Política de Uso dos. Recursos de Tecnologia da Informação. da UFRGS. Versão /03/2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Política de Uso dos. Recursos de Tecnologia da Informação. da UFRGS. Versão /03/2017"

Transcrição

1 1 Política de Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação da UFRGS Versão /03/ Preâmbulo 2. Glossário 3. Escopo 4. Princípios 5. Diretrizes 6. Penalidades 7. Considerações finais 1 Preâmbulo As tecnologias da informação e da comunicação são fundamentais para o exercício eficiente e eficaz das atividades da Universidade, sendo hoje indispensáveis para que a UFRGS cumpra a sua missão e o seu papel como instituição de ensino, pesquisa e extensão de excelência. Entretanto, o uso destas tecnologias de forma desestruturada e descoordenada não só incorre na possibilidade de uso ineficaz dos recursos e investimentos na área, mas também na possibilidade de danos e comprometimento das atividades e das informações que nela transitam. A Política de Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação (TI) foi desenvolvida pelo Comitê de Segurança da Informação de acordo com o Artigo 21º Decisão Nº 124/2014 do Conselho Universitário Política de Segurança da Informação da UFRGS, tendo como objetivo definir os princípios e diretrizes que regerão a criação, o desenvolvimento e a utilização dos recursos de Tecnologia da Informação na Universidade. 2 Glossário Para efeitos desta política, entende-se por: DSINF: Departamento de Segurança da Informação do Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CPD/UFRGS), na execução das prerrogativas atribuídas pelo Art. 5º da Decisão Nº 124/2014 do Conselho Universitário. Endereço IP: código atribuído a recurso de TI (da Universidade ou externo) com objetivo de identificá-lo unicamente na Internet ou em uma rede interna. Exemplo: , , 2804:1f20:0:1::20. Firewall institucional: conjunto de equipamentos e tecnologias que visam implementar e monitorar a política de comunicação da rede de dados da UFRGS com a Internet. Gestor de Recurso de TI: pessoa responsável por algum recurso de TI.

2 2 Incidente de Segurança: violação de requisito de segurança estabelecido por gestor de recurso de TI ou violação de legislação ou norma vigente. Recurso de TI: equipamento de computação ou telecomunicação de dados que utilize a rede de dados ou que custodie informações da Universidade ou relacionados a processos de negócio da mesma. Também são recursos de TI quaisquer serviços e aplicações, de armazenamento ou comunicação, fornecidos por equipamentos de qualquer natureza. Exemplos de recursos de TI são computadores desktops, terminais de acesso, servidores, equipamentos de rede como comutadores (switches) e roteadores, equipamentos de suporte com acesso a rede como nobreaks e geradores, equipamentos de comunicação como telefones VoIP, e todos os softwares, aplicações e informações que estejam armazenados em quaisquer destes dispositivos, entre outros. Sítio ou Aplicação Web: Documento, aplicação ou sistema de informação hospedado em recurso de TI, acessível através da rede de dados, identificado por uma URL. TI: Tecnologia da Informação. TRI: Time de Resposta a Incidentes de Segurança da Informação, grupo instituído pelo CPD e coordenado pelo DSINF, de acordo com o inciso IV do Art. 5º da PSI-UFRGS. URL: Universal Resource Locator ou Localizador Universal de Recurso, texto que indica o endereço de localização na Internet de um sítio ou aplicação Web. Exemplos: ; Usuário: São os usuários internos, externos, discentes e colaboradores da Universidade conforme definido no Art. 6º da PSI-UFRGS 3 Escopo Esta política se aplica a todos os gestores de recursos de TI da UFRGS e a todos os usuários dos recursos de TI da Universidade. 4 Princípios A concepção, desenvolvimento e operação dos recursos de TI da UFRGS deverão atender aos seguintes princípios. 4.1 Vedação ao anonimato: os recursos de TI da UFRGS não podem ser utilizados de forma anônima, sendo responsabilidade dos gestores dos recursos TI da UFRGS a instalação de controles que garantam a identificação dos usuários de cada recurso. 4.2 Privacidade: os recursos de TI e suas configurações de uso sempre respeitarão a privacidade dos usuários. 4.3 Segurança: Recursos ou serviços de TI somente poderão ser disponibilizados caso atendam à legislação em vigor, à Política de Segurança da Informação da UFRGS e a esta Política de Uso, e sem colocar em risco o patrimônio da Universidade ou a sua comunidade.

