Síntese e caracterização de óxidos ternários nanoestruturados puros e dopados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Síntese e caracterização de óxidos ternários nanoestruturados puros e dopados"

Transcrição

1 Síntese e caracterização de óxidos ternários nanoestruturados puros e dopados Gabriel da Silva Aguiar¹, Francisco das Chagas Dantas de Lemos² 1 Aluno do Curso de Licenciatura em Química; Campus de Araguaína; gsilvaguiar@gmail.com PIBIC/CNPq, 2 Orientador do Curso de Licenciatura em Química; Campus de Araguaína; fralem@mail.uft.edu.br RESUMO Neste estudo, foi analisada a formação da estrutura perovskita do titanato de estrôncio dopado com samário (STSm) e com gadolinío (StGd) a 1%, 3% e 5%. Para a obtenção dos óxidos ternários utilizou-se o método dos precursores poliméricos, uma variação do método sol gel proposto por Pechini, por entender-se se tratar de um método que possibilita um melhor entendimento dos processos químicos bem como um melhor controle da estequiometria da reação. Foram feitos cálculos estequiométricos de forma que os materiais obtidos obedeçam a relação com balanço de carga-massa. Como reagentes de partida foram utilizados acetato de estrôncio, isopropóxido de titânio, ácido cítrico e etileno glicol. Após a dissolução do isopropóxido, foram adicionadas as soluções de estrôncio e de samário e estrôncio e gadolínio. As soluções poliméricas foram posteriormente pré-calcinadas a 300 ºC, obtendo-se materiais carbonizados. Os materiais resultantes foram desagregados, utilizando-se almofariz, armazenados, tratados a 700 ºC e em seguida foram caracterizados através de difração de raios X (DRX), UV-visível, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de emissão. A parte experimental utilizando o método Pechini possibilitou a obtenção de resinas com aspectos homogêneos sugerindo coerência na rota utilizada. A partir dos dados de DRX foi identificado que as estruturas dos compostos substituídos com samário STSm e STGd a 1, 3 e 5% são cúbicos. Os dados de emissão indicam que estes materiais podem ser utilizados em aplicações em dispositivos fotônicos. Palavras-chave: Perovsquita; Terras raras; Pechini

2 INTRODUÇÃO Nos últimos anos vem crescendo o interesse nas sínteses de óxidos de cátions mistos, com aplicação em indústrias de cerâmico eletro-eletrônico, na área de ferroeletricidade e microeletrônicos como microcapacitores, chips, dentre outras (DWIVEDI e RANDALL, 2011; MAEKAWA, et. al., 2009). As perovsquitas são óxidos ternários possuem uma estrutura bem definida, sendo a ideal do tipo cúbico. Entretanto, essas estruturas aparecem frequentemente distorcidas quando se substitui um dos seus cátions por outro de oxidação maior. Neste estudo foi focada a síntese do titanato de estrôncio puro (ST), dopado com samário (StSm) e dopado com gadolínio (StGd) a 1, 3 e 5%. O ST foi escolhido, pois várias pesquisas têm sido desenvolvidas por várias décadas tanto pela aplicação tecnológica quanto pelas suas interessantes propriedades ópticas e complexas quando dopado com terras raras (KNOTT, et. al., 1995; BRYKNAR, et. al., 2000). Ao realizar as substituições, objetivou-se a diminuição do gap dos materiais, consequentemente, o aumento da condutibilidade elétrica dos mesmos e avaliar a emissão dos materiais. MATERIAL E MÉTODOS Para a obtenção dos óxidos ternários utilizou-se o método do dos precursores poliméricos, uma variação do método sol gel proposto por Pechini (PECHINI, 1967), por entender-se se tratar de um método que possibilitam um melhor entendimento dos processos químicos bem como um melhor controle da estequiometria da reação. Foram realizados cálculos estequiométricos de forma a qual os materiais obtidos obedeçam à relação com balanço de carga-massa. Como reagentes de partida utilizou-se acetato de estrôncio, isopropóxido de titânio, ácido cítrico e etileno glicol. Foram feitos ensaios para evitar a hidrólise do isopropóxido para isso adicionou-se metanol e solução de ácido cítrico. Após a dissolução do isopropóxido, foram adicionadas as soluções de estrôncio e de samário e estrôncio e gadolínio. A mistura reacional foi mantida sob agitação e aquecimento com a temperatura aproximadamente 90 ºC. As soluções poliméricas de ST, STSm e STGd foram posteriormente pré-calcinadas a 300 o C, para o início da pirólise do poliéster. Os materiais resultantes foram desagregados utilizando-se almofariz seguido de tratamento térmicos a 700 C e caracterizados através de difração de DRX, UV-visível, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de emissão.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO Inicialmente foram realizados cálculos utilizando o método de Goldschmidt para determinar o fator de tolerância de cada estrutura utilizando os raios de Shannon-Prewitt (SHANNON, R. D. e PREWITT, C. T., 1969) apresentados na Figura 01. (A) (B) Figura 01: (A) valores dos raios iônicos em picômetros e (B) Fatores de tolerância t calculado para os compostos puro e dopados. A partir dos cálculos teóricos observou-se que todos os compostos têm estrutura cubica, de acordo com o fator de tolerância de Goldsmith onde t está na faixa de 0,75 1,00 (MASUNAGA, et. al., 2012). DRX Os dados de DRX foram obtidos em um difratômetro Siemens D5000 com radiação Cu K e um monocromador de grafite. A faixa para 2 utilizada foi de 20 a 75º. As análises dos pós de ST, STSm e STGd (Figura 02) foram realizadas à temperatura de 700ºC. Foi utilizada a difração da estrutura perovsquita cúbica como referencial (Figura 02) para saber se os materiais obtidos possuíam as estruturas desejadas. (a) (b) (c) Figura 02: (a) DRX do ST puro; (b) e (c) DRX dos compostos de STSm e STGd 1, 3, 5% tratatados a 700 o C, respectivamente. A partir dos difratômetros apresentados na Figura 02, observa-se que todos os compostos são monofásicos e que apresentam estrutura de perovskita cúbica.

4 MEV A caracterização morfológica dos compostos, a nível microscópico, foi feita a partir de microscopia eletrônica de varredura (MEV) usando o método Zeiss DSM940A. As micrografias de MEV foram realizadas apenas para os pós STSm. A partir das micrografias, observou-se que as amostras são cristalinas e, no geral, apresentam morfologia uniforme, principalmente as que são tratadas à 900ºC (Figura 03). Figura 03: Micrografias do STSm (A, C e E) e STSm (B, D e F) dopados com 1, 3 e 5% tratados à 700ºC e 900ºC, respectivamente. Espectroscopia de Emissão Os espectros de emissão foram obtidos em um Espectrofluorímetro Modelo Fluorolog-3 FL3-222 da Horiba Jobin Yvon, detectores do tipo fotomultiplicadora (PMT) modelo R 928 P da Spex no UV-visível e de germânio: modelo EQ 817 L da North Coast Scientific Corp no infravermelho. Na figura 04 estão dispostos os espectros de emissão para os compostos de STSm dopados a 1, 3 e 5% tratados a 700 e 900 C. (A) (B) Figura 04: STSm dopados a 1, 3 e 5% tratados: (A) 700 C e (B) 900 C. Observa-se que o material emite no visível com três bandas em torno de 564, 599 e 645 nm de intensidade, respectivamente, média, intensa e mais baixa. Também se pode observar que a temperatura de tratamento não influenciou na emissão.

