DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto"

Transcrição

1 DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante:

2 CAPÍTULO 7

3 CAPÍTULO 7 Sobre o homem A Constituição Humana O corpo O homem Interior O espírito humano A alma humana O fôlego de vida nos animais Os dois destinos Páginas Dia 01/06 Páginas Dia 08/06 Páginas 80 Dia 15/06 Página Dia 22/06 Página 81 Dia 29/06

4 - página 80 Os animais foram criados por Deus conforme a sua espécie (Gn 1.21,24,25), mas o ser humano foi criado à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou (Gn 1.27).

5 - página 80 A natureza física do ser humano é o que há de comum com os animais e as plantas, sendo que a nossa estrutura física é mais complexa. Essa diferença é, portanto, de grau.

6 - página 80 As Escrituras chamam de alma vivente tanto o ser humano como os animais; (Ref. 40):

7 - página 80 E Deus criou as grandes baleias, e todo réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies, e toda ave de asas conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom (Gn 1.21);

8 - página 80 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente (Gn 2.7).

9 - página 80 há, porém, diferença no tipo de alma que o homem possui, pois os animais têm uma alma rudimentar. O termo sangue é, às vezes, usado para designar a vida dos animais. (Ref. 41):

10 - página 80 Porquanto é a alma de toda a carne; o seu sangue é pela sua alma; por isso, tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a alma de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado (Lv 17.14).

11 Deus proibiu o homem de comer sangue de animais em todas as épocas. Nos dias logo após o dilúvio, o Senhor disse: E será o vosso temor e o vosso pavor sobre todo o animal da terra e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar na vossa mão são entregues. Tudo quanto se move, que é vivente será para vosso alimento; tudo vos tenho dado, como a erva verde. A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis" (Gênesis 9:2-4).

12 Na lei de Moisés, Deus ordenou: E qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós que comer algum sangue, contra aquela alma que comer sangue eu porei a minha face e a extirparei do seu povo. Porque a alma da carne está no sangue, pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação pela alma" (Levítico 17:10-12).

13 No Novo Testamento, a palavra de Deus continua a proibir o consumo de sangue: Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne de sufocada e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos há" (Atos 15:28-29).

14 - página 80 Pelo que julgo não se deve perturbar aqueles dentre os gentios, que se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue (Atos 15.20).

15 Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito e achado por bem que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado, e da prostituição (Atos 21:25).

16 - página 80 Assim como nem toda carne é uma mesma carne (1 Co 15.39), da mesma forma nem toda alma é uma mesma alma, pois Deus soprou nos narizes de Adão o fôlego de vida.

17 - página 80 Assim sendo, a alma humana foi animada pelo espírito que veio direto de Deus na criação de Adão. (Ref. 42):

18 - página 80 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente (Gn 2.7);

19 - página 80 O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todopoderoso me deu vida (Jó 33.4).

20 - página 80 A alma dos animais irracionais é extinta na morte deles, mas não é isso que acontece com os seres humanos.

21 - página 81 A declaração de Eclesiastes não faz menção da palavra alma, o que revela a morte física comum tanto aos humanos como aos animais irracionais. (Ref. 42):

22 - página 81 Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais; a mesma coisa lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego; e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão para um lugar; todos são pó e todos ao pó tornarão. Quem adverte que o fôlego dos filhos dos homens sobe para cima e que o fôlego dos animais desce para baixo da terra? (Ec ).

23 A referência é ao corpo humano, não à alma. Tanto o homem como o animal morrem e o seu corpo volta ao pó.

24 Entretanto, o homem é diferente, pois a sua alma se dirige para cima (v. 21). De fato, Salomão fala da eternidade no coração humano (Ec 3:11) e da sua imortalidade quando ele declara que na morte o homem vai à casa eterna (12:5).

25 Ele enfatiza também que devemos temer a Deus porque num certo dia de todas estas cousas Deus te [nos] pedirá contas (11:9).

26 Assim, Eclesiastes não nega a vida após a morte; o que ele faz é nos advertir quanto à futilidade de vivermos somente para esta vida debaixo do sol (cf. 1:3,13; 2:18).

