PROCESSO SUCESSÓRIO E MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PANIFICADORA 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCESSO SUCESSÓRIO E MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PANIFICADORA 1"

Transcrição

1 PROCESSO SUCESSÓRIO E MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PANIFICADORA 1 Amanda Cecília Amaral Firmino 2 Pâmella Gabriela Oliveira Pugas 3 RESUMO A sucessão é um processo muito importante para as empresas familiares, uma vez que grande parte da mortalidade deste tipo de empresa ocorre no momento de um processo sucessório. Este trabalho tem por objetivo analisar como ocorre o processo sucessório em uma empresa familiar no ramo de panificação. Os procedimentos metodológicos partem de um estudo de caso de um processo sucessório que começou em Tratando-se de uma análise qualitativa, descreveu-se a empresa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista. As categorias pesquisadas para a coleta de dados foram: empresa familiar e processo de sucessão. Os resultados mostram que não houve preparação antes da sucessão, esse processo deu-se de forma natural, pois o atual gestor foi criado dentro da empresa e dentre os vários irmãos foi o que mais se destacou por sempre acompanhar o sucedido nos negócios. Palavras-chave: Empresa Familiar. Processo Sucessório. Mudança Organizacional. 1. INTRODUÇÃO Uma empresa familiar passa de geração para geração, assim a mesma só é considerada familiar depois que passa para a segunda geração, quando a empresa ainda está nas mãos do fundador é considerada negócio pessoal. Segundo Machado (2003 apud Maciel, Azevedo, Filho, 2010 p. 106) uma empresa é considerada familiar, quando o controle e a gestão da propriedade estão nas mãos de um indivíduo, ou dos membros de uma mesma família. Outro aspecto relevante é o desejo do empreendedor em transmitir a empresa para a próxima geração. 1 Trabalho desenvolvido no Programa de Iniciação Científica de Pesquisa em Administração da Faculdade Ciências Gerenciais de Cláudio FACIG. 2 Graduando em Administração. 3 Orientador Mestre em Administração.

2 2 De acordo com Leone (1992 apud Jamil e Silva, 2011, p. 63) a sucessão é o rito de transferência do poder e do capital entre a atual geração dirigente e a que virá a dirigir. Esse processo representará a passagem de bastão e necessita ter como alicerce o planejamento. Diante do apresentado, o referido trabalho tem como objetivo analisar o processo sucessório em uma pequena empresa familiar, visando às mudanças organizacionais ocorridas. O processo sucessório é a parte mais difícil, pois o gestor tem como preocupação capacitar seu sucessor para substituí-lo futuramente e esse possui habilidades, competências e ideias que não devem ser desperdiçadas. Podendo a empresa familiar no processo sucessório sofrer mudanças até mesmo na cultura da empresa. Maciel, Azevedo, Filho (2010, p. 106) explicam que a empresa familiar é administrada por um gestor principal que tem uma grande preocupação em capacitar seu sucessor para que esteja preparado para substituí-lo futuramente e dar continuidade a seu negócio. Sendo assim foi realizada uma pesquisa com o sucessor e atual gestor de uma empresa do setor de panificação em uma cidade do interior de Minas Gerais que se caracteriza como uma empresa familiar. O artigo está subdividido em mais cinco partes, além desta introdução, sendo elas: referencial teórico, metodologia, histórico da empresa objeto de estudo, o processo sucessório e as mudanças organizacionais e as conclusões. 2. REFERENCIAL TEÓRICO O referencial teórico do presente trabalho será dividido em subtópicos no qual o primeiro falará um pouco sobre a empresa familiar, suas características, vantagens e desvantagens e em um segundo momento será abordado como é o processo sucessório e mudanças da cultura organizacional em empresas familiares. 2.1 Empresa Familiar Jamil e Silva (2011, p. 60) dizem que os primeiros estudos sobre as organizações familiares começaram a ser desenvolvidos com os trabalhos de Christensen (1953), no início da década de A origem das empresas familiares no Brasil pode ser reportada à época do descobrimento do Brasil com o surgimento das companhias hereditárias no século XIV.

