Alteração da hora de abertura do mercado intradiário contínuo MIC (IDCZGOT)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alteração da hora de abertura do mercado intradiário contínuo MIC (IDCZGOT)"

Transcrição

1 Alteração da hora de abertura do mercado intradiário contínuo MIC (IDCZGOT) 28 de Febrero 2019

2 1. Contexto 2. Proposta de alternativas para a antecipação da abertura do MIC 3. Modificações no proceso de programação 4. Cronograma de implementação 5. Consulta aos Agentes de Mercado sobre o modelo

3 Alteração do Gate Opening Time (GOT) do MIC-MIBEL das 22:00 para as 15:00h CET. Em 29 e 30 de Janeiro, os três operadores do MIBEL receberam dois pedidos dos órgãos reguladores, CNMC e ERSE, para dar início aos trabalhos necessários para implementar, o mais breve possível, o início da negociação do mercado intradiário continuo a partir das 15h00 CET. Nesse pedido detalham a necessidade de realizar uma consulta pública para os agentes onde as possíveis alternativas são apresentadas, o ajuste com os processos de operação do sistema e o cronograma para sua implementação. Nesse pedido, indicam que "A proposta dos operadores deve contemplar, de caráter transitório, a realização de seis sessões de leilão intradiário, bem como um modelo definitivo em se que reduz o número de leilões, alinhando-os com os leilões pan-europeus, no momento da sua implementação, previstos na recém-aprovada ACER Decision ". A DECISÃO Nº 01/2019 da ACER, indica que três leilões pan-europeus devem ser implementados: Um no dia D-1 às 15h00 CET (D-1) com período de entrega todas as horas do dia D. Um no dia D-1 às 22h00 CET (D-1) com período de entrega todas as horas do dia D. Um no Dia D às 10h00 CET (D) com período de entrega às últimas 12 horas do Dia D.

4 1. Contexto 2. Proposta de alternativas para o antecipação da abertura do MIC 3. Modificações no proceso de programação 4. Cronograma de implementação 5. Consulta aos Agentes de Mercado sobre o modelo

5 Proposta de alternativas a incluir na consulta. Apresentam-se duas alternativas no proceso de consulta pública, que têm por base os siguintes critérios: Simplicidade do modelo resultante e da sua implementação, de forma a mitigar os riscos presentes e futuros para a aplicação do modelo. Simplificação nos acessos dos Agentes do Mercado e minimização das mudanças necessárias para introduzir nos seus processos. Manutenção transitória do actual número de leilões regionais intradiários do MIBEL em 6. O mercado intradiário contínuo abrirá a contratação de energia para o dia D + 1 às 15:10 CET e, previamente, haverá um leilão de abertura cujo horizonte é os 24 períodos do dia D + 1, em linha com os leilões pan-europeus intradiários. Concretização do modelo definitivo de integração com futuros leilões europeus para a fixação de preço da capacidade de interligação, procurando aproximar as horas de execução de leilões ibéricos com os horários dos futuros dos leilões paneuropeus.

6 Alternativa 1 Implementação de um novo leilão de abertura para os 24 períodos do dia D + 1, com abertura às 14:00 CET e encerramento às 15:00 CET. O periodo para recepção de ofertas para este leilão de abertura ocorrerá após o Mercado Diário, abrindo o período de recepção às 14:00 horas CET, com duração de 60 minutos até a hora de encerramento, às 15:00 horas CET, sendo as ofertas aceites provisoriamente por ainda não se dispor do Programa Diário Viável Provisório (PDVP). O PDVP deve ser recebido pelo Operador do Mercado com uma antecedência, em situação normal, de pelo menos 15 minutos antes do encerramento da sessão (14h45 CET) para que os agentes possam atualizar, quando necessário, as ofertas apresentadas e estas poderem ser validadas no final do período de recepção de ofertas. Numa situação de emergência, em que o operador de mercado receba o PDVP após as 14:45 CET, o período de recepção das ofertas será prolongado para permitir que os agentes tenham pelo menos 15 minutos para verificar e atualizar as suas ofertas Abertura dos períodos do dia D + 1 no mercado intradiário contínuo às 15h10 CET. Eliminação do atual primeiro leilão intradiário (MI1). Adiamento em uma hora da actual quinta sessão (MI5), abrindo às 09h00 CET e fechando às 09h50 CET, com um total de 12 períodos de negociação (períodos 13 a 24 do dia D). O restante dos horários e sessões permaneceriam inalterados.

7 Alternativa 2 Implementação de um novo leilão de abertura para os 24 períodos do dia D + 1, com abertura às 14:00 CET e encerramento às 15:00 CET. O periodo para recepção de ofertas para este leilão de abertura ocorrerá após o Mercado Diário, abrindo o período de recepção às 14:00 horas CET, com duração de 60 minutos até a hora de encerramento, às 15:00 horas CET, sendo as ofertas aceites provisoriamente por ainda não se dispor do Programa Diário Viável Provisório (PDVP). O PDVP deve ser recebido pelo Operador do Mercado com uma antecedência, em situação normal, depelo menos 15 minutos antes do encerramento da sessão (14h45 CET) para que os agentes possam atualizar, quando necessário, as ofertas apresentadas e estas poderem ser validadas no final do período de recepção de ofertas. Numa situação de emergência, em que o operador de mercado receba o PDVP após as 14:45 CET, o período de recepção das ofertas será prolongado para permitir que os agentes tenham pelo menos 15 minutos para verificar e atualizar as suas ofertas Abertura dos períodos de D + 1 no mercado intradiário contínuo às 15h10 CET. Eliminação do atual sexto leilão intradiário (MI6). Adiamento em uma hora do horário da atual quinta sessão, abrindo às 09h00 CET e fechando às 09h50 CET, com um total de 12 períodos de negociação (13-24). Antecipar em uma hora de fecho da primeira sessão, abrindo às 17h00 CET e fechando às 17h50 CET, com um total de 28 períodos de negociação (21-24 D, 1-24 D + 1). Os restantes horários e sessões permaneceriam inalterados.

