Melhoria contínua: abordagem e ténicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Melhoria contínua: abordagem e ténicas"

Transcrição

1 Melhoria contínua: abordagem e ténicas Isabelle Karine Cruz Santana (UFPB) iksantana@yahoo.com.br Adriana Zenaide Clericuzi (UFPB) clericluzi@terra.com.br Jacqueline Nunes Cavalcante (UFPB) jacnn@hotmail.com Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar as etapas da Metodologia de Análise e Soluções de Problemas e ferramentas de qualidade aplicadas a uma empresa de corte e dobra de aço para a construção civil. Propõe-se que a implantação de um sistema de controle da qualidade seja feita de forma metódica, a fim de que as pessoas deixem de ser conhecedoras das ferramentas da qualidade e passem a dominar o método. Ressalta-se que é a partir desta percepção que a tenacidade e sensibilidade a mudanças serão desenvolvidas e alcançarão melhores resultados (melhoria contínua), satisfazendo assim a todos, clientes e funcionários. Palavras-chave: Qualidade; TQC; MASP; Melhoria contínua.

2 2 1. INTRODUÇÃO Ao longo das cinco e últimas décadas, as empresas participam da busca desenfreada pelos mercados, transformaram e ampliaram a visão de qualidade, pretendendo com isso adaptar-se às exigências que percebem do mercado. Sendo assim, a sobrevivência das empresas é garantida pela sua competitividade (CAMPOS, 1999, p.6), que decorre da produtividade e esta da qualidade. Para conseguirmos, temos que lançar mão de técnicas de análise e soluções de problemas, que irão permitir a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços. O modelo apresentado por Slack (1999), mostra a abordagem deste trabalho: As abordagens e técnicas de melhoramento Melhoria da produção Prevenção e recuperação de falhas Gerenciamento da qualidade total Figura 1 Modelo de melhoria da produção e processos. Slack, p.443, A relevância deste tema consiste no fato de que, muitas empresas têm adotado a análise e soluções de problemas no gerenciamento da rotina e melhoria contínua de seus processos. Para isso, elas devem reformular seu sistema gerencial para que possa coordenar o uso de técnicas e ferramentas disponíveis e garantir as condições necessárias ao planejamento, controle e melhoria de cada processo. Segundo Silva e Peso (2001, p.166): as empresas que não se atualizarem e não modernizarem seus métodos tradicionais, ou insistirem em manter aqueles que foram utilizados com sucesso até alguns poucos anos atrás, estarão se colocando numa zona de risco para sua sobrevivência. É necessário, hoje mais do que nunca, que as empresas questionem, testem, verifiquem, modernizem, atualizem seus produtos e o ciclo produtivo, os serviços oferecidos ou não, o ciclo de gerenciamento interno e associem-nos, sempre, aos níveis de qualidade atingidos, pela própria empresa, bem como pelas suas concorrentes.

3 3 O processo de implantação do controle da qualidade, com a utilização da metodologia de análise e soluções de problemas corresponde a um processo de crescimento das pessoas e da empresa decorrente de educação, treinamento e prática. Primeiro desenvolvem a consciência do problema, onde o objetivo é fazer com que as pessoas sejam exímias solucionadoras de problemas. No estágio seguinte, as pessoas passam a perceber problemas dentro de sua função, para depois adquirir a habilidade de planejar, enxergando os problemas interfuncionais e colaborando para resolvê-los. 2. TQC (Controle Total de Qualidade) De acordo com Silva e Peso (2001, p.166): o TQC tem sido adotado em muitas empresas como forma de garantir a sobrevivência da organização em longo prazo. [...] Quando se diz qualidade, logo se pensa em índices de defeitos, índices de refugo, prazo de entrega; porém, todos estes aspectos estão ligados à qualidade dos produtos e não a qualidade total. Nas últimas décadas o conceito de qualidade vem mudando de foco. Antes estava no produto final agora se aplica ao planejamento das rotinas e ao controle e melhorias de cada processo, para que se tenha a padronização dos produtos, processos e serviços. Segundo Campos (1999, p.100): a garantia da qualidade dentro do TQC é uma conquista; é um estágio avançado de uma empresa que praticou de maneira correta o controle da qualidade em cada projeto e em cada processo (Rotina) e conseguiu manter um sistema confiável de produção de produtos e serviços que satisfazem totalmente as necessidades de seus consumidores. É através do trabalho participativo de todos na empresa, que o TQC busca alcançar continuamente melhores resultados (melhoria contínua) para satisfazer cada vez mais todos seus clientes ou funcionários. Para conseguimos esta resultados contamos com técnicas e ferramentas que irão permitir a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços. Para Silva e Peso (2001, p.181): o TQC toma todas as decisões baseado na análise de fatos e dados. Para melhorar o aproveitamento, algumas técnicas e ferramentas são utilizadas, com o objetivo principal de identificar os maiores problemas existentes, elaborar uma minuciosa análise e buscar a melhor solução. Caso sejam bem utilizadas na análise de falhas ou registros de anomalias, estas ferramentas irão permitir tranqüilamente um aumento da qualidade e da produtividade, com conseqüente redução de custos e atendimento às necessidades dos clientes. 3. MASP (Metodologia de análise e soluções de problemas)

