Tabela 1 Taxas de retorno/consumo da água conforme o uso. Retorno 80% 50% 80% 80% 20% 20% Consumo 20% 50% 20% 20% 80% 80%

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tabela 1 Taxas de retorno/consumo da água conforme o uso. Retorno 80% 50% 80% 80% 20% 20% Consumo 20% 50% 20% 20% 80% 80%"

Transcrição

1 Demandas Estimadas As atividades desenvolvidas na bacia do Grande resultam em demandas crescentes por água. As estimativas têm como referência o ano de 2013 e as informações primárias e secundárias levantadas no diagnóstico, tais como as áreas irrigadas e os cadastros de usuários dos órgãos gestores de recursos hídricos. As vazões de retirada correspondem à água captada dos corpos hídricos. As vazões de consumo correspondem à água efetivamente consumida considerando o coeficiente médio de retorno dos diferentes usos apresentados na Tabela 1. Tabela 1 Taxas de retorno/consumo da água conforme o uso Abastecimento Urbano Abastecimento Rural Indústria Mineração Dessedentação Animal Agricultura Irrigada Retorno 80% 50% 80% 80% 20% 20% Consumo 20% 50% 20% 20% 80% 80% A metodologia da estimativa de retirada, para cada uso, é abordada a seguir. São apresentados os principais resultados, com foco nas unidades de gestão UGHs. No Apêndice os resultados estão organizados por município, ressaltando que se referem apenas às porções dos municípios que estão na bacia do Grande. Cabe destacar que o modelo de organização dos dados do PIRH Grande é baseado em áreas elementares (cerca de 20 mil microbacias), que permitem a agregação de informações em diferentes recortes espaciais (município, UGH, unidade da federação, etc.). A alocação das demandas municipais nas microbacias foi realizada prioritariamente com o mapeamento de uso e cobertura do solo. Quando uma captação pode ser identificada pontualmente como no caso de uma outorga industrial esta é alocada diretamente na microbacia. Desta forma, as demandas de irrigação por pivôs centrais foram espacializadas nos respectivos pivôs mapeados, por exemplo. Figura 1 Áreas de contribuição (microbacias)

2 Abastecimento Urbano e Rural Usualmente, demandas de abastecimento são calculadas por métodos indiretos, baseados em coeficientes técnicos, em função de faixas populacionais regionalizadas (por unidade da federação, por exemplo). Na presente estimativa optou-se pela consulta a base de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento SNIS 2013, que dispõe de grande conjunto de informações e indicadores por município. Os dados dos serviços de água e esgoto são atualizados anualmente desde 1995 e, assim, o SNIS tornou-se progressivamente mais robusto e consistente. O dado municipal informado tende a apresentar maior aderência à realidade local, tanto em termos de consumo como de operação e distribuição da água ofertada pelas prestadoras de serviços de abastecimento. A retirada média per capita de água (l/hab/dia) de cada município foi estimada considerando o uso médio per capita (água que chega nas residências) e as perdas que ocorrem entre a produção de água nos sistemas de abastecimento e o uso efetivo. Desta forma, o coeficiente de retirada foi obtido pela seguinte relação: AG006 AG010 RETpc = IN022 (1 ( )) AG006 Onde: IN022 = AG010 AG019 AG001 RET pc = Retirada média per capita de água (l/hab/dia) IN022 = Uso médio per capita de água (l/hab/dia) AG001 = População total atendida com abastecimento de água (habitantes) AG006 = Volume de água produzido (1.000 m 3 /ano) AG010 = Volume de água consumido (1.000 m 3 /ano) AG019 = Volume de água tratada exportado (1.000 m 3 /ano) Considerando que o banco de dados do SNIS pode apresentar algumas inconsistências, foi considerada aceitável retiradas no intervalo entre 125 e 500 litros por habitante por dia. Nos municípios com dados espúrios e nos que não apresentaram dados no SNIS 2013, foram adotados os valores de uso per capita máximo diário por faixa populacional provenientes do Atlas de Abastecimento Urbano (ANA, 2010), considerando ainda o índice estadual de perdas de água na distribuição.

3 Tabela 2 Retirada média per capita de água (l/hab/dia), considerando o Atlas (ANA, 2010) UF Índice de Perdas Faixa Populacional (habitantes) < a a > SP 34,2 209,0 224,4 250,2 246,6 MG 33,1 205,9 221,2 246,6 243,1 Para a população rural foi aplicado um valor de retirada per capita de 125 L/hab/dia em ambas as unidades da federação, baseado em estudo da FGV (1998). A Figura 2 e a Figura 3 apresentam a distribuição das demandas de abastecimento nas microbacias. Observa-se que as demandas rurais são dispersas e com faixas reduzidas de valores, enquanto as demandas urbanas são mais elevadas e concentradas no território. Figura 2 Demanda de abastecimento urbano por microbacia Figura 3 Demanda de abastecimento rural por microbacia

4 Indústria e Mineração Há grande dificuldade de se estimar demandas nos setores industrial e mineral, uma vez que os dados na escala municipal são escassos, esbarrando, por exemplo, em questões de sigilo. Para calcular a demanda de água, foram consideradas as outorgas emitidas pelos órgãos gestores de recursos hídricos. Tais dados foram analisados e consistidos, permitindo concluir que a outorga industrial e mineral é representativa da demanda na bacia do rio Grande. Além de fornecer dados mais precisos do uso nesta bacia, as outorgas estão diferenciadas entre superficiais e subterrâneas e representam o local exato das captações nas respectivas microbacias. A Figura 4 apresenta a espacialização das demandas industriais por microbacia. Observa-se a clássica concentração da atividade nas proximidades dos principais núcleos urbanos, mas também em diversas microbacias de núcleos urbanos de menor porte e no espaço rural. Figura 4 Demanda industrial por microbacia A demanda de água da mineração concentra-se no espaço rural, principalmente ao longo dos principais rios afluentes das unidades Sapucaí (GD 5), Mogi-Guaçu/Pardo (GD 6), Pardo (UGRHI 04) e Mogi- Guaçu (UGRHI 09) (Figura 5).

5 Figura 5 Demanda de mineração por microbacia Dessedentação Animal Para o cálculo da demanda para dessedentação animal, foi considerado o efetivo dos rebanhos nos municípios em 31/12/2012, conforme levantado na Pesquisa Pecuária Municipal (IBGE, 2013). Na estimativa para o setor pecuário são considerados todos os rebanhos, inclusive aqueles menos expressivos. Para a aplicação de um único coeficiente per capita de uso da água por animal, a compatibilização de animais de diferentes portes é feita a partir de unidades hipotéticas, sendo mais comum a ponderação em relação ao bovino, que possui demanda média de retirada de 50 litros por dia por cabeça. Neste sentido, foi aplicada a unidade BEDA Bovinos Equivalentes para Demanda de Água para cada município, utilizando a seguinte a relação: BEDA = Bovinos + Bubalinos + Fonte: Rebouças et al. (2006) Equinos + Muares + Asininos + 1,25 Ovinos + Caprinos 6,25 + Suínos + Coelhos Aves 250 Desta forma, cabe ressaltar que embora o número de cabeças de outros rebanhos seja significativo na bacia, o consumo de um bovino equivale ao consumo de 5 suínos ou 250 galinhas, por exemplo. Como resultado, cerca de 90% da demanda para dessedentação animal da bacia provém dos próprios bovinos e cerca de 10% de cabeças equivalentes de outros rebanhos (galinhas, suínos, codornas, etc.). A Figura 6 apresenta a demanda animal por microbacia, apresentando forte dispersão no território por conta das características de manejo extensivo.

