MANUAL PRONATEC 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL PRONATEC 2013"

Transcrição

1 MANUAL PRONATEC 2013

2 2 Índice Check-list Programa PRONATEC...3 Preenchimento do Relatório de Atividades Educacionais...6 Preenchimento do Anexo I Controle de Presença do aluno por módulo...11 Preenchimento do Anexo II Visita Técnica...13 ( X ) Pessoa Física...15 Ficha Cadastral de Mobilização (Modelo 001/2013)...16 ( X ) Pessoa Jurídica...16 Preenchimento do Controle de Presença do Aluno Visita Técnica...20 Prestação de Contas da Visita Técnica...22 Relatório de Execução Física e Financeira Org. de Eventos pelo PRONATEC...22 Planilha de Custos por Item Pessoa Jurídica...23 Planilha de Custos por Item Pessoa Física...23 Trâmite prestação de contas de pessoa jurídica...24 Trâmite prestação de contas de pessoa física...25 Preenchimento da Nota Fiscal de Pessoa Física...26 Preenchimento de Nota Fiscal de Pessoa Jurídica...28 Preenchimento do Anexo III Controle de Resultados de Aprendizagem...29 Preenchimento do Anexo IV Controle de Presença (Parcial/Total)...31 Preenchimento da F1 Ficha de pré-inscrição/inscrição...33 Preenchimento do Termo de Adesão à Assistência Estudantil...35 Alguns conceitos...36 Considerações Finais...37

3 3 Passo a passo com o instrutor O instrutor escalado para ministrar treinamento pela parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) deve atentar-se aos seguintes passos: I Fazer Check-list antes de ir ao local da ação. Ir ao local da ação com todo o material de trabalho e a toda documentação de registro de suas atividades descrita neste Check-list. Check-list Programa PRONATEC Disponível no site do Senar Goiás, endereço ( Dentro da aba Instrutoria encontra-se a publicação PRONATEC com toda a documentação necessária ao instrutor.

4 4 II Ficar atento às mudanças nos documentos disponibilizados no site do Senar Goiás. Os documentos estão sujeitos à alteração de acordo com as necessidades que o programa impõe. O instrutor é responsável por se atualizar diante de possíveis revisões. III Cadastrar alunos no SISweb. Lançar todos os alunos do módulo (os mesmos mencionados no relatório) no SISweb antes do envio do relatório ao Senar/AR-GO. IV Ministrar o treinamento. Etapa da prática pedagógica. Momento em que se dão os processos de ensinoaprendizagem. V- Preencher relatório e documentos. O preenchimento é fundamental para que se cumpram corretamente todas as etapas do processo. Estes documentos serão guardados e podem vir a ser auditados em até 20 (vinte) anos. VI - Entregar o relatório e documentos na sede do Senar/AR-GO. Os documentos podem ser enviados por Correios ou entregues em mãos. O endereço de entrega é Rua 87, nº 662, Setor Sul, Edifício FAEG - 1º andar. CEP Especificar na remessa o título PRONATEC.

5 5 Outras instruções Sempre que concluir o primeiro módulo do treinamento é de responsabilidade do instrutor conferir toda a documentação deste módulo. Ao conferi-la, devese colocar a documentação na mesma ordem descrita no check list antes de envelopá-los. Os documentos deverão ser enviados separados por módulo. Não misture documentos do módulo I com documentos do módulo II, por exemplo. Nem tão pouco com outros módulos. É vedado ao instrutor acumular vários módulos para entregar ao mesmo tempo. Esta prática faz com que os parceiros (Sindicatos, Associações, Mobilizadores, etc) tenham seu pagamento prejudicado. É de responsabilidade do instrutor enviar o relatório assim que concluído o módulo do treinamento. A TAPPS (Termo de Aceite Proposta de Prestação de Serviço) é gerada pelo Senar/AR-GO e disponibilizada para o instrutor no SISweb, conforme manual disponível no site do Senar/AR-GO. Para acessar o manual, clique na aba Instrutoria, entre no link Manuais e clique em 1 - Manual SISWEB - Instrutor - versão 18/12/2008. Sempre que necessário alterar/gerar a TAPPS (carga horária, quilometragem, local) o instrutor deve procurar o colaborador João Thales do Departamento de Administração antes de encaminhá-la ao Setor de Recebimento de Relatórios. Contato: joaothales@senar-go.com.br ou (62) O instrutor ainda deve ficar atento ao envio da TAPPS e da Nota Fiscal, se pessoa jurídica, no mesmo pacote de entrega do relatório. Esta medida visa proceder corretamente e em tempo hábil o pagamento dos serviços prestados pelo instrutor. Qualquer alteração na escala, mudança de módulo, data, inclusão de eventos e demais mudanças na programação, procurar o colaborador Humberto Vieira do Departamento Técnico. Contato: humberto@senar-go.com.br ou (62) Lembre-se, existe um processo com uma longa cadeia de colaboradores e parceiros. Atenção e eficiência no preenchimento e envio dos documentos de

6 6 alunos e relatórios de treinamento são fundamentais para que se cumpram os prazos. Preenchimento do Relatório de Atividades Educacionais Relatório de Atividades Educacionais (Folha 1, Modelo 001/2013) O Relatório de Atividades Educacionais é preenchido e enviado ao Senar/AR-GO pelo instrutor. Nome do Curso: O Instrutor deve informar o nome do curso de acordo com a nomenclatura do PRONATEC. Ex.: Bovinocultor de Leite, Fruticultor, Avicultor, etc.

7 7 Módulo nº: Os treinamentos que o Senar/Ar-GO oferece pelo PRONATEC são divididos em módulos. Dessa forma, um curso de Bovinocultor de Leite é ofertado em sete (7) módulos, por exemplo. O conteúdo programático do curso é distribuído nestes módulos. O instrutor deve indicar no Relatório de Atividades Educacionais o número e o nome do módulo que foi realizado. Esta informação pode ser consultada pelo instrutor(a) na TAPPS (Termo de Aceite de Prestação de Serviço) ou no SISWeb. Código de evento: Cada treinamento a ser realizado possui um código de identificação, que é conhecido como código do evento. Este código pode ser consultado pelo instrutor(a) na TAPPS ou no SISWeb. Número da Turma: É preciso manter o controle de quais cursos e módulos foram realizados em uma turma de alunos. Portanto, faz-se necessário que o instrutor registre o número da turma no Relatório de Atividades Educacionais. Este número pode ser consultado pelo instrutor(a) na TAPPS ou no SISWeb. Período de Realização: O registro das datas de início e término do módulo precisa ser feito neste campo do Relatório de Atividades Educacionais. Este dado pode ser consultado pelo instrutor(a) na TAPPS ou no SISWeb. Carga Horária: É necessário preencher a carga horária do módulo. A informação deve ser checada na TAPPS e no SISWeb antes de preencher. Caso haja alteração na carga horária prevista, o instrutor deve entrar em contato com o coordenador do respectivo curso e o colaborador João Thales, o qual elabora a nova TAPPS.

