"Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018""

Transcrição

1 65 COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1º ANO Profº: Laryssa Rocha Disciplina: Química Estudante :. No. "Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018" 1 - Determine a geometria das seguintes moléculas: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO Data: /12/2018 Valor: 30,0 pts Nota: 2 - Determine a geometria das moléculas: 3 - Considerando as moléculas NH3,CH4,CO2 e H2O, indique a configuração espacial de cada uma delas, utilizando a terminologia: linear, angular, piramidal, quadrangular, tetraédrica.

2 4- A ligação covalente de maior polaridade ocorre entre H e átomos de: a) F. b) Br. c) At. d) Cl. e) I. 5 - O aumento de diferença de eletronegatividade entre os elementos ocasiona a seguinte ordem no caráter das ligações: a) covalente polar, covalente apolar, iônica. b) iônica, covalente polar, covalente apolar. c) covalente apolar, iônica, covalente polar. d) covalente apolar, covalente polar, iônica. e) iônica, covalente apolar, covalente polar. 6 - O experimento a seguir mostra o desvio ocorrido em um filete de água quando esta é escoada através de um tubo capilar. Considerando suas ligações interatômicas e suas forças intermoleculares, a propriedade da água que justifica a ocorrência do fenômeno consiste em: a) ser um composto iônico. b) possuir moléculas polares. c) ter ligações covalentes apolares. d) apresentar interações de Van der Waals.

3 7 Indique a polaridade das moléculas: 8 - Considere as moléculas de HF, HCl, H2O, H2, O2 e CH4. a) Classifique essas moléculas em dois grupos: polares e apolares. b) Qual a propriedade referente ao átomo e qual a referente à molécula em que se baseou para classificá-las? 9 - O carbono e o silício pertencem à mesma família da tabela periódica. a) Qual o tipo de ligação existente no composto SiH4? b) Embora a eletronegatividade do silício seja 1,7 e a do hidrogênio 2,1, a molécula do SiH4 é apolar. Por quê?

4 10 - A tabela apresenta algumas características e aplicações de alguns ácidos: Tabela com nome, aplicações e características de ácidos As fórmulas dos ácidos da tabela são, respectivamente: a) HCl, H3PO4, H2SO4, HNO3. b) HClO, H3PO3, H2SO4, HNO2. c) HCl, H3PO3, H2SO4, HNO2. d) HClO2, H4P2O7, H2SO3, HNO2. e) HClO, H3PO4, H2SO3, HNO Os ácidos, segundo a teoria de dissociação de Arrhenius, são compostos moleculares que, ao ser dissolvidos em água, geram íons H + (aq). Como é chamado o processo de formação de íons que ocorre quando um ácido é dissolvido em água? a) Dissociação iônica. b) Ionização. c) Eletrólise. d) Hidratação. e) Eletrolítica Qual das alternativas a seguir indica somente ácidos inorgânicos: a) HCl, H2SO4, CH3CH2COOH. b) H2S, CH3CH2OH, HMnO4. c) CH3OH, H2SO3, H3BO3. d) HI, HClO4, HCNS. e) HF, HCN, H2CO3.

5 13 - Com relação aos oxiácidos, sabe-se que ácidos com sufixo oso apresentam um oxigênio a menos que os terminados em ico. Com base nisso, assinale a alternativa que completa corretamente os espaços em branco na tabela abaixo respectivamente: a) H2NO3, ácido fosforídrico, ácido sulfuroso b) HNO2, ácido fosforídrico, ácido sulfuroso c) H2NO3, ácido fosfórico, ácido sulfídrico d) HNO2, ácido fosfórico, ácido sulfuroso e) H2NO3, ácido fosfórico, ácido sulfuroso 14 - Elementos de um mesmo grupo apresentam similaridades nas propriedades e também nas fórmulas que podem formar. Por exemplo, existem alguns halogênios, como o cloro, o bromo e o iodo, que têm a capacidade de formar quatro tipos de oxiácidos diferentes. Veja o caso do cloro: HClO (ácido hipocloroso), HClO2 (ácido cloroso), HClO3 (ácido clórico) e HClO4 (ácido perclórico). De acordo com essas informações, indique o nome correto do seguinte ácido: HbrO2: a) Ácido bromídrico. b) Ácido hipobromoso. c) Ácido brômico. d) Ácido perbrômico e) Ácido bromoso.

6 15 - Os alvejantes são comumente usados para clarificar tecidos (tornar a roupa mais branquinha). O interessante é que esta propriedade também é útil para as mulheres, na descoloração dos cabelos. Aliás, o óxido usado para esta finalidade é muito popular. Escreva a composição, nomenclatura usual e classificação deste óxido Alguns óxidos são identificados pelos produtos que originam quando reagem com água, são classificados como ácidos. Outros óxidos recebem a classificação de acordo com o comportamento em meio alcalino ou ácido, são conhecidos como anfóteros. De acordo com este enunciado, responda as perguntas a seguir: I. Especifique os produtos obtidos quando óxidos ácidos reagem com água. II. Determine o comportamento de anfóteros em meio ácido e básico Dentre os óxidos abaixo, qual deles reage com base formando sal e água, ou seja, que pode ser classificado como óxido ácido? a) MgO b) K2O c) Na2O d) SO2 e) H2O Das alternativas abaixo, qual apresenta somente óxidos de caráter neutro? a) CO, CO2, NO e N2O5 b) NO, N2O e SO3 c) CO, NO e N2O d) CO, NO e SO3 e) Na2O, CaO e BaO

7 19 - N2O5 + H2O 2 HNO3 CO + H2O não reage K2O + H2O 2 KOH Nas equações acima, do comportamento mostrado pelos óxidos conclui-se que: a)k2o é um peróxido b) CO é um óxido neutro ou indiferente c) K2O é um óxido ácido d) N2O5 é um óxido duplo ou misto e) N2O5 é um óxido básico 20 - Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo chuva ácida, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta ph 7 e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu ph para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências. Disponível em: Acesso em: 18 maio 2010 (adaptado). O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com ph baixo). Esse fenômeno tem como consequência a) a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação de lagos. b) a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera. c) a destruição da fauna e da flora e redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios. d) as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica. d) a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.

