Promessa de Futuro: cebola, abóbora inteira e abóbora em rodela, milho, vagem, pepino. Embalagens de 250g Chutney Promessa de Futuro nos sabores manga e banana. Embalagens de 250g Conserva de legumes Pé de Serra. Vidro de 500g

31 Geléias Promessa de Futuro: hibiscus com canela, hibiscus com cenoura, hibiscus com pétala, hibiscus, cagaita, manga, jabuticaba e tangerina. Embalagens de 250g Geléia de limão Pé de Serra. Embalagem de 250g 29 Geléias Chico Fulô de cagaita e buriti Embalagem de 250g Doces de buriti e pequi Chico Fulô. Embalagem de 500g A Associação de Desenvolvimento Comunitário de Caxambu responde pela linha de produtos Promessa de Futuro. A marca Chico Fulô é do Movimento do Graal, de Buritizeiro/MG. E a Fundação Neotrópica desenvolve sua linha de produtos com o nome Pé de Serra. As três marcas comercializam produtos sem conservantes e outros aditivos prejudiciais à saúde.

32 Alimentos Chás, condimentos e produtos diversos Chá passiflora mix Agrotec. Embalagem de 25g Das hortas, dos pomares e das roças das famílias de pequenos agricultores sai grande diversidade de alimentos, chás, temperos, óleos essenciais e outros produtos. Essas miudezas dos arredores das moradias garantem renda para as famílias e trazem produtos de procedência garantida para quem os compra. Condimento alecrim Agrotec Chá de hibiscus Promessa de Futuro. Embalagem de 50g Chá melissa Agrotec Condimento tomilho Agrotec 30 Chá de menta Agrotec. Embalagem de 25g Condimento sálvia Agrotec Condimentos açafrão e pimenta moída Agrotec

33 Licor de tangerina Chico Fulô. Garrafa de 300ml Farinha de mandioca Promessa de Futuro. Embalagem de 500g Paçoca de carne de queixada Agrotec Farinha de jatobá Agrotec. Embalagem de 100g Feijão azuki Promessa de Futuro. Embalagem de 500g 31 Açúcar mascavo Bom Sem Base 1kg Óleos de gergelim e gergelim com ervas Agrotec A Agrotec produz uma linha de chás compostos, temperos e óleos essenciais, além de farinha de jatobá. Da sua criação de animais silvestres saem receitas curiosas, como a paçoca de carne de queixada. A Promessa de Futuro investe em chás, na farinha de mandioca e no feijão azuki. A Bom Sem Base aposta no mercado diferenciado do açúcar mascavo. A Chico Fulô resgata a receita de licor de tangerina.

34 32 Organizações de produtores

35 33

36 Abipa Em busca de reforço na comercialização Contato: Av. Vila Nova, 2645 Axixá do Tocantins TO CEP Tel.: (63) / A Associação dos Apicultores do Bico do Papagaio foi fundada em 1990 com o objetivo de gerar uma opção de renda, por meio da criação de abelhas, para os produtores do norte de Tocantins. A Abipa tem sede em Axixá e conta com cerca de 40 associados. A organização produz mel de apis melifera e dedica-se também à fabricação de caixas de abelha e cera em lâmina. Possui, ainda, uma produção ainda incipiente de própolis e de geléia real e inicia-se na produção de mel de abelhas nativas. Com apoio do PPP-Ecos, a Abipa expandiu a produção de mel, que hoje chega a 3 toneladas por ano. Esse volume é comercializado com a marca Mel das Flores em âmbitos local e regional em potes plásticos de 1kg e de 500g e também em sachês. Entre os planos da entidade estão a construção da Casa do Mel e de entrepostos de mel nos municípios de Grotão e Buriti, no Pará, como forma de aprimoramento da comercialização. 34 Contato: Av. Dep. José de Assis, s/nº Centro Diorama GO CEP Tel.: (64) agrotec@persogo.com.br Agrotec Valorizando os sistemas integrados de produção Numa área piloto de 125 hectares, o Centro de Tecnologia Agroecológica de Pequenos Agricultores (Agrotec) realiza desde o início dos anos 1990 uma experiência inédita de aproveitamento dos recursos da biodiversidade do Cerrado nos arredores de Diorama, Goiás. Com o máximo de conservação do ambiente natural, as atividades envolvem 21 famílias e utilizam menos de 25% de toda a área. A entidade aposta na diversificação dos produtos ofertados ao mercado. Desenvolve trabalhos na linha de coleta, cultivo e desidratação solar de frutas, plantas medicinais, chás e condimentos; criação, processamento e comercialização de animais silvestres, como queixada, cateto, ema, capivara e tartaruga; extração de óleos de espécies do cerrado, como baru e pequi; produção de artesanato a partir de sementes, folhas e flores secas. Além disso, está investindo no ecoturismo como fonte de renda e de educação ambiental. Pela sua capacidade de inovar, o projeto já recebeu três apoios do PPP e as experiências que desenvolve têm sido replicadas em outras comunidades, associações e cooperativas de pequenos produtores. Contato: Amavida Tel.: (98) amavida@amavida.com.br Site: Amavida Em defesa das abelhas nativas O Projeto Meliponicultura como uma Prática para o Uso Sustentável do Cerrado integra um amplo programa desenvolvido pela Ong Associação Maranhense para a Conservação da Natureza (Amavida) destinado à conservação das populações de abelhas nativas. As atividades envolvem o incentivo à criação de abelhas sem ferrão, a defesa das matas ciliares e dos cursos d água e o encorajamento a práticas de agricultura sustentável pela população rural em áreas de Cerrado e Caatinga. A Amavida considera que as abelhas nativas, como eficazes polinizadoras das plantas regionais, garantem os ciclos de reprodução das espécies e, por conseguinte, a recomposição dos ecossistemas regionais maranhenses, já bastante comprometidos pela ação humana. Ao mesmo tempo, podem representar uma oportunidade de melhoria da qualidade alimentar das culturas de subsistência, principalmente as frutíferas e as hortaliças. Implementado em oito comunidades rurais, numa área de aproximadamente 800 mil hectares, o projeto tem como meta triplicar em dois anos a renda familiar das famílias envolvidas. Em 2003, o Projeto Abelhas Nativas recebeu o Prêmio Ambiental Von Martius e em sua segunda fase (2005) pretende expandir-se para outras 24 comunidades.

