2. Em cada período que se segue diga que funções exercem as orações subordinadas substantivas assinaladas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2. Em cada período que se segue diga que funções exercem as orações subordinadas substantivas assinaladas."

Transcrição

1 Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do trimestre. 1. Examine os períodos abaixo e: Destaque os verbos Separe as orações; Encontre as conjunções subordinadas e sublinhe-as; Diga qual é a oração principal e qual é a subordinada. Lembre-se de que as orações subordinadas começam com as conjunções subordinativas; Diga que função a subordinada exerce na sua principal. a) A verdade é que precisamos de amigos. b) É fundamental que você compareça à reunião. c) Falei com a vizinha que pegou nossa bola. d) Nosso grupo foi elogiado por quem viu nosso trabalho. e) Lembre-se de que você é meu irmão. f) Mandou que o cachorro se calasse. g) Quando choveu, a festa acabou. h) Só quero uma coisa: que você me deixe em paz. i) Tenho a impressão de que ele se assustou comigo. 2. Em cada período que se segue diga que funções exercem as orações subordinadas substantivas assinaladas. a) [Que se descubram as raízes de toda a fauna] é um dos desejos da Paleontogia. b) O problema é que as primeiras formas de vida multicelulares não deixaram fósseis. c) Cientistas de Caltech acham que a solução está nos embriões de animais marinhos atuais. d) Os pesquisadores duvidam de que microscópicos organismos tenham evoluído para uma lagosta ou uma girafa. e) Os estudiosos têm a certeza de que só depois da evolução os organismos primitivos tiveram controle genético. Leia: 5 Quando se diz (a) [que o Brasil é o paraíso da adrenalina], não podemos esquecer um minuto sequer do estímulo à prevenção de acidentes. Isso porque (b) [quem enfrenta montanhas, corredeiras, trilhas e cachoeiras] nem sempre coleciona apenas histórias felizes para contar. A Associação Férias Vivas (c) [identificou que a grande maioria das ocorrências não teria acontecido] se houvesse uma maior fiscalização por parte do poder público. Ocorrências essas que foram originadas por falhas humanas, de procedimento e de equipamento. Alertamos ao consumidor, que, em geral, é leigo e amador, (d) [que ele planeje muito bem a atividade] antes de pôr o pé na estrada. É fundamental (e) [que se dedique especial atenção à escolha do fornecedor de serviço (pessoa física ou empresa) ], antes de colocar uma ou mais vidas em suas mãos. S. Basile Coordenadora Executiva da Associação de Férias Vivas SP. Revista IstoÉ, seção CARTAS, n São Paulo, 9 jul Fragmento. 3. A carta que você leu é dirigida a: a) Uma autoridade administrativa. b) Uma vítima de acidentes. c) Um consumidor de passeios de aventura.

2 4. Nos períodos que se seguem, diga que função têm as orações subordinadas assinaladas. a) Convém [que todos prestem atenção agora]. b) Os torcedores desejam [que seus times ganhem sempre]. c) Eu sou [quem sou]. d) Tenho certeza [de que você não me esquecerá]. e) Eu não sabia [que a festa estava tão animada]. f) Lembrei-me [de que hoje é seu aniversário]. g) Eu sei uma coisa [que não sei nada]. h) É preciso [que vocês se apressem]. 5. Diga que tipo de oração substantiva é cada uma das assinaladas abaixo. a) Aconteceu que no meu jardim nasceu um botão de rosa. b) Pensei que você estivesse doente. c) Veio um amigo e declarou que ia dar uma grande festa. d) Descobri que tenho prova segunda-feira. e) O amigo do menino duvidou de que ele conseguisse nadar 1km. f) O professor tinha necessidade de que seus alunos prestassem atenção. 6. Transforme os períodos compostos por subordinação em períodos simples. Veja o modelo: Meu desejo era que o inverno terminasse logo. Meu desejo era o término do inverno. a) Convém que os alunos se dediquem aos esportes. b) O zoológico recomenda que não se ofereça alimento aos animais. c) Desejamos que todos tenham sorte na vida. d) Esperamos que os jovens se transformem em bons cidadãos. 7. Leia o texto e faça o que se pede: Reinventando as asas Os bichos-paus e seus incertos períodos alados Há uma novidade sobre os insetos fasmídeos, mais conhecidos como bichos-paus: os cientistas acham que eles perderam e recuperaram suas asas várias vezes ao longo de 300 milhões de anos, abalando a tradicional suposição de que sua asa surgiu de uma vez só. Capazes de mimetizar gravetos, os bichos-paus dividem-se em dois tipos: alados e parcialmente alados ou sem asas. O biólogo Michael Whiting analisou o DNA de 37 espécies e, descobriu que seus ancestrais incapazes de voar tinham asas há 250 milhões de anos. Depois as perderam, mas votaram a desenvolvê-las pelo menos pelo menos quatro vezes, diz. (Revista Nacional Geographic Brasil, out. 2003, p. 20.) a) Classifique as orações destacadas, retiradas do texto: (...) os cientistas acham que eles perderam e recuperaram suas asas várias vezes (...) (...) abalando a tradicional suposição de que sua asa surgiu de uma vez só. o biólogo (...) analisou o DNA de 37 espécies, e descobriu que seus ancestrais (...) tinham asas (...) b) Crie frases com esses tipos de oração subordinada.

3 8. Leia as tiras e classifique as orações indicadas a seguir: a) que aquela nuvem parece um elefante. b) que ela parece com um bife. c) que, para mim, todas se parecem com um bife. d) que temos, e muitos. 9. Leia esta frase: Hagar disse a Eddie Sortudo isto: que ele achava a nuvem parecida com um bife. a) Qual a classificação da oração introduzida pela conjunção integrante que? b) Transforme essa oração em subordinada substantiva objetiva direta. c) Na oração que você escreveu, qual é a predicação do verbo dizer? d) Quais termos representam o objetivo indireto? 10. Leia a tira abaixo e faça o que se pede: a) Classifique a oração subordinada destacada na tira. b) Transforme o período composto por subordinação em período simples.

