Brasília, DF Outubro de 2001

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Brasília, DF Outubro de 2001"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA - MCT SECRETARIA DE POLÍTICA TECNOLÓGICA EMPRESARIAL SEPTE COORDENAÇÃO DE SISTEMAS LOCAIS DE INOVAÇÃO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA 1 Brasília, DF Outubro de O conteúdo desta publicação é de responsabilidade de Públio Vieira Valadares Ribeiro, bolsista do Programa de Capacitação Interna do MCT e mestrando do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Contribuíram também para versão definitiva do texto: João Bosco de Carvalho Lima Freitas, Américo Rodrigues Filho, Francisco Eloi dos Santos; Luciana Gurgel Machado e Francisco Mesquita do Amaral.

2 2 Índice Apresentação...3 I. Inovação tecnológica na Sociedade do Conhecimento...4 A Inovação Tecnológica...4 Sistema de Inovação (interação Governo-Universidade-Empresa)...5 O ambiente brasileiro...7 II. Inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas...10 Inovação e competitividade nas MPE s Inovação por meio da P&D Instrumentos de apoio à inovação...13 III. Transferência de tecnologia...15 Atores do processo de geração e transferência de tecnologia O patenteamento da inovação Algumas formas de transferência de tecnologia Diretrizes e fases para a negociação de tecnologia Negociação e escolha do instrumento mais adequado Aquisição de Tecnologia Externa Apoio Governamental Incentivos Fiscais para a Capacitação Tecnológica Ambientes institucionais de transferência de tecnologia Incubadoras de empresas Parques Tecnológicos Aglomerados Produtivos ( Clusters )...26 IV. Programas de apoio à inovação tecnológica e transferência de tecnologia...28 ALFA / PATME Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas - PNI Projeto INOVAR PROGEX NACIONAL Programa de Apoio à Competitividade e Difusão Tecnológica...30 Programa de Apoio às Tecnologias Apropriadas PTA Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico PADCT/TIB Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico PADCT/CDT Entidades Tecnológicas Setoriais ETS Programa de Capacitação de Recursos Humanos para Atividades Estratégicas RHAE V. BIBLIOGRAFIA UTILIZADA...38

3 3 Apresentação A dinâmica de desenvolvimento da economia mundial, nos tempos atuais, vem sendo fortemente influenciada pela consolidação de um novo paradigma técnico-econômico, onde a globalização da economia leva o setor produtivo a um esforço crescente na busca da competitividade. O binômio inovação competitividade, neste contexto, constitui-se um elemento fundamental para a modernização do parque produtivo nacional, com vistas à ampliação de sua participação no comércio internacional de bens e serviços. A inovação tecnológica - entendida aqui como a transformação do conhecimento em produtos, processos e serviços que possam ser colocados no mercado - torna-se cada vez mais importante para o desenvolvimento socioeconômico dos mais diversos países, os quais reconhecem que, para melhorar e ampliar suas estruturas industriais e de exportação, são necessárias medidas cuidadosamente formuladas para estimular atividades de ciência e tecnologia, que estejam articuladas com as demandas do setor produtivo. A transferência, para o setor produtivo, de tecnologias geradas em centros de pesquisa, universidades, institutos e em outras empresas é de fundamental importância dentro de uma estratégia de aumento da competitividade das indústrias em busca de novos mercados e da própria sobrevivência no mercado nacional e internacional. O Objetivo do Programa de Apoio à Capacitação Tecnológica da Indústria PACTI consiste em apoiar, orientar e articular as ações relativas à capacitação tecnológica da indústria, para aumentar a competitividade dos bens e serviços produzidos no país. Esta publicação tem por finalidade divulgar para empresários, universidades, instituições de pesquisa, centros de transferência de tecnologia e outros, alguns conceitos e instrumentos que vêm sendo utilizados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia- MCT com o objetivo de dar suporte a uma política de apoio à inovação tecnológica e transferência de tecnologia para o setor produtivo nacional.

4 4 Inovação tecnológica na Sociedade do Conhecimento A Inovação Tecnológica O momento crucial da mudança tecnológica refere-se à entrada da invenção no processo produtivo, que possui grande impacto para o desenvolvimento econômico. Podemos distinguir invenção de inovação para demarcar esse momento: a invenção, em si mesma, não teria dimensão econômica, referindo-se à descoberta de princípios que podem permanecer restritos ao campo do conhecimento. A inovação, por outro lado, teria aplicação prática, possibilitando o emprego de recursos econômicos de uma forma ainda não efetivada. Essa distinção tem o mérito de destacar o fato de que nem todo avanço no conhecimento tem, necessariamente, implicações na produção, circulação e consumo de mercadorias. No entanto, não podemos ver estes dois processos como sendo independentes: a descoberta de novos princípios cria a possibilidade de sua aplicação a curto ou longo prazo, assim como um novo emprego de recursos econômicos pode conduzir à descoberta de novos conhecimentos. Em sua acepção mais geral, inovação refere-se à introdução de conhecimento novo ou de novas combinações de conhecimentos existentes. Por sua própria definição, o conceito supõe e impõe uma relação estreita entre inovação e conhecimento. Já a inovação tecnológica, refere-se a novos produtos e/ou processos de produção e aperfeiçoamentos ou melhoramentos de produtos e/ou processos já existentes. No entanto, um conceito mais abrangente de inovação foi introduzido por Chistopher Freemam 2 no âmbito das discussões realizadas pela OCDE, em meados de 1970, para responder à necessidade sentida nos países desenvolvidos de ações governamentais que integrassem políticas econômicas e de ciência e tecnologia, P&D e indústria, sistema de pesquisa e sistema produtivo, visando a aumentar a competitividade internacional. Hoje em dia, diante da constatação de que a inovação tecnológica stricto sensu não garante competitividade e não resolve sérios problemas sociais ligados a processos de produção, amplia-se o alcance do conceito para incluir também: a organização e gestão do trabalho dentro da empresa; formas de atualização e qualificação profissional dos trabalhadores; desenvolvimento de novas formas de relação capital/trabalho e/ou de organização do trabalho na empresa; descentralização com integração (social, produtiva, administrativa e política); formação de recursos humanos qualificados em colaboração com as universidades, etc. Em seu sentido ampliado, a inovação objetiva não só a produtividade e a competitividade como também o bem-estar social e qualidade de vida da população. Podemos dizer que, de modo geral, a capacidade de inovar depende da capacidade das sociedades e das relações entre seus agentes, movimentos, organizações e instituições para: (i) empenhar-se nas escolhas que lhe são mais adequadas entre as disponíveis e as acessíveis e; (ii) aplicar os resultados de suas opções, como e onde serão mais produtivos social e economicamente.