5 LITERATURA CITADA BRYKNAR, Z.; TREPAKOV, V; POTUCCK, Z. and JASTRABIK, L.; J. of Luminescence, 605 (2000). DWIVEDI, A. e RANDALL, C. A.; Materials Letters 65, 1308 (2011). KNOTT, L. J; COCKROFT, N. J. and WRIGHT, J. C.; Phys. Rev, B, 9 (1995). MAEKAWA, H.; KAWATA, K.; PING XIONG, Y.; SAKAI, N. and YOKOKAWA, H.; Solid State Ionics 180, 314 (2009). MASUNAGA, T.; IZUMI, J.; MIURA, N.; Relationship between oxygen sorption properties and crystal structure of Fe-based oxides with double perovskite composition Chem. Eng. Sci. 84, 108 (2012). PECHINI, M. P.; U. S. Patent N o , July 11 (1967). SHANNON, R. D. e PREWITT, C. T., Effective ionic radii in oxides and fluorides Acta Cryst. B25, 925 (1969). AGRADECIMENTOS O presente trabalho foi realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq Brasil A Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Síntese e Caracterização de Óxidos Ternários Nanoestruturados Puros e Dopados Maiko Sousa Feitosa 1 ; Francisco das Chagas Dantas de Lemos 2

Síntese e Caracterização de Óxidos Ternários Nanoestruturados Puros e Dopados Maiko Sousa Feitosa 1 ; Francisco das Chagas Dantas de Lemos 2 Síntese e Caracterização de Óxidos Ternários Nanoestruturados Puros e Dopados Maiko Sousa Feitosa 1 ; Francisco das Chagas Dantas de Lemos 2 1 Aluno do Curso de Química; Campus de Araguaína; e-mail: maikocaio@hotmail.com

Leia mais

Síntese e caracterização de óxidos ternários nanoestruturados puros e dopados

Síntese e caracterização de óxidos ternários nanoestruturados puros e dopados Síntese e caracterização de óxidos ternários nanoestruturados puros e dopados Dhiego MaradonaArrudaCoelho 1 ; Francisco das Chagas Dantas de Lemos 2 1 Aluno do Curso de Licenciatura em Química; Campus

Leia mais

MÉTODO DOS PRECURSORES POLIMÉRICOS PARA OBTENÇÃO DE PIGMENTOS INORGÂNICOS À BASE DE ÓXIDOS DE CROMO E DE FERRO, DEPOSITADOS SOBRE TIO2.

MÉTODO DOS PRECURSORES POLIMÉRICOS PARA OBTENÇÃO DE PIGMENTOS INORGÂNICOS À BASE DE ÓXIDOS DE CROMO E DE FERRO, DEPOSITADOS SOBRE TIO2. MÉTODO DOS PRECURSORES POLIMÉRICOS PARA OBTENÇÃO DE PIGMENTOS INORGÂNICOS À BASE DE ÓXIDOS DE CROMO E DE FERRO, DEPOSITADOS SOBRE TIO2. Everlânia M. da Silva 1*, Sheila B. Galvão 1, C. A. Paskocimas 1.

Leia mais

Cambuim, K.B.(1); Vilar, M.A.(1); Oliveira, J.B.L.(1); Souza, A.G. (1), Garcia dos Santos, I.M. (1); Vieira, L.G.F. (1).

Cambuim, K.B.(1); Vilar, M.A.(1); Oliveira, J.B.L.(1); Souza, A.G. (1), Garcia dos Santos, I.M. (1); Vieira, L.G.F. (1). Estudo Térmico da Fase Zn 4 NiCoCuSb 2 O 12, Sintetizado através do Método Pechini Cambuim, K.B.(1); Vilar, M.A.(1); Oliveira, J.B.L.(1); Souza, A.G. (1), Garcia dos Santos, I.M. (1); Vieira, L.G.F. (1).

Leia mais

Influência da Dopagem com Samário na Síntese e na Propriedade Fotoluminescente do Titanato de Estrôncio e Cálcio.

Influência da Dopagem com Samário na Síntese e na Propriedade Fotoluminescente do Titanato de Estrôncio e Cálcio. Influência da Dopagem com Samário na Síntese e na Propriedade Fotoluminescente do Titanato de Estrôncio e Cálcio. Sandra de Cássia Pereira 1, Alberthmeiry Teixeira de Figueiredo 1 1 Curso de Química UFG/CAC

Leia mais

OBTENÇÃO DE NANOPARTICULAS DE HEXAFERRITA DE BÁRIO PELO MÉTODO PECHINI

OBTENÇÃO DE NANOPARTICULAS DE HEXAFERRITA DE BÁRIO PELO MÉTODO PECHINI OBTENÇÃO DE NANOPARTICULAS DE HEXAFERRITA DE BÁRIO PELO MÉTODO PECHINI Sheila B. Galvão*, Flavio Jr. J. Timoteo, Tércio G. Machado, Késia K.O. Souto, Neide T. Floreoto, Carlos A. Paskocimas Programa de

Leia mais

Síntese e Caracterização de Óxidos Nanoestruturados: Óxidos de Vanádio

Síntese e Caracterização de Óxidos Nanoestruturados: Óxidos de Vanádio Síntese e Caracterização de Óxidos Nanoestruturados: Óxidos de Vanádio Aluna: Laís Groetares de Lima Orientador: Roberto de Avillez Introdução Nos últimos anos, a atenção tem sido cada vez maior em nanomateriais,

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE TITANATO DE BÁRIO, DOPADOS COM EURÓPIO E NEODÍMIO

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE TITANATO DE BÁRIO, DOPADOS COM EURÓPIO E NEODÍMIO SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE TITANATO DE BÁRIO, DOPADOS COM EURÓPIO E NEODÍMIO Fernanda L.C.Sousa 1*, Alciney M. Cabral 1, Ademir O. Silva 1 e João B.L.Oliveiro 1 1 Instituto de Química (IQ), Universidade

Leia mais

Síntese e Caracterização de Co 2 Sno 4 e Ni 2 SnO 4 : Um Estudo Comparativo aos Resultados Obtidos com Mg 2 SnO 4 PIBIC/

Síntese e Caracterização de Co 2 Sno 4 e Ni 2 SnO 4 : Um Estudo Comparativo aos Resultados Obtidos com Mg 2 SnO 4 PIBIC/ Síntese e Caracterização de Co 2 Sno 4 e Ni 2 SnO 4 : Um Estudo Comparativo aos Resultados Obtidos com Mg 2 SnO 4 PIBIC/2010-2011 Botelho, G.L G. T; Nunes Oliveira, J. A.; Cássia Santos, M. R.; Curso de

Leia mais

Fausto de Melo FARIA FILHO, Lauro June Queiroz MAIA Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil

Fausto de Melo FARIA FILHO, Lauro June Queiroz MAIA Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil Emissão fotoluminescente do sistema ternário SiO 2 -Al 2 O 3 -GeO 2 dopado com Er Fausto de Melo FARIA FILHO, Lauro June Queiroz MAIA Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil e-mail: faustofilho_rv@hotmail.com

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS T. C. S. PEREIRA 1, G. A. FERNANDES 1 1 Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Engenharia Mecânica E-mail para

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO NAS CARACTERÍSTICAS DE PÓS DE SrBi 2 Nb 2 O 9 E SrBi 2 (Nb 0,9 Ti 0,1 ) 2 O 9

INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO NAS CARACTERÍSTICAS DE PÓS DE SrBi 2 Nb 2 O 9 E SrBi 2 (Nb 0,9 Ti 0,1 ) 2 O 9 INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO NAS CARACTERÍSTICAS DE PÓS DE SrBi 2 Nb 2 O 9 E SrBi 2 (Nb 0,9 Ti 0,1 ) 2 O 9 J. S. Vasconcelos 1,2, S. M. Zanetti 1, N. S. L. S. Vasconcelos 1,2, F. M. Pontes 3, E. R.

