Facilitar o conhecimento da sua conta é se preocupar com o planejamento financeiro da sua empresa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Facilitar o conhecimento da sua conta é se preocupar com o planejamento financeiro da sua empresa"

Transcrição

1 Entenda a sua conta

2 Facilitar o conhecimento da sua conta é se preocupar com o planejamento financeiro da sua empresa Fique por dentro de cada detalhe da sua conta de energia, isso facilita o seu planejamento de consumo. Além disso, nós prezamos pela transparência na cobrança dos serviços prestados, e através deste documento todo o detalhamento está especificado.

3 Clique no número para tirar sua dúvida Companhia Energética do Ceará Rua Padre Valdevino, 150 CEP Fortaleza CE CNPJ / CGF /07/ /08/ /09/ /08/ Dias A4 HOROSAZONAL VERDE Comerc. Outros Serviços e Atividades Planos de saúde 08 08/ CIP Estat 396, Pagamento Duplicidade/Não Loc ,44- Consumo Fora Ponta ,000 0, ,48 Consumo Ponta ,000 1, ,10 Demanda Ativa 1.500,000 19, ,60 Adicional Band. Vermelha , Est Liminar Isen Icms Demanda 5.443,89-0,92 0,69 0,92 0, LEITURA / FATURAMENTO NORMAL 17 AGO 2018 JUL 2018 JUN 2018 MAI 2018 ABR 2018 MAR 2018 FEV 2018 JAN 2018 DEZ 2017 NOV 2017 OUT 2017 SET 2017 AGO Tributos Base Alíquota Valor PIS/PASEP ,01 0, ,48 COFINS ,01 2, ,17 ICMS ,01 27, ,81 HP FP HR enel Grupo A {BARCODE} Fatura No. No. da UC 23 No. de Controle Fatura de Vencimento Valor Total (R$) Autenticacao Mecanica

4 01 - CÓDIGO DE BARRAS e N FISCAL: Usados para pagamento e baixa contábil da fatura. 1. DADOS DA SUA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA Razão Social; Endereço da Sede; CNPJ; CGF; Site NOTA - CANAIS FISCAL: DE ATENDIMENTO: número de identificação Para solicitação eletrônica da fatura. CONTROLE de serviços FISCAL: e comunicação usados para com a pagamento distribuidora. e baixa contábil da fatura. 3. DADOS DO CLIENTE: 03 DESTINATÁRIO - GRUPO: O grupo dados é definido do endereço pelo nível de de entrega tensãoda fatura. TITULAR de fornecimento dados da unidade consumidora. (endereço da subestação). Cada grupo Dados possui do uma Titular tarifa (razão específica. social e CNPJ). 4. DATAS: informa as datas das leituras (atual, anterior e próxima), data da emissão da fatura, período de 04 fornecimento - IDENTIFICAÇÃO neste DO ciclo CLIENTE: de faturamento Dados cadastrais (diferença entre as do datas consumidor, das leituras nome, atual CPF/CNPJ, e anterior). endereço, inscrição estadual, código do cliente. 5. MODALIDADE TARIFÁRIA: modelo de tarifação distinguido pelo nível de tensão de fornecimento, contratado de acordo com a carga da sua unidade UNIDADE CONSUMIDORA (UC): Número que define 6. CLASSIFICAÇÃO: o conjunto de instalações classe e atividade e equipamentos econômica. elétricos, 7. Nº caracterizado DOS MEDIDORES: pelo recebimento número de de identificação energia elétrica do conjunto de em medição um só da ponto unidade de entrega, consumidora. com medição Nesse campo também encontra-se individualizada o lote e correspondente faturamento. a um único consumidor. 8. VENCIMENTO: vencimento da fatura. 9. MÊS DE REFERÊNCIA: mês/ano da apuração do consumo. 10. TOTAL A PAGAR: soma de todos os lançamentos da fatura.

5 06 - MÊS DE REFERÊNCIA: Mês/Ano da apuração do consumo. 11. Nº DO CLIENTE: número de identificação da distribuidora, 07 com - VENCIMENTO: medição individualizada Vencimento da e fatura. correspondente a um único consumidor. Utilize-o sempre que entrar em contato conosco DADOS - VALOR DE TOTAL: ATENDIMENTO: Soma de todos para os solicitação lançamentos de serviços e da comunicação fatura. especializados junto à área de atendimento, nos dias úteis em horário comercial. 13. GRANDEZAS MEDIDAS: são as grandezas registradas 09 na - DADOS medição DA para UC: composição Classe, atividade fatura econômica, no período de fornecimento. tipo de ligação (monofásico, bifásico, ou trifásico) e vencimento base. DEFINIÇÕES: Memorial de cálculo da demanda e dos consumos ativo e reativo apurados em cada posto horário. A diferença entre as 10 leituras - DADOS atual DA e MEDIÇÃO: anterior é multiplicada Informa as datas pela constante das leituras de medição e ao resultado adiciona-se as perdas de transformação (0% (atual, - medição anterior em e alta próxima), ou 2,5% data - medição para apresentação em baixa). da fatura, número de dias faturados neste ciclo de Horário Ponta: período compreendido de 17h30 às 20h30 (fora faturamento sábado, domingo (diferença e entre feriados as datas nacionais). das leituras atual e anterior), média de consumo diário no período, Horário Fora Ponta: horas restantes. número do medidor principal, fator de multiplicação Horário e índice Reservado: de perda (0% período - medição de 21h30 em alta às 06h. ou 2,5% - (Para clientes Rurais com benefício irrigante). medição em baixa). Período da Faturamento: período de medição de energia necessário para a emissão de uma fatura. Varia de 27 a 33 dias normalmente. Consumo de Energia Elétrica: energia medida em um período de faturamento (kwh).