5 5 Sistema de Inovação (interação Governo-Universidade-Empresa) As mudanças que ocorreram nas esferas da produção material e da produção do conhecimento estabeleceram estreitas relações entre esses dois processos, de forma que não se pode mais imaginar a produção material sem o aporte cada vez maior de conhecimento produzido e, por outro lado, não se pode conceber a produção e comunicação de conhecimento sem a contribuição da produção material das novas tecnologias, nem sem a relação social e econômica de demandas e necessidades sociais. É por isso que se torna cada vez mais importante a relação entre universidade-empresa, ou seja, entre sistema de produção imaterial e material. A noção de sistema de inovação responde à constatação da necessidade de ações integradas e coordenadas entre vários atores sociais visando o desenvolvimento socioeconômico. Hoje, destaca-se como condição indispensável ao desenvolvimento a interação entre três grandes grupos de atores: (i) instituições governamentais (incluindo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em seus três níveis federal, estadual e municipal); (ii) setor empresarial (incluindo organizações, associações e entidades ligadas a este setor) e; (iii) instituições de pesquisa (públicas e privadas). Este modelo de interação ficou conhecido como triple helix e foi amplamente divulgado por Etzkowitz e Leydesdorff 3. Já a noção de ambiente procura dar conta do conjunto de condições (limites, obstáculos, possibilidades, estímulos) da inovação numa determinada formação social circunscrita no tempo e no espaço. Nesse sentido, falar de um ambiente de inovação significa dar conta dos fatores sociais da capacidade de inovação, ou seja, do conjunto de fatores políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais que estimulam ou dificultam a inovação. No contexto contemporâneo, a modernização do sistema produtivo pressupõe a democratização do conhecimento e das decisões, ou seja, a inovação e o desenvolvimento de novas formas de produzir, aplicar e distribuir o conhecimento. De acordo com Freemam, os problemas atuais relativos ao desemprego estrutural e à desaceleração da produtividade resultam da incompatibilidade entre as novas tecnologias e sistemas sociais e organizacionais obsoletos. A partir desta constatação, podemos inferir que a coerência entre o sistema social e o sistema tecnoprodutivo só pode ser restabelecida se o primeiro se adequar às transformações operadas neste último pelo desenvolvimento científico e tecnológico. Neste sentido, podemos sem dúvida afirmar que a difusão do conhecimento torna-se mais importante que a invenção ou produção Deste modo, podemos compreender que a capacidade inovadora de uma empresa ou nação não depende pura e simplesmente de sua capacidade (econômica) de investir em novas tecnologias e sim da capacidade social, cultural e política de aplicar produtivamente e aproveitar socialmente os resultados da pesquisa científico e tecnológica. Os processos de acumulação, descentralização e democratização do conhecimento como pressupostos da inovação referem-se à ação necessária das instituições de 2 Cf. Chris Freemam. Grounds for hope: technology, progress and quality of life in Science and Public Policy. 3 Cf. Henry Etzkowitz and Loet Leydesdorff. Introducion to special issue on science policy dimensions of the Triple Helix of university-industry-government relations in Science and Public Policy.

6 6 pesquisa, do Estado e do setor produtivo. A promoção eficaz e efetiva desses processos resulta da ação conjunta das instituições e depende da cooperação entre os agentes sociais, condição indispensável da construção de sistemas de inovação. Assim, podemos dizer que os limites e potencialidades da capacidade inovadora de determinada localidade, região ou país, encontram-se na relação mais ou menos bem sucedida entre o Estado e a Sociedade Civil. As pressões atuais no sentido de diminuir os gastos e aumentar a arrecadação não impedem que o Estado assuma suas responsabilidades de assegurar infra-estrutura para o desenvolvimento de novas tecnologias; criar ambiente favorável ao desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas; promover políticas de educação, formação e treinamento; estimular a difusão e circulação de informação; apoiar programas e projetos de P&D; estimular e coordenar a articulação entre produção material e imaterial. Ao mesmo tempo, observamos a exigência de novas estratégias e táticas de gestão empresarial e universitária, sobretudo visando a aumentar a participação privada nos investimentos de P&D. O advento do novo paradigma tecnológico, o processo de globalização e a abertura dos mercados são fatores determinantes na definição de mudança social em curso, aumentando a exposição das empresas à competição internacional, assim como às novas tecnologias, práticas e princípios de capacitação empresarial, que passam a determinar não apenas o sucesso ou fracasso, mas a própria sobrevivência das empresas no mercado. Neste sentido, podemos afirmar que a contribuição social do empresariado torna-se uma conseqüência da lógica econômica da sobrevivência e da competição no mercado. Diante do aumento da competição, as empresas se deparam ao mesmo tempo com a necessidade e a possibilidade de aumentar sua capacidade de competição, buscando novos critérios de excelência empresarial. Neste contexto, a modernização da produção significa a busca por maior produtividade e competitividade dentro dos princípios do novo paradigma, que tem conduzido à tentativas de criar melhores condições para a absorção de tecnologia e também de novas práticas gerenciais e organizacionais cuja implementação depende, fundamentalmente, da democratização do conhecimento e da informação. No novo patamar de competitividade exigido pela economia globalizada a empresa não pode prescindir de uma interação estreita com os produtores de conhecimento para a manutenção e incremento de seu desempenho no mercado. Mas também as universidades (instituições de pesquisa) precisam se abrir para essa interação por diversas razões: (i) primeiro do ponto de vista pragmático, pois a tão desejada autonomia universitária pressupõe capacidade ampliada de captação de recursos que não poderão mais vir exclusivamente do Estado; (ii) também não se pode fugir da exigência de responsabilidade social perante o financiamento público da pesquisa, formação de recursos humanos e da necessária capacidade de legitimação do trabalho das universidades e, por fim; (iii) os desafios de resolver demandas sociais diversas e a interação com o setor produtivo (e com a sociedade civil) tendem a estimular a geração de novos conhecimentos, que estimulam transformações no setor empresarial, que por sua vez podem resultar em efeitos benéficos para o desenvolvimento econômico e social. A conquista dessa articulação tríplice (Governo-Universidade-Empresa) pode resultar em aumento da arrecadação a ser investida no melhoramento dos sistemas educacionais, base

7 7 indispensável da sociedade do conhecimento. As universidades aprenderiam a interagir com mais autonomia e diversificariam suas pesquisas e suas fontes de recursos e seus egressos também encontrariam melhores oportunidades no mercado de trabalho. As empresas, por sua vez, adquiririam maior capacitação tecnológica para competir interna e externamente. É neste sentido que podemos falar de um circulo virtuoso na cooperação universidade-empresa. De fato, podemos observar que a democratização do conhecimento não é só fator, mas também resultado da inovação e principal elo entre esta e a mudança social (MACIEL, 1999). O ambiente brasileiro Percebemos que, no mundo contemporâneo, a consolidação de relações de cooperação entre universidades e empresas tem sido considerada cada vez mais um componente fundamental para o incremento da competitividade e do desenvolvimento econômico a nível local, regional e, mesmo, nacional. Isto porque o êxito e à sobrevivência de empresas, regiões e nações num mercado cada vez mais globalizado e competitivo, depende do investimento no processo de inovação tecnológica, que torna-se progressivamente uma variável estratégica fundamental na aquisição de vantagens competitivas. O processo de inovação tecnológica pode ser caracterizado, resumidamente, por três fases: a formulação da idéia, a partir da pesquisa básica; o desenvolvimento do produto ou processo, a partir da pesquisa aplicada, da engenharia e elaboração de protótipos ou plantas-piloto e, finalmente; a produção em escala e o lançamento do produto/processo no mercado. A grosso modo, podemos localizar a universidade e a empresa nas duas pontas do processo, sendo que a universidade desempenha um papel fundamental no ciclo de P&D, enquanto as empresas são as principais responsáveis pelo lançamento de novos produtos/processos no mercado. No contexto internacional, encontramos vários exemplos de arranjos institucionais bem sucedidos que envolvem empresas, universidades e outras instituições de cunho tecnológico, como os casos clássicos da Route 128 e Silicon Valley, encontrados nos EUA. Já nos chamados países em desenvolvimento, especialmente no Brasil, os esforços governamentais para tentar reproduzir esses casos de sucesso têm esbarrado em condições institucionais adversas, entre elas citamos: o baixo investimento privado em P&D; a situação precária das instituições de ensino superior; uma certa resistência ideológica presente nestas instituições para atuar em conjunto com a iniciativa privada e, sobretudo; a inexistência de uma cultura empreendedora nas empresas e nas universidades. Por isto, é importante destacar o papel que algumas instituições tecnológicas têm desempenhado para difundir parcerias entre universidades e empresas e para consolidar o processo de inovação tecnológica. No caso brasileiro, vários estudos vêm ressaltando que a criação e a consolidação de micro e pequenas empresas contribui diretamente para o desenvolvimento socioeconômico, pois são estas pequenas unidades produtivas que geram grande parte da produção industrial e criam a maior parte dos

