Bebidas alcoólicas o que são e quais os seus efeitos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Bebidas alcoólicas o que são e quais os seus efeitos"

Transcrição

1 Alcoolismo

2 Apresentação O alcoolismo é um dos maiores problemas de saúde no Brasil e em todo o mundo. E deve ser tratado como a doença que é. Além de afetar a vida profissional, o alcoolismo prejudica o dia a dia do trabalhador junto à família, entre os amigos e colegas. Mas esse é um problema com solução. Como toda doença, o alcoolismo tem sintomas fáceis de identificar, o que pode levar ao diagnóstico e ao tratamento. E o combate ao alcoolismo no setor do transporte é fundamental porque pode ajudar a reduzir riscos para o trabalhador, seus colaboradores, passageiros e toda a comunidade. Temos, então, um papel muito importante nessa cruzada em defesa da vida. E esta apresentação deve funcionar como uma ferramenta poderosa para nos auxiliar.

3 Bebidas alcoólicas o que são e quais os seus efeitos Há uma enorme variedade de bebidas alcoólicas vendidas no Brasil; algumas são mais fortes e outras, mais fracas. O que todas têm em comum é uma substância chamada álcool etílico. Também conhecido como etanol, o álcool etílico é considerado uma droga lícita na maior parte do mundo, incluindo o Brasil. Ele causa dois efeitos principais sobre as pessoas: o psicoativo e o depressor.

4 Efeito psicoativo Drogas psicoativas agem no sistema nervoso central, alterando o funcionamento do cérebro e mudando, por algum tempo, a percepção, o humor, a consciência e o comportamento da pessoa. Outras drogas psicoativas são maconha, cocaína, LSD e ecstasy. Existem também medicamentos psiquiátricos com efeitos psicoativos, como ansiolíticos, antidepressivos e antipsicóticos.

5 Efeito depressor Substâncias depressoras também influenciam o sistema nervoso central, principalmente o cérebro. O efeito é de diminuição do nível de atividade cerebral, o que faz o organismo ficar mais lento. As drogas depressoras são muito importantes para a medicina. Entre elas estão a morfina, sedativos e outros anestésicos. Já entre as drogas depressoras de uso ilegal estão a heroína e o lança-perfume.

6 O que é o teor alcoólico? Há no mercado uma grande variedade de bebidas alcoólicas disponíveis, cada uma com seu teor alcoólico. Quanto mais alta for a porcentagem de álcool, maiores os seus efeitos e maiores os riscos para a pessoa, em caso de abuso. Confira os níveis de álcool das bebidas mais consumidas: Bebida Teor alcoólico Cerveja 0,5% a 5%* Chope 4,5% a 5% Vinho 8,6% a 14% Saquê 13% a 16% Licor 15% a 54% Rum 35% a 54% Tequila 36% a 54% Vodca 36% a 54% Cachaça 38% a 48% Uísque 38% a 54% Gim 40% a 50% Conhaque 40% a 60% * Esses são os valores mais comuns para a cerveja

7 O que é o alcoolismo? A Organização Mundial da Saúde (OMS) se refere ao alcoolismo como Síndrome de Dependência do Álcool (SDA). Ela é definida como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que podem se desenvolver após o uso repetido de uma substância.

8 Outra descrição, feita pela Sociedade Americana de Medicina da Dependência, lista várias características do alcoolismo: - Doença influenciada por fatores genéticos, ambientais e psicossociais - Doença geralmente progressiva: os sintomas e o agravamento da doença avançam com o tempo - Doença geralmente fatal: pode levar à morte Todas essas características indicam o perigo que o alcoolismo representa para o indivíduo, sua família e a sociedade.

9 O alcoolismo e a direção: perigo permanente Por conta das características do álcool, é mortal dirigir sob influência da substância. Fatores como a perda da coordenação motora e a lentidão no raciocínio podem causar acidentes de trânsito gravíssimos. Todos os motoristas devem estar sóbrios ao assumir o volante, para evitar tragédias. Lembramos que o Código de Trânsito Brasileiro determina que dirigir sob a influência de álcool é uma infração gravíssima, penalizada com multa e suspensão do direito de dirigir (artigo 165). E não se trata apenas de infração, mas também de crime, que prevê de seis meses a três anos de prisão (artigo 306).

10 Você sabia? O álcool está relacionado a 21 dos acidentes de trânsito no Brasil. Em uma pesquisa de 2013, o Detran de São Paulo revelou que, entre as vítimas, 22,3 dos motoristas, 21,4 dos pedestres e 17,7% dos passageiros tinham sinais de embriaguez.

11 Doenças causadas pelo abuso do álcool O uso moderado do álcool, nas horas e lugares adequados, sempre acompanhou o homem ao longo da História. Mas a ciência provou que, além dos efeitos imediatos do álcool no corpo, algumas doenças identificadas a seguir são geradas pelo consumo prolongado de álcool.

12 - Pelo menos dez tipos de câncer, entre eles os de estômago, pâncreas e esôfago. - Esteatose: acúmulo de gordura no fígado que, em sua forma mais grave, pode provocar a cirrose hepática, uma doença terminal. - Angina de peito: obstrução nas artérias que causa baixo abastecimento de sangue no coração e dores agudas. - Diabetes: grupo de doenças nas quais se observa alto nível de glicose no sangue, com sérias consequências para a saúde do paciente. - Gastrite: inflamação no revestimento do estômago. - Úlcera: o álcool em excesso causa lesões nas paredes do intestino. - Cálculos renais: mais conhecidos como pedras nos rins, podem obstruir a uretra, o canal por onde a urina é expelida, e causar dores fortíssimas. - Cálculos biliares: formação de pedras na vesícula biliar, que podem provocar dores fortes e inflamações. - Hepatite A: doença infecciosa aguda que ataca o fígado.