8 8 Município: Deve-se preencher o município onde se localiza a escola parceira do PRONATEC. Local (Escola): Nome da escola parceira do PRONATEC. Responsável pelo PRONATEC na Escola: Registrar nome, telefones, e o da responsável pelo PRONATEC na escola parceira. Turno: Assinalar com um x o turno da turma: manhã, tarde ou noite. Este dado pode ser consultado pelo instrutor(a) na TAPPS (Termo de Aceite de Proposta de Prestação de Serviço) ou no SISWeb. Alunos: É de suma importância preencher corretamente o número de alunos matriculados no SISTEC; Número de alunos participantes; Número de alunos aprovados; Número de alunos reprovados; e Número de alunos desistentes no módulo. Os dados devem estar de acordo com os Anexos I e III. Instrutor(a) / Educador(a): Nome do instrutor. Empresa de Instrutoria: Nome da empresa de instrutoria, se houver.

9 9 1. Conteúdo ministrado: Especificar o conteúdo trabalhado no módulo com a respectiva carga horária de cada tema. Relatório de Atividades Educacionais (Folha 2, Modelo 001/2013) O Relatório de Atividades Educacionais documenta a realização do treinamento. 2. Condições do local de realização: Relato sobre as condições de sala de aula, colaboração do responsável pelo PRONATEC na escola, equipamentos, etc. 3. Desempenho do grupo: Relato sobre comportamento, interesse, interação e desempenho dos participantes.

10 10 4. Comentários Adicionais: Espaço para o instrutor complementar informações que julgar relevantes. Assinatura do Instrutor Assinar o documento por extenso e de forma legível. O instrutor deve também vistar as páginas onde não existe campo de assinatura.

11 11 Preenchimento do Anexo I Controle de Presença do aluno por módulo Anexo I Controle de Presença do Aluno por Módulo (Modelo 001/2013). O controle de presença registra a frequência dos alunos ao longo do módulo. Curso; nº e nome do Módulo; Instrutor(a); Código do Evento; Código da Turma; Turno: Todos estes campos podem ser consultados pelo instrutor(a) na TAPPS. É de extrema importância o preenchimento correto destes campos. Local (Escola): Preencher o nome da escola parceira.

12 12 Município: Preencher o município onde se localiza a escola parceira. Período de realização do módulo: Data de início e término do módulo. Quadro de Presença: Listar todos os alunos participantes, mesmo sendo faltantes. A listagem deve estar de acordo com o número lançado na capa do Relatório de Atividades Educacionais e no SISWeb. Não pode haver divergência entre o SISweb e o relatório do instrutor na quantidade de presenças do aluno, devendo ser corrigida eventual informação incorreta. Preencher F para faltas e P para presenças. Colher assinatura dos alunos. OBS.: Lançar frequência no site (SISweb) somente das aulas teóricas. Presenças nas visitas técnicas não devem ser inseridas no SISweb, comprovando-se pelo próprio relatório do instrutor.

13 13 Preenchimento do Anexo II Visita Técnica Anexo II Visita Técnica (Folha 1, Modelo 001/2013) Documento utilizado para a elaboração do relatório de Prestação de Contas. É com base nas informações constantes no Anexo II que o parceiro é ressarcido pelos trabalhos na visita técnica. Nome do curso; nº do módulo da visita técnica; código do evento e nº da turma: Todos estes campos podem ser consultados pelo instrutor(a) na TAPPS (Termo de Aceite de Proposta de Prestação de Serviço). É de extrema importância o preenchimento correto destes campos. Data da aula prática: Data de realização da visita técnica.

14 14 Carga Horária: Carga horária da visita técnica. Município: Preencher o município onde foi realizada a visita técnica. Ex.: pode acontecer de uma turma de uma escola do município de Itaberaí ter sua visita técnica realizada em uma fazenda no município da Cidade de Goiás. Neste caso o Instrutor deverá preencher o campo município com o nome da Cidade de Goiás. Local da Visita Técnica: Fazenda, escola ou outro local em que se deu a realização da visita técnica. Não confundir com o campo município. Preencher apenas a propriedade onde foi realizada a visita técnica. Proprietário: Informar o proprietário do local onde foi realizada a visita técnica. Horário de início: Registrar o horário de início da visita técnica. Horário de encerramento: Registrar o horário de término da visita técnica

15 15 1. Mobilizador (Organizador do Evento): Aqui o instrutor deve informar o parceiro a ser ressarcido pelo Senar/AR-GO com os gastos na organização da visita técnica. Para tanto, deve indicar se o parceiro é pessoa física ou pessoa jurídica. Marcar apenas uma opção como resposta. ( X ) Pessoa Física O mobilizador (organizador do evento) é enquadrado como Pessoa Física quando ele (a) presta serviço em seu próprio nome. Estando como pessoa física, o mobilizador recebe diretamente pelos serviços prestados, sem intermédio de sindicato ou associação. Ex.: Sou um mobilizador e executo um serviço de fornecimento de alimentação aos alunos de uma visita técnica. Envio ao Senar a nota fiscal das compras em meu nome e com o meu CPF. Neste caso, o serviço foi executado por uma pessoa física. Para prestar serviço como mobilizador Pessoa Física, o parceiro (a) deverá preencher a Ficha Cadastral de mobilizador do PRONATEC, disponível no site do senar, endereço ( Basta entrar na aba Instrutoria clicar na publicação PRONATEC e abrir a 13 ) Ficha Mobilizador Pronatec. Após preencher deve enviar a ficha para os s: joao.lucio@senar-go.com.br natalia@senar-go.com.br norma@senar-go.com.br

16 16 Ficha Cadastral de Mobilização (Modelo 001/2013) Documento que contém informações do mobilizador como dados bancários, RG, CPF, PIS/PASEP, e telefone. Lembre-se, faltando dados na ficha, o pagamento do organizador do evento (mobilizador) fica comprometido. ( X ) Pessoa Jurídica O mobilizador (organizador do evento) é enquadrado como Pessoa Jurídica quando este presta serviço em nome de sindicato, associação, cooperativa ou outra entidade jurídica que possua vínculo com o Senar/AR-GO. Ex.: Sou um mobilizador. Se eu presto serviço na visita técnica e tenho vínculo com o sindicato e o sindicato irá emitir a nota fiscal, estou enquadrado como parceiro pessoa jurídica.

