Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas"

Transcrição

1 Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras TIC de Mãos Dadas com o Social Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas

2 módulo VII REDE ECONÔMICA 02

3 Rede Econômica 02 Objetivos: Aprender as demais funcionalidades do Cirandas relacionadas ao empreendimento Conteúdo: Adicionando produtos em um empreendimento A importância de informar sobre matérias primas e insumos dos produtos A importância de informar a composição do preço dos produtos e serviços Vitrine de Produtos Cesta de Compras Cartão online Atividade prática Resumindo esta aula

4 Apresentação Estamos de volta, queridas Cirandeiras e caros Cirandeiros! Vamos continuar aprendendo sobre o Cirandas.net!

5 Adicionando produtos ao empreendimento Agora que você já está craque em atividades como editar as informações do empreendimento, convidar pessoas para integrá-lo, etc, vamos aprender como cadastrar produtos e serviços no seu empreendimento!

6 Adicionando produtos ao empreendimento Mas eu preciso mesmo cadastrar meus produtos e serviços? Sim, minha querida baiana. Isso é importante para que as pessoas possam conhecê-los! Você pode também cadastrar uma imagem, os preços e insumos que compõem os seus produtos!

7 Adicionando produtos ao empreendimento Lembre que toda vez for preciso fazer alterações no site do empreendimento, deve-se fazer o login com seu nome de usuário e senha. Depois disso, o/a integrante deve clicar em Gerenciar Empreendimento, que fica abaixo do nome da pessoa no canto direito superior.

8 Adicionando produtos ao empreendimento No Painel de Controle do empreendimento, clique em Gerenciar Produtos e serviços. Nesta opção vamos ver como incluir o produto, informar sua unidade de medida, o preço e a sua composição, os qualificadores para o produto.

9 Adicionando produtos ao empreendimento Depois, será preciso clicar em Novo produto ou serviço. Se já houver produtos cadastrados no seu empreendimento, será exibida uma lista como a que está abaixo.

10 Adicionando produtos ao empreendimento Agora, baiana, você precisa dizer pro Cirandas o que quer adicionar: produto ou serviço. Vamos cadastrar um produto? Vamos sim! Eu e os/as integrantes do empreendimento decidimos que vamos adicionar todas as informações que tivermos sobre os produtos, especialmente porque esses produtos que vamos ofertar em nosso site são bem diferentes entre si. Estou tão ansiosa, me mostre como se faz! Pode usar como exemplo um produto bem simples...

11 Adicionando produtos ao empreendimento Então, vamos lá! É assim: no primeiro bloco da janela que irá abrir, você precisará informar os Produtos, no segundo, o tipo de produto, a partir do terceiro em diante, informe os subtipos. Isto é para o Cirandas entender direitinho o que você está adicionando. Um detalhe: A seleção de informações nas três categorias é importante, mas, a partir da primeira, já é possível clicar em salvar. Depois de fazer sua (as) escolha (as), clique em Salvar e continuar.

12 Adicionando produtos ao empreendimento Pronto, o produto está cadastrado! Precisamos agora, completar as informações. Vamos editar o nome e a unidade do produto clicando no link.

13 Adicionando produtos ao empreendimento Caso o nome que foi gerado ao inserir o produto não esteja completo, é possível complementá-lo por aqui.

14 Adicionando produtos ao empreendimento É por aqui que também será informado o tipo de unidade de medida do produto ou serviço. Há várias opções para escolher. Já sei! Depois é preciso clicar em salvar, não é?! Assim, fica armazenado o que foi informado ao Cirandas.

15 Adicionando produtos ao empreendimento Muito bem! E o preço? Como eu cadastro o preço do produto que o nosso empreendimento que comercializar? Ótima questão, baiana, esse é o próximo passo!

16 Adicionando produtos ao empreendimento Vamos clicar em 'Adicionar preço e outras informações básicas'!

17 Adicionando produtos ao empreendimento A página ao lado será exibida. Vamos informar o preço, o desconto, se houver, se está disponível.

18 Adicionando produtos ao empreendimento Agora, vamos clicar em 'Adicionar novo qualificador' para classificar Corretamente o produto.

