Avaliação das condições de deslocamento dos pedestres

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação das condições de deslocamento dos pedestres"

Transcrição

1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil Engenharia de Tráfego Urbano Prof. João Cucci Neto Avaliação das condições de deslocamento dos pedestres Compilação de trabalhos acadêmicos 1º semestre de 2013 Parte 3 de 3

2 Apresentação Esta é a terceira parte de três de uma compilação de trabalhos acadêmicos realizados durante o primeiro semestre de 2013, cujo objetivo foi o de avaliar a condição de travessia em cruzamentos pré-escolhidos pelo professor entre os da cidade de São Paulo. A elaboração desses trabalhos fez parte dos critérios de avaliação da disciplina Engenharia de Tráfego Urbano, que integra a grade curricular do curso de graduação em Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. Os trabalhos seguiram um roteiro estabelecido pelo professor, com o fornecimento de tabelas para serem preenchidas em vistorias de campo. Completavam as tarefas uma reportagem fotográfica e um croqui do local. O que segue é a reprodução desses trabalhos. Foram retirados os croquis e parte das fotos. Os textos e tabelas foram mantidos integralmente. Esta compilação é um produto meramente acadêmico. Sua finalidade é tornar acessível uma série de registros das condições de travessia de alguns dos principais cruzamentos da cidade e, eventualmente, servir de fonte auxiliar em trabalhos sobre temas afins como mobilidade, deslocamentos de pedestres e outros, acadêmicos ou não. As demais partes desta compilação, bem como vários outros textos sobre Engenharia de Tráfego estão disponíveis no site da disciplina: Prof. João Cucci Neto Foto da capa: Folha de São Paulo, 15.nov.2009

3 Sumário Ordem Cruzamento Página 1 Av. Celso Garcia X R. Bresse 4 2 Av. Joaquina Ramalho X R. João Ventura Batista 22 3 R. Domingos de Moraes X R. Padre Machado 34 4 Av. Pompéia X R. Desembargador do Vale 50 5 R. Voluntários da Pátria X R. Santa Eulália 71 6 R. Rui Barbosa X R. Conselheiro Carrão 111

4 Av. Celso Garcia X R. Bresser

5 APRESENTAÇÃO DO LOCAL Este trabalho consiste na análise das condições de sinalização, segurança e conforto no deslocamento no cruzamento da Rua Bresser com Avenida Celso Garcia. A Avenida Celso Garcia é uma importante ligação entre o centro de São Paulo e o bairro da Penha, na Zona Leste. É passagem de várias linhas de ônibus. Segundo o blog Via Trolebus são 86 linhas de ônibus que transportam 550 mil passageiros. As calçadas, que possuem metros de extensão, em certos trechos estão com pavimentos de péssima qualidade. Mapa esquemático dos arredores

6 PLANILHA DE AVALIAÇÃO DO DESLOCAMENTO DOS PEDESTRES Datas do levantamento 04/05/2013 e 30/05/2013 Horários 11h50 e 12h00 Vias componentes da intersecção (1) Rua Bresser (2) Avenida Celso Garcia

7 Análise da via (1) - Rua Bresser Planilha A - Dados sobre o deslocamento Largura do passeio 2,50 metros Estado de conservação do passeio Regular Tipo de pavimento predominante no passeio Ladrilho Hidráulico Largura mínima do passeio, considerando interferências fixas (bancas de jornal, barracas de camelô; árvores etc): Camelôs, poste e árvores: 1,50 metros Banca de jornal: 1,00 metros Declividade do passeio 0º Continuidade do passeio (presença de degraus ou outras descontinuidades) Rebaixos irregulares e guias fora do padrão PMSP. Nível de serviço do passeio A largura é suficiente exceto em um ponto onde há uma banca de jornal.

8 Planilha B - Dados sobre o uso do solo e do passeio utilização do passeio por outras atividades que não o deslocamento de pedestres Área ocupada por camelôs e uma banca de jornal. caracterização dos pedestres (faixa etária e atividade aparente, ou seja, morador estudante etc) Pedestres de idade entre 30 e 40 anos, a maioria. Algumas famílias moradoras do bairro. Comerciantes, funcionários e clientes das lojas do entorno. Planilha C - Sinalização viária as travessias de pedestres são sinalizadas? Sim se sim, qual é o estado da sinalização? Regular se existe semáforo, há focos de pedestres? A temporização está adequada? Sim, Há tempo suficiente para atravessar no verde e no vermelho piscante.

9 Planilha D - Deslocamento de pessoas portadoras de deficiência existem guias rebaixadas adequadas para travessia nos locais sinalizados? Não. Os rebaixos existentes estão fora do padrão e deslocados da faixa de pedestres. existem obstruções que dificultam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência? Sim, há irregularidades no pavimento. Planilha E - Análise crítica em relação à segurança, conforto e velocidade do deslocamento dos pedestres problemas verificados sugestões de melhoria - No local há uma grande quantidade de comércio irregular. - O passeio está fora dos padrões da PMSP principalmente quanto a locomoção de pessoas portadoras de deficiência. - Em partes da sarjeta onde é feita a travessia de pedestres, há acúmulo de águas pluviais mesmo em um dia sem chuva. - Falta de placas de indicação do nome da rua. - A Prefeitura de São Paulo deve planejar e executar melhorias para o local como troca das guias, regularização do pavimento do passeio e inserção de guias rebaixadas nos locais certos e acessíveis. - Regularização de pontos de acúmulo de água. - Inserção de placa de identificação do nome da rua.

10 Análise da via (2) Avenida Celso Garcia Planilha A - Dados sobre o deslocamento Largura do passeio 2,50 metros Estado de conservação do passeio Regular Tipo de pavimento predominante no passeio Ladrilho Hidráulico Largura mínima do passeio, considerando interferências fixas (bancas de jornal, barracas de camelô; árvores etc): Camelôs, poste e árvores: 1,50 metros Declividade do passeio 0º Continuidade do passeio (presença de degraus ou outras descontinuidades) Rebaixos irregulares e guias fora do padrão PMSP. Nível de serviço do passeio A largura é suficiente.