6 Figura 6 Demanda animal por microbacia Irrigação A demanda para irrigação foi estimada com o levantamento de dois dados principais: áreas irrigadas (ha) e lâminas médias de aplicação (L/s.ha -1 ). A demanda corresponde à multiplicação entre estas duas variáveis. Em função dos melhores dados disponíveis e dos refinamentos realizados no âmbito do PIRH Grande, a estimativa de área irrigada foi subdividida em três grupos: 1) Pivôs Centrais de Irrigação mapeamento georreferenciado em imagens de satélite de 2013 (ANA & Embrapa, 2014); 2) Café, Cana-de-açúcar e Citros (laranja e tangerina) levantamento subjetivo nos municípios da bacia em instituições representativas (cooperativas, CATI/SP, usinas sucroalcooleiras, etc.), realizado por consultoria especializada referência 2013/2014; 3) Censo Agropecuário 2006 considerado como complemento aos dois grupos anteriores, ou seja, foi adotada a área irrigada total excluindo aquelas em pivô central e das culturas café, cana, laranja e tangerina. Esta área complementar foi projetada até 2013 a partir das taxas anuais de crescimento da irrigação calculadas pela CSEI/Abimaq (2014). É importante considerar que o uso da água para irrigação se dá principalmente nos meses mais secos, ou seja, coincidindo com a menor disponibilidade hídrica e impactando de forma mais expressiva no balanço hídrico. Ou seja, as demandas de irrigação não são bem representadas por uma média anual, embora este valor seja referência para comparação com os demais usos. Desta forma, foram utilizados como indicadores duas lâminas: média anual e média do mês de maior irrigação.

7 Para os grupos 1 e 3 foram adotadas as lâminas médias municipais de irrigação extraídas dos bancos de dados dos estudos elaborados pelo ONS (2003; 2005). Nestes estudos, a lâmina representa o consumo com base na necessidade hídrica de uma cultura média, ou seja, reflete a necessidade de diferentes culturas presentes no município ponderada pela respectiva importância de cada cultura em termos de área plantada. No grupo 2 foram adotadas as lâminas municipais específicas do café, da laranja e da tangerina extraídas do banco de dados do estudo Matriz de Coeficientes Técnicos elaborado por SRHU & Funarbe (2011). Para a cana, foi adotada uma Considerando estas fontes de informações e a segurança hídrica, foram adotadas para a bacia a média das lâminas dos 10 (dez) municípios com maior consumo específico. Desta forma, resultaram as seguintes lâminas (Tabela 3): Tabela 3 Lâminas médias de irrigação e áreas irrigadas Cultura Lâmina (L/seg/ha) Café (média anual) 0,1102 Café (máximo mensal) 0,1820 Citros (média anual) 0,1116 Citros (máximo mensal) 0,2894 Cultura Média (média anual) 0,1725 Cultura Média (máximo mensal) 0,4534 Área Irrigada Identificada (ha) Pivôs: Outras Culturas/métodos: Apesar da importância em termos de área irrigada, as lâminas específicas da cana-de-açúcar são muito mais baixas que as das demais culturas, resultando em demandas inferiores. A irrigação de cana é bastante heterogênea, envolvendo inclusive a aplicação de vinhaça (fertirrigação) misturada com água em diferentes proporções. Além disso, costuma ocorrer como irrigação de salvamento (ou suplementar), ou seja, nos primeiros estágios mais sensíveis ao déficit hídrico e/ou em períodos de estiagem mais prolongada, concentrando a aplicação entre os meses de julho, agosto e setembro. Conforme estimativas do setor 1, boa parte da região produtora da bacia (vertente paulista e triângulo mineiro) possui de baixa a média necessidade de irrigação, considerando a tolerância de 150 mm de déficit acumulado para cana-de-açúcar (Figura 7). O déficit adicional no triângulo mineiro e nas UGRHI 08, 12 e 15 pode alcançar 140 mm. De acordo com o estudo, as UGRHIs 04 e 09 (Pardo e Mogi-Guaçu) apresentam a maior parte de seus municípios sem necessidade de irrigação do ponto de vista da necessidade hídrica da cultura. Entretanto, observa-se nestas regiões áreas expressivas de fertirrigação (apenas vinhaça ou misturada com água) seja pela viabilidade econômica ou pela oportunidade de ganhos de produtividade com a necessidade de 1 Projeto Cana Pede Água, acessível em: <

8 dispersar efluentes (vinhaça). Por fim, cabe destacar a proximidade das áreas plantadas com as usinas como importante fator de viabilidade econômica da irrigação. Fonte: Projeto Cana Pede Água Figura 7 Necessidade de irrigação em cana para déficit hídrico limite de 150 mm por ano Considerando, portanto, as necessidades hídricas da cana e o manejo da irrigação na bacia, foram consideradas lâminas reduzidas de aplicação para dois grupos de áreas irrigadas identificadas: áreas irrigadas sem fertirrigação e áreas irrigadas com mistura de vinhaça com água (fertirrigadas com mistura) (Tabela 4). Não foram consideradas áreas apenas fertirrigadas (com aplicação apenas de vinhaça). Tabela 4 Lâminas médias de irrigação (cana) e áreas irrigadas Cana-de-açúcar Lâmina (L/seg/ha) Área Irrigada Identificada (ha) Irrigada Suplementar (média anual) 0,0177 Irrigada Suplementar (máximo mensal) 0, Irrigada Mistura (média anual) 0,0032 Irrigada Mistura (máximo mensal) 0, Fertirrigada (apenas vinhaça) * *classe não considerada para estimativa de demanda Considerando os resultados da pesquisa de campo e a área plantada total de cana de 2,76 milhões de hectares, 1,9% da área da bacia é irrigada com água pura, 12,9% com vinhaça diluída e 6,3% com vinhaça pura. Estes dados são compatíveis com os levantados para o Estado de São Paulo na safra 2011/2012 2, que foram de 2,31%, 13,49% e 4,76% 3. Vale lembrar que do centro para o norte do Estado a necessidade hídrica aumenta (Figura 7). 2 Projeto Cana Pede Água Encarte 3, acessível em: < 3 Estes percentuais de área irrigada foram aplicados sobre a área plantada em 10 municípios que não tiverem resultado de campo, e que os dados do Censo 2006 mostraram-se inconsistentes: Uberaba, Fronteira, Passos (MG), Casa Branca, Ribeirão Preto, Motuca, São Simão, Cravinhos, Santa Rosa de Viterbo e Barretos (SP).

9 A Figura 8 apresenta a demanda da agricultura irrigada por microbacia, com exceção da cana, associada aos 506 mil hectares irrigados identificados. Observa-se, por exemplo, a influência da citricultura e dos pivôs centrais de irrigação nas demandas na vertente paulista; e a influência do café irrigado nas proximidades do limite estadual e na região do reservatório da UHE Furnas. A Figura 9 apresenta a demanda da cana irrigada por microbacia, apresentando faixas de valores significativamente inferiores consequência tanto do menor uso específico da água quanto da dispersão da atividade na bacia. Entretanto, chama a atenção a área irrigada identificada, da ordem de 440 mil hectares (sendo 320 mil hectares de irrigação com mistura de água com vinhaça). Figura 8 Demanda de irrigação (exceto cana) por microbacia Figura 9 Demanda de irrigação (apenas cana) por microbacia

10 Demanda Total Considerando todos os usos abordados anteriormente, a Figura 10 apresenta a demanda total por microbacia da bacia do rio Grande. A Figura 11 e a Figura 12 apresentam um resumo da proporção entre os diferentes setores na demanda total da bacia. Os setores industrial e agrícola concentram cerca de 40% da demanda de retirada, cada. O abastecimento urbano é o terceiro maior uso da bacia, ocorrendo de forma mais concentrada no território. Figura 10 Demanda total por microbacia RETIRADA CONSUMO 0,7% 13,9% 0,7% 6,0% 17,4% 40,9% 1,0% 3,7% 40,0% 71,1% 2,1% 2,3% Figura 11 Retirada e consumo de água, por atividade média anual

11 RETIRADA CONSUMO 0,4% 8,5% 0,4% 2,9% 8,3% 0,5% 1,7% 24,5% 63,9% 1,4% 1,3% 86,3% Figura 12 Retirada e consumo de água, por atividade máximo mensal Conforme indicam a Figura 10 e a Figura 13, a vertente paulista da bacia (exceto UGRHI 01 Mantiqueira) e as unidades mineiras GD 5 (Sapucaí) e GD 8 (Baixo Grande, no triângulo mineiro) apresentam as maiores demandas Demanda de retirada por UGH GD 1 GD 2 GD 3 GD 4 GD 5 GD 6 GD 7 GD 8 UGRHI 01 UGRHI 04 UGRHI 08 UGRHI 09 UGRHI 12 UGRHI 15 Abastecimento Rural Abastecimento Urbano Indústria Mineração Dessedentação Animal Irrigação - Média Anual Figura 13 Demanda total de retirada (m³/s) por atividade, por UGH e total média anual A Tabela 5 e Tabela 6 apresentam as demandas totalizadas por uso, por unidade de gestão e total, para retirada e consumo, respectivamente.

