Sistematização, desenvolvimento de tecnologia e análise dos dados do IIMR com fins de elaboração de um painel de informações para o VIGIAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistematização, desenvolvimento de tecnologia e análise dos dados do IIMR com fins de elaboração de um painel de informações para o VIGIAR"

Transcrição

1 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Medicina Social Departamento de Epidemiologia Sistematização, desenvolvimento de tecnologia e análise dos dados do IIMR com fins de elaboração de um painel de informações para o VIGIAR Washington Junger Brasília, 08 de agosto de 2013

2 IIMR Atualmente o VIGIAR utiliza o Instrumento de Identificação de Municípios de Risco (IIMR), construído a partir da necessidade desta vigilância em saúde, que deu origem a uma matriz contendo 3 campos de informações: (i) Informações gerais; (ii) Informações Ambientais; e (iii) Informações de saúde. A partir dessas informações pretende-se ser possível realizar a caracterização e priorização de municípios com relação às fontes de emissão de poluição atmosférica e possíveis impactos à saúde.

3 IIMR A seleção de indicadores para o monitoramento da saúde da população exposta à poluição atmosférica, bem como a análise da situação de saúde dessa população exposta, tem sido foco contínuo de trabalho do VIGIAR. Neste sentido, a consolidação das evidencias cientificas para os indicadores selecionados para o monitoramento desta vigilância, e o desenvolvimento de procedimentos para a análise de dados tornamse fundamentais no atual processo em curso para um modelo de vigilância efetivo.

4 Objetivos 1) Sistematizar a revisão de literatura a fim de fundamentar e documentar os indicadores selecionados para o painel do VIGIAR; 2) Desenvolver procedimentos de análise para os dados do IIMR; 3) Analisar os dados do IIMR para o ano 2012; 4) Elaborar documento com diretrizes para a análise de dados do IIMR.

5 Atividades objetivo 1 a) Revisão da literatura sobre indicadores de efeitos na saúde (morbidade e mortalidade); b) Revisão da literatura sobre indicadores ambientais (clima, poluição do ar e transporte); c) Revisão da literatura sobre indicadores socioeconômicos (população, econômico e emprego); d) Identificação dos indicadores de efeitos na saúde (morbidade e mortalidade); e) Identificação dos indicadores ambientais (clima, poluição do ar e transporte); f) Identificação dos indicadores socioeconômicos (população, econômico e emprego); g) Fundamentação e documentação dos indicadores de efeitos na saúde (morbidade e mortalidade)

6 Atividades objetivo 1 h) Fundamentação e documentação dos indicadores ambientais (clima, poluição do ar e transporte); i) Fundamentação e documentação dos indicadores socioeconômicos (população, econômico e emprego); j) Aplicação dos indicadores de efeitos na saúde (morbidade e mortalidade) que tiverem dados disponíveis k) Aplicação dos indicadores dos indicadores ambientais (clima, poluição do ar e transporte) que tiverem dados disponíveis; l) Aplicação dos indicadores dos indicadores socioeconômicos (população, econômico e emprego) que tiverem dados disponíveis.

7 Atividades objetivo 2 a) Definição operacional de indicadores e índices ambientais de acordo com os dados do IIMR; b) Desenvolvimento de indicadores e índices para definição de áreas de prioritárias de acordo com os dados do IIMR.

8 Atividades objetivo 3 a) Calcular indicadores e índices de acordo item 2 para municípios e estados brasileiros, b) Análise e distribuição pontual de indicadores e índices calculados através dos dados disponíveis no IIMR. c) Análise da distribuição geográfica dos indicadores e índices estabelecidos pelo IIMR para definição de áreas prioritárias; d) Elaboração de mapas temáticos com identificação de áreas prioritárias para emissão de poluentes atmosféricos.

9 Atividades objetivo 4 a) Identificação de áreas de prioritárias segundo a análise de indicadores e índices pertinentes e disponíveis no IIMR; b) Elaboração de um roteiro para construção de um protocolo com as diretrizes para análise dos dados do IIMR c) Elaboração de um manual técnico contendo as diretrizes para análise dos dados do IIMR.

10 Resultados esperados 1. Construção de um painel de indicadores para o VIGIAR com identificação, fundamentação e aplicação dos indicadores de efeitos na saúde (morbidade e mortalidade), ambiente (clima, poluição do ar e transporte) e socioeconômicos (população, economia e emprego); 2. Formulação de um roteiro de contribuições técnicas para uniformizar procedimentos de análises para os dados do IIMR; 3. Aplicação dos procedimentos para análise dos dados do IIMR para municípios e estados brasileiros no ano de 2012; 4. Elaboração de um manual técnico que permita a uniformização de procedimentos de análises e comparabilidade de dados e informações do IIMR.