Manual de Diagramação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Diagramação"

Transcrição

1 Manual de Diagramação Revista LUPA v.01 Março/Abril de 2007 Projeto Gráfico: Alice Vargas

2 Apresentação A publicação de uma Revista-Laboratório da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) vem a consolidar um desejo antigo da instituição de participar ativamente no âmbito de circulação das publicações jornalísticas da cidade, registrando a vida cultural e social de Salvador, assim como de divulgar as ações do nosso corpo discente, disponibilizando de forma ampla e irrestrita à comunidade soteropolitana em geral. Objetivos específicos: Divulgar a produção dos alunos do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social/UFBA; Estimular a produção de textos dos alunos do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social/UFBA; Criar um elo entre a teoria e a prática do jornalismo, através de um produto laboratorial; Colocar em circulação um produto editorial não comercial dirigido à juventude universitária. Público-alvo: Jovens universitários residentes em Salvador e Região Metropolitana (Grande Salvador).

3 Formato Miolo da Revista: 32 ou 36 páginas Papel: A4, Couchê Fosco 110g. Cor: 1x1 Folha solta Capa da Revista: 4 páginas Papel: A4, Couche Fosco 150g. Verniz Total Cor: 4x4 Tiragem: unidades. Distribuição: gratuita. Periodicidade: semestral.

4 Logotipo A eficiência da expressão visual do logotipo depende de sua diferenciação, percepção, comunicação, memorização, universalidade, permanência. (Alexandre Wollner) * Logotipo = Palavra elaborada e composta com caracteres tipográficos originais, recebendo em um dos sinais um desenho característico para reforço de identificação visual, em sua construção (WOLLNER: 2003, 315).

5 Nova Marca A marca da Lupa foi criada a partir de alguns conceitos: Do significado da palavra lupa, enquanto instrumento óptico que consiste de uma lente com a capacidade de ampliar imagens, textos; Referência ao formato circular da lente da lupa (ponto). Constatou-se que não seria necessário usar o desenho da lupa em si, por conta da fácil definição de seu nome. Seria um exagero usar uma lupa na marca. Optouse apenas por usar o círculo, elemento este que também será utilizado no projeto gráfico da revista, como no final dos textos e nos ícones das editorias; Da idéia de originalidade do logotipo, através da transformação de um tipo existente e não a partir apenas da utilização do mesmo de forma simplista. Redesenho do tipo CentSchbook BdCn BT ; Do público alvo da revista: jovem, antenado com as novidades editoriais; Da dinâmica do conteúdo da revista, de forma que o logo também possa ser animado para uma versão digital; Legibilidade, originalidade, fácil aplicação sobre fundos diversos. Cor preta como preferencial.

6 Elementos da Capa Notas referentes a edição da revista: Marca da Lupa, sem local fixo. Deve ter constraste em relação a imagem de fundo. A imagem de capa tem como prérequisito: cor, significado, relação com o tema e com a matéria principal, qualidade para impressão. Chamadas para as 3 matérias de destaque da revista. A primeira chamada deve referir-se a matéria de capa. Selo da Facom- UFBA. Deve ter constraste em relação ao fundo.

7 Elementos da Capa uso de imagens Exemplos de capa onde a marca da Lupa muda de lugar e de cor, a depender da imagem. As capas devem ter um apelo visual forte, chamando para a leitura. "Uma boa revista precisa de uma capa que a ajude a conquistar leitores e os convença a levá-la para casa. Capa, como diz o jornalista Thomaz Souto Corrêa, é feita para vender revista. Por isso, precisa ser o resumo irresistível de cada edição, uma espécie de vitrine para o deleite e a sedução do leitor." (Marília Scalzo)

8 Malha Gráfica (Grid) Para organização das páginas da revista, é utilizada uma estrutura modular horizontal e vertical (grid), fundamental para determinar a área tipográfica, estabelecer tamanhos de tipos, entrelinhamento, larguras das composições, numeração de páginas, definir blocos de texto e imagens, abertura de editorias, situar níveis para a capa.

9 Uso da Malha Gráfica: casos especiais A quebra da malha gráfica (em parte) é permitida em casos especiais, sob consulta ao diretor de arte. Deve-se ter o cuidado para que essa quebra não se repita em matérias seqüenciais.

10 Diagramação O diagramador-designer tem um papel fundamental na editoração das matérias da Lupa. Dentro do projeto gráfico editorial, é importante entender a revista como um produto tridimensional[1] (um objeto harmonioso), resultado do estilo que é definido para a peça como um todo, assim como um projeto página a página (matérias específicas), resultado do layout. Principal característica: monocromático e bem diagramado, de forma a conquistar o leitor para cada matéria. Se, por um lado, a impressão em uma cor significa uma séria restrição, por outro mostra a maestria dos artistas-designers em conseguir dar variedade e vivacidade a uma publicação impressa dentro de limites tão estreitos. (Chico Homem de Melo) [1] Referências do texto Notas da palestra Jan White, in: Boletim Editorial Abril especial, n. 20.

