Formula E. Objetivo. Componentes. Preparação. Bruno Faidutti, Sergio Halaban & André Zatz 2012 Clever Mojo Games and Game Salute LLC

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Formula E. Objetivo. Componentes. Preparação. Bruno Faidutti, Sergio Halaban & André Zatz 2012 Clever Mojo Games and Game Salute LLC"

Transcrição

1

2 Formula E Bruno Faidutti, Sergio Halaban & André Zatz 2012 Clever Mojo Games and Game Salute LLC Todo ano, habitantes viajam de longe para participar do Festival da Colheita. Enquanto alguns trazem tapetes finos para vender no Mercado, outros vêm somente para compartilhar o delicioso suco de manga. Velhos sábios honram as Vacas Sagradas. As crianças correm atrás dos macacos e ficam maravilhadas com os encantadores de serpentes. O evento mais aguardado do festival é, sem dúvida, a Corrida de Elefantes. Nos dias que precedem o festival, os jovens de cada vila passam horas pintando seus elefantes com motivos tradicionais e preparando adornos coloridos que permitirão reconhecê- los à distância. Todos aguardam ansiosamente o momento da partida, quando os elefantes surgem atravessando a multidão em festa, empurrando e disputando a melhor posição com os outros paquidermes, antes de entrar na floresta, repleta de tigres e estreitos caminhos montanhosos. Tocam os sinos, os elefantes barrem agitados e a corrida começa! Objetivo Em Formula E, cada jogador controla um elefante que disputa uma corrida de uma volta pelo circuito, tentando ser o primeiro a cruzar a linha de chegada. Você jogará cartas para mover seu Elefante empurrando outros Elefantes, se esquivando ou se lançando sobre obstáculos, buscando o melhor posicionamento. Você também usará cartas para desencadear eventos especiais que poderão beneficiá- lo ou atrapalhar seus oponentes. Componentes 6 peões Elefante 4 fichas Serpente 72 cartas 10 peões Vaca Sagrada 1 peão Rato 1 tabuleiro dupla face Preparação Posicione o tabuleiro no centro da mesa, com a face correspondente ao número de jogadores virada para cima (3/4 ou 5/6 jogadores). Coloque os peões Vaca Sagrada nas casas indicadas no percurso. Coloque o peão Rato na primeira toca de rato, depois da linha de partida/chegada. Cada jogador escolhe um peão Elefante da cor de sua preferência. Um jogador reúne todos os peões escolhidos e outro sorteia um deles. A peça sorteada define quem será o primeiro a jogar.

3 Começando pelo último jogador e seguindo no sentido anti-horário, cada jogador posiciona seu peão Elefante em uma das seis casas de partida. O primeiro a jogar será o último a escolher sua casa de partida. Embaralhe as cartas e distribua seis cartas para cada jogador. As cartas restantes formam uma pilha de compras. O primeiro a jogar realiza seu primeiro turno. A partida continua no sentido horário. Na sua vez de jogar Jogar cartas Você deve fazer UMA (e somente uma) das seguintes ações: Jogar uma carta de qualquer cor. Jogar uma carta verde e uma amarela, em qualquer ordem. Descartar qualquer número de cartas da sua mão. Se você jogou uma carta, você deve, sempre que possível, executar o seu efeito completo (Veja item Movimento dos Elefantes para exceções dessa regra). Se você jogou duas cartas no mesmo turno, você deve executar o efeito completo de uma carta antes de executar o efeito da segunda (exceção: Investida, Suco de Manga e Tapete Voador que devem ser jogadas em conjunto com uma carta verde de movimento e ambas as cartas são executadas simultaneamente). Comprar cartas Conte as cartas em sua mão no final do seu turno, e então: Se você possuir menos do que seis cartas, compre novas cartas até completar seis cartas na sua mão. Se você tiver seis ou mais cartas, não compre nenhuma carta. Se você comprou alguma carta, para cada ficha Serpente que você tiver na sua frente, você deve descartar uma carta da sua mão, à sua escolha (para mais detalhes, veja Encantador de Serpentes e Tigre em Efeitos das Cartas). Quando a pilha de compras acabar, as cartas descartadas são embaralhadas para formar uma nova pilha de compras. Na vez de outro jogador A carta Tigre é a única carta que pode ser jogada fora da sua vez. Essa ação permite que você anule o efeito de uma carta jogada pelo jogador da vez. A carta Tigre deve ser jogada antes que o jogador da vez comece a executar o efeito da carta que se quer anular uma vez iniciada a ação da carta, ela não pode ser anulada. Vitória O primeiro Elefante a completar uma volta e cruzar a linha vermelha de chegada vence a corrida, mesmo que ele atravesse a linha vermelha sendo empurrado.

4 Movimento dos Elefantes Ao jogar uma carta verde ou roxa, você pode avançar seu elefante o número de casas indicado no canto superior direito da carta. O deslocamento dos Elefantes deve obedecer às seguintes regras: Seu Elefante deve, se possível, mover-se o número total de casas indicado na carta e, se possível, para frente. Seu Elefante não pode ocupar ou atravessar um espaço ocupado por outro Elefante ou por uma Vaca Sagrada. Seu Elefante não pode jamais recuar (a menos que uma carta Rato seja jogada veja abaixo a seção Efeitos das Cartas). Seu Elefante não pode mover-se na diagonal-para trás. Seu Elefante não pode mover-se na diagonal-para frente (a menos que uma carta de Suco de Manga seja jogada veja a seção Efeitos das Cartas). Seu Elefante não pode mover-se para o lado, exceto se um movimento para frente for impossível. Ao mover-se para frente, seu Elefante empurra todos os elefantes à frente dele na mesma pista. As Vacas Sagradas são obstáculos que não podem ser empurrados (a menos que uma carta de Investida seja jogada veja a seção Efeitos das Cartas). Quando seu Elefante precisar se mover para o lado, você pode escolher entre esquerda e direita, se houver opção. Ao mover-se para os lados, seu Elefante empurra todos os outros Elefantes que estiverem em linha reta na direção de seu movimento, até que o movimento para frente seja novamente possível, ou não haja mais opções de movimento restantes. Casas especiais do tabuleiro Bananeira Se seu Elefante acabar seu movimento em uma casa que contenha uma Bananeira, você imediatamente compra cartas até completar nove cartas na sua mão. Se você tiver fichas Serpente na sua frente, descarte uma carta à sua escolha para cada ficha Serpente que você possuir. Você não compra cartas se seu Elefante for empurrado para uma casa com uma Bananeira. Você também não compra cartas suplementares se seu Elefante já começar a jogada em um espaço com uma Bananeira, e não se mover durante sua vez. Rio / Ponte Um Elefante não pode ser empurrado para uma casa Ponte ou uma casa Rio. Se for empurrado, o Elefante para na casa anterior à Ponte ou ao Rio, e se torna um obstáculo que não pode ser deslocado, assim como uma Vaca Sagrada. No entanto, um Elefante parado antes de uma Ponte ou Rio pode, assim como uma Vaca Sagrada, ser empurrado para a Ponte ou Rio com uma carta de Investida (veja Efeitos das Cartas mais adiante). O proprietário do Elefante que estiver diante de uma Ponte ou de um Rio pode mover seu Elefante normalmente na sua vez.

