AS REAÇÕES DO CÉREBRO APAIXONADO. The reactions of the brain in love

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS REAÇÕES DO CÉREBRO APAIXONADO. The reactions of the brain in love"

Transcrição

1 AS REAÇÕES DO CÉREBRO APAIXONADO The reactions of the brain in love Angela Amorim Chezzi¹ Prof. Dr. Eniel do Espírito Santo² RESUMO: O presente estudo exploratório se propõe a dissertar a respeito das descobertas e contribuições da neuropsicologia que estuda as reações do cérebro sobre o prisma do sentimento amor. Inicialmente, a literatura utilizada contempla a química do amor e o que ocorre no cérebro no momento em que uma pessoa se encontra intensamente apaixonado, referenciando-se pesquisas de diferentes estudiosos. Ao longo das últimas duas décadas o avanço da ciência e interesse da sociedade nos efeitos e signos pertinentes foram responsáveis por ir além da anatomia do corpo humano. Foi possível estudar, por meio da análise de tomografias mais avançadas e a construção de uma verdadeira ciência por detrás disto, entender o cérebro, com o intuito de perceber toda a minúcia de como o sistema cerebral funciona quando são acionados no momento em que a química do amor ocorre. Finalmente, foi possível captar a mente humana durante o processo do amor romântico, os procedimentos neurológicos após o início da paixão, que do ponto de vista científico, pode delinear e ou formatar o comportamento humano no que se refere ao seu aspecto social e relacional afetivo. PALAVRAS CHAVES: Neuropsicologia; cérebro; química; amor; pesquisa; ciência. ABSTRACT: This article is to talk about the researches and contributions of neuropsychology, which studies the brain reactions due to love. Initially, the used literature reveals a chemistry of love and what occurs within the brain at the moment of one s love, dully linked to the results of researches. During two decades, the science advance and society interested on its effects and signals have brought the knowledge besides human body anatomy. It was possible, by the analysis of these results, to understand the brain, as to realize every detail of how brain systems work when love chemistry starts. Finally, it was possible to catch human thought during romantic love after passion beginning, what can define human behavior considering social and affective issues. KEYWORDS: Neuropsicology; brain; chemistry; love; research; cience.

2 INTRODUÇÃO Desde que nascemos somos assaltados pelo amor. Instintivamente, nossa primeira reação é buscar o peito materno. Já na nossa tenra infância, o amor passa a comandar as nossas emoções. Estaremos durante toda a nossa vida sujeitos as reações do amor. Afinal, a afetividade é uma condição indispensável de relacionamento com o mundo. Nossa relação com o mundo é em si afetiva; sempre buscaremos estabelecer vínculos que envolvam nossa afetividade, que nos agrada ou desagrada em diferentes níveis. É importante pontuarmos que não amamos nem odiamos por predisposição genética. O amor tornou-se um tema universal, pouco abordado pela filosofia, porém base de inúmeras pesquisas neurocientíficas evidenciando que é possível sentir-se apaixonado. Como o cérebro reconhece o sentimento do amor? Com base no autor Stanley (2008), vivenciando a aproximação através de olhares que se encontram, e corpos que se comunicam,provocando uma química através do cheiro. A partir deste evento, após a atração inicial, a química cerebral ira produzir uma turbulência de impulsos: com o aumento da testosterona em ambos os sexos inicia-se a atração sexual. O momento seguinte surge a paixão avassaladora, onde um não vive sem o outro. O cérebro, neste momento, se encontra repleto de dopamina. Surge então a ligação afetiva propriamente dita, representada no sexo feminino pela oxitocina e no masculino pela vasopressina. Passado o ardor da paixão, descobre-se que se ama alguém quando pensar em uma vida sem ela causa angústia sincera e profunda. O amor é esse laço que faz seu cérebro achar que sua felicidade esta vinculada à presença e à felicidade do outro. Quais as reações químicas cerebrais que ocorrem no momento em que o cérebro se encontra impulsionadas pelo sentimento amor? Para Ballone (2005) o comportamento emocional é um conjunto de reações frente a uma sensação. As emoções podem ser primárias e secundárias. O amor se classifica em uma emoção secundária visto que é considerado como um dos estados mais discriminativos e complexos do ser humano.

3 Segundo Barreto (2010) as emoções encontram-se relacionadas ao sistema límbico localizado na superfície medial do cérebro dos mamíferos. Região constituída de neurônios onde comanda certos impulsos necessários à sobrevivência dos mamíferos interferindo de forma positiva ou negativamente no funcionamento psicológico destes. Seus componentes trabalham em conjunto e se encontram conectados com os demais sistemas neurofisiológicos. Vale ressaltar que o comportamento emocional faz parte do sistema nervoso central. As pesquisas realizadas com base em estudos científicos possibilitaram a construção de um artigo de grande relevância social e para o curso de especialização de neuropsicologia, haja vista há muito o tema amor ter sido motivação de pesquisas acadêmicas, sem que fosse possível um consenso universal desse conceito. A especialização em neuropsicologia sob o prisma das diversas matérias que exploram o conhecimento do sistema nervoso cerebral e conseqüentemente do comportamento humano possibilitou amealhar subsídios para a construção deste estudo. Através do conhecimento metodológico adquirido através da disciplina do desenvolvimento do sistema nervoso, especificamente, tornando-se instrumento básico para o aprofundamento cientifico sobre quando e de que forma um sentimento é reproduzido nosso cérebro sob a perspectiva das atividades neuronais e seus efeitos. O estudo terá como referencia uma pesquisa de forma exploratória e descritiva, objetivando reunir informações sobre as reações do cérebro apaixonado utilizando como referência a fonte de dados bibliográficos. O eixo temático selecionado terá como base uma pesquisa sobre quais os sistemas cerebrais são acionados no momento em que o cérebro se encontra apaixonado, ou seja, como o cérebro reconhece o sentimento do amor, dentro de uma abordagem neuropsicológica. 1 CÉREBRO APAIXONADO: PERSPECTIVA DA NEUROPSICOLOGIA

4 1. Sentimento do amor Amor: um único termo para nomear diferentes símbolos, sentimentos, ações e pensamentos. É utilizado para nomear grupos de sentimentos, ações e padrões de pensamentos que, embora relacionados, são bastante diversificados. As principais teorias e pesquisas indicam que existem diversos tipos de amor. (SILVA, 2010). Corroborando, o psicanalista Fromm (1971) aborda o sentimento do amor como uma força ativa no homem, com a capacidade de superar o sentimento de separação e isolamento, permitindo ser ele mesmo, mantendo a sua integridade. Afirma ainda que no amor ocorra o paradoxo de que dois seres sejam um e, contudo, permaneçam dois. Fromm faz referência aos diversos tipos de amor: filial, maternal, fraternal, erótico, amor próprio entre outros. Numa análise inicial é importante pontuar o conceito do sentimento amor, que segundo a mitologia grega, apresenta possíveis traduções, seus significados e sua influência no contexto histórico, cultural e psicológico da civilização ocidental. Através de diferentes vertentes mitológicas, buscando descrever o significado e o caminho do desenvolvimento amoroso. A história da humanidade é marcada pela influência dos mitos e de acordo com Jung (1978) é através deles que se manifestam os arquétipos, modelos advindos do inconsciente que constituem, para a humanidade, a base da psique humana. De acordo com análise de Brandão (1988), iremos encontrar na mitologia grecoromana uma das primeiras formulações quanto ao significado do sentimento amor através das diferentes descrições do mito de Eros, a exemplo da mitologia bramânica (indiana) que também faz referência a Kama, o deus do amor Com base nas referências sobre a origem de Eros encontram-se autores como Hesíodo (1987) - obra clássica de Teogonia ; Platão (2000)(427 a.c.- 327a.C) com a obra Banquete e compiladores como Brandão(1988) e Bulfinch(2000).