3 3 4.4 Investimento em recursos compartilhados: sempre que possível, os investimentos em TI devem ser feitos de forma a atender o maior número de usuários possível, dando prioridade para infraestruturas compartilhadas. 5 Diretrizes 5.1 Tratamento de Incidentes de Segurança Fica instituído o processo de tratamento de incidentes de segurança da UFRGS, com detalhamento definido em política específica aprovada pelo Comitê de Segurança da Informação da UFRGS. O mesmo normatizará o processo de trabalho do TRI, equipe criada pelo Artigo 5 Inciso IV da Decisão 124/2014 do CONSUN, sob responsabilidade do DSINF Violações desta Política de Uso, bem como da legislação vigente e da Política de Segurança da Informação da UFRGS, além de outras violações de segurança da informação, são incidentes de segurança contemplados pelo processo de tratamento de incidentes de segurança definido pelo item Uso da rede de dados Todas as redes de dados da UFRGS deverão seguir os padrões mínimos operacionais e de segurança definidos pelo CPD/UFRGS Todos os recursos de TI da UFRGS, assim como a rede, deverão ser protegidos contra atividades maliciosas vindas da Internet pelo Firewall institucional instalado na ligação da rede da UFRGS com a Internet. O firewall pode ser complementado por mecanismos de detecção de intrusão capazes de ações de contenção automatizadas que evitem ou diminuam o prejuízo ou danos causados por incidentes de segurança, desde que os mesmos estejam de acordo com a presente política de uso É vedada a instalação de recursos que não atendam aos padrões operacionais definidos ou que visem alterar ou evitar os mecanismos de segurança existentes nos sistemas ou na infraestrutura de rede. 5.3 Acesso à Internet O acesso à Internet a partir de qualquer dispositivo de TI deverá sempre seguir os padrões mínimos operacionais e de segurança definidos pelo CPD/UFRGS O acesso à Internet deve ocorrer de forma autenticada. As informações de autenticação dos usuários serão utilizadas respeitando-se a privacidade dos mesmos e apenas para fins de tratamento de incidentes de segurança Informações de autenticação e pessoais deverão sempre trafegar de forma criptografada Recursos de TI que se comunicam com a Internet sem a necessidade de intervenção humana deverão possuir um responsável identificado em sistema disponibilizado pelo CPD/UFRGS. Esta informação deve ser mantida atualizada pelos gestores dos recursos de TI.

4 Informações sobre URLs, endereços IP, sítios e aplicações Web acessados a partir da rede da UFRGS poderão ser armazenados em dispositivos de auditoria protegidos e sob responsabilidade do CPD/UFRGS. Estas informações poderão ser utilizadas somente para fins específicos de tratamento de incidentes de segurança, para melhoria da infraestrutura de TI ou para o cumprimento de ordem judicial Os serviços de rede que forem desenvolvidos para serem acessados a partir da Internet, como sítios e aplicações Web, devem ser inspecionados e homologados pela DSINF antes de serem disponibilizados para acesso externo A autorização de acesso a partir da Internet para os serviços do item pode ser revogada sempre que o serviço deixar de atender requisitos mínimos de segurança e/ou colocar os demais serviços e usuários da UFRGS em risco, ou ainda quando este deixar de cumprir o propósito original para o qual a autorização foi concedida. 5.4 Uso do correio eletrônico Toda a comunidade da UFRGS tem direito a um endereço eletrônico no domínio "ufrgs.br" Visando a garantia da autenticidade das comunicações oficiais da Universidade, todos os servidores docentes e técnicos-administrativos devem utilizar o endereço com domínio ufrgs.br para comunicações relacionadas às suas funções na Universidade Os servidores docentes e técnicos-administrativos devem evitar utilizar o seu endereço com domínio ufrgs.br para comunicações de caráter pessoal. 5.5 Responsabilidades dos Usuários Todos os usuários dos recursos de TI da UFRGS deverão atender à legislação vigente, às normativas específicas da Universidade, a esta Política de Uso e à Política de Segurança da Informação da UFRGS, bem como a quaisquer requisitos de segurança da informação definidos pelos gestores dos recursos de TI de que fizerem uso Os usuários devem comunicar ao responsável pelo recurso de TI utilizado ou ao TRI sempre que houver suspeita de incidente de segurança ou violação de normativos ou legislação em vigor As credenciais de acesso (conta e senha) a recursos de TI de uso individual são intransferíveis e não devem ser compartilhadas com terceiros Quaisquer privilégios sobre recursos de TI e sistemas de informação que um usuário final receber são intransferíveis, exceto quando previsto Os recursos de TI devem ser utilizados de forma a não prejudicar ou interferir nas atividades dos demais usuários ou na operacionalidade dos serviços e infraestrutura de rede A privacidade e os direitos individuais dos usuários deverão ser respeitados em todos os serviços de TI. É uma violação desta Política o acesso não autorizado a s, dados e tráfego de rede sem devida autorização legal ou do proprietário, o mesmo sendo aplicável aos gestores

5 5 e técnicos que têm acesso aos recursos de TI sendo utilizados, salvo em caso de tratamento de incidentes de segurança ou de recuperação de serviços interrompidos ou degradados É dever dos usuários dos recursos de TI o respeito à propriedade intelectual e direitos autorais, sendo considerado violação desta Política o compartilhamento de arquivos de áudio, vídeo ou dados sem a autorização do proprietário ou em desconformidade com os termos da licença de uso Os recursos de TI devem ser utilizados para atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa, ou seja, para atividades que são a razão de ser da Universidade. 5.6 Responsáveis por TI nas Unidades Todos os Órgãos da Administração e todas as Unidades Acadêmicas da UFRGS devem constituir formalmente, através de ofício expedido pelos respectivos Diretores, um Responsável Administrativo por TI que será o ponto de contato da Unidade com o Centro de Processamento de Dados para tratar das questões de TI da mesma, e receber comunicações de interesse da Unidade O Responsável Administrativo por TI deve ser um servidor da Universidade subordinado à Direção do Órgão Unidade que representa São responsabilidades dos Responsáveis Administrativos de TI a) Ser o contato oficial da Unidade com o CPD para assuntos relacionados à infraestrutura e serviços de TI; b) Conhecer o catálogo de serviços do CPD; c) Participar da lista de responsáveis por TI da UFRGS; d) Divulgar internamente as informações relativas à TI na UFRGS; e) Orientar os usuários da Unidade em relação à: i. Limites de atuação da estrutura de suporte de TI da própria Unidade, caso existente; ii. Necessidade de planejamento para alterações na infraestrutura de TI; iii. Abertura de chamados na CSTI do CPD; f) Nomear e manter atualizada a lista dos Responsáveis Técnicos de TI da Unidade As Unidades da UFRGS podem ter um ou mais Responsáveis Técnicos por TI, apontados pelo Responsável Administrativo por TI. O próprio Responsável Administrativo por TI pode acumular o papel de Responsável Técnicos por TI caso deseje Na falta de um Responsável Técnico por TI, o CPD/UFRGS fica responsabilizado pela execução das atividades técnicas que seriam responsabilidade dos Responsáveis Técnicos por TI São responsabilidades dos Responsáveis Técnicos por TI: a) Apoio na instalação e configuração de software e serviços de TI da UFRGS; b) Apoio nas atividades relativas à infraestrutura física de rede da Unidade; c) Apoio no suporte à rede e dispositivos de rede da Unidade; d) Apoio na configuração e manutenção de servidores, computadores e outros dispositivos de TI da Unidade; e) Apoio no tratamento de incidentes de segurança da informação e prevenção dos mesmos.