19 Adicionando produtos ao empreendimento Selecione o Qualificador e o Certificador.

20 Adicionando produtos ao empreendimento Para tudo, meu rei! O que é isso, hein? Qualificador? Certificador? Já explico: Qualificador será uma informação a mais que será dada ao produto ou serviço, mostrando que o empreendimento, por exemplo, é Quilombola ou que sua produção é Agroecológica. Certificador é quando o empreendimento conta com uma organização, um processo participativo ou autodeclara seus produtos, serviços ou sua forma de produção com Qualificadores.

21 Adicionando produtos ao empreendimento Vamos dar uma olhada nas opções de Qualificador. O meu produto, por exemplo, tem um qualificador: Comércio Justo e Solidário.

22 Adicionando produtos ao empreendimento O Certificador, neste caso é auto declarado, quer dizer, os/as próprios/as trabalhadores/as do empreendimento que afirmam que seus produtos tem este qualificador.

23 Adicionando produtos ao empreendimento Depois de selecionar um qualificador e um certificador, vamos clicar em 'Salvar'.

24 Adicionando produtos ao empreendimento Tudo salvo até aqui?! Veja que o preço, qualificador e o certificador selecionados serão exibidos. Estas informações precisam estar sempre atualizadas! Quando for preciso fazer alterações no preço ou incluir novo qualificador e certificador, é preciso ir no Painel de controle do empreendimento, entrar em Gerenciar produtos e serviços, clicar sobre o nome do produto e faça as alterações pelo 'Editar informações básicas'

25 Adicionando produtos ao empreendimento Para mostrar uma imagem do seu produto, clique em 'Mudar imagem'. Isto é bem importante, pois quem visitar o site do empreendimento no Cirandas irá ver como são os produtos oferecidos pelos empreendimento.

26 Adicionando produtos ao empreendimento Em seguida, clique em 'Escolher Arquivo'

27 Adicionando produtos ao empreendimento Vamos selecionar a imagem desejada na tela Escolher arquivo, clicando em cima da imagem, depois em Abrir. Ao voltar para a tela principal, não se esqueça de clicar em Salvar. A imagem deve ter no máximo 5.0 MB.

28 Adicionando produtos ao empreendimento Seu exemplo foi ótimo. Deu pra fazer tudo: já informei o preço, o desconto e até selecionei uma foto do meu produto. Agora é só descansar... Ainda não, baiana! O que já está bom pode ficar ainda melhor! CLIQUE AQUI para ver o vídeo sobre como inserir produto/serviço, inserir a imagem do produto, informar preço e unidade.

29 Adicionando produtos ao empreendimento Quando uma pessoa visitar o site do empreendimento e ver os seus produtos, será importante que tenha informações detalhadas sobre formas de uso, do que e como é feito o produto e o porque o preço tem tal valor. Nestas três abas podemos informar tudo isto.

30 Adicionando produtos ao empreendimento A primeira aba, é para escrever uma descrição do produto, a fim de facilitar a sua identificação por pessoas que procuram por ele. Aqui é possível dizer, por exemplo, por que o produto tem os qualificadores que foram informados antes, detalhes do produto ou como pode ser usado. Para isto clique em Adicione alguma descrição ao seu produto.

31 Adicionando produtos ao empreendimento Vamos lá! Veja que é possível deixar o texto bem detalhado usando as opções desta barra. Ao terminar, clique em Salvar.

32 Adicionando produtos ao empreendimento A descrição fica registrada no espaço abaixo da aba Descrição

33 Adicionando produtos ao empreendimento Agora, vamos clicar na aba 'Insumos e matéria-prima' para informá-los.

34 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Mas pra que isso de colocar insumo e matéria-prima? Precisa mesmo? A informação dos insumos e matérias-primas de cada produto é importante para mostrar do que ele é feito e para que as ferramentas de busca possam localizá-lo corretamente. Vamos aprender a cadastrá-los?

35 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Vamos clicar em 'Adicionar insumos ou matéria-prima'.

36 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Cada insumo ou matéria-prima é informado separadamente, quer dizer que será incluído no Cirandas um de cada vez. Para isto, é importante ter a lista de insumos ou matérias-primas de cada produto e ir inserindo um a um. Vamos fazer um juntos/as: o primeiro passo é clicar numa opção Produto ou Serviço. Às vezes, para preparar um produto é preciso contratar um serviço. Por exemplo, para fazer um alimento, um empreendimento pode contratar uma nutricionista para fazer a tabela nutricional. Este é um insumo e deve ser informado aqui como serviço.

