Universidade de Cuiabá UNIC

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade de Cuiabá UNIC"

Transcrição

1 Universidade de Cuiabá UNIC ROTEIROS DAS AULAS PRÁTICAS E ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS II ESTÉTICA 1º semestre de 2013 Discente: Curso: Turma: Data da entrega: 1ºbim / / Visto do professor: 2ºbim / / visto do professor:

2 ESTE MATERIAL DEVERÁ SER OBRIGATORIAMENTE IMPRESSO E SUA ENCADERNAÇÃO É ACONSELHÁVEL PARA MELHOR ORGANIZAÇÃO DO MESMO; O roteiro a seguir contém as normas laboratoriais da disciplina e todos os roteiros das aulas práticas da disciplina.após cada roteiro estão as atividades de aprendizagem referente ao assunto trabalhado. É necessário um esforço pessoal ou em grupo para a resolução dessas atividades que farão parte da avaliação parcial da disciplina. Os desenhos das lâminas deverão ser feitos com auxílio de lápis de cor. No final do bimestre, em data a ser marcada, todos os alunos deverão entregar os roteiros para serem avaliados. NORMAS LABORATORIAIS DA DISCIPLINA: 1. O uso de roupa adequada ao ambiente de estudo é recomendado, sendonecessário o uso de calça comprida nas aulas teóricas, práticas, e calçado fechado nos laboratórios, mesmo nos dias de avaliações, estando vedado o uso de roupas decotadas, curtas e transparentes. 2. O uso do jaleco é solicitado nas aulas práticas, para professores e alunos, sob pena do aluno (a) ser impossibilitado de assistir a aula. 3. É recomendável não transitar com o jaleco fora dos ambientes de salas de aula e laboratórios. 4. Todos devem cumprir as normas de biossegurança nos laboratórios, em especial o uso de EPI (equipamentos de proteção individual): jaleco, luvas e máscara (quando necessário), sendo ainda obrigatório manter os cabelos presos. 5. Não é permitido ingerir alimentos líquidos ou sólidos durante as aulas práticas realizadas nos laboratórios e inclusive em dias de provas. 6. O aluno não deve fotografar filmar e gravar aulas teóricas e práticas sem a autorização prévia doprofessor responsável pela aula; 7. Não é permitido fotografar e/ou filmar os cadáveres do laboratório, ou qualquer outra peça anatômica. 8. Os cadáveres e peças anatômicas (naturais e artificiais) são verificados e contados pelo técnico antes da aula prática, ao término o material utilizado é conferido. Caso haja desaparecimento das peças anatômicas, de qualquer parte do cadáver ou danos às mesmas, a turma será responsabilizada. 9. Não é permitido levar para sala de aula e/ou laboratórios: animal, criança e outra pessoa que não esteja matriculada na turma em questão. 10. Terão acesso aos laboratórios somente os alunos cadastrados que tiverem aula naquele momento, sob a presença do professor ou do técnico do laboratório. Os demais alunos somente poderão ter acesso ao ambiente de prática antes e depois das atividades do laboratório sob a autorização do professor responsável pela disciplina que estiver ocupando o laboratório no momento, ou com autorização por escrito da coordenação do núcleo de disciplinas integradas, ProfªAngelaMaria Nolasco Monteiro, encaminhada ao técnico responsável do laboratório.

3 11. O ambiente de prática é um ambiente que exige atenção constante em todos os procedimentos, portanto, todos devem agir com seriedade e cautela evitando gestos bruscos que possam ocasionar acidente. Da mesma forma, deve-se evitar falar em voz alta, para ter oportunidade de escutar as instruções que serão dadas pelos professores durante o desenvolvimento de sua atividade prática. 12. O aluno é o único responsável por seus pertences, isentando a Universidade de qualquer prejuízo doloso ocorrido. 13. Durante as avaliações, incluindo os momentos que antecedem as provas práticas, os alunos deverão estar munidos somente com caneta esferográfica azul ou preta e documento de identificação com foto; vedado a posse de qualquer outro tipo de material.

4 AULA 1- ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E FUNCIONAL DO SISTEMA NERVOSO PRIMEIRA PARTE: DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO 1-TELENCÉFALO 2-DIENCÉFALO CÉREBRO 3-MESENCÉFALO 4-PONTE 5-BULBO TRONCO ENCEFÁLICO ENCÉFALO SNC 6-CEREBELO 7-MEDULA ESPINAL 8-NERVO ESPINAL 9-NERVO CRANIANO 10-GÂNGLIO SNP 11-MENINGE 12- SUBSTÂNCIA CINZENTA 13- SUBSTÂNCIA BRANCA Figuras que auxiliam a aula prática: Figura: Encéfalo- vista medial (corte sagital)

5 Figura: Esquema de um neurônio Figura: Encéfalo- vista medial.

6 Figura: Telencéfalo- Vista lateral. Figura: Lobos do Telencéfalo- vista lateral. Figura: Telencéfalo- vista superior.

7 Figura: Telencéfalo- vista lateral. Ênfase aos giros. ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM: Escreva resumidamente a função de cada uma das partes do encéfalo listadas abaixo: A. giropré-central B. giro pós-central C. cerebelo D. tálamo E. bulbo F. hipotálamo G. lobo occipital H. fissura longitudinal I. meninge dura-máter

8 SEGUNDA PARTE: SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO 1-N. axilar 2-N. radial 3-N. mediano 4-N. ulnar 5-N. musculocutâneo 6-N. femoral 7-N. obturatório 8-N. isquiático 9-N. tibial 10-N. fibular PLEXO BRAQUIAL PLEXO LOMBAR PLEXO SACRAL 11-n.olfatório 12-n.óptico 13-n.oculomotor 14-n.troclear 15-n.trigêmeo 16-n.abducente 17-n.facial 18-n.vestíbulococlear 19-n.glossofaríngeo 20-n.vago 21-n.acessório 22-n.hipoglosso NERVOS CRANIANOS

9 TERCEIRA PARTE: TECIDO NERVOSO UNIC - Universidade de Cuiabá Aluno(a): Data:.../.../... Assunto: Sistema Nervoso Central Lâmina nº:01 Órgão: Medula espinal Coloração: HE Objetiva:10X e 40X LEGENDA: 1-substância cinzenta a)corpo de neurônio b)célula da glia 2-substância branca a)fibra nervosa axônio bainha de mielina b)célula da glia ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM: Quais são as características observadas que diferenciam a substância branca e a substância cinzenta? O sistema nervoso (SN) é dividido anatomicamente em sistema nervoso central e periférico. O sistema nervoso central (encéfalo e medula) localiza-se no interior de caixas ósseas, que são o crânio e a coluna vertebral. O encéfalo é formado por cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Quais são as partes do cérebro e do tronco encefálico? Cérebro: e Tronco encefálico:, e.