8 21 - A chuva ácida provoca sérios prejuízos. Dentre eles, podemos citar a destruição de monumentos históricos feitos de calcário, mármore, cimentos, metais e outros materiais. Isso ocorre porque a chuva ácida contém ácido sulfúrico e ácido nítrico, que reagem com o carbonato de cálcio (CaCO3) e com o ferro (Fe). A ação do ácido sulfúrico presente na chuva ácida sobre o mármore pode ser representada por: a) CaCO3(s) + H2O(l) CO2(g) + CaOH(s) + H2O(l) b) CaCO3(s) + H2O(l) + H2SO4(aq) Ca2SO4(s) + H2O(l)+ CO2(g) c) CaCO3(s) + H2SO4(aq) Ca2SO4(s) + H2O(l)+ CO2(g) d) CaCO3(s) + H2SO4(aq) Ca2SO4(s) + CO2(g) e) CaCO3(s) + H2SO4(aq) Ca2SO4(s) + H2O(l) 22 - Dadas as afirmações: I A unidade de massa atômica pode ser representada por u. II A unidade de massa atômica é 1/12 da massa de um átomo de carbono. III A unidade de massa atômica é 1/12 da massa do átomo de carbono de número de massa igual a 12. IV A massa atômica de um átomo é um número muito próximo de seu número de massa. São corretas: a) Todas. b) Somente I, II e IV. c) Nenhuma. d) Somente I, III e IV. e) Somente I, II e III Sabendo que a massa atômica do cobalto é igual a 60 u, podemos afirmar: I Um átomo de cobalto pesa 60 g. II Um átomo de cobalto pesa 60 u. III Um átomo de cobalto pesa 60 vezes mais que 1/12 do átomo de 12 C. IV 12 átomos de cobalto pesam tanto quanto 60 átomos de 12 C. Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões): a) Todas. b) II e III, somente. c) II, III e IV, somente. d) I, somente. e) III e IV, somente Um balão infantil foi preenchido com 0,8 g de gás hélio. No interior desse balão há quantos mol de átomos de hélio?

9 25 - Quantos mol correspondem a 88 g de dióxido de carbono? (Massas atômicas: C=12 u; O= 16 u) Quantos mol de correspondem a 100 g de cálcio? (Massa atômica do cálcio: 40 u)

Lista de exercícios recuperação semestral Aluno (a):

Lista de exercícios recuperação semestral Aluno (a): Lista de exercícios recuperação semestral Aluno (a): Turma: 9º ano Professora: Taynara (Ensino fundamental) Disciplina: Química Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

1 - O elemento flúor forma compostos com hidrogênio, carbono, potássio e magnésio, respectivamente. Os compostos covalentes ocorrem com:

1 - O elemento flúor forma compostos com hidrogênio, carbono, potássio e magnésio, respectivamente. Os compostos covalentes ocorrem com: Sem limite para crescer Colégio: Nome: nº Professor(a): Data: / /2013 EXERCÍCIOS QUÍMICA 1ª SÉRIE E.M. Turma: 1 - O elemento flúor forma compostos com hidrogênio, carbono, potássio e magnésio, respectivamente.

Leia mais

TEORIA DA REPULSÃO DOS PARES DE ELÉTRONS DA CAMADA DE VALÊNCIA (TEORIA RPECV)

TEORIA DA REPULSÃO DOS PARES DE ELÉTRONS DA CAMADA DE VALÊNCIA (TEORIA RPECV) GEOMETRIA MOLECULAR TEORIA DA REPULSÃO DOS PARES DE ELÉTRONS DA CAMADA DE VALÊNCIA (TEORIA RPECV) A teoria da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência afirma que o arranjo geométrico dos átomos

Leia mais

Turma: 1ª ano ATIVIDADES AVALIATIVAS TAREFÃO

Turma: 1ª ano ATIVIDADES AVALIATIVAS TAREFÃO Nossa Missão: Educar crianças e adolescentes com afeto, ética e inovação, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária formando cidadãos críticos e responsáveis. Nome do aluno(a): GABARITO

Leia mais

Edital de Recuperação Semestral 1 o Semestre (Provas: Mensais + Bimestrais)

Edital de Recuperação Semestral 1 o Semestre (Provas: Mensais + Bimestrais) Edital de Recuperação Semestral 1 o Semestre (Provas: Mensais + Bimestrais) Nome: nº Série/Ano_1 a Disciplina: Professor: Período de recuperação: de / a / INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO

Leia mais

GOIÂNIA, / / ALUNO (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / ALUNO (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Taynara Oliveira DISCIPLINA: Química Orgânica SÉRIE: 1 Ano ALUNO (a): Data Entrega: No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Thiago Quick Disciplina: Química Série: 9º ano EF

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Thiago Quick Disciplina: Química Série: 9º ano EF Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Thiago Quick Disciplina: Química Série: 9º ano EF ÁCIDOS FUNÇÕES INORGÂNICAS São substâncias que não possuem carbono em sua composição, com exceção de algumas substâncias

Leia mais

QUÍMICA. Soluções e Substâncias Inorgânicas

QUÍMICA. Soluções e Substâncias Inorgânicas QUÍMICA Soluções e Substâncias Inorgânicas Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização - Parte 2 Prof ª. Giselle Blois Exercícios: Substâncias

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Semana 8 Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo

QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo QUÍMICA Professora Caroline Azevedo FUNÇÕES INORGÂNICAS Ácidos Segundo Arrhenius, toda substância que em solução aquosa sofre ionização produzindo como cátion, apenas o íon H +, é um ácido. Ex. H 2 O +

Leia mais

O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS.