17 Mobilizador: Nome do mobilizador (organizador do evento), independente de ele ser vinculado a sindicato ou ser pessoa física. 1.2 Sindicato (se houver): No caso do parceiro ser pessoa jurídica registrar o nome da entidade. 1.3 Telefone e Registrar os contatos com o mobilizador, inclusive para ser enviado o relatório de prestação de contas. 2. Recursos Instrucionais: Avaliação do instrutor quanto aos recursos didáticos disponíveis para a realização da visita técnica. Marcar apenas uma opção. Comentar. 3. Local de realização: Avaliação do instrutor quanto à estrutura física do local onde foi realizada a aula prática. Ex.: Banheiro, energia elétrica, água, ambiente. Marcar apenas uma opção. Comentar. 4. Alimentação: Avaliação do instrutor quanto a qualidade e quantidade da alimentação fornecida aos participantes. Marcar apenas uma opção. Comentar. 5. N de alunos da visita técnica: Neste item deve ser informado somente o número dos alunos que estiveram presentes na visita técnica. O número de alunos deve estar de acordo com a lista de presença da visita técnica.

18 18 OBS.: Não contabilizar alunos de outra turma que porventura tiver sido juntada para a visita técnica. Neste caso, os alunos desta outra turma serão contabilizados no relatório referente à sua turma. 6. Conteúdo: Descrever o conteúdo da visita técnica e sua respectiva carga horária. Para cada tema do conteúdo deve ser indicada a distribuição da carga horária. Anexo II Visita Técnica (folha 2, Modelo 001/2013) Documento utilizado para a elaboração do relatório de Prestação de Contas. É com base nas informações constantes no Anexo II que o parceiro é ressarcido pelos trabalhos na visita técnica. 7. Descreva as condições do local de realização da visita técnica: Relato sobre as condições de acesso e distância da propriedade; receptividade do proprietário e os recursos disponibilizados.

19 19 8. Descreva o desempenho do grupo: Relato sobre comportamento, interesse, interação e desempenho dos participantes. 9. Comentários Adicionais: Espaço para o instrutor complementar informações que julgar relevantes. 10. Participação do(a) mobilizador(a): Legenda: S = Sim / N = Não Marcar se houve participação do mobilizador no traslado de pessoas ou equipamentos. Registrar também a participação ou não do mobilizador na abertura, monitoria e encerramento do treinamento. 11. Alimentação: Legenda: S = Sim / N = Não Marcar os itens de alimentação que foram fornecidos aos participantes. Registrar se houve café, almoço e lanche. E comentar acerca da quantidade e qualidade das mesmas. 12. Transporte: Informar o fornecimento ou não de transporte aos alunos. Comentar as condições em que se deu o serviço. 13. Local e data de assinatura: O instrutor deve assinar o documento por extenso e de forma legível. Isto porque o anexo II, que serve de base para a prestação de contas, eventualmente pode ser desmembrado do relatório. Nesse caso, a assinatura seria uma forma de identificar o instrutor daquele anexo II. O instrutor é responsável por colher a assinatura do mobilizador do evento.

20 20 Preenchimento do Controle de Presença do Aluno Visita Técnica Controle de Presença do Aluno Visita Técnica (Modelo 001/2013). Documento utilizado para o controle de presença da visita técnica. Curso; Módulo; Instrutor(a); Código do Evento; Código da Turma; Turno: Todos estes campos podem ser consultados pelo instrutor(a) na TAPPS. É de extrema importância o preenchimento correto destes campos. Local (Escola): Preencher o nome da escola parceira. Município: Preencher o município onde se localiza a escola parceira.

21 21 Data de realização da Visita Técnica: Informar o dia em que se realizou a visita técnica. Quadro de Freqüência: Listar todos os alunos presentes na visita técnica. Somente os presentes. Colher assinatura dos alunos presentes OBS.: Lançar frequência no site (SISweb) somente das aulas teóricas. Presenças nas visitas técnicas não devem ser inseridas no SISweb, comprovando-se pelo próprio relatório do instrutor.

22 22 Prestação de Contas da Visita Técnica Atenção! Este documento não é de preenchimento do instrutor, porém pode ser consultado sempre que o parceiro solicitar. O SENAR/AR-GO e o PRONATEC reembolsam o parceiro (sindicato, associação, cooperativa ou mobilizador pessoa física) pelos serviços de mobilização (organização de eventos) prestados durante a visita técnica. A Prestação de Contas da Visita Técnica ocorre por meio do Relatório de Execução Física e Financeira. Trata-se de um documento que calcula o valor dos serviços prestados pelo organizador do evento. Dessa forma, a prestação de contas é calculada pelo SENAR/AR-GO e enviada para o do parceiro. Relatório de Execução Física e Financeira Org. de Eventos pelo PRONATEC (Modelo 001/2013) A Prestação de Contas é elaborada pelo Senar/AR-GO (calculada e preenchida) e enviada ao parceiro para assinatura e juntada de notas fiscais.

23 23 O cálculo da Prestação de Contas é baseado no Anexo II e no Controle de Presença da Visita Técnica que o instrutor envia. O reembolso tem valores diferenciados para Pessoa Física e para Pessoa Jurídica. Assim como o trâmite (processo) da Prestação de Contas. Planilha de Custos por Item Pessoa Jurídica PLANILHA DE CUSTOS POR ITEM Serviço logístico (Apoio, propriedade rural) R$ 181,75 Transporte para o grupo (ida e volta de todos os alunos) R$ 160,00 Alimentação (valor individual= R$10,00 por participante) R$ 10,00 Itens a serem reembolsados ao parceiro pessoa jurídica caso tenham sido fornecidos. Planilha de Custos por Item Pessoa Física PLANILHA DE CUSTOS POR ITEM Serviço logístico (Apoio, propriedade rural) R$ 140,00 Transporte para o grupo (ida e volta de todos os alunos) R$ 160,00 Alimentação (valor individual= R$10,00 por participante) R$ 10,00 Itens a serem reembolsados ao parceiro pessoa física caso tenham sido fornecidos. Dessa forma, se o parceiro não houver fornecido transporte, este item não será contabilizado. Caso a alimentação não tenha sido fornecida, tal item também não será contabilizado. O mesmo critério é válido para o serviço logístico. Ou seja, somente serão contabilizados os serviços que tiverem sido prestados ou fornecidos, nos limites desta nesta planilha.

24 24 TRÂMITE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE PESSOA JURÍDICA ETAPAS Envio do relatório ao Senar Recebimento do relatório Análise do Relatório Elaboração da prestação de contas / Envio ao do parceiro Assinatura, juntada de notas fiscais / Reenvio físico ao Senar Recebimento da Prestação de Contas Autorização de Pagamento Pagamento RESPONSÁVEL Instrutor Lucas Pereira / Departamento de Administração Lucas Pereira / Departamento de Administração João Lúcio/ Departamento de Administração Parceiro Pessoa Jurídica (Sindicato, Associação, Cooperativa) Natalia ou Daniela/ Departamento de Administração Natalia ou Daniela/Departamento de Administração Marcelo / Departamento Financeiro Nota-se que o trâmite dos processos de pessoa jurídica é semelhante aos processos já utilizados nas ações de FPR/PS que o Senar/AR-GO realiza. Porém, como ainda não são disponibilizadas no SISWeb são enviadas diretamente ao do parceiro para impressão, assinatura e juntada de notas fiscais.