10 Denomine as partes apontadas: Denomine os lobos: O cerebelo, localizado posteriormente ao tronco encefálico, relaciona-se com o equilíbrio e a coordenação motora. O telencéfalo é formado por lobos cerebrais que são frontal, parietal, temporal, occipital e da ínsula, a superfície do telencéfalo é composta por giros e sulcos, o giro relacionado com a sensibilidade é o giro pós-central que pertence ao lobo parietal, o giro relacionado com a motricidade é o pré-central que localiza-se no lobo frontal. O diencéfalo é formado por tálamo e hipotálamo, onde localizam-se o centro da fome e da sede. O sistema nervoso periférico é composto por nervo, gânglio e terminação nervosa, sendo que o nervo é composto por axônio de neurônio, já o gânglio é composto por corpos de neurônios. A terminação nervosa está espalhada no corpo inteiro, responsável pela captação de estímulos e também por levar ao músculo um impulso nervoso. Identifique as partes do neurônio no desenho abaixo: e responda, qual é a parte que compõe a substância branca e qual compõe a substância cinza? A medula espinal possui substância branca e cinza, sendo que a substância cinza localiza-se na região central e a branca na região periférica. Os nervos espinhais são assim denominados porque eles possuem ligação com a medula espinal e os nervos cranianos se conectam com o encéfalo por isso são assim denominados. Os nervos espinhais possuem função motora e sensitiva, por isso são chamados de nervos mistos, já os nervos cranianos podem ser sensitivos, motores ou mistos. E envolvendo os órgãos do sistema nervoso central estão as meninges, quais são elas, de superficial para profundo?. Como é denominada a passagem de um impulso nervoso de um neurônio para outro neurônio? Como é denominada a substância que pode auxiliar nesta passagem?.

11 Há no sistema nervoso algumas vias aferentes e outras vias eferentes. Qual é a diferença entre elas?. Descreva como é formado um nervo espinhal:. Cite as diferenças morfológicas e fisiológicas entre os nervos espinhais e cranianos: OBSERVEM OS VÁRIOS ESTÍMULOS QUE PODEM SER CAPTADOS AO MESMO TEMPO: Faça uma pesquisa sobre a denominação dos diferentes receptores nervosos e suas funções:

12 DENOMINE OS NERVOS ESPINHAIS INDICADOS: Figuras: Nervos espinhais do plexo braquial.

13 Figuras: Nervos espinhais dos plexos lombar e sacral.

14 Figura: Nervos cranianos.

15 AULA 2- SISTEMA CARDIOVASCULAR CORAÇÃO 1. pericárdio 2. miocárdio 3. átrio direito 4. átrio esquerdo 5. aurícula direita 6. aurícula esquerda 7. ventrículo direito 8. ventrículo esquerdo 9. artéria coronária 10. a. aorta 11. a. pulmonar 12. veias pulmonares 13. v. cava superior 14. v. cava inferior 15. valva atrioventricular direita- tricúspide 16. valva atrioventricular esquerda- bicúspide ou mitral 17. septointeratrial 18. septo interventricular Figura: Tórax.

16 Artéria aorta Veia cava superior Artéria tronco pulmonar Aurícula direita Pericárdio Artérias e veias coronárias Figura: Coração- vista anterior. Artéria pulmonar Artéria aorta Veia cava superior Veias pulmonares Veia cava inferior

17 ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM- Denomine as partes indicadas: Figura: Vista interna do coração, átrios e ventrículos (corte frontal) ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM SOBRE CORAÇÃO: Descrever como você diferencia átrio e ventrículo, citando características anatômicas e funcionais dessas câmaras:. Relacione o vaso da base com a câmara cardíaca na qual ele possui relação anatômica: A- átrio direito ( ) artéria aorta B- átrio esquerdo ( )artéria tronco pulmonar C- ventrículo direito ( )veia cava superior D- ventrículo esquerdo ( )veia cava inferior ( )veias pulmonares

18 CONTINUAÇÃO DA AULA 2- SISTEMA CARDIOVASCULAR SEGUNDA PARTE: VASOS SISTÊMICOS ARTÉRIAS E VEIAS 1. a.carótida comum 2. a.subclávia 3. a. axilar 4. a. braquial 5. a. radial 6. a.ulnar 7. a. ilíaca comum 8. a. ilíaca interna 9. a. ilíaca externa 10. a. femoral 11. a. poplítea 12. a. tibial 13. a.fibular 14. v.fibular 15. v. tibial 16. v. poplítea 17. v. femoral 18. v. ilíaca externa 19. v. ilíaca interna 20. v. ilíaca comum 21. v. radial 22. v.ulnar 23. v. braquial 24. v. axilar 25. v. subclávia 26. v. jugular VEIAS SUPERFICIAIS DE DIFÍCIL VISUALIZAÇÃO 27. v. safena magna 28. v. safena parva 29. v. cefálica 30. v. basílica 31. v. intermédia do cotovelo SISTEMA LINFÁTICO 32. linfonodos inguinais 33. linfonodos axilares 34. baço 35. timo (não visualizado) 36. tonsila palatina 37. tonsila faríngea

19

20 UNIC - Universidade de Cuiabá Disciplina:Ciências Morfofuncionais II Professores: Aluno(a): Data:.../.../... Assunto:Sistema Circulatório Lâmina nº:01 Órgão:Coração Coloração:HE Objetiva:10X LEGENDA: 1-epicárdio 2-miocárdio 3-endocárdio ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM: Qual é a composição de cada uma das camadas do coração?.

21 Veias superficiais linfonodos Veia safena magna v. safena parva

22 ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM- CORAÇÃO E VASOS SANGUINEOS O coração é um órgão que funciona como uma bomba, por isso é formado basicamente por músculo. Qual é o tipo de músculo que compõe o coração?. Localiza-se no mediastino, que é o espaço entre os dois pulmões, mas com o ápice voltado para o lado esquerdo. O coração é dividido em quatro cavidades, quais são elas?,, e. Verifica-se na microscopia do coração três camadas, de profundo para superficial, são elas: endocárdio, miocárdio e epicárdio. Em qual delas verifica-se a presença de células adiposas?. O que são as coronárias?. Qual é função das valvas átrio-ventriculares?. Normalmente os órgãos são envoltos por um saco fibroso de tecido conjuntivo que tem como função primordial a proteção e fixação deste órgão. Como é denominado o envoltório do sistema nervoso central? E do coração?. Voltando ao cardiovascular: Os vasos sanguíneos que saem do coração, ou seja, que transportam sangue do coração para o resto do corpo, ou do coração para o pulmão são as ARTÉRIAS, os vasos sanguíneos que chegam no coração são as VEIAS. Como é denominada a artéria que leva sangue venoso para o pulmão?. Como são denominadas as veias que vem do pulmão para o coração com sangue arterial?. Qual é o tipo de vaso sanguíneo que possui válvulas, conduz sangue em direção ao coração, possui a parede mais delgada e é favorecido pela contração muscular para que o sangue flua no seu interior?. Quais são as principais artérias do membro superior? (Lembrando que membro superior é braço, antebraço e mão). Quais são as principais artérias do membro inferior? (Lembrando que membro inferior é coxa, perna e pé). Qual é a artéria que sai do ventrículo esquerdo e origina as artérias quelevam sangue para todo o corpo?. Quais são as veias que chegam no átrio direito trazendo sangue venoso do corpo todo para o coração? e. Existem veias superficiais e profundas, as profundas acompanham as artérias e normalmente recebem o mesmo nome, exemplo: artéria radial- veia radial; artéria axilar- veia axilar...as veias superficiais são aquelas que estão localizadas acima do músculo, por isso são superficiais. Qual é a maior veia superficial que localiza-se medialmente no pé, perna e coxa?. ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM SOBRE O SISTEMA LINFÁTICO:

23 A partir do esquema abaixo que mostra as diferenças entre o sistema linfático e artériovenoso, responda: A) Qual a relação entre esses dois sistemas (um que circula só sangue e o outro que circula linfa)? B) Descreva as funções do sistema linfático: C) O que é interstício celular? D) Quais são as funções dos linfonodos? E) Quais são as veias que formam o ângulo venoso onde desembocam os ductos linfáticos?