3 3 As empresas familiares são empresas que passam de geração para geração, ou seja, de pais para filhos. Carsud (1996, apud Davantel, Petri e Crepaldi 2011) acredita por sua vez que empresa familiar é aquela em que a propriedade e as decisões são controladas pelos membros de um grupo de afinidades afetivos. Bernhoeft (1989 apud Maciel, Azevedo e Filho, 2010 p. 108), define empresa familiar, a partir do discurso de Civita, como aquela que tem sua origem e sua história vinculada a uma família, ou ainda aquela que mantém membros da família na administração dos negócios. Já para Bork (apud Davantel, Petri e Crepaldi, 2011): Empresa familiar é a que foi fundada por um membro da família e espera que se transmita, aos seus dependentes. Os descendentes do fundador ou fundadores originais terão a propriedade e o controle da empresa. Além disso, membros da família trabalham, participam e dela se beneficiam (BORK, 1986, p. 4). É necessário que a empresa familiar defina a forma com que cada membro irá contribuir para o sucesso da empresa e avaliar as pessoas que farão parte da diretoria. Maciel, Azevedo e Filho (2010 p. 108) apontam que pode-se assim considerar que uma empresa familiar é aquela em que a sucessão da diretoria está ligada ao fator hereditário e onde os valores institucionais da mesma, identificam-se com um sobrenome da família ou com a figura do fundador. Grzybovski e Tedesco (1998, p. 47) ao tentar definir a empresa familiar, constatam se contradições até mesmo entre os dirigentes empresariais. [...] Possivelmente, devido ao fato dos livros e cursos de administração tratarem quase que exclusivamente das empresas de capital aberto e dirigidas por profissionais, raramente mencionam as empresas familiares. Leone (2005 apud Maciel, Azevedo, Filho 2010 p. 111) relata que na condição de empresa familiar, a utilização em larga escala de mão de obra familiar é uma das principais características das pequenas e médias empresas familiares, visto que durante a fase inicial de criação, a participação familiar desempenha papel fundamental. Porém nas fases de crescimento e maturidade organizacional essa condição se modifica. Assim denominou-se como características comum ás empresas de pequeno e médio porte: a importância do papel empreendedor, o papel do ambiente e a natureza das organizações e das atividades. Nascimento (2008, apud Borges, 2008), mostra que a empresa familiar tem como característica básica a sucessão do poder decisório de maneira hereditária, a partir de uma ou mais famílias. A estrutura familiar quando alocada a uma empresa, leva uma série de interações específicas da família, provocando particularidades na atuação da empresa, tornando-a diferente das demais empresas.

4 4 Lodi (1998 apud Maciel, Azevedo e Filho 2010 p. 108) acredita, por sua vez, que o conceito de empresa familiar nasce com a segunda geração de dirigentes, pois enquanto está nas mãos de um fundador a empresa se caracteriza por um negócio pessoal. A empresa é propriedade de uma família, detentora da totalidade ou na maioria das ações ou cotas, de forma a ter o seu controle econômico. A família tem a gestão da empresa, cabendo a ela a definição dos objetivos, das diretrizes e das grandes políticas. Finalmente, a família é responsável pela administração do empreendimento, com a participação de um ou mais membros no nível executivo mais alto (GONÇALVES, 2000, p. 8). O quadro 1 aponta as principais características de uma empresa familiar. Dificuldade na separação entre o que é intuitivo/emocional e racional, tendendo mais para o primeiro. A postura de autoritarismo e austeridade do fundador, seja na forma de vestir, seja na administração dos gastos, se alterna com atitudes de paternalismo, que acabam sendo usadas como forma de manipulação. Principais características de uma empresa familiar Comando único e centralizado, permitindo reações rápidas situações de emergência. Exigência de dedicação exclusiva de familiares, priorizando o interesse da empresa. Forte valorização da confiança mútua independente de vínculos familiares, isto é, a formação de laços entre empregados antigos e proprietários exerce papel importante no desempenho da empresa. Valorização da antiguidade como um atributo que supera a exigência de eficácia ou competência. Jogos de poder, nos quais várias vezes valem mais a habilidade política do que a característica ou competência administrativa. Laços afetivos extremamente fortes, influenciando os comportamentos, relacionamentos e decisões da empresa. Expectativa de alta fidelidade dos empregados, manifestada através de comportamentos, como não ter outras atividades profissionais que não estejam relacionadas com a vida da empresa, gerando muitas vezes um comportamento de submissão, sufocando a criatividade. Estrutura administrativa e operacional enxuta. Quadro1: Principais características de uma empresa familiar Fonte: Nascimento (2008, apud Borges, 2008). Com adaptações. Elaborado pela autora. A empresa familiar abrange três grandes posições, a primeira são suas propriedades, em que a maioria do capital está sob o controle da família; a segunda é a gestão, onde as pessoas da família ocupam os cargos hierárquicos de níveis mais altos; a terceira é a sucessão, onde os cargos deixados pelos parentes, serão substituídos e administrados pelos membros da família, ou seja, pela segunda geração e assim sucessivamente (DENCK e LIMA, 2012). De acordo com Bernardi (1995, apud Donatti, 1999, p. 57), as empresas familiares têm muitas vantagens competitivas que poderão ser mantidas se forem bem administradas, estiverem abertas as mudanças e atentas ao mercado.