25 25 TRÂMITE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE PESSOA FÍSICA ETAPAS Envio do relatório ao Senar Recebimento do relatório Análise do Relatório Envio da Ficha Cadastral de Mobilizador e das cópias das Notas Fiscais por Elaboração da prestação de contas / Envio ao e- mail do parceiro Assinatura, juntada de notas fiscais originais / reenvio físico ao Senar Recebimento da Prestação de Contas RESPONSÁVEL Instrutor Lucas Pereira / Departamento de Administração Lucas Pereira / Departamento de Administração Parceiro Pessoa Física (ex.: José Paulo Silva) João Lúcio / Departamento de Administração Parceiro Pessoa Física Natalia ou Daniela/ Departamento de Administração Autorização de Pagamento Pagamento Natalia ou Daniela/Departamento de Administração Marcelo / Departamento Financeiro Já o trâmite dos processos de pessoa física difere-se dos processos de pessoa jurídica. Primeiramente, o organizador do evento (mobilizador) pessoa física deve se cadastrar previamente como parceiro. Para tanto, deve preencher e enviar ao Senar/AR-GO sua Ficha Cadastral de Mobilizador, conforme dito anteriormente no capítulo de Visita Técnica. Uma vez cadastrado, o mobilizador não precisa enviar a ficha novamente. Após a realização da visita técnica, o mobilizador deve enviar CÓPIA das notas fiscais da ALIMENTAÇÃO da visita técnica por para que a prestação de contas seja elaborada. Este envio da cópia da nota via deve se feito antecipadamente ao envio da nota original, para reduzir tempo e custos. Assim, o parceiro utiliza serviços postais apenas uma vez. O Senar/AR-GO exige apenas as notas fiscais referentes à ALIMENTAÇÃO fornecida durante a visita técnica, não sendo necessário enviar notas de transporte e serviço logístico, que se comprovam pelo relatório do instrutor.

26 26 Da mesma forma que para pessoa jurídica, as prestações de contas de pessoa física ainda não são disponibilizadas no SISWeb, portanto são enviadas diretamente ao do parceiro (o que constar na ficha cadastral de mobilizador) para impressão, assinatura e juntada de notas fiscais originais. Preenchimento da Nota Fiscal de Pessoa Física Apenas o valor gasto com a alimentação deverá ser comprovado por meio de Nota Fiscal. É imprescindível que esta seja preenchida com nome e CPF do mobilizador na identificação do cliente, conforme exemplo seguinte: A nota fiscal de pessoa física deve ser emitida nominal ao mobilizador.

27 27 Assim que for realizada a visita técnica, o mobilizador deve enviar cópia da nota fiscal ao Senar/AR-GO via , para a elaboração da Prestação de Contas. natalia@senar-go.com.br Com cópia para: joao.lucio@senar-go.com.br, norma@senar-go.com.br A nota fiscal deve ser emitida com a mesma data da visita técnica ou com data posterior à visita técnica. Jamais enviar notas com data anterior a realização da visita. Ao enviar as notas, o mobilizador deve também enviar um documento anexo informando o nome do curso, a data de realização da visita, o local de realização, o nome do instrutor e o código da ação, informações que ele pode consultar com o instrutor. Depois de gerada a prestação de contas pelo senar, ela é encaminhada ao do parceiro pessoa física (mobilizador), o mesmo informado na Ficha Cadastral de Mobilizador. O parceiro deverá conferir os dados, assinar a Prestação de Contas, anexar as notas fiscais originais e remetê-las à sede do Senar, via Correios. A Prestação de Contas somente será encaminhada para pagamento após o recebimento no SENAR da Prestação de Contas devidamente assinada pelo mobilizador e a Nota Fiscal original, caso haja fornecimento de alimentação. Devem acompanhar a Nota Fiscal as informações a respeito do curso, data e município de realização da aula prática.

28 28 Preenchimento de Nota Fiscal de Pessoa Jurídica A nota fiscal de prestação de serviços deverá ser emitida pela própria pessoa jurídica. Deve estar endereçada ao SENAR/AR-GO e preenchida de acordo com o valor do Relatório de Execução Física e Financeira. A nota fiscal de pessoa jurídica deve ser emitida nominal ao Senar/AR-GO. A discriminação do serviço deve conter os seguintes dizeres: Organização, apoio e provimento de alimentação e transporte necessários à realização do curso do PRONATEC, no dia / /, no município.

29 29 Preenchimento do Anexo III Controle de Resultados de Aprendizagem Anexo III Controle de Resultados de Aprendizagem (Modelo 001/2013). Documento deve estar de acordo com as informações de aprovados, reprovados e desistentes da capa do Relatório de Atividades Educacionais e com o SISweb. Nome do curso; nº e nome do módulo; código da ação, nº da turma e turno: Todos estes campos podem ser consultados pelo instrutor(a) na TAPPS. É de extrema importância o preenchimento correto destes campos. Local: Preencher o nome da escola parceira.

30 30 Município: Preencher o município onde se localiza a escola parceira. Quadro de Resultados: Listar todos os alunos participantes, mesmo sendo faltantes. A listagem deve estar de acordo com o número lançado na capa do Relatório de Atividades Educacionais, no Anexo I e no SISweb. Período de realização: Preencher o início e o término do módulo em questão. Assinatura do Instrutor: Assinar o anexo III.

31 31 Preenchimento do Anexo IV Controle de Presença (Parcial/Total) Anexo IV Controle de Presença - Parcial/Total. (Modelo 001/2013). Documento com os registros de frequência de todos os módulos. Enviado pelo instrutor somente após a realização do último módulo. Este documento não pode de maneira nenhuma deixar de ser enviado. Nome do instrutor, nome do curso; código da ação, nº da turma e turno: Todos estes campos podem ser consultados pelo instrutor(a) na TAPPS. É de extrema importância o preenchimento correto destes campos. Escola: Preencher o nome da escola parceira.

32 32 Município: Preencher o município onde se localiza a escola parceira. Data de início: Data de início do primeiro módulo. Previsão de Término: Data de término do último módulo. Quadro de Frequência: Listar todos os alunos participantes do curso, mesmo sendo faltantes. Todos os módulos devem ser preenchidos. Assinatura do Instrutor: O instrutor deve assinar o anexo IV.