27 A Bíblia ensina que a alma sobrevive à morte (Fp 1:23; 2 Co 5:8; Ap 6:9).

28 Essa reflexão do que acontece com quem morre aqui na terra, debaixo do sol é a reflexão do sábio (Ec ; 9.5).

29 Debaixo do sol, a expressão que caracteriza a mensagem de Eclesiastes sobre a experiência terrestre, aparece mais de 25 vezes no livro.

30 Em Eclesiastes 9.5 lemos: Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento

31 Tanto em Eclesiastes , como 9.5 parece que o que sucede aos animais é o mesmo que sucede aos homens, mas no final Salomão conclui a sua mensagem: "Quem adverte que o fôlego dos filhos dos homens sobe para cima, e que o fôlego dos animais desce para baixo da terra? (Ec 3.2) isto é, "E o pó volta à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu" (Ec 12.7).

32 Normalmente os defensores do sono da alma (Adventistas, testemunhas de Jeová e outros) se baseiam em textos específicos do livro de Eclesiastes e no Salmo 146.4, no entanto, esquecem que ambas as citações e outras similares, falam da morte do corpo, do sono inconsciente do corpo, mas não da alma.

33 Podemos afirmar portanto, que os animais ao morrerem, acabam, porque eles não tem espírito: Porque os egípcios são homem e não Deus, e os seus cavalos, carne e não espírito... (Is 31.3).

34 O homem tem uma alma imortal (espírito), e o animal não tem (Ec 12:7; cf. 3:21). Sobre animal algum diz a Bíblia: deixar o corpo é habitar com o Senhor (2 Co 5:8).

35 Assim também em texto nenhum a Bíblia fala da ressurreição de um animal, como o faz a respeito de todos os seres humanos (cf. Jo 5:28-29; Ap 20:4-6).

36 Assim, no âmbito espiritual, há uma grande diferença entre a morte do homem e a do animal. Considere o seguinte sumário:

37

38 A Bíblia faz comparações entre os seres humanos e animais, e ressaltando nestas comparações, a ignorância de certos homens:

39 (Sl 32.9) Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti.

40 (Sl 49.12) Todavia, o homem que está em honra não permanece; antes, é como os animais, que perecem.

41 (Sl 49.20) O homem que está em honra, e não tem entendimento, é semelhante aos animais, que perecem.

42 (2Pe 2.12) Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção.

43 (Jd 1.10) Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem.

44 Já as pessoas que morreram em Cristo, podemos seguramente afirmar que, seus corpos estão dormindo inconsciente no túmulo frio, mas suas almas estão na Casa do Pai conscientemente, neste sentido,...preciosa é a vista do SENHOR a morte de seus santos" (Sl ).

45 Pai, quero que estejam comigo aqueles que me deste, para que contemplem a minha glória, a glória que tu me deste, porque me amaste antes da criação do mundo (Jo 17.24).

46 FOI MUITO BOM ESTAR COM VOCÊS... Deus abençoe a todos! Assembleia de Deus

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 7 CAPÍTULO 7 Sobre o homem A Constituição Humana O corpo O homem Interior O espírito humano A alma humana O fôlego de vida nos animais Os

Leia mais

1Co 15:2 Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.

1Co 15:2 Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. 1 Capítulo 15 A ressurreição 1Co 15:1 Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. 1Co 15:2 Pelo qual também sois salvos

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

Porém, se não acreditar na verdade exposta acima, existirá eternamente alienado de Deus.

Porém, se não acreditar na verdade exposta acima, existirá eternamente alienado de Deus. Você é eterno Oro a Deus para que você possa crer nesta verdade, pois este Deus feito homem, em tudo foi provado, mas também foi aprovado, pois obedeceu a Deus em tudo, até a morte, pelo que recebeu a

Leia mais

A expressa Imagem e a figura de Deus

A expressa Imagem e a figura de Deus A expressa Imagem e a figura de Deus Da mesma forma que convinha que em tudo Cristo se tornasse semelhante à descendência da sua figura (Adão), para poder expiar os pecados do povo, agora importa também

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

1. Demonstrou a Aceitação do Sacrifício Expiatório de Jesus Cristo

1. Demonstrou a Aceitação do Sacrifício Expiatório de Jesus Cristo João 20.1-10 20.1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida. 20.2 Então, correu e foi ter com Simão Pedro e com o outro

