Desenvolvimento Mediúnico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desenvolvimento Mediúnico"

Transcrição

1 Desenvolvimento Mediúnico AULA 2 Comunidade de Cultura Divinista/CCD Instituto Divinista 30-Mar-2012

2 Desenvolvimento Mediúnico AULA 2 Parte I Teórica a. Proteção, Campo Magnético e Aura b.espírito, Perispírito, Duplos e Corpo Material Somático: suas funções e relações Parte II Prática Mediunidades - Desenvolvimento dos Dons na prática

3 Parte I - Teórica a. Proteção, Campo Magnético e Aura 1. Médiuns: Como se proteger? 1.1 Mecanismos de proteção dos médiuns 2. Ondas eletromagnéticas e vibração 3. Aura: Campo eletromagnético 3.1 Aura e suas propriedades 3.2 Proteção da Aura 4. Introdução aos chakras

4 1. Médiuns: Como se proteger?

5 1.1 Mecanismos de proteção dos médiuns. Saúde Espiritual Oração em conjunto, comunhão com o anjo guardião, meditação e oração Exercícios de alinhamento de chakras e proteção da aura Saúde Mental Saúde Emocional Pensamento Positivo, fatores de autoorganização, mentalização de campos de proteção Melhora da autoestima, florais, acupuntura,, passe magnético, água fluidificada Espiritual Mental Emocional Físico/Matéria Saúde Física/Material Alimentação saudável, tratamento ortomolecular, acupuntura, banhos de sais e ervas, bocejos, espreguiçar, exilir das pedras preciosas, homeopatia, passe magnético, água fluidificada.

6 1.2 Mecanismos de proteção dos médiuns Saúde Espiritual Saúde Mental Saúde Emocional Aura Forte - Campo Magnético equilibrado e vibração forte Chakras alinhados Saúde Física/Material

7 2. Ondas eletromagnéticas e vibração As ondas eletromagnéticas são compostas por duas ondas se propagando juntas e sustentando uma à outra. Contanto que as ondas fiquem em ângulo reto entre si, o padrão inteiro pode ser torcido e orientado em qualquer direção, porém, é mais fácil pensar nelas como ondas verticais e horizontais.

8 2. Ondas eletromagnéticas e vibração 1- Freqüência, faixa, amplitude 2- Ondas eletromagnéticas - produzidas pela vibração de cargas elétricas (não necessita de meio material para se propagar)

9 3. Aura: Campo eletromagnético Todas as coisas vivas têm um campo elétrico complexo, ou aura, que as envolve. Algumas pessoas nascem com a capacidade de ver esse campo a olho nu e descrevem faixas luminosas tremeluzentes com as cores do arco-íris irradiando do corpo e envolvendo-o. Existem várias teorias sobre a origem dessa energia radiante: em geral acredita-se que ela emana do plano mais elevado de consciência, entrando e saindo do corpo através dos chakras. Você pode pensar na aura como um poderoso campo eletromagnético que lhe dá sensibilidade extraordinária para as influências externas e envia as suas vibrações energéticas para o mundo. A aura humana é um mapa físico, emocional, mental e espiritual completo da vida e do caráter de uma pessoa. Ela revela padrões de pensamento e também o fluxo e refluxo da energia física e emocional, e mostra todas as áreas que precisam de cura ou de energia.