11 Unidade x Flexibilidade A unidade de diagramação é dada pela simplicidade unificadora do princípio ao fim, constante em todas as páginas de uma edição, e mantida em outras edições, desde a capa. É definida pelos elementos repetidos na revista: estrutura, espaços, tipografia, adornos, elementos repetidos no mesmo local, pictogramas das editorias, tratamento do box de informações, formato padronizado das páginas, enfim, a arte fixa. Ao mesmo tempo, cada página deve permitir uma flexibilidade para variar de acordo com a especificidade de cada matéria, de forma a tornar aquela área explorável pelos editores. Cabe ao editor o papel de definir a importância da matéria, o que é preciso destacar. E isto deve ser transmitido de forma clara ao diagramador, que, por sua, vez terá o papel de comunicar visualmente os conceitos. Cada texto tem uma voz, isto é, a emoção da matéria, que pode ser expressa através da tipografia do título e da composição da página, seguindo as seguintes regras: Dentro do estilo da revista, desenvolver um bom comportamento gráfico; Bom senso; Equilíbrio: de idéias, linguagem, escala, seqüência, consistência. Atentar para os limites e recursos da revista.

12 Matéria como individual O diagramador tem o papel de expressar a essência da matéria, a serviço da comunicação (não da arte!), isto é, seduzir o jovem leitor: chamar sua atenção, fazer com que ele leia e compreenda os objetivos da matéria. Para isso, é possível utilizar artifícios que despertem a curiosidade: enfatizar através do tamanho, forma, contraste, isolamento, variação da percentagem de preto (cor), utilização de imagens, quebra da matéria em sub-componentes (titulo, subtítulos, texto, ilustração, box), espaços em branco. Dentro dos limites do preto e branco, existe mais que os tons de cinza. Utilize o contraste: Grande/ pequeno; Comprido/ curto; Escuro/ claro; Apertado/ solto; Excitante/ normal; Clássico/ moderno.

13 Editorias X Pictogramas Pictogramas são representações icônicas, utilizadas na comunicação gráfica que, pela sintetização de traços, planos e linhas, torna a imagem de rápida apreensão (WOLLNER: 2003, 317). Para identificação das editorias foram criados pictogramas, aplicados no cabeçalho inicial de cada editoria, com referência também no índice da revista. Editorial Prova dos 9: eeferente a educação na Facom, na UFBA e outras instituições. Passepartout: editoria de arte, cultura, música. Circo Urbano: editoria de comportamento. Meio e Mensagem: editoria de mídia: crítica aos conteúdos, temas de comunicação em geral, analise de comportamento da mídia, propriedade, etc. e as colunas de opinião dos professores da faculdade. Impressões: editoria de ensaio fotográfico. Cubo mágico: editoria de criação literária. * Também foram criados pictogramas para representar o site, o blog, fale com a Lupa e box de informações.

14 Editorias X Pictogramas Conteudo A primeira primeira matéria matéria da da editoria editoria deve deve apresentar apresentar a a sinalização sinalização da da editoria editoria neste neste formato, formato, com com a a tarja tarja preto preto ao ao fundo. fundo. A partir partir da da segunda segunda página página da da editoria, editoria, não não se se deve deve usar usar a a tarja. tarja.

15 Sumário Detalhe da Capa Editoria + ícone Página + Titulo ou chamada de cada matéria Citar a Lupa Digital

16 Editorial Observação Marca e Referências Expediente Sinalização Título do texto, editor, texto com capitular Frase na font Baskerville itálico. Fale com a Lupa Contato Foto da turma Crédito da Capa

17 Paginação Em caso de fundo escuro, o texto da paginação deve ter constraste, possibilitando a leitura. Na Na lateral lateral externa externa (parte (parte inferior) inferior) da da página página deve deve conter conter o o número número da da página página e e o o nome nome da da revista revista em em minúsculo, minúsculo, seguido seguido do do número número da da edição. edição.

18 Paginação: casos especiais Casos em que a paginação pode não aparecer: Na página de Sumário; Na página de Editorial; Em uma das páginas do meio da revista, seção Impressões; Em casos em que a foto ou ilustração necessitem ocupar o local, desde que isso não aconteça em duas páginas seguidas. Ex: Se o número da página ímpar não aparecer, deve aparecer na página par.

19 Tipografia A revista Lupa usa como tipo base para textos, títulos, créditos: Bell Gothic Black BT Bell Gothic BT Bell Gothic BT Bold Em caso de textos em itálico, usar a font: Baskerville A font padrão pode ser usada preenchida, em outline, inclinada, integrada à ilustração.

20 Títulos O uso de outros tipos (fantasia) pode ocorrer apenas em títulos e subtítulos, desde que a font tenha uma identidade com o conteúdo do texto: orgânica, moderna, rebuscada, clássica etc.

21 Texto x Parágrafo: capitular Casos em que a capitular pode ser utilizada: texto do editorial texto da seção literária Cubo Mágico. caso especial, em que a diagramação com estilo medieval peça este tipo de recurso. Característica: a altura da capitular é de apenas 2 linhas. Usar a mesma fonte do texto.

22 Texto x Parágrafo Alinhamento do texto à esquerda e irregular à direita. Palavras devem ser hifenizadas (em caso de quebra) preferencialmente após as duas primeiras sílabas. Parágrafos são definidos pelo sinal _ no início de cada parágrafo, seguido de um espaço. Sem recuo de texto ou espaço entrelinha diferenciado. Atenção: Entrevistas são um caso a parte.

23 Entrevista Entrevista a Nome Foto Nome Ilustração Nome Em entrevistas, os parágrafos não usam _ no início. As perguntas da entrevista ficam em negrito. O resumo inicial da entrevista é delimitado por um box. Nele, o nome do entrevistado e alguma informação pertinente ficam em negrito.

24 Créditos Texto Nome Foto Nome Ilustração Nome Entrevista a Nome Foto Nome Ilustração Nome Alinhar o primeiro nome dos créditos à malha gráfica. Quanto o fotógrafo e o redator for a mesma pessoa, não é necessário repetir o nome. Quanto o autor não for o mesmo, separar usando barra vertical.

