76 Anos Educando para a Vida

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "76 Anos Educando para a Vida"

Transcrição

1 CIANSP - COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Rua Monsenhor Domingos Pinheiro, 35 Calafate/BH Fone: (31) coorden acao@colegiopied ade.co m.b r 76 Anos Educando para a Vida DISCIPLINA: REDAÇÃO PROFESSORA: SANDRA FERRAZ ENSINO: FUNDAMENTAL II ANO:9º TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DATA DE ENTREGA: 16/12/15 VALOR: 20,0 NOTA: ALUNO(A): Nº: Instruções: Este trabalho deverá ser feito em folha pautada. Você deverá colar o texto na folha e copiar a pergunta, respondendo-a logo em seguida. Use caneta azul ou preta. O trabalho deverá ter capa com identificação completa: seu nome, o nome da professora, nome do Colégio, nome da disciplina, série e data. O trabalho contém 08 questões com o valor de 1,5 cada; e uma proposta de produção de texto com o valor de 8,0. Faça com atenção e capricho. BOM TRABALHO! editoriais@uol.com.br EDITORIAIS Infância perdida Com 1 milhão de crianças trabalhando, o país precisa tomar medidas para cumprir a meta de erradicar essa atividade até o fim da década Dados do Censo tabulados pela Folha indicam que 1 milhão de crianças ainda trabalham no Brasil. Na região Norte, onde a presença do poder público é mais rarefeita, a proporção é de uma em cada dez -bem mais alta que a média nacional, de 6,2%. Note-se que o trabalho infantil nem sempre ocorre em fábricas ou empresas, onde é mais fácil caracterizar a exploração e coibi-la. Não raro, verifica-se em situações ligadas à atividade familiar. É frequente na agricultura e na pecuária -em geral na companhia dos pais- ou nos pequenos negócios, em tarefas como limpeza ou venda no balcão. Em empresas formais, a presença de crianças na produção tende a desaparecer. Não apenas em consequência da fiscalização, mas do temor de que denúncias sobre irregularidades nessa área causem prejuízos à imagem de marcas e produtos. Na modalidade familiar, o quadro mostra-se mais complexo, pois o trabalho infantil inscreve-se numa espécie de tradição cultural, que resiste à mudança. Os próprios pais -muitas vezes com baixo grau de instrução e, eles próprios, ex-trabalhadores infantis- desconhecem a lei ou não compreendem os motivos da proibição. O trabalho feito por crianças é deletério sob vários aspectos, a começar pela privação do tempo livre da infância, importante para um desenvolvimento saudável. Além disso, interfere no aprendizado escolar, aumenta os riscos de problemas de saúde e reduz as chances de um emprego melhor na vida adulta.

2 Na última década, o trabalho infantil caiu de 6,6% para 6,2% no país. É possível, entretanto, segundo técnicos do IBGE, que os dados referentes a 2000 estejam subestimados, o que ainda não se verificou com precisão. Os progressos, seja como for, terão sido pífios ou nulos, deixando o Brasil em dificuldades para cumprir o compromisso de erradicar esse tipo de atividade até o final da década. A tarefa não é simples, mas o governo federal precisa intensificar a fiscalização na tentativa de ao menos se aproximar da meta. Um caminho, como sugere a coordenação do programa contra o trabalho infantil da OIT (Organização Internacional do Trabalho), seria elevar a pressão sobre os municípios e cobrar das prefeituras um papel mais ativo no controle. Outra possibilidade é utilizar o mapa do Bolsa Família para alcançar as populações rurais carentes, que tendem, mais do que as urbanas, a envolver os filhos na geração de renda. Para conceder o auxílio, o governo exige uma série de condições dos beneficiados - da matrícula escolar à vacinação obrigatória dos filhos. Poderia usar o controle que já é realizado sobre esses itens para tentar identificar casos de trabalho infantil. Folha de S. Paulo. São Paulo, 30 dez Opinião QUESTÃO 01 O texto que vem logo abaixo do título complementando-o, o autor faz uma síntese da ideia essencial do artigo. Qual o argumento exposto nessa parte? QUESTÃO 02 O desenvolvimento compreende o conteúdo do 2º ao 8º parágrafo. Nele, encontram-se os argumentos que fundamentam a tese. Esses argumentos podem ser expostos por meio de relações de causa e consequência, comparações, contrastes, enumerações, exemplificações e testemunhos, entre outros. a) Em relação às situações em que ocorre o trabalho infantil, o que o autor afirma? b) No 2º parágrafo, qual é o argumento apresentado para explicar onde há maior ou menor concentração dessa atividade? c) Nesse parágrafo, o autor utilizou o contraste para desenvolver suas argumentações. Que fatos são contrastados? QUESTÃO 03 No 3º parágrafo, o autor reforça seus argumentos sobre o fato de que o trabalho infantil diminuiu sensivelmente em empresas formais. Como ele empregou a relação de causa e consequência no desenvolvimento desse argumento? QUESTÃO 04 No 4º parágrafo, o autor desenvolve novos argumentos para fundamentar o ponto de vista de que as famílias exploram mais o trabalho das crianças. Explique por que o autor afirma que há uma tradição cultural que dificulta o combate dessa atividade nas famílias. QUESTÃO 05 No desenvolvimento do 5º parágrafo, o autor expõe argumentos que possam comprovar que o trabalho infantil é prejudicial por vários motivos. Nesse caso, que recurso ele empregou no desenvolvimento de suas argumentações? QUESTÃO 06 No 6º parágrafo, observa-se preocupação do autor em apresentar dados que comprovam seus argumentos. a) O que as pesquisas sobre esse assunto vêm representando ao longo dos anos?

