RELAÇÃO DE ENTREGAS PARA ALINHAMENTO E OTIMIZAÇÃO DOS ESTUDOS 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELAÇÃO DE ENTREGAS PARA ALINHAMENTO E OTIMIZAÇÃO DOS ESTUDOS 2017"

Transcrição

1 RELAÇÃO DE ENTREGAS PARA ALINHAMENTO E OTIMIZAÇÃO DOS ESTUDOS 2017 Entrega (% da nota) E1 E2 E3 E4 E5*** (50%) Observação: uma nova entrega somente será apresentada após a aprovação da anterior. Descrição Ideias de temas e referências iniciais Estrutura do referencial teórico e conceitos iniciais Métodos e instrumentos de coleta e análise de dados Análise dos resultados e considerações finais Artigo Final O que deve conter No máximo duas possíveis ideias de temas sobre o que será pesquisado e no mínimo oito referências de possíveis artigos a serem analisados. Itens que serão analisados no referencial teórico e seus conceitos iniciais. Proposta de métodos para a pesquisa e seus instrumentos, como possíveis questionários, banco de dados, ferramentas e o que mais for utilizado para coletar e tratar os dados. Resultados da análise dos dados coletados e suas considerações. Trabalho estruturado na forma de um artigo para avaliação. Data limite de entrega* 27/03/17 17/04/17 08/05/17 05/06/17 26/06/17 Critérios de avaliação Relação das ideias com algum dos temas da disciplina** e relevância dos artigos identificados. Proximidade dos itens com o tema do trabalho, estrutura lógica do texto, consistência da base teórica utilizada e conexões entre os parágrafos. Viabilidade de realização do estudo e relevância dos procedimentos a serem adotados. Análise crítica dos dados, comparação com outros estudos anteriores e contribuições dos resultados. Relevância do estudo tanto do ponto de vista teórico (50%) quanto prático (50%), conexão lógica entre os parágrafos e contribuição com o tema. * Recomenda-se que as entregas sejam realizadas antes da data limite para um melhor acompanhamento e orientação; ** Transporte aéreo, aeronaves e aeroportos, tráfego aéreo ou tema relacionado ao PG/EIA - ITA; *** Entrega com no máximo 13 páginas. Todas as entregas devem ser envidadas em Word, até a sua respectiva data de entrega limite, para o maurocaetano1912@gmail.com com cópia para claudioj@ita.br. Enquanto uma entrega é avaliada, você já pode dar início à elaboração da entrega seguinte; Entregas realizadas com atrasos serão avaliadas como zero. Caso a E5 seja submetida para uma das revistas recomendadas pelos Professores até o final do semestre em data a ser estipulada, será adicionado até um ponto (1,0) como prêmio à nota final da avaliação de Entregas; Apenas lembrando que esse Artigo e sua Dissertação ou Tese são documentos diferentes que podem ou não serem complementares; A nota do Artigo Final (50%) e a nota média obtida nas entregas de 1 a 4 (50%) correspondem juntas a 50% da nota do Exame Final da Disciplina, ou seja, as entregas correspondem à metade do conceito obtido na Disciplina. Bom trabalho a todos(as)! Prof. Cláudio Jorge e Prof. Mauro Caetano

2 Exemplos de Entregas (Sugere-se a cada nova Entrega manter o texto anterior corrigido, alterando apenas o nome da Entrega e inserindo as novas informações da Entrega atual) E1 Ideias de temas e referências iniciais 1. Caracterização da capacidade do lado ar de aeroportos em função da demanda (exemplo). Objetivo: identificar os fatores de demanda que impactam na definição da capacidade do lado ar de aeroportos e suas correlações. 2. Gerenciamento da inovação em companhias aéreas em períodos de crises (exemplo). Objetivo: identificar como as companhias aéreas gerenciam seus processos de inovação em períodos de incerteza econômica e política. Referências (exemplo - coloque as referências nesse formato abaixo) Varella, R. R.; Frazão, J.; Oliveira, A. V. M. (2017). Dynamic pricing and market segmentation responses to low-cost carrier entry. Transportation Research. Part E, Logistics and Transportation Review, v. 98, p Young, S. B.; Well, A. T. (2011) Airport planning and management. McGraw-Hill, New York, USA.... no mínimo 8. Obs.: o propósito dessa Entrega 1 é definir um possível (ou possíveis) tema a ser estudado e identificar possíveis artigos ou livros a serem analisados que estejam relacionados com tema. Serão identificadas quais as referências mais adequadas relacionadas aos temas. Como sugestão, podem ser realizadas buscas em periódicos específicos individualmente, como o Journal of Transport Literature ( ou em bases internacionais, como a Science Direct ( ou Scopus ( que possuem várias revistas em diferentes temas.