5

6 Efeitos das Cartas Investida Você só pode usar uma Carta de Investida em conjunto com uma carta verde de movimento. A Carta de Investida permite ao seu Elefante empurrar para frente tanto Elefantes como Vacas Sagradas, em sua linha de movimento. Ela permite também empurrar Elefantes para casas Ponte ou Rio. Tapete Voador Um Tapete Voador sempre deve ser usado em conjunto com uma carta verde de movimento. O Tapete Voador permite que seu Elefante voe por cima dos Elefantes ou Vacas Sagradas que estiverem na sua frente. Seu Elefante deverá avançar em linha reta, sem mudar de pista, o número de casas indicado na carta e pousar sobre uma casa desocupada. Se isso não for possível, o Tapete Voador não pode ser jogado. Suco de Manga Você só pode usar uma Carta Suco de Manga junto com uma carta verde de movimento. O Suco de Manga permite que seu elefante se mova naturalmente para frente ou para os lados, mas também em diagonal- para frente, para um espaço não ocupado. Seu elefante não pode empurrar outros elefantes quando se move em diagonal. Rato Quando você joga a carta Rato, você pode mover o peão do Rato até seis casas, de acordo com as seguintes regras: O movimento do Rato de uma toca para qualquer outra conta 1 casa de deslocamento. O Rato pode se mover ortogonalmente para frente, para trás e para os lados. Mas não pode se mover em diagonal. O Rato pode se mover através de casas ocupadas por Vacas Sagradas, como se a Vaca Sagrada não estivesse lá. Quando o Rato entrar em uma casa ocupada por um Elefante, seu movimento termina. Assim que o Rato entrar em uma casa ocupada por um Elefante, este Elefante se move três casas para trás, empurrando os Elefantes e Vacas Sagradas que estiverem atrás dele. Se o Elefante aterrorizado não puder recuar três casas, por ter chegado ao final da pista, ele se move para o lado até que possa ir para trás novamente, ou até que tenha andado, no total, três casas. Depois de assustar um Elefante, mova o Rato para a toca de rato mais próxima. Vaca Sagrada Quando você jogar uma carta Vaca Sagrada, você pode mover qualquer número de Vacas Sagradas, até um total de oito casas. Vacas Sagradas podem se mover ortogonalmente para frente, para trás e para os lados. Mas não podem se mover em diagonal. Vacas Sagradas não podem se mover para uma casa ocupada por um Elefante ou por outra Vaca Sagrada. Você não precisa mover todas as oito casas permitidas.

7 Você não pode usar parte do movimento da Vaca Sagrada, jogar uma carta verde de movimento, e então mover o restante das casas da Vaca Sagrada. Macaco Quando você jogar a Carta Macaco, pegue duas cartas aleatoriamente da mão de outro jogador. Se você roubou uma carta verde e ainda não jogou nenhuma carta verde na sua vez, você pode jogar a carta roubada imediatamente. Prece Quando você joga uma carta Prece, você tem direito a olhar a pilha de descartes, escolher uma carta e colocá- la na sua mão. Você não pode olhar a pilha de descartes antes de usar a carta Prece. Se você escolheu uma carta verde, e ainda não jogou nenhuma carta verde na sua vez, você pode jogar a carta escolhida imediatamente. Encantador de serpentes Quando você jogar a carta Encantador de Serpentes, dê uma ficha Serpente para um outro jogador. Cada ficha Serpente força o jogador a descartar uma carta toda vez que ele comprar cartas no final da sua vez. Se todas as quatro fichas Serpente já estiverem em jogo quando você jogar uma carta Encantador de Serpentes, escolha qualquer uma delas (incluindo alguma da sua frente) e dê para um outro jogador. Tigre Você pode jogar a carta Tigre na sua vez, como uma carta amarela, ou como uma carta vermelha, durante a vez de outro jogador. Quando jogada na sua vez, a carta Tigre permite que você descarte todas as fichas Serpente que foram jogadas contra você. Quando jogada na vez de outro jogador, a carta Tigre anula o efeito de uma carta jogada por este jogador. A carta Tigre deve ser jogada antes que o jogador da vez comece a executar o efeito da carta que se quer anular. Uma vez iniciada a ação da carta, você não pode anulá- la. A carta anulada é considerada uma carta jogada, porém sem nenhum efeito. Formula E Bruno Faidutti, Sergio Halaban & André Zatz 2012 Clever Mojo Games and Game Salute LLC

8 Back Cover

Descrição. Como Preparar o Jogo ELFENLAND

Descrição. Como Preparar o Jogo ELFENLAND ELFENLAND Índice Descrição e Conteúdo... 2 Como Preparar o Jogo... 4 Tabuleiro... 5 Cartas de Viagem... 5 Como Jogar... 6 1. Distribua as Cartas de Viagem... 6 2. Compre uma Ficha de Transporte da Pilha

Leia mais

Tigris & Euphrates. Regras em Português

Tigris & Euphrates. Regras em Português Tigris & Euphrates Regras em Português Componentes do jogo 1 Tabuleiro 153 Peças de Civilização o 57 Vermelhas (Templos) o 36 Azuis (Quintas) o 30 Verdes (Mercados) o 30 Pretas (Colonizações) 8 Peças de

