Acidentes domésticos são aqueles que ocorrem no local onde habitamos ou em seu entorno.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Acidentes domésticos são aqueles que ocorrem no local onde habitamos ou em seu entorno."

Transcrição

1 0 a 6 meses Prevenção de acidentes domésticos Recomendações Acidentes domésticos são aqueles que ocorrem no local onde habitamos ou em seu entorno. Quanto mais nova for a criança, maior a necessidade de vigilância. As recomendações abaixo discriminadas auxiliam a prevenção de acidentes domésticos, mas não substituem a supervisão de um adulto. Pais e demais educadores devem orientar as crianças quanto a riscos, mostrando suas conseqüências. No entanto, é importante que essa orientação não se restrinja ao discurso; os exemplos das atitudes do adulto são tão importantes quanto o que falam. Crianças costumam imitar o padrão de comportamento dos adultos que as cercam. Acidentes mais freqüentes de acordo com as idades são: 0 a 1 ano Quedas (trocador, cama, colo, sofá...), asfixia, aspiração de corpos estranhos, intoxicações, queimaduras (água quente, cigarro) 2 a 4 anos Quedas, asfixia, afogamentos, intoxicações, choques elétricos, traumas 5 a 9 anos Quedas, queimaduras, atropelamentos, afogamentos,, intoxicações, choques elétricos, traumas 10 a 19 anos Quedas, atropelamentos, afogamentos, choques elétricos, intoxicações, traumas Prevenção de acidentes em relação a faixa etária: Faixa etária Quedas Berço e cercado são os únicos locais seguros para o bebê ficar só, com supervisão. Berços e cercados devem ter espaços entre as barras adequados (5 a 7 cm) Bebês devem dormir com a barriga para cima e, o ideal é que a cabeceira da cama seja um pouco mais alta, o que pode ser obtido com objetos por baixo do pé do berço. Não elevar a cabeceira com travesseiros. Não coloque brinquedos e objetos dentro do berço de bebês Cercados de malha são os mais seguros. Queimaduras Nunca deixe uma criança sem assistência sobre uma mesa de troca de roupas. Separe previamente todo o material necessário. Teste a temperatura da água do banho com o seu cotovelo. Objetos pequenos e agudos Sufocantes Não se deve beber líquidos quentes com crianças no colo. Devem ser grandes para não serem engolidos, resistentes para não quebrarem, sem pontas nem arestas agudas. Brinquedos de madeira lisa ou plástico são seguros. Observe as especificações das faixas de idade. Observe selo do INMETRO Alfinetes, botões, contas, moedas e outros objetos pequenos e cortantes - fora do alcance das crianças. Crianças adoram brincar com sacos plásticos, mas estes são extremamente perigoso, pois podem asfixiar. Travesseiros fofos e brinquedos no berço podem asfixiar Cordões no pescoço, fios de telefones longos, arreios podem estrangular.

2 1 a 2 anos 7 a 12 meses No automóvel Não permita que a criança mastigue ou chupe bolas utilizadas para decoração de festas infantis. Não transporte seu filho em seu colo no assento dianteiro. Use cadeira apropriada no banco de trás Caso não tenha carro e utilize automóveis sem cadeiras apropriadas, ande no banco de trás, preferentemente atrás do motorista. Quedas Portas ou portões que bloqueiem o acesso a escadas. Baixar o estrado do berço quando a criança começar a mostrar movimentos de sentar ou ficar de pé. Afogamento Cuidado com objetos espalhados no chão, quando a criança começa andar Não deixe o seu filho só na banheira. Separar previamente todo o material necessário para o banho. Brinquedos Cozinha/ área de serviço: alto risco Bacias e baldes com água devem estar fora do alcance de crianças Mesmos cuidados anteriormente discriminados Portas ou portões que bloqueiem o acesso à cozinha e área de serviço. Líquidos quentes, alimentos quentes são perigos constantes Fios elétricos, torradeiras, bules, garrafas térmicas, devem ser mantidos fora do alcance das crianças. Protetores na tomadas elétricas Usar de preferência as "bocas" de trás do fogão colocando os cabos também para trás. Evite uso de tábuas de passar roupas que possam ser puxadas para baixo. Estrangulamentos e sufocação Medicamentos e produtos de limpeza devem ser mantidos em suas embalagens originais, fora do alcance de crianças (armário alto e trancado) Não ponha gravatas ou cordões de chupetas em torno do pescoço da criança. Cuidado com os puxadores de cortina, pois podem provocar estrangulamento. Não permitir que brinque com objetos pequenos que possam ser engolidos. Queimaduras Objetos perigosos Não dê ao bebê pedaços grandes de alimento que possam causar sufocação. Mesmos cuidados anteriormente descritos Cuidado com pontas de toalhas de mesa, pois essas podem ser puxadas. Protetores em tomadas elétricas. Tesouras, facas, objetos quebraveis, fora do alcance. Móveis com bordas arredondadas. Cuidado com toalhas e móveis não fixos da área de brinquedo No automóvel Quedas e cortes Mesmos cuidados anteriormente descritos Bloquear o acesso a portas ou caminhos para escadas, depósitos, ruas ou outras áreas perigosaspratos e copos plásticos. Verificar móveis com bordas cortantes.

