2 Técnicas convencionais usadas na modelagem de sistemas não lineares

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2 Técnicas convencionais usadas na modelagem de sistemas não lineares"

Transcrição

1 Ténas onvenonas usadas na modelagem de sstemas não lneares Ténas onvenonas usadas na modelagem de sstemas não lneares.1. Revsão Bblográfa Os modelos lneares desemenharam um mortante ael no desenvolvmento das ténas de dentfação. Devdo à sua smldade e à faldade de obtenção, são usados ara aroxmar o omortamento de sstemas em determnadas faxas de oeração. Eles desemenham um mortante ael na modelagem de sstemas dnâmos, quando é ossível lmtar a oeração a regões de lneardade. Bllngs (1980) justfa a utlzação de modelos lneares em função da omlexdade otenal dos não-lneares. A neessdade de reresentar de forma mas resa o omortamento nãolnear de sstemas reas levou à busa de reresentações não-lneares. Em (Bllngs, 1980) ode ser vsto um mortante estudo sobre os métodos de dentfação de sstemas não-lneares anterores à déada em questão. Nesse artgo, omo ferramentas ara dentfar sstemas não-lneares, o autor ta os métodos de seres funonas, omo o método de Wener, sére de Volterra e dversas ténas no domíno da freqüêna. Como alternatva, ta os sstemas orentados or bloos, or exemlo artndo em bloo lnear e não lnear, aresentando a formulação geral e os modelos lássos de Wener e Hammersten []. Com relação às séres funonas, o autor aresenta omo desvantagens a omlexdade omutaonal, a dfuldade em, a artr do modelo, nororar

2 Ténas onvenonas usadas na modelagem de sstemas não lneares 0 nformação a ror e de nterretar e estmar araterístas físas do roesso. Com relação aos modelos orentados or bloos, afrma que a searação do sstema modelado em subsstemas lneares e não-lneares é extremamente atratva e ode forneer mortante ajuda no desenvolvmento de ontroladores. Para essa reresentação, salenta a neessdade de esqusas futuras ara smlfar e estender a alação de tas métodos. Vale ressaltar, no trabalho tado, a afrmação do autor que, quando se onheem as equações dferenas reresentatvas do sstema, os métodos ara estmação de arâmetros estão bem estabeledos. Porém, quando aenas um onjunto reduzdo de nformação está dsonível, o roblema de obtenção do modelo e de estmação de arâmetros deve ser nvestgado. Outra observação mortante do autor é a dfuldade usualmente enontrada ara dentfar sstemas não-lneares e a mossbldade de reomendar aenas uma téna aaz de forneer soluções geras e aetáves. Na déada de otenta, surgram dversos novos métodos ara dentfar sstemas não-lneares. Destaa-se nessa fase o aaremento de novas reresentações. Dentre essas, a reresentação NARMAX olnomal roosta em (Leontarts e Bllngs, 1985) e NARMAX raonal (Bllngs e Chen, 1989). Outro onjunto de reresentações que se destaaram na dentfação de sstemas não-lneares no fnal da déada de otenta são as redes neuras. Em todos esses asos, o objetvo era semre o de enontrar reresentações aazes de aroxmar dversas lasses de nãolneardades. Entre as não-lneardades que mereeram atenção de números esqusadores, destaam-se os sstemas om omortamento aóto. Dentro desse amo de alações ode ser tado o trabalho de Casdagl (1989), no qual o autor aborda o roblema de obtenção de modelos redtvos do to RBF a artr de dados temoras.

3 Ténas onvenonas usadas na modelagem de sstemas não lneares 1 Um dos rnas roblemas tados nos dversos trabalhos de esqusa é a dfuldade enontrada na esolha da téna arorada. Város trabalhos surgram om ntuto de ataar tal roblema (Haber e Unbehauen, 1990; Breeden e Pakard, 1994; Agurre, 1994; Judd e Mees, 1995; Mão e Bllngs, 1997). Dsussão dos efetos da sobre-arametrzação em modelos não-lneares é aresentada em (Agurre e Bllngs, 1995). No aso eseífo de modelos NARMAX olnomas, ode-se anda tar o estudo de agruamento de termos (Agurre e Bllngs, 1995). Uma questão de grande relevâna no roesso de dentfação de sstemas nos quas se utlza nformação a ror do sstema em onjunto om dados de entrada e saída meddos no mesmo, é saber quas nformações a reseto do sstema são realmente útes e omo utlzá-las na etaa de seleção de estrutura e de estmação de arâmetros. Um outro onto de nteresse é, anda, determnar que reresentação é aaz de nororar o maor volume de onhemento a ror do sstema. Mas à frente será roosto um novo roedmento, envolvendo mas que uma téna de dentfação (dferentes redes neuras, or exemlo),. Como tal ráta já exste neste amo de trabalho, nlu-se um destes métodos nesta revsão, servndo de referêna ao roosto. Este é o tóo da róxma seção Mstura Adatatva de Sstemas Esealstas Trata-se de um roedmento de arendzagem suervsonado ara sstemas omostos or dversos tos de redes [49]. Cada uma das redes é trenada ara reresentar um subonjunto do jogo omleto de asos do trenamento. Este roedmento ode ser vsto omo uma versão modular de uma rede suervsonada multlayer, ou omo uma versão assoatva da arendzagem do ometdor.

4 Ténas onvenonas usadas na modelagem de sstemas não lneares Se o bakroagaton, omo no aso aresentado em [49], for usado ara trenar uma úna rede multlayer na exeução de sub-tarefas dferentes em oasões dferentes, o roesso ertamente terá arendzagem lenta e erturbada ela desontnudade de oeração. Esta erturbação ode ser reduzda aso se saba em avanço que um jogo de asos do trenamento ode ser naturalmente dvddo em subonjuntos, orresondendo às sub-tarefas dstntas. Isto sera ossível usando um sstema omosto or dversas redes esealstas, aresdas de uma rede seletora, aaz de seleonar quas ténas devem ser usadas ara ada aso do trenamento. Hamshre e Wabel (1989) desreveram um sstema deste to que udesse ser usado quando a dvsão em sub-tarefas é onheda antes do trenamento. Jaobs (1990) desreveu um sstema relaonado que arendesse omo aloar asos às redes. A déa atrás de tal sstema é que a rede seletora aloa um aso novo aos sstemas esealstas através de esos assoados a ada uma destas. Assm não há nenhuma nterferêna entre os esos de redes que se esealzam em asos omletamente dferentes. Os sstemas esealstas são onseqüentemente loas, no sentdo que os esos em um esealsta estão relaonados ao omortamento dos snas de entrada e saída resetvos, é dzer ada esealsta estará aloado somente a uma regão loal equena do esaço de vetores ossíves da entrada. Hamshre, Wabel e Jaobs, tentando estabeleer a loalzação (atrbução de regões loas aos esealstas), usaram omo rtéro a função de erro desrta ela equação (1.1) Suõem que a saída fnal do sstema ntero é uma ombnação lnear das saídas dos esealstas loas, om a rede seletora determnando a roorção de ada saída loal na ombnação lnear. Assm a função de erro é defnda omo: E = d o (1.1)

5 Ténas onvenonas usadas na modelagem de sstemas não lneares 3 onde o o é o vetor da saída do esealsta""; no aso "", é a ontrbução rooronal do "" esealsta; ao vetor ombnado da saída, e d é o vetor desejado da saída no aso "". Esta medda do erro omara a saída desejada om uma mstura das saídas dos esealstas loas ara, assm, mnmzar o erro. Cada esealsta loal deve fazer sua saída anelar o erro resdual que é dexado elos efetos ombnados de todos os esealstas restantes. Este aolamento forte entre os esealstas faz om que ooerem agradavelmente, mas tende a onduzr às soluções em que mutos esealstas são usados ara ada aso. É ossível nentvar a ometção adonando termos da enaldade à função objetvo, ara nentvar as soluções em que somente um esealsta é atvo (Jaobs, 1990), mas uma solução mas smles é redefnr a função de erro, de modo que os esealstas loas sejam nentvados a ometr. Neste aso, ao nvés de ombnar lnearmente as saídas de esealstas à rede seletora, faz-se uma desão estoásta sobre qual esealsta deve ser usado em ada oasão (Fgura 1).