37 Cooperjap A força do extrativismo do pequi Japonvar, no norte de Minas Gerais, orgulha-se de ser a capital nacional do pequi. Nas matas da região, além da grande quantidade de pequizeiros, encontram-se condições propícias para a produção de frutos superiores em qualidade da polpa, textura, coloração e sabor. Antigamente todo o pequi era extraído e comercializado in natura. Visando valorizar e diversificar a produção, a Cooperativa dos Produtores Rurais e Catadores de Pequi (Cooperjap) está produzindo pequi em conserva. Cerca de 250 famílias, em 30 organizações de produtores, entre elas a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Cabeceira do Mangaí (Aprocam) participam do empreendimento e processaram o pequi em núcleos comunitários de despolpa. Com isso, o extrativismo está se transformando na principal fonte de renda dos produtores locais. Os produtos têm uma grande aceitação no mercado e estuda-se a exportação para Estados Unidos e Alemanha. Contato: Cooperativa dos Produtores Ruais e Catadores de Pequi (Cooperjap) Tel.: (38) / 9307 (Adilson) cooperjap@ig.com.br Asmubip Valorizando os babaçuais do norte de Tocantins A Associação Regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (Asmubip) nasceu em 1992 como forma de preservar o meio de vida das quebradeiras de coco babaçu (Orbignya phalerata Martius), uma luta intimamente relacionada à conservação dos babaçuais. A Asmubip conta com aproximadamente 850 associadas em 45 núcleos de 11 municípios da região. Além da produção e da comercialização do coco babaçu e de seus derivados, a Asmubip desenvolve trabalhos relacionados a conscientização da mulher, formação de lideranças, saúde reprodutiva e preservação ambiental. Por causa desse trabalho, a Asmubip tornou-se referência para a região. Integrando redes e atuando em articulação com instituições representativas de populações extrativistas, as quebradeiras de coco já conseguiram importantes vitórias, como a valorização do babaçual em pé, a criação de reservas extrativistas nos estados do Maranhão, Tocantins e sul do Pará e a ampliação de mercado para os produtos do babaçu. Consumir e divulgar os produtos da Asmubip é um jeito de apoiar o trabalho das quebradeiras de coco e ajudar a preservar os babaçuais do Bico do Papagaio. Contato: Sede: Av. Goiás, 320 Augustinópolis TO CEP Usina: R. Osvaldo Cruz, 501 São Miguel do Tocantins TO CEP Tel./Fax: asmubip@cultura.com.br 35 Associação Capim Dourado De mãe para filha, a arte de tecer em palha A Associação Capim Dourado foi criada em 2000 por um grupo de artesãs do Povoado de Mumbuca, em Mateiros, Tocantins. O objetivo da associação é manejar o capim dourado (Syngonanthus nintens), além de organizar e estimular a comercialização do artesanato, que constitui a principal fonte de renda das comunidades residentes no interior do Parque Estadual do Jalapão. Com o Projeto Certificação do Artesanato do Povoado de Mumbuca, apoiado pelo PPP- Ecos, a associação pretende atestar a qualidade e a origem dos produtos do capim dourado, por meio do fortalecimento das técnicas produtivas dos artesãos e artesãs de Mumbuca, visando à sua melhor inserção no mercado. Além disso, a associação pretende tornar a área em que vivem as 22 comunidades, hoje transformada em Parque Estadual, em Reserva de Desenvolvimento Sustentável, como forma de manter a identidade cultural das comunidades tradicionais econtinuar promovendo a conservação do Cerrado no entorno do Parque Estadual. Contato: Associação Capim Dourado Povoado de Mumbuca Jalapão Mateiros TO CEP Tel.: (63) (recados para Doutora)

38 Associação de Desenvolvimento Comunitário de Caxambu Promessa de Futuro para a comercialização O feliz encontro entre uma médica sanitarista e um grupo de mulheres do povoado de Caxambu, na zona rural de Pirenópolis/GO, deu origem, em 1988, a essa entidade. Ligadas pelo interesse em melhorar as condições de saúde no local, as mulheres começaram a produzir hortaliças e outras culturas com o objetivo de aumentar e diversificar a oferta de alimentos para suas famílias. Junto com o cultivo orgânico de alimentos surgiram técnicas de cuidado com os solos, como o plantio direto e a rotação de culturas, e o resgate de variedades tradicionais de arroz, fava, milho, feijão e de outras plantas nativas. A entidade passou a dedicar-se à coleta de baru, caju e cagaita, produzindo doces, geléias e castanhas torradas. Contato: Tel: (62) (Elias) (62) (Edna) (62) (recado com Kátia) Atualmente, com a marca Promessa de Futuro, a associação produz e comercializa em âmbito local uma grande variedade de produtos: conservas, doces, picles, chutney, diversos tipos de chás e vários outros produtos agrícolas, como feijão azuki e gergelim. Tudo com a qualidade dos produtos sem uso de agrotóxicos. Agora, o desafio da Promessa de Futuro é ganhar novos espaços na comercialização. 36 Contato: Telefax: (66) atix@brturbo.com.br Atix Guardiã do Parque Indígena do Xingu Em seus nove anos de existência, a Associação Terra Indígena Xingu (Atix) tem atuação de destaque no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, especialmente no que se refere à proteção das fronteiras do parque, e em ações de saneamento e educação. Isso lhe confere grande representatividade entre as 14 etnias que habitam a região, distribuídas em 49 aldeias e postos, e que falam diferentes idiomas. Até meados da década de 1980, os habitantes do parque viviam praticamente isolados do mundo exterior, contando apenas com a presença da Funai. A partir da construção das rodovias BR-163 e BR-158 e com a chegada de projetos agropecuários e de colonização, os índios se deram conta da vulnerabilidade do seu território e da ameaça aos seus recursos naturais, o que motivou a criação da Atix. Com a busca de alternativas econômicas, como a apicultura, o objetivo da Atix é ampliar a autonomia política e gerencial das comunidades do Parque, em ações que contam com a parceria do Instituto Socioambiental (ISA). Além do mel, os índios do Xingu dedicam-se ao artesanato e à extração de óleos vegetais. A região onde se situa o PIX é abundante em floradas, o que garante alta qualidade ao mel e conferiu ao produto condições de receber certificação internacional do Instituto Biodinâmico. Contato: Rua São Pedro, 43 Bairro Campo - CEP Turmalina - MG Tel.: (38) / cav@ligbr.com.br Site: Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica Difusão de sistemas agroflorestais no norte de Minas A marca Bom Sem Base responde à necessidade do CAV de comercializar os produtos oriundos das ações da entidade, voltadas para o desenvolvimento de técnicas agrícolas familiares sustentáveis. Criado em 1994 e sediado em Turmalina, no norte de Minas Gerais, o CAV tem abrangência comunitária e regional, atuando na difusão de tecnologias de agrossilvicultura, na recuperação ambiental e na preservação de nascentes, na produção de sistemas agroflorestais e no beneficiamento e comercialização de frutas desidratadas, mel e derivados de cana-de-açúcar, como a cachaça e o açúcar mascavo. Com apoio do PPP-Ecos, a entidade encarregou-se de realizar a difusão dos sistemas agroflorestais em pequenas propriedades no alto vale do Jequitinhonha. Possui viveiros para a produção de mudas, trabalha no desenvolvimento dos produtos da apicultura e da cana orgânica com instituições de pesquisa de Minas.