12 UGH Abastecimento Rural Tabela 5 Demanda total de retirada (m³/s) por atividade, por UGH e total Abastecimento Urbano Indústria Mineração Dessedentação Animal Irrigação Média Anual Irrigação Máximo Mensal TOTAL Média Anual TOTAL Máximo Mensal GD 1 0,05 0,15 0,50 0,01 0,19 0,43 1,11 1,33 2,01 GD 2 0,10 1,16 3,98 0,40 0,26 1,68 4,22 7,58 10,12 GD 3 0,20 1,58 7,16 0,08 0,48 4,40 9,84 13,90 19,33 GD 4 0,10 1,10 4,43 0,00 0,26 0,62 1,59 6,51 7,48 GD 5 0,19 1,22 4,33 0,85 0,35 1,66 4,31 8,59 11,25 GD 6 0,11 1,06 7,45 0,33 0,20 1,23 3,21 10,38 12,36 GD 7 0,07 0,78 2,34 0,10 0,34 1,26 2,77 4,89 6,40 GD 8 0,05 1,65 4,80 0,33 0,70 6,45 17,23 13,97 24,76 UGRHI 01 0,01 0,27 0,00 0,02 0,01 0,08 0,20 0,39 0,51 UGRHI 04 0,08 4,76 11,75 0,23 0,22 10,49 26,08 27,53 43,12 UGRHI 08 0,05 2,05 2,79 0,17 0,17 7,34 17,50 12,58 22,74 UGRHI 09 0,15 5,65 18,34 1,70 0,28 24,73 64,49 50,86 90,62 UGRHI 12 0,02 1,28 2,91 0,03 0,08 7,76 20,56 12,08 24,87 UGRHI 15 0,12 3,92 6,04 0,25 0,50 10,35 27,54 21,19 38,37 TOTAL 1,32 26,64 76,81 4,50 4,06 78,47 200,64 191,79 313,96 Tabela 6 Demanda total de consumo (m³/s) por atividade, por UGH e total UGH Abastecimento Rural Abastecimento Urbano Indústria Mineração Dessedentação Animal Irrigação Média Anual Irrigação Máximo Mensal TOTAL Média Anual TOTAL Máximo Mensal GD 1 0,02 0,03 0,10 0,00 0,15 0,34 0,89 0,65 1,20 GD 2 0,05 0,23 0,80 0,08 0,21 1,34 3,37 2,71 4,74 GD 3 0,10 0,32 1,43 0,02 0,38 3,52 7,87 5,77 10,12 GD 4 0,05 0,22 0,89 0,00 0,21 0,49 1,27 1,86 2,63 GD 5 0,09 0,24 0,87 0,17 0,28 1,33 3,45 2,98 5,10 GD 6 0,05 0,21 1,49 0,07 0,16 0,98 2,56 2,97 4,55 GD 7 0,04 0,16 0,47 0,02 0,27 1,01 2,22 1,96 3,17 GD 8 0,03 0,33 0,96 0,07 0,56 5,16 13,78 7,10 15,73 UGRHI 01 0,01 0,05 0,00 0,00 0,01 0,06 0,16 0,13 0,23 UGRHI 04 0,04 0,95 2,35 0,05 0,18 8,39 20,86 11,96 24,43 UGRHI 08 0,03 0,41 0,56 0,03 0,14 5,87 14,00 7,04 15,17 UGRHI 09 0,08 1,13 3,67 0,34 0,22 19,79 51,59 25,23 57,04 UGRHI 12 0,01 0,26 0,58 0,01 0,06 6,21 16,45 7,13 17,36 UGRHI 15 0,06 0,78 1,21 0,05 0,40 8,28 22,03 10,79 24,54 TOTAL 0,66 5,33 15,36 0,90 3,24 62,78 160,51 88,27 186,00

13 Balanço Hídrico Quantitativo Considerando os estudos de demanda hídrica, apresentado anteriormente, e de disponibilidade hídrica, apresentado na Nota Técnica nº 029/2014/SPR/ANA, este tópico retrata o balanço hídrico quantitativo da bacia do rio Grande. O balanço permite avaliar áreas críticas em termos de quantidade de água por meio do confronto entre demandas e disponibilidade de água por trecho de rio. Cabe destacar o refinamento de diversas informações no diagnóstico do PIRH Grande, tanto do ponto de vista das demandas quanto da disponibilidade hídrica. Para fins de balanço hídrico, as demandas de retirada e de consumo são confrontadas com as vazões de referência Q 7,10 e Q 95%, que representam, respectivamente: a vazão mínima de 07 dias com 10 anos de tempo de retorno; e a vazão com 95% de permanência na curva de permanência de vazões. De forma geral, a vazão Q 7,10 é mais restritiva, sendo o parâmetro adotado pelos órgãos gestores de recursos hídricos de Minas Gerais e de São Paulo. As Figuras a seguir apresentam o resultado do balanço hídrico, com demandas e disponibilidades acumuladas por microbacia. Há maior concentração de trechos críticos na vertente paulista da bacia e na região do triângulo mineiro (GD 8). Figura 14 Balanço hídrico quantitativo retirada total e disponibilidade Q95% Notam-se alguns padrões em regiões com maior número de microbacias com demandas superiores a 50% da disponibilidade hídrica: a) Grandes centros urbanos (altas demandas urbanas e industriais) como Franca, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Catanduva, Mogi Guaçu, Varginha e Uberaba, em muitas situações localizados em regiões de cabeceira (baixa disponibilidade hídrica) e com demandas de outros setores (irrigação e agroindústria) no entorno do perímetro urbano (irrigação e agroindústria).