37 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos No segundo bloco, informe um tipo que deve estar relacionado ao que foi escolhido no primeiro bloco. No terceiro bloco, é possível escolher os subtipos. Ao terminar, clique em Salvar e continuar.

38 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Logo abaixo do insumo ou matéria-prima adicionado, aparecerá um botão Clique aqui para adicionar PREÇO e a QUANTIDADE. No caso deste exemplo simples, a Cartolina servirá para empacotar os parafusos, logo precisaremos comprar esta cartolina, então este insumo vai compor o preço do produto. Clique ali!

39 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Preencha a quantidade utilizada por pacote de parafuso e o preço. Depois responda as perguntas muito importantes: sobre o impacto no preço final do produto e se ele foi produzido por um empreendimento solidário.

40 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Tudo preenchido? Vamos clicar em Salvar.

41 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Para adicionar mais insumos e matérias primas, clique novamente em Adicionar novo insumo ou matéria-prima e repita o processo que acabamos de aprender.

42 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Repetimos o processo e adicionamos outro insumo. Olhe aqui!

43 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Mas, e se eu informar alguma coisa errada ou o preço de algum item mudar? Como faço para alterar? Relaxa, baiana! Você também pode alterar ou excluir dados dos seus produtos ou serviços.

44 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Se desejar alterar alguma informação, é só clicar em 'Editar'.

45 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Faça as alterações necessárias e clique em 'Salvar'

46 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Para excluir algum insumo ou matéria-prima, é só clicar No botão 'Remover'

47 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos E depois pressionar o botão 'OK' para confirmar a exclusão.

48 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Se desejar editar a categoria do produto ou serviço clique em 'Alterar'. Não se esqueça de salvar após realizar as alterações.

49 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Nossa, quanta coisa interessante! Não quero deixar passar nenhuma informação! Quero aplicar todos esses detalhes aos produtos do nosso empreendimento. Você está indo muito bem! Mas, se tiver alguma dúvida, é só rever o material com toda a calma. Também dá para pedir ajuda na Comunidade Ajuda do Cirandas ou procurar um Ponto de Apoio ao Cirandas, lembra? Vamos prosseguir que tem mais. Veja o vídeo que orienta como usar as três abas de detalhamento de produtos e serviços na vitrine dos sites de empreendimentos do Cirandas:

50 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Devemos tentar sempre mostrar a composição dos preços. Na Economia Solidária, o comércio deve ser justo e transparente, por isso é importante mostrar o preço de cada insumo, de cada matéria-prima, ou seja, de cada parte de nossos produtos.

51 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Agora vamos aprender a compor o preço dos nossos produtos. Vamos clicar em Composição de preço.

52 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Veja só! O preço dos insumos já aparece aqui. Lembrando que, no exemplo, a cartolina para fazer o pacote dos parafusos custava R$ 0,30. Viu só como foi importante preencher as informações de Insumos e matéria-prima!

53 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos O preço de um produto ou serviço é composto pelos insumos/ matéria-prima, pelos custos de produção, como o trabalho para produzi-lo, as despesas administrativas e tributárias e outros valores, a depender de cada empreendimento ou setor produtivo. Clique em Descreva o custo de produção

54 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Esta barra mostra que o produto custa R$ 3,00, sendo R$ 0,30 de insumos. Ainda faltam R$ 2,70 que justifiquem o preço final deste produto. Vamos clicar em Novo custo para adicionar mais custos.

55 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Aparece o novo custo a ser inserido. Caso existam taxas ou impostos, preencha o valor neste campo.

56 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Com R$ 0,70 de imposto mais R$ 0,30 de insumos, ainda faltam R$ 2,00 para formar o preço deste produto. Vamos clicar em Novo custo novamente.

57 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Para produzir parafuso é preciso o trabalho das pessoas. Vamos incluir na composição do preço, R$2,00 referente ao trabalho. Para isto, complete a linha seguinte às taxas.

58 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Opa! Não existe esta opção, então vamos criá-la. Clique em Outro custo.

59 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Aparecerá esta janela. Digite o nome do novo custo aqui. Depois clique em OK.

60 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Agora a composição do preço está completa. Clique em Salvar.