5 O mito de Eros, descrito de formas tão diversas, aponta sobre sua complexidade, importância e dinâmica, onde podemos afirmar que a maneira de se expressar e sentir o amor se transforma ao longo da existência, por ser um processo interativo e evolutivo. Ao longo dos séculos acreditou-se que o amor, através da fusão de duas almas e dois corpos, tornaria o homem pleno. Essa forma de compreender a origem da espécie humana vem exercendo grande influência nos trabalhos científicos no que diz respeito à escolha amorosa, considerada por muitos o ato mais significativo da vida. Bierhoff (2004) apontou o sociólogo canadense John Allan Lee que, especializou-se em analisar a capacidade de amar do ser humano, e assim, em sua obra Love Styles (1988) propôs uma análise do ponto de vista da psicologia e apresenta sua teoria afirmando que as pessoas sentem diferentes tipos de amor a partir da coleta de dados sob o prisma filosófico e literário. Os estilos de amor para Hendrick (1973) são construídos a partir de uma escala de Atitudes Amorosas baseados na teoria de Alan John Lee que considerou seis tipos de amor existentes nas relações interpessoais: Eros - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física; Psiquê - um amor espiritual, baseado na mente e nos sentimentos eternos; Ludus- o amor que e jogado como um jogo, amor brincalhão; Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente; Pragma- amor pragmático que visualiza o momento, o agora; mania-amor altamente emocional, instável, o estereótipo do amor romântico; Agape - amor altruísta, espiritual. Para a psicanálise, de acordo com Valdìvia (1993), foi possível pontuar sobre o amor, segundo Freud em contraponto à teoria de Lacan. Com base nesta autora, Freud possibilita o pensar sobre o amor como repetição: estamos inseridos numa cadeia de imagos, marcados pelas expressões infantis, das quais não podemos nos furtar. Quando amamos não fazemos mais que repetir, encontrar o objeto é sempre reencontrá-lo e todo o objeto de amor é substitutivo de algum objeto fundamental prévio à beira do incesto. Em outro giro, para Lacan o amor é definido como aquilo que vem em suplência da relação sexual. Na impossibilidade da relação sexual ligada ao Real, há uma reversão simbólica permitindo ao sujeito, a ilusão de

6 que a relação sexual é possível. Na medida em que é momentânea, não consegue manter a certeza e se dá outra reversão imaginária que se revela como amor. Outra concepção é a defendida por Bowlby (BIERHOFF, 2004, p.61), que apresenta um discurso psicanalista avaliando até que ponto não ocorre uma repetição de padrão tomando como referência os vínculos emocionais e afetivos entre pais e filhos perpassando valores e comportamentos de geração a geração. Segundo a etologia-ramo da psicologia que estuda as origens dos costumes e comportamentos sociais e individuais dos homens e animais, torna-se possível respaldar a origem da genealogia do amor. Nessas condições, através das teses de Maturana (1998), passamos a entender os seres humanos como sistemas moleculares dinâmicos, que passam por mudanças estruturais contínuas, que ocorrem em função de suas interações com o meio. Segundo Darwin, através da teoria da evolução das espécies, reconheceu-se que evoluímos por intermédio de interação com o ambiente, provando sermos ancestrais diretos dos primatas, os quais foram evoluindo até chegarmos ao Homo Sapiens - homem que raciocina. Assim ocorreu a hominização, ou seja, um processo evolutivo multidimensional momento em que o homem passou a assumir um papel organizador do seu meio, buscando a sua realização tornando-se hiper complexo. Segundo Morim (1979) a este processo de desenvolvimento biológico, social, psicológico, espiritual e de complexificacão do cérebro foi nominada a cerebralizacão humana. (BRAZ, 2000) Dessa forma, autores anteriormente citados como Maturana, Morim e por último May (1973), com base nestas teses, concluíram que a capacidade afetiva amorosa exerceu forte influência na evolução da espécie. É na passagem do impulso para o desejo que o amor pessoal surge e eleva o primata para a condição de Homo Sapiens. Através do seu processo evolutivo como a verticalização da postura, com a capacidade de copilar de frente, a linguagem tornou o sexo em mais que uma manifestação de necessidades fisiológicas, aproximando de maneira significativa homens e mulheres. As expressões faciais, e a

7 vocalização dando origem à fala, foram fatores que contribuíram para a formação dos sistemas sociais Desse modo, Maturana (1998) certifica que o amor passa a ser uma das maiores fontes de socialização do ser humano. Exercendo um papel central na história evolutiva humana. O referido autor conclui: somos seres emocionais e é isto que nos confirma na condição de humanos". Em suma, o amor enquanto aceitação do outro funciona como um legítimo outro na convivência. A evolução da espécie também propiciou alterações fisiológicas e hormonais que contribuíram de forma direta para a formação e fortalecimento dos vínculos entre os indivíduos. Segundo Odent (2000) existe um hormônio secretado pelo hipotálamo, que é denominado oxitocina, também chamado por médicos de hormônio do amor, por estar envolvido em todos os tipos de manifestação. Ele pode ser liberado a partir de uma excitação sexual, durante o orgasmo, na amamentação e no parto. Este hormônio encontra-se associado à sensação de prazer. Por essa razão, tende a influenciar os comportamentos de apego através das emoções provocadas por esta sensação de prazer. Logo, o comportamento de apego que ocorre a partir de vínculos fortalecidos entre mãe e filho propicia, conseqüentemente, tanto as interações sociais como as ligações entre parceiros. As diversas abordagens sobre o tema amor revelam inúmeros ícones: sua característica, sua origem, seu significado, seu estilo, sua cultura, sua crença. O amor segundo Stephano (2005) é freqüentemente celebrado como um fenômeno místico, muitas vezes espiritual, por vezes apenas físico, mas sempre se caracterizando como uma força que pode determinar o nosso comportamento. Os diversos autores que discorrem sobre este sentimento, de acordo com Biermeriana, (2004) acreditam que os sintomas apresentados por uma pessoa apaixonada podem estar relacionados com alguma espécie de excitação fisiológica uma vez que o cérebro consiga situá-lo dentro de um contexto amoroso. Contudo, as últimas pesquisas revelam, a cada momento, novas leituras a respeito da dinâmica do amor.

8 Tendo em vista a minha primeira especialização em terapia familiar e casal, procurei desenvolver um estudo que estivesse atrelado à minha realidade institucional a partir da análise da construção e da aquisição do conhecimento, possibilitando a intervenção junto ao meu público-alvo. 2. Anatomia do cérebro O cérebro humano ou encéfalo localiza-se no interior do crânio, protegido por um conjunto de três membranas denominadas de meninge. É considerado segundo Gowdak (1989), como a parte mais desenvolvida e mais volumosa do encéfalo, seu peso é de 1,3kg, formado por uma massa de tecido cinza róseo. As células que constituem o cérebro são chamadas de neurônios. O cérebro humano possui cerca de cem bilhões de neurônios. São formados por um corpo celular, composto de núcleo (onde se localiza o DNA) e grande parte do citoplasma. Deste corpo celular partem inúmeros prolongamentos chamados de dentritos-áreas receptoras de estímulos, e o axônio por onde o impulso nervoso é levado para longe do corpo celular. São dois os tipos de fenômenos envolvidos no processamento do impulso nervoso: os elétricos e os químicos. Os químicos é a interação entre os neurônios e entre os neurônios e células efetoras, originando o processo chamado de sinapse. O axônio libera substancias químicas chamadas de neurotransmissores, iniciando a transmissão sináptica- processo chave na ação interativa do sistema nervoso. (CARDOSO, 2000) Cada substância química cerebral funciona em áreas espalhadas, porém muito específica do cérebro. Existem cerca de sessenta neurotransmissores - mais de cinqüenta deles ocorrem no cérebro e estão implicados na transmissão de informação neuronal (CARDOSO, 2000). Os mais importantes neurotransmissores são: 1.Dopamina- controla níveis de estimulação e controle motor, em diversas áreas do cérebro; 2.Serotonina- é utilizado em antidepressivos é o neurotransmissor do bem-estar ; 3.Acetilcolina (Ach) - controla às áreas cerebrais relacionadas à atenção, aprendizagem e memória; 4.Noradrenalina - induz o

