Alguns aspectos da. História da Virologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alguns aspectos da. História da Virologia"

Transcrição

1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (DEMIP) Alguns aspectos da História da Virologia Prof. Paulo Michel Roehe Dr. Fabrício Souza Campos Dr. Helton Fernandes dos Santos Tobacco Mosaic Virus Laboratório de Virologia ICBS/UFRGS

2 Homepage do Laboratório de Virologia (aulas, métodos, artigos, referências, material didático) Visite nossa página e conheça nossa equipe!

3 O que vamos ver neste módulo: Um breve histórico da virologia O que é um vírus? Como são multiplicados e identificados? Como são agrupados? O que acontece quando um vírus infecta uma célula? O que acontece quando um vírus infecta um hospedeiro? Alguns membros importantes de cada grupo Quais as principais viroses? Como é feito o diagnóstico de uma infecção viral? Como prevenir doenças víricas?

4 HISTÓRICO SÉCULO 10 AC: VARÍOLA (CHINA) HOLANDÊS VOADOR: FEBRE AMARELA RAIVA: DESDE OS TEMPOS DOS FARAÓS

5 Vírus da varíola (smallpox) um poxvírus

6 Varíola humana

7 Descobrimento das Américas e introdução da varíola Hernando Cortês desembarca no México, em 1518: ~ 25 milhões de habitantes, principalmente astecas. Em 1620 => 1,6 milhões.

8 Ramsés V - provavelmente morreu de varíola ou sarampo

9 Edward Jenner e a vacinação (1798)

10 Gloucestershire

11 Casa de Edward Jenner

12

13 Cowpox - lesões

14

15 Em 14/05/1796, usando material com cowpox da mão da ordenhadeira Sarah Nelmes, Edward Jenner inoculou James Phipps, um menino de 8 anos de idade. O menino contraiu cowpox e recuperou-se rapidamente. No dia 1 o de Julho, o menino foi inoculado com Varíola, e não desenvolveu a doença...

16 Edward Jenner

17 Cartoons sobre a vacinação

18 Coletando material para vacina

19 Organização Mundial de Saúde em 1980: Declara erradicada a varíola (mas a ameaça terrorista persiste...)

20 HISTÓRICO Luis Pasteur (1885): desenvolve a vacina contra a raiva Vírus da raiva

21 A primeira vacina contra o antraz (carbúnculo) Desmente a teoria da geração espontânea

22 Louis Pasteur A primeira vacina contra a raiva: Suspensões de medulas de coelhos (gradualmente menos dessecadas a 37 C) inoculadas após a exposição (mordedura)

23 O filtro de Pasteur-Chamberland

24 A Raiva hoje em nosso meio: Raiva canina eliminada da região Sul há cerca de 20 anos. Porém, ainda endêmica em cães em outras regiões do Brasil Raiva em morcegos hematófagos e não hematófagos continua endêmica em todo o Brasil.

25 Histórico Loeffler & Frösch (1898): Febre Aftosa Beijerinck (1899) : Vírus do Mosaico do Fumo Beijerinck ( pai da virologia ): Transmissão da infecção Humores malignos contagium vividum fluidum

26 Vírus da Febre Aftosa: primeiro vírus de mamíferos descoberto (Loeffler e Frosch, 1898 )

27 Vírus do mosaico do tabaco

28 HISTÓRICO -Ellerman & Bang (1908): transmissão da leucose das aves -Rous (1911): sarcoma das aves -Stanley (1935): cristalização (vírus do mosaico do fumo) -Microscopia eletrônica (Max Knott and Ernst Ruska, 1931)

29 poxvírus Microscópio eletrônico Pox vírus (ectima) Pox vírus (varíola)

30 Jonas Salk e a vacina contra a poliomielite (1952) Em 1947 Jonas Salk foi nomeado chefe da pesquisa em vírus na University of Pittsburgh. Começou a trabalhar como vírus da polio. Para começar, ele tinha que examinar 125 amostras de vírus. Ele descobriu que eles consistiam basicamente três tipos distintos, e que uma vacina deveria incluir estes tipos para proteger contra todas as amostras do vírus. Um dos maiores problemas à época era produzir vírus suficiente para preparar a vacina. Em 1948 pesquisadores em Harvard (J.F. Enders, T.H. Weller e F.C. Robbins) fizeram uma grande descoberta. Eles multiplicaram o virus em pedaços de tecidos, sem a necessidade de um organismo intacto, como embriões de galinha. Mas bactérias frequentemente contaminavam os tecidos, mas a equipe de Enders experimentou a penicilina descoberta 20 anos antes por. Alexander Fleming e desenvolvida nos 1940s por Ernst Chain e Howard Florey capaz de evitar o crescimento bacteriano. A partir daí vírus como o do sarampo e da polio puderam ser multiplicados em grandes quantidades. Esta equipe ganhou o Prêmio Nobel de 1954 de fisiologia/medicina Fonte:

31

32 Rio Ebola, Yambuku, Zaire A excitação da descoberta e de querer parar a epidemia guiava tudo. Peter Piot, médico que descobriu o vírus ebola

33 EXISTEM VÍRUS EM TODAS AS ESPÉCIES! BACTÉRIAS PLANTAS Mas, afinal, o que é um vírus? ANIMAIS

34 Vírus: definição Microrganismos que se multiplicam: - dentro de células vivas, - usam (em maior ou menor grau) o sistema de síntese das células; - induzem a síntese de ácido nucléico viral e proteínas capazes de auxiliá-los a infectar novas células; - seu único objetivo é perpetuar-se na natureza!

35 Propriedades dos vírus frente a outros microrganismos Multiplicação em meio não vivo Divisão binária DNA + RNA Ribossomos Sensibilibilidade a: Antibióticos Bactéria Micoplasma Rickettsia Clamídia Vírus IFN

36 Medidas comuns em virologia Micron ( ) = 1/1 000 mm (10-3 mm) Nanômetro (nm) = 1/ mm (10-6 mm) Ângstrom (Å) = 1/ mm (10-7 mm) Dalton (Da, D, KDa)= 1,66 x g 300 nm Tamanho dos vírus: de 15 a 300 nm Exceção: Ebola => até nm

37 O QUE É UM VÍRION? É UMA PARTÍCULA VIRAL COMPLETA, sinônimo de: UMA PARTÍCULA VIRAL INFECCIOSA UM VíRION de ADENOVÍRUS)

38 ESTRUTURA DOS VÍRUS Núcleo (é o genoma) Capsídeo (composto por capsômeros) Alguns vírus tem ainda: Envelope (derivado de membranas, com proteínas codificadas pelo vírus)

39 Fim do bloco