Arte na antiguidade: Roma. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Arte na antiguidade: Roma. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com"

Transcrição

1 Arte na antiguidade: Roma Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

2 INFLUÊNCIAS: arte etrusca - voltada para a expressão da arte vivida (destaque para o uso de arcos e abóbadas nas construções) arte helenística - orientada para a expressão de um ideal de beleza

3 ARQUITETURA: Construção de cinco espécies: religião (templos); comércio e civismo (basílicas) higiene (termas) divertimento (circo, teatro) monumentos decorativos (arcos do triunfo, colunas triunfais) moradias Atrium da Casa das Bodas de Prata, Pompéia. Início do séc. I d.c.

4 ARQUITETURA: Construção de cinco espécies: religião (templos); comércio e civismo (basílicas) higiene (termas) divertimento (circo, teatro) monumentos decorativos (arcos do triunfo, colunas triunfais) moradias

5 ARQUITETURA: Arcos triunfais Arco Triunfal de Tibério (reinou de 14 a 37 d. C.). Orange, Sul da França

6 ARQUITETURA: Panteão: único templo da antiguidade que sempre se conservou como lugar de culto

7 ARQUITETURA: Ara Pacis13-9 a.c., Roma. Altar dedicado à deusa Pax

8 ARQUITETURA: Ara Pacis13-9 a.c., Roma. Altar dedicado à deusa Pax

9 ESCULTURA: sentido realista e prático (em contrapartida ao ideal de beleza helenístico); valorização dos retratos, bustos e figuras equestres em representações fiéis; formação de escolas de copistas; colunas comemorativas que contavam grandes campanhas Estátua "Equestre de Marco Aurélio" ( d.c.)

10 ESCULTURA: sentido realista e prático (em contrapartida ao ideal de beleza helenístico); valorização dos retratos, bustos e figuras equestres em representações fiéis; formação de escolas de copistas; colunas comemorativas que contavam grandes campanhas Retrato de um Romano. Palazzo Torlonia. 80 a.c.

11 ESCULTURA: sentido realista e prático (em contrapartida ao ideal de beleza helenístico); valorização dos retratos, bustos e figuras equestres em representações fiéis; Patrício Romano com Bustos de Antepassados. Roma, 30 a.c. formação de escolas de copistas; colunas comemorativas que contavam grandes campanhas

12 ESCULTURA: sentido realista e prático (em contrapartida ao ideal de beleza helenístico); valorização dos retratos, bustos e figuras equestres em representações fiéis; formação de escolas de copistas; colunas comemorativas que contavam grandes campanhas Imperador Vespasiano. 70 d. C. Nápoles, Museo Nazionale

13 ESCULTURA: sentido realista e prático (em contrapartida ao ideal de beleza helenístico); valorização dos retratos, bustos e figuras equestres em representações fiéis; formação de escolas de copistas; colunas comemorativas que contavam grandes campanhas Augusto de Prima Porta, 20 a.c. Museus do Vaticano, Roma.

14 ESCULTURA: sentido realista e prático (em contrapartida ao ideal de beleza helenístico); valorização dos retratos, bustos e figuras equestres em representações fiéis; formação de escolas de copistas; colunas comemorativas que contavam grandes campanhas Coluna de Trajano. Roma, inaugurada em 114 d. C.

15 ESCULTURA: sentido realista e prático (em contrapartida ao ideal de beleza helenístico); valorização dos retratos, bustos e figuras equestres em representações fiéis; formação de escolas de copistas; colunas comemorativas que contavam grandes campanhas Coluna de Trajano. Roma, inaugurada em 114 d. C.

16 PINTURA: predomínio do mosaico em paredes internas; ligada à arquitetura; função decorativa; temática palaciana e mitológica.

17 PINTURA: Triunfo Indiano de Baco mosaico período romano séc. III e IV d.c

18 ARTE PALEOCRISTÃ: simples e simbólica, realizada por cristãos que não eram grandes artistas fases: catacumbária e basilical monumentos mais primitivos nunca mostram Cristo em pessoa Arte catacumbária: três homens na fornalha funcionários judeus no reinado de Nabucodonosor deus enviou seu anjo e libertou-os

19 ARTE PALEOCRISTÃ: simples e simbólica, realizada por cristãos que não eram grandes artistas fases: catacumbária e basilical monumentos mais primitivos nunca mostram Cristo em pessoa Cristo com S. Pedro e S. Paulo. Sarcófago de Junius Bassus, que morreu em 359 d. C. Roma, cripta de S. Pedro.

20 ARTE PALEOCRISTÃ: simples e simbólica, realizada por cristãos que não eram grandes artistas fases: catacumbária e basilical monumentos mais primitivos nunca mostram Cristo em pessoa Sarcófago de Junius Bassus, que morreu em 359 d. C. Roma, cripta de S. Pedro.

21 ARTE PALEOCRISTÃ: simples e simbólica, realizada por cristãos que não eram grandes artistas fases: catacumbária e basilical monumentos mais primitivos nunca mostram Cristo em pessoa Igreja de Sto. Apolinário - Ravena

22 ARTE PALEOCRISTÃ: CONQUISTADORES DO MUNDO ROMANOS - séculos I a IV d. C.