6 11 - DADOS DO CONTRATO: Demanda contratada, número de identificação do contrato e validade do mesmo. Demanda de Energia Elétrica: média das potências elétricas instantâneas e integralizadas em um intervalo de tempo padronizado de 15 minutos (kw) LANÇAMENTOS: Itens faturáveis como consumo 14. VALORES ativo e reativo, DE FATURAMENTO: demanda, multa demonstra e juros, descontos os itens faturáveis como tarifários, consumo adicionais ponta de e fora bandeira ponta, tarifária, demanda taxas ativa, de multa e juros, descontos tarifários, adicionais de bandeira tarifária, serviços contratados, contribuição de iluminação taxas de serviços contratados, contribuição de iluminação pública pública - - CIP, CIP, etc. etc. 15. DADOS DA MEDIÇÃO: Constantes da Medição parametrização do medidor 13 - TRIBUTOS: Detalha a alíquota e base de cálculo para as grandezas de consumo, demanda e reativas. Perdas do ICMS, de Transformação COFINS e PIS/PASEP. (%) percentual de perdas de transformação de energia em calor quando o medidor não contabiliza, por estar a jusante do transformador. 14 Tensão - RESERVADO Contratada AO FISCO: a tensão Número contratada de identificação para atender a carga instalada. Limites eletrônica de Tensão da fatura. (kv) - a tensão que a unidade consumidora necessita para o funcionamento de seus equipamentos. Fator Potência - eficiência com a qual a energia esta sendo 15 usada, - COMPOSIÇÃO indicado pela DO VALOR relação DE entre VENDA potência DA ENERGIA: ativa e potência reativa. Mostra cada parcela que compõe o valor total que Fator Carga - índice que permite verificar o quanto que a o energia consumidor elétrica paga é utilizada pela energia. de forma São racional. os custos É daa relação entre a energia demanda elétrica, média transmissão, e a demanda distribuição, máxima (indica além a de ociosidade da encargos instalação setoriais. elétrica). Tipo de Faturamento/Motivo descreve o tipo de faturamento durante o período de fornecimento da fatura. 16. HISTÓRICO DE CONSUMO (ÚLTIMOS 13 MESES): valores de demanda e consumo total ativo faturados nos horários ponta e fora ponta nos últimos 13 meses. Informações importantes sobre a demanda faturada:

7 16 - CAMPO PARA NOTIFICAÇÃO: Espaço destinado a notificações importantes sobre a fatura e pagamentos. Para unidades consumidoras com classificação rural ou sazonal, a demanda faturada equivale à demanda 17 lida - LEITURA: ou 10% Memorial da maior demanda cálculo medida da demanda no último e dos ciclo consumos de faturamento. ativo e reativo apurados em cada posto Na opção tarifária Optante B não se cobra a demanda; horário. A diferença entre as leituras atual e anterior Na modalidade tarifária VERDE cobra-se uma única demanda é multiplicada que corresponde pela constante ao maior de medição valor e entre ao a contratada e resultado a medida, adiciona-se independente as perdas do posto de transformação horário; Na (0% modalidade - medição em tarifária alta ou AZUL 2,5% cobra-se - medição o maior em baixa). valor entre as demandas contratadas ou medidas para os postos Horário horários Ponta: ponta período e fora compreendido ponta/horário de reservado. 18h às 21h (Deslocado em 1 hora durante o horário de verão 19h às 22h). 17. DEMONSTRATIVO DE ULTRAPASSAGEM DE DEMANDA: Demonstra os valores de ultrapassagem da demanda Horário nos horários Fora Ponta: ponta, período fora ponta de 06h e às reservado 18h naquele período e 21h de às faturamento. 21h 30 min. 18. Horário TRIBUTOS: Reservado: detalha período a alíquota de 21h e base 30 min de às cálculo 06h. do ICMS, COFINS e PIS/PASEP. 19. CRÉDITO EM ENERGIA (kwh): demonstra os créditos 18 disponíveis - INDICADORES para DE os CONTINUIDADE: clientes que possuem Referem-se geração distribuída. à qualidade do fornecimento de energia com periodicidade mensal, trimestral e anual. As metas 20. AVISOS: são estipuladas pela ANEEL e os valores apurados Atenção: referem-se espaço ao segundo destinado mês a anterior notificações ao de importantes referência sobre a fatura e pagamentos. da fatura. Importante: espaço destinado a notificações importantes e extraordinárias que a distribuidora necessite repassar aos clientes. Faturas Clique em para Atraso: voltar espaço à conta destinado a notificações de faturas em atraso.

8 19 - CONJUNTO: Conjunto elétrico ao qual pertence a unidade consumidora. Utilizado para estabelecer 21. CONSUMO as metas dos CONSCIENTE indicadores de EMISSÕES continuidade DE CO2: do para os clientes que fornecimento possuem conta para a no região Ecoenel, da unidade é possível consumidora. visualizar a emissão equivalente de CO 2 no meio ambiente, de acordo com a energia consumida naquele período de faturamento. 22. VALORES CONTRATADOS/REGISTRADOS: demonstra os valores contratados e registrados da demanda contratada, 20 demanda - INFORMAÇÕES registrada, GERAIS: demanda Apresenta faturada avisos e demanda importantes de ultrapassagem nos horários ponta e fora ponta. como período dos indicadores de continuidade, 23. CÓDIGO bandeiras DE tarifárias, BARRAS/BOLETO: site ANEEL, neste descontos campo para estão as irrigante, informações informações para efetivação sobre débitos, do pagamento etc. da fatura. 24. CANAIS DE ATENDIMENTO: para atendimento emergencial ou para entrar em contato com a distribuidora de energia em feriados, finais de semana e fora do horário comercial, entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento: , ou ainda pelo site: eneldistribuicao.com.br. 25. OBSERVAÇÕES E INFORMAÇÕES: INFORMAÇÕES AO CLIENTE: informações complementares relativas ao seu fornecimento. INDICADORES DE CONTINUIDADE: definição de cada indicador de continuidade (DIC, FIC, DMIC, DICRI). TELEFONES: canais para contato com os órgãos reguladores (Ouvidoria Enel, ARCE e ANEEL). 26. MENSAGENS INSTITUCIONAIS: destaca serviços e informações importantes da Enel Distribuição Ceará ao cliente.