3 E2 Estrutura do referencial teórico e conceitos iniciais 2. Referencial teórico (o item 1 mais tarde será a Introdução do artigo) Aqui deve-se explicar o conteúdo do referencial teórico e as razões por terem sido inseridos, como a justificativa de se falar desses três itens abaixo, por exemplo. Nos itens abaixo deve-se apresentar as principais definições relacionadas aos temas estudados, os autores clássicos no assunto e limitações teóricas dos estudos Infraestrutura aeronáutica (exemplo) A literatura considera a infraestrutura aeronáutica como sendo... (Autor, ano) Indicadores de desempenho aeroportuário (exemplo) Identificar indicadores de desempenho, de acordo com Fulano (2016), consiste em Modelos de gestão de desempenho aeroportuário (exemplo)... Essa Entrega deve ter no máximo três páginas de texto. Essa e as demais partes do documento devem ser redigidas seguindo o Modelo de Artigo enviado como anexo na mensagem de devolução da E1 corrigida. Obs.: nessa Entrega 2 são apresentados os conceitos associados aos temas do trabalho. Sugere-se utilizar de dois a quatro itens de modo a apresentar os temas separadamente e fazer suas conexões mais tarde ao longo da análise de resultados. A partir do uso de referências para se estruturar as ideias, são apresentados os principais conceitos considerados no trabalho e que são relevantes para que o leitor entenda do que se trata o estudo e suas contribuições para esses temas. O propósito dessa Entrega é identificar como são ordenadas as ideias, como são realizadas as citações e os principais pontos a serem considerados na estruturação do texto. Por favor, tome o devido cuidado para não copiar partes dos documentos analisados e utilize somente citação indireta, ou seja, apresente suas próprias ideias a partir das informações apresentadas nos documentos citados.

4 E3 Métodos e instrumentos de coleta e análise de dados 2. Referencial teórico (texto da entrega anterior corrigido e melhorado) 3. Métodos Para a realização da coleta de dados foram (já deixe os verbos no passado para não precisar mudar depois) utilizados os procedimentos x, y e z, conforme proposto por Beltrano (2017). Tais procedimentos consistem em... (explique do que se tratam esses procedimentos). Já para a análise dos dados foi utilizado o teste de significância a partir do método proposto por Autor (ano), que analisa... (não se esqueça de apresentar as fontes para caracterizar os métodos utilizados tanto na coleta quanto no tratamento de dados). Os dados de x foram identificados junto a y... (Fonte, ano). Obs.: a Entrega 3 possui como propósito identificar se os procedimentos tanto para coleta quanto para a análise de dados serão viáveis para a efetivação do estudo. Para tanto, devese descrever em detalhes como a pesquisa será (foi) realizada e como os dados serão (foram) analisados.

5 E4 Análise dos resultados e considerações finais 2. Referencial teórico (texto corrigido e melhorado) 3. Métodos (texto da entrega anterior corrigido e melhorado) 4. Análise de resultados Aqui são apresentadas e discutidas as análises dos resultados, como a relação entre as variáveis analisadas, as contribuições para a literatura apresentando algo que não tenha sido apresentado anteriormente (para isso deve-se comparar esses resultados com resultados apresentados em outros estudos. Ex. Os dados da Tabela 1 contrastam o proposto por Ciclano e Beltrano (2015), pois foi identificado que...), bem como as possíveis implicações práticas do estudo. 5. Considerações finais Esclarecimento das contribuições do estudo tanto para a literatura da área quanto para a prática relacionada ao transporte aéreo. Obs.: essa E4 deve ser elaborada de modo a se discutir os dados encontrados em profundidade, realizar suas correlações com outros estudos já publicados, deixar claro em que esse estudo se diferencia dos demais e suas implicações para a teoria e prática em transporte aéreo.

6 E5 Artigo Final Título final do artigo Resumo Em até 200 palavras deve-se apresentar os seguintes itens: contexto, lacuna a ser preenchida com o estudo, objetivos, métodos utilizados, resultados alcançados e considerações finais. Palavras-chaves: (de três a cinco palavras que caracterizem o estudo). Key-Words: Abstract 1. Introdução Aqui deve-se apresentar a contextualização do estudo e o porquê de se estudar esse tema. Aqui também apresenta-se as lacunas teóricas a serem preenchidas, a justificativa do problema estudado e implicações teóricas e práticas desse estudo. 2. Referencial teórico (texto melhorado) 3. Métodos (texto melhorado) 6. Análise de resultados (texto da entrega anterior corrigido e melhorado) 7. Considerações finais (texto da entrega anterior corrigido e melhorado) Obs.: nesse documento todos os tópicos anteriores são integrados em um texto comum logicamente ordenado. Apresenta-se o título do artigo, o resumo do estudo (contexto, lacuna a ser preenchida, método, resultados e considerações finais), palavras-chaves, abstract, kew-words, introdução, as implicações teóricas e práticas e também as sugestões de pesquisas e ações futuras nas considerações finais do estudo. Essa última Entrega completa deverá ter no máximo 13 páginas.