O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS. Lista de exercícios para a prova de recuperação final 1º ano EM Conteúdo. O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS. - Misturas e substâncias - Tabela e propriedades

Leia mais

Arrhenius. Teoria da Disssociação eletrolítica de Arrhenius

Arrhenius. Teoria da Disssociação eletrolítica de Arrhenius Teoria da Disssociação eletrolítica de Arrhenius Quando uma substância dissolve na água ela vai se dividindo em partículas cada vez menores. Se essa divisão para nas moléculas a solução não conduz a corrente

Leia mais

Reações Químicas. Balanceamento de Reações Químicas Exemplo: + H 2 O 3. Fe 2. Fe + H 2

Reações Químicas. Balanceamento de Reações Químicas Exemplo: + H 2 O 3. Fe 2. Fe + H 2 Reações Químicas Balanceamento de Reações Químicas Exemplo: Fe 2 O 3 + H 2 Fe + H 2 O Reações Químicas Balanceamento de Reações Químicas Exemplo: Fe 3 O 4 + C Fe + CO Reações Químicas Balanceamento de

Leia mais

1) Estabeleça a ligação entre magnésio, Mg (12), e oxigênio, O (8).

1) Estabeleça a ligação entre magnésio, Mg (12), e oxigênio, O (8). Lista de exercícios Parte 3 REVISÃO 1 Ligações Químicas 1) Estabeleça a ligação entre magnésio, Mg (12), e oxigênio, O (8). 2) Estabeleça a ligação através de pares eletrônicos entre: a) carbono e hidrogênio:

Leia mais

Funções da Química Inorgânica I

Funções da Química Inorgânica I Funções da Química Inorgânica I Introdução às funções e Ácidos. Química 1ª Série Profº Edilzo Filho Natal, Setembro de 2015. Introdução às funções inorgânicas Funções Orgânicas versus Funções Inorgânicas.

Leia mais

1ª Série do Ensino Médio

1ª Série do Ensino Médio 1ª Série do Ensino Médio 16. Considere as equações abaixo: I. H 2 + Cl 2 2 HCl II. Zn + H 2 SO 4 ZnSO 4 + H 2 III. HNO 3 + KOH KNO 3 + H 2 O IV. KClO 3 KCl + O 2 As quatro equações representam, nesta ordem,

Leia mais

F U N Ç Õ E S I N O R G Â N I C A S

F U N Ç Õ E S I N O R G Â N I C A S F U N Ç Õ E S I N O R G Â N I C A S À C I D O S Profª Ryvana Tsukushima - Química 01. A tabela apresenta algumas características e aplicações de alguns ácidos: Apesente as fórmulas molécular dos ácidos

Leia mais

Ácidos e Bases. Funções Inorgânicas

Ácidos e Bases. Funções Inorgânicas Ácidos e Bases Funções Inorgânicas Funções Inorgânicas As substâncias podem ser classificadas em duas classes: Substâncias orgânicas: aquelas que contém carbono. Substâncias inorgânicas: aquelas formadas

Leia mais

Função química Conjunto

Função química Conjunto Função química Conjunto de compostos que possuem comportamento semelhantes As principais funções inorgânicas são : Os ácidos As bases Os sais Os óxidos Mas você sabe identificar? Ácidos Do ponto de vista

Leia mais

1ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - QUÍMICA

1ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - QUÍMICA 1ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - QUÍMICA 01. Complete a tabela com as partículas fundamentais abaixo: Z A p e n Fe 3+ 26 30 Sr 88 38 N 3-14 7 P 15 31 02. Com o auxilio do diagrama,

Leia mais

Aula 5: Funções Inorgânicas. Eduarda Boing Pinheiro

Aula 5: Funções Inorgânicas. Eduarda Boing Pinheiro Aula 5: Funções Inorgânicas Eduarda Boing Pinheiro ÁCIDOS BASES SAIS ÓXIDOS 2 ÁCIDOS O que são? Para Arrhenius: + HA(aq) H (aq) + A (aq) 3 ÁCIDOS O que são? Nomenclatura HIDRÁCIDOS: + Ácido + nome do elemento

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO GAB LISTA - 11 a) Elemento: Carbono; número de massa do isótopo do carbono com 8 nêutrons:14 b) Moléculas com ligações polares: (figura 01) Moléculas com ligações apolares: (figura 02) a) Observe a figura

Leia mais

Prof.: Guilherme Turma: IU. Tema da aula: Interações Químicas INTERAÇÕES QUÍMICAS

Prof.: Guilherme Turma: IU. Tema da aula: Interações Químicas INTERAÇÕES QUÍMICAS Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 17/08/2017 Tema da aula: Interações Químicas INTERAÇÕES QUÍMICAS - Em condições ambientes, os compostos iônicos são sólidos, devido às forças elétricas de

Leia mais

... 2) Escreva a fórmula e os nomes dos sete ácidos padrões.

... 2) Escreva a fórmula e os nomes dos sete ácidos padrões. Lista de Exercícios Ácidos Bases e sais 1) Nas colunas abaixo, associe as fórmulas aos seus nomes: I. H 2 S(aq) ( ) ácido bromídrico II. HCl (aq) ( ) ácido fluorídrico III. HCN(aq) ( ) ácido iodídrico

Leia mais

O que é uma propriedade funcional da matéria? Acidez Alcalinidade Salinidade. Funções químicas

O que é uma propriedade funcional da matéria? Acidez Alcalinidade Salinidade. Funções químicas O que é uma propriedade funcional da matéria? Acidez Alcalinidade Salinidade Funções químicas Função química Conjunto de compostos que possuem comportamento semelhantes Ácidos bases Sais Óxidos Mas você

Leia mais

QUÍMICA GERAL. Substâncias e Funções Inorgânicas. Óxidos

QUÍMICA GERAL. Substâncias e Funções Inorgânicas. Óxidos QUÍMICA GERAL Substâncias e Funções Inorgânicas Óxidos Índice Introdução Os óxidos são substâncias presentes no nosso dia-adia. Um bom exemplo de óxido é o gás carbônico, expelido na respiração, principal