4 4 O MASP como método de controle por excelência é o PDCA (Plan, do, check, action) rodado. Figura 2 MASP. Campos, p.34, Com aplicação do MASP objetiva-se: 1. Manutenção da qualidade: Para eliminar causas crônicas ou comuns, visando manter o processo dentro dos padrões de qualidade estabelecidos: Q qualidade intrínseca C custos E entrega M moral S segurança 2. Melhoramento da qualidade: para inovar os processos e produtos de modo a elevar a competitividade das organizações, garantindo sua sobrevivência. Neste processo, atualiza-se o MASP buscando gerar novos padrões de processo e produtos. 4. Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) É o método utilizado para prática do controle. Uma ferramenta importante no gerenciamento da rotina.

5 5 Figura 3 Ciclo PDCA. Fonte: Campos, 1999, p.30. O ciclo PDCA (plan, do, check, action), composto de quatro fases básicas de controle: Planejamento: consiste em estabelecer metas sobre os itens de controle, ou seja, estabelecer o método para que sejam atingidas as metas propostas; Execução: execução das tarefas exatamente como previstas no planejamento e coleta de dados para a verificação do processo. Nesta etapa é essencial que ocorra o treinamento, decorrente da fase do planejamento; Verificação: Comparação a partir dos dados coletados na execução com o resultado alcançado; Ação corretiva: é nesta etapa em que se verificam os desvios, a fim de que sejam feitas medidas corretivas, de forma que o problema nunca volte a ocorrer. Essa é uma das ferramentas básicas do TQC para se obter melhorias contínuas nos processos. 5. Etapas da metodologia análise e soluções de problemas 5.1. Identificação do problema O objetivo desta etapa é definir claramente o problema e reconhecer a sua importância. A escolha do problema pode ser efetuada de diversas formas, tais como por exemplo: baseada nas diretrizes gerais da área de trabalho (APO administração por objetivos), em função da qualidade, custo, atendimento, segurança; pela simples observação na área de trabalho; pelas reclamações de clientes; ou como resultado de um brainstorming para levantamento de problema Brainstorming

6 6 É uma técnica intencionalmente desinibidora, que ao ser empregada procura encorajar o pensamento criativo, afim que as equipes possam gerar o maior número de soluções para um problema, incentivando o processo participativo e promovendo a melhoria contínua dos processos e produtos como conceituado pelo TQC. Todos os membros da equipe devem ser informados sobre qual o problema, e precisam ver os dados relacionados com a situação atual. Na visualização de dados, o uso de folhas de verificação e de gráficos, ajudam a visualizar melhor o problema. Uma atmosfera descontraída deve ser criada para que se possa ter uma seção criativa, onde os participantes possam verbalizar suas idéias livremente. O brainstorming pode ser realizado de duas formas: estruturada, onde todas as pessoas do grupo devem dar uma idéia a cada rodada; não-estruturada, onde as pessoas do grupo dão idéias conforme elas surgem na sua mente. As regras básicas para as seções de brainstorming são: a critica é proibida; coloque um grão de loucura nas idéias; quantidade é desejada; procura-se combinação e aperfeiçoamento Folhas de verificação ou coleta de dados A folha ou lista de verificação, também conhecida como checklist, consiste em num formulário simples e objetivo, onde os itens a serem verificados já estão impressos A folha de verificação em basicamente três objetivos: Facilitar a coleta de dados; Evidenciar a freqüência com que os eventos acontecem; Organizar os dados para facilitar o seu uso futuro. O formato da folha de verificação vai depender dos dados que serão coletados, do tipo de estratificação utilizada e sua finalidade. Algumas utilizações da fola de verificação: para registrar o desempenho do processo de produção; para acompanhar itens defeituosos; para localizar defeitos e para que se construam gráficos Observação do problema Esta etapa tem como objetivo de investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista. Pode ser realizada por meio de observação no local e coleta de dados. A observação no local é uma coleta de dados de forma qualitativa, por isso, na pode ser obtida de forma numérica e tem como objetivo complementar informações. A coleta de dados deve ser feita observando o problema sob vários pontos de vista, como por exemplo, em relação ao tempo, verificando se os resultados variam em horas ou em dias; ao local, observando se o problema ocorre em mais de uma área do que em outras; as partes da peça, identificando se há resultado diferentes em partes diferentes da peça; ao tipo, verificando se depende do produto da matéria-prima ou do material ou de alguma variação nos resultados; ao efeito ou sintoma; a aspectos específicos como umidade, temperatura, treinamento. Várias ferramentas podem ajudar nesta etapa: como a lista de verificação, gráfico seqüencial, o histograma ou gráfico de Pareto Gráfico Seqüencial