11 Planilha B - Dados sobre o uso do solo e do passeio utilização do passeio por outras atividades que não o deslocamento de pedestres Área ocupada por camelôs.. caracterização dos pedestres (faixa etária e atividade aparente, ou seja, morador estudante etc) Pedestres de idade entre 30 e 40 anos, a maioria. Algumas famílias moradoras do bairro. Comerciantes, funcionários e clientes das lojas do entorno. Planilha C - Sinalização viária as travessias de pedestres são sinalizadas? Sim se sim, qual é o estado da sinalização? Ruim se existe semáforo, há focos de pedestres? A temporização está adequada? Sim, Há tempo suficiente para atravessar no verde e no vermelho piscante.

12 Planilha D - Deslocamento de pessoas portadoras de deficiência existem guias rebaixadas adequadas para travessia nos locais sinalizados? Não. Os rebaixos existentes estão fora do padrão e deslocados da faixa de pedestres. existem obstruções que dificultam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência? Sim, há irregularidades no pavimento. Planilha E - Análise crítica em relação à segurança, conforto e velocidade do deslocamento dos pedestres problemas verificados sugestões de melhoria - No local há uma grande quantidade de comércio irregular. - O passeio está fora dos padrões da PMSP principalmente quanto a locomoção de pessoas portadoras de deficiência. - Em partes da sarjeta onde é feita a travessia de pedestres, há acúmulo de águas pluviais mesmo em um dia sem chuva. - Falta de placas de indicação do nome da rua. - Uma faixa recém-pavimentada cobriu a faixa de pedestres. - A Prefeitura de São Paulo deve planejar e executar melhorias para o local como troca das guias, regularização do pavimento do passeio e inserção de guias rebaixadas nos locais certos e acessíveis. - Regularização de pontos de acúmulo de água. - Nova pintura da faixa de pedestres.

13 FOTOS E COMENTÁRIOS Rua Bresser (1) Rebaixo deslocado da faixa de pedestres. Guias fora do padrão PMSP. Faixa de pedestres em boas condições.

14 Rua Bresser (1) Obstruções no passeio.

15 Rua Bresser (1) Sinalização para pedestres. Av. Celso Garcia (2) Placas de nomes das ruas e sinalização semafórica de pedestres.

16 Travessia de pedestres. Parte da faixa de pedestres coberta pela pavimentação Av. Celso Garcia (2)

17 Av. Celso Garcia (2) Guias fora do padrão PMSP e com dificuldade na acessibilidade. Av. Celso Garcia (2) Obstruções no passeio. Quantidade de menor de camelôs comparandose com a Rua Bresser.

18 Av. Celso Garcia (2) Canteiro central com acessibilidade fora do padrão.

19 Av. Celso Garcia (2) Faixa de pedestres coberta pela pavimentação Rua Bresser (3) Irregularidades no passeio

20 Rua Bresser (1) Área com banca de jornal. Rua Bresser (1) Irregularidades no passeio e locais de acumulo de água.

21 CONSIDERAÇÕES FINAIS O trabalho foi realizado em dois dias, em um sábado e em um feriado na quinta-feira. Nestes dias tanto o fluxo de veículos quanto o de pedestres é mais baixo. Em dias úteis o trânsito de veículos e ônibus é intenso. O trânsito de pedestres também é maior devido ao elevado número de lojas de roupas e tecidos. Nos fins de semana o local é frequentado por religiosos, devido à concentração de igrejas no local. Uma nova igreja, em construção, denominada Templo de Salomão é situada na Avenida Celso Garcia à frente do cruzamento estudado. Esta terá, além de uma função religiosa, uma função turística. A construção desta nova igreja pode intensificar o trânsito de veículos e de pedestres do local. O bairro do Brás onde está situado o cruzamento é um ponto turístico da cidade. Por mais este motivo é necessário que haja uma revitalização do bairro.

22 Av. Joaquina Ramalho X R. João Ventura Batista

23 1 APRESENTAÇÃO DO LOCAL A quadra escolhida fica no bairro Sumaré, onde as vias que a compõe são: R. Doutor Paulo Vieira, R. Apinajés, R. Herculano e R. Aimberê. A região estudada é predominantemente residencial, com alguns escritórios. A empresa onde trabalho fica na R. Doutor Paulo Vieira. 2 CROQUI DE LOCALIZAÇÃO Figura 1 Croqui de localização da interseção

24 3 PLANILHAS 3.1 PLANILHA DE AVALIAÇÃO DO DESLOCAMENTO DOS PEDESTRES Data(s) do levantamento 26/05/2013 Horário(s) 14:00 Vias componentes da interseção (1) Av. Joaquina Ramalho (2) R. João Ventura Batista

25 3.2 Análise da via (1) Av. Joaquina Ramalho Planilha A - Dados sobre o deslocamento ao longo da via 1 Largura do passeio 2,50 m Estado de conservação do passeio BOM Tipo de pavimento predominante no passeio PISO DE ARGAMASSA DE CIMENTO E AREIA DESEMPENADO Largura mínima do passeio, considerando interferências fixas (bancas de jornal, barracas de camelô; árvores etc): 1,30 M Declividade do passeio 5% Continuidade do passeio (presença de degraus ou outras descontinuidades) O PASSEIO NÃO APRESENTA DESNÍVEIS Nível de serviço do passeio BOM, ATENDE TODOS OS USUÁRIOS

26 3.2.2 Planilha B - Dados sobre o uso do solo e do passeio tipo predominante de utilização dos imóveis ao longo da via Comercial utilização do passeio por outras atividades que não o deslocamento de pedestres Sim, entrada de posto de gasolina. Conflito com pedestres caracterização dos pedestres (faixa etária e atividade aparente, ou seja, morador estudante etc) Alguns moradores mas a maioria é de trabalhadores da região Planilha C - Sinalização viária as travessias de pedestres são sinalizadas? Sim se sim, qual é o estado da sinalização? Bom, aparentemente havia sido pintado há pouco tempo se existe semáforo, há focos de pedestres? A temporização está adequada? Sim, há focos de pedestres. O tempo é suficiente para cruzar a via.