Leia mais

um jogo de Steve Finn

um jogo de Steve Finn um jogo de Steve Finn arte por Rafaella Ryon - projeto gráfico de Filipe Cunha Em Gunrunners, os jogadores agem como uma agência internacional de polícia em perseguição ao Mercador da Morte, o infame traficante

Leia mais

NIAGARA Acompanhe as figuras no original em inglês Uma alucinante aventura rio abaixo, para canoeiros destemidos a partir de 10 anos

NIAGARA Acompanhe as figuras no original em inglês Uma alucinante aventura rio abaixo, para canoeiros destemidos a partir de 10 anos NIAGARA Acompanhe as figuras no original em inglês Uma alucinante aventura rio abaixo, para canoeiros destemidos a partir de 10 anos Nas correntezas selvagens do rio Niagara, os aventureiros embarcam em

Leia mais

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA A PARTIR DE 8 ANOS PARA 2 A 8 JOGADORES Contém: - 01 tabuleiro - 8 carrinhos - 32 pinos

Leia mais

JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR

JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR DOMINÓ É um jogo onde se combinam a palavra e a figura. Cada jogador recebe 7 peças e segura-as de forma que o adversário não veja. O primeiro jogador coloca

Leia mais

9 + OBJETIVO COMEÇANDO COMPONENTES: MONTAGEM

9 + OBJETIVO COMEÇANDO COMPONENTES: MONTAGEM Atenção: este brinquedo só deve ser entregue a criança após ter sido montado por um adulto. Cód. Produto: 04000 IDADE 9 + 2 6 JOGADORES ATENÇÃO: NÃO RECOMENDÁVEL PARA MENORES DE 03 ANOS, POR CONTER PARTES

Leia mais

THE GALLERIST. UM JOGO DE VITAL LACERDA 1 a 4 Jogadores 30 MIN por Jogador. 1x Ficha de Jogador Inicial e 4x Marcadores de Influência

THE GALLERIST. UM JOGO DE VITAL LACERDA 1 a 4 Jogadores 30 MIN por Jogador. 1x Ficha de Jogador Inicial e 4x Marcadores de Influência THE GALLERIST UM JOGO DE VITAL LACERDA 1 a 4 Jogadores 30 MIN por Jogador A era da Arte e do capitalismo criou a necessidade de uma nova ocupação - O Galerista, que combina os elementos de um negociante

Leia mais

OBJETIVO Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos.

OBJETIVO Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos. Jogo do Mico Número de jogadores: 3 + Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos. Cartas de Vilão e Item Mágico não devem ser utilizadas. Deixe

Leia mais

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO Jaipur... Você está esperando se tornar o comerciante pessoal do Maharaja, por ser mais rico do que seu adversário ao final de cada semana (rodada). Para isso, colete e negocie

Leia mais

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO Instruções O K2 é a segunda maior montanha do mundo (depois do Monte Evereste) com uma altura de 8.611 metros acima do nível do mar. Também é considerada uma das mais difíceis. O K2 nunca foi conquistado

Leia mais

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO Olá professor, Essa apostila apresenta jogos matemáticos que foram doados a uma escola de Blumenau como parte de uma ação do Movimento Nós Podemos Blumenau.

Leia mais

Programadores e Problemas: Instruções. Introdução. Seu Objetivo. Configuração. Instruções do jogo equipe evolução 5/5/2006 v2.0

Programadores e Problemas: Instruções. Introdução. Seu Objetivo. Configuração. Instruções do jogo equipe evolução 5/5/2006 v2.0 Programadores e Problemas: Instruções Introdução Problemas e Programadores é um jogo educacional na área de engenharia de software. Ele é dirigido a estudantes que já têm conhecimento entre o básico e

Leia mais

Avanço Autor: Dan Troyka, 2000. Rastros Autor: Bill Taylor, 1992. Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras.

Avanço Autor: Dan Troyka, 2000. Rastros Autor: Bill Taylor, 1992. Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. posição inicial Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do adversário, ou seja,

Leia mais

REGRAS OFICIAIS DO JOGO DE DAMAS

REGRAS OFICIAIS DO JOGO DE DAMAS REGRAS OFICIAIS DO JOGO DE DAMAS DAMAS INTERNACIONAIS 1. DO JOGO E DOS JOGADORES 1.1. O jogo de Damas é um desporto mental, praticado entre duas pessoas. 1.2. Por definição, essas pessoas são os jogadores.

Leia mais

Manual de instruções Banco Imobiliário e Banco Imobiliário Luxo Documento eletrônico criado e revisado em 01/04/2006

Manual de instruções Banco Imobiliário e Banco Imobiliário Luxo Documento eletrônico criado e revisado em 01/04/2006 Manual de instruções Banco Imobiliário e Banco Imobiliário Luxo Documento eletrônico criado e revisado em 01/04/2006 Um pouco de história: Em 1934, Charles B. Darrow da cidade de Germantown no estado da

Leia mais

REGRAS E REGULAMENTOS

REGRAS E REGULAMENTOS REGRAS E REGULAMENTOS V OLIMPÍADA DE RACIOCINIO MENTEINOVADORA MIND LAB (alunos de 4º ao 7º ano) IV OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE JOVENS (alunos de 8º e 9º ano) I OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA

Leia mais

COMPONENTES 5 PEÕES 6 LABORATÓRIOS

COMPONENTES 5 PEÕES 6 LABORATÓRIOS Você e seus amigos fazem parte de uma equipe altamente experiente na luta contra doenças mortalmente contagiosas. Sua equipe deverá viajar através do globo contendo a disseminação de doenças e desenvolvendo

Leia mais

Regras dos Jogos da Exposição Matemática em Jogo. Alquerque

Regras dos Jogos da Exposição Matemática em Jogo. Alquerque Regras dos Jogos da Exposição Matemática em Jogo Alquerque (Regras de Afonso X) Colocam-se as peças no tabuleiro (em número de 7 ou 12 para cada jogador), como na figura. Os jogadores jogam alternadamente,