14 b) Irrigação em regiões de cabeceiras (baixa disponibilidade hídrica) como na região de Casa Branca / Vargem Grande do Sul (cabeceiras das UGRHI 04 e 09); Guaíra / Miguelópolis (cabeceiras das UGRHI 08 e 12); Catanduva / Bebedouro (cabeceiras das UGHI 12 e 15); e Itapira / Mogi Guaçu (nascentes do rio Mogi Guaçu). Em alguns casos o uso agrícola da água conflita com o abastecimento de cidades de pequeno porte. Áreas com laranja (irrigação localizada) e grãos (milho, soja e feijão) com irrigação por pivôs centrais apresentam balanço mais desfavorável. c) Verifica-se criticidade também em diversos trechos que, mesmo com menores demandas absolutas, apresentam baixa disponibilidade hídrica, o que se verifica principalmente em regiões de cabeceiras (próximas às nascentes). Por outro lado, o efeito dos reservatórios no aumento da disponibilidade hídrica atenua a criticidade do uso em certas regiões, como no entorno do reservatório de Furnas. d) A aplicação de diferentes indicadores de balanço hídrico disponibilidades Q 95% e Q 7,10 e demandas de consumo e de retirada (médias e máximas) apenas intensifica a criticidade de regiões que já aparecem críticas no critério menos restritivo (Figura 16). Ou seja, trechos críticos e seu entorno passam para faixas superiores, mas não são apontadas novas regiões críticas com o uso dos diferentes indicadores. Figura 15 Balanço hídrico quantitativo retirada total e disponibilidade Q7,10

15 Figura 16 Balanço hídrico quantitativo consumo total e disponibilidade Q95% Figura 17 Balanço hídrico quantitativo consumo total e disponibilidade Q7,10 Figura 18 Balanço hídrico quantitativo consumo total (máximo mensal) e disponibilidade Q95%

16 Figura 19 Balanço hídrico quantitativo consumo total (máximo mensal) e disponibilidade Q7,10

17 Referências Agência Nacional de Águas - ANA. ATLAS Abastecimento Urbano de Água ANA & Embrapa. Agência Nacional de Águas e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Levantamento da Agricultura Irrigada por Pivôs Centrais no Brasil: ano-base Acordo de Cooperação Técnica 012/2013. Disponível em: < CSEI/Abimaq. Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos. Atualização da área irrigada no Brasil [recurso eletrônico] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE. Estimativas populacionais para os municípios brasileiros Disponível em: < > Operador Nacional do Sistema Elétrico -. Estimativa das Vazões para Atividades de Uso Consuntivo da Água nas Principais Bacias do Sistema Nacional SIN. Brasília, ONS. Operador Nacional do Sistema Elétrico. Estimativas das Vazões para as Atividades de Uso Consuntivo da Água nas principais Bacias do Sistema Interligado Nacional SIN. Brasília: ONS; FAHMA-DREER; ANA; ANEEL; MME, p. ONS. Operador Nacional do Sistema Elétrico. Estimativas das Vazões para as Atividades de Uso Consuntivo da Água em Bacias do Sistema Interligado Nacional SIN. Brasília: ONS; FAHMA-DZETA; ANA; ANEEL; MME, p. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS Disponível em: < SRHU & FUNARBE. Desenvolvimento de Matriz de Coeficientes Técnicos para Recursos Hídricos no Brasil. Relatório Técnico, 2011.

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural PROJETO FIP-ABC. Produção sustentável em áreas já convertidas para o uso agropecuário (com base no Plano ABC)

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural PROJETO FIP-ABC. Produção sustentável em áreas já convertidas para o uso agropecuário (com base no Plano ABC) Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Serviço Nacional de Aprendizagem Rural PROJETO FIP-ABC Produção sustentável em áreas já convertidas para o uso agropecuário (com base no Plano ABC) Descrição do contexto

Leia mais

10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013

10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013 10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013 1. INTRODUÇÃO O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realiza sistematicamente

Leia mais

ESTADO DOS CADASTROS DE USUÁRIOS NAS BACIAS PCJ NO ANO DE 2013

ESTADO DOS CADASTROS DE USUÁRIOS NAS BACIAS PCJ NO ANO DE 2013 Primeiro Termo Aditivo Contrato nº 003/ANA/2011 INDICADOR 4 OPERACIONALIZAÇÃO DA COBRANÇA Indicador 4B Cadastro de Usuários ESTADO DOS CADASTROS DE USUÁRIOS NAS BACIAS PCJ NO ANO DE 2013 4B - Cadastro

Leia mais

PROJEÇÕES DO AGRONEGÓCIO Brasil 2009/10 a 2019/20

PROJEÇÕES DO AGRONEGÓCIO Brasil 2009/10 a 2019/20 PROJEÇÕES DO AGRONEGÓCIO Brasil 2009/10 a 2019/20 AGE - ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA Chefe da AGE: Derli Dossa. E-mail: derli.dossa@agricultura.gov.br Equipe Técnica: José Garcia Gasques. E-mail: jose.gasques@agricultura.gov.br

Leia mais

IT-1101 - AGRICULTURA IRRIGADA. (parte 1)

IT-1101 - AGRICULTURA IRRIGADA. (parte 1) 6 Sistemas de irrigação (parte 1) 6.1 Considerações iniciais Aplicação artificial de água ao solo, em quantidades adequadas, visando proporcionar a umidade necessária ao desenvolvimento das plantas nele

Leia mais

Mudanças na composição agropecuária e florestal paulista - 1999 e 2008

Mudanças na composição agropecuária e florestal paulista - 1999 e 2008 Mudanças na composição agropecuária e florestal paulista - 1999 e 2008 José Alberto Ângelo Danton Leonel de Camargo Bini Denise Viane Caser Paulo José Coelho Carlos Nabil Ghobril alberto@iea.sp.gov.br

Leia mais

04 a 06 de Novembro de 2015 Cuiabá - MT

04 a 06 de Novembro de 2015 Cuiabá - MT 04 a 06 de Novembro de 2015 Cuiabá - MT Padrões de evolução de atividades agropecuárias em regiões adjacentes ao Pantanal: o caso da série histórica da agricultura e da produção animal na bacia do Rio

Leia mais

[415] 11. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO

[415] 11. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO [415] 11. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO [416] Com o intuito de definir uma base de referência para avaliação futura da evolução da situação do sistema de saneamento no município, recomenda-se

Leia mais

Pedro Loyola Federação da Agriculturas do Estado do Paraná (FAEP) - Brasil ALASA 2012 - QUEBEC - CANADA

Pedro Loyola Federação da Agriculturas do Estado do Paraná (FAEP) - Brasil ALASA 2012 - QUEBEC - CANADA Pedro Loyola Federação da Agriculturas do Estado do Paraná (FAEP) - Brasil ALASA 2012 - QUEBEC - CANADA SEGURO RURAL EVOLUÇÃO PSR 2005-2014 SITUAÇÃO 2015 ORÇAMENTO PSR 2016 NOVAS REGRAS 2016-2018 CONCLUSÕES

Leia mais

Estudo Para Subsidiar a Proposta de Resolução de Santa Catarina ao CONAMA relativa à Lei 11.428 / 2006

Estudo Para Subsidiar a Proposta de Resolução de Santa Catarina ao CONAMA relativa à Lei 11.428 / 2006 Estudo Para Subsidiar a Proposta de Resolução de Santa Catarina ao CONAMA relativa à Lei 11.428 / 2006 1 - Introdução e Objetivos O presente estudo foi elaborado pela EPAGRI/CIRAM com base na proposta

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DA SAZONALIDADE DAS VAZÕES CARACTERÍSTICAS PARA FLEXIBILIZAÇÃO DA OUTORGA DE DIREITO DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS

SISTEMATIZAÇÃO DA SAZONALIDADE DAS VAZÕES CARACTERÍSTICAS PARA FLEXIBILIZAÇÃO DA OUTORGA DE DIREITO DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS SISTEMATIZAÇÃO DA SAZONALIDADE DAS VAZÕES CARACTERÍSTICAS PARA FLEXIBILIZAÇÃO DA OUTORGA DE DIREITO DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS Rafael dos Santos Cordeiro 1 ; Felipe de Azevedo Marques 2 1 Aluno do Curso

Leia mais

O Impacto da seca na produção de alimentos em São Paulo

O Impacto da seca na produção de alimentos em São Paulo FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL - SENAR AR/SP O Impacto da seca na produção de alimentos em São Paulo FÁBIO DE SALLES MEIRELLES PRESIDENTE

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SUBSECRETARIA DO AGRONEGÓCIO. PERFIL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Janeiro/2015

SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SUBSECRETARIA DO AGRONEGÓCIO. PERFIL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Janeiro/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SUBSECRETARIA DO AGRONEGÓCIO PERFIL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Janeiro/2015 2 ÍNDICE 03. Apresentação 04. População Rural 05. Habitantes no

