revista senac ano 62 [ jul ago 2012 ] nº 712 Uma nova marca A competência de sempre

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "revista senac ano 62 [ jul ago 2012 ] nº 712 Uma nova marca A competência de sempre"

Transcrição

1 revista senac do ano 62 [ jul ago 2012 ] nº 712 Uma nova marca A competência de sempre

2 Você confia no Senac O mercado confia em você Rede Pós-EAD Senac: prepare-se para o sucesso! credenciamento pelo MEC com o conceito máximo uma das maiores redes de educação profissional a distância do país: cerca de 25 pontos para os momentos presenciais tecnologia educacional de ponta e material didático especialmente desenvolvido em diversas mídias Carreira Oportunidade tutores especializados à disposição dos alunos, via internet, telefone e fax Tecnologia Praticidade Pós-graduação lato sensu a distância: Educação Ambiental Educação a Distância Gestão Escolar (ATUALIZADO) Artes Visuais: Cultura e Criação Gestão da Segurança de Alimentos Gestão Cultural Governança de TI Gestão de Varejo Educação Inclusiva (NOVO)

3 Editorial O último mês de agosto trouxe um voo de inovação e criatividade para o Senac em todo o Brasil, marcando o lançamento, em âmbito nacional, da nova marca da Instituição. Mais que apresentar a mudança da marca Senac e o que ela representa em termos de posicionamento institucional, as ações contempladas nesta edição especial reafirmam a capacidade da Instituição em atuar de forma articulada e homogênea. Afinal, um projeto dessa natureza requer, antes de tudo, um trabalho coletivo e integrado, para que possa ocorrer de modo uniforme em todo o país. Para registrar esse momento histórico da Instituição, esta edição apresenta ações empreendidas de norte a sul do país, que contribuíram para o sucesso da mudança. Na seção Com a Palavra, o diretor-geral do Senac Nacional, Sidney Cunha, fala sobre esse grande desafio, que envolveu toda a Instituição. E já que falamos em inovação, anunciamos mais uma: a partir deste número, o Correio passa a se chamar Revista do Senac. Um novo nome, em sintonia com a nova imagem institucional, que continuará evoluindo, para alcançar seu principal objetivo: registrar o trabalho da Instituição e propor trocas de saberes na área de educação profissional.

4 Educa Brasil Conheça o processo de elaboração da nova marca, que envolveu o Departamento Nacional, bem como os Regionais espalhados Brasil afora e a importância desse marco histórico para a Instituição. Integração Entre as ações do Senac em destaque no cenário nacional, a participação na Bienal do Livro de São Paulo, primeiro grande evento a expor a marca; a inauguração da Unidade do Senac em Gramado; e o retorno da transmissão da teleconferência de apresentação da nova marca nos DRs e no DN Em Foco A diretora-executiva do escritório de design Packaging Brands, que criou a nova marca, Marilu Schneider, conta como foi desenvolvido esse trabalho que durou cerca de um ano e meio. Por todo o Brasil Saiba mais sobre a repercussão da mudança da marca Senac nos Departamentos Regionais em todo o território brasileiro.

5 Aula Aberta Em dois artigos, os especialistas em Marketing, Elizeu Alves, do Regional do Paraná, e Cláudia Maria Beretta, do Regional do Rio Grande do Sul, abordam a importância e o papel da marca para as empresas. Na estante Acompanhe os principais lançamentos das Editoras Senac e a promoção do livro Mobilidade urbana e cidadania Gente Senac Conheça as impressões de quem participou diretamente do processo de elaboração da nova marca nos Regionais e a palavra do diretor-geral do Senac Nacional, Sidney Cunha, sobre a importância da inovação para a Instituição. Expediente Órgão oficial de divulgação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Departamento Nacional Av. Ayrton Senna Barra da Tijuca (RJ) Tel.: (21) Filiado à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) Tiragem exemplares Presidente do Conselho Nacional Antonio Oliveira Santos Diretor-geral do Departamento Nacional Sidney Cunha Editado pela Gerência de Comunicação Corporativa Diretoria de Planejamento e Comunicação Divisão Técnica Editor Jacinto Corrêa Coordenação Editorial Laura Figueira Jornalista Responsável Flávia Leiroz Jornalistas Cristina Gonzalez, Aline Durães e Fausto Rêgo Estagiários Jéssica Torres, Tatyane Rangel e Bruno Fajardo Colaboração Departamentos Regionais Editoração Eletrônica Montenegro Grupo de Comunicação Revisão Ana Bittencourt Logística Lucimar Perestrello Produção Gráfica Sandra Amaral Impressão Stamppa

6 6 [ Educa Brasil ] O voo da inovação

7 [ Educa Brasil ] 7 No domingo, dia 5 de agosto, empregados do Senac por todo o Brasil tiveram um bom motivo para assistir ao Fantástico, da Rede Globo de Televisão: no intervalo do programa, um comercial de 30 segundos apresentaria, em veiculação de âmbito nacional, a nova marca do Senac. Foi o marco inaugural de uma grande campanha de divulgação externa do Sistema Senac e um passo importante para apresentar à sociedade a nova marca, que traz como conceito a inovação. Mas por que o lançamento da marca é um momento crucial na vida de quem faz parte da organização? Segundo a definição da American Marketing Association, uma marca é definida como um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação deles, com o objetivo de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo e diferenciá-los da concorrência. Significa dizer que uma boa marca transmite uma série de informações, associações e expectativas que contribuem para a diferenciação da empresa. Por ser um componente fundamental no campo das estratégias institucionais, o processo de construção da nova marca do Senac e sua promoção envolveram várias etapas e diversos encontros por mais de um ano. Para o diretor-geral do Senac Nacional, Sidney Cunha, o lançamento foi cercado de grandes expectativas: É o cume de um grande trabalho coletivo e um passo importantíssimo e decisivo para o futuro da Instituição. [ União para fazer a força ] Um dos principais objetivos da mudança foi a unificação nacional da identidade visual do Senac. De acordo com o diretor da Divisão Técnica do Departamento Nacional (DN) da Instituição, Jacinto Corrêa, há alguns anos se fazia presente a preocupação dos diretores regionais e do corpo técnico da Instituição em solucionar a questão da padronização da marca: O Sistema apresentava identidades visuais diferentes em alguns estados que realizaram alterações por considerarem que a marca anterior não espelhava mais o posicionamento da Instituição em suas regiões. Em 2010, durante reunião do Conselho Nacional do Senac, foi apontada a necessidade de elaborar um estudo sobre a unificação das logomarcas do Sistema Senac com o objetivo de padronizar a imagem da Instituição como referência em educação profissional diante de seus diversos públicos. A proposta foi, então, levada aos diretores regionais, obtendo consenso de todos sobre a mudança. Era preciso unificar a marca e garantir que a sociedade percebesse a força da Instituição, presente em todo o território nacional. Para Sidney Cunha, a marca federativa é a chancela de um melhor relacionamento com diferentes públicos de interesse, mostrando que o Senac é um só, uma referência brasileira em educação profissional: A nova marca comprova a capacidade do Senac em se renovar e reunir forças para buscar unidade dentro da diversidade brasileira.

8 8 [ Educa Brasil ] O processo de construção da nova marca teve início ainda em dezembro de 2010, com a constituição de um Grupo de Trabalho o GT Marca formado por técnicos de Marketing e Comunicação do DN e representantes dos Departamentos Regionais do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. O Grupo trabalhou em todas as etapas do projeto: desde a elaboração do processo de licitação, realizado na modalidade técnica e preço, para escolha do escritório de design responsável pela criação da nova marca, passando pela construção de diretrizes para implementação da nova identidade de modo uniforme por todo o país, até a aprovação da campanha. Segundo a diretora de Planejamento e Comunicação do DN, Laura Figueira, todo o processo se deu de modo colaborativo: Conduzido pelo Departamento Nacional, ao longo do ano de 2011 e meados de 2012, contamos, desde o princípio, com o envolvimento de todos, tanto do grupo técnico designado como dos representantes dos Regionais, que participaram dos encontros nacionais de Marketing e Comunicação do Senac, cuja mudança da marca foi pauta de discussões. É importante ressaltar que a sinergia dos componentes de todo o grupo foi fundamental para o bom resultado. Ao longo das etapas de trabalho, podemos ter ainda as valiosas contribuições das representantes dos Departamentos Regionais da Bahia, do Distrito Federal e do Paraná, que compõem, atualmente, ao lado de ES, GO e SP o Comitê de Marketing e Comunicação do Senac. Uma prova da sinergia do GT Marca foi a unanimidade na escolha da proposta recomendada tecnicamente aos diretores entre os dois caminhos apresentados pelo escritório de design Packaging Branding, vencedor da licitação. Um conceito trabalhava a partir da perspectiva da estabilidade e o outro a partir da inovação. O grupo apostou na inovação. A logomarca indicada foi bem-recebida na reunião de diretores realizada em dezembro de 2011, no Rio de Janeiro. Após a aprovação, a nova identidade visual foi apresentada e aprovada em definitivo na reunião do Conselho Nacional do Senac, em abril de A data para o lançamento da marca (5 de agosto) foi, então, proposta baseada na participação do Senac na Bienal do Livro, evento nacional de grande visibilidade para a Instituição realizado no período de 9 a 19 de agosto, em São Paulo (veja detalhes do evento na pág. 14). [ Concepção ] Para desenvolver a nova identidade visual, a Packaging Branding tomou como desafio conhecer melhor a Instituição. De acordo com Marilu Schneider, presidente da Packaging, foi necessária uma imersão para buscar um símbolo que traduzisse os valores e objetivos da organização. Foram realizadas pesquisas com alunos, empresários do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e empregados da Instituição em diferentes estados. A partir desses dados, e com base em uma metodologia de construção de marca que identificasse a essência do Senac, o trabalho teve como objetivo traduzir o sonho de jovens e adultos que buscam a educação profissional como caminho para transformar suas vidas. Assim, o conceito o ensino do futuro do mundo: pessoas inovando pela transformação do Brasil conduziu os traços da nova marca, representado pelo ícone de um avião de papel estilizado, formado pela junção de triângulos que, como uma seta, aponta em direção ao novo, ao futuro. As cores azul e laranja contemplam a liberdade (a escolha do que o aluno quer ser no futuro), a inovação (a criatividade de quem se transforma pela educação) e a leveza (a simplicidade que possibilita o voo empreendedor). Como material gráfico, a nova marca é mais flexível por ampliar as possibilidades de aplicações em peças publi-