Leia mais

Rastros Autor: Bill Taylor, 1992

Rastros Autor: Bill Taylor, 1992 Rastros Autor: Bill Taylor, 1992 Um tabuleiro quadrado 7 por 7. Uma peça branca e peças pretas em número suficiente (cerca de 40). À medida que o jogo decorre, o tabuleiro vai ficar cada vez mais ocupado

Leia mais

Jet Set 2-6 Jogadores, a partir dos 10 anos

Jet Set 2-6 Jogadores, a partir dos 10 anos Jet Set 2-6 Jogadores, a partir dos 10 anos Levante voo em direcção à fortuna e à fama com a sua própria linha aérea internacional! Europa está a ser inundado com inúmeras viagens e você tem a possibilidade

Leia mais

REGRAS DOS JOGOS TRABALHADOS NO PROJETO BRINCANDO COM A MATEMÁTICA

REGRAS DOS JOGOS TRABALHADOS NO PROJETO BRINCANDO COM A MATEMÁTICA REGRAS DOS JOGOS TRABALHADOS NO PROJETO BRINCANDO COM A MATEMÁTICA 1- JOGO DAS OPERAÇÕES a) Aprendizagem: Resolver adições e subtrações em situações-problema referentes ao campo aditivo. 1 dado com os

Leia mais

8º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

8º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos 8º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos Distribuição dos jogos por ciclo 1º 2º 3º Sec Semáforo x Gatos & Cães x x Ouri x x x Hex x x x Rastros x x Avanço x Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes,

Leia mais

REGRAS E REGULAMENTOS OLIMPÍADAS DE RACIOCÍNIO PROGRAMA MENTEINOVADORA MIND LAB

REGRAS E REGULAMENTOS OLIMPÍADAS DE RACIOCÍNIO PROGRAMA MENTEINOVADORA MIND LAB REGRAS E REGULAMENTOS VIII OLIMPÍADA DE RACIOCINIO MENTEINOVADORA MIND LAB (alunos de 4º ao 7º ano) VII OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE JOVENS (alunos de 8º e 9º ano) A cada ano, o Grupo Mind

Leia mais

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1 Projeto Mancala Objetivo Aprender sobre jogos de Mancala. Os Mancalas constituem uma família de jogos africanos em que o tabuleiro consiste de duas, três ou quatro fileiras de buracos, nos quais são distribuídas

Leia mais

Preparando o Jogo. O Específico Vence o Geral

Preparando o Jogo. O Específico Vence o Geral Zueira Never Ends (#ZNE) é um jogo baseado em um sistema de pontos chamados de Pontos de Moral (ou apenas Moral). Cada jogador inicia com 0 Pontos de Moral e usando as cartas ele deve reduzir a Moral dos

Leia mais

AGRICOLA OBJETIVO DO JOGO

AGRICOLA OBJETIVO DO JOGO AGRICOLA OBJETIVO DO JOGO Os jogadores começam o jogo com um casal fazendeiro vivendo em uma simples cabana de dois quartos. Durante o curso do jogo, essas famílias têm abundantes possibilidades de melhorar

Leia mais

MANILA Uma disputa por negócios no extremo oriente para 3 a 5 jogadores acima de 10 anos

MANILA Uma disputa por negócios no extremo oriente para 3 a 5 jogadores acima de 10 anos MANILA Uma disputa por negócios no extremo oriente para 3 a 5 jogadores acima de 10 anos Estamos em 1821 e há 250 anos as Ilhas Filipinas estão sob o controle da Coroa Espanhola. Entretanto, na verdade,

Leia mais

COMO JOGAR BURACO STBL NO JOGATINA

COMO JOGAR BURACO STBL NO JOGATINA COMO JOGAR BURACO STBL NO JOGATINA Link:http://www.jogatina.com/como-jogar-buraco-fechado-stbl.html Como começo a jogar? Para começar a jogar Buraco STBL clique em "JOGAR AGORA!" na página de seu perfil

Leia mais

Manual do Knights. Tradução: Marcus Gama

Manual do Knights. Tradução: Marcus Gama Miha Čančula Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 6 2 Como jogar 7 2.1 Objetivo........................................... 7 2.2 Iniciar o jogo......................................... 7 2.3 Janela

Leia mais

Regulamento Individual de cada Jogo JOGO LOUCO

Regulamento Individual de cada Jogo JOGO LOUCO Regulamento Individual de cada Jogo JOGO LOUCO OBJECTIVO: Efetuar um percurso de ida e volta, num total de cerca de 40 metros, no menor tempo possível. PARTICIPANTES: 6 elementos de cada Equipa. DESENVOLVIMENTO:

Leia mais

Problemas de Jogos e Tabuleiros

Problemas de Jogos e Tabuleiros Problemas de Jogos e Tabuleiros Professor Emiliano Augusto Chagas Para esquentar! 01) Duas crianças se revezam em turnos quebrando uma barra retangular de chocolate, com seis quadrados de altura e oito

Leia mais

FACULDADE LA SALLE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

FACULDADE LA SALLE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA FACULDADE LA SALLE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA REGULAMENTO DE TRUCO JOIA LA SALLE 2014 - JOGOS DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA Lucas do Rio Verde MT REGULAMENTO TÉCNICO A Equipe para jogar truco é formada por

Leia mais

Componentes: - 50 Cartas Hanabi - 5 Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - 3 Cartas de Penalidade - 5 Cartas Multi-coloridas (para a expansão)

Componentes: - 50 Cartas Hanabi - 5 Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - 3 Cartas de Penalidade - 5 Cartas Multi-coloridas (para a expansão) Um jogo de Antoine Bauza Ilustrações de Albertine Ralenti De a jogadores 8 anos ou mais Componentes: - 0 Cartas Hanabi - Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - Cartas de Penalidade - Cartas Multi-coloridas

Leia mais

Dominion. Donald X. Vaccarino

Dominion. Donald X. Vaccarino Dominion Donald X. Vaccarino Você é um monarca, como os seus pais antes de você, o regente de um reino agradável de rios e árvores. Diferente dos seus pais, no entanto, você tem planos e sonhos! Você quer

Leia mais

PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO. Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática

PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO. Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Abril/214 1 JOGOS E PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS JOGO DOS 6 PALITOS

Leia mais

MATEMÁTICA com jogos e atividades

MATEMÁTICA com jogos e atividades 2012 MATEMÁTICA com jogos e atividades Solange Moll Passos Psicopedagoga Clínica e Institucional ABPp-SC 369/2009 www.psicosol.com 1 APRESENTAÇÃO... 3 JOGOS... 4 1 QUEBRA-CABEÇA TRIÂNGULO DAS DEZENAS...