6 Ténas onvenonas usadas na modelagem de sstemas não lneares 4 Saída Seletor estoásto Rede seletora ( Gatng Network ) Saída Saída Saída Esealsta 1 ( Exert Network ) Esealsta ( Exert Network ) Esealsta 3 ( Exert Network ) Entrada Fgura 1 Sstema de redes esealstas e rede seletora: Cada esealsta e a rede seletora é uma rede feedforward O erro é então o valor revsto assoado ao quadrado da dferença entre os vetores desejados e os reas da saída. E = d o = d o (1.)

7 Ténas onvenonas usadas na modelagem de sstemas não lneares 5 Observe que nesta nova função de erro, ada esealsta tem que roduzr todo o vetor da saída e não aenas uma arela deste. Em onseqüêna, o objetvo de um esealsta loal em um aso de trenamento não é afetado dretamente elos esos assoados a outros esealstas loas. Há anda algum aolamento ndreto, orque se outro esealsta mudar seus esos, ode fazer om que a rede seletora altere as resonsabldades que foram atrbuídas aos mesmos. Entretanto, estas mudanças de resonsabldade não odem alterar o snal de erro que um esealsta loal deteta em aso de trenamento. Se a rede seletora e os esealstas loas forem trenados ela desda do gradente nesta nova função de erro (1.), o sstema tende a devotar um úno esealsta ara ada aso do trenamento. Semre que um esealsta dá menor erro do que a méda esada dos erros de todos os esealstas (de aordo om as saídas da rede seletora), sua ontrbução ara esse aso será aumentada, e semre que exede a méda sua resonsabldade será dmnuída. Na referena, é usada outra função de erro, também om bons resultados, mostrada a segur: E = log e 1 d o (1.3) Para ver o orque desta função de erro trabalhar melhor, é útl omarar as dervadas das duas funções de erro om o reseto à saída de um esealsta. Da equação 1. temos: E o = (d o ) (1.4) Enquanto que da equação 1.3 temos:

8 Ténas onvenonas usadas na modelagem de sstemas não lneares 6 E o = j j e e 1 d 1 d o o j (d o ) (1.5) Na equação 1.4 o termo é usado ara esar a dervada ara o esealsta"". Na equação 1.5 fo usado um termo ara esar o esealsta omo o melhor relatvo aos outros esealstas. Esta é uma medda mas útl da relevâna do esealsta no aso de trenamento. É natural ensar que os vetores de dados, om que uma rede ometdora é trenada, joga um ael smlar aos vetores da entrada de uma rede assoatva, que maea os vetores de entrada aos vetores de saída. Esta orresondêna é suosta nos modelos que usam um arendzado omettvo, omo um estágo do réroessamento dentro de uma rede (Moody e Darken, 1989). Uma vsta omletamente dferente, é que os vetores de dados usados na arendzagem omettva, orresondem aos vetores da saída de uma rede assoatva. A rede omettva ode então, ser vsta omo um gerador estoásto de vetores da saída, e a arendzagem omettva ode ser vsta omo o roedmento ara fazer a rede gerar vetores saída, om uma dstrbução que ombne om a dstrbução dos vetores de dados. O vetor eso de ada undade esondda do ometdor reresenta a méda de uma dstrbução gaussana multdmensonal, e os vetores da saída são gerados ela rmera rodução da undade esondda, então a rodução em um vetor de saída de uma dstrbução gaussana, é determnada elo vetor esos da esolha da

9 Ténas onvenonas usadas na modelagem de sstemas não lneares 7 undade esondda. A robabldade de geração de algum vetor saída artular " o " é dada or log P = log * k * e 1 µ o (1.6) onde "" é um índe das undades esonddas, "µ", é o vetor "esos" da undade, "k" é uma onstante normalzada, e "" é a robabldade de olheta da undade esondda "", assm o " " são onfnados ara somar 1. Na lteratura estatísta (MLahlan e Basford, 1988), o " " são hamados mxng roortons". Pode-se ver uma rede omettva omo um gerador de vetores saída. Um sstema de arendzado omettvo onsste de um onjunto de undades oloadas em amadas, herarquamente, nas quas ada amada se oneta, va onexões extatóras, om a amada medatamente ama dela. No aso mas geral, ada undade de uma amada reebe uma entrada de ada undade na amada medatamente abaxo e rojeta saídas ara ada undade na amada medatamente ama dela. Mas anda, dentro de uma amada, as undades são dvddas em lusters (gruos) nbtóros em que todos os elementos dentro de um luster nbem todos os outros elementos dentro do luster. Assm os elementos dentro de um luster, em um nível, ometem um om o outro ara resonder ao adrão que está aareendo na amada abaxo. Quanto mas fortemente qualquer undade artular resonde a um estímulo de hegada, tanto mas ele nb( shuts down ) os outros membros do seu luster (Barto 1985). O uso da rede seletora ermte que a mstura das roorções ( mxng roortons ) dos esealstas sejam determnadas elo vetor da entrada. Isto dá-nos

10 Ténas onvenonas usadas na modelagem de sstemas não lneares 8 um sstema de esealstas loas ometndo om a função de erro defnda na equação Desrção das Ténas Básas Utlzadas Na seqüêna desta roosta desrevem-se ténas básas a serem emregadas no desenvolvmento da esqusa. Estas ténas não são exlusvas da metodologa roosta. Na realdade o método roosto ressuõe a nororação de outras ténas, se assm desejado. Em seguda serão abordadas generamente as ténas RBF e Neuro-Fuzzy...1. Rede RBF em Identfação de Sstemas A rede neural de base radal (RBF), é um aso artular das redes eretron multamada, om uma úna amada de undades oultas. A RBF é onsttuída or três amadas, uma de entrada, uma esondda e uma de saída. Na esondda utlzamse funções de base radal omo função de atvação. Na amada de saída, funções de atvação lneares. Podem-se ressaltar três fases na obtenção de uma rede RBF: a) A esolha da função de base radal a ser usada b) A esolha do número e da osção dos entros ) A estmação dos esos. Têm eseal mortâna na modelagem os arâmetros da rede (entros, raos, esos). Aesar de ser uma boa téna ara a análse de sstemas não lneares, a

11 Ténas onvenonas usadas na modelagem de sstemas não lneares 9 rede RBF aresenta nonvenentes ao estmar os arâmetros em determnadas nãolneardades. Isto oorre mesmo exstndo ténas onsagradas ara a esolha do número de entros (toologa) e estmação dos arâmetros ou esos. Na maora das stuações rátas, om dados orromdos or ruído, a esolha de um número de entros gual ao número de dados não é reomendável or númeras razões. Em qualquer aso, um número de entros muto elevado, além de resultar em elevado esforço omutaonal devdo ao número de esos a serem estmados, ode resultar em sobre ajuste, também hamado de sobrearametrzação Utlzação Proosta Dentre os métodos usados ara a modelagem de sstemas não lneares baseados nas redes neuras temos a rede RBF em multesala, modelando o snal a artr das suas araterístas globas até as artulares, de uma forma muto areda ao roesso das Wavelets. Esta déa de análse multesala nsrou o desenvolvmento da téna roosta. A déa é alar análses suessvas em ada sub-esaço dos snas de entrada e saída, o roesso de dentfação destes sub-esaços será detalhado mas adante. Neste trabalho foram usadas rotnas em Matlab (Insttute for Adatve and Neural Comutaton -Unversty of Ednburgh). Estas rotnas baseam-se em métodos que usam árvores de regressão ara rar um onjunto de RBF s anddatas, mas que dferem na manera em que um subonjunto é seleonado ara omor a rede.

