REGISTRO DE ATIVIDADES DO PROCESSO - RAP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGISTRO DE ATIVIDADES DO PROCESSO - RAP"

Transcrição

1 .4.a a.1 Receber NOME: CONTROLE DE S NA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL Receber analisar, definir o início do fornecimento, tirar cópia dos documentos necessários para controle e enviar o à SUP/GESU para emitir a Ordem de Compra (O.C.). Gerente / Gestor / / Comercial SUP/GESU a.2 Compatibilizar valor da cotação com valor licitado Receber o após a sua publicação, atualização cotação. Efetuar a análise no Relatório "Resumo da Licitação", verificando a empresa vencedora. DECISÃO: Empresa vencedora foi cotado anteriormente? SE SIM: Atualizar os valores, acessando o sistema MICROSIGA, Módulo Compras, "Atualizações", "Solicitar/Cotar", "Atualiza Cotações", clicar botão OK, clicar botão OK, localizar o número da planilha Orçamento (nº no campo Cotação), selecionar o registro e no menu lateral, clicar na opção "Atualizar", efetua a atualização dos valores, clicar no botão OK; SE NÃO: Atualizar os valores, acessando o sistema MICROSIGA, Módulo Compras, "Atualizações", "Solicitar/Cotar", "Atualiza Cotações", clicar botão OK, clicar botão OK, localizar o número da planilha Orçamento (nº no campo Cotação), selecionar o registro e no menu lateral, clicar na opção "Novo Participante", incluir o código do fornecedore e os valores, clicar no botão OK (M.O) SUP/GESU a.3 Analisar cotação Analisar cotação acessando o sistema MICROSIGA, Módulo Compras, "Atualizações", "Solicitar/Cotar", "Analisa Cotações", clica no botão OK, localizar o número da planilha Orçamento (nº no campo Cotação), selecionar o registro e no menu lateral, clicar na opção "Analisar", efetuar a análise dos itens que foram licitados, conforme Relatório "Resumo da Licitação" ou Contrato, marcando os que comporão a Ordem de Compra (OC). O sistema gera o pedido com o número da OC. (M.O) SUP/GESU a.4 Emitir Ordem de Compra (O.C.) Emitir a OC acessar o sistema MICROSIGA Módulo Compras, "Atualizações", "Pedido", "Pedido de Compra", clicar botão OK, localizar o número do pedido, selecionar e no menu lateral clicar na opção "alterar", no menu superior, clicar na oção "preencher dados" (ícone RAIO), digitar os dados necessários (coletar dados no ) para preenchimento da OC, clicar botão OK. Imprimir a OC na opção "Relatórios", "Ordem de Compras/A4", digitar o número da OC e da Diretoria, clicar no botão OK, e imprimir em 2 (duas) vias, frente e verso e coletar assinatura do Gerente de Suprimento e do Diretor da Área. (M.O) DIRETORIA (PRES/DAF/DC O/ DEMAM) a.5 Assinar Ordem de Compra Assinar a Ordem de Compra e encaminhar para SUP/GESU colher assinatura da contratada (fornecedor). Diretor da Área

2 .4.a NOME: CONTROLE DE S NA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL SUP/GESU a.6 Receber O.C. Receber ordem de compra assinada pela Diretoria e colher assinatura da contratada (fornecedor), entregar a primeira via a contratada e anexar a segunda via ao. DECISÃO: Recursos Próprios e valor a partir de R$ ,00? SE SIM: Enviar cópia da O.C à GEAC e encaminhar à GED para digitalização; SE NÃO: Recurso Financiado. Enviar cópia da O.C. à DP/GEDES e encaminhar à GED para digitalização. GED a.7 Digitalizar Digitaliza o e encaminhar o para o Gestor do Contrato. GEAC a.8 Encaminhar O.C. para T.C.E Encaminhar cópia da ordem de compra para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) através do ofício de encaminhamento no prazo de 15 dias após sua emissão. DP/GEDES a.9 Encaminhar O.C. para Agente Encaminhar cópia da ordem de compra ao Agente Financiador Gestor Financiador /Engenheiro a.10 Importar Dados e Gerar Coletar assinatura do fornecedor na Ordem de Compra (O.C.) ou Ordem Externa de Serviços Gerente / Gestor / Contrato (OES). Acessar o sistema MICROSIGA, para Importar dados, no Módulo "Gestão de Contrato", / "Atualizações", "Cadastro", "Contratos", "Importa O.C./O.S.", clicar no botão OK, o sistema abrirá a Comercial tela de parâmetro informar: - Data de emissão inicial e final da OC/OS ou OES; - Cód Fornecedor inical e final e; Clicar no botão OK; o sistema listará o pedido do fornecedor, marcar o pedido e clicar no botão "Gera contrato", clicar botão "SIM", preencher os dados do contrato: - Nº do contrato; - Vigência; - Data início; - Tipo Contrato; - Tipo planilha; - Índice; - Objeto Contrato; Clicar no botão "Gerar Contrato", clicar no botão "SIM". Será gerado um ID para os novos contratos que ficará com situação "Elaboração". (M.O - Gestão de Contrato) OBSERVAÇÃO: Anotar o nº do ID (composto de15 caracteres). IMPORTANTE: Se o contrato tiver mais de 1 fornecedor, repetir a operação até importar todas as O.C.