Leia mais

Jungle Speed é um jogo para 2 a 15 jogadores. (ou mesmo mais!) a partir dos 7 anos de idade.

Jungle Speed é um jogo para 2 a 15 jogadores. (ou mesmo mais!) a partir dos 7 anos de idade. Jungle Speed é um jogo para 2 a 15 jogadores (ou mesmo mais!) a partir dos 7 anos de idade. Objectivo do jogo Os jogadores devem tentar livrar-se das suas cartas o mais depressa possível. PreparaCAo Colocar

Leia mais

Em EMBOSCADA, você tenta deduzir a fraqueza da tropa escondida na floresta, pronta para te emboscar, ao mesmo tempo que procura derrotá-la.

Em EMBOSCADA, você tenta deduzir a fraqueza da tropa escondida na floresta, pronta para te emboscar, ao mesmo tempo que procura derrotá-la. Em EMBOSCADA, você tenta deduzir a fraqueza da tropa escondida na floresta, pronta para te emboscar, ao mesmo tempo que procura derrotá-la. O papel de General passa para um novo jogador a cada rodada.

Leia mais

Lista de Exercícios - Movimento em uma dimensão

Lista de Exercícios - Movimento em uma dimensão UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Lista de Exercícios - Movimento em uma dimensão Perguntas 1. A Figura 1 é uma gráfico

Leia mais

NEGÓCIOS E MANUFATURAS

NEGÓCIOS E MANUFATURAS KARSTEN HARTWIG TRADUÇÃO: ROMIR G. E. PAULINO NEGÓCIOS E MANUFATURAS EM NOVA IORQUE DOS ANOS 30 Nova Iorque, meados dos anos 30. A crise econômica mundial foi superada, a cidade floresce novamente. Especialmente

Leia mais

Regras para um jogo sobre o diabetes tipo 1 IMPRIMA e PREPARE 1. As três próximas páginas são o tabuleiro do jogo. Imprima em papel grosso e depois corte nas linhas pontilhadas. 2. As páginas restantes

Leia mais

OBJETIVO DO JOGO REGRAS EM VÍDEO COMPONENTES DO JOGO TIPOS DE CARTAS O MUNDO DE BATTALIA UNIDADES

OBJETIVO DO JOGO REGRAS EM VÍDEO COMPONENTES DO JOGO TIPOS DE CARTAS O MUNDO DE BATTALIA UNIDADES OBJETIVO DO JOGO um jogo agressivo de guerra e conquista, capturando as cidades dos oponentes. Neste jogo, o nível das cidades corresponde exatamente à quantidade de pontos de vitória que um jogador possui

Leia mais

Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.-

Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.- Jogo ProvocAção Aprender brincando! Este foi o objetivo do desenvolvimento desse jogo. É um importante instrumento de aprendizagem, possuiu múltiplos usos e garante muita diversão e conhecimento para crianças,

Leia mais

Blog Cantinho do Saber

Blog Cantinho do Saber Blog Cantinho do Saber BRINCADEIRAS PARA A VOLTA ÀS AULAS 1) Onça Dorminhoca Educação infantil Formar com os alunos uma grande roda. Cada criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés,

Leia mais

BRINCADEIRAS AFRICANAS

BRINCADEIRAS AFRICANAS Pesquisa realizada na internet em 22 de junho de 2015. Material de apoio elaborado pela Profª Rosane A. B. Alves. BRINCADEIRAS AFRICANAS Matacuzana: É um jogo de origem africana muito popular em Moçambique.

Leia mais

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016 REGULAMENTO TÉCNICO DAMAS Art. 1º. O torneio de Damas do VII JOGOS FENACEF, será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela FENACEF no Regulamento Geral do VII JOGOS FENACEF, combinado com as

Leia mais

ANEXO I REGRAS DO JOGO SEMÁFORO

ANEXO I REGRAS DO JOGO SEMÁFORO Regulamento Disposições gerais 1. O Campeonato de Jogos Matemáticos Braga2015 é uma competição dirigida aos estudantes do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário da região de Braga estruturada

Leia mais

.::: LEGADO LÚDICO - MANCALA :::. MANCALA

.::: LEGADO LÚDICO - MANCALA :::. MANCALA Página 1 de 5 MANCALA Mancala é uma designação genérica dada pelos antropólogos a um grupo muito numeroso de jogos cultivados na África, que guardam entre si diversas semelhanças. Estes jogos se subdividem

Leia mais

Assembléia de Homens Livres. Objetivo

Assembléia de Homens Livres. Objetivo Assembléia de Homens Livres Nesta variante, jogadores tentam conquistar as Ilhas de Ferro de Westeros, fazendo-se presente na Assembléia de Homens Livres. Esta variante não tem a intenção de substituir

Leia mais

Regulamento Jogo de Truco

Regulamento Jogo de Truco Regulamento Jogo de Truco Art. 1º Funcionamento básico do jogo de truco: a) O truco é jogado com apenas 1 baralho, retirando-se as cartas 8, 9 e 10. b) A força das cartas obedece a seguinte seqüência decrescente:

Leia mais

XXXVI OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase (11 de agosto de 2012) Nível (6 o e 7 o anos do Ensino Fundamental)

XXXVI OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase (11 de agosto de 2012) Nível (6 o e 7 o anos do Ensino Fundamental) Instruções: XXXVI OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase (11 de agosto de 2012) Nível (6 o e 7 o anos do Ensino Fundamental) Folha de Perguntas A duração da prova é de 3h30min. O tempo

Leia mais

Arte: Respeitável Público... Sejam todos bem vindos ao magnífico Gran Circo!