9 cérebro para um estado de excitação física e mental provocando o bom humor; 5.Encefalinas e Endorfinas são compostos de substancias chamadas de opiáceos como as drogas heroína e morfina criam mecanismos de dependência química (CARDOSO,2000). Os corpos celulares situam-se em áreas restritas do Sistema Nervoso Central formado pelo encéfalo e medula espinhal e pelos gânglios, enquanto os seus prolongamentos se distribuem em feixes chamados de nervos. Juntamente com os gânglios nervosos irão formar o Sistema Nervoso Periférico O SNC se inicia pelo chamado tronco cerebral composto de bulbo, ponte, mesencéfalo e cerebelo que aloja sobre o tronco cerebral que se liga diretamente a medula espinhal exercendo o controle das funções internas básicas: regulação da respiração, pressão arterial, funcionamento cardíaco e digestão. Já o cerebelo regula os movimentos externos garantindo a coordenação e o equilíbrio postural. O tronco cerebral se encontra associado às estruturas nervosas regulando seu nível de funcionamento, passando a exercer duas funções básicas no processo de consciência: a chamada reação de alerta (situações que envolvem susto, a dor, estresse ou ameaça de vida) caracterizada pela ativação das áreas neurais principalmente o córtex cerebral. Há também no tronco cerebral um conjunto de estruturas que regulam a desativação do cérebro a exemplo dos estados do sono e vigília. Abaixo do tronco cerebral se localiza o diencéfalo-responsável pela regulação de funções internas básicas. É composto de duas partes: tálamo e hipotálamo. Esta última atua em nível neural regulando funções internas a exemplo da temperatura corpórea. É fundamental na gênese de motivações básicas instintivas: fome, sede, impulso sexual, medo e raiva. Regula ainda todo o sistema endócrino produzindo e liberando hormônios e controlando a hipófise. Apresenta o papel de modulador do funcionamento do processo imunológico O tálamo está associado ao relacionamento com o mundo exterior captados pelos sistemas sensoriais a exemplo da pele, aos órgãos e sistemas sensoriais específicos (visão,

10 audição, tato, etc.). É também responsável pela focalização da atenção e a formação de sistemas funcionais. Segundo Luria (1976), é o tálamo que se encarrega de ativar/desativar áreas corticais especifica, para posteriormente atuarem em conjunto. É a partir do diencéfalo que se formam dois hemisférios constituindo o telencéfalo - formado de cada lado pelo córtex cerebral e por estruturas sub- corticais. Cada substância química cerebral funciona em áreas espalhadas, porém muito específicas do cérebro (CARDOSO, 2000). O córtex cerebral é a camada externa responsável pela percepção consciente, raciocínio abstrato e a criatividade. No hemisfério esquerdo localiza-se a área de Werneck que se associa a funções mais complexas como a linguagem, o controle da fala e o raciocínio lógico. Cada hemisfério se subdivide em cinco lobos cerebrais: frontal, temporal, parietal, occipital e a insula sendo cada um responsável por uma área especifica. No córtex cerebral, juntamente com as estruturas sub- corticais, se encontra o sistema límbico que responde pelos impulsos emocionais, estimuladores de comportamentos como a busca do prazer, da alegria, etc.(ledoux, 1998) O sistema límbico é responsável pela estruturação das relações sociais baseadas na afetividade, essencial para o comportamento parental (maternal, paternal, familiar) e a formação de laços inter-individuais. Determina ainda a regulação de nossas emoções mais complexas e de nossos estados motivacionais mais finos. O sistema límbico possui em sua estrutura inúmeras conexões neuronais onde se localiza o córtex límbico, hipocampo e a amígdala. O hipocampo processa o armazenamento das cognições acerca dos acontecimentos e fatos mais importantes da vida estando associada a memória de longa duração. A amígdala se interconecta também com os núcleos septais, área pré-frontal e o núcleo dorso-medial do tálamo. Essas conexões permitem seu desempenho na mediação e controle das atividades emocionais como o amor, amizade, afeição, humor e estados de medo e ira. O trinômio cerebral, de acordo com Ledoux (1998), é formado por três zonas cerebrais: bolbo raquiano, sistema límbico e o neocortex.o bulbo raquiniano contém centros

11 controladores de funções vitais que regulam os batimentos cardíacos e os movimentos respiratórios. O neocortex organiza-se em cada hemisfério formando as chamadas áreas de associação. O esquerdo especializou-se no processo de relacionamento racional-verbal e analítico com o mundo externo. Já o direito controla os processos não verbais, afetivos, holísticos intuitivos e com as emoções Quanto mais estados positivos escolhermos sentir, mais viciados ficarão nossas células do corpo com este sentimento, e mais sede o organismo sentirá pelas substâncias químicas que produzem bem estar e alegria, estabelecendo, desta forma, saudáveis parâmetros entre as relações funcionais do cérebro e o sentimento de amor. Desta forma, compreendida a anatomia do cérebro, faz-se premente a análise da química do amor no sistema neural, para compreensão de seus efeitos funcionais e dinâmicos. 1.3 A química do amor no cérebro Entender como funciona o amor é tema de várias pesquisas de diversos setores do pensamento. Em várias culturas, o formato do coração é considerado um símbolo do amor - uma associação equivocada, pois este sentimento, ao contrário do que apregoam imagens publicitárias e canções românticas, não tem origem neste músculo, mas no cérebro, como explicam Macknik (2010) e Matinez-Conde (2010). A partir dos estudos da neurociência, iniciamos um processo de descobrimento sobre o tema do amor que, diferentemente da paixão, apresenta uma dinâmica semelhante ao da fome e ao da sede. De acordo com valiosa contribuição de Einstein, como a ciência poderia explicar um fenômeno tão importante como o amor? Segundo Fischer (2004), o amor é um fenômeno neurobiológico complexo, baseado em atividades cerebrais de confiança, crença, prazer e recompensa, atividades essas que envolvem um número elevado de mensageiros-atores químicos.