Curso de Educação Física - Bacharel. Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO

Curso de Educação Física - Bacharel. Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO Curso de Educação Física - Bacharel Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO PORTO ALEGRE, Ano Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO Projeto de pesquisa referente ao trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Bibliografia desta aula FARIA, M.F.B; VINHA, V.G.da; LA ROVERE, R.L. Orientações gerais para elaboração de dissertações e teses de doutorado

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA ENVIO DE TRABALHOS

NORMAS GERAIS PARA ENVIO DE TRABALHOS NORMAS GERAIS PARA ENVIO DE TRABALHOS O(s) trabalho(s) deverão ser compostos, por no máximo 4 (quatro) autores, sendo: 1 (um) autor, 3 (três) co - autores, indicados em nota de rodapé a afiliação de cada

Leia mais

Mostra científica em saúde 25 de maio de 2012 REGULAMENTO PARA A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

Mostra científica em saúde 25 de maio de 2012 REGULAMENTO PARA A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS Mostra científica em saúde 25 de maio de 2012 REGULAMENTO PARA A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS INSTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO A SER ENVIADO À COMISSÃO AVALIADORA Prazo de envio 20/04/2012 até 14/05/2012.

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DE RELATO DE CASO

NORMAS PARA ENVIO DE RELATO DE CASO NORMAS PARA ENVIO DE RELATO DE CASO Um relato de caso é a descrição de uma situação de gerenciamento. Os relatos de caso submetidos ao VII Simpósio de Administração: Os desafios do empreendedorismo frente

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA DE RONDÔNIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO (OU GRADUAÇÃO DO CURSO DE DIREITO)... NOME ACADÊMICO

FACULDADE CATÓLICA DE RONDÔNIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO (OU GRADUAÇÃO DO CURSO DE DIREITO)... NOME ACADÊMICO FACULDADE CATÓLICA DE RONDÔNIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO (OU GRADUAÇÃO DO CURSO DE DIREITO)... NOME ACADÊMICO TÍTULO DO TRABALHO CIDADE/ESTADO ANO FACULDADE CATÓLICA DE RONDÔNIA PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Modelo de formatação ENPEX 2017 (Resumo Expandido e Artigo Completo)

Modelo de formatação ENPEX 2017 (Resumo Expandido e Artigo Completo) Modelo de formatação ENPEX 2017 (Resumo Expandido e Artigo Completo) 1. Introdução O objetivo deste documento, fundamentado na norma de referência: ABNT NBR 14724:2011, é auxiliar os autores sobre o formato

Leia mais

APÊNDICE 1 ELEMENTOS MÍNIMOS PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS

APÊNDICE 1 ELEMENTOS MÍNIMOS PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS APÊNDICE 1 ELEMENTOS MÍNIMOS PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS A formatação dos trabalhos realizados na Pós-graduação stricto sensu do Centro Universitário Franciscano deverá estar de acordo com o item 5 (Regras

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO [A capa não é contada na numeração] TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO (se houver) INTEGRANTE 1 INTEGRANTE 2 INTEGRANTE 3 Campo Bom 2017

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ Este documento contém orientações gerais para a elaboração de projetos de dissertações e teses, bem como para a estrutura

Leia mais

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA Um projeto de pesquisa precisa inicialmente ter um tema claro, lembrando que tema não é título, título é o nome que a pessoa vai dar ao trabalho de acordo com o tema,

Leia mais

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006.

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. 1 Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. É relevante salientar que a ordem de apresentação dos elementos textuais e pós-textuais obrigatórios

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO 1. O texto do resumo expandido deve ser organizado em: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino Institucional:

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino  Institucional: Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre Prof.: Msc. Shaiala Aquino Email Institucional: sassantos.vic@ftc.edu.br Aula 03: Elaboração Projeto de Engenharia PROJETO DE ENGENHARIA O objetivo

Leia mais

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras)

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS TECNOLÓGICOS E AMBIENTAIS Universidade de Sorocaba Orientações para elaboração de projeto de pesquisa de pós-graduação O projeto deve conter no mínimo três e no máximo

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA.

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. ANEXO 02 DA RESOLUÇÃO CGESA Nº 001, DE 27 DE MARÇO DE 2013. NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. A estrutura do TCC deverá ser composta por pré-texto,

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso I

Trabalho de Conclusão de Curso I Projeto de TCC Disciplina: 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I Profª: Jussiguelli Marcondes Maranho E-mail: jussiguelli@gmail.com Uberlândia 2018 1. Capa. 2. Folha de Rosto. 3. Introdução, tema e Problematização.