Leia mais

REVISÃO DE ÁCIDOS E BASES

REVISÃO DE ÁCIDOS E BASES REVISÃO DE ÁCIDOS E BASES COMPOSTOS COVALENTES NÃO CONDUZEM CORRENTE ELÉTRICA POR EXEMPLO A ÁGUA É NECESSÁRIO ADICIONAR COMPOSTOS IÔNICOS À ÁGUA OS COMPOSTOS IÔNICOS DESFAZEM A LIGAÇÃO DE SEUS ÍONS QUE

Leia mais

Exercícios de Revisão - 2

Exercícios de Revisão - 2 Exercícios de Revisão - 2 1. Na tentativa de explicar a origem dos seres vivos, Müller reproduziu, em seu experimento, as condições atmosféricas primitivas, que continham os gases metano (CH4); amônia

Leia mais

Prof.: Guilherme Turma: TR. Tema da aula: Aulas 13 Geometria molecular e polaridade. Geometria molecular

Prof.: Guilherme Turma: TR. Tema da aula: Aulas 13 Geometria molecular e polaridade. Geometria molecular Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: TR 19/ 05/2016 Tema da aula: Aulas 13 Geometria molecular e polaridade Geometria molecular - Nas aulas sobre ligações químicas, vimos que as moléculas são formadas

Leia mais

Disciplina: Química (Turmas T e R); Data: 01/07/16 Aula: ácidos e bases Professora Ana

Disciplina: Química (Turmas T e R); Data: 01/07/16 Aula: ácidos e bases Professora Ana Disciplina: Química (Turmas T e R); Data: 01/07/16 Aula: ácidos e bases Professora Ana (anaflaviasuzana@yahoo.com.br) ÁCIDOS E BASES 1.1 Funções inorgânicas Para facilitar o estudo das substâncias químicas,

Leia mais

Funções inorgânicas : Sais e Óxidos

Funções inorgânicas : Sais e Óxidos Funções inorgânicas : Sais e Óxidos Sais Bicarbonato de sódio (NaHCO 3 ) Utilizado em antiácidos Carbonato de cálcio (CaCO 3 ) Encontrado no mármore, no calcário, nas cascas de ovos etc Sulfato de cálcio

Leia mais

O que é uma propriedade funcional da matéria? Acidez Alcalinidade Salinidade. Funções químicas

O que é uma propriedade funcional da matéria? Acidez Alcalinidade Salinidade. Funções químicas O que é uma propriedade funcional da matéria? Acidez Alcalinidade Salinidade Funções químicas Função química Conjunto de compostos que possuem comportamento semelhantes Ácidos bases Sais Óxidos Mas você

Leia mais

Propriedades da matéria

Propriedades da matéria Propriedades da matéria Gerais específicas Funcionais O que é uma propriedade funcional da matéria? Grupos de substâncias cujas características e propriedades se assemelham Função química Ácidos bases

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 4 Bimestre disciplina:química Conteúdo: Diversidade das substâncias: Funções químicas ( Capitulo 7) Lista de exercícios 01. Qual das substâncias abaixo

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 1 ANO II - TRIMESTRE

ROTEIRO DE ESTUDOS 1 ANO II - TRIMESTRE ROTEIRO DE ESTUDOS 1 ANO II - TRIMESTRE PARTE 1 SETOR A 1- Considere as seguintes informações sobre um átomo X: Um isótopo tem massa de 20 u e um contribuição de 91%; Um isótopo tem massa de 22 u e um

Leia mais

O aluno deverá elaborar resumos teóricos dos textos do livro e de outras fontes sobre os tópicos do conteúdo.

O aluno deverá elaborar resumos teóricos dos textos do livro e de outras fontes sobre os tópicos do conteúdo. Disciplina QUÍMICA Curso ENSINO MÉDIO Professor GUILHERME Série 1ª SÉRIE ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE / 2012 Aluno (a): Número: 1 - Conteúdo: Ácidos e bases propriedades, conceito

Leia mais

Funções inorgânicas. 1. Óxidos. São compostos binários (formados por dois elementos) onde o principal é o oxigênio (O), que atua como anion.

Funções inorgânicas. 1. Óxidos. São compostos binários (formados por dois elementos) onde o principal é o oxigênio (O), que atua como anion. Funções inorgânicas 1. Óxidos São compostos binários (formados por dois elementos) onde o principal é o oxigênio (O), que atua como anion. E x+ + O 2- E2Ox Exemplos: Al 3+ + O 2- Al2O3; Cl 5+ + O 2- Cl2O5.

Leia mais

O que é uma propriedade funcional da matéria? Acidez Alcalinidade Salinidade. Funções químicas

O que é uma propriedade funcional da matéria? Acidez Alcalinidade Salinidade. Funções químicas O que é uma propriedade funcional da matéria? Acidez Alcalinidade Salinidade Funções químicas Função química Conjunto de compostos que possuem comportamento semelhantes Ácidos bases Sais Óxidos Mas você

Leia mais

Ácido. Base. Classifique as substâncias abaixo. HClO 4 (aq) H + (aq) + ClO 4- (aq) NaOH(aq) Na + (aq) + OH - (aq)

Ácido. Base. Classifique as substâncias abaixo. HClO 4 (aq) H + (aq) + ClO 4- (aq) NaOH(aq) Na + (aq) + OH - (aq) Classifique as substâncias abaixo HClO 4 (aq) H + (aq) + ClO 4- (aq) NaOH(aq) Na + (aq) + OH - (aq) Ácido Base Conceito de ácido e base de Arrhenius Restrito ao meio aquoso Classifique as substâncias abaixo

Leia mais

Nome do ácido H x EO y. ácido [nome de E] + ico. ácido [nome de E] + oso

Nome do ácido H x EO y. ácido [nome de E] + ico. ácido [nome de E] + oso ÁCIDOS Ácido de Arrhenius - Substância que, em solução aquosa, libera como cátions somente íons H + (ou H 3 O + ). Ácido não-oxigenado (H x E): Exemplo: HCl - ácido clorídrico ácido + [nome de E] + ídrico