3 .4.a a.11 Incluir Documentação Fiscal NOME: CONTROLE DE S NA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL Efetuar a inclusão das documentações fiscais exigidas em cláusula contratural para pagamento a Gerente / Gestor / fornecedores. Analisar se o contrato é novo ou já está cadastrado (Vigente). DECISÃO: Contrato com situação "elaboração"? / SE SIM: Acessar o Módulo "Gestão de Contrato", "Atualizações", "Cadastros", "Contratos", localiza Comercial o ID gerado, clica em "Atualizar", clicar na aba superior "Documentos" e marcar os documentos exigidos para o contrato; SE NÃO: Situação "vigente". O cadastro da documentação será feita na inclusão na medição; o sistema emitirá alerta que tem documentos a serem incluídos no cadastro do contrato, clicar no botão OK, e marcar os documentos. No caso de não exigir documentação, selecionar a opção "não", neste caso não será necessário liberar título para pagamento, após a classificação pela GECON vai direto para contas a pagar. OBSERVAÇÃO: Rotina executada somente uma vez e tem validade até o encerramento do contrato a.12 Conferir Dados Importados a.13 Gerar Cronograma Conferir os dados importados: data de início, vigência do contrato, valor, condições de pagamento, relação de documentação exigida em cláusula contratual e prazo de entrega. DECISÃO: Informações corretas? SE SIM: Gerar Cronograma. SE NÃO: Corrigir dados. Gerente / Gestor / / Comercial Acessar o sistema MICROSIGA, no módulo "Gestão de Contrato", "Cadastros", "Cronograma", Gerente / Gestor / clicar no botão OK, no menu lateral clicar na opção "Incluir", clicar no botão "Avançar", seleciona o registro do "ID", clicar no botão "Avançar", informar o nº de parcelas (conforme Nota Orçamentária - / NO), clicar no botão "Finalizar", clicar OK. Comercial a.14 Alterar Dados do contrato no MICROSIGA Acessar o sistema MICROSIGA, no Módulo "Gestão de Contratos", "Atualizações", "Cadastros", "Contrato", buscar o ID do contrato, selecionar o registro e no menu lateral clicar na opção "Atualizar", efetuar a correção dos dados necessários e clicar no botão OK. Gerente / Gestor / / Comercial a.15 Ativar Contrato Acessar o sistema MICROSIGA, no módulo "Gestão de Contratos", "Atualizações", "Cadastros", Gerente / Gestor / "Contrato", no menu lateral clicar na opção "Situação", alterar a situação do contrato selecionando a opção "VIGENTE". (M.O - Gestão de Contrato) / Comercial ATENÇÃO: Após alterado a situação para "vigente" o sistema não possibilita fazer nenhuma atualização. Antes de alterar a situação do contrato conferir atentamento todos os dados.

4 .4.a a.16 Emitir Solicitação de Fornecimento a.17 de Revisão de contratos a.18 Analisar estoque NOME: CONTROLE DE S NA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL Verificar se o valor da aquisição ulrapassa o valor da dotação mensal. DECISÃO: Medição de entrega acima da dotação mensal? SE SIM: Fazer a revisão do valor do contrato no MICROSIGA, Módulo "Gestão de Contrato", "Atualizações", Movimentos", "Revisões", clicar no botão "OK", buscar o registro do contrato pelo número do ID, selecionar a linha do registro e clicar no Menu lateral a opção "Revisar", clicar no botão "Avançar", selecionar o ID, clicar no botão "Avançar", digitar o novo valor e clicar no botão "OK. SE NÃO: Acessar o sistema MICROSIGA, no módulo "Gestão de Contratos", "Realizar Medição". Emitir Solicitação de Fornecimento, controlando: - o prazo vigência do contrato; - o saldo do contrato; - a dotação mensal; - e indicando as quantidades a serem adquiridas, considerando a dotação mensal. Anotar o nº da Solicitação de Fornecimento e clicar no botão OK. Anotar o nº do Pedido de Compras e clicar no botão OK. (M.O.) de Revisão de contratos, conforme IT/GEJUL Aditivo de Prazo de Contrato ou IT/GEJUL Aditivo de Preço de Contrato ou IT/GEJUL Aditivo de Prazo e Preço de Contrato, verificando o tipo de aditivo adequado para a revisão do contrato Emitir o relatório "Estoque e saldo de pedido - GMM" e efetuar a análise do estoque e do consumo médio mensal para concluir o pedido de solicitação do material. DECISÃO 1: Quantidade acima da média? SE SIM: Elaborar justificativa para a quantidade excedente e coletar a autorização do Diretor da Área na justificativa e encaminhar juntamente com o relatório analisado e a solicitação do fornecimento à SUP/GESU; SE NÃO: Encaminhar a solicitação do fornecimento à SUP/GESU juntamente com o relatório analisado. DECISÂO 2: Dotação orçamentária mensal é suficiente para atender o pedido? SE SIM: Encaminhar a solicitação do fornecimento à SUP/GESU. SE NÃO: Elaborar justificativa para a quantidade excedente e coletar a autorização do Diretor da Área, após encaminhar para a Diretoria Administrativa Financeira (DAF) para aprovação. Após a aprovação encaminhar juntamente com o relatório analisado e a solicitação do fornecimento à SUP/GESU. (M.O.) Gerente / Gestor / / Comercial Gerente / Gestor / / Comercial

5 SUP/GESU.4.a a.19 Receber Solicitação de Fornecimento SUP/GESU a.20 Enviar Solicitação de Fornecimento ao Fornecedor SUP/GESU a.21 Enviar Solicitação de Fornecimento ao Almoxarifado NOME: CONTROLE DE S NA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL Receber Solicitação de Fornecimento enviada pela Área Interessada (Gestor do Contrato), reanalisar o estoque e, se necessário, efetuar o remanejamento de material. DECISÃO: Pedido acima da média? SE SIM: Tem justificativa autorizada pela(s) Diretoria(s)? SE SIM: Colher assinatura do técnico responsável pelo sistema e do Gestor do SUP/GESU; SE NÃO: Devolver para a Área de Interesse (Gestor do Contrato) anexar a justificativa; SE NÃO: Colher assinatura do técnico responsável pelo sistema e do Gestor do SUP/GESU. A cada pedido de Material, imprimir, assinar e enviar via ou fax a solicitação de fornecimento ao fornecedor. No ou fax deve constar: - número do processo; - número da N.O. (Nota Orçamentária); - número da O.C. (Ordem de Compra); - código dos materiais; - descrição dos materiais e; - a quantidade solicitada. A cada pedido de Material, enviar a solicitação de fornecimento original ao setor de Almoxarifado para iniciar o processo de recebimento de material. Gestor / a.22 de Recebimento de Recebimento de material na REGIONAL, conforme IT - GESU/SUP a ou de material IT - GESU/SUP b - Recebimento de material na SUP/GESU a.23 Scanear Título (documento Escanear a Nota Fiscal, renomear e anexar ao registro da Pré-Nota, quando na inclusão no sistema para pagamento/nota Fiscal) MICROSIGA. A GECON deverá efetuar a Análise Fiscal da Nota em até 24 hs. (M.O.) / Comercial a.24 Efetuar Medição Acessar o sistema MICROSIGA, no módulo "Gestão de Contrato", "Movimento", "Medição/Entrega", Gerente/ clicar no botão OK, no menu lateral clicar na opção "incluir", digitar os dados da medição, anotar o nº Gestor / da medição, clicar no botão OK. Selecionar a linha do registro e no menu lateral clicar na opção / "encerrar" clicar botão OK, anotar o nº do pedido (Ex.: A14105), e clicar no botão OK. Comercial LEMBRETE: Título em débito automático deve ser feita a medição e lançar pré-nota.

