Acidentes domésticos são aqueles que ocorrem no local onde habitamos ou em seu entorno.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Acidentes domésticos são aqueles que ocorrem no local onde habitamos ou em seu entorno."

Transcrição

1 0 a 6 meses Prevenção de acidentes domésticos Recomendações Acidentes domésticos são aqueles que ocorrem no local onde habitamos ou em seu entorno. Quanto mais nova for a criança, maior a necessidade de vigilância. As recomendações abaixo discriminadas auxiliam a prevenção de acidentes domésticos, mas não substituem a supervisão de um adulto. Pais e demais educadores devem orientar as crianças quanto a riscos, mostrando suas conseqüências. No entanto, é importante que essa orientação não se restrinja ao discurso; os exemplos das atitudes do adulto são tão importantes quanto o que falam. Crianças costumam imitar o padrão de comportamento dos adultos que as cercam. Acidentes mais freqüentes de acordo com as idades são: 0 a 1 ano Quedas (trocador, cama, colo, sofá...), asfixia, aspiração de corpos estranhos, intoxicações, queimaduras (água quente, cigarro) 2 a 4 anos Quedas, asfixia, afogamentos, intoxicações, choques elétricos, traumas 5 a 9 anos Quedas, queimaduras, atropelamentos, afogamentos,, intoxicações, choques elétricos, traumas 10 a 19 anos Quedas, atropelamentos, afogamentos, choques elétricos, intoxicações, traumas Prevenção de acidentes em relação a faixa etária: Faixa etária Quedas Berço e cercado são os únicos locais seguros para o bebê ficar só, com supervisão. Berços e cercados devem ter espaços entre as barras adequados (5 a 7 cm) Bebês devem dormir com a barriga para cima e, o ideal é que a cabeceira da cama seja um pouco mais alta, o que pode ser obtido com objetos por baixo do pé do berço. Não elevar a cabeceira com travesseiros. Não coloque brinquedos e objetos dentro do berço de bebês Cercados de malha são os mais seguros. Queimaduras Nunca deixe uma criança sem assistência sobre uma mesa de troca de roupas. Separe previamente todo o material necessário. Teste a temperatura da água do banho com o seu cotovelo. Objetos pequenos e agudos Sufocantes Não se deve beber líquidos quentes com crianças no colo. Devem ser grandes para não serem engolidos, resistentes para não quebrarem, sem pontas nem arestas agudas. Brinquedos de madeira lisa ou plástico são seguros. Observe as especificações das faixas de idade. Observe selo do INMETRO Alfinetes, botões, contas, moedas e outros objetos pequenos e cortantes - fora do alcance das crianças. Crianças adoram brincar com sacos plásticos, mas estes são extremamente perigoso, pois podem asfixiar. Travesseiros fofos e brinquedos no berço podem asfixiar Cordões no pescoço, fios de telefones longos, arreios podem estrangular.

2 1 a 2 anos 7 a 12 meses No automóvel Não permita que a criança mastigue ou chupe bolas utilizadas para decoração de festas infantis. Não transporte seu filho em seu colo no assento dianteiro. Use cadeira apropriada no banco de trás Caso não tenha carro e utilize automóveis sem cadeiras apropriadas, ande no banco de trás, preferentemente atrás do motorista. Quedas Portas ou portões que bloqueiem o acesso a escadas. Baixar o estrado do berço quando a criança começar a mostrar movimentos de sentar ou ficar de pé. Afogamento Cuidado com objetos espalhados no chão, quando a criança começa andar Não deixe o seu filho só na banheira. Separar previamente todo o material necessário para o banho. Brinquedos Cozinha/ área de serviço: alto risco Bacias e baldes com água devem estar fora do alcance de crianças Mesmos cuidados anteriormente discriminados Portas ou portões que bloqueiem o acesso à cozinha e área de serviço. Líquidos quentes, alimentos quentes são perigos constantes Fios elétricos, torradeiras, bules, garrafas térmicas, devem ser mantidos fora do alcance das crianças. Protetores na tomadas elétricas Usar de preferência as "bocas" de trás do fogão colocando os cabos também para trás. Evite uso de tábuas de passar roupas que possam ser puxadas para baixo. Estrangulamentos e sufocação Medicamentos e produtos de limpeza devem ser mantidos em suas embalagens originais, fora do alcance de crianças (armário alto e trancado) Não ponha gravatas ou cordões de chupetas em torno do pescoço da criança. Cuidado com os puxadores de cortina, pois podem provocar estrangulamento. Não permitir que brinque com objetos pequenos que possam ser engolidos. Queimaduras Objetos perigosos Não dê ao bebê pedaços grandes de alimento que possam causar sufocação. Mesmos cuidados anteriormente descritos Cuidado com pontas de toalhas de mesa, pois essas podem ser puxadas. Protetores em tomadas elétricas. Tesouras, facas, objetos quebraveis, fora do alcance. Móveis com bordas arredondadas. Cuidado com toalhas e móveis não fixos da área de brinquedo No automóvel Quedas e cortes Mesmos cuidados anteriormente descritos Bloquear o acesso a portas ou caminhos para escadas, depósitos, ruas ou outras áreas perigosaspratos e copos plásticos. Verificar móveis com bordas cortantes.