39 Cedac Pelo desenvolvimento rural sustentável Empório do Cerrado é a marca criada para dar identidade aos produtos da Rede de Comercialização Solidária de Agricultores Familiares e Extrativistas do Cerrado, que reúne famílias agroextrativistas, pescadores, vazanteiros e guias turísticos de Goiás, Bahia e Minas Gerais. Por meio de uma cooperativa, esses produtores estão melhorando a sua condição de vida com base no resgate de práticas tradicionais de aproveitamento de produtos da biodiversidade local, aliado à garantia de qualidade nutricional, sanitária e conservacionista. O baru é o carro-chefe de uma extensa linha de produtos que utiliza como matéria-prima pequi, gergelim, fava-d anta, buriti, macaúba, babaçu e inajá. A Rede conta com a assessoria do Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado (Cedac), uma organização não-governamental que tem por objetivo implementar estratégias capazes de promover e assegurar o protagonismo da população agroextrativista no desenvolvimento rural sustentável. O trabalho da Rede é orientado por princípios, tais como o respeito ao Cerrado, com eliminação da queimadas e extração controlada dos frutos; a gestão coletiva do empreendimento com divisão dos lucros; a erradicação do trabalho infantil e a valorização do trabalho da mulher; a valorização do conhecimento tradicional; e a permanência das famílias no meio rural. Contato: CEDAC R. C 233, no 820 Nova Suíça Goiânia GO Tel.: (62) / Fax: (62) cedac@cedac-ong.org.br Coopcerrado Tel.: (62) rede@emporiodocerrado.org.br Cenesc Agregando valor ao baru O Centro de Estudos e Exploração Sustentável do Cerrado (Cenesc) tem como objetivo desenvolver e disseminar tecnologias apropriadas para o uso sustentável do Cerrado. Por meio do Projeto Baru, desenvolvido em parceria com a Fundação Pró-Natureza (Funatura), o Cenesc está gerenciando uma fábrica de beneficiamento de frutos do Cerrado em Pirenópolis/GO. A proposta é reunir a produção de extrativistas, assentados, pequenos proprietários e diversificar a linha de produtos do baru, que é uma das plantas mais promissoras do Cerrado. Atualmente, a fábrica beneficia castanha de baru e em breve estará produzindo farinha da polpa, artesanato e carvão, com os resíduos do fruto. Além dos trabalhadores rurais e dos pequenos produtores, a iniciativa envolve ambientalistas, pesquisadores e demais interessados em experimentar e implementar técnicas de uso sustentável dos recursos naturais do Cerrado, com agregação de valor, geração de renda e melhoria da qualidade de vida das populações envolvidas. Contato: Cenesc Caixa Postal Pirenópolis GO Telefax: (62) cenesc@brturbo.com.br 37 Ecoa Novos meios de vida no assentamento A Oficina de Tecelagem Andalucia foi instalada como parte do Projeto Produção Sustentável e Capacitação no Assentamento Andalucia, apoiado pelo PPP-Ecos. Trata-se de uma iniciativa da Ong Ecoa Ecologia e Ação, desenvolvida desde 2002 em conjunto com as famílias do Assentamento Andalucia, em Nioaque/MS O objetivo desse projeto é capacitar a comunidade, onde vivem 165 famílias, para que esta encontre formas diversificadas de produzir em equilíbrio com o patrimônio ambiental do Cerrado, conquistando melhor qualidade de vida. A Oficina de Tecelagem está instalada no Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação, construído no assentamento. Atualmente, as famílias estão desenvolvendo também experiências de beneficiamento de baru, jatobá e pequi. Contato: Ecoa Ecologia e Ação R. 14 de julho, 3169 Centro Campo Grande MS Telefax.: (67) rosane@riosvivos.org.br Site: Pedidos: (67) /

40 FrutaSã, Wyty-Catë e CTI Empreendimento indígena A marca FrutaSã surgiu em decorrência do Projeto Frutos do Cerrado, desenvolvido a partir de 1993 pelo Centro de Trabalho Indigenista (CTI) em parceria com a Associação Wyty-Catë das Comunidades Timbira do Tocantins e Maranhão. Seu objetivo é gerar renda para os índios e os pequenos produtores rurais, moradores do entorno das Terras Indígenas, por meio do extrativismo, do beneficiamento e da comercialização de frutas nativas do Cerrado. As polpas de frutas são processadas em Carolina/MA e comercializadas em âmbito regional. Contato: Rodovia BR-010, nº 02 Bairro Sucupira Carolina - MA Tel.: (99) / frutasa@uol.com.br Além de gerar renda, a FrutaSã promove alternativas de uso do Cerrado, visando valorizar a sua biodiversidade. Encoraja a implantação de sistemas agroflorestais, o adensamento de espécies frutíferas em pomares do entorno das aldeias, a produção de mudas para a recuperação de áreas degradadas e controle sobre o uso do fogo. A FrutaSã promove ainda parcerias com outros empreendimentos econômicos de caráter similar em Tocantins e Pará, a favor de um desenvolvimento regional ambientalmente correto, economicamente sustentável e socialmente justo. Por essas características, recebeu o Prêmio Chico Mendes de 2004, do Ministério do Meio Ambiente, conferido a iniciativas de destaque na área ambiental. 38 Contato: Movimento do Graal no Brasil Rua 21 de abril, 1393 CEP Buritizeiro - MG Tel.: (38) chicofulo@bol.com.br graalpir@interpira.com.br Movimento do Graal no Brasil Cesta biodiversa A marca Chico Fulô foi desenvolvida para a comercialização de produtos gerados nas comunidades urbanas e rurais dos municípios de Buritizeiro e Pirapora, no norte de Minas Gerais. Essas comunidades produzem uma extensa lista de itens da Cesta de Produtos do Cerrado, que dá nome ao projeto desenvolvido com apoio do PPP-Ecos. Esta lista é composta por doces, geléias, licores, polpada, doce em barra, paçoca, compotas, bombons e panetones, que utilizam em sua composição frutos do cerrado, como jatobá, murici, buriti, cabeça-de-negro, gravatá, ananás, cagaita, mangaba, umbu. O trabalho é coordenado pelo Movimento do Graal no Brasil, que tem por objetivo a construção da soberania alimentar dos pequenos produtores da agricultura familiar, além de promover a economia solidária e incentivar o uso sustentável do Cerrado. Contato: Coop. dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas Grande Sertão R. H Andersen, 400 Distrito Industrial Montes Claros MG Tel: (38) grandesertao@caa.org.br Cooperativa Grande Sertão Produtos nativos conquistam mercados de Minas A Cooperativa Grande Sertão, em Montes Claros, norte de Minas Gerais, foi criada há cerca de dois anos por 30 agricultores locais, resultado de oito anos de trabalho com o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM). A cooperativa planeja produzir cerca de 90 toneladas de polpa de fruta congelada em 2005, a partir da produção de cerca de 700 famílias agroextrativistas que vivem em 17 municípios da região. O objetivo maior é criar condições para inserir no mercado os produtos nativos da região e a produção dos pequenos agricultores. As máquinas da fábrica foram compradas com financiamento do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-Ecos) e produzem polpas de 15 sabores, sete deles nativos da região: panã, cagaita, maracujá nativo, umbu, mangaba, araçá e coquinho azedo. A linha de produtos inclui, ainda, óleo de pequi, pequi congelado, rapadurinha e mel. A produção é vendida na própria região e abastece também os restaurantes populares de Belo Horizonte. Dessa forma, a Grande Sertão gera iniciativas e oportunidades nas próprias comunidades, por meio do manejo e da otimização dos recursos agroextrativistas direcionados para a segurança alimentar e a produção comercial sustentável.

41 Minas Sempre-Viva A guinada empreendedora As sempre-vivas, flores típicas dos campos rupestres brasileiros, têm sofrido exploração descontrolada. Visando encontrar formas de conservá-las, a Fundação Serra do Cipó desenvolveu, a partir de 1998, o projeto Minas Sempre-viva. Iniciou-se, dessa forma, um trabalho com a comunidade de Galheiros, em Diamantina/MG, composta por 44 famílias coletoras, no entorno do Parque Nacional das Sempre-vivas. Em vez de apenas extraírem e venderem as plantas aos atravessadores, essas famílias começaram a produzir o seu próprio artesanato e a comercializá-lo em feiras da região e de Belo Horizonte, por meio da Associação de Artesãos Sempre Viva. Para isso, o projeto capacitou a comunidade em design, gestão de negócios e empreendedorismo. Com o visível aumento da renda familiar, os 29 associados assumiram os rumos da iniciativa e construíram a Oficina de Galheiros para a produção das peças. Contato: Tel.: (38) (Nete) (38) emeldiam@citel1.com.br (Maristela) Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu Valorizando os produtos de babaçu Desde os anos 1990, as quebradeiras de coco babaçu do Maranhão, Tocantins e Piauí estão organizadas em torno desse Movimento, cuja finalidade é garantir a proteção e a valorização dos babaçuais, os quais constituem o meio de vida de suas integrantes. Algumas das organizações das quebradeiras de coco têm desenvolvido estratégias para sobreviver de produtos derivados de babaçu, como o mesocarpo, que possuiu propriedades nutricionais e terapêuticas, e do óleo, que constitui matéria-prima para produtos cosméticos e para outras finalidades industriais. Alguns desses produtos são comercializados sob o selo Babaçu Livre, desenvolvido pela Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (Assema), uma entidade de assessoria que tem por objetivo fortalecer as famílias rurais que sobrevivem da agricultura e do extrativismo no Maranhão. O selo Babaçu Livre conta com produtos como: farinha de babaçu Bio Nutri; sabonete Babaçu Livre; frutas desidratadas Frutos da Terra; papel reciclado com fibras vegetais e tintura natural; compotas de frutas; óleo vegetal; carvão vegetal Cocal; arroz, milho, mandioca e feijão orgânicos e ecológicos. Contato: Assema Rua Ciro Rego, 218 Centro Pedreiras MA CEP Tel.: (99) / gentedefibra@assema.org.br Site: 39 Fundação Neotrópica Atividades no entorno do Parque Nacional O Projeto Qualificação e Diversificação da Produção de Alimentos pelas Mulheres dos Assentamentos Rurais do Entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena faz parte da estratégia da Fundação Neotrópica para minimizar o impacto das atividades humanas no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em Bonito, Mato Grosso do Sul. Este projeto pretende capacitar e auxiliar a população no desenvolvimento de atividades econômicas que tenham como princípio o cuidado com a natureza, com o incentivo à agroecologia e ao beneficiamento da produção, visando agregar valor aos produtos. Atualmente, sob o rótulo Pé de Serra são comercializados conservas, doces e sucos, produzidos em duas cozinhas comunitárias construídas nos assentamentos de Santa Lúcia e Guaicurus. Contato: Fundação Neotrópica Rua 2 de outubro, 165 B. Recreio Bonito - MS Telefax: (67) neotropica@fundacaoneotr opica.org.br