10 3.1 Aura e suas propriedades

11 3.2 Proteção da Aura Muro Espelho Luz Branca Flores e Rosas O Muro é uma barreira de energia que de fato se assemelha a um muro de tijolos. As pessoas que usam o Muro geralmente são rígidas e inflexíveis em seu relacionamento com o mundo. O Muro é uma defesa impenetrável. Elas não percebem que seu sistema de defesa é, na verdade, atraente e/ou insultante aos outros, que tentarão atravessálo apenas para provar que podem fazer isso. Espelho é uma barreira ligeiramente menos agressiva que o Muro. Construída para refletir, devolvendo a energia ou atenção dirigida para pessoa que a usa. Usar o Espelho é uma maneira de dizer: Tudo o que você envia para mim pertence a você, por isso não vou me envolver em suas comunicações, absolutamente. A eficácia do espelho é parcial. Como o Muro, o Espelho é morto e quebradiço. Nem um e nem outro tem fluxo, e é difícil fazer com que alegrem ou sejam bem humorados. A Luz branca é uma bolha de aura branca brilhante usada como proteção para todos os fins. Esse sistema foi inspirado nos guias espirituais e anjos da guarda, cuja energia geralmente aparece nas cores branca ou prateada numa aura ou chakra. As pessoas-luz branca rapidamente se surpreendem isoladas da energia terrestre, de sua própria energia e das outras pessoas. Presente de flores e plantas (imaginárias) podem servir de proteção e simbolizam amor, respeito, acolhimento e recolhimento. Em um mundo em que vivemos ao redor de pessoas, precisamos relacionarse com elas, quer seja, familiar, profissional ou pessoal. As plantas e flores poderão ajudar a ter um mecanismo de proteção sem isolamento de si mesmo, das pessoas e do mundo exterior.

12 4. Introdução aos chakras Primeiro Chakra Kundalini ou Basal Segundo Chakra Hara Terceiro Chakra Plexo Solar Quarto Chakra Coração Quinto Chakra Garganta Sexto Chakra Terceiro Olho Sétimo Chakra Coroa Oitavo Chakra Sol Dourado

13 b. Espírito, Perispírito, Duplos e Corpo Material Somático: suas funções e relações Perispírito ou Carro da Alma

14 1. Perispírito ou Carro da Alma O perispírito se forma para o espírito filho ter meios de agir no Cosmos, ou Matéria. Com a autodivinização do espírito, ao atingir a União Divina, ou Reintegração, finda a tarefa do perispírito. Lentíssima é a autodivinização, isto é, o desabrochamento das Latentes Virtudes Divinas. Tudo vai aumentando em Luz e Glória, até vir a ser Divindade Total, União Total, isto é, perdendo em RELATIVIDADE, para ganhar em DIVINDADE. Em outras palavras, durante a encarnação, o Espírito conserva o seu perispírito, sendo-lhe o corpo apenas um segundo envoltório mais grosseiro, mais resistente, apropriado aos fenômenos a que tem de prestar-se e do qual o Espírito se despoja por ocasião do desencarne. O perispírito, mais eterizado que a matéria, serve de intermediário entre Espírito e o corpo. É o órgão de transmissão de todas as sensações. Relativamente às que vêm do exterior, pode-se dizer que o corpo recebe a impressão; o perispírito a transmite e o Espírito, que é o ser sensível e inteligente, a recebe. Quando o ato é de iniciativa do Espírito, pode dizer-se que o Espírito quer, o perispírito transmite e o corpo executa. Por meio do perispírito é que os Espíritos desencarnados atuam sobre a matéria inerte e produzem os fenômenos mediúnicos bem como transmitem, por meio dos chakras existentes nos médiuns encarnados, as mensagens do Plano Espiritual, permitindo o intercâmbio entre os dois planos da vida ou Revelação.

15 1. Perispírito ou Carro da Alma 2. Duplos etéricos Nas palavras de Allan Kardec, em Obras Póstumas, Admitindo-se a divisão do perispírito e uma força fluídica suficiente a manter a atividade normal do corpo; supondo-se também a divisão do princípio inteligente, ou uma irradiação sua capaz de animar os dois seres e de lhe facultar uma espécie de ubiquidade, esse princípio, que é uno, tem que se conservar idêntico; não poderia, pois, haver, de um lado, uma vontade que não existisse do outro.