27 3.2.4 Planilha D - Deslocamento de pessoas portadoras de deficiência existem guias rebaixadas adequadas para travessia nos locais sinalizados? Sim, em todos os pontos de travessia. existem obstruções que dificultam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência? Sim, postes posicionados em frente às rampas Planilha E - Análise crítica em relação à segurança, conforto e velocidade do deslocamento dos pedestres problemas verificados Não foi detectado nenhum problema com a sinalização. sugestões de melhoria Não há. O cruzamento está bem sinalizado. outros comentários (eventual)

28 3.3 Análise da via (2) R. João Ventura Batista Planilha A - Dados sobre o deslocamento ao longo da Largura do passeio 2,30 m Estado de conservação do passeio BOM Tipo de pavimento predominante no passeio BLOCO DE CONCRETO INTERTRAVADO E PEDRA MIRACEMA Largura mínima do passeio, considerando interferências fixas (bancas de jornal, barracas de camelô; árvores etc): 1,0 M Declividade do passeio 5% Continuidade do passeio (presença de degraus ou outras descontinuidades) O PASSEIO NÃO APRESENTA DESNÍVEIS Nível de serviço do passeio BOM, ATENDE TODOS OS USUÁRIOS

29 3.3.2 Planilha B - Dados sobre o uso do solo e do passeio tipo predominante de utilização dos imóveis ao longo da via Residencial utilização do passeio por outras atividades que não o deslocamento de pedestres Não caracterização dos pedestres (faixa etária e atividade aparente, ou seja, morador estudante etc) Moradores de meia idade Planilha C - Sinalização viária as travessias de pedestres são sinalizadas? Sim se sim, qual é o estado da sinalização? Bom se existe semáforo, há focos de pedestres? A temporização está adequada? Não existe foco de pedestre.

30 3.3.4 Planilha D - Deslocamento de pessoas portadoras de deficiência existem guias rebaixadas adequadas para travessia nos locais sinalizados? SIM existem obstruções que dificultam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência? Sim, postes posicionados em frente às rampas Planilha E - Análise crítica em relação à segurança, conforto e velocidade do deslocamento dos pedestres problemas verificados Não foi detectado nenhum problema com a sinalização. sugestões de melhoria - outros comentários A INTERSEÇÃO É BEM SINALIZADA.

31 4 FOTOS E COMENTÁRIOS Figura 2 Figura 3

32 Figura 4 Figura 5

33 Figura 6

34 R. Domingos de Moraes X R. Pde. Machado

35 INTRODUÇÃO Este trabalho consiste em avaliar as condições da sinalização, segurança e conforto no deslocamento na intersecção do cruzamento localizado na região sul conhecida como chácara inglesa (Saúde). Chácara Inglesa é um bairro de São Paulo, localizado na divisa dos distritos da Saúde e da Vila Mariana. Situado entre a Avenida Abraão de Moraes e a Avenida Jabaquara, o bairro, assim como a Vila Clementino, está na fronteira dos distritos e agrega elementos urbanísticos das duas regiões - embora costume ser mais associado à Saúde. O bairro é atendido pelas estações Santa Cruz e Praça da Árvore da Linha 1 - Azul do metrô e futuramente será atendido também pela Linha 5 - Lilás. O traçado do bairro é marcado por árvores, praças e vias estreitas, de mão dupla, com grande quantidade de ladeiras. Apesar de estar situado em uma região movimentada, entre duas vias arteriais, preserva características eminentemente residenciais. Ruas como Padre Machado e Afonso Celso, no entanto, facilitam o acesso do bairro para outros regiões importantes da cidade, como: Ipiranga, Moema, Vila Clementino, Vila Mariana, Cambuci, Aclimação, Cursino e Bosque da Saúde. A maioria dos moradores da Chácara Inglesa atualmente pertence à classe média alta, mas há condomínios e residências de alto padrão (sobretudo nas ruas Correia de Lemos e Jaci). A proximidade com o 16º Distrito Policial da Vila Clementino contribui para a segurança do bairro, que possui poucos estabelecimentos comerciais e noturnos em seu traçado. Semanalmente, as terças há uma feira livre na rua Afonso Celso é organizada e fecha o tráfego de veículos das 7h às 12h. Para a analise foi escolhida a interseção entre a rua Domingues de Moraes com a rua Padre machado.

36 Cruzamento analisado

37 PLANILHA DE AVALIAÇÃO DO DESLOCAMENTO DOS PEDESTRES Data(s) do levantamento 22/05/ /06/2013 Horário(s) 10:05 11:30 / 13:00 13:30 Vias componentes da intersecção (1) Rua Domingues de Moraes (2) Rua Padre Machado (3) Avenida Onze de Junho Observação: Os passeios foram nomeados por letras conforme croqui.

38 Análise da via (1) - Rua Domingues de Moraes Planilha A - Dados sobre o deslocamento Largura do passeio Estado de conservação do passeio Tipo de pavimento predominante no passeio Largura mínima do passeio, considerando interferências fixas (bancas de jornal, barracas de camelô; árvores etc): Declividade do passeio A 3,0m B 1,5m C 2,5m A1 3,0m B1 1,5m C1 2,5m A bom B ruim, possui degraus C bom A1 ruim possui buracos B1 bom C1 bom A, A1 concreto B, B1 C, C1 concreto A 2,5m B 1,3m C 1,5m A1 2,8m B1 1,3m C1 2,0m A, A1, B, B1, C, C1 não há declividade considerativa Continuidade do passeio (presença de degraus ou outras descontinuidades) Todos passeios continuos mas alguns apresentam buracos conforme as foto Nível de serviço do passeio Durante a inspeção todos os passeios era suficiente para demanda

39 Planilha B - Dados sobre o uso do solo e do passeio utilização do passeio por outras atividades que não o deslocamento de pedestres Não apresentou outras atividades durante a inspeção. caracterização dos pedestres (faixa etária e atividade aparente, ou seja, morador estudante etc) Idosos, estudantes e trabalhadores da região Planilha C - Sinalização viária as travessias de pedestres são sinalizadas? Sim, conforme o código de transito se sim, qual é o estado da sinalização? A sinalização esta em ótimo estado. se existe semáforo, há focos de pedestres? A temporização está adequada? Existe semáforos e há focos de pedestres e a temporização possibilita uma travessia tranqüila e segura