3 2 a 3 anos Tapetes não derrapantes na banheira. Grades/redes de proteção em todas as janelas. Facas, tesouras, garfos, copos de vidro, pratos de louça fora do alcance Queimaduras e choques elétricos Usar antiderrapantes no banheiro Bloquear acesso à cozinha e área de serviço. Nunca deixar uma criança só na cozinha. Cabos das panelas fora do alcance. Remover os botões do fogão quando não em uso. Fósforos e isqueiros fora do alcance Protetores nas tomadas elétricas. Fios elétricos acoplados a bule de café e outros equipamentos devem estar fora do alcance. Usar de preferência as "bocas" de trás do fogão colocando os cabos também para trás. Evite uso de tábuas de passar roupas que possam ser puxadas para baixo. Sufocantes Brinquedos inquebráveis e sem partes pequenas. Não dar à criança nessa idade: castanhas, pipoca, balões ou goma de mascar. Afogamentos Não deixar brincar com pedaços de bolas decorativas. Nunca deixar a criança sozinha na banheira. Mesmo água rasa é perigosa. Crianças devem ser acompanhadas sempre por um adulto quando em piscinas, lagos ou lagoas. Ruas Baldes e bacias com água devem ficar fora do alcance de crianças Não permitir que crianças brinquem na rua. Travas de segurança nas portas dos carros. Atravessar ruas, segurando a criança pelas mãos, sempre na faixa para pedestres Intoxicações Use cadeira apropriada para transporte no carro. Medicamentos e produtos de limpeza em embalagens originais e fora do alcance de crianças Quedas, cortes, objetos perigosos Evite portas de vidro, mas se isso for impossível, chame a atenção da presença das mesmas com decalques coloridos. Facas, garfos, tesouras longe do alcance. Trancar instrumentos perigosos e equipamentos de jardim. Queimaduras Grades grandes ou rede de proteção nas janelas. Fósforos e isqueiros fora de alcance Cabos das panelas para trás. Afogamento Não permitir que crianças liguem torneiras quentes Nunca deixar a criança sozinha na banheira ou em piscinas, mesmo

4 3 a 5 anos que esteja com bóias ou que saiba nadar. Passeios aquáticos implicam em utilização de salva-vidas pessoais Acidentes de trânsito Bloquear acesso a banheiros e usar travas no tampo do vaso sanitário,pois crianças adoram brincar com água. Comece ensinando segurança de trênsito. Velocípedes e brinquedos de corrida devem ser usados em calçada. Cadeira apropriada para transporte de carro. Acidentes em jogos Intoxicações Segure sempre a mão da criança quando estiver em via pública (na calçada ou ao atravessar). Utilize sempre a faixa de pedestre na travessia. Lembre-se de que as crianças imitam os adultos e o exemplo é fundamental. Supervisionar os jogos. Verifique equipamentos do parquinho/"playground", com relação a lâminas afiadas, partes pequenas, objetos que possam ser deglutidos. Brinquedos e jogos aconselháveis para crianças mais velhas podem ser danosos nessa faixa etária. Medicamentos e produtos de limpeza em embalagens originais e fora do alcance de crianças Áreas perigosas de brinquedo Verificar frequentemente as atividades da criança. Supervisão mantida. As áreas de brinquedo precisam ser examinadas quanto a perigos "atraentes": ferros-velho, escavações, alagados, mangues, construções, montes de lixo, carros abandonados, prédios abandonados. Crianças são curiosas e não têm noção de perigo. Mordida de animais Ensine o direito da criança a negar que adultos mexam em seu corpo, estratégia para reduzir o risco de abuso sexual. Orientar a criança a não acariciaranimais estranhos. As reações do animal são deconhecidas. Supervisione para não permitir que isso aconteça. Ensine a nunca provocar um animal. Não permita que sua criança retire alimentos ou brinque com um animal enquanto ele está comendo. Objetos perigosos e venenosos Não permita que brinque com animais que estejam com a cria. Remédios e produtos de limpeza mantidos na embalagens originais, fora do alcance de crianças. Gasolina, querosene e fósforos fora do alcance. Equipamentos e instrumentos perigosos em local seguro. Equipamentos elétricos fora de alcance. Armas de fogo De preferência a não ter armas de fogo.

5 6 a 12 anos Se não for possível, esconda-a fora do alcance de crianças. Não guarde nunca carregada. Segurança de trânsito Guarde a munição separadamente. Não permitir que ande de bicicleta na rua. Andar sempre no banco traseiro em cadeira apropriada com almofada dura para elevá-la. Usar cinto de segurança em crianças de mais de 20kg. Correias de ombro não devem ser usadas se tem menos de 1,35m Segure sempre a mão da criança quando estiver em via pública (na calçada ou ao atravessar). Utilize sempre a faixa de pedestre na travessia. Lembre-se de que as crianças imitam os adultos e o exemplo é fundamental. Ensine a obedecer as regras de trânsito. Trânsito Bicicletas de tamanho apropriado. Ensinar uso da proteção apropriada (capacete e protetores nas mãos e pés). Só andar de bicicleta em ciclovias. Evitar usara bicicleta à noite, mas se Se bicicleta é usada a noite deve estar equipada com luzes e espelhos. Afogamento A criança deve compreender que é fundamental obedecer às regras de trânsito, ser prudente e atenta. O exemplo dos adultos é fundamental. Supervisão por adultos quando criança estiver em piscinas, praias, rios... Ensine a nadar e boiar. Armas de fogo Continue a ensinar à sua criança regras de segurança, tanto pelos exemplos, como por palavras De preferência a não ter armas de fogo. Se não for possível, esconda-a fora do alcance de crianças. Não guarde nunca carregada. Sufocação Esportes e recreação Guarde a munição separadamente. Oriente a criança a não brincar em escavações. Supervisione. Assegure que equipamento de proteção usado e adequado. Oriente a criança a não brincar em lugares ermos. Fogo Ensine o direito da criança a negar que adultos mexam em seu corpo, estratégia para reduzir o risco de abuso sexual. Ensine os perigos do manuseio de gasolina e outros derivados de petróleo perigosos.