33 33 Preenchimento da F1 Ficha de pré-inscrição/inscrição F1 Ficha de pré-inscrição/inscrição para ações/atividades (Modelo 001/2013). Documento que serve de base para o cadastro do aluno no sistema. O preenchimento da F1 é obrigatório no primeiro módulo. É obrigatório também no segundo módulo se houver inclusão de algum novo participante. Dados da instituição que encaminha o(a) candidato Campo para inserir a Escola parceira.

34 34 Dados do curso pretendido Deve-se inserir informações a respeito do curso executado, como o título, local de realização, período de início e término, natureza da programação, tipo de ensino e carga horária. A natureza da programação dos cursos oferecidos pelo Senar/AR-GO possuem caráter de qualificação. Dados do candidato participante Local para o aluno informar seus dados pessoais. Ficar atento ao preenchimento do campo CPF, que deve conter o CPF do aluno. Pode acontecer do aluno inserir de forma errônea o CPF de algum parente, geralmente pai ou mãe. Somente será aceito o CPF do aluno. Caso o aluno ainda não possua CPF, o mesmo deverá retirá-lo em uma agência dos Correios. Escolaridade Local para o aluno registrar seu grau de formação escolar, pretensões de estudos. Clientela Campo para o aluno assinalar se é trabalhador ou produtor rural e seu vínculo com estas categorias. Endereços Preenchimento das informações referentes ao local de residência do aluno.

35 35 Preenchimento do Termo de Adesão à Assistência Estudantil Termo de Adesão à Assistência Estudantil (Modelo 001/2013) É obrigatório o preenchimento do termo para aluno receber o auxílio pecuniário (alimentação e transporte). Não é necessário preencher os campos com dados bancários, necessitando apenas do CPF do aluno, pois o aluno recebe o auxílio por vale postal eletrônico. Isso significa que basta o aluno comparecer a uma agência dos Correios e apresentar seu CPF para receber o auxílio. Para tanto o CPF informado não pode ser de outra pessoa, como parentes próximos. Apenas serão aceitos CPF dos próprios alunos.

36 36 Alguns conceitos Desistente Para eventos do PRONATEC, considera-se desistente o aluno que desiste do curso nas primeiras quarenta horas. Neste caso pode-se colocar outro aluno nesta vaga. E, portanto, não há penalidade ao aluno desistente. Podendo este realizar a qualquer tempo outro curso do PRONATEC tanto no SENAR quanto em outros parceiros do Sistema S, como o SENAI e o SENAC. Evadido Para eventos do PRONATEC, considera-se evadido o aluno que abandona o curso após quarenta horas. Neste caso, o MEC paga por este aluno toda a carga horária do curso. Por conta dos custos, o aluno é penalizado. Ele não poderá fazer outro curso Pronatec tanto no SENAR quanto nos outros parceiros do Sistema S, como o SENAI e o SENAC por um período de 2 (dois) anos.

37 37 Considerações Finais Prezado(a) instrutor(a), Reiteramos que, para o correto andamento dos processos, não seja enviado nenhum documento sem conferência. Lembre-se que o trabalho técnico e administrativo que dá suporte aos processos pedagógicos só é desenvolvido mediante a entrega de todos os documentos exigidos. Quando estes chegam incorretos ou incompletos comprometem todo o resultado. Lembramos ainda que nossos canais de comunicação com o instrutor estão abertos. Em caso de dúvidas contacte seu supervisor regional, coordenador de curso ou ainda os colaboradores administrativos responsáveis pelo PRONATEC no Senar/AR-GO. Sucesso!

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM 2015/2 ORIENTAÇÕES AOS EMPRESÁRIOS

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM 2015/2 ORIENTAÇÕES AOS EMPRESÁRIOS PROGRAMA DE APRENDIZAGEM 2015/2 ORIENTAÇÕES AOS EMPRESÁRIOS Wagner Alves Maciel wagner.maciel@sc.senac.br (48) 3229-3222 VERSÃO 01 29/04/2015 07 páginas Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Faculdade

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2015 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

INSTRUÇÕES DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER

INSTRUÇÕES DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER INSTRUÇÕES DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER O acesso ao Portal deve ser feito através do site da Mueller sendo www.mueller.ind.br. Logo abaixo, o posto deverá clicar no rodapé da página em Intranet/Extranet.

Leia mais

SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS. RH Online

SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS. RH Online Campus de Botucatu Sistema de Recursos Humanos SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS RH Online Mônica Cristina Fumis do Carmo Faculdade de Medicina de Botucatu Seção Técnica de Desenv. Adm de RH / Serviço Técnico

Leia mais

1.1 Eventos de Divulgação do Processo de Ingresso no Pronatec:

1.1 Eventos de Divulgação do Processo de Ingresso no Pronatec: Nota Orientadora Pronatec-Tec/RS e Idiomas nº 02/2014 Assunto: Processo de Ingresso Pronatec-Tec/RS 2014 1. Processo de Ingresso Pronatec-Tec/RS 2014 1.1 Eventos de Divulgação do Processo de Ingresso no

Leia mais

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS O Diretor do Colégio Santo Agostinho - Leblon, no uso de suas atribuições regimentais e em consonância com a legislação em vigor, traz a público este Edital e estabelece as normas regentes para o Processo

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO DO LOGIN AO FORMULÁRIO DE CADASTRO... 3

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO DO LOGIN AO FORMULÁRIO DE CADASTRO... 3 TUTORIAL SIEX ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO DO LOGIN AO FORMULÁRIO DE CADASTRO... 3 1. Como acessar ao formulário de inscrição de proposta... 3 2. Quais os passos de preenchimento

Leia mais

Roteiro de orientações para uso do Contas Online

Roteiro de orientações para uso do Contas Online FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FNDE Roteiro para registro de Prestação de Contas PNAE/2013 no SiGPC Contas Online Atualização: Agosto de 2013 Roteiro de orientações para uso do Contas Online

Leia mais

Manual CORP Microlins Dinâmica

Manual CORP Microlins Dinâmica Manual CORP Microlins Dinâmica Índice 1. Acesso ao CORP 2. Cadastro de Colaborador 1. Dados 2. Endereço 3. Telefone 4. E-mail 5. Franquias vinculadas 6. Cursos 7. Permissões 3. Cadastro de Recesso 4. Cadastro

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS Consigo rastrear o minha Compra? Sim. As informações mais atualizadas sobre sua Compra e a situação de entrega de sua Compra estão disponíveis em Meus pedidos.

Leia mais

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC 1. Qual o período da matrícula? O período de matrícula compreende o período de 23 de julho a 3 de agosto. A partir de 7 de agosto, poderá haver

Leia mais

Material de apoio. Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES.

