CAPÍTULO 7 - PEDESTRES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPÍTULO 7 - PEDESTRES"

Transcrição

1 175 CAPÍTULO 7 - PEDESTRES Atravessar uma via é um procedimento que, à primeira vista é simples, mas, requer plenas condições físicas e psicológicas de um indivíduo para ser executado com sucesso. Qualquer deficiência, permanente ou temporária, em uma dessas funções pode resultar em um acidente de trânsito. Uma pesquisa desenvolvida no TRRL e concluída em 1975, por SAUBER e STAUGHTON, apud ROZESTRATEN analisou acidentes, entre março de1970 e abril de O estabelecimento dos elementos que contribuíram para os acidentes levou os pesquisadores a subdividir os fatores humanos em três classes: 1- o erro do condutor; 2 o erro do pedestre; 3 as condições do condutor. È reproduzido abaixo o Quadro que mostra a distribuição dos fatores relativos a erros de pedestres. Fatores Relativos a Erros dos Pedestres FATORES No. DE FATORES % Falta de Atenção Falhou ao olhar Em posição perigosa Olhou mas não viu Avaliação errada de velocidade e distância Decisão errada Total 44,0 23,4 16,7 9,3 5,3 1,3 100,0 Uma pesquisa da Associação Nacional das Autoridades Rodoviárias da Austrália que analisou acidentes envolvendo pedestres, concluiu que estes foram os culpados em 65% das ocorrências. Em Campinas, SP, uma pesquisa feita a partir dos boletins de ocorrência e observações dos técnicos da Prefeitura revelou que 80% dos acidentes de trânsito são provocados por imprudência dos pedestres (publicado na Folha de São Paulo em 21/05/94). Num conflito veículo x pedestre é notória a diferença de velocidade entre ambos. A título de comparação, é mostrado no Quadro adiante, a velocidade média do pedestre em m/s, unidade normalmente adotada, e a correspondente em km/h, para que se possa fazer uma comparação com a velocidade do veículo. Velocidade médias de caminhada Idade e Sexo Velocidade Média (m/s) Velocidade Média (km/h) Homens com menos de 55 anos Homens com mais de 55 anos Mulheres com menos de 50 anos Mulheres com mais de 50 anos Mulheres com crianças Crianças de 6 a 10 anos Adolescentes 1,7 1,5 1,4 1,3 0,7 1,1 1,8 6,1 5,4 5,0 4,7 2,5 4,0 6,5

2 176 O movimento de Pedestres numa via, normalmente ocorre em duas direções (longitudinal e transversal) 1) PASSEIOS No movimento longitudinal de pedestres numa via, a medida mais simples, mais efetiva e de custo relativamente baixo é a construção de passeio, se possível, em nível mais elevado que a pista de rolamento, e com o meio-fio demarcando o limite das duas áreas. A largura desse passeio deve obedecer aos valores abaixo apresentados: LOCAL LARGURA (m) MÍNIMA DESEJÁVEL Áreas residenciais, de comércio fraco, periferia ou baixo volume de pedestres 1,80 3,00 Áreas centrais, centros comerciais de bairro, junto a grandes pólos geradores de tráfego (shopping, 3,00 4,00 fábricas, escolas, etc) Quando existe mobiliário urbano (bancas de jornais, telefones públicos, etc) ou outro obstáculo físico que prejudicam o movimento livre dos pedestres Descontar a para manter vamente útil largura perdida a largura efeti - acima No caso de vias com velocidades altas (>60 km/h) ou em vias com topografia e/ou geometria inadequada (curvas fechadas, aclives ou declives acentuados, etc) devem ser adotadas medidas de segurança para os pedestres. Para evitar que os veículos desgovernados saiam da pista e atinjam pedestres ou mesmo propriedades lindeiras, podem ser implantadas barreiras rígidas ou defensas entre o limite da via e o passeio.