8 8 postos de trabalho no país. Dados do SEBRAE 4 mostram que as micro, pequenas e médias empresas constituem cerca de 98% das empresas existentes, empregam 60% da população economicamente ativa e geram 42% da renda produzida no setor industrial, contribuindo com 21% do Produto Interno Bruto PIB. As micro e pequenas empresas enfrentam várias dificuldades que impedem sua sobrevivência no mercado, o SEBRAE aponta uma taxa de mortalidade de 80% dessas empresas antes de completarem o primeiro ano de funcionamento. Entre as várias razões que ocasionam essa elevada taxa de mortalidade, o SEBRAE detectou problemas gerenciais como a principal. Outras razões, citadas pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo SIMPI, não menos importantes, são as dificuldades burocráticas, que incluem uma legislação complexa, exigente e que acarreta altos custos burocráticos, tributários, de produção e comercialização, além das dificuldades concorrenciais para os micro e pequenos empresários que atuam em mercados oligopolizados, onde grandes empresas ditam prazos e condições de pagamentos para a aquisição de produtos e fornecimento de insumos. Além disso, sabe-se que as elevadas taxas de juros sobre os empréstimos, superiores às que pagam as grandes empresas, bem como as exigências dos financiadores por garantias reais, que geralmente o micro e pequeno empresário não pode oferecer, deixam-no sem acesso ao crédito. Completa esse quadro de entraves o difícil acesso a tecnologias para a inovação em produtos e em processos de produção. Os micro e pequenos empresários, de modo geral, têm seu tempo consumido pelo trabalho cotidiano e rotineiro, enfrentam dificuldades financeiras, contam com um quadro de recursos humanos diminuto, muitas vezes recrutado na própria família, quase sempre sem especialização e capacitação para incorporar inovações à empresa. Sabemos também que a cultura empresarial brasileira revela uma tendência mais forte à dependência que à autonomia na posição de boa parte do empresariado ante o Estado (tanto local quanto nacional) devido a fatores históricos e culturais, com a persistência de modelos patrimonialistas, clientelistas e paternalistas. De maneira geral, o empresariado espera mais do Estado do que de sua própria capacidade de iniciativa e também a falta de consciência de seu papel social e de uma visão de médio e longo prazos impedem a percepção dos limites de sua própria expansão. Por isso, a preocupação com a distribuição do conhecimento e dos frutos da inovação tecnológica é rara e recente. Da mesma forma, estados e municípios também tendem a aguardar as providências e verbas do governo federal. No entanto, diante de evidências de sucessos descentralizados em outros países e dos limites de atuação do Estado Nacional, alguns municípios têm demonstrado criatividade e energia na busca de soluções próprias para os problemas locais. No Brasil, com suas dimensões territoriais e disparidades socioeconômicas regionais, a descentralização da produção nacional toma um significado e uma urgência de proporções significativas. 4 Cf. Manual para implantação de incubadoras de empresas.

9 9 Por parte do Estado, constata-se a falta de coordenação e de continuidade de políticas; dificuldade em identificar nichos de mercado promissores e prioridades de setores a serem desenvolvidos; aonde existem programas interessantes a informação não circula, a maioria dos pequenos empresários não tem conhecimento dos programas de instituições que podem lhes beneficiar e, de uma forma geral; existe uma grande distância entre o discurso e a prática no que diz respeito a relação universidade-empresa. Na Universidade, também se constata uma certa resistência a mudanças vistas por alguns como ameaça a territórios conquistados e à pureza da pesquisa básica. No confronto entre o corporativismo universitário e premências sociais e econômicas externas nascem alguns mecanismos que permitem uma relação com o mundo lá fora, mas que constituem na maioria das vezes órgãos à parte, estruturas paralelas cuja ação não repercute nas atitudes e relações internas.

10 10 Inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas As discussões sobre a constituição de sistemas de inovação nos levam a procurar entender como se dá o processo de inovação no interior das empresas. Mas antes de debatermos a questão da inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas (MPE s), gostaríamos de fazer uma distinção de ordem fundamental entre as empresas de base tecnológica e empresas de setores tradicionais da economia. Desta forma, procuramos definir: Empresas de Base Tecnológica - são empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, nos quais o conhecimento representa alto valor agregado. Empresas dos Setores Tradicionais - são empresas ligadas aos setores tradicionais da economia, as quais detém tecnologia largamente difundida e podem agregar valor aos seus produtos, processos ou serviços por meio de um incremento em seu nível tecnológico. Tais empresas devem estar comprometidas com a absorção ou o desenvolvimento de novas tecnologias. Inovação e competitividade nas MPE s 5 A inovação tecnológica é uma atividade complexa e pode ser entendida como o processo capaz de tornar uma invenção rentável para a empresa. Este processo, se inicia com a concepção de uma nova idéia, passa pela solução de um problema e vai até a real utilização de um novo item de valor econômico ou social. Vários modelos têm sido propostos para esclarecer como se dá o processo de inovação tecnológica na empresa. Sabemos que diferentes modelos se aplicam para a explicação de cada inovação. Porém, o denominado modelo paralelo de inovação parece se adequar bem a maioria das situações no contexto das MPE s de setores tradicionais da economia. De acordo com o modelo paralelo de inovação, o estímulo para a deflagração de um processo de inovação na empresa pode originar-se em diferentes setores externos ou internos à organização e será concretizado com a participação destes segmentos através da combinação, da criação e da integração de elementos extraídos do estoque de conhecimentos científicos e tecnológicos existentes e do agregado de aspirações e necessidades da sociedade. 5 Cf. Isak Kruglianskas. Tornando a pequena e média empresa competitiva.

11 11 Modelo Paralelo de inovação Estado Corrente de Necessidades e Aspirações da Sociedade fl Idéias fi Pesquisa Desenvolvimento Engenharia Produção Comercialização fi Novos Produtos Estado corrente de Conhecimentos Científicos e Tecnológicos As inovações constituem, essencialmente, mudanças empreendidas e adotadas pela empresa. Quando uma empresa introduz um novo bem ou serviço, ou usa um novo método, seja em atividades de manufatura, seja em serviços ou práticas gerenciais, ou, ainda, quando utiliza outros tipos de insumos que são novos para tal empresa, está implantando uma mudança tecnológica. Mesmo que esta mudança não seja inédita em termos do conhecimento universal, mas esteja sendo adotada pela primeira vez por esta empresa, constituirá, do ponto de vista da própria empresa, uma inovação tecnológica. Portanto, sob esta perspectiva, a cópia ou a busca da imitação, na medida que implique a aquisição de novos conhecimentos e/ou habilidades por parte da empresa, não deixa de constituir-lhe uma inovação tecnológica. Tendo em vista a multiplicidade de situações abarcadas pelo conceito de inovação tecnológica, tornase conveniente diferenciar categorias distintas de inovação. Segundo Marquis (apud Kruglianskas, p. 19), de forma mais ampla, podemos ter três tipos de inovação tecnológica: Inovações complexas são inovações que resultam de processos longos e complexos, que consomem volumes altos de recursos, durante um longo período de tempo. Estas inovações decorrem de ações sistemáticas com planejamento altamente formalizado, como, por exemplo: o Programa Espacial Americano; o Programa de Combate à AIDS; o Programa de Desenvolvimento do Submarino Brasileiro etc. Inovações radicais são inovações baseadas em descobertas tecnológicas capazes de alterar a estrutura produtiva de todo um setor da economia, criando novos paradigmas. Como exemplos, pode-se citar a descoberta da máquina a vapor, do transistor, da xerografia, do laser, dos raios X e tantas outras conquistas científicas e tecnológicas que alteraram profundamente o panorama socioeconômico que prevalecia na época de sua aplicação na indústria.