8 1. Contexto 2. Proposta de alternativas para o antecipação da abertura do MIC 3. Modificações no proceso de programação 4. Cronograma de implementação 5. Consulta aos Agentes de Mercado sobre o modelo

9 Modificações no processo de programação em Espanha (I) A antecipação da publicação de PDVP para as 14h45 CET o Redução de 75 min do periodo para efetuar as análises de segurança do PDBF o Antecipação do prazo de publicação do PDBF das 14:00 CET para as 13:30 CET. o Implicações: Ajuste do prazo para o envio da informação ao OS após a publicação do PDBF (nomeações, desagregações y potência hidráulica): 30 min 20 min Ajuste do prazo para o envío das ofertas de restrições técnicas para a resolução de RRTT: 30 min 15 min Maior risco de atrasos na publicação do PDVP, e mesmo, de republicações do PDVP Risco de incidentes e cancelamentos em MI

10 Modificações no processo de programação em Espanha (II) Comparação da situação atual e a respetiva proposta: Processo Situação atual Horas limite (CET) Proposta Publicação do PDBC pelo OM 13h00 13h00 Envio pelos SM ao OS: - Nomeações do programa por unidade de programação. - Concretizações de contratos bilaterais depois do MD. - Desagregações de UP em UF. - Potência hidráulica máxima e mínima por unidade de programação. Publicação do PDBF pelo OS Apresentação de ofertas para o processo de resolução de restrições técnicas no PDBF Publicação do PDVP pelo OS 13:30 horas (em qualquer caso, até 30 min após a publicação do PDBC) 14:00 horas (em qualquer caso, até 60 min após a publicação do PDBC) Até 30 minutos após a publicação do PDBF 16:00 horas (em qualquer caso, até 120 min após a publicação do PDBF) 13:20 horas (em qualquer caso, até 20 min após a publicação do PDBC) 13:30 horas (em qualquer caso, até 30 min após a publicação do PDBC) Até 15 minutos após a publicação do PDBF 14:45 horas (em qualquer caso, até 75 min após a publicação do PDBF)

11 Modificações no processo de programação em Espanha (III) Mercado de reserva de potencia adicional a subir (RPAS): o Alteração das reservas de potência disponíveis e adicionais necessárias como consequência da participação de SMs no MI (por exemplo, mudanças na diferença entre a procura esperada e programada, ajuste dos programas de produção de energia eólica ou solar, início de grupos térmicos, etc.) Cobertura das necessidades de reserva de potencia adicional a subir durante todo o processo de programação Programação de arranque dos grupo térmicos por restrições técnicas em tempo real, a fim de fornecer ao sistema a reserva de potência adicional para subir, quando necessário Mercado de reserva de regulação secundaria sem alterações: o Pelas necessidades dependerem, principalmente, da procura prevista e das suas rampas de variação, este mercado pode ser gerido em paralelo com o MI contínuo. o Propõe-se antecipar para às 16:30 CET para que os mercados sejam o mais consecutivos possível.

12 Modificações no processo de programação em Espanha (IV) Comparação da situação atual e a respetiva proposta: Processo Situação atual Horas limite (CET) Proposta Necessidades de reserva de regulação secundaria Necessidades de reserva de potência adicional a subir Apresentação de ofertas de reserva de potência adicional a subir Contratação de reserva de potência adicional a subir Apresentação de ofertas de regulação secundária Contratação de reserva de regulação secundária 16:00 horas Após a publicação do PDVP 16:20 horas (em qualquer caso, até 30 minutos após a publicação das necessidades, quando for posterior às 15h50.) 17:00 horas (em qualquer caso, até 60 min após a publicação do PDVP) 17:30 horas (em qualquer caso, até 30 min após a publicação do PDVP, ou se aplicável, até 30 minutos após a publicação da reserva) 17:45 horas 14:45 horas O mercado de Reserva de Potência Adicional a Subir é eliminado 16:00 horas (em qualquer caso, até 75 min após a publicação do PDVP) 16:30 horas (em qualquer caso, até 30 min após o encerramento da apresentação das ofertas)

13 Modificações no processo de programação em Portugal (I) De acordo com o modelo descrito acima, é necessário antecipar o prazo de publicação do PDVP e fazer os ajustes indicados no quadro seguinte, em que a situação atual e a proposta são comparadas: Processo Situação actual Horas limite (CET) Proposta Publicação do PDBF 13:15 horas 13:15 horas Apresentação de ofertas para o processo de resolução de restrições técnicas no PDBF e desagregações de UP em UF. Publicação do PDVP Até 60 minutos após a publicação do PDBF (em qualquer caso, até 30 minutos após a publicação, se o PDBF foi publicado após 13:30) 16:00 horas (em qualquer caso, até 120 min após a publicação do PDBF, se este for publicado após 14:00) Até 30 minutos após a publicação do PDBF 14:45 horas (em qualquer caso, até 75 min após a publicação do PDBF, se o este fot publicado após 13:30)

14 1. Contexto 2. Proposta de alternativas para o antecipação da abertura do MIC 3. Modificações no proceso de programação 4. Cronograma de implementação 5. Consulta aos Agentes de Mercado sobre o modelo

15 Cronograma de implementação Prevê-se que a data de implementação deste modelo transitório seja em setembro de Desde que as entidades reguladores aprovem a proposta com antecedência suficiente. Está prevista a realização de testes com os agentes de mercado por um período de aproximadamente uma semana em setembro, que será agendada com antecedência suficiente para que os agentes possam ter os recursos necessários.

16 1. Contexto 2. Proposta de alternativas para o antecipação da abertura do MIC 3. Modificações no proceso de programação 4. Cronograma de implementação 5. Consulta aos Agentes de Mercado sobre o modelo

17 Consulta aos Agentes de Mercado sobre o modelo Até à implementação dos leilões pan-europeus para a fixação do preço da capacidade de interligação, qual das duas alternativas propostas é desejável que seja implementada para a modificação do atual esquema de leilões regionais intradiários? o Alternativa 1: Eliminação do atual MI1 e alteração no horário e horizonte da atual MI5, conforme descrito na seção anterior correspondente deste documento. o Alternativa 2: Eliminação do atual MI6 e alteração nos horários e horizontes dos atuais MI1 e MI5, conforme descrito na seção anterior correspondente deste documento. Os agentes terão até o próximo dia 21/03/2019, inclusíve, para enviar a sua preferência para o seguinte correio electrónico consultaintramibel@omie.es, indicando também se a sua resposta é confidencial ou pública. Os resultados desta consultaserão divulgados, logo que seja possível, assim que os resultados sejam conhecidos.

Aviso da GGS n.º 1. Horários das Sessões do Mercado de Serviços de Sistema

Aviso da GGS n.º 1. Horários das Sessões do Mercado de Serviços de Sistema Aviso da GGS n.º 1 Horários das Sessões do Mercado de Serviços de Sistema Setembro de 2013 ÍNDICE Objecto...3 Referências Horárias...3 Entrada em Vigor...3 Horários com o Fecho do Mercado Diário às 9:00

Leia mais

PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO PARA O MERCADO INTRADIÁRIO NO MIBEL

PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO PARA O MERCADO INTRADIÁRIO NO MIBEL Introdução PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO PARA O MERCADO INTRADIÁRIO NO MIBEL Desde 2007, que se encontra em funcionamento no MIBEL um mercado intradiário baseado em seis sessões de leilões que utiliza o mecanismo

Leia mais

Integração da PRE no MIBEL

Integração da PRE no MIBEL Integração da PRE no MIBEL Resultados da Consulta Pública e Propostas de Harmonização Regulatória Eduardo Teixeira Motivações Efeitos da presença da PRE no contexto do MIBEL Motivações Peso relativo e

Leia mais

Consulta Pública n.º 73

Consulta Pública n.º 73 Consulta Pública n.º 73 Mecanismos de Contratação a prazo de Energia Elétrica para satisfação dos consumos dos clientes do Comercializador de Último Recurso Comentários da EDP Serviço Universal março de