6 6 6 Penalidades Violações desta Política de Uso poderão resultar na suspensão, bloqueio ou restrição de acesso aos recursos de TI da UFRGS, de forma temporária ou permanente, sempre que tais medidas forem necessárias para proteção da disponibilidade, integridade e confidencialidade desses ativos, sem prejuízo da aplicação de sanções administrativas, penais e cíveis. 7 Considerações finais Esta política será reavaliada sempre que surgirem novos requisitos corporativos segundo a Legislação vigente.

Política de Tratamento de Incidentes de Segurança da Informação da UFRGS

Política de Tratamento de Incidentes de Segurança da Informação da UFRGS Política de Tratamento de Incidentes de Segurança da Informação da UFRGS Versão 1.0 29/03/2017 1. Introdução 2. Glossário 3. Objetivos 4. Escopo 5. Responsabilidades 6. Procedimentos 7. Considerações finais

Leia mais

Usuários: Gestores de informações: Administradores dos ativos de TI:... 3 POLÍTICA CORPORATIVA

Usuários: Gestores de informações: Administradores dos ativos de TI:... 3 POLÍTICA CORPORATIVA 1/5 Sumário: 01. OBJETIVO:... 2 02. CONCEITUAÇÃO / DEFINIÇÃO:... 2 03. ABRANGÊNCIA / ÁREAS ENVOLVIDAS:... 2 04. RESPONSABILIDADES:... 2 04.01. Responsáveis pela execução das atribuições desta política:...

Leia mais

Usuários: Gestores de informações: Administradores dos ativos de TI:... 3 POLÍTICA CORPORATIVA

Usuários: Gestores de informações: Administradores dos ativos de TI:... 3 POLÍTICA CORPORATIVA 1/6 Sumário: 01. OBJETIVO:... 2 02. CONCEITUAÇÃO / DEFINIÇÃO:... 2 03. ABRANGÊNCIA / ÁREAS ENVOLVIDAS:... 2 04. RESPONSABILIDADES:... 2 04.01. Responsáveis pela execução das atribuições desta política:...

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DIRETRIZES... 3 3.1. TREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO... 3 3.2. COOPERAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÕES... 3 3.3. CONDUTAS

Leia mais

DECISÃO Nº 002/2017. O CONSELHO DO CAMPUS LITORAL NORTE, em sessão de 30/08/2017, DECIDE

DECISÃO Nº 002/2017. O CONSELHO DO CAMPUS LITORAL NORTE, em sessão de 30/08/2017, DECIDE CONSELHO DO CAMPUS DECISÃO Nº 002/2017 O CONSELHO DO, em sessão de 30/08/2017, DECIDE aprovar a Política de Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação do Campus Litoral Norte da Universidade Federal

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA CORPORATIVA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA CORPORATIVA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PARA TERCEIROS Versão 1.0 Março /2010 SUMÁRIO Introdução 3 1. Política Corporativa de Segurança da Informação 4 1.1. Diretrizes 4 1.2. Diretivas de Privacidade

Leia mais

APROVAÇÃO. Presidente do CGSIC. Número da Norma Revisão - Data Emissão Folha 01/IN01/CGSIC/IF 09-24/01/ /02/2016 1/5

APROVAÇÃO. Presidente do CGSIC. Número da Norma Revisão - Data Emissão Folha 01/IN01/CGSIC/IF 09-24/01/ /02/2016 1/5 01/IN01/CGSIC/IF 09-24/01/2017 29/02/2016 1/5 ORIGEM Esta é uma norma complementar à Política de Segurança de Informação e Comunicações (POSIC) e foi elaborada pelo Comitê Gestor de Segurança da Informação

Leia mais

Política de Segurança da Informação - Informática Corporativa

Política de Segurança da Informação - Informática Corporativa Política de Segurança da Informação - Informática Corporativa SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 4 2. DEFINIÇÕES... 4 3. ABRANGÊNCIA... 4 4. DIVULGAÇÃO E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE... 4 5. PRINCIPIOS DA POLITICA

Leia mais

CONTROLE DE APROVAÇÃO REVISADO PELO ÓRGÃO NORMATIVO. Paulo Queiroz Luiza M. Prestrêlo de Lima Diretoria Executiva HISTÓRICO DA ÚLTIMA MODIFICAÇÃO

CONTROLE DE APROVAÇÃO REVISADO PELO ÓRGÃO NORMATIVO. Paulo Queiroz Luiza M. Prestrêlo de Lima Diretoria Executiva HISTÓRICO DA ÚLTIMA MODIFICAÇÃO 1/12 ELABORADO CONTROLE DE APROVAÇÃO REVISADO PELO ÓRGÃO NORMATIVO APROVADO Paulo Queiroz Luiza M. Prestrêlo de Lima Diretoria Executiva HISTÓRICO DA ÚLTIMA MODIFICAÇÃO EDIÇÃO DATA ALTERAÇÕES EM RELAÇÃO

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 1.0 29/01/2018 Sumário 1 Objetivo... 3 2 Conceitos... 3 3 Referências... 4 4 Princípios... 4 5 Diretrizes... 4 6 Responsabilidades...