25 Olho A depender da matéria, o olho pode vir sobre fundo branco ou preto. Em matérias especiais, a font do olho pode ser a mesma usada para o título, desde que permita fácil leitura. Intertítulos Antes do intertítulo, uma linha em branco. Usar a font Bell Gothic Black BT, no mesmo tamanho do texto.

26 Box de serviço Características: Título sempre alinhado à direita do box, centralizado verticalmente em relação ao pictograma, sobre a linha do box (Bell Gothic Black BT, tamanho 10pt, alinhamento centralizado na caixa de texto de fundo branco) Borda em fio, com cantos arredondados (Fio de 6pt. Object/Corner Effects. Effect: Rounded, Size: 6mm) Há possibilidade de usar bullets (circular) O box não deve ocupar mais da metade da página O texto do box utiliza o mesmo estilo do texto da matéria Deve seguir a grade da página

27 Texto: marcação do fim Ao final da matéria, entrevista, artigo, deve constar o ponto, sempre alinhado à direita. Nos casos em que não o texto não der espaço para o ponto, este deve vir na linha logo abaixo.

28 Uso de Imagem As imagens, antes de tudo, devem ter um significado editorial e devem ser utilizadas para ênfase e orientação da leitura: Infografia: mapas e gráfico podem ser elaborados para transmitir dados estatísticos, distâncias, localização ou contar uma história. A infografia tem por característica os binômios imagem + texto, verbal + não verbal, de forma que o não-verbal prevaleça sobre o verbal. Este último tem o papel de complementar a imagem. Humor e Crítica: utilização de cartum e charge. Cartum é o desenho de humor na sua acepção mais ampla, enquanto a charge é o humor de intervenção, relacionado aos conceitos políticos e sociais imediatos (HOMEM DE MELO: 2006, 128). Ilustração: uso de técnicas diversas de ilustração (desenho, colagem, pintura, digital), podendo compor toda a página, como moldura ou aparecer como vinhetas. Fotografia: imagens pensadas em preto e branco. Uso adequado ao grid da página. Não usar imagem como fundo de texto (background), a não ser que a seção tenha uma reportagem visual.

29 Uso de Imagem As imagens podem seguir a malha gráfica (na questão do alinhamento). Sangramento de página não deve ser usado com freqüência, não repetido em matérias em seqüência. Sangramentos são indicados principalmente para seções que tenham como base a imagem: seção impressões, seção ilustrado, entrevistas.

30 Legenda

31 Impressões Esta seção de ensaio fotográfico é um caso a parte e deve ser estudada a depender das imagens. Observações: Texto com capitular; Os textos devem usar a font base; Créditos devem seguir o padrão dos textos; Fundo preferencial: preto.

32 Anúncios Espaço dedicado aos anúncios: Contra Capa: página do principal patrocinador. Página após seção Cubo Mágico (verso da contra-capa): página de apoiador. Referência ao patrocínio da UFBA deve ser feita na página do Editorial. Formato: Tamanho A4, 4 cores, CMYK. O anúncio pode ser fornecido pelo anunciante; Ou pode ser elaborado pela equipe de criação da Lupa, seguindo o estilo da revista.

33 Referências Bibliografia: HOMEM DE MELO, Chico (org.). Design de revistas: Senhor está para a ilustração assim como Realidade está para a fotografia. In: O design gráfico brasileiro Anos 60. São Paulo: Cosac & Naify, p. Editora Abril. A Revista no Brasil. Editora Abril. Utilizando a parte gráfica para propósitos editoriais Notas da palestra Jan White. In: Boletim Editorial Abril especial, n. 20. < > Acessado em 28/09/2006. WOLLNER, Alexandre. Alexandre Wollner: Design visual 50 anos. São Paulo: Cosac & Naify, p. MARCELI, Tathiana. Design de Jornais: quase tudo que você precisa saber para projetar um jornal. Rio de Janeiro: Editora Impress, p. SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista. Outras Revistas: Bravo, Simples, ABC Design...

Manual de Uso da. identidade visual. Atualização: julho/2015

Manual de Uso da. identidade visual. Atualização: julho/2015 Manual de Uso da identidade visual Atualização: julho/2015 TRABALHO EDITORIAL Revisão e atualização: Daniela Cairo Otávio Filho Projeto gráfico e editoração: Ricardo Martins Francisco Junior. Bahia. Ministério

Leia mais

PADRÃO GRÁFICO REVISTAS PROPESQ

PADRÃO GRÁFICO REVISTAS PROPESQ PADRÃO GRÁFICO REVISTAS PROPESQ Apresentação Através da utilização deste Manual de Projeto Gráfico (MPG), o processo de comunicação das capas das revistas da PROPESQ ficará normatizado e terá definições

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução A logomarca Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - e o material de campanha foram desenhados pela Graphic Design Unit, nas Nações

Leia mais

manual de identidade visual instituto fonte

manual de identidade visual instituto fonte manual de identidade visual instituto fonte por quê um manual de identidade visual é importante para o instituto fonte? Por uma razão de sentido. Faz sentido para nós conseguir comunicar, em um conjunto

Leia mais

I n s t i t u t o A l a i r M a r t i n s

I n s t i t u t o A l a i r M a r t i n s Guia de logomarca e identidade visual Guia de logomarca e identidade visual Guia de logomarca e identidade visual Sumário 1 - Logomarca...3 1.1 - Apresentação...4 1.2 - Elementos da logomarca...5 1.3 -

Leia mais

Manual de Uso da Marca da Faculdade Sumaré. Marketing - Fevereiro de 2012

Manual de Uso da Marca da Faculdade Sumaré. Marketing - Fevereiro de 2012 Manual de Uso da Marca da Faculdade Sumaré Marketing - Fevereiro de 2012 A PROPOSTA Com o passar do tempo, as empresas conquistam espaço no mercado em que atuam e tornam-se mais conhecidas e respeitadas.