4 Leia o texto a seguir para responder às 4 questões a seguir. O espirro também é "atchim" em outros países? Não. Cada língua tem uma forma própria de representar o som do espirro. Por exemplo, na França é atchoum, na Alemanha hatschi e nos Estados Unidos atchoo, achoo ou achew. O atchim costuma ser provocado por uma irritação no nariz, na garganta, no pulmão ou nas vias aéreas superiores. Pode também ser uma defesa do organismo contra partículas invasoras, como poeira ou pólen - num espirro, o ar é expulso numa velocidade incrível: 150 km/h! E você já reparou como a maioria das pessoas involuntariamente fecha os olhos ao espirrar? Uma das razões é que, ao cerrarmos as pálpebras, reduzimos o risco de que as partículas expelidas entrem em contato com os olhos durante o atchim. Saúde! (Yuri Vasconcelos. Em: em 4 jan Texto adaptado.) 11. Observe a oração destacada no texto acima: a) Classifique-a. b) Escreva a oração principal. c) Indique a categoria gramatical da palavra como. 12. Analise as orações retiradas do texto: a) "uma das razões é" - b) "que reduzimos o risco" c) "de que as partículas expelidas entrem em contato com os olhos durante o atchim" 13. Qual é a categoria gramatical da palavra que nas orações dos itens b e c do exercício 15? 14. Reescreva o item c da questão 12, transformando o verbo em substantivo: "de que as partículas expelidas entrem em contato com os olhos durante o atchim." 15. Leia o texto e resolva as questões: Fatos que você não sabe sobre SAPOS... e que está na hora de aprender Superolhos Sua visão noturna é excelente e são muito sensíveis ao movimento. Os olhos esbugalhados permitem que vejam objetos na frente, nos lados e parcialmente atrás da cabeça, além de descerem até o limite com o céu da boca para empurrar a comida goela abaixo. (Revista Galileu, n. 157, ago. 2004, p. 22.) a) Classifique a oração destacada. b) Reescreva o período, transformando-o em um período simples.

5 16. Nas frases abaixo, diga se o que é pronome relativo ou conjunção integrante. a) A Mata Atlântica, que abriga milhares de espécies de nossa fauna e flora, deve ser mais bem preservada. b) É importante que faça sol amanhã. c) Eu desconfio que a nossa equipe vai se dar bem no campeonato. d) Mandei que eles lavassem a louça. e) O celular que está tocando é o seu. f) O parque da serra do Cipó, que fica em Minas Gerais, é uma reserva ecológica. g) Os micos que invadiram o meu quintal fazem muito barulho. h) Parece que foi ontem que nos conhecemos. i) Tenho a impressão de que o passeio vai ser ótimo. j) Visitamos os tanques de criação de peixe-boi que ficam em Itamaracá. 17. Os Tatus Brancos Foi na época em que os bandeirantes desbravavam os sertões de Minas Gerais, em busca de ouro. Um grupo desses aventureiros ficou perdido numa região onde havia muitas fumas e cavernas. Um velho sertanejo, que o acompanhava, falou, então, sobre o 5 desaparecimento misterioso de gente das bandeiras anteriores. Durante a noite, muitos homens tinham sumido, sem deixar vestígios. Tinham sido vítimas dos Tatus Brancos, índios vampiros, que moravam em cavernas daquela região, e que só saíam à noite para atacar os viajantes. SANTOS, T. Miranda. Lendas e mitos do Brasil. 9. ed. São Paulo: Ed. Nacional, p. 85. Fragmento. Nas orações adjetivas abaixo, faça o que se pede: a) sublinhe o pronome relativo; b) escreva qual o seu antecedente, ou seja, qual o termo a que o pronome relativo se refere; c) escreva qual a função sintática que o pronome relativo desempenha na oração subordinada adjetiva. 18. Em cada oração subordinada adjetiva destacada abaixo, diga qual a função dos pronomes relativos sublinhados: a) A área de preservação da floresta, [de que todos necessitamos para melhorar a qualidade de vida], é intocável. b) A blusa [que ela comprou] é parecida com esta. c) A destruição da Amazônia é uma ameaça [cujas consequências afetariam todo o planeta]. d) A Floresta Amazônica, [que é patrimônio de todos nós], não pode ser regida por uma lei (e) [que sirva aos interesses de um pequeno grupo de pessoas]. e) A quantia [de que preciso] só ele pode me emprestar. f) A rua [onde moro] é muito movimentada. g) Esta é a minha tia [cujas filhas você conheceu na praça.] h) Meu primo, [que estuda nesse colégio], pode nos arrumar um convite. i) O equilíbrio natural, [que a Amazônia perderia], segundo os ambientalistas, precisa ser defendido a todo custo. 19. Cada pronome relativo liga a oração adjetiva à sua principal e também tem uma função dentro da oração subordinada em que aparece. Escreva, no seu caderno, a função de cada um deles: a) (um bosque)] [que se chama (que se chama) solidão]. b) (um anjo)] [que roubou (que roubou) meu coração]. c) (o anel)] [que tu me deste]. d) (o amor)] [que tu me tinhas]. e) (crioula)] [que veio da Bahia].