6 .4.a a.25 Lançar Pré-nota NOME: CONTROLE DE S NA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL Acessar o sistema MICROSIGA, no módulo "Gestão de Contrato", "Recebimento", "Pré-nota Gerente/ Entrada", clicar no botão OK, no menu lateral clicar na opção "incluir", digitar os dados da nota fiscal, Gestor / selecionar "Filtro", no menu superior clicar no botão "Pedido", dar duplo clique na linha do registro da / medição a ser importada, clicar no botão OK. Comercial Com o registro selecionado, no menu lateral clicar na opção "conhecimento", no menu superior clicar na opção "Wizard", clicar no botão "selecionar", localizar o arquivo scaneado e anexar avançado e finalizando a importação dos dados do Título(Documento pagamento/nota Fiscal), clicar botão OK. LEMBRETE: Título em débito automático deve ser feita a medição e lançar pré-nota. OBSERVAÇÃO: - NÚMERO DA NOTA FISCAL: Digitar somente o número inteiro, desconsiderar os "zeros" e "ano" à esquerda do nº da NF como também "caracteres especiais (\ - _ /)". Exemplo 1: 2012/22 - informar somente 42; Exemplo 2: informar somente 20. Essa padronização facilita a busca do registro dando maior agilidade do processo a.26 Liberar Título (documento para Liberar Título (documento para pagamento/nota Fiscal). Verificar se é Aquisição de Material ou pagamento/nota Fiscal) para Contratação de Serviços. pagamento DECISÃO: É Aquisição de Material ou Serviço sem Medição? SE SIM: Acessar o sistema MICROSIGA, no módulo "Gestão de Contrato", "Atualizações", "Cadastros", "Contrato", clicar no botão OK, buscar o registro a ser liberado, digitando o nº do ID do contrato - o sistema irá trazer todos os Títulos para pagamento a serem liberados para o referido ID - selecionar a linha do registro, clicar no menu lateral a opção "Libera Pgto Financ.", dar duplo clique na linha do registro e clicar botão OK; Elaborar memorando e encaminhar à Assessoria da Área para lançamento na Nota Orçamentária e para pagamento na GEFI; SE NÃO: É serviço com Medição. Após o lançamento da medição e da pré-nota, encaminhar o(s) título(s) para a Diretoria da Área, atestar a Nota Fiscal e autorizar o pagamento do serviço. Após a autorização do Diretor, a Assessoria efetuará o lançamento na Nota Orçamentária, comunicará a autrorização por meio do CIC ou ao Gestor do Contrato, para efetuar a liberação do Título no sistema MICROSIGA. Despachar no verso do memorando a autorização do pagamento e encaminhar à GEFI para pagamento, após efetuado a lberação/desbloqueio do título no MICROSIGA. / Comercial

7 .4.a NOME: CONTROLE DE S NA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL Acessar o Sistema MICROSIGA, no módulo "Gestão de Contrato", "Atualizações", "Cadastros", "Contrato", clicar no botão OK, buscar o registro a ser liberado, digitando o nº do ID do contrato - o sistema irá trazer todos os Título para pagamento a serem liberados para o referido ID - selecionar a linha do registro, clicar no menu lateral a opção "Libera Pgto Financ.", dar duplo clique na linha do registro e clicar botão OK. ATENÇÃO: 1.- Notas Fiscais da cidades onde recolhem o ISS nas Prefeituras, com exceção das cidades: Campo Grande, Dourados, Corumbá e Naviraí. - Título encaminhado para pagamento antes do dia 20, deverá ser anexada a Guia do mês anterior (devido a data do recolhimento que normalmente é no dia 20); - Para Título (documento pagamento/nota Fiscal) final anexar a Guia do ISS referente a nota da medição final. OBSERVAÇÃO: Ler o contrato, atenção na cláusula que elenca a documentação fiscal necessária. A responsabilidade é do Gestor do Contrato (Área de Interesse). 1.- Analisar cada contrato, para levantar as documentações exigidas em cláusula contratual, que o fornecedor deverá apresentar juntamente com o Título (Documento para pagamento/nota Fiscal); 2.- Deverá executar o cheklist das documentações exigidas para pagamento do título, será solicitada a checagem para cada título liberado; 3.- O Gestor do Contrato, encaminhará o(s) título(s) para o Assessor da Área efetuar o lançamento na Dotação Orçamentária e posterior encaminhamento para à GEFI efetuar o pagamento, que será SOMENTE após liberado/desbloquado o título no sistema MICROSIGA a.27 Iniciar encerramento do contrato No prazo MÁXIMO de 60 (sessenta) dias após o término do contrato, colher assinaturas da comissão e do contratado. Emitir no sistema MICROSIGA: - a ficha financeira acessando o Módulo "Gestão Contrato", "Contrato", "Relatório", "Sanesul", "ficha financeira" e; - o " Demonstrativo Físico do Contrato" no Módulo "Gestão Contrato", "Contrato", "Relatório", "Sanesul", "Demonstrativo de saldo físico", "Parâmetros", indicar o número do ID do contrato, clicar botão OK. Iniciar o encerramento do contrato, efetuando a alteração da situação no Módulo "Gestão de Contratos", "Atualizações", "Cadastro", "Contrato", selecionar o registro do contrato, no menu lateral clicar na opção "situação" e efetuar a inicialização do encerramento do contrato, passando a situação para "SOLICITA. FINALIZ" / Comercial