3 177 2) GRADIL A função do gradil é canalizar o pedestre para que o mesmo realize a travessia em local desejado pelo projetista. Toda a canalização feita por gradis deve ser seguida de placas de orientações para que o pedestre saiba como proceder diante da barreira. Os gradis podem ser flexíveis ou rígidos, embora seja recomendável que seja rígido e que tenha altura em torno de 1,10 m a fim de evitar a sua transposição por parte do pedestre. O gradil com altura superior, pode restringir a visibilidade entre o pedestre e o motorista. O gradil, quando colocado na esquina deve ser prolongado, conforme mostra a figura Canalização com Gradil, para que o pedestre não venha a caminhar sobre a guia para realizar a travessia em local indevido. A canalização deve ser feita nos dois lados da via, pois se houver canalização em apenas uma calçada, o pedestre pode efetuar a travessia do lado oposto e se deparar com um obstáculo à sua frente. O gradil deve ser contínuo, pois se houver descontinuidade devido a acessos de veículos nas garagens particulares, acabará havendo desrespeito. É conveniente deixar o gradil afastado de, aproximadamente, 50 cm para que possa acomodar o pedestre que atravesse obliquamente e possa ser esmagado contra o gradil.

4 178 3) FLOREIRAS A Floreira é outra alternativa de canalização de pedestres para impedir que o mesmo realize travessia em locais perigosos.

5 179 Tem vantagens sobre o gradil, porque elas entram como um elemento decorativo e, por isso mesmo mais preservado contra a depredação. No caso dos gradis, é comum observar buracos abertos em determinados locais por onde passam os pedestres. Como as floreiras apresentam conotações de decoração e paisagismo, é sempre mais simpático utilizar este recurso ao do gradil. Contudo, exige espaços maiores, pois normalmente são circulares ou retangulares e, se a calçada for estreita não poderão ser utilizadas. A altura final das floreiras (conjunto vaso + plantas) não deve ultrapassar de 1,0 m para que não venha a impedir visão mútua entre motoristas e pedestres. Deve-se escolher plantas pequenas para evitar podas constantes.

6 180 4) AVANÇO DE CALÇADA O avanço de calçada é uma solução que faz diminuir o tempo e a distância de travessia de uma via por parte dos pedestres. Podem assim, aproveitar melhor as brechas existentes no trânsito para realizar a travessia, diminuindo o número de pessoas acumuladas esperando a oportunidade. Faz, por outro lado, com que os veículos reduzam a velocidade devido ao estreitamento de pista, aumentando a segurança do pedestre. Quando colocado na esquina, impede que veículos estacionem irregularmente no local indevido atrapalhando, não só a visibilidade, mas também a conversão de veículos maiores vindo da outra via. O avanço de calçada pode ser implantado tanto na esquina como no meio da quadra. É uma solução interessante para ser estudada sua utilização nas saídas das escolas, shoppings, fábricas, playcenters, ginásio de esportes, estádios, hospitais, etc Essa prática faz com que o pedestre fique dentro de uma visão frontal dos motoristas e numa área livre de interferências que existem nas calçadas e, nos casos em que a calçada é estreita, onde o ciclo semafórico é longo, evita que os pedestres avancem sobre o leito viário enquanto esperam a oportunidade de travessia. Por outro lado, essa prática torna-se atraente para os camelôs, principalmente os que vendem cigarros e doces, razão porque exige da Prefeitura uma fiscalização constante. A largura do avanço da calçada deve ser da ordem de 2,0 a 2,5 m que, corresponde, normalmente, à largura da área de estacionamento junto ao meio fio. Nas esquinas, deve-se arredondar o canto no sentido das conversões dos veículos, utilizando-se o Gabarito de curva horizontal. Recomenda-se o avanço de calçada em locais onde o trecho anterior possua estacionamento permitido junto ao meio fio. Se realizado em locais sem o estacionamento no trecho anterior, é necessário alargar a calçada no trecho anterior para que o estreitamento da pista se dê de forma suave.