6 20. Classifique as orações destacadas e indique a função que a palavra que exerce nelas: Há gosto para tudo Os tubarões-filtradores (Cetorhinus maximus) medem 8 metros e alimentam-se de plâncton na baía de Fundy, no Canadá. No ano passado, o fotógrafo Jonathan Bird descobriu que vários desses monstros marinhos carregavam hóspedes curiosos: as lampreias. De acordo com estudos pioneiros dos pesquisadores Michael Wilkie e Stephen Turnbull, esses peixes tornam-se parasitas dos tubarões e devoram seus tecidos, que contêm alta concentração de ureia tóxica. Como elas resistem a essa dieta tão indigesta? "Achamos que as lampreias eliminam a ureia com rapidez", diz Wilkie. (Revista National Geographic Brasil, jul. 2000, p. 15.) 21. Leia o texto e faça o que se pede: Contos de vacinação Segundo os vacinadores que trabalham nas campanhas, os que mais dão medo são os menores, como vira-latas, poodles e minúsculos chihuahuas. Entre as histórias contadas estão passagens bizarras como carroceiros querendo que o seu cavalo seja vacinado, donos bêbados que ao invés de levar o cão, é o cão que estava a levá-los, pessoas que chegam com caixas ou sacos e não param de tirar bicho de dentro... cachorros os ( acessado em 12 fev Texto adaptado.) a) Dê a classificação das cinco orações destacadas. b) classifique a oração que o seu cavalo seja vacinado. c) Qual é a classificação da última oração do texto: e não param de tirar bicho de dentro...? 22. Leia o texto sobre o Monte Kilimanjaro: A prova do efeito estufa A cobertura de neve do Kilimanjaro, cartão-postal da África, desaparece no mesmo ritmo do aquecimento global. O Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, é a montanha mais alta do continente africano e também um de seus mais conhecidos cartões-postais. Mesmo se situando numa região de clima tropical, seus metros de altitude permitiram que nos últimos anos o cume permanecesse coberto de neve. (...) A notícia chocante é que as famosas neves do Kilimanjaro, um maciço vulcânico, praticamente desapareceram, depois de definhar a olhos vistos nos últimos vinte anos. Tudo indica que por trás do fenômeno está o aquecimento global causado pela concentração na atmosfera de dióxido de carbono (CO 2 ), o gás poluente emitido pela fumaça de fábricas e automóveis em todo o mundo. A camada de CO 2 impede que parte da radiação solar que chega à Terra volte ao espaço e se disperse, criando-se assim o efeito estufa, que já elevou em 1 grau a temperatura média do planeta nas últimas décadas. (...) o Monte Kilimanjaro, cujo nome em swahili, o idioma local, significa "a montanha que brilha", se transformou num dos símbolos dos ambientalistas. (...) Consulta em 13/02/2014 às 8h37.

7 Identifique nesse texto: a) três orações subordinadas substantivas objetivas diretas. b) uma oração subordinada substantiva predicativa. c) duas orações subordinadas adjetivas explicativas. d) uma oração subordinada adjetiva restritiva. 23. Transforme os adjetivos destacados em orações subordinadas adjetivas: a) Viajamos para um lugar maravilhoso. b) Admiro o aluno dedicado ao estudo. c) Teve uma reação inesperada à notícia. d) Ganhei um cachorro saudável e brincalhão. e) Tenho filhos falantes. 24. Transforme, as orações subordinadas que se seguem em orações reduzidas de infinitivo, de gerúndio ou de particípio. Faça as mudanças necessárias: retire o conectivo e flexione o verbo em uma forma nominal. Veja o exemplo: E preciso [que você coma devagar]. É preciso [comer devagar]. a) É preciso [que você toque a nota certa]. b) Espero [que eu possa contar com você]. c) [Porque era um assunto importante.] ele me telefonou cedo. d) [Ainda que não soubesse da chegada dele.] eu quis vir até aqui. e) Preste atenção, [para que você possa explicar a ele a solução do problema]. f) Todos aplaudiram [quando terminou a peça]. g) Vi um grupo de homens [que conversava sobre as novas medidas]. h) [Quando chegar o inverno.] tudo já terá melhorado. i) Ele se calou [porque sentiu que não ia convencê-lo da medida]. j) [Se nós pensarmos bem.] vamos concordar com a proposta. k) [Quando acabou a aula] fomos ao cinema. 25. Agora diga se o período "Bata no liquidificador o requeijão, o presunto e a salsa e reserve" é: ( A ) simples; ( B ) composto por coordenação; ( C ) composto por subordinação; ( D ) composto por coordenação e subordinação. 26. Classifique as orações coordenadas sublinhadas nos períodos abaixo: a) Esta é uma nova partida, começa agora. b) Convidei-o para uma partida de dominó e ele aceitou. c) Estava morrendo de fome porém não comia, pois queria emagrecer. d) A chaleira está apitando, logo a água já está fervendo. e) Não encontrei os seus deveres feitos nem vi o quarto arrumado. f) Fiquei contente não só com o presente, mas também com a festa de aniversário. g) Meu pai deixou eu ir, minha mãe, no entanto, não quer nem ouvir falar em escalada. h) Ou você fala no celular, ou dirige o carro. i) Já acabou a semana; é, pois, dia de descanso. j) Não tem chovido por aqui, porque a grama está muito seca. k) O doce deve estar muito gostoso, pois vocês não param de comer! l) Tirou o gesso do braço, já pode, pois, voltar à natação.

8 Leia este fragmento retirado do livro Alice no país dos espelhos, de Lewis Carrol: Que espécie de inseto você ama, lá na terra donde vem? 5 Não amo a nenhum, absolutamente respondeu Alice, porque tenho medo deles, sobretudo dos cascudos que usam ferrão. Conheço-os apenas de nome e posso citar vários. 10 Esses insetos costumam atender a esses nomes? perguntou o pernilongo. Nunca observei isso, mas duvido muito. Nesse caso, para que os homens lhes dão nomes?" CARROL, Lewis. Alice no país dos espelhos. São Paulo: Abril Cultural, p Agora, examine o período abaixo e faça o que se pede: "Não amo a nenhum, absolutamente - respondeu Alice -, porque tenho medo deles, sobretudo dos cascudos que usam ferrão. Conheço-os apenas de nome e posso citar vários." a) copie os verbos; b) escreva os conectivos (conjunções ou pronomes relativos); c) separe as orações; d) classifique-as. Cuidado: há uma oração que exerce um tipo de função em relação à oração anterior e outro tipo de função em relação à oração que a segue. 28. Crie duas orações coordenadas em cada item abaixo, usando, para uni-las, uma das conjunções escritas entre parênteses: (nem) (mas) (e) (ou... ou) (logo) (que) Faça as alterações necessárias e preste atenção à pontuação. a) Vou fechar a janela. / O vento está forte. b) Gosto muito de chocolate. / Estou fazendo dieta. c) Hoje é domingo. / Não tenho aula. d) O macaco não desceu da árvore. / O macaco não comeu a banana. e) Maria acorda cedo. / Maria fica vendo TV até tarde. 29. Leia a tirinha e identifique as conjunções coordenativas:

9 a) Agora, indique que tipo de relação essas conjunções coordenativas estabelecem entre as orações. b) Copie as orações nas quais aparecem conjunções coordenativas e classifique-as. 30. Estabeleça a relação de sentido (adição, adversidade, alternância, conclusão, explicação) entre as orações coordenadas destacadas no poema de José Régio, a seguir: QUANDO EU NASCI Quando eu nasci, ficou tudo como estava, Nem homens cortaram veias, nem o Sol escureceu, nem houve Estrelas a mais... Somente, esquecida das dores, a minha Mãe sorriu e agradeceu. Quando eu nasci, não houve nada de novo senão eu. As nuvens não se espantaram, não enlouqueceu ninguém... P'ra que o dia fosse enorme, bastava toda a ternura que olhava nos olhos de minha Mãe Classifique as orações existentes em cada um dos períodos a seguir, extraídos do texto.