5 5 Uma das vantagens competitivas é a empresa que tem um planejamento estratégico podendo reduzir riscos e lidar melhor com acontecimentos imprevistos estabelecendo estruturas sólidas, confiáveis e perceptíveis com a necessidade do mercado (VILELA, 2009). Assim como possui vantagens a empresa familiar também possui algumas desvantagens. Muitos problemas decorrem dos conflitos que podem surgir entre valores familiares e empresariais, como por exemplo; rigidez, sucessão, questões emocionais, liderança e legitimidade, conflitos de interesse entre família e empresa, que se refletem na descapitalização e na falta de disciplina, uso indevido de recursos da empresa por membro da família, falta de planejamento financeiro e de apuração de custos para manter o padrão, resistência à modernização do marketing e emprego e promoção de parentes (VILELA, 2009 p. 10). O quadro 2 apresenta algumas vantagens e desvantagens existentes na empresa familiar. Vantagens e desvantagens existentes na empresa familiar Vantagens Desvantagens Visão de longo prazo. Estrutura informal - hierarquia e divisão de tarefas não estão claras. Maior autonomia para agir independente das bolsas de Tensão financeira desequilíbrio entre contribuição e valores. compensação. Cultura familiar como motivo de orgulho e sentimento Nepotismo distribuição de cargos entre os familiares de pertencimento, comprometimento e identificação. e tolerância de membros não aptos. Resiliência nas horas difíceis. Dificuldade de reter e atrair bons funcionários que percebem uma limitação em suas carreiras. Conhecimento do negócio adquirido desde muito Falta de atenção no mercado mundo globalizado em cedo, quando os filhos acompanham as decisões de constante mudança. trabalho em casa. Autoridade reconhecida e inquestionável onde todos sabem quem são os lideres da empresa e não questionam sua autoridade. Maior proximidade dos funcionários. Confusão entre propriedade e administração e entre ser herdeiro e ser sucessor. Sucessão não planejada. Quadro 2: Vantagens e desvantagens existentes na empresa familiar Fonte: Antonaccio (2007, p. 40) Apesar da crença de que as empresas e famílias juntas não têm resultados positivos, existem empresas familiares bem sucedidas que provam o contrário, mas para que os resultados apareçam, é necessário conhecer os problemas desse relacionamento e que haja um código de relações entre a família e a empresa (LODI, apud MACIEL, AZEVEDO e FILHO 2010). Ainda, a história da economia brasileira foi escrita em boa parte por empresas familiares. Basta lembrar de nomes como Votorantim, Gerdau, Pão de Açúcar, Randon, Itaú entre outros. Conforme estimativas, as organizações de origem familiar respondem por quase metade do PIB nacional (FREITAS, apud MACIEL, AZEVEDO e FILHO 2010).

6 6 2.2 Processo de Sucessão A sucessão familiar acontece quando uma geração abre espaço para que a geração seguinte assuma a responsabilidade da organização neste tipo de sucessão, o controle da empresa passa as mãos de um membro da família. Assim a geração seguinte assume o lugar deixado vago pelo sucedido (LEONE 2005 apud MACIEL, AZEVEDO e FILHO 2010). Para Oliveira (2006 apud MACIEL, AZEVEDO, FILHO 2010, p. 113) o processo sucessório é sem dúvida, um dos momentos mais importantes para que se otimize a continuidade da empresa familiar e se esse momento não apresenta os resultados esperados, a afetividade, tanto da família quanto da empresa, podem estar bastante comprometidos. Para que a nova tendência passe a associar sucessão à continuidade da empresa familiar, Passos e Bernhoeft; Bernhoeft e Teixeira (2006 apud ANTONACCIO, 2007, p. 45) ressaltam que esses termos não podem ser considerados sinônimos. Ao mesmo tempo em que a continuidade traz as idéias de perpetuação, sobrevivência, perseverança, vontade de fazer tudo como sempre foi feito, a sucessão traz idéia de mudança, transformações, novidades e até mesmo de resistência e dificuldades. Apesar do processo de sucessão ser a preparação dos membros da família para carreiras e transmissão dos negócios, para eles é difícil ás vezes, frustrante, em virtude de que as exigências profissionais e, gerenciais tendem a se tornarem interligadas com sentimentos e interesses familiares. Ainda devem ser considerados a função e o talento do líder na empresa familiar, acreditando-se que o negócio dependa desse talento para obtenção do sucesso; porém, se o talento disponível for deficiente, o empreendedor deverá providenciar liderança de fora ou suplementar ao talento da família de alguma forma, sob o risco de que o negócio familiar sofra um declínio sobre a liderança de membros de segunda ou de terceira geração (LONGENECKER 1997 apud MACIEL, AZEVEDO e FILHO, 2010). De acordo com o consultor Domingos Rica a questão da sucessão tem uma posição ambígua: pode dar as empresas uma nova perspectiva de atuação, ou pode ser a sua destruição, aliada a falta de profissionalismo (DAVANTEL, PETRI e CREPALDI, 2011). aponta que: Ainda sobre a sucessão, Lark (2001 apud Maciel, Azevedo e Filho 2010, p. 106) [...] a sucessão pode transcorrer de forma tranqüila e já para outras, pode significar um momento de fragilidade. A preocupação causada pelo transcorrer da sucessão nas empresas familiares, estimula a verificação dos resultados decorrentes deste processo, pois no Brasil quase inexistem empresas de terceira e quarta geração.