Leia mais

I Congresso Internacional de Responsabilidade Socioambiental

I Congresso Internacional de Responsabilidade Socioambiental I Congresso Internacional de Responsabilidade Socioambiental http://ojs.fsg.br/index.php/rpsic/issue/current MODELO DE ARTIGO COMPLETO: ESCREVERTODAS AS LETRAS DO TÍTULO EM MAIÚSCULAS, NEGRITO E NO MÁXIMO

Leia mais

I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS

I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS Os resumos enviados para o I Seminário Norte e Nordeste de Saúde e

Leia mais

ROTEIRO DE TCC* 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?)

ROTEIRO DE TCC* 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?) ROTEIRO DE TCC* TÍTULO: Deve ser claro e expressar a ideia central do TCC. 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?) Na introdução o pesquisador deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Na introdução

Leia mais

RESOLUÇÃO INTERNA 001/2015

RESOLUÇÃO INTERNA 001/2015 RESOLUÇÃO INTERNA 001/2015 Regulamentação de Exame de Qualificação de Mestrado O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais no uso de suas atribuições, relacionadas às

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DE TRABALHOS

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DE TRABALHOS INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DE TRABALHOS SOBRENOME, Nome do Primeiro Autor (1); SOBRENOME, Nome do Segundo autor (2) (12 pts Negrito) (1) Instituição de Origem, Titulação mais elevada e-mail:primeiroautor@xxx.yyyy.br

Leia mais

II CONGRESSO INTERAMERICANO DE AUTISMO E POLITICAS DE INCLUSÃO Curitiba, 14 a 16/09/18 Submissão de trabalhos científicos na forma de PÔSTERES

II CONGRESSO INTERAMERICANO DE AUTISMO E POLITICAS DE INCLUSÃO Curitiba, 14 a 16/09/18 Submissão de trabalhos científicos na forma de PÔSTERES II CONGRESSO INTERAMERICANO DE AUTISMO E POLITICAS DE INCLUSÃO Curitiba, 14 a 16/09/18 Submissão de trabalhos científicos na forma de PÔSTERES Com o objetivo de enfatizar as contribuições científicas relacionadas

Leia mais

Arapiraca Alagoas, 02 à 06 de outubro de 2017

Arapiraca Alagoas, 02 à 06 de outubro de 2017 TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO [centralizado, letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito] (linha sem texto) Nome Completo do (a) Autor (a) 1 Nome Completo do (a) Coautor (a) 2 (caso tenha)

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ Maria de Fátima Bruno de Faria Valéria Gonçalves da Vinha Renata Lèbre La Rovere Este documento contém orientações gerais

Leia mais

1.2. O manuscrito deverá ser inédito e não estar publicado ou submetido para publicação em outro veículo;

1.2. O manuscrito deverá ser inédito e não estar publicado ou submetido para publicação em outro veículo; INSTRUÇÕES PARA AUTORES 1. Características gerais: 1.1. Serão aceitos manuscrito escritos em português e/ou em inglês. Em ambos os casos a qualidade ortográfica e semântica do texto será de responsabilidade

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 2. ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO Elemento Pré-Textual O resumo deve conter, de

Leia mais

TÍTULO. Bolsista: Nome, bolsa MANAUS ANO

TÍTULO. Bolsista: Nome, bolsa MANAUS ANO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE APOIO À PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMITÊ CIENTÍFICO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE Normas para Redação de Dissertações/Teses 1. Estrutura A estrutura de uma dissertação, tese ou

Leia mais

GESTÃO EMPRESARIAL. PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO EMPRESARIAL. PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO EMPRESARIAL PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Propor a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre na estratégia de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO TÍTULO DA DISSERTAÇÃO. Nome Completo do Autor. Passo Fundo 2013

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO TÍTULO DA DISSERTAÇÃO. Nome Completo do Autor. Passo Fundo 2013 UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO Nome Completo do Autor TÍTULO DA DISSERTAÇÃO Passo Fundo 2013 Nome Completo do Autor TÍTULO DA DISSERTAÇÃO Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação em Odontologia

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DE TRABALHOS (TÍTULO EM PORTUGUÊS) INSTRUCTION FOR SUBMISSIONS (ENGLISH TITLE)

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DE TRABALHOS (TÍTULO EM PORTUGUÊS) INSTRUCTION FOR SUBMISSIONS (ENGLISH TITLE) INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DE TRABALHOS (TÍTULO EM PORTUGUÊS) INSTRUCTION FOR SUBMISSIONS (ENGLISH TITLE) SOBRENOME, Nome do Primeiro Autor (1); SOBRENOME, Nome do Segundo autor (2) (12 pts Negrito)

Leia mais

Etapas de uma Pesquisa

Etapas de uma Pesquisa Etapas de uma Pesquisa Planejamento Execução Divulgação Objetivos Justificativa Revisão Bibliográfica Metodologia Cronograma Projeto Coleta de dados Tabulação Analise Conclusão Relatório Relatório Apresentação

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.)