13 - Osteoporose: degradação dos ossos, que pode facilitar fraturas. - Doença de Parkinson: causa dificuldades nos movimentos e no controle do corpo. - Linfomas: formação de tumores nas células do sangue. - Pancreatite: Inflamação grave no pâncreas, órgão responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue e ajudar na digestão. - Artrite reumática: doença autoimune, ou seja, que faz com que as células ataquem o próprio corpo do paciente, gerando dor e inflamação nas articulações, como cotovelos e joelhos. - Doença de Alzheimer: pessoas que consomem álcool em excesso podem ter maiores chances de desenvolver essa forma de demência, marcada pela perda de memória. O alcoolismo também aumenta muito as chances de ocorrência de pressão alta, enfartes, AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) e aterosclerose, quando gordura, colesterol e outras substâncias se acumulam nas paredes das artérias e limitam o fluxo sanguíneo.

14 Você sabia? O álcool, assim que é ingerido, muda toda a rotina do corpo humano. O fígado precisa metabolizar a substância para eliminá-la. Os rins, que filtram o sangue, trabalham dobrado para separar o álcool e jogá-lo fora pela urina. O cérebro passa pelas fases de estimulação (alegria, perda de inibição) e depressão (perda de coordenação motora e de autocontrole).

15 Causas do alcoolismo Uma pessoa pode desenvolver síndrome de dependência do álcool por muitas razões. Algumas são de nascença e relacionadas à saúde. Outras, resultados de hábitos e influências externas. Entre elas, estão:

16 Quantidade e frequência do consumo de álcool Quem bebe muito e de forma constante desenvolve resistência aos efeitos do álcool. Por isso, precisa aumentar cada vez mais as doses para sentir os mesmos efeitos. Esse consumo excessivo pode gerar o alcoolismo.

17 Fatores psicológicos Problemas psicológicos como ansiedade, pânico e depressão podem levar a pessoa à síndrome de dependência do álcool. Quem está passando por dificuldades, como desemprego, uma crise amorosa ou a morte de alguém próximo também pode se tornar mais propenso ao alcoolismo. Fatores genéticos Segundo uma pesquisa recente da universidade de Purdue, nos EUA, existem 930 genes que podem levar a pessoa a beber em excesso. Esses fatores genéticos fazem o cérebro ter compulsão por álcool. Não há apenas um gene responsável pelo desejo da bebida: cada um dessas centenas de genes exerce uma pequena influência. Fatores ambientais Estar com frequência em ambientes onde outras pessoas consomem bebidas alcoólicas pode estimular o consumo. Uma pesquisa publicada na Revista de Saúde Pública, em 2005, ouviu 91 caminhoneiros, dos quais 63 afirmaram beber principalmente para acompanhar os amigos.

18 Você sabia? Uma pesquisa da ONU (Organização das Nações Unidas) apontou que Brasil é o terceiro país que registra mais mortes por conta do consumo de álcool em todo o continente americano (América do Norte, América Central e América do Sul). As Américas apresentam um consumo médio de álcool superior a todos os outros continentes.

19 Como identificar o alcoolismo Há muitos sinais que identificam uma pessoa que sofre de alcoolismo. Quanto mais sintomas o indivíduo apresentar, maior a gravidade da doença. Entre estes sintomas estão: - Desejo forte ou incontrolável de beber; - Dificuldade de controlar o consumo de álcool e tendência a beber mais do que o planejado; - Consumo repetido apesar dos efeitos negativos; - Atividades do dia a dia prejudicadas pelo consumo de álcool; - Consumo de álcool visto como prioridade em relação a outras atividades e obrigações; - Aumento da tolerância ao álcool: o indivíduo sente menos os efeitos e precisa de doses cada vez maiores; - Síndrome de abstinência: caso esteja há muito tempo sem consumir álcool, o doente apresenta sintomas como sudorese (suor excessivo), tremedeira, ansiedade, irritação, náuseas e vômitos.

20 Há tratamento O SEST SENAT tem unidades de atendimento por todo o Brasil. Em grandes centros urbanos, também é possível ser atendido por profissionais de psicologia, que podem orientá-lo em relação ao alcoolismo. Os Serviços realizam campanhas nacionais de conscientização e prevenção de doenças, inclusive o alcoolismo, em datas comemorativas. As principais campanhas acontecem na Semana Mundial da Saúde (na semana de 7 de abril), no Dia do Caminhoneiro (30 de junho) e no Dia do Motorista (25 de julho). As atividades do SEST SENAT incluem palestras, seminários, exames e orientações.

21 Consultas médicas, centros de atendimento e o apoio de entidades como os Alcoólicos Anônimos (AA) também são muito importantes na luta contra a síndrome de dependência do álcool. Porém, o primeiro passo para tratar a doença é admitir que ela está afetando seu dia a dia. Pode parecer óbvio, mas muitas vezes a maior dificuldade é fazer o doente reconhecer que tem um problema. E quanto antes isso acontecer, mais fácil será a recuperação. Como acontece com muitas outras doenças, o alcoolismo é melhor tratado se for identificado e combatido no início.