Material de apoio. Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES. Material de apoio Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES. Material de apoio Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES. Portaria

Leia mais

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1 INDÍCE 1. COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1.1. PRIMEIRO ACESSO... 3 1.2. SOLICITAR NOVA SENHA... 4 2. COMO INFORMAR A SITUAÇÃO DOS ALUNOS?...6 2.1. DADOS DO DIRETOR/RESPONSÁVEL...6 2.2.

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Instrução Operacional nº 27 SENARC/MDS Brasília, 22 janeiro de 2009. Divulga aos municípios orientações sobre a utilização do Sistema de Atendimento e Solicitação de Formulários (Sasf) 1 APRESENTAÇÃO O

Leia mais

Nº Versão/Data: Validade: 2.0 22/10/2014 OUTUBRO/2015 SA. 05 EXPEDIÇÃO MACROPROCESSO ADMINISTRATIVO PROCESSO EXPEDIÇÃO

Nº Versão/Data: Validade: 2.0 22/10/2014 OUTUBRO/2015 SA. 05 EXPEDIÇÃO MACROPROCESSO ADMINISTRATIVO PROCESSO EXPEDIÇÃO 1 de 10 EXPEDIÇÃO MACROPROCESSO ADMINISTRATIVO PROCESSO EXPEDIÇÃO EXPEDIÇÃO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DOCUMENTOS RELACIONADOS... 2 4. PROCEDIMENTOS... 2 4.1 DEFINIÇÃO DO SERVIÇO E SUA ABRANGÊNCIA...

Leia mais

MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE

MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE Junho 2015 Editor, ler com atenção as orientações informadas neste manual. Informamos que documentação preenchida incompleta e/ou que não atenda as normas da Agência

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

Material de apoio. Portaria SNJ nº 252, de 27/ 12/ 12, publicada no D.O.U. de 31/ 12 /12. Manual do usuário. Manual da nova comprovação de vínculo.

Material de apoio. Portaria SNJ nº 252, de 27/ 12/ 12, publicada no D.O.U. de 31/ 12 /12. Manual do usuário. Manual da nova comprovação de vínculo. Material de apoio Material de apoio Portaria SNJ nº 252, de 27/ 12/ 12, publicada no D.O.U. de 31/ 12 /12. Manual do usuário. Manual da nova comprovação de vínculo. Informações Gerais O sistema CNES/MJ

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS

PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS Click Intranet https://intranet.unifesp.br/ Você deve acessar a Intranet com seu login (Nome escolhido para entrar no sistema) Coloque sua senha Caso você não seja cadastrado

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/2 MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2015/2 Para aperfeiçoar o processo de rematrícula, estamos disponibilizando este documento com informações de ordem prática que subsidiarão

Leia mais

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos:

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos: Avenida Serrana, 511 Serrano Belo Horizonte MG 30.882-370 Telefone: (31)3476-1405 I N S T I T U I Ç Ã O P A R C E I R A INFORMAÇÕES SOBRE A ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NA ESCOLA EDUCAR E CRONOGRAMA DE DATAS

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conteúdo Tela de acesso... 4 Dados de Cadastro... 5 Dados cadastrais...

Leia mais

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1 1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1.ACESSANDO O SITE DA FEOL 1.1 Endereço do Site O endereço para acessar o site da Fundação Educacional de Oliveira é: www.feol.com.br Obs: experimente digitar apenas feol.com.br

Leia mais

Nota Técnica de GTI Orientações para prestação de contas dos projetos de P&D contratados pela Eletronorte

Nota Técnica de GTI Orientações para prestação de contas dos projetos de P&D contratados pela Eletronorte Local/Data: Brasília, 20 de setembro de 2013 GTI-003/2013 Fl. 1/7 Nota Técnica de GTI Orientações para prestação de contas dos projetos de P&D contratados pela Eletronorte 1. INTRODUÇÃO: A presente Nota

Leia mais

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Manual de instruções Cadastro Avaliação 2013 Caro Usuário, Este manual contém todas as instruções necessárias para preenchimento dos dados de sua escola e alunos.

Leia mais

MOVIMENTAÇÕES PELO SITE UNIODONTO

MOVIMENTAÇÕES PELO SITE UNIODONTO MOVIMENTAÇÕES PELO SITE UNIODONTO Com o intuito de agilizar e facilitar as adesões, cancelamentos e al terações de usuários, estamos disponibilizando em nosso site o processo de movimentação bem como o

Leia mais

PORTARIA UNIDA Nº. 15/2015, de 18 de Julho de 2015.

PORTARIA UNIDA Nº. 15/2015, de 18 de Julho de 2015. PORTARIA UNIDA Nº. 15/2015, de 18 de Julho de 2015. O Diretor Geral da Faculdade Unida de Vitória, no uso das atribuições conferidas pelo Regimento Interno resolve regulamentar os procedimentos gerais

Leia mais

Passo-a-passo para alteração de representante legal no CNPJ

Passo-a-passo para alteração de representante legal no CNPJ Passo-a-passo para alteração de representante legal no CNPJ Fundamentação legal: A entidade estará obrigada a atualizar no CNPJ qualquer alteração referente aos seus dados cadastrais até o último dia útil

Leia mais

MANUAL DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART (SP/MT/MS)

MANUAL DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART (SP/MT/MS) MANUAL DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART (SP/MT/MS) Sumário 1 - Procedimentos para obter 1ª ART Eletrônica... 2 2 Como obter o Termo de Responsabilidade Técnica... 3 3 - Encaminhar documentos

Leia mais

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como:

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como: Manual do Aluno É com muita satisfação que apresentamos o Reunir Unopar. Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa que tem por objetivo principal ser um espaço colaborativo de construção do conhecimento

Leia mais

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Versão 3.0 1 Histórico de Revisão Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 01/11/2011 Documento 1.1

Leia mais

CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS. Os formulários para credenciamento de cursos de extensão e eventos estão disponíveis na Intranet.

CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS. Os formulários para credenciamento de cursos de extensão e eventos estão disponíveis na Intranet. CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS Os formulários para credenciamento de cursos de extensão e eventos estão disponíveis na Intranet. (Clique aqui) Você deve acessar a Intranet com seu login (Nome escolhido para

Leia mais

Manual Passo a Passo

Manual Passo a Passo Manual Passo a Passo 2015 ACESSO SELEÇÃO DE RA SELEÇÃO DO PRODUTO CARRINHO DE COMPRAS FECHAR PEDIDO ENDEREÇO DE ENTREGA TIPO DE FRETE INFORMAÇÃO DE PAGAMENTO PAGAMENTO CARTÃO DE CRÉDITO PAGAMENTO BOLETO

Leia mais

Sistema do Prouni - SISPROUNI

Sistema do Prouni - SISPROUNI Sistema do Prouni - SISPROUNI Manual do Usuário Módulo Supervisão de Bolsistas Sumário I ACESSO AO SISPROUNI... 1 1. Endereço de Acesso na Internet... 1 2. Uso Obrigatório de Certificado Digital... 1 3.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL, TUTORIA E AMBIENTES VIRTUAIS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÕES FEMUSC 2013

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÕES FEMUSC 2013 MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÕES FEMUSC 2013 O sistema de inscrições do FEMUSC foi criado especialmente para as necessidades do festival. As informações contidas nesta ficha de inscrição acompanharão

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

05 - Como faço para acessar um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle/UFGD.