9 App Enel Goiás Ceará Atualização de Contato Falta de Energia Solicite a Religação Segunda Via de Conta Consulta de Débitos

Facilitar o conhecimento da sua conta é se preocupar com o planejamento financeiro da sua empresa

Facilitar o conhecimento da sua conta é se preocupar com o planejamento financeiro da sua empresa Entenda a sua conta Facilitar o conhecimento da sua conta é se preocupar com o planejamento financeiro da sua empresa Fique por dentro de cada detalhe da sua conta de energia, isso facilita o seu planejamento

Leia mais

Facilitar o conhecimento da sua conta é se preocupar com o planejamento financeiro da sua empresa

Facilitar o conhecimento da sua conta é se preocupar com o planejamento financeiro da sua empresa Entenda a sua conta Facilitar o conhecimento da sua conta é se preocupar com o planejamento financeiro da sua empresa Fique por dentro de cada detalhe da sua conta de energia, isso facilita o seu planejamento

Leia mais

A energia elétrica alternada não pode ser armazenada

A energia elétrica alternada não pode ser armazenada FUNDAMENTOS BÁSICOS A energia elétrica alternada não pode ser armazenada Necessidade de gerar, transmitir, distribuir e suprir a energia elétrica de forma praticamente instantânea Geração no Brasil: essencialmente

Leia mais

AGP pdf

AGP pdf AGP-022018-2735-00017966324-020320181349.pdf UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRACAO LATINO A UNILA FOZ CAIXA POSTAL:2044 - CURITIBA - PR - CEP 85867-970 CNPJ 11.806.275/0001-33 Fevereiro/2018 17966324 25/03/2018

Leia mais

AGP pdf

AGP pdf AGP-2219-2344-17966324-232191358.pdf página 1 / 2 UNILA FOZ R MINEIRAO, 1743 - UNILA PORTAL - FOZ DO IGUACU - PR - CEP: 85859-25 CNPJ 11.86.275/1-33 Fevereiro/219 17966324 25/3/219 R$ 91.886,34 AGP-1-2197419387989-37

Leia mais

AGP pdf

AGP pdf AGP-1219-2344-17966324-42219215.pdf página 1 / 2 UNILA FOZ R MINEIRAO, 1743 - UNILA PORTAL - FOZ DO IGUACU - PR - CEP: 85859-25 CNPJ 11.86.275/1-33 Janeiro/219 17966324 25/2/219 R$ 75.74,33 AGP-1-21973283631-63

Leia mais

AGP pdf

AGP pdf AGP-042018-2735-00017966324-060520182307.pdf página 1 / 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRACAO LATINO AMERICANA UNILA FOZ - FOZ DO IGUACU - CURITIBA - PR - CEP: 85867-970 CNPJ 11.806.275/0001-33 Abril/2018

Leia mais

AGP pdf

AGP pdf AGP-012018-2735-00017966324-030220182307.pdf UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRACAO LATINO A UNILA FOZ CAIXA POSTAL:2044 - CURITIBA - PR - CEP 85867-970 CNPJ 11.806.275/0001-33 Janeiro/2018 17966324 25/02/2018

Leia mais

AGP pdf

AGP pdf AGP-11218-2735-17966324-41221819.pdf página 1 / 2 UNILA FOZ - FOZ DO IGUACU - CURITIBA - PR - CEP: 85867-97 CNPJ 11.86.275/1-33 Novembro/218 17966324 26/12/218 R$ 98.626,71 AGP-1-218719843-92 DOCUMENTO

Leia mais

Estrutura Tarifária do Setor Elétrico Brasileiro PEA 5727 TÓPICOS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA

Estrutura Tarifária do Setor Elétrico Brasileiro PEA 5727 TÓPICOS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA Estrutura Tarifária do Setor Elétrico Brasileiro PEA 5727 TÓPICOS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA Agenda Introdução Conceitos Básicos ANEEL Resolução 456 Leitura e análise de

Leia mais

Fatores que podem alterar o valor de uma conta. Vamos relembrar. Número de dias de faturamento;

Fatores que podem alterar o valor de uma conta. Vamos relembrar. Número de dias de faturamento; Análise de Conta Quando o Consumidor questiona o valor da conta, consumo, ou qualquer lançamento em sua fatura, é de extrema importância realizarmos uma análise detalhada, pois são vários os itens que

Leia mais

Tarifa de Energia Elétrica

Tarifa de Energia Elétrica Tarifação - GTD : Tarifa de Energia Elétrica A tarifa de energia é o preço cobrado por unidade de energia; R$/kWh; Preço da energia elétrica: formado pelos custos incorridos desde a geração até a sua disponibilização

Leia mais

AGP pdf

AGP pdf AGP-042017-2735-00017966324-020520172142.pdf UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRACAO LATINO-A UNILA FOZ CAIXA POSTAL:2044 - CURITIBA - PR - CEP 85867-970 CNPJ 11.806.275/0001-33 Abril/2017 17966324 25/05/2017

Leia mais

va_direitosedeveres.indd 1 22/02/13 15:31

va_direitosedeveres.indd 1 22/02/13 15:31 Foto: Clodoaldo Damasceno va_direitosedeveres.indd 1 22/02/13 15:31 A satisfação dos clientes inspira a COSERN a investir na melhoria contínua de seus processos para oferecer um serviço de qualidade aos

Leia mais

Revisão. Eficiência Energética:

Revisão. Eficiência Energética: Revisão Eficiência Energética: o Demanda crescente por energia o Recursos energéticos com duração finita o Desenvolvimento sem degradação ambiental Incentivos no Brasil o PROCEL o PEE Programa de Eficiência

Leia mais

Geração Distribuída - AP 026/2015 Resolução 687/ Alterações das Resoluções 482 e 414

Geração Distribuída - AP 026/2015 Resolução 687/ Alterações das Resoluções 482 e 414 Geração Distribuída - AP 02/2015 Resolução 87/2015 - Alterações das Resoluções 482 e 414 Brasil, Dezembro de 2015 Micro e Minigeração Distribuída Sistema de Compensação de Energia Troca de energia entre