10 a) "O urso polar não dorme, hiberna". b) "A temperatura do corpo cai, a respiração diminui e os batimentos do coração ficam quase imperceptíveis". c) "Isso é necessário para que ele economize energia e consiga sobreviver, pois durante as épocas mais frias há pouca comida nas regiões onde vive". d) "O período de hibernação não dura sempre seis meses, varia de acordo com o clima e com as condições físicas do animal". b) oração subordinada substantiva objetiva direta. c) oração subordinada substantiva objetiva direta. d) oração subordinada substantiva objetiva direta. e) oração subordinada substantiva objetiva direta. f) oração subordinada substantiva objetiva indireta. 1. a) A verdade é] OP [que precisamos de amigos. OS. b) É fundamental] OP [que você compareça à reunião. OS. c) Falei com a vizinha] OP [que pegou nossa bola. OS. d) Nosso grupo foi elogiado] OP [por quem viu o nosso trabalho. OS. e) Lembre-se] OP [de que você é meu irmão. OS. f) Marcelo mandou] OP [que o cachorro se calasse. OS. g) Quando choveu], OS [a festa acabou OP. h) Só quero uma coisa:] OP [que você me deixe em paz. OS. i) Tenho a impressão] OP [de que ele se assustou comigo. OS. Funções das orações subordinadas: a) predicativo; b) sujeito; c) adjunto adnominal; d) agente da passiva; e) objeto indireto; f) objeto direto; g) adjunto adverbial; h) aposto; i) complemento nominal a) sujeito b) predicativo do sujeito c) objeto direto d) objeto indireto e) complemento nominal C 4. a) sujeito b) objeto direto c) predicativo do sujeito d) complemento nominal e) objeto direto f) objeto indireto g) aposto h) sujeito 5. a) oração subordinada substantiva subjetiva. 6. a) convém a dedicação dos alunos aos esportes. b) o zoológico recomenda o não oferecimento de alimentos aos animais. c) desejamos sorte para todos na vida. d) esperamos a transformação dos jovens em bons cidadãos. 7. a) oração subordinada substantiva objetiva direta oração subordinada substantiva completiva nominal oração subordinada substantiva objetiva direta b) resposta pessoal 8. a) or. sub. substantiva objetiva direta b) or. sub. substantiva objetiva direta c) or. sub. substantiva subjetiva d) or. sub. substantiva subjetiva 9. a) Oração subordinada substantiva apositiva. b) Hagar disse a Eddie Sortudo que ele achava a nuvem parecida com um bife. c) VTDI d) a Eddie Sortudo a) oração subordinada substantiva objetiva indireta. b) me lembrei da não escovação dos dentes. 11. a) Oração subordinada substantiva objetiva direta b) E você já reparou. c) Advérbio interrogativo de modo 12. a) oração principal b) oração subordinada substantiva subjetiva e oração principal da seguinte. c) oração subordinada substantiva completiva nominal 13. Conjunção subordinativa. 14. Reduzimos o risco da entrada em contato com os olhos das partículas expelidas durante o atchim.

11 15. a) oração subordinada substantiva objetiva direta. b) resposta possível: os olhos esbugalhados permitem a visão de objetos na frente, nos lados e parcialmente atrás da cabeça. 16. a) pronome relativo; b) conjunção integrante; c) conjunção integrante; d) conjunção integrante; e) pronome relativo; f) pronome relativo; g) pronome relativo; h) conjunção integrante; i) conjunção integrante; j) pronome relativo. 17. a) b) Respectivamente, época, região, velho sertanejo, índios vampiros e cavernas. c) Respectivamente, adjunto adverbial, adjunto adverbial, sujeito, sujeito e adjunto adverbial. 18. a) objeto indireto b) objeto direto c) adjunto adnominal d) sujeito e) sujeito f) objeto indireto g) adjunto adverbial h) adjunto adnominal i) sujeito j) objeto direto 19. a) que - sujeito: b) que - sujeito; c) que - objeto direto; d) que objeto direto; e) que - sujeito. 20. Respectivamente: oração subordinada substantiva objetiva direta, oração subordinada adjetiva explicativa e oração subordinada substantiva objetiva direta. Nas orações subordinadas substantivas, o que é conjunção integrante; na oração subordinada adjetiva, é pronome relativo. 21. a) Todas são orações subordinadas adjetivas restritivas. b) oração subordinada substantiva objetiva direta. c) oração subordinada adjetiva restritiva, coordenada à anterior ( que chegam com caixas ou sacos ). 22. a) "que nos últimos anos o cume permanecesse coberto de neve"; "que por trás do fenômeno está o aquecimento global"; "que parte da radiação solar (...) e se disperse ; b) que as famosas neves do Kilimanjaro (...) praticamente desapareceram. c) "que já elevou em 1 grau a temperatura média do planeta nas últimas décadas"; "cujo nome em swahili, o idioma local, significa 'a montanha que brilha''. d) que chega à Terra. 23. a) que tem maravilhas b) que se dedica c) que não se esperava d) que na saúde; que gosta de brincar e) que gostam de falar 24. a ) É preciso tocar a nota certa. b) Espero poder contar com você. c) Sendo um assunto importante, ele me telefonou cedo. d) Mesmo sem saber da chegada dele, eu quis vir até aqui. e) Presta atenção, para poderes explicar a ele a solução do problema (ou preste atenção para poder explicar...). f) Todos aplaudiram ao terminar a peça. (ou Terminada a peça, todos aplaudiram). g) Vi um grupo de homens conversando sobre as novas medidas. h) Chegando o inverno, tudo já terá melhorado. i) Ele se calou, sentindo que não ia convencê-lo da medida. j) Pensando bem, vamos concordar com a proposta. k) Acabada a aula, fomos ao cinema. 25. B 26. a ) oração coordenada assindética b) oração coordenada sindética aditiva c) oração coordenada sindética adversativa, oração coordenada sindética explicativa d) oração coordenada sindética conclusiva e) oração coordenada sindética aditiva. f) oração coordenada sindética aditiva g) oração coordenada sindética adversativa h) oração coordenada sindética alternativa i) oração coordenada sindética conclusiva j) oração coordenada sindética explicativa k) oração coordenada sindética explicativa l) oração coordenada sindética conclusiva 27. a) amo, tenho, usam, conheço, posso; b) porque, e; c) [Não amo a nenhum, absolutamente]. [porque tenho medo deles, sobretudo dos cascudos], [que usam ferrão], [Conheço-os apenas de nome], [e posso citar vários]. d) - oração coordenada assindética; - oração coordenada sindética explicativa e oração principal; - oração subordinada adjetiva restritiva. - oração coordenada assindética; - oração coordenada sindética aditiva. 28. a) vou fechar a janela que o vento está forte. b) Gosto muito de chocolate, mas estou fazendo dieta. c) Hoje é domingo, logo não tenho aula. d) O macaco não desceu da árvore nem come a banana. e) Ou Maria acorda cedo, ou fica vendo TV até tarde. 29. a) Mas: conjunção coordenativas adversativa; e: conjunção coordenativas aditiva (A palavra nem na última oração não é conjunção mas um advérbio.)