Leia mais

Síntese do espinélio Fe2CoO4 nanoestruturado via decomposição térmica de nitratos e tratamento térmico em temperaturas elevadas

Síntese do espinélio Fe2CoO4 nanoestruturado via decomposição térmica de nitratos e tratamento térmico em temperaturas elevadas Departamento de Engenharia Química e Materiais Síntese do espinélio Fe2CoO4 nanoestruturado via decomposição térmica de nitratos e tratamento térmico em temperaturas elevadas Aluno: Felipe Cardoso Moreira

Leia mais

INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE EMERSÃO NA OBTENÇÃO DE FILMES FINOS DE LiNbO 3.

INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE EMERSÃO NA OBTENÇÃO DE FILMES FINOS DE LiNbO 3. INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE EMERSÃO NA OBTENÇÃO DE FILMES FINOS DE LiNbO 3. A. Z. SIMÕES, A.H. M. GONZALEZ, M. A ZAGHETE, M. CILENSE, J.A VARELA. e-mail:alexsimo@posgrad.iq.unesp.br, Instituto de Química,

Leia mais

SÍNTESE DE PIGMENTOS DE ALUMINA/FERRO RESUMO

SÍNTESE DE PIGMENTOS DE ALUMINA/FERRO RESUMO SÍNTESE DE PIGMENTOS DE ALUMINA/FERRO R.C. L. Zampieri, E. Longo, E. R. Leite Via Washington Luiz, Km. 235 - Caixa Postal 676; CEP 13.565-905 - São Carlos - SP Brasil renatacl@dq.ufscar.br CMDMC - LIEC/DQ/UFSCar

Leia mais

5 Metodologia experimental

5 Metodologia experimental 5 Metodologia experimental 5.1. Métodos de caracterização e análise do resíduo original e dos resíduos reacionais Antes de iniciar a metodologia de caracterização, será detalhada de maneira breve, através

Leia mais

Influência do Tempo de Calcinação na Propriedade Fotoluminescente do Titanato de Cálcio Dopado com Samário

Influência do Tempo de Calcinação na Propriedade Fotoluminescente do Titanato de Cálcio Dopado com Samário Influência do Tempo de Calcinação na Propriedade Fotoluminescente do Titanato de Cálcio Dopado com Samário Rívia Aparecida Reinalda Arruda, Alberthmeiry Teixeira de Figueiredo Universidade Federal de Goiás/

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS NANOESTRUTURADOS

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS NANOESTRUTURADOS SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS NANOESTRUTURADOS Aluna: Mariana Heringer Bouças Orientador: Prof. Roberto Ribeiro de Avillez Introdução Este projeto procura sintetizar diferentes óxidos simples e compostos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DO MEIO REACIONAL PARA A OBTENÇÃO DE PÓS DE PbTiO 3 DOPADOS COM ÉRBIO

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DO MEIO REACIONAL PARA A OBTENÇÃO DE PÓS DE PbTiO 3 DOPADOS COM ÉRBIO A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DO MEIO REACIONAL PARA A OBTENÇÃO DE PÓS DE PbTiO 3 DOPADOS COM ÉRBIO E. C. Paris 1, E. R. Leite 1, E. Longo 1, J. A. Varela 2 Rod. Washington Luís, km 235 - CEP 13565-905, Caixa

Leia mais

Preparação e caracterização da fase La 2 MoO 6. R. A. Rocha, E. N. S. Muccillo

Preparação e caracterização da fase La 2 MoO 6. R. A. Rocha, E. N. S. Muccillo 1695 Preparação e caracterização da fase La 2 MoO 6 R. A. Rocha, E. N. S. Muccillo Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos CCTM Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Leia mais

Pigmentos à Base de Fe 2 TiO 4 Obtidos pelo Método Pechini

Pigmentos à Base de Fe 2 TiO 4 Obtidos pelo Método Pechini 1 Pigmentos à Base de Fe 2 TiO 4 Obtidos pelo Método Pechini Silva, R. F. L. (1) ; Cassia-Santos, M. R. (1) ; Santos, I. M. G. (1) ; Souza, A. G. (1) ; Soledade, L. E. B. (1) ; Longo, E. (3) ; Lima, S.

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE Al 2 O 3 OBTIDA POR MEIO DO MÉTODO DOS PRECURSORES POLIMÉRICOS UTILIZANDO GLICERINA COMO POLIÁLCOOL

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE Al 2 O 3 OBTIDA POR MEIO DO MÉTODO DOS PRECURSORES POLIMÉRICOS UTILIZANDO GLICERINA COMO POLIÁLCOOL SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE Al 2 O 3 OBTIDA POR MEIO DO MÉTODO DOS PRECURSORES POLIMÉRICOS UTILIZANDO GLICERINA COMO POLIÁLCOOL C. Elicker a, M. Gaier b, S. R. Almeida a, B. M. Vieira a, C. W. R. Ratmann

Leia mais

3. Metodologia Experimental

3. Metodologia Experimental Metodologia Experimental 50 3. Metodologia Experimental Foram preparadas 19 amostras da zeólita mordenita, 15 da zeólita ferrierita e 9 da zeólita ZSM-5 pelo método padronizado pela IZA. Na preparação

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DA PROPRIEDADE FOTOLUMINESCENTE EM TITANATOS. Ariadne Canedo Eduardo, Alberthmeiry Teixeira de Figueiredo

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DA PROPRIEDADE FOTOLUMINESCENTE EM TITANATOS. Ariadne Canedo Eduardo, Alberthmeiry Teixeira de Figueiredo SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DA PROPRIEDADE FOTOLUMINESCENTE EM TITANATOS Ariadne Canedo Eduardo, Alberthmeiry Teixeira de Figueiredo Universidade Federal de Goiás/ Campus Catalão, 75.704-020,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO COMPÓSITO DE CaCu 3 Ti 4 O 12 - PVA.

CARACTERIZAÇÃO DO COMPÓSITO DE CaCu 3 Ti 4 O 12 - PVA. CARACTERIZAÇÃO DO COMPÓSITO DE CaCu 3 Ti 4 O 12 - PVA. SABÓIA, K.D.A. 1,2,3* ; SANTOS, L.P.M. 2 ; AGUIAR, F.A.A. 1 ; SOARES, H.J.M. 1 ; GIRÃO, H.T. 3 ; GRAÇA, M.P.F 4 ; AMARAL,M.A. 4 ; SOMBRA, A.S.B 3

Leia mais

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO ÓXIDO DE GRAFENO E DO GRAFENO A PARTIR DE CARBOIDRATOS.

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO ÓXIDO DE GRAFENO E DO GRAFENO A PARTIR DE CARBOIDRATOS. OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO ÓXIDO DE GRAFENO E DO GRAFENO A PARTIR DE CARBOIDRATOS. Nome dos autores: Alexander Isac Nilton Braz Pereira 1 ; Salmo Moreira Sidel 2 ; Adão Lincon Bezerra Montel 3 1 Aluno

Leia mais

SÍNTESE DE CATALISADORES A BASE DE CÉRIO E ZIRCÔNIO POR DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE NITRATOS

SÍNTESE DE CATALISADORES A BASE DE CÉRIO E ZIRCÔNIO POR DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE NITRATOS SÍNTESE DE CATALISADORES A BASE DE CÉRIO E ZIRCÔNIO POR DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE NITRATOS Cristiane Leal (1); Thaís M. de Carvalho (2); Rogério N. C. de Siqueira (3) Pontifícia Universidade Católica do

Leia mais

PRODUÇÃO DE ZEÓLITAS A PARTIR DE CAULIM EM SISTEMA AGITADO COM AQUECIMENTO A VAPOR EM ESCALA SEMI-PILOTO

PRODUÇÃO DE ZEÓLITAS A PARTIR DE CAULIM EM SISTEMA AGITADO COM AQUECIMENTO A VAPOR EM ESCALA SEMI-PILOTO PRODUÇÃO DE ZEÓLITAS A PARTIR DE CAULIM EM SISTEMA AGITADO COM AQUECIMENTO A VAPOR EM ESCALA SEMI-PILOTO Rodrigues, E. C. (1) ; Abreu, A. P. O.; (1) ; Farias, B. M.; (1) ; Macêdo, E. N. (1) ; Souza, J.