12 Ténas onvenonas usadas na modelagem de sstemas não lneares 30 É mortante detalhar, que estas rotnas ajustam automatamente os arâmetros da rede RBF, de forma a satsfazer o erro de modelagem eserado, motvo fundamental, elo qual foram usadas. Adante, serão usadas redes RBF ara modelar snas eseífos de entrada e saída. É mortante lembrar que os arâmetros de todas elas serão automatamente estmados, tentando satsfazer o erro de modelagem eserado. A desrção detalhada das rotnas e métodos usados odem ser enontrados em junto om exemlos lustratvos.... Lóga Fuzzy O sstema lógo lásso é bastante oderoso ara resolver roblemas, rnalmente em termos de um unverso om dos valores (bnáro). O sstema lógo fuzzy, omo extensão dos sstemas lássos, onsegue manular roblemas em que há város estados de desão, ortanto nlundo o aso bnáro. Além dsso, o sstema fuzzy trata os dados de forma amgável, fazendo uso de onetos lngüístos (mas, menos, maor,...) om uma forma de análse semelhante à do ser humano. O roedmento de raoíno fuzzy ermte a realzação em aralelo da ombnação da arte anteedente da regra om a entrada. Isso faz om que o roedmento fuzzy seja arorado ara ser mlementado em roessadores aralelos. A lóga fuzzy é muto boa na modelagem de sstemas, mas, tal omo a rede RBF, aresenta nonvenentes na estmatva de arâmetros ótmos. Por outro lado,

13 Ténas onvenonas usadas na modelagem de sstemas não lneares 31 um sstema fuzzy tem dfuldade em ldar om algumas araterístas, omo or exemlo, funções de ertnênas e regras to and/or. Em ontraosção, as redes neuras trabalham bem om grandes quantdades de araterístas e lasses [Kna, 1996]. Desta forma, um sstema híbrdo neuro-fuzzy utlza vantagens das duas ténas, fazendo que o sstema seja ato a tratar om dados nertos e nebulosos e que o sstema ossua a habldade do arendzado juntamente om uma estrutura altamente aralela. De uma forma geral, esta revsão rourou não entrar em detalhes em ada uma das ténas tratadas anterormente, evtando artularzar a alação das mesmas. No entanto deve-se realçar que a efêna de ada uma das ténas deende da esolha erta de seus arâmetros, o que usualmente mla em longos roedmentos de teste e de ajuste. No resente trabalho fo usada uma rotna to ANFIS (toolbox Fuzzy- Matlab) a qual é uma função de trenamento usada ara modelar um sstema fuzzy omo uma rede neural om o ajuste de arâmetros resetvos. É mortante alarar, que o rtéro de arada dos trenamentos é feto segundo o erro de modelagem desejado ou o número de terações. Pode aonteer, que o número de terações tenha sdo alançado antes de satsfazer o erro de modelagem. Por outro lado, aumentar o número de terações mla aumentar o temo omutaonal. Mas detalhes deste to de rotna odem ser enontrados em /~myram/aers/ DemoEAnfs.df.

5945851-1 Psicologia Conexionista Antonio Roque Aula 6. A Adaline

5945851-1 Psicologia Conexionista Antonio Roque Aula 6. A Adaline 594585- Pscologa Conexonsta Antono Roque Aula 6 A Adalne Poucos meses aós a ublcação do teorema da convergênca do Percetron or Rosenblatt, os engenheros da Unversdade de Stanford Bernard Wdrow (99 ) e

Leia mais

TEORIA DE ERROS * ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma.

TEORIA DE ERROS * ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA AV. FERNANDO FERRARI, 514 - GOIABEIRAS 29075-910 VITÓRIA - ES PROF. ANDERSON COSER GAUDIO FONE: 4009.7820 FAX: 4009.2823

Leia mais

Despacho Econômico de. Sistemas Termoelétricos e. Hidrotérmicos

Despacho Econômico de. Sistemas Termoelétricos e. Hidrotérmicos Despacho Econômco de Sstemas Termoelétrcos e Hdrotérmcos Apresentação Introdução Despacho econômco de sstemas termoelétrcos Despacho econômco de sstemas hdrotérmcos Despacho do sstema braslero Conclusões

Leia mais

LENTES ESFÉRICAS I) TIPOS DE LENTES III) COMPORTAMENTO ÓPTICO. Lentes de bordos delgados: Lentes de bordos espessos:

LENTES ESFÉRICAS I) TIPOS DE LENTES III) COMPORTAMENTO ÓPTICO. Lentes de bordos delgados: Lentes de bordos espessos: LENTES ESFÉRICAS I) TIPOS DE LENTES III) COMPORTAMENTO ÓPTICO Lentes de bordos delgados: Lentes de bordos esessos: Sendo n = índce de reração do meo e n = índce de reração da lente Lentes Convergentes:

Leia mais

NOTA II TABELAS E GRÁFICOS

NOTA II TABELAS E GRÁFICOS Depto de Físca/UFMG Laboratóro de Fundamentos de Físca NOTA II TABELAS E GRÁFICOS II.1 - TABELAS A manera mas adequada na apresentação de uma sére de meddas de um certo epermento é através de tabelas.

Leia mais

3 Conceitos Fundamentais

3 Conceitos Fundamentais 3 Coneitos Fundamentais Neste aítulo são aresentados oneitos fundamentais ara o entendimento e estudo do omressor axial, assim omo sua modelagem termodinâmia 3 Máquinas de Fluxo As máquinas de fluxo odem

Leia mais

e) 02) Com os dados fornecidos na figura abaixo (espelho côncavo), calcule a que distância do vértice (V) se encontra a imagem do objeto (O).

e) 02) Com os dados fornecidos na figura abaixo (espelho côncavo), calcule a que distância do vértice (V) se encontra a imagem do objeto (O). PROVA DE FÍSICA 2º ANO - ª MENSAL - 3º TRIMESTRE TIPO A 0) Um objeto O é colocado em rente a um eselho côncavo de centro de curvatura em C. Assnale a oção que melhor determna a osção e o tamanho da magem

Leia mais

Neste pequeno artigo resolveremos o problema 2 da USAMO (USA Mathematical Olympiad) 2005: (x 3 + 1)(x 3 + y) = 147 157 (x 3 + y)(1 + y) = 157 147 z 9