3 2 a 3 anos Tapetes não derrapantes na banheira. Grades/redes de proteção em todas as janelas. Facas, tesouras, garfos, copos de vidro, pratos de louça fora do alcance Queimaduras e choques elétricos Usar antiderrapantes no banheiro Bloquear acesso à cozinha e área de serviço. Nunca deixar uma criança só na cozinha. Cabos das panelas fora do alcance. Remover os botões do fogão quando não em uso. Fósforos e isqueiros fora do alcance Protetores nas tomadas elétricas. Fios elétricos acoplados a bule de café e outros equipamentos devem estar fora do alcance. Usar de preferência as "bocas" de trás do fogão colocando os cabos também para trás. Evite uso de tábuas de passar roupas que possam ser puxadas para baixo. Sufocantes Brinquedos inquebráveis e sem partes pequenas. Não dar à criança nessa idade: castanhas, pipoca, balões ou goma de mascar. Afogamentos Não deixar brincar com pedaços de bolas decorativas. Nunca deixar a criança sozinha na banheira. Mesmo água rasa é perigosa. Crianças devem ser acompanhadas sempre por um adulto quando em piscinas, lagos ou lagoas. Ruas Baldes e bacias com água devem ficar fora do alcance de crianças Não permitir que crianças brinquem na rua. Travas de segurança nas portas dos carros. Atravessar ruas, segurando a criança pelas mãos, sempre na faixa para pedestres Intoxicações Use cadeira apropriada para transporte no carro. Medicamentos e produtos de limpeza em embalagens originais e fora do alcance de crianças Quedas, cortes, objetos perigosos Evite portas de vidro, mas se isso for impossível, chame a atenção da presença das mesmas com decalques coloridos. Facas, garfos, tesouras longe do alcance. Trancar instrumentos perigosos e equipamentos de jardim. Queimaduras Grades grandes ou rede de proteção nas janelas. Fósforos e isqueiros fora de alcance Cabos das panelas para trás. Afogamento Não permitir que crianças liguem torneiras quentes Nunca deixar a criança sozinha na banheira ou em piscinas, mesmo

4 3 a 5 anos que esteja com bóias ou que saiba nadar. Passeios aquáticos implicam em utilização de salva-vidas pessoais Acidentes de trânsito Bloquear acesso a banheiros e usar travas no tampo do vaso sanitário,pois crianças adoram brincar com água. Comece ensinando segurança de trênsito. Velocípedes e brinquedos de corrida devem ser usados em calçada. Cadeira apropriada para transporte de carro. Acidentes em jogos Intoxicações Segure sempre a mão da criança quando estiver em via pública (na calçada ou ao atravessar). Utilize sempre a faixa de pedestre na travessia. Lembre-se de que as crianças imitam os adultos e o exemplo é fundamental. Supervisionar os jogos. Verifique equipamentos do parquinho/"playground", com relação a lâminas afiadas, partes pequenas, objetos que possam ser deglutidos. Brinquedos e jogos aconselháveis para crianças mais velhas podem ser danosos nessa faixa etária. Medicamentos e produtos de limpeza em embalagens originais e fora do alcance de crianças Áreas perigosas de brinquedo Verificar frequentemente as atividades da criança. Supervisão mantida. As áreas de brinquedo precisam ser examinadas quanto a perigos "atraentes": ferros-velho, escavações, alagados, mangues, construções, montes de lixo, carros abandonados, prédios abandonados. Crianças são curiosas e não têm noção de perigo. Mordida de animais Ensine o direito da criança a negar que adultos mexam em seu corpo, estratégia para reduzir o risco de abuso sexual. Orientar a criança a não acariciaranimais estranhos. As reações do animal são deconhecidas. Supervisione para não permitir que isso aconteça. Ensine a nunca provocar um animal. Não permita que sua criança retire alimentos ou brinque com um animal enquanto ele está comendo. Objetos perigosos e venenosos Não permita que brinque com animais que estejam com a cria. Remédios e produtos de limpeza mantidos na embalagens originais, fora do alcance de crianças. Gasolina, querosene e fósforos fora do alcance. Equipamentos e instrumentos perigosos em local seguro. Equipamentos elétricos fora de alcance. Armas de fogo De preferência a não ter armas de fogo.

5 6 a 12 anos Se não for possível, esconda-a fora do alcance de crianças. Não guarde nunca carregada. Segurança de trânsito Guarde a munição separadamente. Não permitir que ande de bicicleta na rua. Andar sempre no banco traseiro em cadeira apropriada com almofada dura para elevá-la. Usar cinto de segurança em crianças de mais de 20kg. Correias de ombro não devem ser usadas se tem menos de 1,35m Segure sempre a mão da criança quando estiver em via pública (na calçada ou ao atravessar). Utilize sempre a faixa de pedestre na travessia. Lembre-se de que as crianças imitam os adultos e o exemplo é fundamental. Ensine a obedecer as regras de trânsito. Trânsito Bicicletas de tamanho apropriado. Ensinar uso da proteção apropriada (capacete e protetores nas mãos e pés). Só andar de bicicleta em ciclovias. Evitar usara bicicleta à noite, mas se Se bicicleta é usada a noite deve estar equipada com luzes e espelhos. Afogamento A criança deve compreender que é fundamental obedecer às regras de trânsito, ser prudente e atenta. O exemplo dos adultos é fundamental. Supervisão por adultos quando criança estiver em piscinas, praias, rios... Ensine a nadar e boiar. Armas de fogo Continue a ensinar à sua criança regras de segurança, tanto pelos exemplos, como por palavras De preferência a não ter armas de fogo. Se não for possível, esconda-a fora do alcance de crianças. Não guarde nunca carregada. Sufocação Esportes e recreação Guarde a munição separadamente. Oriente a criança a não brincar em escavações. Supervisione. Assegure que equipamento de proteção usado e adequado. Oriente a criança a não brincar em lugares ermos. Fogo Ensine o direito da criança a negar que adultos mexam em seu corpo, estratégia para reduzir o risco de abuso sexual. Ensine os perigos do manuseio de gasolina e outros derivados de petróleo perigosos.

6 Crianças são ativas, curiosas, aventureiras, imprevisíveis e muito criativas. Inventam brincadeiras das mais diferentes formas e, por não terem noção de perigo, acabam por se envolverem em situações de risco. Assim, necessitam de proteção o tempo todo. Os bebês, quando engatinham e começam a andar, põem tudo na boca, requerendo que seja criada em ambiente seguro que permita a sua exploração sem riscos, o que favorecerá o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos de vida, escalam, abrem portas e gavetas, retiram objetos, adoram brincar com água. É preciso supervisionar, ser firme nos cuidados preventivos, favorecendo a educação para um crescimento que proporcione menor risco. A partir dos 3 anos, é importante que, apesar de não negligenciar quanto a supervisão, a criança seja educada de forma a adquirir conhecimentos relativos a sua segurança. A disciplina e a orientação são essenciais, assegurando-lhes a capacidade de se prevenir, mesmo nos momentos em que está longe de casa.