22 Você sabia? A família e os amigos próximos têm um papel fundamental no tratamento da síndrome de dependência do álcool. A orientação é do jornalista Ricardo Vespucci e do médico Emanuel Vespucci, autores de O Livro das Respostas: Alcoolismo. O aconselhamento para casais e a terapia familiar muitas vezes são recomendados para unir as famílias na luta contra o alcoolismo. O tratamento pode ser feito em consultórios, ambulatórios, hospitais, instituições de repouso e até em casa, dependendo do grau de evolução da doença. O processo pode incluir:

23 Desintoxicação É o movimento de cortar completamente, mas com segurança, o consumo de álcool. Todo doente que estiver se tratando precisa passar por isso. Medicamentos Só devem ser utilizados sob a supervisão de profissionais da saúde, sempre seguindo rigorosamente as orientações específicas de dosagem. Alguns medicamentos diminuem a compulsão pelo álcool e outros desenvolvem no paciente a aversão à substância.

24 Evitar as recaídas Durante o tratamento, com ajuda profissional, o doente será capaz de identificar o que pode levá-lo às recaídas e criar maneiras de lidar com essas tentações. Todo cuidado é pouco! Uma única dose de álcool pode fazer alguém que sofreu de alcoolismo voltar ao estágio mais grave da doença.

25 É importante lembrar que essas orientações não devem estar limitadas ao paciente, mas se estendem à família e aos amigos. Em caso de qualquer dúvida, o SEST SENAT está sempre disponível para ajudar, em todo o Brasil.

PALESTRAS. Alcoolismo

PALESTRAS. Alcoolismo PALESTRAS Alcoolismo 1 SEST - Serviço Social do Transporte SENAT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte Todos os direitos reservados ao SEST SENAT. Não é permitido copiar integral ou parcialmente,

Leia mais

CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO

CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO f CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO O que é o álcool? O álcool das bebidas alcoólicas é cientificamente conhecido como etanol e é produzido através de fermentação ou destilação de vegetais

Leia mais

Conceitos importantes. Droga qualquer entidade química ou mistura de entidades que alteram a função biológica e possivelmente sua estrutura.

Conceitos importantes. Droga qualquer entidade química ou mistura de entidades que alteram a função biológica e possivelmente sua estrutura. ALCOOLISMO Conceitos importantes Droga qualquer entidade química ou mistura de entidades que alteram a função biológica e possivelmente sua estrutura. Conceitos importantes Droga psicoativa altera o comportamento,

Leia mais

VIVER BEM ALCOOLISMO

VIVER BEM ALCOOLISMO VIVER BEM ALCOOLISMO Alcoolismo (ou etilismo) é um termo amplo para descrever problemas com o álcool (etanol), causados pelo uso compulsivo e descontrolado de bebidas alcoólicas, na maioria das vezes com

Leia mais

ALCOOLISMO: ESSE MAL TEM SOLUÇÃO?

ALCOOLISMO: ESSE MAL TEM SOLUÇÃO? ALCOOLISMO: ESSE MAL TEM SOLUÇÃO? SUMÁRIO 01. Alcoolismo: qual o limite para a dependência? 3 02. Como tratar a dependência química? 7 03. 7 maneiras infalíveis para combater o alcoolismo 12 01 A ALCOOLISMO:

Leia mais

DOSE EFEITO DO ETANOL

DOSE EFEITO DO ETANOL Alcoolismo Efeitos Os principais efeitos do álcool ocorrem no sistema nervoso central (SNC), onde suas ações depressoras assemelhamse às dos anestésicos voláteis. Os efeitos da intoxicação aguda pelo etanol

Leia mais

Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência. Unidade C Toxicologia Ambiental

Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência. Unidade C Toxicologia Ambiental Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência Toxicologia Ambiental Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB IF Sul-rio-grandense UNIDADE Introdução Nesta aula, abordaremos a Toxicologia

Leia mais

Município da Covilhã Câmara Municipal Regulamento Interno de Prevenção e Controlo do Consumo de Substâncias Psicoativas em Meio Laboral.

Município da Covilhã Câmara Municipal Regulamento Interno de Prevenção e Controlo do Consumo de Substâncias Psicoativas em Meio Laboral. Preâmbulo O consumo de álcool contribui decisivamente para a ocorrência de acidentes laborais, bem como para a incapacidade prematura e morte, sendo responsável por induzir efeitos negativos ao nível do

Leia mais

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo Clínica Jorge Jaber Dependência Química Luciana Castanheira Lobo de Araújo Critérios para o diagnóstico Rio de Janeiro 2018 Resumo Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 25 Riscos e Consequências do Consumo de Substâncias Psicoativas no Trabalho Os problemas ligados ao consumo de substâncias psicoativas no local

Leia mais

Câmara Municipal de Braga. ! Câmara Municipal de Braga Gabinete de Acção Social

Câmara Municipal de Braga. ! Câmara Municipal de Braga Gabinete de Acção Social Câmara Municipal de Braga Grupo de Trabalho:! Cooperativa de Solidariedade Social Sempre a Crescer, entidade coordenadora! Câmara Municipal de Braga Gabinete de Acção Social! Casa de Saúde do Bom Jesus

Leia mais

Projeto. Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações

Projeto. Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações Projeto Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações 2º Ensino Médio B Componente Curricular: Serviços de Informação e Comunicação Profª Maria Angela Piovezan Ferreira 3º Web Design A Componente

Leia mais

Álcool e Drogas na Terceira Idade. UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13

Álcool e Drogas na Terceira Idade. UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13 Álcool e Drogas na Terceira Idade UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13 Dados epidemiológicos Terceira condição psiquiátrica, além da! depressão e da demência Prevalência do abuso de drogas e álcool

Leia mais

1. Benefícios da atividade física

1. Benefícios da atividade física 1. Benefícios da atividade física "ATIVIDADE FÍSICA É UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADE BÁSICA" (UNESCO). O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde

Leia mais

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Fisioterapeuta Jussara Lontra Centro de Estudos Expressão genérica que pode ser definida como qualquer movimento corporal,

Leia mais

Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral

Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral A característica essencial por uso de substâncias consiste na presença de um agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais

Leia mais

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares).