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) TÍTULO DO TRABALHO (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) Nome e Sobrenome do autor principal 1, coautor 2, coautor 3 (Fonte: Liberation

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR. TÍTULO: subtítulo se houver

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR. TÍTULO: subtítulo se houver CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR TÍTULO: subtítulo se houver LAVRAS, MG Ano RELATO DE PESQUISA TÍTULO: subtítulo Credencial(s) do Autor(es) Nome do autor, discente,

Leia mais

Processo Seletivo ITA Mestrado e Doutorado. Chamada

Processo Seletivo ITA Mestrado e Doutorado. Chamada Processo Seletivo ITA 2018 Mestrado e Doutorado Chamada Inscrições de 12 de março até 23 de abril de 2017 Ingresso no 2º período de 2018. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abriu vagas para o

Leia mais

Processo Seletivo ITA Mestrado e Doutorado. Chamada

Processo Seletivo ITA Mestrado e Doutorado. Chamada Processo Seletivo ITA 2018 Mestrado e Doutorado Chamada Inscrições de 01 de setembro até 16 de outubro de 2017 Ingresso no 1º período de 2018. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abriu vagas para

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE MESTRADO E DOUTORADO

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE MESTRADO E DOUTORADO INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE MESTRADO E DOUTORADO O projeto deve conter no máximo 15 laudas (considerando da introdução a resultados esperados), digitadas em fonte Times New Roman 12, espaço

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 O artigo científico tem como finalidade divulgar pesquisas à comunidade científica, portanto, tem como interlocutores cientistas de áreas de ciências afins e, como

Leia mais

Universidade de Mogi das Cruzes

Universidade de Mogi das Cruzes Modelo de Relatório técnico-científico baseado na NBR 10719, 1989. Universidade de Mogi das Cruzes Engenharia (Ex.: Engenharia Civil) Projeto Científico de (Ex.: Relatório de Experiências de Física I,

Leia mais

SEMINÁRIOS DE ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS DE MESTRADO E DOUTORADO

SEMINÁRIOS DE ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS DE MESTRADO E DOUTORADO SEMINÁRIOS DE ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS DE MESTRADO E DOUTORADO Os Seminários Semestrais de Acompanhamento dos Projetos de Mestrado e Doutorado tem o intuito de auxiliar no desenvolvimento dos projetos

Leia mais

NORMAS DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

NORMAS DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS NORMAS DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS 1. O sistema para envio dos trabalhos encontra se aberto. 2. Os campos CPF, data de nascimento e número do registro profissional (CRM e demais), apresentados na tela inicial

Leia mais

I SEMINÁRIO NACIONAL: Família e Políticas Sociais no Brasil - UFV

I SEMINÁRIO NACIONAL: Família e Políticas Sociais no Brasil - UFV Este documento apresenta orientações e o modelo de formato que deverá ser utilizado nos trabalhos enviados para o I SEMINÁRIO NACIONAL: FAMÍLIA E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL. O trabalho pode ser escrito

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DIREITO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DIREITO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DIREITO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA COLOCAR AQUI O TITULO OU TEMA DO PROJETO JOSÉ DAS

Leia mais

Normas gerais para submissão de trabalhos

Normas gerais para submissão de trabalhos Normas gerais para submissão de trabalhos A inscrição no evento é condição para o envio do resumo, inclusive para os coautores. Só serão avaliados os resumos e trabalhos em que todos os autores tenham

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas ESAG Mestrado Acadêmico em Administração! ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa Elaborando um projeto de pesquisa A pesquisa é a realização concreta de uma investigação planeada, desenvolvido e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência; Requerida quando

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO HOSPITALAR PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca da importância da logística operacional em saúde, abordando a gestão

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino Institucional:

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino  Institucional: Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre Prof.: Msc. Shaiala Aquino Email Institucional: sassantos.vic@ftc.edu.br Aula 02: Elaboração de Artigo ARTIGO Artigo Científico de Divulgação;

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 4. METODOLOGIA 5. REVISÃO TEÓRICA 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 4. METODOLOGIA 5. REVISÃO TEÓRICA 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ESTRUTURA DO PRÉ-PROJETO CED 07 1. INTRODUÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 3.1 GERAL 3.2ESPECÍFICOS 4. METODOLOGIA 5. REVISÃO TEÓRICA 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. INTRODUÇÃO TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Leia mais