7 7 A profissionalização e a sucessão são caminhos para perpetuar um negócio em família, isto, se essa ligação resulta em uma influência recíproca, tanto na política geral do empreendimento, como nos interesses e objetivos da família (VILELA, 2009, p. 5). Antonaccio (2007, p.55) explica que o resultado dessa profissionalização será o que esses autores chamam de família empresária, isto é, família unidas por vínculos decorrentes do patrimônio e do legado, capaz de se comprometer com o desafio de agregar valor para a próxima geração (BERNHOEFT 2006, p. 26 apud ANTANACCIO, 2007, p. 55). Com o processo sucessório, ou seja, com a passagem de cargos e responsabilidade para o sucedido é de muita importância também passar conhecimentos e valores onde a mudança da cultura irá ocorrer em determinada ocasião, pois cada pessoa tem uma forma de gerenciar e de administrar. Grzybovski e Tedesco (1998, p. 63) apontam que [...] mudar a cultura organizacional é mudar o conjunto de crenças, expectativas e valores dos empregados e da organização [...] mudar a cultura organizacional é criar o comportamento futuro da empresa. À medida que as organizações vão se expandindo e tornando-se mais fortes, os valores da empresa passam a ser compartilhados, o que assegura que as pessoas caminhem numa mesma direção, determinando a missão, o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização (BORGES, 2008). Para que haja um direcionamento dentro da empresa as pessoas devem estar abertas a novos aprendizados e até mesmo mudar a cultura da organização. Apesar do processo sucessório acarretar o surgimento de novas lideranças que por vezes apresentam padrões simbólicos, crenças e valores distintos daqueles que até então vigoravam na organização, o que pode acarretar mudanças no estilo de condução dos negócios, na estrutura da empresa e em sua cultura, assim as mudanças decorrentes do processo sucessório em empresas familiares provavelmente implicam transformações em sua cultura (ESTOL E FERREIRA, 2006). Para que haja uma mudança da cultura organizacional deve descongelar o que já existe e as transformações no processo que forem feitas sejam mantidas, e fazer isso é extremamente difícil. E de nada adiantará mover a organização para mudanças se a mesma não estiver disposta a receber essas mudanças. Staudt (apud Maciel, Azevedo, Filho 2010, p. 106) aponta que o momento de sucessão é, geralmente, marcado pela explosão de conflitos que vêm à tona e que formam a

8 8 relação mais complexa, principalmente pela falta de normas e regras que deveriam ser estabelecidas entre os componentes familiares. Toma-se por base que, para ocorrerem mudanças significativas em uma organização, é necessário que haja um fator considerável para que isso aconteça que a mobilize rever sua postura e busque transforma-lá na tentativa de mantê-la no mercado ou até mesmo rever seus conceitos e visar melhorias para a organização como um todo (BORGES, 2008). 3. METODOLOGIA Inicialmente, houve a revisão teórica que segundo Bertucci (2008) é uma referência sobre o tema, quais são os pontos abordados pela teoria, os pontos comuns e divergentes entre os autores pesquisados, ou seja, nessa parte apresentam-se ideias dos autores e não as próprias ideias a fim de descobrir pontos comuns e divergentes. Quanto ao tipo usou-se a pesquisa descritiva que segundo Gil (1998, p. 46 apud Bertucci 2008, p. 50) tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. A técnica utilizada foi o estudo de caso porque a empresa possui características de uma empresa familiar, sendo essa administrada pela 3 geração, e pela disposição do gestor em prestar informações para que esse trabalho fosse realizado, estando no mercado a 72 anos no setor de panificação. Segundo Gil (1998, p. 46 apud Bertucci 2008, p. 52) o estudo de caso (...) é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento. O instrumento de coleta de dados utilizado foi à entrevista. De acordo com Maciel, Azevedo e Filho (2010, p.107) esse tipo de instrumento apresenta certo grau de estruturação, como um guia que relaciona as questões de interesse. O roteiro da entrevista foi elaborado considerando a necessidade de esclarecer alguns pontos importantes de acordo com o objetivo proposto: a história da empresa, o processo sucessório para a segunda e terceira gerações, as mudanças ocorridas e as dificuldades que podem ter ocorrido entre as partes para a mudança da cultura da organização (Apêndice A).