Leia mais

RESUMO DAS CONCLUSÕES DA REUNIÃO DE LISBOA DO CONSELHO DE REGULADORES DO MIBEL ( ) (Documento para o Website dos reguladores)

RESUMO DAS CONCLUSÕES DA REUNIÃO DE LISBOA DO CONSELHO DE REGULADORES DO MIBEL ( ) (Documento para o Website dos reguladores) RESUMO DAS CONCLUSÕES DA REUNIÃO DE LISBOA DO CONSELHO DE REGULADORES DO MIBEL (15-03-06) (Documento para o Website dos reguladores) Em cumprimento do Acordo Ibérico de Santiago de Compostela, que institui

Leia mais

Relatóriomensaljaneirode2019/Índice

Relatóriomensaljaneirode2019/Índice 19 Relatóriomensaljaneirode19/Índice Resumoexecutivo 1.Mercadodiário 2.Mercadointrádiarioleilões 3.Mercadointrádiariocontínuo 4.Resultadoseconómicosdomercado 5.Evoluçãodomercadonosúltimos 12meses 6.Trocasinternacionais

Leia mais

Relatóriomensaljunhode2019/Índice

Relatóriomensaljunhode2019/Índice 219 Relatóriomensaljunhode219/Índice Resumoexecutivo 1.Mercadodiário 2.Mercadointrádiarioleilões 3.Mercadointrádiariocontínuo 4.Resultadoseconómicosdomercado 5.Evoluçãodomercadonosúltimos 12meses 6.Trocasinternacionais

Leia mais

Relatóriomensalfevereirode2019/Índice

Relatóriomensalfevereirode2019/Índice 19 Relatóriomensalfevereirode19/Índice Resumoexecutivo 1.Mercadodiário 2.Mercadointrádiarioleilões 3.Mercadointrádiariocontínuo 4.Resultadoseconómicosdomercado 5.Evoluçãodomercadonosúltimos 12meses 6.Trocasinternacionais

Leia mais

Relatóriomensalmarçode2019/Índice

Relatóriomensalmarçode2019/Índice 19 Relatóriomensalmarçode19/Índice Resumoexecutivo 1.Mercadodiário 2.Mercadointrádiarioleilões 3.Mercadointrádiariocontínuo 4.Resultadoseconómicosdomercado 5.Evoluçãodomercadonosúltimos 12meses 6.Trocasinternacionais

Leia mais

Relatóriomensalabrilde2019/Índice

Relatóriomensalabrilde2019/Índice 19 Relatóriomensalabrilde19/Índice Resumoexecutivo 1.Mercadodiário 2.Mercadointrádiarioleilões 3.Mercadointrádiariocontínuo 4.Resultadoseconómicosdomercado 5.Evoluçãodomercadonosúltimos 12meses 6.Trocasinternacionais

Leia mais

Informação do Mercado 2015

Informação do Mercado 2015 Índice Informação do Mercado 2015 2 1 Evolução do mercado da electricidade em Espanha e no MIBEL... 6 1.1. Negociação no MIBEL: energia, volumen econômico e tipos de tecnologias 1.1.1. Compras no MIBEL

Leia mais

Relatóriomensalmaiode2019/Índice

Relatóriomensalmaiode2019/Índice 19 Relatóriomensalmaiode19/Índice Resumoexecutivo 1.Mercadodiário 2.Mercadointrádiarioleilões 3.Mercadointrádiariocontínuo 4.Resultadoseconómicosdomercado 5.Evoluçãodomercadonosúltimos 12meses 6.Trocasinternacionais

Leia mais

Relatóriomensalmarçode2019/Índice

Relatóriomensalmarçode2019/Índice 19 Relatóriomensalmarçode19/Índice Resumoexecutivo 1.Mercadodiário 2.Mercadointrádiarioleilões 3.Mercadointrádiariocontínuo 4.Resultadoseconómicosdomercado 5.Evoluçãodomercadonosúltimos 12meses 6.Trocasinternacionais

Leia mais

Relatóriomensalabrilde2019/Índice

Relatóriomensalabrilde2019/Índice 19 Relatóriomensalabrilde19/Índice Resumoexecutivo 1.Mercadodiário 2.Mercadointrádiarioleilões 3.Mercadointrádiariocontínuo 4.Resultadoseconómicosdomercado 5.Evoluçãodomercadonosúltimos 12meses 6.Trocasinternacionais

Leia mais

As interligações de energia e o mercado interno de energia europeu

As interligações de energia e o mercado interno de energia europeu As interligações de energia e o mercado interno de energia europeu Jorge Esteves Conferência Descarbonização da Economia Sessão Próximos desafios no setor da energia As interligações de energia e o mercado

Leia mais

ANEXO II REGRAS APLICÁVEIS AO MECANISMO DE TRANSAÇÕES DE GÁS NATURAL PARA CONCRETIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE COMPENSAÇÃO PELO GTG. Artigo 1.

ANEXO II REGRAS APLICÁVEIS AO MECANISMO DE TRANSAÇÕES DE GÁS NATURAL PARA CONCRETIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE COMPENSAÇÃO PELO GTG. Artigo 1. ANEXO II REGRAS APLICÁVEIS AO MECANISMO DE TRANSAÇÕES DE GÁS NATURAL PARA CONCRETIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE COMPENSAÇÃO PELO GTG Artigo 1.º Objeto 1 - O mecanismo regulado de contratação pelo Gestor Técnico

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONSELHO DE REGULADORES DO MIBEL

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONSELHO DE REGULADORES DO MIBEL RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONSELHO DE REGULADORES DO MIBEL Presidência da ERSE janeiro-junho 2012 junho 2013 ÍNDICE I. Introdução II. III. IV. Atividades desenvolvidas pelo Conselho de Reguladores do MIBEL

Leia mais

Revisão do Manual de Procedimentos de Acesso às Infraestruturas do SNGN. Documento de comentários

Revisão do Manual de Procedimentos de Acesso às Infraestruturas do SNGN. Documento de comentários Revisão do Manual de Procedimentos de Acesso às Infraestruturas do SNGN Documento de comentários Março de 2017 1. Enquadramento A proposta de revisão do Manual de Procedimentos de Acesso às Infraestruturas

Leia mais

MIBEL Mercado Ibérico de Electricidade

MIBEL Mercado Ibérico de Electricidade MIBEL Mercado Ibérico de Electricidade João Tomé Saraiva Fevereiro de 2003 14 de Novembro de 2001 assinatura de um memorando entre as Administrações de Espanha e Portugal para a criação do Mercado Ibérico

Leia mais

MIBEL enquanto mercado spot e a prazo O funcionamento do mercado spot

MIBEL enquanto mercado spot e a prazo O funcionamento do mercado spot WORKSHOP ERSE-GESEL INTEGRAÇÃO DE MERCADOS DE ENERGIA ELÉCTRICA E FORMAÇÃO DE PREÇOS MIBEL enquanto mercado spot e a prazo O funcionamento do mercado spot Eduardo Teixeira 4 de Março de 2011 Agenda 1.