Leia mais

CONCEITOS DO PROJETO GRÁFICO

CONCEITOS DO PROJETO GRÁFICO CONCEITOS DO PROJETO GRÁFICO Este material não deve ser considerado como única fonte de pesquisa. Use em conjunto com as observações anotadas em classe. Os textos em romano, foram transcritos das transparaências

Leia mais

Manual de Identidade Visual RIO +20

Manual de Identidade Visual RIO +20 Manual de Identidade Visual RIO +20 ÍNDICE Introdução 1. O selo 2. Aplicação principal 2.1. Construção 2.2. Aplicação em cores sólidas 2.3. Tons de cinza 2.4. Versões monocromáticas 2.5. Redução máxima

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1 MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA O conjunto marca/logotipo é o elemento gráfico e visual pelo qual somos reconhecidos nos diversos meios em que atuamos. As suas formas foram concebidas

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução Este Manual de Identidade Visual criado para o evento Seminário de Acesso ao Ensino Superior - SAES 2009, realizado no Estado do Rio de Janeiro, tem como finalidade

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Logomarca da CBC / Logo de Formação de Atletas Comunicação & Marketing Índice 1 Logomarca da CBC 1.1 Elementos da Logomarca 1.2 Significado 1.3 A Marca 1.4 Variantes de cor

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Apresentação A marca é o maior patrimônio de uma empresa. Nela estão depositadas toda sua força e história. A forma como você escreve essa marca, acrescentando características

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Confiabilidade Confiabilidade será nossa palavra-chave: todas as nossas ações serão no sentido de conquistar o reconhecimento da OniSat como uma grande empresa na área de rastreamento.

Leia mais

Manual de Comunicação do Fazcultura Identidade Visual

Manual de Comunicação do Fazcultura Identidade Visual Manual de Comunicação do Fazcultura Identidade Visual SUMáRIO 03 04 07 08 17 Apresentação Orientações Gerais Fazcultura Aplicações Assinaturas 2 Apresentação Este manual foi desenvolvido para orientar

Leia mais

Manual de Produção Editorial MDA

Manual de Produção Editorial MDA Manual de Produção Editorial MDA República Federativa do Brasil Ministério do Desenvolvimento Agrário Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Luiz Inácio Lula da Silva Presidente da República

Leia mais

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Elaborado por Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Fernandes Um projeto de pesquisa consiste em um documento no qual

Leia mais

Enap. Manual de uso da marca

Enap. Manual de uso da marca Manual de uso da marca O símbolo transmite seriedade, objetividade e contemporaneidade compatíveis com a instituição e também continuidade em relação ao sinal de identificação anteriormente usado. O desenho

Leia mais

Manual de Comunicação do Fundo de Cultura do Estado da Bahia

Manual de Comunicação do Fundo de Cultura do Estado da Bahia Manual de Comunicação do Fundo de Cultura do Estado da Bahia 1 Identidade Visual SUMÁRIO 03 04 07 08 21 Apresentação Orientações Gerais Fundo de Cultura Aplicações Assinaturas 2 Apresentação Este manual

Leia mais

Introdução. A cartilha visa uniformizar o uso da marca pelos órgãos municipais com regras e limites claros.

Introdução. A cartilha visa uniformizar o uso da marca pelos órgãos municipais com regras e limites claros. 1 1 Introdução O Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina apresenta nesta cartilha a marca da administração municipal, criada a partir do brasão oficial do município. A marca é uma modernização

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE CONSTRUÇÃO Versão preferencial... 03 Malha construtiva... 04 Cores institucionais... 05 USABILIDADE Área de não interferência... 06 Redução máxima... 07 Aplicações sobre

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA

MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA Este manual foi desenvolvido através de estudos e pesquisas visando orientar de forma coerente e objetiva a correta utilização da Marca USE. Você verá, detalhadamente, todos

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 02 ÍNDICE Introdução Elementos Básicos Logotipo 2. Slogan 3. Logomarca 4. Aplicações 5. Aplicações não aceitáveis 6. Versão Horizontal 7. Limites 8. Redução 9. Alfabeto Padrão

Leia mais

Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa, através dos tempos, portar-se institucionalmente de um

Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa, através dos tempos, portar-se institucionalmente de um Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa, através dos tempos, portar-se institucionalmente de um modo que justifique e reafirme o seu lugar na vanguarda.

Leia mais

Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul todos pelo rio grande É com muita satisfação que apresentamos a nova forma de expressão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Daqui

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Versão 04 - publicado em 12/junho/2013.

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Versão 04 - publicado em 12/junho/2013. MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Versão 04 - publicado em 12/junho/2013. Marca Introdução A marca da nossa empresa tem vida: ela reflete nossos valores, cultura e imagem. Por isso, o respeito na aplicação da

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Você tem um nome e gosta de ser tratado por ele da forma CORRETA.