9 [ Educa Brasil ] 9 citárias, ganhando maior visibilidade. Também favorece a afinidade com marcas de empresas parceiras, não limitando as ideias criativas. Aos olhos do mercado publicitário, o desenho é moderno e acompanha uma tendência mundial, condizendo com uma empresa atenta à evolução do mundo. Desde sua origem, a Instituição vem se transformando e se reinventando dia após dia, mudando sua infraestrutura e fazendo uso de novas metodologias e tecnologias para qualificar cada vez mais e melhor o trabalhador para o Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Merecia, portanto, uma identidade visual contemporânea e arrojada que estivesse em sintonia com o trabalho de vanguarda que o Senac realiza. [ História ] Ao longo de 66 anos, esta é a terceira mudança de marca unificada na história do Sistema Senac. Quando foi fundada, a Instituição vivia o fim da Segunda Guerra e do governo Getúlio Vargas, o que levou à redemocratização institucional do país. Era a década do orgulho nacionalista e, por isso, a primeira marca era uma bandeira do Brasil, associando a educação profissional a um sentimento comum aos brasileiros: o amor à pátria Em 1969, época de grandes avanços tecnológicos e científicos, a marca foi substituída por uma figura abstrata de quadrados azuis que, durante um bom tempo, era símbolo de modernidade. Já consolidada no mercado e referência em educação profissional, a proposta do desenho era fixar na mente do consumidor uma ideia de segurança e solidez, que não deixam de ser até hoje atributos da Instituição. No entanto, a figura abstrata remetia também a um espaço rígido e bem delimitado, que não conseguia mais dar conta das possibilidades surgidas com a educação e a velocidade, além da superação do espaço que as novas tecnologias proporcionam na transmissão de informação. Apesar de a pesquisa feita pela Packaging mostrar que alguns segmentos da sociedade atribuem ao Senac o conceito de estabilidade, o público majoritário da Instituição, jovens de 18 a 24 anos, busca uma instituição atualizada e moderna. Para nós, a marca anterior cumpriu sua missão com muito valor, mas não transmitia visualmente este novo contexto, de um Senac que quer se mostrar como uma empresa inovadora no mercado de educação profissional, conclui Jacinto. Com o novo conceito, 2012 é decretado o ano da renovação, marcando mais um capítulo na história do Senac. É a era da unidade e do fortalecimento do Sistema, um passo para ações estratégicas que permitem ao Senac continuar transformando o cidadão e promover a inclusão social por meio da educação. [ Comunicando a novidade ] A campanha publicitária foi desenvolvida pela agência de propaganda Ogilvy & Mather, que criou as peças de comunicação a partir do slogan Uma nova marca. A competência de sempre. O plano de mídia, de âmbito nacional, focou em veiculação em sites e em TV aberta e fechada. O comercial de 30 segundos contou com a produção da Conspiração Filmes. A peça apresenta pessoas caracterizadas como diferentes profissionais, afirmando o quanto o Senac mudou suas vidas. A produtora buscou encontrar um elenco verdadeiro, que realmente tivesse tido a experiência de estudar no

10 10 [ Educa Brasil ] Senac ou o crescimento profissional por meio do estudo ou ainda as duas situações. Antes do lançamento da campanha nacionalmente, em 5 de agosto, os empregados do Sistema Senac em todo o Brasil tiveram uma prévia do comercial de TV no dia 2, com transmissão simultânea, via satélite, de um programa para apresentar o desenvolvimento da nova marca, seus objetivos e conceitos. Aqui no Piauí, muita animação e entusiasmo. Demos início a uma nova caminhada, com nova marca e novos desafios, conta Jarbas Fernandes, da equipe de Planejamento do Senac no estado. A avaliação também é positiva para quem trabalha em âmbito nacional. Acredito que alcançamos os nossos objetivos com a campanha, tanto no âmbito da comunicação interna como na externa. Todos os que participaram deste momento histórico da Instituição, com certeza, têm muito do que se orgulhar, afirma Laura Figueira. A divulgação prosseguiu com inserções do comercial em outros programas de TV aberta (até 18 de agosto) e em TV paga (até o dia 19). Já a divulgação de banners em sites de abrangência nacional permaneceu até setembro. De roupa nova, mas com os mesmos objetivos, o Senac segue adiante, com a competência de sempre, em sua caminhada em prol do desenvolvimento do Brasil e dos brasileiros.

11 [ Educa Brasil ] 11 Novos canais de comunicação para um novo Senac A marca não foi a única mudança que o Senac experimentou na noite do dia 5 de agosto. Assim como a nova identidade visual, a nova versão do site do Departamento Nacional estreou no primeiro domingo do mês. Alinhada às propostas de inovação e modernidade da marca, a página foi reestruturada para otimizar a experiência dos mais de 300 mil internautas que acessam o site mensalmente. O layout clean e intuitivo está de acordo com as exigências de navegabilidade e usabilidade da web 2.0. Além de facilitar a vida do visitante, a nova formatação cria condições para que ele permaneça mais tempo na página e conheça mais a fundo as ações do DN e do Senac em todo o Brasil. Para contornar o desafio de comunicar com clareza o imenso volume de informação da página, os dados institucionais continuam agrupados em grandes menus. Da mesma forma, o mapa do Brasil com links para o Senac nos estados permanece. A nova homepage, entretanto, dedica uma área nobre para a divulgação dos cursos, privilegiando o usuário que acessa o site em busca dessas programações. Por meio do novo campo de buscas de cursos, o visitante pode pesquisar endereço e telefones das Unidades que oferecem as turmas de seu interesse. O novo site possibilita, ainda, o acesso ao acervo bibliográfico do Departamento Nacional. O site do DN ganhou também em acessibilidade: foram incorporados recursos de ampliação de fonte e, em breve, botões de contraste e atalhos de navegação serão adicionados à página. Tudo para facilitar o acesso virtual de pessoas com dificuldades visuais e motoras. Outra novidade é a integração com as páginas oficiais do Departamento Nacional nas redes sociais. O visitante pode visualizar o conteúdo publicado, bem como seguir os perfis do Senac diretamente do site. As redes sociais, aliás, integram as ações de renovação que a Instituição está empreendendo em O estabelecimento de mais esse canal de comunicação com o público mostrou que o Senac está atento às tendências do marketing contemporâneo. Para registrar a ação do DN nas redes, em âmbito nacional, foram criadas páginas no Facebook, Twitter e LinkedIn com o nome Senac Brasil. Criadas em julho, um mês antes do lançamento da nova identidade visual, essas páginas desempenharam papel estratégico no processo de reformulação da marca. Isso porque o DN, em parceria com os Regionais, elaborou um plano de atuação exclusivo para o público das redes sociais. Por duas semanas, os perfis do Departamento Nacional e de diversos DRs publicaram teasers, enquetes e conteúdos diversos, sempre acompanhados da *hashtag #NovidadeSenac, com o objetivo de suscitar o interesse em torno da mudança e fixar a nova marca nos seguidores e fãs das páginas do Senac. O destaque da ação fica por conta do alto engajamento dos empregados e alunos que, ao longo dos 15 dias de duração do plano, atuaram como verdadeiros disseminadores das mensagens. Para se ter ideia do sucesso da iniciativa, somente as ações empreendidas nas páginas oficiais do DN impactaram mais de 135 mil pessoas. *Marcações utilizadas nas redes sociais que identificam e agrupam postagens de determinado assunto.