12 b) "Mas estou sorrindo por dentro" oração coordenada adversativa, "e bebe à vontade", oração coordenada sindética aditiva, "e briga em bares mal afamados": oração coordenada sindética aditiva. 30. "Nem homens cortaram velas", "nem o Sol escureceu, nem houve Estrelas a mais : orações coordenadas sindéticas aditivas; "Somente, / esquecida das dores / a minha Mãe sorriu": oração coordenada assindética; e agradeceu : oração coordenada sindética aditiva; As nuvens não se espantaram : oração coordenada assindética; não enlouqueceu ninguém... : oração coordenada assindética. 31. a) Oração coordenada assindética. b) Oração coordenada sindética aditiva. c) Respectivamente: oração coordenada assindética; oração coordenada sindética aditiva; oração coordenada sindética explicativa. d) Oração coordenada assindética. ANOTAÇÕES

LÍNGUA PORTUGUESA 9º ano 1º Trimestre / 2015 BATERIA DE EXERCÍCIOS

LÍNGUA PORTUGUESA 9º ano 1º Trimestre / 2015 BATERIA DE EXERCÍCIOS LÍNGUA PORTUGUESA 9º ano 1º Trimestre / 2015 BATERIA DE EXERCÍCIOS 1. Examine os períodos abaixo e: Destaque os verbos Separe as orações; Encontre as conjunções subordinadas e sublinhe-as; Diga qual é

Leia mais

Orações Subordinadas Substantivas

Orações Subordinadas Substantivas Orações Subordinadas Substantivas As Orações Subordinadas exercem uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento. Existem diversos tipos de Orações

Leia mais

Ano: 9 Turmas: 9.1 e 9.2

Ano: 9 Turmas: 9.1 e 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2013 Disciplina: PORTUGUÊS Professor (a): Cris Souto Ano: 9 Turmas: 9.1 e 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE LÍNGUA PORTUGUESA 9º ANO

BATERIA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE LÍNGUA PORTUGUESA 9º ANO Colégio Santo André BATERIA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE LÍNGUA PORTUGUESA 9º ANO 1. Localize a conjunção (ou locução conjuntiva) adverbial e classifique as orações subordinadas adverbiais assinaladas: a)

Leia mais

Língua Portuguesa. Mara Rúbia

Língua Portuguesa. Mara Rúbia Língua Portuguesa Mara Rúbia Atenção! Pare! Um vulto cresce na escuridão. Clarissa se encolhe. É Vasco. Convém que te apresses. Período Composto por Coordenação - Orações sintaticamente independentes.

Leia mais

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação Língua portuguesa Professora Iara Martins Exercícios Período composto por coordenação e subordinação 1. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é: a. Subordinativa causal

Leia mais

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles:

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles: PERÍODO SIMPLES Período simples é um enunciado de sentido completo construído com uma oração absoluta, ou seja, apenas um verbo. O período é um enunciado de sentido completo formado por duas ou mais orações.

Leia mais

Período composto por coordenação

Período composto por coordenação Período composto por coordenação É o período composto por duas ou mais orações independentes. Estas orações podem ser assindéticas ou sindéticas. Orações coordenadas assindéticas Não apresentam conectivos

Leia mais

Orações subordinadas substantivas e adjetivas

Orações subordinadas substantivas e adjetivas Orações subordinadas substantivas e adjetivas Sintaxe do período simples Os termos podem ser compostos por: Substantivos (Sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, complemento nominal

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO O período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Chamamos oração coordenada por não exercer nenhuma função sintática em outra oração, daí ser chamada

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. FRASE NOMINAL: enunciado sem verbo. Pois não, senhor... ; senhoras e senhores,... FRASE VERBAL/ORAÇÃO: enunciado COM verbo. Ivo viu a uva.... O

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Sintaxe Termos Integrantes Sintaxe Termos Integrantes Termos integrantes Objeto Direto Objeto Indireto Complemento Nominal Agente da Passiva Predicativo do Sujeito

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Sintaxe do período composto: parte I Conceitos

Leia mais

Lista 6 - Língua Portuguesa 1

Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Períodos compostos LISTA 6 - LP 1 - PERÍODOS COMPOSTOS Períodos compostos Em listas anteriores, vimos alguns conceitos sintáticos importantes para o domínio da norma culta

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I Bárbara da Silva Português Aula 39 Conjunções I Conjunção Além da preposição, há outra palavra que, na frase, é usada como elemento de ligação: a conjunção. Por exemplo: A menina segurou a bola e mostrou

Leia mais

Funções do substantivo. Sujeito Objeto direto Objeto indireto Complemento nominal Predicativo Aposto

Funções do substantivo. Sujeito Objeto direto Objeto indireto Complemento nominal Predicativo Aposto Funções do substantivo Sujeito Objeto direto Objeto indireto Complemento nominal Predicativo Aposto Orações desenvolvidas São introduzidas por uma conjunção integrante (que,se); ou introduzidas por pronome

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO APOSTILA 3 CAPÍTULO 9 PROF.º PAULO SCARDUA COORDENAÇÃO: INTRODUÇÃO Quando as orações que constituem um período composto apresentam estruturas

Leia mais

ORAÇÕES SUBORDINADAS. Professor: Aramis de Cássio

ORAÇÕES SUBORDINADAS. Professor: Aramis de Cássio ORAÇÕES SUBORDINADAS Professor: Aramis de Cássio ORAÇÕES SUBORDINADAS ORAÇÕES SUBORDINADAS As ORAÇÕES SUBORDINADAS funcionam sempre como um termo essencial, integrante e acessório da oração principal.