Leia mais

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - JANEIRO/2018

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - JANEIRO/2018 SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - JANEIRO/2018 Escritório Central Rua Júlio do Carmo, 251 Cidade Nova CEP 20211-160 Centro Rio de Janeiro RJ Tel.: 21 3444 9000 Fax: 21.3444 9444 2013 / ONS Todos os direitos

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA MONITORAMENTO DE DEMANDA A PARTIR DE UM MEDIDOR ELETRÔNICO DE ENERGIA EDER FABIANO MÜLLER Disciplina: Eng. de Processamento Digital II Prof.:Cocian

Leia mais

Foto: Clodoaldo Damasceno

Foto: Clodoaldo Damasceno Foto: Clodoaldo Damasceno A satisfação dos clientes inspira a COSERN a investir na melhoria contínua de seus processos para oferecer um serviço de qualidade aos consumidores de energia elétrica. Sendo

Leia mais

TABELA DE TARIFAS DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO A

TABELA DE TARIFAS DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO A TABELA DE TARIFAS DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO A VIGÊNCIA: 22/04/2019 a 21/04/2020 RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.532 DE 16 DE ABRIL DE 2019 DESCRIÇÃO TARIFA Horo Sazonal AZUL A2 Consumo Ativo na Ponta 0,42288000

Leia mais

Audiência Pública nº 005 Data: 10/03/2016 Cidade: Presidente Prudente/SP

Audiência Pública nº 005 Data: 10/03/2016 Cidade: Presidente Prudente/SP Audiência Pública nº 005 Data: 10/03/2016 Cidade: Presidente Prudente/SP AUDIÊNCIAS PÚBLICAS Abrimos nossas portas para a sociedade... Antes de expedições de atos administrativos (resolução normativa,

Leia mais

AGP pdf

AGP pdf AGP-122014-2735-00018855658-301220142036.pdf CONSELHO REG DE ENGA ARQ E AGRONOMIA EST R DR ZAMENHOF,35 ALTO DA GLORIA - CURITIBA - PR - CEP 80030-320 CNPJ 76.639.384/0001-59 Dezembro/2014 18855658 25/01/2015

Leia mais

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - DEZEMBRO/2017

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - DEZEMBRO/2017 SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - DEZEMBRO/2017 Escritório Central Rua Júlio do Carmo, 251 Cidade Nova CEP 20211-160 Centro Rio de Janeiro RJ Tel.: 21 3444 9000 Fax: 21.3444 9444 2013 / ONS Todos os direitos

Leia mais

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - JUNHO/2017

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - JUNHO/2017 SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - JUNHO/2017 Escritório Central Rua Júlio do Carmo, 251 Cidade Nova CEP 20211-160 Centro Rio de Janeiro RJ Tel.: 21 3444 9000 Fax: 21.3444 9444 2017 /ONS Todos os direitos reservados.

Leia mais

Exemplo de Fatura de Unidade Consumidora atendida em média tensão: Frente

Exemplo de Fatura de Unidade Consumidora atendida em média tensão: Frente Exemplo de Fatura de Unidade Consumidora atendida em média tensão: Frente Verso 1 - N o do Cliente: Este número deve ser utilizado para o cliente identificar-se ao ligar para o novo telefone da Cemig:

Leia mais

Faturas de energia elétrica (média / alta tensão)

Faturas de energia elétrica (média / alta tensão) 1. Objetivo Faturas de energia elétrica (média / alta tensão) O objetivo deste documento é esclarecer a forma em que é calculada a fatura de energia elétrica, explicando seus principais componentes, padrões

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 641, DE 17 DE ABRIL DE 2008.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 641, DE 17 DE ABRIL DE 2008. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 641, DE 17 DE ABRIL DE 2008. Homologa as tarifas de fornecimento de energia elétrica e as Tarifas de Uso dos Sistemas de Distribuição,

Leia mais

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - AGOSTO/2017

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - AGOSTO/2017 SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - AGOSTO/2017 Escritório Central Rua Júlio do Carmo, 251 Cidade Nova CEP 20211-160 Centro Rio de Janeiro RJ Tel.: 21 3444 9000 Fax: 21.3444 9444 2013 / ONS Todos os direitos

Leia mais

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - ABRIL/2018

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - ABRIL/2018 SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - ABRIL/2018 Escritório Central Rua Júlio do Carmo, 251 Cidade Nova CEP 20211-160 Centro Rio de Janeiro RJ Tel.: 21 3444 9000 Fax: 21.3444 9444 2013 / ONS Todos os direitos reservados.

Leia mais

Tarifação de. Consumidores Cativos. Autor: Dr. Antônio César Baleeiro Alves

Tarifação de. Consumidores Cativos. Autor: Dr. Antônio César Baleeiro Alves Tarifação de Consumidores Cativos Sumário: Composição da tarifa Fatura do consumidor B Classificação e estrutura tarifária Como é faturada a demanda? Modalidades tarifárias Regras de tarifação (Resolução

Leia mais

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - FEVEREIRO/2018

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - FEVEREIRO/2018 SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - FEVEREIRO/2018 Escritório Central Rua Júlio do Carmo, 251 Cidade Nova CEP 20211-160 Centro Rio de Janeiro RJ Tel.: 21 3444 9000 Fax: 21.3444 9444 2013 / ONS Todos os direitos

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 414/2010 CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 414/2010 CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 414/2010 CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO Atualizada até a REN 499/2012 Resolução Normativa nº 414 AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL A ANEEL consolidou os direitos e deveres

Leia mais

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - MARÇO/2018

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - MARÇO/2018 SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - MARÇO/2018 Escritório Central Rua Júlio do Carmo, 251 Cidade Nova CEP 20211-160 Centro Rio de Janeiro RJ Tel.: 21 3444 9000 Fax: 21.3444 9444 2013 / ONS Todos os direitos reservados.