12 12 [ Integração Em Foco ] ] Inovar para transformar Entrevista com Marilu Schneider Marilu Schneider Revista do Senac Qual foi o maior desafio na concepção da nova marca do Senac? Marilu Schneider O principal desafio era criar uma marca nacional, reconhecida federativamente e que fugisse da imagem arraigada de empresa pública que a anterior ainda carregava. Ao começarmos a imersão no cenário gráfico do Senac, nos deparamos com uma imagem fragmentada, em que a Instituição se comunicava com seus públicos por meio de várias marcas. Hoje, o Senac está na ponta da educação profissional, e isso deve ser comunicado de forma clara pela nova marca. Revista do Senac Na construção da nova marca, vocês trabalharam com a ideia de arquétipos, que vem da psicanálise. Que importância tem essa metodologia? M arilu Schneider é fundadora e diretora executiva do escritório de design Packaging Brands, que criou a nova marca do Senac ou, como ela prefere dizer, ajudou o próprio Senac a construir uma nova identidade visual depois de 43 anos. Nesta entrevista, ela conta como foi desenvolvido esse trabalho, que durou cerca de um ano e meio, envolveu entrevistas com alunos e empregados, muita pesquisa e ampla discussão interna. Marilu explica o uso de conceitos da psicanálise para a elaboração da nova identidade e destaca a importância da marca escolhida, que tem como essência o seguinte conceito: escola do futuro, pessoas inovando pela transformação do Brasil e do mundo. Marilu Schneider As marcas são um grupo de ideias que se parecem cada vez mais com as pessoas. São, portanto, personificações de produtos ou serviços. Assim como uma pessoa, têm nome, personalidade e reputação. O segundo desafio na construção da nova marca Senac foi definir a sua personalidade. Para isso, usamos a metodologia dos arquétipos como uma forma mais profunda de criar conexão com os usuários do Senac e suas aspirações. A teoria dos arquétipos de Jung [Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço] define o inconsciente coletivo como resultado da experiência ancestral de toda a espécie humana. Para Jung, o conteúdo psíquico do inconsciente coletivo são os arquétipos: uma forma de pensamento universal herdada por gerações. Os arquétipos dão origem a fantasias individuais e mitologias de todas as épocas, e nós entendemos os arquétipos de forma intuitiva e imediata: são atalhos para o significado, transcendendo tempo e espaço.

13 [ Integração [ Em Foco ] 13 Considerando que, principalmente, os usuários do Senac são jovens de todo o Brasil na faixa de 18 a 24 anos, usamos a metodologia dos arquétipos para mapear os sentimentos e as necessidades desses brasileiros. Revista do Senac Quais foram as etapas desse trabalho? Marilu Schneider Inicialmente, aplicamos um questionário a 170 usuários do Senac em oito estados, indicados pelo GT Marca Senac. Por meio da análise dos questionários, identificamos os arquétipos mais presentes na imagem que a Instituição transmite hoje e alguns outros na imagem projetada para o futuro. Com relação à imagem atual, os arquétipos diagnosticados foram o Regente (15%), o Protetor (25%) e o Cara Comum (15%), relacionados à estabilidade. No que dizia respeito à imagem projetada do Senac, os arquétipos foram o Sábio (8%) e o Desbravador (14%), relacionados à inovação. A partir dessa dicotomia, partimos para o desenvolvimento de marcas que atendessem a esses dois conceitos distintos: estabilidade e inovação. A marca escolhida foi a do conceito de inovação, em que a linguagem gráfica simples e contemporânea e o ícone da representação abstrata de um avião de papel representam sua essência: A escola do futuro do mundo, pessoas inovando pela transformação do Brasil. Revista do Senac Você diz que marcas não são construídas por agências, mas pelas próprias empresas com ajuda das agências. Como funcionou esse processo participativo dentro do Senac? Marilu Schneider Acreditamos que uma marca se constrói de dentro para fora da empresa. Uma proposta de posicionamento que não tenha aderência interna torna-se apenas uma intenção. Assim, promover a participação e o engajamento do público interno das empresas é fundamental para o sucesso do trabalho. No caso do Senac, foi pela visão de futuro e pela ousadia que se tornou possível a escolha do conceito Inovação como base do novo branding [conceito que traduz a construção e o gerenciamento de uma marca] da empresa. Revista do Senac Agora que a marca foi lançada, é hora de zelar pela sua aplicação correta. Quais cuidados devem ser observados por todos nós daqui para frente? Marilu Schneider Para que se tenha uma consistência da marca em todos os pontos de contato, devemos observar as orientações técnicas para sua correta aplicação. Esse vai ser mais um desafio. Revista do Senac O que sinifica boa identidade visual para uma empresa? Marilu Schneider Marcas fortes são construídas por meio da experiência total por parte dos usuários, ou seja, de um histórico consistente entre promessa e entrega. Estima-se que, hoje, o valor dos ativos intangíveis de uma empresa constitua cerca de 80% do seu valor total e a marca está entre os ativos intangíveis mais importantes. A marca é muito mais que uma identidade visual, já que incorpora também a cultura da empresa, mas podemos dizer que a identidade visual simboliza o valor da marca. A marca incorpora também a cultura da empresa

14 14 [ Integração ] Senac na Bienal do Livro de São Paulo As autoras participaram do Cozinhando com Palavras, aula-show de gastronomia Primeiro grande evento a expor a nova marca do Senac, a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada de 9 a 19 de agosto, no Anhembi, teve números expressivos. Foram mais de mil títulos expostos e exemplares vendidos um aumento de 19,2% sobre a edição de 2010 e de 26,8% com relação à Bienal do Livro Rio de Janeiro, no ano passado. Durante todo o evento, que registrou um público recorde de 750 mil pessoas, foram lançadas 40 obras dos centros editoriais do Senac, sempre com a presença dos autores. O livro Panelinha receitas que funcionam, de Rita Lobo, foi o campeão de vendas do estande. Como vem ocorrendo nas recentes edições da Bienal, o espaço prestigiou uma área de conhecimento na qual a Instituição atua. A deste ano foi a moda. A tarefa de criar um ambiente que aproximasse os visitantes do tema foi entregue ao estilista Jum Nakao, que projetou uma passarela sobre a qual utilizou, em vez de modelos, manequins com trabalhos de alunos de Estilismo e Modelagem do Centro Universitário do Senac em São Paulo. Essa foi a primeira vez que um estilista elaborou um estande para bienais do livro. Nakao também criou uma arquibancada onde os leitores podiam sentar para folhear os livros ou assistir aos eventos realizados no estande. Por exemplo, a famosa chef Flávia Quaresma e a nutróloga Jane Corona, autoras de Saúde em jogo: dicas e receitas para o homem inteligente, conduziram uma aula-show de gastronomia que fez o maior sucesso. Espaço do Senac na Bienal atraiu grande público

15 [ Integração ] 15 Nova Unidade do Senac em Gramado Com as presenças do presidente do Sistema Fecomércio, Zildo De Marchi, do diretor-geral do Senac, Sidney Cunha, e do diretor regional, José Paulo da Rosa, foi inaugurada no dia 7 de agosto a Escola Senac Gramado, no Rio Grande do Sul. Com 800 metros quadrados e capacidade para receber 150 alunos por turno, a Unidade terá ênfase nas áreas de Gastronomia, Idiomas, Turismo e Hotelaria. A Unidade foi a primeira, em todo o Brasil, a ser inaugurada com a nova identidade visual do Senac em sua fachada e na sinalização interna. Também compareceram à cerimônia de inauguração autoridades do governo, conselheiros e colaboradores da Instituição e representantes da comunidade. Sidney Cunha falou sobre a importância da nova Unidade: Gramado, com seu relevante processo de crescimento no turismo, merecia ter uma escola de capacitação, destacou. O presidente do Sistema Fecomércio mencionou o compromisso social do Senac: O desenvolvimento econômico e empresarial está totalmente ligado ao processo de qualificação profissional. E é dessa forma que o Senac em Gramado chega para contribuir para o constante crescimento do município, afirmou. Público interno: lançamento da marca O Departamento Nacional e os Departamentos Regionais do Senac em todo o Brasil se prepararam de diferentes maneiras para o programa de lançamento da nova marca, realizado no dia 2 de agosto e aguardado com grande ansiedade por todos os empregados. A apresentação, transmitida por meio de teleconferência, com mediação da jornalista Bárbara Pereira, contou com as participações de Jacinto Corrêa, diretor da Divisão Técnica do Departamento Nacional do Senac, e Marilu Schneider, sócia-diretora da Packaging Brands, escritório de design que produziu a nova marca. Eles explicaram como foi desenvolvido todo o trabalho e falaram sobre a importância dessa mudança para a Instituição. Ao fim da teleconferência, o momento que todos aguardavam: a exibição da marca que agora representa o Senac.