Leia mais

A nomenclatura dos sais é feita escrevendo-se o nome do ânion, a palavra de e o nome do cátion: (nome do ânion) de (nome do cátion)

A nomenclatura dos sais é feita escrevendo-se o nome do ânion, a palavra de e o nome do cátion: (nome do ânion) de (nome do cátion) QUÍMICA GERAL - AULA 6 - SAIS E ÓXIDOS DATA: 18/09/2015 PROF. ANA - SAIS NEUTRALIZAÇÃO TOTAL Quando misturamos uma solução aquosa de HCl e uma solução aquosa de NaOH ocorre uma reação entre os íons H +

Leia mais

Funções Inorgânicas - Ácidos e Sais

Funções Inorgânicas - Ácidos e Sais Funções Inorgânicas - Ácidos e Sais Material de Apoio para Monitoria 1. (ITA) A respeito das espécies químicas HNO3, HCN, CH3COOH, HCO3 -, HClO4, HPO4 2-, cada uma em solução aquosa e à temperatura ambiente,

Leia mais

CuSO 4 K 2 Cr 2 O 7. Funções Inorgânicas. NaOH. NaCl

CuSO 4 K 2 Cr 2 O 7. Funções Inorgânicas. NaOH. NaCl CuSO 4 K 2 Cr 2 O 7 Funções Inorgânicas NaOH NaCl Função química corresponde a um conjunto de substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes. ÁCIDO: H + + ÂNION BASE: CÁTION + OH SAL: CÁTION

Leia mais

Questão 10: Sobre as moléculas de CO 2 e SO 2, cujas estruturas estão representadas a seguir, é CORRETO afirmar que: S O O C O

Questão 10: Sobre as moléculas de CO 2 e SO 2, cujas estruturas estão representadas a seguir, é CORRETO afirmar que: S O O C O QUESTÕES OBJETIVAS Questão 9: Nitrogênio e fósforo são elementos essenciais para a nutrição das plantas e por isso alguns de seus compostos são utilizados na maioria dos fertilizantes. Sobre esses elementos

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA 2 o BIMESTRE DE 2012 PROF. MARCOS

PROVA DE QUÍMICA 2 o BIMESTRE DE 2012 PROF. MARCOS PROVA DE QUÍMICA 2 o BIMESTRE DE 2012 PROF. MARCOS Boa Prova NOME N o 1 a SÉRIE A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul

Leia mais

Iremos começar nosso estudo das principais funções inorgânicas:

Iremos começar nosso estudo das principais funções inorgânicas: Aula 6 Funções Inorgânicas I (ácidos e bases) Iremos começar nosso estudo das principais funções inorgânicas: Funções Inorgânicas - ácidos - bases - sais - óxidos Mas antes de entrarmos nas funções inorgânicas

Leia mais

QUÍMICA MÓDULO 15 ÁCIDOS. Professor Edson Cruz

QUÍMICA MÓDULO 15 ÁCIDOS. Professor Edson Cruz QUÍMICA Professor Edson Cruz MÓDULO 15 ÁCIDOS INTRODUÇÃO Ácidos são compostos moleculares que, em solução aquosa, ionizam-se, liberando o cátion H + para a formação do íon hidrônio ou hidroxônio (H 3 O

Leia mais

REVISÃO: FUNÇÕES INORGÂNICAS. Prof. Guilherme F. Martins

REVISÃO: FUNÇÕES INORGÂNICAS. Prof. Guilherme F. Martins REVISÃO: FUNÇÕES INORGÂNICAS Prof. Guilherme F. Martins ÁCIDOS Segundo Arrhenius é toda substância que em meio aquoso libera por ionização, como única espécie de carga positiva, o íon H + (próton). Obs.

Leia mais

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 13 FUNÇÕES INORGÂNICAS: ÁCIDOS

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 13 FUNÇÕES INORGÂNICAS: ÁCIDOS QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 13 FUNÇÕES INORGÂNICAS: ÁCIDOS Como pode cair no enem O processo de industrialização tem gerado sérios problemas de ordem ambiental, econômica e social, entre os quais se pode

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Aluno (a): Professora: Núbia de Andrade Disciplina: Química II

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Aluno (a): Professora: Núbia de Andrade Disciplina: Química II TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Aluno (a): Turma: 3ª série: (Ensino médio) Professora: Núbia de Andrade Disciplina: Química II Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Renan Micha)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Renan Micha) Semana 4 Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Renan Micha) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Funções inorgânicas ácidos de Arrhenius

Funções inorgânicas ácidos de Arrhenius Funções inorgânicas ácidos de Arrhenius Ácidos são substâncias que, em solução aquosa, sofrem ionização, liberando como cátion somente H +. Ex:. HNO 3 H + + NO 3 Se colocarmos a água como reagente podemos

Leia mais

c) NH4OH. d) H2SO4. 4) Qual a classificação correta das moléculas NaOH, NaCl e HCl? a) Ácido, base e sal b) Sal, base e ácido

c) NH4OH. d) H2SO4. 4) Qual a classificação correta das moléculas NaOH, NaCl e HCl? a) Ácido, base e sal b) Sal, base e ácido Funções e reações inorgânicas - Exercícios 1) (UFPA) Considerando a equação química: Cl2O7 + 2 NaOH 2 NaClO4 + H2O os reagentes e produtos pertencem, respectivamente, às funções: a) óxido, base, sal e

Leia mais

COMPOSTOS INORGÂNICOS Profº Jaison Mattei

COMPOSTOS INORGÂNICOS Profº Jaison Mattei COMPOSTOS INORGÂNICOS Profº Jaison Mattei Ácidos (teoria de Arrhenius) Ácidos são substâncias moleculares que, ao serem dissolvidas em água se dissociam, originando o íon hidrônio (H 3 O + ). Exemplos:

Leia mais

Funções Inorgânicas Ácidos e Bases

Funções Inorgânicas Ácidos e Bases Funções Inorgânicas Ácidos e Bases Ácidos e bases de Lewis Ácido de Lewis: receptor de par de elétrons. Base de Lewis: doador de par de elétrons. Observe: os ácidos e as bases de Lewis não precisam conter

Leia mais

LOGO. Funções Inorgânicas e Tipos de Reações. Profa. Samara Garcia

LOGO. Funções Inorgânicas e Tipos de Reações. Profa. Samara Garcia LOGO Funções Inorgânicas e Tipos de Reações Profa. Samara Garcia ÁCIDOS Definição segundo Arrhenius: são substâncias que em solução aquosa sofrem ionização, liberando como cátions somente íons H + (H 3

Leia mais

O aluno deverá elaborar resumos teóricos dos textos do livro e de outras fontes sobre os tópicos do conteúdo.