Leia mais

Ausente com o corpo, presente com o Senhor

Ausente com o corpo, presente com o Senhor Ausente com o corpo, presente com o Senhor Em 2 Coríntios 5:6-8, nós lemos: 2 Coríntios 5:6-8 Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (Porque

Leia mais

"Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos..." Levítico 11:44

Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos... Levítico 11:44 "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32 A Santidade de Deus "Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos..." Levítico 11:44 "... porquanto

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 7 CAPÍTULO 7 Sobre o homem A Constituição Humana O corpo O homem Interior O espírito humano A alma humana O fôlego de vida nos animais Os

Leia mais

Eu vo-las ofereço de modo particular pelas intenções do Apostolado da Oração neste mês e neste dia:

Eu vo-las ofereço de modo particular pelas intenções do Apostolado da Oração neste mês e neste dia: AGOSTO DE 2017 Oferecimento das obras do dia Ofereço-Vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus, e por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, os trabalhos, as alegrias e os sofrimentos

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 7 CAPÍTULO 7 Sobre o homem A Constituição Humana O corpo O homem Interior O espírito humano A alma humana O fôlego de vida nos animais Os

Leia mais

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina Área de Apoio de Educação Cristã Escola Bíblica Esperança Examinai as Escrituras... porque são elas que testificam

Leia mais

O ALIMENTO DA SERPENTE. 10 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Então o SENHOR DEUS disse à serpente:

O ALIMENTO DA SERPENTE. 10 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Então o SENHOR DEUS disse à serpente: O ALIMENTO DA SERPENTE 10 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Então o SENHOR DEUS disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, 1 / 5 e mais que todos os

Leia mais

O primeiro e o último Adão

O primeiro e o último Adão O primeiro e o último Adão O ritualismo, o formalismo e o legalismo são ferramentas utilizadas para caracterizar devoção religiosa. Criam mecanismos para medirem e serem medidos e forçam outros a seguirem

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 30 DE DEZEMBRO Deus eterno e todo-poderoso, que

Leia mais

HÁ MAIS DE UM DEUS? Se o Homem, foi feito a IMAGEM e SEMELHANÇA DE DEUS, ele não poderia ser outra coisa senão um DEUS.

HÁ MAIS DE UM DEUS? Se o Homem, foi feito a IMAGEM e SEMELHANÇA DE DEUS, ele não poderia ser outra coisa senão um DEUS. 1 HÁ MAIS DE UM DEUS? Freqüentemente ouvimos esta pergunta, Há mais de um Deus? Olhando pela Bíblia sagrada vimos que há muitos deuses, deuses menores, sujeitos a Um Deus Supremo. Se existe algum Filho

Leia mais

Interressante notar que até a água que é incolor e indolor, quando fica parada e empossada, passa a feder e a criar bicho.

Interressante notar que até a água que é incolor e indolor, quando fica parada e empossada, passa a feder e a criar bicho. Isaias 11: 1-8. Declaração: EU SOU O QUE PRECISA DE RENOVO ESPIRITUAL!!! Renovar no Dicionário: TORNAR NOVO; DAR ASPECTO OU FEIÇÃO DE NOVO; RESTAURAR; POR NOVAMENTE EM VIGOR; RESTABELECER; RECOMPOR; REVIGORAR;

Leia mais

ALIMENTOS DECLARADOS IMUNDOS, SÃO PURIFICADOS PELA ORAÇÃO?

ALIMENTOS DECLARADOS IMUNDOS, SÃO PURIFICADOS PELA ORAÇÃO? I TIMÓTEO 4:1-5 MAS O ESPÍRITO EXPRESSAMENTE DIZ QUE NOS ÚLTIMOS TEMPOS ALGUNS APOSTATARÃO DA FÉ, DANDO OUVIDOS A ESPÍRITOS ENGANADORES, E A DOUTRINAS DE DEMÔNIOS, PELA HIPOCRISIA DE HOMENS QUE FALAM MENTIRAS

Leia mais

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO I- RESPOSTAS SOBRE A ORIGEM DE TUDO. Teria o universo se originado por uma explosão cósmica, a qual os homens a chamam de big bang? Seria, então, tudo criado pela relação da matéria com a energia? O homem