APRESENTAÇÃO. Você tem um nome e gosta de ser tratado por ele da forma CORRETA. APRESENTAÇÃO Este é um manual que determina a utilização correta da marca da Universidade Católica de Pelotas, orientando sobre as regras que devem ser seguidas na aplicação e reprodução em todos os materiais

Leia mais

MANUAL DE MARCA E IDENTIDADE VISUAL IMPÉRIO C R I A T I V O

MANUAL DE MARCA E IDENTIDADE VISUAL IMPÉRIO C R I A T I V O MANUAL DE MARCA E IDENTIDADE VISUAL DESENVOLVEDORES: Breno Rodrigues Lucas Xavier ÍNDICE 3 - Conceitos 4 - Marca 4 - Desenvolvimento da marca 5 - Assinaturas 6 - Área de proteção 7 - Tipografia 8 - Dimensionamento

Leia mais

Manual de Utilização da Marca. Software for Business Excellence

Manual de Utilização da Marca. Software for Business Excellence Manual de Utilização da Marca INTRODUÇÃO O presente manual, conta com as normas e regras estabelecidas pela SoftExpert Software S.A, para a utilização de sua marca SoftExpert - Software for Business Excelence,

Leia mais

MANUAL. de Identidade Visual

MANUAL. de Identidade Visual MANUAL de Identidade Visual ÍNDICE APRESENTAÇÃO 1 ELEMENTOS Gráficos Logomarca...04 Malha Construtiva e Arejamento...05 Escala de Cores...06 USO da Marca 2 3 Material de Divulgação Institucional...08 Material

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual 2 Índice Apresentação A Marca Criação da Marca Elementos Tipografia Cores Redução Máxima Área de Proteção Grid de Construção Versão Monocromática Aplicação Aplicação - Fundo Preto Aplicação - Fundo Especial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRO REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRO REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA TRABALHO ACADÊMICO: Guia fácil para diagramação Antes de iniciar a digitação de seu trabalho acadêmico configure seu documento com as especificações a seguir, facilitando a visualização e sua futura impressão.

Leia mais

Estação Centro: planejamento gráfico e diagramação do jornal-laboratório da FAPSP 1

Estação Centro: planejamento gráfico e diagramação do jornal-laboratório da FAPSP 1 Estação Centro: planejamento gráfico e diagramação do jornal-laboratório da FAPSP 1 Washington Anibal CORREA 2 Egberto Gomes FRANCO 3 Daniel Ladeira de ARAÚJO 4 Miguel VALIONE JUNIOR 5 Faculdade do Povo,

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 1. Versão preferencial com decodificador 1.1 Versão padrão Versão de uso preferencial. Deve-se usar a logomarca na cor apresentada sobre fundo branco. No caso do fundo totalmente

Leia mais

APRESENTAÇÃO. A identidade visual da Virada da Saúde foi desenvolvida para expressar o conceito do evento.

APRESENTAÇÃO. A identidade visual da Virada da Saúde foi desenvolvida para expressar o conceito do evento. APRESENTAÇÃO A identidade visual da Virada da foi desenvolvida para expressar o conceito do evento. urbanidade e saúde qualidade de vida do homem sustentabilidade como promoção de saúde protagonismo pertencimento

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Sumário Apresentação 3 Logotipo - Versões Cromáticas 4 Diagrama de Construção, Área de Reserva e Redução 5 Convivência com Outras Marcas 6 Patrocínio 7 Aplicações sobre Fundos 8 Aplicações Incorretas 9

Leia mais

TRABALHO ACADÊMICO: Guia fácil para diagramação: formato A5. Formatação do Texto

TRABALHO ACADÊMICO: Guia fácil para diagramação: formato A5. Formatação do Texto TRABALHO ACADÊMICO: Guia fácil para diagramação: formato A5 Antes de iniciar a digitação de seu trabalho acadêmico configure seu documento com as especificações a seguir, facilitando a visualização e sua

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E IDENTIDADE

MANUAL DE NORMAS E IDENTIDADE MANUAL DE NORMAS E IDENTIDADE INDÍCE 1 IDENTIDADE - Valores - Objetivos - Conceito Visual 2 ELEMENTOS - Versões - Dimensões mínimas - Cor - Aplicações de cor e sobre fundos - Aplicações sobre imagem -

Leia mais

Identidade Visual. 4Normas para a construção da Marca 4Utilizações corretas 4Aplicações em material Promocional

Identidade Visual. 4Normas para a construção da Marca 4Utilizações corretas 4Aplicações em material Promocional Identidade Visual 4Normas para a construção da Marca 4Utilizações corretas 4Aplicações em material Promocional ÍNDICE Introdução A Marca A Tipografia Um pouco da História... 03 Diagrama da Estrutura 04

Leia mais

Os trabalhos acadêmicos devem ser divididos em: elementos pré-textuais, textuais e

Os trabalhos acadêmicos devem ser divididos em: elementos pré-textuais, textuais e NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA O projeto gráfico é de responsabilidade do autor

Leia mais

Manual da marca 2014

Manual da marca 2014 Manual da marca 2014 Índice 1. Marca 2. Elementos, versões e proporções 3. Área de reserva e redução 4. As cores da marca 4.1. Uso preferencial e versão PB 4.2. Cor complementar 5. Variação de fundos 6.