Leia mais

Crise da água: Desafios e Soluções

Crise da água: Desafios e Soluções Núcleo PCJ-Campinas/Piracicaba Crise da água: Desafios e Soluções São Paulo, 3 de junho de 2014. Regramento Legal do Sistema Hídrico Lei Estadual nº 7.663, de 30 de dezembro de 1991 (Política Estadual

Leia mais

O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO E O SETOR DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS TENDÊNCIAS DOS MERCADOS PARA 2012/2013 E OS CENÁRIOS DE LONGO PRAZO Carlos Cogo Agosto/2012 LA NIÑA PROVOCA FORTES QUEBRAS EM SAFRAS DE GRÃOS O

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 131, DE 11 DE MARÇO DE 2003

RESOLUÇÃO Nº 131, DE 11 DE MARÇO DE 2003 RESOLUÇÃO Nº 131, DE 11 DE MARÇO DE 2003 Dispõe sobre procedimentos referentes à emissão de declaração de reserva de disponibilidade hídrica e de outorga de direito de uso de recursos hídricos, para uso

Leia mais

Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos SPR/ANA. Diagnóstico Preliminar

Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos SPR/ANA. Diagnóstico Preliminar Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos SPR/ANA Diagnóstico Preliminar Contextualização Contextualização Vertente Com área total na bacia Quantidade de municípios Com área parcial na bacia

Leia mais

A Segurança Alimentar num país de 200 milhões de habitantes. Moisés Pinto Gomes Presidente do ICNA

A Segurança Alimentar num país de 200 milhões de habitantes. Moisés Pinto Gomes Presidente do ICNA A Segurança Alimentar num país de 200 milhões de habitantes Moisés Pinto Gomes Presidente do ICNA O uso da terra no Brasil Evolução das Áreas de Produção Milhões de hectares 1960 1975 1985 1995 2006 Var.

Leia mais

Indústria avícola paranaense

Indústria avícola paranaense Indústria avícola paranaense Evoluçã o do consumo de fãrelo de sojã e milho pãrã criãçã o de frãngos no Pãrãnã Ana Luiza Lodi analuiza.lodi@intlfcstone.com Thadeu Silva thadeu.silva@intlfcstone.com Natália

Leia mais

O espaço rural brasileiro 7ºano PROF. FRANCO AUGUSTO

O espaço rural brasileiro 7ºano PROF. FRANCO AUGUSTO O espaço rural brasileiro 7ºano PROF. FRANCO AUGUSTO Agropecuária É o termo utilizado para designar as atividades da agricultura e da pecuária A agropecuária é uma das atividades mais antigas econômicas

Leia mais

5.7 CARACTERIZAÇÃO DA DEMANDA E DOS USOS DE RECURSOS HÍDRICOS

5.7 CARACTERIZAÇÃO DA DEMANDA E DOS USOS DE RECURSOS HÍDRICOS 5.7 CACTEIZAÇÃO DA DEMANDA E DOS USOS DE ECUSOS HÍDICOS As demandas de água para as várias finalidades podem, inicialmente, ser classificadas em uso consuntivo (abastecimento de água humano, animal, irrigação,

Leia mais

Taxa de ocupação e. no consumo per capita. As cidades representam demandas. Conexão

Taxa de ocupação e. no consumo per capita. As cidades representam demandas. Conexão 46 Hydro Janeiro 2013 Conexão Taxa de ocupação e o consumo per capita O crescimento da população urbana, o aumento do consumo per capita e a perspectiva de redução da oferta de água impõem a necessidade

Leia mais

História da Habitação em Florianópolis

História da Habitação em Florianópolis História da Habitação em Florianópolis CARACTERIZAÇÃO DAS FAVELAS EM FLORIANÓPOLIS No início do século XX temos as favelas mais antigas, sendo que as primeiras se instalaram em torno da região central,

Leia mais

RESULTADOS DO ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL DO PARANÁ - 2010 *

RESULTADOS DO ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL DO PARANÁ - 2010 * RESULTADOS DO ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL DO PARANÁ - 2010 * Os resultados aqui apresentados foram extraídos do Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros, elaborado pelo Instituto

Leia mais

Desempenho Recente e Perspectivas para a Agricultura

Desempenho Recente e Perspectivas para a Agricultura Desempenho Recente e Perspectivas para a Agricultura A safra de grãos do país totalizou 133,8 milhões de toneladas em 2009, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de dezembro,

Leia mais

A OUTORGA DE DIREITO DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAPIBARIBE, PERNAMBUCO- BRASIL.

A OUTORGA DE DIREITO DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAPIBARIBE, PERNAMBUCO- BRASIL. XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste A OUTORGA DE DIREITO DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAPIBARIBE, PERNAMBUCO- BRASIL. Marcos Antonio Barbosa da Silva Junior (UPE)

Leia mais

11.1. INFORMAÇÕES GERAIS

11.1. INFORMAÇÕES GERAIS ASPECTOS 11 SOCIOECONÔMICOS 11.1. INFORMAÇÕES GERAIS O suprimento de energia elétrica tem-se tornado fator indispensável ao bem-estar social e ao crescimento econômico do Brasil. Contudo, é ainda muito

Leia mais

Enquadramento dos Corpos de Água em Classes segundo os Usos Preponderantes. Correlação com Plano de Bacia, Sistema de Informação e Monitoramento

Enquadramento dos Corpos de Água em Classes segundo os Usos Preponderantes. Correlação com Plano de Bacia, Sistema de Informação e Monitoramento Enquadramento dos Corpos de Água em Classes segundo os Usos Preponderantes Correlação com Plano de Bacia, Sistema de Informação e Monitoramento Plano de Recursos Hídricos Plano diretor de longo prazo que

Leia mais

Gestão da Demanda de Água Através de Convênios e Parcerias com o Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura da Cidade de São Paulo SABESP

Gestão da Demanda de Água Através de Convênios e Parcerias com o Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura da Cidade de São Paulo SABESP Gestão da Demanda de Água Através de Convênios e Parcerias com o Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura da Cidade de São Paulo SABESP R. R. Chahin a a. Companhia de Saneamento Básico do Estado de

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 03 DE SETEMBRO DE 2008.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 03 DE SETEMBRO DE 2008. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 03 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre procedimentos referentes à emissão de Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica (DRDH) e de outorga de direito de uso de recursos

Leia mais

15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto

15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto 15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto O Sensoriamento Remoto é uma técnica que utiliza sensores, na captação e registro da energia refletida e emitida

Leia mais

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO. Quadro 11 - Exatidão dos mapeamentos de uso do solo

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO. Quadro 11 - Exatidão dos mapeamentos de uso do solo 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1. Mudanças ocorridas no uso do solo No Quadro 11 são apresentadas as exatidões dos mapas temáticos gerados a partir do processamento digital das imagens do sensor Landsat 5

Leia mais

2.6. Sistemas de Abastecimento de Água

2.6. Sistemas de Abastecimento de Água 2.6. Sistemas de Abastecimento de Água A RMSP está localizada na porção sudeste do estado de São Paulo e abrange 39 municípios. Destes, 33 são operados pela SABESP e 6 têm Administração Municipal. Do total

Leia mais

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R:

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R: Data: / /2014 Bimestre: 3 Nome: 6 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 6 1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão

Leia mais

Cadeia Produtiva do Leite. Médio Integrado em Agroindústria

Cadeia Produtiva do Leite. Médio Integrado em Agroindústria Médio Integrado em Agroindústria A importância da cadeia do leite A cadeia do leite e de seus derivados desempenha papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda, se igualando

Leia mais

redução dos preços internacionais de algumas commodities agrícolas; aumento dos custos de

redução dos preços internacionais de algumas commodities agrícolas; aumento dos custos de Desempenho da Agroindústria No fechamento do primeiro semestre de 2005, a agroindústria registrou crescimento de 0,3%, taxa bastante inferior à assinalada pela média da indústria brasileira (5,0%) no mesmo

Leia mais

Ordenamento Territorial para Expansão da Cana-de-açúcar no Brasil Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar

Ordenamento Territorial para Expansão da Cana-de-açúcar no Brasil Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar Ordenamento Territorial para Expansão da Cana-de-açúcar no Brasil Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria sucroalcooleira SIMTEC 01 de

Leia mais

Nota Técnica n o 101/2005 SRC/ANEEL. Em 16 de setembro de 2005.