Leia mais

Artigo 28.º Informação sobre novos projetos de investimento e relatórios de execução do orçamento

Artigo 28.º Informação sobre novos projetos de investimento e relatórios de execução do orçamento O presente documento apresenta exclusivamente as alterações realizadas ao articulado em vigor do RARII, nomeadamente aos artigos 28.º, 29.º e 30.º. Artigo 28.º Informação sobre novos projetos de investimento

Leia mais

Informação do Mercado. Relatório 2014

Informação do Mercado. Relatório 2014 Indice Evolução do mercado da electricidade em Espanha e no 1. 2. MIBEL Preço horário para efeitos do PVPC e leilões administrados pelo OMIE 1.1. Negociação no MIBEL: energia, volume económico e tipos

Leia mais

Modelação e Simulação de Mercados de Energia Eléctrica

Modelação e Simulação de Mercados de Energia Eléctrica Curso de Formação em Modelação e Simulação de Mercados de Energia Eléctrica Leccionado por Jorge Alberto Mendes de Sousa para Galp Energia Lisboa Abril 2010 1. Enquadramento O presente curso de formação

Leia mais

PROPOSTA DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA GESTÃO GLOBAL DO SISTEMA. Documento Justificativo

PROPOSTA DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA GESTÃO GLOBAL DO SISTEMA. Documento Justificativo PROPOSTA DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA GESTÃO GLOBAL DO SISTEMA Documento Justificativo Maio 2012 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso

Leia mais

Portugal e a integração dos Mercados Elétricos europeus

Portugal e a integração dos Mercados Elétricos europeus Portugal e a integração dos Mercados Elétricos europeus Portugal e a integração dos Mercados Elétricos europeus 1. Portugal continental, MIBEL e Mercado Interno de Energia europeu 2. Facetas da construção

Leia mais

ERSE e CNE finalizam proposta de funcionamento do MIBGAS

ERSE e CNE finalizam proposta de funcionamento do MIBGAS Comunicado de Imprensa ERSE e CNE finalizam proposta de funcionamento do MIBGAS A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e a Comisión Nacional de Energia (CNE) apresentam uma proposta de Modelo

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS. Abril 2015

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS. Abril 2015 DECISÃO DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE REDE DE BALANÇO, NOS TERMOS DO ARTIGO 52.º DO REGULAMENTO (UE) 312/2014, DE 26 DE MARÇO DE 2014 Abril 2015 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS

Leia mais

Análise do mercado de serviços ancilares de Portugal: Implicações para o caso brasileiro.

Análise do mercado de serviços ancilares de Portugal: Implicações para o caso brasileiro. Análise do mercado de serviços ancilares de Portugal: Implicações para o caso brasileiro. Roberto Brandão Vanessa Reich de Oliveira Paola Dorado Pedro Vardiero Ivo de Carvalho Introdução Artigo desenvolvido

Leia mais

MECANISMO DE RESOLUÇÃO DE CONGESTIONAMENTOS NO ARMAZENAMENTO SUBTERRÂNEO DE GÁS NATURAL

MECANISMO DE RESOLUÇÃO DE CONGESTIONAMENTOS NO ARMAZENAMENTO SUBTERRÂNEO DE GÁS NATURAL MECANISMO DE RESOLUÇÃO DE CONGESTIONAMENTOS NO ARMAZENAMENTO SUBTERRÂNEO DE GÁS NATURAL Novembro 2009 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente

Leia mais

A harmonização regulatória do MIBEL e o novo enquadramento europeu (3º Pacote)

A harmonização regulatória do MIBEL e o novo enquadramento europeu (3º Pacote) WORKSHOP ERSE-GESEL INTEGRAÇÃO DE MERCADOS DE ENERGIA ELÉCTRICA E FORMAÇÃO DE PREÇOS A harmonização regulatória do MIBEL e o novo enquadramento europeu (3º Pacote) José Afonso 4 de Março de 2011 Índice

Leia mais

Energia nuclear no mercado de eletricidade

Energia nuclear no mercado de eletricidade Energia nuclear no mercado de eletricidade Audição Parlamentar Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação da Assembleia da República 1 março 2017 Agenda

Leia mais

REVISÃO DO REGULAMENTO DE OPERAÇÃO DAS REDES DO SECTOR ELÉCTRICO. Documento Justificativo

REVISÃO DO REGULAMENTO DE OPERAÇÃO DAS REDES DO SECTOR ELÉCTRICO. Documento Justificativo REVISÃO DO REGULAMENTO DE OPERAÇÃO DAS REDES DO SECTOR ELÉCTRICO Documento Justificativo Setembro de 2010 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO MECANISMO DE GESTÃO CONJUNTA DA INTERLIGAÇÃO PORTUGAL- ESPANHA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO MECANISMO DE GESTÃO CONJUNTA DA INTERLIGAÇÃO PORTUGAL- ESPANHA MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO MECANISMO DE GESTÃO CONJUNTA DA INTERLIGAÇÃO PORTUGAL- ESPANHA Junho de 2018 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente

Leia mais

PROPOSTA DE MECANISMO DE GESTÃO CONJUNTA DA INTERLIGAÇÃO ESPANHA-PORTUGAL

PROPOSTA DE MECANISMO DE GESTÃO CONJUNTA DA INTERLIGAÇÃO ESPANHA-PORTUGAL CMVM PROPOSTA DE MECANISMO DE GESTÃO CONJUNTA DA INTERLIGAÇÃO ESPANHA-PORTUGAL 1...Descrição geral do método e fases da sua implementação... 2 2...Mecanismo de leilões explícitos de capacidade... 2 3...Mecanismo

Leia mais

Relatório de preços 2016

Relatório de preços 2016 Relatório de preços 216 Relatório de preços 216 Indice 1 MIBEL: Energia, volume econômico e tecnologias pag. 2 2 Mercado Diário pag. 7 3 Mercado Intradiário pag. 12 4 Liquidação do Mercado Diário e Intradiário

Leia mais

José Medeiros Pinto, APREN Renováveis em mercado

José Medeiros Pinto, APREN Renováveis em mercado José Medeiros Pinto, APREN Renováveis em mercado LCOE DAS DIFERENTES TECNOLOGIAS Fonte: Fraunhofer ISE LCOE DAS DIFERENTES TECNOLOGIAS Componentes fixa e variável Fonte: EDP COMPONENTES DE REMUNERAÇÃO

Leia mais

Aprofundamento do mercado interno de energia. Vitor Santos, Presidente da ERSE The Golden Age of Gas, de Outubro de 2012

Aprofundamento do mercado interno de energia. Vitor Santos, Presidente da ERSE The Golden Age of Gas, de Outubro de 2012 Aprofundamento do mercado interno de energia Vitor Santos, Presidente da ERSE The Golden Age of Gas, 2012 02 de Outubro de 2012 Agenda 1. Dimensões estratégicas da liberalização do sector energético 2.