Neste pequeno artigo resolveremos o problema 2 da USAMO (USA Mathematical Olympiad) 2005: (x 3 + 1)(x 3 + y) = 147 157 (x 3 + y)(1 + y) = 157 147 z 9 Ésófatorar... Serámesmo? Neste equeno artigo resolveremos o roblema 2 da USAMO (USA Mathematical Olymiad) 2005: Problema. Prove que o sistema x 6 + x + x y + y = 147 157 x + x y + y 2 + y + z 9 = 157 147

Leia mais

Introdução à Análise de Dados nas medidas de grandezas físicas

Introdução à Análise de Dados nas medidas de grandezas físicas Introdução à Análse de Dados nas meddas de grandezas físcas www.chem.wts.ac.za/chem0/ http://uregna.ca/~peresnep/ www.ph.ed.ac.uk/~td/p3lab/analss/ otas baseadas nos apontamentos Análse de Dados do Prof.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA COLEGIADO DO CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL CAMPUS I - SALVADOR

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA COLEGIADO DO CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL CAMPUS I - SALVADOR Matéra / Dscplna: Introdução à Informátca Sstema de Numeração Defnção Um sstema de numeração pode ser defndo como o conjunto dos dígtos utlzados para representar quantdades e as regras que defnem a forma

Leia mais

Inteligência Artificial. Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 20 - Backpropagation

Inteligência Artificial. Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 20 - Backpropagation Inteligência Artificial Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 20 - Backroagation Introdução Redes de uma camada resolvem aenas roblemas linearmente searáveis Solução: utilizar mais de uma camada Camada 1: uma

Leia mais

Objetivos da aula. Essa aula objetiva fornecer algumas ferramentas descritivas úteis para

Objetivos da aula. Essa aula objetiva fornecer algumas ferramentas descritivas úteis para Objetvos da aula Essa aula objetva fornecer algumas ferramentas descrtvas útes para escolha de uma forma funconal adequada. Por exemplo, qual sera a forma funconal adequada para estudar a relação entre

Leia mais

Covariância e Correlação Linear

Covariância e Correlação Linear TLF 00/ Cap. X Covarânca e correlação lnear Capítulo X Covarânca e Correlação Lnear 0.. Valor médo da grandeza (,) 0 0.. Covarânca na propagação de erros 03 0.3. Coecente de correlação lnear 05 Departamento

Leia mais

FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO SEMAFÓRICA

FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO SEMAFÓRICA Lus Vlanova * FUNDMENOS D PROGRMÇÃO SEMFÓRIC resentação Este artgo detalha os rmeros assos da teora de cálculo da rogramação semafórca de um semáforo solado, deduzndo as equações báscas do temo de cclo

Leia mais

7. Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias

7. Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias 7. Resolução Numérca de Equações Dferencas Ordnáras Fenômenos físcos em dversas áreas, tas como: mecânca dos fludos, fluo de calor, vbrações, crcutos elétrcos, reações químcas, dentre váras outras, podem

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA DA UFMG VESTIBULAR 2011 2 a Fase. RESOLUÇÃO: Profa. Maria Antônia Gouveia.

PROVA DE MATEMÁTICA DA UFMG VESTIBULAR 2011 2 a Fase. RESOLUÇÃO: Profa. Maria Antônia Gouveia. PROVA DE MATEMÁTICA DA UFMG VESTIBULAR 0 a Fase Profa Mara Antôna Gouvea PROVA A QUESTÃO 0 Consdere as retas r, s e t de equações, resectvamente, y x, y x e x 7 y TRACE, no lano cartesano abaxo, os gráfcos

Leia mais

1 Princípios da entropia e da energia

1 Princípios da entropia e da energia 1 Prncípos da entropa e da energa Das dscussões anterores vmos como o conceto de entropa fo dervado do conceto de temperatura. E esta últma uma conseqüênca da le zero da termodnâmca. Dentro da nossa descrção

Leia mais

Sempre que surgir uma dúvida quanto à utilização de um instrumento ou componente, o aluno deverá consultar o professor para esclarecimentos.

Sempre que surgir uma dúvida quanto à utilização de um instrumento ou componente, o aluno deverá consultar o professor para esclarecimentos. Insttuto de Físca de São Carlos Laboratóro de Eletrcdade e Magnetsmo: Transferênca de Potênca em Crcutos de Transferênca de Potênca em Crcutos de Nesse prátca, estudaremos a potênca dsspada numa resstênca

Leia mais

SINTONIA DE CONTROLADORES P.I.D. João Lourenço Realizado em Janeiro de 96 e revisto em Janeiro de 97

SINTONIA DE CONTROLADORES P.I.D. João Lourenço Realizado em Janeiro de 96 e revisto em Janeiro de 97 SINTONIA DE CONTROLADORES P.I.D. João Lourenço Realzado em Janero de 96 e revsto em Janero de 97 O resente texto retende, ncalmente, dar a conhecer quas as característcas rncas das váras acções de controlo,

Leia mais

CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES

CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES O Danel Slvera pedu para eu resolver mas questões do concurso da CEF. Vou usar como base a numeração do caderno foxtrot Vamos lá: 9) Se, ao descontar uma promssóra com valor de face de R$ 5.000,00, seu

Leia mais

5.1 Seleção dos melhores regressores univariados (modelo de Índice de Difusão univariado)

5.1 Seleção dos melhores regressores univariados (modelo de Índice de Difusão univariado) 5 Aplcação Neste capítulo será apresentada a parte empírca do estudo no qual serão avalados os prncpas regressores, um Modelo de Índce de Dfusão com o resultado dos melhores regressores (aqu chamado de

Leia mais

Cap 3 Concorrência Perfeita e Análise de Bem Estar

Cap 3 Concorrência Perfeita e Análise de Bem Estar Nota: Este materal fo desenvolvdo elo rof. Roland Veras Saldanha Jr, e reresenta uma rmera versão de materal a ser transformado em lvro ddátco. Reservam-se os dretos autoras sobre o mesmo, mas comentáros

Leia mais

PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA OS MUNICÍPIOS E DISTRITOS DO CEARÁ

PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA OS MUNICÍPIOS E DISTRITOS DO CEARÁ GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO - SEPLAG INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ - IPECE NOTA TÉCNICA Nº 29 PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA OS MUNICÍPIOS E DISTRITOS

Leia mais

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 3.2 O Espaço Nulo de A: Resolvendo Ax = 0 11 O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 Esta seção trata do espaço de soluções para Ax = 0. A matriz A pode ser quadrada ou retangular. Uma solução imediata

Leia mais

Análise de Regressão. Profa Alcione Miranda dos Santos Departamento de Saúde Pública UFMA

Análise de Regressão. Profa Alcione Miranda dos Santos Departamento de Saúde Pública UFMA Análse de Regressão Profa Alcone Mranda dos Santos Departamento de Saúde Públca UFMA Introdução Uma das preocupações estatístcas ao analsar dados, é a de crar modelos que explctem estruturas do fenômeno

Leia mais

PARTE 1. 1. Apresente as equações que descrevem o comportamento do preço de venda dos imóveis.