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO CONCEITOS PRINCÍPIOS DIRETRIZES CORPORATIVAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO... 4

ÍNDICE 1. OBJETIVO CONCEITOS PRINCÍPIOS DIRETRIZES CORPORATIVAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO... 4 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. CONCEITOS... 2 3. PRINCÍPIOS... 3 4. DIRETRIZES CORPORATIVAS... 3 5. ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO... 4 5.1 Gestão de acessos às informações... 4 5.2 Proteção do ambiente... 4 5.3

Leia mais

Portaria da Presidência

Portaria da Presidência 01 RESOLVE: O Presidente da Fundação Oswaldo Cruz, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo creto de 29 de dezembro de 2008 1.0 PROPÓSITO Instituir a Política de Segurança da Informação e Comunicações

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA CIBERTNÉTICA, SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO E CONTINUIDADE.

POLÍTICA DE SEGURANÇA CIBERTNÉTICA, SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO E CONTINUIDADE. SEGURANÇA CIBERTNÉTICA,. Litus Gestão de Recursos Ltda. ( Litus ou Sociedade ) Este material foi elaborado pela LITUS Gestão de Recursos Ltda., não podendo ser copiado, reproduzido ou distribuído sem prévia

Leia mais

4. Violação da Política, Normas e Procedimentos de Segurança da Informação

4. Violação da Política, Normas e Procedimentos de Segurança da Informação Índice 1. Definição... 2 2. Público Alvo... 2 3. Descrição... 2 4. Violação da Política, Normas e Procedimentos de Segurança da Informação... 2 5. Classificação da Informação... 2 6. Utilização/Tratamento

Leia mais

Política de Segurança de Informações

Política de Segurança de Informações Política de Segurança de Informações Junho/2016 Edge Brasil Gestão de Ativos Ltda. 1. Apresentação A Política de Segurança da Informação da Edge Brasil Gestão de Ativos Ltda. ( Edge Investimentos ), aplica-se

Leia mais

Os Dados Pessoais são coletados para os seguintes propósitos e usando os seguintes serviços: POLÍTICA DE PRIVACIDADE COMPLETA

Os Dados Pessoais são coletados para os seguintes propósitos e usando os seguintes serviços: POLÍTICA DE PRIVACIDADE COMPLETA Os Dados Pessoais são coletados para os seguintes propósitos e usando os seguintes serviços: Dados Pessoais: Permissão de armazenamento, Permissão de calendário, Permissão de compartilhamento de Bluetooth,

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Março/2017 Política de Segurança da Informação 1 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. RESPONSABILIDADES... 3 3. DIRETRIZES... 3 A. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO... 3 B. ACESSO À INFORMAÇÃO...

Leia mais

Política de Segurança da Informação CGEE

Política de Segurança da Informação CGEE Política de Segurança da Informação CGEE 1. Objetivos e princípios 1.1. A Política de Segurança da Informação (PSI) do CGEE tem como objetivo estabelecer as orientações, normas, ações e responsabilidades

Leia mais

Política de Segurança da Informação

Política de Segurança da Informação SUMÁRIO 1. OBJETIVOS DA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO... 3 2. DEVER DOS USUÁRIOS DO GRUPO SECULUS... 3 3. CLASSIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO... 3 4. DADOS DOS USUÁRIOS... 4 5. ADMISSÃO E DEMISSÃO DE COLABORADORES

Leia mais

Os processos de segurança da informação devem assegurar a integridade, a disponibilidade e a confidencialidade dos ativos de informação da Apex.

Os processos de segurança da informação devem assegurar a integridade, a disponibilidade e a confidencialidade dos ativos de informação da Apex. 1 POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Disposições Gerais Os sistemas de informação, a infraestrutura tecnológica, os arquivos de dados e as informações internas ou externas, são considerados importantes

Leia mais

PSI Política de Segurança da Informação

PSI Política de Segurança da Informação PSI Política de Segurança da Informação DIRETRIZES PARA A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO 2018 Sumário 1 Objetivo... 03 2 Aplicações da Política de Segurança da Informação... 03 3 Princípios

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CETIC Nº 003, DE 08 NOVEMBRO DE 2018.

RESOLUÇÃO DO CETIC Nº 003, DE 08 NOVEMBRO DE 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação CETIC Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PORTARIA N 252 30 DE ABRIL DE 2013 O REITOR DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC), nomeado por Decreto da Presidência

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ COMITÊ DE GOVERNANÇA DIGITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ COMITÊ DE GOVERNANÇA DIGITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ COMITÊ DE GOVERNANÇA DIGITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2018 - CGD, de 18 de abril de 2018. Estabelece normas e diretrizes

Leia mais

Manual de Regras, Procedimentos e Controles Internos

Manual de Regras, Procedimentos e Controles Internos Manual de Regras, Procedimentos e Controles Internos Fevereiro de 2018 05457-003, São Paulo, SP 1 Controle de versão Título Manual de Regras, Procedimentos e Controles Internos Área responsável Compliance

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E CIBERNÉTICA

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E CIBERNÉTICA MOAT CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E CIBERNÉTICA Versão Atualizada 29 JAN - 19 Av.Brig. Faria Lima, 3015 11º andar Jd. Paulistano - São Paulo/SP fundos@moat.com.br