Leia mais

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES CRISTALOGRÁFICAS E MORFOLÓGICAS DA LaNi 0,3 Co 0,7 O 3- QUANDO SINTETIZADA PELO MÉTODO DE COMPLEXAÇÃO COMBINANDO EDTA CITRATO

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES CRISTALOGRÁFICAS E MORFOLÓGICAS DA LaNi 0,3 Co 0,7 O 3- QUANDO SINTETIZADA PELO MÉTODO DE COMPLEXAÇÃO COMBINANDO EDTA CITRATO ANÁLISE DAS PROPRIEDADES CRISTALOGRÁFICAS E MORFOLÓGICAS DA LaNi 0,3 Co 0,7 O 3- QUANDO SINTETIZADA PELO MÉTODO DE COMPLEXAÇÃO COMBINANDO EDTA CITRATO R. R. da SILVA 1, A. G. dos SANTOS 1, A. G. O. DANTAS

Leia mais

Preparação e caracterização de cerâmica a base de cerato de bário para aplicação como eletrólito em células a combustível de óxido sólido

Preparação e caracterização de cerâmica a base de cerato de bário para aplicação como eletrólito em células a combustível de óxido sólido Preparação e caracterização de cerâmica a base de cerato de bário para aplicação como eletrólito em células a combustível de óxido sólido Jeferson Matos Hrenechen a, Marcos Antonio Coelho Berton b, Reginaldo

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANOESTRUTURAS METÁLICAS RESUMO

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANOESTRUTURAS METÁLICAS RESUMO SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANOESTRUTURAS METÁLICAS Elias Bastos de Oliveira Filho 1 ;Ériton Rodrigo Botero 2 ; Nelson Luís de Campos Domingues 3 UFGD-FACET,79804-970 Dourados-MS, e-mail:elias_bastos@hotmail.com

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA MgO-CeO 2 OBTIDO POR INTERMÉDIO DO MÉTODO DOS PRECURSORES POLIMÉRICOS

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA MgO-CeO 2 OBTIDO POR INTERMÉDIO DO MÉTODO DOS PRECURSORES POLIMÉRICOS SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA MgO-CeO 2 OBTIDO POR INTERMÉDIO DO MÉTODO DOS PRECURSORES POLIMÉRICOS C. S. PINTO 1, E. A. V. FERRI 1 1 Universidade tecnológica Federal do Paraná, Curso de Bacharelado

Leia mais

Influência do método de síntese na obtenção de pós de Na 2. (Influence of the synthesis method to obtain Na 2

Influência do método de síntese na obtenção de pós de Na 2. (Influence of the synthesis method to obtain Na 2 Cerâmica 51 (2005) 289-295 289 Influência do método de síntese na obtenção de pós de (Influence of the synthesis method to obtain powders) V. C. Albarici 1, M. T. Escote 1, E. Orhan 2, R. C. Lima 1, J.

Leia mais

SÍNTESE DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO, POR REAÇÃO DE ESTADO SÓLIDO, PARA USO BIOMÉDICO

SÍNTESE DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO, POR REAÇÃO DE ESTADO SÓLIDO, PARA USO BIOMÉDICO SÍNTESE DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO, POR REAÇÃO DE ESTADO SÓLIDO, PARA USO BIOMÉDICO T. C. S. PEREIRA 1, G. R. SANTOS 1 e G. A. FERNANDES 1 1 Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Engenharia Mecânica

Leia mais

Avaliação do tamanho da partícula do ZnO obtido pelo método Pechini

Avaliação do tamanho da partícula do ZnO obtido pelo método Pechini Revista de acesso livre no site www.dema.ufcg.edu.br/revista Revista Eletrônica de Materiais e Processos, v.2.3 (2007)14-19 ISSN 1809-8797 Avaliação do tamanho da partícula do ZnO obtido pelo método Pechini

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) - CNPq/UFS Produção e caracterização de CdWO4 e filmes Compósitos

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DOS PÓS BaCeO 3 /BaPrO 3 OBTIDOS PELO MÉTODO DE COMPLEXAÇÃO EDTA-CITRATO

ESTUDO COMPARATIVO DOS PÓS BaCeO 3 /BaPrO 3 OBTIDOS PELO MÉTODO DE COMPLEXAÇÃO EDTA-CITRATO ESTUDO COMPARATIVO DOS PÓS BaCeO 3 /BaPrO 3 OBTIDOS PELO MÉTODO DE COMPLEXAÇÃO EDTA-CITRATO R. R. da SILVA 1, A. G. dos SANTOS 1, A. G. O. DANTAS 1, I. K. F. COSTA 1, M. F. LOBATO 2 e C. P. de SOUZA 2

Leia mais

SÍNTESE DE PÓS CERÂMICOS DE TiO2 DOPADO COM Zr OBTIDO PELO MÉTODO PECHINI APLICADOS EM MEMBRANAS CERÂMICAS PARA TRAMENTO DE ÁGUA

SÍNTESE DE PÓS CERÂMICOS DE TiO2 DOPADO COM Zr OBTIDO PELO MÉTODO PECHINI APLICADOS EM MEMBRANAS CERÂMICAS PARA TRAMENTO DE ÁGUA SÍNTESE DE PÓS CERÂMICOS DE TiO2 DOPADO COM r OBTIDO PELO MÉTODO PECHINI APLICADOS EM MEMBRANAS CERÂMICAS PARA TRAMENTO DE ÁGUA R. F. V. Farias 2, M. S. M., Fernandes 2, R. S. Silva 2, K. B. França 2,

Leia mais

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDAS DE POLI(m-FENILENO. SANTOS, Sandra Cruz dos; LOGUERCIO, Lara Fernandes; GARCIA, Irene Teresinha Santos 1 ;

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDAS DE POLI(m-FENILENO. SANTOS, Sandra Cruz dos; LOGUERCIO, Lara Fernandes; GARCIA, Irene Teresinha Santos 1 ; OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDAS DE POLI(m-FENILENO ISOFTALAMIDA) E POLI(p-CRESOLFORMALDEÍDO) SANTOS, Sandra Cruz dos; LOGUERCIO, Lara Fernandes; GARCIA, Irene Teresinha Santos 1 ; 1 Deptº de Química

Leia mais

SÍNTESE DE MATERIAIS CERÂMICOS ÓXIDOS PELO PROCESSO DE SPRAY PYROLYSIS

SÍNTESE DE MATERIAIS CERÂMICOS ÓXIDOS PELO PROCESSO DE SPRAY PYROLYSIS SÍNTESE DE MATERIAIS CERÂMICOS ÓXIDOS PELO PROCESSO DE SPRAY PYROLYSIS R. A. Rocha 1,2, E. N. S. Muccillo 1, E. Djurado 2 (1) Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares Centro de Ciência e Tecnologia

Leia mais

INTERCONECTORES PARA APLICAÇÕES EM SOFC

INTERCONECTORES PARA APLICAÇÕES EM SOFC Procel CCTM INTERCONECTORES PARA APLICAÇÕES EM SOFC Chieko Yamagata yamagata@net.ipen.br Luiz Fernando Grespan Setz lfgsetz@ipen.br Solange da Silva Lima sdasilva@net.iupen.br Sonia Regina Homem de Mello

Leia mais

TÍTULO: INCORPORAÇÃO DE ÍONS LANTANÍDEOS EM MATRIZES OXIDAS DE 'YTTRIUM ALUMINIUM GARNET' OBTIDAS VIA ROTA SOL-GEL NAO HIDROLITICO.