7 7 É empregado em análises de tendências, seqüências e comparações entre duas variáveis. Na prática ele mostra o desempenho dos itens de controle de determinado processo ao longo do tempo. Com isso, tem-se a evidência de que as metas estão sendo atingidas para garantir as características da qualidade que lhes são atribuídas: Q C E M S Diagrama de Pareto É um método que ajuda a classificar e priorizar os problemas. É uma técnica que separa os poucos problemas relevantes e os muitos irrelevantes através de um gráfico de barra vertical, ou gráfico de coluna, em que a classificações de dados são distribuídas em ordem decrescentes da esquerda para a direita. Os diagramas de Pareto podem ser usados com ou sem linha cumulativa. Quando forem usadas linhas cumulativas, elas representarão uma soma das barras verticais conforme forem acrescentadas, mudando sempre da esquerda para a direita. São usados: para analisar um problema sobre uma nova perspectiva; para destacar o processo de comunicação vertical e horizontal; para definir uma ordem de prioridades dos problemas; para comparar mudanças de dados durante diferentes períodos de tempo; para fornecer uma base para a construção de uma linha acumulativa Análise de problema O objetivo dessa parte é descobrir as causas fundamentais do problema. Essa análise de falhas visa diminuir a variação nos resultados de um processo, permitindo a estabilização. Ou seja, identificar e tratar causas e resultados indesejados. As etapas para se atingir esta estabilização está desenha da figura abaixo: Análise e tratamento das falhas Padronização Operacional Treinamento Execução conforme padrões Resultados sustentáveis Auditoria de padrões Figura 4 Diagrama com etapas para estabilização de processos. As falhas são ocorrências indesejadas: relevantes ou não. A eliminação e tratamento dessas falhas devem fazer parte do gerenciamento da rotina, por isso faz-se

8 8 necessário saber diferenciá-las. Podem ser conseqüências de causas comuns ou causas especiais, conforme apresentado abaixo: F A L H A S Irrelevantes Relevantes Causas comuns Problemas crônicos Causas especiais Anomalias Figura 5 Esquema de identificação das falhas. Para se separar as causas comuns e especiais podemos usar o diagrama de Pareto, como foi descrito anteriormente Diagrama causa e efeito Ishikawa Sempre que algo ocorre, existe a possibilidade da influência de um conjunto de causas, entretanto muitas vezes nós temos a tendência de confundir essas causas com seus efeitos. Pra definir essas causas, podemos fazer uso do diagrama de causa e efeito, uma vez que este apresenta a relação existente entre o resultado de um processo (efeito) e as causas que podem afetar o resultado considerado, de forma simples, lógica e compacta. Um processo pode ser definido como uma combinação de máquinas e equipamentos, insumos, métodos ou procedimentos, condições ambientais, pessoas, informações de processo ou medidas, tendo como objetivo produzir um bem ou serviço. Com base nestes fatores, Kaoru Ishikawa, nos anos 50 no Japão, desenvolveu um método, após ter verificado que um efeito raramente tem somente uma causa, principalmente aquela que é bastante evidente. Por isso o diagrama também é chamado de Diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe. A estrutura básica deste diagrama compõe-se da característica de qualidade como efeito a ser analisado e as causas principais ou primárias, as secundárias (ramificações das primárias), terciárias (ramificações da secundárias), como fatores de efeito. O seu formato é parecido com o esqueleto de um peixe. Na aplicação prática deste método tem-se a liberdade de definir campos próprios conforme o efeito em estudo. Muitas vezes constata-se que algumas causas levantadas são efeito de outra (causa secundária e terciária). Isto pode ser representado através de novas ramificações na espinha de peixe. O diagrama de causa e efeito é aplicado para: esclarecer os processos, analisar falhas nos processos, analisar reclamações de clientes e analisar custos. Com base neste diagrama podem ser analisadas, confirmadas ou rejeitadas as diversas causas possíveis, para concentrar-se nas ações dos pontos chaves.

9 9 Processo para construção de um diagrama de causa e efeito: 1. Reunir o grupo relacionado com o efeito ou problema em questão; 2. Escolher um facilitador dentre os integrantes do grupo, para conduzir a elaboração do diagrama; 3. Definir claramente o efeito, característica da qualidade ou problema a ser estudado; 4. Desenhar o diagrama de causa efeito, de preferência em quadro, para que todos possam ver bem; 5. Escrever a característica da qualidade no retângulo da extremidade direita da espinha de peixe; 6. Escrever as causas primárias (espinhas grandes), que afetam a característica da qualidade nas extremidades das espinhas primárias; 7. Escrever as causas secundárias que afetam as causas primárias, associando-as as espinhas médias e escrever as causas terciárias, que afetam as espinhas médias, associando-as as espinha pequenas; 8. Estipular uma importância para cada causa e assinalar as particularmente importantes que sejam mais significativas sobre o efeito em estudo, com base em dados; 9. Registrar outras informações necessárias. O segundo passo é escolher as causas mais prováveis, estabelecendo-se hipóteses Plano de ação O objetivo dessa etapa é bloquear as causas fundamentais. Podemos usar a técnica do 5W2H, definindo o que, quando, quem e onde será feito, esclarecendo e detalhando por que e como será feito, quantificando a meta e determinando os itens de controle Técnica 5W2H Esta técnica é uma ferramenta para auxiliar na análise e no conhecimento sobre determinado processo, problema ou ação a serem efetivados. A técnica consiste em realizar, sistematicamente, sete perguntas sobre o assunto, objeto de estudo, quais sejam: Qual (what) o que/qual é o assunto? Quem (who) quem está envolvido Quando (when) quando acontece? Porque (why) porque acontece? Onde (where) onde acontece? Como (how) como acontece? Quanto (how much) quanto custará? Com as respostas a essas perguntas, o nível de informação aumenta substancialmente, já permitindo visualizar novos ângulos para o problema e ação Ação