I PRÊMIO MELHOR TCC I - DOS OBJETIVOS

I PRÊMIO MELHOR TCC I - DOS OBJETIVOS FACULDADE SANTA MARIA CURSO BACHARELADO EM PSICOLOGIA Reconhecido pela Portaria MEC n. 386 de 22 de setembro de 2011 Br 230 Km 504 - CEP: 58.900-000 Caixa Postal 30 FONE: (083) 3531-1349. CAJAZEIRAS -

Leia mais

FACULDADES FINOM / FACULDADE TECSOMA NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA INICIAÇÃO CIENTÍFICA RELATÓRIO SEMESTRAL DE PESQUISA

FACULDADES FINOM / FACULDADE TECSOMA NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA INICIAÇÃO CIENTÍFICA RELATÓRIO SEMESTRAL DE PESQUISA FACULDADES FINOM / FACULDADE TECSOMA NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA INICIAÇÃO CIENTÍFICA RELATÓRIO SEMESTRAL DE PESQUISA TÍTULO: AUTOR: CURSO: ORIENTADOR: FACULDADES FINOM / FACULDADE TECSOMA TÍTULO

Leia mais

Microeconomia. Francisco Lima. Apresentação da Disciplina. 1º ano 2º semestre 2011/2012 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Microeconomia. Francisco Lima. Apresentação da Disciplina. 1º ano 2º semestre 2011/2012 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Microeconomia Apresentação da Disciplina Francisco Lima 1º ano 2º semestre 2011/2012 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Objectivos Familiarizar os alunos com os princípios básicos da Microeconomia,

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DE ARTIGO

NORMAS PARA ENVIO DE ARTIGO NORMAS PARA ENVIO DE ARTIGO Os artigos submetidos ao VII Simpósio de Administração: Os desafios do empreendedorismo frente ao contexto político e econômico brasileiro deverão ser apresentados em língua

Leia mais

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano).

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano). ESTRUTURA DO PROJETO DE TCC O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica) folha de aprovação

Leia mais

Coleção Comportamento em Foco: Coletâneas Temáticas dos Encontros anuais da ABPMC

Coleção Comportamento em Foco: Coletâneas Temáticas dos Encontros anuais da ABPMC Coleção Comportamento em Foco: Coletâneas Temáticas dos Encontros anuais da ABPMC A Coleção Comportamento em Foco é um conjunto de livros (volumes temáticos) constituídos por capítulos de estudos experimentais,

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NORMAS GERAIS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NORMAS GERAIS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NORMAS GERAIS 1. Podem ser apresentadas duas categorias de trabalhos: artigo científico (que serão publicados em forma de livro eletrônico) e resumos expandidos (que

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GUIA PARA ESTRUTURAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GUIA PARA ESTRUTURAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUIA PARA ESTRUTURAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Os capítulos que obrigatoriamente devem estar contidos no relatório de estágio supervisionado são: 1. INTRODUÇÃO Deve inserir o leitor no universo

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO Ipatinga 2017 2 APRESENTAÇÃO Diante das diversas dificuldades que os alunos encontram na elaboração de seus

Leia mais

FACULDADE DE ALTA FLORESTA (FAF) FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA (FADAF) EDITAL DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS 001/2019

FACULDADE DE ALTA FLORESTA (FAF) FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA (FADAF) EDITAL DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS 001/2019 FACULDADE DE ALTA FLORESTA (FAF) FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA (FADAF) EDITAL DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS 001/2019 1 DA FINALIDADE: O presente Edital abre chamada para submissão de artigos científicos

Leia mais

EDITAL Nº. 01/2017- IV LEÃO JURIS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

EDITAL Nº. 01/2017- IV LEÃO JURIS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EDITAL Nº. 01/2017- IV LEÃO JURIS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO INSTRUÇÕES AOS AUTORES APRESENTAÇÃO O IV LEÃO JURIS com o tema: Reformas Trabalhista e Previdenciária,

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL Os trabalhos submetidos para publicação na RTE/ABT serão analisados pelos membros do Conselho Editorial e pareceristas ad-hoc (especialistas nas

Leia mais

RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO O relatório final é o documento de caráter obrigatório que revela a experiência do aluno, deve retratar todas as suas reflexões sobre a prática vivenciada, estabelecer

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA TÍTULO: APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA TÍTULO: APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA TÍTULO: APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO RIO DE JANEIRO 2017 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 04 2 DESENVOLVIMENTO...