Leia mais

Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013

Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013 Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013 O trabalho deverá ser submetido em formato PDF e não serão feitas correções após o envio. Portanto, solicitamos o máximo cuidado e atenção na elaboração

Leia mais

Manual de uso da marca do Governo Federal. SECOM / PR Janeiro de 2015

Manual de uso da marca do Governo Federal. SECOM / PR Janeiro de 2015 Manual de uso da marca do Governo Federal SECOM / PR Manual de uso da marca do Governo Federal 1.1 Introdução 3 1.2 Logomarca do Governo Federal 4 1.3 Proporções e medições 5 1.4 Zona de eclusão 6 1.5

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ GESTÃO2010/2012 ESCOLASUPERIORDOMINISTÉRIOPÚBLICO(Art.1ºdaLei11.592/89) Credenciada pelo Parecer 559/2008, de 10/12/08, do CEC (Art. 10, IV da Lei Federal n.º 9.394, de 26/12/1996 - LDB) NORMAS PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL

Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL Índice Proporções do logotipo Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL A Black & Decker desenvolveu este guia para manter o padrão visual na comunicação da LINHA PROFISSIONAL. Nela você encontrará os elementos

Leia mais

Apresentação. Identidade Visual

Apresentação. Identidade Visual Apresentação Identidade Visual É o conjunto de elementos gráficos que compõem o universo da marca. Neste manual, apresentamos regras e orientações para utilizá-los de maneira coerente e consistente, transmitindo

Leia mais

Manual Visual de Placas de Obras

Manual Visual de Placas de Obras Manual Visual de Placas de Obras Sumário Finalidade e Aplicações... 3 Padrão Geral das Placas Quadrante Superior... 4 Exemplificação de Cálculo... 5 Padrão de Tamanho de Corpo para Título... 6 Padrão de

Leia mais

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão.

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão. 1. APRESENTAÇÃO O VARAL DO DESIGN é uma mostra nacional de cartazes aberta a designers e artistas gráficos de todo o País. A cada edição o evento tem um tema único que pretende valorizar a criação autoral

Leia mais

MANUAL. de Identidade Visual FACULDADE DE INFORMÁTICA DE PRESIDENTE PRUDENTE

MANUAL. de Identidade Visual FACULDADE DE INFORMÁTICA DE PRESIDENTE PRUDENTE MANUAL de Identidade Visual ÍNDICE APRESENTAÇÃO 1 ELEMENTOS Gráficos Marca...04 Malha Construtiva e Arejamento...05 Escala de Cores...06 USO da Marca 2 3 Material de Divulgação Promocional...07 Aplicação

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL VERSÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL SÍMBOLO CHAPADO

SUMÁRIO INTRODUÇÃO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL VERSÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL SÍMBOLO CHAPADO SUMÁRIO INTRODUÇÃO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL VERSÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL SÍMBOLO CHAPADO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA VERTICAL VERSÕES DA ASSINATURA VERTICAL SÍMBOLO

Leia mais

Identidade Digital Padrão de Governo

Identidade Digital Padrão de Governo Identidade Digital Padrão de Governo Participantes do Projeto Presidência da República Secretaria de Comunicação SECOM Diretoria de Tecnologia DITEC Ministério do Planejamento Secretaria de Logística e

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO HTML COMPONENTES: ROBSON EDMILSON

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO HTML COMPONENTES: ROBSON EDMILSON COMPONENTES: ROBSON EDMILSON O HTML (Hiper Text Mark-up Language) é uma linguagem de programação hipertexto. O HTML tem códigos para criar páginas na web. Estes códigos que definem o tipo de letra, qual

Leia mais

ibis budget institucional

ibis budget institucional ibis budget institucional July 02th 2013 Plano de Marketing & Comunicação 11 January novembre 23th 2013 2012 Plano institucional 360º Objetivo e principais ações A campanha 360º objetivos Lançar, por meio

Leia mais

Manual UNIPAC. de identidade visual. www.unipac.br. Normas e padrões de utilização

Manual UNIPAC. de identidade visual. www.unipac.br. Normas e padrões de utilização Manual de identidade visual Normas e padrões de utilização www.unipac.br apresentação A Universidade Presidente Antônio Carlos vem, através deste documento, apresentar e consolidar um dos bens mais valiosos

Leia mais

O TEXTO DA MÍDIA DIGITAL

O TEXTO DA MÍDIA DIGITAL PACOTE DE NOTÍCIAS no dreamweaver O TEXTO DA MÍDIA DIGITAL União das principais características das mídias "anteriores : - Agilidade (rádio) - rapidez na atualização de conteúdo e na formatação do layout

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Apresentação 5 A Marca 7 Criação da Marca 8 Elementos 9 Tipografia 10 Cores 11 Redução Máxima 12 Área de Proteção 13 Grid de Construção 14 Versão Monocromática 15 Aplicação

Leia mais

Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011

Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011 Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011 Apresentação 3 Elementos da marca 4 Versões de uso preferencial 5 Cores 6 Aplicação em substrato metalizado 7 Versão degradê 8 Versões em P&B 9 Área de não interferência

Leia mais

CECOM/IFC MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CURSOS DO IFC

CECOM/IFC MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CURSOS DO IFC CECOM/IFC MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CURSOS DO IFC O OBJETIVO DO PROJETO A criação dos ícones dos cursos tem como objetivo construir uma identidade visual única para os cursos ofertados pelo IFC, principalmente

Leia mais

Manual de Identidade Junho de 2011

Manual de Identidade Junho de 2011 Manual de Identidade Junho de 2011 Índice Identidade Visual... 2 O que é a Identidade Visual... 2 Objectivos do Manual de Identidade Visual... 2 Marca... 3 Versão Preferencial... 4 Versão Auxiliar... 4

Leia mais

CONJUNTO GRÁFICO. A marca do Governo do Estado foi criada com tipologias, cores. e leiaute que traduzem os valores e objetivos da nova gestão.