PARTE 1. 1. Apresente as equações que descrevem o comportamento do preço de venda dos imóveis. EXERCICIOS AVALIATIVOS Dscplna: ECONOMETRIA Data lmte para entrega: da da 3ª prova Valor: 7 pontos INSTRUÇÕES: O trabalho é ndvdual. A dscussão das questões pode ser feta em grupo, mas cada aluno deve

Leia mais

Distribuição de Massa Molar

Distribuição de Massa Molar Químca de Polímeros Prof a. Dr a. Carla Dalmoln carla.dalmoln@udesc.br Dstrbução de Massa Molar Materas Polmércos Polímero = 1 macromolécula com undades químcas repetdas ou Materal composto por númeras

Leia mais

Regressão e Correlação Linear

Regressão e Correlação Linear Probabldade e Estatístca I Antono Roque Aula 5 Regressão e Correlação Lnear Até o momento, vmos técncas estatístcas em que se estuda uma varável de cada vez, estabelecendo-se sua dstrbução de freqüêncas,

Leia mais

A apresentação através de fluxos lógicos consegue mostrar mal entendidos e pontos que são controversos.

A apresentação através de fluxos lógicos consegue mostrar mal entendidos e pontos que são controversos. Módulo 5 Análise Estruturada As dificuldades que são causadas por problemas de comunicação, mudanças de requisitos e técnicas inadequadas de avaliação, tornam a análise estruturada uma fase critica no

Leia mais

Despacho Económico-Ambiental de Sistemas de Energia Termoeléctricos Inseridos no Mercado de Carbono

Despacho Económico-Ambiental de Sistemas de Energia Termoeléctricos Inseridos no Mercado de Carbono Desacho Económco-Ambental de Sstemas de Energa Termoeléctrcos Inserdos no Mercado de Carbono V.M.F. Mendes, J.P.S. Catalão, S.J.P.S. Marano e L.A.F.M. Ferrera Deartamento de Engenhara Electrotécnca e Automação

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 2013 DA UNICAMP-FASE 1. RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA

PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 2013 DA UNICAMP-FASE 1. RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 03 DA UNICAMP-FASE. PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA QUESTÃO 37 A fgura abaxo exbe, em porcentagem, a prevsão da oferta de energa no Brasl em 030, segundo o Plano Naconal

Leia mais

Colégio Politécnico da UFSM DPADP0024 : Processamento Digital de Imagens (Prof. Dr. Elódio Sebem)

Colégio Politécnico da UFSM DPADP0024 : Processamento Digital de Imagens (Prof. Dr. Elódio Sebem) Para melhor aroveitamento das informações roduzidas or diferentes sensores, alguns métodos de rocessamento de imagens têm sido roostos. Estes métodos combinam imagens de diferentes características esectrais

Leia mais

Introdução aos estudos de instalações hidráulicas. Inicia-se considerando a instalação hidráulica denominada de instalação de

Introdução aos estudos de instalações hidráulicas. Inicia-se considerando a instalação hidráulica denominada de instalação de Introdução aos estudos de nstalações hdráulcas. Inca-se consderando a nstalação hdráulca denonada de nstalação de recalque reresentada ela oto a seur. Foto 1 1 Dene-se nstalação de recalque toda a nstalação

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA A PREVISÃO DO TEMPO DE DURAÇÃO DE AUDIÊNCIAS TRABALHISTAS

UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA A PREVISÃO DO TEMPO DE DURAÇÃO DE AUDIÊNCIAS TRABALHISTAS UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA A PREVISÃO DO TEMPO DE DURAÇÃO DE AUDIÊNCIAS TRABALHISTAS ALESSANDRA MEMARI PAVANELLI UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA A PREVISÃO DO TEMPO DE DURAÇÃO

Leia mais

Introdução e Organização de Dados Estatísticos

Introdução e Organização de Dados Estatísticos II INTRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS 2.1 Defnção de Estatístca Uma coleção de métodos para planejar expermentos, obter dados e organzá-los, resum-los, analsá-los, nterpretá-los e deles extrar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA CURSO: LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUÍDA PROFESSOR: JONES OLIVEIRA ALUNO: JONAS FRANCISCO

Leia mais

Capítulo 3-1. A 2ª Lei da Termodinâmica

Capítulo 3-1. A 2ª Lei da Termodinâmica Capítulo 3-1. A 2ª Le da ermodnâma Baseado no lvro: Atkns Pysal Cemstry Egt Edton Peter Atkns Julo de Paula 29-04-2007 Mara da Coneção Pava 1 A segunda le da termodnâma é baseada na experêna umana. odos

Leia mais

MÉTODO DE RESSECÇÃO APLICADO NA DETERMINAÇÃO DE COORDENADAS NO MONITORAMENTO DE PONTOS

MÉTODO DE RESSECÇÃO APLICADO NA DETERMINAÇÃO DE COORDENADAS NO MONITORAMENTO DE PONTOS III Smóso raslero de êncas Geodéscas e Tecnologas da Geonformação Recfe - E, 7-30 de Julho de 010. 001-005 MÉTODO DE RESSEÇÃO LIDO N DETERMINÇÃO DE OORDENDS NO MONITORMENTO DE ONTOS FINI D.. MIRND LUÍS.

Leia mais

Rastreando Algoritmos

Rastreando Algoritmos Rastreando lgortmos José ugusto aranauskas epartamento de Físca e Matemátca FFCLRP-USP Sala loco P Fone () - Uma vez desenvolvdo um algortmo, como saber se ele faz o que se supõe que faça? esta aula veremos

Leia mais

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Cálculo do Conceito Preliminar de Cursos de Graduação

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Cálculo do Conceito Preliminar de Cursos de Graduação Mnstéro da Educação Insttuto Naconal de Estudos e Pesqusas Educaconas Aníso Texera Cálculo do Conceto Prelmnar de Cursos de Graduação Nota Técnca Nesta nota técnca são descrtos os procedmentos utlzados

Leia mais

www.obconcursos.com.br/portal/v1/carreirafiscal

www.obconcursos.com.br/portal/v1/carreirafiscal www.obconcursos.com.br/portal/v1/carrerafscal Moda Exercíco: Determne o valor modal em cada um dos conjuntos de dados a segur: X: { 3, 4,, 8, 8, 8, 9, 10, 11, 1, 13 } Mo 8 Y: { 10, 11, 11, 13, 13, 13,

Leia mais

CAPÍTULO VI Introdução ao Método de Elementos Finitos (MEF)

CAPÍTULO VI Introdução ao Método de Elementos Finitos (MEF) PMR 40 - Mecânca Computaconal CAPÍTULO VI Introdução ao Método de Elementos Fntos (MEF). Formulação Teórca - MEF em uma dmensão Consderemos a equação abao que representa a dstrbução de temperatura na barra

Leia mais

GABARITO. Física B 07) 56 08) A 09) E. Nas lentes divergentes as imagens serão sempre virtuais. 10) A

GABARITO. Física B 07) 56 08) A 09) E. Nas lentes divergentes as imagens serão sempre virtuais. 10) A Física B Extensivo V. 4 Exercícios 0) V V V V F 0. Verdadeiro. Lentes, disositivos que ormam imagem usando essencialmente as leis da reração. 0. Verdadeiro. Eselhos vértice, oco, centro de curvatura. Lentes:

Leia mais

H. C. S. FERNANDES 1, J. NOGUEIRA 2, A. C. B. ARAÚJO 3. para contato: 1. INTRODUÇÃO

H. C. S. FERNANDES 1, J. NOGUEIRA 2, A. C. B. ARAÚJO 3.  para contato: 1. INTRODUÇÃO RESOLUÇÃO DE SISTEMAS FLASH UTILIZANDO AS EQUAÇÕES DE ESTADO PENG-ROBINSON, REDLICH- KWONG E SOAVE-REDLICH-KWONG ATRAVÉS DO MÉTODO DE SUBSTITUIÇÕES SUCESSIVAS H. C. S. FERNANDES 1, J. NOGUEIRA 2, A. C.