42 Riacho D Anta Óleo de macaúba na mesa e no carro Na comunidade de Riacho D Anta, em Montes Claros/MG, o PPP-Ecos apóia a implantação da unidade de produção de óleos, com ênfase no óleo de macaúba, palmeira abundante na região. Esse trabalho é fruto da mobilização dos produtores, assessorados pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM) e pela Cooperativa Grande Sertão. A fábrica tem capacidade para produzir 17 mil litros de óleo da polpa e litros de óleo da castanha da macaúba, além de 30 toneladas de carvão da casca do coco. Contato: Fazenda Santa Cruz Comunidade Riacho D Anta CEP Montes Claros MG Tel.: (38) (Valdomiro) O óleo da amêndoa da macaúba é comparável ao azeite de oliva em textura e possui excelente paladar. A torta da polpa serve como ração animal e a torta da semente pode ser usada na composição de granola, doces e outras formas de consumo humano. Além disso, a macaúba representa uma das plantas com melhor potencial para a produção de biodiesel, especialmente nessa região do Cerrado, marcada pela grande quantidade de palmeiras. Na comunidade de Riacho D Anta vivem cerca de 40 famílias agroextrativistas. Para que a fábrica funcione plenamente, será necessário envolver outras 62 comunidades da região no fornecimento de macaúba. Além dos óleos, a fábrica processará pequi em conserva, como forma de otimizar a estrutura e ampliar a geração de renda. 40 Contato: Projeto Abelhas do Cerrado Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araguatins R. Presidente Kennedy, Araguatins TO Tel.: (63) Sindicato de Trabalhadores Rurais de Araguatins Novas opções de renda O Sindicato de Trabalhadores Rurais de Araguatins está apostando na diversificação dos produtos desenvolvidos nessa região do Estado de Tocantins. Como fruto dos investimentos na produção de mel de abelhas africanizadas e da sua comercialização por meio do Projeto Abelhas do Cerrado, apoiado pelo PPP-Ecos, o STR investe agora na construção de um entreposto de mel, com recursos do Pronaf, envolvendo produtores de cinco assentamentos da região. Além do mel, pretende-se trabalhar com a linha de própolis, pólen e investir mais intensamente no manejo comercial de abelhas nativas, como a urucu, tiúba, jandaíra, jataí, canudo, borá, cupira e tataíra. O STR está investindo também na capacitação de mulheres para a produção de polpa de frutas e doces em pasta, utilizando-se os recursos de plantas locais, como murici, buriti, bacuri, jenipapo.

PNPCT Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais

PNPCT Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais Políticas Públicas PNPCT Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais A PNPCT reafirma a importância do conhecimento, da valorização e do respeito à diversidade

Leia mais

Design Popular do Jalapão. Manejo comunitário sustentável

Design Popular do Jalapão. Manejo comunitário sustentável Design Popular do Jalapão Manejo comunitário sustentável pôr-do-sol no Jalapão dunas da Serra do Espírito Santo - Parque Estadual do Jalapão Rio Formiga artesanato de capim dourado chegou ao Jalapão em

Leia mais

Biodiversidade, Agrobiodiversidade e Agroecologia

Biodiversidade, Agrobiodiversidade e Agroecologia Biodiversidade, Agrobiodiversidade e Agroecologia Hoje, um grande desafio para a agropecuária, principalmente em relação à inovação tecnológica, é a harmonização do setor produtivo com os princípios da

Leia mais

10 ANOS. Conte até 10 e saiba por quê.

10 ANOS. Conte até 10 e saiba por quê. 10 ANOS O Programa de Aquisição de Alimentos completou dez anos. Instituído pela Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003, o PAA tem se consolidado como um instrumento de estímulo à organização produtiva e

Leia mais

CONTEXTUALIZANDO O PPP-ECOS

CONTEXTUALIZANDO O PPP-ECOS Somando esforços locais em busca de meios de vida sustentáveis com benefícios ambientais globais: a experiência do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais PPP-ECOS Andréa Lobo Donald Sawyer Isabel Figueiredo

Leia mais

FICHA PROJETO - nº383-mapp

FICHA PROJETO - nº383-mapp FICHA PROJETO - nº383-mapp Mata Atlântica Pequeno Projeto 1) TÍTULO: Restauração da Região Serrana RJ: assistência técnica para consolidar uma rede de produtores rurais e viveiros comunitários. 2) MUNICÍPIOS

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 066-C

FICHA PROJETO - nº 066-C FICHA PROJETO - nº 066-C CONSOLIDAÇÃO Grande Projeto LOGO Instituição Parceira 1) TÍTULO: Frutos do Cerrado - Fortalecimento Organizacional e Produção Sustentável de Agricultores Extrativistas do Tocantins

Leia mais

Crescimento global da consciência socioambiental

Crescimento global da consciência socioambiental Programa de Sustentabilidade Bunge 1. Contextualização Crescimento global da consciência socioambiental Sociedade Importância do tema Estruturação e articulação das entidades civis Pressões comerciais

Leia mais

O Mercado como instrumento de conservação da Mata Atlântica. Consumo Responsável, Compromisso com a Vida!