10 10 Feito o plano, este precisa ser divulgado a todos, ou seja, é o momento do treinamento. É uma das partes mais importantes do processo de solução, pois tem como objetivo: desenvolver o raciocínio das pessoas, a sensibilidade e tenacidade a mudanças e a consciência de que a empresa é sua. Deve-se implantar um sistema de participação que crie uma ambiente tal que leve as pessoas a se sentirem desafiados para o treinamento Verificação Executada a ação planejada, é necessário verificar se o bloqueio foi efetivo. Para tanto, deve-se: Comparar os resultados: utilizando os dados coletados antes e após o bloqueio, por gráficos (Pareto, histogramas), para constatação de efetividade da ação e o grau de redução dos resultados indesejáveis. Listar os efeitos secundários: já que toda a alteração em um sistema pode provocar efeitos, que tanto podem ser positivos como negativos. Se a solução for falha, retorna-se ao estágio de observação do problema. A implantação do controle da qualidade em uma empresa precisa ser monitorada não só para verificar seus pontos fortes e fracos, mas também para orientar as pessoas e demonstrar o interesse contínuo da empresa pela qualidade. (CAMPOS, 1999, p.116) 5.7. Padronização O treinamento deve andar em paralelo a implantação da padronização. Elabora-se ou altera-se a norma e comunica-se a alteração, estabelecendo dada de início da nova sistemática e que áreas serão afetadas. Não pode ser esquecido o trabalho, bem como o acompanhamento da utilização das normas Controle de documentos O padrão é um documento que visa assegurar resultados já obtidos, de forma consistente e permanente, mantendo a conformidade e uniformidade dos processos. Segundo Campos (1999, p.45): todo trabalho do Gerenciamento da Rotina consta do estabelecimento, manutenção e melhoria dos padrões: especificação e projeto (padrões de qualidade), padrões de processo (padrão técnico de processo), e procedimentos padrão de operação ( standard operation procedure SOP). Portanto, é essencial ter-se um bom sistema de padronização montado na organização e que sirva como referência para o seu gerenciamento. A padronização garante: Que se entenda o produto ou serviço surgiu partir da necessidade de um cliente e que, portanto, deve satisfazê-lo da melhor forma possível; Que todos executem as tarefas da mesma forma; O apoio em caso de dúvida; Auxílio durante o treinamento de novos funcionários;

11 11 A estabilidade dos processos. Embora existam mais de 10 tipos diferentes de padrões, podemos citar alguns exemplos como: MQ (Manual da Qualidade); PGQ (Procedimento Geral da Qualidade); PO (Padrão de Operação); PE (Padrão de Execução de Tarefa); PR (Procedimento de Rotina) e EM (Especificações de Material). Estrutura da documentação: MQ PGQ EM, PO, PR e PE REGISTROS DA QUALIDADE O quê a empresa faz Como a empresa faz O quê e como cada um faz Evidência da qualidade praticada Figura 6 Estrutura da padronização. Toda Cópia de um padrão deve ser feita em folhas de cópia controlada, onde o controle deve ser feito por um Departamento de Qualidade. E os padrões devem ser acessíveis a todos da empresa Conclusão da análise Esta última etapa tem o objetivo de recapitular todo o processo de solução de problema, visando ao trabalho futuro. Atua-se sobre os problemas nos que forem mais importantes. Para avaliar a metodologia e ferramentas utilizadas, a fim de melhorar a nossa performance, questões como as seguintes devem ser verificadas: O cronograma foi obedecido? Se não quais os motivos? Houve participação efetiva dos membros? As reuniões ocorrem sem problemas? O grupo aumentou seu conhecimento? A metodologia foi melhorada?