Leia mais

INÁCIO ANDRUSKI GUIMARÃES

INÁCIO ANDRUSKI GUIMARÃES INÁCIO ANDRUSKI GUIMARÃES MODELOS DE REGRESSÃO LOGÍSICA OCULO E DE COMPONENES PRINCIPAIS PARA RECONHECIMENO E CLASSIFICAÇÃO DE PADRÕES COM VARIÁVEL RESPOSA POLIÔMICA ese aresentada como requsto arcal à

Leia mais

Análise Econômica da Aplicação de Motores de Alto Rendimento

Análise Econômica da Aplicação de Motores de Alto Rendimento Análse Econômca da Aplcação de Motores de Alto Rendmento 1. Introdução Nesta apostla são abordados os prncpas aspectos relaconados com a análse econômca da aplcação de motores de alto rendmento. Incalmente

Leia mais

2 Máquinas de Vetor Suporte 2.1. Introdução

2 Máquinas de Vetor Suporte 2.1. Introdução Máqunas de Vetor Suporte.. Introdução Os fundamentos das Máqunas de Vetor Suporte (SVM) foram desenvolvdos por Vapnk e colaboradores [], [3], [4]. A formulação por ele apresentada se basea no prncípo de

Leia mais

Probabilidade parte 2. Robério Satyro

Probabilidade parte 2. Robério Satyro Probabilidade arte Robério Satyro Definição de robabilidade Vamos analisar o fenômeno aleatório lançamento de uma moeda erfeita. Nesse caso, temos: = {C, C} () = Os subconjuntos de são, {C}, { C} e {C,

Leia mais

22/8/2010 COMPLEXIDADE DE ALGORITMOS CES para os numeradores e 1 para o denominador. Noções de complexidade de algoritmos

22/8/2010 COMPLEXIDADE DE ALGORITMOS CES para os numeradores e 1 para o denominador. Noções de complexidade de algoritmos Razão de crescmento desse temo Imortânca de análse de algortmos Um mesmo roblema ode, em mutos casos, ser resolvdo or város algortmos. Nesse caso, qual algortmo deve ser o escolhdo? Crtéro 1: fácl comreensão,

Leia mais

Aula 7: Circuitos. Curso de Física Geral III F-328 1º semestre, 2014

Aula 7: Circuitos. Curso de Física Geral III F-328 1º semestre, 2014 Aula 7: Crcutos Curso de Físca Geral III F-38 º semestre, 04 Ponto essencal Para resolver um crcuto de corrente contínua, é precso entender se as cargas estão ganhando ou perdendo energa potencal elétrca

Leia mais

Probabilidade e Estatística. Correlação e Regressão Linear

Probabilidade e Estatística. Correlação e Regressão Linear Probabldade e Estatístca Correlação e Regressão Lnear Correlação Este uma correlação entre duas varáves quando uma delas está, de alguma forma, relaconada com a outra. Gráfco ou Dagrama de Dspersão é o

Leia mais

Atmosfera Padrão. Atmosfera Padrão

Atmosfera Padrão. Atmosfera Padrão 7631 2º Ano da Licenciatura em Engenharia Aeronáutica 1. Introdução O desemenho de aviões e de motores atmosféricos deende da combinação de temeratura, ressão e densidade do ar circundandante. O movimento

Leia mais

INTRODUÇÃO SISTEMAS. O que é sistema? O que é um sistema de controle? O aspecto importante de um sistema é a relação entre as entradas e a saída

INTRODUÇÃO SISTEMAS. O que é sistema? O que é um sistema de controle? O aspecto importante de um sistema é a relação entre as entradas e a saída INTRODUÇÃO O que é sstema? O que é um sstema de controle? SISTEMAS O aspecto mportante de um sstema é a relação entre as entradas e a saída Entrada Usna (a) Saída combustível eletrcdade Sstemas: a) uma

Leia mais

Dica : Para resolver esse exercício pegue o arquivo pontosm.txt, na página do professor.

Dica : Para resolver esse exercício pegue o arquivo pontosm.txt, na página do professor. Colégio Ténio Antônio Teieira Fernandes Disiplina ICG Computação Gráfia - 3º Anos (Informátia) (Lista de Eeríios I - Bimestre) Data: 10/03/2015 Eeríios 1) Elabore um proedimento em C++ que passe os pares

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 10. Curso de Teoria dos Números - Nível 2. Divisores. Prof. Samuel Feitosa

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 10. Curso de Teoria dos Números - Nível 2. Divisores. Prof. Samuel Feitosa Polos Olímpcos de Trenamento Curso de Teora dos Números - Nível 2 Prof. Samuel Fetosa Aula 10 Dvsores Suponha que n = p α 1 2...pα é a fatoração em prmos do ntero n. Todos os dvsores de n são da forma

Leia mais

COEFICIENTES DE ATRITO

COEFICIENTES DE ATRITO Físia Geral I EF, ESI, MAT, FQ, Q, BQ, OCE, EAm Protoolos das Aulas Prátias 003 / 004 COEFICIENTES DE ATRITO 1. Resumo Corpos de diferentes materiais são deixados, sem veloidade iniial, sobre um plano

Leia mais

O TURISMO COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETITIVIDADE: UMA ANÁLISE DA ROTA DOS TROPEIROS NO OESTE DE MINAS GERAIS

O TURISMO COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETITIVIDADE: UMA ANÁLISE DA ROTA DOS TROPEIROS NO OESTE DE MINAS GERAIS reebido em 7/26 - arovado em 1/26 O TURSMO COMO ALTERNATVA PARA O DESENVOLVMENTO DA COMPETTVDADE: UMA ANÁLSE DA ROTA DOS TROPEROS NO OESTE DE MNAS GERAS TOURSM AS AN ALTERNATVE FOR DEVELOPNG COMPETTVENESS:

Leia mais

Sinais Luminosos 2- CONCEITOS BÁSICOS PARA DIMENSIONAMENTO DE SINAIS LUMINOSOS.

Sinais Luminosos 2- CONCEITOS BÁSICOS PARA DIMENSIONAMENTO DE SINAIS LUMINOSOS. Snas Lumnosos 1-Os prmeros snas lumnosos Os snas lumnosos em cruzamentos surgem pela prmera vez em Londres (Westmnster), no ano de 1868, com um comando manual e com os semáforos a funconarem a gás. Só

Leia mais

Segunda aula de mecânica dos fluidos básica. Estática dos Fluidos capítulo 2 do livro do professor Franco Brunetti

Segunda aula de mecânica dos fluidos básica. Estática dos Fluidos capítulo 2 do livro do professor Franco Brunetti Segunda aula de mecânica dos fluidos básica Estática dos Fluidos caítulo 2 do livro do rofessor Franco Brunetti NO DESENVOLVIMENTO DESTA SEGUNDA AULA NÃO IREI ME REPORTAR DIRETAMENTE AO LIVRO MENCIONADO

Leia mais

O CASO NESTLÉ-GAROTO E REFLEXÕES PARA O USO DE MODELOS DE SIMULAÇÃO NA ANÁLISE ANTITRUSTE

O CASO NESTLÉ-GAROTO E REFLEXÕES PARA O USO DE MODELOS DE SIMULAÇÃO NA ANÁLISE ANTITRUSTE O ASO NESTLÉ-GAROTO E REFLEXÕES PARA O USO E MOELOS E SIMULAÇÃO NA ANÁLISE ANTITRUSTE Ian Ramalho Guerrero 1 Resumo O uso de modelos de smulação tem sdo cada vez mas recorrente em casos de concentração

Leia mais

1. Introdução. 1 Exemplos na América Latina são Argentina, Chile, Colômbia, México, Uruguai e Venezuela. No resto do mundo,

1. Introdução. 1 Exemplos na América Latina são Argentina, Chile, Colômbia, México, Uruguai e Venezuela. No resto do mundo, Sumáro 1. Introdução. Economa Normatva.1. Informação Smétrca e Inconsstênca Dnâmca.. A Proosta de Rogoff.3. Indeendênca e Flexbldade 3. Economa Postva 3.1. O Modelo de Cukerman: Elementos e Equlíbro 3..