61 Informando sobre matérias-primas e insumos dos produtos Mostrar a formação dos preços dos produto é um ato solidário, pois você está compartilhando informações com outros/as produtores/as e com consumidores/as. Desta forma estamos ensinando às pessoas como foi construído o nosso produto, como foram utilizados os recursos na produção e qual foi o valor daquela construção.

62 Produtos e Serviços no Cirandas Até aqui, vimos todas as funcionalidades que estão em Gerenciar Produtos e Serviços, que é lugar onde cada empreendimento apresenta as informações do que quer oferecer no Cirandas. Todos os produtos e serviços que forem inseridos pelo Gerenciar produtos e serviços, serão mostrados na vitrine do site do empreendimento que pode ser acessada direto no menu Nossos Produtos.

63 Produtos e Serviços no Cirandas Quer saber mais? Veja o vídeo sobre a vitrine de produtos do Cirandas.net Essa tela exibirá a 'Vitrine de Produtos', com todos os produtos e serviços oferecidos pelo empreendimento. Todas as atualizações que você fez estarão refletidas nessa página. Todo usuário da Internet poderá ver essa página.

64 Produtos e Serviços no Cirandas IMPORTANTE! A edição da seção Nossos Produtos é feita pelo Gerenciar produtos e serviços. E, a edição das seções Início, Quem Somos, Pontos de Venda e Galeria de Imagens é feita diretamente em cada uma destas páginas, pelo botão Editar. Lembra?! Quanto à seção Fale Conosco, se precisar mudar o e mail de contato, será preciso ir ao painel de controle e clicar em Informações e configurações do empreendimento.

65 Cesto de Compras Agora vamos aprender a habilitar uma função muito jóia para o empreendimento: a Cesto de Compras. Esta funcionalidade é fundamental se o empreendimento deseja comercializar seus produtos e serviços pelo site do Cirandas.net. É pelo Cesto de Compras que a/o consumidor poderá fazer os pedidos diretamente ao empreendimento. Clique em Painel de controle. Você percebeu que tem dois caminhos para acessar o Painel de Controle do site do empreendimento? 1 Lá pelo canto direito superior, junto do nome de usuário Cirandas. 2 Se que administra o site estiver dentro do site do empreendimento, o link para o painel de controle estará disponível embaixo da logo/foto do empreendimento.

66 Cesto de Compras O cesto de compras é uma funcionalidade que permite que qualquer pessoa que esteja navegando pela internet e visite o site do empreendimento possa fazer pedidos dos produtos/ serviços apresentados na vitrine. Antes de habilitar esta função, é fundamental que o empreendimento tenha decidido que o seu site no Cirandas tem como objetivo comercializar seus produtos ou serviços e tenha combinado qual a abrangência que consegue atender. Tudo certo? Clique em Cesto de Compras.

67 Cesto de Compras Para ter o Cesto de compras e os/as visitantes do site poderem fazer pedidos dos produtos e serviços expostos na vitrine, clique na opção Habilitada? E, para mostrar custo de entrega quando alguém fizer um pedido, clique em Entrega? Neste caso, abrirá uma caixa para que seja informado valores e opções da entrega. IMPORTANTE! Nesta versão do Cirandas, se clicar em Entrega? E não informar o custo, pode ser compreendido como frete grátis! Por isto, é bem importante Incluir informações precisas neste campo.

68 Cesto de Compras Agora clique em Salvar.

69 Cesto de Compras Ao voltar para a vitrine, clicando na seção Nossos Produtos, o cesto de compras estará disponível embaixo da imagem de cada produto/ serviço disponível.

70 Cesto de Compras A partir de agora as pessoas poderão comprar de forma prática e organizada. Vamos fazer um teste? Como exemplo, vamos adicionar parafusos e tapetes. Clique em Adicionar ao cesto

71 Cesto de Compras Aparecerá aqui uma caixa que informa os produtos que a pessoa escolheu.

72 Cesto de Compras No box do Cesto de Compras tem as seguintes opções: - Esvaziar cesta: caso desista da compra. - Remover produto: caso queira excluir um produto isolado. - Finalizar pedido: para concluir o pedido. Clicando aqui será enviado um ao empreendimento com o pedido e o empreendimento entrará em contato com o/a consumidor/a para fechar a compra. - Esconder cesta. E ainda mostra o Valor Total da compra.