12 12 6. Aplicação do MASP A aplicação foi realizada em uma Empresa de Corte e Dobra de Aço para a Construção Civil, onde se buscou a prática do controle Total de Qualidade (TQC), através do gerenciamento da rotina de forma a proporcionar o melhoramento Contínuo na empresa pela conjunção das operações de melhoria e manutenção. O objetivo foi à diminuição do número de reclamações de clientes na área técnica da unidade e aumento da produtividade, onde a atividade principal era o levantamento dos projetos de ferragem. O primeiro passo do trabalho foi à criação de um Grupo de Solução de Problemas (GSP) para analisar os maus resultados. Com isso, buscaram-se suas causas de tal modo a melhorar os resultados, através da elaboração de um MASP e padronização dos resultados, assim como revisões auditorias dos padrões já existentes. Com reuniões semanais, um grupo de cinco pessoas, representantes dos setores: Assistência técnica, Qualidade, Produção, Expedição e Área técnica, definiram uma meta para início do trabalho. Meta para área técnica: diminuir o número de reclamações de clientes em 50%, com aumento da produtividade visando eliminar as horas extras do setor Identificação do problema Reclamações de clientes; Produtividade da área técnica Observação do problema Nessa etapa foram utilizados os seguintes bancos de dados: Número de Reclamações de Clientes da unidade referentes à área técnica; Tonelada diária planilhada, pelo grupo e por cada planilhador; Número de posições planilhas por planilhador. Esses bancos de dados já vinham sendo levantados há alguns meses o que facilitou o trabalho. A coleta de dados com observações de melhorias dos participantes do grupo no local de trabalho da área técnica. Os dados foram organizados em forma de gráfico no caso dos dados numéricos pra melhor verificação do grupo e foi feita uma lista de verificação para as observações de melhorias da cada participante Análise de problema Foi elaborado um diagrama de causa e efeito com os dados, conforme apresentado no diagrama abaixo:

13 13 MÉTODO MEIO AMBIENTE Planilhador levanta muito Tem que pegar cópias Pedir novo projeto A mesma informação é solicitada mais de uma vez ao cliente Tirando dúvidas de projeto Local pouco iluminado Não sabe que projeto pode planilhar Não existe um local onde a informação esteja centralizada Projetos não estão separados Planilhador perde muito tempo Cadeiras desconfortáveis Baixa produtividade da área técnica Aguardando projeto novo Xerox e impressora Dúvidas no planilahmento entre novatos Não existem padrões por função Várias pessoas fazendo a mesma tarefa Falta de telefones Problemas de material Material expediente Não há treinamento de integração Não existem padrões MÃO DE OBRA MÁQUINA

14 14 Ainda com relação à análise do problema foram escolhidas as causas mais prováveis, estabelecendo-se hipóteses. Nº CAUSA INFLUENTE É PROVAVÉL 1 Planilhador levanta muito da cadeira Planilhador fica muito 2 tempo parado esperando projeto 3 Problemas de material expediente 4 Várias pessoas fazendo a mesma tarefa CONCLUSÃO NÃO É PROVAVÉL MOTIVO x - x - x - x - 5 Dúvidas entre os novatos x Não chega a comprometer a produção 6 Meio ambiente x Não chega a comprometer a produção 5.4. Plano de ação A técnica de 5W1H foi utilizada para dar continuidade à análise da produtividade e em paralelo toda a equipe da área técnica realizava reuniões diárias para análise das reclamações de clientes. Foram organizadas e agrupadas de acordo com as causas mais prováveis por um líder escolhido pela equipe. As causas com maiores reincidências foram priorizadas. Abaixo é apresentado o 5W1H da análise da produtividade: O QUE QUANDO QUEM POR QUE COMO Elaborar um plano de trabalho para planilhadores Providenciar material expediente necessário para o trabalho Reformulação da rotina de trabalho Elaborar terinamento/ integração para planilahdores 10/nov 20/nov 10/nov 31/11 Isabelle Simone GSP Isabelle/ Leonardo Aumentar a produtividade Aumentar a produtividade Aumentar a produtividade Aumentar a produtividade e diminuir o número de reclamações de clientes Reunir planilhadores e discutir papéis Listar e providenciar materiais de acordo com as necessidades Nas reuniões do grupo Fazer levantamento das necessidades de novatos e elaborar padrões 5.5. Ação A colaboração e participação de todos nessa fase foi fundamental para se atingir o resultado traçado no grupo. 1. Foi elaborado o plano de trabalho para os planilhadores da área técnica;

15 Verificação 2. O material expediente foi providenciado, assim como, a sua reposição passou a rotina; 3. Foi reformulado o plano de trabalho com divisões de tarefas definidas, procurando otimizar o tempo; 4. Foi elabora um treinamento técnico sobre estruturas, que foi a aplicado a todos e fico definido como parte do treinamento de integração de novatos; 5. O treinamento gerou também padrões para consulta. 6. Em paralelo eram trabalhas as causas das reclamações de clientes, mas as ações tomadas para produtividade já mostravam um efeito e diminuição das mesmas. Após seis meses de os resultados foram satisfatórios e acima da meta almejada. A produtividade aumentou em 80%, levando a eliminação das horas extra da área técnica da unidade que era elevada. E as reclamações diminuirão em 85%, tínhamos um media mensal de 100 reclamações e passaram a uma média de 15 reclamações. O ciclo PDCA continuou a ser aplicado, assim com as reuniões, só que agora com menor freqüência. E sempre que há uma nova reclamação as causas são tratadas de forma imediata para que não volte a ocorrer Padronização O trabalho foi padronização e aplicado nas demais unidades do grupo. Foi criado um banco de dados para gerenciamento dos padrões Conclusão da análise O cronograma foi obedecido? Sim, as reuniões aconteciam rigorosamente nas datas e horários estipulados. Se não, quais os motivos? Houve participação efetiva dos membros? As reuniões ocorrem sem problemas? O grupo aumentou seu conhecimento? A metodologia foi melhorada? O comprometimento e motivação da equipe foi um ponto positivo para a superação da meta estipulada no início. Sim, a sinergia do grupo era evidente e as discursões geradas nos Brainstorming enriqueciam o trabalho. Troca de conhecimento e experiências acontecia a cada reunião. Sim, e padronizada.