Leia mais

Política de Backup e Restauração

Política de Backup e Restauração Política de Backup e Restauração Preâmbulo Para manter a continuidade do negócio da UFRGS, em sua missão como instituição de ensino, pesquisa e extensão, é fundamental estabelecer mecanismos que permitam

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 1 - OBJETIVO Prover orientação e apoio para a segurança da informação de acordo com os requisitos do negócio e com as leis e regulamentações pertinentes para a melhor utilização dos recursos disponíveis

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 12/5/2017 INFORMAÇÃO PÚBLICA ÍNDICE 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 CONCEITOS... 3 4 ESTRUTURA NORMATIVA... 3 5 DIRETRIZES... 4 6 RESPONSABILIDADES... 6 7 AÇÕES

Leia mais

O Conselho de Administração da Universidade Federal de São Carlos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, e considerando:

O Conselho de Administração da Universidade Federal de São Carlos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, e considerando: RESOLUÇÃO CoAd nº 070, de 28 de novembro de 2014. Estabelece as Normas e os Procedimentos para o Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação na Universidade Federal de São Carlos O Conselho de Administração

Leia mais

DIRETRIZES DA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

DIRETRIZES DA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DIRETRIZES DA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. APLICAÇÃO... 2 3. REFERÊNCIA... 2 4. CONCEITOS... 2 5. RESPONSABILIDADES... 3 6. PRINCÍPIOS E DIRETRIZES... 3 6.1. Disposições

Leia mais

Política de privacidade 3e60 - Google Play Versão Julho/2017

Política de privacidade 3e60 - Google Play Versão Julho/2017 Política de privacidade 3e60 - Google Play Versão 1.02 - Julho/2017 Controlador de Dados e Proprietário Tipos de Dados coletados Entre os tipos de Dados Pessoais que este Aplicativo recolhe, por si só

Leia mais

Aspectos importantes como a autenticação e autorização. Tipos de ameaças: Atividade não autorizada; Downloads não autorizados; Redes: local de transmi

Aspectos importantes como a autenticação e autorização. Tipos de ameaças: Atividade não autorizada; Downloads não autorizados; Redes: local de transmi MODELO DE REFERÊNCIA DE SEGURANÇA Criado para definir uma arquitetura de rede confiável e que implemente uma política de segurança, que consiste em uma série de regras, procedimentos, autorizações e negações

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE Portal Venda Online

POLÍTICA DE PRIVACIDADE Portal Venda Online POLÍTICA DE PRIVACIDADE Portal Venda Online Como parte integrante dos Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal Venda Online, este documento, denominado Política de Privacidade, tem por finalidade

Leia mais

Agenda. Estrutura de TI na Universidade A DTI Regulamento Geral e Portarias Informe problemas de rede Perguntas e Sugestões

Agenda. Estrutura de TI na Universidade A DTI Regulamento Geral e Portarias Informe problemas de rede Perguntas e Sugestões Panorama de TI Agenda Estrutura de TI na Universidade A DTI Regulamento Geral e Portarias Informe problemas de rede Perguntas e Sugestões Estrutura de TI na universidade AI - Assessoria de Informática

Leia mais

Regulamento-Geral de uso de recursos de TI e Correio Eletrônico

Regulamento-Geral de uso de recursos de TI e Correio Eletrônico Disciplina de Introdução à Computação Regulamento-Geral de uso de recursos de TI e Correio Eletrônico Aula 01 Edmar André Bellorini Ano letivo 2018 Introdução Regulamento-Geral de uso dos recursos de Tecnologia

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE DO nsmobile RESUMO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE COMPLETA

POLÍTICA DE PRIVACIDADE DO nsmobile RESUMO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE COMPLETA POLÍTICA DE PRIVACIDADE DO nsmobile Este aplicativo recolhe alguns dados pessoais dos usuários RESUMO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE Os dados pessoais são coletados para os seguintes propósitos e usando os

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DE SEGURANÇA ÍNDICE 1. POLÍTICA DE SEGURANÇA 3 2. CONTROLE DE DOCUMENTO 3 3. ESPECIFICAÇÃO 3 3.1. Objetivo 3 3.2. Responsabilidades e Proibições 4 3.3. Senhas 5 3.4. Realizações de Backups 6 4.

Leia mais

Política de Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Vale do São Francisco. CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares

Política de Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Vale do São Francisco. CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Política de Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação na CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º - Pela presente Norma, ficam estabelecidas as normas para o uso dos recursos de tecnologia da

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE 1. PROTEÇÃO DE INFORMAÇÕES PESSOAIS (DATA PROTECTION) Os fundamentos de proteção de dados pessoais estão baseados em oito princípios que representam as regras obrigatórias no Processamento

Leia mais

POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Política Operacional (DO) TIPO NÚMERO UNE MP PR SB - REVISÃO DOCUMENTO DOCUMENTO NM 07 01 00 PL 001-00 Alterações

Leia mais

Resumo da Política de Privacidade. Política de privacidade completa

Resumo da Política de Privacidade. Política de privacidade completa Política de Privacidade do Aplicativo La&k Este aplicativo recolhe alguns dados pessoais dos usuários. Resumo da Política de Privacidade Os dados pessoais são coletados para os seguintes propósitos e usando

Leia mais

PORTARIA DA REITORIA Nº 471, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2016

PORTARIA DA REITORIA Nº 471, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2016 PORTARIA DA REITORIA Nº 471, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2016 Regulamenta as normas para uso seguro do correio eletrônico e listas de e-mails institucionais da UFABC. O REITOR DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Política de Privacidade