73 Cesto de Compras Vamos clicar em Finalizar pedido.

74 Cesto de Compras Aparecerá o seguinte formulário. Preencha-o e clique em Enviar pedido de compra.

75 Cesto de Compras Em seguida, o/a consumidor/ra receberá um com essas informações. Quarta feira, 23 de Setembro de :30

76 Cesto de Compras O empreendimento também receberá um com o pedido. A partir das informações que o/a consumidor/ra colocou no formulário, o empreendimento entrará em contato por ou telefone para concluir a venda.

77 Cesto de Compras Depois da compra feita, não esqueça de esvaziar sua cesta.

78 Cesto de Compras Aparecerá esta mensagem. Clique em OK. Aprenda neste vídeo outra maneira de habilitar e usar a funcionalidade Cesto de Compras,

79 Elaborando um cartão on-line Cartão de visita Agora que o empreendimento está com um site atualizado no Cirandas.net, seria bom divulgar o endereço, concorda?! Um jeito é enviando para todos os seus contatos, postar nas redes sociais que os/as integrantes do empreendimento já participam, fazer um cartaz/ banner para colocar nas feiras ou na sede do empreendimento. Outra forma de divulgar, é fazendo um cartão de visitas. O cartão de visita é uma forma resumida de você apresentar o seu empreendimento e fornecer telefone e endereço para que outras pessoas possam localizá lo.

80 Elaborando um cartão on-line No navegador, vamos digitar: A página apresenta à esquerda o desenho do cartão, onde poderemos incluir uma figura (o logotipo do empreendimento ou uma figura que esteja associada a ele).

81 Elaborando um cartão on-line À direita a página apresenta as linhas do seu cartão. Repare que podemos configurar o formato da letra (negrito ou itálico) e o seu tamanho. O que escrevermos nas linhas será refletido no cartão, conforme as setas horizontais.

82 Elaborando um cartão on-line O botão Preview permite que você tenha uma prévia de como ficará o seu cartão após a impressão. Toda vez que você realiza alguma atualização nos campos da direita ou no seu logotipo, clique no Preview para poder visualizar essas alterações.

83 Elaborando um cartão on-line Para atualizar o logotipo clique em Update logo. Será aberta uma janela para você informar o arquivo que contém a figura desejada.

84 Elaborando um cartão on-line O cartão será atualizado com a nova figura informada.

85 Elaborando um cartão on-line Quando você tiver concluído a edição do seu cartão, clique no botão Download.

86 Elaborando um cartão on-line A página abrirá uma janela de diálogo com o nome do arquivo, com extensão pdf, onde Poderemos salvá-lo ou exibi-lo na tela.

87 Elaborando um cartão on-line A figura abaixo apresenta os seus cartões. Use uma folha especial de cartões para imprimi-los.

88 Atividade Prática Acreditamos que, se você chegou até aqui, é porque as informações deste módulo foram bem instigantes. Será que você conseguiu entender tudo mesmo? Nem é tão difícil assim, não verdade? Agora, para exercitar seus conhecimentos, você deve realizar as seguintes ações usando o perfil de empreendimento Petrobras Cirandas_EAD: Inclua um Ponto de Venda: Além de escrever o endereço, telefone e , coloque o seu nome como pessoa de contato. Assim, será possível identificar que fizeste a atividade. Adicione um produto ou serviço com todas as suas respectivas informações, conforme aprendemos neste módulo. Edite o nome do produto/ serviço, colocando no início o seu nome. Por exemplo: João Sapato; Lidiane Bolo de Fubá, Mirian Sushi... Faça um pedido de produto inserido por um/a colega. Não se esqueça: tendo qualquer dúvida, use o Fórum do Moodle e converse com o pessoal.

89 Atividade Prática Agora que já experimentou um pouco as ferramentas que o Cirandas oferece para o empreendimento, que tal conhecer um pouco mais sobre o universo das compras online, sobre compra e venda na internet? A Economia solidária, acontecendo via rede, como é o caso do Cirandas, é parte desta dinâmica que vem crescendo no Brasil. Mas, o que a Economia Solidária faz de diferente no comércio eletrônico? Afinal, nossa proposta está num comércio justo e solidário, não é?! Explore outras informações sobre o tema Comércio eletrônico, na Comunidade de Aprendizagem do curso Cirandas.Net: plataforma livre para o fortalecimento da economia solidária no recôncavo da Bahia. Acesse Aqui!