05 - Como faço para acessar um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle/UFGD. DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE CURSOS DE CAPACITAÇÃO 01 - O que é o Plano Anual de Capacitação? O Plano Anual de Capacitação tem como norteador o Decreto 5.707/06 que institui a Política e as Diretrizes para

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO: SETEMBRO/2010 SUMÁRIO Introdução...

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CRA

PERGUNTAS E RESPOSTAS CRA PERGUNTAS E RESPOSTAS CRA 1. O que é a CRA? A CRA é a Central de Relacionamento com o Aluno. Um departamento criado para atender às solicitações acadêmicas e financeiras, através de diversificados canais

Leia mais

Página: 1. Revisão: 16/12/2008. G:\TI\Negocios\Manuais_WebGuias\WebGuias 1.08.doc

Página: 1. Revisão: 16/12/2008. G:\TI\Negocios\Manuais_WebGuias\WebGuias 1.08.doc Página: 1 Página: 2 INDICE EMISSÃO DE GUIAS VIA INTERNET... 3 WEBGUIAS...4 1. Página Inicial...5 2. Alterando a senha padrão fornecida pela Santa Casa Saúde:...6 3. Mensagens WEB...7 4. Autorização de

Leia mais

TUTORIAL MRV CORRETOR

TUTORIAL MRV CORRETOR TUTORIAL MRV CORRETOR O MRV Corretor é o sistema de vendas da MRV. Nele é possível realizar cadastro de clientes, efetuar reservas, solicitar análise de crédito e consultar tabelas de vendas. OUTUBRO/2012

Leia mais

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões Pag: 1/20 SGI Manual Controle de Padrões Pag: 2/20 Sumário 1 Introdução...3 2 Cadastros Básicos...5 2.1 Grandezas...5 2.2 Instrumentos (Classificação de Padrões)...6 3 Padrões...9 3.1 Padrão Interno...9

Leia mais

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes Geral 1.1) O que é PAD? O Programa de Apoio Didático (PAD), instituído pela Resolução GR-49/2007 e renovado pela Resolução GR-54/2010, é um programa de bolsas destinado exclusivamente a alunos da graduação

Leia mais

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO SISTEMA DE E-LEARNING efaculdade MANUAL DO ALUNO Conteúdo Tela de acesso... 2 Dados de Cadastro... 3 Dados cadastrais... 3 Alterar meu email... 4 Alterar minha senha... 4 Minha agenda... 5 Lista de cursos...

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO PELO MESTRANDO

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO PELO MESTRANDO PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO PELO MESTRANDO Este roteiro não dispensa a leitura da Norma Complementar Nº002 (05/09/2012) alterado em 04/12/2013 e do Regimento Interno do PPGEP-S

Leia mais

PASSO A PASSO LOJA VIRTUAL. 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br).

PASSO A PASSO LOJA VIRTUAL. 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br). 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br). Figura 1. Acessando site do Bom Jesus. 2º Passo Selecionar a opção Responsável On-line. Inserir Usuário e Senha e clicar no botão OK. Para realizar

Leia mais

CADASTRAMENTO ÚNICO VERSÃO 7.3 INCLUSÃO E MANUTENÇÃO DE USUÁRIOS

CADASTRAMENTO ÚNICO VERSÃO 7.3 INCLUSÃO E MANUTENÇÃO DE USUÁRIOS CADASTRAMENTO ÚNICO VERSÃO 7.3 INCLUSÃO E MANUTENÇÃO DE USUÁRIOS Para a prefeitura foi definido dois tipos de usuários: Usuário máster e Usuário Final. O cadastramento para acesso ao CadÚnico V7 é feita

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Manual de Procedimentos Para Recrutamento e Seleção

Manual de Procedimentos Para Recrutamento e Seleção Manual de Procedimentos Para Recrutamento e Seleção Versão: V0_0_10 Data: 13 de setembro de 2013 Procedimentos para recrutamento e seleção de servidores por processo seletivo público. Diretoria Geral de

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS GERAIS PARA ADESÃO ACESSO ÀS PÁGINAS DO FIES

ORIENTAÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS GERAIS PARA ADESÃO ACESSO ÀS PÁGINAS DO FIES ORIENTAÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS GERAIS PARA ADESÃO ACESSO ÀS PÁGINAS DO FIES 1. Acessar o site do Ministério da Educação www.mec.gov.br 2. Clicar sobre o ícone do FIES 3. Clicar sobre a expressão Acesso

Leia mais

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Versão 1.0 23/07/2009 Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como

Leia mais

Passo a passo de Alteração de Responsáveis Técnico e Legal na AFE e AE.

Passo a passo de Alteração de Responsáveis Técnico e Legal na AFE e AE. Passo a passo de Alteração de Responsáveis Técnico e Legal na AFE e AE. Gerência de Autorização de Funcionamento GEAFE Brasília, junho de 2014 1º passo: acesse o sítio da ANVISA através do endereço eletrônico

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS À Comunidade Acadêmica do Curso de Farmácia da UFPR. A Comissão Orientadora de Estágios (COE) do curso de Farmácia elaborou este documento com o objetivo de esclarecer as dúvidas referentes aos estágios

Leia mais

Manual do Estagiário

Manual do Estagiário CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL Manual do Estagiário CURSO DE TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS 2º Semestre de 2014 Sumário 1 Informações

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE QUÍMICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

http://www.cpscetec.com.br/hae

http://www.cpscetec.com.br/hae PROJETO HAE WEB http://www.cpscetec.com.br/hae ABONO PECUNIÁRIO 2012 LOGIN E SENHA do professor Para inserir o projeto de Abono Pecuniário 2012 no site www.cpscetec.com.br/hae, os professores deverão utilizar

Leia mais

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes Perguntas frequentes 1. MEUS PEDIDOS Consigo rastrear o minha Compra? Sim. As informações mais atualizadas sobre sua Compra e a situação de entrega de sua Compra podem ser adquiridas a qualquer momento

Leia mais

Manual de Procedimento para Consulta de Pendências Trabalhistas quando da Eliminação de Documentos de Frequência*

Manual de Procedimento para Consulta de Pendências Trabalhistas quando da Eliminação de Documentos de Frequência* Manual de Procedimento para Consulta de Pendências Trabalhistas quando da Eliminação de Documentos de Frequência* Versão: V0_0_11 Data: 11 de abril de 2014 (*) Procedimento para eliminação dos seguintes