6 Crianças são ativas, curiosas, aventureiras, imprevisíveis e muito criativas. Inventam brincadeiras das mais diferentes formas e, por não terem noção de perigo, acabam por se envolverem em situações de risco. Assim, necessitam de proteção o tempo todo. Os bebês, quando engatinham e começam a andar, põem tudo na boca, requerendo que seja criada em ambiente seguro que permita a sua exploração sem riscos, o que favorecerá o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos de vida, escalam, abrem portas e gavetas, retiram objetos, adoram brincar com água. É preciso supervisionar, ser firme nos cuidados preventivos, favorecendo a educação para um crescimento que proporcione menor risco. A partir dos 3 anos, é importante que, apesar de não negligenciar quanto a supervisão, a criança seja educada de forma a adquirir conhecimentos relativos a sua segurança. A disciplina e a orientação são essenciais, assegurando-lhes a capacidade de se prevenir, mesmo nos momentos em que está longe de casa.

Prevenção de Acidentes na Infância. Cuidado e atenção são indispensáveis.

Prevenção de Acidentes na Infância. Cuidado e atenção são indispensáveis. Prevenção de Acidentes na Infância. Cuidado e atenção são indispensáveis. Os principais acidentes na faixa etária de 1 a 3 anos são: Quedas Cortes Queimaduras Choques elétricos Afogamentos Ingestão de

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES Introdução As crianças pequenas não têm a capacidade para avaliar o perigo, pelo que qualquer objeto que encontram em casa pode transformar-se num brinquedo

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Sandra Moreira Monteiro CONCEITOS BÁSICOS ACIDENTE (ou Evento Causador de Injúria Física ) Uma cadeia de eventos que: a) ocorra em um período curto de

Leia mais

Acidentes na Infância

Acidentes na Infância Acidentes na Infância Realizado por: Ana Cristina Pinheiro Mário Quintaneiro ACIDENTES NA INFÂNCIA Os acidentes são a maior causa de morbilidade e mortalidade na infância e a maioria deles é prevenível,

Leia mais

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS FÉRIAS ESCOLARES X ACIDENTES DOMÉSTICOS As férias escolares exigem mais cuidados com os acidentes domésticos porque as crianças ficam mais tempo em casa e isso aumenta o risco de ocorrerem acidentes que

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS CRIANÇAS As crianças sempre serão uma preocupação na questão SEGURANÇA dentro ou fora do lar. Por sua condição de fragilidade e pelo desconhecimento dos

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo A C I D E N T E S E INCÊNDIOS CRIANÇAS As crianças sempre serão uma preocupação na questão SEGURANÇA dentro ou fora do lar. Por sua condição de fragilidade e pelo desconhecimento

Leia mais

Acidentes não são fatalidades. Os acidentes podem ser prevenidos e evitados.

Acidentes não são fatalidades. Os acidentes podem ser prevenidos e evitados. Acidentes não são fatalidades. Os acidentes podem ser prevenidos e evitados. CUIDADOS BÁSICOS COM O BEBÊ Na hora da alimentação é importante: - Testar a temperatura do leite ou outros alimentos no dorso

Leia mais

Acidentes: como preveni-los?

Acidentes: como preveni-los? Acidentes: como preveni-los? Mónica Oliva Ilustrações de António João 31 Janeiro 2009 Oliveira do Hospital 1 Sabia que... Os acidentes são a maior causa de morte, doença a e incapacidade definitiva e temporária

Leia mais

- O bebê não poderá ser deixado só na banheira, nem mesmo enquanto se apanha uma toalha.

- O bebê não poderá ser deixado só na banheira, nem mesmo enquanto se apanha uma toalha. Acidentes no Lar - Crescimento X acidente As habilidades cognitivas, perceptuais e motoras da criança mudam rapidamente com o crescimento e a expõem a um risco diferente de acidentes, conforme a faixa

Leia mais

Mantendo as Crianças em Segurança

Mantendo as Crianças em Segurança PORT.SAFETY 2013 Mantendo as Crianças em Segurança Colocar-se em situações de perigo não é sinal de mau comportamento. As crianças precisam aprender a se manter em segurança à medida que exploram o mundo.

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS DOMÉSTICOS ADULTOS E IDOSOS Acidentes Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas

Leia mais

Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis

Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis tivessem mais orientações ou tomassem mais cuidado

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES ASPIRADOR DE PÓ 800 W COM CABO TELESCÓPICO Equipamento somente para uso doméstico. Obrigado por escolher um produto com a marca Tramontina. Por favor, leia o Manual de Instruções por

Leia mais

CRIANÇAS e as férias de verão

CRIANÇAS e as férias de verão CRIANÇAS e as férias de verão Atenção. Diversão. Segurança. Brincadeiras. Cuidado. Confira um universo de recomendações para garantir dias tranquilos em uma das épocas mais esperadas do ano. Mês de dezembro

Leia mais

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril PÓS-OPERATÓRIO Como preparar sua casa após cirurgia de quadril Retire os tapetes, extensões e fios telefônicos, pois eles podem ocasionar quedas. Caso ainda não tenha, instale corrimãos em pelo menos um