Leia mais

PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA

PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA O que é droga? Qualquer substância, natural ou sintética, capaz de afetar a estrutura ou funcionamento do organismo. Drogas Psicoativas Atuam sobre o cérebro, modificando

Leia mais

Mais vale prevenir...e reduzir o risco!

Mais vale prevenir...e reduzir o risco! Mais vale prevenir......e reduzir o risco! Já ouviu falar sobre as doenças cardiovasculares? O seu médico já lhe disse qual o seu risco cardiovascular? Sabe o que significa esse risco? Que implicações

Leia mais

MÓDULO 6 - USO NOCIVO DE SUBSTÂNCIAS - ÁLCOOL

MÓDULO 6 - USO NOCIVO DE SUBSTÂNCIAS - ÁLCOOL MÓDULO 6 - USO NOCIVO DE SUBSTÂNCIAS - ÁLCOOL GABARITO DAS QUESTÕES NORTEADORAS (Aspectos que devem ser contemplados na resposta das questões norteadoras) PERGUNTA NORTEADORA 1: Neste caso temos cinco

Leia mais

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde ( MS _ IBGE) reforçam necessidade de cuidados com bebida e direção.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde ( MS _ IBGE) reforçam necessidade de cuidados com bebida e direção. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde ( MS _ IBGE) reforçam necessidade de cuidados com bebida e direção. Segundo o levantamento, 24,3% dos motoristas afirmam que assumem a direção do veículo após ter consumido

Leia mais

Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I

Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I Aula 1: Transtornos mentais e comportamentais pelo uso de múltiplas substâncias. Dependência Química: conceitos e critérios diagnósticos

Leia mais

HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA

HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA CUIDADOS ESSENCIAIS DOENÇAS CRÔNICAS HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA IPER- ENSÃO 9,4 MILHÕES DE MORTES NO MUNDO CAUSA DE 45% DOS ATAQUES CARDÍACOS E 51% DOS DERRAMES CEREBRAIS B Fonte: Organização

Leia mais

O sonho de dirigir não pode virar pesadelo.

O sonho de dirigir não pode virar pesadelo. Quem está na direção precisa saber que, no trânsito, existem muitas responsabilidades. Desde criança, sonhamos com esse dia: completar 18 anos e poder dirigir. Tirar a Carteira Nacional de Habilitação

Leia mais

Leia sem moderação. Alcoolismo

Leia sem moderação. Alcoolismo Leia sem moderação. Alcoolismo ALCOOLISMO O alcoolismo é uma doença grave causada pela ingestão contínua de bebidas alcoólicas. A pessoa torna-se prisioneira do ato de beber, sofrendo conseqüências sociais,

Leia mais

BENZODIAZEPÍNICOS (BZD)

BENZODIAZEPÍNICOS (BZD) BENZODIAZEPÍNICOS (BZD) Considerações iniciais Os benzodiazepínicos foram descobertos nos inícios dos anos sessenta e vieram para substituir os antigos barbitúricos e outros tipos de sedativos e hipnóticos

Leia mais

Quando você precisar, nós estaremos lá.

Quando você precisar, nós estaremos lá. DIA DO COMBATE AO COLESTEROL COLESTEROL, NOÇÕES IMPORTANTES. O controle do colesterol faz parte de um estilo de vida saudável, que inclui atividade física regular, controle do peso, do estresse e parar

Leia mais

FORMULÁRIO ASSIST. Escolaridade: Sim b. bebidas alcoólicas. Sim c. maconha. Sim d. cocaína, crack. Sim e. estimulantes, como anfetaminas

FORMULÁRIO ASSIST. Escolaridade: Sim b. bebidas alcoólicas. Sim c. maconha. Sim d. cocaína, crack. Sim e. estimulantes, como anfetaminas FORMULÁRIO ASSIST Responda as seguintes perguntas: Sexo: Idade: ( ) feminino ( ) masculino Escolaridade: Estado: Cidade: 1. Na sua vida qual(is) destas substâncias você já usou? (somente uso não prescrito

Leia mais

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte.

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte. Medicamentos capazes de diminuir a actividade do cérebro, principalmente quando ele está num estado de excitação acima do normal, causando deste modo sonolência ou até inconsciência. Analgésico - Sedativo

Leia mais

MÓDULO 4 COMPORTAMENTOS ADITIVOS

MÓDULO 4 COMPORTAMENTOS ADITIVOS Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo 2012-2013 Curso profissional de Técnico de Apoio Psicossocial 11º B Disciplina: Psicopatologia Geral MÓDULO 4 COMPORTAMENTOS ADITIVOS O consumo de drogas remonta

Leia mais

RISCOS DE ACIDENTES. 50% maior do que se tivesse bebido com moderação 4 vezes maior do que a dose anterior 25 vezes maior do que a dose anterior

RISCOS DE ACIDENTES. 50% maior do que se tivesse bebido com moderação 4 vezes maior do que a dose anterior 25 vezes maior do que a dose anterior Alcoolismo No Brasil, 16 milhões de pessoas são dependentes do álcool, que é uma droga socialmente aceitável. Este consumo é a terceira causa de absenteísmo (falta ao) no trabalho, o que compromete quase

Leia mais

Motorista, você é a peça mais importante. de seu caminhão. Se sua saúde não. anda bem, tudo o mais corre perigo:

Motorista, você é a peça mais importante. de seu caminhão. Se sua saúde não. anda bem, tudo o mais corre perigo: Motorista, você é a peça mais importante de seu caminhão. Se sua saúde não anda bem, tudo o mais corre perigo: o caminhão, a carga, sua vida e o sustento de sua família. Neste material você vai encontrar

Leia mais

Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de

Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de Projeto Drogas Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de substâncias como: fenproporex, metanfetamina

Leia mais

No entanto, existem outras medidas que podem ser tomadas para estender a expectativa de vida, como prática de exercícios e uma dieta saudável.