9 9 4. O SETOR DE PANIFICAÇÃO E A EMPRESA OBJETO DE ESTUDO Acompanhar as novas tecnologias para o setor de panificação era vista com muita dificuldade, visto que todos os trabalhos eram manuais e artesanais e todos os fornos a lenha. Hoje com as mudanças no setor de produção tornou-se o processo mais rápido e mais eficaz. Segundo Carmo, Silva e Fernandes (1999): Mudanças no processo de produção é uma ousadia necessária de difícil decisão em qualquer segmento de mercado. Pois, abrir mão do bom e velho modo de trabalhar dá a sensação de estar jogando fora toda experiência que se tem, principalmente na indústria de panificação por ter como característica familiar, tradicionalista e de produção artesanal (...) É por isso que muitos panificadores têm resistência à mudanças no sistema de produção, mas esta visão vem mudando nos últimos anos em busca de sobrevivência no mercado. Com a adoção das máquinas há um menor número de desperdícios, conseguindo ter um padrão na produção e melhorar a qualidades dos produtos segundo Slack (1999, p. 36 apud Carmo, Silva e Fernandes, 1999) a filosofia está fundamentada em fazer bem as coisas simples, em fazê-las cada vez melhor e em eliminar todos os desperdícios em cada passo da produção. Para fazer frente à concorrência, principalmente dos supermercados, os empresários do setor de panificação vêm realizando mudanças, principalmente por meio da diversificação de produtos e, principalmente, serviços. Uma mudança de grande importância foi a evolução para uma mistura de pequena indústria com pequeno varejo. Outra mudança de destaque foi o aumento da importância dos serviços de alimentação na própria loja, tornando as padarias pequenas estações de serviços, oferecendo refeições como café da manhã, almoço e até jantar (LACHINI, 2005 apud PINTO E ZILBER, 2006). A inovação pode trazer como resultado um produto superior, pode-se classificar a inovação como radical ou incremental. A inovação radical é aquela que resulta em um produto superior em relação aos produtos existentes, os quais tornam-se menos competitivos. Um novo produto ou serviço pode ser caracterizado como superior se seu custo é mais baixo ou seus atributos são novos ou melhorados, isto é, possuem atributos que nunca existiram naquele determinado mercado ou que não existiam anteriormente. Por outro lado, a inovação incremental é aquela que permite que os produtos existentes se tornem mais competitivos (AFUAH, 2003, apud PINTO E ZILBER 2006, p. 6). A empresa objeto de estudo é uma empresa tradicional do interior de Minas Gerais há mais de 72 anos no ramo de panificação. Sua missão é produzir e comercializar produtos do

10 10 ramo de panificação com alto padrão de qualidade, diversificação dos produtos, sempre inovando para buscar a satisfação dos clientes, colaboradores e sociedade. Sua visão é ser referência de qualidade e satisfação no ramo de panificação. Já seus valores apontam para paixão pela panificação, sempre inovar em mudanças e ser íntegros, honestos e éticos. Foi fundada na década de 1940, sendo gerida pelo fundador até este se aposentar. Em 1980 vários filhos assumiram o comando da empresa, até que em meados de 1988 um dos filhos assumiu definitivamente a empresa, levando consigo um de seus filhos, que é hoje o atual gestor da empresa. Em 2010, a 2 geração se aposenta e a 3 geração assume a direção da empresa, mas sempre assessorado pela 2 geração. A empresa além de ter sua sede própria, atende vários comércios com seus produtos e a grande diferença é que seus produtos chegam sempre frescos na mesa do consumidor, sendo uma empresa bem conceituada por prestar serviços de qualidade à sociedade e por respeitar seus colaboradores e clientes. É uma empresa que possui variedades de produtos e está sempre preocupada em atender as necessidades do cliente, num mundo tão competitivo sempre em busca do diferencial, o acompanhamento de novas tecnologias e a satisfação do cliente. 5. O PROCESSO SUCESSÓRIO E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS O processo sucessório da empresa objeto de estudo aconteceu de forma natural, porque os sucessores foram criados dentro da empresa, ou seja, dentro do sistema sempre ouvindo conversas de como estava indo os negócios. Porém como toda empresa, há divergências de pontos de vista e personalidade e quando se vive dentro do sistema não há uma preparação específica. De acordo com o atual gestor da empresa: O processo sucessório aconteceu naturalmente, como tudo que é hereditário, porque nascemos dentro do sistema (eu e meu pai), problemas sempre há por divergência de ponto de vista e personalidades preparadas ou não o tempo avança e tem que se virar (grifo nosso). Importante destacar que, segundo o atual gestor da empresa, os problemas são naturais e para que a empresa continue atuando no mercado é necessário se virar, ou seja, se adaptar. A empresa objeto de estudo desde que delegou as responsabilidades para a terceira geração essa distribuiu tarefas para cada funcionário, fazendo com que essas fossem claras e