16 16 Referências ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e Documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e Documentação - Citações em Documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002a. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002b. CAMPOS, Vicente Falconi. TQC Controle da qualidade total: no estilo japonês. 8. ed. Belo Horizonte: Editora DG, DAVIS, M. Mark; AQUILANO, Nicholas J.; CHASE Richard B. Fundamentos da administração da produção. 3. ed. Porto alegre: Bookman Editora, SILVA, Patrícia Roberta Sampaio; PESO, Rogério Carrasco. Qualidade. In: ALVAREZ, Maria Esmeralda Ballestro (Coord.). Administração da Qualidade e Produtividade: abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, SLACK, N., CHAMBER, S.; HARDLAND, C.; HARRISON, A. JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1999.

Melhoria Contínua PDCA/SDCA e suas ferramentas 06/04/2011

Melhoria Contínua PDCA/SDCA e suas ferramentas 06/04/2011 Melhoria Contínua PDCA/SDCA e suas ferramentas 6/4/211 PRODUTIVIDADE O que é o melhoria contínua? Quando se tem o Gerenciamento da Rotina implantado temos a melhoria tipo escada sempre melhorando o resultado

Leia mais

Qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos. ISO 9001:2008

Qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos. ISO 9001:2008 1 Sumário 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Introdução...3 Ferramentas da Qualidade...4 Fluxograma...5 Cartas de Controle...7 Diagrama de Ishikawa...9 Folha de Verificação...11 Histograma...13 8. 9. 10. Gráfico de

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

Conceitos. Conceitos. Histórico. Histórico. Disciplina: Gestão de Qualidade ISSO FATEC - IPATINGA

Conceitos. Conceitos. Histórico. Histórico. Disciplina: Gestão de Qualidade ISSO FATEC - IPATINGA Disciplina: FATEC - IPATINGA Gestão de ISSO TQC - Controle da Total Vicente Falconi Campos ISO 9001 ISO 14001 OHSAS 18001 Prof.: Marcelo Gomes Franco Conceitos TQC - Total Quality Control Controle da Total

Leia mais

FERRAMENTAS DA QUALIDADE

FERRAMENTAS DA QUALIDADE FERRAMENTAS DA QUALIDADE Docente: Dr. José Carlos Marques Discentes: Estêvão Andrade N.º 2089206 Maria da Luz Abreu N.º 2405797 Teodoto Silva N.º 2094306 Vitalina Cunha N.º 2010607 FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Leia mais

PDCA FERRAMENTA GERENCIAL AMBIENTAL

PDCA FERRAMENTA GERENCIAL AMBIENTAL PDCA FERRAMENTA GERENCIAL AMBIENTAL Importância PDCA Diretriz para a organização; Aproveitamento de novos espaços e layout; Redução e controle de riscos; Gerenciamento dos recursos com maior eficiência,

Leia mais

FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO

FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO Auxiliam no: controle dos processos; identificação os problemas ou desvios; objetivo de avaliar e analisar; Facilitando a tomada de decisão. Coleta de dados confiáveis: a ferramenta

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

Capítulo 8 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Capítulo 8 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Capítulo 8 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 8 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 8.1 Introdução O processo de monitoramento e avaliação constitui um instrumento para assegurar a interação entre o planejamento e a execução,

Leia mais

Módulo 3 Procedimento e processo de gerenciamento de riscos, PDCA e MASP

Módulo 3 Procedimento e processo de gerenciamento de riscos, PDCA e MASP Módulo 3 Procedimento e processo de gerenciamento de riscos, PDCA e MASP 6. Procedimento de gerenciamento de risco O fabricante ou prestador de serviço deve estabelecer e manter um processo para identificar

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

CONSULTORIA. Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias

CONSULTORIA. Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias CONSULTORIA Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias PADRÃO DE QUALIDADE DESCRIÇÃO ISO 9001 Esse Modelo de Produto de Consultoria tem por objetivo definir e melhorar todos os processos da empresa,

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Conhecer e saber aplicar os principais conceitos

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS

FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS Priscila Pasti Barbosa 1, Sheila Luz 2, Fernando Cesar Penteado 3, Generoso De Angelis Neto 4, Carlos

Leia mais

COMO APURAR OS CUSTOS DA QUALIDADE DE FORMA A AUMENTAR A LUCRATIVIDADE DA EMPRESA

COMO APURAR OS CUSTOS DA QUALIDADE DE FORMA A AUMENTAR A LUCRATIVIDADE DA EMPRESA COMO APURAR OS CUSTOS DA QUALIDADE DE FORMA A AUMENTAR A LUCRATIVIDADE DA EMPRESA Prof. Ms. Sidney E. Santana 1. Identificando os custos da qualidade Controlar a origem das receitas, produto da venda de