No entanto, existem outras medidas que podem ser tomadas para estender a expectativa de vida, como prática de exercícios e uma dieta saudável. Alguns aspectos relativos à saúde não podem ser controlados, como a herança genética ou como alguém pode ser afetado pelo comportamento da mãe durante a gravidez. No entanto, existem outras medidas que

Leia mais

BIOLOGIA. Considerações iniciais O ÁLCOOL E O ALCOOLISMO

BIOLOGIA. Considerações iniciais O ÁLCOOL E O ALCOOLISMO BIOLOGIA Profº. Silvio Boulhosa O ÁLCOOL E O ALCOOLISMO Considerações iniciais O álcool é a droga mais usada no mundo e também a mais antiga que se tem conhecimento. Parece que já era conhecida, como uma

Leia mais

Barriguinha Para que te quero?

Barriguinha Para que te quero? Barriguinha Para que te quero? Em tempos idos dizia-se que gordura é formosura, mas hoje sabe-se os perigos que se escondem atrás de uma grande barriguinha. Para além do impacto na autoestima, se a gordura

Leia mais

ABCFARMA ESPECIAL JULHO/2018. Em busca da sobriedade. Terceira idade, muito prazer

ABCFARMA ESPECIAL JULHO/2018. Em busca da sobriedade. Terceira idade, muito prazer ESPECIAL ABCFARMA JULHO/2018 Em busca da sobriedade Terceira idade, muito prazer Especial Sênior Em busca da sobrie Dr. Arthur Guerra Após os 60 anos, aumenta a incidência de doenças crônicas que aceleram

Leia mais

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E DO SONO. Marco Aurelio Soares Jorge

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E DO SONO. Marco Aurelio Soares Jorge TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E DO SONO Marco Aurelio Soares Jorge Transtornos de Ansiedade Os transtornos ansiosos se caracterizam pelos sintomas de ansiedade e comportamento de evitação, incluindo transtorno

Leia mais

SABES O QUE É O CÍRCULO AZUL???

SABES O QUE É O CÍRCULO AZUL??? SABES O QUE É O CÍRCULO AZUL??? Dia Mundial da Diabetes No dia 14 de Novembro comemora-se o Dia Mundial da Diabetes O símbolo da diabetes é um círculo azul e foi estabelecido pela ONU. A cor representa

Leia mais

USO INDEVIDO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

USO INDEVIDO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS USO INDEVIDO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS DIAGNÓSTICO MARCELO RIBEIRO MSc UNIDADE DE PESQUISA EM ÁLCOOL E DROGAS (UNIAD) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) (I) INTRODUÇÃO O USO INDEVIDO DE SUBSTÂNCIAS

Leia mais

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando.

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. focando em entregar artigos de alta qualidade para você. DEUS AMA VOCÊ. Conteúdo INFARTO DO MIOCÁRDIO - 5

Leia mais

DOENÇAS COM MAIOR MORTALIDADE EM PORTUGAL TEMA DE VIDA SAÚDE

DOENÇAS COM MAIOR MORTALIDADE EM PORTUGAL TEMA DE VIDA SAÚDE Tema de Vida: SAÚDE Construção curricular Desagregação do Tema de Vida em Questões Geradoras Quais os cuidados a ter para uma vida saudável? Qual o papel das medicinas alternativas na prevenção/tratamen

Leia mais

Como se adquire? Existem vários tipos de hepatite e a causa difere conforme o tipo.

Como se adquire? Existem vários tipos de hepatite e a causa difere conforme o tipo. HEPATITE O que é hepatite? É qualquer inflamação do fígado. Pode ser causada por infecções (vírus, bactérias), álcool, medicamentos, drogas, doenças hereditárias (depósitos anormais de ferro, cobre) e

Leia mais

PREVENÇÃO DE RECAÍDA APOIO FRATERNO CAPACITAÇÃO AVANÇADA

PREVENÇÃO DE RECAÍDA APOIO FRATERNO CAPACITAÇÃO AVANÇADA PREVENÇÃO DE RECAÍDA APOIO FRATERNO CAPACITAÇÃO AVANÇADA PONTOS CHAVES A Recaída faz parte do processo de mudança: deve-se encará-la, enfrentá-la e evitá-la; A Prevenção de Recaída baseia-se na ideia de

Leia mais

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado.