Leia mais

Conceitos e fórmulas

Conceitos e fórmulas 1 Conceitos e fórmulas 1).- Triângulo: definição e elementos principais Definição - Denominamos triângulo (ou trilátero) a toda figura do plano euclidiano formada por três segmentos AB, BC e CA, tais que

Leia mais

Análise Discriminante: classificação com 2 populações

Análise Discriminante: classificação com 2 populações Análse Dscrmnane: classcação com oulações Eemlo : Proreáros de coradores de rama oram avalados seundo duas varáves: Renda U$ ; Tamanho da roredade m. Eemlo : unção dscrmnane unvarada ~ ama4 4 3 e ~ ama8.5

Leia mais

PROVA DE FÍSICA 2º ANO - ACUMULATIVA - 2º TRIMESTRE TIPO A

PROVA DE FÍSICA 2º ANO - ACUMULATIVA - 2º TRIMESTRE TIPO A PROA DE FÍSICA º ANO - ACUMULATIA - º TRIMESTRE TIPO A 0) Considere as seguintes roosições referentes a um gás erfeito. I. Na transformação isotérmica, o roduto. é roorcional à temeratura do gás. II. Na

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO Euldes Pedrozo Jr. ESTIMAÇÃO DAS ELASTICIDADES DA DEMANDA POR ENERGIA ELÉTRICA E ALIMENTOS NO BRASIL: Uma aálse a artr do Modelo

Leia mais

Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa TERMODINÂMICA APLICADA.

Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa TERMODINÂMICA APLICADA. ERMODINÂMICA APLICADA Deartamento de Engenhara Geográfca, Geofísca e Energa Faculdade de Cêncas da Unversdade de Lsboa ERMODINÂMICA APLICADA Programa. Concetos báscos da ermodnâmca. 2. Prncío Zero da termodnâmca.

Leia mais

Análise de desempenho de uma classe de gráficos de controle adaptativos

Análise de desempenho de uma classe de gráficos de controle adaptativos XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasl, 9 a de Outubro de 6 Análse de desemenho de uma lasse de gráfos de ontrole adatatvos Maysa Saramento de Magalhães (ENCE/IBGE) maysa@bge.gov.br Antôno Fernando Brano Costa

Leia mais

Revisão e Dicas de Projeto Conceitual Modelo ER

Revisão e Dicas de Projeto Conceitual Modelo ER Revisão e Dicas de Projeto Conceitual Modelo ER Modelo definido or Peter Chen em 1976 modelo sofreu diversas extensões e notações ao longo do temo Padrão ara modelagem conceitual de BD modelo simles oucos

Leia mais

Proposta de resolução do Exame Nacional de Matemática A 2017 (2 ạ fase) GRUPO I (Versão 1) Assim, 2! 3! 4 = 48 é a resposta pedida.

Proposta de resolução do Exame Nacional de Matemática A 2017 (2 ạ fase) GRUPO I (Versão 1) Assim, 2! 3! 4 = 48 é a resposta pedida. Proosta de resolução do Eame Naconal de Matemátca A 7 ( ạ fase) GRUPO I (Versão ) P P I I I. 3 3! 3! = 6 = 8 Estem quatro maneras dstntas de os algarsmos ares estarem um a segur ao outro (PPIII ou IPPII

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE FATORAÇÃO DE INTEIROS CRIVO QUADRÁTICO

IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE FATORAÇÃO DE INTEIROS CRIVO QUADRÁTICO IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE FATORAÇÃO DE INTEIROS CRIVO QUADRÁTICO Alne de Paula Sanches 1 ; Adrana Betâna de Paula Molgora 1 Estudante do Curso de Cênca da Computação da UEMS, Undade Unverstára de Dourados;

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UnilesteMG

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UnilesteMG 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UnlesteMG Dscplna: Introdução à Intelgênca Artfcal Professor: Luz Carlos Fgueredo GUIA DE LABORATÓRIO LF. 01 Assunto: Lógca Fuzzy Objetvo: Apresentar o

Leia mais

Modelagem Conceitual parte II

Modelagem Conceitual parte II Modelagem Conceitual arte II Vitor Valerio de Souza Camos Objetivos Aresentar o conceito de. Mostrar a cardinalidade de. Aresentar os tios de s. Aresentar o conceito de entidade fraca Aresentar o conceito

Leia mais

Fast Multiresolution Image Querying

Fast Multiresolution Image Querying Fast Multresoluton Image Queryng Baseado no artgo proposto por: Charles E. Jacobs Adan Fnkelsten Davd H. Salesn Propõe um método para busca em um banco de dados de magem utlzando uma magem de consulta

Leia mais

Lista de Exercícios 4: Soluções Sequências e Indução Matemática

Lista de Exercícios 4: Soluções Sequências e Indução Matemática UFMG/ICEx/DCC DCC Matemática Discreta Lista de Exercícios : Soluções Sequências e Indução Matemática Ciências Exatas & Engenharias o Semestre de 05 O conjunto dos números racionais Q é enumerável, ou seja,

Leia mais

0 são números reais negativos. Desta maneira, existem duas possibilidades:

0 são números reais negativos. Desta maneira, existem duas possibilidades: Aula 5 Projeto de Sistemas de Controle or meio do Método do Lugar das Raízes SCS Sistemas de Controle / Servomeanismos Aula 5 Projeto de Sistemas de Controle or meio do Método do Lugar das Raízes Definição:

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE TAGUCHI NA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PROJETOS. Uma equação simplificada para se determinar o lucro de uma empresa é:

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE TAGUCHI NA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PROJETOS. Uma equação simplificada para se determinar o lucro de uma empresa é: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE TAGUCHI A REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PROJETOS Ademr José Petenate Departamento de Estatístca - Mestrado em Qualdade Unversdade Estadual de Campnas Brasl 1. Introdução Qualdade é hoje

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO i. Ars Longa, Vita Brevis. Hipócrates

ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO i. Ars Longa, Vita Brevis. Hipócrates Ars Longa Vta Brevs. Hócrates Resumo Gestão de estoques de rodutos estmatvas e metas de vendas aroração de custos e lucros em uma emresa do setor varesta são algumas das atvdades que devem estar dretamente

Leia mais

DOSAGEM DE TRAÇOS DE CONCRETO PARA OBRAS DE PEQUENO PORTE, PELO MÉTODO ACI/ABCP E MODELO PROPOSTO POR CAMPITELI. Junio de Matos Torres