O Mercado como instrumento de conservação da Mata Atlântica. Consumo Responsável, Compromisso com a Vida! Mercado Mata Atlântica Reserva da Biosfera da Mata Atlântica O Mercado como instrumento de conservação da Mata Atlântica Consumo Responsável, Compromisso com a Vida! Apresentação O Programa "Mercado Mata

Leia mais

PROJETO DE LEI N o 1.847, DE 2003

PROJETO DE LEI N o 1.847, DE 2003 COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE LEI N o 1.847, DE 2003 Institui o Programa Nacional de Apoio aos Produtos Nativos do Cerrado e dá outras providências. Autor: Deputado

Leia mais

Apoio à comercialização da agricultura familiar

Apoio à comercialização da agricultura familiar Apoio à comercialização da agricultura familiar Programa de Aquisição de Alimentos 1. Contexto Liberalização dos mercados de produtos agrícolas (anos 90) Intenso processo de concentração de capitais no

Leia mais

SÍNTESE JUINA. Meio Ambiente

SÍNTESE JUINA. Meio Ambiente SÍNTESE JUINA Aperfeiçoar mecanismos controle ambiental Meio Ambiente Instalação de viveiros de distribuição de mudas para o reflorestamento e matas ciliares Ampliar aceso aos programas de crédito de Capacitar

Leia mais

FERNANDA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO

FERNANDA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Aluno (a): Disciplina GEOGRAFIA Curso Professor ENSINO MÉDIO FERNANDA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Série 1ª SÉRIE Número: 1 - Conteúdo: Domínios morfoclimáticos - estudar as interrelações

Leia mais

MOSAICO DE ÁREAS PROTEGIDAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA - MAPES

MOSAICO DE ÁREAS PROTEGIDAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA - MAPES MOSAICO DE ÁREAS PROTEGIDAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA - MAPES ACADEBIO Agosto de 2012 Suiane Benevides Marinho Brasil /RVS Rio dos Frades / Sec. Executiva do COMAPES EXTEMO SUL DA BAHIA CORREDOR CENTRAL

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO PROJETO CARBONO NO CORREDOR DE BIODIVERSIDADE EMAS TAQUARI RELATÓRIO DE ATIVIDADES ASSENTEMENTOS SERRA DAS ARARAS, FORMIGUINHA E POUSO ALEGRE JULHO DE 2011 INTRODUÇÃO

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 Institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da

Leia mais

O selo verde garante que o produto respeita rios e nascentes

O selo verde garante que o produto respeita rios e nascentes O selo verde garante que o produto respeita rios e nascentes Secretária executiva do FSC, ONG que gerencia a principal certificação de florestas, diz que o desafio agora é ampliar atuação na Mata Atlântica

Leia mais

PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO. Conciliando Biodiversidade e Agricultura

PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO. Conciliando Biodiversidade e Agricultura PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO Conciliando Biodiversidade e Agricultura DESAFIO Compatibilizar a Conservação e a Agricultura O crescimento da população global e a melhoria dos padrões de vida aumentaram

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural PROJETO FIP-ABC. Produção sustentável em áreas já convertidas para o uso agropecuário (com base no Plano ABC)

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural PROJETO FIP-ABC. Produção sustentável em áreas já convertidas para o uso agropecuário (com base no Plano ABC) Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Serviço Nacional de Aprendizagem Rural PROJETO FIP-ABC Produção sustentável em áreas já convertidas para o uso agropecuário (com base no Plano ABC) Descrição do contexto

Leia mais

Coordenação Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento. Reunião Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Brasília, 01 de julho de 2011.

Coordenação Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento. Reunião Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Brasília, 01 de julho de 2011. Coordenação Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento Reunião Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Brasília, 01 de julho de 2011. Mapa Visão e Missão Funai Mapa Estratégico: Proteger e promover

Leia mais

Informação sob embargo até dia 30/11 às 9hs... Cana-de-açúcar avança em áreas prioritárias. para a conservação e uso sustentável do Cerrado

Informação sob embargo até dia 30/11 às 9hs... Cana-de-açúcar avança em áreas prioritárias. para a conservação e uso sustentável do Cerrado Informação sob embargo até dia 30/11 às 9hs Instituto Sociedade, População e Natureza... Cana-de-açúcar avança em áreas prioritárias para a conservação e uso sustentável do Cerrado (Mapas elaborados pelo

Leia mais

Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos

Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos Atores envolvidos Movimentos Sociais Agricultura Familiar Governos Universidades Comunidade Científica em Geral Parceiros Internacionais,

Leia mais

Manejo de recursos naturais e desenvolvimento de alternativas econômicas sustentáveis.

Manejo de recursos naturais e desenvolvimento de alternativas econômicas sustentáveis. Manejo de recursos naturais e desenvolvimento de alternativas econômicas sustentáveis. O projeto de manejo de recursos naturais desenvolve conceitos e técnicas que permitem a identificação e o manejo dos

Leia mais

O espaço rural brasileiro 7ºano PROF. FRANCO AUGUSTO

O espaço rural brasileiro 7ºano PROF. FRANCO AUGUSTO O espaço rural brasileiro 7ºano PROF. FRANCO AUGUSTO Agropecuária É o termo utilizado para designar as atividades da agricultura e da pecuária A agropecuária é uma das atividades mais antigas econômicas

Leia mais

Geração de Oportunidades. para a Inclusão. O que é. Importância. Objetivo. Como funciona

Geração de Oportunidades. para a Inclusão. O que é. Importância. Objetivo. Como funciona 4 112 O que é A articulação para a inclusão busca organizar a intervenção direta dos governos e a apoiar projetos desenvolvidos por estados, Distrito Federal e municípios que gerem oportunidades de inclusão

Leia mais

Pecuária Orgânica Certificada

Pecuária Orgânica Certificada Pecuária Orgânica Certificada O Pantanal Planície de inundação periódica, reconhecida internacionalmente como de relevante importância para a biodiversidade, o Pantanal está inserido na bacia hidrográfica

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SUMARÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 3M DO BRASIL

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SUMARÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 3M DO BRASIL SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SUMARÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 3M DO BRASIL SOCIEDADE HUMANA DESPERTAR LABORATÓRIO DE ECOLOGIA E RESTAURAÇÃO

Leia mais

PLANO DE GOVERNO 2015-2018 EXPEDITO JÚNIOR....o futuro pode ser melhorado por uma intervenção ativa no presente. Russel Ackoff

PLANO DE GOVERNO 2015-2018 EXPEDITO JÚNIOR....o futuro pode ser melhorado por uma intervenção ativa no presente. Russel Ackoff PLANO DE GOVERNO 2015-2018 EXPEDITO JÚNIOR...o futuro pode ser melhorado por uma intervenção ativa no presente. Russel Ackoff Julho/2014 0 APRESENTAÇÃO Se fôssemos traduzir o Plano de Governo 2015-2018

Leia mais

Sete Lagoas e o resgate da cidadania. Prefeitura ativa. Cidade viva.

Sete Lagoas e o resgate da cidadania. Prefeitura ativa. Cidade viva. Sete Lagoas e o resgate da cidadania Prefeitura ativa. Cidade viva. APRESENTAÇÃO A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, Minas Gerais, está desenvolvendo uma ação abrangente de resgate da cidadania, que

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 075-MA

FICHA PROJETO - nº 075-MA FICHA PROJETO - nº 075-MA Mata Atlântica Grande Projeto 1) TÍTULO: CENTRO DE REFERÊNCIA EM BIODIVERSIDADE DA SERRA DOS ÓRGÃOS: UMA ALIANÇA ENTRE EDUCAÇÃO, TURISMO E CONSERVAÇÃO. 2) MUNICÍPIOS DE ATUAÇÃO

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL Reciclagem e Valorizaçã ção o de Resíduos Sólidos S - Meio Ambiente UNIVERSIDADE DE SÃO S O PAULO "PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, o CEMPRE se dedica à promoção

Leia mais

A PARTICIPAÇÃO DA AGROINDÚSTRIA DE BASE FAMILIAR NOS MERCADOS INSTITUCIONAIS

A PARTICIPAÇÃO DA AGROINDÚSTRIA DE BASE FAMILIAR NOS MERCADOS INSTITUCIONAIS A PARTICIPAÇÃO DA AGROINDÚSTRIA DE BASE FAMILIAR NOS MERCADOS INSTITUCIONAIS Departamento de Geração de Renda Agregação de Valor Setembro de 2014 LEI Nº 11.326, DE 24 DE JULHO DE 2006 Art. 3º considera-se

Leia mais

Reflexões sobre legislação, conservação e a sociobiodiversidade

Reflexões sobre legislação, conservação e a sociobiodiversidade Reflexões sobre legislação, conservação e a sociobiodiversidade Priscila Facina Monnerat Engenheira Florestal Instituto Contestado de Agroecologia - ICA A devastação histórica das florestas no Paraná 1890