Prevenção de Acidentes na Infância. Cuidado e atenção são indispensáveis.

Prevenção de Acidentes na Infância. Cuidado e atenção são indispensáveis. Prevenção de Acidentes na Infância. Cuidado e atenção são indispensáveis. Os principais acidentes na faixa etária de 1 a 3 anos são: Quedas Cortes Queimaduras Choques elétricos Afogamentos Ingestão de

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Sandra Moreira Monteiro CONCEITOS BÁSICOS ACIDENTE (ou Evento Causador de Injúria Física ) Uma cadeia de eventos que: a) ocorra em um período curto de

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES Introdução As crianças pequenas não têm a capacidade para avaliar o perigo, pelo que qualquer objeto que encontram em casa pode transformar-se num brinquedo

Leia mais

Acidentes na Infância

Acidentes na Infância Acidentes na Infância Realizado por: Ana Cristina Pinheiro Mário Quintaneiro ACIDENTES NA INFÂNCIA Os acidentes são a maior causa de morbilidade e mortalidade na infância e a maioria deles é prevenível,

Leia mais

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS FÉRIAS ESCOLARES X ACIDENTES DOMÉSTICOS As férias escolares exigem mais cuidados com os acidentes domésticos porque as crianças ficam mais tempo em casa e isso aumenta o risco de ocorrerem acidentes que

Leia mais

Acidentes não são fatalidades. Os acidentes podem ser prevenidos e evitados.

Acidentes não são fatalidades. Os acidentes podem ser prevenidos e evitados. Acidentes não são fatalidades. Os acidentes podem ser prevenidos e evitados. CUIDADOS BÁSICOS COM O BEBÊ Na hora da alimentação é importante: - Testar a temperatura do leite ou outros alimentos no dorso

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS CRIANÇAS As crianças sempre serão uma preocupação na questão SEGURANÇA dentro ou fora do lar. Por sua condição de fragilidade e pelo desconhecimento dos

Leia mais

- O bebê não poderá ser deixado só na banheira, nem mesmo enquanto se apanha uma toalha.

- O bebê não poderá ser deixado só na banheira, nem mesmo enquanto se apanha uma toalha. Acidentes no Lar - Crescimento X acidente As habilidades cognitivas, perceptuais e motoras da criança mudam rapidamente com o crescimento e a expõem a um risco diferente de acidentes, conforme a faixa

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo A C I D E N T E S E INCÊNDIOS CRIANÇAS As crianças sempre serão uma preocupação na questão SEGURANÇA dentro ou fora do lar. Por sua condição de fragilidade e pelo desconhecimento

Leia mais

ACIDENTES E CAUSAS EXTERNAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO

ACIDENTES E CAUSAS EXTERNAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO ACIDENTES E CAUSAS EXTERNAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO Dr.Vinícius B. Cruz Acidentes A Organização Mundial de Saúde OMS define acidente como um acontecimento independente da vontade humana, desencadeado pela

Leia mais

Introdução. Esses acidentes são os mais variados possíveis. Ingestão de água sanitária ou outros

Introdução. Esses acidentes são os mais variados possíveis. Ingestão de água sanitária ou outros Introdução Quase todos os dias vemos nos noticiários ou ouvimos dos colegas relatos de acidentes ocorridos em residências, principalmente com crianças. Estatísticas de acidentes indicam que acidentes fatais

Leia mais

Acidentes: como preveni-los?

Acidentes: como preveni-los? Acidentes: como preveni-los? Mónica Oliva Ilustrações de António João 31 Janeiro 2009 Oliveira do Hospital 1 Sabia que... Os acidentes são a maior causa de morte, doença a e incapacidade definitiva e temporária

Leia mais

Dicas de Prevenção de Acidentes com Crianças

Dicas de Prevenção de Acidentes com Crianças Dicas de Prevenção de Acidentes com Crianças Queimaduras Acidentes envolvendo queimaduras hospitalizam milhares de crianças e deixam outras milhares com seqüelas permanentes, cujo tratamento é, na maioria

Leia mais

Prevenção de Acidentes na Infância

Prevenção de Acidentes na Infância Prevenção de Acidentes na Infância Prevenção de Acidentes na Infância 1 Os acidentes ou lesões não-intencionais são as principais causas de morte de crianças de até 14 anos no Brasil. A boa notícia é que

Leia mais

Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis

Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis tivessem mais orientações ou tomassem mais cuidado

Leia mais

Crianças de 1 A 3 ANOS. anos

Crianças de 1 A 3 ANOS. anos Crianças de 1 A 3 ANOS 13a anos CRIANÇAS ENTRE 1 E 3 ANOS Renata D. Waksman e Wilson Maciel O desenvolvimento da criança após 1 ano de idade se faz de maneira muito intensa e rápida, numa sucessão coordenada

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO LAR ACIDENTES DOMÉSTICOS

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO LAR ACIDENTES DOMÉSTICOS PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO LAR ACIDENTES DOMÉSTICOS Acidentes domésticos são a causa líder de lesões e mortes de crianças de até 5 anos de idade. A maioria desses acidentes ocorre dentro ou nos arredores

Leia mais

www.cpsol.com.br Uma brincadeira muito popular entre as crianças é empinar papagaios ou pipas, antes de fazê-lo observe algumas simples regras:

www.cpsol.com.br Uma brincadeira muito popular entre as crianças é empinar papagaios ou pipas, antes de fazê-lo observe algumas simples regras: EMPINAR PAPAGAIOS Uma brincadeira muito popular entre as crianças é empinar papagaios ou pipas, antes de fazê-lo observe algumas simples regras: Nunca empine pipas em locais onde houver cabos elétricos

Leia mais

Guia de Puericultura. Alimentação

Guia de Puericultura. Alimentação Guia de Puericultura Com o nascimento do bebé, os pais necessitam de adquirir uma série de artigos. A oferta no mercado é cada vez maior, por isso é importante estar informado: com este guia ajudamo-la