40 Planilha D - Deslocamento de pessoas portadoras de deficiência existem guias rebaixadas adequadas para travessia nos locais sinalizados? Sim existe guias rebaixadas nos locais sinalizado,exceto no trecho (A1 e C1) pois a guia rebaixada esta fora da faixa de pedestre. existem obstruções que dificultam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência? Existe algumas irregularidades como bancas de jornais e canteiro de árvore Planilha E - Análise crítica em relação à segurança, conforto e velocidade do deslocamento dos pedestres problemas verificados sugestões de melhoria A1, C1 - Guia rebaixada fora da faixa de pedestre, obrigando realizar a travessia fora da faixa B, B1 não há guia rebaixada para deficiente físico C circulação de pedestre dificultada pela banca. Sinalização ( só atravesse no verde) confundem pedestre na hora da travessia, devido ao novo sistema semafórico de pedestre. A1, C1 refazer as guias no local adequado B, B1 refazer o canteiro central incluindo guias rebaixadas. C mudar a banca para o passeio A pois a largura e maior. Alterar a placa de sinalização para inicie a travessia no verde. outros comentários Sem comentarios

41 Análise da via (2) - Rua Padre Machado Planilha A - Dados sobre o deslocamento Largura do passeio E 3,0m E1 3,0m Estado de conservação do passeio E bom E1 ruim em alguns trechos Tipo de pavimento predominante no passeio E, E1 concreto Largura mínima do passeio, considerando interferências fixas (bancas de jornal, barracas de camelô; árvores etc): E 2,4m E1 2,5m Declividade do passeio E, E1 - não há declividade considerativa Continuidade do passeio (presença de degraus ou outras descontinuidades) E continuidade boa E1 continuidade prejudica por imperfeições do terreno Nível de serviço do passeio Durante a inspeção todos os passeios era suficiente para demanda

42 Planilha B - Dados sobre o uso do solo e do passeio utilização do passeio por outras atividades que não o deslocamento de pedestres Não apresentou outras atividades durante a inspeção. caracterização dos pedestres (faixa etária e atividade aparente, ou seja, morador estudante etc) Idosos, estudantes e trabalhadores da região Planilha C - Sinalização viária as travessias de pedestres são sinalizadas? Sim, conforme o código de transito se sim, qual é o estado da sinalização? A sinalização esta em ótimo estado. se existe semáforo, há focos de pedestres? A temporização está adequada? Existe semáforos e há focos de pedestres e a temporização possibilita uma travessia tranqüila e segura

43 Planilha D - Deslocamento de pessoas portadoras de deficiência existem guias rebaixadas adequadas para travessia nos locais sinalizados? Sim existe guias rebaixadas nos locais sinalizado. existem obstruções que dificultam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência? Existe algumas irregularidades como vasos e canteiro de árvore Planilha E - Análise crítica em relação à segurança, conforto e velocidade do deslocamento dos pedestres problemas verificados Calçadas com pequenas irregularidades sugestões de melhoria Fazer regularização para retirar essa irregularidades. outros comentários Sem comentários

44 Análise da via (3) - Avenida Onze de Junho Planilha A - Dados sobre o deslocamento Largura do passeio D 3,0m D1 3,0m Estado de conservação do passeio D ruim em alguns trechos D1 bom Tipo de pavimento predominante no passeio D, D1 concreto Largura mínima do passeio, considerando interferências fixas (bancas de jornal, barracas de camelô; árvores etc): D 2,8m D1 2,8m Declividade do passeio D, D1 - há declividade mediana Continuidade do passeio (presença de degraus ou outras descontinuidades) E, E1 continuidade prejudica por imperfeições do terreno Nível de serviço do passeio Durante a inspeção todos os passeios era suficiente para demanda

45 Planilha B - Dados sobre o uso do solo e do passeio utilização do passeio por outras atividades que não o deslocamento de pedestres D1- serve como entrada de estacionamento caracterização dos pedestres (faixa etária e atividade aparente, ou seja, morador estudante etc) Idosos, estudantes e trabalhadores da região Planilha C - Sinalização viária as travessias de pedestres são sinalizadas? Sim, conforme o código de transito se sim, qual é o estado da sinalização? A sinalização esta em ótimo estado, exceto a faixa de pedestre que esta um pouco apagada. se existe semáforo, há focos de pedestres? A temporização está adequada? Existe semáforos e há focos de pedestres e a temporização possibilita uma travessia tranqüila e segura

46 Planilha D - Deslocamento de pessoas portadoras de deficiência existem guias rebaixadas adequadas para travessia nos locais sinalizados? Sim existe guias rebaixadas nos locais sinalizado. existem obstruções que dificultam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência? Devido ao estacionamento os carros podem ficar com a parte trasseira do veiculo na área de deslocamento de pessoas Planilha E - Análise crítica em relação à segurança, conforto e velocidade do deslocamento dos pedestres problemas verificados Faixa de pedestre apagada devida a reforma da esquina sugestões de melhoria Pintar novamente as faixas de pedestre. outros comentários Sem comentários

47 RELATÓRIO FOTOGRÁFICO Canteiro central sem guia rebaixada Passeio C com o estreitamento devido a banca Passeio E1 com pequenas irregularidades Sinalização do novo sistema semafórico Guia rebaixada fora da faixa de pedestre Faixa de pedestre apagada devido a reforma na esquina

48 Esquina A1 boa conservação Canteiro central B sem guia rebaixada e irregularidade no terreno Passeio A1 guia rebaixada fora da faixa de pedestre Passeio D1 com pequenas irregularidades Sinalização confusa devido ao novo sistema semafórico. Passeio A faixa de pedestre e foco semafórico

49 CONSIDERAÇÕES FINAIS O cruzamento avaliado necessita apenas de alguma reformas,como a regularização de algumas calçadas e o principal a execução de guias rebaixada no canteiro central da rua Domingues de Moraes. Durante a visita podemos perceber que muitas pessoas ainda não conhecem o novo sistema semafórico, pois durante a travessia quando o semáforo mudava para vermelho muitos corriam pensando que não teria tempo de atravessar a via e também as placas confundia muitos idosos pois o tempo de verde e muito curto, por isso seria importante divulgar mais o novo sistema e refazer as placas com novo aviso. Contudo o cruzamento se apresenta seguro e com bastante sinalização, proporcionado um conforto ao usuário durante a travessia

50 Av. Pompéia X R. Desembargador do Vale

51 O local: A avenida Pompeia é uma importante avenida da zona Oeste da cidade de São Paulo que liga a Ponte Júlio de Mesquita Neto e a Av. Nicolas Boer à rua Heitor Penteado, localizada na Vila Pompéia. Vila Pompéia, também conhecido simplesmente por Pompéia, é um bairro da cidade de São Paulo, pertencente ao distrito de Perdizes. É conhecido por ser o berço da escola de samba Águia de Ouro. Por volta de 1910 surgia um novo loteamento dividindo as chácaras em um bairro. O empreendedor Rodolpho Miranda, dono da Companhia Urbana e Predial, resolveu homenagear sua esposa Aretusa Pompéia, batizando o novo bairro como o nome de Vila Pompéia. Rapidamente imigrantes atraídos pelas centenas de indústrias que apareciam na região adquiriam lotes para fixar residência. Italianos, portugueses, espanhóis e húngaros trabalhavam como operários nas fabricas. A região teve grande crescimento com a chegada dos padres Camilianos.