Leia mais

ESTUDO SOBRE COMPARAÇÃO DOS PREÇOS MIBEL (À VISTA E A PRAZO) COM OUTROS MERCADOS EUROPEUS E A SUA RELAÇÃO COM O MERCADO ÚNICO SUMÁRIO EXECUTIVO

ESTUDO SOBRE COMPARAÇÃO DOS PREÇOS MIBEL (À VISTA E A PRAZO) COM OUTROS MERCADOS EUROPEUS E A SUA RELAÇÃO COM O MERCADO ÚNICO SUMÁRIO EXECUTIVO ESTUDO SOBRE COMPARAÇÃO DOS PREÇOS MIBEL (À VISTA E A PRAZO) COM OUTROS MERCADOS EUROPEUS E A SUA RELAÇÃO COM O MERCADO ÚNICO SUMÁRIO EXECUTIVO Julho 2019 Trabalho realizado pelo Conselho de Reguladores

Leia mais

Relatório de Actividades Conselho de Reguladores do MIBEL Junho 2006-Setembro 2007

Relatório de Actividades Conselho de Reguladores do MIBEL Junho 2006-Setembro 2007 Relatório de Actividades Conselho de Reguladores do MIBEL Junho 2006-Setembro 2007 19 de Setembro de 2007 ÍNDICE 1. Introdução 2. Enquadramento 3. Regulação e Supervisão 4. Funcionamento 5. Actividades

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS DIRETIVA N.º 4/2014

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS DIRETIVA N.º 4/2014 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS DIRETIVA N.º 4/2014 Alteração do Procedimento n.º 13 do Manual de Procedimentos da Gestão Global do Sistema do setor elétrico O Manual de Procedimentos da Gestão

Leia mais

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE AS ADMINISTRAÇÕES ESPANHOLA E PORTUGUESA PARA A CRIAÇÃO DO MERCADO IBÉRICO DE ELECTRICIDADE

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE AS ADMINISTRAÇÕES ESPANHOLA E PORTUGUESA PARA A CRIAÇÃO DO MERCADO IBÉRICO DE ELECTRICIDADE PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE AS ADMINISTRAÇÕES ESPANHOLA E PORTUGUESA PARA A CRIAÇÃO DO MERCADO IBÉRICO DE ELECTRICIDADE ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS Lisboa, 25 de Fevereiro de 2002 MERCADO IBÉRICO DA ELECTRICIDADE:

Leia mais

MIBEL ASPECTOS DE GOVERNAÇÃO E HARMONIZAÇÃO REGULATÓRIA

MIBEL ASPECTOS DE GOVERNAÇÃO E HARMONIZAÇÃO REGULATÓRIA MIBEL ASPECTOS DE GOVERNAÇÃO E HARMONIZAÇÃO REGULATÓRIA XV REUNION ANUAL IBEROAMERICANA DE REGULADORES DE LA ENERGIA Santo Domingo, República Dominicana 6-8 Abril de 2011 Hermínio Moreira AGENDA 1. Conselho

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS. Diretiva n.º 3/2017. Formação do preço da banda de regulação secundária

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS. Diretiva n.º 3/2017. Formação do preço da banda de regulação secundária 2006 Diário da República, 2.ª série N.º 20 27 de janeiro de 2017 PARTE E ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Diretiva n.º 3/2017 Formação do preço da banda de regulação secundária O Manual de

Leia mais

Relatório de Actividades CONSELHO DE REGULADORES DO MIBEL

Relatório de Actividades CONSELHO DE REGULADORES DO MIBEL Relatório de Actividades CONSELHO DE REGULADORES DO MIBEL Presidência da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários Julho de 2010 Dezembro de 2010 Maio 2011 ÍNDICE I. Introdução II. Actividades desenvolvidas

Leia mais

ESTUDO SOBRE COMPARAÇÃO DOS PREÇOS MIBEL (À VISTA E A PRAZO) COM OUTROS MERCADOS EUROPEUS E A SUA RELAÇÃO COM O MERCADO ÚNICO.

ESTUDO SOBRE COMPARAÇÃO DOS PREÇOS MIBEL (À VISTA E A PRAZO) COM OUTROS MERCADOS EUROPEUS E A SUA RELAÇÃO COM O MERCADO ÚNICO. ESTUDO SOBRE COMPARAÇÃO DOS PREÇOS MIBEL (À VISTA E A PRAZO) COM OUTROS MERCADOS EUROPEUS E A SUA RELAÇÃO COM O MERCADO ÚNICO Julho 2019 Trabalho realizado pelo Conselho de Reguladores do MIBEL Comissão

Leia mais

A Experiência Europeia e Ibérica de Integração de Mercados de Energia Eléctrica

A Experiência Europeia e Ibérica de Integração de Mercados de Energia Eléctrica WORKSHOP ERSE-GESEL INTEGRAÇÃO DE MERCADOS DE ENERGIA ELÉCTRICA E FORMAÇÃO DE PREÇOS A Experiência Europeia e Ibérica de Integração de Mercados de Energia Eléctrica Hermínio Moreira 4 de Março de 2011

Leia mais

Formação do preço da banda de regulação secundária

Formação do preço da banda de regulação secundária ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS DIRETIVA N.º 22/2016 Formação do preço da banda de regulação secundária O Manual de Procedimentos da Gestão Global do Sistema do setor elétrico (MPGGS), aprovado

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS. Diretiva n.º 7/2019. Formação do preço da banda de regulação secundária

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS. Diretiva n.º 7/2019. Formação do preço da banda de regulação secundária 6264 Diário da República, 2.ª série N.º 40 26 de fevereiro de 209 PARTE E ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Diretiva n.º 7/209 Formação do preço da banda de regulação secundária O Manual de

Leia mais

Produção e Transporte de Energia 2. Produção e Transporte de Energia 2 - Gestão de Serviços de Sistema. J. A. Peças Lopes

Produção e Transporte de Energia 2. Produção e Transporte de Energia 2 - Gestão de Serviços de Sistema. J. A. Peças Lopes - Gestão de Serviços de Sistema J. A. Peças Lopes Introdução A gestão de uma rede eléctrica exige a utilização de recursos complementares por forma a assegurar determinados níveis de qualidade, fiabilidade

Leia mais

SUMÁRIO EXECUTIVO E RECOMENDAÇÕES

SUMÁRIO EXECUTIVO E RECOMENDAÇÕES SUMÁRIO EXECUTIVO E RECOMENDAÇÕES AVALIAÇÃO TÉCNICA AO REGIME DE ATRIBUIÇÃO DE INCENTIVOS À GARANTIA DE POTÊNCIA NO ÂMBITO DO SISTEMA ELÉTRICO NACIONAL Junho 2016 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS

Leia mais

Consulta pública n.º 73. Documento de comentários

Consulta pública n.º 73. Documento de comentários Consulta pública n.º 73 Mecanismo de contratação a prazo de energia elétrica para satisfação dos consumos dos clientes do CUR Documento de comentários Março de 2019 I. Enquadramento Em outubro de 2018,