Leia mais

CRIANÇAS e as férias de verão

CRIANÇAS e as férias de verão CRIANÇAS e as férias de verão Atenção. Diversão. Segurança. Brincadeiras. Cuidado. Confira um universo de recomendações para garantir dias tranquilos em uma das épocas mais esperadas do ano. Mês de dezembro

Leia mais

Outros. Nasceu nos Estados Unidos em 1987 Principais causas de mortes por acidentes (lesões não intencionais) Ministério da Saúde - Brasil 2001

Outros. Nasceu nos Estados Unidos em 1987 Principais causas de mortes por acidentes (lesões não intencionais) Ministério da Saúde - Brasil 2001 14/4/2010 Números Óbitos de Crianças de 01 a 14 anos - 2001 - Brasil Fonte: Ministér io d a S aúde do Brasil aproximadamente 7mil 35% crianças morrem por ano 32% Causas Externas Outros 26% (LNI) 30% 6%

Leia mais

Dicas para minimizar o. risco de quedas

Dicas para minimizar o. risco de quedas saúde Sinal Canal de Comunicação da Sistel para os Usuários de Saúde Ano I - Nº 1 - Março 2014 Dicas para minimizar o risco de quedas Adaptação dos ambientes e produtos específicos podem evitar quedas

Leia mais

Prevenção de Acidentes na Criança e Adolescente

Prevenção de Acidentes na Criança e Adolescente Prevenção de Acidentes na Criança e Adolescente João Joaquim Freitas do Amaral 1, Antônio Carvalho da Paixão 2 1. Departamento de Saúde Materno-Infantil, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do

Leia mais

Curta o acampamento de verão com segurança!

Curta o acampamento de verão com segurança! 1 Curta o acampamento de verão com segurança! Enquanto estamos contando os dias para o maior acampamento da Igreja Adventista no Brasil, nós queremos lembrá-lo da importância de ter um #acampamentoseguro!

Leia mais

Saúde Infantil. Consultas de Vigilância Plano Nacional de Vacinação Prevenção de Acidentes 5/6 anos

Saúde Infantil. Consultas de Vigilância Plano Nacional de Vacinação Prevenção de Acidentes 5/6 anos Saúde Infantil Consultas de Vigilância Plano Nacional de Vacinação Prevenção de Acidentes 5/6 anos A USF de Ribeirão dispõem de um acompanhamento em Saúde Infantil que contempla diversas etapas: Consultas

Leia mais

Dicas de Segurança Infantil UNIMED

Dicas de Segurança Infantil UNIMED Dicas de Segurança Infantil UNIMED 2 Como proteger uma criança de um afogamento...5 Como proteger uma criança de um acidente com brinquedos...6 Como proteger uma criança de uma intoxicação (envenenamento)...9

Leia mais

Tema 3 Comportamentos específicos de segurança

Tema 3 Comportamentos específicos de segurança Escola Básic a 2º º e 3º º Ciclos s Escola E. B. 2, 3 de Sabóia ANO LECTIVO 2008/2009 Formação Cívica 5ºA Módulo Cidadania e Segurança Tema 3 Comportamentos específicos de segurança" Tema Conteúdo Competências

Leia mais

Você pode aprender e ensinar a sua família a se cuidar!

Você pode aprender e ensinar a sua família a se cuidar! Você pode aprender e ensinar a sua família a se cuidar! Como agir em caso de alertas meteorológicos, como ventos ou chuvas fortes? Fique em casa, mantenha a calma e informe-se pelos meios de comunicação.

Leia mais

DEFESA DEFESA CIVIL CIVIL

DEFESA DEFESA CIVIL CIVIL DEFESA CIVIL Dicas de Segurança Governo do Estado do Rio Grande do Sul Gabinete de Governo - Casa Militar Prefeitura Municipal de Balneário Pinhal Coordenadoria Estadual de Defesa Civil Coordenadoria Municipal

Leia mais

Berço Playard cercado para dormir e brincar H600

Berço Playard cercado para dormir e brincar H600 ABNT NBR 5860-:200 MANUAL DE INSTRUÇÕES Berço Playard cercado para dormir e brincar H600 IMPORTANTE LER COM ATENÇÃO E GUARDAR PARA EVENTUAIS CONSULTAS ADVERTÊNCIA: esteja ciente do risco de chama aberta

Leia mais

Criança com deficiência

Criança com deficiência Criança com deficiência Não espero pelos outros. Começo eu mesmo. Como toda criança, a criança com deficiência precisa de muito amor, atenção, cuidados e proteção. Precisa também brincar com outras crianças

Leia mais

Você no Trânsito Criança

Você no Trânsito Criança Você no Trânsito Criança Elas são habituais companheiras de viagem no veículo pelo menos duas vezes por dia. São transportadas da casa para a escola, da escola para a casa, para o dentista, médico, natação,

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS DOMÉSTICOS ADULTOS E IDOSOS Acidentes Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas

Leia mais

Prevenção de acidentes domésticos na infância

Prevenção de acidentes domésticos na infância REVISÃO Prevenção de acidentes domésticos na infância Suzana Figueiredo Alves Pereira Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem. Caroline Alves Garcia Docente do Curso de Graduação em Enfermagem. Orientadora.

Leia mais

Criança com deficiência

Criança com deficiência Criança com deficiência Não espero pelos outros. Começo eu mesmo. Como toda criança, a criança com deficiência precisa de muito amor, atenção, cuidados e proteção. Precisa também brincar com outras crianças

Leia mais

Prevenção de Acidentes Dirigida a Crianças da Creche Olívia Tinquitella

Prevenção de Acidentes Dirigida a Crianças da Creche Olívia Tinquitella Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte 12 a 15 de setembro de 2004 Prevenção de Acidentes Dirigida a Crianças da Creche Olívia Tinquitella Área Temática de Saúde Resumo

Leia mais

Mantendo as Crianças em Segurança

Mantendo as Crianças em Segurança PORT.SAFETY 2013 Mantendo as Crianças em Segurança Colocar-se em situações de perigo não é sinal de mau comportamento. As crianças precisam aprender a se manter em segurança à medida que exploram o mundo.