8 .4.a a.28 Emitir Termo de Encerramento ou Termo de Descréscimo NOME: CONTROLE DE S NA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL Emitir o Termo de Encerramento ou Termo de Decréscimo, para os contratos com situação "solicita. finaliz", acessando o Módulo "Gestão Contrato", "Atualizações", "Cadastros", "Contrato", localizar o ID do contrato (Ex.: ), seleciona a linha e no menu lateral clicar na opção Termos Encerram. selecionar o Termo que sera emitido e digitar os dados para emissão e imprimir 3 (três) vias. Providenciar a coleta das assinaturas da SANESUL e do fornecedor. DECISÃO: É Termo de Encerramento? SE SIM: Coletar assinatura do Gestor da Área de Suprimento, Gerente da Área solicitante, Gestor ou Técnico da área solicitante e do Fornecedor; SE NÃO: É Termo de Decréscimo, ajuntar no e encaminhar à GEAC para auditar. Após encaminhar devolver ao Gestor do Contrato para coletar assinatura do fornecedor. Após encaminhar o as Diretorias para coletar assinatura do Diretor da Presidente, do Diretor da Área. Assinaturas coletas encaminhar à GEJUL para publicação no DOU. / Comercial a.29 Checar diferença de Ficha Financeira x Demonstrativo Físico do Contrato Verificar se existe algum Pedido de Compra (PC) em aberto. DECISÃO: Existe PC em aberto? SE SIM: Solicitar autorização dos Diretores Presidente e da Área. O Gestor do contrato faz a solicitação por meio do e encaminha a Assessoria da Área, que dará parecer e encaminhará a GEJUL para parecer jurídico, que deverá encaminhar à PRES para determinar e após enviará a decisão para o Gestor do Contato. Após a autorização dos Diretores Presidente e da Área, efetuar a liberação para a finalização do contrato, acessando o Módulo "Gestão Contrato", "Atualizações", "Cadastros", "Contrato", localizar o ID do contrato (Ex.: ), seleciona a linha e no menu lateral clicar na opção libera finaliz.. SE NÃO: Acessar o Módulo "Gestão Contrato", "Atualizações", "Cadastros", "Contrato", localizar o ID do contrato (Ex.: ), seleciona a linha e no menu lateral clicar na opção libera finaliz. Verificar se existe diferença entre os relatórios, efetuar a análise e providenciar a correção conforme o que foi detectado na análise. Encaminhar a solicitação de correção para a área responsável. Após feita a correção emitir o Termo de Encerramento ou Termo de Decréscimo. / Comercial GEAC a.30 Auditar Verificar o Termo de Encerramento com Decréscimo. DECISÃO: Há irregularidades? SE SIM: Enviar ao Gestor do Contrato indicando as correções a serem realizadas. SE NÃO: Despachar para Gestor do Contrato providenciar assinatura do fornecedor e SANESUL. Gerente/ Gestor/

9 .4.a NOME: CONTROLE DE S NA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL a.31 Efetuar correções Efetuar correções no Termo de Encerramento com Descréscimo conforme indicação da GEAC. / Comercial a.32 Colher assinaturas Colher assinaturas do Gerente da Regional e do fornecedor no Termo, após auditado pela GEAC. Providenciar a coleta das assinaturas dos Diretores Presidente e da Área. Termo assinado, providenciar a publicação do(s) Termo(s), iniciar o encerramento do contrato no MICROSIGA. / Comercial ASSESSORIA DA ÁREA a.33 Liberar Saldo Nota Orçamentária Coletado as assinaturas no Termo, efetuar análise e liberar saldo da Nota Orçamentária (encerrar a N.O.), e encaminhar o para publicação do Termo de Decréscimo. Gestor Orçamento / ASSESSORIA DA ÁREA a.34 Publicar Termo Após coletado as assinaturas do(s) Termo(s), providenciar a publicação: DECISÃO: É contratação Direta? Gerente/ Gestor / SE SIM: O Gestor do Contrato, publica o Termo no Mural da Empresa; / SE NÃO: Assessoria encaminhará o para a GEJUL providenciar a Comercial publicação do Termo de Decréscimo no Oficial da União - DOU. GEJUL a.35 Publicar Termo de Decréscimo a.36 Atualizar datas do Termo de Encerramento ou Decréscimo no MICROSIGA a.37 Liberar Caução a.38 Alterar situação do Contrato Após a publicação a GEJUL deverá devolver o para o Gestor do Contrato finalizar o contrato no Sistema MICROSIGA. Receber o da Assessoria da Área Gestora do Contrato e providenciar a publicação do Termo e posterior devolução do Adminstrativo para o Gestor do Contrato finalizar o encerramento do contrato no sistema MICROSIGA. Acessar o Sistema MICROSIGA, no módulo Gestão de Contratos, opção "Atualizações", "Cadastro", "Contratos", localizar o registro do contrato (ID), selecionar o mesmo e no menu lateral clicar na opção "Termo de Encerramento" ou "Termo de Decréscimo". O Sistema apresentará 2 (dois) registro para o Termo, atualizar os dois registros. Registro com legenda AZUL, incluir a data de assinatura do Termo (é a mesma data de emissão do Termo); Registro com leganda AMARELA, incluir a data de publicação do Termo no Oficial. Advogado / Comercial de Gestão Caução, conforme IT-GEJUL b - Gestão Caução Contratual e IT-GEJUL Gestão Caução Aditivo Contratual. Acessar o Sistema MICROSIGA, no módulo Gestão de Contratos, opção "Atualizações", "Cadastro", "Contratos", localizar o registro do contrato (ID), selecionar o mesmo e no menu lateral clicar na opção "libera finaliz." / Comercial

10 .4.a a.39 Arquivar NOME: CONTROLE DE S NA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL Liberado a caução, anexar ao, a ficha financeira com o(s) Termo(s) lançados e verificar se o saldo zerou. Se zerou, juntar todos os processos (desmembrados) em um só, seguindo a ordem cronológica e escrever na capa de cada processo do contrato a data do caixa a ser arquivado na GECON. Ajuntado todos os documentos ao, anotar na folha de despacho, a data do arquivamento no caixa (Arquivado no caixa do dia / / ). A data do arquivo é a data do último pagamento do contrato (Data pagamento do último título). Encaminhar o à GED para digitalização e após a GED encaminha o à GECON para aquivar. No encaminhamento do sistema SICOP no campo "observação" anotar: Arquivado no caixa do dia / / Se houver processo secundário, anotar o número do processo lançado nos Termos e onde estão os Termos fisicamente. / Comercial TOTAL DATA: 20/03/2009 Entrevistado: Ana Maria Ramos /Euller Domingues /Airto Dalla Costa Preenchido por: Reginaldo Vilanova / Cristina Nogueira

REGISTRO DE ATIVIDADES DO PROCESSO - RAP

REGISTRO DE ATIVIDADES DO PROCESSO - RAP GESTOR CONTRATO 6.2.1.e.1 Elaborar Especificação Procedimento de Elaborar Especificação Técnica dos Materiais e Produtos, conforme IT - Técnica 6.2.19. 6.2.1.e.2 Alteração/Inclusão de GESTOR CONTRATO materiais/produtos

Leia mais

EMPRESA DE SANEAMENTO DE MATO GROSSO DO SUL S.A. SUMÁRIO. Acessar o sistema MICROSIGA... 3. Elaborar Solicitação de Compra... 5

EMPRESA DE SANEAMENTO DE MATO GROSSO DO SUL S.A. SUMÁRIO. Acessar o sistema MICROSIGA... 3. Elaborar Solicitação de Compra... 5 Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S.A. SANESUL MANUAL OPERACIONAL COMPRAS Gerência de Suprimentos SUP/GESU SUMÁRIO Acessar o sistema MICROSIGA... 3 Elaborar Solicitação de Compra... 5 Gerar Relatório

Leia mais

REGISTRO DE ATIVIDADES DO PROCESSO - RAP

REGISTRO DE ATIVIDADES DO PROCESSO - RAP UNIDADE 2.6.15.1 Atender cliente Atender o cliente e analisar a solicitação para identificar se é restituição por pagamento indevido (erro de leitura, erro de cadastro, faturamento indevido), pagamento

Leia mais

MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS

MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS Manual de Solicitação de Compras 1 SUMÁRIO Acesso ao SIE:... 2 1. Acesso à tela de Solicitação de Compras... 3 2. Abrir nova Solicitação de Compras...