12 Alguns estudiosos matemáticos levaram os estudos para estatística. É interessante pontuarmos que não podemos nos colocar enquanto equações humanas. Somos uma pilha de neurotransmissores conglomerados de neurônios, hormônios e experiências. Com referência aos hormônios, de forma geral e principalmente os sexuais, passam a atuar de forma determinante na nossa função relacional, ou seja, nas relações afetivas. No cérebro as substâncias que desencadeiam a química do amor, chamados de neurotransmissores, são aminoácidos, feniletilamina, dopamina, norepinefrina e endorfinas. Os neurotransmissores são controlados pela feniletilamina. Clik (2008) aponta evidências que o fenômeno do amor resulta de uma série de reações químicas, no cérebro, que provocam efeitos físicos e mentais. Foram descobertos os neuropeptídeos que são filamentos de aminoácidos que circulam pelo corpo e se unem aos receptores compatíveis. Já foram identificados sessenta tipos de neuropeptídeos que agregados aos receptores disparam no corpo as reações emocionais. Desta forma, as nossas emoções - amor, tristeza, alegria - são bioquímicas. Através de suas pesquisas, concluiu que a substancia química que provocam os sintomas da paixão é a feniletilamina, da família das anfetaminas, adrenalina que também é liberada deixando a pessoa em estado de alerta e com a sensação de bem-estar. Encontra-se aí também a presença das endorfinas. Partindo da frase de Blaise Pascoal que "o amor tem razoes que a própria razão desconhece" passaremos a desvendar que é possível existir uma lógica do amor. Ratificando a neurocientista Suzana Herculano-Houzel (2009), "o amor é o combustível do cérebro". Nesta esteira de intelecção, faz-se necessário pontuar que no cérebro dos mamíferos o sistema límbico é a unidade responsável pelas emoções, sendo uma região constituída de neurônios. Através do sistema nervoso autônomo, ele comanda certos comportamentos necessários a sobrevivência de todos os mamíferos. Na intenção de mapear os caminhos do amor no cérebro, os pesquisadores estão utilizando exames de ressonância magnética funcional para analisar o cérebro das pessoas enquanto elas observam a fotografia de quem ama. Segundo Fischer (2005), o que eles vêem

13 nessas imagens durante a fase não penso em outra coisa do amor a fase da atração é o direcionamento biológico de focar em uma só pessoa. As imagens revelam um aumento no fluxo de sangue nas áreas do cérebro com altas concentrações de receptores de dopamina, substância associada aos estágios de euforia, paixão e vício. Os altos níveis de dopamina estão associados à norepinefrina, que aumenta a atenção e a memória de curto prazo, a hiperatividade. Nesta fase, o par romântico passa a focar somente o casal, deixando de lado todo o resto. Para os pesquisadores do University College, em Londres, dentre eles Zeki (2008), as pessoas apaixonadas apresentam níveis mais baixos de serotonina e os circuitos nervosos são reprimidos. É importante pontuar que esses níveis mais baixos de serotonina são os mesmos em pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo, o que pode ser a explicação da obsessão que os apaixonados têm por seus parceiros. Através do trabalho de Ortigue (2010) publicado sob o título A neuroimagem do amor, na revista Journal of Sexual Medicine, quando uma pessoa se apaixona, até doze áreas do cérebro trabalham conjuntamente para liberar as substâncias químicas que induzem a euforia, como a dopamina, oxitocina, a vasopressina ou a adrenalina. O estudo ainda concluiu que diferentes tipos de amor afetam diferentes áreas do cérebro. Tomando como referência o amor apaixonado, tornaram-se possível observar a ativação das zonas relacionadas com as recompensas e algumas funções cognitivas superiores semelhantes às que participam na criação de metáforas e representação da imagem corporal. Segundo uma das maiores especialistas do mundo nas relações entre o amor e o cérebro, Helen Fischer (2005), o que ocorre no relacionamento é a dança de hormônios. Para ela, não existe uma escolha racional quando nos apaixonamos. Para explicar este fenômeno, segundo a antropóloga, a natureza criou três mecanismos cerebrais que controlam o amor nos seres humanos, os quais atuam de maneira independente: luxúria, paixão romance e ligação.

14 O mecanismo da luxúria (desejo sexual) está ligado à quantidade do hormônio testosterona em homens e o estrogênio nas mulheres Este desejo é desencadeado pelos nossos hormônios sexuais, estimulando o nosso cérebro a buscar os parceiros sexuais Já o mecanismo da paixão e do romance é alimentado pela dopamina. Ocorre quando nos apaixonamos: não dormimos, perdemos o apetite, e não nos concentramos. A explicação para este evento é o conjunto de compostos químicos que afetam o nosso cérebro: a norepinefrina (adrenalina) que produz a excitação, a serotonina que nos descontrola e a dopamina que nos faz sentir felizes. Todos estes compostos químicos são designados por neurotransmissores já que estão presentes nas transmissões do sistema nervoso e no cérebro- são controlados por outro, a feniletilamina, responsável pela passagem do desejo para a fase do amor. Este composto químico pode causar um efeito tão poderoso sobre nós que pode tornar-se viciante. O terceiro mecanismo, da ligação e do companheirismo, diz respeito ao momento no qual passamos a fase do amor sóbrio, alimentado pela vasopressina (no homem). Ou seja: ultrapassa-se a fase da atração paixão, aumentando os níveis de dopamina - que provoca paixão e romance. E o orgasmo provoca a descarga de oxitocina e vasopressina - os hormônios da ligação. A oxitocina é o hormônio que estimula o carinho e o abraço, sendo produzido pela zona cerebral-hipotálamo, também chamado o hormônio do amor. A vasopressina - hormônio da felicidade, que após o ato sexual passa a apresentar uma elevação. (FISHER, 2005) Para que a paixão se instale é acionado o neurotransmissor da dopamina, o mesmo que se encontra envolvido nos casos de dependência química. Em seguida, uma parte muito profunda do cérebro - núcleo accumbens, que controla o sistema de recompensa, mecanismo que faz o individuo buscar coisas prazerosas (como comida, sexo ou amor). Observa-se que o núcleo accumbens pode influenciar de maneira decisiva (podemos ficar altamente motivados, antecipando o prazer que virá), conforme consolida. (HERCULANO HOUZE, 2009). Os componentes do sistema límbico como: a amígdala, o hipocampo, o hipotálamo, giro cingulado, tronco cerebral, área tegmental ventral, o septo e a área pré- frontal, quando

15 devidamente estimulados, comprometerão de forma efetiva o comportamento emocional, social e lógico do ser humano. Os caminhos do amor no cérebro e no hipotálamo concentram muitos dos circuitos neuronais que regulam a freqüência cardíaca, pressão sanguínea através do sistema nervoso autônomo responsável pela sensação de disparo do coração, suor frio e outras reações a determinadas situações inusitadas. Quando nos sentimos apaixonados o cérebro desliga, devido à amígdala que é responsável por nossos julgamentos sociais. Para os geneticistas este evento se torna vital para a continuação da espécie. Remetendo-se ao início deste artigo, as pesquisas revelam que o órgão do amor é o cérebro, mas o coração também está relacionado, porque o complexo conceito de amor envolve uma conexão entre os dois. A ativação de algumas partes do cérebro pode desencadear estímulos no coração. Alguns sintomas que se manifestam no coração podem ser enviados pelo cérebro. Neste sentido, para Bartels e Zeki (2004), os pequenos módulos do amor estão ligados a quase todas as regiões do cérebro. Observa-se que essas ligações podem operar de forma peculiar e única em cada um de nós, assim como o amor. 2. AS DIFERENÇAS NA RELAÇÃO DE GÊNERO As pesquisas de renomados paleontólogos, etnólogos, psicólogos, biólogos e neurocientistas vão contribuindo sobremaneira para estabelecer e reafirmar a tese de que existem diferenças entre os gêneros, embora pertençam à mesma espécie. O desempenho de cada sexo inicia-se com a vida intra-uterina, por ocasião da formação dos órgãos sexuais e com a ajuda da orientação familiar, segundo o comportamento de cada um, estando este diretamente condicionado aos hormônios.

16 Centenas de milhares de anos de vivência dos papéis tradicionais deram aos homens e mulheres uma estrutura cerebral que pode determinar algumas diferenças no padrão comportamental em nível social, afetivo e humano. Com relação à anatomia cerebral, a mulher e o homem apresentam o mesmo número de neurônios e anatomicamente são parecidos. Em contra partida, o cérebro feminino apresenta um número maior de conexões neuronais - cerca de 30%. Do ponto de vista neurológico são diferentes. (GORSKI, 1999). Os circuitos cerebrais e os hormônios determinam nosso comportamento e modo de pensar. O homem sempre se definiu de acordo com seu trabalho e realizações. A família só esperava que ele cumprisse suas tarefas de caçador e protetor. A evolução do homem surgiu com as responsabilidades de guerrear, proteger e resolver problemas. A orientação de seu cérebro e o condicionamento social o impedem de demonstrar medo ou dúvida. Por outro lado, as mulheres precisavam estimular a visão periférica, mais ampla, para monitorar o ambiente em volta, habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo e boa capacidade de comunicação, possuindo habilidades sensoriais muito mais aguçadas. A mulher apresenta um sistema límbico mais intenso utilizando os dois hemisférios, sempre quando pensa do ponto de vista fisiológico. O centro do sexo fica no hipotálamo, que é maior no homem que na mulher. Quando o cérebro do homem fica em repouso, sua atividade elétrica é interrompida em pelo menos 70%. Já no sexo feminino, consegue-se manter 90% da atividade. (PEASE, 2006) Mulheres têm visão periférica mais ampla, homens têm visão tipo túnel. Com relação aos sentidos do paladar e do olfato, os homens são superiores. A mulher é 3% mais inteligente, embora possua cerca de três bilhões de neurônios a menos. O homem utiliza principalmente o lado esquerdo para falar, enquanto a mulher usa os dois. O cérebro feminino tem o corpo caloso mais denso e com mais 30% de conexões que o masculino. (PEASE, 2006)

17 As emoções são iguais para ambos, porem o homem não demonstra. Sua emoção se posiciona no hemisfério direito e por isso opera independente de outras funções cerebrais. Na mulher a emoção está presente numa região bem mais ampla de ambos os hemisférios e opera junto com outras funções. O cérebro feminino tem os centros da emoção e da razão melhor conectados e a mulher não perde o controle por causa da testosterona. Ele é programado para se comunicar pela fala e a sensibilidade feminina ao toque é 10 vezes maior, afinal, a presença do hormônio estrógeno possibilita uma comunicação mais rápida, além de apresentar o seu centro da fala em ambos os lados do cérebro. (PEASE, 2000) Os homens acham que são mais práticos; as mulheres sabem que para elas a sensação do amor é mais intensa nas mulheres por conta do neurotransmissor-dopamina, ofertando uma sensação de estarem dopadas. 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS O amor e conseqüentemente as escolhas amorosas dadas pelas pesquisas remontam aos nossos antepassados. Por isso, condensar em palavras um sentimento tão vasto como o amor pode parecer mais adequado a poetas e cantores do que a cientistas. Observa-se que mesmo diante dos avanços das pesquisas no campo das neurociências, ainda estamos alcançando o quilômetro 10 e 20 tentando chegar aos 100, no que tange ao estudo do cérebro, funções cerebrais e o sentimento do amor. À medida que as pesquisas avançam, convalida-se a tese de que o amor acontece no cérebro, mesmo que se encontrando em estágio permanente de formação conforme demonstrado. Como visto, numa época de profundas transformações, diversos autores da neuropsicologia buscam discorrer sobre o tema do amor nas suas diferentes formas - maternal, paternal, a paixão e o amor romântico chega-se à conclusão que o ponto de interseção entre eles é o amor, que faz parte de todas as emoções básicas do ser humano. Desta forma, entendemos que, para que a emoção e o prazer ocorram, serão necessários que

18 os impulsos cerebrais estejam direcionados para uma ação, utilizando-se das diversas substâncias químicas presentes no cérebro, produzindo a sensação de bem estar e felicidade. Com base no advento da técnica da neuroimagem funcional foi possível constatar a relação entre uma representação mental diante de uma imagem corporal e de que forma elas podem ser afetadas. Tornou-se possível reconhecer o sentimento do amor, quando o cérebro ativa áreas responsáveis pelo sistema de recompensa ocorrendo uma substituição dessa sensação pelo afeto, possibilitando o acionamento de outras áreas ligadas ao prazer oportunizando o estudo das interações existentes entre as funções cognitivas e as áreas cerebrais Esta descoberta vem reafirmar a tese de que a natureza desenvolveu engenhosas estratégias de aproximação entre o sexo feminino e o masculino ao tempo em que se pôde estabelecer um forte vínculo entre eles. A formação de fortes vínculos demonstrou-se estar diretamente ligada à influência que as reações cerebrais sofrem dada a presença do hormônio oxitocina - considerada como uma pequena poção do amor e a vasopressina, assim como as proteínas que os reconhecem. Como visto esta, quando associada à presença do sentimento de confiança, estabelece-se o sentimento de pertença, adquirido durante os primeiros anos de vida, na relação maternal ou através das figuras de apego.. Assim, torna-se possível arrematar que a contribuição de pesquisas sobre o amor e o cérebro apaixonado vem contribuindo de forma significativa para que possamos entender o porquê e como nos apaixonamos. Neste sentido, o comportamento humano poderá ser ressignificado considerando não só em relação às diferenças pertinentes à questão de gênero, como também entendendo como se processam as nossas reações cerebrais, diante das nossas relações afetivas, a depender de como os nossos sistemas de apego se desenvolveram ao longo das nossas vidas. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BARTELS, Andréas; ZEKI, Semir. Imagens de um cérebro apaixonado. Viver Mente & Cérebro, São Paulo, ano XIII, n.141, p , out

19 BIERHOFF, Hans-Werner. Mil formas de amor. Viver Mente & Cérebro, São Paulo, ano XIII, n.141, p , out BRAZ, Ana Lúcia Nogueira. Origem e significado do amor na mitologia greco-romana. Estud. Psicol. Campinas, 2005, v.22, n.1. Disponível em Acesso em: 26/02/2011. CARDOSO, S.H. O.; SABBATINI, R. M. E. Aprendizagens e Mudanças no Cérebro. Revista Cérebro e Mente, V. 11, São Paulo, DAMÁSIO, Antônio. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo, Companhia das Letras, DAMÁSIO, A. R. Descartes Error. Emotions, Reason and The Humans Brain. Avon Books, New York, Esch T, Stefano GB. The Neurobiology of Love. SourceCharité-University Medicine Berlin, Institute for General Practice and Family Medicine, Schumannstrasse, Berlin, Germany, FISHER, Helen. Por que amamos A natureza e a química do amor romântico. Rio de Janeiro: Record, H.E. Fiseher. Why we love: The Nature and Chemistry of Romantic Love. New York,Henry Holt and Company, JUNQUEIRA, Camila COELHO JUNIOR, Nelson Ernesto. Considerações acerca da Ética e da consciência moral nas obras de Freud, Klein, Hartmann e Lacan. Psychê, São Paulo, Ed. UniMarco, v. 9, n. 15, p , jun LEDOUX, Joseph; O Cérebro Emocional. São Paulo, Editora Objetiva, LÚRIA, A. R. Fundamentos de Neuropsicologia. São Paulo, Edusp, NÓBREGA, Sheva Maia da et al. Do amor e da dor: representações sociais sobre o amor e o sofrimento psíquico. Estud. Psicol. Campinas, 2005, v.22, n. 1. Disponível em Acesso em: 26/03 PEASE, Alan e Bárbara; Por Que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor. São Paulo, Ed Sextante, 2000.