Leia mais

é coisa séria BRINCAR É IMPORTANTE E NECESSÁRIO

é coisa séria BRINCAR É IMPORTANTE E NECESSÁRIO é coisa séria Em 2007, milhares de crianças brasileiras tiveram que devolver seus brinquedos favoritos por defeitos de fabricação que colocam em risco sua saúde e segurança. Mas isso é apenas uma parte

Leia mais

Sugestões de Presentes. Eletrodoméstico

Sugestões de Presentes. Eletrodoméstico Sugestões de Presentes Eletrodoméstico Ar condicionado Aspirador de pó Batedeira de bolo Cafeteira elétrica Centrífuga de frutas Depurador Espremedor de frutas Faca elétrica Ferro elétrico Fogão Forno

Leia mais

Olá, Mamãe! Aproveite a leitura e boa viagem!

Olá, Mamãe! Aproveite a leitura e boa viagem! Olá, Mamãe! Esta cartilha é um presente pra você. Uma forma de ajudá-la a desempenhar uma das funções mais importantes da sua vida: justamente a tarefa de ser mãe. Cada vez mais, além de cuidar da saúde

Leia mais

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Cozinha Industrial Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Serviços de alimentação Este tipo de trabalho aparenta não ter riscos, mas não é bem assim, veja alguns exemplos: Cortes

Leia mais

TF-830 MOTOCICLETA. Leia cuidadosamente antes do uso

TF-830 MOTOCICLETA. Leia cuidadosamente antes do uso TF-830 MOTOCICLETA Leia cuidadosamente antes do uso Leia este manual cuidadosamente antes de usar este produto. O manual o informará como operar e montar o produto de uma forma correta para que nenhuma

Leia mais

Programa Saúde e Longevidade

Programa Saúde e Longevidade Programa Saúde e Longevidade Prevenção de quedas e dicas importantes! Leia e pratique as orientações da ABET Volume 4 Programa Saúde e Longevidade - Vol.4 Prevenção de quedas e dicas importantes Introdução

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES ASPIRADOR DE PÓ 800 W COM CABO TELESCÓPICO Equipamento somente para uso doméstico. Obrigado por escolher um produto com a marca Tramontina. Por favor, leia o Manual de Instruções por

Leia mais

CRIANÇA DE 1 ANO de idade

CRIANÇA DE 1 ANO de idade Dr(a) Para CRIANÇA DE 1 ANO de idade ACOMPANHE O DESENVOLVIMENTO DA SUA CRIANÇA Anda apoiada só por uma mão. Começa andar com as pernas separadas (joelhos afastados), pernas em arco e pés virados para

Leia mais

Dicas de Segurança no Lar. Douglas Neves Estudante de Segurança do Trabalho

Dicas de Segurança no Lar. Douglas Neves Estudante de Segurança do Trabalho Dicas de Segurança no Lar Douglas Neves Estudante de Segurança do Trabalho Cozinha Dicas seguras para utilizar fogão e botijão de gás: A cada dois anos, seu fogão deve ser regulado e revisado, a fim de

Leia mais

A creche A creche deve promover e facilitar a participação da família e respeitar a opinião dos pais.

A creche A creche deve promover e facilitar a participação da família e respeitar a opinião dos pais. O bebê de 2 a 11 meses A creche Acumule conhecimentos. Interesse-se por tudo. Cabe aos pais decidir se matriculam ou não seu bebê na creche. Antes de escolher uma creche, é bom passar algum tempo observando

Leia mais

ACIDENTES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

ACIDENTES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA ACIDENTES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Luiz Carlos Bleggi Torres Fernanda Marder Torres A maioria das informações contidas neste texto foram retiradas e baseadas no site da ONG Criança Segura, conforme citado

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [REV.01 14032012] Obrigado por adquirir o ventilador Eros Cadence, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções, as informações contidas

Leia mais

Preparar a festa de Natal nem sempre é tarefa fácil.

Preparar a festa de Natal nem sempre é tarefa fácil. Preparar a festa de Natal nem sempre é tarefa fácil. Começando pela decoração, passando pela organização da ceia, pela lista de compras e pela escolha das prendas, designadamente, dos brinquedos, todos

Leia mais

Vem comigo, vamos saber mais! CONHECE OS RISCOS E PREVINE-TE, PARA VIVERES EM SEGURANÇA.

Vem comigo, vamos saber mais! CONHECE OS RISCOS E PREVINE-TE, PARA VIVERES EM SEGURANÇA. Vem comigo, vamos saber mais! CONHECE OS RISCOS E PREVINE-TE, PARA VIVERES EM SEGURANÇA. A PROTEÇÃO CIVIL E OS SEUS AGENTES POLÍCIA MARÍTIMA GNR CRUZ VERMELHA PSP INEM BOMBEIROS A protecão civil tem por

Leia mais

Dicas de Segurança II

Dicas de Segurança II Dicas de Segurança II Ao Viajar Casa ou apartamento Não comente sua viagem com pessoas estranhas por perto. Avise a um vizinho de confiança sobre a sua viagem. Se possível, deixe um número de telefone

Leia mais

Manual de Segurança em Casa

Manual de Segurança em Casa Manual de Segurança em Casa Os bebés desenvolvem-se com grande rapidez. Quando pensamos que ainda não se mexem, já rebolam. Pouco depois sentam-se, gatinham, e rapidamente se põem de pé apoiando-se em

Leia mais

Guia do cliente. Dia a dia. O Seguro que cobre até acidentes parvos. Tecla

Guia do cliente. Dia a dia. O Seguro que cobre até acidentes parvos. Tecla Dia a dia O Seguro que cobre até acidentes parvos. Guia do cliente 707 24 7 365 Horário de atendimento personalizado: 7 dias por semana das 8h às 24h Informações Subscrições Alterações Tecla 6 Dia a dia

Leia mais

CONSEGUE SE IMAGINAR USANDO?