Política de Privacidade Política de Privacidade Esta Política de Privacidade se aplica ao cadastro e uso do aplicativo Houpa! (doravante Houpa ou Aplicativo ), que é gerido por 8 AS Serviços e Tecnologia S/A, aplicando-se indistintamente

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG

TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG DTI Diretoria de Tecnologia da Informação Sumário SUMÁRIO... 2 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. TERMOS E DEFINIÇÕES... 3 3. REGRAS PARA

Leia mais

RQN VKEC"FG"RTKVCEKFCFG" "EEO"KPFÚUVTKC"G"EQOÖTEKQ"

RQN VKECFGRTKVCEKFCFG EEOKPFÚUVTKCGEQOÖTEKQ RQN VKEC"FG"RTKVCEKFCFG" "EEO"KPFÚUVTKC"G"EQOÖTEKQ" A presente Política se aplica ao Site Eletrônico www.hipopobaby.com.br, ora denominado Site, de titularidade da CCM Indústria e Comércio de Produtos

Leia mais

Controles Internos POLÍTICA DE SIGILO E CONFIDENCIALIDADE

Controles Internos POLÍTICA DE SIGILO E CONFIDENCIALIDADE Controles Internos POLÍTICA DE SIGILO E CONFIDENCIALIDADE 1. O presente Código de Conduta tem também como objetivo estabelecer a política de sigilo e confidencialidade e de proteção propriedade intelectual

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Observação Código Documento Rev. Folha

POLÍTICA DE SEGURANÇA. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Observação Código Documento Rev. Folha Documentação da Política de Segurança BRA_STI 1.1 1 / 9 POLÍTICA DE SEGURANÇA Autor: Brainvest Consultoria Financeira Ltda. Data de Criação: 09 de Abril de 2012 Última Atualização: 08 de Junho de 2015

Leia mais

Portaria UNESP - 385, de Baixa o Regulamento Geral para Uso e Administração de Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação na UNESP

Portaria UNESP - 385, de Baixa o Regulamento Geral para Uso e Administração de Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação na UNESP Portaria UNESP - 385, de 25-06-2012 Baixa o Regulamento Geral para Uso e Administração de Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação na UNESP O Vice-Reitor no Exercício da Reitoria da Universidade

Leia mais

Política de Confidencialidade e Segurança da Informação

Política de Confidencialidade e Segurança da Informação Política de Confidencialidade e Segurança da Informação Objetivo Estabelecer princípios e diretrizes de proteção das informações no âmbito da JOURNEY CAPITAL. A quem se aplica? Sócios, diretores, funcionários,

Leia mais

ÍNDICE 3. COLETA DE INFORMAÇÕES PELO PORTAL INSTITUCIONAL

ÍNDICE 3. COLETA DE INFORMAÇÕES PELO PORTAL INSTITUCIONAL POLÍTICA Classificação da Informação: EXTERNA Política: PSI-013 - POLÍTICA DE PRIVACIDADE Versão: 1.0 Vigência: 01.08.2016 Atualização: 10.08.2017 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. USO DE COOKIES 3. COLETA DE INFORMAÇÕES

Leia mais

REGULAMENTO GERAL PARA O USO DA REDE DE COMPUTADORES DO CAMPUS DE ITAPEVA / UNESP 1. INTRODUÇÃO

REGULAMENTO GERAL PARA O USO DA REDE DE COMPUTADORES DO CAMPUS DE ITAPEVA / UNESP 1. INTRODUÇÃO REGULAMENTO GERAL PARA O USO DA REDE DE COMPUTADORES DO CAMPUS DE ITAPEVA / UNESP 1. INTRODUÇÃO O presente documento visa regulamentar o uso apropriado da rede de computadores do Campus de Itapeva (CI),

Leia mais

DOS USUÁRIOS. Art. 4º. Aos usuários compete:

DOS USUÁRIOS. Art. 4º. Aos usuários compete: REGIMENTO INTERNO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA DA AJURIS (APROVADO PELO CONSELHO EXECUTIVO EM 27.04.2009, ALTERADO PELO CONSELHO EXECUTIVO EM 11.08.2009) Regula a utilização dos equipamentos de informática,

Leia mais

CODIGO DE ETICA E CONDUTA

CODIGO DE ETICA E CONDUTA A quem se destina este Manual CODIGO DE ETICA E CONDUTA Este documento estabelece importantes diretrizes para o cumprimento dos padrões da companhia, no que se refere às práticas comerciais e aos negócios.

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA Política nº 402 POLÍTICA DE USO DE TECNOLOGIA. Data da emissão inicial Data do versão atual Página. Página 1 de 6 12/98 01/04/15

POLÍTICA CORPORATIVA Política nº 402 POLÍTICA DE USO DE TECNOLOGIA. Data da emissão inicial Data do versão atual Página. Página 1 de 6 12/98 01/04/15 Data do versão atual 01/04/15 1 de 6 Esta política estabelece as normas que regem o uso e o acesso aos recursos de informação e tecnologia de comunicação da empresa e os registros relacionados, incluindo:

Leia mais

Institui a Política de Segurança da Informação e Comunicações - POSIC no âmbito da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC.