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Introdução Visão Geral Processos de gerenciamento de qualidade. Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas

Introdução Visão Geral Processos de gerenciamento de qualidade. Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Introdução Visão Geral Processos de gerenciamento de qualidade Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas O que é qualidade? Qualidade é a adequação ao uso. É a conformidade às exigências. (ISO International

Leia mais

Gestão da Qualidade. Gestão da. Qualidade

Gestão da Qualidade. Gestão da. Qualidade Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade 1621131 - Produzido em Abril/2011 Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade é um modelo de mudança cultural e comportamental, através de uma liderança persistente

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

Indicadores de Desempenho Conteúdo

Indicadores de Desempenho Conteúdo Indicadores de Desempenho Conteúdo Importância da avaliação para a sobrevivência e sustentabilidade da organização O uso de indicadores como ferramentas básicas para a gestão da organização Indicadores

Leia mais

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA Daniela Vaz Munhê 1 Jenifer Oliveira Custódio Camara 1 Luana Stefani 1 Murilo Henrique de Paula 1 Claudinei Novelli 2 Cátia Roberta Guillardi

Leia mais

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL Luiz Rodrigo Carvalho de Souza (1) RESUMO O alto nível de competitividade exige que as empresas alcancem um nível de excelência na gestão de seus

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

CAPÍTULO 2 OPERAÇÃO E CONTROLE

CAPÍTULO 2 OPERAÇÃO E CONTROLE 2.1 Operação e Controle CAPÍTULO 2 OPERAÇÃO E CONTROLE Este capítulo é composto por quatro ferramentas: O foco principal do Leankeep é facilitar os processos para os operadores e mantenedores dos sistemas.

Leia mais

Sistemas de Indicadores de Desempenho

Sistemas de Indicadores de Desempenho Sistemas de Indicadores de Desempenho Aula 11 Profª. Ms. Eng. Aline Soares Pereira Sistemas Produtivos I Indicadores Indicadores são formas de representação quantificáveis das características de produtos

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

Gestão da Qualidade por Processos

Gestão da Qualidade por Processos Gestão da Qualidade por Processos Disciplina: Gestão da Qualidade 2º Bimestre Prof. Me. Patrício Vasconcelos adm.patricio@yahoo.com.br Gestão da Qualidade por Processos Nas empresas, as decisões devem

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

FTAD. Formação Técnica em Administração de Empresas. Gestão da Qualidade

FTAD. Formação Técnica em Administração de Empresas. Gestão da Qualidade FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Gestão da Qualidade Aula 5 O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO Objetivo: Compreender os requisitos para obtenção de Certificados no Sistema Brasileiro de Certificação

Leia mais

Gestão Estratégica de Marketing

Gestão Estratégica de Marketing Gestão Estratégica de Marketing A Evolução do seu Marketing Slide 1 O Marketing como Vantagem Competitiva Atualmente, uma das principais dificuldades das empresas é construir vantagens competitivas sustentáveis;

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC Lara Pessanha e Vanessa Saavedra A utilização de indicadores de desempenho é uma prática benéfica para todo e qualquer tipo

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores O Planejamento Estratégico deve ser visto como um meio empreendedor de gestão, onde são moldadas e inseridas decisões antecipadas no processo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE O modelo CMM Capability Maturity Model foi produzido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon (CMU), em Pittsburgh, EUA, por um grupo

Leia mais

27/10/2014. Gestão da Qualidade. Qualidade e Produtividade. Qualidade e Produtividade. Qualidade e Produtividade. Qualidade e Produtividade

27/10/2014. Gestão da Qualidade. Qualidade e Produtividade. Qualidade e Produtividade. Qualidade e Produtividade. Qualidade e Produtividade Gestão da Qualidade Reflexões É hora de aprender de novo. Ainda não defini o que, porém será em algum lugar, em alguma ocasião, mas tem de ser logo." Lord Beaverbrook (83 anos) "Qualidade começa com EDUCAÇÃO

Leia mais

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão ISO 9001:2008 Alterações e Adições da nova versão Notas sobe esta apresentação Esta apresentação contém as principais alterações e adições promovidas pela edição 2008 da norma de sistema de gestão mais

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

O SISTEMA DE MANUTENÇÃO COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DE RESULTADOS

O SISTEMA DE MANUTENÇÃO COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DE RESULTADOS O SISTEMA DE MANUTENÇÃO COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DE RESULTADOS Celeste Maria de Almeida (1) Resumo Objetivo do trabalho é demonstrar como os recursos disponíveis no Sistema Informatizado de Manutenção

Leia mais

26/03/2012. Estudo de caso: Cervejaria. Plan Do See. Especificação. Produção. Inspeção. Passo 2. Passo 3. Passo 1

26/03/2012. Estudo de caso: Cervejaria. Plan Do See. Especificação. Produção. Inspeção. Passo 2. Passo 3. Passo 1 Estudo de caso: Cervejaria Contextualização Histórica Foi introduzido no Japão após a segunda guerra mundial, idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, quem efetivamenteo aplicou. Os fragmentos que