12 12 Inovações incrementais são aquelas realizadas mediante pequenas mudanças, em geral no interior das empresas, e que levam à melhoria de produtos, redução de custos, diversificação na utilização dos produtos e mudanças de insumos. São inovações singelas, mas fundamentais para manter a competitividade das empresas. As inovações tecnológicas complexas e radicais podem ser descartadas como atividade de maior interesse gerencial para as PMEs de setores tradicionais. Vale ressaltar que, para as empresas de base tecnológica, as inovações radicais constituem um tema relevante, pois estas empresas, atuando em segmentos industriais emergentes, têm potencial de deflagrar processos importantes de inovação radical. A globalização e regionalização dos mercados em nível mundial tem desencadeado um processo no qual a competitividade das empresas é dependente não só de sua competitividade individual, mas também da competitividade das demais empresas que integram sua cadeia produtiva e também da denominada competitividade sistêmica (relacionada a infra-estrutura e facilidades logísticas). A competitividade requer preço e qualidade de produtos e serviços, organização eficaz da produção, rapidez de resposta aos clientes e processos tecnológicos atualizados. Na economia aberta e exposta ao mercado globalizado, as empresas de nível internacional lançam, incessantemente, novos produtos com melhor qualidade, com desempenho percebido como mais satisfatório pelo cliente e a custos cada vez menores. Inovação por meio da P&D Para se manterem tecnologicamente atualizadas, as empresas investem na busca de novos conhecimentos. A sistematização e a formalização deste processo de aquisição de novos conhecimentos, especialmente nas empresas de maior porte, dá-se por meio de pesquisa e desenvolvimento (P&D). A sigla P&D subentende um conjunto muito amplo de atividades que possuem características bastantes distintas. Dessa forma, P&D cobre uma gama variada de atividades, desde aquelas orientadas para a busca de conhecimentos com pouca aplicabilidade prática como, por exemplo, a pesquisa básica até as de caráter eminentemente pragmático, como campanhas de lançamentos de novos produtos no mercado. Alguns autores consideram que a P&D em sentido restrito só deve abranger as atividades de pesquisa básica, pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental. A pesquisa básica tem como propósito gerar conhecimentos que permitam melhor entender a natureza que nos cerca, sem necessariamente visar a solução a curto e médio prazo de um problema específico. É, em geral, realizada nas universidades e instituições de pesquisa e envolve, em alguns casos, parceria com empresas de grande porte que são líderes em seu campo de atuação. Excepcionalmente, pode ocorrer a realização da pesquisa básica em empresas de pequeno porte, que

13 13 atuam em setores industriais emergentes (biotecnologia, novos materiais, microeletrônica, etc.), muitas vezes denominadas empresas de base tecnológica ou de alta tecnologia. A pesquisa aplicada pode ser entendida como investigação original, concebida pelo interesse em adquirir novos conhecimentos com finalidades práticas. No setor empresarial, a distinção entre pesquisa básica e aplicada será freqüentemente caracterizada pela execução de um projeto para explorar resultados promissores de um programa de pesquisa básica. O desenvolvimento experimental envolve o uso sistemático de conhecimento técnico-científico, com vistas a demostrar a viabilidade da adoção de novos materiais, produtos, equipamentos, serviços e processos. Como resultado da atividade de desenvolvimento, são construídos protótipos, produções com séries experimentais, plantas piloto e outros experimentos, que possibilitam identificar os parâmetros necessários ao dimensionamento em escala industrial e as estimativas quanto à viabilidade comercial, quanto se tratar de novos bens ou serviços. Instrumentos de apoio à inovação Existem vários instrumentos de suporte à inovação tecnológica nas empresas, que podem ser utilizados para avaliar o risco e aumentar a chances de sucesso do lançamento de um novo produto/processo no mercado. Inicialmente, podemos citar dois instrumentos de grande importância que devem ser especialmente empregados pelas MPE s: a) Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) - Este estudo concentra-se nos aspectos técnicos de produção e de desenvolvimento de um novo produto ou processo e também a relação deste produto/processo com o mercado. Ele procura demonstrar ao empresário ou a um potencial agente de financiamento para o protótipo, se uma idéia proposta é viável ou não, sendo portanto uma ferramenta muito útil no auxílio à tomada de decisão. É no Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica que os componentes críticos do produto ou processo são tecnicamente estudados e a viabilidade econômica da inovação junto ao mercado é estimada. É também através de estudos de viabilidade que são verificadas as necessidades e mesmo as adaptações que um produto ou processo precisam sofrer para que seja viabilizada sua produção em escala. b) Plano de Negócios - o plano de negócios é um instrumento de auxílio à tomada de decisão e de ordenamento lógico do negócio com o novo produto ou processo. O plano de negócios terá como principal finalidade a capacitação do empresário no sentido de orientar todo o planejamento e organização da empresa de forma a torná-la mais competitiva e apta a lidar com variáveis externas à empresa, principalmente aquelas ligadas a tecnologias. Numa seqüência, a empresa tendo verificado a viabilidade do produto com o mercado e tendo resolvido os problemas de adequação do produto aos meios de produção existentes, estaria apta a buscar no mercado financeiro recursos para viabilizar a produção em escala. Um bom plano de negócio, com fortes argumentações e com uma expectativa de bom retorno financeiro é atraente para os mais diversos investidores. O plano de negócio deve ser capaz

14 14 de auxiliar o empresário na busca de novos recursos para a alavancagem da empresa procurando, no entanto, preservar a preocupação com o melhor tipo de recurso, seja ele de empréstimo, de capital de risco ou fontes mistas com recursos reembolsáveis e não reembolsáveis. Existem também diversos instrumentos que podem dar suporte à inovação tecnológica ligada a grupos de empresas de uma mesma cadeia produtiva, setor ou setores correlatos, envolvidas em arranjos produtivos locais. Vamos citar dois instrumentos que vêm sendo amplamente difundidos e que foram introduzidos no Componente de Desenvolvimento Tecnológico do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico CDT/PADCT do Ministério da Ciência e Tecnologia em São eles: c) Plataformas Tecnológicas - são foros onde as partes interessadas da sociedade se reúnem para identificar os gargalos tecnológicos ligados à uma determinada cadeia, setor ou região e para definir as ações prioritárias para eliminá-los. Como partes interessadas da sociedade entende-se os agentes do sistema de inovação e difusão de tecnologia: usuários e produtores de conhecimento técnico-científico, empresários, investidores, agências de fomento, representantes dos governos federal, estadual e municipal e outros. O resultado esperado das plataformas é a formação de parcerias entre institutos de P&D, universidades e representantes do setor produtivo para a elaboração de projetos cooperativos que venham a contribuir para o aumento da competitividade da indústria nacional. Além de propostas de projetos cooperativos, outras ações podem resultar da prática de plataformas, como a promoção de negócios, a criação de associações específicas e/ou de mecanismos permanentes de informação, etc. d) Projetos Cooperativos - a pesquisa cooperativa se caracteriza por um projeto de pesquisa aplicada, de desenvolvimento tecnológico ou engenharia, objetivando a busca de novos conhecimentos sobre um determinado produto, sistema ou processo, ou de seus componentes. O projeto é executado de forma conjunta entre instituições tecnológicas geradoras de conhecimento e empresas usuárias do mesmo, que participam com recursos financeiros ou técnicos, custeando ou executando partes do projeto, tendo acesso as informações nele geradas. São objetivos dos projetos cooperativos: (i) otimizar os investimentos em P&D e engenharia, através do compartilhamento de recursos humanos e financeiros entre os agentes envolvidos; (ii) aumentar a confiabilidade em tecnologias a serem adotadas; (iii) reduzir incertezas de mercado e comercialização de inovações tecnológicas; (iv) Fornecer serviços técnicocientíficos para empresas, inclusive treinamento, relacionados com os objetivos do projeto; (v) desenvolver tecnologias de relevância setorial ou regional.