Arte: Respeitável Público... Sejam todos bem vindos ao magnífico Gran Circo! De Marcos Macri Arte: Diego Sanchez Respeitável Público... Sejam todos bem vindos ao magnífico Gran Circo! Neste jogo, você é o dono de um grande e tradicional circo e deve contratar os melhores artistas

Leia mais

JOGOS UNIVERSITÁRIOS CAMILIANOS - JUCAM 2013

JOGOS UNIVERSITÁRIOS CAMILIANOS - JUCAM 2013 REGULAMENTO PARA O VOLEIBOL EQUIPES Uma equipe é formada por 10 jogadores. E somente 6 jogadores podem participar do jogo tendo como obrigatoriedade 3 homens e 3 mulheres em quadra para condições de jogo.

Leia mais

Jogos Lógicos de Tabuleiro

Jogos Lógicos de Tabuleiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Extensão 2014/2015 Jogos Lógicos de Tabuleiro Coordenadores: Liliane F. Giordani Renato P. Ribas www.inf.ufrgs.br/lobogames lobogames.ufrgs@gmail.com

Leia mais

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 -

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - - TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - OBJETIVO DO TORNEIO Tem por objetivo promover a interação e confraternização entre os sócios e participantes mediante regras abaixo. 1 - DAS INSCRIÇÕES 1.1 - As

Leia mais

Assuma o lugar de homens do gelo sem medo. Tente se manter no meio dos mamutes. E traga os decisivos pontos de vitória...

Assuma o lugar de homens do gelo sem medo. Tente se manter no meio dos mamutes. E traga os decisivos pontos de vitória... ALAN R. MOON & AARON WEISSBLUM Tradução: Romir G. E. Paulino Assuma o lugar de homens do gelo sem medo. Tente se manter no meio dos mamutes. E traga os decisivos pontos de vitória... VISÃO GERAL O jogo

Leia mais

Um jogo de Eric RANDALL e Laurent LAVAUR 2010 PLAY MACHINES

Um jogo de Eric RANDALL e Laurent LAVAUR 2010 PLAY MACHINES Um jogo de Eric RANDALL e Laurent LAVAUR 2010 PLAY MACHINES 2 COMEÇAR POR AQUI Objectivo do Jogo Formula D é um jogo de corridas de automóveis. O objectivo de cada jogador é ganhar uma corrida (de uma

Leia mais

Projeto Coautor. Solução para alcançar o sucesso.

Projeto Coautor. Solução para alcançar o sucesso. Projeto Coautor { Solução para alcançar o sucesso. Atualmente ser bom no mercado não é o suficiente. É preciso se destacar, ter um diferencial, para que assim o sucesso chegue para você e se torne excelente.

Leia mais

Manual de Regras. Dificuldade do Jogo. Preparação e Componentes. Preparação do Baralho de Eventos. Agora vocês estão prontos para jogar!

Manual de Regras. Dificuldade do Jogo. Preparação e Componentes. Preparação do Baralho de Eventos. Agora vocês estão prontos para jogar! Separe as peças de Abismo; Preparação do Baralho de Eventos Embaralhe e empilhe as Peças de Caminho. Distribua Peça de Caminho para cada Jogador; Separe as 5 cartas de Abismo do baralho, então embaralhe

Leia mais

Escoceses, Ovelhas e Bebidas Fortes

Escoceses, Ovelhas e Bebidas Fortes Matthias Cramer Tradução: Romir G. E. Paulino Idéia do Jogo Escoceses, Ovelhas e Bebidas Fortes Os jogadores incorporam chefes de clãs escoceses, os quais tentam, no decorrer do século XVII, ganhar a maior

Leia mais

CONTEÚDO 7 Papéis: 1 Xerife, 2 Vices (Assistentes do Xerife), 3 Foras-da-lei e 1 Renegado;

CONTEÚDO 7 Papéis: 1 Xerife, 2 Vices (Assistentes do Xerife), 3 Foras-da-lei e 1 Renegado; Jogo BANG! (4ª edição) - Criado por Emiliano Sciarra Um jogo de 4 a 7 jogadores. A partir dos 8 anos de idade Traduzido para o português-br por Daniel Portugal, baseando-se nas regras originais em inglês

Leia mais

PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP

PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP DATA / LOCAL: 26 e 27/09/2015 / CECOM - APCEF/SP REGULAMENTO TÉCNICO TRUCO Art. 1º. O torneio de Truco do V JOGOS DOS APOSENTADOS, será realizado de acordo com as regras estabelecidas

Leia mais

Indexação do FamilySearch: Indexação

Indexação do FamilySearch: Indexação do FamilySearch: Indexação Sumário Indexar um Lote Entrar no sistema p. 1 Baixar um Lote p. 2 Ver as Instruções do Projeto p. 2 Digitar o Tipo de Imagem p. 2 Digitar Informações p. 3 Campos e Registros

Leia mais

Regras do Truco Paulista

Regras do Truco Paulista Regras do Truco Paulista Praticado em alguns lugares pelo sistema antigo da manilha velha, entre outras pequenas diferenças, irrelevantes, uma pesquisa simultânea junto a milhares de truqueiros em 2004,

Leia mais

Conquest of the empire II. Livro de regras

Conquest of the empire II. Livro de regras Conquest of the empire II Livro de regras TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS POR FERNANDO WILBERT VERSÃO 1.0 18/10/2009 1 SUMÁRIO Situação histórica...3 O jogo...3 O mapa...3 Quadro de alianças...3 Marcador de

Leia mais

Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS

Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS Peças do jogo O jogo Unidos para produzir um lugar saudável PDTSP TEIAS Escola Manguinhos Versão inicial é composto

Leia mais

REGRAS OFICIAIS. 1.3. De cada lado deste quadrado será demarcada, à 7 metros da rede e paralela a esta, uma linha denominada linha da área de saque.

REGRAS OFICIAIS. 1.3. De cada lado deste quadrado será demarcada, à 7 metros da rede e paralela a esta, uma linha denominada linha da área de saque. REGRAS OFICIAIS 1. A QUADRA 1.1. A área de jogo trata-se de um retângulo de 10 metros de largura por 20 metros de comprimento. 1.2. Este retângulo será dividido na sua metade por uma rede, formando em

Leia mais

C 7b. Formação de acordes. Acrescentando novos graus. 5 3 Tônica ou 1 C D E F G A B T II III IV V VI VII. Repetições. 7 menor (B )

C 7b. Formação de acordes. Acrescentando novos graus. 5 3 Tônica ou 1 C D E F G A B T II III IV V VI VII. Repetições. 7 menor (B ) ormação de acordes formação de acordes é um processo muito simples, mas que, requer um pouco de atenção para que a combinação de notas fique correta. Usaremos como exemplo o acorde de dó maior no seu modelo

Leia mais

ISBN 5708-9594. Apresentação

ISBN 5708-9594. Apresentação Laboratório Inorgânico Apresentação O Laboratório Inorgânico é um jogo de tabuleiro que tem como objetivo ensinar, de forma lúdica, a associação de alguns compostos inorgânicos de uso comum e suas aplicações,

Leia mais

ESTATUTO DOS CANALHAS DO POKER CANALHAS SERIES OF POKER

ESTATUTO DOS CANALHAS DO POKER CANALHAS SERIES OF POKER ESTATUTO DOS CANALHAS DO POKER CANALHAS SERIES OF POKER ESTATUTO DOS CANALHAS DO POKER 1. DOS OBJETIVOS 2. DA ESTRUTURA E MODALIDADE 3. DO EVENTO CANALHAS SERIES OF POKER 4. DO LOCAL E CALENDÁRIO 5. DA

Leia mais

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016 REGULAMENTO TÉCNICO CANASTRA Art. 1º. O torneio de Canastra do VII JOGOS FENACEF, será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela FENACEF no Regulamento Geral do VII JOGOS FENACEF, combinado

Leia mais

APOSTILA DE XADREZ PARA INICIANTES

APOSTILA DE XADREZ PARA INICIANTES APOSTILA DE XADREZ PARA INICIANTES Projeto Xadrez ONG O SACI Itupeva - SP Elaboração: Vianet Telecomunicações e Internet Índice 1. O tabuleiro... 3 O Relógio... 5 2. As peças: movimentos e capturas...

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS DESENVOLVIDOS DURANTE O PIBID

JOGOS MATEMÁTICOS DESENVOLVIDOS DURANTE O PIBID JOGOS MATEMÁTICOS DESENVOLVIDOS DURANTE O PIBID Resumo Expandido Tamysia Canuto Nascimento Universidade Federal de Sergipe tamysiarosa@hotmail.com Darlysson Wesley da Silva Universidade Federal de Sergipe

Leia mais

ANÁLISE DE UM PROBLEMA DE SEMÁFORO

ANÁLISE DE UM PROBLEMA DE SEMÁFORO ANÁLISE DE UM PROBLEMA DE SEMÁFORO O jogo usualmente designado por Traffic Lights (em português, Semáforo) foi inventado por Alan Parr em 1998. Engane-se o leitor que pense que é apenas uma versão ligeiramente

Leia mais

REGRAS. 1 - Introdução. 2 - Nº de jogadores e objectivo do jogo. 3 - Peças do jogo

REGRAS. 1 - Introdução. 2 - Nº de jogadores e objectivo do jogo. 3 - Peças do jogo REGRAS 1 - Introdução Este jogo tem como principal objectivo demonstrar como poderemos utilizar o nosso carro de uma forma mais responsável face ao ambiente, através da partilha do nosso meio de transporte

Leia mais

2.3 Tacada legal 2. 3. 1. Manutenção da mão; 2. 3. 2. Não anúncio de bola e bolsa; 2.4 Bolas embolsadas 2.5 Bolas fora da mesa 2. 5. 1.

2.3 Tacada legal 2. 3. 1. Manutenção da mão; 2. 3. 2. Não anúncio de bola e bolsa; 2.4 Bolas embolsadas 2.5 Bolas fora da mesa 2. 5. 1. Índice 1.1 Mesas Bolas Equipamento 1.2 Saída Posicionamento das bolas 1.3 Tacada 1.4 Bola não embolsada Turno 1.5 Ordem de saída 1.6 Abertura Saída 1.7 Jogo Começo 1.8 Abertura Desvio da bola branca 1.9

Leia mais

43. Jogo do bingo com figuras

43. Jogo do bingo com figuras 43. Jogo do bingo com figuras São confeccionadas cartelas com os desenhos de todas as figuras. Podem ser montadas 8 cartelas com seis figuras, se não houver repetição; é possível criar muito mais cartelas,

Leia mais

Regras de Futebol de Campo

Regras de Futebol de Campo Curso de Educação Física Futebol - Fundamentos Regras de Futebol de Campo Leandro Tibiriçá Burgos Regra 1: Campo de jogo Partidas Nacionais Comprimento: de 90m a 120 metros; Largura: de 45m a 90 metros.

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Fátima, 6 de Agosto de 2006 ÉPOCA 2006/2007

Leia mais

O Laboratório de Garagem

O Laboratório de Garagem Oficina de Robótica O Laboratório de Garagem O Laboratório de Garagem foi fundado em 2010 e tem como proposta ser uma iniciativa voltada para a integração, colaboração e apoio aos desenvolvedores independentes

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO PROF PEDRÃO TABELA-VERDADE

RACIOCÍNIO LÓGICO PROF PEDRÃO TABELA-VERDADE TABELA-VERDADE 01) A negação da afirmação se o cachorro late então o gato mia é: A) se o gato não mia então o cachorro não late. B) o cachorro não late e o gato não mia. C) o cachorro late e o gato não

Leia mais

37ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) GABARITO

37ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) GABARITO GABARITO NÍVEL 1 37ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) GABARITO 1) C 6) A 11) D 16) C 2) D 7) C 12) C 17) D 3) E 8) B 13) E 18) A 4) E 9) B 14)

Leia mais

Iº JOGOS ABERTOS DA MELHOR IDADE

Iº JOGOS ABERTOS DA MELHOR IDADE Iº JOGOS ABERTOS DA MELHOR IDADE REGULAMENTO TÉCNICO DAS MODALIDADES O presente Regulamento Técnico está sendo construído pelo coletivo de representantes dos Governos Estaduais do país, tendo como base

Leia mais

Objetivo do Jogo: COMPONENTES. 4 cartas de REGRA 40 cartas de SINAL 10 cartas de BOLA

Objetivo do Jogo: COMPONENTES. 4 cartas de REGRA 40 cartas de SINAL 10 cartas de BOLA COMPONENTES 4 cartas de REGRA 40 cartas de SINAL 10 cartas de BOLA Objetivo do Jogo: Criar uma corrente de sinais contínua (feita com as mãos), dentro de um ritmo criado por todos os jogadores, sem errar.