52 PLANILHA DE AVALIAÇÃO DO DESLOCAMENTO DOS PEDESTRES Data(s) do levantamento 23/05/2013 Horário(s) 16:20 hs Vias componentes da intersecção (1-A) e (1-B) Avenida Pompéia (2-A) e (2-B) Rua Desembargador do Vale

53 Análise da via (1-A) - Avenida Pompéia (Sentido sul, lado direito da via) Planilha A - Dados sobre o deslocamento Largura do passeio 2,80 m Estado de conservação do passeio Regular em ambos os pontos Tipo de pavimento predominante no passeio Largura mínima do passeio, considerando interferências fixas (bancas de jornal, barracas de camelô; árvores etc): Antes do cruzamento predominantemente em concreto desempenado. Após o cruzamento em Ladrilho hidráulico. Após o cruzamento da via (2) existe uma floreira no canto, porém, não interfere na espaço pois tem aproximadamente 0.30m. Declividade do passeio Continuidade do passeio (presença de degraus ou outras descontinuidades) Apesar da via ser inclinada, não existe nenhum ponto muito íngreme, declividade abaixo de 20%. Nota-se que após o cruzamento existem alguns degraus na via, dando uma descontinuidade no passeio, dificultando muito o deslocamento de cadeirantes. Nível de serviço do passeio Sim, a largura atende a quantidade de público.

54 Planilha B - Dados sobre o uso do solo e do passeio utilização do passeio por outras atividades que não o deslocamento de pedestres caracterização dos pedestres (faixa etária e atividade aparente, ou seja, morador estudante etc) Antes e depois da travessia nota-se a existência de alguns estacionamentos particulares, porém, em ambas as esquinas não existe nenhuma interferência. Por existir um colégio uma quadra a baixo do cruzamento, um hospital três quadras a cima e a região é predominantemente comercial na via (1) e residencial na via (2), a faixa etária é bem diversa, contudo, no dia da pesquisa, no tempo em que estivemos em campo, notamos um público que aparentava uma faixa etária de 40 anos. Planilha C - Sinalização viária as travessias de pedestres são sinalizadas? Existe faixa de pedestre. se sim, qual é o estado da sinalização? Conforme relatório fotográfico, o estado de conservação é precário. se existe semáforo, há focos de pedestres? A temporização está adequada? Não existe semáforo de pedestre, travessia do pedestre é feita por carona.

55 Planilha D - Deslocamento de pessoas portadoras de deficiência existem guias rebaixadas adequadas para travessia nos locais sinalizados? Não. existem obstruções que dificultam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência? Logo após a travessia da via, além de não existir um rebaixo par ao cadeirante, o pedestre se depara com uma grande quantidade de postes metálicos, estes que são usados para as sinalizações verticais. Planilha E - Análise crítica em relação à segurança, conforto e velocidade do deslocamento dos pedestres problemas verificados sugestões de melhoria Falta de semáforo para os pedestre, não possui rebaixo para cadeirante, péssimo estado de conservação da sinalização das faixas e grande quantidade de obstáculos a frente do pedreste logo após a travessia. Nota-se a extrema necessidade de se criar rebaixo para cadeirantes e idosos, juntamente com a devida manutenção na conservação das faixas de pedestres. Neste caso, devido a particularidade da via (2), que esta sendo atravessada, ter apenas um único sentido, não se faz necessário a implantação de semáforo para pedestre. outros comentários Nota-se a necessidade de uma reformulação nos postes utilizados para a sinalização vertical, ha um acumulo muito grande de postes atrapalhando a passagem do pedestre.

56 Análise da via (1-B) - Avenida Pompéia (Sentido norte, lado direito da via) Planilha A - Dados sobre o deslocamento Largura do passeio 2,80m Estado de conservação do passeio Regular em ambos os pontos Tipo de pavimento predominante no passeio Em ambos os lados da travessia o pavimento é feito em concreto desempenado. Largura mínima do passeio, considerando interferências fixas (bancas de jornal, barracas de camelô; árvores etc): Após o cruzamento da via (2) existe uma floreira no canto, porém, não interfere na espaço pois tem aproximadamente 0.45m. Declividade do passeio Continuidade do passeio (presença de degraus ou outras descontinuidades) Apesar da via ser inclinada, não existe nenhum ponto com muito íngreme, declividade abaixo de 20%. Nota-se que após o cruzamento existem alguns degraus na via, dando uma descontinuidade no passeio, dificultando muito o deslocamento de cadeirantes. Nível de serviço do passeio Sim, a largura atende a quantidade de público.

57 Planilha B - Dados sobre o uso do solo e do passeio utilização do passeio por outras atividades que não o deslocamento de pedestres caracterização dos pedestres (faixa etária e atividade aparente, ou seja, morador estudante etc) Antes e depois da travessia nota-se que a um rebaixo da via para entrada de veículos no estacionamento da academia. Após o cruzamento existe a porta da entrada do restaurante, em horário de funcionamento os manobristas do mesmo utilizam a calçada como hall de recepção dos veículos, atrapalhando a passagem dos pedrestres. Por existir um colégio uma quadra a baixo do cruzamento, um hospital três quadras a cima e a região é predominantemente comercial na via (1) e residencial na via (2), a faixa etária é bem diversa, contudo, no dia da pesquisa, no tempo em que estivemos em campo, notamos um público que aparentava uma faixa etária de 40 anos. Planilha C - Sinalização viária as travessias de pedestres são sinalizadas? Existe faixa de pedestre. se sim, qual é o estado da sinalização? Conforme relatório fotográfico, o estado de conservação é precário. se existe semáforo, há focos de pedestres? A temporização está adequada? Não existe semáforo de pedestre, travessia do pedestre é feita por carona.