Institui a Política de Segurança da Informação e Comunicações - POSIC no âmbito da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC. PORTARIA PREVIC Nº 204, DE 18.04.2013 Institui a Política de Segurança da Informação e Comunicações - POSIC no âmbito da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC. A DIRETORIA COLEGIADA

Leia mais

Política de Privacidade do mobile Cartão Virtual

Política de Privacidade do mobile Cartão Virtual Política de Privacidade do mobile Cartão Virtual Este Aplicativo recolhe alguns Dados Pessoais dos Usuários. Resumo da Política de Privacidade Os Dados Pessoais são coletados para os seguintes propósitos

Leia mais

PSI - Política de Segurança da Informação 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVOS. Documento de Diretrizes e Normas Administrativas

PSI - Política de Segurança da Informação 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVOS. Documento de Diretrizes e Normas Administrativas 1. INTRODUÇÃO Com a preocupação de mantermos a segurança nas atividades da Level 4, apresentamos neste documento um conjunto de instruções e procediemntos para normalizar e melhorar a visão e atuação em

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PATRIMONO GESTÃO DE RECURSOS LTDA.

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PATRIMONO GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PATRIMONO GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Aprovada em 05/07/2017 1 1) Objetivo O objetivo deste documento é definir a política de segurança da informação da Patrimono Gestão

Leia mais

POLÍTICA DE USO E PRIVACIDADE DO APLICATIVO SMARTASSIST

POLÍTICA DE USO E PRIVACIDADE DO APLICATIVO SMARTASSIST POLÍTICA DE USO E PRIVACIDADE DO APLICATIVO SMARTASSIST A Alfatest Indústria e Comércio de Produtos Eletrônicos S.A. ( Alfatest ), pessoa jurídica de direito privado inscrita no CNPJ sob o nº 53.536.991/0001-98,

Leia mais

MÓDULO CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA.

MÓDULO CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. MÓDULO CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Política de Segurança da Informação Junho de 2016 ÍNDICE POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO... 2 (A) Objetivo... 2 (B) Gestão de Segurança da Informação... 2 (C)

Leia mais

GIS-P-ISP-09. Procedimento de Classificação da Informação

GIS-P-ISP-09. Procedimento de Classificação da Informação Revisão: 01 Folha: 1/ 13 Revisado em: 24/06/2013 GIS-P-ISP-09 Procedimento de Classificação da Informação Revisão: 01 Folha: 2/ 13 Revisado em: 24/06/2013 FOLHA DE CONTROLE Histórico de Revisões Data Versão

Leia mais

Portaria UNESP - 385, de Baixa o Regulamento Geral para Uso e Administração de Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação na UNESP

Portaria UNESP - 385, de Baixa o Regulamento Geral para Uso e Administração de Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação na UNESP Portaria UNESP - 385, de 25-06-2012 Baixa o Regulamento Geral para Uso e Administração de Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação na UNESP O Vice-Reitor no Exercício da Reitoria da Universidade

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE A FUNCIONAL, com o escopo de firmar o compromisso junto aos Usuários visando a segurança e privacidade das informações transitadas e recepcionadas através de seus sites www.funcionalcorp.com.br;

Leia mais

REITORIA Assessoria de Informática

REITORIA Assessoria de Informática Portaria UNESP - 385, de 25-06-2012 REITORIA Baixa o Regulamento Geral para Uso e Administração de Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação na UNESP O Vice-Reitor no Exercício da Reitoria da

Leia mais

MINHA SENHA É Alterar as senhas regularmente sempre que solicitado ou quando existir qualquer indicação de comprometimento da mesma.

MINHA SENHA É Alterar as senhas regularmente sempre que solicitado ou quando existir qualquer indicação de comprometimento da mesma. Alterar as senhas regularmente sempre que solicitado ou quando existir qualquer indicação de comprometimento da mesma. MINHA SENHA É #@!& A SENHA É DE RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO E DE USO PESSOAL, POR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 8, DE 26 DE MARÇO DE 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 8, DE 26 DE MARÇO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Secretaria Geral UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 8, DE 26 DE MARÇO DE 2018 Aprova a Política

Leia mais

Política da Segurança da Informação e Comunicações da Eletrobras Distribuição Alagoas. Versão 1.0

Política da Segurança da Informação e Comunicações da Eletrobras Distribuição Alagoas. Versão 1.0 Política da Segurança da Informação e Comunicações da Eletrobras Distribuição Alagoas Versão 1.0 05/03/2013 Sumário 1 Objetivo Geral 2 Conceitos 3 Referências 4 Responsabilidades 5 Princípios 6 Disposições

Leia mais

POLÍTICA DE USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO IFRS- CAMPUS ALVORADA

POLÍTICA DE USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO IFRS- CAMPUS ALVORADA POLÍTICA DE USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO IFRS- CAMPUS ALVORADA Dispõe sobre a regulamentação do uso dos laboratórios de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. Versa Gestora de Recursos Ltda.

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. Versa Gestora de Recursos Ltda. POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Versa Gestora de Recursos Ltda. Janeiro/2018 ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 3 OBJETIVOS... 3 SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES... 3 TREINAMENTO DE SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES... 5 RELATÓRIO

Leia mais

H11 GESTÃO DE RECURSOS LTDA.