Leia mais

ACIDENTES E CAUSAS EXTERNAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO

ACIDENTES E CAUSAS EXTERNAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO ACIDENTES E CAUSAS EXTERNAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO Dr.Vinícius B. Cruz Acidentes A Organização Mundial de Saúde OMS define acidente como um acontecimento independente da vontade humana, desencadeado pela

Leia mais

Prevenção de Acidentes na Infância

Prevenção de Acidentes na Infância Prevenção de Acidentes na Infância Prevenção de Acidentes na Infância 1 Os acidentes ou lesões não-intencionais são as principais causas de morte de crianças de até 14 anos no Brasil. A boa notícia é que

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. O curativo do umbigo deve ser feito todos os dias, depois do banho, até que o cordão do umbigo seque e caia. Isso leva

Leia mais

Introdução. Esses acidentes são os mais variados possíveis. Ingestão de água sanitária ou outros

Introdução. Esses acidentes são os mais variados possíveis. Ingestão de água sanitária ou outros Introdução Quase todos os dias vemos nos noticiários ou ouvimos dos colegas relatos de acidentes ocorridos em residências, principalmente com crianças. Estatísticas de acidentes indicam que acidentes fatais

Leia mais

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Cozinha Industrial Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Serviços de alimentação Este tipo de trabalho aparenta não ter riscos, mas não é bem assim, veja alguns exemplos: Cortes

Leia mais

Crianças de 1 A 3 ANOS. anos

Crianças de 1 A 3 ANOS. anos Crianças de 1 A 3 ANOS 13a anos CRIANÇAS ENTRE 1 E 3 ANOS Renata D. Waksman e Wilson Maciel O desenvolvimento da criança após 1 ano de idade se faz de maneira muito intensa e rápida, numa sucessão coordenada

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700

MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700 MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700 Obrigado por adquirir o Aquecedor Ecológico de Painel ecotermic Cadence, AQC700, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito

Leia mais

Outros. Nasceu nos Estados Unidos em 1987 Principais causas de mortes por acidentes (lesões não intencionais) Ministério da Saúde - Brasil 2001

Outros. Nasceu nos Estados Unidos em 1987 Principais causas de mortes por acidentes (lesões não intencionais) Ministério da Saúde - Brasil 2001 14/4/2010 Números Óbitos de Crianças de 01 a 14 anos - 2001 - Brasil Fonte: Ministér io d a S aúde do Brasil aproximadamente 7mil 35% crianças morrem por ano 32% Causas Externas Outros 26% (LNI) 30% 6%

Leia mais

Dicas para minimizar o. risco de quedas

Dicas para minimizar o. risco de quedas saúde Sinal Canal de Comunicação da Sistel para os Usuários de Saúde Ano I - Nº 1 - Março 2014 Dicas para minimizar o risco de quedas Adaptação dos ambientes e produtos específicos podem evitar quedas

Leia mais

Guia de Puericultura. Alimentação

Guia de Puericultura. Alimentação Guia de Puericultura Com o nascimento do bebé, os pais necessitam de adquirir uma série de artigos. A oferta no mercado é cada vez maior, por isso é importante estar informado: com este guia ajudamo-la

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. A presença de pus ou de vermelhidão ao redor do umbigo sugere infecção e deve ser avaliada pelo profissional de saúde.

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO LAR ACIDENTES DOMÉSTICOS

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO LAR ACIDENTES DOMÉSTICOS PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO LAR ACIDENTES DOMÉSTICOS Acidentes domésticos são a causa líder de lesões e mortes de crianças de até 5 anos de idade. A maioria desses acidentes ocorre dentro ou nos arredores

Leia mais

campeao - da seguranca. pode empinar o nariz que esse premio ^ e seu.

campeao - da seguranca. pode empinar o nariz que esse premio ^ e seu. campeao - da seguranca. pode empinar o nariz que esse premio ^ e seu. - - O poder de prevenir acidentes e seu. - Todo super-herói tem muita energia. Mas os verdadeiros heróis são aqueles que sabem usar

Leia mais

Manual de Instruções Bebê Conforto - Piccolina

Manual de Instruções Bebê Conforto - Piccolina Manual de Instruções Bebê Conforto - Piccolina (Ref. 8140) Página 1 de 7 Página 2 de 7 Página 3 de 7 Página 4 de 7 Para o uso da cadeira em automóveis ATENÇÃO: Como os fabricantes, modelos e ano de produção

Leia mais

Dicas de Segurança II

Dicas de Segurança II Dicas de Segurança II Ao Viajar Casa ou apartamento Não comente sua viagem com pessoas estranhas por perto. Avise a um vizinho de confiança sobre a sua viagem. Se possível, deixe um número de telefone

Leia mais

www.cpsol.com.br Uma brincadeira muito popular entre as crianças é empinar papagaios ou pipas, antes de fazê-lo observe algumas simples regras:

www.cpsol.com.br Uma brincadeira muito popular entre as crianças é empinar papagaios ou pipas, antes de fazê-lo observe algumas simples regras: EMPINAR PAPAGAIOS Uma brincadeira muito popular entre as crianças é empinar papagaios ou pipas, antes de fazê-lo observe algumas simples regras: Nunca empine pipas em locais onde houver cabos elétricos

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL E A REDE ELÉTRICA

CONSTRUÇÃO CIVIL E A REDE ELÉTRICA CONSTRUÇÃO CIVIL E A REDE ELÉTRICA O QUE É A COCEL? A COCEL leva energia elétrica a toda Campo Largo. É esta energia que permite que as fábricas, o comércio e todo o setor produtivo funcionem. É graças