Leia mais

O Jogo dos Espíritos

O Jogo dos Espíritos Atenção: Este livro não é recomendado para pessoas de mente fraca ou menores de 18 anos. Use-o por sua própria conta e risco. O Jogo dos Espíritos Este é um jogo de narrativa compartilhada (também chamado

Leia mais

DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA

DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA FICHA TÉCNICA DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA Níveis GDE Temas Transversais Síntese informativa Nível 1 Nível Atitudinal; Nível 3 Nível Táctico Tema 2 - Atitudes e Comportamentos; Tema 5 - Conhecimento das Regras

Leia mais

Informações Gerais. - Programação de Segunda-feira: > Livre > Viagem/ retorno

Informações Gerais. - Programação de Segunda-feira: > Livre > Viagem/ retorno Informações Gerais - O Intergaias nasceu na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2002 e a própria cidade foi escolhida para a realização da primeira edição deste evento, que contou com a competição de futebol.

Leia mais

1- GO. O que é go Regras Explicações. 2- Território e Formas. Fazendo territórios Formas e jogadas conhecidas. 3- Captura. Técnicas de Captura

1- GO. O que é go Regras Explicações. 2- Território e Formas. Fazendo territórios Formas e jogadas conhecidas. 3- Captura. Técnicas de Captura 1- GO O que é go Regras Explicações 2- Território e Formas Fazendo territórios Formas e jogadas conhecidas 3- Captura Técnicas de Captura 4- Conectando Técnicas de conexão 5- Vida e Morte Situações de

Leia mais

A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem.

A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem. A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem. A ambulância deve: Avançar. Ceder a passagem apenas ao meu veículo. Ceder a passagem apenas ao veículo

Leia mais

COMO JOGAR TRANCA ONLINE

COMO JOGAR TRANCA ONLINE COMO JOGAR TRANCA ONLINE Link: http://www.jogatina.com/como-jogar-tranca.html Como começo a jogar tranca? Para começar a jogar tranca online clique em "JOGAR AGORA!" na página do seu perfil no Jogatina.

Leia mais

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos.

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. REGULAMENTO DE BURACO 1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. 2-No horário estabelecido pela Comissão Organizadora para início de

Leia mais

Bolsa. _regras do jogo de tabuleiro 1 - INTRODUÇÃO 2 - OBJECTIVO E FIM DO JOGO 3 - COMPONENTES DO JOGO

Bolsa. _regras do jogo de tabuleiro 1 - INTRODUÇÃO 2 - OBJECTIVO E FIM DO JOGO 3 - COMPONENTES DO JOGO Bolsa 1 _regras do jogo de tabuleiro 1 - INTRODUÇÃO Este é um jogo para 2 a 6 jogadores que pretende simular a uma micro escala o funcionamento de uma bolsa de valores durante um período de 12 meses. Existem

Leia mais

Poliminós e o Tabuleiro de Xadrez Prof. Onofre Campos (onofrecampos@secrel.com.br) Prof. Carlos Shine (cyshine@yahoo.com)

Poliminós e o Tabuleiro de Xadrez Prof. Onofre Campos (onofrecampos@secrel.com.br) Prof. Carlos Shine (cyshine@yahoo.com) Poliminós e o Tabuleiro de Xadrez Prof. Onofre Campos (onofrecampos@secrel.com.br) Prof. Carlos Shine (cyshine@yahoo.com) 1. O dominó Você já deve conhecer o dominó. Não vamos pensar no jogo de dominós

Leia mais

III Virada Esportiva ATC Gênesis - 2013

III Virada Esportiva ATC Gênesis - 2013 III Virada Esportiva ATC Gênesis - 2013 CIRCUITO INTERNO DE TÊNIS ATC RANKING GERAL 2013 REGULAMENTO 4ª ETAPA VIRADA ESPORTIVA DO TORNEIO: O Ranking Geral do Alphaville Tênis Clube objetiva a melhor integração

Leia mais

Jogos matemáticos para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental Marli Teresinha Quartieri (mtquartieri@univates.br) Ieda Maria Giongo

Jogos matemáticos para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental Marli Teresinha Quartieri (mtquartieri@univates.br) Ieda Maria Giongo Jogos matemáticos para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental Marli Teresinha Quartieri (mtquartieri@univates.br) Ieda Maria Giongo (igiongo@univates.br) Márcia Jussara Hepp Rehfeldt (mrefeldt@univates.br)

Leia mais

SKAT. Introdução. O Baralho

SKAT. Introdução. O Baralho Introdução SKAT O skat foi inventado por volta de 1810 na cidade de Altenburg, cerca de 40 km ao sul de Leipzig, Alemanha, pelos membros da Brommesche Tarok-Gesellschaft. Eles adaptaram um jogo local (Schafkopf)

Leia mais

Cartilha das Brincadeiras

Cartilha das Brincadeiras Cartilha das Brincadeiras Amarelinha (academia, escada, macaca, sapata) Primeiro desenhe no chão um diagrama como este aí ao lado. Quem for jogar fica no inferno e lança uma pedra, mirando no número 1.

Leia mais

Canguru sem fronteiras 2007

Canguru sem fronteiras 2007 Duração: 1h15mn Destinatários: alunos dos 10 e 11 anos de Escolaridade Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 30 pontos. Por cada questão

Leia mais

LIVRO DE BRINCADEIRAS DA TURMA DO VAMPIRO

LIVRO DE BRINCADEIRAS DA TURMA DO VAMPIRO LIVRO DE BRINCADEIRAS DA TURMA DO VAMPIRO 1º ANO A 2011 BRINCADEIRAS ALERTA AMARELINHA BARRA-MANTEIGA BATATA-QUENTE CABRA-CEGA CORRE-LENÇO MAMÃE DA RUA PARLENDA: COPO DE VENENO PEGA-PEGA GELO PIQUE-BANDEIRA

Leia mais