Leia mais

O fardo e a cruz. A figura abaixo foi utilizada em uma lição para novos convertidos para ilustrar como o perdão do pecado ocorre:

O fardo e a cruz. A figura abaixo foi utilizada em uma lição para novos convertidos para ilustrar como o perdão do pecado ocorre: O fardo e a cruz Para nascer de novo, antes o homem precisa ter um encontro com a sua própria cruz. É necessário ao homem morrer para depois viver! É por isso que Jesus disse que não veio trazer paz, mas

Leia mais

A criação do homem e a encarnação do Cristo

A criação do homem e a encarnação do Cristo A criação do homem e a encarnação do Cristo Qual imagem e qual semelhança foram concedidas a Adão? A imagem e semelhança do Deus imortal que habita na luz inacessível que o apóstolo Paulo fez referência

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva

Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva blico da Mocidade Lição 2 Estudo Bíb 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Adão e Eva Página 1 Deus sabia que Adão se sentiria

Leia mais

A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA

A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA I - O QUE É ORAÇÃO? Biblicamente falando, oração é a comunhão expressa do ser criado para com o seu Criador, como a manifestação de dependência carinhosa do filho ao seu

Leia mais

Escrito por Hélio Clemente Sex, 09 de Dezembro de :53 - Última atualização Qui, 22 de Dezembro de :44

Escrito por Hélio Clemente Sex, 09 de Dezembro de :53 - Última atualização Qui, 22 de Dezembro de :44 CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER Por: Helio Clemente DA SAGRADA ESCRITURA 5 - Capítulo I, ÍTEM I DA ESCRITURA SAGRADA Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência de tal modo manifestem

Leia mais

Somente Deus. 2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus.

Somente Deus. 2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus. Lição 2 Somente Deus Quem é Deus? Como Ele é? Como conhecê-lo? Vamos estudar como Ele é pela Palavra dele. O que Ele diz sobre si mesmo, o que Ele faz Jeremias 9 23 Assim diz o Senhor: Não se glorie o

Leia mais

Título: O CÂNTICO DOS CÂNTICOS DO NOIVO Autor: C. E. LUNDEN. Literaturas em formato digital:

Título: O CÂNTICO DOS CÂNTICOS DO NOIVO Autor: C. E. LUNDEN. Literaturas em formato digital: Título: O CÂNTICO DOS CÂNTICOS DO NOIVO Autor: C. E. LUNDEN Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

Introdução Santa incredulidade

Introdução Santa incredulidade 03.07.16 Introdução Introdução Santa incredulidade Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

Leia mais

A vida tem sentido? O que eu fiz tem algum sentido? O que vale tudo o que eu fiz nesse ano? Qual o propósito de viver uma vida que não encontramos

A vida tem sentido? O que eu fiz tem algum sentido? O que vale tudo o que eu fiz nesse ano? Qual o propósito de viver uma vida que não encontramos A vida tem sentido? O que eu fiz tem algum sentido? O que vale tudo o que eu fiz nesse ano? Qual o propósito de viver uma vida que não encontramos significado? Se existe algum propósito Como minha vida

Leia mais

O Temor do Senhor e a loucura dos ímpios

O Temor do Senhor e a loucura dos ímpios O Temor do Senhor e a loucura dos ímpios O termo louco nas Escrituras é utilizado para fazer referência ao povo de Israel que não acatavam o conhecimento de Deus. Quando Jesus nomeou os escribas e fariseus

Leia mais

RESSURREIÇÃO. Fábio Monzillo. 01/Abr/2018

RESSURREIÇÃO. Fábio Monzillo. 01/Abr/2018 RESSURREIÇÃO Fábio Monzillo 01/Abr/2018 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se

Leia mais

EBA- IBCU Out e Nov 12 Wagner Fonseca João Mengaldo

EBA- IBCU Out e Nov 12 Wagner Fonseca João Mengaldo EBA- IBCU Out e Nov 12 Wagner Fonseca João Mengaldo TESTEMUNHAS DE JEOVÁ INTRODUÇÃO Nome Impronunciável Nome Impronunciável Ex 3. 13 Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e