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Profª Giovana Uggioni Silveira

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Profª Giovana Uggioni Silveira PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Profª Giovana Uggioni Silveira ORAÇÕES SUBORDINADAS Exercem função sintática sobre as outras. Oração principal, orações desenvolvidas ou reduzidas. ORAÇÕES SUBORDINADAS

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 2013 Professor (a): Felipe Amaral Turma:3º ano FG/ADM Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1 PERÍODO COMPOSTO PROFESSORA: FERNANDA SANTOS 1 CONJUNÇÃO É a palavra ou locução invariável que liga orações ou termos semelhantes da mesma oração. Exemplos: ANÁLISE DO QUE Todos os alunos disseram que

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

Coordenação e subordinação

Coordenação e subordinação Coordenação e subordinação As frases complexas podem relacionar-se por coordenação ou por subordinação. A coordenação consiste numa relação entre duas orações da mesma categoria por meio de conjunções

Leia mais

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go p s PORTUGUÊS 2 o Ano Lista: 01 Data: 07 / 03 / 2018 Aluno (a): Nº Colégio Flamboyant Fone (62) 3281-1544 Setor Alto da Glória Goiânia - Go 01- Identifique os verbos e locuções verbais dos períodos a seguir

Leia mais

Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa

Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa Aula IV Conhecimentos Linguísticos: Período Composto por Coordenação Período Composto por Subordinação PERÍODO COMPOSTO O período composto

Leia mais

Período Composto por Subordinação

Período Composto por Subordinação Período Composto por Subordinação Todo período composto por subordinação contém uma oração principal, acompanhada de uma ou mais orações subordinadas. A oração principal é a que encerra o sentido fundamental

Leia mais

EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO PROFESSORA ANA PIMENTEL 1) Dê a Função Sintática do Pronome Relativo (sujeito, predicativo do sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva e adjunto

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. Leia o texto abaixo para responder a questão - Em "Estima-se que os jogos das 32 seleções serão vistos por três milhões de torcedores nos 12 estádios que

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO 1. Leia o texto. EXERCÍCIO COMPLEMENTAR Uma aventura

Leia mais

Revisão para a P2 9º ANO

Revisão para a P2 9º ANO Revisão para a P2 9º ANO Gênero textual: CRÔNICA A crônica é uma gênero textual que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Como se estivesse em uma conversa informal, o cronista tende a dialogar

Leia mais

Análise sintática do período composto por subordinação: uma viagem pelas relações sintático-semânticas.

Análise sintática do período composto por subordinação: uma viagem pelas relações sintático-semânticas. Análise sintática do período composto por subordinação: uma viagem pelas relações sintático-semânticas. As orações subordinadas podem ser: 1. Substantivas exercem na principal uma função própria do substantivo.

Leia mais

4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui.

4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui. 4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui. Obs.: Na inversão, aparecerá a vírgula se houver predicativo pleonástico. Ex.: Professor, eu já o fui. predicativo: professor.

Leia mais

Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa

Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa Objetivos Compreender a relação sintática na construção do texto: orações subordinadas substantivas Conteúdos Oração

Leia mais

ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS

ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS GRAMÁTICA ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS As orações coordenadas e subordinadas fazem parte do período composto, ou seja, o período em que temos duas ou mais orações.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 9 Sintaxe II

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 9 Sintaxe II LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 9 Sintaxe II PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO Se todas as orações do período são independentes, isto é, se têm sentido por si mesmas e podem constituir cada

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

RETOMADA 01. Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto.

RETOMADA 01. Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto. RETOMADA 01 Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto. 1. Na sala, você produziu um poema visual chamado caligrama.

Leia mais

Funções do que e do se

Funções do que e do se Funções do que e do se Há muitas dúvidas quanto ao emprego do que e do se, pois podem ser empregados em várias funções morfossintáticas. Portanto, iremos analisar cada termo individualmente, a fim de que

Leia mais

Período composto por coordenação

Período composto por coordenação Período composto por coordenação Orações coordenadas Prof.: Júnior CONCEITUAÇÃO Um período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Uma oração chama-se coordenada quando não funciona

Leia mais

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 11 Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso Frase, período e oração Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo,

Leia mais

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples André Gazola A vírgula é um dos elementos que causam mais confusão na Língua Portuguesa. Pouca gente sabe, ao certo, onde deve e onde não deve

Leia mais

Exercícios: Oração Subordinada Substantiva

Exercícios: Oração Subordinada Substantiva (FCE-SP) "Os homens sempre se esquecem de que somos todos mortais." A oração destacada é: a) substantiva completiva nominal b) substantiva objetiva indireta c) substantiva predicativa d) substantiva objetiva

Leia mais

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto Professora Melina 9º. Ano Relembrando... ORAÇÃO Enunciado organizado em torno de um verbo. Você abre a janela. PERÍODO SIMPLES frase formada por uma só oração.

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

Frase simples e frase complexa

Frase simples e frase complexa Frase simples e frase complexa Orações coordenadas e subordinadas 1 I. Frase simples O O José telefonou à Joana. A A senhora traz umas flores. Eu saio. O O meu vizinho foi ao médico. Cada uma destas frases

Leia mais

USo da VírGULA. Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura.