58 Planilha D - Deslocamento de pessoas portadoras de deficiência existem guias rebaixadas adequadas para travessia nos locais sinalizados? Após o cruzamento existe um rebaixo feito pelo próprio estabelecimento, nota-se a falta de padrão que se esta utilizando hoje pela prefeitura. existem obstruções que dificultam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência? Sim, antes do cruzamento não há o rebaixo da via. Planilha E - Análise crítica em relação à segurança, conforto e velocidade do deslocamento dos pedestres problemas verificados Falta de semáforo para os pedestres, não possui rebaixo para cadeirante e péssimo estado de conservação da sinalização. sugestões de melhoria outros comentários Neste cruzamento não a semáforo para o pedestre e neste caso o pedestre para atravessar a via conta exclusivamente com a solidariedade dos motoristas, que priorizam a passagem do pedestre na conversão, pois em ambos os estágios do semáforo fica livre a circulação de carro nesta via. Nota-se também a extrema necessidade de se criar rebaixo adequado para cadeirantes, juntamente com a devida manutenção na conservação das faixas de pedestres. Intensificar a fiscalização do uso das vias de pedestre, neste caso, o restaurante utiliza a via do pedestre como extensão de seu comércio, deixando carrinho de vallet no qual é feito o check-in de seus clientes no meio da via, atrapalhando o fluxo da multidão.

59 Análise da via (2-A) - Rua Desembargador do Vale (Sentido Sul, lado direito da via) Planilha A - Dados sobre o deslocamento Largura do passeio 2,80 m Estado de conservação do passeio Tipo de pavimento predominante no passeio Largura mínima do passeio, considerando interferências fixas (bancas de jornal, barracas de camelô; árvores etc): Antes e depois da travessia encontra-se em estado regular, porém, por se tratar de uma via de mão dupla com canteiro central, neste canteiro central não há pavimento. Antes do cruzamento predominantemente em Ladrilho hidráulico. Após o cruzamento em Cimento queimado. No canteiro central, terra. Antes do cruzamento da via (1) existe uma Banca de jornal ocupando bom espaço da calçada, reduzindo-o para 1,10m. Declividade do passeio Continuidade do passeio (presença de degraus ou outras descontinuidades) Apesar da via ser inclinada, não existe nenhum ponto muito íngreme, declividade abaixo de 20%. Nota-se que após o cruzamento existem alguns degraus na via, dando uma descontinuidade no passeio, dificultando muito o deslocamento de cadeirantes. Nível de serviço do passeio Sim, a largura atende a quantidade de público.

60 Planilha B - Dados sobre o uso do solo e do passeio utilização do passeio por outras atividades que não o deslocamento de pedestres caracterização dos pedestres (faixa etária e atividade aparente, ou seja, morador estudante etc) O passeio localizado antes da travessia é parcialmente tomado por uma banca de jornal, tornando-o estreito para a passagem de um cadeirante pois a existência da banca reduz o passeio para apenas 1,10m. Após a travessia, na chegada a calçada, o passeio é a entrada de um estacionamento do estabelecimento (academia), no qual existe até um rebaixo, porém foro dos padrões utilizado pela prefeitura. Por existir um colégio uma quadra a baixo do cruzamento, um hospital três quadras a cima e a região é predominantemente comercial na via (1) e residencial na via (2), a faixa etária é bem diversa, contudo, no dia da pesquisa, no tempo em que estivemos em campo, notamos um público que aparentava uma faixa etária de 40 anos. Planilha C - Sinalização viária as travessias de pedestres são sinalizadas? Existe faixa de pedestre. se sim, qual é o estado da sinalização? Conforme relatório fotográfico, o estado de conservação é precário. se existe semáforo, há focos de pedestres? A temporização está adequada? Não existe semáforo de pedestre, travessia do pedestre é feita por carona.

61 Planilha D - Deslocamento de pessoas portadoras de deficiência existem guias rebaixadas adequadas para travessia nos locais sinalizados? existem obstruções que dificultam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência? Existe um rebaixo feito pelo próprio dono do estabelecimento, pois se trata de uma entrada de estacionamento, porém não esta de acordo com o padrão utilizado pela prefeitura. Antes da travessia o pedestre se depara com uma banca de jornal, que reduz a calçada de 2,80 m para apenas 1,10m. Durante a travessia o pedestre se depara com um canteiro central (da via que cruza) no qual não esta pavimentado e ainda possui uma arvore. Planilha E - Análise crítica em relação à segurança, conforto e velocidade do deslocamento dos pedestres problemas verificados sugestões de melhoria outros comentários Falta de semáforo para os pedestres, não possui rebaixo para cadeirante, péssimo estado de conservação da sinalização das faixas, redução drástica da largura do passeio por causado pela existência de uma banca de jornal e péssimas condições do canteiro central, na qual não há acalcamento para o pedestre. Nota-se a extrema necessidade de se criar um rebaixo para cadeirantes e idosos, juntamente com a devida manutenção na conservação das faixas de pedestres. Neste caso, devido a travessia ser de mão dupla e se tratar de uma via larga, é notável a necessidade de se criar um semáforo para pedestre ou melhorar as condições de segurança do canteiro central para que o pedestre faça a travessia da via em dois estágio e em segurança. Nota-se que no ato da travessia, na direção das faixas de pedestre, o canteiro central não esta pavimentado, dificultando a passagem e podendo causar um grande acidente com o pedestre que pode vir a tropeçar e cair na via dos carros.

62 Análise da via (2-B) - Rua Desembargador do Vale (Sentido Norte, lado direito da via) Planilha A - Dados sobre o deslocamento Largura do passeio 2,80 m Estado de conservação do passeio Antes e depois da travessia encontra-se em estado regular. Tipo de pavimento predominante no passeio Largura mínima do passeio, considerando interferências fixas (bancas de jornal, barracas de camelô; árvores etc): Declividade do passeio Continuidade do passeio (presença de degraus ou outras descontinuidades) Antes do cruzamento predominantemente em cimento queimado Após o cruzamento em Ladrilho hidráulico. No canteiro central pavimentado com ladrilho hidráulico. Antes do cruzamento da via (1) existe uma floreira encostada ao estabelecimento e uma arvore, estreitando a via a 1,10m. Apesar da via ser inclinada, não existe nenhum ponto muito íngreme, declividade abaixo de 20%. Nota-se que antes do cruzamento existem alguns degraus na via, dando uma descontinuidade no passeio, dificultando muito o deslocamento de cadeirantes. Nível de serviço do passeio Sim, a largura atende a quantidade de público.