15 15 Transferência de tecnologia Em linhas gerais, a expressão Transferência de Tecnologia significa uma transferência formal de novas descobertas e/ou inovações resultantes de pesquisa científica administrada pelas instituições de pesquisa ou empresas para o setor industrial e comercial. Patentear e autorizar o uso das inovações é uma forma de as instituições de pesquisa transferirem tecnologia pronta. Os passos principais neste processo incluem: 1) a descoberta ou invenção; 2) proteção com patenteamento da inovação e simultânea publicação da pesquisa científica; e, por último, 3) autorização dos direitos para utilização das inovações para a indústria e para o desenvolvimento comercial. O Brasil, historicamente, consolidou sua base industrial através da importação maciça de tecnologias. As empresas que aqui se instalavam traziam seus processos de produção, sem que fosse feito qualquer esforço de nossa parte em termos de geração de novas tecnologias. Esse modelo gerou diversos problemas para o desenvolvimento nacional, especialmente no campo da geração do conhecimento. A adoção de um modelo assentado na importação de tecnologias não colocou para a comunidade científica brasileira, e também para o empresariado, o desafio do desenvolvimento tecnológico de novos produtos e processos produtivos. Na maior parte dos casos, a transferência de tecnologia ocorreu, quase que exclusivamente, através da compra de máquinas, equipamentos, manuais, treinamento de pessoal e, eventualmente, pelo pagamento de royalties. Atualmente, é fundamental que o país reveja sua posição frente à proteção e ao encaminhamento das descobertas científicas e tecnológicas ao mercado. Apesar dos avanços tecnológicos registrados nos últimos anos, o Brasil continua com um baixo número de patentes nacionais e internacionais. De acordo com dados recentes da Organização Mundial de Propriedade Intelectual OMPI, 98% das patentes de países em desenvolvimento registradas na organização são geradas por apenas seis países Coréia do Sul, China, África do Sul, Cingapura, Índia e Brasil -, sendo que o número de patentes registradas pela Coréia do Sul é dez vezes superior ao do Brasil. Enquanto no ano 2000 a coréia registrou patentes internacionais, apenas 161 patentes foram apresentadas pelo Brasil. São vários os mecanismos e instrumentos que podem ser empregados para estimular e facilitar o processo de transferência de tecnologia das universidades e centros de pesquisa para o setor produtivo. Especial ênfase tem sido dada à constituição de redes cooperativas de pesquisa envolvendo os diversos atores do circuito de interação Governo-Universidade-Empresa. As abordagens sistêmicas sobre esse processo têm ressaltado a importância da constituição e da consolidação de ambientes favoráveis a promoção da inovação tecnológica de forma interinstitucional, envolvendo arranjos de empresas, centros de pesquisa e instituições voltadas para a promoção do desenvolvimento tecnológico.

16 16 Atores do processo de geração e transferência de tecnologia Em um processo de transferência de tecnologia, algumas das seguintes entidades estão normalmente envolvidas: Empresa produtora de bens e serviços Empresa de engenharia/consultoria Empresa detentora de tecnologia Fabricantes e fornecedores de equipamentos Agente financiador do investimento e pré-investimento Universidade Instituto ou centro de P&D público ou privado Órgão de propriedade industrial Órgão gestor de incentivos Empresas seguradoras Entidade de normalização da qualidade industrial Outros O patenteamento da inovação A pesquisa e o desenvolvimento para elaboração de novos produtos (no sentido mais abrangente) requerem, na maioria das vezes, grandes investimentos. Proteger esse produto através de uma patente significa prevenir-se de que competidores copiem e vendam esse produto a um preço mais baixo, uma vez que eles não foram onerados com os custos da pesquisa e desenvolvimento do produto. A proteção conferida pela patente é, portanto, um valioso e imprescindível instrumento para que a invenção e a criação industrializável se torne um investimento rentável. Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgados pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente. Durante o prazo de vigência da patente, o titular tem o direito de excluir terceiros, sem sua prévia autorização, de atos relativos à matéria protegida, tais como fabricação, comercialização, importação, uso, venda, etc.. Em outros países, há duas formas de realizar o depósito do pedido de patente: diretamente no país onde se deseja obter a proteção ou através do PCT (Tratado de Cooperação de Patentes) para as invenções e modelos de utilidade.

17 17 Na primeira opção é necessário conhecer a legislação de cada país, sendo que a maioria dos países exige que o pedido seja apresentado por um procurador ou agente de propriedade industrial no país, junto ao órgão responsável pela concessão de patentes do país onde se deseja proteger a invenção. Na segunda opção, através do PCT, o interessado poderá fazer o depósito inicial do pedido no INPI, já designando os países que escolheu para solicitar sua patente. Uma vez realizado o depósito, os critérios para concessão e as obrigações do depositante ou titular seguirão as leis dos países escolhidos. Algumas formas de transferência de tecnologia a) Compra e absorção de tecnologia A forma mais comum e imediata de se obter uma tecnologia é a compra direta no país ou no exterior de uma empresa ou instituição que a detenha. Não é necessariamente a mais simples, pois essa opção também envolve todo um processo de avaliação e negociação para que sejam definidas a adequabilidade, viabilidade, condições de transferência, preços e prazos, bem como acertadas as bases segundo as quais será procedida a absorção pela empresa adquirente. Vale reforçar que a absorção de uma tecnologia comprada só ocorre efetivamente quando a receptora possui equipe técnica competente para tal. A fase de negociação é crucial e muitas vezes determina o sucesso ou o fracasso da transferência ou de seu uso adequado. A tecnologia pode ser adquirida de centros de pesquisa, outras empresas industriais ou de empresas de engenharia ou de desenvolvimento tecnológico. Pode ter sido patenteada ou não, caso em que, geralmente, negocia-se o know-how ou segredo de fabricação. Uma vez adquirida, a tecnologia torna-se propriedade da empresa receptora, devendo o fornecedor transmitir à empresa compradora todas as informações necessárias para seu uso adequado. É de fundamental importância a negociação sobre a propriedade dos melhoramentos desenvolvidos pela compradora durante o prazo de vigência do contrato de transferência de tecnologia. É importante conhecer as fontes alternativas de tecnologia para escolher tecnicamente as melhores condições de negociação. b) Prestação de serviços técnicos e de assistência técnica e científica Estes serviços devem ser objeto de contrato firmado entre as partes, definindo direitos e deveres de ambas. O pagamento deve ser feito à medida que o serviço avança, e o valor deve estar previsto no contrato ou documento hábil que o substitua e defina as condições básicas. Somente devem ser averbados no INPI aqueles contratos que tratem exclusiva e efetivamente de transferência de tecnologia. Caso seja uma negociação com o exterior, a averbação permite a remessa oficial de divisas e a dedução fiscal, definida em normas legais específicas.

18 18 Como exemplo de serviços de assistência técnica podem-se citar engenharia básica, engenharia em detalhamento, montagem, start-up de unidades produtivas, regulagem e recuperação de equipamentos, cursos tecnológicos e técnicos e treinamento de técnicos. Diretrizes e fases para a negociação de tecnologia Prospecção Tecnológica Industrial Entende-se por prospecção tecnológica industrial a atividade sistemática pela qual são identificados produtos ou processos produtivos que assegurem vantagens competitivas a uma empresa. Este procedimento deve apresentar um abordagem sistêmica, ou seja, devem ser analisadas as mudanças nas tecnologias, no mercado, no perfil dos recursos humanos, assim como os aspectos geopolíticos e as mudanças econômicas, tecnológicas e científicas. Devem ser levados em conta também os fatores de incerteza, a estrutura legal/normativa, as interdependências setoriais e até mesmo as mudanças sociais. a) Necessidades e perspectivas da empresa O processo de prospecção deve ser continuamente monitorado para tornar possível sua utilização permanente na formulação de políticas. Nessa formulação, é importante oferecer alternativas e garantir a necessária flexibilidade, de modo a permitir mudanças no processo de desenvolvimento. Uma vez que a definição de políticas influencia o futuro, é necessário incorporar os efeitos dos impactos dessas políticas no processo de prospecção, para que seus efeitos possam ser absorvidos e falhas corrigidas. Como mecanismo de planejamento estratégico para as empresas, a prospecção tecnológica desempenha um importante papel na busca de maior competitividade, nesta fase de globalização dos mercados. b) Seleção de fontes de tecnologia A identificação de novas fontes de tecnologia, notadamente nos institutos de pesquisa e nos laboratórios universitários, representa o novo paradigma no desenvolvimento tecnológico das indústrias. A abertura do mercado nacional aos produtores estrangeiros torna a compra de tecnologia externa mais difícil, uma vez que os detentores da tecnologia podem vender seus produtos diretamente ao mercado brasileiro. O desafio agora é desenvolver produtos com alta qualidade, que obedeçam as normas internacionais e superem as chamadas barreiras não tarifárias ao comércio de bens e serviços (metrologia, calibração, certificação, etc.) c) Escolha da tecnologia Para que a empresa passe a ser mais competitiva, a escolha da tecnologia é de fundamental importância, o que torna a prospecção tecnológica indispensável ao processo de desenvolvimento industrial. A absorção e/ou adaptação de uma tecnologia certamente exige uma maior capacitação, não só do corpo técnico da empresa como também de seus operários. Os resultados serão mais efetivos, se