TÍTULO: INCORPORAÇÃO DE ÍONS LANTANÍDEOS EM MATRIZES OXIDAS DE 'YTTRIUM ALUMINIUM GARNET' OBTIDAS VIA ROTA SOL-GEL NAO HIDROLITICO. TÍTULO: INCORPORAÇÃO DE ÍONS LANTANÍDEOS EM MATRIZES OXIDAS DE 'YTTRIUM ALUMINIUM GARNET' OBTIDAS VIA ROTA SOL-GEL NAO HIDROLITICO. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: Química

Leia mais

OBTENÇÃO DE SnO 2 NANOESTRUTURADO DE ALTA ÁREA ESPECÍFICA

OBTENÇÃO DE SnO 2 NANOESTRUTURADO DE ALTA ÁREA ESPECÍFICA OBTENÇÃO DE SnO 2 NANOESTRUTURADO DE ALTA ÁREA ESPECÍFICA Aluno: Raquel Henriques Flinker Orientadora: Silvana Braun Introdução A nanociência vem se destacando como uma das mais interessantes e promissoras

Leia mais

4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 34 4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4.1. Metodologia Experimental Figura 7 - Fluxograma geral do processo experimental com o uso de NaOH na ustulação 35 A figura 7 mostra o fluxograma geral do processo. Ele

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DE PROPRIEDADE FOTOLUMINESCENTE NOS SISTEMAS YBO 3 (B = Ni; Fe)

INVESTIGAÇÃO DE PROPRIEDADE FOTOLUMINESCENTE NOS SISTEMAS YBO 3 (B = Ni; Fe) 1 INVESTIGAÇÃO DE PROPRIEDADE FOTOLUMINESCENTE NOS SISTEMAS YBO 3 (B = Ni; Fe) A.C.Lima a, J.D.Cunha a, Z.R.Silva a, D.M.A.Melo a, J.D.G. Fernandes a, M.I.Bernardi b, M. A. F. Melo c Laboratório de Análise

Leia mais

SÍNTESE DE PIGMENTOS DE Al 2 O 3 DOPADO COM CROMO RESUMO INTRODUÇÃO

SÍNTESE DE PIGMENTOS DE Al 2 O 3 DOPADO COM CROMO RESUMO INTRODUÇÃO SÍNTESE DE PIGMENTOS DE Al 2 O 3 DOPADO COM CROMO F. C. Picon, S. Cava, E. Leite, E. Longo. Rod. Washington Luiz, km 235. Caixa Postal 676 CEP 13.565-905 São Carlos SP Brasil. fcpicon@yahoo.com.br Centro

Leia mais

5 Metodologia e planejamento experimental

5 Metodologia e planejamento experimental Metodologia experimental 5 Metodologia e planejamento experimental Neste capítulo serão descritos a metodologia e o planejamento experimental utilizados no presente estudo, além da descrição do equipamento

Leia mais

5 Metodologia experimental

5 Metodologia experimental Metodologia experimental 5 Metodologia experimental Neste capítulo serão apresentados o procedimento e o planejamento experimental utilizados para a obtenção das ligas ferro-níquel, incluindo uma descrição

Leia mais

SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO OBTIDO POR MISTURA A SECO EM MOINHO DE ALTA ENERGIA

SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO OBTIDO POR MISTURA A SECO EM MOINHO DE ALTA ENERGIA SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO OBTIDO POR MISTURA A SECO EM MOINHO DE ALTA ENERGIA T. C. S. PEREIRA 1 e G. A. FERNANDES 2 1 Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Recursos Naturais

Leia mais

Síntese e Caracterização dos espinéliosal 2 CuO 4 e Al 2 MnO 4

Síntese e Caracterização dos espinéliosal 2 CuO 4 e Al 2 MnO 4 Síntese e Caracterização dos espinéliosal 2 CuO 4 e Al 2 MnO 4 Aluna: Pâmela Fernandes de Oliveira Orientador: Eduardo Brocchi Co-orientador: Rogério Navarro Correia de Siqueira 1. Introdução Materiais

Leia mais

Valdivânia Albuquerque do Nascimento (bolsista do PIBIC/CNPq), Maria Rita de Morais Chaves Santos (Orientadora,Curso de Ciência dos Materiais UFPI).

Valdivânia Albuquerque do Nascimento (bolsista do PIBIC/CNPq), Maria Rita de Morais Chaves Santos (Orientadora,Curso de Ciência dos Materiais UFPI). ESTUDO DA ATIVIDADE FOTOCATALÍTICA DE PÓS DE NIWO OBTIDOS PELO MÉTODO DE CO-PRECIPITAÇÃO E TRATAMENTO HIDROTÉRMICO SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE TEMPERATURA Valdivânia Albuquerque do Nascimento (bolsista

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ROTA DE SÍNTESE NAS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS, TÉRMICAS E MORFOLÓGICAS DE MATERIAIS CERÂMICOS DO TIPO PEROVSKITA

INFLUÊNCIA DA ROTA DE SÍNTESE NAS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS, TÉRMICAS E MORFOLÓGICAS DE MATERIAIS CERÂMICOS DO TIPO PEROVSKITA INFLUÊNCIA DA ROTA DE SÍNTESE NAS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS, TÉRMICAS E MORFOLÓGICAS DE MATERIAIS CERÂMICOS DO TIPO PEROVSKITA I. A. Fernandes (1), E. M. de Araújo (1), T. L. Santos (1), K. M. S. Viana

Leia mais

Filmes finos de Titanato de Chumbo e Lantânio - PLT: influência do ph (Thin films of Lead Lanthanum Titanate - PLT: the influence of ph)

Filmes finos de Titanato de Chumbo e Lantânio - PLT: influência do ph (Thin films of Lead Lanthanum Titanate - PLT: the influence of ph) Filmes finos de Titanato de Chumbo e Lantânio - PLT: influência do ph (Thin films of Lead Lanthanum Titanate - PLT: the influence of ph) J. H. G. Rangel 1, F. M. L. Pontes 1, E. R. Leite 1, J. A. Varela

Leia mais

Síntese de pigmentos pretos à base de Fe, Co e Cr pela rota dos precursores poliméricos

Síntese de pigmentos pretos à base de Fe, Co e Cr pela rota dos precursores poliméricos 293 Cerâmica 52 (2006) 293-297 Síntese de pigmentos pretos à base de Fe, Co e Cr pela rota dos precursores poliméricos (Synthesis of Fe-, Co- and Cr-based black pigments by the polymeric precursor route)

Leia mais

SÍNTESE E POTENCIAL FOTOCATALÍTICO DE ÓXIDOS FERROELÉTRICOS - SEMICONDUTORES À BASE NIOBATOS DE SÓDIO E ESTRÔNCIO DOPADOS COM FERRO

SÍNTESE E POTENCIAL FOTOCATALÍTICO DE ÓXIDOS FERROELÉTRICOS - SEMICONDUTORES À BASE NIOBATOS DE SÓDIO E ESTRÔNCIO DOPADOS COM FERRO SÍNTESE E POTENCIAL FOTOCATALÍTICO DE ÓXIDOS FERROELÉTRICOS - SEMICONDUTORES À BASE NIOBATOS DE SÓDIO E ESTRÔNCIO DOPADOS COM FERRO Potensa, B. S.*; Lanfredi, S.; Nobre, M. A. L. Faculdade de Ciências