Leia mais

MANUAL SIPAC 2014 MÓ DULÓ CÓMPRAS

MANUAL SIPAC 2014 MÓ DULÓ CÓMPRAS MANUAL SIPAC 2014 MÓ DULÓ CÓMPRAS 1º FASE DO CCL Página 1 de 15 SUMÁRIO 1. USUÁRIOS DO SIPAC ENVOLVIDOS... 3 2. CONSULTA DE MATERIAL... 4 2.1 NÃO, O MATERIAL NÃO CONSTA NO CATÁLOGO... 4 2.2 SIM, O MATERIAL

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

E&L Compras, Licitações e Contratos. Perguntas Frequentes

E&L Compras, Licitações e Contratos. Perguntas Frequentes E&L Compras, Licitações e Contratos Perguntas Frequentes 1. Como consolidar itens na pesquisa de preço ou licitação? Os itens deveram ter o mesmo código, unidade e descrição. 2. É possível reutilizar os

Leia mais

Sistema Auto Frota. Itaú Seguros de Auto e Residência S.A. Itaú Seguros de Auto e Residência S.A.

Sistema Auto Frota. Itaú Seguros de Auto e Residência S.A. Itaú Seguros de Auto e Residência S.A. Sistema Auto Frota Itaú Seguros de Auto e Residência S.A Como Acessar Acesse o Portal do corretor www.itauseguros.com.br/portal, no caminho: Home> Meus Negócios> Cotações e Propostas> Auto Frota> Cotação

Leia mais

e-fornecedores Nova Versão Cartilha do Fornecedor

e-fornecedores Nova Versão Cartilha do Fornecedor e-fornecedores Nova Versão Cartilha do Fornecedor Destinada aos Fornecedores das empresas: Outubro/2010 Nova Estrutura de Telas O portal e-fornecedores conta com nova interface, que facilita a forma de

Leia mais

MANUAL AUTORIZADOR ON-LINE

MANUAL AUTORIZADOR ON-LINE MANUAL AUTORIZADOR ON-LINE ANS nº 34.600-4 AUTORIZADOR ON-LINE Para ter acesso ao autorizador on-line da Uniodonto Piracicaba siga os passos abaixo: 1 Acesse www.uniodontopiracicaba.com.br e clique em

Leia mais

PÚBLICA SERVICOS LTDA

PÚBLICA SERVICOS LTDA PÚBLICA SERVICOS LTDA BAIXE ESSE GUIA EM: WWW.PUBLICA-RO.COM.BR/MANUAIS 2 Índice Realizando uma Dispensa de Licitação...pag 3 1 Passo...pag 3 2 Passo...pag 5 3 Passo...pag 12 4 Passo...pag 15 Estorno da

Leia mais

SISTEMA DE REQUISIÇÃO ON-LINE

SISTEMA DE REQUISIÇÃO ON-LINE Manual elabora por: Benedito Elias Neto FCL - Araraquara Seção Técnica de Materiais SISTEMA DE REQUISIÇÃO ON-LINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO Implantação do Sistema de Requisição ON-LINE (RMS) REQUISIÇÃO DE MATERIAL

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Histórico de Revisões Rev. Modificações 01 30/04/2007 Primeira Emissão 02 15/06/2009 Alteração de numeração de PO 7.1 para. Alteração do título do documento de: Aquisição para: Aquisição / Qualificação

Leia mais

para outro) 23 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04

para outro) 23 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04 1 2 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04 2- Notas de Compra (Incluindo Quantidades no Almoxarifado) 07 2.1 - Notas complementares 12 2.2 - Desmembramento de bens 13 3- Requisições

Leia mais

Portal dos Convênios SICONV. Passo a Passo do Convenente

Portal dos Convênios SICONV. Passo a Passo do Convenente Portal dos Convênios SICONV Passo a Passo do Convenente Execução Processo de Compra, Contrato, Documento de Liquidação, Pagamento, Ingresso de Recurso e Relatórios de Execução Comunidade de Atendimento

Leia mais

MANUAL DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Venda, Troca, Transferência e Uso e consumo.

MANUAL DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Venda, Troca, Transferência e Uso e consumo. MANUAL DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Venda, Troca, Transferência e Uso e consumo. MANUAL DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA. TRANSFERÊNCIAS LOJAS BH e SP Toda transferência entre lojas e escritório deve ser preenchida

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.12 Pagueban...2 Bancos...2 Configurando Contas...5 Aba Conta Banco...5 Fornecedores Referências Bancárias...7 Duplicatas a Pagar...9 Aba Geral...10 Aba PagueBan...11 Rastreamento

Leia mais

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE C o n t r o l e E m p r e s a r i a l MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE s i s t e m a s SUMÁRIO INTRODUÇÃO CONCEITOS... 3 ENTRADA DIRETA DE PRODUTOS... 3 INCLUSÃO DE FORNECEDORES E CLIENTES...

Leia mais

Eventos Anulação e Retificação

Eventos Anulação e Retificação MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Eventos Anulação e Retificação

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

Realizando Vendas no site do Cartão BNDES

Realizando Vendas no site do Cartão BNDES Realizando Vendas no site do Cartão BNDES Fornecedor Atualizado em 16/07/2013 Pág.: 1/23 Introdução Este manual destina-se a orientar os fornecedores que irão registrar as vendas no site do Cartão BNDES,

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão de URH Módulo - Rescisão

Sistema Integrado de Gestão de URH Módulo - Rescisão Sistema Integrado de Gestão de URH Módulo - Rescisão 1. Acesso ao Sistema Para acessar o sistema, o Diretor de Serviços Administrativos deverá acessar o site: /rh e então clicar na lateral esquerda no

Leia mais

ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1 - Bens Móveis - Frota. 2 - Cadastros da Frota. 3 - Abastecimento de Bens. 4 - Cadastro de Bombas

ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1 - Bens Móveis - Frota. 2 - Cadastros da Frota. 3 - Abastecimento de Bens. 4 - Cadastro de Bombas 1 2 ÍNDICE ERP ( Controle de Frotas ) 1 - Bens Móveis - Frota 04 2 - Cadastros da Frota 07 3 - Abastecimento de Bens 11 4 - Cadastro de Bombas 14 5 - Abastecimento de Bombas 15 6 - Abertura de Chamados

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

PASSO A PASSO SISTEMA DE REQUISIÇÃO ON-LINE

PASSO A PASSO SISTEMA DE REQUISIÇÃO ON-LINE PASSO A PASSO SISTEMA DE REQUISIÇÃO ON-LINE ABRIL, 2008 Atualizado em: 06/04/2008 17:24 1 Índice Acessando o sistema... 3 Efetuando login no sistema... 5 Página principal... 6 Criando a requisição... 7

Leia mais

DOCUMENTO OPERACIONAL PROCESSO: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E EVENTOS SETOR RESPONSÁVEL: EVENTOS

DOCUMENTO OPERACIONAL PROCESSO: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E EVENTOS SETOR RESPONSÁVEL: EVENTOS SETOR RESPONSÁVEL: PÁGINA: 1 de 8 1.0 OBJETIVO: Identificar e analisar as solicitações de clientes na modalidade eventos, selecionar fornecedores que possam atender aos requisitos solicitados, efetuar

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

SCPI 8.0. Guia Rápido. Parametrizando o Módulo CONTAS. Introdução. Informações da Entidade. Nesta Edição

SCPI 8.0. Guia Rápido. Parametrizando o Módulo CONTAS. Introdução. Informações da Entidade. Nesta Edição SCPI 8.0 Guia Rápido Parametrizando o Módulo CONTAS Introdução Nesta Edição 1 Informações da Entidade 2 Cadastro das Entidades 3 Cargos e Nomes 4 Parâmetros Gerais Antes de iniciar os trabalhos diários

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Sugestão de utilização do novo módulo

Sugestão de utilização do novo módulo CRM Introdução O principal objetivo do novo módulo de atendimento é permitir um controle unificado de todos os atendimentos prestados pela agência permitindo aos gerentes e até mesmo o próprio atendente,

Leia mais

Boletim Informativo Técnico BIT 004 08/2014

Boletim Informativo Técnico BIT 004 08/2014 PROCESSO DE CONTAGEM DE INVENTÁRIO FÍSICO Para um resultado satisfatório na execução da contagem do inventário físico é importante que os preparativos tenham início 30 dias antes da data programada para

Leia mais

Sistema de Devolução Web

Sistema de Devolução Web Manual Sistema de Devolução Web Usuário Cliente ÍNDICE Sumário 1. Prazos...3 2. Solicitação de Devolução... 4 3. Autorização de Devolução... 4 4. Coleta de Mercadoria... 4 5. Acompanhamento da Devolução...

Leia mais

Portal dos Convênios - SICONV. Prestação de Contas - Convenente. Manual do Usuário. Versão 1-12/07/2010

Portal dos Convênios - SICONV. Prestação de Contas - Convenente. Manual do Usuário. Versão 1-12/07/2010 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - SICONV Prestação de Contas - Convenente

Leia mais

Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque.

Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque. 5. ALTERAÇÃO DO ESTOQUE ATUAL Não é possível alterar o estoque de um produto na tela Cadastro de Produto. Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque. 5.1. Cadastro

Leia mais

Menu Notas Fiscais Entradas. Sugestão de Compras: 1º passo: selecionar os critérios de pesquisa e filtros:

Menu Notas Fiscais Entradas. Sugestão de Compras: 1º passo: selecionar os critérios de pesquisa e filtros: Menu Notas Fiscais Entradas (não é um manual) Sugestão de Compras: 1º passo: selecionar os critérios de pesquisa e filtros: Loja desejada. Fornecedor desejado (com marcas homologadas). Filtro para ignorar

Leia mais

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais...

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais... Sumário UNICO...... 3 Cadastros... 4 Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5 Produtos...... 6 Serviços...... 6 Outros...... 6 Vendas... 7 Notas Fiscais... 7 Estoque...8 Financeiro......

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL. DÚVIDAS MAIS FREQUENTES - DO CLIENTE 1. Qual o procedimento para se cadastrar na Guia Eletrônica? - Rolar a página e procure pelo item Novo Cliente? - Escolher o perfil: Próprio Interessado: Pessoa Física

Leia mais

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Manual de instruções Cadastro Avaliação 2013 Caro Usuário, Este manual contém todas as instruções necessárias para preenchimento dos dados de sua escola e alunos.

Leia mais

GESTORES/FISCAIS INSTITUCIONAIS. Módulo Monitoramento Obras 2.0 - FNDE

GESTORES/FISCAIS INSTITUCIONAIS. Módulo Monitoramento Obras 2.0 - FNDE VERSÃO PRELIMINAR ESTA VERSÃO ESTÁ EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO, PODENDO SOFRE ALTERAÇÃO NAS TELAS E INSTRUÇÕES Atualizado até a inserção de vistorias GESTORES/FISCAIS INSTITUCIONAIS Módulo Monitoramento Obras

Leia mais

Material de Apoio GESCOMP. Sistema de Gestão de Compras,Orçamento, Material e Patrimônio

Material de Apoio GESCOMP. Sistema de Gestão de Compras,Orçamento, Material e Patrimônio Material de Apoio GESCOMP Sistema de Gestão de Compras,Orçamento, Material e Patrimônio UEM Universidade Estadual de Maringá PAD Pró-Reitoria de Administração NPD Núcleo de Processamento de Dados 2 Para

Leia mais

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166 Sistema Nota Já Este manual tem por objetivo apresentar o sistema NotaJá a fim de auxiliar o usuário com todos os processos de cadastro, lançamentos de notas, cancelamentos, inutilizações, notas complementares

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

E&L Controle de Estoque e Materiais. Perguntas Frequentes

E&L Controle de Estoque e Materiais. Perguntas Frequentes E&L Controle de Estoque e Materiais Perguntas Frequentes 1. Qual relatório deve ser tirado para fazer a prestação de contas? Balancete de Materiais por detalhado. Esse relatório está disponível no menu

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV SCB NAKATA

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV SCB NAKATA 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística de recebimento, armazenagem e expedição do fornecedor DANA SCB e DANA NAKATA

Leia mais

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE ❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE a) Checagem de Estoque - Verifique o estoque dos produtos desejados. b) Listar produtos com a quantia de estoque mínimo atingido: ESTOQUE / RELATÓRIO / ALERTA DE COMPRA

Leia mais

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO. REGISTRO DE FÉRIAS RHSFeriasSiape.exe

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO. REGISTRO DE FÉRIAS RHSFeriasSiape.exe SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO REGISTRO DE FÉRIAS RHSFeriasSiape.exe SANTA MARIA FATECIENS 2008 Este manual tem por finalidade apresentar as especificações detalhadas da aplicação de Registro

Leia mais

Elaborado por SIGA-EPT. Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado

Elaborado por SIGA-EPT. Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado Elaborado por SIGA-EPT Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado Versão Dezembro - 2009 Sumário 1 Introdução 5 1.1 Entrando no sistema e repassando as opções................... 5 1.2 Administração......................................