Nota Técnica n o 101/2005 SRC/ANEEL. Em 16 de setembro de 2005. Nota Técnica n o 101/2005 SRC/ANEEL Em 16 de setembro de 2005. Processo: 48500.002475/04-97 Assunto: Análise da 2 a parte do Plano de Universalização de Energia Elétricas da Companhia de Eletricidade do

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO E SOJA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

MERCADO DE TRABALHO NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO E SOJA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA MERCADO DE TRABALHO NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO E SOJA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA Alexandre Nunes de Almeida 1 ; Augusto Hauber Gameiro 2. (1) Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, CEPEA/ESALQ/USP,

Leia mais

Exercício 1: Calcular a declividade média do curso d água principal da bacia abaixo, sendo fornecidos os dados da tabela 1:

Exercício 1: Calcular a declividade média do curso d água principal da bacia abaixo, sendo fornecidos os dados da tabela 1: IPH 111 Hidráulica e Hidrologia Aplicadas Exercícios de Hidrologia Exercício 1: Calcular a declividade média do curso d água principal da bacia abaixo, sendo fornecidos os dados da tabela 1: Tabela 1 Características

Leia mais

Anderson Silva de Aguilar; Joel Dias da Silva

Anderson Silva de Aguilar; Joel Dias da Silva PAP017410 Valoração Econômica dos Serviços Ambientais em Unidade de Proteção Integral. Estudo de Caso do Monumento Natural da Mãe D água, Serra da Moeda, Brumadinho/ MG: Enfoque Recursos Hídricos. Anderson

Leia mais

Atlas Digital de MINAS GERAIS 1 de 18

Atlas Digital de MINAS GERAIS 1 de 18 Atlas Digital de MINAS GERAIS 1 de 18 Características Agropecuárias A sociedade brasileira viveu no século XX uma transformação socioeconômica e cultural passando de uma sociedade agrária para uma sociedade

Leia mais

Formas de uso da água

Formas de uso da água Formas de uso da água INTRODUÇÃO A água é utilizada para várias atividades humanas: uso doméstico, geração de energia, irrigação, navegação, lazer, entre outras atividades. Distribuição relativa do consumo

Leia mais

Desempenho da Agroindústria em 2004. histórica iniciada em 1992. Como tem sido freqüente nos últimos anos (exceto em 2003), os

Desempenho da Agroindústria em 2004. histórica iniciada em 1992. Como tem sido freqüente nos últimos anos (exceto em 2003), os Desempenho da Agroindústria em 2004 Em 2004, a agroindústria obteve crescimento de 5,3%, marca mais elevada da série histórica iniciada em 1992. Como tem sido freqüente nos últimos anos (exceto em 2003),

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 02 DE 11 DE OUTUBRO DE 2006

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 02 DE 11 DE OUTUBRO DE 2006 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 02 DE 11 DE OUTUBRO DE 2006 Estabelece valores de referência para outorga de uso de recursos hídricos em corpos de água de domínio do Distrito Federal e dá outras providências.

Leia mais

Políticas públicas e o financiamento da produção de café no Brasil

Políticas públicas e o financiamento da produção de café no Brasil Políticas públicas e o financiamento da produção de café no Brasil Organização Internacional do Café - OIC Londres, 21 de setembro de 2010. O Sistema Agroindustrial do Café no Brasil - Overview 1 Cafés

Leia mais

Notas técnicas. Objetivo

Notas técnicas. Objetivo Notas técnicas A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico - PNSB-foi realizada pelo Departamento de População e Indicadores Sociais - DEPIS-, da Diretoria de Pesquisas - DPE-, contando com o envolvimento

Leia mais

RESÍDUOS AGROSSILVOPASTORIS

RESÍDUOS AGROSSILVOPASTORIS RESÍDUOS AGROSSILVOPASTORIS Diretriz 01: Desenvolvimento e inovação de tecnologias para o aproveitamento de resíduos agrossilvopastoris 1.Estabelecimento de linhas de financiamento em condições específicas

Leia mais

Adoção da Agricultura de Precisão no Brasil. Alberto C. de Campos Bernardi e Ricardo Y. Inamasu EMBRAPA 1

Adoção da Agricultura de Precisão no Brasil. Alberto C. de Campos Bernardi e Ricardo Y. Inamasu EMBRAPA 1 Adoção da Agricultura de Precisão no Brasil Alberto C. de Campos Bernardi e Ricardo Y. Inamasu EMBRAPA 1 Agricultura de Precisão A agricultura de precisão se deu inicio na década de 90 com o uso de monitores

Leia mais

FONTES RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

FONTES RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL FONTES RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL Paola Ribas Gonçalves dos SANTOS, Maria Caroliny Camargo FLORENTINO, Jhennyfer Lopes Cerqueira BASTOS, Giselle Vanessa TREVISAN.

Leia mais

O IBGE divulgou a pouco o primeiro prognóstico para a safra de 2011: www.ibge.gov.br Em 2011, IBGE prevê safra de grãos 2,8% menor que a de 2010

O IBGE divulgou a pouco o primeiro prognóstico para a safra de 2011: www.ibge.gov.br Em 2011, IBGE prevê safra de grãos 2,8% menor que a de 2010 O IBGE divulgou a pouco o primeiro prognóstico para a safra de 2011: www.ibge.gov.br Em 2011, IBGE prevê safra de grãos 2,8% menor que a de 2010 O IBGE realizou, em outubro, o primeiro prognóstico para

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES

DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES Barbara Christine Nentwig Silva Professora do Programa de Pós Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social /

Leia mais

CECAD Consulta Extração Seleção de Informações do CADÚNICO. Caio Nakashima Março 2012

CECAD Consulta Extração Seleção de Informações do CADÚNICO. Caio Nakashima Março 2012 CECAD Consulta Extração Seleção de Informações do CADÚNICO Caio Nakashima Março 2012 Introdução O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é o principal instrumento de identificação e seleção

Leia mais

SANEAMENTO BÁSICO RURAL NO BRASIL: Uma análise de impacto e da proposta da fossa séptica biodigestora

SANEAMENTO BÁSICO RURAL NO BRASIL: Uma análise de impacto e da proposta da fossa séptica biodigestora SANEAMENTO BÁSICO RURAL NO BRASIL: Uma análise de impacto e da proposta da fossa séptica biodigestora Apresentação: Cinthia Cabral da Costa Trabalho realizado em parceria com o Prof. Joaquim Guilhoto da

Leia mais

Taller Regional Sobre Contabilidad del Capital Natural Cuentas de Agua Brasil

Taller Regional Sobre Contabilidad del Capital Natural Cuentas de Agua Brasil Taller Regional Sobre Contabilidad del Capital Natural Cuentas de Agua Brasil San Jose, Diciembre de 2014 José Antonio Sena do Nascimento IBGE - Diretoria de Geociências Estágio Atual da Implementação

Leia mais

Principais características da inovação na indústria de transformação no Brasil

Principais características da inovação na indústria de transformação no Brasil 1 Comunicado da Presidência nº 5 Principais características da inovação na indústria de transformação no Brasil Realização: Marcio Pochmann, presidente; Marcio Wohlers, diretor de Estudos Setoriais (Diset)