7 181

8 182 5) REFÚGIO Em vias muito largas (superiores a 12 m) a construção de uma ilha ou par de ilhas no leito viário é uma solução barata, principalmente se executado em guia moldada in loco e que permite aos pedestres realizarem a travessia com maior facilidade (em duas etapas).

9 183 É recomendável em vias onde existe uma concentração de travessia de pedestres, como escolas, hospitais, supermercados, shoppings centers, pontos de ônibus e cruzamentos, que não comportem o semáforo específico para pedestres. Recomenda-se a largura mínima do refúgio de 1,0 m com linha de bordo de 0,30 m de cada lado, como faixa de segurança entre a linha de bordo e o refúgio.

10 184

11 185 6) SEMÁFORO DE BOTOEIRA Trata-se de uma solução conveniente quando a travessia de pedestres não é contínua. Veja maiores referências sobre esse assunto no capítulo Semáforos. 7) CANTEIRO CENTRAL O Canteiro Central tem o objetivo principal de separar os fluxos opostos de uma via, para que não hajam ultrapassagens na contra-mão. Para pedestres tem a mesma função que o refúgio, e, da mesma forma, deve ter uma largura mínima de 1,0 m e não é recomendável para vias de largura inferior a 14, 0 m. Tem a vantagem de evitar que veículos efetuem retornos no meio da quadra. 8) RUA DE PEDESTRES (CALÇADÃO) O calçadão tem sido projetado nas diversas cidades, muito mais como uma opção política, tentando criar uma área de descanso e recreação, do que por necessidade de trânsito. Tecnicamente, pode ser projetado para vias de grande fluxo de pedestres no sentido longitudinal, onde se observa constantemente, o avanço no leito viário devido à falta de capacidade da calçada existente. Contudo, trata-se de um sistema que exige a troca de pavimento, para um tipo especial (outra aparência) que seja adequada para identificar o trânsito exclusivo de pedestres, mas que tenha capacidade de suporte para veículos, inclusive pesados. Táxis, moradores da área, caminhões de carga/descarga, ambulâncias, bombeiros, são alguns dos veículos que poderão ter necessidade de adentrar por essas vias. 9) ILHAS A principal função de ilhas é ordenar o tráfego de veículos para que os mesmos efetuem as operações de conversão e mudança de faixas, de forma correta a fim de não entrarem em conflito com outros em sentido contrário. Contudo, podem ser utilizados pelos pedestres como uma forma de realizar a travessia em etapas. Devem ser projetadas através de gabaritos de trajetórias de giro previstas para veículos de projeto, como foi visto no capítulo Projeto Geométrico.

12 186 10) PASSARELAS E PASSAGENS SUBTERRÂNEAS A principal função desses dispositivos é separar o fluxo de veículos e de pedestres, eliminando o conflito, aumentando a segurança. Contudo, nem todos os pedestres utilizam esses meios. Trecho transcrito da Apostila 20 Curso Interno de Segurança de Trânsito - CET - Philip Anthony Gold (início - abre aspas) As vantagens das passarelas em relação a passagens subterrâneas são: - não interferem com os serviços públicos subterrâneos - para os pedestres são esteticamente mais agradáveis, além de serem mais higiênicas. - são melhores do aspecto de segurança pessoal - em geral, são mais econômicas podendo custar apenas 10% de uma passagem subterrânea A Passagem Subterrânea apresenta as seguintes vantagens: - menor desnível a ser transposto pelo pedestre (3,0 a 3,5 m em vez de 5,0 a 5,5 m da passarela) - menores inconvenientes estéticos sob ponto de vista urbanístico - são bem mais confortáveis em condições atmosféricas adversas Em geral, nas zonas centrais das cidades são mais utilizadas as passagens subterâneas, e nas zonas periféricas, onde existe mais espaço, as passarelas. Os problemas fundamentais da passagem subterrânea são os remanejamentos dos serviços públicos existentes no subsolo, o que encarece consideravelmente sua construção. As dimensões úteis mínimas admissíveis para as passagens subterrâneas ou fechadas são de 2,5 m de altura com 2,2 m de altura livre e, caso os acessos sejam em rampas, estas não devem exceder de 10%. A máxima concentração admissível é de 1,4 ped/m2, para a qual a velocidade será de 3 a 4 km/h e a capacidade de 60 ped/min por metro de largura da passarela, ou seja, pedestres/hora por metro de largura. As passagens em desnível para pedestres geralmente impõem um aumento no tempo de percurso, o que desincentiva os pedestres a utilizá-las.