CONJUNTO GRÁFICO. A marca do Governo do Estado foi criada com tipologias, cores. e leiaute que traduzem os valores e objetivos da nova gestão. A marca do Governo do Estado foi criada com tipologias, cores e leiaute que traduzem os valores e objetivos da nova gestão. Ela combina elementos gráficos que simbolizam austeridade e leveza, força e sensibilidade,

Leia mais

Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa portar-se institucionalmente, através dos tempos, de um

Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa portar-se institucionalmente, através dos tempos, de um Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa portar-se institucionalmente, através dos tempos, de um modo que justifique e reafirme o seu lugar na vanguarda.

Leia mais

a marca A SEGUIR, VOCÊ DESCOBRE COMO FAZER PARTE DE TUDO ISSO.

a marca A SEGUIR, VOCÊ DESCOBRE COMO FAZER PARTE DE TUDO ISSO. a marca A Cabelos&cia é referência em conteúdo sobre beleza profissional há 19 anos. E agora toda sua excelência está atualizada, repaginada e muito mais acessível com o portal Cabelos&cia. Direcionado

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA OS GRUPOS QUE ESTÃO PRODUZINDO UMA: REPORTAGEM Tipos de Textos Características

Leia mais

WORD PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

WORD PARA TRABALHOS ACADÊMICOS WORD PARA TRABALHOS ACADÊMICOS Março de 05 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de capacitação. CONFIGURANDO PÁGINAS A5 - Clique na Aba Layout da Página e clique em

Leia mais

A ETIAM Etiquetadora Amaral Ltda. pretende através deste documento, consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter: sua marca.

A ETIAM Etiquetadora Amaral Ltda. pretende através deste documento, consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter: sua marca. INTRODUÇÃO Ter uma identidade visual, que passe uma mensagem de qualidade e segurança aos clientes é fundamental para o sucesso da empresa. A identidade visual é a imagem ou, em outras palavras, a roupa

Leia mais

Título do boletim informativo

Título do boletim informativo Sua organização Data do boletim informativo Volume 1, Edição 1 Título do boletim informativo TÍTULO DO ARTIGO PRINCIPAL Este artigo pode conter de 175 a 225 palavras. O objetivo do boletim informativo

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual apresentação....................................3 Versões horizontal e vertical........................4 grid de construção................................5 Cores institucionais...............................6

Leia mais

Com leveza e bom humor, a revista traz textos que falam de equilíbrio entre mente, corpo e sociedade.

Com leveza e bom humor, a revista traz textos que falam de equilíbrio entre mente, corpo e sociedade. VIDA SIMPLES ajuda o leitor a ver o mundo de um jeito novo, a refletir sobre os próprios sentimentos, a identificar tendências de comportamento e a buscar modos originais de interagir no meio social. Promove

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA RESUMOS Definição: é a apresentação concisa e freqüentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância,

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. MARCA Apresentação... 04 Cores Institucionais... 05 Família Tipográfi ca... 06 Construção... 07 Versões... 08 Fantasia... 09 Grayscale... 10 Uma Cor... 11 Assinaturas...

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

Cooperativismo Brasileiro

Cooperativismo Brasileiro Informação e conhecimento para o Cooperativismo Brasileiro A MundoCoop é uma empresa de comunicação especializada no setor cooperativista. Com a missão de transformar informação em conhecimento, a MundoCoop

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

ni t núcleo de inovação tecnológica Manual de Identidade Visual NIT Mantiqueira

ni t núcleo de inovação tecnológica Manual de Identidade Visual NIT Mantiqueira ni t Manual de Identidade Visual NIT Mantiqueira março de 2015 Introdução A marca é o elemento central de uma identidade visual. Quando bem utilizada, torna-se o item primário para o reconhecimento de

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Um Novo Rio de Janeiro merece uma

Um Novo Rio de Janeiro merece uma Um Novo Rio de Janeiro merece uma A Folha Carioca é uma publicação que tem a cara do Rio. Antenada com as constantes transformações da cidade, não podia deixar de acompanhar este novo momento de crescimento.

Leia mais

Diferente do desespero e da angústia que a obra passa, o grito do KIAI DESIGN representa um grito de idéias, o momento do insight.

Diferente do desespero e da angústia que a obra passa, o grito do KIAI DESIGN representa um grito de idéias, o momento do insight. MANUAL DE USO DA MARCA APRESENTAÇÃO O NOME DO ESTÚDIO en er KIAI significa o grito dos samurais, o espírito de luta e concentração que é a gi ki emanado dos guerreiros. E é neste espírito que o estúdio

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA FAPERJ

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA FAPERJ MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA FAPERJ ÍNDICE A marca FAPERJ 01 Malha de construção geométrica 02 Cor institucional 03 Cores monocromáticas 04 Versão preto e branco/negativo 05 Fonte tipográfica padrão 06

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE Manual de Identidade Visual UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE INTRODUÇÃO A Universidade Federal de Pernambuco apresenta - através do Bureau de Design da Pró-Reitoria de Extensão - o projeto de Redesign

Leia mais

Fundamentos de design

Fundamentos de design Fundamentos de design Uma das empresas de comunicação e marketing mais destacadas de Ottawa, Canadá, o gordongroup oferece um design premiado para uma oferta completa de produtos de comunicação de identidades

Leia mais

Manual de Padronização

Manual de Padronização Manual de Padronização das Marcas EBC e seus veículos Novembro de 2013 1. Marca da EBC 4 1.1 Reduções mínimas 5 1.2 Aplicações da marca 6 1.3 Tipografia 7 1.4 Cor da marca 8 1.5 Usos Indevidos 9 2. Marca

Leia mais

Design para internet. Resolução. - No Design Gráfico quanto maior o DPI melhor. - Na web não é bem assim.