CONSEGUE SE IMAGINAR USANDO? SEGURANÇA NO LAR CONSEGUE SE IMAGINAR USANDO? SEGURANÇA DO LAR! Utilize chaveiros que não estão próximos a sua casa! Não guarde dinheiro e jóias em casa.! Não abra a porta sem ter certeza de que é seguro!

Leia mais

ESCALA BEBÊ Questionário (3 18 meses)

ESCALA BEBÊ Questionário (3 18 meses) Nota: A validação (para pesquisa) e desenvolvimento de um sistema de pontuação (scoring) para o AHEMD-IS estão atualmente em progresso. Entretanto, o instrumento na sua forma atual é útil para avaliação

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS DOMÉSTICOS ADULTOS Acidentes Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas as divisões

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS

PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS Ao falar de prevenção de acidentes domésticos fazemos um diferencial quanto aos acidentes no lar. Aqui vamos falar de acidentes que ocorrem ao realizar trabalhos domésticos

Leia mais

Índice OCORPODEBOMBEIROSDEVESERACIONADOASSIMQUEPOSSÍVEL. ComoprocederemcasosdeEmergênciascomGásLiquefeitodePetróleo: Vazamentodegássemfogo:

Índice OCORPODEBOMBEIROSDEVESERACIONADOASSIMQUEPOSSÍVEL. ComoprocederemcasosdeEmergênciascomGásLiquefeitodePetróleo: Vazamentodegássemfogo: Nuncauseoselevadores,utilize-sesempredasescadas; Tenhacalma.Ande,nãocorra; Não dê chance ao fogo, isto é, tendo conseguido escapar, não retorneaolocalenquantoomesmonãoestivercontrolado. OCORPODEBOMBEIROSDEVESERACIONADOASSIMQUEPOSSÍVEL

Leia mais

Manual de Instruções. Aquecedor de Ambiente Halógeno. Modelo: MA - 012 H. Versão 191212. www.martau.com.br SAC: 0800 51 7546. ATENÇÃO: Não Cobrir

Manual de Instruções. Aquecedor de Ambiente Halógeno. Modelo: MA - 012 H. Versão 191212. www.martau.com.br SAC: 0800 51 7546. ATENÇÃO: Não Cobrir ATENÇÃO: Não Cobrir www.martau.com.br SAC: 0800 5 7546 Versão 922 Aquecedor de Ambiente Halógeno Modelo: MA - 02 H Anotações Índice - Introdução...4 2 - Recomendações de segurança...5 2. - Símbolos e

Leia mais

1 Documentação 1.1 S N NA

1 Documentação 1.1 S N NA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDEDORIA GERAL DE VIGILÂNCIA DA SAÚDE EQUIPE DE CONTROLE E VIGILÂNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE versão Maio/2011 ROTEIRO DE INSPEÇÃO PARA

Leia mais

Garapa Parte 6. Imagem. Áudio. Som Ambiente. Primeiro plano em plongê: Menina comendo em uma peneira. Som Ambiente.

Garapa Parte 6. Imagem. Áudio. Som Ambiente. Primeiro plano em plongê: Menina comendo em uma peneira. Som Ambiente. Garapa Parte 6 Imagem Primeiro plano em plongê: Menina comendo em uma peneira Primeiro Plano em plongê: Menina sente arrepios Primeiro Plano em contra-plongê: Menina comendo. Plano americano da mulher

Leia mais

Consumo Consciente. Faz bem para você, para a sociedade e para o planeta

Consumo Consciente. Faz bem para você, para a sociedade e para o planeta Consumo Consciente Faz bem para você, para a sociedade e para o planeta Uma mudança do bem Para nós da Rossi, o consumo consciente é algo vital para a sustentabilidade da sociedade e para o futuro do nosso

Leia mais

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril PÓS-OPERATÓRIO Como preparar sua casa após cirurgia de quadril Retire os tapetes, extensões e fios telefônicos, pois eles podem ocasionar quedas. Caso ainda não tenha, instale corrimãos em pelo menos um

Leia mais

Motocicleta Elétrica para Crianças TF-840

Motocicleta Elétrica para Crianças TF-840 Motocicleta Elétrica para Crianças TF-840 Manual para Instalação e Operação Design de simulação de motocicleta Funções para frente e para trás Função de reprodução de música na parte frontal O produto

Leia mais

A creche A creche deve promover e facilitar a participação da família e respeitar a opinião dos pais.

A creche A creche deve promover e facilitar a participação da família e respeitar a opinião dos pais. O bebê de 2 a 11 meses A creche Acumule conhecimentos. Interesse-se por tudo. Uma boa creche deve ter: Cabe aos pais decidir se matriculam ou não seu bebê na creche. Antes de escolher uma creche, é bom

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS LA BELLE PAC900

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS LA BELLE PAC900 MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS LA BELLE PAC900 Obrigado por adquirir a Prancha de Cabelos PAC900. Um produto de alta tecnologia, seguro, eficiente, barato e econômico. É muito importante ler atentamente

Leia mais

MANUAL COM DICAS SOBRE CONSUMO DE ENERGIA

MANUAL COM DICAS SOBRE CONSUMO DE ENERGIA SISTEMA SOLAR DE AQUECIMENTO DE ÁGUA a) Quando for adquirir um sistema de aquecimento solar dê sempre preferência aos modelos com o Selo Procel. b) Dimensione adequadamente o sistema (coletores e reservatórios)

Leia mais

Conferencia Saída OBS. LOCADOR. Casa Principal. Casa Principal. Casa Principal. Casa Principal. Casa Principal. Casa Principal

Conferencia Saída OBS. LOCADOR. Casa Principal. Casa Principal. Casa Principal. Casa Principal. Casa Principal. Casa Principal Conferencia Entrada Data LOCAL ITEM OK NÃO OK NÃO Porta de Entrada Vidros Jateados Balcão Bar tampo de granito Uma prateleira na parede do Interruptor com Balcão Bar Prateleiras Internas queimaduras Balcão