Leia mais

Ano V - Edição 34 Agosto 2014

Ano V - Edição 34 Agosto 2014 da pecuária de leite Ano V - Edição 34 Agosto 2014 PODER DE COMPRA AUMENTA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 Por Pedro de Lima, equipe Gado de Leite Cepea O poder de compra do pecuarista de leite esteve maior,

Leia mais

CONSUMOS DE ÁGUA CONSUMOS DE ÁGUA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA

CONSUMOS DE ÁGUA CONSUMOS DE ÁGUA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA CONSUMOS DE ÁGUA Componentes da demanda de água de uma população Doméstico Comercial Industrial Público Especial Perdas Desperdícios Principais fatores influenciam a demanda VOLUME DE ÁGUA A SER TRATADA

Leia mais

Brasil: O consumo de carnes passado a limpo! Contagem da população brasileira pelo IBGE em 2007

Brasil: O consumo de carnes passado a limpo! Contagem da população brasileira pelo IBGE em 2007 Brasil: O consumo de carnes passado a limpo! Contagem da população brasileira pelo IBGE em 2007 revela um número menor de habitantes do que se esperava e mostra um maior consumo per capita de carnes. Luciano

Leia mais

PORTARIA SERLA N 591, de 14 de agosto de 2007

PORTARIA SERLA N 591, de 14 de agosto de 2007 PORTARIA SERLA N 591, de 14 de agosto de 2007 ESTABELECE OS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS PARA EMISSÃO DA DECLARAÇÃO DE RESERVA DE DISPONIBILIDADE HÍDRICA E DE OUTORGA PARA USO DE POTENCIAL

Leia mais

1. OUTROS INDICADORES DEMOGRÁFICOS E DE SAÚDE

1. OUTROS INDICADORES DEMOGRÁFICOS E DE SAÚDE 1. OUTROS INDICADORES DEMOGRÁFICOS E DE SAÚDE INDICADORES DE DESNUTRIÇÃO Peso e altura são duas das principais características antropométricas sensíveis às condições de vida e nutrição de crianças e adolescentes

Leia mais

Florestas Energéticas: realidade, visão estratégica e demanda de ações

Florestas Energéticas: realidade, visão estratégica e demanda de ações 4º Congresso Internacional de Bioenergia Florestas Energéticas: realidade, visão estratégica e demanda de ações Curitiba, 20 de agosto de 2009 Alexandre Uhlig, PhD. uhlig@uol.com.br Roteiro 2 Introdução

Leia mais

REDUÇÃO DA TAXA DE POUPANÇA E AS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS: 2010-2014

REDUÇÃO DA TAXA DE POUPANÇA E AS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS: 2010-2014 NOTAS CEMEC 01/2015 REDUÇÃO DA TAXA DE POUPANÇA E AS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS: 2010-2014 Carlos A. Rocca Lauro Modesto Santos Jr. Fevereiro de 2015 1 1. Introdução No Estudo Especial CEMEC de novembro

Leia mais

Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso

Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso Índice 1 - Conceito de Agronegócio e a atuação do Imea 2 - Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso 2.1 Agronegócio Soja 2.2 Agronegócio Milho 2.3 Agronegócio Algodão

Leia mais

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente / Terra e universo Tema Água e vida / ciclo hidrológico do planeta Conteúdos Águas subterrâneas Usos / objetivos Aprofundamento do estudo sobre as águas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 96 DE 25 DE FEVEREIRIO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 96 DE 25 DE FEVEREIRIO DE 2014 SALVADOR, BAHIA - QUARTA-FEIRA 12 DE MARÇO DE 2014 ANO - XCVIII - N O 21,375 RESOLUÇÃO Nº 96 DE 25 DE FEVEREIRIO DE 2014 Estabelece diretrizes e critérios gerais para a outorga do direito de uso dos recursos

Leia mais

RESUMO. Vinicius Carmello. Miriam Rodrigues Silvestre. João Lima Sant Anna Neto

RESUMO. Vinicius Carmello. Miriam Rodrigues Silvestre. João Lima Sant Anna Neto DESIGUALDADE no campo e o risco climático em áreas de produção da soja no sul do brasil Vinicius Carmello Grupo de Pesquisa GAIA; UNESP/FCT - Presidente Prudente, São Paulo, Brasil viniciuscarmello@gmail.com

Leia mais

César Piccirelli Santos Plinio Barbosa de Camargo

César Piccirelli Santos Plinio Barbosa de Camargo UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Centro de Energia Nuclear na Agricultura Programa de Pós Graduação Interunidades em Ecologia César Piccirelli Santos Plinio Barbosa de Camargo Objetivos Avaliar a qualidade da

Leia mais

PROGRAMA CERTIFICA MINAS CAFÉ COMO UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA NA PRODUÇÃO DE CAFÉ DE MINAS GERAIS

PROGRAMA CERTIFICA MINAS CAFÉ COMO UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA NA PRODUÇÃO DE CAFÉ DE MINAS GERAIS PROGRAMA CERTIFICA MINAS CAFÉ COMO UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA NA PRODUÇÃO DE CAFÉ DE MINAS GERAIS Tertuliano de Andrade Silveira; Renato José de Melo; Eduardo Carvalho Dias; Priscila Magalhães de Carli

Leia mais

A visão de longo prazo contempla: Produção Exportações líquidas Estoques. Área plantada Produtividade Consumo doméstico (total e per capita)

A visão de longo prazo contempla: Produção Exportações líquidas Estoques. Área plantada Produtividade Consumo doméstico (total e per capita) Fornecer aos agentes envolvidos no agronegócio, notadamente as indústrias de insumos agropecuários e de alimentos, além dos produtores, Governo e academia, informações estratégicas sobre a dinâmica futura

Leia mais

Desafios do enquadramento e Objetivos da oficina

Desafios do enquadramento e Objetivos da oficina Oficina sobre Estratégias para o Enquadramento de Corpos d Água: Aspectos Técnicos e Institucionais PARCERIA: ANA E CTPNRH/CNRH Desafios do enquadramento e Objetivos da oficina Brasília DF, 09 de Setembro

Leia mais

Metodologia para elaboração de diagnóstico físico e ambiental no Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias com uso do gvsig

Metodologia para elaboração de diagnóstico físico e ambiental no Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias com uso do gvsig Metodologia para elaboração de diagnóstico físico e ambiental no Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias com uso do gvsig Autores: Milton Satoshi Matsushita 1 e Reinaldo Tadeu O. Rocha 2 1 Engenheiro

Leia mais

Entenda o IC AGRO. Sobre o Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro)

Entenda o IC AGRO. Sobre o Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro) Metodologia Entenda o IC AGRO O Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro) apresenta informações sobre a percepção econômica do Brasil e do agronegócio por produtores agropecuários, cooperativas e indústrias

Leia mais

PDR - Critério de classificação de microrregiões

PDR - Critério de classificação de microrregiões PDR - Critério de classificação de microrregiões Na definição deste critério, procurou-se inspiração na metodologia desenvolvida por ocasião da elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Regional

Leia mais

Índice de Confiança do Agronegócio

Índice de Confiança do Agronegócio Índice de Confiança do Agronegócio Terceiro Trimestre 2014 Principais Resultados:» Índice de Confiança do Agronegócio» Índice da Indústria (antes e depois da porteira)» Índice do Produtor Agropecuário

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Indicadores sócio-econômicos. Campos Gerais. Paraná.