Leia mais

Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe:

Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: JO Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração QUINTA-FEIRA DA 3ª SEMANA DA PÁSCOA Ó Deus eterno

Leia mais

o Sacrifício de Jesus

o Sacrifício de Jesus A Santa Missa o Sacrifício de Jesus Curso de Teologia Paróquia de Nossa Senhora da Assunção «A Liturgia é o cume para o qual se dirige a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde provém toda

Leia mais

ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC

ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC Escola Bíblica Dominical FONTE do SABER TEMA: LIÇÃO 10 - OBJETIVO GERAL Apresentar as diferentes ordens cerimoniais que constituem o sistema de sacrifícios estabelecido

Leia mais

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE ATOS 2:41 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, CONTEXTO:

Leia mais

P R O F E C I A S A S F E S TA S J U D A I C A S

P R O F E C I A S A S F E S TA S J U D A I C A S P R O F E C I A S A S F E S TA S J U D A I C A S A T R A N S I Ç Ã O A S F A S E S D O M I N I S T É R I O D E C R I S T O A S F E S TA S A S F A S E S D O P L A N O D A R E D E N Ç Ã O "Tudo isso tem

Leia mais

IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA 7 CULTO: CRESCENDO JUNTOS NA ALEGRIA, NA COMUNHÃO E NA ADORAÇÃO A DEUS IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira EBD CONSOLIDAÇÃO 2015 O Ano da Adoração

Leia mais

AS PROMESSAS DE DEUS.

AS PROMESSAS DE DEUS. AS PROMESSAS DE DEUS. Texto 2 Co 1.20 Introdução: Num tempo em que muitos cristãos se encontram abatidos e preocupados com vários problemas da vida, as promessas de DEUS são fundamentais. Essas promessas

Leia mais

DOMINGO XXVII. Leitura do Livro do Génesis

DOMINGO XXVII. Leitura do Livro do Génesis LEITURA I Gen 2, 18-24 Leitura do Livro do Génesis «E os dois serão uma só carne» Disse o Senhor Deus: «Não é bom que o homem esteja só: vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele». Então o Senhor Deus,

Leia mais

O JUIZO DO SERVO DE DEUS

O JUIZO DO SERVO DE DEUS O JUIZO DO SERVO DE DEUS ANTES CRESCEI NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. A ELE SEJA DADA A GLÓRIA, ASSIM AGORA, COMO NO DIA DA ETERNIDADE. AMÉM. 2PEDRO 3:18 Introdução

Leia mais

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: O SER HUMANO

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: O SER HUMANO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO:

Leia mais

A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA. Aula 1. O interesse humano pela escatologia

A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA. Aula 1. O interesse humano pela escatologia A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA Aula 1. O interesse humano pela escatologia INICIANDO O que estudaremos? Aula 1. O interesse humano pela escatologia. A alma. A inevitabilidade da morte. O julgamento pessoal

Leia mais

De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo.

De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo. 01.0516 Introdução Filhinhos, esta é a última hora; e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora. 1Jo 2.18

Leia mais

Capítulo 3 Jesus instrue Nicodemos accerca do novo nascimento Jo 3:1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

Capítulo 3 Jesus instrue Nicodemos accerca do novo nascimento Jo 3:1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 1 Capítulo 3 Jesus instrue Nicodemos accerca do novo nascimento Jo 3:1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Jo 3:2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi,

Leia mais

COMO DESCOBRIR E FAZER A VONTADE DE DEUS - Parte VIII - Orientador: Pr. Fernando Leite Preletor: Ricardo Henrique S. Cota

COMO DESCOBRIR E FAZER A VONTADE DE DEUS - Parte VIII - Orientador: Pr. Fernando Leite Preletor: Ricardo Henrique S. Cota COMO DESCOBRIR E FAZER A VONTADE DE DEUS - Parte VIII - Orientador: Pr. Fernando Leite Preletor: Ricardo Henrique S. Cota TOMANDO GRANDES DECISÕES CASAMENTO & SABEDORIA Convém se casar? Com quem? Primeira

Leia mais

A parábola dos dois caminhos

A parábola dos dois caminhos A parábola dos dois caminhos O nascimento natural é a porta larga que dá acesso ao caminho largo de perdição, e o novo nascimento a porta de entrada que dá acesso ao caminho estreito que conduz a salvação.