Leia mais

Revisão Regulamentar do Sector do Gás Natural Período Regulatório : Comentários EDP

Revisão Regulamentar do Sector do Gás Natural Período Regulatório : Comentários EDP Revisão Regulamentar do Sector do Gás Natural Período Regulatório 2013 2016: Comentários EDP Audição Pública 12 de Dezembro de 2012

Leia mais

PROJETO DE INTEGRAÇÃO DAS CLEARINGS FASE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO DAS CLEARINGS FASE 2 PROJETO DE INTEGRAÇÃO DAS CLEARINGS FASE 2 2ª Reunião do GT-TE Produção Paralela Clearing de Renda Variável e Renda Fixa Privada A implantação da Fase 2 do Projeto de Integração das Clearings depende da

Leia mais

Relatório de Actividades CONSELHO DE REGULADORES DO MIBEL

Relatório de Actividades CONSELHO DE REGULADORES DO MIBEL Relatório de Actividades CONSELHO DE REGULADORES DO MIBEL Presidência da CNMV (primeiro semestre de 2011) e CNE (segundo semestre de 2011) Janeiro de 2011- Dezembro de 2011 Julho 2012 ÍNDICE I. Introdução

Leia mais

A Construção do Mercado Europeu de Eletricidade

A Construção do Mercado Europeu de Eletricidade A Construção do Mercado Europeu de Eletricidade Situação atual e perspetivas futuras Jorge Sousa Professor Coordenador ISEL Investigador INESC-ID Lisboa PORTUGAL jsousa@isel.pt 1 A G E N D A 2 Breve Caracterização

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS. Diretiva n.º 14/2014

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS. Diretiva n.º 14/2014 Diário da República, 2.ª série N.º 148 4 de agosto de 2014 19943 PARTE E ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Diretiva n.º 14/2014 Aprova o Manual de Procedimentos de Acesso às Infraestruturas

Leia mais

Orientações. Calibração de interruptores (circuit breakers) e publicação de suspensões das negociações nos termos da Diretiva DMIF II

Orientações. Calibração de interruptores (circuit breakers) e publicação de suspensões das negociações nos termos da Diretiva DMIF II Orientações Calibração de interruptores (circuit breakers) e publicação de suspensões das negociações nos termos da Diretiva DMIF II 27/06/2017 ESMA70-872942901-63 PT Índice 1 Âmbito de aplicação... 3

Leia mais

GUIA DO UTILIZADOR PARA O PEDIDO DE SERVIÇOS DE REPORTING REMIT

GUIA DO UTILIZADOR PARA O PEDIDO DE SERVIÇOS DE REPORTING REMIT GUIA DO UTILIZADOR PARA O PEDIDO DE SERVIÇOS DE REPORTING REMIT Fecha: 19/12/2016 ÍNDICE 1 INTRODUÇAO 2 2 REQUISITOS DO REQUERENTE 3 3 PROCESSO DE REQUERIMENTO 4 4 PROCESSO DE VALIDAÇÃO, ENVIO DO CONTRATO

Leia mais

NEGOCIAÇÃO ELETRÔNICA DE EMPRÉSTIMO DE ATIVOS

NEGOCIAÇÃO ELETRÔNICA DE EMPRÉSTIMO DE ATIVOS NEGOCIAÇÃO ELETRÔNICA DE EMPRÉSTIMO DE ATIVOS WORKSHOP DA FASE DE CERTIFICAÇÃO 02 de Maio de 2019 A implantação do Projeto de Negociação Eletrônica de Empréstimo de Ativos depende da aprovação dos órgãos

Leia mais

DOCUMENTO JUSTIFICATIVO DA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO TARIFÁRIO DO SETOR ELÉTRICO

DOCUMENTO JUSTIFICATIVO DA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO TARIFÁRIO DO SETOR ELÉTRICO DOCUMENTO JUSTIFICATIVO DA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO TARIFÁRIO DO SETOR ELÉTRICO Dezembro 2013 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Rua Dom Cristóvão da Gama n.º 1-3.º 1400-113 Lisboa

Leia mais

APLICAÇÃO DO PONTO 10.1 DO PROCEDIMENTO N.º 12 DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA GESTÃO GLOBAL DO SISTEMA DO SETOR ELÉTRICO (MPGGS) NOTA INTERPRETATIVA

APLICAÇÃO DO PONTO 10.1 DO PROCEDIMENTO N.º 12 DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA GESTÃO GLOBAL DO SISTEMA DO SETOR ELÉTRICO (MPGGS) NOTA INTERPRETATIVA APLICAÇÃO DO PONTO 10.1 DO PROCEDIMENTO N.º 12 DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA GESTÃO GLOBAL DO SISTEMA DO SETOR ELÉTRICO (MPGGS) NOTA INTERPRETATIVA Fevereiro 2017 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS

Leia mais

Análise à Estimação de Consumos Diários para os clientes de Medição Não Diária

Análise à Estimação de Consumos Diários para os clientes de Medição Não Diária Análise à Estimação de Consumos Diários para os clientes de Medição Não Diária Janeiro 2019 ACER Regulação e Estatística Estatística Índice 1. SUMÁRIO EXECUTIVO... 3 2. PROCESSO DE ESTIMAÇÃO... 4 3. INFORMAÇÃO

Leia mais

Liberalização das utilities e reguladores sectoriais A liberalização dos antigos serviços públicos prestacionais factores político-ideológicos ideológ

Liberalização das utilities e reguladores sectoriais A liberalização dos antigos serviços públicos prestacionais factores político-ideológicos ideológ O regulador História, regime e perspectivas da ERSE Vital Moreira Professor da FDUC Presidente do CEDIPRE Membro (independente) do CGS da EDP Liberalização das utilities e reguladores sectoriais A liberalização

Leia mais

O que muda no enquadramento legal do sector eléctrico

O que muda no enquadramento legal do sector eléctrico Breves notas O que muda no enquadramento legal do sector eléctrico O aprofundamento dos esforços de criação do Mercado Eléctrico de Electricidade (MIBEL) prevê a necessidade de compatibilizar o quadro

Leia mais

Guia sobre os projetos-piloto de aperfeiçoamento da estrutura tarifária e de introdução de tarifas dinâmicas no Acesso às Redes Introdução

Guia sobre os projetos-piloto de aperfeiçoamento da estrutura tarifária e de introdução de tarifas dinâmicas no Acesso às Redes Introdução Guia sobre os projetos-piloto de aperfeiçoamento da estrutura tarifária e de introdução de tarifas dinâmicas no Acesso às Redes Introdução O Sistema Elétrico Nacional tem sofrido mudanças profundas nos

Leia mais

Guia sobre os projetos-piloto de aperfeiçoamento da estrutura tarifária e de introdução de tarifas dinâmicas no Acesso às Redes

Guia sobre os projetos-piloto de aperfeiçoamento da estrutura tarifária e de introdução de tarifas dinâmicas no Acesso às Redes Guia sobre os projetos-piloto de aperfeiçoamento da estrutura tarifária e de introdução de tarifas dinâmicas no Acesso às Redes 1 Indice Introdução...4 1. Quais os objetivos que se pretendem atingir com

Leia mais

Envia-se em anexo, à atenção das delegações, o documento C(2017) 5963 final - ANEXO 1.