Leia mais

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - OUTUBRO/2017

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - OUTUBRO/2017 SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL - OUTUBRO/2017 Escritório Central Rua Júlio do Carmo, 251 Cidade Nova CEP 20211-160 Centro Rio de Janeiro RJ Tel.: 21 3444 9000 Fax: 21.3444 9444 2013 / ONS Todos os direitos

Leia mais

PEA 2520 Usos da Energia Elétrica Tarifas de Energia

PEA 2520 Usos da Energia Elétrica Tarifas de Energia PEA 2520 Usos da Energia Elétrica Tarifas de Energia Prof. André Luiz Veiga Gimenes 1 Características da Geração e Consumo PERÍODO ÚMIDO PERÍODO SECO PERÍODO ÚMIDO DISPONIBILIDADE MÉDIA DE ÁGUA COMPORTAMENTO

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 652, DE 6 DE MAIO DE 2008.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 652, DE 6 DE MAIO DE 2008. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 652, DE 6 DE MAIO DE 2008. Homologa o resultado provisório da segunda revisão tarifária periódica, estabelece a receita anual das

Leia mais

TABELA DE TARIFAS E PREÇOS FINAIS DE ENERGIA ELÉTRICA - GRUPO A RESOLUÇÃO de VIGÊNCIA: 01 a 30/11/ NOVEMBRO

TABELA DE TARIFAS E PREÇOS FINAIS DE ENERGIA ELÉTRICA - GRUPO A RESOLUÇÃO de VIGÊNCIA: 01 a 30/11/ NOVEMBRO TABELA DE S E PREÇOS FINAIS DE ENERGIA ELÉTRICA - GRUPO A RESOLUÇÃO 2.221 de 18.04.2017 VIGÊNCIA: 01 a 30/11/2017 - NOVEMBRO BANDEIRA VIGENTE: VERMELHA PATAMAR 2 R$ 0,050 CONVENCIONAL A4 - Residencial

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 734, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2008.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 734, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2008. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 734, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2008. Nota Técnica Relatório Voto Homologa o resultado provisório da segunda revisão tarifária periódica

Leia mais

Desenvolvimento de projetos de geração na indústria

Desenvolvimento de projetos de geração na indústria Desenvolvimento de projetos de geração na indústria Fabio Dias Agenda Processos industriais e a geração de energia Autoprodução para a indústria Alternativas e viabilidade de projetos de geração distribuída

Leia mais

TABELA DE TARIFAS E PREÇOS FINAIS DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO A

TABELA DE TARIFAS E PREÇOS FINAIS DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO A TABELA DE S E PREÇOS FINAIS DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO A VIGÊNCIA: 01 a 30/11/2018 - NOVEMBRO BANDEIRA VIGENTE: AMARELA R$ 0,010 HORO SAZONAL - AZUL A2 - Industrial Consumo Ativo na Ponta 0,40038000 18%

Leia mais

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL FEVEREIRO/2019

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL FEVEREIRO/2019 SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL FEVEREIRO/2019 Escritório Central Rua Júlio do Carmo, 251 Cidade Nova CEP 20211-160 Centro Rio de Janeiro RJ Tel.: 21 3444 9000 Fax: 21.3444 9444 2013 / ONS Todos os direitos

Leia mais

va_direitosedeveres.indd 1 04/07/12 11:25

va_direitosedeveres.indd 1 04/07/12 11:25 Foto: Clodoaldo Damasceno va_direitosedeveres.indd 1 04/07/12 11:25 A satisfação dos clientes inspira a COSERN a investir na melhoria contínua de seus processos para oferecer um serviço de qualidade aos

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 636, DE 17 DE ABRIL DE 2008.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 636, DE 17 DE ABRIL DE 2008. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 636, DE 17 DE ABRIL DE 2008. (*) Vide alterações e inclusões no final do texto Homologa o resultado provisório da segunda revisão

Leia mais

Tarifas BAIXA TENSÃO (GRUPO B) MARÇO de 2019 BANDEIRA DE APLICAÇÃO DESTE MÊS: VERDE. Resolução em vigência: REH ANEEL /2018

Tarifas BAIXA TENSÃO (GRUPO B) MARÇO de 2019 BANDEIRA DE APLICAÇÃO DESTE MÊS: VERDE. Resolução em vigência: REH ANEEL /2018 Tarifas BAIXA TENSÃO (GRUPO B) MARÇO de 2019 BANDEIRA DE APLICAÇÃO DESTE MÊS: VERDE Faixa de consumo Resolução em vigência: REH ANEEL - 2490/2018 TARIFA HOMOLOGADA R$ / kwh TARIFA COM ICMS DE 22% Consumo

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 689, DE 5 DE AGOSTO DE 2008.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 689, DE 5 DE AGOSTO DE 2008. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 689, DE 5 DE AGOSTO DE 2008. Homologa o resultado provisório da segunda revisão tarifária periódica e fixa as Tarifas de Uso dos

Leia mais

ESTUDO DE CASO: ADEQUAÇÃO TARIFÁRIA

ESTUDO DE CASO: ADEQUAÇÃO TARIFÁRIA Universidade de São Paulo USP Escola de Engenharia de São Carlos EESC Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação SEL0437 Eficiência Energética ESTUDO DE CASO: ADEQUAÇÃO TARIFÁRIA Aluno: Nº USP:

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 675, DE 1º DE JULHO DE 2008.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 675, DE 1º DE JULHO DE 2008. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 675, DE 1º DE JULHO DE 2008. Homologa as tarifas de fornecimento de energia elétrica e as Tarifas de Uso dos Sistemas de Distribuição

Leia mais

SISTEMAS DE ENERGIA. Aula 5 - Geração Distribuída-

SISTEMAS DE ENERGIA. Aula 5 - Geração Distribuída- SISTEMAS DE ENERGIA Aula 5 - Geração Distribuída- Definição A geração distribuída (GD) é caracterizada pela instalação de geradores de pequeno porte, normalmente a partir de fontes renováveis ou mesmo

Leia mais

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL ABRIL/2019

SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL ABRIL/2019 SÍNTESE DA APURAÇÃO MENSAL ABRIL/2019 Escritório Central Rua Júlio do Carmo, 251 Cidade Nova CEP 20211-160 Centro Rio de Janeiro RJ Tel.: 21 3444 9000 Fax: 21.3444 9444 2013 / ONS Todos os direitos reservados.