PALAVRAS-CHAVE Indicadores sócio-econômicos. Campos Gerais. Paraná. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( x ) TRABALHO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DECIV DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Consumo de Água DISCIPLINA: SANEAMENTO PROF. CARLOS EDUARDO F MELLO e-mail: cefmello@gmail.com Sistema de Abastecimento de Água

Leia mais

CADASTRO DE LOCALIDADES SELECIONADAS

CADASTRO DE LOCALIDADES SELECIONADAS 1- Introdução CADASTRO DE LOCALIDADES SELECIONADAS As demandas por informações georreferenciadas são cada vez mais freqüentes nos projetos em desenvolvimento no IBGE. A Base Territorial como um projeto

Leia mais

3º Congresso Científico do Projeto SWITCH. Belo Horizonte, MG, Brasil 30 de novembro a 04 de dezembro

3º Congresso Científico do Projeto SWITCH. Belo Horizonte, MG, Brasil 30 de novembro a 04 de dezembro 3º Congresso Científico do Projeto SWITCH Belo Horizonte, MG, Brasil 30 de novembro a 04 de dezembro Gestão Integrada de Águas Urbanas em Diferentes Escalas Territoriais: a Cidade e a Bacia Hidrográfica

Leia mais

Desafios e metas do Estado de São Paulo

Desafios e metas do Estado de São Paulo 1º Seminário Saneamento Básico Universalização do Saneamento: Desafios e Metas para o Setor 07 de novembro de 2011 Desafios e metas do Estado de São Paulo Edson Giriboni Secretário de Saneamento e Recursos

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa Mensal de Emprego EVOLUÇÃO DO EMPREGO COM CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA 2003-2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 2 Pesquisa Mensal de Emprego - PME I - Introdução A Pesquisa

Leia mais

Rio Grande do Sul. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio Grande do Sul (1991, 2000 e 2010)

Rio Grande do Sul. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio Grande do Sul (1991, 2000 e 2010) Rio Grande do Sul Em 21, no estado do Rio Grande do Sul (RS), moravam 1,7 milhões de pessoas, onde parcela importante (9,3%, 989,9 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 496 municípios,

Leia mais

Regiões Metropolitanas do Brasil

Regiões Metropolitanas do Brasil Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia IPPUR/UFRJ CNPQ FAPERJ Regiões Metropolitanas do Brasil Equipe responsável Sol Garson Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro Juciano Martins Rodrigues Regiões Metropolitanas

Leia mais

Informação sob embargo até dia 30/11 às 9hs... Cana-de-açúcar avança em áreas prioritárias. para a conservação e uso sustentável do Cerrado

Informação sob embargo até dia 30/11 às 9hs... Cana-de-açúcar avança em áreas prioritárias. para a conservação e uso sustentável do Cerrado Informação sob embargo até dia 30/11 às 9hs Instituto Sociedade, População e Natureza... Cana-de-açúcar avança em áreas prioritárias para a conservação e uso sustentável do Cerrado (Mapas elaborados pelo

Leia mais

ESTUDOS DE CASO APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO: ESTUDO DE CASO EM FLORIANÓPOLIS - SC

ESTUDOS DE CASO APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO: ESTUDO DE CASO EM FLORIANÓPOLIS - SC ESTUDOS DE CASO APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO: ESTUDO DE CASO EM FLORIANÓPOLIS - SC ANA KELLY MARINOSKI Orientador: Prof. Enedir Ghisi, PhD INTRODUÇÃO Objetivo

Leia mais

Diagnóstico e proposta de avanços para construção do Diretório de Meios de Hospedagem e Ocupação Hoteleira

Diagnóstico e proposta de avanços para construção do Diretório de Meios de Hospedagem e Ocupação Hoteleira Diagnóstico e proposta de avanços para construção do Diretório de Meios de Hospedagem e Ocupação Hoteleira Palestrante: Pedro Aranzabal (Consultor Consórcio FGV/FIPE) Apresentação Objetivos: Diagnosticar

Leia mais

PIB DO ESTADO DE SÃO PAULO 2005

PIB DO ESTADO DE SÃO PAULO 2005 PIB DO ESTADO DE SÃO PAULO 2005 A Fundação Seade, em parceria com o IBGE, divulga os resultados do PIB do Estado de São Paulo, em 2005. Simultaneamente, os órgãos de estatística das demais Unidades da

Leia mais

Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes

Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes Sistema de pesquisas domiciliares existe no Brasil desde 1967, com a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD; Trata-se de um sistema de pesquisas

Leia mais

Fórmula para Captação

Fórmula para Captação MANUAL DE SIMULAÇÃO DO POTENCIAL DE ARRECADAÇÃO COM A COBRANÇA PELO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS DAS UNIDADES DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS DE MINAS GERAIS A equipe da Gerência de Cobrança

Leia mais

ÁGUA FLORESTAS E CLIMA: RUMO À COP 21

ÁGUA FLORESTAS E CLIMA: RUMO À COP 21 ÁGUA FLORESTAS E CLIMA: RUMO À COP 21 Cuidar da Água: Desafio para sociedade Combater: Desmatamento Poluição Desperdício Investir Refloretamento Saneamento Tecnologia e Gestão Integrada 8,5 145 72 70 20

Leia mais

BACIA DO RIO DAS VELHAS

BACIA DO RIO DAS VELHAS BACIA DO RIO DAS VELHAS A bacia hidrográfica do rio das Velhas está localizada na região central do estado de Minas Gerais, entre as coordenadas 17 o 15 e 20 o 25 S - 43 o 25 e 44 o 50 W, apresentando

Leia mais

Revisando... Segmentos antes da porteira: Insumos agropecuários Serviços agropecuários

Revisando... Segmentos antes da porteira: Insumos agropecuários Serviços agropecuários Revisando... Segmentos antes da porteira: Insumos agropecuários Serviços agropecuários Segmentos dentro da porteira: Produção agrícola Produção pecuária Segmentos depois da porteira: Agroindústria Canais

Leia mais

SETOR DE ALIMENTOS: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro

SETOR DE ALIMENTOS: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL SETOR DE ALIMENTOS: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, DEZEMBRO DE 2012 18 2012 PANORAMA GERAL

Leia mais

75,4. 1,95 mulher, PNAD/08) Taxa de analfabetismo (15 anos ou mais em %) 4,4% População urbana 5.066.324

75,4. 1,95 mulher, PNAD/08) Taxa de analfabetismo (15 anos ou mais em %) 4,4% População urbana 5.066.324 SEMINÁRIO ESTRUTURA E PROCESSO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA CONJUNTURA DO SETOR RURAL E MERCADODETRABALHOEMSANTA DE EM CATARINA CONTAG CARACTERÍSTICAS C C S GERAIS CARACTERÍSTICA GERAIS DE SANTA CATARINA Área

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISAS - DPE COORDENAÇÃO DE CONTAS NACIONAIS CONAC. Nova Série do Produto Interno Bruto dos Municípios referência 2002

DIRETORIA DE PESQUISAS - DPE COORDENAÇÃO DE CONTAS NACIONAIS CONAC. Nova Série do Produto Interno Bruto dos Municípios referência 2002 DIRETORIA DE PESQUISAS - DPE COORDENAÇÃO DE CONTAS NACIONAIS CONAC Nova Série do Produto Interno Bruto dos Municípios referência 2002 (versão para informação e comentários) Versão 1 Apresentação O Instituto

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

Relatório Metodológico da Tipologia dos Colegiados de Gestão Regional CGR. O presente relatório tem por objetivo apresentar uma tipologia dos CGR

Relatório Metodológico da Tipologia dos Colegiados de Gestão Regional CGR. O presente relatório tem por objetivo apresentar uma tipologia dos CGR Relatório Metodológico da Tipologia dos Colegiados de Gestão Regional CGR Apresentação O presente relatório tem por objetivo apresentar uma tipologia dos CGR Colegiados de Gestão Regional do Brasil segundo

Leia mais

Rio de Janeiro. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio de Janeiro (1991, 2000 e 2010)

Rio de Janeiro. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio de Janeiro (1991, 2000 e 2010) Rio de Janeiro Em, no estado do Rio de Janeiro (RJ), moravam 16 milhões de pessoas, onde 8,9% (1,4 milhões) tinham 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 92 municípios, dos quais sete (7,6%)

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais