athiéjwohnrath A Supervia, empresa no ramo de trens urbanos, ganha escritório moderno e inovador, utilizando trilhos de trem nos tetos rebaixados,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "athiéjwohnrath A Supervia, empresa no ramo de trens urbanos, ganha escritório moderno e inovador, utilizando trilhos de trem nos tetos rebaixados,"

Transcrição

1

2

3 athiéjwohnrath A Supervia, empresa no ramo de trens urbanos, ganha escritório moderno e inovador, utilizando trilhos de trem nos tetos rebaixados, uma referência aos negócios da empresa

4 Histórico do projeto. Após haver adquirido a Flumitrens, que era a companhia de trens urbanos do Rio de Janeiro, a Supervia queria montar um escritório que traduzisse o caráter de modernidade e inovação que eles pretendiam imprimir aos serviços e às estações de trens. Conceito do projeto. Criar um espaço de trabalho amplo, com perfeita interação entre as diferentes equipes, e que fizesse alusão ao negócio (linhas de trem), o que foi conseguido com o uso de trilhos de ferro na decoração, criando forros rebaixados. Tempo de duração: 15 dias para o projeto. 60 para a obra. Detalhes bem-resolvidos: carpete, balcão do refeitório, salas de reunião, trilho rebaixado. Resolução arquitetônica. O Edifício Teleporto foi dividido em áreas bem definidas: sala de treinamento, diretoria, área de reuniões, restaurante e estações de trabalho. Todos os espaços são de fácil acesso para os usuários. Situação e composição. Foram utilizadas diversas cores de carpete, permitindo a criação de desenhos no piso. As salas de diretoria têm portas de vidro transparentes e uma das paredes revestidas com Buflon, num contraste de cores e texturas. A iluminação, projetada de acordo com a utilização de cada área, apresenta um resultado interessante. Foi também desenvolvida a área de cafeteria, com infra-estrutura para servir almoços e funcion"ar como ponto de encontro dos funcionários. Equipe técnica: Silvia Contier. Cristiane Oki. Marcia Sada. Brenno Cavinato. Domingos Bidóia. Mauro Roberto Fernandes. Gilberto Gambagorte. Fernando Falcão. Principais fornecedores: Bairrada: marcenaria. lnterface: carpete. Voko: mobiliário. Hawarth: assentos. Vitra: refeitório. Philips/Lumini: iluminação. Hunter Douglas: forro Armstrong. Teltermo: obra civil. Telefinfo: cabeamento. Cold Control: ar condicionado. Toda a iluminação foi desenvolvida de acordo com o tipo de utilização da área. Acima, o espaço destinado à cafeteria possui toda a infra-estrutura seja para servir almoços ou ser usada como ponto de encontro no decorrer do dia.

5 , ':: ::.:: ::.:. :~t::.t..~. :~( Em sentido horário, sala do presidente. Ambiente ao mesmo tempo funcional e acilhecdor. As paredes de vidro permitem perfeita interação do interior com o exterior. A brincadeira do desenho do carpete quebra a monotonia e define os espaços para secretárias e a circu1a.ção.o trabalho do forro ( em placas Armostrong e chapas Permetal) permite a utilização de diferentes tipos de iluminação: uma para área de trabalho e outra, mais fluida, para a circulação. A área de reuniões ganhou dinamismo com a mistura de vidro e gesso e com jogo de paredes em ângulo de 45J!.

6 athiéjwohnrath No Banco de Investimentos, áreas de trabalho limpas e transparentes garantem funcionalidade na articulação das operações

7 Ao lado, as áreas de espera e as salas de reunião são contíguas à recepção, permitindo que os clientes entrem diretamente. Mesas de mármore crema marfil L'Atelier, cadeiras de couro da Haworth e luminárias La Lampe. Acima, a mesa de operações da Box File tem formato diferenciado, possibilitando maior integração entre os operadores.

8 Acima, a recepção tem painel de fórmica-aço, com fundo de mármore travertino romano e piso de granito preto São Gabriel. Abaixo, área de reuniões aberta entre a mesa de operações e as salas executivas. Ao fundo, móveis Forma.

9 Conceito do projeto. O projeto atende à principal demanda de uma empresa de investimentos: a agilidade da mesa de operações e sua perfeita integração com a direção e o staff de suporte. Histórico do projeto. Refletindo a versatilidade das ações, a mesa de operações coloca seus usuários frente a frente, num arrojado desenho de curvas. Sua ergonomia foi projetada para oferecer o maior conforto para operadores em atividade incessante, no ritmo do mercado financeiro. O desenho da área executiva apresenta a transparência e a funcionalidade necessárias para articular, com excelência, as diretrizes e as operações. Divisórias especiais, totalmente envidraça das com grandes portas pivotantes, formam um pool de salas de reunião, dinamizando a convivência e proporcionando um alto índice de produtividade. As áreas de suporte integram o conjunto, fazendo uso comum de uma equipada cafeteria, pronta para atender a usuários em intenso ritmo de trabalho. Equipe técnica de arquitetura: Silvia Contier. Brenno Cavinato. Domingos Bidóia. Márcia Sada. Cristiane Oki. Equipe técnica de engenharia: Gilberto Gambagorte. Mário Castilho. Mauro Roberto Fernandes. Francisco Morgado. Principais fornecedores: Mesa de operações: Box File. Divisórias piso-teto marcenaria: Bairrada. Diretoria: Móveis Forma. Salas de reunião: L'Atelier. Mobiliário: Voko. Cadeiras: Haworth. Forro: Armstrong. Carpete: Interface. Persianas: Luxaflex Hunter Douglas. Iluminação: Philips I La Lampe. Revestimento de paredes: Koroseal.