Leia mais

Normas para Submissão de Artigos Científicos ao COINS 2017

Normas para Submissão de Artigos Científicos ao COINS 2017 Normas para Submissão de Artigos Científicos ao COINS 2017 Informações gerais e submissão Serão aceitos trabalhos completos resultantes de pesquisa teórica ou teórica-empírica desenvolvidas no âmbito do

Leia mais

MANUAL PARA A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL

MANUAL PARA A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL MANUAL PARA A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL Comissão de Estágio do Curso de Engenharia Florestal 2ª versão Revista e Ampliada CURITIBA 2015 Este

Leia mais

Experiências de Coordenadores de PPG's em Engenharia de Produção

Experiências de Coordenadores de PPG's em Engenharia de Produção PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIVERSIDADE PAULISTA Experiências de Coordenadores de PPG's em Engenharia de Produção PROF. DR. ODUVALDO VENDRAMETTO COORDENADOR Agenda - Breve histórico

Leia mais

Reflexões sobre elaboração de artigos científicos

Reflexões sobre elaboração de artigos científicos Reflexões sobre elaboração de artigos científicos Prof. Stefano 1 Prof. Stefano Introdução; Definição do tema; Desenvolvimento; ; Artigo 2 1 INTRODUÇÃO Importância TCC & PROJETO INTEGRADOR Oportunidades

Leia mais

43ª SEMANA ACADÊMICA DE ADMINISTRAÇÃO 25ª SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2ª MOSTRA CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

43ª SEMANA ACADÊMICA DE ADMINISTRAÇÃO 25ª SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2ª MOSTRA CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS 43ª SEMANA ACADÊMICA DE ADMINISTRAÇÃO 25ª SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2ª MOSTRA CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS - NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS - Data limite

Leia mais

Resumo: Realizar aqui o resumo do seu artigo

Resumo: Realizar aqui o resumo do seu artigo TÍTULO DO ARTIGO. USE ESTE MODELO, SALVANDO-O COMO DOCUMENTO DO WORD. DEPOIS SOBRESCREVA ESTE TÍTULO E FAÇA O MESMO NAS OUTRAS SEÇÕES, LENDO ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES. AQUI A FONTE É TIMES NEW ROMAM 12,

Leia mais

PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO. Tecnologia em Processos Gerenciais

PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO. Tecnologia em Processos Gerenciais PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO Tecnologia em Processos Gerenciais JUN/2012 2 S U M Á R I O 1. INTRODUÇÃO...3 2. O QUE DEVE CONSTAR NO TRABALHO DE APLICAÇÃO TECNOLÓGICA...3 3. O

Leia mais

Projeto Trabalhos de Conclusão de Curso PROJETO DE TCC

Projeto Trabalhos de Conclusão de Curso PROJETO DE TCC Disciplina: 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I Professora: Dalciana Vicente Tanaka PROJETO DE TCC Todos os alunos regularmente matriculados na disciplina 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I deverão

Leia mais

Regulamento para Inscrição de trabalhos para Mostra Científica

Regulamento para Inscrição de trabalhos para Mostra Científica Regulamento para Inscrição de trabalhos para Mostra Científica 1. NORMAS GERAIS 2. PREMIAÇÃO DOS MELHORES TRABALHOS 3. PREPARAÇÃO DO RESUMO 4. FORMATAÇÃO DO BANNER 1. NORMAS GERAIS Prazo limite de envio:

Leia mais

Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre

Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre 2015.1 1. Título do Projeto: Claro, conciso e suficientemente descritivo para definir o assunto tratado. Máximo de 17 palavras. 2. Nome do

Leia mais

A B Ação Comentário O título do artigo é adequado e representa o menor resumo de seu conteúdo

A B Ação Comentário O título do artigo é adequado e representa o menor resumo de seu conteúdo 1 de 6 1 2 O título do artigo é adequado e representa o menor resumo de seu conteúdo não não A síndrome de Burnout em estudantes de Ciências Contábeis de IES privadas: pesquisa na cidade de São Paulo A

Leia mais

MARKETING PIM IV. Projeto Integrado Multidisciplinar

MARKETING PIM IV. Projeto Integrado Multidisciplinar MARKETING PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Propor a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre na estratégia de negócios

Leia mais

ANEXO 2 REGULAMENTO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS DA 13º CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO CEARÁ (Aprovado pela Resolução CRCCE nº 0585/2012)

ANEXO 2 REGULAMENTO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS DA 13º CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO CEARÁ (Aprovado pela Resolução CRCCE nº 0585/2012) 1 ANEXO 2 REGULAMENTO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS DA 13º CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO CEARÁ (Aprovado pela Resolução CRCCE nº 0585/2012) REGULAMENTO TRABALHOS CIENTÍFICOS Art. 1º - Este Regulamento

Leia mais

ANEXO II FORMULÁRIO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE PROGRAMA - PROGRAMA DE EXTENSÃO*

ANEXO II FORMULÁRIO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE PROGRAMA - PROGRAMA DE EXTENSÃO* MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO PRETO GABINETE DA DIREÇÃO-GERAL Rua Pandiá Calógeras,