11 11 concisas. Segundo o atual gestor da empresa as competências também foram selecionadas isto para a valorização dos recursos técnicos e humanos da empresa, mas sempre relevando os valores para a realização dos objetivos (grifo nosso). Destaca-se aqui, a preponderância dos valores familiares, passados de geração para geração, o que consequentemente influencia no modo de gestão da empresa. De acordo com o atual gestor da empresa: A empresa passou por mudanças importantes: renovei toda a empresa, investi em tecnologia de ponta, contratei mais funcionários e me preparei pra enfrentar um mercado muito disputado. Em 2011 quando a empresa passou por mudanças significativas como investimento em tecnologia de ponta e contratação de novos funcionários, a empresa estava muito preocupada com seus concorrentes fazendo com que esses investimentos viessem a melhorar suas vendas e conquistar novos clientes a fim de preparar para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo e disputado. Nota-se que a passagem para a terceira geração trouxe inovações para a empresa, o que pode ter auxiliado em sua sobrevivência ao longo do tempo. Assim: Houve mudanças na empresa quando a nova geração assumiu porque, o mundo evolui e ocorrem melhorias nas condições de se trabalhar, se não acompanhar, o mercado engole quem fica parado no tempo. A empresa se expandiu e sobreviveu até os dias de hoje, porque é muito confiante no serviço que presta e mantém sua tradição e valores conseguindo assim alcançar seus objetivos. Nenhuma empresa sobrevive se não tiver valores fortes, e esses são exatamente o que você quer ter dentro de casa (grifo nosso) diz o atual gestor da empresa. Novamente é notório como os valores familiares influenciam na gestão empresarial. O sucesso da empresa hoje vem de muitos erros e acertos, experiências passadas tudo trouxe ensinamentos, além de muitas conversas antes de tomar qualquer decisão, porque de uma gestão para outra tudo muda, pensamentos, atitudes, habilidades e competências isso só consegue ser resolvido com paciência respeitando sempre as ideias do outro mostrando quais as vantagens e desvantagens do procedimento a ser realizado. A empresa familiar é uma empresa como outra qualquer, a diferença é que existe uma família por trás de tudo. Quando se fala em empresa familiar tem-se a ideia de cobrança, de disputa interna, mas na empresa objeto de estudo nunca existiu essa cobrança ou disputa interna. A cobrança que existe é do próprio gestor da empresa que tem como preocupação

12 12 fazer sempre o melhor, pois foi passada uma responsabilidade e fazer o melhor do que as outras gerações para ele é imprescindível. Assim, além da preocupação de fazer dar certo, há uma responsabilidade maior, de manter o que foi deixado pelas outras gerações. Segundo o atual gestor da empresa: A empresa familiar é uma empresa como outra qualquer, com os mesmos requisitos, trabalho muito pra manter o legado que meu avô deixou. Na minha família lidar com as pessoas da família é muito fácil, pois, não há cobrança nem pressão, é tudo muito bem discutido antes de qualquer atitude. A empresa familiar no processo sucessório leva consigo todos os funcionários que já faziam parte dessa empresa e como todos das gerações de sucessores foram criados dentro da empresa e desde muito cedo viam seus pais discutindo trabalho em casa, fazem com que se crie com o passar do tempo e a proximidade do dia a dia uma relação de parentesco entre funcionários e patrões e isso é sentido em ambas as partes. Segundo o atual gestor da empresa aquela idéia de pai de todos que existente em empresa familiar na minha empresa não funciona, aqui é mais irmão mesmo, porque somos quase todos da mesma idade, senão pareceria que sou muito mais velho (risos). O atual gestor da empresa sabe bem diferenciar o aspecto profissional, do pessoal sempre focando o objetivo da empresa, e procura não tomar nenhuma decisão pelo fator emocional para assim não prejudicar a empresa. Tento tomar decisões pela razão e não pelo coração. 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS O estudo foi realizado em uma empresa familiar que se encontra na terceira geração. A segunda geração continua a orientar a terceira geração e todas as decisões só são tomadas depois de muita conversa entre ambos. Pela pesquisa observou-se que a panificadora estudada busca sempre inovar, comprando novas máquinas, contratando pessoal especializado, pois num mundo tão competitivo deve estar atenta aos concorrentes para não ficar para trás. Este estudo realizado atingiu o objetivo proposto de analisar como o processo sucessório em uma pequena empresa familiar, visando às mudanças organizacionais ocorridas. Os resultados mostram que não ocorreu nenhum tipo de preparação para o processo de sucessão, mas houve muitas mudanças e essas foram notórias, por mais que a empresa preze pelos seus valores, percebem-se grandes mudanças na organização.