Os antigos mensageiros do Amor

Os antigos mensageiros do Amor Os antigos mensageiros do Amor Os Novos Mensageiros do Amor Neurotransmissores Alerta Atenção Energia Noradrenalina Serenidade Saciedade Paz Prazer Alegria Aventura Sertralina Dopamina Neuropepitídeos

Leia mais

Sistema Límbico. Norma M. S. Franco

Sistema Límbico. Norma M. S. Franco Sistema Límbico Norma M. S. Franco Sistema Límbico O sistema é de extrema importância pois controla comportamentos ligados a nossa sobrevivência. O sistema límbico é a unidade responsável pelas emoções.

Leia mais

Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro. Cerebelo. Encéfalo. Mesencéfalo Ponte Bulbo Medula

Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro. Cerebelo. Encéfalo. Mesencéfalo Ponte Bulbo Medula Introdução O corpo humano é coordenado por dois sistemas: o nervoso e o endócrino. O sistema nervoso é o que coordena, por meio da ação dos neurônios, as respostas fisiológicas, como a ação dos músculos

Leia mais

Projeto Medicina. Dr. Onésimo Duarte Ribeiro Júnior Professor Assistente da Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina do ABC

Projeto Medicina. Dr. Onésimo Duarte Ribeiro Júnior Professor Assistente da Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina do ABC Projeto Medicina Dr. Onésimo Duarte Ribeiro Júnior Professor Assistente da Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina do ABC Neurociência DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO Sistema Nervoso Central Sistema

Leia mais

Sistema Nervoso. Corpo celular constituída pela membrana, organelas e núcleo celular.

Sistema Nervoso. Corpo celular constituída pela membrana, organelas e núcleo celular. Neurônio Sistema Nervoso Corpo celular constituída pela membrana, organelas e núcleo celular. Dendritos prolongamentos ramificados que captam os estímulos nervosos. Axônio prolongamento único e responsável

Leia mais

Sistema neuro-hormonal

Sistema neuro-hormonal Unidade 4 Sistema neuro-hormonal O que é o sistema neuro-hormonal? + Sistema nervoso Sistema hormonal O que é o sistema neuro-hormonal? Qualquer alteração no exterior ou no interior do corpo! corresponde

Leia mais

Sistema nervoso Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico

Sistema nervoso Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico SISTEMA NERVOSO Sistema nervoso Funções: Coordena o funcionamento dos outros sistemas. Controla os movimentos (voluntários e involuntários). É responsável pela recepção de estímulos externos e pela resposta

Leia mais

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi Fisiologia Animal Sistema Nervoso Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue. Mantido vivo pela eletricidade,

Leia mais

Sistema Nervoso. Função: ajustar o organismo animal ao ambiente.

Sistema Nervoso. Função: ajustar o organismo animal ao ambiente. Sistema Nervoso Função: ajustar o organismo animal ao ambiente. Perceber e identificar as condições ambientais externas e as condições internas do organismo 1 LOCALIZAÇÃO: SISTEMA NERVOSO - CORPOS CELULARES:

Leia mais

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Tecido Nervoso Compreende basicamente dois tipos celulares Neurônios unidade estrutural e funcional

Leia mais

A NEUROPSICOLOGIA E O MEDO DA DOR

A NEUROPSICOLOGIA E O MEDO DA DOR FACULDADE DA SERRA GAÚCHA PÓS-GRADUAÇÃO PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PSICOTERAPIAS COGNITIVAS E NEUROCIÊNCIAS PROF. MS. DANIELLE IRIGOYEN DA COSTA A NEUROPSICOLOGIA E O MEDO DA DOR CASSIANA MARTINS

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Professora: Daniela Carrogi Vianna

SISTEMA NERVOSO. Professora: Daniela Carrogi Vianna SISTEMA NERVOSO Professora: Daniela Carrogi Vianna SISTEMA NERVOSO O sistema Nervoso é um todo. Sua divisão em partes tem um significado exclusivamente didático, pois as várias partes estão intimamente

Leia mais

Sistema Nervoso Organização Geral

Sistema Nervoso Organização Geral Sistema Nervoso Organização Geral O encéfalo é o centro da razão e da inteligência: cognição, percepção, atenção, memória e emoção, Também é responsável pelo controle da postura e movimentos, Permite o

Leia mais

FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO

FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO Controle do funcionamento do ser humano através de impulsos elétricos Prof. César Lima 1 Sistema Nervoso Função: ajustar o organismo animal ao ambiente. Perceber e

Leia mais

Prof. Laila Bekai 7ª série - Ciências

Prof. Laila Bekai 7ª série - Ciências Prof. Laila Bekai 7ª série - Ciências SISTEMA NERVOSO Sistema nervoso central (SNC) Sistema nervoso periférico (SNP) Encéfalo Medula espinhal SNP autônomo SNP somático Parassimpático Simpático Nervos motores

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a:

SISTEMA NERVOSO. Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a: SISTEMA NERVOSO Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a: perceber as variações do meio (interno e externo), a difundir as modificações que essas variações produzem executar as respostas

Leia mais

Raciocínio Lógico e o Cérebro Humano. Vídeo: Córtex cerebral e memória (5 min).

Raciocínio Lógico e o Cérebro Humano. Vídeo: Córtex cerebral e memória (5 min). Raciocínio Lógico e o Cérebro Humano Vídeo: Córtex cerebral e memória (5 min). 1 Raciocínio Lógico e Cérebro: o Lobo Frontal O lobo frontal está envolvido no raciocínio lógico, pois é responsável pelo

Leia mais

OS GÂNGLIOS DA BASE FUNÇÕES DOS GÂNGLIOS DA BASE

OS GÂNGLIOS DA BASE FUNÇÕES DOS GÂNGLIOS DA BASE OS GÂNGLIOS DA BASE Neurofisiologia Prof. Hélder Mauad FUNÇÕES DOS GÂNGLIOS DA BASE Ajudam a planejar e a controlar padrões complexos do movimento muscular, controlando a intensidade relativa dos movimentos

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG 1. Introdução 2. Maslow e a Hierarquia das necessidades 3. Teoria dos dois Fatores de Herzberg 1. Introdução Sabemos que considerar as atitudes e valores dos

Leia mais

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia. Tema: Sistema Nervoso

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia. Tema: Sistema Nervoso Aula Programada Biologia Tema: Sistema Nervoso 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas,

Leia mais

O SISTEMA NERVOSO NA RELAÇÃO PERCEPÇÃO-AÇÃO NO CORPO QUE DANÇA

O SISTEMA NERVOSO NA RELAÇÃO PERCEPÇÃO-AÇÃO NO CORPO QUE DANÇA 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos O SISTEMA NERVOSO NA RELAÇÃO PERCEPÇÃO-AÇÃO NO CORPO QUE DANÇA Carolina Madsen Beltrame 137 Faculdade De Artes Do Paraná

Leia mais

O Que é Coaching? ESTADO DESEJADO ESTADO ATUAL

O Que é Coaching? ESTADO DESEJADO ESTADO ATUAL FATOR FELICIDADE O Que é Coaching? É o processo que identifica o Estado Atual, para posteriormente identificar os objetivos onde a pessoa quer efetivamente chegar. Conhecendo os fatores impeditivos e facilitadores,

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

Apresentação 24/12/2014. Professor Wilker Bueno

Apresentação 24/12/2014. Professor Wilker Bueno Apresentação 1 Wilker Bueno Técnico em Magistério Colégio Estadual José Cipriano Varjão/GO Graduado em Administração de Empresas Universidade do Norte do Paraná Londrina/PR Especialista em RH e suas Atribuições