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO Chamada para seleção de empreendimentos e/ou redes de empreendimentos para participação na Bio Brazil Fair 010 VI Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia

Leia mais

As Questões Ambientais do Brasil

As Questões Ambientais do Brasil As Questões Ambientais do Brasil Unidades de conservação de proteção integral Existem cinco tipos de unidades de conservação de proteção integral. As unidades de proteção integral não podem ser habitadas

Leia mais

Estratégias de ação vinculadas ao manejo da agrobiodiversidade com enfoque agroecológico visando a sustentabilidade de comunidades rurais

Estratégias de ação vinculadas ao manejo da agrobiodiversidade com enfoque agroecológico visando a sustentabilidade de comunidades rurais Estratégias de ação vinculadas ao manejo da agrobiodiversidade com enfoque agroecológico visando a sustentabilidade de comunidades rurais O desenvolvimento das ações em diferentes projetos poderão identificar

Leia mais

Feiras livres da agricultura familiar

Feiras livres da agricultura familiar Feiras livres da agricultura familiar FEIRAS LIVRES DA AGRICULTURA FAMILIAR Tradicionalmente, a Emater MG tem participação efetiva na organização e implantação dessas feiras no Estado, desenvolvendo ações,

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DA TERRA INDIGENA SETE DE SETEMBRO EM CACOAL-RONDÔNIA-BRASIL. PAITER X PROJETO REDD+

PLANO DE GESTÃO DA TERRA INDIGENA SETE DE SETEMBRO EM CACOAL-RONDÔNIA-BRASIL. PAITER X PROJETO REDD+ PLANO DE GESTÃO DA TERRA INDIGENA SETE DE SETEMBRO EM CACOAL-RONDÔNIA-BRASIL. PAITER X PROJETO REDD+ GASODÁ SURUI TURISMOLOGO E COORDENADOR DE CULTURA PAITER NA ASSOCIAÇÃO METAREILA DO POVO INDIGENA SURUI.

Leia mais

Seminário: Políticas de sustentabilidade nas terras indígenas

Seminário: Políticas de sustentabilidade nas terras indígenas Seminário: Políticas de sustentabilidade nas terras indígenas de Mato Grosso do Sul Os tópicos que seguem expressam algumas conclusões a que chegaram os participantes do SenÜnário, notadamente os representantes

Leia mais

GOVERNO QUE CUIDA DA CIDADE E DAS PESSOAS!

GOVERNO QUE CUIDA DA CIDADE E DAS PESSOAS! GOVERNO QUE CUIDA 8 DA CIDADE E DAS PESSOAS! EDUCAÇÃO Logo que Badel assumiu a Prefeitura de, se comprometeu em fortalecer a agricultura familiar do município, estimulando o pequeno produtor a diversificar

Leia mais

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SE É DESENVOLVIMENTO É PRIORIDADE DO SEBRAE LEI GERAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA REGULAMENTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO LEI GERAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA LG REGULAMENTADA LG REGULAMENTADA

Leia mais

Pagamento de Serviços Ambientais Contribuição do Programa MERCADO MATA ATLÂNTICA Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - Brasil

Pagamento de Serviços Ambientais Contribuição do Programa MERCADO MATA ATLÂNTICA Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - Brasil Pagamento de Serviços Ambientais Contribuição do Programa MERCADO MATA ATLÂNTICA Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - Brasil 1º Seminário Paulista de PSA- Novembro de 2009 - Clayton F. Lino A natureza

Leia mais

Programa de Aquisição de Alimentos

Programa de Aquisição de Alimentos Programa de Aquisição de Alimentos Programa de Aquisição de Alimentos Produção Consumo Rede Socioassistencial Agricultura Familiar Inclui: Agricultores Familiares; Assentados; Povos e Comunidades Tradicionais;

Leia mais

GRANDES PARCERIAS GERANDO GRANDES RESULTADOS NA GESTÃO SUSTENTAVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS PRODUTOR DE ÁGUA NO PIPIRIPAU-DF

GRANDES PARCERIAS GERANDO GRANDES RESULTADOS NA GESTÃO SUSTENTAVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS PRODUTOR DE ÁGUA NO PIPIRIPAU-DF GRANDES PARCERIAS GERANDO GRANDES RESULTADOS NA GESTÃO SUSTENTAVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS PRODUTOR DE ÁGUA NO PIPIRIPAU-DF José Bento da Rocha Farmacêutico graduado pela Universidade Estadual de Goiás UEG,

Leia mais

CAVACO S. www.cavacos.com RESPEITANDO A NATUREZA. Combustível de Biomassa

CAVACO S. www.cavacos.com RESPEITANDO A NATUREZA. Combustível de Biomassa CAVACO S Combustível de Biomassa RESPEITANDO A NATUREZA www.cavacos.com EM 2014 OS NOSSOS SONHOS SÃO AINDA MAIORES. APRESENTAMOS AOS NOSSOS CLIENTES E PARCEIROS UMA NOVA CAVACO S, MUITO MAIS MODERNA, COM

Leia mais

PROGRAMA PETROBRAS SOCIOAMBIENTAL: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos

PROGRAMA PETROBRAS SOCIOAMBIENTAL: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos PROGRAMA PETROBRAS SOCIOAMBIENTAL: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos Pra começo de conversa, um video... NOVO PROGRAMA Programa Petrobras SOCIOAMBIENTAL 2014-2018 3 ELABORAÇÃO DO NOVO

Leia mais

Projeto aposta no cultivo da seringueira em consorcio com pupunha como fonte de renda e sustentabilidade

Projeto aposta no cultivo da seringueira em consorcio com pupunha como fonte de renda e sustentabilidade Projeto aposta no cultivo da seringueira em consorcio com pupunha como fonte de renda e sustentabilidade De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apenas os estados de

Leia mais

Implantação e manutenção de uma horta comunitária na APAE de Bambuí MG

Implantação e manutenção de uma horta comunitária na APAE de Bambuí MG VIII SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFMG-CAMPUS BAMBUÍ II MOSTRA DE EXTENSÃO Implantação e manutenção de uma horta comunitária na APAE de Bambuí MG Bruno Dorneles de Oliveira¹; Eduardo Castelar Silva

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 072-MA

FICHA PROJETO - nº 072-MA FICHA PROJETO - nº 072-MA Mata Atlântica Grande Projeto TÍTULO: Vereda do Desenvolvimento Sustentável da Comunidade de Canoas: um Projeto Demonstrativo da Conservação da Mata Atlântica. 2) MUNICÍPIOS DE

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 5º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências da Natureza Disciplina:

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Biomas Brasileiros. 1. Bioma Floresta Amazônica. 2. Bioma Caatinga. 3. Bioma Cerrado. 4. Bioma Mata Atlântica. 5. Bioma Pantanal Mato- Grossense

Biomas Brasileiros. 1. Bioma Floresta Amazônica. 2. Bioma Caatinga. 3. Bioma Cerrado. 4. Bioma Mata Atlântica. 5. Bioma Pantanal Mato- Grossense Biomas Brasileiros 1. Bioma Floresta Amazônica 2. Bioma Caatinga 3. Bioma Cerrado 4. Bioma Mata Atlântica 5. Bioma Pantanal Mato- Grossense 6. Bioma Pampas BIOMAS BRASILEIROS BIOMA FLORESTA AMAZÔNICA

Leia mais

Cerrado que te quero Vivo! Produtos e Meios de Vida Sustentáveis Apoiados pelo Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS)

Cerrado que te quero Vivo! Produtos e Meios de Vida Sustentáveis Apoiados pelo Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS) Edição Edição2010 2010 Cerrado Cerrado que que te te quero quero Vivo! Vivo! Produtos ProdutoseeMeios Meiosde de Vida VidaSustentáveis Sustentáveis Apoiados Apoiadospelo pelo Programa Programade depequenos