19 19 os técnicos participantes do processo forem capazes de aprender e reproduzir a técnica utilizada, o que implica uma formação técnica adequada e uma preocupação em manter seu quadro técnico atualizado. d) Absorção e adaptação da tecnologia A capacitação de recursos humanos para a absorção/adaptação de tecnologia de ponta guarda semelhança com a formação de pessoal para o desenvolvimento tecnológico em geral. Com uma base educacional bem orientada e estruturada, poderemos ter um contingente de pessoas capaz de adaptar, absorver ou gerar novas tecnologias, aumentando assim a competitividade das empresas nacionais. As atividades geradoras de tecnologias avançadas costumam proporcionar maior número de empregos diretos e indiretos, maior valor agregado ao produto final e aumento de divisas, pois a corrida por produtos tecnologicamente avançados é mundial. A empresa ou o país que apresentar primeiro ao mercado uma inovação tecnológica leva grande vantagem em relação aos seus competidores. Negociação e escolha do instrumento mais adequado No Brasil, todos os contratos de transferência de tecnologia estão sujeitos, por lei, à averbação pelo Instituto Nacional de Propriedade industrial - INPI. Assim, as empresas com interesse em transferir tecnologia, nacional ou estrangeira, devem submeter o pedido de averbação de contrato ao INPI em seus estados, para poder usufruir os benefícios de dedução fiscal e a possibilidade de remessa oficial de divisas para o exterior. A averbação do Contrato no INPI é condição para : Legitimar pagamentos para o exterior; Permitir, quando for o caso, a dedutibilidade fiscal para a empresa cessionária dos pagamentos contratuais efetuados; Efeitos perante terceiros. As formas e os prazos de pagamento são de acordo com a negociação contratual, devendo ser levados em conta os níveis de preços praticados nacional e internacionalmente em contratações similares, excetuando-se os contratos de Prestação de Serviços de Assistência Técnica e Científica, cujo valor é usualmente calculado a partir dos salários dos técnicos contratados. No caso de empresa com vínculo majoritário de capital, além dos níveis de mercado devem ser respeitados os limites estabelecidos na Lei nº 4131/62 e na Portaria MF nº. 436/58, conforme artigo 50 da Lei nº /91. Os contratos de transferência de tecnologia em geral são averbados por um prazo máximo de 5 (cinco) anos conforme Lei nº 4131/62, excetuando-se os que tenham por objeto, direitos de propriedade industrial. As licenças de patentes ou marcas são averbáveis pelo prazo de validade desses privilégios.

20 20 Os contratos de transferência de tecnologia se classificam da seguinte forma: a) Exploração de Patentes (EP) Contratos que objetivam o licenciamento de patente concedida ou pedido de patente depositado junto ao INPI. Esses contratos deverão indicar o número e o título da patente e/ou pedido de patente, devendo respeitar o disposto nos Artigos 61, 62, 63 e 121 da Lei n. 9279/96 - Lei da Propriedade Industrial. b) Uso de Marcas (UM) Contratos que objetivam o licenciamento de uso de marca registrada ou pedidos de registros depositados junto ao INPI. Esses contratos deverão indicar o número e a marca registrada ou depositada, devendo respeitar o disposto nos Artigos 139 e 140 da Lei n. 9279/96 - Lei da Propriedade Industrial. c) Fornecimento de Tecnologia (FT) Contratos que objetivam a aquisição de conhecimentos e de técnicas não amparados por direitos de propriedade industrial, destinados à produção de bens industriais e serviços. d) Prestação de Serviços de Assistência Técnica e Científica (SAT) Contratos que estipulam as condições de obtenção de técnicas, métodos de planejamento e programação, bem como pesquisas, estudos e projetos destinados à execução ou prestação de serviços especializados. Nestes contratos será exigida a explicitação do custo de homem/hora detalhado por tipo de técnico, o prazo previsto para a realização do serviço ou a evidenciação de que o mesmo já fora realizado e o valor total da prestação do serviço, ainda que estimado. e) Franquia (FRA) Contratos que destinam-se à concessão temporária de direitos que envolvam, uso de marcas, prestação de serviços de assistência técnica, combinadamente ou não, com qualquer outra modalidade de transferência de tecnologia necessária à consecução de seu objetivo. Aquisição de Tecnologia Externa Em síntese, o ciclo de análise e aprovação de um contrato de transferência de tecnologia no Brasil deve obedecer a três etapas: a) Instituto Nacional de Propriedade Industrial INPI Analisa e averba contratos de transferência de tecnologia, permitindo, com isto, a exploração de patentes, a absorção de tecnologia não patenteada, com a possibilidade de remessa de divisas para o exterior, e a dedução fiscal, nos limites da legislação vigente.

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

POLÍTICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

POLÍTICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA POLÍTICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ESTEVÃO FREIRE estevao@eq.ufrj.br DEPARTAMENTO DE PROCESSOS ORGÂNICOS ESCOLA DE QUÍMICA - UFRJ Tópicos: Ciência, tecnologia e inovação; Transferência de tecnologia; Sistemas

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

Tutorial: Lei da Informática (Leis 8.248, 10.176 e 11.077)

Tutorial: Lei da Informática (Leis 8.248, 10.176 e 11.077) Tutorial: Lei da Informática (Leis 8.248, 10.176 e 11.077) Sobre a autora Eng. Adelice Leite de Godoy Obteve sua graduação em Engenharia Química pela Unicamp em 1992, completando sua formação com o Curso

Leia mais

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Empresários de pequeno, médio e grande

Leia mais

A Mobilização Empresarial pela Inovação: 25/05/2011

A Mobilização Empresarial pela Inovação: 25/05/2011 A Mobilização Empresarial pela Inovação: Desafios da Inovação no Brasil Rafael Lucchesi Rafael Lucchesi 25/05/2011 CNI e vários líderes empresariais fizeram um balanço crítico da agenda empresarial em

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Licença de Uso de Marca (UM)

Licença de Uso de Marca (UM) Licença de Uso de Marca (UM) Definição: Contratos que objetivam o licenciamento de uso de marca registrada ou pedido de registro depositado no INPI. Esses contratos deverão indicar o número do pedido ou

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Ana Lúcia Vitale Torkomian. Secretária Adjunta de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia

Ana Lúcia Vitale Torkomian. Secretária Adjunta de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia Sessão Plenária 5: Programas Nacionais de Estímulo e Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos Ana Lúcia Vitale Torkomian Secretária Adjunta de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério

Leia mais

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Pessoa física que deseja constituir um negócio

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015.

Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015. O PRESIDENTE

Leia mais

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I 1. Plano de Ação A seguir apresenta-se uma estrutura geral de Plano de Ação a ser adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Considerando que a informação arquivística, produzida, recebida, utilizada e conservada em sistemas informatizados,

Leia mais

Incentivos Fiscais para P,D&I Lei 11.196/2005 (Lei do Bem)

Incentivos Fiscais para P,D&I Lei 11.196/2005 (Lei do Bem) Incentivos Fiscais para P,D&I Lei 11.196/2005 (Lei do Bem) Características Básicas dos Incentivos Fiscais: Atende empresas que operam em regime de lucro real e que realizam atividades de P&D; Introduziu

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 113, DE 11 DE SETEMBRO DE 2014

CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 113, DE 11 DE SETEMBRO DE 2014 CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 113, DE 11 DE SETEMBRO DE 2014 Regulamenta a concessão de Auxílio para Apoio a Incubadoras

Leia mais

INT VIDEO INSTITUCIONAL

INT VIDEO INSTITUCIONAL INT VIDEO INSTITUCIONAL Carlos Alberto Teixeira 16 de Fevereiro de 2011 Investimentos e Incentivos Fiscais - Projetos de Inovação em Ciência e Tecnologia Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha

Leia mais

MÓDULO 3 A estrutura brasileira para o comércio exterior

MÓDULO 3 A estrutura brasileira para o comércio exterior MÓDULO 3 A estrutura brasileira para o comércio exterior O governo brasileiro possui definida uma política voltada para o comércio internacional, onde defende os interesses das empresas nacionais envolvidas,

Leia mais

ARRUDA, Mauro; VERMULM. Roberto; HOLANDA, Sandra. Inovação

ARRUDA, Mauro; VERMULM. Roberto; HOLANDA, Sandra. Inovação ARRUDA, Mauro; VERMULM. Roberto; HOLANDA, Sandra. Inovação Tecnológica no Brasil; a Indústria em Busca da Competitividade Global. São Paulo: Associação Nacional de Pesquisa ANPEI, 2006. 117p. Kira Tarapanoff

Leia mais

Proposta de Programa- Quadro de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014-2018. L RECyT, 8.11.13

Proposta de Programa- Quadro de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014-2018. L RECyT, 8.11.13 Proposta de Programa- Quadro de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014-2018 L RECyT, 8.11.13 Delineamento do Programa - Quadro Fundamentação Geral Programa público, plurianual, voltado para o fortalecimento

Leia mais

Soluções Simples www.designsimples.com.br solucoes@designsimples.com.br

Soluções Simples www.designsimples.com.br solucoes@designsimples.com.br Soluções Simples www.designsimples.com.br solucoes@designsimples.com.br C1 Introdução Este guia traz noções essenciais sobre inovação e foi baseado no Manual de Oslo, editado pela Organização para a Cooperação

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006

DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006 DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006 Conteúdo 1. O Sistema SEBRAE; 2. Brasil Caracterização da MPE; 3. MPE

Leia mais

Tributação e Incentivos à Inovação

Tributação e Incentivos à Inovação VIII Seminário do Setor de Saúde - BRITCHAM Tributação e Incentivos à Inovação São Paulo/SP, 17 de junho de 2009 Inovação Tecnológica no Brasil 30% das empresas industriais realizam algum tipo de inovação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJUBÁ Av. Jerson Dias, 500 - Estiva CEP 37500-000 - Itajubá Minas Gerais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJUBÁ Av. Jerson Dias, 500 - Estiva CEP 37500-000 - Itajubá Minas Gerais Lei nº 2677 BENEDITO PEREIRA DOS SANTOS, Prefeito do Município de Itajubá, Estado de Minas Gerais, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele

Leia mais

CONCEITOS DE INOVAÇÃO. Título da Apresentação

CONCEITOS DE INOVAÇÃO. Título da Apresentação CONCEITOS DE INOVAÇÃO Título da Apresentação Novo Marco Legal para Fomento à P,D&I Lei de Inovação. Nº 10.973 (02.12.04) Apresenta um conjunto de medidas de incentivos à inovação científica e tecnológica,

Leia mais

Plano Plurianual 2012-2015

Plano Plurianual 2012-2015 12. Paraná Inovador PROGRAMA: 12 Órgão Responsável: Contextualização: Paraná Inovador Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI As ações em Ciência, Tecnologia e Inovação visam

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

INSTRUMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE INOVAÇÃO. I. Objetivos e Metas. Objetivo (o quê) Alcance (quanto) Prazo de realização (quando)

INSTRUMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE INOVAÇÃO. I. Objetivos e Metas. Objetivo (o quê) Alcance (quanto) Prazo de realização (quando) INSTRUMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE INOVAÇÃO I. Objetivos e Metas 1. Liste os 5 principais objetivos de inovação para o horizonte de cinco anos, identificando: Objetivo 1 Objetivo 2 Objetivo 3 Objetivo

Leia mais

Workshop sobre Apoio a Empresas de Base Tecnológica em SP Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico FAPESP

Workshop sobre Apoio a Empresas de Base Tecnológica em SP Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico FAPESP Workshop sobre Apoio a Empresas de Base Tecnológica em SP Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico FAPESP Aluysio Asti Superintendente da Área de Planejamento- BNDES Abril/2006 Marcos

Leia mais

OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS

OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS FERRAMENTA A QUEM É DESTINADA? O QUE É O QUE FAZ OBJETIVOS Guia de finanças para as empresas sociais na África do Sul Guia Jurídico

Leia mais

XIV ENCONTRO DA REDE MINEIRA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CONTRATOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA MELLINA MAMEDE

XIV ENCONTRO DA REDE MINEIRA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CONTRATOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA MELLINA MAMEDE XIV ENCONTRO DA REDE MINEIRA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CONTRATOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA MELLINA MAMEDE O que são Contratos de Transferência de Tecnologia? CONTRATOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Leia mais

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento.

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento. MERCADO DE CARBONO M ERCADO DE C A R O mercado de carbono representa uma alternativa para os países que têm a obrigação de reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa e uma oportunidade

Leia mais

Programa FAPESP. Pesquisa Inovativa EM. Pequenas Empresas

Programa FAPESP. Pesquisa Inovativa EM. Pequenas Empresas Programa FAPESP Pesquisa Inovativa EM Pequenas Empresas Foto CAPA: LÉO ramos Objetivos Criado em 1997, o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) apoia a execução de pesquisa científica

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 478, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 478, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 478, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012. Dispõe sobre concessão de incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte.

Leia mais

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DO INTA

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DO INTA PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DO INTA A propriedade intelectual abrange duas grandes áreas: Propriedade Industrial (patentes,

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

MELHORES PRÁTICAS DA OCDE

MELHORES PRÁTICAS DA OCDE MELHORES PRÁTICAS DA OCDE PARA A TRANSPARÊNCIA ORÇAMENTÁRIA INTRODUÇÃO A relação entre a boa governança e melhores resultados econômicos e sociais é cada vez mais reconhecida. A transparência abertura

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Chile Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios A Lei nº 20.416 estabelece regras especiais para as Empresas de Menor Tamanho (EMT).

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS CLÁUSULA DE INVESTIMENTOS EM P&D I. Aspectos gerais 1. Introdução O objetivo da cláusula de Investimentos em P&D é a geração de novas tecnologias, novos

Leia mais

O BNDES E A INOVAÇÃO

O BNDES E A INOVAÇÃO O BNDES E A INOVAÇÃO LUCIANO COUTINHO PRESIDENTE DO BNDES FÓRUM NACIONAL - INAE 17 de Maio de 2007 1 Onde Estamos A indústria de transformação precisa voltar a funcionar como motor propulsor da economia

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

Recursos Próprios. Amigos e Familiares

Recursos Próprios. Amigos e Familiares Recursos Próprios Chamado de booststrapping, geralmente é a primeira fonte de capital utilizada pelos empreendedores. São recursos sem custos financeiros. O empreendedor tem total autonomia na tomada de

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

Planejamento Estratégico do Setor de Florestas Plantadas -2012

Planejamento Estratégico do Setor de Florestas Plantadas -2012 CONTEXTO O setor de florestas plantadas no Brasil éum dos mais competitivos a nível mundial e vem desempenhando um importante papel no cenário socioeconômico do País, contribuindo com a produção de bens

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

POLÍTICA CARGOS E SALÁRIOS

POLÍTICA CARGOS E SALÁRIOS 1. OBJETIVO Estabelecer critérios de remuneração, baseados na legislação brasileira vigente e nas regras definidas pela Secretaria Executiva e Conselho Curador, com o objetivo de constituir uma estrutura

Leia mais

Os requisitos de patenteabilidade, previstos na Lei de Propriedade Industrial 9.279/96, são:

Os requisitos de patenteabilidade, previstos na Lei de Propriedade Industrial 9.279/96, são: Quais os requisitos de patenteabilidade? Os requisitos de patenteabilidade, previstos na Lei de Propriedade Industrial 9.279/96, são: (1) Novidade - a matéria objeto da pesquisa precisa ser nova, ou melhor,

Leia mais

Formação de Recursos Humanos na área de fármacos e medicamentos

Formação de Recursos Humanos na área de fármacos e medicamentos Formação de Recursos Humanos na área de fármacos e medicamentos A formação em Farmácia Seminário do BNDES 7 de maio de 2003 Por que RH para Fármacos e Medicamentos? Fármacos e Medicamentos como campo estratégico

Leia mais

Of. 36 FOPROP Porto Alegre, 25 de agosto de 2009.