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado. O QUE É SAÚDE? É o nosso estado natural. Segundo a O.M.S. saúde é mais do que a ausência de doença ou enfermidade: É o estado de perfeito bem-estar físico, mental e social. Depressão Em nossa sociedade,

Leia mais

Hipertensão arterial, uma inimiga silenciosa e muito perigosa

Hipertensão arterial, uma inimiga silenciosa e muito perigosa Hipertensão arterial, uma inimiga silenciosa e muito perigosa A famosa pressão alta está associada a uma série de outras doenças, como o infarto do miocárdio, a insuficiência cardíaca e morte súbita, entre

Leia mais

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS UMA VISÃO GERAL Feinstein, 1970 DEFINIÇÃO Presença

Leia mais

7º-Curso de Licenciatura em Enfermagem. Nutrição. Crisanta Portugal 11-ÁLCOOL

7º-Curso de Licenciatura em Enfermagem. Nutrição. Crisanta Portugal 11-ÁLCOOL 7º-Curso de Licenciatura em Enfermagem Nutrição Crisanta Portugal 11-ÁLCOOL 1 ÁLCOOL As bebidas alcoólicas são as que contem álcool na sua composição. O álcool das bebidas alcoólicas é o álcool ordinário

Leia mais

Qigong a Arte de Respirar

Qigong a Arte de Respirar Qigong a Arte de Respirar A respiração no Qigong é por vezes chamada de Tu Gu Na Xin, cuja tradução significa Expelir o velho, inspirar o novo. A respiração no Qigong tem como objectivo aumentar a absorção

Leia mais

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Marcelo Santos Cruz, MD, PhD Qual a melhor forma

Leia mais

CONSUMO DE ÁLCOOL, DROGAS, FUMO E MEDICAMENTOS

CONSUMO DE ÁLCOOL, DROGAS, FUMO E MEDICAMENTOS Instruções de Segurança na Prática CONSUMO DE ÁLCOOL, DROGAS, FUMO E MEDICAMENTOS ASSET INTEGRITY PARTNER PÁG. 1 Conteúdo: Prefácio Informações sobre o consumo de álcool Informações sobre o consumo de

Leia mais

INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER?

INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER? INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER? O QUE É A INSOLAÇÃO? A insolação é uma condição séria e fatal causada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa

Leia mais

Doenças do Sistema Nervoso

Doenças do Sistema Nervoso SISTEMA NERVOSO Doenças do Sistema Nervoso Alzheimer degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais frequente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar,

Leia mais

Saúde do Homem. Medidas de prevenção que devem fazer parte da rotina.

Saúde do Homem. Medidas de prevenção que devem fazer parte da rotina. Saúde do Homem Medidas de prevenção que devem fazer parte da rotina. saúde do Homem O Ministério da Saúde assinala que muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade,

Leia mais

Escola Básica Amora, Janeiro de 2014

Escola Básica Amora, Janeiro de 2014 Escola Básica Amora, Janeiro de 2014 Trabalho realizado pelo aluno André Tomaz nº3 da turma 7E no âmbito da disciplina Tecnologia de Informação e comunicação sob orientação do Professor Sérgio Heleno,

Leia mais

Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018

Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018 Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018 Nível de Ensino: Secundário Disciplina: Saúde Ano:10º Curso: Regular VOC Científico- Humanístico Profissional X Período Módulos Conteúdos Programáticos Instrumentos

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º / 2017

PROJETO DE LEI N.º / 2017 PROJETO DE LEI N.º / 2017 Ementa: Institui a SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE JOVENS. Autores: Diversos vereadores Omar Najar, Prefeito do Município de Americana, no uso

Leia mais

Estou à disposição para tirar dúvidas e recebê-los em meu consultório. Seguem meus contatos! Um abraço!

Estou à disposição para tirar dúvidas e recebê-los em meu consultório. Seguem meus contatos!   Um abraço! Olá! Meu nome é Claudia Becker. Sou nutricionista há sete anos e amo demais a profissão que escolhi! É muito gratificante saber que, através do meu conhecimento, posso auxiliar as pessoas a buscarem e

Leia mais

Substâncias Psicoativas Uso Abuso - Dependência

Substâncias Psicoativas Uso Abuso - Dependência Pablo Kurlander - Comunidade Terapêutica Nova Jornada 1 Pablo Kurlander - Comunidade Terapêutica Nova Jornada 2 Uso Abuso - Dependência Potencial de ação no SNC Provocam: Alterações mentais (psíquicas)

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 4º BIMESTRE AUTORIA SHIRLEY RODRIGUES DE MELO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O Texto Gerador I é uma entrevista com o Dr. Jorge

Leia mais

DIMINUA O RISCO DE ATAQUE CARDÍACO E ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL CONTROLE A SUA TENSÃO ARTERIAL D I A M U N D I A L DA S AÚ D E 2013

DIMINUA O RISCO DE ATAQUE CARDÍACO E ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL CONTROLE A SUA TENSÃO ARTERIAL D I A M U N D I A L DA S AÚ D E 2013 DIMINUA O RISCO DE ATAQUE CARDÍACO E ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL CONTROLE A SUA TENSÃO ARTERIAL D I A M U N D I A L DA S AÚ D E 2013 O que é a Hipertensão? * A leitura da Tensão Arterial acima de 140/90

Leia mais

ÍNDICE. Introdução 4. O que é diabetes 5. Os diferentes tipos de diabetes 5. Fatores de risco do diabetes tipo 1 e tipo 2 6. Sintomas 7.