13 187 Assim sendo, a locação das passagens nos percursos desejados pelos pedestres é fundamental no êxito das passagens. Se possível, deve-se inseri-las em um projeto urbanístico que os leve naturalmente a usar a passarela. Em outros casos, é preciso instalar barreiras/gradis para conduzir os pedestres. Se as condições financeiras permitirem, recomenda-se até mesmo a instalação de escadas rolantes para acesso a passagens em desnível. Em Madrid em 1972 observou-se o comportamento dos pedestres na utilização de passagens subterrâneas em vias com 6 faixas de tráfego e volume de a veículos/dia. Constatou-se que a perda de um minuto na utilização da passagem subterrânea, em relação à travessia em nível, gerava um desrespeito da ordem de 50%. Em tempos iguais esse desrespeito caía para 10%. Na Inglaterra (Department of the Enviroment), verificou-se que, para quase a totalidade dos pedestres utilizarem a passarela, o tempo de cruzá-la tem de ser da ordem de 75% do tempo que se leva para cruzar em nível. Embora cada local possua características próprias, a Figura 10.38, para velocidade <60 km/h, determina um critério de avaliação para definir se a travessia deve ser efetuada em desnível. Trecho transcrito da Apostila 20 Curso Interno de Segurança de Trânsito - CET - Philip Anthony Gold (fim - fecha aspas)

14 188 11) MELHORIA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA Muitos acidentes ocorrem devido à invisibilidade de um ou de ambos elementos conflitantes e não têm relação com as circunstâncias físicas da via ou mesmo com as eventuais falhas de motoristas e pedestres. Em condições noturnas, as vias apresentam sérias deficiências de visibilidade devido à deficiente ou inexistente iluminação pública, tornando-se potencialmente periculoso à ocorrência de atropelamentos. O assunto Iluminação e Visibilidade é tratado em capítulo próprio, devendo o leitor recorrer àquele capítulo para o desenvolvimento dessa fase. 12) RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PRÁTICOS 12.1 TRAVESSIA DE PEDESTRES (BRECHAS) (observações e exemplo de cálculo) As travessias de vias urbanas por parte de pedestres, normalmente, não apresentam dificuldades devido à baixa velocidade dos veículos. Contudo, em determinadas vias, a velocidade dos veículos pode ser alta (vias expressas, ou semi-expressas) e o pedestre passa a encontrar dificuldades de travessias. Por outro lado, é muito comum rodovias atravessarem perímetros urbanos. Nesse caso, a velocidade pode ser alta, bem como alto pode ser o volume de tráfego. O exemplo de cálculo a seguir faz uma análise de brechas existentes e de tempos de espera do pedestre no aguardo de uma brecha adequada para realizar travessia. Entende-se por brecha, o intervalo de tempo decorrente da passagem, por um ponto, do traseiro de um veículo, e a passagem da frente do veículo seguinte.

15 189 EXERCÍCIO 12.1 Seja uma via, com as características adiante indicadas, de alta velocidade (110 km/h), onde se pretende calcular as demoras para travessia de pedestres. a) BRECHA REQUERIDA PARA TRAVESSIA A brecha requerida para travessia é calculada pela expressão: Onde: L Tp = δ Vp Tp = brecha requerida para travessia de pedestres L = largura a atravessar = 7,20 m Vp = velocidade do pedestre em nível (adotado = 1,2 m/s para adulto normal e 0,9 m/s para idoso) δ = parâmetro empírico: 3 segundos para travessias menores que 8 metros e baixa velocidade 5 segundos para travessias maiores que 8 metros ou altas velocidades 7 segundos para travessias maiores que 8 metros e altas velocidades (adotado 5 segundos por ser alta velocidade) Considera-se alta velocidade, vias com velocidade igual ou superior a 80 km/h. 7,20 Tp = = 11 segundos (adulto normal) 1,2 7,20 Tp = = 13 segundos (idoso) 0,9 b) BRECHA MÍNIMA ACEITA PELO PEDESTRE L α = t Vp ( t = tempo de reação, 1 segundo)

16 190 α = (7,20/1,2) + 1 = 7 segundos (adulto normal) α = (7,20/0,9) + 1 = 9 segundos (idoso) c) ATRASO ESTIMADO PARA ATRAVESSAR A VIA Tráfego no ano 2020 (ano de projeto) = veículos/dia (duplo sentido) Pico horário adotado nos estudos de tráfego = 12,97% para a 30 ª hora FHP = 0,85 Fluxo veicular para o pico de 15 minutos: - ano de projeto: q = veículos/hora = 0,55 veículos/seg c.1) Atraso pela aceitação da brecha normal (ano de projeto = ano 2020) e q.α 1 d = α q q e 0, d = = 758 segundos = 12,6 minutos (adulto normal) 0,55 0,55 e 0, d = = 2302 segundos = 38,3 minutos (idoso) 0,55 0,55 c.2) Atraso pela aceitação da brecha mínima (ano de projeto = ano 2020) e q.α 1 d = α q q e 0, d = = 76,6 segundos = 1,3 minutos (adulto normal) 0,55 0,55 e 0, d = = 245,9 segundos = 4,1 minutos (idoso) 0,55 0,55

17 191 d) VISIBILIDADE REQUERIDA PARA TRAVESSIA d.1) Travessia Ideal distância d 2p = velocidade x brecha (velocidade = 110 km/h = 30,55 m/s) d 2p = 30, = 336 m (adulto normal) d 2p = 30, = 397m (idoso) d.1) Travessia com Segurança Mínima distância d 2p = velocidade x brecha (velocidade = 110 km/h = 30,55 m/s) d 2p = 30,55. 7 = 214 m (adulto normal) d 2p = 30,55. 9 = 275 m (idoso) Como foi visto nos cálculos acima, no ano 2020 (ano horizonte) o adulto normal terá plenas condições de travessia se a distância de visibilidade for superior a 220 m, desde que aceite os tempos de espera (atrasos). Terá um tempo de espera de 12,6 minutos para conseguir atravessar se aceitar apenas as brechas normais; terá tempo de espera de 1,3 minutos se aceitar a brecha mínima. Toda essa consideração será válida se a distância de visibilidade for superior a 220 m.. Como esses cálculos foram realizados para o fluxo de pico de 15 minutos (pior fluxo do dia), significa que em horários fora de pico, o pedestre terá mais facilidade de travessia que o calculado. Os acidentes normalmente ocorrem porque as condições não são normais e porque o pedestre não se apresenta em condições psicológicas adequadas (distraído, atravessar sem olhar, etc) ou porque o mesmo atravessa a rodovia em local onde distância de visibilidade é inferior à calculada acima.