Of. 36 FOPROP Porto Alegre, 25 de agosto de 2009. Of. 36 FOPROP Porto Alegre, 25 de agosto de 2009. Prezado Secretário Ronaldo Motta: Seguem as sugestões do FOPROP (Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e PG das Universidades Brasileiras) com relação ao

Leia mais

REQUERIMENTO N o, DE 2015

REQUERIMENTO N o, DE 2015 REQUERIMENTO N o, DE 2015 (Da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio) Requer a criação e constituição de Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei Complementar

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

Celebrado em Brasília, aos 20 dias do mês de março de 1996, em dois originais, nos idiomas português e alemão, ambos igualmente válidos.

Celebrado em Brasília, aos 20 dias do mês de março de 1996, em dois originais, nos idiomas português e alemão, ambos igualmente válidos. ACORDO-QUADRO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA SOBRE COOPERAÇÃO EM PESQUISA CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O Governo da República

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

Inovação Tecnológica

Inovação Tecnológica Inovação Tecnológica Cliente AAA Ltda. Mensagem: O empresário que necessita de uma tecnologia tem duas opções: ele pode ou desenvolvê-la, ou adquiri-la. Agenda Introdução Arcabouço Legal Conceitos Incentivos

Leia mais

Título da Apresentação

Título da Apresentação Título da Apresentação Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil 2º Workshop Platec E&P Onshore - Sondas de Perfuração e Workover - Equipamentos

Leia mais

Guia de incentivos fiscais à inovação tecnológica

Guia de incentivos fiscais à inovação tecnológica recursos para inovação Centro de Conhecimento recursos para inovação Guia de incentivos fiscais à inovação tecnológica Lei 11.196/05 (Lei do Bem) Estratégia Incentivos Fiscais e Recursos Educação e Cultura

Leia mais

A contratação de serviços técnicos do exterior e a necessidade de registro pelo INPI

A contratação de serviços técnicos do exterior e a necessidade de registro pelo INPI A contratação de serviços técnicos do exterior e a necessidade de registro pelo INPI 24 de outubro de 2013 Marina Inês Fuzita Karakanian marina@dannemann.com.br SERVIÇOS TÉCNICOS Legislação/Histórico Lei

Leia mais

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO 30.1. O comércio e a indústria, inclusive as empresas transnacionais,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Sistema produtivo e inovativo de software e serviços de TI brasileiro: Dinâmica competitiva e Política pública

Sistema produtivo e inovativo de software e serviços de TI brasileiro: Dinâmica competitiva e Política pública Conferência Internacional LALICS 2013 Sistemas Nacionais de Inovação e Políticas de CTI para um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável 11 e 12 de Novembro, 2013 - Rio de Janeiro, Brasil Sistema produtivo

Leia mais

Levantamento da Base. Industrial de Defesa. Levantamento da Base. Industrial de Defesa (BID) Reunião Plenária do COMDEFESA

Levantamento da Base. Industrial de Defesa. Levantamento da Base. Industrial de Defesa (BID) Reunião Plenária do COMDEFESA Levantamento da Base Industrial de Defesa (BID) Levantamento da Base Reunião Plenária do COMDEFESA Industrial de Defesa São Paulo, 05 de março de 2012 (BID) Reunião Ordinária ABIMDE São Bernardo do Campo,

Leia mais

DECISÃO Nº 193/2011 D E C I D E

DECISÃO Nº 193/2011 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 193/2011 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 08/04/2011, tendo em vista o constante no processo nº 23078.032500/10-21, de acordo com o Parecer nº 022/2011 da

Leia mais

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia Descrição do Sistema de Franquia Franquia é um sistema de distribuição de produtos, tecnologia e/ou serviços. Neste sistema uma empresa detentora de know-how de produção e/ou distribuição de certo produto

Leia mais

Missão. Visão. Transformar o Brasil por meio da Inovação.

Missão. Visão. Transformar o Brasil por meio da Inovação. A Finep -A FINEP Agência Brasileira da Inovação -é uma empresa pública vinculada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) criada em 24 de julho de 1967. -Seu objetivo é atuar em toda a cadeia

Leia mais

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOS INSTITUTOS QUE OPERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONTRATO 189-01/2012 RELATÓRIO 1 30.09.2012

Leia mais

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Vitor Seravalli Diretoria Responsabilidade Social do CIESP Sorocaba 26 de Maio de 2009 Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é uma forma de conduzir

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Lei de Informática - Incentivos Fiscais para Investimentos em Tecnologia e Inovação

Lei de Informática - Incentivos Fiscais para Investimentos em Tecnologia e Inovação Lei de Informática - Incentivos Fiscais para Investimentos em Tecnologia e Inovação Prof. Dr. Elvis Fusco 2014 Prefeitura Municipal de Garça Apresentação Prof. Dr. Elvis Fusco Centro Universitário Eurípides

Leia mais

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO O ESTADO VEIO TENDO, NO DECORRER DO SÉCULO XX, ACENTUADO PAPEL NO RELACIONAMENTO ENTRE DOMÍNIO JURÍDICO E O ECONÔMICO. HOJE, TAL RELAÇÃO JÁ SOFRERA PROFUNDAS

Leia mais

Profº Rodrigo Legrazie

Profº Rodrigo Legrazie Profº Rodrigo Legrazie Tecnologia Conceito: é a área que estuda, investiga as técnicas utilizadas em diversas áreas de produção Teoria geral e estudos especializados sobre procedimentos, instrumentos e

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO ABRIL / 2005 Apresentação SMPDSE SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento

Leia mais

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Elaborada pela Diretoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental Objetivos da Aula Sistema de Gestão Ambiental 1. Sistemas de gestão ambiental em pequenas empresas Universidade Federal do Espírito Santo UFES Centro Tecnológico Curso de Especialização em Gestão Ambiental

Leia mais

Título da Apresentação

Título da Apresentação Título da Apresentação FINEP Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil 1º Workshop Platec E&P Onshore Sondeas de Perfuração Onshore Equipamentos

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

A Importância da Propriedade Intelectual no Contexto do Desenvolvimento Tecnológico e Industrial

A Importância da Propriedade Intelectual no Contexto do Desenvolvimento Tecnológico e Industrial A Importância da Propriedade Intelectual no Contexto do Desenvolvimento Tecnológico e Industrial Jorge Avila INPI Presidente Florianópolis, 12 de maio de 2009 Cenário Geral Aprofundamento do processo de

Leia mais

Inovação, ação inovadora e financiamento à inovação. IEL/ES junho de 2009 INOVA FINDES

Inovação, ação inovadora e financiamento à inovação. IEL/ES junho de 2009 INOVA FINDES Inovação, ação inovadora e financiamento à inovação IEL/ES junho de 2009 INOVA FINDES Inovação introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO TOR/FNDE/DTI/MEC

Leia mais

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1.1. Diretoria Executiva (DEX) À Diretora Executiva, além de planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar as atividades da Fundação, bem como cumprir e fazer cumprir

Leia mais