O aluno deverá elaborar resumos teóricos dos textos do livro e de outras fontes sobre os tópicos do conteúdo. Disciplina QUÍMICA Curso ENSINO MÉDIO Professor GUILHERME Série 1ª SÉRIE ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 3º BIMESTRE /2011 Aluno (a): Número: 1 - Conteúdo: Funções inorgânicas - fórmulas, nomenclatura

Leia mais

VIII EXAME Questões Objetivas. RESPONDA AS QUESTÕES DE 1 a 30, MARCANDO UMA DAS ALTERNATIVAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE.

VIII EXAME Questões Objetivas. RESPONDA AS QUESTÕES DE 1 a 30, MARCANDO UMA DAS ALTERNATIVAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE. Questões Objetivas RESPONDA AS QUESTÕES DE 1 a 30, MARCANDO UMA DAS ALTERNATIVAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE. Questão 01 (Peso 1) Use seus conhecimentos de estequiometria para dizer qual alternativa está

Leia mais

Geometria Molecular e Forças Intermoleculares

Geometria Molecular e Forças Intermoleculares Geometria Molecular e Forças Intermoleculares GEOMETRIA MOLECULAR DEPENDE: Disposição espacial dos núcleos dos átomos. Repulsão dos pares eletrônicos das ligações ou pares livres dos átomos. Obs. Toda

Leia mais

Funções inorgânicas : óxidos

Funções inorgânicas : óxidos Funções inorgânicas : óxidos Óxidos Água (H 2 O) é o óxido mais importante do planeta. Dióxido de carbono(co 2 ) é utilizado como agente extintor de incêndios Peróxido de hidrogênio (H 2 O 2 ) conhecido

Leia mais

Funções Químicas: Ácidos, bases, sais e óxidos

Funções Químicas: Ácidos, bases, sais e óxidos Funções Químicas: Ácidos, bases, sais e óxidos Funções Químicas Grupo de substâncias compostas que possuem propriedades químicas semelhantes; As funções químicas são divididas de acordo com a divisão clássica

Leia mais

SÉRIE: 1 Ano LISTA DE QUÍMICA P2 2 BIMESTRE

SÉRIE: 1 Ano LISTA DE QUÍMICA P2 2 BIMESTRE GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Taynara Oliveira DISCIPLINA: Química SÉRIE: 1 Ano ALUNO (a): No Anhanguera você é + Enem LISTA DE QUÍMICA P2 2 BIMESTRE 1. (UFPB 2008) O feldspato é representado pela fórmula

Leia mais

CHUVA ÁCIDA. - Causas e consequências; - Controlar e corrigir as chuvas ácidas; - Impacto da chuva ácida em alguns. materiais.

CHUVA ÁCIDA. - Causas e consequências; - Controlar e corrigir as chuvas ácidas; - Impacto da chuva ácida em alguns. materiais. CHUVA ÁCIDA - Causas e consequências; - Controlar e corrigir as chuvas ácidas; - Impacto da chuva ácida em alguns materiais. FORMAÇÃO DE CHUVA ÁCIDA A chuva torna-se ácida porque dissolve o dióxido de

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ. Projeto Sabadão. Química. Raquel Berco

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ. Projeto Sabadão. Química. Raquel Berco Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Projeto Sabadão Química Raquel Berco Ligações químicas: são constituídas de elétrons. Devemos respeitar a regra do octeto. Regra do Octeto : todo elemento tende a se estabilizar

Leia mais

SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS

SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS 1) Em relação às partículas atômicas, a alternativa falsa é: a) a massa do próton é igual a massa do elétron. b) a massa do elétron é menor que a massa

Leia mais

PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMCIA PROF. PAULO CESAR (www.profpc.com.br) ÁCIDOS. Qto a nº de H ionizáveis

PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMCIA PROF. PAULO CESAR (www.profpc.com.br) ÁCIDOS. Qto a nº de H ionizáveis ÁCIDOS 01) Equacione a reação de ionização (em 1 etapa) dos seguintes ácidos: a) HNO 2 b) H 2 CO 3 c) H 3 BO 3 d) H 4 SiO 4 02) Equacione a reação de ionização (em etapas) dos seguintes ácidos: a) H 3

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Química A/B

Atividades de Recuperação Paralela de Química A/B Atividades de Recuperação Paralela de Química A/B 1ª série Ensino Médio 3 Trimestre/2018 SETOR A: Conteúdo para estudos: Livro-texto 2:. Capítulo 12: Determinação de fórmulas químicas Compreender os conceitos

Leia mais

QUÍMICA FUNÇÕES INORGÂNICAS ÓXIDOS. Professor: Rafael Odorico

QUÍMICA FUNÇÕES INORGÂNICAS ÓXIDOS. Professor: Rafael Odorico QUÍMICA FUNÇÕES INORGÂNICAS ÓXIDOS FUNÇÕES QUÍMICAS Algumas substâncias químicas com propriedades semelhantes foram agrupadas em funções químicas. Função Química conjunto de compostos com propriedades

Leia mais

Funções inorgânicas - Ácidos

Funções inorgânicas - Ácidos Funções inorgânicas - Ácidos 01. O que é função química? 02. Conceitue os ácidos. Qual a diferença entre oxiácidos e hidrácidos? Exemplifique. 03. (PUCCAMP) A respeito das substâncias denominadas ácidos,