DOSAGEM DE TRAÇOS DE CONCRETO PARA OBRAS DE PEQUENO PORTE, PELO MÉTODO ACI/ABCP E MODELO PROPOSTO POR CAMPITELI. Junio de Matos Torres 0 DOSAGE DE TRAÇOS DE ONRETO PARA OBRAS DE PEQUENO PORTE, PELO ÉTODO AI/ABP E ODELO PROPOSTO POR APITELI. Junio de atos Torres Garanhuns setembro de 2015 1 ONRETO DEFINIÇÃO onreto é basiamente o resultado

Leia mais

Aula 7 Fótons e ondas de matéria I. Física Geral F-428

Aula 7 Fótons e ondas de matéria I. Física Geral F-428 Aula 7 Fótons e ondas de matéria I Físia Geral F-8 No iníio do séulo XX, a maioria dos físios areditava que a Físia estava omleta, desrita através da Meânia Clássia, do letromagnetismo de Maxwell e da

Leia mais

NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA CE076

NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA CE076 5. COMPONENTES PRINCIPAIS 5. Introdução A análse de Comonentes Prncas está relaconada com a exlcação da estrutura de covarânca or meo de oucas combnações lneares das varáves orgnas em estudo, ou sea, rocura

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Curso de Economia

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Curso de Economia CCSA - Centro de Cêncas Socas e Aplcadas Curso de Economa ECONOMIA REGIONAL E URBANA Prof. ladmr Fernandes Macel LISTA DE ESTUDO. Explque a lógca da teora da base econômca. A déa que sustenta a teora da

Leia mais

RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS Defnções RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS Problemas de Valor Incal PVI) Métodos de passo smples Método de Euler Métodos de sére de Talor Métodos de Runge-Kutta Equações de ordem superor Métodos

Leia mais

ESPELHOS E LENTES ESPELHOS PLANOS

ESPELHOS E LENTES ESPELHOS PLANOS ESPELHOS E LENTES 1 Embora para os povos prmtvos os espelhos tvessem propredades mágcas, orgem de lendas e crendces que estão presentes até hoje, para a físca são apenas superfíces poldas que produzem

Leia mais

PREVISÃO DE PARTIDAS DE FUTEBOL USANDO MODELOS DINÂMICOS

PREVISÃO DE PARTIDAS DE FUTEBOL USANDO MODELOS DINÂMICOS PREVISÃO DE PRTIDS DE FUTEBOL USNDO MODELOS DINÂMICOS Oswaldo Gomes de Souza Junor Insttuto de Matemátca Unversdade Federal do Ro de Janero junor@dme.ufrj.br Dan Gamerman Insttuto de Matemátca Unversdade

Leia mais

Modelagem no Domínio do Tempo. Carlos Alexandre Mello. Carlos Alexandre Mello cabm@cin.ufpe.br 1

Modelagem no Domínio do Tempo. Carlos Alexandre Mello. Carlos Alexandre Mello cabm@cin.ufpe.br 1 Carlos Alexandre Mello 1 Modelagem no Domínio da Frequência A equação diferencial de um sistema é convertida em função de transferência, gerando um modelo matemático de um sistema que algebricamente relaciona

Leia mais

Capítulo 2 Método de Cross

Capítulo 2 Método de Cross UNIERSIDDE NDRNTE DE SÃO PUO - Escola de Engenhara vl Notas de aula do curso Teora das Estruturas Prof. Dr. Rcardo de. lvm.. Introdução aítulo étodo de ross O étodo de ross é um método que ermte calcular

Leia mais

Fluxo de Potência em Redes de Distribuição Radiais

Fluxo de Potência em Redes de Distribuição Radiais COE/UFRJ rograma de Engenharia Elétrica COE 751 Análise de Redes Elétricas Fluxo de otência em Redes de Distribuição Radiais 1.1 Formulação do roblema Os métodos convencionais de cálculo de fluxo de otência

Leia mais

a 1 x 1 +... + a n x n = b,

a 1 x 1 +... + a n x n = b, Sistemas Lineares Equações Lineares Vários problemas nas áreas científica, tecnológica e econômica são modelados por sistemas de equações lineares e requerem a solução destes no menor tempo possível Definição

Leia mais

Associação de resistores em série

Associação de resistores em série Assocação de resstores em sére Fg.... Na Fg.. está representada uma assocação de resstores. Chamemos de I, B, C e D. as correntes que, num mesmo nstante, passam, respectvamente pelos pontos A, B, C e D.

Leia mais

Metodologia IHFA - Índice de Hedge Funds ANBIMA

Metodologia IHFA - Índice de Hedge Funds ANBIMA Metodologa IHFA - Índce de Hedge Funds ANBIMA Versão Abrl 2011 Metodologa IHFA Índce de Hedge Funds ANBIMA 1. O Que é o IHFA Índce de Hedge Funds ANBIMA? O IHFA é um índce representatvo da ndústra de hedge

Leia mais

Sistemas de Filas: Aula 5. Amedeo R. Odoni 22 de outubro de 2001

Sistemas de Filas: Aula 5. Amedeo R. Odoni 22 de outubro de 2001 Sstemas de Flas: Aula 5 Amedeo R. Odon 22 de outubro de 2001 Teste 1: 29 de outubro Com consulta, 85 mnutos (níco 10:30) Tópcos abordados: capítulo 4, tens 4.1 a 4.7; tem 4.9 (uma olhada rápda no tem 4.9.4)

Leia mais

Cálculo do Conceito ENADE

Cálculo do Conceito ENADE Insttuto aconal de Estudos e Pesqusas Educaconas Aníso Texera IEP Mnstéro da Educação ME álculo do onceto EADE Para descrever o cálculo do onceto Enade, prmeramente é mportante defnr a undade de observação

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Modelo Cascata ou Clássico

Modelo Cascata ou Clássico Modelo Cascata ou Clássico INTRODUÇÃO O modelo clássico ou cascata, que também é conhecido por abordagem top-down, foi proposto por Royce em 1970. Até meados da década de 1980 foi o único modelo com aceitação

Leia mais

Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.

Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel. Matemática Essencial Equações do Segundo grau Conteúdo Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/ 1 Introdução

Leia mais

IPC-W: Metodologia de Cálculo

IPC-W: Metodologia de Cálculo IPC-W: Metodologa de Cálulo EMAp/IBRE 2/novembro/207 O presente relatóro resume a metodologa de álulo do IPC-W, ontrastando om o álulo do IPC. Este proesso de álulo é posteror à extração e lmpeza dos dados,

Leia mais

Resoluções dos testes propostos. T.255 Resposta: d O potencial elétrico de uma esfera condutora eletrizada é dado por: Q 100 9 10 Q 1,0 10 9 C

Resoluções dos testes propostos. T.255 Resposta: d O potencial elétrico de uma esfera condutora eletrizada é dado por: Q 100 9 10 Q 1,0 10 9 C apítulo da físca apactores Testes propostos ndade apítulo apactores Resoluções dos testes propostos T.55 Resposta: d O potencal elétrco de uma esfera condutora eletrzada é dado por: Vk 0 9 00 9 0,0 0 9

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA UNICAMP-FASE 2. 2014 RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA

RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA UNICAMP-FASE 2. 2014 RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA RESOLUÇÃO D PROV DE MTEMÁTIC UNICMP-FSE. PROF. MRI NTÔNI C. GOUVEI. é, sem úv, o lmento refero e mutos ulsts. Estm-se que o onsumo áro no Brsl sej e, mlhão e s, seno o Esto e São Pulo resonsável or % esse

Leia mais