Leia mais

FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA - IRRIGANTES NTD

FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA - IRRIGANTES NTD Página: 1 de 5 1. Objetivo Este documento define os critérios e padrões dos sistemas de medições a serem observados no fornecimento de energia elétrica para unidades consumidoras classificadas como rural

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 639, DE 17 DE ABRIL DE 2008.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 639, DE 17 DE ABRIL DE 2008. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 639, DE 17 DE ABRIL DE 2008. Homologa o resultado provisório da segunda revisão tarifária periódica e fixa as Tarifas de Uso dos

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO N o 249, DE 6 DE MAIO DE 2002 (*) Estabelece critérios e procedimentos para a definição de encargos tarifários relativos à aquisição de energia elétrica

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 217, DE 26 DE AGOSTO DE 2004.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 217, DE 26 DE AGOSTO DE 2004. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 217, DE 26 DE AGOSTO DE 2004. Homologa as tarifas de fornecimento de energia elétrica, aplicáveis aos consumidores finais, estabelece

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 663, DE 23 DE JUNHO DE 2008.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 663, DE 23 DE JUNHO DE 2008. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 663, DE 23 DE JUNHO DE 2008. Homologa o resultado provisório da segunda revisão tarifária periódica, estabelece a receita anual das

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.580, DE 6 DE AGOSTO DE 2013

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.580, DE 6 DE AGOSTO DE 2013 AGÊNCIA CIOL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.580, DE 6 DE AGOSTO DE 2013 Homologa o resultado da terceira Revisão Tarifária Periódica RTP da Cooperativa Aliança Cooperaliança, fixa

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 642, DE 22 DE ABRIL DE 2008.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 642, DE 22 DE ABRIL DE 2008. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 642, DE 22 DE ABRIL DE 2008. Homologa as tarifas de fornecimento de energia elétrica e as Tarifas de Uso dos Sistemas de Distribuição,

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO N o 218, DE 18 DE ABRIL DE 2002 Homologa as tarifas de fornecimento de energia elétrica, fixa os valores da Taxa de Fiscalização dos Serviços de Energia

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA N 180, DE 22 DE AGOSTO DE 2005

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA N 180, DE 22 DE AGOSTO DE 2005 AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA N 180, DE 22 DE AGOSTO DE 2005 Homologa as tarifas de fornecimento de energia elétrica, estabelece a receita anual das instalações de

Leia mais

Perfil Área de Grandes Clientes - Ceará

Perfil Área de Grandes Clientes - Ceará Perfil Área de Grandes Clientes - Ceará Perfil Grandes Clientes Clientes 6.906 Consumo mensal médio 200,1 GWh Fat. mensal médio MMR$ 120,3 Part. Faturamento Total 21,13% Executivos 9 Carteira Média p/

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.568, DE 9 DE JULHO DE 2013

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.568, DE 9 DE JULHO DE 2013 AGÊNCIA CIOL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.568, DE 9 DE JULHO DE 2013 Homologa as Tarifas de Energia TEs e as Tarifas de Uso dos Sistemas de Distribuição TUSDs referentes à Companhia

Leia mais

Tarifas BAIXA TENSÃO (GRUPO B) Novembro de 2018 BANDEIRA DE APLICAÇÃO DESTE MÊS: AMARELA. Resolução em vigência: REH ANEEL /2017

Tarifas BAIXA TENSÃO (GRUPO B) Novembro de 2018 BANDEIRA DE APLICAÇÃO DESTE MÊS: AMARELA. Resolução em vigência: REH ANEEL /2017 Tarifas BAIXA TENSÃO (GRUPO B) Novembro de 2018 BANDEIRA DE APLICAÇÃO DESTE MÊS: AMARELA Faixa de consumo Resolução em vigência: REH ANEEL - 2305/2017 TARIFA HOMOLOGADA R$ / kwh TARIFA COM ICMS DE 22%

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA N 74, DE 6 DE ABRIL DE 2005

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA N 74, DE 6 DE ABRIL DE 2005 AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA N 74, DE 6 DE ABRIL DE 2005 (*) Vide alterações e inclusões no final do texto Homologa as tarifas de fornecimento de energia elétrica,

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO Nº 336, DE 20 DE JUNHO DE 2002

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO Nº 336, DE 20 DE JUNHO DE 2002 AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO Nº 336, DE 20 DE JUNHO DE 2002 Homologa as tarifas de fornecimento de energia elétrica, fixa os valores da Taxa de Fiscalização dos Serviços de Energia

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.683, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2014.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.683, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2014. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.683, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2014. Homologa as Tarifas de Energia TE e as Tarifas de Uso dos Sistemas de Distribuição TUSD referentes

Leia mais

6 Avaliação da Penetração da Microturbina no Mercado da LIGHT

6 Avaliação da Penetração da Microturbina no Mercado da LIGHT 6 Avaliação da Penetração da Microturbina no Mercado da LIGHT O presente capítulo tem como objetivo determinar o mercado potencial de energia elétrica deslocado da concessionária pública de distribuição

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.553, DE 28 DE MAIO DE 2019

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.553, DE 28 DE MAIO DE 2019 AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.553, DE 28 DE MAIO DE 2019 Homologa o resultado do Cálculo das Tarifas Iniciais de Energia TE e das Tarifas Iniciais de Uso do Sistema

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 695, DE 25 DE AGOSTO DE 2008.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 695, DE 25 DE AGOSTO DE 2008. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 695, DE 25 DE AGOSTO DE 2008. (*) Vide alterações e inclusões no final do texto Homologa o resultado provisório da segunda revisão