USo da VírGULA. Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura. O USo da VírGULA USo da VírGULA Observe o sentido destas duas frases: Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura. Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 15 Palavras QUE e SE

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 15 Palavras QUE e SE LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 15 Palavras QUE e SE AS PALAVRAS QUE E SE É acentuado e substituível por alguma coisa, qualquer coisa etc.; vem precedido de artigo ou numeral. Este professor

Leia mais

ÍNDICE TEXTO E DISCURSO 4 CLASSES DE PALAVRAS 20 FUNÇÕES SINTÁTICAS 66

ÍNDICE TEXTO E DISCURSO 4 CLASSES DE PALAVRAS 20 FUNÇÕES SINTÁTICAS 66 ÍNDICE 1 TEXTO E DISCURSO 4 1.1. Coesão e coerência textual organização de parágrafos 4 1.2. Pontuação 7 1.3. Discurso direto / discurso indireto 10 1.4. Frase ativa / frase passiva 13 CONSOLIDAÇÃO: EXERCÍCIOS

Leia mais

Prof. José Antônio Sansevero Martins (Zé Laranja)

Prof. José Antônio Sansevero Martins (Zé Laranja) Prof. José Antônio Sansevero Martins (Zé Laranja) PERÍODO COMPOSTO 1. ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS Oração principal (incompleta) Oração subordinada substantiva (aquilo que falta na or. Principal)

Leia mais

Coordenação e subordinação. Porto Editora

Coordenação e subordinação. Porto Editora Coordenação e subordinação Frase simples complexa Frase simples Constituída apenas por um verbo ou por um complexo verbal. Ex.: A Maria brinca muito com o irmão. frase simples (constituída por um verbo)

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 O Sapo e a Cobra Era uma

Leia mais

É possível transformar a expressão "a profundidade das palavras dele", objeto direto, em oração. Observe:

É possível transformar a expressão a profundidade das palavras dele, objeto direto, em oração. Observe: PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Classificação das Orações Subordinadas As orações subordinadas dividem-se em três grupos, de acordo com a função sintática que desempenham e a classe de palavras a que

Leia mais

Programa de Educação Continuada (PEC)

Programa de Educação Continuada (PEC) Programa de Educação Continuada (PEC) Curso de Morfossintaxe Odette G.L.Altmann de Souza Campos* Construções que se alternam Ontem vimos Você sair Que você saiu Sua saída Você saindo É preciso Que você

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e conquistas Aluno (a): MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais,

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier USO DOS PRONOMES PRONOME É o termo que acompanha ou substitui o nome dentro do discurso. São apresentados em dois tipos: Pronome Adjetivo - Aparece sempre como adjunto adnominal

Leia mais

02/03/2014 MORFOLOGIA X SINTAXE

02/03/2014 MORFOLOGIA X SINTAXE MORFOLOGIA X SINTAXE 1 TRANSITIVIDADE VERBAL OU PREDICAÇÃO VERBAL 1- VERBOS NOCIONAIS (significativos) ação, fenômeno e movimento VI, VTD, VTI ou VTDI 2- VERBOS RELACIONAIS (não-significativos) estado,

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO 1. Os verbos destacados no poema a seguir classificam-se quanto à predicação, como (0,5) Não quero aparelhos para navegar. Ando naufragado, Ando sem destino.

Leia mais

As orações subordinadas substantivas exercem funções próprias dos substantivos (sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento

As orações subordinadas substantivas exercem funções próprias dos substantivos (sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento As orações subordinadas substantivas exercem funções próprias dos substantivos (sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal, aposto) (CEGALLA, 2008, p.379) SUBJETIVAS: Exercem

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBSTANTIVAS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBSTANTIVAS LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBSTANTIVAS Profª. Raquel Freitas Sampaio Prof. Raquel Sampaio PERÍODOS COMPOSTOS POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÃO PRINCIPAL Aquela que rege

Leia mais

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO SUJEITO 01 1. comemorações 2. imagem 3. rio 4. soldados 5. major/coronel 6. quem 7. ninguém 8. alto-falantes 9. trocos 10. Tio 02 1. (3) 2. (2) 3. (1) 4. (2) 5.

Leia mais

Língua. Portuguesa. Sintaxe do Período

Língua. Portuguesa. Sintaxe do Período Língua Portuguesa Sintaxe do Período Orações Subordinadas Substantivas É necessário o seu auxílio. 1) Subjetivas: É necessário que me auxilie. Convém que me auxilie. Observou-se que foi um golpe de mestre.

Leia mais

Sintaxe do Período Composto

Sintaxe do Período Composto Sintaxe do Período Composto Gramática Material Complementar Saudações, guerreiro (a) do concurso, tudo bem? Aqui é o professor Pablo Jamilk. Nós teremos alguns momentos juntos doravante. Por isso, segure

Leia mais

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira ADJUNTO ADNOMINAL É o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, conferindo-lhe características e atributos. Artigos,

Leia mais

QUESTÕES GLOBAIS P E R Í O D O C O M P O S T O P R O N O M E R E L A T I V O

QUESTÕES GLOBAIS P E R Í O D O C O M P O S T O P R O N O M E R E L A T I V O QUESTÕES GLOBAIS P E R Í O D O C O M P O S T O P R O N O M E R E L A T I V O Pág. 40 Ex. 1 a) Referem-se aos cães: Alimento no Oriente; companheiro no Ocidente; o melhor amigo do homem; cães; eles; cachorro;

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GRAMÁTICA - CARLA 8º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GRAMÁTICA - CARLA 8º ANO LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GRAMÁTICA - CARLA 8º ANO Leia para responder às questões propostas. O sistema educativo tem por missão preparar as pessoas para um papel social. É de fato no dia a dia, na

Leia mais

Ex. A garota com quem simpatizei está à sua procura. Os alunos cujas redações foram escolhidas receberão um prêmio.

Ex. A garota com quem simpatizei está à sua procura. Os alunos cujas redações foram escolhidas receberão um prêmio. A) Restritiva: é aquela que limita, restringe o sentido do substantivo ou pronome a que se refere. A restritiva funciona como adjunto adnominal de um termo da oração principal e não pode ser isolada por

Leia mais

Orações Subordinadas Adverbiais

Orações Subordinadas Adverbiais Orações Subordinadas Adverbiais Finitas Consoante a natureza da relação existente entre a oração subordinada e a subordinante, aquela pode ser: 1. Temporal situa um acontecimento anterior ou posterior

Leia mais

Aula9 COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO. Lêda Corrêa

Aula9 COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO. Lêda Corrêa Aula9 COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO META Apresentar e distinguir os recursos da coordenação e da subordinação; ampliar a perspectiva dos recursos da coordenação e da subordinação. OBJETIVOS Ao final desta

Leia mais

Língua Portuguesa. Professoras: Natália Oliveira e Natália Souza

Língua Portuguesa. Professoras: Natália Oliveira e Natália Souza Língua Portuguesa Professoras: Natália Oliveira e Natália Souza Analise as orações: 1. Triste estou: o amigo comigo não está. 2. Ele começou a rir todos gargalharam. 3. Acordei: cinco estações tinham ficado

Leia mais

Professor Jailton. www. professorjailton.com.br

Professor Jailton. www. professorjailton.com.br Professor Jailton www. professorjailton.com.br Período Composto por Subordinação Oração Subordinada Substantiva Oração Subordinada Adjetiva Oração Subordinada Adverbial Funções do substantivo Sujeito Objeto

Leia mais

Olá, resolva os exercícios com atenção e, se surgir dúvida, procure-me para que eu possa ajudá-lo(-a). Bom estudo! Abraços, Jana!