Envia-se em anexo, à atenção das delegações, o documento C(2017) 5963 final - ANEXO 1. Conselho da União Europeia Bruxelas, 5 de setembro de 2017 (OR. en) 11932/17 ADD 1 TRANS 347 NOTA DE ENVIO de: Secretário-Geral da Comissão Europeia, assinado por Jordi AYET PUIGARNAU, Diretor data de

Leia mais

28468 Diário da República, 2.ª série N.º de dezembro de 2017

28468 Diário da República, 2.ª série N.º de dezembro de 2017 28468 Diário da República, 2.ª série N.º 241 18 de dezembro de 2017 Regulamento n.º 620/2017 Primeira alteração ao Regulamento de Acesso às Redes e às Interligações do Setor Elétrico O Regulamento de Acesso

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS DIRETIVA N.º 2/2019. Formação do preço da banda de regulação secundária

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS DIRETIVA N.º 2/2019. Formação do preço da banda de regulação secundária ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS DIRETIVA N.º 2/2019 Formação do preço da banda de regulação secundária O Manual de Procedimentos da Gestão Global do Sistema do setor elétrico (MPGGS), aprovado

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL MIBEL. Julho de 2007

RELATÓRIO MENSAL MIBEL. Julho de 2007 RELATÓRI MENSAL MIBEL Julho de 27 21 Setembro 27 INDICE Conselho de Reguladores do MIBEL 21 Setembro 27 1. Sumário Executivo 2. Incidentes e factos relevantes do MIBEL 3. Mercado a prazo 3.1. Estatística

Leia mais

Guia Rápido do CCP Fevereiro 2009

Guia Rápido do CCP Fevereiro 2009 Guia Rápido do CCP Frede Miguel Morai is Fernandes Apontamentos Fevereiro 2009 726 VISÃO Pretende-se que este guia seja um documento de apoio a toda e nova complexidade das obras públicas e uma referência

Leia mais

Interligações e Mercado de Serviços de Sistema A realidade do MIBEL no contexto Europeu

Interligações e Mercado de Serviços de Sistema A realidade do MIBEL no contexto Europeu WORKSHOP ERSE-GESEL INTEGRAÇÃO DE MERCADOS DE ENERGIA ELÉCTRICA E FORMAÇÃO DE PREÇOS Interligações e Mercado de Serviços de Sistema A realidade do MIBEL no contexto Europeu Jorge Esteves 4 de Março de

Leia mais

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS 15.6.2013 Jornal Oficial da União Europeia L 163/1 II (Atos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO (UE) N. o 543/2013 DA COMISSÃO de 14 de junho de 2013 sobre a apresentação e a publicação de dados

Leia mais

A regulação do setor energético em Portugal e os seus desafios

A regulação do setor energético em Portugal e os seus desafios A regulação do setor energético em Portugal e os seus desafios VIII Conferência Anual da RELOP São Tomé 2 e 3 de setembro de 2015 Alexandre Silva Santos Agenda 1. Harmonização regulatória regional e europeia

Leia mais

Manual de Procedimentos do Acerto de Contas

Manual de Procedimentos do Acerto de Contas Manual de Procedimentos do Acerto de Contas Dezembro de 2008 ÍNDICE 1 DISPOSIÇÕES E PRINCÍPIOS GERAIS... 1 1.1 Âmbito de Aplicação... 1 1.2 Objecto do Manual de Procedimentos do Acerto de Contas... 1

Leia mais

Experiencias de Cooperação e Integração nos Mercados Elétricos

Experiencias de Cooperação e Integração nos Mercados Elétricos Experiencias de Cooperação e Integração nos Mercados Elétricos MIBEL Um Caso de Sucesso Jorge Simão Lisboa, 25.Out.2017 Jorge.simao@omip.pt www.omip.eu 1 Integração de Mercados - Electricidade Segurança

Leia mais

Oliveira de Frades 25/01/2013

Oliveira de Frades 25/01/2013 Oliveira de Frades 25/01/2013 Empresa de Consultoria em Energia e Ambiente Foi fundada em 2000, contudo apenas em part-time; 2004 foi o ano de arranque a tempo inteiro; Principais Mercados: Portugal Continental;

Leia mais

Gestão do Sistema Elétrico com grande penetração de renováveis

Gestão do Sistema Elétrico com grande penetração de renováveis Seminário Ordem Engenheiros Gestão do Sistema Elétrico com grande penetração de renováveis Lisboa, 21 Jun 2017 TOPICOS 1. A (r) evolução em 10 anos: 2007-2016 2. Principais desafios para a Gestão do Sistema

Leia mais

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E O REINO DE ESPANHA RELATIVO À CONSTITUIÇÃO DE UM MERCADO IBÉRICO DA ENERGIA ELÉCTRICA

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E O REINO DE ESPANHA RELATIVO À CONSTITUIÇÃO DE UM MERCADO IBÉRICO DA ENERGIA ELÉCTRICA ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E O REINO DE ESPANHA RELATIVO À CONSTITUIÇÃO DE UM MERCADO IBÉRICO DA ENERGIA ELÉCTRICA 01.OUTUBRO.2004 "Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República"

Leia mais

Resolução da Assembleia da República n.º 23/2006

Resolução da Assembleia da República n.º 23/2006 A disponibilização para consulta do teor de diplomas legislativos não dispensa a consulta do Diário da República, não se responsabilizando a ERSE pelo seu conteúdo. Resolução da Assembleia da República

Leia mais

ATRIBUIÇÃO DE AUTORIZAÇÕES DO CONTINGENTE MULTILATERAL CEMT EM 2019

ATRIBUIÇÃO DE AUTORIZAÇÕES DO CONTINGENTE MULTILATERAL CEMT EM 2019 ATRIBUIÇÃO DE AUTORIZAÇÕES DO CONTINGENTE MULTILATERAL CEMT EM 2019 Autorizações CEMT O cenário de saída do Reino Unido da União Europeia (BREXIT), previsto para 29 de março, poderá alterar as condições

Leia mais

POLÍTICA PREVENÇÃO DE BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS E FINANCIAMENTO DO TERRORISMO POLÍTICA

POLÍTICA PREVENÇÃO DE BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS E FINANCIAMENTO DO TERRORISMO POLÍTICA POLÍTICA PREVENÇÃO DE BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS E FINANCIAMENTO DO TERRORISMO POLÍTICA INDICE CONTROLO DE VERSÕES... 2 Histórico de Versões... 2 1. ÂMBITO E ENQUADRAMENTO LEGAL... 3 2. OBJETIVO... 3 3.