Leia mais

EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES

EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES O Travão ABS encontra-se presente na maioria dos veículos modernos e contribui bastante para aumentar a eficiência da travagem, diminuindo a

Leia mais

Adaptado por Claudinei Ferreira da Silva Instrutor de Atendimento Pré-hospitalar 1 Adaptado por Claudinei Ferreira da Silva Instrutor de Atendimento

Adaptado por Claudinei Ferreira da Silva Instrutor de Atendimento Pré-hospitalar 1 Adaptado por Claudinei Ferreira da Silva Instrutor de Atendimento Segurança no lar Adaptado por Claudinei Ferreira da Silva Instrutor de Atendimento Pré-hospitalar 1 Adaptado por Claudinei Ferreira da Silva Instrutor de Atendimento Pré-hospitalar Choque Elétrico Segurança

Leia mais

Educação para a cidadania

Educação para a cidadania Educação para a cidadania Aproveite a sua capacidade de criar. A criança aprende valores essenciais para uma vida digna e solidária, na convivência com sua família e comunidade. A melhor maneira de ensinar

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM - BERÇO ENCANTHUS

MANUAL DE MONTAGEM - BERÇO ENCANTHUS Móveis Qualidade para merecer você MANUAL DE MONTAGEM BERÇO ENCANTHUS De acordo com a Norma 15860/2010 da ABNT. BERÇO ENCANTHUS 173 O fabricante se reserva ao direito de introduzir modificações técnicas

Leia mais

campeao - da seguranca. pode empinar o nariz que esse premio ^ e seu.

campeao - da seguranca. pode empinar o nariz que esse premio ^ e seu. campeao - da seguranca. pode empinar o nariz que esse premio ^ e seu. - - O poder de prevenir acidentes e seu. - Todo super-herói tem muita energia. Mas os verdadeiros heróis são aqueles que sabem usar

Leia mais

Educação para a cidadania

Educação para a cidadania Educação para a cidadania Algumas vezes temos que conviver com os problemas. A criança aprende valores essenciais para uma vida digna e solidária, na convivência com sua família e comunidade. A melhor

Leia mais

SEGURANÇA NA TERCEIRA IDADE OS FATORES QUE MAIS CAUSAM AS QUEDAS PODEM SER:

SEGURANÇA NA TERCEIRA IDADE OS FATORES QUE MAIS CAUSAM AS QUEDAS PODEM SER: SEGURANÇA NA TERCEIRA IDADE As quedas tornam-se mais frequentes com o avançar da idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a maioria dos casos acontecem dentro de casa e são a

Leia mais

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas 4 Regras de Trânsito 4-1 Regras de trânsito no Japão No Japão, as regras de trânsito são estabelecidas respectivamente para, automóveis e motos, bicicletas. Recomenda-se a assimilação rápida e correta

Leia mais

Segurança e Saúde Ocupacional. Comunicação e Prevenção de Acidentes de Trabalho

Segurança e Saúde Ocupacional. Comunicação e Prevenção de Acidentes de Trabalho Segurança e Saúde Ocupacional Comunicação e Prevenção de Acidentes de Trabalho 1ª Edição 2015 Principais orientações relacionadas ao acidente de trabalho Você sabe o que é um acidente de trabalho? É o

Leia mais

LISTA DE MATERIAL NÍVEL 4 e 5-2015.

LISTA DE MATERIAL NÍVEL 4 e 5-2015. ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL CIRANDA CIRANDINHA Rua Antônio Araújo, 687 centro Passo Fundo RS Fone: 54-3312-09 / 54-91762789 E-mail: sercirandinha@yahoo.com.br Site: www.escolacirandacirandinha.com.br LISTA

Leia mais

Aquecedor à Óleo de Ambiente. Manual do Usuário

Aquecedor à Óleo de Ambiente. Manual do Usuário Aquecedor à Óleo de Ambiente Manual do Usuário Índice 1. Segurança... 5 1.1 Medidas Importantes de Segurança... 5 1.2 Segurança Elétrica... 6 2. Descrição dos Componentes... 7 3. Instalação... 7 4. Utilização...

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. O curativo do umbigo deve ser feito todos os dias, depois do banho, até que o cordão do umbigo seque e caia. Isso leva

Leia mais

Suporte Básico de Vida em Pediatria

Suporte Básico de Vida em Pediatria CAPÍTULO 154 Suporte Básico de Vida em Pediatria Vera Coelho Teixeira * A função do atendimento pré-hospitalar é reduzir a morbidade e mortalidade depois de parada cardiorrespiratória. Muito já foi feito

Leia mais

STAR. Modelo N106 Grupos I, II e III. SAC: (11) 4072 4000 www.infanti.com.br

STAR. Modelo N106 Grupos I, II e III. SAC: (11) 4072 4000 www.infanti.com.br STAR Modelo N106 Grupos I, II e III SAC: (11) 4072 4000 www.infanti.com.br Conheça seu Assento de Segurança Cuidados e Manutenção A B C Encosto Guia lateral do cinto de segurança Braçadeiras do cinto (pres.

Leia mais

Aspirador de pó ASP 1000

Aspirador de pó ASP 1000 ELIMINAÇÃO DE PROBLEMAS ASPIRADOR NÃO LIGA Verificar se a tomada está energizada ou o plugue (16) está encaixado corretamente FALTA OU DIMINUIÇÃO DE SUCÇÃO Acessórios (mangueira e tubos) podem estar obstruídos.

Leia mais

Pisos de Madeira. Pisos de Cerâmica. Equipamentos. Equipamentos. Segurança. Vassoura Esfregão (se necessário) Pá de lixo Cesto de lixo

Pisos de Madeira. Pisos de Cerâmica. Equipamentos. Equipamentos. Segurança. Vassoura Esfregão (se necessário) Pá de lixo Cesto de lixo Pisos de Madeira 1. Varra bordas, cantos e atrás das portas. 2. Varra o restante do piso, começando de um lado da sala até o outro. Para pisos amplos, use um esfregão, sacudindo-o quando terminar. 3. Junte

Leia mais

Por favor, separe os seus resídous/lixo!