24 F) Quais órgãos são considerados linfóides? Descreva localização e função de cada um: G) O que é linfa? Qual é a origem da linfa? Quais são os componentes da linfa? H) Como é feita a drenagem da linfa? Quais ductos são formados pela união dos vasos linfáticos,responsáveis por esta drenagem?

25 AULA 3 - SISTEMA RESPIRATÓRIO 1-septo nasal 2-concha nasal superior 3-concha nasal média 4-concha nasal inferior 5-meato nasal superior 6-meato nasal médio 7-meato nasal inferior 8-nasofaringe 11-orofaringe 12-laringofaringe 13-cartilagem epiglote 14-cartilagem tireóide 15-cartilagem cricóide 16-prega vocal 17-traquéia 18-carina 19-brônquio principal esquerdo 20-brônquio principal direito 21-ápice pulmonar 22-base pulmonar / face diafragmática 23-hilo pulmonar 24-lobo superior 25-lobo médio 26-lobo inferior 27-fissura horizontal 28-fissura oblíqua ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM O hábito de fumar traz várias consequências para a saúde. No sistema respiratório as substancias presentes no cigarro destroem os cílios presentes na mucosa que reveste a maior parte das vias respiratórias e aumenta a quantidade de células caliciformes, responsáveis pela produção de muco. Os efeitos do cigarro na aparência física de quem fuma também são visíveis. Pesquise sobre os efeitos do cigarro na beleza e monte uma argumentação que você usaria com uma cliente de um tratamento de estética facial e corporal.

26 UNIC - Universidade de Cuiabá Curso: Disciplina:Ciências Morfofuncionais II Professores: Aluno(a): Data:.../.../... Assunto:Sistema Respiratório Lâmina nº: 01 Órgão:Traquéia Coloração:HE Objetiva:10X e 40X LEGENDA: 1-mucosa 2-submucosa 3-cartilagem hialina 4-adventícia ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM: Cite as camadas histológicas da traquéia, da mais profunda para a mais superficial:. Qual é a importância dos cílios presentes na mucosa da traquéia?.

27 Figura: Cabeça- vista medial Figura: Faringe- vista posterior

28 Figura: Cabeça- vista medial das vias aéreas superiores. ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM Descreva detalhadamente o trajeto do ar, desde o nariz até os alvéolos:

29 Figura: Parte da laringe, traquéia e brônquios- vista anterior. Figura: pulmão direito e pulmão esquerdo.

30 ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO: Cite três funções desempenhadas pelos órgãos que compõem o sistema respiratório?, e Mas a função primordial do sistema é. Para isso é necessário que o ar seja conduzido aos pulmões e este ar deve estar aquecido, filtrado e umidificado. Quem é responsável por dar ao ar estas características?. Quais são as partes da faringe?, e. Quais são as cartilagens da laringe?, e. Qual é a cartilagem da laringe que, no momento da deglutição, fecha o espaço laríngeo e faz com que o alimento se dirija para o esôfago, evitando o engasgo?. Qual é a cartilagem localizada anteriormente no pescoço e se apresenta maior nos homens, como uma característica genética masculina?. Quais são os órgãos do sistema respiratório que possuem cartilagem na sua composição? Sobre os pulmões: Como se diferencia, no laboratório de anatomia humana, o pulmão esquerdo e o direito? Os pulmões são envoltos por duas pleuras, a parietal e a visceral, a pleura parietal localiza-se fixada na face interna das costelas, já a visceral é fixada no pulmão, as duas pleuras são separadas por uma fina camada de líquido pleural e entre elas há uma pressão negativa que impede que as duas se separem. Quando o músculo inspiratório (m. diafragma ou m.m. intercostais) traciona as costelas para expansão, é tracionada a pleura parietal e a visceral, bem como o pulmão, daí a sua expansão e entrada de ar. Quais são os músculos da expiração?. VENTILAÇÃO, DIFUSÃO E PERFUSÃO são as funções essenciais para a oxigenação do sangue. Defina cada um deles:

31 AULA 4- SISTEMA DIGESTÓRIO 1 Cavidade Oral 2 Faringe Nasofaringe Orofaringe Laringofaringe 3 Esôfago 4 Estômago 5 Intestino Delgado Duodeno Jejuno-Íleo (Alças Intestinais) 6 Intestino Grosso Ceco Apêndice Vermiforme Colo Ascendente Colo Transverso Colo Descendente Colo Sigmóide Reto 7 Fígado Lobo Direito Lobo Esquerdo Vesícula Biliar 8 Pâncreas ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM: Descreva o trajeto do alimento da boca até o anus:.

32 Denomine as partes indicadas: ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM: Qual órgão não aparece na figura acima e por que?.

33 UNIC - Universidade de Cuiabá Curso: Disciplina:Ciências Morfofuncionais II Professores: Aluno(a): Data:.../.../... Assunto:Sistema Digestório Lâmina nº: 01 Órgão:Esofago Coloração:HE Objetiva:10X e 40X LEGENDA: 1-mucosa 2-submucosa 3-muscular 4-adventícia

34 AULA 5- SISTEMA GENITURINÁRIO E ENDÓCRINO SISTEMA URINÁRIO: Funções:Eliminação de toxinas do sangue por um sistema de filtração, Regulação da pressão sangüínea. Controle do balanço químico e de líquidos do corpo. Anatomia:É formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina. -02rim; -02 ureter; - 01 bexiga; -01 uretra. Os rins, que possuem função de produzir a urina através da filtragem do sangue, estão localizados na parede posterior do abdome, inferiormente a última costela. Apresenta uma forma parecida com um grão de feijão, achatada ântero-posteriormente e na margem medial localiza-se o hilo renal. Internamente o rim apresenta uma região cortical (na periferia do órgão) e um regiãomedular (na parte central do órgão), os cálices renais são os locais para onde a urina é drenada e daí ela é conduzida para o ureter. Os ureteres fazem o transporte da urina dos rins até a bexiga urinária. A bexiga urinária feminina localizase inferiormente ao útero e a masculina localiza-se inferiormente a próstata, é um órgão armazenador de urina. A uretra conduz a urina da bexiga para o meio externo, a uretra masculina localiza-se dentro da próstata e dentro do pênis, a uretra feminina localiza-se anteriormente a vagina.

35 ANTERIOR MASCULINO FEMININO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO E MASCULINO: Os órgãos sexuais dos homens e das mulheres podem ser agrupados por funções: as gônadas, testículos nos homens e ovários nas mulheres produzem gametas e secretam hormônios sexuais; os diversos ductos armazenam e transportam os gametas; as glândulas sexuais acessórias produzem substâncias que protegem os gametas e facilitam seu movimento; as estruturas de sustentação como o pênis e o útero, auxiliam na transferência e união dos gametas, e, nas mulheres, no crescimento do feto durante a gravidez. O sistema reprodutor masculino é formado por: testículo, epidídimo, ducto deferente, vesícula seminal, próstata e pênis. Testículo- produz espermatozoide Epidídimo- armazena espermatozoide Ducto deferente- transporta o espermatozóide até a vesícula seminal Vesícula seminal- produz o líquido seminal que se une ao espermatozoide para facilitar seu transporte Próstata- produz o líquido prostático que se une ao espermatozoide e o líquido seminal para formar o sêmem Pênis- órgão de cópula, formado por um corpo esponjoso (onde localiza-se a uretra) e dois corpos cavernosos.