Leia mais

MANGANITA DE LANTÂNIO DOPADA COM ESTRÔNCIO

MANGANITA DE LANTÂNIO DOPADA COM ESTRÔNCIO Copyright 2005, Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás - IBP Este Trabalho Técnico Científico foi preparado para apresentação no 3 Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, a ser realizado no período

Leia mais

3 Metodologia experimental

3 Metodologia experimental 3 Metodologia experimental Neste capitulo será descrito o procedimento experimental utilizado na síntese das ligas CuNi contendo nanopartículas de alumina (CuNi/Al 2 O 3 ). A obtenção dos óxidos e a sua

Leia mais

SINTESE E CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL E MAGNÉTICA DO Zn (1-x) Ce (x)

SINTESE E CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL E MAGNÉTICA DO Zn (1-x) Ce (x) SINTESE E CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL E MAGNÉTICA DO Zn (1-x) Ce (x) Marcelo Mendes LOURENÇO 1 (PG) /marcelolmendes@yahoo.com.br Prof.Dr. Adolfo Franco JUNIOR 2 (AC) / franco@if.ufg.br 1 Instituto de Química/www.química.ufg.br/

Leia mais

INFLUÊNCIA DO MÉTODO DE SÍNTESE NAS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DO TITANATO DE BISMUTO *

INFLUÊNCIA DO MÉTODO DE SÍNTESE NAS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DO TITANATO DE BISMUTO * 263 INFLUÊNCIA DO MÉTODO DE SÍNTESE NAS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DO TITANATO DE BISMUTO * Amélia de Santana Cartaxo 1 Antônio Demouthié de Sales Rolim Esmeraldo 2 Andrey Gomes Sindeaux 3 Dário Freire

Leia mais

LEQ III Catálise Heterogénea

LEQ III Catálise Heterogénea LEQ III Catálise Heterogénea SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO ZEÓLITO Y SEM image XRD powder pattern and simulated pattern IST, Fevereiro 2019 1 fonte: http://webmineral.com/specimens/faujasite.shtml (Intergrown

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÂO DOS PIGMENTOS À BASE DE MGTIO 3 DOPADOS COM COBALTO E NÍQUEL RESUMO

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÂO DOS PIGMENTOS À BASE DE MGTIO 3 DOPADOS COM COBALTO E NÍQUEL RESUMO 1 SÍNTESE E CARACTERIZAÇÂO DOS PIGMENTOS À BASE DE MGTIO 3 DOPADOS COM COBALTO E NÍQUEL S. A. Eliziário (1), I. M. G. dos Santos (1), A. G. de Souza (1), L. E. B. Soledade (1), J. W. M. Espinosa (1), E.

Leia mais

SÍNTESE DE BIODIESEL UTILIZANDO ARGILA BENTONÍTICA NATURAL E IMPREGNADA COMO CATALISADOR

SÍNTESE DE BIODIESEL UTILIZANDO ARGILA BENTONÍTICA NATURAL E IMPREGNADA COMO CATALISADOR SÍNTESE DE BIODIESEL UTILIZANDO ARGILA BENTONÍTICA NATURAL E IMPREGNADA COMO CATALISADOR J. C. MARINHO 1, P. H. D. FELIX 1, E. G. LIMA, M. W. N. C. CARVALHO e A. A. CUTRIM 1 Universidade Federal de Campina

Leia mais

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PARTICULADOS DE (La 0,60 Sr 0,40 )(Co 0,20 Fe 0,80 )O 3-δ COMO CÁTODO E CÁTODO COMPÓSITO DE ITSOFC

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PARTICULADOS DE (La 0,60 Sr 0,40 )(Co 0,20 Fe 0,80 )O 3-δ COMO CÁTODO E CÁTODO COMPÓSITO DE ITSOFC PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PARTICULADOS DE (La 0,60 Sr 0,40 )(Co 0,20 Fe 0,80 )O 3-δ COMO CÁTODO E CÁTODO COMPÓSITO DE ITSOFC R. A. Vargas; E. Bonturim; M. Andreoli; R. Chiba; E. S. M. Seo Instituto

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO COBALTATO DE CÉRIO ATRAVÉS DO MÉTODO DE COMBUSTÃO

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO COBALTATO DE CÉRIO ATRAVÉS DO MÉTODO DE COMBUSTÃO 1 SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO COBALTATO DE CÉRIO ATRAVÉS DO MÉTODO DE COMBUSTÃO (A.C. Chaves*) (L. L. M. SALES), (D. M. A. Melo), (A.G de Souza), UFRN/CCET/DQ/LATMat Cidade Universitária/Natal/RN CEP 59078-970.

Leia mais

Efeito da segregação e solubilização do MgO na morfologia de pós de ZrO 2 durante a síntese pelo método Pechini

Efeito da segregação e solubilização do MgO na morfologia de pós de ZrO 2 durante a síntese pelo método Pechini Cerâmica 50 (2004) 38-42 38 Efeito da segregação e solubilização do MgO na morfologia de pós de durante a síntese pelo método Pechini (Effect of MgO segregation and solubilization on the morphology of

Leia mais

Estudo das propriedades vibracionais e estruturais dos cristais de ácidos mirístico usando as técnicas de espectroscópica Raman e difração de raios X

Estudo das propriedades vibracionais e estruturais dos cristais de ácidos mirístico usando as técnicas de espectroscópica Raman e difração de raios X Estudo das propriedades vibracionais e estruturais dos cristais de ácidos mirístico usando as técnicas de espectroscópica Raman e difração de raios X Agência financiadora: CNPq Beatriz Cordeiro de Bona

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DAS PROPRIEDADES ELETRO- ÓPTICAS E ESTRUTURAIS DE NANOPARTÍCULAS DE QUÍMICO

ESTUDO COMPARATIVO DAS PROPRIEDADES ELETRO- ÓPTICAS E ESTRUTURAIS DE NANOPARTÍCULAS DE QUÍMICO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Silvia Leticia Fernandes ESTUDO COMPARATIVO DAS PROPRIEDADES ELETRO- ÓPTICAS E ESTRUTURAIS

Leia mais

Departamento de Física, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente SP, Brasil b

Departamento de Física, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente SP, Brasil b http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20160181 Quim. Nova, Vol. 40, No. 2, 166-170, 2017 SÍNTESE DE BaTiO 3 E SrTiO 3 PELO MÉTODO HIDROTERMAL ASSISTIDO POR MICRO-ONDAS UTILIZANDO ANATASE COMO PRECURSOR

Leia mais

SÍNTESE E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CERÂMICAS MONOLÍTICAS COM EXPANSÃO TÉRMICA NULA OU NEGATIVA

SÍNTESE E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CERÂMICAS MONOLÍTICAS COM EXPANSÃO TÉRMICA NULA OU NEGATIVA SÍNTESE E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CERÂMICAS MONOLÍTICAS COM EXPANSÃO TÉRMICA NULA OU NEGATIVA Alunas: Ingrid Lessa Weber e Gabriella S L de Faro Melo Orientador: Bojan Marinkovic Introdução As recentes

Leia mais

Venâncio, S.A. (1) ; Rabelo, S.S. (1) ; Paes Jr., H.R. (1) Av. Alberto Lamego, 2000 Horto Campos dos Goytacazes/RJ CEP

Venâncio, S.A. (1) ; Rabelo, S.S. (1) ; Paes Jr., H.R. (1) Av. Alberto Lamego, 2000 Horto Campos dos Goytacazes/RJ CEP 1 INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE PROCESSAMENTO TÉRMICO NAS PROPRIEDADES ELÉTRICAS E ESTRUTURAIS DE FILMES DE MANGANITA DE LANTÂNIO DOPADOS COM ESTRÔNCIO Venâncio, S.A. (1) ; Rabelo, S.S. (1) ; Paes Jr., H.R.