Leia mais

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 10 ÓXIDOS

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 10 ÓXIDOS QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 10 ÓXIDOS + x - 2 E O 2 x mono mono di tri óxido de di tri nome do elemento...... Caráter Ácido Caráter Básico Como pode cair no enem A cal (óxido de cálcio, CaO). cuja suspensão

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS : LIGAÇÕES QUÍMICAS, GEOMETRIA MOLECULAR, POLARIDADE E INTERAÇÕES INTERMOLECULARES

LISTA DE EXERCÍCIOS : LIGAÇÕES QUÍMICAS, GEOMETRIA MOLECULAR, POLARIDADE E INTERAÇÕES INTERMOLECULARES LISTA DE EXERCÍCIOS - 1.7 : LIGAÇÕES QUÍMICAS, GEOMETRIA MOLECULAR, POLARIDADE E INTERAÇÕES INTERMOLECULARES 1 - (Fac.Coc-SP) Dois elementos químicos, X e Y, apresentam os seguintes subníveis energéticos,

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA - QUÍMICA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA - QUÍMICA SOLUÇÃO PC. Percebe-se pela geometria apresentada, que: 3 2 () A hibridização de é sp d. 2 2 6 2 6 2 0 6 2 0 6 Xe (Z 54) : s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d 5p Xe (camada de valência): SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO III TRIMESTRE SETOR B

ROTEIRO DE ESTUDO III TRIMESTRE SETOR B ROTEIRO DE ESTUDO III TRIMESTRE Nome: Ano: 1º E.M. Professor: CASSIO PACHECO DISCIPLINA: QUÍMICA SETOR B 1- Equacione as reações de salificação seguintes, com neutralização total do ácido e da base. a)

Leia mais

QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI

QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI 1. A água da chuva é naturalmente ácida devido à presença do gás carbônico encontrado na atmosfera. Esse efeito pode ser agravado com a emissão de gases contendo enxofre, sendo

Leia mais

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl.

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl. LIGAÇÕES QUÍMICAS Os gases nobres aparecem isolados na natureza, ou seja, são estáveis na forma atômica. Isso ocorre em razão de possuírem 8 elétrons na última camada (exceção do hélio, que possui 2 elétrons

Leia mais

ÁCIDOS ÁCIDOS CONCEITO PROPRIEDADES CLASSIFICAÇÃO NOMENCLATURA 10/11/2015. HCl (aq) H + (aq) + Cl - (aq) H 3 PO 4(aq) 3 H + (aq) + PO 4

ÁCIDOS ÁCIDOS CONCEITO PROPRIEDADES CLASSIFICAÇÃO NOMENCLATURA 10/11/2015. HCl (aq) H + (aq) + Cl - (aq) H 3 PO 4(aq) 3 H + (aq) + PO 4 FUNÇÕES INORGÂNICAS São substâncias que não possuem carbono em sua composição, com exceção de algumas substâncias como, por exemplo, o CO 2, CO, Carbono grafite, diamante, H 2 CO 3, HCN, sais carbonatos

Leia mais

Disciplina: QUÍMICA Data: 24/ 08/ 2018 Ensino Médio Ano/Série: 1 Turma: TA Valor: 5,0 Média: 3,0 Assunto: ESTUDO DIRIGIDO PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO

Disciplina: QUÍMICA Data: 24/ 08/ 2018 Ensino Médio Ano/Série: 1 Turma: TA Valor: 5,0 Média: 3,0 Assunto: ESTUDO DIRIGIDO PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO Disciplina: QUÍMICA Data: 24/ 08/ 2018 Ensino Médio Ano/Série: 1 Turma: TA Valor: 5,0 Média: 3,0 Assunto: ESTUDO DIRIGIDO PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO 2ª Etapa Aluno(a): Nº: Nota: Professor(a): Flávia Alves

Leia mais

FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE

FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 Tópicos da Aula: Substâncias que interferem no equilíbrio químico da água; Equilíbrio ácido-base; Soluções ácidas, neutras e alcalinas;

Leia mais

Professor: José Tiago Pereira Barbosa

Professor: José Tiago Pereira Barbosa Professor: José Tiago Pereira Barbosa Química Orgânica Inorgânica Compostos que possuem átomos de Carbono Compostos que não possuem átomos de Carbono* *Alguns compostos contendo carbono são estudados

Leia mais

QUÍMICA. Geral Funções Inorgânicas (IV)

QUÍMICA. Geral Funções Inorgânicas (IV) QUÍMICA Geral Funções Inorgânicas (IV) Óxidos Óxido é todo composto binário oxigenado, no qual o oxigênio é o elemento mais eletronegativo. F ; O ; N ; Cl ; Br ; I ; S ; C ;... eletronegatividade decrescente

Leia mais

Ionização Ácido é toda substância que em solução aquosa libera íon H +

Ionização Ácido é toda substância que em solução aquosa libera íon H + Ácidos Ionização Ácido é toda substância que em solução aquosa libera íon H + Equação de Ionização de ácidos: HCl H + + Cl - H 2 SO 4 2H + + SO 4-2 H 3 PO 4 3H + + PO 4-3 Classificação a)quanto ao número

Leia mais

FUNÇÕES INORGÂNICAS. Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat

FUNÇÕES INORGÂNICAS. Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat FUNÇÕES INORGÂNICAS Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br O que são funções inorgânicas? Funções inorgânicas são agrupamentos de compostos

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Química 2º. Trimestre. Conteúdo para estudos:

Atividades de Recuperação Paralela de Química 2º. Trimestre. Conteúdo para estudos: Atividades de Recuperação Paralela de Química 2º. Trimestre 1ª série Ensino Médio Setor A: Livro-texto: Conteúdo para estudos:. Capítulo 5: O mol e as massas de átomos e moléculas Compreender os conceitos

Leia mais

SAIS E ÓXIDOS FUNÇÕES INORGÂNICAS

SAIS E ÓXIDOS FUNÇÕES INORGÂNICAS SAIS E ÓXIDOS FUNÇÕES INORGÂNICAS SAIS Os sais são comuns em nosso cotidiano: SAIS São compostos iônicos que possuem, pelo menos um cátion diferente do H + e um ânion diferente do OH -. Exemplos: NaCl

Leia mais

FUNÇÕES INORGÂNICAS Profº JAISON

FUNÇÕES INORGÂNICAS Profº JAISON FUNÇÕES INORGÂNICAS Profº JAISON TEORIA DE ARRHENIUS 1.Eletrólitos e não eletrólitos As substâncias cujas soluções aquosas apresentam íons livres conduzem eletricidade, portanto, são chamadas de eletrólitos.