Leia mais

Agroecologia. Agroecossistema

Agroecologia. Agroecossistema Agroecologia Ciência integradora dos princípios agronômicos, ecológicos e sócio-econômicos na compreensão da natureza e funcionamento dos agroecossistemas. Agroecossistema Unidade de estudo da Agroecologia,

Leia mais

agricultura familiar

agricultura familiar saúde A importância da agricultura familiar na merenda escolar Iniciativas em Santa Rosa do Viterbo são exemplos de sucesso Por Danielle Lautenschlaeger Inúmeras famílias brasileiras ainda obtêm sua renda

Leia mais

Promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, ampliando as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social, a preservação

Promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, ampliando as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social, a preservação GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável MicrobaciasII OBJETIVO GERAL Promover o desenvolvimento

Leia mais

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Experiência em Gestão Territorial

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Experiência em Gestão Territorial Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Experiência em Gestão Territorial João Albuquerque - Outubro/ 2009 Reservas da Biosfera-A escala dos Biomas Art. 41. A Reserva da Biosfera é um modelo, adotado internacionalmente,

Leia mais

Caatinga: exclusivamente brasileira

Caatinga: exclusivamente brasileira Caatinga: exclusivamente brasileira Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Biodiversidade e Florestas Departamento de Conservação da Biodiversidade Parque Nacional da Serra da Capivara - PI Caatinga:

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

Missão da organização

Missão da organização Nossa História O grupo iniciou suas atividades em 2003 quando seus membros observaram a necessidade de estimular a adoção de práticas sustentáveis na comunidade, principalmente através da educação ambiental.

Leia mais

Paisagens Socioambientais em Bacias Hidrográficas

Paisagens Socioambientais em Bacias Hidrográficas Paisagens Socioambientais em Bacias Hidrográficas Yanina Micaela Sammarco Bióloga, Ms em Engenharia Ambiental Dtnda pela Universidade Autonoma de Madrid-Espanha Consultora do Instituto Pró-Terra Educadora,

Leia mais

GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL - PARATY. Oficina de Planejamento 2010-2012

GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL - PARATY. Oficina de Planejamento 2010-2012 GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL - PARATY Oficina de Planejamento 2010-2012 Paraty, agosto de 2010 Objetivo da oficina Elaborar o Direcionamento Estratégico da Gastronomia Sustentável de Paraty para os próximos

Leia mais

MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE FLORESTAS

MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE FLORESTAS MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE FLORESTAS Referência: Agenda para a criação de instrumentos de financiamentos e crédito para o setor florestal Interessado: DFLOR/SBF/MMA. 1. ANTECEDENTES: O

Leia mais

O que é o Fundo? Que diferença ele fará para SFX? Qual é o objetivo do Fundo?

O que é o Fundo? Que diferença ele fará para SFX? Qual é o objetivo do Fundo? O que é o Fundo? O Fundo Terra Verde é uma fonte de financiamento para o desenvolvimento sustentável de São Félix do Xingu (SFX), no sudeste do Pará. Ele é um mecanismo privado e tem como objetivo captar,

Leia mais

III CONGRESSO BRASILEIRO DO CACAU: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SUSTENTABILIDADE

III CONGRESSO BRASILEIRO DO CACAU: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SUSTENTABILIDADE III CONGRESSO BRASILEIRO DO CACAU: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SUSTENTABILIDADE Painel 8: O papel de Instituições Públicas para Desenvolvimento da Cacauicultura Brasileira O Cacau e a Agricultura Familiar Adriana

Leia mais

Planejamento Turístico para Promoção do Turismo de Base Comunitária: experiências no Amazonas e no Pará

Planejamento Turístico para Promoção do Turismo de Base Comunitária: experiências no Amazonas e no Pará Capítulo do Livro: Série Integração, Transformação e Desenvolvimento: Áreas Protegidas e Biodiversidade Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro. 2012. Planejamento Turístico para

Leia mais

Uma Estratégia Produtiva para Defesa da Biodiversidade Amazônica

Uma Estratégia Produtiva para Defesa da Biodiversidade Amazônica Uma Estratégia Produtiva para Defesa da Biodiversidade Amazônica Painel: Inovação e Exploração de Fontes Locais de Conhecimento Bertha K. Becker Laget/UFRJ BNDES 30/11/2010 Problemática: Reconhecimento

Leia mais

alimentos para o brasil APRESENTAÇÃO

alimentos para o brasil APRESENTAÇÃO 2014-2015 alimentos para o brasil APRESENTAÇÃO O Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 Alimentos Para o Brasil vem consolidar mais de uma década de políticas públicas que melhoram a vida de quem

Leia mais

CRIAÇÃO DE COOPERATIVAS ORGÂNICAS NA AMAZÔNIA E ACESSO A MERCADOS DIFERENCIADOS

CRIAÇÃO DE COOPERATIVAS ORGÂNICAS NA AMAZÔNIA E ACESSO A MERCADOS DIFERENCIADOS CRIAÇÃO DE COOPERATIVAS ORGÂNICAS NA AMAZÔNIA E ACESSO A MERCADOS DIFERENCIADOS O Território da Transamazônica O Papel da Fundação Viver, Produzir e Preservar NOSSA MISSÃO: Contribuir para as Políticas

Leia mais

RESULTADO DO EDITAL DE SELEÇÃO 2012/2013 DO PROGRAMA OI NOVOS BRASIS

RESULTADO DO EDITAL DE SELEÇÃO 2012/2013 DO PROGRAMA OI NOVOS BRASIS RESULTADO DO EDITAL DE SELEÇÃO 2012/2013 DO PROGRAMA OI NOVOS BRASIS ACRE Organização: Associação SOS Amazônia Projeto: Extrativismo e Cultivo de fibras para gerar renda e conservar o meio ambiente Objetivo:

Leia mais

7. Atividades realizadas pelo projeto no contexto da cooperação com o Funbio. 7.1. Palestras e oficina

7. Atividades realizadas pelo projeto no contexto da cooperação com o Funbio. 7.1. Palestras e oficina 7. Atividades realizadas pelo projeto no contexto da cooperação com o Funbio As atividades do projeto abaixo indicadas são financiadas exclusivamente pelo TFCA/Funbio, sendo que aquelas referentes ao planejamento

Leia mais

Povos tradicionais e locais; Acesso a conhecimento tradicional; Panorama legal nacional e internacional; Repartição de benefícios;

Povos tradicionais e locais; Acesso a conhecimento tradicional; Panorama legal nacional e internacional; Repartição de benefícios; Povos tradicionais e locais; Acesso a conhecimento tradicional; Panorama legal nacional e internacional; Repartição de benefícios; CTA na indústria e instituições de pesquisa; Propriedade industrial e

Leia mais

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Região Norte 1. Qual a diferença entre região Norte, Amazônia Legal e Amazônia Internacional? A região Norte é um conjunto de 7 estados e estes estados

Leia mais

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Preservação e Conservação A preservação é o esforço para proteger um ecossistema e evitar que ele seja modificado. Depende também da presença e ação do homem sobre

Leia mais

Proposta para que o PAA possa apoiar a regularização ambiental

Proposta para que o PAA possa apoiar a regularização ambiental Proposta para que o PAA possa apoiar a regularização ambiental Considerando a Diretriz 2 do Plano Nacional de Segurança Alimentar: Promoção do abastecimento e estruturação de sistemas descentralizados,