Leia mais

SÍNTESE POR COMBUSTÃO EM ESCALA PILOTO DA NANOFERRITA Ni 0,5 Zn 0,5 Fe 2 O 4 E SEU DESEMPENHO CATALÍTICO PARA PRODUZIR BIODIESEL DE SOJA

SÍNTESE POR COMBUSTÃO EM ESCALA PILOTO DA NANOFERRITA Ni 0,5 Zn 0,5 Fe 2 O 4 E SEU DESEMPENHO CATALÍTICO PARA PRODUZIR BIODIESEL DE SOJA SÍNTESE POR COMBUSTÃO EM ESCALA PILOTO DA NANOERRITA Ni 0,5 Zn 0,5 e 2 O 4 E SEU DESEMPENHO CATALÍTICO PARA PRODUZIR BIODIESEL DE SOJA Thales ilipe Barbosa de Moura 1 ; Ana Beatriz de Souza Barros 1 ;

Leia mais

SINTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS CERÂMICOS A BASE DE ZrO 2, DOPADOS COM Nb

SINTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS CERÂMICOS A BASE DE ZrO 2, DOPADOS COM Nb SINTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS CERÂMICOS A BASE DE ZrO 2, DOPADOS COM Nb José Elias Lopes Machado 1, Marcelo Moizinho Oliveira 2, José Hilton Gomes Rangel 3, José Arana Varela 4, Elson Longo 5 1 M.Sc.

Leia mais

3 Materiais e métodos

3 Materiais e métodos 3 Materiais e métodos 3.1. Procedimentos de síntese 3.1.1. Moagem A primeira etapa do procedimento de síntese é a moagem do precursor. O precursor utilizado é a areia de rutilo que foi obtida pela Millenium

Leia mais

Síntese e Estudo de Zn ( 1-X)EuXO (0.00 X 0.03)

Síntese e Estudo de Zn ( 1-X)EuXO (0.00 X 0.03) Síntese e Estudo de Zn ( 1-X)EuXO (0.00 X 0.03) Mônica Pereira SOARES 1 e Adolfo FRANCO Jr 2 1 Instituto de Química UFG, Campus Samambaia CP 131 CEP 74001-970 Goiânia/GO; 2 Instituto de Física UFG, Campus

Leia mais

Nova, Natal, RN, Brasil - Cep RESUMO

Nova, Natal, RN, Brasil - Cep RESUMO EFEITO DA ADIÇÃO DE SiO 2 NA ESTABILIZAÇÃO DA ZIRCÔNIA R. C. Pessoa 1*, U. R. Lima 1, I. V. P. Yoshida 2, W. Acchar 3, M. C. Nasar 1, R. S. Nasar 1. regia@quimica.ufrn.br 1 Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE CALCINAÇÃO SOBRE AS PROPRIEDADES SUPERFICIAIS E ELETROQUÍMICAS DE ÂNODOS DIMENSIONALMENTE ESTÁVEIS

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE CALCINAÇÃO SOBRE AS PROPRIEDADES SUPERFICIAIS E ELETROQUÍMICAS DE ÂNODOS DIMENSIONALMENTE ESTÁVEIS INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE CALCINAÇÃO SOBRE AS PROPRIEDADES SUPERFICIAIS E ELETROQUÍMICAS DE ÂNODOS DIMENSIONALMENTE ESTÁVEIS G. O. S. SANTOS 1, K. I. B. EGUILUZ¹, G. R. SALAZAR-BANDA¹ 1 Programa de

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES Autarquia associada à Universidade de São Paulo

INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES Autarquia associada à Universidade de São Paulo INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES Autarquia associada à Universidade de São Paulo SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E ELÉTRICA DE COMPOSTOS CERÂMICOS À BASE DE SOLUÇÕES SÓLIDAS DE TITANATO

Leia mais

6 RESULTADOS E DISCUSSÃO

6 RESULTADOS E DISCUSSÃO 6 RESULTADOS E DISCUSSÃO Nesta seção serão apresentados e discutidos os resultados em relação à influência da temperatura e do tempo espacial sobre as características dos pósproduzidos. Os pós de nitreto

Leia mais

II Simpósio de Tecnologia Sucroenergética e de Biocombustíveis

II Simpósio de Tecnologia Sucroenergética e de Biocombustíveis SÍNTESE E ATIVIDADE FOTOCATALÍTICAS DE NANOTUBOS DE TITANATO DE SÓDIO SYNTHESIS AND PHOTOCATALYTIC ACTIVITY OF SODIUM TITANATE NANOTUBES Vinícius Teodoro da Silva (1) Daniela Cristina Manfroi Rodrigues

Leia mais

CQ136 Química Experimental I. Carbono, Silício e seus compostos

CQ136 Química Experimental I. Carbono, Silício e seus compostos CQ136 Química Experimental I Carbono, lício e seus compostos Introdução Nanomateriais à base de grafeno têm recebido muita atenção nos últimos anos. Grafeno é uma monocamada de átomos de carbono em hibridização

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS MAGNÉTICOS FUNCIONALIZADOS. Campus Universitário Caixa Postal 354 CEP

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS MAGNÉTICOS FUNCIONALIZADOS. Campus Universitário Caixa Postal 354 CEP SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS MAGNÉTICOS FUNCIONALIZADOS KROLOW, Matheus Zorzoli 1 ; CARREÑO, Neftalí Lenin Villarreal 1 ; RAUBACH, Cristiane Wienke 1 ; MONTE, Leonardo Garcia 2. 1 Deptº de

Leia mais

FOTOLUMINESCÊNCIA, À TEMPERATURA AMBIENTE, EM PZT DESORDENADO.

FOTOLUMINESCÊNCIA, À TEMPERATURA AMBIENTE, EM PZT DESORDENADO. 1 FOTOLUMINESCÊNCIA, À TEMPERATURA AMBIENTE, EM PZT DESORDENADO. M. S. Silva (1) ; M. Cilense (2) ; E. Longo (3) ; E. C. F. Souza (2) ; P. Ravagnolli Jr. (2) ; M. A. Zaghete (2) ; J. A. Varela (2) (1)

Leia mais

EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE EU 3+ NAS PROPRIEDADES DAS CERÂMICAS Ba 2 LaZrO 5,5

EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE EU 3+ NAS PROPRIEDADES DAS CERÂMICAS Ba 2 LaZrO 5,5 VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA VI NATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 18 a 21 de agosto de 2010 Campina Grande Paraíba - Brasil August 18 21, 2010 Campina Grande Paraíba Brazil EFEITO

Leia mais

MORFOLOGIA E ESTRUTURA DE PIGMENTOS INORGÂNICOS SINTÉTICOS PRODUZIDOS VIA CALCINAÇÃO DE SAL DE FERRO COMPLEXADOS POR BIOPOLÍMERO

MORFOLOGIA E ESTRUTURA DE PIGMENTOS INORGÂNICOS SINTÉTICOS PRODUZIDOS VIA CALCINAÇÃO DE SAL DE FERRO COMPLEXADOS POR BIOPOLÍMERO MORFOLOGIA E ESTRUTURA DE PIGMENTOS INORGÂNICOS SINTÉTICOS PRODUZIDOS VIA CALCINAÇÃO DE SAL DE FERRO COMPLEXADOS POR BIOPOLÍMERO KetlynW.Borth (IC), Filipe Q. Mariani (PG), Fauze J. Anaissi (PQ) Universidade

Leia mais

Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química

Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química Ane Josana Dantas Fernandes, José Hundemberg Pereira Barbosa *Maria Gardênnia da

Leia mais

Laboratório de Materiais Carbonosos e Cerâmicos (LMC)