Leia mais

Controle de Almoxarifado

Controle de Almoxarifado Controle de Almoxarifado Introdução O módulo de Controle de Almoxarifado traz as opções para que a empresa efetue os cadastros necessários referentes a ferramentas de almoxarifado, além do controle de

Leia mais

ATUALIZAÇÃO ATÉ 14/02/2007.

ATUALIZAÇÃO ATÉ 14/02/2007. ATUALIZAÇÃO ATÉ 14/02/2007. ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO Passando o mouse sobre a opção (+) Rotina Mensal/Anual, aparecerão três opções: 1 Boletim RP 2 Conciliação Bancária 3 TCE Deliberação 233/2006 1 3

Leia mais

Portal dos Convênios - SICONV. Prestação de Contas - Convenente. Manual do Usuário. Versão 2-26/11/2010

Portal dos Convênios - SICONV. Prestação de Contas - Convenente. Manual do Usuário. Versão 2-26/11/2010 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - SICONV Prestação de Contas - Convenente

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CADASTRO DE PEDIDO DE COMPRA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CADASTRO DE PEDIDO DE COMPRA MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CADASTRO DE PEDIDO DE COMPRA PEDIDO DE COMPRAS Este manual tem como objetivo apresentar os passos necessários para inserir um pedido de compras no ERP-FURB. Com a implantação

Leia mais

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF)

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF) 1 Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão SEM Impressora de cupom fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa...3 2. Configurações dos Parâmetros......3 3. Cadastro de cliente...4

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

SCPI 8.0. Novas funcionalidades. Conciliação Bancária Automática:

SCPI 8.0. Novas funcionalidades. Conciliação Bancária Automática: SCPI 8.0 Novas funcionalidades A partir de agora o SCPI conta com algumas novas funcionalidades que valem a pena serem comentadas, e dar uma breve introdução de seu funcionamento. Entre elas podemos destacar:

Leia mais

Sistema Auto Empresas

Sistema Auto Empresas Sistema Auto Empresas Itaú Seguros de Auto e Residência S.A Janeiro 2011 Como Acessar Acesse o Portal do Corretor (https://mais.itauseguros.com.br). Utilize a opção Cotação online para iniciar o cálculo

Leia mais

Treinamento Módulo Contas a Pagar

Treinamento Módulo Contas a Pagar Contas a Pagar Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2 Gravar Tecla

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 Requisição de Almoxarifado Introdução Requisição é uma solicitação feita

Leia mais

Módulo SAC Atendimento ao Cliente

Módulo SAC Atendimento ao Cliente Módulo SAC Atendimento ao Cliente Objetivo O Módulo SAC ou Serviço de Atendimento ao Cliente é uma ferramenta que gerencia, cria e administra informações num canal de comunicação informatizado entre a

Leia mais

SIGA Sistema de Gestão de Almoxarifado

SIGA Sistema de Gestão de Almoxarifado SIGA Sistema de Gestão de Almoxarifado Como acessar O acesso ao Sistema se faz através da página da SEPLAG Clicando no Link destacado Clicar no Link destacado e será exibida a tela de login do Guardião.

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Portal dos Convênios SICONV. Execução Cotação Eletrônica de Preços. Entidades Privadas sem Fins Lucrativos. Manual do Usuário

Portal dos Convênios SICONV. Execução Cotação Eletrônica de Preços. Entidades Privadas sem Fins Lucrativos. Manual do Usuário MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios SICONV Execução Cotação Eletrônica de Preços

Leia mais

Contas a Pagar - Política de Pagamentos a Fornecedores

Contas a Pagar - Política de Pagamentos a Fornecedores Contas a Pagar - Política de Pagamentos a Fornecedores Setembro / 2013 Bem vindo ao sistema de consultas de pagamentos da TOTVS S/A. Aqui você encontrará informações sobre condições de pagamentos, bem

Leia mais

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:

Leia mais

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER... 1 2 INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO......6 3. CONTAS A RECEBER......6 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...6 3.2. LANÇAMENTO MANUAL DE CONTAS A RECEBER...7 3.3. GERAÇÃO

Leia mais

Passo a Passo do Fluxo de Caixa no SIGLA Digital

Passo a Passo do Fluxo de Caixa no SIGLA Digital Página 1 de 9 Passo a Passo do Fluxo de Caixa no SIGLA Digital Este é um dos principais módulos do Sigla Digital. Ferramenta de controle financeiro das empresas cadastradas no Sigla Digital. Por essa ferramenta

Leia mais

Importação NFe. As Notas Fiscais podem ser importadas por meio do arquivo XML enviado pelo fornecedor ou direto do portal da Nfe.

Importação NFe. As Notas Fiscais podem ser importadas por meio do arquivo XML enviado pelo fornecedor ou direto do portal da Nfe. Importação NFe Essa opção tem o objetivo importar as Notas Fiscais Eletrônicas, tornando o processo de lançamentos das Notas Ficais de entradas mais rápido. As Notas Fiscais podem ser importadas por meio

Leia mais

CONVERJ Analisar Proposta

CONVERJ Analisar Proposta 1 CONVERJ Analisar Proposta Concedente Versão 1.3 Outubro/2014 2 Sumário 1 Como analisar uma Proposta?... 3 1.1 Analise Técnica... 7 1.2 Pronunciamento Coordenador... 10 1.3 Registrar Escolha do Proponente...

Leia mais

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO 1/8 1) DOS OBJETIVOS: 1.1) Disciplinar e normatizar os procedimentos operacionais na administração de recursos humanos; 1.2) Garantir maior segurança na admissão e exoneração de pessoal; 1.3) Manter atualizado

Leia mais

SRP Sistema de Controle de Ata de Registro de Preço. Passo a Passo Gestor de Compras

SRP Sistema de Controle de Ata de Registro de Preço. Passo a Passo Gestor de Compras SRP Sistema de Controle de Ata de Registro de Preço Passo a Passo Gestor de Compras Como acessar Como Acessar O acesso ao Sistema se faz através da página da SEPLAG Clicando no Link destacado Como Acessar

Leia mais

Consórcio Contemplação de Imóveis Para quem quer planejar e realizar seus objetivos.