Leia mais

PROGRAMA Oi DE PROJETOS PARA O MEIO AMBIENTE

PROGRAMA Oi DE PROJETOS PARA O MEIO AMBIENTE PROGRAMA Oi DE PROJETOS PARA O MEIO AMBIENTE PROJETOS FINALISTAS - 2011 AMAZONAS Organização: Instituto Pacto Amazônico Projeto: Sustentabilidade na Floresta Objetivo: Garantir a participação efetiva e

Leia mais

CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO

CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO Por que é importante dar preferência aos produtos orgânicos? Os sistemas de produção orgânica se baseiam em princípios da agroecologia e, portanto, buscam

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA APLICADA EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL IPADES DESTAQUES IPADES MACAÚBA: POTENCIAL PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL

INSTITUTO DE PESQUISA APLICADA EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL IPADES DESTAQUES IPADES MACAÚBA: POTENCIAL PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL INSTITUTO DE PESQUISA APLICADA EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL IPADES DESTAQUES IPADES Março 2014 MACAÚBA: POTENCIAL PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel

Leia mais

Roça agroecológica das mulheres do Assentamento Dandara dos Palmares, Camamu (BA)

Roça agroecológica das mulheres do Assentamento Dandara dos Palmares, Camamu (BA) Produção de alimentos agroecológicos da roça das mulheres Roça agroecológica das mulheres do Assentamento Dandara dos Palmares, Camamu (BA) Ana Celsa Sousa, Carlos Eduardo de Souza Leite e Luciana Rios

Leia mais

A Uwê uptabi Marãiwatsédé buscam o bem viver no território tradicional. Palavras-Chaves: Território Sustentabilidade- Bem Viver.

A Uwê uptabi Marãiwatsédé buscam o bem viver no território tradicional. Palavras-Chaves: Território Sustentabilidade- Bem Viver. A Uwê uptabi Marãiwatsédé buscam o bem viver no território tradicional. Este trabalho tem o objetivo de discutir a sustentabilidade do território A uwe- Marãiwatsédé, mediada pelas relações econômicas,

Leia mais

SÍNTESE BARRA DO GARÇAS RP IV

SÍNTESE BARRA DO GARÇAS RP IV SÍNTESE BARRA DO GARÇAS RP IV Realizar projetos para destinação de resíduos sólidos * Meio Ambiente Desenvolver programas de educação ambiental Apresentar pequenos e médios projetos de recuperação (seqüestro

Leia mais

Reserva da Biosfera da Amazônia Central

Reserva da Biosfera da Amazônia Central Reserva da Biosfera da Amazônia Central Estudo de caso da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã Seminário Internacional sobre Mineração e Sustentabilidade Socioambiental em Reservas da Biosfera

Leia mais

I Fórum Sustentabilidade da Cadeia do Cacau

I Fórum Sustentabilidade da Cadeia do Cacau I Fórum Sustentabilidade da Cadeia do Cacau Produção e Mercado de Cacau com Responsabilidade Socioambiental: Criação de Capacidades em Boas Práticas e Certificação na Cadeia do Cacau do Brasil. Missão:

Leia mais

Mineração e Biodiversidade: lições aprendidas por uma mineradora global

Mineração e Biodiversidade: lições aprendidas por uma mineradora global II Congresso de Mineração da Amazônia Mineração e Biodiversidade: lições aprendidas por uma mineradora global Vânia Somavilla Vale - Diretora de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Novembro de

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE 118 IABAS Relatório de Gestão Rio de Janeiro 2010/2011/2012 Programa de Sustentabilidade nas Unidades de Saúde O Programa de Sustentabilidade promove

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 15 de setembro de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 15 de setembro de 2015. Clipping de notícias Recife, 15 de setembro de 2015. Recife, 15 de setembro de 2015. Recife,15 de setembro de 2015. Recife,15 de setembro de 2015. Recife, 15 de setembro de 2015. 14/09/2015 ProRURAL DEBATE

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

Compartilhando a experiência brasileira na área de Segurança Alimentar e Nutricional. Sílvio Porto

Compartilhando a experiência brasileira na área de Segurança Alimentar e Nutricional. Sílvio Porto Compartilhando a experiência brasileira na área de Segurança Alimentar e Nutricional Sílvio Porto Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Política de Garantia de Preço Mínimo - PGPM (extrativismo) Apoio

Leia mais

Inserção da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar. Estratégia e Políticas Públicas de Apoio da SAF/MDA

Inserção da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar. Estratégia e Políticas Públicas de Apoio da SAF/MDA Inserção da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar Estratégia e Políticas Públicas de Apoio da SAF/MDA Objetivo da Apresentação Possibilitar a compreensão das políticas públicas relacionadas e/ou

Leia mais

Núcleo Regional de Rio Branco do Sul

Núcleo Regional de Rio Branco do Sul Núcleo Regional de Rio Branco do Sul Municípios participantes Adrianópolis Bocaiúva do Sul Cerro Azul Doutor Ulysses Rio Branco do Sul Tunas do Paraná Itaperuçu Campo Magro Colombo Almirante Tamandaré

Leia mais

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Fundação Getulio Vargas, Abril de 2011 REGIÃO PODE TER LEGADO COMPATÍVEL COM DESENVOLVIMENTO INOVADOR E SUSTENTÁVEL Deixar um legado

Leia mais

Certificação da Produção de Orgânicos. Seminário Agrotóxicos: Perigo à mesa Rastreabilidade dos alimentos no RS

Certificação da Produção de Orgânicos. Seminário Agrotóxicos: Perigo à mesa Rastreabilidade dos alimentos no RS Certificação da Produção de Orgânicos Seminário Agrotóxicos: Perigo à mesa Rastreabilidade dos alimentos no RS Mas afinal, o que são produtos orgânicos? São aqueles produzidos de forma orgânica ou extrativista

Leia mais

Ações do Sistema SEPROR para o incentivo a produção de orgânicos. Sonia Alfaia Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento

Ações do Sistema SEPROR para o incentivo a produção de orgânicos. Sonia Alfaia Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento Ações do Sistema SEPROR para o incentivo a produção de orgânicos Sonia Alfaia Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento Política Institucional da SEPROR QUEM SOMOS NÓS? O Amazonas possui 270 mil produtores

Leia mais

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DO ESTADO DA BAHIA. Banco Mundial

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DO ESTADO DA BAHIA. Banco Mundial PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DO ESTADO DA BAHIA POR QUE O PROJETO Decisão Estratégica do Governo do Estado da Bahia Necessidade de avançar na erradicação da pobreza rural Existência de

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 045-MA

FICHA PROJETO - nº 045-MA FICHA PROJETO - nº 045-MA Mata Atlântica Grande Projeto 1) TÍTULO: Floresta Legal corredores florestais conectando habitats e envolvendo pessoas 2) MUNICÍPIOS DE ATUAÇÃO DO PROJETO: Silva Jardim, Rio Bonito,

Leia mais

OIT COP 12, COP- MOP 7, COP-MOP

OIT COP 12, COP- MOP 7, COP-MOP Protocolo Comunitário de Raizeiras do Cerrado direito consuetudinário da medicina tradicional por raizeiras no Brasil; E a experiência brasileira sobre consulta e consentimento prévio e informado da CDB

Leia mais

Convenção sobre Diversidade Biológica: O Plano de Ação de São Paulo 2011/2020. São Paulo, 06 de março de 2.012 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Convenção sobre Diversidade Biológica: O Plano de Ação de São Paulo 2011/2020. São Paulo, 06 de março de 2.012 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Convenção sobre Diversidade Biológica: O Plano de Ação de São Paulo 2011/2020 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE São Paulo, 06 de março de 2.012 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Contexto Convenção sobre Diversidade

Leia mais

Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia

Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia Contribuições ao debate na XI Plenária do Consea Agosto de 2013 Aprimoramento da estratégia de identificação e caracterização das famílias pertencentes a povos

Leia mais