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA UNIDADE CONSUMIDORA ATENDIDA EM BAIXA TENSÃO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA UNIDADE CONSUMIDORA ATENDIDA EM BAIXA TENSÃO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA UNIDADE CONSUMIDORA ATENDIDA EM BAIXA TENSÃO A Cooperativa de Eletrificação Anita Garibaldi, CNPJ n 86.439.510/0001-85, com sede à Estrada

Leia mais

(Abril 2011 Março 2012)

(Abril 2011 Março 2012) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA COMISSÃO INTERNA DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA ANÁLISE DAS CONTAS DE ENERGIA ELÉTRICA DOS SETORES

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICODE ENERGIA ELÉTRICA PARA UNIDADESCONSUMIDORAS ATENDIDAS EM BAIXA TENSÃO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICODE ENERGIA ELÉTRICA PARA UNIDADESCONSUMIDORAS ATENDIDAS EM BAIXA TENSÃO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICODE ENERGIA ELÉTRICA PARA UNIDADESCONSUMIDORAS ATENDIDAS EM BAIXA TENSÃO A CEB Distribuição S.A., CNPJ n o 07.522.669/0001-92, com sede no Sia Trecho 1 Lote 03 área

Leia mais

TUSD TE TUSD TE R$/kW R$/MWh R$/MWh R$/kW R$/MWh R$/MWh AZUL P 27,35 199,80 60,49 29,79 216,38 65,65 FP 9,00 129,12 35,32 9,80 139,42 38,32 AZUL APE

TUSD TE TUSD TE R$/kW R$/MWh R$/MWh R$/kW R$/MWh R$/MWh AZUL P 27,35 199,80 60,49 29,79 216,38 65,65 FP 9,00 129,12 35,32 9,80 139,42 38,32 AZUL APE TABELA 1 TARIFAS DE APLICAÇÃO E BASE ECONÔMICA PARA O GRUPO A. - CERIPA TARIFAS DE APLICAÇÃO BASE ECONÔMICA SUBGRUPO MODALIDADE POSTO TUSD TE TUSD TE R$/kW R$/MWh R$/MWh R$/kW R$/MWh R$/MWh AZUL P 27,35

Leia mais

SETER ENGENHARIA LTDA

SETER ENGENHARIA LTDA OPORTUNIDADE DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA Resoluções 482 e 687 ANEEL Estabelece as condições gerais para o acesso aos sistemas de distribuição de energia elétrica, e ao sistema de compensação de energia elétrica,

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA N 130, DE 20 DE JUNHO DE 2005

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA N 130, DE 20 DE JUNHO DE 2005 AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA N 130, DE 20 DE JUNHO DE 2005 Nota Técnica Homologa as tarifas de fornecimento de energia elétrica, estabelece a receita anual das instalações

Leia mais

Tópicos de Hoje. Tributos. Nova Estrutura Tarifária no Brasil. Cálculo do Tempo de Retorno de Investimento

Tópicos de Hoje. Tributos. Nova Estrutura Tarifária no Brasil. Cálculo do Tempo de Retorno de Investimento Tópicos de Hoje Tributos Nova Estrutura Tarifária no Brasil Cálculo do Tempo de Retorno de Investimento 1 Tributos Tributos federais: Programa de Integração Social (PIS) / Contribuição para o Financiamento

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 894, DE 20 DE OUTUBRO DE 2009.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 894, DE 20 DE OUTUBRO DE 2009. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 894, DE 20 DE OUTUBRO DE 2009. Nota Técnica n.º 345/2009-SRE/ANEEL Homologa as tarifas de fornecimento de energia elétrica e as Tarifas

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.178, DE 5 DE JULHO DE 2011.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.178, DE 5 DE JULHO DE 2011. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.178, DE 5 DE JULHO DE 2011. Nota Técnica nº 176/2011-SRE/ANEEL Relatório e Voto Homologa as tarifas de fornecimento de energia

Leia mais

ANÁLISE TARIFÁRIA E AVALIAÇÃO DO FATOR DE CARGA PARA AUXILIO A DECISÃO:ESTUDO DE CASO EM INDÚSTRIA SIDERÚRGICA

ANÁLISE TARIFÁRIA E AVALIAÇÃO DO FATOR DE CARGA PARA AUXILIO A DECISÃO:ESTUDO DE CASO EM INDÚSTRIA SIDERÚRGICA ANÁLISE TARIFÁRIA E AVALIAÇÃO DO FATOR DE CARGA PARA AUXILIO A DECISÃO:ESTUDO DE CASO EM INDÚSTRIA SIDERÚRGICA Orlando Moreira Guedes Junior engorlandojunior@yahoo.com.br UFF Resumo:Este trabalho apresenta

Leia mais

Estudo de Enquadramento Tarifário Horo Sazonal em Unidade Consumidora

Estudo de Enquadramento Tarifário Horo Sazonal em Unidade Consumidora Estudo de Enquadramento Tarifário Horo Sazonal em Unidade Consumidora ROSA, Daniel de Souza [1] ROSA, Daniel de Souza. Estudo de Enquadramento Tarifário Horo Sazonal em Unidade Consumidora. Revista Científica

Leia mais

EVOLUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO

EVOLUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO 1 EVOLUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO São Cristóvão-SE Janeiro de 217 Painel n. 1/217/UFS 2 Ministério da Educação Universidade Federal de Sergipe Reitor Prof. Dr. Ângelo Roberto

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 368, DE 22 DE AGOSTO DE 2006

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 368, DE 22 DE AGOSTO DE 2006 AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 368, DE 22 DE AGOSTO DE 2006 Homologa as tarifas de fornecimento de energia elétrica e as Tarifas de Uso dos Sistemas de Distribuição

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES Página 1 de 28 Atualização: da poupança jun/81 1 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00 26.708,00-0,000% - 26.708,00 26.708,00 26.708,00 jul/81 2 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº DE 11 DE JULHO DE 2017