16 16 [ Integração ] A mobilização foi intensa em todo o país, e não faltaram ações estratégicas para valorizar o grande evento. No Departamento Nacional, os empregados se reuniram no Teatro do Condomínio Sesc-Senac. Após o programa, Jacinto e Marilu responderam perguntas dos empregados. Em seguida, foi realizado um coquetel. Durante o fim de semana, a nova marca foi aplicada em locais estratégicos da sede, para que todos, ao chegarem ao trabalho na manhã de segunda, já encontrassem o Departamento Nacional de cara nova. Os displays do Jornal-mural também foram substituídos e cada empregado recebeu uma sacola ecológica contendo camiseta, caneta e o novo crachá. Na Paraíba, o Departamento de Marketing e Comunicação procurou reforçar o conceito. Como já sabíamos do impacto que a marca geraria, aproveitamos para mostrar as marcas de 1946 e 1969, falamos sobre o conceito de cada uma e mostramos a aplicação correta da nova identidade, enfatizou o chefe do setor, Antônio Carlos Ribeiro Júnior. Como parte das estratégias de campanha de lançamento da nova marca para o público interno, o setor de Marketing e Comunicação desenvolveu um projeto denominado Árvore da Mudança, com informações sobre a teleconferência. Convites foram entregues pessoalmente, além de maciça divulgação por meio da rede social corporativa e de s. Amapá e Amazonas registraram várias manifestações de apoio à mudança. Os empregados se sentiram felizes e prestigiados ao conhecerem a nova identidade visual da Instituição em primeira mão e receberam os kits contendo camiseta, caneta e mochila. Piauí preparou uma brincadeira com aviõezinhos de papel e, com muito bom humor, incentivou os empregados a fazerem a nova marca levantar voo. Depois, todos receberam seus kits e participaram de um coquetel. Em Sergipe, todos a bordo. Os empregados foram recepcionados por aeromoças vestidas com as cores da nova marca. Elas recolhiam os crachás antigos e entregavam os novos com um brinde. A ideia era simular um check-in de aeroporto e acolher os passageiros desse embarque no voo proporcionado pela mudança. O dia da teleconferência em Tocantins foi marcado por surpresas. O atendimento ao público nas quatro Unidades do estado foi encerrado às 14 horas. Depois, cada empregado seguiu para os locais de exibição. No auditório em Palmas ou em salas de aulas nas Unidades de Araguaína e Gurupi, a curiosidade era enorme. Quando a marca finalmente foi exibida, a aprovação do grupo foi total. Em seguida, um lanche foi oferecido. Além disso, os veículos do Regional receberam a nova identidade visual, assim como a área interna e as fachadas do prédio do Centro de Educação Profissional Palmas. Toda essa atividade foi realizada no sábado, dia 4, quando não houve expediente. Para a diretora regional, Lunáh Brito Gomes, os conceitos da nova marca estão cada vez mais presentes na Instituição: Sempre trabalhamos com inovação e criatividade.

17 [ Por todo [ Integração o Brasil ] 17 Site reformulado Os primeiros dias de agosto foram especiais para a equipe do Senac em Alagoas, que ficou envolvida nos últimos detalhes para o lançamento da nova marca da Instituição. Além da sinalização das Unidades, seu site (www.al.senac.br) passou por uma reformulação, a fim de traduzir esse momento inovador vivido pela educação profissional no estado. Pelas redes sociais (twitter.com/senacal e facebook.com/senacalagoas), empregados e alunos aguardavam a novidade anunciada nos dias anteriores. No dia 5 de agosto, o Regional reforçou a publicação de teasers em seu Twitter com a hashtag #NovidadeSenac. O objetivo era chamar a atenção do público para a propaganda que seria divulgada à noite, no intervalo do Fantástico. A mudança de marca não poderia ter sido em melhor momento para lançarmos também o novo site, uma resposta a nossos usuários sempre tão participativos. Estamos muito satisfeitos, diz Roberta Albuquerque, assessora de Marketing e Comunicação do Senac em Alagoas. No dia seguinte ao lançamento da nova marca, os empregados do Regional foram recepcionados com festa e o kit-colaborador. ALAGOAS Centenas se reúnem para conhecer a marca GOIÁS As Unidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia reuniram, no auditório Álvaro Falanque da Faculdade de Tecnologia Senac Goiás, cerca de 200 empregados para o lançamento da marca. Após a exibição do programa de lançamento e do comercial, os participantes se levantaram e aplaudiram. No mesmo dia, foram distribuídos os kits para os empregados e o novo crachá. O lançamento, realizado simultaneamente nas 18 unidades do Senac no estado, também rendeu comentários, como o do gerente da Unidade de Catalão, Kilderson Cândido Faria: De fato, a nova marca nos remete à ideia de movimento constante e inovação. O gráfico em azul e laranja, que lembra as formas de um avião de papel, nos permite viajar nos sonhos, nos anseios e nas expectativas que o Senac traz para cada aluno (e para cada empregado) que por aqui passa, em busca de melhoria em sua vida profissional e até mesmo pessoal. Para conhecer a opinião dos internautas sobre a nova marca, o DR Goiás criou uma enquete em seu portal. Mais de 70% dos visitantes que participaram da votação consideraram inovadora a nova marca do Senac.

18 18 [ Integração Por todo o Brasil ] ] Inovação acompanha tendências No Centro Tecnológico do Senac em Cuiabá, no dia 6 de agosto, foi promovido um café da manhã para o qual foram convidados presidentes de associações, conselheiros regionais e também a imprensa local. Na abertura, o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Pedro Nadaf, ao lado da diretora do Senac em Mato Grosso, Gilsane de Arruda e Silva Tomaz, explicou a cons- trução e os significados da nova marca: O mercado está em constante mudança, surgem novas tendências, e a Instituição, que está acompanhando os novos conceitos de inovação, precisava também reposicionar sua marca em âmbito nacional. Na ocasião, também foi ministrada a palestra O poder das marcas no mundo empresarial, pelo consultor Fábio Fiorini. MATO GROSSO RIO GRANDE DO SUL Equipes unidas para divulgar Várias ações foram desenvolvidas com a intenção de atrair o público interno para o lançamento da nova marca do Senac no Rio Grande do Sul. Por , um teaser com as cores e linhas gráficas da nova marca foi enviado a todos os empregados. O canal de comunicação interna o Interligado também foi utilizado. Além disso, cada um recebeu o convite impresso e o convite eletrônico. No dia do evento, os multiplicadores de Marketing e os diretores das Unidades recepcionaram os empregados de uma forma especial. No Departamento Regional, como forma de reforçar o convite, a equipe de Marketing dividiu-se em locais estratégicos de grande fluxo de pessoas no prédio para recepcionar os convidados. Nas Unidades, a condução do evento foi feita pelos diretores que, após pequena apresentação, reproduziram o vídeo do programa que apresentava a nova marca. Na sede do Departamento Regional, o encontro contou com a presença do diretor regional do Senac, José Paulo da Rosa. Também estavam na plateia o diretor executivo do Sistema Fecomércio/RS, André Sander, e o assessor da diretoria do Sistema Fecomercio-RS, Derly Fialho, além de gerentes regionais do Senac e do Sesc. Antes da exibição do vídeo, José Paulo ressaltou a história e os conceitos de qualidade e transparência que sempre nortearam as atividade da Instituição no Rio Grande do Sul. Após seu pronunciamento, teve início a transmissão da teleconferência. Na semana posterior, todos os colaboradores do estado receberam um kit promocional com itens alusivos à nova marca.

19 [ Por todo [ Integração o Brasil ] 19 Mineiros aprovam e vestem a camisa Os empregados do Senac em Minas Gerais aprovaram a nova marca e literalmente vestiram a camisa da Instituição. Todas as sextas-feiras do mês de agosto, os empregados das mais de 30 unidades mineiras trabalharam uniformizados com a blusa que exibia a nova marca, mostrando que estão preparados para os conceitos nela embutidos: modernidade, inovação e flexibilidade. É um momento histórico, que pertence a todos que fazem parte desta Instituição, observou a assessora de Marketing e Comunicação do Senac em Minas, Luciana Corrêa. Para o diretor regional, José Carlos Cirilo, a marca traduz uma nova fase: Ela espelha o que é o Senac atualmente: uma Instituição inovadora e que possibilita a seus alunos alçar voos e realizar sonhos. No Twiter, o Regional postou a enquete Mudar é evoluir! Qual a mudança mais importante pela qual você já passou? #NovidadeSenac. O objetivo foi o de engajar seus mais de 800 seguidores. MINAS GERAIS PERNAMBUCO Almoço para jornalistas Na segunda-feira, 6 de agosto, todos os empregados receberam o kit com mochila, caneta, camiseta e cordão para crachá adequado à nova identidade visual. Também foram impressos cartazes abordando a troca da marca, fixados em todas as salas de aula e nos quadros de aviso. Para reforçar a divulgação, no mesmo dia, a imprensa local recebeu kits contendo camisa e release com informações sobre a mudança durante almoço realizado no Sesc em Pernambuco para anúncio da missão empresarial 2012 da Fecomércio-PE. Além disso, o material foi reforçado com para os jornalistas dos setores de Educação, Publicidade, Economia e colunas sociais. A mesma campanha institucional veiculada nacionalmente está sendo reproduzida pelo Senac em Pernambuco na mídia local.