ÍNDICE. Introdução 4. O que é diabetes 5. Os diferentes tipos de diabetes 5. Fatores de risco do diabetes tipo 1 e tipo 2 6. Sintomas 7. ÍNDICE Introdução 4 O que é diabetes 5 Os diferentes tipos de diabetes 5 Fatores de risco do diabetes tipo 1 e tipo 2 6 Sintomas 7 Diagnóstico 8 Tratamento 9 Atividades físicas 10 Medicamentos 11 O que

Leia mais

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol MAGNÉSIO DIMALATO FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7 PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol Importante para mais de 300 processos biológicos no organismo, o magnésio é um mineral essencial utilizado na síntese de proteínas

Leia mais

Por Redação Yahoo! Notícias

Por Redação Yahoo! Notícias Por Redação Yahoo! Notícias Um estudo liderado pelo professor David Nutt, da Universidade de Bristol, no sudeste da Inglaterra, analisou 20 drogas ilícitas e lícitas e as classificou numa escala do nível

Leia mais

Exercícios de Coordenação Nervosa

Exercícios de Coordenação Nervosa Exercícios de Coordenação Nervosa 1. Observe a estrutura do neurônio abaixo e marque a alternativa correta: Esquema simplificado de um neurônio a) A estrutura indicada pelo número 1 é o axônio. b) A estrutura

Leia mais

Febre recorrente relacionada com NLRP12

Febre recorrente relacionada com NLRP12 www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Febre recorrente relacionada com NLRP12 Versão de 2016 1. O QUE É A FEBRE RECORRENTE RELACIONADA COM NLRP12 1.1 O que é? A febre recorrente relacionada com

Leia mais

parte 1 estratégia básica e introdução à patologia... 27

parte 1 estratégia básica e introdução à patologia... 27 Sumário parte 1 estratégia básica e introdução à patologia... 27 1 Terapêutica: estratégia geral... 29 terminologia de doenças... 29 História do caso... 34 Disposição do fármaco... 39 Seleção do fármaco...

Leia mais

Para que servem os alimentos ricos em licopeno?

Para que servem os alimentos ricos em licopeno? Por que devemos comer alimentos brancos? A) Para o desenvolvimento do sistema nervoso e também dos músculos. B) Porque beneficiam a visão e fortalecem o sistema de defesa do organismo. C) Porque têm ação

Leia mais

Benefícios Fisiológicos

Benefícios Fisiológicos Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Fisioterapeuta Jussara Lontra Atividade Física expressão genérica que pode ser definida como qualquer movimento corporal,

Leia mais

Maio, Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Hipertensão Arterial

Maio, Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Hipertensão Arterial Maio, 2014 Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco Hipertensão Arterial Sumário: O que é a Hipertensão Arterial (HTA)?; Causas da HTA; Fatores de Risco; Como prevenir a HTA; Sintomas; Problemas

Leia mais

É indicado para o alívio da dor de intensidade moderada a grave

É indicado para o alívio da dor de intensidade moderada a grave TRAMADOL HCL (A2) Identificação: Fórmula Molecular: C16H25NO2HCL PM: 299,8 DCB: 08807 ( HCL) CAS: 36282-47-0 Fator de correção: Aplicável Uso: Oral e retal Propriedades: Cloridrato de, é um analgésico

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física

Leia mais

Benefícios do Suco de Laranja Para Sistema Imunológico.

Benefícios do Suco de Laranja Para Sistema Imunológico. Suco de Laranja Laranja. A Laranja é uma fruta cítrica popular por seu sabor doce e picante. Elas pertencem à família Rutaceae e são cultivadas e consumido em todo o mundo. Além disso, Há um número de

Leia mais

Uso de Substâncias e Dependência: Visão Geral

Uso de Substâncias e Dependência: Visão Geral Capítulo 1 Uso de Substâncias e Dependência: Visão Geral Do ponto de vista comportamental, dependência pode ser conceitualizada como um prejuízo na capacidade de inibir a busca por determinada droga em

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Dependência química; Diagnóstico; CID-10; DMS-IV.

RESUMO. Palavras-chave: Dependência química; Diagnóstico; CID-10; DMS-IV. DEPENDÊNCIA QUÍMICA: CAMINHOS PARA O DIAGNÓSTICO Juliana Baiense* RESUMO O objetivo do artigo é explicitar os conceitos necessários englobados na Dependência Química para apontar as dificuldades, o modelo

Leia mais

Doenças do sistema Cardiorrespiratório

Doenças do sistema Cardiorrespiratório Doenças do sistema Cardiorrespiratório Trabalho realizado por: Catarina Freitas nº6 9ºB 1 Índice 1.Introdução... 3 2. Definição de Sistema Cardiorrespiratório... 4 2.1. Doenças do Sistema Circulatório...

Leia mais

O ÁLCOOL E O ALCOOLISMO Considerações iniciais

O ÁLCOOL E O ALCOOLISMO Considerações iniciais O ÁLCOOL E O ALCOOLISMO Considerações iniciais O álcool é a droga mais usada no mundo e também a mais antiga que se tem conhecimento. Parece que já era conhecida, como uma forma primitiva de cerveja, feita

Leia mais

04 de dezembro Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla. Cuide da Sua Saúde!

04 de dezembro Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla. Cuide da Sua Saúde! 04 de dezembro Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla 03 de dezembro Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica 03 de dezembro Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 01 de dezembro

Leia mais

DETRAN. Skanska Brasil Ltda 1

DETRAN. Skanska Brasil Ltda 1 DETRAN 1 Skanska Brasil Ltda 1 O Projeto Amigo da Vez é uma iniciativa do Ministério dos Transportes através do Programa de Redução de Acidentes nas Estradas em parceria com o DETRAN. 2 Objetivo: Reduzir

Leia mais

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab)

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab) Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA (pembrolizumab) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá

Leia mais

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Cuidado de Enfermagem Ético Cuidado em TODAS as fases da vida tecnologia sofisticada = pode prolongar a vida bem além do momento