Olá, resolva os exercícios com atenção e, se surgir dúvida, procure-me para que eu possa ajudá-lo(-a). Bom estudo! Abraços, Jana! Olá, resolva os exercícios com atenção e, se surgir dúvida, procure-me para que eu possa ajudá-lo(-a). Bom estudo! Abraços, Jana! Orações Subordinadas Substantivas EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1. (FCE-SP) "Os

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PERÍODO COMPOSTO As orações podem ser constituídas da seguinte forma: Períodos simples» são aqueles formados por uma só oração. Exemplo: O mar estava calmo. (Aparece apenas um verbo: estava. Logo, período

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 9º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Português 1- Classifique as orações subordinadas substantivas destacadas em subjetivas ou objetivas diretas. a) Acredita-se

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBSTANTIVAS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBSTANTIVAS PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBSTANTIVAS Profª Raquel Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBSTANTIVAS Profª. Raquel

Leia mais

AULA 9 CLASSES DE PALAVRAS V MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 9 CLASSES DE PALAVRAS V MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 9 CLASSES DE PALAVRAS V MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso PREPOSIÇÃO Preposição é uma palavra invariável que serve para ligar termos ou orações. Quando esta ligação acontece, normalmente

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãeee queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 27/09 a 17/10/2016 A maior dádiva para o estudante é o saber adquirido; nenhum outro

Leia mais

Aluno: Nº: 1) Os termos destacados da fábula a seguir são adjuntos adverbiais. Identifique as circunstâncias que cada um deles expressa.

Aluno: Nº: 1) Os termos destacados da fábula a seguir são adjuntos adverbiais. Identifique as circunstâncias que cada um deles expressa. TER 7ºAno 4º Bimestre 2014 Aluno: Nº: Vamos rever Adjunto Adverbial Adjunto Adverbial é o termo que exprime circunstâncias de modo, lugar, tempo, intensidade... modificando o verbo e, mais raramente, o

Leia mais

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA DAILY MARQUES ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO FINAL 3ª 35,0 22,8 12 18 7º Querido(a) aluno(a). Com base no livro didático, nas folha de exercícios

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Gramática SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração Língua Portuguesa Sintaxe da Oração Frase Oração Período Frase: Bom dia! Ele resolveu a questão. Oração: Ele resolveu a questão. Espero que ele resolva a questão. Frase Oração Período Período Simples:

Leia mais

Ano: 9 Turmas: 9.1 e 9.2

Ano: 9 Turmas: 9.1 e 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação 1ª Etapa 2014 Disciplina: PORTUGUÊS Professor (a): Cris Souto Ano: 9 Turmas: 9.1 e 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Língua Portuguesa. 2. (UE PONTA GROSSA-PR) Em "É possível que comunicassem sobre políticos", a segunda oração é:

Língua Portuguesa. 2. (UE PONTA GROSSA-PR) Em É possível que comunicassem sobre políticos, a segunda oração é: Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Patrícia Série: 3º Ano Disciplina: Português Data da prova: 1.Leia com atenção o texto abaixo: Língua Portuguesa Como podemos

Leia mais

Prof. Eduardo Pereira Machado

Prof. Eduardo Pereira Machado Prof. Eduardo Pereira Machado Período Simples Todos esperam sua volta. Período Composto Todos esperam que você volte. A comparação entre ambas permite concluir que: 1. No período simples, a função de objeto

Leia mais

TERMOS INTEGRANTES. São os termos que se relacionam a um verbo ou a um nome,completando-lhes o sentido.

TERMOS INTEGRANTES. São os termos que se relacionam a um verbo ou a um nome,completando-lhes o sentido. TERMOS INTEGRANTES São os termos que se relacionam a um verbo ou a um nome,completando-lhes o sentido. 1. OBJETO DIRETO: complemento que se liga ao verbo sem preposição. Exemplos: Dois incêndios destruíram

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 20/06 a 03/07/2017 É melhor tentar algo, vê-lo não funcionar e aprender com isso,

Leia mais

Prof. André Moraes A PALAVRA QUE

Prof. André Moraes A PALAVRA QUE Prof. André Moraes A PALAVRA QUE 1) Substantivo - vem determinada por artigo ou outro determinante e será acentuada. Ex.: Vi um quê (alguma coisa) de sarcástico. 2) Interjeição exprime sentimento, admiração,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 7 o Ensino Fundamental Professor: Bernardo Dias

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 7 o Ensino Fundamental Professor: Bernardo Dias Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 7 o Ensino Fundamental Professor: Bernardo Dias Ciências Atividades para Estudos Autônomos Data: 6 / 3 / 2017 Aluno(a): Nº:

Leia mais

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XII 4 o BIMESTRE

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XII 4 o BIMESTRE Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XII 4 o BIMESTRE Disciplina/Valor Pontos obtidos Português 3,0 Eixo temático Fantasia e realidade Matemática

Leia mais

Lista de Revisão - 1º trimestre

Lista de Revisão - 1º trimestre Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Lista de Revisão - 1º trimestre Questão 1 - Leia esta tira e responda: a) A fala de Hagar não foi bem entendida por Eddie.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora:

Leia mais

TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA.

TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA. ATIVIDADE PARA O MÊS DE ABRIL PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA. EMPREGO DA VÍRGULA. http://www.portuguesfacil.net/regras simples faceis usar virgula/ 1. Use a vírgula para

Leia mais