H11 GESTÃO DE RECURSOS LTDA. H11 GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Empresa: Documento: H11 Gestão de Recursos Ltda. Versão anterior: 30/09/2015 Atualização: 18/02/2016 Data Emissão / Revisão n.º revisão: 18/02/2016 ver. 2 Página: 2 1. DIRETRIZES

Leia mais

Política de Privacidade

Política de Privacidade Please note: this document is only available in Portuguese language Anmerkung: Dieses Dokument ist nur in portugiesischer Sprache verfügbar Leia atentamente os termos e condições abaixo Em atenção e respeito

Leia mais

Regulamento de TIC do Inatel. I Definições. II Dos Usuários. III Da Utilização e Acesso

Regulamento de TIC do Inatel. I Definições. II Dos Usuários. III Da Utilização e Acesso Regulamento de TIC do Inatel Dispõe sobre as normas e procedimentos de uso apropriado dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e da proteção e privacidade efetiva dos usuários desses

Leia mais

Política de Privacidade

Política de Privacidade Política de Privacidade Como parte integrante dos Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal KITEI, este documento, denominado Política de Privacidade, tem por finalidade estabelecer as regras sobre

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SOKA - G Suite for Education

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SOKA - G Suite for Education CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SOKA - G Suite for Education Todos os colaboradores, alunos e responsáveis legais são responsáveis pela observância deste Código, sendo que a supervisão direta das normas e procedimentos

Leia mais

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS. Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação - UTIC

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS. Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação - UTIC DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação - UTIC ÁREAS DE ATUAÇÃO Modernização e Manutenção da Infraestrutura de TI Desenvolvimento, Manutenção e Suporte a

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTOS

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTOS PORTARIA nº 486, de 19 de dezembro de 2017. Institui e disciplina a Política de Segurança da Informação do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Santos RUI SÉRGIO GOMES

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E CIBERNÉTICA SAFARI CAPITAL

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E CIBERNÉTICA SAFARI CAPITAL POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E CIBERNÉTICA SAFARI CAPITAL Jan / 2019 P á g i n a 2 8 APRESENTAÇÃO A Política de Segurança da Informação da Safari Capital ( Safari ), aplica-se a todos os sócios,

Leia mais

Rabobank Segurança Cibernética

Rabobank Segurança Cibernética INFORMAÇÕES SOBRE A POLÍTICA DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA DO BANCO RABOBANK 1. INTRODUÇÃO Este documento consiste em uma versão simplificada da Política de Segurança Cibernética do Banco Rabobank International

Leia mais

POLÍTICA. TÍTULO: PLT-SGR Política do SGSI - SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO APROVADO

POLÍTICA. TÍTULO: PLT-SGR Política do SGSI - SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO APROVADO 1/5 CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO APROVADO 0000536 - André Delgado- SEGURANCA Danielle Souza; Oscar Zuccarelli; HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA REV. ALTERAÇÕES Atualização do item 2.2 - Solicitar

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE A DENGO sabe o quanto sua segurança e privacidade são importantes e se preocupa muito com isso. Para garantir uma relação transparente, segue abaixo a Política de Privacidade adotada

Leia mais

Regulamento e Políticas de dos Laboratórios de Informática da URCAMP Campus Sant'Ana do Livramento

Regulamento e Políticas de dos Laboratórios de Informática da URCAMP Campus Sant'Ana do Livramento Regulamento e Políticas de Uso dos Laboratórios de Informática da URCAMP Campus Sant'Ana do Livramento 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente documento dispõe sobre as normas de conduta e utilização dos

Leia mais

1. Introdução PUBLIC - 1

1. Introdução PUBLIC - 1 1. Introdução Este documento fornece um resumo das atividades e diretrizes de Segurança da Informação e Cibernética estabelecidos na estrutura de Governança de Riscos do HSBC Brasil, instituídos por intermédio

Leia mais

Regras de Correio Eletrônico

Regras de Correio Eletrônico Regras de Correio Eletrônico Você utiliza o e-mail [você]@aacd.org.br? Então anualmente você precisa relembrar os compromissos que os usuários de correio eletrônico tem para utilizar esta ferramenta. Confira

Leia mais

TERMO DE USO DO SISTEMA CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE (SISTEMA CARTÃO) POR OPERADORAS DE PLANOS PRIVADOS DE SAÚDE

TERMO DE USO DO SISTEMA CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE (SISTEMA CARTÃO) POR OPERADORAS DE PLANOS PRIVADOS DE SAÚDE TERMO DE USO DO SISTEMA CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE (SISTEMA CARTÃO) POR OPERADORAS DE PLANOS PRIVADOS DE SAÚDE 1. Como parte do projeto de emissão do Cartão Nacional de Saúde para beneficiários de planos

Leia mais

INSTITUTO DE PSICOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (BACHAREL - FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO) CAMPUS NITERÓI

INSTITUTO DE PSICOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (BACHAREL - FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO) CAMPUS NITERÓI INSTITUTO DE PSICOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (BACHAREL - FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO) CAMPUS NITERÓI REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA TÍTULO I -

Leia mais

COMITÊ DE TECNOLOGIA DA. INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CoTIC) RedeUFSC Sem Fio: Política de Uso. Versão 1.0

COMITÊ DE TECNOLOGIA DA. INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CoTIC) RedeUFSC Sem Fio: Política de Uso. Versão 1.0 COMITÊ DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CoTIC) RedeUFSC Sem Fio: Política de Uso Versão 1.0 Florianópolis, Agosto de 2014. 1 Apresentação e Justificativa A Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE A Sascar, empresa do grupo Michelin, construiu o aplicativo Sascar como um aplicativo comercial. Esse SERVIÇO é providenciado pela Sascar e é usado com esta pretensão. Essa página

Leia mais

Índice /1 Confidencialidade Página 1 de 10 Classificação da Informação: Interna (Normativo Confidencialidade)

Índice /1 Confidencialidade Página 1 de 10 Classificação da Informação: Interna (Normativo Confidencialidade) Índice 1. Definição... 2 2. Público alvo... 2 3. Descrição... 2 3.1. Objetivo... 2 3.2. Gestão e Utilização das Informações... 2 3.3. Propriedade Intelectual... 3 3.4. Classificação da Informação... 3

Leia mais