36 O sistema reprodutor feminino é formado por: ovário, tuba uterina, útero, vagina e órgão s genitais externos. Ovários- são as gônadas femininas, são glândulas pares, localizam-se na parte superior da cavidade pélvica (na sua parede lateral), local de amadurecimento dos óvulos, mensalmente, após a puberdade, um ovário libera um óvulo para ser fecundado. Tuba Uterina- são duas as tubas que se estendem lateralmente a partir do útero, medem aproximadamente 10 cm, é o local de fertilização do óvulo(do encontro entre óvulo e espermatozoide). Útero- serve como parte da via par ao espermatozoide, depositado na vagina, alcançar as tubas uterinas, é local de implantação de um óvulo fertilizado, de desenvolvimento do feto e do trabalho do parto. É composto por: trêscamadas- perimétrio, miométrio e endométrio, três principais partes- colo, corpo e fundo. Vagina- é um canal fibromuscular longo e tubular, medindo 10 cm. Situada entre a bexiga urinária e o reto. Orgãos genitais externos (pudendo feminino ou vulva)- compostos por: monte do púbis, lábios maiores, lábios menores, clitóris.

37 PARTES E CAMADAS DO ÚTERO: PARTES DO ÚTERO CAMADAS DO ÚTERO:

38 INDIQUE E DENOMINE NESTA BELÍSSIMA IMAGEM AS PARTES QUE VOCÊ JÁ CONSEGUE IDENTIFICAR: PESQUISA COMPLEMENTAR: 1-Explique um método de contracepção mecânica (método de barreira) e o método de contracepção hormonal: 2-Quais são os hormônios secretados pelos ovários e pelos testículos e suas funções?

39 Eventos no ovário para o amadurecimento do óvulo e sua liberação: Ciclo do endométrio:

40 AULA 6- SISTEMA ENDÓCRINO 1. Glândula hipófise 2. Glândula pineal 3. Pâncreas 4. Glandulasupra-renal 5. Glandulatireóide 6. Glandulasparatireóides 7. Ovário 8. Testículo

41 ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 1. Explique a diferença entre uma glândula endócrina e uma glândula exócrina: 2. Pesquise sobre a função de cada uma das glândulas endócrinas e explique de forma sucinta a correlaçãoentre as glândulas e as seguintes alterações patológicas: a) obesidade b) diabetes c) celulite d) osteoporose e) estresse f) distúrbios do crescimento g) hipertensão arterial As figuras utilizadas neste roteiro de estudos foram retiradas dos livros: SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. 21.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, v.1 e 2. NETTER, FH: Atlas de anatomia humana.porto Alegre: Artes médicas,1998. SPENCE, Alexander. Anatomia Humana Básica. 2ª ed, São Paulo: Ed. Manole. MACHADO, Ângelo.Neuroanatomia Funcional. 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 2003.

Sistema Circulatório. Prof. Dr.Thiago Cabral

Sistema Circulatório. Prof. Dr.Thiago Cabral Funções: Transportar Nutrientes e oxigênio as células; Retirar resíduos do metabolismo; Defender o organismo contra substâncias estranhas e microorganismos. Características Sistema fechado; Constituído

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Humana SISTEMA URINÁRIO. DEMONSTRAÇÃO (páginas iniciais)

Anatomia e Fisiologia Humana SISTEMA URINÁRIO. DEMONSTRAÇÃO (páginas iniciais) Anatomia e Fisiologia Humana SISTEMA URINÁRIO DEMONSTRAÇÃO (páginas iniciais) 1ª edição janeiro/2007 SISTEMA URINÁRIO SUMÁRIO Sobre a Bio Aulas... 03 Rins... 04 Localização... 04 Anatomia macroscópica...

Leia mais

Introdução. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

Introdução. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira Introdução A função do sistema respiratório é facilitar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO Curso: Biomedicina (17) Ano: 2013 Semestre: 2 Período: 2 Disciplina: Anatomia Humana (Human Anatomy) Carga Horária Total: 90 Teórica: 60 Atividade Prática: 30 Prática Pedagógica: 0 Aulas Compl. Tutorial:

Leia mais

ANATOMIA I Profª Ingrid Frederico Barreto ICA 1 ESTUDO DIRIGIDO: OSSOS. Objetivo: Ajudar o estudante a rever os conteúdos de forma aplicada.

ANATOMIA I Profª Ingrid Frederico Barreto ICA 1 ESTUDO DIRIGIDO: OSSOS. Objetivo: Ajudar o estudante a rever os conteúdos de forma aplicada. ANATOMIA I Profª Ingrid Frederico Barreto ICA 1 ESTUDO DIRIGIDO: OSSOS Objetivo: Ajudar o estudante a rever os conteúdos de forma aplicada. 1. Liste todos os ossos do esqueleto axial. 2. Liste todos os

Leia mais

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Tecido Nervoso Compreende basicamente dois tipos celulares Neurônios unidade estrutural e funcional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO Curso: Nutrição (04) Ano: 2013 Semestre: 1 Período: 1 Disciplina: Anatomia Humana (Human Anatomy) Carga Horária Total: 90 Teórica: 60 Atividade Prática: 30 Prática Pedagógica: 0 Aulas Compl. Tutorial:

Leia mais

Universidade Federal do Acre Curso de Medicina Veterinária

Universidade Federal do Acre Curso de Medicina Veterinária Universidade Federal do Acre Curso de Medicina Veterinária Sistema Circulatório I Coração e Circulação Prof. Adj. Dr. Yuri Karaccas de Carvalho Anatomia Descritiva Animal I Objetivos da Aula Definição

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Professora: Daniela Carrogi Vianna

SISTEMA NERVOSO. Professora: Daniela Carrogi Vianna SISTEMA NERVOSO Professora: Daniela Carrogi Vianna SISTEMA NERVOSO O sistema Nervoso é um todo. Sua divisão em partes tem um significado exclusivamente didático, pois as várias partes estão intimamente

Leia mais

O Nosso Corpo Volume XXVI Sistema circulatório Parte 2

O Nosso Corpo Volume XXVI Sistema circulatório Parte 2 O Nosso Corpo Volume XXVI Sistema circulatório Parte 2 um Guia de O Portal Saúde Dezembro 2010 / Janeiro 2011 O Portal Saúde Rua Braancamp, 52-4º 1250-051 Lisboa Tel. 212476500 geral@oportalsaude.com Copyright

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO

SISTEMA RESPIRATÓRIO ANATOMIA HUMANA I SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof. Me. Fabio Milioni Roteiro Sistema Respiratório Conceito Função Divisão Estruturas Nariz Faringe Laringe Traquéia e Brônquios Pulmão Bronquíolos e Alvéolos 1

Leia mais

Você saberia responder aos questionamentos de forma cientificamente correta?