63 Planilha B - Dados sobre o uso do solo e do passeio utilização do passeio por outras atividades que não o deslocamento de pedestres caracterização dos pedestres (faixa etária e atividade aparente, ou seja, morador estudante etc) Antes da travessia existe a porta da entrada do restaurante, em horário de funcionamento os manobristas do mesmo utilizam a calçada como hall de recepção dos veículos, atrapalhando a passagem dos pedrestres. Por existir um colégio uma quadra a baixo do cruzamento, um hospital três quadras a cima e a região é predominantemente comercial na via (1) e residencial na via (2), a faixa etária é bem diversa, contudo, no dia da pesquisa, no tempo em que estivemos em campo, notamos um público que aparentava uma faixa etária de 40 anos. Planilha C - Sinalização viária as travessias de pedestres são sinalizadas? Existe faixa de pedestre. se sim, qual é o estado da sinalização? Conforme relatório fotográfico, o estado de conservação é precário. se existe semáforo, há focos de pedestres? A temporização está adequada? Não existe semáforo de pedestre, travessia do pedestre é feita por carona.

64 Planilha D - Deslocamento de pessoas portadoras de deficiência existem guias rebaixadas adequadas para travessia nos locais sinalizados? existem obstruções que dificultam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência? Antes do cruzamento, existe um rebaixo feito pelo próprio dono do estabelecimento, pois se trata de uma entrada de restaurante, porém não esta de acordo com o padrão utilizado pela prefeitura. Tanto depois da travessia como durante a travessia, no canteiro central, não existe rebaixo para cadeirante. Planilha E - Análise crítica em relação à segurança, conforto e velocidade do deslocamento dos pedestres problemas verificados sugestões de melhoria outros comentários Falta de semáforo para os pedestres, não possui rebaixo para cadeirante, péssimo estado de conservação da sinalização das faixas e redução drástica da largura do passeio causado pela existência de uma floreira. Nota-se a extrema necessidade de se criar um rebaixo para cadeirantes e idosos, juntamente com a devida manutenção na conservação das faixas de pedestres. Neste caso, devido a travessia ser de mão dupla e se tratar de uma via larga, é notável a necessidade de se criar um semáforo para pedestre ou melhorar as condições de segurança do canteiro central para que o pedestre faça a travessia da via em dois estágio e em segurança. Intensificar a fiscalização do uso das vias de pedestre, neste caso, o restaurante utiliza a via do pedestre como extensão de seu comércio, deixando carrinho de vallet no qual é feito o check-in de seus clientes no meio da via, atrapalhando o fluxo da multidão.

65 FOTOS DA VISITA EM CAMPO:

66

67

68

69 :

70 CONSIDERAÇÕES FINAIS O presente trabalho teve como intuito apontar, relatar e comentar sobre a situação de conservação do cruzamento da Avenida Pompéia com a Rua Desembargador do Vale do ponto de vista do pedestre. Segue resumo da análise feita do que se foi levado em conta no relatório apontado nas planilhas acima. Foi constatado que a sinalização horizontal da via (faixas de pedestre), esta em citação precária de conservação; A falta de sinalização semafórica do pedestre, obriga-o a contar única e exclusivamente com a boa vontade dos condutores, colocando-o em risco o tempo todo da travessia; Não existe nenhum facilitador ao deficiente, tanto o rebaixamento da via para o cadeirante, quanto a sinalização do local de travessia ao portadores de deficiência visual; O estado de conservação do canteiro central não ajuda em nada na travessia do cruzamento, pelo contrário, coloca o público em risco por não ter espaço o suficiente de acomodação para o pedestre atravessar em dois períodos como também não há acalcamento adequado. Os estabelecimentos não estão respeitando as prioridades dos pedestres, utilizando assim a via para outros fins e colocando suas vidas em risco;

71 R. Voluntários da Pátria X R. Santa Eulália

72 DESCRIÇÃO DA INTERSECÇÃO A intersecção escolhida foi da Rua Voluntários da Pátria com a Rua Santa Eulália, a intersecção aparenta ter sido repavimentada recentemente e ainda não esta completamente concluída, pois existem acessos a cadeirantes por fazer. A Rua Santa Eulália possui canteiro central em toda sua extensão próxima ao cruzamento, já a Rua Voluntários da Pátria possui apenas ''ilhas'' centrais próximas ao cruzamento para os pedestres poderem aguardar para finalizar sua travessia. O Cruzamento não possui semáforos para os pedestres.

73 PLANILHA DE AVALIAÇÃO DO DESLOCAMENTO DOS PEDESTRES Data(s) do levantamento 30/05/2013 Horário(s) 14:30h - 16:00h Vias componentes da intersecção (1) Rua Santa Eulália (2) Rua Voluntários da Pátria (3)

74 Análise da via (1) Planilha A - Dados sobre o deslocamento Largura do passeio 4,50m Estado de conservação do passeio Bom Tipo de pavimento predominante no passeio Concreto Largura mínima do passeio, considerando interferências fixas (bancas de jornal, barracas de camelô; árvores etc): 3,5m Declividade do passeio Não Continuidade do passeio (presença de degraus ou outras descontinuidades) Não Nível de serviço do passeio Sim, largura suficiente para transito de pedestres

75 Planilha B - Dados sobre o uso do solo e do passeio utilização do passeio por outras atividades que não o deslocamento de pedestres Entrada de carros em eventuais casas ou lojas caracterização dos pedestres (faixa etária e atividade aparente, ou seja, morador estudante etc) Comerciantes, estudantes e comerciantes Planilha C - Sinalização viária as travessias de pedestres são sinalizadas? Sim se sim, qual é o estado da sinalização? Em bom estado de conservação, aparentemente recentemente reformada se existe semáforo, há focos de pedestres? A temporização está adequada? Não existe semáforo para pedestres

76 Planilha D - Deslocamento de pessoas portadoras de deficiência existem guias rebaixadas adequadas para travessia nos locais sinalizados? Existe, porem não adequada existem obstruções que dificultam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência? Não Planilha E - Análise crítica em relação à segurança, conforto e velocidade do deslocamento dos pedestres problemas verificados Empoçamento de água no meio fio, junto a rampa de deficiente sugestões de melhoria Rampa de deficiente não esta conforme norma, e melhorar o escoamento da água no local outros comentários Deslocar o poste com o nome da rua, que está atrapalhando o acesso de cadeirantes a rampa