Leia mais

DICAS PARA MANTER A CASA SEGURA

DICAS PARA MANTER A CASA SEGURA DICAS PARA MANTER A CASA SEGURA PED Departamento de pediatria BANHEIRO Banheira: um simples descuido pode causar morte por afogamento, por isso supervisione sempre uma criança tomando banho. Temperatura

Leia mais

Manual de Instruções. Aquecedor de Ambiente Halógeno. Modelo: MA - 012 H. Versão 191212. www.martau.com.br SAC: 0800 51 7546. ATENÇÃO: Não Cobrir

Manual de Instruções. Aquecedor de Ambiente Halógeno. Modelo: MA - 012 H. Versão 191212. www.martau.com.br SAC: 0800 51 7546. ATENÇÃO: Não Cobrir ATENÇÃO: Não Cobrir www.martau.com.br SAC: 0800 5 7546 Versão 922 Aquecedor de Ambiente Halógeno Modelo: MA - 02 H Anotações Índice - Introdução...4 2 - Recomendações de segurança...5 2. - Símbolos e

Leia mais

Tema 3 Comportamentos específicos de segurança

Tema 3 Comportamentos específicos de segurança Escola Básic a 2º º e 3º º Ciclos s Escola E. B. 2, 3 de Sabóia ANO LECTIVO 2008/2009 Formação Cívica 5ºA Módulo Cidadania e Segurança Tema 3 Comportamentos específicos de segurança" Tema Conteúdo Competências

Leia mais

Você pode aprender e ensinar a sua família a se cuidar!

Você pode aprender e ensinar a sua família a se cuidar! Você pode aprender e ensinar a sua família a se cuidar! Como agir em caso de alertas meteorológicos, como ventos ou chuvas fortes? Fique em casa, mantenha a calma e informe-se pelos meios de comunicação.

Leia mais

Dicas de Prevenção de Acidentes com Crianças

Dicas de Prevenção de Acidentes com Crianças Dicas de Prevenção de Acidentes com Crianças Queimaduras Acidentes envolvendo queimaduras hospitalizam milhares de crianças e deixam outras milhares com seqüelas permanentes, cujo tratamento é, na maioria

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO Obrigado por adquirir a Prancha de cabelos Chiaro PRO um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É Muito importante ler atentamente este

Leia mais

www.detran.pr.gov.br

www.detran.pr.gov.br www.detran.pr.gov.br INFELIZMENTE, A MAIOR PARTE DOS ACIDENTES COM MORTES NO TRÂNSITO BRASILEIRO ENVOLVEM MOTOCICLISTAS. POR ISSO, O DETRAN PREPAROU ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊ RODAR SEGURO POR

Leia mais

SEGURANÇA NA TERCEIRA IDADE OS FATORES QUE MAIS CAUSAM AS QUEDAS PODEM SER:

SEGURANÇA NA TERCEIRA IDADE OS FATORES QUE MAIS CAUSAM AS QUEDAS PODEM SER: SEGURANÇA NA TERCEIRA IDADE As quedas tornam-se mais frequentes com o avançar da idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a maioria dos casos acontecem dentro de casa e são a

Leia mais

Limpando a Caixa D'água

Limpando a Caixa D'água Limpando a Caixa D'água É muito importante que se faça a limpeza no mínimo 2 (duas) vezes ao ano. Caixas mal fechadas/tampadas permitem a entrada de pequenos animais e insetos que propiciam sua contaminação.

Leia mais

Queda de Idosos. Alguns cuidados para manter uma vida sempre ativa.

Queda de Idosos. Alguns cuidados para manter uma vida sempre ativa. Queda de Idosos Alguns cuidados para manter uma vida sempre ativa. O QUE É? Pessoas de todas as idades correm riscos de sofrer queda. E, para os idosos, existe um significado muito relevante, pois podem

Leia mais

Curta o acampamento de verão com segurança!

Curta o acampamento de verão com segurança! 1 Curta o acampamento de verão com segurança! Enquanto estamos contando os dias para o maior acampamento da Igreja Adventista no Brasil, nós queremos lembrá-lo da importância de ter um #acampamentoseguro!

Leia mais

AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO

AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO Obrigado por adquirir o Aquecedor Cadence Dilleta, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201

MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201 MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201 Obrigado por adquirir a Pipoqueira Cadence POP201, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

Garapa Parte 6. Imagem. Áudio. Som Ambiente. Primeiro plano em plongê: Menina comendo em uma peneira. Som Ambiente.

Garapa Parte 6. Imagem. Áudio. Som Ambiente. Primeiro plano em plongê: Menina comendo em uma peneira. Som Ambiente. Garapa Parte 6 Imagem Primeiro plano em plongê: Menina comendo em uma peneira Primeiro Plano em plongê: Menina sente arrepios Primeiro Plano em contra-plongê: Menina comendo. Plano americano da mulher

Leia mais

Olá, Mamãe! Aproveite a leitura e boa viagem!