Leia mais

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula PRIMEIR A IGREJA BATISTA DE CAMPO GRANDE-RJ Escola Bíblica Discipuladora Curso de Verão Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula 8 08-04-2018 CONCEITUANDO: ESCATOLOGIA - "teoria a cerca das últimas coisas que vão

Leia mais

Textos usados erroneamente para negar a consciência dos mortos 1

Textos usados erroneamente para negar a consciência dos mortos 1 Textos usados erroneamente para negar a consciência dos mortos 1 por Paulo Sérgio de Araújo INTRODUÇÃO Há sólido testemunho bíblico em favor da doutrina da imortalidade da alma, ou seja, da idéia de que

Leia mais

Como ouvir a voz de Deus

Como ouvir a voz de Deus Maio/Junho/Julho Como ouvir a voz de Deus Série: Vida autêntica Mensagem 3 Texto: Sl 19. 7-10 Fernando Leite 20-05-2007 Introdução Como Deus fala? 1 Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras

Leia mais

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3 VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA 13/05/16 2 Por

Leia mais

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto A BÍBLIA Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO 2016, O ANO DA COMUNHÃO 2017, O ANO DA DOUTRINA 2018,

Leia mais

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Introdução Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Série de 5 mensagens sobre a Armadura de Deus no livro de Efésios. Efésios 1.1

Leia mais

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada ( Jo 14:23 ).

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada ( Jo 14:23 ). O templo de Deus A ideia de que os homens haveriam de ser templo de Deus surgiu das promessas anunciada pelos profetas do Antigo Testamento. Deus prometeu por intermédio do Profeta Isaías que haveria de

Leia mais

Título: NOSSO GOZO ESTA NO CEU Autor: J. N. DARBY. Literaturas em formato digital:

Título: NOSSO GOZO ESTA NO CEU Autor: J. N. DARBY. Literaturas em formato digital: Título: NOSSO GOZO ESTA NO CEU Autor: J. N. DARBY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Recapitulando Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

Lição 16. É um sábado. de descanso. para vós, e afligireis as. vossas almas; isto é. estatuto perpétuo

Lição 16. É um sábado. de descanso. para vós, e afligireis as. vossas almas; isto é. estatuto perpétuo Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 16 É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo Levíticos 16:31 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Doze O Deus Triúno processado, Sua obra e o resultado da Sua obra Leitura bíblica: Lv 26:1-13; 1Jo 5:20-21; Mt 28:19; 1Tm 3:15-16; Ef 2:21-22 I. Levítico26:1e2falamdenãofazerídolos,guardarosábado

Leia mais

1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS. EBD Miguel Horvath

1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS. EBD Miguel Horvath 1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS EBD 07.04.2019 Miguel Horvath : 1 Pedro 2.4-10 Vocês têm se aproximado de Cristo, a pedra viva. As pessoas o rejeitaram, mas Deus o escolheu para lhe conceder grande

Leia mais

Portanto vocês devem...

Portanto vocês devem... Portanto vocês devem... Fernando Leite 05.07.2015 Introdução: Qual propósito tem PARA nós? Pois, toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua

Leia mais

Embriagados pelo Espírito EFÉSIOS 5:18

Embriagados pelo Espírito EFÉSIOS 5:18 Embriagados pelo Espírito EFÉSIOS 5:18 Sentidos Visão Gênesis Tato Êxodo Olfato Levíticos Paladar Números Audição Deuteronômio; Ditados com cheiro Isto não está cheirando bem Quanto mais se mexe mais cheira

Leia mais

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO?

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? Muitos dizem, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo é onde eu congrego; outros dizem é a Igreja católica, outros dizem é a Igreja dos protestantes, outros dizem

Leia mais

Deus é justo e justificador. Deus é justo e justificador

Deus é justo e justificador. Deus é justo e justificador Deus é justo e justificador É assente entre alguns teólogos que Deus declara o homem como se fosse justo por meio da fé em Cristo, ou seja, estabeleceram uma ressalva. Para alguns, e dentre eles destacamos

Leia mais

Pessach = Páscoa. Abril Ivonne Muniz. ivonne Muniz 1

Pessach = Páscoa. Abril Ivonne Muniz. ivonne Muniz 1 Pessach = Páscoa Abril 2016 Ivonne Muniz ivonne Muniz 1 Levíticos 23:4-6 Estas são as solenidades do Senhor, as santas convocações, que convocareis ao seu tempo determinado: No mês primeiro, aos catorze

Leia mais

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante.