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE REFERÊNCIA DE CUSTOS Orientações para cadastro de fornecedores

MANUAL DO SISTEMA DE REFERÊNCIA DE CUSTOS Orientações para cadastro de fornecedores SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA MANUAL DO SISTEMA DE REFERÊNCIA DE CUSTOS Orientações para cadastro de fornecedores Secretaria de Gestão, Controles e Normas Departamento de

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO AO SISTEMA BOLETO - PESSOA JURÍDICA - DEZEMBRO 2009 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. CADASTRO 3 3. VINCULAR ENTIDADE 6 4. ACESSO ÀS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA 9 4.1. NADA CONSTA

Leia mais

TURMAS ESPECIAIS (DEPENDÊNCIAS/ADAPTAÇÕES)

TURMAS ESPECIAIS (DEPENDÊNCIAS/ADAPTAÇÕES) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL DIREÇÃO ACADÊMICA REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE TURMAS ESPECIAIS (DEPENDÊNCIAS/ADAPTAÇÕES) CACOAL 2014 CAPÍTULO I DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES Art. 1º - O presente

Leia mais

Planejamento e Execução de Treinamentos

Planejamento e Execução de Treinamentos Aprovado por Comitê da Qualidade Analisado criticamente por Chefe do Departamento 1 OBJETIVOS Esta instrução tem como objetivo orientar os colaboradores do Departamento de Inovação Tecnológica para planejar,

Leia mais

Manual Geral do OASIS

Manual Geral do OASIS Manual Geral do OASIS SISTEMA DE GESTÃO DE DEMANDA, PROJETO E SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO OASIS Introdução Esse manual tem como objetivo auxiliar aos usuários nos procedimentos de execução do sistema

Leia mais

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2015. Senhores Pais ou Responsáveis,

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2015. Senhores Pais ou Responsáveis, Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2015. Senhores Pais ou Responsáveis, Vitória/ES, 03 de outubro de 2014. Informamos que o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Leia mais

www. inf.br Outubro/2008 5www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP VERBA DE ATENDIMENTO

www. inf.br Outubro/2008 5www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP VERBA DE ATENDIMENTO 5 www. HABISP. inf.br Outubro/2008 TREINAMENTO HABISP MÓDULO VERBA DE ATENDIMENTO 1 INTRODUÇÃO Este documento, tem por finalidade, permitir aos usuários a utilização das ferramentas do HABISP que possibilitam

Leia mais

Guia para Comprovação de Investimentos

Guia para Comprovação de Investimentos Guia para Comprovação de Investimentos 1 2 4 5 Introdução Acompanhamento na Fase de Análise ETAPA 1 Comprovação Financeira ETAPA 2 Comprovação Física ETAPA Comprovação Jurídica ETAPA 4 Liberação Penalidades

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA BARRETOS 2010 REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA Art. 1 - O Programa de Monitoria da Faculdade Barretos, destinado a alunos regularmente matriculados, obedecerá às normas

Leia mais

EDITAL Nº 03/2014 - PROEX

EDITAL Nº 03/2014 - PROEX EDITAL Nº 03/2014 - PROEX DIVULGA O PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE DE CURSOS DE INGLÊS, FRANCÊS, ALEMÃO E

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS AVENIDA DESEMBARGADOR VITOR LIMA, N.º 222 TRINDADE CEP: 88.040-400 - FLORIANÓPOLIS

Leia mais

Manual do Painel Administrativo E-commerce

Manual do Painel Administrativo E-commerce Manual do Painel Administrativo E-commerce versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice E-commerce... 3 Categorias... 4 Produto... 5 Marca... 7 Cor... 8 Tamanho... 8 Configurar Loja...

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS INTEGRADOS, SUBSEQUENTES

Leia mais

SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 2

SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 2 SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 2 1.1. Conceitos... 2 1.2. Como funciona... 2 1.3. Convênios disponíveis para Portabilidade... 2 1.4. Documentação Para Liberação da Proposta... 2 2. PROCEDIMENTOS

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA A.R.T. NACIONAL

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA A.R.T. NACIONAL INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA A.R.T. NACIONAL Este passo a passo visa instruir o preenchimento correto do formulário eletrônico da A.R.T. Nacional. O Crea-Minas disponibiliza aos profissionais e empresas

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE CAT ON-LINE. Solicitação de CAT N-LINE CREA-SP PASSO-A-PASSO

SOLICITAÇÃO DE CAT ON-LINE. Solicitação de CAT N-LINE CREA-SP PASSO-A-PASSO SOLICITAÇÃO DE CAT ON-LINE CAT Solicitação de CREA-SP N-LINE PASSO-A-PASSO 1 2 CREA-SP SOLICITAÇÃO DE CAT ON-LINE: A QUALQUER HORA, EM QUALQUER LUGAR! O QUE É ACERVO TÉCNICO? É o conjunto das atividades

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA PARA VAGAS DO PROJETO JOVEM APRENDIZ ORIENTADOR EDITAL Nº 01/2014

SELEÇÃO PÚBLICA PARA VAGAS DO PROJETO JOVEM APRENDIZ ORIENTADOR EDITAL Nº 01/2014 SELEÇÃO PÚBLICA PARA VAGAS DO PROJETO JOVEM APRENDIZ ORIENTADOR EDITAL Nº 01/2014 O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTA ROSA, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, torna pública a realização

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP

Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP Tutorial de preenchimento do Plano de Estudos On-line NOVEMBRO DE 2013 2 Índice 1 Tutorial

Leia mais

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Manual do Usuário Página1 Sumário 1 Configurações Recomendadas... 4 2 Objetivos... 4 3 Acesso ao Sistema... 5 3.1. Acessar 6 3.2. Primeiro

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Diretoria-Geral Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Diretoria-Geral Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos EDITAL Nº 003/2015 De ordem do Diretor-Geral do, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante com a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008 e Instrução Normativa Conjunta n 003/2011 PROGRAD/PROREC

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma

Leia mais

Consulta e Acompanhamento de Propostas

Consulta e Acompanhamento de Propostas Consulta e Acompanhamento de Propostas 03 Consulta e Acompanhamento de propostas Posição de Propostas Análise da Proposta 07 10 17 Proposta Rejeitada 02 Consulta e Acompanhamento de Propostas No momento

Leia mais

ESTÁGIO PERGUNTAS E RESPOSTAS

ESTÁGIO PERGUNTAS E RESPOSTAS INTRODUÇÃO 1) Qual a legislação que regulamenta o estágio? Os estágios são regulamentados pela: 1.1 - Lei Federal 11.788, de 25 de setembro de 2008; 1.2 - Resolução USP Nº 5.528 de 18 de março de 2009

Leia mais