Olá, Mamãe! Aproveite a leitura e boa viagem! Olá, Mamãe! Esta cartilha é um presente pra você. Uma forma de ajudá-la a desempenhar uma das funções mais importantes da sua vida: justamente a tarefa de ser mãe. Cada vez mais, além de cuidar da saúde

Leia mais

Prevenção de Acidentes na Criança e Adolescente

Prevenção de Acidentes na Criança e Adolescente Prevenção de Acidentes na Criança e Adolescente João Joaquim Freitas do Amaral 1, Antônio Carvalho da Paixão 2 1. Departamento de Saúde Materno-Infantil, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do

Leia mais

EM TERMOS DE SEGURANÇA GERAL, QUANDO SE ENCONTRAR SOZINHO(A) EM CASA:

EM TERMOS DE SEGURANÇA GERAL, QUANDO SE ENCONTRAR SOZINHO(A) EM CASA: 3 envelhecimento e o aumento da longevidade da população O mundial são já uma realidade incontornável pelo que, faz todo sentido falar em esperança de vida saudável e em segurança. Assim, será muito importante

Leia mais

Manutenção de Cadeiras de Rodas

Manutenção de Cadeiras de Rodas Manutenção de Cadeiras de Rodas Av. Vereador José Diniz, 3300 15º. andar CEP 04604-006 SãoPaulo- SP Tel. / Fax: 55 11 5049 0075 Instituto@iparadigma.org.br Índice Introdução 1 Conhecendo a Cadeira de Rodas

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3218

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3218 MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3218 POR FAVOR, LEIA ESTE MANUAL ATENTAMENTE ANTES DE UTILIZAR O PRODUTO Você acabou de adquirir um produto ETERNY, da mais alta qualidade. Agradecemos a sua

Leia mais

PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167

PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167 PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167 Obrigado por adquirir a Prancha de Cabelo Modelle Cadence, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É Muito importante ler atentamente este manual de

Leia mais

Dicas de Segurança Infantil UNIMED

Dicas de Segurança Infantil UNIMED Dicas de Segurança Infantil UNIMED 2 Como proteger uma criança de um afogamento...5 Como proteger uma criança de um acidente com brinquedos...6 Como proteger uma criança de uma intoxicação (envenenamento)...9

Leia mais

Para não cair, a melhor dica é se prevenir.

Para não cair, a melhor dica é se prevenir. Para não cair, a melhor dica é se prevenir. Um projeto para cuidar de quem cuidou de nós por muito tempo. Uma das maiores causas de acidentes e fraturas de idosos no Brasil são as quedas. Cerca de 30%

Leia mais

Condições de Instalação e Uso

Condições de Instalação e Uso [M06 11102011] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança. Condições de Instalação

Leia mais

Pisos de Madeira. Pisos de Cerâmica. Equipamentos. Equipamentos. Segurança. Vassoura Esfregão (se necessário) Pá de lixo Cesto de lixo

Pisos de Madeira. Pisos de Cerâmica. Equipamentos. Equipamentos. Segurança. Vassoura Esfregão (se necessário) Pá de lixo Cesto de lixo Pisos de Madeira 1. Varra bordas, cantos e atrás das portas. 2. Varra o restante do piso, começando de um lado da sala até o outro. Para pisos amplos, use um esfregão, sacudindo-o quando terminar. 3. Junte

Leia mais

Manual de Orientação e Organização sobre a Educação Infantil em Porto Alegre

Manual de Orientação e Organização sobre a Educação Infantil em Porto Alegre Manual de Orientação e Organização sobre a Educação Infantil em Porto Alegre Secretaria Municipal de Educação Prefeitura de Porto Alegre Novembro de 2003 Recomendável para pais, diretores de escolas/instituições

Leia mais

no sentido da marcha Manual de utilização Grupo Peso Idade 1 9-18 kg 9m-4a

no sentido da marcha Manual de utilização Grupo Peso Idade 1 9-18 kg 9m-4a no sentido da marcha Manual de utilização ECE R44 04 Grupo Peso Idade 1 9-18 kg 9m-4a 1 Obrigado por escolher Besafe izi Comfort. A BeSafe desenvolveu esta cadeira com muito cuidado, para proteger a sua

Leia mais

Sugestões de Presentes. Eletrodoméstico

Sugestões de Presentes. Eletrodoméstico Sugestões de Presentes Eletrodoméstico Ar condicionado Aspirador de pó Batedeira de bolo Cafeteira elétrica Centrífuga de frutas Depurador Espremedor de frutas Faca elétrica Ferro elétrico Fogão Forno

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [M03 09122011] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções contidas neste manual antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança

Leia mais

EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES

EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES O Travão ABS encontra-se presente na maioria dos veículos modernos e contribui bastante para aumentar a eficiência da travagem, diminuindo a

Leia mais

NOSSA SAÚDE. Ministério da Educação e Cultura. Com o apoio do povo do Japão

NOSSA SAÚDE. Ministério da Educação e Cultura. Com o apoio do povo do Japão A HIGIENE E A NOSSA SAÚDE Ministério da Educação e Cultura Com o apoio do povo do Japão O QUE SÃO CUIDADOS DE HIGIENE? É tudo o que fazemos para cuidar da limpeza do nosso corpo, como tomar banho, lavar

Leia mais

Torradeira Tosta Pane Inox

Torradeira Tosta Pane Inox Torradeira Tosta Pane Inox Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha da Torradeira Britânia. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a

Leia mais

03/13 801-09-05 778119 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções

03/13 801-09-05 778119 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções 03/13 801-09-05 778119 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um produto Philco. Para garantir o melhor desempenho deste produto, ler atentamente as instruções

Leia mais

09/12 1036-09-05 789870 REV 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções

09/12 1036-09-05 789870 REV 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções 09/12 1036-09-05 789870 REV 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções LEIA TODAS AS INSTRUÇÕES ANTES DE USAR E GUARDE ESTE MANUAL PARA CONSULTAS FUTURAS. Manual de Instruções Parabéns por ter adquirido o SPIN DOCTOR, a poderosa massagem que atua de forma localizada nas áreas

Leia mais

ESCALA BEBÊ Questionário (3 18 meses)