Leia mais

VIVER BEM SEU RAMIRO JARBAS E AS DOENÇAS CEREBROVASCULARES DOENÇAS CEREBROVASCULARES

VIVER BEM SEU RAMIRO JARBAS E AS DOENÇAS CEREBROVASCULARES DOENÇAS CEREBROVASCULARES 1 VIVER BEM SEU RAMIRO JARBAS E AS DOENÇAS CEREBROVASCULARES DOENÇAS CEREBROVASCULARES 2 3 Conheça o seu Ramiro Jarbas. Ele já se aposentou e sua vida não é mais tão agitada como antes. Hoje, suas maiores

Leia mais

Informação para os pacientes e seus familiares

Informação para os pacientes e seus familiares Psicose Psychosis - Portuguese UHN Informação para os pacientes e seus familiares Leia esta brochura para aprender: o que é a psicose o que a causa os sinais ou sintomas de psicose que tratamentos podem

Leia mais

TGO, TGP, GAMA GT E BILIRRUBINAS

TGO, TGP, GAMA GT E BILIRRUBINAS TGO, TGP, GAMA GT E BILIRRUBINAS A dosagem da AST e ALT, também conhecidas pelas siglas TGO e TGP, são ferramentas essenciais para o diagnóstico das doenças do fígado. Estas enzimas fazem parte do hepatograma,

Leia mais

Distúrbios e doenças ligadas à obesidade. Trabalho realizado por: Álvaro Santos Nº1 9ºA Miguel Oliveira Nº19 9ºA Carlos Azevedo Nº5 9ºA

Distúrbios e doenças ligadas à obesidade. Trabalho realizado por: Álvaro Santos Nº1 9ºA Miguel Oliveira Nº19 9ºA Carlos Azevedo Nº5 9ºA Distúrbios e doenças ligadas à obesidade Trabalho realizado por: Álvaro Santos Nº1 9ºA Miguel Oliveira Nº19 9ºA Carlos Azevedo Nº5 9ºA Índice Introdução O que é a Obesidade? Doenças e distúrbios físicos

Leia mais

Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo

Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo Matéria publicada em 07 de Maio de 2014 Receber o diagnóstico de colesterol alto vira alvo

Leia mais

Tratamento da Doença de Parkinson

Tratamento da Doença de Parkinson Tratamento da Doença de Parkinson 1 Doença a de Parkinson É uma perturbação degenerativa e progressiva do sistema nervoso que apresenta vários v sintomas particulares: Tremor em repouso Lentidão na iniciação

Leia mais

ISLAND HEALTH CARE FORMULÁRIO DE ANTECEDENTES MÉDICOS

ISLAND HEALTH CARE FORMULÁRIO DE ANTECEDENTES MÉDICOS DATA DE HOJE: NOME: DATA DE NASCIMENTO NAME: ISLAND HEALTH CARE FORMULÁRIO DE ANTECEDENTES MÉDICOS Você é alérgico ao látex ou borracha? Sim Não ALERGIAS A MEDICAMENTOS: Nenhum Sim, por favor liste LISTA

Leia mais

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito.

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. No Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, o site Coração & Vida faz

Leia mais

P ERGUNTAR ( o máximo possível):

P ERGUNTAR ( o máximo possível): EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS Dr. Jorge Jaber Elaborei um esquema para facilitar certas condutas médicas: P erguntar E stabilizar D isponha I dentifique Para ajudar a memorizar: Quem P E D I sempre alcança.

Leia mais

TRATAMENTO AMBULATORIAL EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

TRATAMENTO AMBULATORIAL EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA TRATAMENTO AMBULATORIAL EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA Alessandro Alves Leia atentamente cada uma das 13 diretrizes que o NIDA, o Instituto Nacional para o Abuso de Drogas, nos EUA, recomenda para direcionar o

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 39 : PROGRAMA NACIONAL DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ALCOOL E OUTRAS DROGAS

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 39 : PROGRAMA NACIONAL DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ALCOOL E OUTRAS DROGAS 1 MÓDULO 39 : PROGRAMA NACIONAL DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ALCOOL E OUTRAS DROGAS CAPÍTULO 2 : OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA 1. NÍVEL PREVENTIVO Essa etapa prevê o desenvolvimento

Leia mais

Independente de sua configuração, a Família continua sendo a instituição social responsável pelos cuidados, proteção, afeto e educação das crianças.

Independente de sua configuração, a Família continua sendo a instituição social responsável pelos cuidados, proteção, afeto e educação das crianças. LACO LACO Família É constituída por um grupo de pessoas que compartilham uma relação de cuidados (proteção, alimentação e socialização), vínculos afetivos (relacionais), de convivência, de parentesco consangüíneo

Leia mais

Alcoolismo. Os problemas ligados ao álcool têm vindo a assumir uma gravidade crescente.

Alcoolismo. Os problemas ligados ao álcool têm vindo a assumir uma gravidade crescente. Clube da Alimentação Saudável Frutas e Companhia Alcoolismo Enviado por Administrador 30Jan2008 Actualizado em 06Feb2008 Os problemas ligados ao álcool têm vindo a assumir uma gravidade crescente. De acordo

Leia mais

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab)

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab) Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA (pembrolizumab) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá

Leia mais

O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa

O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa bbc.com/portuguese/geral-48339993 A menopausa acontece quando a menstruação de uma mulher para e ela não pode mais ficar grávida naturalmente

Leia mais

NIDA National Institute on Drug Abuse NIH - National Institute of Health

NIDA National Institute on Drug Abuse NIH - National Institute of Health NIDA National Institute on Drug Abuse NIH - National Institute of Health Dependência química doença complexa busca compulsiva e incontrolável o uso persiste apesar das conseqüências negativas pode se tornar

Leia mais