13 13 A ausência de conflitos durante a fase de transição no processo sucessório foi um aspecto interessante verificado a partir da entrevista, por não ser muito comum em um processo de sucessão familiar, não ocorrendo nenhum conflito. Foi observado durante a pesquisa que o sucedido tem muita confiança no sucessor e vice e versa, pois, a confiança é um ponto fundamental para a tomada de decisões e a troca de experiência. O sucessor possui interesse diante do crescimento da empresa. Assim, com capacitação profissional, atitudes, habilidades e competências, a empresa tem tudo para continuar sendo um sucesso. REFERÊNCIAS ANTONACCIO, C.F.B. Empresas familiares: uma compreensão sistêmica. Rio de Janeiro, Tese (Doutorado em Psicologia clinica). Coordenadoria de Pós-Graduação. PUC-RIO. BERTUCCI, J. L. O. de. Metodologia Básica Para Elaboração de Trabalhos De Conclusão de Cursos.São Paulo: Atlas,2008. BORGES, F. D. Cultura organizacional: É possível promover mudanças significativas no setor de recursos humanos de uma empresa familiar? Belo Horizonte, Artigo científico (Trabalho de conclusão de curso). Centro universitário UMA CARMO, C.T. et al. Do processo de produção artesanal ao melhoramento produtivo: um estudo de caso da Padaria Salute. Espírito Santo, Artigo científico. Faculdade Capixaba de Nova Venécia. DAVANTEL, L.C. et al. Empresas Familiares na contemporaneidade e a sucessão. In: SEMINARIO DOS CURSOS DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS DO FECILCAM, 2, ENPPEX 7, 2011, Paraná. Paraná: FECILCAM, DENCK, M.R. LIMA, J.H.R.de. Cultura Organizacional Nas Empresas Familiares. Disponível em: < Acesso em 20 agosto DONATTI, L. Empresa familiar: A empresa familiar em um âmbito global. Caderno de Pesquisa em Administração. São Paulo, v1, n.10, p , 3 TRM, ESTOL, K.M. F; FERREIRA, M.C. O processo sucessório e a cultura organizacional em uma empresa familiar brasileira. Revista Administração Contemporânea. Curitiba, v.10, n.4, 2006.

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

A empresa familiar é atuante em vários segmentos, como: Agricultura; Estacionamento; Hotelaria; Publicidade; Restaurante entre outros.

A empresa familiar é atuante em vários segmentos, como: Agricultura; Estacionamento; Hotelaria; Publicidade; Restaurante entre outros. EMPRESA FAMILIAR EMPRESA FAMILIAR Empresas familiares são empreendimentos geridos por uma ou mais famílias e onde a sucessão do poder decisório é hereditária. Empreendedor é a pessoa que gera, acumula

Leia mais

EMPRESAS FAMILIARES NO BRASIL

EMPRESAS FAMILIARES NO BRASIL EMPRESAS FAMILIARES NO BRASIL OLIVEIRA,A.P.;SANTOS,S. RESUMO Este artigo tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre alguns dos principais aspectos relacionados com a administração das empresas familiares,

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações Mariane Frascareli Lelis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Bauru/SP e-mail: mariane_lelis@yahoo.com.br;

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. BARBOSA, Roger Eduardo 1 Resumo Neste artigo analisaremos como o planejamento estratégico na gestão de pessoas nas

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Vantagens e desvantagens a partir de diferentes visões

Vantagens e desvantagens a partir de diferentes visões Vantagens e desvantagens a partir de diferentes visões Carla Bottino carlabottino@portlatudoemfamilia.com.br Consultores observadores externos VANTAGENS Visão de longo prazo Maior autonomia para agir,

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso Maiane Bertoldo Lewandowski Consultora de RH Hospital Mãe de Deus TRANSFORMAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO Mudança de modelo mental; Escassez

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

VISÃO. Nossa visão é agregar valor sustentável ao cliente, desenvolvendo controles e estratégias que façam com que o crescimento seja contínuo.

VISÃO. Nossa visão é agregar valor sustentável ao cliente, desenvolvendo controles e estratégias que façam com que o crescimento seja contínuo. QUEM É A OMELTECH? VISÃO Nossa visão é agregar valor sustentável ao cliente, desenvolvendo controles e estratégias que façam com que o crescimento seja contínuo. missão A Omeltech Desenvolvimento atua

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

ARTIGOS AÇÕES MOTIVACIONAIS

ARTIGOS AÇÕES MOTIVACIONAIS ARTIGOS AÇÕES MOTIVACIONAIS ÍNDICE em ordem alfabética: Artigo 1 - ENDOMARKETING: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA DESENVOLVER O COMPROMETIMENTO... pág. 2 Artigo 2 - MOTIVANDO-SE... pág. 4 Artigo 3 - RECURSOS