Leia mais

Aula 2 GERÊNCIA E DIMENSÃO DO PROJETO

Aula 2 GERÊNCIA E DIMENSÃO DO PROJETO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV CIV 431 Aula 2 GERÊNCIA E DIMENSÃO DO PROJETO CONCEITO DE PROJETO É um conjunto de atividades visando o alcance de um objetivo, apresentando as

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

Executive Business Process Management

Executive Business Process Management Executive Business Process Management Executive Business Consulting 1 Executive Business Process Management (EBPM) O aumento da competitividade das organizações passa pela melhoria dos processos, principalmente

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6 6 RSI 028 Pode ser interpretadado no item 6.0 da norma ABNT NBR ISO 9001 que o conceito de habilidade pode ser definido como Habilidades Técnicas e Comportamentais e que estas podem ser planejadas e registradas

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL

PROCEDIMENTO GERENCIAL PÁGINA: 1/10 1. OBJETIVO Descrever o procedimento para a execução de auditorias internas a intervalos planejados para determinar se o sistema de gestão da qualidade é eficaz e está em conformidade com:

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

3 Metodologia de Gerenciamento de Riscos

3 Metodologia de Gerenciamento de Riscos 3 Metodologia de Gerenciamento de Riscos Este capítulo tem como objetivo a apresentação das principais ferramentas e metodologias de gerenciamento de riscos em projetos, as etapas do projeto onde o processo

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração

Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Competências a serem trabalhadas ENTENDER O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AUDITORIA DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE. Hoje

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE

QUALIDADE DE SOFTWARE QUALIDADE DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 A ISO 9000-3 é um guia para a aplicação da ISO 9001 para o desenvolvimento, fornecimento e manutenção de software. As

Leia mais

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI João Maldonado / Victor Costa 15, Outubro de 2013 Agenda Sobre os Palestrantes Sobre a SOLVIX Contextualização Drivers de Custo Modelo de Invenstimento

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª série Empreendedorismo Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Apresentação A AGM está se estruturando nos princípios da Qualidade Total e nos requisitos da Norma NBR ISO 9001:2000, implantando em nossas operações o SGQ Sistema

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais

DATA WAREHOUSE. Introdução

DATA WAREHOUSE. Introdução DATA WAREHOUSE Introdução O grande crescimento do ambiente de negócios, médias e grandes empresas armazenam também um alto volume de informações, onde que juntamente com a tecnologia da informação, a correta

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas

6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas 6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas A partir do exposto, primeiramente apresentam-se as fases discriminadas no modelo proposto por Mello (2005), porém agora direcionadas

Leia mais

GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA. Temática: Marketing

GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA. Temática: Marketing GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA Temática: Marketing Resumo: Identificada a sobrecarga de atividades na diretoria

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

O Diagrama de Causa e Efeito como instrumento de solução de problemas MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO UNESP ÁGUAS DE LINDÓIA/SP SETEMBRO/2010

O Diagrama de Causa e Efeito como instrumento de solução de problemas MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO UNESP ÁGUAS DE LINDÓIA/SP SETEMBRO/2010 O Diagrama de Causa e Efeito como instrumento de solução de problemas MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO UNESP ÁGUAS DE LINDÓIA/SP SETEMBRO/2010 Desafios gestão Gestão de processos. Gestão de pessoas. Operacionalização

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Como agregar valor durante o processo de auditoria

Como agregar valor durante o processo de auditoria QSP Informe Reservado Nº 55 Fevereiro/2006 Como agregar valor durante o processo de auditoria Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QSP. Este guindance paper foi elaborado

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO

ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO ESCOLHA DO TEMA - Seja cauteloso na escolha do tema a ser investigado. Opte por um tema inserido no conteúdo programático da disciplina pela qual teve a maior aptidão

Leia mais

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade 3 Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Não existe um jeito único de se implementar um sistema da qualidade ISO 9001: 2000. No entanto, independentemente da maneira escolhida,

Leia mais

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS Amplitude de Controle Conceito Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 ISO 9001:2000 Esta norma considera de forma inovadora: problemas de compatibilidade com outras normas dificuldades de pequenas organizações tendências

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE CASE 31º TOP DE MARKETING ADVB/RS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE CASE 31º TOP DE MARKETING ADVB/RS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE CASE 31º TOP DE MARKETING ADVB/RS CATEGORIAS DE SEGMENTO DE MERCADO E CATEGORIAS ESPECIAIS Roteiro de Elaboração do Case Buscando aperfeiçoar o Sistema de Avaliação do Top de

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

Avaliação do uso de técnicas de controle de qualidade no processo de abate de frangos no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Bambuí

Avaliação do uso de técnicas de controle de qualidade no processo de abate de frangos no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Bambuí V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí, V Jornada Científica, 19 a 24 de novembro de 2012 Avaliação do uso de técnicas de controle de qualidade no processo de abate de frangos no Instituto

Leia mais