18 ESCOLHA DO TIPO DE TRAVESSIA (ANEXO) TEXTO EXTRAÍDO DA PUBLICAÇÃO: SERVIÇOS DE ENGENHARIA MANUAL DE SEGURANÇA DE PEDESTRES MINISTÉRIO DA JUSTIÇA CONTRAN DENATRAN (PÁGINAS 70-85) (Utilizada mesma itemização do Manual) 3. MÉTODO DE ESCOLHA DE TRAVESSIA Quando da escolha do tipo de travessia a ser implantado em determinado local, surge a necessidade de se estabelecer um só critério racional e uma metodologia a ser seguida Critério Adotado 0 tempo gasto pelas pessoas em transporte dentro de um veículo e no seu deslocamento a pé é igualmente importante. Alguém que em determinado momento é pedestre, pode em outro estar dirigindo seu próprio automóvel ou ser passageiro de um ônibus. O tempo perdido em congestionamentos,esperas ao longo do meio-fio para poder atravessar a rua ou em outras situações, se caracteriza como um retardamento. Portanto, partindo destas premissas básicas, o critério adotado para a escolha do tipo de travessia é aquele que minimize o retardamento total de todas as pessoas afetadas pela implantação da travessia. Estas pessoas são tanto os pedestres, quanto os passageiros dos veículos trafegando pelo local considerado Metodologia Proposta A metodologia aqui proposta consiste nas seguintes etapas : 1) Deve-se determinar as características do local a ser estudado (tais como a largura da via,se a via é via de mão única ou não, etc.) e obter dados a partir das pesquisas de campo (tais como volume de veículos,volume de pedestres etc.). 2) Calcula-se o retardamento sofrido por pedestre para travessia sem semáforo e com semáforo. Sabendo-se o volume de pedestres que utilizariam a travessia, obtém-se o retardamento para todos os pedestres no local. Deve-se considerar as travessias com semáforo acionado pelo pedestre. Deve-se optar por semáforo de ciclo fixo, onde se tornar inviável, por razões técnicas e/ou econômicas, a instalação de semáforo acionado pelo pedestre. 3) Calcula-se o retardamento sofrido por veiculo para cada tipo de travessia.

19 193 4) Determina-se, a partir dos dados coletados, a taxa média de ocupação de cada veiculo passando pelo local. 5) Com o número de pessoas ocupando os veículos que passam pelo trecho e o retardamento para cada um desses veículos, calcula-se o retardamento sofrido por todos os ocupantes dos veículos (para o método de cálculo de retardamento ver o item 3.5 deste Capitulo). 6) Somando-se o retardamento obtido no item anterior e o retardamento obtido no item 2, determina-se o retardamento sofrido por todas as pessoas que passam pelo trecho (a pé ou em qualquer tipo de veículo), para todos os tipos de travessia. 7) Escolhe-se aquela travessia com a qual se obtém o retardamento total. 8) No caso em que for escolhida a travessia com semáforo de ciclo fixo, deve-se pesquisar a viabilidade de substituí-la por uma passagem em desnível Composição do Tráfego e Taxa de Ocupação Média dos Veículos Para saber quantas pessoas passam pelo trecho é necessário obter os seguintes dados: Composição do tráfego no local, ou seja, dentro do volume horário de veículos, qual a porcentagem de veículos de passeio, ônibus e caminhão Taxa de Ocupação Média de Cada Tipo de Veiculo. Durante as contagens volumétricas, deve ser feita uma estimativa da taxa de ocupação média de cada tipo de veículo para um dia normal. A taxa de ocupação dos ônibus é que sofre a maior variação durante o decorrer do dia, em função do horário Taxa de Ocupação Média dos Veículos no Trecho Considerado. A taxa de ocupação é variável segundo o tipo de veículo. No entanto, para o cálculo do retardamento total no trecho, utiliza-se o volume de veículos obtidos na contagem, onde cada um (quer seja ônibus, veículo de passeio ou caminhão) será considerado como um veículo apenas. É necessário então,um fator que chamaremos de K, que uniformize a taxa de ocupação ou seja, que transforme a taxa de ocupação variável segundo o tipo de veiculo, numa taxa de ocupação homogênea para todos os veículos obtidos na contagem. Isto significa que cada veículo contado teria um número K de ocupantes. Sendo:

20 194 t vp = taxa de ocupação média dos veículos de passeio. to = taxa de ocupação média dos ônibus. t c = taxa de ocupação dos caminhões. K = tvp (%deveíc.passeio) + t0(%deônibus) + tc(%deca min hão) Definição dos Volumes e Outros Parâmetros Utilizados nos Cálculos dos Retardamentos Volume de Veículos Todos os volumes são obtidos a partir de contagens realizadas no campo. 1) V - Volume diário (veic./dia) É o volume de veículos que, em média, passa no trecho num dia. É obtido da contagem volumétrica feita durante 24 horas de um dia típico ou normal. 2) V i - Volume médio no período T i (veíc./h) Vi = (dos _ volumes _ de _ todas _ horas _ que _ compõem _ Ti) Ti 3) q (veic./seg. ou veíc./h) É o volume de veículos que, em média, passa no local em uma hora de um dia normal. É obtido a partir da contagem no campo. V(veic / dia) q = ou T(horas) se a contagem se deu durante 24 horas. 4) q' - volume equivalente de veículos (ucp/h) q = V(veic / dia) 24horas É o volume q convertido em veículos equivalentes Volume de Pedestres 1) P d - Volume médio diário (ped/dia)

21 195 É o volume de pedestres que, em média, passa no trecho por dia. É obtido da contagem volumétrica feita durante 24 horas ou durante um período T de um dia típico ou normal Fluxo de Saturação Fluxo de saturação é o fluxo máximo de veículos que pode passar por determinado trecho ou aproximação. Ele depende do traçado do local, especialmente da largura da via e também de outros fatores tais como presença de veículos estacionados, existência de movimentos de conversão quando em interseções. Levando-se em conta somente o efeito da largura d via, pode-se exprimir o fluxo de saturação da seguinte forma: - quando 5,5 m < L < 18 m, sendo L a largura da via em metros: S = 525 L (ucp/h) - quando L < 5,5 m. L (m) S (ucp/h) 3,0 3,3 3,6 4,0 4,3 4,6 4,9 5, Duração do Ciclo do Semáforo e Período do Ciclo Efetivamente Verde Ao iniciar o período de verde de um semáforo, os veículos que estavam esperando, levam um certo tempo para começar a andar. No final do período de verde tem início o período de amarelo, durante o qual o fluxo de veículos diminui, pois alguns veículos decidem parar, enquanto outros ainda passam. Para facilitar os cálculos, supõe-se que o fluxo de tráfego continua normal durante a metade deste período de amarelo. Estas parcelas de tempo, onde não tem fluxo efetivo, caracterizam-se como um tempo perdido. O restante do período de verde e de amarelo é chamado de período do ciclo efetiva mente verde (G). O tempo de ciclo ótimo C 0 aquele que provoca o retardamento total médio mínimo para os veículos passando pelo local.

22 196 1,5L + 5 C 0 = 1 Y onde: L = tempo total perdido por ciclo (seg) Y = razão máxima entre fluxo e fluxo de saturação para uma dada fase q Y = S Y = somatória para todas as aproximações (no caso de interseção) dos valores de Y correspondentes a cada fase. Y = y Valores limites desejáveis: - ciclo mínimo: 25 segundos - ciclo máximo: 2 minutos Grau de Saturação 0 grau de saturação e a razão entre o fluxo e o fluxo máximo que pode passar pelo trecho, ou então pela interseção, vindo de uma aproximação específica. q X = g S onde: g = proporção do ciclo que é efetivamente verde para uma determinada fase. G g = C sendo: G = período do ciclo efetivamente verde (seg) C = duração do ciclo do semáforo (seg) Retardamento para Pedestres e Veículos nos Diversos Tipos de Travessias Retardamento Médio por Pedestres: a p 0 retardamento sofrido por pedestre depende, fundamentalmente, de dois fatores: da largura da via a atravessar e das condições do tráfego no local. Nas fórmulas que vêm a seguir, para cálculo do retardamento, estes fatores podem aparecer sob diversas formas, como, por exemplo, no caso da duração do ciclo do semáforo, que é função do fluxo de veículos e do tempo mínimo necessário ao pedestre para completar a travessia da via de largura L. No caso de semáforo acionado pelo pedestre, além dos fatores mencionados, influi também o fluxo de pedestres no local.