Laboratório de Materiais Carbonosos e Cerâmicos (LMC) Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Laboratório de Materiais Carbonosos e Cerâmicos (LMC) Plataforma Lattes (CNPq) César Lattes (1924-2005) http://lattes.cnpq.br/

Leia mais

4 METODOLOGIA EXPERIMENTAL

4 METODOLOGIA EXPERIMENTAL 4 METODOLOGIA EXPERIMENTAL A descrição dos procedimentos de laboratório e da linha experimental e métodos de análise serão apresentados neste capítulo, correlacionando os fundamentos teóricos com as soluções

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DAS PROPRIEDADES TERMOLUMINESCENTES DO ALUMINATO DE LANTÂNIO (LaAlO 3 ) DOPADO COM CARBONO PARA APLICAÇÃO EM DOSIMETRIA DAS RADIAÇÕES

INVESTIGAÇÃO DAS PROPRIEDADES TERMOLUMINESCENTES DO ALUMINATO DE LANTÂNIO (LaAlO 3 ) DOPADO COM CARBONO PARA APLICAÇÃO EM DOSIMETRIA DAS RADIAÇÕES INVESTIGAÇÃO DAS PROPRIEDADES TERMOLUMINESCENTES DO ALUMINATO DE LANTÂNIO (LaAlO 3 ) DOPADO COM CARBONO PARA APLICAÇÃO EM DOSIMETRIA DAS RADIAÇÕES Mestranda: Neriene Alves Orientador: Dr. Luiz Oliveira

Leia mais

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Blucher Chemical Engineering Proceedings Dezembro de 2014, Volume 1, Número 1 X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Influência da pesquisa em Engenharia Química no desenvolvimento

Leia mais

Estudo comparativo entre os métodos de síntese Pechini tradicional e modificado na confecção dos catalisadores LaNiO3 e LaNi0,8Co0,2O3

Estudo comparativo entre os métodos de síntese Pechini tradicional e modificado na confecção dos catalisadores LaNiO3 e LaNi0,8Co0,2O3 Estudo comparativo entre os métodos de síntese Pechini tradicional e modificado na confecção dos catalisadores LaNiO3 e LaNi0,8Co0,2O3 F. E. F. Silva*, F. M. Aquino, M. C. M. F. Silva, Departamento de

Leia mais

RESUMO. Junivaldo Mendonça Lemos (IC) 1, Jaldyr de Jesus Gomes Varela Júnior(PG) 1 e Auro Atsushi Tanaka(PQ) 1

RESUMO. Junivaldo Mendonça Lemos (IC) 1, Jaldyr de Jesus Gomes Varela Júnior(PG) 1 e Auro Atsushi Tanaka(PQ) 1 RESUMO ESTUDOS DA ELETROOXIDAÇÃO DO ETILENO GLICOL SOBRE CATALISADORES Pt/C 20%, Pt 1 Rh 1 /C 20%, Pt 2 Rh 1 /C 20%, Pt 3 RH 1 /C 20% PREPARADOS PELO MÉTODO DE REDUÇÃO POR ÁLCOOL. Junivaldo Mendonça Lemos

Leia mais

SÍNTESE DE ZEÓLITA A PARTIR DE METACAULIM COMERCIAL COMO FONTE ALTERNATIVA DE SÍLICA E ALUMINA

SÍNTESE DE ZEÓLITA A PARTIR DE METACAULIM COMERCIAL COMO FONTE ALTERNATIVA DE SÍLICA E ALUMINA SÍNTESE DE ZEÓLITA A PARTIR DE METACAULIM COMERCIAL COMO FONTE ALTERNATIVA DE SÍLICA E ALUMINA Souza, R.; Sehnem, J.; Folgueras, M.V. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC rafaela.univille@gmail.com

Leia mais

6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG

6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG A OBTENÇÃO DE VIDROS TECNOLÓGICOS A PARTIR DE NOVOS PROCESSOS: pesquisa prevê

Leia mais

EFEITO DO TETRAHIDROFURANO COMO SOLVENTE NA SÍNTESE DE MULITA PELO MÉTODO PECHINI

EFEITO DO TETRAHIDROFURANO COMO SOLVENTE NA SÍNTESE DE MULITA PELO MÉTODO PECHINI EFEITO DO TETRHIDROFURNO COO SOLVENTE N SÍNTESE DE ULIT PELO ÉTODO PECHINI. N. S. Braga 1*, V. B. Santos 1, V.N.Simões 2, G.. Neves 2, H. L. Lira 2, R. R. enezes 2 1 Universidade Federal do Piauí- v. Universitária,

Leia mais

Avaliação da Reatividade do Carvão Vegetal, Carvão Mineral Nacional e Mistura Visando a Injeção em Altos- Fornos

Avaliação da Reatividade do Carvão Vegetal, Carvão Mineral Nacional e Mistura Visando a Injeção em Altos- Fornos Avaliação da Reatividade do Carvão Vegetal, Carvão Mineral Nacional e Mistura Visando a Injeção em Altos- Fornos Janaína Machado, Eduardo Osório, Antônio C. F. Vilela Sumário Introdução Objetivo Parte

Leia mais

Síntese e sinterização a laser de cerâmicas de SrAl 2 O 4 :Eu,Dy

Síntese e sinterização a laser de cerâmicas de SrAl 2 O 4 :Eu,Dy SCIENTIA PLENA VOL. 8, NUM. 3 2012 www.scientiaplena.org.br Síntese e sinterização a laser de cerâmicas de SrAl 2 O 4 :Eu,Dy Synthesis and laser sintering of the SrAl 2 O 4 :Eu,Dy ceramics N. R. S. Souza

Leia mais

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL.

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL. Capítulo 3. Procedimento Experimental 3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL. 3.1. Síntese do nanocompósito Cu-CNT. 3.1.1. Etapa de dissociação. Para a elaboração do material em pó deste compósito se utilizaram

Leia mais

PRODUÇÃO DE ETILENO A PARTIR DO ETANOL COM USO DE DIFERENTES ALUMINAS COMERCIAIS COMO CATALISADORES

PRODUÇÃO DE ETILENO A PARTIR DO ETANOL COM USO DE DIFERENTES ALUMINAS COMERCIAIS COMO CATALISADORES PRODUÇÃO DE ETILENO A PARTIR DO ETANOL COM USO DE DIFERENTES ALUMINAS COMERCIAIS COMO CATALISADORES L. T. SILVA 1, T. F. BRAGA 1, F. S. FERRATO 1, K. A. RESENDE 2 e S. C. DANTAS 1 1 Universidade Federal

Leia mais

5 RESULTADOS E DISCUSSÕES

5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 47 5 RESULTADOS E DISCUSSÕES Neste capítulo serão apresentados e discutidos os resultados em relação à influência da temperatura e do tempo no processo de ustulação sobre a perda de massa obtida da amostra

Leia mais

INFLUÊNCIA NA FOTOLUMINESCÊNCIA DE NANOPARTÍCULAS DE TiO 2 A PARTIR DO AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO DE ÁCIDO CÍTRICO/CÁTION METÁLICO VIA MÉTODO PECHINI

INFLUÊNCIA NA FOTOLUMINESCÊNCIA DE NANOPARTÍCULAS DE TiO 2 A PARTIR DO AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO DE ÁCIDO CÍTRICO/CÁTION METÁLICO VIA MÉTODO PECHINI INFLUÊNCIA NA FOTOLUMINESCÊNCIA DE NANOPARTÍCULAS DE TiO 2 A PARTIR DO AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO DE ÁCIDO CÍTRICO/CÁTION METÁLICO VIA MÉTODO PECHINI Dagoberto S. Araújo 1 *, Pascally M. A. G. Araújo 1, Ana

Leia mais