Você saberia responder aos questionamentos de forma cientificamente correta? Você saberia responder aos questionamentos de forma cientificamente correta? Como as fezes são formadas? Como a urina é formada no nosso corpo? Sistema Cardiovascular Funções Gerais: Transporte de nutrientes,

Leia mais

ANATOMIA HUMANA II. Roteiro Sistema Circulatório

ANATOMIA HUMANA II. Roteiro Sistema Circulatório ANATOMIA HUMANA II Sistema Circulatório Prof. Me. Fabio Milioni Roteiro Sistema Circulatório Conceito Função Divisão Sistemacardiovascular Sistemalinfático 1 CONCEITO O sistema cardiovascular é responsável

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE PALOTINA HOSPITAL VETERINÁRIO RELATÓRIO DE EXAME NECROSCÓPICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE PALOTINA HOSPITAL VETERINÁRIO RELATÓRIO DE EXAME NECROSCÓPICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE PALOTINA HOSPITAL VETERINÁRIO RELATÓRIO DE EXAME NECROSCÓPICO Identificação do animal Nome/número RG do HV Espécie: Raça: Idade: Sexo: Peso: Cor: Data e hora do

Leia mais

A respiração ocorre dia e noite, sem parar. Nós podemos sobreviver determinado tempo sem alimentação, mas não conseguimos ficar sem respirar por mais

A respiração ocorre dia e noite, sem parar. Nós podemos sobreviver determinado tempo sem alimentação, mas não conseguimos ficar sem respirar por mais PROFESSORA NAIANE A respiração ocorre dia e noite, sem parar. Nós podemos sobreviver determinado tempo sem alimentação, mas não conseguimos ficar sem respirar por mais de alguns poucos minutos. Você sabe

Leia mais

SISTEMA GENITAL MASCULINO. Testículos

SISTEMA GENITAL MASCULINO. Testículos SISTEMA GENITAL MASCULINO Testículos - São as gônadas ou glândulas sexuais masculinas. Estes encontram-se alojados numa bolsa de pele, o escroto (saco escrotal); - Na fase embrionária estão dentro da cavidade

Leia mais

Corpo Humano. A Menor Unidade Viva do Corpo Humano: Célula

Corpo Humano. A Menor Unidade Viva do Corpo Humano: Célula : Estuda a Estrutura Estática do Corpo Humano É Utilizada para Classificar e Descrever as Lesões de acordo com Sua Localização Prever Lesões de Órgãos Internos, baseando-se na Localização Externa da Lesão

Leia mais

UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA. DISCIPLINA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS APLICADAS A MEDICINA VETERINÁRIA IV e V

UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA. DISCIPLINA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS APLICADAS A MEDICINA VETERINÁRIA IV e V UNIC UNIVERSIDADE DE CUIABÁ FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS APLICADAS A MEDICINA VETERINÁRIA IV e V Roteiro de aula prática de Anatomia Veterinária Prof a. Juliana

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.: Lazaro Antonio dos Santos

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.: Lazaro Antonio dos Santos SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.: Lazaro Antonio dos Santos SISTEMA RESPIRATÓRIO CONCEITO Conjunto de órgãos que nutrem o organismo por meio de alimentos no estado gasoso, completando a função do Sistema Digestório.

Leia mais

Sistema Nervoso. Função: ajustar o organismo animal ao ambiente.

Sistema Nervoso. Função: ajustar o organismo animal ao ambiente. Sistema Nervoso Função: ajustar o organismo animal ao ambiente. Perceber e identificar as condições ambientais externas e as condições internas do organismo 1 LOCALIZAÇÃO: SISTEMA NERVOSO - CORPOS CELULARES:

Leia mais

Sistema reprodutor masculino

Sistema reprodutor masculino Sistema reprodutor masculino O sistema reprodutor masculino é composto por: Testículos Vias espermáticas Glândulas anexas Pênis Saco escrotal Assim como o pênis está localizado externamente ao corpo,

Leia mais

Introdução ao Sistema Nervoso - O Encéfalo

Introdução ao Sistema Nervoso - O Encéfalo Introdução ao Sistema Nervoso - O Encéfalo Profa Juliana Normando Pinheiro Morfofuncional V juliana.pinheiro@kroton.com.br O sistema nervoso é um sistema complexo de comunicação e controle no corpo animal.

Leia mais

Sistema circulatório. Componentes: - Vasos sanguíneos. - Sangue (elementos figurados e plasma) - Coração

Sistema circulatório. Componentes: - Vasos sanguíneos. - Sangue (elementos figurados e plasma) - Coração Fisiologia Humana Sistema circulatório Componentes: - Sangue (elementos figurados e plasma) - Vasos sanguíneos - Coração Vasos sanguíneos Artérias Vasos com paredes espessas e elásticas por onde circula

Leia mais

Sistema Nervoso Organização Geral

Sistema Nervoso Organização Geral Sistema Nervoso Organização Geral O encéfalo é o centro da razão e da inteligência: cognição, percepção, atenção, memória e emoção, Também é responsável pelo controle da postura e movimentos, Permite o

Leia mais

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE 12 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação PROVA DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação PROVA DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: / /2013 Nota: Professor(a): Karina Valor da Prova: 90 pontos MATUTINO: Orientações

Leia mais

SISTEMA NERVOSO 2014

SISTEMA NERVOSO 2014 SISTEMA NERVOSO 2014 SISTEMA NERVOSO OBJETIVOS Conhecer a organização do Sistema Nervoso. Descrever a constituição do Tecido Nervoso. Denominar as partes do Sistema Nervoso Central (SNC) e do Sistema Nervoso

Leia mais

Como funciona o coração?

Como funciona o coração? Como funciona o coração? O coração é constituído por: um músculo: miocárdio um septo duas aurículas dois ventrículos duas artérias: aorta pulmonar veias cavas: inferior superior veias pulmonares válvulas

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO

SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATÓRIO FUNÇÕES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO: Transporte de substâncias : * Nutrientes para as células. * Resíduos vindos das células. *Gases respiratórios. * Hormônios. OBS: O sangue também pode

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO Abdome

ROTEIRO DE ESTUDO Abdome ROTEIRO DE ESTUDO Abdome ARTÉRIAS O suprimento arterial do abdome é todo proveniente da aorta, que torna-se aorta abdominal após passar pelo hiato aórtico do diafragma ao nível de T12, e termina dividindose

Leia mais

REPRODUÇÃO HUMANA. Profª Fernanda Biazin

REPRODUÇÃO HUMANA. Profª Fernanda Biazin REPRODUÇÃO HUMANA Profª Fernanda Biazin Puberdade: período de transição do desenvolvimento humano, correspondente à passagem da fase da infância para adolescência. Alterações morfológicas e fisiológicas

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

FISIOLOGIA DO SANGUE HEMATÓCRITO 08/10/2008 ERITRÓCITOS OU HEMÁCIAS HEMATÓCRITO PLASMA: CELULAR:

FISIOLOGIA DO SANGUE HEMATÓCRITO 08/10/2008 ERITRÓCITOS OU HEMÁCIAS HEMATÓCRITO PLASMA: CELULAR: FISIOLOGIA DO SANGUE Sistema Circulatório PLASMA: semelhante ao líquido intersticial PROTEÍNAS PLASMÁTICAS Albumina pressão coloidosmótica Globulinas transporte e substrato imunidade, anticorpos Fibrinogênio

Leia mais

ELIANE E MAITHÊ. Leis de Newton. Força peso

ELIANE E MAITHÊ. Leis de Newton. Força peso ELIANE E MAITHÊ Leis de Newton Força peso Objetivo: Evidenciar que a força peso atua em um corpo mesmo ele não estando em queda livre e investigar a direção da força peso. Materiais:Duas garrafas PET do

Leia mais

Sistema Reprodutor e Hormônios. 01- Existem dois sistemas que estão atuando na coordenação do nosso corpo: o sistema nervoso e o sistema hormonal.