20 20 [ Integração Por todo o Brasil ] ] Café com novidades RORAIMA A apresentação para a imprensa local foi feita durante um café da manhã promovido no dia 10 de agosto, na Unidade do Senac São Francisco. Participaram 14 pessoas, entre jornalistas, cinegrafistas, radialistas e fotógrafos. Na oportunidade, foi apresentado o projeto de produção videográfica em 3D voltado para a educação no trânsito. O curso, em andamento, é gratuito e participam dele ex-alunos do Senac e de outras instituições. Marinho. O material produzido por eles ao fim do curso será veiculado na TV Roraima (afiliada da Rede Globo) e em outras emissoras parceiras, reforçando a questão da inovação explicitada na nova identidade visual, além de assegurar o trabalho de inclusão via educação realizado pelo Senac há mais de 60 anos. A campanha de educação para o trânsito foi criada pelos próprios alunos, com a orientação do professor Adriano Personagem do comercial na vida real Foto: Ivo Lima Uma das ações para divulgação da nova marca do Senac realizadas no Paraná foi o envio de marketing aos clientes. Aproximadamente 5 mil pessoas receberam a mensagem, que gerou várias manifestações no canal Fale Conosco. Um dos depoimentos que mais chamaram a atenção foi o da aluna Mariene Vasconcelos Mesquita. Aos 53 anos, ela coleciona nove certificados do Senac na área de Beleza. O primeiro deles foi obtido no curso de Cabeleireiro, realizado em Manaus, em Com a profissão que aprendi no Senac, consegui criar e formar minhas filhas. O Senac foi um muro de arrimo na minha vida, relata. A comparação com o comercial veiculado em rede nacional, que apresenta diversos profissionais que viveram transformações após passarem pela Instituição, foi inevitável: Posso dizer que faço parte desta história com muito orgulho, pois o Senac representa um pouco da minha vida, afirma. Em paralelo, o Regional paranaense realizou outras ações para divulgar a nova marca, tais como o desenvolvimento do Referencial de Sinalização, que assina com a marca do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, a adequação do site à nova identidade visual, a papelaria e a sinalização da nova Unidade Umuarama, inaugurada em 18 de setembro. PARANÁ

O Dia D. 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE. e a culturalização de um. posicionamento estratégico

O Dia D. 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE. e a culturalização de um. posicionamento estratégico O Dia D e a culturalização de um posicionamento estratégico 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE Centro Universitário Franciscano uma universidade para suas aspirações Santa Maria é um polo educacional

Leia mais

19º Prêmio Qualidade RS & 4º Prêmio Inovação PGQP

19º Prêmio Qualidade RS & 4º Prêmio Inovação PGQP 19º Prêmio Qualidade RS & 4º Prêmio Inovação PGQP 19º Prêmio Qualidade RS & 4º Prêmio Inovação PGQP Parabéns Premiados! www.portalqualidade.com/pgqp/materialcongresso2014 Comunicação: Congresso Internacional

Leia mais

A Conciliação. A Campanha 2015. Objetivos da Campanha

A Conciliação. A Campanha 2015. Objetivos da Campanha A Conciliação A Semana Nacional da Conciliação é uma ação institucional do CNJ que ocorre desde 2008. Essa iniciativa, já consolidada, conta com a participação de demais tribunais brasileiros e terá logomarca

Leia mais

Marcele Bastos. o Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas. Fundamentos de marketing. o Especialista em Gestão - ênfase em Marketing

Marcele Bastos. o Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas. Fundamentos de marketing. o Especialista em Gestão - ênfase em Marketing o Especialista em Gestão - ênfase em Marketing o Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas o Docente universitária na disciplina Fundamentos de marketing o 12 anos de experiência em comunicação

Leia mais

Relatório de Gestão Setorial 2010

Relatório de Gestão Setorial 2010 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Relatório de Gestão Setorial 2010 Cruz das Almas BA 2010 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES Período: Janeiro

Leia mais

Regulamento Prêmio Sebrae de Jornalismo 6ª edição Nacional

Regulamento Prêmio Sebrae de Jornalismo 6ª edição Nacional Regulamento Prêmio Sebrae de Jornalismo 6ª edição Nacional 1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO 1.1. O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae Nacional Serviço Brasileiro

Leia mais

Política de Comunicação Integrada

Política de Comunicação Integrada Política de Comunicação Integrada agosto 2009 Política de Comunicação Integrada Política de Comunicação Integrada 5 1. Objetivos Promover a comunicação integrada entre as empresas Eletrobras e dessas

Leia mais

Política de. [ comunicação] Forluz

Política de. [ comunicação] Forluz Política de [ comunicação] Forluz Índice Apresentação...4 Missão da Forluz...5 Condições para aplicação deste documento...6 Objetivos da Política de Comunicação...7 Diretrizes da Política de Comunicação...8

Leia mais

Política de Comunicação Integrada

Política de Comunicação Integrada Política de Comunicação Integrada agosto 2009 Política de Comunicação Integrada 4 1 Objetivos Promover a comunicação integrada entre as empresas Eletrobras e dessas com os seus públicos de relacionamento,

Leia mais

vestir para encantar

vestir para encantar vestir para encantar Missão Encantar nossas clientes com a alegria e o colorido da mulher carioca e vesti-las para que fiquem cada dia mais bonitas e felizes. Visão Fazer da dress to uma marca diferenciada

Leia mais

Plano de COMUNICAÇÃO do Planejamento Estratégico da Justiça Federal

Plano de COMUNICAÇÃO do Planejamento Estratégico da Justiça Federal Plano de COMUNICAÇÃO do Planejamento Estratégico da Justiça Federal PLANO DE COMUNICAÇÃO DA ESTRATÉGIA Introdução É importante ressaltar que um plano de comunicação tem a finalidade de tornar conhecida

Leia mais

AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009

AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009 AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009 O SESI/SENAI - PR, torna pública a RETIFICAÇÃO referente ao Edital de CREDENCIAMENTO N.º 502/2009, conforme segue: Fica Incluído no ANEXO III - ÁREAS

Leia mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais sz propaganda um novo começo. propaganda sz um novo começo. sz consulting maximizando resultados sz branding além da marca sz design e muito mais sz webdesign sem portas fechadas Planejamento estratégico,

Leia mais

Campanha promocional Doutores da Alegria - Voluntáriado 1

Campanha promocional Doutores da Alegria - Voluntáriado 1 Campanha promocional Doutores da Alegria - Voluntáriado 1 Alexandre COELHO 2 Catarina CARVALHO 3 Danielle RIBEIRO 4 Leoni ROCHA 5 Paloma HADDAD 6 Professor/Orientador: Daniel CAMPOS 7 Universidade Fumec,

Leia mais

SOMOS UMA AGÊNCIA JOVEM, ÁGIL E CRIATIVA QUE TEM UM PROPÓSITO BEM CLARO: TER BOAS IDEIAS PARA GERAR BONS RESULTADOS.

SOMOS UMA AGÊNCIA JOVEM, ÁGIL E CRIATIVA QUE TEM UM PROPÓSITO BEM CLARO: TER BOAS IDEIAS PARA GERAR BONS RESULTADOS. 2 plenapropaganda portfólio quem somos 3 SOMOS UMA AGÊNCIA JOVEM, ÁGIL E CRIATIVA QUE TEM UM PROPÓSITO BEM CLARO: TER BOAS IDEIAS PARA GERAR BONS RESULTADOS. A Plena é uma agência que atua sempre focada

Leia mais

Comunicação e Reputação. 10 dicas para manter o alinhamento e assegurar resultados

Comunicação e Reputação. 10 dicas para manter o alinhamento e assegurar resultados Comunicação e Reputação 10 dicas para manter o alinhamento e assegurar resultados 1 Introdução Ao contrário do que alguns podem pensar, reputação não é apenas um atributo ou juízo moral aplicado às empresas.

Leia mais

Diretrizes da Comissão Regional de Imagem e Comunicação Dos Escoteiros do Brasil. Região do Rio Grande do Sul

Diretrizes da Comissão Regional de Imagem e Comunicação Dos Escoteiros do Brasil. Região do Rio Grande do Sul Diretrizes da Comissão Regional de Imagem e Comunicação Dos Escoteiros do Brasil Após um mais de ano de trabalho e experiências adquiridas a CRIC apresenta à diretoria regional as diretrizes que regem

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS Versão 2.0 09/02/2015 Sumário 1 Objetivo... 3 1.1 Objetivos Específicos... 3 2 Conceitos... 4 3 Princípios... 5 4 Diretrizes... 5 4.1

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Política de Comunicação Institucional

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Política de Comunicação Institucional Política de Comunicação Institucional POLÍTICA PÚBLICA P DE COMUNICAÇÃO O homem é um ser social. O intercâmbio de suas experiências e de seus conhecimentos possibilitou que as pessoas se apropriassem dos

Leia mais

http://www.bvs.br/ Projeto 4 Plano de Marketing e Divulgação da BVS-SP Brasil 18 de janeiro de 2005

http://www.bvs.br/ Projeto 4 Plano de Marketing e Divulgação da BVS-SP Brasil 18 de janeiro de 2005 http://www.bvs.br/ Projeto 4 18 de janeiro de 2005 Introdução Diante dos novos desafios e contínuas mudanças, as organizações precisam ser ágeis na tomada de decisão. Coordenar esforços de comunicação

Leia mais

Hotsite: Carta de Serviços ao Cidadão do MDS

Hotsite: Carta de Serviços ao Cidadão do MDS PRÁTICA 1) TÍTULO Hotsite: Carta de Serviços ao Cidadão do MDS 2) DESCRIÇÃO DA PRÁTICA - limite de 8 (oito) páginas: O Hotsite da Carta de Serviços ao Cidadão do MDS foi um projeto realizado pela Ouvidoria

Leia mais

Código: MAP-DIINF-003 Versão: 00 Data de Emissão: 0101/2013 Elaborado por: Gerência de Comunicação

Código: MAP-DIINF-003 Versão: 00 Data de Emissão: 0101/2013 Elaborado por: Gerência de Comunicação Código: MAP-DIINF-003 Versão: 00 Data de Emissão: 0101/2013 Elaborado por: Gerência de Comunicação Aprovado por: Diretoria de Informação Institucional 1 OBJETIVO Definir e padronizar os procedimentos referentes

Leia mais

RELATÓRIO DE IMPACTO SGE 2014

RELATÓRIO DE IMPACTO SGE 2014 RELATÓRIO DE IMPACTO SGE 2014 ÍNDICE I.SEMANA GLOBAL DO EMPREENDEDORISMO NO MUNDO II. SEMANA GLOBAL DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL III. QUEM FEZ A SGE ACONTECER IV. RESULTADOS 2014 V. COMUNICAÇÃO DA SGE

Leia mais

PRÁTICA. Portal do Consumidor da Anatel (www.anatel.gov.br/consumidor)

PRÁTICA. Portal do Consumidor da Anatel (www.anatel.gov.br/consumidor) PRÁTICA 1) TÍTULO Portal do Consumidor da Anatel (www.anatel.gov.br/consumidor) 2) DESCRIÇÃO DA PRÁTICA - limite de 4 (quatro) páginas: O Portal do Consumidor (www.anatel.gov.br/consumidor) foi criado

Leia mais

SONHE. PLANEJE.EMBARQUE.

SONHE. PLANEJE.EMBARQUE. SONHE. PLANEJE.EMBARQUE. [na direção certa] A Viagem e Turismo é feita por pessoas que amam viajar e têm a sorte de trabalhar com o que amam. Isso se reflete em todas as dimensões da nossa marca. Nossa

Leia mais

A importância de personalizar a sua loja virtual

A importância de personalizar a sua loja virtual A importância de personalizar a sua loja virtual Ter uma loja virtual de sucesso é o sonho de muitos empresários que avançam por esse nicho econômico. Porém, como as lojas virtuais são mais baratas e mais

Leia mais

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Morgana Hamester História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Contexto atual Modelização digital contemporaneidade;

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO PLANO DE COMUNICAÇÃO, PROGRAMAÇÃO PARALELA E SERVIÇOS. Comunicação Eventos Paralelos Espaços Diferenciados.

PLANO ESTRATÉGICO PLANO DE COMUNICAÇÃO, PROGRAMAÇÃO PARALELA E SERVIÇOS. Comunicação Eventos Paralelos Espaços Diferenciados. PLANO ESTRATÉGICO Comunicação Eventos Paralelos Espaços Diferenciados PLANO DE Serviços COMUNICAÇÃO, PROGRAMAÇÃO PARALELA E SERVIÇOS Prezado Expositor, É com muita satisfação que apresentamos o plano estratégico

Leia mais

Mídia Kit Jornal Correio

Mídia Kit Jornal Correio Mídia Kit Jornal Correio Com mais de 77 anos de tradição, o Jornal Correio faz parte da história de Uberlândia e não para de evoluir. De olho no que acontece no país e no mundo, é um jornal moderno, completo

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

Uma nova fase de sucesso em seu negócio pode começar agora

Uma nova fase de sucesso em seu negócio pode começar agora Uma nova fase de sucesso em seu negócio pode começar agora Afinal, tudo começa em sua maneira de pensar. E marketing é isto, uma questão de posicionamento. PROPOSTA DE SERVIÇOS Logotipos Web Sites Lojas

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2010

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2010 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2010 Palestras informativas Promover ações educativas para a promoção do voluntariado transformador. Mobilizar voluntários. Toda a comunidade de Curitiba e Região Metropolitana

Leia mais

Atuação & Serviços. Planejamento

Atuação & Serviços. Planejamento A Agência Em nosso dia-a-dia nos expressamos de diversas formas. O "OH!", utilizamos para expressar uma surpresa positiva, algo que nos impressiona e que supera todas as nossas expectativas. Para que seus

Leia mais

Assessoria de imprensa Conquista de espaço editorial Publicações Informação direta ao seu público Comunicação interna Muito além do jornalzinho

Assessoria de imprensa Conquista de espaço editorial Publicações Informação direta ao seu público Comunicação interna Muito além do jornalzinho # Tantas # Edição 01 # Ano 01 Assessoria de imprensa Conquista de espaço editorial Publicações Informação direta ao seu público Comunicação interna Muito além do jornalzinho Editorial Missão e Valores

Leia mais

OBJETIVOS DE MARKETING

OBJETIVOS DE MARKETING CASE Banco do Brasil Todo Seu O Banco do Brasil é a mais antiga instituição bancária brasileira. Reconhecido como fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país, é também o maior banco da

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

JORNAL DIÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO PARÁ www.diariodaconstrucao.com.br

JORNAL DIÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO PARÁ www.diariodaconstrucao.com.br PROPOSTA DE PROPAGANDA - ANUNCIE NO JDC Apresentação de Plano de Publicidade Online no Site O JORNAL DIÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO PARÁ atende com o nome de JDC, porque é uma empresa que tem como sua atividade

Leia mais

MÍDIA KIT C O M U N I C A Ç Ã O I N T E G R A D A CONTEÚDOS INTEGRADOS EM TODOS OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO: Redes Sociais

MÍDIA KIT C O M U N I C A Ç Ã O I N T E G R A D A CONTEÚDOS INTEGRADOS EM TODOS OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO: Redes Sociais C O M U N I C A Ç Ã O I N T E G R A D A MÍDIA KIT 2015 CONTEÚDOS INTEGRADOS EM TODOS OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO: Impresso Web Tablets Smartphones Apps Parceiros Estratégicos Portal da ABF Mailing Exclusivo

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº 010/2013

ATO NORMATIVO Nº 010/2013 ATO NORMATIVO Nº 010/2013 Organiza as ações de comunicação social, no âmbito do Ministério Público do Estado da Bahia. OPROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, no uso das atribuições que lhe confere

Leia mais

PLANO DE COMUNICAÇÃO PLANO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA A VIRTUALLINK

PLANO DE COMUNICAÇÃO PLANO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA A VIRTUALLINK PLANO DE COMUNICAÇÃO PLANO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA A VIRTUALLINK - Equipe de Comunicação Multimídia e Relações Públicas: Márcio Lobato Nayanne Pacheco 1. - OBJETIVO: A presente proposta objetiva estruturar

Leia mais

7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL

7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL DICAS PARA DIVULGAR SUA EMPRESA E AUMENTAR AS VENDAS NO FIM DE ANO 7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL Sumário Apresentação Capítulo 1 - Crie conteúdo de alta

Leia mais

_ APLAUSOS - PROGRAMA GLOBAL DE RECONHECIMENTO DA ANGLO AMERICAN

_ APLAUSOS - PROGRAMA GLOBAL DE RECONHECIMENTO DA ANGLO AMERICAN _ APLAUSOS - PROGRAMA GLOBAL DE RECONHECIMENTO DA ANGLO AMERICAN Apresentação e Cenário A Anglo American é uma das maiores empresas de mineração do mundo, com operações na África do Sul, América do Sul

Leia mais

Reunião do Comitê de Marketing 13 e 14 de janeiro de 2011

Reunião do Comitê de Marketing 13 e 14 de janeiro de 2011 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Reunião do Comitê de Marketing 13 e 14 de janeiro de 2011 Memória Presentes: membros do

Leia mais

Quando quiser sair da apresentação, basta clicar neste ícone ( x ) no canto superior direito da tela.

Quando quiser sair da apresentação, basta clicar neste ícone ( x ) no canto superior direito da tela. Esta é uma apresentação navegável. Uma maneira prática de conhecer a Academia da Estratégia. Para navegar siga as instruções abaixo. Esperamos que a sua viagem seja UAU! Quando quiser sair da apresentação,

Leia mais

Thaísa Fortuni. 15 dicas de Mídias Sociais para Moda. Copyright 2015 - Todos os direitos reservados

Thaísa Fortuni. 15 dicas de Mídias Sociais para Moda. Copyright 2015 - Todos os direitos reservados Thaísa Fortuni Thaísa Fortuni 15 dicas de Mídias Sociais para Moda Copyright 2015 - Todos os direitos reservados Sobre Thaísa Fortuni Publicitária por formação, escritora e empreendora digital. Trabalha

Leia mais

Projetos culturais: desenvolvimento, captação e gestão

Projetos culturais: desenvolvimento, captação e gestão Projetos culturais: desenvolvimento, captação e gestão Módulo 4: Captação de recursos (parte 1) André Fonseca Santo André / maio 2009 Captação de recursos Fases anteriores à captação Preparação do projeto

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRZ1134 EDITAL Nº 001/2014 1. Perfil: I - Consultoria para monitoramento e avaliação acerca de como se dá a apropriação de conteúdos, conceitos e novas

Leia mais

CONVITE Nº 01/2012 ANEXO I - DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

CONVITE Nº 01/2012 ANEXO I - DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS CONVITE Nº 01/2012 ANEXO I - DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS OBJETIVO E ESCOPO 1. Informações Gerais 1.1 Objetivo geral do trabalho: desenvolvimento de novo site institucional para o Senac (www.senac.br), nas versões

Leia mais

PROPOSTA DE LANÇAMENTO NO MERCADO PRODUTO ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA

PROPOSTA DE LANÇAMENTO NO MERCADO PRODUTO ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA PROPOSTA DE LANÇAMENTO NO MERCADO PRODUTO ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA IMB - Julho 2009 1 Índice 1. Introdução... 3 2. A Marca-Mãe... 3 3. A Marca Temática... 4 4. Mapa da Marca... 4 5. Aplicação da Marca...

Leia mais

UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2012

UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2012 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2012 Cruz das Almas BA 2013 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida profissionais

Leia mais

A importância do branding

A importância do branding A importância do branding Reflexões para o gerenciamento de marcas em instituições de ensino Profª Ligia Rizzo Branding? Branding não é marca Não é propaganda Mas é sentimento E quantos sentimentos carregamos

Leia mais

Portifólio Regina Ramalho

Portifólio Regina Ramalho 1 Portifólio Regina Ramalho Diretora de Comunicação e Editora do Pró Trabalhador Aniger Comunicação janeiro de 2013 até o momento (1 ano 6 meses)aclimação Regina Ramalho- Estratégias de comunicação e Assessoria

Leia mais

CAFÉ COM LETRAS. Seu encontro semanal com a cultura, bairro Jardim Camburi. O shopping que conhece você

CAFÉ COM LETRAS. Seu encontro semanal com a cultura, bairro Jardim Camburi. O shopping que conhece você CAFÉ COM LETRAS Seu encontro semanal com a cultura, bairro Jardim Camburi. O shopping que conhece você CONHEÇA O EVENTO O Café com Letras é um evento de cunho cultural, com Entrada Franca, que visa a valorização

Leia mais

Gerência de Comunicacão

Gerência de Comunicacão Gerência de Comunicacão Quem somos? Representação política e institucional Representação sindical Educação cooperativista, promoção social e monitoramento Gecom Marketing Publicidade e propaganda Assessoria

Leia mais

Planejamento de Campanha Publicitária

Planejamento de Campanha Publicitária Planejamento de Campanha Publicitária Prof. André Wander UCAM O briefing chegou. E agora? O profissional responsável pelo planejamento de campanha em uma agência de propaganda recebe o briefing, analisa

Leia mais

Minuto Enfermagem. Idealizado em 2013 pelo Núcleo IPÊ Soluções Interativas. No ar há 2 anos conhecendo novos amigos e espalhando conhecimento.

Minuto Enfermagem. Idealizado em 2013 pelo Núcleo IPÊ Soluções Interativas. No ar há 2 anos conhecendo novos amigos e espalhando conhecimento. 2015-1º semestre Minuto Enfermagem O Minuto Enfermagem é um portal que dispõe de notícias, artigos, reportagens, entrevistas, fotos, vídeos, divulgação de eventos entre outros, que prima pela qualidade

Leia mais

Programa de Comunicação Interna e Externa

Programa de Comunicação Interna e Externa Programa de Comunicação Interna e Externa Aprovado na Reunião do CONASU em 21/01/2015. O Programa de Comunicação Interna e Externa das Faculdades Integradas Ipitanga FACIIP pretende orientar a execução

Leia mais

DIRETRIZES DO FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/NÓS PODEMOS. (aprovada em 2010 e 1ª revisão em agosto de 2012)

DIRETRIZES DO FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/NÓS PODEMOS. (aprovada em 2010 e 1ª revisão em agosto de 2012) DIRETRIZES DO FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/NÓS PODEMOS (aprovada em 2010 e 1ª revisão em agosto de 2012) Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão

VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão 24-26 de Novembro de 2015 Alegrete, RS Saberes que movem o Pampa Plano de Apoiadores Saberes que movem o Pampa O conhecimento

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO INTRODUÇÃO: As mídias sociais estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas, oferecendo soluções e transformando as relações pessoais e comerciais.

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA (ANEXO I ao Edital de Pregão Amplo nº 10/2008)

TERMOS DE REFERÊNCIA (ANEXO I ao Edital de Pregão Amplo nº 10/2008) TERMOS DE REFERÊNCIA (ANEXO I ao Edital de Pregão Amplo nº 10/2008) 1 INTRODUÇÃO 1.1Compete à Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel atuar com publicidade na adoção das medidas necessárias para

Leia mais

20/10/2015 Por Jair Sampaio Pelo segundo ano consecutivo, Senac RN é uma das 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil

20/10/2015 Por Jair Sampaio Pelo segundo ano consecutivo, Senac RN é uma das 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil VEÍCULO: BLOG DO JAIR SAMPAIO DATA: 20.10.15 20/10/2015 Por Jair Sampaio Pelo segundo ano consecutivo, Senac RN é uma das 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil Instituição vinculada ao Sistema

Leia mais

UM SUPERMERCADO E UM DESAFIO

UM SUPERMERCADO E UM DESAFIO SAIR DO LUGAR-COMUM PÃO DE AÇÚCAR UM SUPERMERCADO E UM DESAFIO Só em São Paulo, a associação que reúne os supermercados tem mais de 50 empresas cadastradas. As lojas se espalham com um volume impressionante.

Leia mais

www.inesquecivelcasamento.com.br

www.inesquecivelcasamento.com.br MÍDIA KIT ONLINE 2015.1 Foto: Tainá Frota de Navion - Chá das Duas Photo e Design www.inesquecivelcasamento.com.br O DNA DA INESQUECÍVEL CASAMENTO Cabe na palma da mão, na estante de revista, no tablete

Leia mais

Site institucional da Secretaria de Saúde de Goiânia como comunicação estratégica¹

Site institucional da Secretaria de Saúde de Goiânia como comunicação estratégica¹ Site institucional da Secretaria de Saúde de Goiânia como comunicação estratégica¹ Serena Veloso GOMES² Thamara Rocha Ribeiro FAGURY³ Kalyne Menezes SOUZA4 Silvana Coleta Santos PEREIRA5 Universidade Federal

Leia mais

Esporte, saúde, inclusão e cidadania em uma manhã de pedalada

Esporte, saúde, inclusão e cidadania em uma manhã de pedalada Com o objetivo de incentivar um estilo de vida saudável, com práticas e hábitos que estimulam e melhoram a qualidade de vida, o WORLd BIKE TOUR traz pela 4ª vez a São Paulo e pela 1ª vez ao Rio, a mensagem

Leia mais

Interatividade UniNorte 1

Interatividade UniNorte 1 Interatividade UniNorte 1 Anne Caroline BARROS 2 Francisco BARBOZA 3 Heverton PAULA 4 Igor SANTOS 5 Eudóxia Pereira da SILVA 6 Márcio Alexandre dos Santos SILVA 7 Centro Universitário do Norte (UniNorte),

Leia mais

Captação através da fidelização: segmentar como oportunidade

Captação através da fidelização: segmentar como oportunidade Captação através da fidelização: segmentar como oportunidade A essência da vida é aproximar as pessoas. Tempo, espaço, tecnologia, números. Nada na vida é tão autossuficiente que não precise de interferência

Leia mais

Novos Caminhos Grupo JCA Uma estratégia de transformação organizacional a partir da cultura e dos valores.

Novos Caminhos Grupo JCA Uma estratégia de transformação organizacional a partir da cultura e dos valores. Novos Caminhos Grupo JCA Uma estratégia de transformação organizacional a partir da cultura e dos valores. Período: Março 2010 a junho 2011 Categoria: Adesão dos Colaboradores Sumário: O trabalho relata

Leia mais

FRANQUIA HOME OFFICE

FRANQUIA HOME OFFICE FRANQUIA HOME OFFICE SUMÁRIO QUEM SOMOS PREMIAÇÕES ONDE ESTAMOS NOSSO NEGÓCIO MULTIMARCAS MULTISERVIÇOS PERFIL DO FRANQUEADO VANTAGENS DA FRANQUIA CLUBE TURISMO DESCRITIVO DO INVESTIMENTO PROCESSO DE SELEÇÃO

Leia mais

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa R e l a t ó r i o Telefone: (31) 3532-5100 www.salaodoencontro.org.br salaodoencontro@terra.com.br Rua João da Silva Santos, 34 Santa Lúcia - 32630-730 - Betim - MG Assessoria de Imprensa Jornalista responsável:

Leia mais

Embalagem do Aromatizador do TJ Criança Abriga

Embalagem do Aromatizador do TJ Criança Abriga Embalagem do Aromatizador do TJ Criança Abriga Raquel do Nascimento DIAS 1 Thais Cristina ROZA 2 Virgínia Felipe MANOEL 3 Lamounier Lucas JÚNIOR 4 Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) procura

Leia mais

Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex...

Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex... Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex... (/artigos /carreira/comopermanecercalmosob-pressao /89522/) Carreira Como permanecer calmo sob pressão (/artigos/carreira/como-permanecer-calmosob-pressao/89522/)

Leia mais

F o r e s t C o m u n i c a ç ã o PORTFÓLIO

F o r e s t C o m u n i c a ç ã o PORTFÓLIO F o r e s t C o m u n i c a ç ã o PORTFÓLIO A FOREST COMUNICAÇÃO nasceu para atender organizações que atuam na área socioambiental. Nossos serviços incluem assessoria e planejamento de comunicação, produção

Leia mais

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 A proposta de plano de comunicação elaborada pela Coordenação- Geral de Comunicação e Editoração

Leia mais

&DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR

&DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR &DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR Toda comunicação publicitária visa atender a alguma necessidade de marketing da empresa. Para isso, as empresas traçam estratégias de comunicação publicitária, normalmente traduzidas

Leia mais

a marca A SEGUIR, VOCÊ DESCOBRE COMO FAZER PARTE DE TUDO ISSO.

a marca A SEGUIR, VOCÊ DESCOBRE COMO FAZER PARTE DE TUDO ISSO. a marca A Cabelos&cia é referência em conteúdo sobre beleza profissional há 19 anos. E agora toda sua excelência está atualizada, repaginada e muito mais acessível com o portal Cabelos&cia. Direcionado

Leia mais

Nossos internautas: São bem formados e informados. Frequentadores assíduos do site 58% 52% 53%

Nossos internautas: São bem formados e informados. Frequentadores assíduos do site 58% 52% 53% Audiência Nossos internautas: São bem formados e informados Frequentadores assíduos do site Usam a internet para pesquisar preços e fazer compras Têm renda própria 58% 52% dizem que o site faz parte de

Leia mais

Informações Gerais. 34 parceiros de mídia e publicidade. 220 expositores. + de 500 marcas. + de 20 mil m 2. 35 mil visitantes

Informações Gerais. 34 parceiros de mídia e publicidade. 220 expositores. + de 500 marcas. + de 20 mil m 2. 35 mil visitantes O Evento A PHOTOIMAGE BRASIL, maior feira de imagem da América Latina, reuniu mais de 35 mil participantes ligados ao segmento e provou nesta sua 22ª edição que soube se adaptar às rápidas mudanças do

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

CESTEC- CENTRO DE SERVIÇOS EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO GRANDE ABC

CESTEC- CENTRO DE SERVIÇOS EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO GRANDE ABC CESTEC- CENTRO DE SERVIÇOS EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO GRANDE ABC TERMO DE REFERÊNCIA Nº 013/2010 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA GESTÃO COMERCIAL E VENDAS Contatos Luiz Augusto Gonçalves

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

MÍDIA KIT 2014/2015 C O M U N I C A Ç Ã O I N T E G R A D A CONTEÚDOS INTEGRADOS EM TODOS OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO: Redes Sociais

MÍDIA KIT 2014/2015 C O M U N I C A Ç Ã O I N T E G R A D A CONTEÚDOS INTEGRADOS EM TODOS OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO: Redes Sociais C O M U N I C A Ç Ã O I N T E G R A D A MÍDIA KIT 2014/2015 CONTEÚDOS INTEGRADOS EM TODOS OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO: Impresso Web Tablets Smartphones Apps Parceiros Estratégicos Portal da ABF Mailing Exclusivo

Leia mais

PLANO DE COMUNICAÇÃO Conheça todas as ações realizadas.

PLANO DE COMUNICAÇÃO Conheça todas as ações realizadas. PLANO DE COMUNICAÇÃO Conheça todas as ações realizadas. Caro Expositor, Em sua 31ª edição, a EXPOMUSIC vem consolidar a parceria entre Expositores, Abemúsica e Francal Feiras nesses 31 anos de trabalho,

Leia mais

Especialização em Marketing Digital - NOVO

Especialização em Marketing Digital - NOVO Especialização em Marketing Digital - NOVO Apresentação Previsão de Início Agosto/2013 Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep O ambiente de negócios tem sido modificado pelas Novas Tecnologias da

Leia mais

Marketing Político na Internet - Eleições 2016

Marketing Político na Internet - Eleições 2016 Marketing Político na Internet - Eleições 2016 Implementar e administrar um Plano de Marketing Digital para as campanhas eleitorais de 2016 CEO da Agência AC7, Elcio Castilho, com 24 anos de experiência

Leia mais

Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011

Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011 Curso de Marketing Disciplina: Web Marketing Professor: Roberto Marcello Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011 Web Marketing Web Marketing é qualquer esforço promocional realizado

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Publicidade e Propaganda 2011-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Publicidade e Propaganda 2011-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda 2011-2 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CAMPANHA DE POSICIONAMENTO

Leia mais

COMO VENDER. A IMAGEM DA SUA ESCOLA Dicas que garantem a visibilidade da sua instituição

COMO VENDER. A IMAGEM DA SUA ESCOLA Dicas que garantem a visibilidade da sua instituição BP COMO VENDER A IMAGEM DA SUA ESCOLA Dicas que garantem a visibilidade da sua instituição PRODUTOS EDUCACIONAIS MULTIVERSO Avenida Batel, 1750 Batel CEP 80420-090 Curitiba/PR Fone: (41) 4062-5554 Editor:

Leia mais

Frequências: São Paulo 102,1 MHz; Litoral Paulista MHz 90,1; Endereço: Av. Paulista, 2.200 15º andar CEP 01310-300 São Paulo SP

Frequências: São Paulo 102,1 MHz; Litoral Paulista MHz 90,1; Endereço: Av. Paulista, 2.200 15º andar CEP 01310-300 São Paulo SP Empresa Nome fantasia: Rádio Kiss FM Razão Social: Kiss Telecomunicações LTDA. Frequências: São Paulo 102,1 MHz; Litoral Paulista MHz 90,1; Campinas 107,9 MHz; Brasília 94,1 MHz CNPJ: 59.477.240/0001-24.

Leia mais

http://diariodocongresso.com.br/novo/2011/09/expresso-livre-alcanca-20-mil-usuarios...

http://diariodocongresso.com.br/novo/2011/09/expresso-livre-alcanca-20-mil-usuarios... Page 1 of 8 Diário do Congresso Os Bastidores do Poder On-line Os Bastidores do Poder On-line Capa Senado Câmara Entrevistas Artigos Blogs Opinião Partidos Políticos Pesquise no DC 1ª Página Jornais 1ª

Leia mais

MEDIA KIT. http://boxdeseries.com.br contato@boxdeseries.com.br @boxdeseries

MEDIA KIT. http://boxdeseries.com.br contato@boxdeseries.com.br @boxdeseries MEDIA KIT http://boxdeseries.com.br contato@boxdeseries.com.br @boxdeseries 2 CONTEÚDO BREVE HISTÓRICO...03 MINICURRÍCULO DA EQUIPE...04 SOBRE O SITE...05 EDITORIAS...06 SOBRE O PODCAST...06 ESTATÍSTICAS

Leia mais