ESCALA BEBÊ Questionário (3 18 meses) Nota: A validação (para pesquisa) e desenvolvimento de um sistema de pontuação (scoring) para o AHEMD-IS estão atualmente em progresso. Entretanto, o instrumento na sua forma atual é útil para avaliação

Leia mais

No sentido da marcha. Manual de instruções. Grupo Peso Idade 2-3 15-36 kg 4-12 anos

No sentido da marcha. Manual de instruções. Grupo Peso Idade 2-3 15-36 kg 4-12 anos No sentido da marcha Manual de instruções ECE R44 04 Grupo Peso Idade 2-3 15-36 kg 4-12 anos 1 ! Obrigado por optar pela BeSafe izi Up FIX A BeSafe desenvolveu esta cadeira com todo o cuidado, para proteger

Leia mais

3 Manual de Instruções

3 Manual de Instruções 3 Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir. Recomenda-se

Leia mais

RECOMENDAÇÃO DE ATRAÇÕES PARA SUA FESTA

RECOMENDAÇÃO DE ATRAÇÕES PARA SUA FESTA RECOMENDAÇÃO DE ATRAÇÕES PARA SUA FESTA ANTES DE AVALIAR AS ATRAÇÕES DE SUA FESTA, RECOMENDAMOS UTILIZAR NOSSA CALCULADORA DE FESTAS PARA SE TER IDEIA DAS QUANTIDADES DE COMES E BEBES LINK EM DESTAQUE

Leia mais

Saúde Infantil. Consultas de Vigilância Plano Nacional de Vacinação Prevenção de Acidentes 5/6 anos

Saúde Infantil. Consultas de Vigilância Plano Nacional de Vacinação Prevenção de Acidentes 5/6 anos Saúde Infantil Consultas de Vigilância Plano Nacional de Vacinação Prevenção de Acidentes 5/6 anos A USF de Ribeirão dispõem de um acompanhamento em Saúde Infantil que contempla diversas etapas: Consultas

Leia mais

DEFESA DEFESA CIVIL CIVIL

DEFESA DEFESA CIVIL CIVIL DEFESA CIVIL Dicas de Segurança Governo do Estado do Rio Grande do Sul Gabinete de Governo - Casa Militar Prefeitura Municipal de Balneário Pinhal Coordenadoria Estadual de Defesa Civil Coordenadoria Municipal

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Obrigado por adquirir a escova elétrica corporal e facial D-Clean Plus. Este manual deve ser guardado para consultas futuras.

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Obrigado por adquirir a escova elétrica corporal e facial D-Clean Plus. Este manual deve ser guardado para consultas futuras. MANUAL DE INSTRUÇÕES Obrigado por adquirir a escova elétrica corporal e facial D-Clean Plus. Este manual deve ser guardado para consultas futuras. 2 Esse produto contém: Aparelho 3 escovas (facial normal,

Leia mais

Título. Série. Tempo necessário. Introdução. Objetivos. Recursos didáticos. Desenvolvimento da atividade

Título. Série. Tempo necessário. Introdução. Objetivos. Recursos didáticos. Desenvolvimento da atividade Título Olhe, pare e pense Série 3ª série do Ensino Fundamental Tempo necessário 1 aula Introdução Os alunos aprenderão como atravessar ruas mesmo que não tenha semáforo. Objetivos - Promover a reflexão

Leia mais

é coisa séria BRINCAR É IMPORTANTE E NECESSÁRIO

é coisa séria BRINCAR É IMPORTANTE E NECESSÁRIO é coisa séria Em 2007, milhares de crianças brasileiras tiveram que devolver seus brinquedos favoritos por defeitos de fabricação que colocam em risco sua saúde e segurança. Mas isso é apenas uma parte

Leia mais

Instruções para Carrinho de Bebê Multifuncional SONHO

Instruções para Carrinho de Bebê Multifuncional SONHO Instruções para Carrinho de Bebê Multifuncional SONHO Carrinho SONHO Manual Carrinho Sonho- Dardara - 2 as ilustrações são apenas representações. o design e o estilo podem variar. Antes de usar o carrinho,

Leia mais

ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3. Manual de instalação, uso e manutenção.

ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3. Manual de instalação, uso e manutenção. ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3 Manual de instalação, uso e manutenção. Parabéns, ao adquirir o Ecofogão, você tem em mãos uma das tecnologias mais simples, eficiente e limpa atualmente disponível, para o

Leia mais

LISTA DE MATERIAL NÍVEL 4 e 5-2015.

LISTA DE MATERIAL NÍVEL 4 e 5-2015. ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL CIRANDA CIRANDINHA Rua Antônio Araújo, 687 centro Passo Fundo RS Fone: 54-3312-09 / 54-91762789 E-mail: sercirandinha@yahoo.com.br Site: www.escolacirandacirandinha.com.br LISTA

Leia mais

MaxHome. Mini Ferro de Viagem. MaxHome. Sm-110 Bivolt

MaxHome. Mini Ferro de Viagem. MaxHome. Sm-110 Bivolt Mini Ferro de Viagem Sm-110 Bivolt ÍNDICE NOTAS: Parabéns por ter adquirido o seu Mini Ferro de Viagem. Características do produto Dicas de Segurança Informações do aparelho Usando o aparelho Cuidados

Leia mais

DEPILADOR CHIARO CADENCE DEP131

DEPILADOR CHIARO CADENCE DEP131 DEPILADOR CHIARO CADENCE DEP131 Obrigado por adquirir o Depilador Chiaro Cadence, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É Muito importante ler atentamente este manual de instruções, as informações