Sistema Reprodutor e Hormônios. 01- Existem dois sistemas que estão atuando na coordenação do nosso corpo: o sistema nervoso e o sistema hormonal. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Sistema Reprodutor e Hormônios 01- Existem

Leia mais

9/30/2014. Por que engenheiros biomédicos precisam estudar anatomia e fisiologia? Introdução. Fisiologia. Anatomia

9/30/2014. Por que engenheiros biomédicos precisam estudar anatomia e fisiologia? Introdução. Fisiologia. Anatomia Por que engenheiros biomédicos precisam estudar anatomia e fisiologia? Introdução à Anatomia e Fisiologia EN2319-Bases Biológicas para Engenharia I Reginaldo K Fukuchi Universidade Federal do ABC Por que

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING SISTEMA RESPIRATÓRIO. Profª Fernanda Toledo

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING SISTEMA RESPIRATÓRIO. Profª Fernanda Toledo COLÉGIO ALEXANDER FLEMING SISTEMA RESPIRATÓRIO Profª Fernanda Toledo RECORDAR Qual a função do alimento em nosso corpo? Por quê comer????? Quando nascemos, uma das primeiras atitudes do nosso organismo

Leia mais

Palato duro. Palato, SOE. Palato, lesão sobreposta do

Palato duro. Palato, SOE. Palato, lesão sobreposta do C00 C000 C001 C002 C003 C004 C005 C006 C008 C009 C01 C019 C02 C020 C021 C022 C023 C024 C028 C029 C03 C030 C031 C039 C04 C040 C041 C048 C049 C05 C050 C051 C052 C058 C059 C06 C060 C061 C062 C068 C069 C07

Leia mais

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi Fisiologia Animal Sistema Nervoso Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue. Mantido vivo pela eletricidade,

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 1- Que órgão do sistema nervoso central controla nosso ritmo respiratório? Bulbo 2- Os alvéolos são formados por uma única camada de células muito finas. Explique como

Leia mais

ANATOMIA HUMANA II. Sistema Urinário

ANATOMIA HUMANA II. Sistema Urinário ANATOMIA HUMANA II Educação Física Sistema Genito-urinário Prof. Me. Fabio Milioni Sistema Urinário Função Excretar substâncias do corpo urina (Micção) (ác. úrico, ureia, sódio, potássio, etc) Órgãos rins

Leia mais

FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO

FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO Controle do funcionamento do ser humano através de impulsos elétricos Prof. César Lima 1 Sistema Nervoso Função: ajustar o organismo animal ao ambiente. Perceber e

Leia mais

BIOLOGIA IACI BELO. www.iaci.com.br. 01. Identifique, na figura, as partes indicadas pelos números: 10:

BIOLOGIA IACI BELO. www.iaci.com.br. 01. Identifique, na figura, as partes indicadas pelos números: 10: BIOLOGIA IACI BELO www.iaci.com.br ASSUNTO: FISIOLOGIA Série: 2EM 01. Identifique, na figura, as partes indicadas pelos números: 1: 2: 3: 4 5: 6 7: 8 9: 10: 02. Explique por que o ventrículo esquerdo é

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 RESPIRAÇÃO E EXCREÇÃO

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 RESPIRAÇÃO E EXCREÇÃO Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a:

SISTEMA NERVOSO. Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a: SISTEMA NERVOSO Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a: perceber as variações do meio (interno e externo), a difundir as modificações que essas variações produzem executar as respostas

Leia mais

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia. Tema: Sistema Nervoso

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia. Tema: Sistema Nervoso Aula Programada Biologia Tema: Sistema Nervoso 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas,

Leia mais

ANATOMIA HUMANA I. Sistema Digestório. Prof. Me. Fabio Milioni. Função: - Preensão - Mastigação - Deglutição - Digestão - Absorção - Defecação

ANATOMIA HUMANA I. Sistema Digestório. Prof. Me. Fabio Milioni. Função: - Preensão - Mastigação - Deglutição - Digestão - Absorção - Defecação ANATOMIA HUMANA I Sistema Digestório Prof. Me. Fabio Milioni Função: - Preensão - Mastigação - Deglutição - Digestão - Absorção - Defecação Sistema Digestório 1 Órgãos Canal alimentar: - Cavidade oral

Leia mais

Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro. Cerebelo. Encéfalo. Mesencéfalo Ponte Bulbo Medula

Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro. Cerebelo. Encéfalo. Mesencéfalo Ponte Bulbo Medula Introdução O corpo humano é coordenado por dois sistemas: o nervoso e o endócrino. O sistema nervoso é o que coordena, por meio da ação dos neurônios, as respostas fisiológicas, como a ação dos músculos

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR

SISTEMA CARDIOVASCULAR SISTEMA CARDIOVASCULAR Anatomia Prof.a Dra. Karina A. Neves Vasos sangüíneos Artérias: conceito, características, situação, ramos, circulação colateral Veias: conceito, características, situação Capilares:

Leia mais

ANATOMIA DO TÓRAX POR IMAGEM. Prof. Dante L. Escuissato

ANATOMIA DO TÓRAX POR IMAGEM. Prof. Dante L. Escuissato ANATOMIA DO TÓRAX POR IMAGEM Prof. Dante L. Escuissato Figura 1. O tórax é composto por um conjunto de estruturas que pode ser dividido em parede torácica, espaços pleurais, pulmões, hilos pulmonares e

Leia mais

Sistema Circulatório

Sistema Circulatório Sistema Circulatório O coração Localização: O coração está situado na cavidade torácica, entre a 2ª e 5ª costelas, entre os pulmões, com 2/3 para a esquerda, ápice para baixo e para esquerda e base para

Leia mais

P R O G R A M A PRIMEIRA FASE

P R O G R A M A PRIMEIRA FASE UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DEF CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA CURRÍCULO: 2008/2 P R O G

Leia mais

Sistema nervoso Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico

Sistema nervoso Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico SISTEMA NERVOSO Sistema nervoso Funções: Coordena o funcionamento dos outros sistemas. Controla os movimentos (voluntários e involuntários). É responsável pela recepção de estímulos externos e pela resposta

Leia mais

Sistema circulatório. Coração e generalidades

Sistema circulatório. Coração e generalidades Sistema circulatório Coração e generalidades Sistema Circulatório Coração propulsão do sangue Vasos centrípetos veias e linfáticos: condução Vasos centífugos artérias: condução Capilares: trocas Função:

Leia mais

Anatomia- Prof: Renato de Oliveira. Capitulo 3. (Sistema Nervoso E, Sistema Cardiovascular)

Anatomia- Prof: Renato de Oliveira. Capitulo 3. (Sistema Nervoso E, Sistema Cardiovascular) Anatomia- Prof: Renato de Oliveira Capitulo 3 (Sistema Nervoso E, Sistema Cardiovascular) Sistema Nervoso: OBS: Neurônio: principal componente do sistema nervoso O sistema nervoso humano, além de ser o

Leia mais

ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO. Curso Inicial & Integração Novos Representantes

ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO. Curso Inicial & Integração Novos Representantes ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Curso Inicial & Integração Novos Representantes 1 SISTEMA REPRODUTOR FEMININO O conjunto de órgãos do sistema reprodutor feminino tem como função principal

Leia mais

SISTEMA NERVOSO 2 Profº Moisés Araújo

SISTEMA NERVOSO 2 Profº Moisés Araújo SISTEMA NERVOSO 2 Profº Moisés Araújo www.bioloja.com EMBRIOGÊNESE DO SN DIVISÃO DO SN O SISTEMA NERVOSO O SNC recebe, analisa e integra informações. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio

Leia mais

SISTEMA NERVOSO CENTRAL E SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO. DEMONSTRAÇÃO (páginas iniciais)

SISTEMA NERVOSO CENTRAL E SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO. DEMONSTRAÇÃO (páginas iniciais) Anatomia e Fisiologia Humana SISTEMA NERVOSO CENTRAL E SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO DEMONSTRAÇÃO (páginas iniciais) 1ª edição novembro/2006-1 - SISTEMA NERVOSO CENTRAL E SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO SUMÁRIO

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA FIALHO DE ALMEIDA Disciplina: Ciências Naturais Período Lectivo: 1º Período

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA FIALHO DE ALMEIDA Disciplina: Ciências Naturais Período Lectivo: 1º Período ESCOLA BÁSICA INTEGRADA FIALHO DE ALMEIDA Disciplina: Ciências Naturais Período Lectivo: 1º Período CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS ACTIVIDADES/ METODOLOGIA CONCEITOS/ TERMOS CALENDÁRIO 4. Viver melhor na Terra

Leia mais

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico.

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. 1 O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. Note essa organização na figura abaixo. - Átomos formam

Leia mais

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi Fisiologia Animal Sistema Nervoso Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue. Mantido vivo pela eletricidade,

Leia mais

- CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CARDIOVASCULAR. 3) ANATOMIA DO CORAÇÃO HUMANO - O coração é um órgão oco localizado no meio do peito, na cavidade torácica;

- CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CARDIOVASCULAR. 3) ANATOMIA DO CORAÇÃO HUMANO - O coração é um órgão oco localizado no meio do peito, na cavidade torácica; - CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CARDIOVASCULAR 1) FUNÇÕES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR - Propulsão do sangue por todo o organismo; - Transporte de substâncias como o oxigênio (O 2 ), dióxido de carbono ou gás carbônico

Leia mais

7SISTEMA NERVOSO - ENCÉFALO

7SISTEMA NERVOSO - ENCÉFALO 7SISTEMA NERVOSO - ENCÉFALO NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA Sistema nervoso humano é constituído pelo Sistema Nervoso Central e o Sistema Nervoso Periférico. O SNC é constituído pelo Encéfalo (E)

Leia mais

SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO. O Organismo Humano em Equilíbrio

SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO. O Organismo Humano em Equilíbrio SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO O Organismo Humano em Equilíbrio SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO As nossas células necessitam de: Oxigénio; Nutrientes; Eliminar Dióxido de Carbono; Entre outros. O nosso organismo

Leia mais

Sistema Respiratório

Sistema Respiratório Sistema Respiratório A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações

Leia mais

Sistema Nervoso. Corpo celular constituída pela membrana, organelas e núcleo celular.

Sistema Nervoso. Corpo celular constituída pela membrana, organelas e núcleo celular. Neurônio Sistema Nervoso Corpo celular constituída pela membrana, organelas e núcleo celular. Dendritos prolongamentos ramificados que captam os estímulos nervosos. Axônio prolongamento único e responsável

Leia mais

Generalidades: Porção de Condução I Nariz Externo:

Generalidades: Porção de Condução I Nariz Externo: SISTEMA RESPIRATÓRIO Generalidades: Porção de Condução I Nariz Externo: Respiração é definida como a absorção do oxigênio pelo organismo, com liberação subseqüente de energia para o trabalho, calor e a

Leia mais

Professora: Ms Flávia

Professora: Ms Flávia Professora: Ms Flávia Sua principal função é: Transporte de nutrientes necessários à alimentação das células; Transporte de gás oxigênio necessário à respiração celular; Remoção de gás carbônico produzido

Leia mais

ANATOMIA E FISIOLOGIA

ANATOMIA E FISIOLOGIA ANATOMIA E FISIOLOGIA SITEMA DIGESTÓRIO Enfª Renata Loretti Ribeiro 2 3 SISTEMA DIGESTÓRIO Introdução O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA REVISÃO 1 REVISÃO 2 INTERATIVIDADE SISTEMA SOLAR

CIÊNCIAS DA NATUREZA REVISÃO 1 REVISÃO 2 INTERATIVIDADE SISTEMA SOLAR SISTEMA SOLAR 2 Aula de Revisão 1 Planeta terra Somos todos habitantes do planeta Terra. É nosso dever mantê-lo habitável. 3 Planeta Terra habitável 4 Planeta Terra não habitável 5 Dicas para cuidar melhor

Leia mais

É um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos (os vasos), no interior dos quais circulam humores (o sangue e a linfa).

É um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos (os vasos), no interior dos quais circulam humores (o sangue e a linfa). 1 SISTEMA CARDIOVASCULAR É um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos (os vasos), no interior dos quais circulam humores (o sangue e a linfa). Para que estes humores possam

Leia mais

AORTA ABDOMINAL IRRIGAÇÃO E DRENAGEM DA REGIÃO ABDOMINAL. Tronco celíaco (ímpar e visceral) (2) Artérias frênicas inferiores (1)

AORTA ABDOMINAL IRRIGAÇÃO E DRENAGEM DA REGIÃO ABDOMINAL. Tronco celíaco (ímpar e visceral) (2) Artérias frênicas inferiores (1) AORTA ABDOMINAL IRRIGAÇÃO E DRENAGEM DA REGIÃO ABDOMINAL Prof. Erivan Façanha Tem início no hiato aórtico do diafragma (T12). Trajeto descendente, anterior aos corpos vertebrais e à esquerda da veia cava

Leia mais

Prof Thiago Scaquetti de Souza

Prof Thiago Scaquetti de Souza Prof Thiago Scaquetti de Souza SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO Funções e anatomia O sistema respiratório humano possui a função de realizar as trocas gasosas (HEMATOSE). Esse sistema é composto pelas seguintes

Leia mais

Aparelho Circulatório

Aparelho Circulatório Visão geral das funções dos Vasos Sanguíneos Os vasos sanguíneos formam um sistema tubular fechado que transporta o sangue do coração (artérias), aos tecidos do corpo (arteríolas, capilares e vénulas),

Leia mais

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Sistema Urinário Conceito As atividades metabólicas resultam na decomposição de proteínas, lipídeos e carboidratos.