90 Atividade Prática E então, já realizou a atividade? Descobriu coisas novas? Não é mesmo que o Cirandas tem tudo a ver com o comércio eletrônico? Já deu pra entender um pouco como funciona esse universo das compras online? Ficou animado para inserir-se nesse universo através do modelo e das práticas da economia solidária? Já que tanta coisa interessante veio à tona, porque não fazer um registro disso, não é?! Depois de visitar a Comunidade de Aprendizagem, faça seu login no Cirandas e escreva uma postagem no seu blog sobre este tema: É possível fazer um comércio eletrônico justo e solidário? Como e por quê?

91 Resumindo esta aula Neste módulo foram apresentadas as funcionalidades que somente os empreendimentos tem no Cirandas: vitrine de produtos e serviços com a apresentação de foto do produto/ serviço, sua descrição e preço. Vimos que a apresentação dos produtos/ serviços no Cirandas tem um diferencial, pois é possível mostrar a composição do preço e podem ser destacados qualificadores e a certificação de cada produto e serviço. Sobre a divulgação do site do empreendimento, que é fundamental para que seja acessado e que tudo que o empreendimento mostrar seja visto, pode ser feita de diversas formas. Neste módulo, soubemos que é possível fazer um cartão de visitas online gratuitamente e depois imprimir.

92 Este recurso didático está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil. Para ver uma cópia desta licença, visite Participaram da elaboração da primeira versão deste recurso didático: Alan Teixeira de Figueiredo, Carlos Eduardo, Gonçalves de Carvalho, Cássia Cristina Breia, Elisabete Thomaselli Nogueira, Fernando Gonçalves Severo, Gilson Pereira Lopes Filho, José Carlos Rubinato, Leise Capella da Silva Jogaib, Luiz Arthur Silva de Faria, Mônica Coelho Mitkiewitz, Marilene Marinho, Rita de Cássia Gonçalves Claudemiro, Sônia de Fátima Ribeiro de Oliveira. Participaram da elaboração desta versão 2.0: Daniel Pinheiro, Daniel Tygel, Karina Menezes, Patrícia Conceição, Rosana Kirsch. Este material foi gerado para ensino a distância do Cirandas.net, para contribuir na formação de pontos de apoio Cirandas, no âmbito da Solução TIC Assessoria Cirandas (ação do Programa Voluntariado Corporativo Petrobras, em parceria com o FBES Fórum Brasileiro de Economia Solidária, SERPRO, Colivre Cooperativa de Tecnologias Livres e EITA - Cooperativa de Trabalho Educação, Informação e Tecnologia para Autogestão). [OUT/2013]

Rede Social 01. Objetivo: Conhecer os aspectos gerais do portal Cirandas e aprender as funcionalidades do usuário.

Rede Social 01. Objetivo: Conhecer os aspectos gerais do portal Cirandas e aprender as funcionalidades do usuário. Rede Social 01 Rede Social 01 Objetivo: Conhecer os aspectos gerais do portal Cirandas e aprender as funcionalidades do usuário. Conteúdo: Cadastrar um novo usuário Deletar um perfil Entrar no sistema

Leia mais

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras TIC de Mãos Dadas com o Social Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas módulo IV CONHECENDO O CIRANDAS: INTERAGINDO NA REDE

Leia mais

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras TIC de Mãos Dadas com o Social Oficina TIC Cirandas EAD Material Didático Rede econômica: gerindo o empreendimento módulo VI REDE ECONÔMICA: GERINDO O

Leia mais

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras TIC de Mãos Dadas com o Social Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas módulo III Introdução ao Cirandas Introdução ao Cirandas

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras TIC de Mãos Dadas com o Social Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas módulo V CONHECENDO O CIRANDAS: O QUE TEM NESSA REDE?

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO Vamos aprender juntos o passo a passo para navegar e estudar com tranquilidade no ambiente aconchegante de seu doce

Leia mais

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobrás. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobrás. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobrás TIC de Mãos Dadas com o Social Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas módulo I APRESENTAÇÃO Apresentação Objetivo Ambientar

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

PASSO A PASSO LOJA VIRTUAL. 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br).