Consórcio Contemplação de Imóveis Para quem quer planejar e realizar seus objetivos. Consórcio Contemplação de Imóveis Para quem quer planejar e realizar seus objetivos. Bradesco Consórcios ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO DE IMÓVEL Central de Atendimento às Agências (11) 3357-1799 Central de Atendimento

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Instrução Operacional nº 27 SENARC/MDS Brasília, 22 janeiro de 2009. Divulga aos municípios orientações sobre a utilização do Sistema de Atendimento e Solicitação de Formulários (Sasf) 1 APRESENTAÇÃO O

Leia mais

Processo Digital Gerir Combustível Manual do Usuário

Processo Digital Gerir Combustível Manual do Usuário Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado da Casa Civil Subsecretaria de Gestão Superintendência de Gestão do Processo Digital Processo Digital Gerir Combustível Manual do Usuário Histórico

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Padronizar o processo de cobrança de exames, conforme PCMSO ou guia de atendimento para liberação de ASO.

Padronizar o processo de cobrança de exames, conforme PCMSO ou guia de atendimento para liberação de ASO. PO-CL-AT- 1/6 1. OBJETIVO Padronizar o processo de cobrança de exames, conforme PCMSO ou guia de atendimento para liberação de ASO. 2. DEFINIÇÃO E CONCEITO PCMSO: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Leia mais

GNS CNPP/GNS Maio/2013

GNS CNPP/GNS Maio/2013 TRABALHANDO COM O PROTHEUS GNS CNPP/GNS Maio/2013 TRABALHANDO COM O PROTHEUS NO REEMBOLSO DE S 1º MÓDULO CNPP/GNS Maio/2013 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Para facilitar o processo de reembolso, antes de inserir

Leia mais

MANUAL DE REGRAS E NORMAS TÉCNICAS PARA WEB GUIA E DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO

MANUAL DE REGRAS E NORMAS TÉCNICAS PARA WEB GUIA E DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO MANUAL DE REGRAS E NORMAS TÉCNICAS PARA WEB GUIA E DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO Este Manual tem por finalidade orientar os procedimentos de preenchimento da Web Guia do CREDENCIADO no atendimento aos beneficiários

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

Entrada de Produtos. Supermercados

Entrada de Produtos. Supermercados Entrada de Produtos Supermercados 1 Objetivo: Cadastrar a entrada dos produtos no sistema permite o controle do estoque e o controle financeiro. O objetivo do texto é explicar como cadastrar as notas fiscais

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

Manual Operacional do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP Solicitante (ABRIL 2009)

Manual Operacional do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP Solicitante (ABRIL 2009) Manual Operacional do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP Solicitante (ABRIL 2009) Índice 1. Incluir uma Proposta de Concessão de Diárias e Passagens PCDP...3 1.1.Viagem Nacional...6 1.2.

Leia mais

GESTORES/FISCAIS INSTITUCIONAIS. Módulo Monitoramento Obras 2.0 - FNDE

GESTORES/FISCAIS INSTITUCIONAIS. Módulo Monitoramento Obras 2.0 - FNDE GESTORES/FISCAIS INSTITUCIONAIS Módulo Monitoramento Obras 2.0 - FNDE CGIMP 06/09/2013 Como consultar e preencher o Modulo Monitoramento de Obras Simec 2.0 Sumário 2 Definições Apresentando o Sistema Integrado

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3 INTEGRAÇÃO COM O EMPRESÁRIOERP... 3 AGILIDADE NOS PROCESSOS E APOIO AOS CONTROLES INTERNOS... 3 SAC - ATENDIMENTO...

Sumário INTRODUÇÃO... 3 INTEGRAÇÃO COM O EMPRESÁRIOERP... 3 AGILIDADE NOS PROCESSOS E APOIO AOS CONTROLES INTERNOS... 3 SAC - ATENDIMENTO... Sumário INTRODUÇÃO... 3 INTEGRAÇÃO COM O EMPRESÁRIOERP... 3 AGILIDADE NOS PROCESSOS E APOIO AOS CONTROLES INTERNOS... 3 SAC - ATENDIMENTO... 4 CADASTRO DO TIPO DO ATENDIMENTO... 5 CADASTRO DE CATEGORIAS...

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 7

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 7 PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 7 1. OBJETIVO Orientar a condução dos processos de Coordenação e controle de obras, executadas pela Brookfield Incorporações S/A, de forma a garantir

Leia mais

Sistema de Compras TV Globo

Sistema de Compras TV Globo Sistema de Compras TV Globo Guia de Uso R Guia de Uso do Portal do Fornecedor da TV Globo R PÁGINA Índice Índice O que é o Sistema de Compras TV Globo 4 Criar a sua cotação (Cota) Anexar documento 4 Cadastro

Leia mais

TUTORIAL DE COMPRAS ERP JAD

TUTORIAL DE COMPRAS ERP JAD TUTORIAL DE COMPRAS ERP JAD Emissão e Revisão: 23/04/2015 Revisado por: Juliana Caminho para acessar o módulo de compras para criação de cotações, requisições e pedidos segue abaixo. Neste módulo existem

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 LANÇAMENTO DE CONTAS

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CL CLIENTES DIVERSOS

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CL CLIENTES DIVERSOS 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística dos de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS/CONSIDERAÇÕES GERAIS

Leia mais

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Página 1 de 7 Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Este é um dos principais módulos do Sigla Digital. Utilizado para vendas no balcão por ser uma venda rápida, mais simples, onde não é necessário

Leia mais

O setor comercial emite um comunicado de adesão de um novo contrato GDO para o setor.

O setor comercial emite um comunicado de adesão de um novo contrato GDO para o setor. 1/6 1. OBJETIVO Além de tornar uma atividade comum a todos do setor, proporcionar a promoção da saúde ocupacional dos empregados, resguardar a empresa de riscos empresariais perante órgãos fiscalizadores,

Leia mais

CARTILHA. Solicitação de Produtos - Almoxarifado -

CARTILHA. Solicitação de Produtos - Almoxarifado - CARTILHA Solicitação de Produtos - Almoxarifado - Elaborada por: DIRETORIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS - DIRPD UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA JUNHO/2007 SOLICITAÇÃO DE PRODUTOS Este procedimento tem

Leia mais