Leia mais

Tarifas Extraordinárias a vigorarem a partir de 1 de Setembro de 2007

Tarifas Extraordinárias a vigorarem a partir de 1 de Setembro de 2007 Comunicado de Imprensa Tarifas Extraordinárias a vigorarem a partir de 1 de Setembro de 2007 O quadro legal do sector eléctrico sofreu uma profunda reestruturação durante o ano de 2006 e mais recentemente

Leia mais

Conferência Parlamentar sobre Energia. Sustentabilidade Financeira. Vitor Santos, ERSE

Conferência Parlamentar sobre Energia. Sustentabilidade Financeira. Vitor Santos, ERSE Conferência Parlamentar sobre Energia Sustentabilidade Financeira Vitor Santos, ERSE Assembleia da República Sala do Senado 28 de março 2017 Agenda 1. Dívida Tarifária 2. Redução de custos no setor elétrico

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL MIBEL. Agosto de 2007

RELATÓRIO MENSAL MIBEL. Agosto de 2007 RELATÓRIO MENSAL MIBEL Agosto de 27 16 Outubro 27 INDICE 1. Sumário Executivo 2. Incidentes e factos relevantes do MIBEL 3. Mercado a prazo 3.1. Estatística Mensal Global 3.2. Open Interest e Settlement

Leia mais

Relatório de Qualidade de Serviço do Sector Energético. (Gás Natural e Eletricidade)

Relatório de Qualidade de Serviço do Sector Energético. (Gás Natural e Eletricidade) Relatório de Qualidade de Serviço do Sector Energético (Gás Natural e Eletricidade) Indíce 1. Introdução 3 2. Avaliação dos Indicadores Gerais 3 2.1. Atendimento Presencial 3 2.2. Atendimento Telefónico

Leia mais

67.ª Consulta Pública da ERSE Projeto Piloto de Participação do Consumo no Mercado de Reserva de Regulação. Reunião APIGCEE 23 de outubro de 2018

67.ª Consulta Pública da ERSE Projeto Piloto de Participação do Consumo no Mercado de Reserva de Regulação. Reunião APIGCEE 23 de outubro de 2018 67.ª Consulta Pública da ERSE Projeto Piloto de Participação do Consumo no Mercado de Reserva de Regulação Reunião APIGCEE 23 de outubro de 2018 Enquadramento A participação do consumo no mercado de serviços

Leia mais

REGRAS DE SUSPENSÃO E RESTABELECIMENTO DAS ACTIVIDADES DO MERCADO, RESOLUÇÃO DOS DESVIOS E LIQUIDAÇÃO DA ENERGIA DE EQUILÍBRIO NO CASO DE SUSPENSÃO

REGRAS DE SUSPENSÃO E RESTABELECIMENTO DAS ACTIVIDADES DO MERCADO, RESOLUÇÃO DOS DESVIOS E LIQUIDAÇÃO DA ENERGIA DE EQUILÍBRIO NO CASO DE SUSPENSÃO REGRAS DE SUSPENSÃO E RESTABELECIMENTO DAS ACTIVIDADES DO MERCADO, RESOLUÇÃO DOS DESVIOS E LIQUIDAÇÃO DA ENERGIA DE EQUILÍBRIO NO CASO DE SUSPENSÃO DO MERCADO NOVEMBRO DE 2018 ÍNDICE Artigo 1.º Objecto...2

Leia mais

Harmonização Regulatória da Integração da Produção em. Regime Especial no MIBEL e na Operação dos Respectivos. Sistemas Eléctricos

Harmonização Regulatória da Integração da Produção em. Regime Especial no MIBEL e na Operação dos Respectivos. Sistemas Eléctricos em Regime Especial no MIBEL e na Operação dos Respectivos Sistemas Eléctricos Resposta a Consulta Pública 2011-12-15 Índice 1 Valorização da Energia em Referêncial de Mercado... 3 2 Horizontes de Programação

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA GESTÃO GLOBAL DO SISTEMA DO SETOR ELÉTRICO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA GESTÃO GLOBAL DO SISTEMA DO SETOR ELÉTRICO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA GESTÃO GLOBAL DO SISTEMA DO SETOR ELÉTRICO Abril 2013 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua Dom Cristóvão

Leia mais

A Regulação do Sector Energético

A Regulação do Sector Energético A Regulação do Sector Energético Apresentação realizada na FEUC Vítor Santos 25 de Maio de 2012 Agenda 1. Dimensões estratégicas da liberalização do setor energético 2. Liberalização do sector Energético

Leia mais

Leilões de Energia Nova 45

Leilões de Energia Nova 45 Leilões de Energia Nova 45 /HLO}HVGH(QHUJLD1RYD A contratação de energia, discutida no capítulo anterior, deve ser realizada por meio de licitação na modalidade de leilões. O Leilão de Energia Nova (LEN)

Leia mais

A seguir, destacamos os seguintes aspectos da evolução dos mercados do MIBEL no mês de Novembro de 2007:

A seguir, destacamos os seguintes aspectos da evolução dos mercados do MIBEL no mês de Novembro de 2007: 11 de Janeiro de 28 INDICE 1. Sumário Executivo 2. Incidentes e factos relevantes do MIBEL 3. Mercado a prazo 3.1. Estatística Mensal Global 3.2. Open Interest e Settlement Price 3.3. Negociação em Leilões

Leia mais

PARECER n.º 01/2006 DA AGÊNCIA EUROPEIA PARA A SEGURANÇA DA AVIAÇÃO

PARECER n.º 01/2006 DA AGÊNCIA EUROPEIA PARA A SEGURANÇA DA AVIAÇÃO PARECER n.º 01/2006 DA AGÊNCIA EUROPEIA PARA A SEGURANÇA DA AVIAÇÃO relativo a um Regulamento da Comissão que altera o Regulamento (CE) n.º 1592/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo a regras

Leia mais

Audiçao Pública. Revisão dos Regulamentos do Sector Eléctrico UNION FENOSA. Jorge Martín Alvarez. Lisboa, 20 de Maio de

Audiçao Pública. Revisão dos Regulamentos do Sector Eléctrico UNION FENOSA. Jorge Martín Alvarez. Lisboa, 20 de Maio de UNION FENOSA Audiçao Pública Revisão dos Regulamentos do Sector Eléctrico Jorge Martín Alvarez Lisboa, 20 de Maio de 2.005. XII CURSO SUPERIOR DE NEGOCIO ENERGÉTICO MÓDULO II: NUEVOS MARCOS REGULADORES

Leia mais

BOLETIM MENSAL MIBEL JANEIRO DE 2012

BOLETIM MENSAL MIBEL JANEIRO DE 2012 BLEIM MENSAL JANEI DE 212 CNSELH DE EGULADES 12 de Julho de 212 INDICE 1. Sumário Executivo 1 2. Caracterização do Mercado Ibérico 3 3. Mercado diário e intradiário 4. Mercado a prazo 7. Mercado de contratação

Leia mais