Leia mais

h u m a n i t y. c o m. b r A vida acontece quando você realiza os seus sonhos

h u m a n i t y. c o m. b r A vida acontece quando você realiza os seus sonhos h u m a n i t y. c o m. b r A vida acontece quando você realiza os seus sonhos Desenvolva sua capacidade de Liderança. Seja um LÍDER DE ELITE! A vida é feita de momentos e são esses momentos que fazem

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

Ação do meio sobre o sujeito Lamarck / EMPIRISMO Ênfase no ambiente Desconsidera o poder do genoma Desconsidera o poder da atividade do sujeito

Ação do meio sobre o sujeito Lamarck / EMPIRISMO Ênfase no ambiente Desconsidera o poder do genoma Desconsidera o poder da atividade do sujeito MOTIVAÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM Profª Tania Zagury APRENDIZAGEM Quase todo comportamento humano é aprendido Apenas pequena parte é instintiva ou reflexa Mover as pernas; sugar o leite etc. Aprender é

Leia mais

Organização do sistema nervoso

Organização do sistema nervoso Sistema nervoso Organização do sistema nervoso Sistema Nervoso Central (SNC) O encéfalo: O encéfalo dos mamíferos é dividido em: telencéfalo (cérebro), diencéfalo (tálamo, epitálamo e hipotálamo), mesencéfalo

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES

SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES Deteta informação sensorial Processa e responde à informação sensorial (integração) Mantém a homeostasia Centro das atividades mentais Controla os movimentos do corpo através dos

Leia mais

Elementos Estruturais e Funcionais do Sistema Nervoso

Elementos Estruturais e Funcionais do Sistema Nervoso CÉREBRO Cérebro O ser humano define-se por uma multiplicidade de caraterísticas que o distinguem dos outros animais. O seu organismo é constituído por um conjunto de orgãos e sistemas que se relacionam

Leia mais

ADOLESCÊNCIA SEXUALIDADE

ADOLESCÊNCIA SEXUALIDADE ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE Adolescência É o período de transição entre a infância e a idade adulta. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS),o período da adolescência situa-se entre os 10 e os 20 anos.

Leia mais

Sistema Límbico. Prof. Gerardo Cristino. Aula disponível em: www.gerardocristino.com.br

Sistema Límbico. Prof. Gerardo Cristino. Aula disponível em: www.gerardocristino.com.br FACULDADE DE MEDICINA/UFC-SOBRAL MÓDULO SISTEMA NERVOSO NEUROANATOMIA FUNCIONAL Sistema Límbico Prof. Gerardo Cristino Aula disponível em: www.gerardocristino.com.br Sistema Nervoso Central Áreas da emoção

Leia mais

Monografía Curso de Capacitación Docente en Neurociencias

Monografía Curso de Capacitación Docente en Neurociencias Monografía Curso de Capacitación Docente en Neurociencias Alumno: Luciano dos Santos Alves www.asociacioneducar.com Mail: informacion@asociacioneducar.com Facebook: www.facebook.com/neurocienciasasociacioneducar

Leia mais

Estrutura Funcional do Sistema Nervoso. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Estrutura Funcional do Sistema Nervoso. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Estrutura Funcional do Sistema Nervoso Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Estágios inicias da formação do SN O sistema nervoso humano começa a ser formado logo após a fecundação. À medida que se desenvolve

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi Fisiologia Animal Sistema Nervoso Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue. Mantido vivo pela eletricidade,

Leia mais

SISTEMA NERVOSO 2 Profº Moisés Araújo

SISTEMA NERVOSO 2 Profº Moisés Araújo SISTEMA NERVOSO 2 Profº Moisés Araújo www.bioloja.com EMBRIOGÊNESE DO SN DIVISÃO DO SN O SISTEMA NERVOSO O SNC recebe, analisa e integra informações. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio

Leia mais

Introdução ao Sistema Nervoso - O Encéfalo

Introdução ao Sistema Nervoso - O Encéfalo Introdução ao Sistema Nervoso - O Encéfalo Profa Juliana Normando Pinheiro Morfofuncional V juliana.pinheiro@kroton.com.br O sistema nervoso é um sistema complexo de comunicação e controle no corpo animal.

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE. Maio de 2010

Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE. Maio de 2010 Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE Maio de 2010 Emoção: a outra inteligência Muitos estudiosos discutem a relação entre pensamento e emoções. Algumas definições segundo o artigo de Grewal e

Leia mais

02/04/2013. Glândula Pineal. Fernanda

02/04/2013. Glândula Pineal. Fernanda Fernanda 1 O PAPEL DA MENTE A mente permanece na base de todos os fenômenos mediúnicos. F.C.Xavier/André Luiz: Nos Domínios da Mediunidade, cap.1, p. 15-16) É o espelho da vida em toda a parte. Emmanuel

Leia mais

MEDITAÇÃO : FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS PROF. DR. JAIR SANTOS

MEDITAÇÃO : FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS PROF. DR. JAIR SANTOS Prof. Jair Santos MEDITAÇÃO : FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS PROF. DR. JAIR SANTOS Prof. Jair Santos 2 INTRODUÇÃO Newberg(2003): a meditação induz mudanças na cognição, percepção sensorial, afetos, atividade

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Ementário/abordagem temática/bibliografia básica (3) e complementar (5) Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo funcional

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS III Curso do IAB Formação de Agentes Multiplicadores em Prevenção às Drogas

INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS III Curso do IAB Formação de Agentes Multiplicadores em Prevenção às Drogas INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS III Curso do IAB Formação de Agentes Multiplicadores em Prevenção às Drogas Módulo IV O AFETO NA PRÁTICA TERAPÊUTICA E NA FORMAÇÃO DO MULTIPLICADOR Regina Lucia Brandão

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Pensar na realidade é pensar em transformações sociais. Atualmente, temos observado os avanços com relação à

Leia mais

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Ebook Gratuito 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Rosana Rodrigues Choice Consultoria 2 Quando se trata de ajudar alguém a repensar

Leia mais

Corpo e Fala EMPRESAS

Corpo e Fala EMPRESAS Corpo e Fala EMPRESAS A Corpo e Fala Empresas é o braço de serviços voltado para o desenvolvimento das pessoas dentro das organizações. Embasado nos pilares institucionais do negócio, ele está estruturado

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Disciplina: Biologia Série: 2ª série EM - 1º TRIM Professora: Ivone Azevedo da Fonseca Assunto: Sistema Nervoso

SISTEMA NERVOSO. Disciplina: Biologia Série: 2ª série EM - 1º TRIM Professora: Ivone Azevedo da Fonseca Assunto: Sistema Nervoso Disciplina: Biologia Série: 2ª série EM - 1º TRIM Professora: Ivone Azevedo da Fonseca Assunto: Sistema Nervoso SISTEMA NERVOSO Nos organismos menos complexos as funções de comunicação entre as várias

Leia mais

Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação

Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação QUÍMICA DO SONO Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação combinada de diversas substâncias químicas

Leia mais

11. Abordagem Comportamental

11. Abordagem Comportamental 11. Abordagem Comportamental Conteúdo 1. Behaviorismo 2. Novas Proposições sobre a Motivação Humana 3. Teoria da Hierarquia das de Maslow 4. Teoria dos dois fatores 5. Teoria X & Y de McGregor 6. Outros

Leia mais

DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS. Vulnerabilidades, riscos e formas de prevenção

DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS. Vulnerabilidades, riscos e formas de prevenção DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS Vulnerabilidades, riscos e formas de prevenção DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS DROGAS qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas

Leia mais

PNL? o que é. Dossie. Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com.