77 Análise da via (5) Planilha A - Dados sobre o deslocamento Largura do passeio 1,50m até 3,60m Estado de conservação do passeio Ruim Tipo de pavimento predominante no passeio Concreto Largura mínima do passeio, considerando interferências fixas (bancas de jornal, barracas de camelô; árvores etc.): 1,5m Declividade do passeio Não Continuidade do passeio (presença de degraus ou outras descontinuidades) Buracos Nível de serviço do passeio Sim, largura suficiente para transito de pedestres

78 Planilha B - Dados sobre o uso do solo e do passeio utilização do passeio por outras atividades que não o deslocamento de pedestres Entrada de carros em eventuais casas ou lojas caracterização dos pedestres (faixa etária e atividade aparente, ou seja, morador estudante etc.) Comerciantes, estudantes e comerciantes Planilha C - Sinalização viária as travessias de pedestres são sinalizadas? Sim se sim, qual é o estado da sinalização? Em bom estado de conservação, aparentemente recentemente reformada se existe semáforo, há focos de pedestres? A temporização está adequada? Não existe semáforo para pedestres

79 Planilha D - Deslocamento de pessoas portadoras de deficiência existem guias rebaixadas adequadas para travessia nos locais sinalizados? Existe, porem não adequada existem obstruções que dificultam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência? Não Planilha E - Análise crítica em relação à segurança, conforto e velocidade do deslocamento dos pedestres problemas verificados A rampa de deficiente não esta conforme norma e buracos da calçada sugestões de melhoria Adequar a rampa de deficiente, e restauração dos buracos da calçada outros comentários Deslocar o poste do semáforo pois atrapalha o acesso a rampa de deficientes

80 Análise da via (2) Planilha A - Dados sobre o deslocamento Largura do passeio 3,20m Estado de conservação do passeio Bom Tipo de pavimento predominante no passeio Pedras Pequenas Largura mínima do passeio, considerando interferências fixas (bancas de jornal, barracas de camelô; árvores etc.): 2m Declividade do passeio Não Continuidade do passeio (presença de degraus ou outras descontinuidades) Não Nível de serviço do passeio Sim, largura suficiente para transito de pedestres

81 Planilha B - Dados sobre o uso do solo e do passeio utilização do passeio por outras atividades que não o deslocamento de pedestres Entrada de carros em eventuais casas ou lojas caracterização dos pedestres (faixa etária e atividade aparente, ou seja, morador estudante etc.) Comerciantes, estudantes e comerciantes Planilha C - Sinalização viária as travessias de pedestres são sinalizadas? Sim se sim, qual é o estado da sinalização? Em bom estado de conservação, aparentemente recentemente reformada se existe semáforo, há focos de pedestres? A temporização está adequada? Não existe semáforo para pedestres

82 Planilha D - Deslocamento de pessoas portadoras de deficiência existem guias rebaixadas adequadas para travessia nos locais sinalizados? Não existe existem obstruções que dificultam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência? Não Planilha E - Análise crítica em relação à segurança, conforto e velocidade do deslocamento dos pedestres problemas verificados Rampa de deficiente em construção sugestões de melhoria Terminar a rampa de deficiente outros comentários -

83 Análise da via (6) Planilha A - Dados sobre o deslocamento Largura do passeio 4,10m Estado de conservação do passeio Bom Tipo de pavimento predominante no passeio Pedras Pequenas Largura mínima do passeio, considerando interferências fixas (bancas de jornal, barracas de camelô; árvores etc.): 3m Declividade do passeio Sim, pequena declividade que acompanha a rua Continuidade do passeio (presença de degraus ou outras descontinuidades) Não Nível de serviço do passeio Sim, largura suficiente para transito de pedestres

84 Planilha B - Dados sobre o uso do solo e do passeio utilização do passeio por outras atividades que não o deslocamento de pedestres Entrada de carros em eventuais casas ou lojas caracterização dos pedestres (faixa etária e atividade aparente, ou seja, morador estudante etc.) Comerciantes, estudantes e comerciantes Planilha C - Sinalização viária as travessias de pedestres são sinalizadas? Sim se sim, qual é o estado da sinalização? Em bom estado de conservação, aparentemente recentemente reformada se existe semáforo, há focos de pedestres? A temporização está adequada? Não existe semáforo para pedestres

85 Planilha D - Deslocamento de pessoas portadoras de deficiência existem guias rebaixadas adequadas para travessia nos locais sinalizados? Não existe existem obstruções que dificultam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência? Não Planilha E - Análise crítica em relação à segurança, conforto e velocidade do deslocamento dos pedestres problemas verificados Rampa de deficiente em construção sugestões de melhoria Terminar a rampa de deficiente outros comentários -

86 Análise da via (8) Planilha A - Dados sobre o deslocamento Largura do passeio 3,50m Estado de conservação do passeio Bom Tipo de pavimento predominante no passeio Concreto Largura mínima do passeio, considerando interferências fixas (bancas de jornal, barracas de camelô; árvores etc.): 3m Declividade do passeio Sim, grande declividade Continuidade do passeio (presença de degraus ou outras descontinuidades) Não Nível de serviço do passeio Sim, largura suficiente para transito de pedestres

87 Planilha B - Dados sobre o uso do solo e do passeio utilização do passeio por outras atividades que não o deslocamento de pedestres Entrada de carros em eventuais casas ou lojas caracterização dos pedestres (faixa etária e atividade aparente, ou seja, morador estudante etc.) Comerciantes, estudantes e comerciantes Planilha C - Sinalização viária as travessias de pedestres são sinalizadas? Sim se sim, qual é o estado da sinalização? Em bom estado de conservação, aparentemente recentemente reformada se existe semáforo, há focos de pedestres? A temporização está adequada? Não existe semáforo para pedestres

88 Planilha D - Deslocamento de pessoas portadoras de deficiência existem guias rebaixadas adequadas para travessia nos locais sinalizados? Sim existem obstruções que dificultam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência? Declive acentuado Planilha E - Análise crítica em relação à segurança, conforto e velocidade do deslocamento dos pedestres problemas verificados Declive acentuado na esquina sugestões de melhoria Diminuir a declividade junto a rampa de deficiente outros comentários Arrumar uma placa de sinalização que esta torta