PASSO A PASSO LOJA VIRTUAL. 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br). 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br). Figura 1. Acessando site do Bom Jesus. 2º Passo Selecionar a opção Responsável On-line. Inserir Usuário e Senha e clicar no botão OK. Para realizar

Leia mais

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Tutorial Ouvidoria Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Como acessar a Ouvidoria? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Alunos

Manual do Ambiente Moodle para Alunos UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Alunos Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0 Atribuição de

Leia mais

Guia Prático de Acesso

Guia Prático de Acesso Guia Prático de Acesso 1. Como acessar o novo e-volution? O acesso ao novo e-volution é feito através do endereço novo.evolution.com.br. Identifique abaixo as possíveis formas de acesso: 1.1 Se você já

Leia mais

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Acesso WEB 1. Primeiro acesso Para acessar o sistema, abra seu navegador de internet e vá até o site http://sistemart.crmv pr.org.br. Você

Leia mais

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS 5. PARTICIPANTES DA DISCIPLINA 6. ENVIAR MENSAGENS 7. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM 8.

Leia mais

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem.

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. TUTORIAL MOODLE Titulo: Primeiro Acesso a Plataforma MOODLE. Autor: NUTEIA Data de Criação: 03 / 02 / 2008. Atualizado em: 16 / 03 / 2012. 1ª Etapa 01

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Tutorial do Usuário para utilização do Magento e commerce

Tutorial do Usuário para utilização do Magento e commerce Tutorial do Usuário para utilização do Magento e commerce Sumário Introdução...3 Página inicial (Home Page)...3 Criar uma conta ou Entrar (Login)...4 Criar uma Conta...5 Entrar (Login)...6 Minha Conta...7

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR 1) Acesse na página principal, ANUNCIAR. 2) Preencha todos os campo 3) Escolha o plano de veiculação 4) Digite o nome

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

Comunidade Virtual de Disseminação e Aprendizagem-(ComViD@)

Comunidade Virtual de Disseminação e Aprendizagem-(ComViD@) PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL NO CEARÁ Núcleo Seccional da ESMAFE - 5ª Região no Ceará Comunidade Virtual de Disseminação e Aprendizagem-(ComViD@) AMBIENTAÇÃO NA PLATAFORMA 1. Cadastro 2. Preenchimento

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Gerenciamento de Contatos

Gerenciamento de Contatos Gerenciamento de Contatos O objetivo deste módulo é ajudar a gerenciar todos os contatos da empresa. Além dos dados mais importantes, o módulo permite cadastrar anotações e relacionar as tarefas e eventos

Leia mais

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP 1. Quem pode obter o acesso ao SEI-MP? O SEI-MP está disponível apenas para usuários e colaboradores internos do MP. Usuários externos não estão autorizados

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DE SEU SITE SITES GRÁTIS

TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DE SEU SITE SITES GRÁTIS TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DE SEU SITE SITES GRÁTIS Prezado cliente, Parabéns por ter escolhido o SUPERMODULAR SITES GRÁTIS como primeiro site para você ou sua empresa. Temos certeza que, com a leitura

Leia mais

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante 1. Como iniciar o programa O módulo da Carteira de Militante deve ser acessado através dos seguintes endereços: http://www.pcdob.org.br/redevermelha. É

Leia mais

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42 Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4 Passo a passo para visualização de contatos... 5 Passo a passo para filtragem da lista de contatos... 6 Como ordenar a lista de contatos... 7 Como gerar uma

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Manual de utilização do site de contatos

Manual de utilização do site de contatos Manual de utilização do site de contatos O site de contatos da Cestalto é uma área exclusiva para representantes de vendas, que serve para registrar os contatos que você realizar com seus clientes. Assim,

Leia mais

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia.

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia. Sumário Introdução... 1 Objetivos... 1 Instruções para utilização do Tutorial... 1 Metodologia... 2 Apresentação do Editor de Roteiro de Aprendizagem... 2 Inserir Roteiro de Aprendizagem... 3 Meus Roteiros...

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas Manual de Utilização ZENDESK Instruções Básicas Novembro/2013 SUMÁRIO 1 Acesso à ferramenta... 3 2 A Ferramenta... 4 3 Tickets... 8 3.1 Novo Ticket... 8 3.2 Acompanhamentos de Tickets já existentes...