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO

BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO Professor: CRISTINO RÊGO Disciplina: CIÊNCIAS Assunto: SISTEMAS HUMANOS: EXCRETOR E CIRCULATÓRIO Belém /PA BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO 1. Coloque C ou E e corrija se necessário: ( ) Os rins recebem sangue

Leia mais

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Sistema Circulatório A função básica do sistema circulatório é a de levar material nutritivo e

Leia mais

Sistema Circulatório. Sistema Circulatório. Ciências Naturais 9º ano

Sistema Circulatório. Sistema Circulatório. Ciências Naturais 9º ano Sistema Circulatório Índice Sangue Coração Ciclo cardíaco Vasos sanguíneos Pequena e grande circulação Sistema linfático Sangue Promove a reparação de tecidos lesionados. Colabora na resposta imunológica

Leia mais

17/02/2012. Diafragma

17/02/2012. Diafragma Diafragma Topografia Repouso - linha retilínea da 7º costela à 13º costela. Inspiração - linha ligeiramente convexa da 7º costela à 3º vértebra lombar. Expiração - linha convexidade cranial da 7º costela

Leia mais

Aparelho Respiratório

Aparelho Respiratório Função Permite que o oxigénio do ar entre para o sangue nos pulmões; Permite a passagem do dióxido de carbono do sangue para o ar. Associação Trabalha em conjunto com o Sistema Cardiovascular Fornecer

Leia mais

ANATOMIA HUMANA II. Roteiro SISTEMA NERVOSO. Enfermagem. Sistema Nervoso. Prof. Me. Fabio Milioni 17/09/2015

ANATOMIA HUMANA II. Roteiro SISTEMA NERVOSO. Enfermagem. Sistema Nervoso. Prof. Me. Fabio Milioni 17/09/2015 ANATOMIA HUMANA II Enfermagem Sistema Nervoso Prof. Me. Fabio Milioni Roteiro SISTEMA NERVOSO Conceito Função Divisão Sistema Nervoso Central Tecido Nervoso Cerebelo Diencéfalo Telencéfalo Meninges Líquor

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Disciplina: Biologia Série: 2ª série EM - 1º TRIM Professora: Ivone Azevedo da Fonseca Assunto: Sistema Nervoso

SISTEMA NERVOSO. Disciplina: Biologia Série: 2ª série EM - 1º TRIM Professora: Ivone Azevedo da Fonseca Assunto: Sistema Nervoso Disciplina: Biologia Série: 2ª série EM - 1º TRIM Professora: Ivone Azevedo da Fonseca Assunto: Sistema Nervoso SISTEMA NERVOSO Nos organismos menos complexos as funções de comunicação entre as várias

Leia mais

Roteiro de aulas teórico-práticas

Roteiro de aulas teórico-práticas Roteiro de aulas teórico-práticas Sistema digestório O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta

Leia mais

Sistema Nervoso Autônomo

Sistema Nervoso Autônomo FACULDADE DE MEDICINA/UFC-SOBRAL MÓDULO SISTEMA NERVOSO NEUROANATOMIA FUNCIONAL Sistema Nervoso Autônomo Prof. Gerardo Cristino Aula disponível em: www.gerardocristino.com.br Objetivos de Aprendizagem

Leia mais

29/03/2012. Introdução

29/03/2012. Introdução Biologia Tema: - Sistema Respiratório Humano: órgãos que o compõem e movimentos respiratórios; - Fisiologia da respiração ; - Doenças respiratórias Introdução Conjunto de órgãos destinados à obtenção de

Leia mais

Sistema Respiratório

Sistema Respiratório Sistema Respiratório Introdução O termo respiração pode ser entendido como a união do oxigênio com o alimento (substâncias dissolvidas) nas células e a liberação de energia, calor, gás carbônico e água.

Leia mais

Professor Fernando Stuchi

Professor Fernando Stuchi REPRODUÇÃO Aulas 2 a 5 1º Bimestre Professor Fernando Stuchi Seres Vivos Segundo a Teoria Celular, todos os seres vivos (animais e vegetais) são constituídos por células (exceção dos vírus que não possuem

Leia mais

1º Período. Subtemas Competências essenciais específicas Conceitos Estratégias Blocos. -Saúde -Esperança média de vida; -Prevenção da saúde;

1º Período. Subtemas Competências essenciais específicas Conceitos Estratégias Blocos. -Saúde -Esperança média de vida; -Prevenção da saúde; Saúde individual e comunitária 1º Período Indicadores do estado de saúde de uma população Medidas de ação para a promoção da saúde Compreender o conceito de saúde; Conhecer os indicadores do estado de

Leia mais

Coordenação do Organismo

Coordenação do Organismo Sistema Nervoso Coordenação do Organismo Sistema Nervoso Sistema responsável pela transmissão de estímulos de uma zona do corpo para outra. Sistema Hormonal Sistema responsável pela síntese de substâncias

Leia mais

Sistema circulatório

Sistema circulatório Sistema circulatório O que é: também conhecido como sistema cardiovascular é formado pelo coração e vasos sanguíneos. Tal sistema é responsável pelo transporte de nutrientes, gases, hormônios, excreções

Leia mais

ARTÉRIAS E VEIAS. Liga Acadêmica de Anatomia Clínica. Hugo Bastos. Aula III

ARTÉRIAS E VEIAS. Liga Acadêmica de Anatomia Clínica. Hugo Bastos. Aula III ARTÉRIAS E VEIAS Aula III Liga Acadêmica de Anatomia Clínica Hugo Bastos Salvador BA 23 de Agosto de 2011 Sistema circulatório Responsável pelo transporte de líquidos (sangue ou linfa) por todo o corpo.

Leia mais

Resumo de fisiologia. Sistema Nervoso. Nome: Curso: Data: / /

Resumo de fisiologia. Sistema Nervoso. Nome: Curso: Data: / / Resumo de fisiologia Sistema Nervoso Nome: Curso: Data: / / 1 - Organização dos tecidos biológicos CÉLULA TECIDO ORGÃO SISTEMA - SER 2 - Estrutura Do Sistema Nervoso Características a. Apresenta-se com

Leia mais

NOÇÕES DE NEUROANATOMIA

NOÇÕES DE NEUROANATOMIA Divisões do Sistema Nervoso Sistema Nervoso Sistema Nervoso Central Encéfalo Medula Espinhal Sistema Nervoso Periférico Nervos Espinhais Nervos Cranianos Gânglios Periféricos 1 Os órgãos do SNC são protegidos

Leia mais

FISIOLOGIA. 7. Sistema Reprodutor Masculino. Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Masculino

FISIOLOGIA. 7. Sistema Reprodutor Masculino. Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Masculino FISIOLOGIA 7. Sistema Reprodutor Masculino Sistema Reprodutor Masculino Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Masculino Espermatogênese e condução do espermatozóide Função da Vesícula Seminal Função

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio Viver melhor na Terra, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio Viver melhor na Terra, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade de

Leia mais

CURSINHO PRÉ VESTIBULAR BIOLOGIA PROFº EDUARDO Aula 15 Fisiologia humana Sistema respiratório

CURSINHO PRÉ VESTIBULAR BIOLOGIA PROFº EDUARDO Aula 15 Fisiologia humana Sistema respiratório CURSINHO PRÉ VESTIBULAR BIOLOGIA PROFº EDUARDO Aula 15 Fisiologia humana Sistema respiratório SISTEMA RESPIRATÓRIO O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos

Leia mais

Hemodinâmica. Cardiovascular. Fisiologia. Fonte: http://images.sciencedaily.com/2008/02/080226104403-large.jpg

Hemodinâmica. Cardiovascular. Fisiologia. Fonte: http://images.sciencedaily.com/2008/02/080226104403-large.jpg Fonte: http://images.sciencedaily.com/2008/02/080226104403-large.jpg Fisiologia Cardiovascular Hemodinâmica Introdução O sistema circulatório apresenta várias funções integrativas e de coordenação: Função

Leia mais