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante. Cheios do Espírito A palavra cheio é mal compreendida quando se refere ao Espírito. Ela indica plenitude e não uma gradação, como muitos pensam. Muitos entendem que ser cheio do Espírito é gradativo, como

Leia mais

MAIO 2016 PRA. IVONNE BETSABE MUNIZ

MAIO 2016 PRA. IVONNE BETSABE MUNIZ MAIO 2016 PRA. IVONNE BETSABE MUNIZ ! O luto (do latim luctu) é um conjunto de reações a uma perda significativa, geralmente pela morte de outro ser. O luto é um desprendimento espiritual, emocional e

Leia mais

TRANSFUSÃO DE SANGUE É PECADO?

TRANSFUSÃO DE SANGUE É PECADO? TRANSFUSÃO DE SANGUE É PECADO? SERÁ DE FATO ERRADO UM SERVO DE DEUS RECEBER OU DOAR SANGUE? Este estudo tem como objetivo nos colocar em análise se caso tal doutrina de não apenas comer ou beber; mas também

Leia mais

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA OS TRÊS OFÍCIOS

Leia mais

Guerra em dois fronts

Guerra em dois fronts Guerra em dois fronts Fernando Leite 11.01.2015 Introdução 11 Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, (RA) 1Pe 2

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo Nos livros poéticos vemos ação responsiva, por parte de Israel, aos atos salvíficos de Deus. Respostas: Pessoais;

Leia mais

O significado do Evangelho

O significado do Evangelho de O significado do Evangelho Boas Novas Anunciar o nascimento de uma criança Maldito seja o homem que levou a notícia a meu pai, e o deixou muito alegre, quando disse: "Você é pai de um menino! Jr 20.15

Leia mais

Textos bíblicos usados erroneamente para negar a consciência dos mortos 1

Textos bíblicos usados erroneamente para negar a consciência dos mortos 1 Textos bíblicos usados erroneamente para negar a consciência dos mortos 1 por Paulo Sérgio de Araújo INTRODUÇÃO Há sólido testemunho bíblico em favor da doutrina da imortalidade da alma, ou seja, da idéia

Leia mais

Você já se perguntou o que significa ser feito à imagem e semelhança de Deus?

Você já se perguntou o que significa ser feito à imagem e semelhança de Deus? A ESSÊNCIA DE TUDO, O Que Significa Ser Feito à Imagem de Deus? Nº3 Você já se perguntou o que significa ser feito à imagem e semelhança de Deus? Em Gênesis 1:26 27 (ESV), a Bíblia diz: E disse Deus: Façamos

Leia mais

sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica.

sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica. OSendo cristocêntrica, a Bíblia sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica. OA Páscoa Judaica é um tipo da salvação em Cristo Jesus. www.portalebd.org.br Slide 2 O O assunto da Bíblia Sagrada é

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

E tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: - Eles não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus:

E tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: - Eles não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus: Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento. E tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse:

Leia mais

Primavera, 07 de outubro de 2012

Primavera, 07 de outubro de 2012 Seja bem vindo IPBG Uma comunidade Integrando famílias Pastoreando discípulos Buscando amizades Ganhando vidas Primavera, 07 de outubro de 2012 Primavera, 09 de dezembro de 2012 Salve o dia da Bíblia 1João

Leia mais

A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo)

A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo) A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo) SHAVUOT (SEMANAS) V.Quinta - 23 Maio 10 Pentecostes significa quinquagésimo Este dia é determinado contando sete semanas e mais um dia após o primeiro Sábado semanal

Leia mais

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas,

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas, 23 porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que vos anuncio.

Leia mais

Você conhece a sua bíblia?