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Manual do. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Manual do

Manual do. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Manual do Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment 1 Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem gratuito para gestão e desenvolvimento de cursos na modalidade

Leia mais

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br MANUAL WEBDRIVE webdrive.whirlpool.com.br 1 Sumário 1. O Webdrive p. 04 2. Acessando o sistema p. 04 2.1 Esqueci minha senha 2.2 Página principal 2.3 Efetuar logoff 2.4 Criar e alterar Usuários 2.5 Criar

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização Manual de utilização Na tela inicial digite o seu login e senha, e deixe a opção acesso selecionada em Empresa. Depois clique em Entrar. Esta é a tela principal do sistema dividido em 2 painéis. Código:

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo.

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 2 - Se esse é o seu primeiro cadastro, clique em Cadastre-se. Em seguida preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Manual de uso do RM Portal Acessando o portal

Manual de uso do RM Portal Acessando o portal Manual de uso do RM Portal Acessando o portal 1º) Deve-se abrir um browser de internet (Utilizar o Internet Explorer para uma melhor visualização do portal). Após o browser aberto, deve-se digitar o endereço

Leia mais

Documentação. Programa de Evolução Contínua Versão 1.72

Documentação. Programa de Evolução Contínua Versão 1.72 Documentação Programa de Evolução Contínua Versão 1.72 Sumário Resumo das Novidades... 3 Configuração das Novidades... 5 Exibição de variações nas listagens... 5 Novo Sistema de Lista de Desejos... 7 Resumo

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

Permissão de Usuários

Permissão de Usuários Permissão de Usuários 1 Conteúdo 1. Propósito 3 2. Permissão de Usuários PrefGest 4 3. Permissão de Usuário para PrefCad 10 2 1. Propósito Este documento destina-se a explicar a ação para liberar permissões

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento.

Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Tutorial Folha Express Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Índice Apresentação Pág. 2 Passo 1 Pág. 3 Disponibilização da Folha de Pagamento Passo 2 Pág. 5 Exportação de clientes e Folha de

Leia mais

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6

Leia mais

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa? Que tipo de navegadores são suportados? Preciso permitir 'cookies' O que são 'cookies' da sessão? O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

Leia mais

Quais são as novidades?

Quais são as novidades? e fizeram novamente uma parceria para criar uma Plataforma de Aprendizagem Social exclusiva para os corretores RE/MAX ao redor do mundo. Com esta Plataforma de Aprendizagem Social, nomeada de Global Training,

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores 1 2 2015 Sumário 1 Texto introdutório... 3 2 Como Acessar o UNICURITIBA VIRTUAL... 3 3 Tela inicial após login... 3 3.1) Foto do perfil... 4 3.2) Campo de busca...

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Página 1 de 7 Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Este é um dos principais módulos do Sigla Digital. Utilizado para vendas no balcão por ser uma venda rápida, mais simples, onde não é necessário

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

Manual da Turma Virtual: MATERIAIS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: MATERIAIS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: MATERIAIS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU MATERIAIS CONTEÚDO/PÁGINA WEB Esta operação possibilita que

Leia mais

Comunidade de Suporte e Feedback

Comunidade de Suporte e Feedback Comunidade de Suporte e Feedback O objetivo deste complemento é criar um canal simples, barato e eficiente de suporte aos clientes, onde eles possam na maioria das vezes aproveitar dúvidas já respondidas,

Leia mais

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik Sense Cloud Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0. Pagina de login e senha do Instar-Mail

MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0. Pagina de login e senha do Instar-Mail 1º Passo: Acesse o seguinte endereço http://www.smtp.com.br/sg/cliente/logar.php MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0 2º Passo: Será apresentada uma tela solicitando o seu login e senha: Sendo assim: Digite o seu

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO AGOSTO DE 2013 SUMÁRIO STI/UFF - Sistema de Gerenciamento de Projetos do PDI SUMÁRIO... 2 1 Introdução... 3 1.1 O que é e qual a finalidade

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Guia de Ambientação Março/2011

Guia de Ambientação Março/2011 Guia de Ambientação Março/2011 APRESENTAÇÃO Caro cursista, Bem vindo ao Guia de Ambientação. Este documento é dirigido a você, participante. Com ele, você conhecerá como está estruturada a interface de

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Manual Integra S_Line

Manual Integra S_Line 1 Introdução O é uma ferramenta que permite a transmissão Eletrônica de Resultado de Exames, possibilitando aos Prestadores de Serviços (Rede Credenciada), integrarem seus sistemas com os das Operadoras

Leia mais