3 b) Nesse parágrafo, foi utilizado o recurso da exemplificação ou da comparação? Justifique sua resposta. QUESTÃO 07 No 7º e 8º parágrafos, há, respectivamente, uma crítica e uma sugestão para se resolver essa questão tão polêmica. Qual a crítica apresentada pelo autor? QUESTÃO 08 A conclusão de um texto dissertativo-argumentativo pode apresentar uma síntese das ideias desenvolvidas ou uma proposta com soluções para eliminar o problema. a) No último parágrafo, há uma proposta sugerida pelo autor. Exponha-a. b) Que argumentos foram empregados para enfatizar essas ideias? Leia os textos a seguir. Desigualdade no Brasil A desigualdade é a mãe da injustiça, enquanto ela existir, o mundo vai viver em desequilíbrio, onde uns poucos têm muito e muitos têm pouco. O conceito de desigualdade é um guarda-chuva que compreende diversos tipos, desde desigualdade de oportunidade até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica, a mais conhecida, é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. ( Charge I Disponível em:

4 Charge II Disponível em: PROPOSTA Os textos apresentados anteriormente mencionam sobre a desigualdade existente no Brasil. Na charge I fica evidente a crítica de que todas as atenções estão voltadas para motivos da Copa, e a fome, a pobreza e a miséria são questões colocadas à margem dos interesses dos brasileiros. Já na charge II, o autor demonstra como o sistema público de saúde brasileiro está em um estado inaceitável. Por meio desses textos, escolha uma das charges acima, organize suas ideias e faça um artigo de opinião acerca do tema abordado pela charge escolhida. Lembre-se que o artigo de opinião é um gênero discursivo argumentativo cujo objetivo principal é defender um ponto de vista relevante da sociedade em termos sociais, políticos e cultural. Sua linguagem é formal, mas com algumas marcas de subjetividade como, por exemplo, metáforas e hipérboles. A pessoa e tempo verbal: 1ª ou na 3ª pessoa do singular e predominantemente no presente. Atenção: Lembre-se dos elementos que compõem um artigo de opinião; Faça um texto de no mínimo 20 linhas e no máximo 30; Cuidado com a paragrafação e margens; Observe atentamente a ortografia e a pontuação. Tabela de correção: Adequação ao Gênero Adequação ao Tema Norma padrão Coerência / Coesão Exposição Ideias de Qualidade de Informações 20% = 0,3 0% 20% = 0,3 20% = 0,3 20% = 0,3 20% = 0,3 40% = 0,6 60% = 0,3 40% = 0,6 40% = 0,6 40% = 0,6 40% = 0,6 60% = 0,9 100% = 0,5 60% = 0,9 60% = 0,9 60% = 0,9 60% = 0,9 80% = 1,2 80% = 1,2 80% = 1,2 80% = 1,2 80% = 1,2 100% = 1,5 100% = 1,5 100% = 1,5 100% = 1,5 100% = 1,5

5 COLÉGIO NOSS A S ENHOR A FOLHA PADRÃO DE PROD UÇÃO DE TEXTOS DA PIEDADE PROFESSORA: SANDRA FERRAZ