Design para internet. Resolução. - No Design Gráfico quanto maior o DPI melhor. - Na web não é bem assim. Resolução - No Design Gráfico quanto maior o DPI melhor. - Na web não é bem assim. Resolução Exemplo de imagem com diferentes resoluções de Pontos/Pixels por polegada". Em uma imagem digital quanto mais

Leia mais

Aplicações da Logomarca Logomarca Preferencial - Assinatura Horizontal - Secretaria Logomarca Preferencial - Assinatura Vertical - Secretaria

Aplicações da Logomarca Logomarca Preferencial - Assinatura Horizontal - Secretaria Logomarca Preferencial - Assinatura Vertical - Secretaria Índice 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Apresentação A logomarca da Prefeitura de Palmas Proporções e medições Zona de exclusão Redução mínima Variantes de cor Cores

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Versão 1.2 janeiro 2010 Apresentação Todos nós possuímos uma assinatura. Ela é o nosso cartão de visitas e nos distingue no meio em que vivemos, estabelecendo um padrão de identidade

Leia mais

Manual de Uso da Marca ISTA Janeiro 2008

Manual de Uso da Marca ISTA Janeiro 2008 Janeiro 2008 Índice 1. Apresentação 2. Logotipo ISTA Versão Policromia 3. Logotipo ISTA Versão Pantone sobre papel fosco 4. Logotipo ISTA Versão Pantone sobre papel brilhante 5. Logotipo ISTA Versão Monocromática

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. Marca 1.1 Apresentação 1.2 Versões de assinatura 1.2.1 Recomendações 1.3 Negativo e positivo 1.4 Escala de cinza 1.5 Versão não cromia 1.6 Área de proteção 1.7 Redução

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Sumário 1. Introdução 1.1. Apresentação...4 1.2. Ficha Técnica...4 2.1.1. Logotipo Padrão...5 2.1.1.1. Versão Comercial e Institucional, com e sem slogan...6 2.1.1.2. Versão

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Marca Sumário 1. Apresentação 03 2. Uso do Manual 04 3. Componentes do Design 05 4. Logomarca 06 5. Assinatura 09 6. Área de Proteção 10 7. Alinhamento 11 8. Grade de Construção 12 9. Tipologia

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE. inside office

MANUAL DE IDENTIDADE. inside office ÍNDICE APRESENTAÇÃO 3 CORES 4 FAMÍLIA TIPOGRÁFICA 5 APLICAÇÕES DA MARCA 6 USOS INCORRETOS 0 REDUÇÃO DA MARCA AREJAMENTO DA MARCA VERSÕES MONOCROMÁTICAS MARCA EM NEGATIVO 1 4 2 3 APRESENTAÇÃO Esta é a marca

Leia mais

THE VOICE ESTUDO EXPLORATÓRIO. Integrado Ações de Merchandising

THE VOICE ESTUDO EXPLORATÓRIO. Integrado Ações de Merchandising THE VOICE ESTUDO EXPLORATÓRIO Integrado Ações de Merchandising Imagem ilustrativa. GLOBO.COM THE VOICE A Globo.com propõe a extensão das ações de merchandising na TV, criando envolvimento e interação da

Leia mais

Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social

Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social Apresentação... 3 Marca e

Leia mais

DIREÇÃO DE ARTE Prof. Breno Brito

DIREÇÃO DE ARTE Prof. Breno Brito CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS2/CS3 DIREÇÃO DE ARTE Apostila 9 CRIAÇÃO PARA REVISTA E JORNAL ABRIL 2015 CRIAÇÃO PARA A MÍDIA IMPRESSA Quando se cria um anúncio, tudo precisa

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Marca Institucional Versão Horizontal A versão horizontal se refere a versão onde o símbolo fica no lado direito do logotipo. Nas áreas onde o espaço para aplicação da marca

Leia mais

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo!

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo! O construtor de sites mais rápido do mundo! DIFERENÇAS ENTRE PÁGINA DO FACEBOOK (FANPAGE) E PERFIL Página no Facebook (Fanpage) Fanpage é uma página no facebook própria para empresas; Vantagens: Pode ser

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual A empresa Chrysalis Nutri Essences nasceu de uma necessidade de atender a uma grande demanda na área de saúde, qualidade de vida e educação alimentar, com a finalidade de prestar

Leia mais

Índice. Manual de Uso da Marca Multiverde

Índice. Manual de Uso da Marca Multiverde Manual de Uso da Marca Multiverde Índice Introdução Logomarca Multiverde Proporções e Medidas Zona de Exclusão Reduções Mínimas Variantes de Cor Cores da Logomarca Aplicação Sobre Fundos Instáveis Usos

Leia mais

Manual de Identidade Visual Corporativa

Manual de Identidade Visual Corporativa Manual de Identidade Visual Corporativa Apresentação O Manual de Identidade Visual Corporativa, é um documento técnico que reúne as especificações, recomendações e normas essenciais para a preservação

Leia mais

Manual de Aplicação de Marca. Distribuidora de Filmes S/A - RioFilme

Manual de Aplicação de Marca. Distribuidora de Filmes S/A - RioFilme Manual de Aplicação de Marca Distribuidora de Filmes S/A - RioFilme INSERÇÃO E APROVAÇÃO DA MARCA A marca da RioFilme consta obrigatoriamente em todo material de qualquer projeto apoiado, incentivado ou

Leia mais