Leia mais

Apresentação da disciplina

Apresentação da disciplina Prof. Eduardo Giugliani METODOLOGIA DE PESQUISA EM ENGENHARIA Aula (3) http://www.feng.pucrs.br/professores/giugliani/ TEXTO BÁSICO DE APOIO Prof a Joana Siqueira de Souza / Prof. Fernando de Oliveira

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS. Elaboração

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS. Elaboração ANEXO I ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS Elaboração Ivani Teresinha Lawall Luciane Mulazani dos Santos Luiz Clement Regina

Leia mais

Diretrizes para a montagem do Projeto Interdisciplinar de Auto Aprendizagem

Diretrizes para a montagem do Projeto Interdisciplinar de Auto Aprendizagem Diretrizes para a montagem do Projeto Interdisciplinar de Auto Aprendizagem Este documento visa orientar como deve ser montado um trabalho de projeto interdisciplinar, aqui será proposto um esqueleto para

Leia mais

Tipos de pesquisa científica. Etapas de uma pesquisa. Construção de um projeto. Fases de um projeto

Tipos de pesquisa científica. Etapas de uma pesquisa. Construção de um projeto. Fases de um projeto Tipos de pesquisa científica Etapas de uma pesquisa Construção de um projeto Fases de um projeto É utilizada para a descoberta de novos conhecimentos É o processo pelo qual as pessoas adquirem um novo

Leia mais

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Metodologia Científica Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Artigos científicos De acordo com a ABNT (NBR 6022, 2003): Artigo científico é parte

Leia mais

Centro de Ensino Superior do Amapá Ceap ( arial 14) (Modelo de Capa) NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) ( arial 14)

Centro de Ensino Superior do Amapá Ceap ( arial 14) (Modelo de Capa) NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) ( arial 14) Centro de Ensino Superior do Amapá Ceap ( arial 14) (Modelo de Capa) NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) ( arial 14) TÍTULO DO TRABALHO ( Arial 14) MACAPÁ-AP/2009 (Modelo de Folha de Rosto) NOME COMPLETO DO(A)

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

EDITORIAL. Estruturando um artigo científico. Kamille Ramos Torres 1

EDITORIAL. Estruturando um artigo científico. Kamille Ramos Torres 1 EDITORIAL Estruturando um artigo científico Kamille Ramos Torres 1 A revista FOCO apresenta nesta edição um editorial que tem como objetivo auxiliar os pesquisadores menos experientes a entender o processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD Programa de Bolsas EAD (Território e Trabalho)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD Programa de Bolsas EAD (Território e Trabalho) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD Programa de Bolsas EAD (Território e Trabalho) REGULAMENTO DA JORNADA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - JEDI

Leia mais

1. O PROBLEMA Introdução

1. O PROBLEMA Introdução 9 1. O PROBLEMA Nas últimas décadas, grande parte da literatura sobre administração tem se dedicado à mudança organizacional. Uma rápida consulta à literatura especializada revela a existência de centenas

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO EM PORTUGUÊS (TITLE OF THE PAPER IN ENGLISH) Fotografia Autor mm. 40 mm ( boa resolução)

TÍTULO DO TRABALHO EM PORTUGUÊS (TITLE OF THE PAPER IN ENGLISH) Fotografia Autor mm. 40 mm ( boa resolução) TÍTULO DO TRABALHO EM PORTUGUÊS (TITLE OF THE PAPER IN ENGLISH) Fotografia Autor 1 30 mm 40 mm ( boa resolução) Fotografia Autor 2 30 mm 40 mm ( boa resolução) Fotografia Autor 3 30 mm 40 mm ( boa resolução)

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS PARA O I SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA SAÚDE DA MULHER: A MULHER CONTEMPORÂNEA E O CÂNCER DE MAMA

NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS PARA O I SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA SAÚDE DA MULHER: A MULHER CONTEMPORÂNEA E O CÂNCER DE MAMA NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS PARA O I SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA SAÚDE DA MULHER: A MULHER CONTEMPORÂNEA E O CÂNCER DE MAMA O I SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA SAÚDE DA MULHER: A MULHER CONTEMPORÂNEA E

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE AGRONOMIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE AGRONOMIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE AGRONOMIA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet Normas complementares do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet - para as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Toledo, 2016 Sumário 1 AS CARACTERÍSTICAS 2 2 O TCC 1 4

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ (ALUNOS DA FIP) FACULDADES MAGSUL (ALUNOS DA MAGSUL) NOME DO (S) AUTOR (ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ (ALUNOS DA FIP) FACULDADES MAGSUL (ALUNOS DA MAGSUL) NOME DO (S) AUTOR (ES) EM ORDEM ALFABÉTICA FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ (ALUNOS DA FIP) FACULDADES MAGSUL (ALUNOS DA MAGSUL) NOME DO (S) AUTOR (ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO (SE HOUVER) Cidade Ano NOME

Leia mais