Por favor, separe os seus resídous/lixo! Por favor, separe os seus resídous/lixo! Preste atenção às seguintes regras de separação dos resíduos de Salzburgo e apoe-nos na redução e reciclagem de resíduos/lixo! A sua contribuição para a protecção

Leia mais

Manual de Instruções Bebê Conforto - Piccolina

Manual de Instruções Bebê Conforto - Piccolina Manual de Instruções Bebê Conforto - Piccolina (Ref. 8140) Página 1 de 7 Página 2 de 7 Página 3 de 7 Página 4 de 7 Para o uso da cadeira em automóveis ATENÇÃO: Como os fabricantes, modelos e ano de produção

Leia mais

www.detran.pr.gov.br

www.detran.pr.gov.br www.detran.pr.gov.br INFELIZMENTE, A MAIOR PARTE DOS ACIDENTES COM MORTES NO TRÂNSITO BRASILEIRO ENVOLVEM MOTOCICLISTAS. POR ISSO, O DETRAN PREPAROU ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊ RODAR SEGURO POR

Leia mais

Limpeza e manutenção. Conheça a Minicadeira para Carro. Informações complementares

Limpeza e manutenção. Conheça a Minicadeira para Carro. Informações complementares Conheça a Minicadeira para Carro Tira de cinto de segurança para os ombros Tira de ajuste Guarde este manual de instruções para eventuais consultas. 2 Alça para carregar Botão de ajuste na alça Em todos

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL E A REDE ELÉTRICA

CONSTRUÇÃO CIVIL E A REDE ELÉTRICA CONSTRUÇÃO CIVIL E A REDE ELÉTRICA O QUE É A COCEL? A COCEL leva energia elétrica a toda Campo Largo. É esta energia que permite que as fábricas, o comércio e todo o setor produtivo funcionem. É graças

Leia mais

ACOMPANHE O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

ACOMPANHE O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ACOMPANHE O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA 1 Mês: Sucção vigorosa Levanta a cabeça e rasteja as pernas, se deitado de frente Sustenta a cabeça momentaneamente Preensão de objetos que vão à mão Aquieta-se com

Leia mais

Criança como passageiro de automóveis. Tema seleccionado.

Criança como passageiro de automóveis. Tema seleccionado. www.prp.pt A Educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica e é uma estrutura de apoio de uma educação que se vai desenvolvendo ao longo da vida. Assim, é fundamental que a Educação Rodoviária

Leia mais

Enxoval do bebê. www.momsandco.com.br 1

Enxoval do bebê. www.momsandco.com.br 1 ALIMENTAÇÃO 8 Colheres Compre modelos diferentes, existem modelos que mostram se o alimento está quente. 1 Kit talheres - passeio Modelo com caixa ou tampa para levar nos passeios 2 Copos Termicos 2 Copos

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MODELO ABC DESIGN 3 TEC

MANUAL DE INSTRUÇÕES MODELO ABC DESIGN 3 TEC MANUAL DE INSTRUÇÕES MODELO ABC DESIGN 3 TEC Utilização 3 em 1 (sistema travel system) bebê conforto adaptável ao carrinho Altura regulável das alças para empurrar o carrinho 3 posições de regulagem de

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES e informações importantes para manutenção e limpeza dos nossos produtos. Sob condições expressas no Certificado de Garantia.

MANUAL DE INSTRUÇÕES e informações importantes para manutenção e limpeza dos nossos produtos. Sob condições expressas no Certificado de Garantia. MANUAL DE INSTRUÇÕES e informações importantes para manutenção e limpeza dos nossos produtos Cadeira Para Auto TOURING SE Ref.: IXAU3030 Para crianças de 0 à 3 kg (Grupo 0+) Obrigado mamãe e papai. Sob

Leia mais

Espaço Saúde SINAIS. Saiba como evitar os acidentes no primeiro ano de vida do seu bebé. O verão já lá vai, mas a vigilância continua! FRIEIRAS PÁG.

Espaço Saúde SINAIS. Saiba como evitar os acidentes no primeiro ano de vida do seu bebé. O verão já lá vai, mas a vigilância continua! FRIEIRAS PÁG. Espaço Saúde N º 7 O U T U B R O A D E Z E M B R O DE 2 0 1 3 SINAIS O verão já lá vai, mas a vigilância continua! P Á G. Saiba como evitar os acidentes no primeiro ano de vida do seu bebé 2 PÁG. 6 FRIEIRAS

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5 Recomendar procedimentos de segurança na rotina diária das instituições de educação infantil - públicas e privadas.. A Secretária Municipal da Educação do Município de Curitiba,

Leia mais

PREVENÇÃO ATIVA SOBRASA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SALVAMENTO AQUÁTICO

PREVENÇÃO ATIVA SOBRASA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SALVAMENTO AQUÁTICO Prevenção PREVENÇÃO AQUÁTICA São as ações baseadas em advertências e avisos a banhistas no sentido de evitar ou ter cuidado com os perigos relacionados ao lazer, trabalho, ou esportes praticados na água.

Leia mais

Feliz Natal... em segurança!

Feliz Natal... em segurança! Feliz Natal... em segurança! A Direção-Geral do Consumidor, à semelhança dos anos anteriores, relembra aos consumidores um conjunto de cuidados que devem ser observados na preparação e nos festejos desta

Leia mais

MASTOLOGIA ORIENTAÇÕES FISIOTERÁPICAS: Coordenação DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COMITÊ DE PADRONIZAÇÕES

MASTOLOGIA ORIENTAÇÕES FISIOTERÁPICAS: Coordenação DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COMITÊ DE PADRONIZAÇÕES O R I E N T A Ç Õ E S AOS PACIENTES MINISTÉRIO DA SAÚDE INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER Coordenação DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COMITÊ DE PADRONIZAÇÕES Essas orientações são essencialmente para pacientes

Leia mais