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº DE 11 DE JULHO DE 2017 AGÊNCIA CIOL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.269 DE 11 DE JULHO DE 2017 Texto Original Homologa o resultado da quarta Revisão Tarifária Periódica RTP da Centrais Elétricas de Carazinho

Leia mais

CONERGE Mercado Brasil. Brasil, 16 de Junho de 2016

CONERGE Mercado Brasil. Brasil, 16 de Junho de 2016 CONERGE Mercado Brasil Brasil, 16 de Junho de 2016 Diretoria de Mercado Coelce O que fazemos Arrecadação Atendimento ao Cliente Cobranças 2 Diretoria de Mercado O que fazemos? Cuidamos de todo o processo

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 955, DE 23 DE MARÇO DE 2010.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 955, DE 23 DE MARÇO DE 2010. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 955, DE 23 DE MARÇO DE 2010. Homologa as tarifas de fornecimento de energia elétrica, as Tarifas de Uso dos Sistemas de Distribuição,

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.418, 17 DE JULHO DE 2018

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.418, 17 DE JULHO DE 2018 AGÊNCIA CIOL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.418, 17 DE JULHO DE 2018 Homologa o resultado do Reajuste Tarifário Anual de 2018, as Tarifas de Energia TE e as Tarifas de Uso do Sistema

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA N 311, DE 6 DE ABRIL DE 2006

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA N 311, DE 6 DE ABRIL DE 2006 AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA N 311, DE 6 DE ABRIL DE 2006 Homologa as tarifas de fornecimento de energia elétrica, estabelece a receita anual das instalações de

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.775, DE 12 DE AGOSTO DE 2014

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.775, DE 12 DE AGOSTO DE 2014 AGÊNCIA CIOL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.775, DE 12 DE AGOSTO DE 2014 Homologa o resultado do Reajuste Tarifário Anual de 2014 e fixa as Tarifas de Energia TE e as Tarifas de

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.915, DE 23 DE JUNHO DE 2015.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.915, DE 23 DE JUNHO DE 2015. AGÊNCIA CIOL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.915, DE 23 DE JUNHO DE 2015. Texto Original Homologa o resultado do Reajuste Tarifário Anual de 2015, as Tarifas de Energia TE e as Tarifas

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº DE 17 DE ABRIL DE 2018

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº DE 17 DE ABRIL DE 2018 AGÊNCIA CIOL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.383 DE 17 DE ABRIL DE 2018 Homologa o resultado do Reajuste Tarifário Anual de 2018, as Tarifas de Energia TE e as Tarifas de Uso do

Leia mais

A ZEG oferece tecnologias aderentes às necessidades de cada cliente.

A ZEG oferece tecnologias aderentes às necessidades de cada cliente. Sobre a ZEG A Capitale Energia fundou em 2018 a ZEG, empresa especializada em projetos de geração de energia renovável e que se pauta em 4 principais fontes: solar, hidráulica, biogás e WTE (waste to energy).

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA N 345, DE 20 DE JUNHO DE 2006

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA N 345, DE 20 DE JUNHO DE 2006 AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA N 345, DE 20 DE JUNHO DE 2006 Homologa as tarifas de fornecimento de energia elétrica, estabelece a receita anual das instalações de

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.140, DE 27 DE SETEMBRO DE 2016

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.140, DE 27 DE SETEMBRO DE 2016 AGÊNCIA CIOL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.140, DE 27 DE SETEMBRO DE 2016 Homologa o resultado da segunda Revisão Tarifária Periódica RTP da Cooperativa Pioneira de Eletrificação

Leia mais

SISTEMAS DE ENERGIA (SIE)

SISTEMAS DE ENERGIA (SIE) SISTEMAS DE ENERGIA (SIE) Prof.: Bruno Gonçalves Martins bruno.martins@ifsc.edu.br Aula 8 Energia Solar RECAPITULANDO... Energia Solar Geração Fotovoltaica Geração Héliotermica PLANO DE AULA Objetivos

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 215, DE 25 DE AGOSTO DE 2004

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 215, DE 25 DE AGOSTO DE 2004 AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 215, DE 25 DE AGOSTO DE 2004 Estabelece os resultados da primeira revisão tarifária periódica da Companhia Energética de Brasília

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.150, DE 27 DE SETEMBRO DE 2016

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.150, DE 27 DE SETEMBRO DE 2016 AGÊNCIA CIOL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.150, DE 27 DE SETEMBRO DE 2016 Texto Original Voto Homologa o resultado da segunda Revisão Tarifária Periódica RTP da Cooperativa de

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA CONTRATADA EM FUNÇÃO DO HISTÓRICO DE POTÊNCIA ATIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA CONTRATADA EM FUNÇÃO DO HISTÓRICO DE POTÊNCIA ATIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Eixo Temático: Inovação e Sustentabilidade ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA CONTRATADA EM FUNÇÃO DO HISTÓRICO DE POTÊNCIA ATIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA STRATEGIES FOR

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.462, DE 25 DE SETEMBRO DE 2018.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.462, DE 25 DE SETEMBRO DE 2018. AGÊNCIA CIOL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.462, DE 25 DE SETEMBRO DE 2018. Texto Original Voto Homologa o resultado do Reajuste Tarifário Anual de 2018, as Tarifas de Energia TE

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 572, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2007.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 572, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2007. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 572, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2007. Nota Técnica Relatório Voto (*) Vide alterações e inclusões no final do texto. Homologa as tarifas

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº DE 25 DE JULHO DE 2017

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº DE 25 DE JULHO DE 2017 AGÊNCIA CIOL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.278 DE 25 DE JULHO DE 2017 Texto Original Homologa o resultado da segunda Revisão Tarifária Periódica RTP da Cooperativa de Distribuição

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.855, DE 3 DE FEVEREIRO DE 2015.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.855, DE 3 DE FEVEREIRO DE 2015. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.855, DE 3 DE FEVEREIRO DE 2015. Voto Homologa o resultado do Reajuste Tarifário Anual de 2014 e fixa as Tarifas de Energia TE e as

Leia mais