Leia mais

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão Esse artigo tem como objetivo apresentar estratégias para assegurar uma equipe eficiente em cargos de liderança, mantendo um ciclo virtuoso

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

O RH dos sonhos dos CEOs

O RH dos sonhos dos CEOs O RH dos sonhos dos CEOs Expectativas e estratégias da liderança para os Recursos Humanos Presidentes de empresas de todos os portes falaram sobre a importância dos Recursos Humanos para as suas empresas

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free Como motivar Millennials Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free O que esperar deste ebook Maneiras práticas para motivar seus funcionários da geração Millennials a. O que é a geração

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Compreender

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES

DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES Janaína Schwarzrock jana_100ideia@hotmail.com Prof. Leonardo W. Sommariva RESUMO: Este artigo trata da importância da informação na hora da tomada de decisão,

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Apresentação 24/12/2014. Professor Wilker Bueno

Apresentação 24/12/2014. Professor Wilker Bueno Apresentação 1 Wilker Bueno Técnico em Magistério Colégio Estadual José Cipriano Varjão/GO Graduado em Administração de Empresas Universidade do Norte do Paraná Londrina/PR Especialista em RH e suas Atribuições

Leia mais

O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS

O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS Nadia Al-Bdywoui (nadia_alb@hotmail.com) Cássia Ribeiro Sola (cassiaribs@yahoo.com.br) Resumo: Com a constante

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Empreendedorismo na prática

Empreendedorismo na prática Empreendedorismo na prática Autor: José Carlos Assis Dornelas Aluno: Douglas Gonzaga; Diana Lorenzoni; Paul Vogt; Rubens Andreoli; Silvia Ribeiro. Turma: 1º Administração Venda Nova do Imigrante, Maio

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade. Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx

O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade. Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx Araçatuba SP 2012 O Marketing Educacional aplicado às Instituições

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, estratégias de segmentação e posicionamento. Análise do potencial de demanda. Definição da missão. liderança.

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES?

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? Engajamento/comprometimento do colaborador: estado em que esse se encontra de genuíno envolvimento,

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Você vai aprender: Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento da Integração; Gerenciamento de Escopo- Declaração de Escopo e EAP; Gerenciamento de Tempo; Gerenciamento

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

cada fator e seus componentes.

cada fator e seus componentes. 5 CONCLUSÃO Conforme mencionado nas seções anteriores, o objetivo deste trabalho foi o de identificar quais são os fatores críticos de sucesso na gestão de um hospital privado e propor um modelo de gestão

Leia mais

FATORES PARA A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES PESSOAIS

FATORES PARA A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES PESSOAIS 1 FATORES PARA A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES PESSOAIS MAURICIO SEBASTIÃO DE BARROS 1 RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar as atuais

Leia mais

RECONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E AUTONOMIA COMO FATOR MOTIVACIONAL. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARF.

RECONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E AUTONOMIA COMO FATOR MOTIVACIONAL. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARF. RECONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E AUTONOMIA COMO FATOR MOTIVACIONAL. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARF. Danilo Domingos Gonzales Simão 1 Fábio Augusto Martins Pereira 2 Gisele Maciel de Lima 3 Jaqueline

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Danielle Valente Duarte 2014 Abrange três componentes interdependentes: a visão sistêmica; o pensamento estratégico e o planejamento. Visão Sistêmica

Leia mais

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas Perfil... Atuando há 20 anos em vendas Jean Oliveira já viveu na pele cada experiência que essa profissão promove, é especialista com MBA em Estratégias de Negócios e graduado em Tecnologia de Processamento

Leia mais

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação O artigo fala sobre os vários aspectos e desafios que devem ser levados em consideração quando se deseja transformar ou fortalecer uma cultura organizacional, visando a implementação de uma cultura duradoura

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Empresários de pequeno, médio e grande

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo Vantagem Competitiva. Atlas. São

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Resumo: O Movimento Empresa Júnior (MEJ) brasileiro há mais

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

O ADVOGADO GESTOR. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker

O ADVOGADO GESTOR. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker O ADVOGADO GESTOR Ari Lima A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker A competitividade atualmente no setor jurídico tem exigido uma nova postura profissional dos advogados. Tanto para

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

LIDERANÇA INTEGRAL CONTEÚDO

LIDERANÇA INTEGRAL CONTEÚDO TREINAMENTO Levando em consideração que as empresas e pessoas têm necessidades diferentes, os programas de treinamento são personalizados para atender a demandas específicas. Os treinamentos são focados

Leia mais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Lustre sem graxa Engenharia de Produção Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Falo sempre com a minha família que não

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 2012 Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil adauto_montenegro@hotmail.com

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Apresentação O programa de MBA em Estratégia e Liderança Empresarial tem por objetivo preparar profissionais para

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais