Portais Corporativos. Prof. Eder Cachoeira. (48)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Portais Corporativos. Prof. Eder Cachoeira. eder.cachoeira@tecmedia.com.br (48) 9994-8513"

Transcrição

1 Portais Corporativos Prof. Eder Cachoeira (48)

2 Portais Corporativos Apresentação Contextualização Panorama da Internet no Brasil Think Infinite with Google Portais Corporativos PC e a comunicação na empresa Justificando a implantação ROI em um PC PC x Redes Sociais Metodologias Soluções existentes Eventos Links Portais Corporativos Cenário atual Conceito Comunicação empresarial Processo Evolutivo Características O dia-a-dia nas empresas Onde o PC entra nessa história? Planejando Tecnologia Conteúdo Colaboração Exercício prático

3 Contextualização

4 Panorama da Internet no Brasil

5 Panorama da Internet no Brasil 78 milhões de usuários de internet 18 a 20% tem Banda Larga Faturamento de R$ 14,8 bilhões em vendas de bens de consumo 23 milhões de e-consumidores que fizeram, ao menos, uma compra online No primeiro semestre de 2011, a estimativa é de um faturamento em torno de R$ 8,8 bilhões Case Carnaval 2011 Youtube (12 horas ao vivo, 12 milhões de pessoas assitiram, 201 países) Egito (We Want Internet)

6 Think Infinite with Google Prometeus

7 Portais Corporativos

8 Cenário nacional para portais corporativos A análise dos cases inscritos no Prêmio Intranet Portal ao longo dos seus três anos um conjunto significativo de mais de 120 iniciativas de todo o país vem revelando o amadurecimento gradual, porém constante, do uso desses ambientes digitais no mercado corporativo brasileiro.

9 Cenário nacional para portais corporativos % dos participantes afirmaram que o ambiente, além de veicular informações e conteúdos, também fornece acesso a outros sistemas corporativos

10 Cenário nacional para portais corporativos % disseram que a alta direção os considera algo muito útil e oferecem seu patrocínio, enquanto 30% responderam que os principais executivos tratam intranets e portais corporativos como algo crítico para os negócios.

11 Cenário nacional para portais corporativos Alguns participantes lançaram a primeira versão de suas intranets em 1995, ano em que se tem como referência o nascimento dessa tecnologia no mundo. Mas ainda constituem uma minoria.

12 Cenário nacional para portais corporativos Um número significativo de participantes implantou a primeira versão de sua intranet apenas a partir de Ainda sobre versões, mais de 70% das empresas já atualizaram o ambiente até três vezes.

13 Cenário nacional para portais corporativos % dos inscritos no Prêmio Intranet Portal fazem planejamento anual dos seus ambientes. Como se sabe esses ambientes são orgânicos e demandam acompanhamento e planejamento regulares para que seja mantido o alinhamento ao negócio.

14 Cenário nacional para portais corporativos Ao mesmo tempo, os casos vencedores constituem soluções realmente avançadas, deixando claro qual o caminho para colocar a gestão da informação e do conhecimento a serviço de organizações mais ágeis, flexíveis e inteligentes e, portanto, mais produtivas e eficazes.

15 Conceito Portal Corporativo é uma aplicação que agrega conteúdo, colaboração, conhecimento e aplicativos transacionais, todos numa interface única. Ele também integra pessoas, informações e conhecimento que estão atrelados a processos organizacionais.

16 Comunicação corporativa tradicional Normalmente, as informações de uma empresa estão distribuídas em diferentes arquivos, diretórios, computadores, softwares, papéis, etc.

17 Comunicação corporativa com um PC Muitas empresas encontram problemas graves com o excesso de informação gerada no seu dia-a-dia, sendo imprescindível a aplicação de um método de controle capaz de organizar todo o conhecimento dentro da instituição.

18 Processo Evolutivo de um PC Só é possível através de uma governança estruturada. Nessa governança, áreaschave definem regras, diretrizes e métricas em consenso. Planejam juntas, avaliam juntas, trabalham juntas.

19 Processo Evolutivo de um PC A operacionalização de uma iniciativa deste tipo requer a realização de esforços conjuntos de várias áreas (publicação de conteúdo, infraestrutura, gerenciamento do sistema)

20 Processo Evolutivo de um PC Esses sistemas são mecanismos que incentivam o compartilhamento das informações e também são capazes de converter conhecimento tácito em conhecimento explícito.

21 Principais características Murray (1999) defende que os portais exclusivamente voltados a conteúdo são inadequados às organizações, e que o ideal é aquele que interliga tudo e todos, proporcionando todas as ferramentas necessárias para o trabalho colaborativo.

22 Principais características Toledo (2002) reforça que o PC não é uma única tecnologia ou sistema, mas um conjunto de tecnologias que, se corretamente integradas, provêem uma única interface ao usuário para acessar qualquer recurso de informação e de processos de negócio.

23 Principais características Portais Corporativos são capazes de fornecer uma complexa infra-estrutura que permite disponibilizar aos usuários sistemas de informação totalmente configurados e personalizados a cada usuário, esteja ele dentro ou fora da organização.

24 O dia-a-dia nas empresas

25 O dia-a-dia nas empresas As empresas continuam utilizando os diversos sistemas disponíveis, não por opção, mas pelas necessidades do trabalho diário.

26 O dia-a-dia nas empresas Nesse cenário temos as informações, matéria prima mais importante para a empresa, "espalhada" através dos diversos sistemas da empresa. Nem mesmo o acesso às aplicações disponíveis é uma tarefa fácil. Primeiro o usuário tem que descobrir se existe um aplicativo que faz o que ele quer, depois ele tem que descobrir quem é o responsável pela instalação e manutenção e, por último, precisa aprender a utilizar o programa.

27 O dia-a-dia nas empresas Além disso o usuário precisa utilizar diferentes aplicativos para acessar as informações necessárias.

28 O dia-a-dia nas empresas Um Emulador de Terminal para acessar os sistemas do Mainframe. Um Navegador para acessar os sistemas baseados em tecnologia Web de n camadas e a Intranet da empresa. Diversos programas baseados na arquitetura Cliente/Servidor, onde cada aplicativo é um programa diferente, instalado no computador do usuário.

29 Onde é que os Portais Corporativos entram nessa história? A idéia do Portal Corporativo é criar um ponto de acesso único, a todas as informações e aplicativos que o usuário precisa para realizar o seu trabalho diário.

30 Onde é que os Portais Corporativos entram nessa história? Além de ter acesso às informações disponíveis, os usuários também devem dispor de ferramentas que permitam o compartilhamento da informação. É comum a criação de comunidades virtuais e comunidades de práticas que funcionam diretamente no Portal Corporativo.

31 Onde é que os Portais Corporativos entram nessa história? Isso é benéfico para toda a empresa, pois informação compartilhada através do portal é informação disponível, diferente de quando a informação está apenas na "cabeça" dos funcionários.

32 Onde é que os Portais Corporativos entram nessa história? "A informação certa, para a pessoa certa no momento certo." Portais bem projetados e focados nas reais necessidades dos usuários, são capazes de vencer o desafio de fornecer as informações corretas, quando necessárias, para quem delas precisar.

33 Planejando um PC Algumas perguntas importantes: O que os usuários precisam saber? Quais as fontes de conhecimento que os usuários utilizam ou poderiam utilizar no futuro? Como os usuários devem procurar por elas? Será que o Portal Corporativo será intuitivo para o usuário? Qual será o impacto do Portal Corporativo no aprendizado e na tomada de decisões?

34 Planejando um PC Onde intranets e portais corporativos agregam valor? O que eles fazem que nenhum outro sistema faz? Onde focar a construção do seu ambiente digital corporativo para tirar o que ele oferece de melhor?

35 Planejando um PC Basicamente os Portais Corporativos servem para 3 coisas: PORTAL = Tecnologia/Integração CONTENT = Conteúdo COLLABORATION = Colaboração

36 Planejando um PC PORTAL = Tecnologia/Integração = integrar e orquestrar sistemas de forma mais racional, para a TI, e amigável, para o tomador de decisão/usuário; CONTENT = Conteúdo = promover a produção, acesso, uso, reuso e guarda dos muitos conteúdos produzidos no ambiente corporativo; COLLABORATION = Colaboração = estabelecer a aproximação, mediada e apoiada pela tecnologia, dos cérebros e talentos da organização.

37 Planejando um PC CONTENT = Gestão de Conteúdo Para começar, é importante lembrar que a expressão Gestão de Conteúdo é usada tanto por webjornalistas (focados quase sempre em processos digitais de comunicação interna) quanto por profissionais de ciência da informação (preocupados com o ciclo de vida de documentos, sua gestão, guarda, etc).

38 Planejando um PC CONTENT = Gestão de Conteúdo Em qualquer dos casos, o que está em jogo é a capacidade de gerar uma base mais estruturada de informações e conhecimentos explícitos, ao mesmo tempo em que se amplia o alcance (tanto do consumo quanto da participação/inserção).

39 Planejando um PC CONTENT = Gestão de Conteúdo Na sua interface com a Tecnologia, temos as ferramentas de Busca, ECM (Enterprise Content Management) e afins, viabilizando essa estruturação e recuperação mais fácil. Na interface com a Colaboração, é o mundo da aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e inteligência coletiva

40 Planejando um PC COLLABORATION = Colaboração No círculo da colaboração, cabem a localização de especialistas, a aproximação de talentos e a troca de conhecimento tácito. Mas o pulo do gato está na fronteira com o círculo da gestão de conteúdo, onde moram a aprendizagem organizacional, a gestão do conhecimento e a inovação.

41 Planejando um PC COLLABORATION = Colaboração Esse é um dos motivos, por exemplo, do sucesso da web 2.0 e Enterprise 2.0): wiki é conteúdo ou colaboração? E blog? São as duas coisas ao mesmo tempo. daí a sua força.

42 Planejando um PC O fato é que, no diagrama, o poder total está mesmo no centro superposto dos três círculos. A grande dica para um projeto de sucesso, portanto, é construí-lo com um olho em ao menos um dos três pilares, numa abordagem evolutiva que tenha como meta maior a integração de todos eles. Pense na estratégia da organização e identifique os processos de negócio que mais podem ganhar com integração a legados, com reuso de conteúdos e/ou com uma estratégia colaborativa.

43 Planejando um PC Resumindo: a meta maior de uma intranet avançada ou de um portal corporativo é tratar os três eixos como se fossem um só, indissociáveis. Afinal, eles reúnem as proposições únicas de valor de um ambiente como este algo que nenhum outro sistema faz pela organização. Seguindo esta trilha, incorporando uma visão de processos, uma modelagem alinhada à estratégia e preocupações com gestão de mudanças, se alcança um ganho sinérgico e sistêmico que faz do ambiente a tão falada plataforma das empresas que aprendem.

44 Exercício Prático

45 Exercício prático A ACME consultoria atua no segmento de prestação de serviços para famílias da classe média alta de vários países do mundo. O volume de informações e quantidade de colaboradores são gigantescos. Os públicos envolvidos no negócio são: Funcionários Representantes Fornecedores Clientes Comunidade

46 Exercício prático O DESAFIO É: Elaborar o planejamento de um Portal Corporativo para a empresa ACME, contemplando Geração e Organização de Conteúdo e Ferramentas de Colaboração. Os departamentos envolvidos no projeto são: Comercial Diretoria Marketing Atendimento

47 Exercício prático O RESULTADO: 1. Trabalhar CONTEÚDO E COLABORAÇÃO 2. Definir as áreas e desenhar o mapa de navegação 3. Definir um plano de divulgação offline 4. Definir estratégias para o sucesso da implantação 5. Definir as ferramentas a serem utilizadas 6. Definir indicadores de sucesso 7. Simular situações Antes e Depois 8. Integrar com os outros departamentos 9. Apresentação 10.Enviar por

48 Exercício prático - Simulação Últimos acontecimentos: (Comercial) Nova parceria que irá agregar 1000 clientes na carteira. (Diretoria) Abertura de capital. (Marketing) Mudança na logomarca da empresa (Atendimento) Terceirização do departamento de SAC.

49 Exercício prático - Simulação Ações: Criar uma notícia para cada acontecimento Publicar na capa do portal

50 Exercício prático Tomada de decisão: (Comercial) Qual a argumentação para justificar e vender a terceirização do departamento de SAC? (Diretoria) Qual a melhor maneira de recompensar e incentivar a conquista dos 1000 novos clientes? (Marketing) Qual a forma mais eficiênte de divulgar a S.A.? (Atendimento) Como os atendentes deverão lidar com a mudança na logomarca da empresa?

51 Exercício prático Apresentação Equipes: Comercial (Fernando, João B., João L., João P., Lucas) Diretoria (Karla, Laura, Tassia, Vanessa, Cintia) Marketing (Daiani, Emanuela, Marcelo, Marcos, Jackson) Atendimento (Antônio, Cristiano, Karen, Luciana)

52 Portais Corporativos e a Comunicação nas Empresas

53 PC e a Comunicação nas Empresas Livro: Webwriting Redação e Informação para a Web é um ambiente de limites bem demarcados, onde, desde o início, já se sabe o número de usuários, seus dados e existe uma boa noção do que este público deseja e qualquer dúvida que surja sobre isso, basta em boa parte das vezes, descer ou subir escadas, adentrar salas adjacentes ou discar um ramal.

54 PC e a Comunicação nas Empresas Livro: Webwriting Escrever para uma intranet é mais simples do que escrever para web, pois você já conhece os usuários que vão ler.

55 PC e a Comunicação nas Empresas Prêmio Intranet Portal Alguns trechos de falas de profissionais da área, que mostram muito bem a relevância da intranet para uma corporação e o papel do profissional na comunicação interna:

56 PC e a Comunicação na Empresa Alinhar portal corporativo com estratégias da empresa e definir o papel de cada área fez o sucesso do portal corporativo da Eletrobrás. Viviane Danin é jornalista atuando em mídias digitais. É sócia da Z Editores, empresa que mantém o Webinsider.

57 PC e a Comunicação nas Empresas Ao discutir os valores da organização está se discutindo como será o portal. Cuidado com o todo mundo tem, quero ter também. Competição não combina com colaboração. Colaborar é fazer construção coletiva. Não existe colaboração sem mediação. É aí que entra o profissional de comunicação. É preciso ser um mediador. Beth Saad é estrategista em meios e comunicação digitais e Professora Titular da Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo (ECA-USP).

58 PC e a Comunicação nas Empresas Incentivar a colaboração é o próximo desafio do profissional de comunicação. Os wikis são a bola da vez para comunicação interna. Os profissionais de comunicação precisam dominar isso. [ ] Você vai ganhar um prêmio se conseguir fazer um wiki funcionar bem na sua instituição. Nosso papel, do profissional de comunicação, é facilitar a chegada dessa ferramenta nas empresas. Vicente Tardin é jornalista, criador e editor do Webinsider, um dos principais sites de conteúdo sobre mídia interativa e o ambiente online. É também consultor de conteúdo para empresas e produz blogs corporativos.

59 PC e a Comunicação nas Empresas O que fazer Descentralizar a atualização de conteúdo Foco nas necessidades do usuário Fazer o portal em fases, medindo sempre os resultados a cada uma delas Usar o PDCA e a melhoria contínua (Plan, Do, Check, Act) O que não fazer Centralizar a atualização de conteúdo Foco nas vontades do diretor Tentar fazer o portal perfeito na primeira tentativa gerando falsas expectativas.

60 PC e a Comunicação nas Empresas O profissional de comunicação tem que ser multidisciplinar, ou seja, saber passar as informações que possui corretamente para o seu público-alvo, e com uma linguagem que ele compreenda; ter estratégias para fazer com que todas as áreas passem informações verdadeiras para a intranet; mostrar em números os benefícios que a intranet está proporcionando para a empresa; e promover a colaboração dos profissionais da empresa, fomentando a colaboração não competitiva. Ou seja, muito trabalho!

61 Justificando a Implantação

62 Justificando a Implantação A pergunta poderia ser simplificada: por que implantar um portal corporativo? Neste momento se faz necessário convencer executivos e gestores de que benefícios podem ser atingidos com o uso de portal corporativo. São muitas as possibilidades de convencimento, mas existem direcionamentos que poderão nortear a justificativa de implantação de um portal corporativo. Estes direcionamentos podem ser de duas naturezas bastante distintas: podem ser de natureza de negócios ou tecnológicas.

63 Justificando a Implantação Direcionamento de negócios Informações refinadas e atuais para suportar decisões empresariais? É importante aumento de produtividade? Localização de informações mais rápida? Mais facilidade e menos custo na integração de informações? Necessidade de integração e controle de processos de negócio? Fornecer informação certa para pessoa certa na hora certa? Bases de conhecimento sobre clientes, fornecedores, mercados, concorrentes? Melhorar comunicação empresarial utilizando canais eletrônicos?

64 Justificando a Implantação Direcionamento tecnológico Necessidade de integração de sistemas? Disponibilização de serviços e informações em computação móvel. Conectividade e escalabilidade. Personalização. Single Sign On. Controle de acesso Redução de custo de manutenção de legados Gerenciamento de conteúdo descentralizado

65 Justificando a Implantação Identificação de retorno em iniciativas de portal corporativo. Definir objetivos empresarias a serem atingidos com o portal Classificar tipo de portal e listar funcionalidades Definir indicadores a serem monitorados para cada objetivo Realizar medição dos indicadores antes da implantação Definir período de implantação, adoção e aculturamento Realizar medição dos indicadores após a implantação

66 Justificando a Implantação Objetivos de negócio É preciso identificar quais são os direcionamentos e requisitos que a ferramenta deverá ter. Dentre estes objetivos podem estar: Melhorar comunicação empresarial Integrar pessoas que estão geograficamente distribuídas Melhorar processo de tomada de decisão Criar ambiente único de acesso a informações Criar bases de conhecimento Melhorar a gestão do relacionamento com clientes Coletar e manter informações sobre concorrentes e novos entrantes Melhorar o processo de capacitação dos colaboradores através de elearning

67 ROI em Portais Corporativos

68 ROI Em seu artigo no Webinsider, Daniella Morier, Sócia-diretora da Avantare Consultoria Interativa, comenta sobre uma pesquisa realizada na Prescient (EUA) e formas para mensurar os resultados positivos ao utilizar uma intranet:

69 ROI Gerentes gastam em média mais de 2h/dia procurando informações. 57% dos participantes disseram que recorrer a muitas fontes para compilar informações é um aspecto difícil para gerenciar informações. Mais de 50% das informações que os gerentes obtém não têm valor para eles. 42% usaram uma informação errada pelo menos uma vez por semana. 53% disseram que menos da metade das informações recebidas são aproveitáveis.

70 ROI Os portais corporativos têm um papel fundamental na otimização do tempo e na eficiência dos colaboradores. A conta tradicional do ROI é realizada pela conta simples de (Economia total gerada) - (Valor Investido). Se pega este número e divide-se pelo (Valor Investido). Este será o percentual de ROI.

71 ROI - Métricas Custos físicos - Refletem a redução de custos de bens tangíveis: Diminuição de impressões Redução de circulação de materiais Taxa de envio

72 ROI - Métricas Produtividade Pode haver ganho de produtividade devido a: Processos automatizados Agilidade no encontro de informações

73 ROI - Métricas Comunicação A intranet pode promover maior: Integração entre pessoas e departamentos Redução das barreiras geográficas ao possibilitar a formação de grupos interdisciplinares Promover redução de custos de viagem ou de telefonia se tiver recursos de colaboração.

74 ROI - Métricas Competitividade A empresa ganha ao melhorar o acesso sobre: Informações Dados competitivos Compartilhar objetivos Incentivar a inovação e Permitir um fluxo livre de ideias

75 ROI - Métricas Redução ou eliminação de erros em processos A empresa pode acabar com: Problemas gerados por processos manuais Ganha controle do seu estágio Além de informações gerenciais

76 ROI - Métricas Recursos humanos A área de recursos humanos pode: Beneficiar através do aumento das taxas de retenção de funcionários Ampliação da satisfação dos colaboradores Redução da perda de conhecimento Redução de custos de treinamentos, no caso de ações de elearning

77 ROI - Métricas Infraestrutura Redução de custos de operação por haver compartilhamento da infraestrutura. Em relação aos sistemas tradicionais, tem mais facilidade de uso, sem necessidade de treinamentos.

78 Metodologias E3

79 SIM

80 Navita

81 Trabalho Final Tarefas as serem executadas no Portal: Implementar as informações definidas no exercício prático em uma ferramenta de portal OpenSource. Simular situações. Apresentar os resultados.

82 Ferramentas OpenSource Liferay Visão geral do portal Liferay O Liferay é uma plataforma web corporativa que apresenta resultados imediatos e duradouros. Obtenha aplicativos nativos e um framework de desenvolvimento de aplicações em uma única solução. URL:

83 Ferramentas OpenSource Pluto Pluto é a implementação de referência da especificação Java Portlet. A versão atual (2.0) desta especificação é conhecida como a JSR-286. A versão de especificação anterior, JSR-168, cobre a versão 1.0 da especificação. Pluto implementa e é totalmente compatível tanto com o 1.0 e 2.0. URL:

84 Ferramentas OpenSource Metadot Portal Server Metadot é uma open source de portal. Sua facilidade de uso permite que pessoas não técnicas para criar poderosos sites e portais muito apenas com o clique de um mouse. Sua arquitetura faz com que seja extremamente fácil de personalizar e implementar. URL:

85 Ferramentas OpenSource MindTouch A plataforma open source do MindTouch combina o fácil uso do wiki com escalabilidade, segurança e capacidade de integração de um portal corporativo, conectando os sistemas da empresa, bancos de dados, serviços web, e aplicativos web 2.0 para criar redes colaborativas. URL:

86 Ferramentas OpenSource TeamLab TeamLab é uma plataforma para gerenciamento de projetos e colaboração empresarial desenvolvido por Ascensio System. TeamLab combina um conjunto de ferramentas de produtividade que facilita a comunicação interna da empresa e disponível em 6 idiomas. URL:

87 Fontes pesquisadas src=related_normal&rel=

88 Obrigado! Prof. Eder Cachoeira

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS Conectt i3 Portais Corporativos Há cinco anos, as empresas vêm apostando em Intranet. Hoje estão na terceira geração, a mais interativa de todas. Souvenir Zalla Revista

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Intranets e Capital Intelectual

Intranets e Capital Intelectual Intranets e Capital Intelectual Intranets e Capital Intelectual As mídias sociais ultrapassaram os limites da vida privada. Os profissionais são 2.0 antes, durante e depois do expediente. É possível estabelecer

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

CONTRATE UM PROFISSIONAL

CONTRATE UM PROFISSIONAL SITE INTELIGENTE Muitas empresas que nos procuram sempre falam que buscam um site transacional e não institucional, mas afinal o que isso quer dizer? Na prática o que a maioria das pessoas espera é que

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO?

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? Engajar funcionários é conseguir envolver as pessoas em um mesmo propósito que a empresa

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx...

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx... Casos de Sucesso A Cyrela está completamente focada no pós-venda e a utilização do Microsoft Dynamics 2011 só reflete mais um passo importante na busca pela qualidade do atendimento ao cliente Roberto

Leia mais

Módulo I - Aula 3 Tipos de Sistemas

Módulo I - Aula 3 Tipos de Sistemas Módulo I - Aula 3 Tipos de Sistemas Agora que você já conheceu algumas características dos Sistemas de Informação, nesta aula você vai aprender um pouco sobre tipos de sistemas. Você conhecerá a integração

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

Sistemas de Produtividade

Sistemas de Produtividade Sistemas de Produtividade Os Sistemas de Produtividade que apresentaremos em seguida são soluções completas e podem funcionar interligadas ou não no. Elas recebem dados dos aplicativos de produtividade,

Leia mais

Executive Business Process Management

Executive Business Process Management Executive Business Process Management Executive Business Consulting 1 Executive Business Process Management (EBPM) O aumento da competitividade das organizações passa pela melhoria dos processos, principalmente

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Maio de 2010 Conteúdo Introdução...4 Principais conclusões...5 Dados adicionais da pesquisa...14 Nossas ofertas de serviços em mídias sociais...21

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

Thalita Moraes PPGI Novembro 2007

Thalita Moraes PPGI Novembro 2007 Thalita Moraes PPGI Novembro 2007 A capacidade dos portais corporativos em capturar, organizar e compartilhar informação e conhecimento explícito é interessante especialmente para empresas intensivas

Leia mais

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC Lara Pessanha e Vanessa Saavedra A utilização de indicadores de desempenho é uma prática benéfica para todo e qualquer tipo

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

Arquitetura de Informação

Arquitetura de Informação Arquitetura de Informação Ferramentas para Web Design Prof. Ricardo Ferramentas para Web Design 1 Arquitetura de Informação? Ferramentas para Web Design 2 Arquitetura de Informação (AI): É a arte de expressar

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Benchmark Internacional Usabilidade Prefeituras e Boas Práticas de Planejamento e Gestão. Marcelo Barbosa, M.Sc. José Cláudio C.

Benchmark Internacional Usabilidade Prefeituras e Boas Práticas de Planejamento e Gestão. Marcelo Barbosa, M.Sc. José Cláudio C. Benchmark Internacional Usabilidade Prefeituras e Boas Práticas de Planejamento e Gestão Marcelo Barbosa, M.Sc. José Cláudio C. Terra, PhD Brasília, 13 de setembro de 2005 Portais trazem inúmeros benefícios

Leia mais

gestão de conteúdo empresarial

gestão de conteúdo empresarial Nuvem & Etc. B.M.I. W.C.M. A.V.A. WEB 2.0 BPMview gestão de conteúdo empresarial G.e.N.T.e.* B.P.M. EDIÇÃO transmídia DOC.DIG. GESTÃO DO CONTEÚDO EMPRESARIAL Transformar o conhecimento de nossos clientes

Leia mais

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção.

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. estratégias online Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. serviços consultoria Benchmark Planejamento

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3.

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. PROBLEMA: É UM OBSTÁCULO QUE ESTÁ ENTRE O LOCAL ONDE SE ESTÁ E O LOCAL EM QUE SE GOSTARIA DE ESTAR. ALÉM DISSO, UM PROBLEMA

Leia mais

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação O artigo fala sobre os vários aspectos e desafios que devem ser levados em consideração quando se deseja transformar ou fortalecer uma cultura organizacional, visando a implementação de uma cultura duradoura

Leia mais

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI Com o crescimento acelerado, uma das mais tradicionais empresas do Brasil em produtos agrícolas precisava

Leia mais

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA EM MARKETING DIGITAL

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA EM MARKETING DIGITAL PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA EM MARKETING DIGITAL O QUE É? Marketing digital é o conjunto de ações de comunicação no ambiente digital. Seu propósito é divulgar, conquistar e melhorar a rede

Leia mais

Diretrizes Complementares para Aplicação da Análise de Pontos de Função no PAD

Diretrizes Complementares para Aplicação da Análise de Pontos de Função no PAD Diretrizes Complementares para Aplicação da Análise de Pontos de Função no PAD Ricardo Gaspar (21) 2172-8078 ricardo.gaspar@bndes.gov.br 10 de Junho de 2013 Agenda Contextualização Diretrizes de Contagem

Leia mais

3ª EDIÇÃO. Agenda. 22 de Setembro 2015. Hotel Grand Mercure São Paulo, SP. Realização: www.corpbusiness.com.br

3ª EDIÇÃO. Agenda. 22 de Setembro 2015. Hotel Grand Mercure São Paulo, SP. Realização: www.corpbusiness.com.br Agenda 3ª EDIÇÃO 22 de Setembro 2015 Hotel Grand Mercure São Paulo, SP Realização: www.corpbusiness.com.br Patrocínio Gold Patrocínio Bronze Apoio Realização: APRESENTAÇÃO O E-LEARNING COMO FERRAMENTA

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

Tecnologia da Informação. Sistema Integrado de Gestão ERP ERP

Tecnologia da Informação. Sistema Integrado de Gestão ERP ERP Tecnologia da Informação. Sistema Integrado de Gestão ERP Prof: Edson Thizon ethizon@gmail.com O que é TI? TI no mundo dos negócios Sistemas de Informações Gerenciais Informações Operacionais Informações

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão ERP. Prof: Edson Thizon ethizon@gmail.com

Sistema Integrado de Gestão ERP. Prof: Edson Thizon ethizon@gmail.com Sistema Integrado de Gestão ERP Prof: Edson Thizon ethizon@gmail.com Tecnologia da Informação. O que é TI? TI no mundo dos negócios Sistemas de Informações Gerenciais Informações Operacionais Informações

Leia mais

Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente

Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente Engajamento com o Cliente Gerenciamento de Ciclo de Vida do Cliente Informativo Torne cada interação relevante e envolvente Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente Gerenciamento do ciclo de vida

Leia mais

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes?

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Ligue para nós e conheça a melhor estratégia para atender às necessidades de vendas

Leia mais

VANTAGEM ESTRATÉGICA. Assunto: Administração do Conhecimento

VANTAGEM ESTRATÉGICA. Assunto: Administração do Conhecimento 1 VANTAGEM ESTRATÉGICA Assunto: Administração do Conhecimento Objetivos do capítulo: 1. Explicar como os sistemas de administração do conhecimento podem ajudar na iniciativa de construir uma empresa geradora

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Esperamos que sua empresa faça bom aproveito!

Esperamos que sua empresa faça bom aproveito! À medida que mais e mais empresas aderem ao marketing de conteúdo, notamos que as expectativas são por vezes incompatíveis com a realidade quando se trata de um Blog Corporativo B2B. A maioria dos profissionais

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord Pesquisa e Propagação do conhecimento: Através da Web, é possível

Leia mais

Web Analytics (Google analytics, Web trafic XITI, Coremetrics, etc.); Ferramentas de gestão de listas de e-mails (Mailchimp, constant contact, etc.

Web Analytics (Google analytics, Web trafic XITI, Coremetrics, etc.); Ferramentas de gestão de listas de e-mails (Mailchimp, constant contact, etc. Nos dias de hoje a geração de Leads na internet se tornou uma grande responsabilidade, entretanto, devido as diversas opções de ferramentas e de canais como email marketing, web site, CRM, redes sociais,

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

PONTOS CRÍTICOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE E-LEARNING.

PONTOS CRÍTICOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE E-LEARNING. PONTOS CRÍTICOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE E-LEARNING. Boa comunicação e apoio da direção estão entre os pontos críticos na implantação do projeto de educação a distância. Uma estratégia bem fundamentada

Leia mais

MARKETING PARA FAZENDAS

MARKETING PARA FAZENDAS DICAS PRÁTICAS DE MARKETING PARA FAZENDAS Sobre o Porteira Digital O Porteira Digital foi criado com objetivo de fornecer soluções práticas de Marketing para o produtor rural que deseja fazer de seu negócio

Leia mais

Diretrizes Propostas para Aplicação da APF em Programa Envolvendo Tecnologias Recentes Tais como Barramento, BPMS e Portal

Diretrizes Propostas para Aplicação da APF em Programa Envolvendo Tecnologias Recentes Tais como Barramento, BPMS e Portal Diretrizes Propostas para Aplicação da APF em Programa Envolvendo Tecnologias Recentes Tais como Barramento, BPMS e Portal Ricardo Gaspar, CFPS (21) 2172-8078 ricardo.gaspar@bndes.gov.br 29 de Novembro

Leia mais

A maioria das pessoas sabe das vantagens que uma intranet pode trazer para a

A maioria das pessoas sabe das vantagens que uma intranet pode trazer para a Atualizado em: 23 de set./2014. www.intranetexpress.com.br A maioria das pessoas sabe das vantagens que uma intranet pode trazer para a organização: Possuir um ambiente único, onde todos os colaboradores

Leia mais

Segmentação Inteligente: como utilizá-la

Segmentação Inteligente: como utilizá-la Segmentação Inteligente: como utilizá-la SEGMENTAÇÃO INTELIGENTE: COMO UTILIZÁ-LA O que você acha de chegar a uma loja e ter todos os produtos que mais deseja separados exclusivamente para você, com todas

Leia mais

Táticas Essenciais para Geração de um Conteúdo que Seus Clientes Não Irão Ignorar

Táticas Essenciais para Geração de um Conteúdo que Seus Clientes Não Irão Ignorar Táticas Essenciais para Geração de um Conteúdo que Seus Clientes Não Irão Ignorar Potencialize as Personas dos Compradores Nas Diferentes Etapas do Ciclo de Compras CONSIDERAÇÕES INICIAIS Microfones inativos

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE III: Infraestrutura de Tecnologia da Informação Atualmente, a infraestrutura de TI é composta por cinco elementos principais: hardware, software,

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Nome e titulação do Coordenador: Coordenador: Prof. Wender A. Silva - Mestrado em Engenharia Elétrica (Ênfase em Processamento da Informação). Universidade

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada

Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada Insight completo sobre IDG/Oracle Relatório de pesquisa de SOA Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada Alinhamento

Leia mais

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Pedro Henrique SOUZA¹, Gabriel Henrique Geraldo Chaves MORAIS¹, Jessiara Garcia PEREIRA².

Leia mais

INTERNET HOST CONNECTOR

INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR IHC: INTEGRAÇÃO TOTAL COM PRESERVAÇÃO DE INVESTIMENTOS Ao longo das últimas décadas, as organizações investiram milhões de reais em sistemas e aplicativos

Leia mais

O papel do bibliotecário na Gestão do Conhecimento. Profª Dr a Valéria Martin Valls Abril de 2008

O papel do bibliotecário na Gestão do Conhecimento. Profª Dr a Valéria Martin Valls Abril de 2008 O papel do bibliotecário na Gestão do Conhecimento Profª Dr a Valéria Martin Valls Abril de 2008 Apresentação Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação / Bibliotecária (ECA/USP); Docente do curso de

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação. O que significa para a TI e a linha de negócios (LOB)

A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação. O que significa para a TI e a linha de negócios (LOB) A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação Maio de 2014 O novo comprador de tecnologia e a mentalidade de aquisição Existe hoje um novo comprador de tecnologia da informação Esse comprador

Leia mais

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar 1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos stavros@fgv.br Brasília, 27 de novembro de 2009

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/ Continuando a série 100 motivo para implantar um CRM, veremos agora motivos referentes a BackOffice de CRM. Se você não tem a primeira parte da nossa apresentação, com os primeiros 15 motivos para implantar

Leia mais

Guia de Métricas. Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa?

Guia de Métricas. Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa? Guia de Métricas Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa? QUAIS MÉTRICAS ACRESCENTAM PARA A DIRETORIA DA EMPRESA? Quem trabalha com marketing digital sabe que nem sempre é tão fácil provar

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS!

QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS! QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS! 4 Introdução 5 Conheça seu público 5 Crie uma identidade para sua empresa 6 Construa um site responsivo 6 Seja direto, mas personalize o máximo possível

Leia mais

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100 Sabemos que muitas empresas enfrentam sérios problemas na administração de suas carteiras e no relacionamento com seus clientes e que apesar de conhecerem os problemas e até saberem que uma iniciativa

Leia mais

Etapas e Desafios. plataforma de BPM corporativa. BPMS Showcase 2014. Kelly Sganderla Consultora de Processos, CBPP Kelly.sganderla@iprocess.com.

Etapas e Desafios. plataforma de BPM corporativa. BPMS Showcase 2014. Kelly Sganderla Consultora de Processos, CBPP Kelly.sganderla@iprocess.com. BPMS Showcase 2014 Etapas e Desafios na seleção de uma plataforma de BPM corporativa Apresentado por: Kelly Sganderla Consultora de Processos, CBPP Kelly.sganderla@iprocess.com.br Apresentando a iprocess

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS

IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS CICLO DE VIDA DE PROJETOS (viabilidade até a entrega / iniciação ao encerramento) RELEVÂNCIA SOBRE AS AREAS DE CONHECIMENTO FATORES IMPACTANTES EM PROJETOS

Leia mais

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB.

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. #estratégia #marketingdigital #websites Somos uma agência especializada em MARKETING DIGITAL 2007 +7 anos de experiência A Ramosdesign foi criada

Leia mais

Atividade: COBIT : Entendendo seus principais fundamentos

Atividade: COBIT : Entendendo seus principais fundamentos SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS FLORIANO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PERÍODO

Leia mais