PNL? o que é. Dossie. Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com. 1 Dossie Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com.br o que é PNL? Nos últimos anos, a PNL (Programação Neurolinguística) vem

Leia mais

FUNÇÕES ATRIBUÍDAS AOS LOBOS FRONTAIS. Profª. Jerusa Salles

FUNÇÕES ATRIBUÍDAS AOS LOBOS FRONTAIS. Profª. Jerusa Salles FUNÇÕES ATRIBUÍDAS AOS LOBOS FRONTAIS Profª. Jerusa Salles Lobos frontais: correlações anátomo-funcionais Três regiões: córtex motor primário (circunvolução frontal ascendente): motricidade voluntária.

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

TEORIAS SÓCIO-HISTÓRICAS MODELO HISTÓRICO CULTURAL DE LEV VYGOTSKY

TEORIAS SÓCIO-HISTÓRICAS MODELO HISTÓRICO CULTURAL DE LEV VYGOTSKY TEORIAS SÓCIO-HISTÓRICAS MODELO HISTÓRICO CULTURAL DE LEV VYGOTSKY PLANOS GENÉTICOS FILOGÊNESE ONTOGÊNESE SOCIOGÊNESE MICROGÊNESE PLANOS GENÉTICOS história da espécie humana FILOGÊNESE ONTOGÊNESE SOCIOGÊNESE

Leia mais

A Epistemologia de Humberto Maturana

A Epistemologia de Humberto Maturana ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Fundamentos Históricos e Filosóficos das Ciências A Epistemologia de Humberto Maturana Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Humberto Maturana Biólogo. Chileno,

Leia mais

Tais mudanças podem ser biológicas, psicológicas e até social, todas inerentes a nossa condição humana.

Tais mudanças podem ser biológicas, psicológicas e até social, todas inerentes a nossa condição humana. I - A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 1.1. Caracterização O desenvolvimento humano (DH) enquanto área de estudo, preocupa-se em investigar e interpretar todos os processos de mudanças pelos quais o ser humano

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

Resumo de fisiologia. Sistema Nervoso. Nome: Curso: Data: / /

Resumo de fisiologia. Sistema Nervoso. Nome: Curso: Data: / / Resumo de fisiologia Sistema Nervoso Nome: Curso: Data: / / 1 - Organização dos tecidos biológicos CÉLULA TECIDO ORGÃO SISTEMA - SER 2 - Estrutura Do Sistema Nervoso Características a. Apresenta-se com

Leia mais

HUMANOS: QUEM SOMOS NÓS?

HUMANOS: QUEM SOMOS NÓS? HUMANOS: QUEM SOMOS NÓS? Nível de Ensino/Faixa Etária: Série indicada para o Ensino Fundamental Final Áreas Conexas: Biologia, Linguística, Sociologia, Geografia, História, Artes, Gramática, Filosofia.

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg 5. Estágio pré-operatório (2 a 6 anos) Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg Esse período é marcado pela passagem da inteligência sensório-motora para a inteligência representativa. A criança

Leia mais

O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL EM UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR Edmarcia Fidelis ROCHA 1 Simone Tavares GIMENEZ 2

O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL EM UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR Edmarcia Fidelis ROCHA 1 Simone Tavares GIMENEZ 2 O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL EM UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR Edmarcia Fidelis ROCHA 1 Simone Tavares GIMENEZ 2 RESUMO: Este artigo tem como objetivo, mostrar o papel do assistente social dentro de uma equipe

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Qual é a função do Sistema Nervoso Central?

Qual é a função do Sistema Nervoso Central? Câncer de SNC Qual é a função do Sistema Nervoso Central? O Sistema Nervoso Central (SNC) é constituído pelo cérebro, cerebelo e tronco cerebral. O cérebro é dividido em quatro lobos que controlam funções

Leia mais

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador:

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: São Luis 2015 (TÍTULO DO PROJETO) (NOME DO ALUNO) Projeto de Pesquisa do Programa

Leia mais

Maconha. Alessandro Alves. Conhecendo a planta

Maconha. Alessandro Alves. Conhecendo a planta Maconha Alessandro Alves Entenda bem. A maconha é a droga ilícita mais utilizada no mundo. Está entre as plantas mais antigas cultivadas pelo homem. Na China seus grãos são utilizados como alimento e no

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

As diferentes linguagens da criança: o jogo simbólico

As diferentes linguagens da criança: o jogo simbólico As diferentes linguagens da criança: o jogo simbólico Mariana Antoniuk 1 Dêivid Marques 2 Maria Angela Barbato Carneiro ( orientação) 3 Abordando as diferentes linguagens da criança neste ano, dentro do

Leia mais

TEORIAS DE CONTÉUDO DA MOTIVAÇÃO:

TEORIAS DE CONTÉUDO DA MOTIVAÇÃO: Fichamento / /2011 MOTIVAÇÃO Carga horária 2 HORAS CONCEITO: É o desejo de exercer um alto nível de esforço direcionado a objetivos organizacionais, condicionados pela habilidade do esforço em satisfazer

Leia mais

Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 (pág. 219)

Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 (pág. 219) Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 (pág. 219) Raios de Luz - Alguns filósofos gregos pensavam que nossos olhos emitiam raios que permitiam enxergar os objetos; - Só nos é possível ver quando há luz

Leia mais

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS Um curso aprovado por Paul Ekman

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS Um curso aprovado por Paul Ekman Um programa de certificação internacional de três dias EMOÇÕES: O QUE SÃO E COMO LIDAR COM ELAS? Este curso trata das emoções, dos sentimentos, de como reconhecer e dirigir as emoções em nós mesmos e nos

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Profa. Me. Michele Costa

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Profa. Me. Michele Costa ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Profa. Me. Michele Costa CONVERSAREMOS SOBRE Formação de Professores Continuação do diálogo sobre o professor de educação infantil.

Leia mais

Conteúdo: - Puberdade e adolescência: A maturidade sexual - Os sistemas genitais masculinos e femininos - O que é menstruação CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo: - Puberdade e adolescência: A maturidade sexual - Os sistemas genitais masculinos e femininos - O que é menstruação CIÊNCIAS DA NATUREZA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Conteúdo: - Puberdade e adolescência: A maturidade sexual - Os sistemas genitais masculinos e femininos - O que é menstruação 2 CONTEÚDO E HABILIDADES

Leia mais

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I Síndrome de Down - Parte I Conteúdos: Tempo: Síndrome de Down 5 minutos Objetivos: Auxiliar o aluno na compreensão do que é síndrome de Down Descrição: Produções Relacionadas: Neste programa de Biologia

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

SISTEMA NERVOSO PARTE 1

SISTEMA NERVOSO PARTE 1 SISTEMA NERVOSO PARTE 1 1 TECIDO NERVOSO 1. O sistema nervoso é dividido em: SISTEMA NERVOSO CENTRAL e SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO 2. A unidade básica = célula nervosa NEURÔNIO 3. Operam pela geração de

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil As crianças das novas gerações desde pequenas estão inseridas nesta realidade da tecnologia,

Leia mais

Posso fazer a barba?

Posso fazer a barba? A UU L AL A Posso fazer a barba? Você estudou na Aula 6 as transformações que acontecem durante a puberdade feminina. Agora chegou a hora de falarmos da puberdade masculina. Para os meninos, a puberdade

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

O DOM DA DISLEXIA. Ronald D. Davis Rio de Janeiro, Rocco, 2004

O DOM DA DISLEXIA. Ronald D. Davis Rio de Janeiro, Rocco, 2004 O DOM DA DISLEXIA Ronald D. Davis Rio de Janeiro, Rocco, 2004 O QUE É REALMENTE A DISLEXIA Um talento latente Transtorno de aprendizagem Efeitos de desorientação Problemas com a leitura Problemas com a

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por

Leia mais