Você conhece a sua bíblia? Você conhece a sua bíblia? RECORDANDO... Um breve tratado sobre as Escrituras - 66 livros: 39 AT + 27 NT - Ela é a revelação de Deus - Autores diferentes mas uma mesma mente formadora Interpretando a Bíblia

Leia mais

O estudo da Bíblia. Pensar em Cristo. A oração. A busca da sabedoria. A obra do Espírito Santo

O estudo da Bíblia. Pensar em Cristo. A oração. A busca da sabedoria. A obra do Espírito Santo Lição 4 para 27 de janeiro de 2018 A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo. (Tiago 1:27).

Leia mais

O NOVO CÉU E A NOVA TERRA Is. 65:17 Ap. 21: 1

O NOVO CÉU E A NOVA TERRA Is. 65:17 Ap. 21: 1 VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 ESCATOLOGIA O NOVO CÉU E

Leia mais

DOMINGO IV DO ADVENTO

DOMINGO IV DO ADVENTO 65 DOMINGO IV DO ADVENTO LEITURA I 2 Sam 7, 1-5.8b-12.14a.16 O reino de David permanecerá eternamente na presença do Senhor Leitura do Segundo Livro de Samuel Quando David já morava em sua casa e o Senhor

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 1 Introdução Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém estes livros? Por que a Bíblia Católica contém alguns livros a mais? Por que alguns outros livros despertam o interesse

Leia mais

O que dizem os Adventistas sobre o Seol e o Hades

O que dizem os Adventistas sobre o Seol e o Hades O que dizem os Adventistas sobre o Seol e o Hades O Domicílio da Morte. O Antigo Testamento chama de sheol (hebraico) e Hades (grego) o lugar para onde vão as pessoas quando morrem. Nas Escrituras, sheol

Leia mais

AS ALIANÇAS BÍBLICAS!

AS ALIANÇAS BÍBLICAS! AS ALIANÇAS BÍBLICAS! EM NOÉ E ABRÃO! Rev. Rogério F. de Almeida! ! ALIANÇAS! A ALIANÇA BÍBLICA EM NOÉ! Manutenção da vida! Introdução! A necessidade de alianças! As Alianças fazem parte da vida para preservação

Leia mais

E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, por que me desamparaste? COMPROMISSO EM ANUCIAR A VERDADE

E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, por que me desamparaste? COMPROMISSO EM ANUCIAR A VERDADE E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Mateus 27.46 COMPROMISSO EM ANUCIAR A VERDADE O DEUS DE NOSSO SENHOR

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação:

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: Mensagem Seis Aexpiação Leitura bíblica: Lv 16; Rm 3:24-25; Hb 2:17; 4:16; 9:5; 1Jo 2:2; 4:10 I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: A. Por causa da situação negativa do povo de Deus, como relatam

Leia mais

O ÚNICO DEUS DE ISRAEL

O ÚNICO DEUS DE ISRAEL - 2014 - QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA SEMPRE COM VOCÊ! Boa Leitura! JESUS: O Cordeiro e O Leão O ÚNICO DEUS DE ISRAEL O DEUS JEOVÁ É JESUS... Sim ou Não? Para afirmar

Leia mais

O culto coletivo é importante para Deus? Deus valoriza o culto que prestamos a Ele? Deus se importa com o louvor que oferecemos a Ele?

O culto coletivo é importante para Deus? Deus valoriza o culto que prestamos a Ele? Deus se importa com o louvor que oferecemos a Ele? Hebreus 10:24-25. O culto coletivo é importante para Deus? Deus valoriza o culto que prestamos a Ele? Deus se importa com o louvor que oferecemos a Ele? Deus leva em consideração as coisas que falamos

Leia mais

1ª Leitura - Lv 19,

1ª Leitura - Lv 19, 1ª Leitura - Lv 19,1-2.11-18 Julga teu próximo conforme a justiça. Leitura do Livro do Levítico 19,1-2.11-18 1 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2 'Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes:

Leia mais

Revista da Escola Bíblica de Crianças A Criação

Revista da Escola Bíblica de Crianças A Criação 1 Apresentação 2 A Deus toda a glória. É com muita satisfação que apresentamos a todas professoras e professores da Escola Bílica Infantil, esta maravilhosa revista. Com o intuíto de provermos nossas crianças

Leia mais