Leia mais

QUÍMICA FUNÇÕES INORGÂNICAS ÁCIDOS. Professor: Rafael Odorico

QUÍMICA FUNÇÕES INORGÂNICAS ÁCIDOS. Professor: Rafael Odorico QUÍMICA FUNÇÕES INORGÂNICAS ÁCIDOS FUNÇÕES QUÍMICAS Algumas substâncias químicas com propriedades semelhantes foram agrupadas em funções químicas. Função Química conjunto de compostos com propriedades

Leia mais

FUNÇÃO INORGÂNICA: SAL

FUNÇÃO INORGÂNICA: SAL FUNÇÃO INORGÂNICA: SAL 1 São compostos iônicos formados a partir da reação de neutralização de um ácido com uma base formando também água. H + Cl - + Na + OH - NaCl + H 2 O Ácido Base Sal Principais característica

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB. Física e Química A 10ºAno

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB. Física e Química A 10ºAno 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB Física e Química A 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 8 fevereiro Ano Letivo: 2017/2018 135 + 15 min 1. O iodo, I2 (g), reage com o hidrogénio,

Leia mais

Exame 2º Ano Modalidade B

Exame 2º Ano Modalidade B Questão 01 O Bismuto é um elemento muito usado na indústria de cosméticos, devido sua baixa toxicidade. O isótopo mais estável do Bismuto apresenta número de massa 209 e dar origem ao íon Bi 3+ (forma

Leia mais

As substâncias químicas podem ser agrupadas de acordo com suas PROPRIEDADES COMUNS. Estas propriedades comuns são chamadas de PROPRIEDADES FUNCIONAIS

As substâncias químicas podem ser agrupadas de acordo com suas PROPRIEDADES COMUNS. Estas propriedades comuns são chamadas de PROPRIEDADES FUNCIONAIS As substâncias químicas podem ser agrupadas de acordo com suas PROPRIEDADES COMUNS Estas propriedades comuns são chamadas de PROPRIEDADES FUNCIONAIS Em função dessas propriedades podemos agrupar as substâncias

Leia mais

Professor: Pedro Augusto Lopes Aluno (a): Série: 1ª Data: / / Lista de Química I

Professor: Pedro Augusto Lopes Aluno (a): Série: 1ª Data: / / Lista de Química I Professor: Pedro Augusto Lopes Aluno (a): Série: 1ª Data: / / 2019. Lista de Química I Valor: 4,0 Nota: Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

Leia mais

1. (Unimontes 2014) O caráter iônico de determinadas substâncias, em função da diferença de eletronegatividade, está apresentado a seguir.

1. (Unimontes 2014) O caráter iônico de determinadas substâncias, em função da diferença de eletronegatividade, está apresentado a seguir. 1. (Unimontes 014) O caráter iônico de determinadas substâncias, em função da diferença de eletronegatividade, está apresentado a seguir. Em análise do gráfico, a alternativa CORRETA é: a) O iodeto de

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Semana 6 Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

QUÍMICA MÓDULO 14 ÓXIDOS. Professor Edson Cruz

QUÍMICA MÓDULO 14 ÓXIDOS. Professor Edson Cruz QUÍMICA Professor Edson Cruz MÓDULO 14 ÓXIDOS FUNÇÃO ÓXIDO Óxidos são compostos moleculares ou iônicos binários, ou seja, formados por dois elementos, sendo o oxigênio o elemento mais eletronegativo. EXEMPLO:

Leia mais

NOX EXERCÍCIOS QUÍMICA PROF- LEONARDO. 01)Quais são os números de oxidação do iodo nas substâncias l 2, Nal, NalO 4 e Al I 3?

NOX EXERCÍCIOS QUÍMICA PROF- LEONARDO. 01)Quais são os números de oxidação do iodo nas substâncias l 2, Nal, NalO 4 e Al I 3? NOX EXERCÍCIOS QUÍMICA PROF- LEONARDO 01)Quais são os números de oxidação do iodo nas substâncias l 2, Nal, NalO 4 e Al I 3? 02. O número de oxidação do manganês no permanganato de potássio (KMnO4) é:

Leia mais

Química Geral I. Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks

Química Geral I. Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks Química Geral I Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks Conteúdo 04/04/2017 Rendimento Determinar Fórmulas Moleculares Reações em Solução aquosa Propriedades dos Compostos em Solução Aquosa, Reações

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: QUÍMICA Ano: 1º Professora: Maria Luiza ENSINO MÉDIO Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Em relação às substâncias contidas nos frascos, analise as afirmativas a seguir.

Em relação às substâncias contidas nos frascos, analise as afirmativas a seguir. QUÍMICA INORGÂNICA INTENSIVO QUÍMICA PROF. CIRILO 1. (UNIFICADO RJ/2011) Em uma bancada de laboratório, estão quatro balões volumétricos (frascos de vidro com calibrações únicas) utilizados para o preparo

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA Título do Podcast Área Segmento Duração Chuva ácida... será que a água da chuva vai corroer tudo? Ciências da Natureza Química Ensino Médio 5min 44seg

Leia mais

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa.

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa. 1) Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na Tabela Periódica como: a) metal alcalino b) metal alcalinoterroso c) metal terroso d) ametal e) gás nobre 2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons

Leia mais