16 Duplos etéricos Portanto, o duplo etérico é um corpo fluídico, que se apresenta como uma duplicata energética do indivíduo, interpenetrando o seu corpo físico, ao mesmo tempo em que parece dele emergir. Trata-se de uma camada energética mais sutil que o corpo físico e mais denso que o perispírito, composta de uma modificação do fluido cósmico universal (energia cósmica), ligando o corpo material ao perispírito. O duplo etérico recebe os impulsos do perispírito e os transfere para o corpo carnal, agindo também em sentido inverso. Nos médiuns, o duplo etérico apresenta ainda uma condição especial: soltura ou predisposição à relativa liberdade em relação aos outros corpos. É como se o duplo dos médiuns não estivesse bem aderido ou preso ao seu corpo físico, soltando-se facilmente e, com isso, provocando uma série de sensações, que podem ser agradáveis ou não. Essa soltura, em geral, é natural e tem como objetivo facilitar o seu trabalho de comunicação com o plano espiritual.

17 Parte II- Prática Mediunidades Desenvolvimento dos Dons na prática I. Dinâmica de Grupo 1. Leitura da Aura 2. Limpeza da Aura 3. Proteção da Aura II. Dinâmica de mesa

18 1. Leitura da Aura Para ler a aura, sente-se em seu estado de meditação habitual. Feche os olhos. Elimine energia velha do corpo e da aura usando seus aspiradores (duto) e em seguida delimite e ilumine os limites ovóides da aura com luz dourada. Energia dourada é energia do tempo presente; ela indicará à aura que você tem intenção de ver o que ela está fazendo neste exato momento. Depois de estabelecer os limites da aura, corretamente formados, completos e dourados, fique na sua concentração e deixe que a energia dourada se dissolva lentamente e aos poucos assuma a cor que sua aura quer mostrar-lhe. Preste atenção também nas possíveis mudanças de forma ou a outros desvios que possam surgir enquanto a cor muda. Se não conseguir ver nada, continue com os olhos fechados e procure sentir as bordas da aura com as mãos.

19 2. Limpeza da Aura Para limpar a aura, sente-se numa cadeira de encosto reto, pés bem apoiados no chão, braços soltos, mãos descansando confortavelmente sobre os joelhos. Concentre-se, entre em sua cabeça e ilumine sua bolha da Aura. Em seguida, crie um cabo como se fosse um duto que vai do chakra basal até o centro da Terra com a abertura assentada no solo e envolvendo os limites da aura. Visualize seu duto de ancoragem da aura no nível do chão e deixe que a energia presa em sua aura se escoe, do mesmo modo que a energia presa em sua aura escorra pelo cabo do seu primeiro chakra. Deixe a energia embaraçada descer e sair da sua aura. Você pode sentir escorrimentos de stress desprendendo-se da cabeça, dos ombros ou do estômago. Seus ouvidos podem estalar ou zumbir, talvez tenha calafrios ou sinta áreas quentes e frias dentro e fora do corpo; é possível você ver as pessoas e eventos/acontecimentos saindo de sua aura. O que quer que aconteça, fique na sua concentração e mantenha a imagem bem ativa. Limpar a aura e manter com ela uma relação consciente e presente é tão importante quanto limpar o corpo. A energia que você armazena no corpo tem a ver com sentimentos e idéias que você alimenta sobre si mesmo. Ser capaz de concentrar-se, examinar e renovar essa energia interior ajuda-o redefinir a visão que você tem de si mesmo. A energia que você armazena em sua aura, por outro lado, tem a ver com seus sentimentos sobre o lugar no mundo exterior e sobre como os outros os vêem. Incluindo também, as vibrações de encarnados, desencarnados e do meio ambiente.

20 3. Proteção da Aura

21 Dúvidas: Encaminhar para

22 Bibliografia ARMOND, Edgard, Mediunidade, Editora Aliança, São Paulo, KARDEC, Allan, Obras Póstumas, Editora Ide, 27ª ed., São Paulo, março, MCLAREN, Karen, A Aura e os Chakras Manual do Proprietário, Editora Pensamento, POLIDORO, Osvaldo, ESPÍRITO, PERISPÍRITO, CHACRAS, PLEXOS E CORPO, livreto, São Paulo, POLIDORO, Osvaldo, Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas, Leitura e Arte Editora, São Paulo, SOSKIN, Julie, Você é Sensitivo?, Editora pensamento, São Paulo, 2002.