Leia mais

Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz

Porque evitar o NÃO e a linguagem negativa. M. H. Lorentz Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz A linguagem tem por objetivo a comunicação entre os seres humanos, portanto quanto mais precisa for a linguagem, melhor será o resultado de nossa

Leia mais

Programa RespirAr. Asma e bronquite sem crise. RespirAr

Programa RespirAr. Asma e bronquite sem crise. RespirAr Programa RespirAr. Asma e bronquite sem crise. RespirAr Prevenir é o melhor remédio para uma boa saúde, evitando-se as doenças e suas complicações. Problemas respiratórios, por exemplo, podem se tornar

Leia mais

Educação para a cidadania

Educação para a cidadania Educação para a cidadania Algumas vezes temos que conviver com os problemas. A criança aprende valores essenciais para uma vida digna e solidária, na convivência com sua família e comunidade. A melhor

Leia mais

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE FRATURAS NA OSTEOPOROSE FRATURAS NÃO PREVENÇÃO SIM

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE FRATURAS NA OSTEOPOROSE FRATURAS NÃO PREVENÇÃO SIM CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE FRATURAS NA OSTEOPOROSE FRATURAS NÃO PREVENÇÃO SIM O QUE É OSTEOPOROSE? Em termos simples, é a descalcificação do osso. O osso se enfraquece e fica mais fácil de quebrar. É um

Leia mais

Climatizador de Ar Fresh Plus PCL703

Climatizador de Ar Fresh Plus PCL703 Climatizador de Ar Fresh Plus PCL703 Agradecemos sua preferencia por um produto da linha Lenoxx, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5 Recomendar procedimentos de segurança na rotina diária das instituições de educação infantil - públicas e privadas.. A Secretária Municipal da Educação do Município de Curitiba,

Leia mais

Gari e Coletores de Lixo

Gari e Coletores de Lixo Gari e Coletores de Lixo Introdução O nome gari nasceu em homenagem ao empresário Aleixo Gary que em 11 de Outubro de 1876, assinou contrato com o Ministério Imperial para fazer o serviço de limpeza da

Leia mais

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas 4 Regras de Trânsito 4-1 Regras de trânsito no Japão No Japão, as regras de trânsito são estabelecidas respectivamente para, automóveis e motos, bicicletas. Recomenda-se a assimilação rápida e correta

Leia mais

CAFETEIRA INOX 30 TEMP

CAFETEIRA INOX 30 TEMP CAFETEIRA INOX 30 TEMP Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções

Leia mais

Berço Playard cercado para dormir e brincar H600

Berço Playard cercado para dormir e brincar H600 ABNT NBR 5860-:200 MANUAL DE INSTRUÇÕES Berço Playard cercado para dormir e brincar H600 IMPORTANTE LER COM ATENÇÃO E GUARDAR PARA EVENTUAIS CONSULTAS ADVERTÊNCIA: esteja ciente do risco de chama aberta

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS LA BELLE PAC900

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS LA BELLE PAC900 MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS LA BELLE PAC900 Obrigado por adquirir a Prancha de Cabelos PAC900. Um produto de alta tecnologia, seguro, eficiente, barato e econômico. É muito importante ler atentamente

Leia mais

É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.

É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. REDUZIR REUTILIZAR RECUPERAR RECICLAR A redução deve ser adaptada por

Leia mais

BICICLETA HORIZONTAL MAGNÉTICA DELUXE

BICICLETA HORIZONTAL MAGNÉTICA DELUXE BICICLETA HORIZONTAL MAGNÉTICA DELUXE MANUAL DO USUÁRIO IMPORTANTE! Por favor, leia todas as instruções cuidadosamente antes de usar este produto. Guarde este manual para referência futura. As especificações

Leia mais

Criança com deficiência

Criança com deficiência Criança com deficiência Não espero pelos outros. Começo eu mesmo. Como toda criança, a criança com deficiência precisa de muito amor, atenção, cuidados e proteção. Precisa também brincar com outras crianças

Leia mais

O que você pode fazer...

O que você pode fazer... O que você pode fazer... Colaborar é muito simples Não é preciso sacrificar o organismo ou o conforto individual e familiar com medidas drásticas de economia de água. O equilíbrio das condições ambientais

Leia mais

A Segurança não é obra do acaso Preserve sua vida.

A Segurança não é obra do acaso Preserve sua vida. A Segurança não é obra do acaso Preserve sua vida. Campanha do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul e Campo Alegre contra os Acidentes de Trabalho

Leia mais

PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA NAS TAREFAS EXECUTADAS NA COZINHA INDUSTRIAL.

PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA NAS TAREFAS EXECUTADAS NA COZINHA INDUSTRIAL. PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA NAS TAREFAS EXECUTADAS NA COZINHA INDUSTRIAL. OBJETIVO: DIVULGAR OS RISCOS EXISTENTES NOS EQUIPAMENTOS PARA CONHECIMENTO E PARA EVITAR ACIDENTES INDESEJADOS. CORTADOR

Leia mais

E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL Veja 15 dicas para economizar combustível no carro Da maneira de dirigir à escolha da gasolina, saiba o que pode trazer economia de consumo. Não existe mágica.

Leia mais

Preparar a festa de Natal nem sempre é tarefa fácil.

Preparar a festa de Natal nem sempre é tarefa fácil. Preparar a festa de Natal nem sempre é tarefa fácil. Começando pela decoração, passando pela organização da ceia, pela lista de compras e pela escolha das prendas, designadamente, dos brinquedos, todos

Leia mais