23 197 1)Travessia com faixa, sem semáforo onde: ap = qi e qi 1 (seg) q a p = retardamento médio por pedestre q = volume de veículos no trecho (veic./seg) I = tempo necessário ao pedestre para completar a travessia da rua L I = (seg) (recomendado) 1,3 L = largura da via (metros) A) Em vias de mão única. Sempre que se referir a refúgio dividindo a via em diversas pistas, citar-se-á o caso em que se tem um único refúgio central e, portanto, a via estará dividida em duas pistas, chamadas de pista I e pista II. Em casos onde se tem maior número de pistas, o procedimento é semelhante ao aqui exemplificado. a) sem refúgio central Neste caso, L é a largura total da via e q o volume de veículos passando no local da contagem o retardamento a p é dado para a travessia total da via. b) com refúgio central b.1) este refúgio pode ser uma ilha continua separando duas pistas de tráfego. Neste caso, cada uma das pistas, para efeito de retardamento, deve ser tratada separadamente. Os fluxos de tráfego são independentes. b.2) este refúgio pode ser localizado num determinado trecho, com objetivo exclusivo de proporcionar um abrigo para o pedestre. - se o refúgio já existir, a contagem do volume de veículos será feita separadamente para as pistas I e II, fornecendo assim q I e q II - se o refúgio ainda não tiver sido construído, mas sendo esta a pretensão, a contagem será feita para todos os veículos passando pelo trecho considerado com q I = q II = q/2 ; se L I = L II ou então, dividindo o volume proporcionalmente às larguras das pistas I e II.

24 198 0 retardamento total a P sofrido pelo pedestre é a somatória dos retardamentos parciais a pi e a pii, para atravessar as pistas I e II. Serão considerados nos cálculos de a pi e a pii, o volume q I, de veículos na pista I e o volume q II de veículos trafegando na pista II. B) Em Vias de Mão Dupla a) sem refúgio central A menos que o fluxo de veículos seja baixo em ambas as pistas, e isto permita que, com pouco tempo de espera, o pedestre consiga uma brecha nos dois fluxos de tráfego que o deixe atravessar a via de uma só vez, o que vai acontecer na maioria das vezes é outro fenômeno. A situação acima descrita tem pouca probabilidade de ocorrência e, portanto, o que geralmente se verifica é que a pessoa tentará atravessar a via em duas etapas: primeiro a pista I, detendo-se em seguida, até encontrar uma brecha favorável entre os veículos da pista II para atravessá-la. Isto faz com que o retardamento total seja a somatória dos retardamentos a pi e a pii. b) com refúgio central o retardamento total a p é a somatória dos retardamentos parciais a pi e a pii 2) Travessia com Semáforo de Tempo de Ciclo-Fixo onde: ap = ( C (P I) ) 2C 2 (seg) a p = retardamento médio por pedestre P = duração do período de verde para pedestres P = L/1,3 + 6 = I + 6 (seg) recomendado C = duração do ciclo do semáforo (seg) Portanto 2 ( C 6) ap = (seg) 2C Em vias de mão única ou dupla, existe uni único tempo de ciclo C. 3) Travessia com Semáforo Acionado pelo Pedestre

25 199 onde: ap = 2 ( λtb λt ) ta 0,5 λ (t a b) e ( λtb λta ) 1+ λ(tb + P) e a p = retardamento médio por pedestre t a = tempo de amarelo do semáforo t a = 2 seg. (Recomendado) t b = tempo mínimo de verde para veículos t b = c t a - P = C-P-2 (seg) λ = Volume de pedestres atravessando a via na seção considerada (ped/seg) Portanto, ap = 2 λ(c P 4) 2λ(C P 2) e λ(c P 4) 1+ λ(c 2) e Retardamento Médio por Veiculo: a v 0 retardamento sofrido por cada veículo depende fundamentalmente: - do ciclo do semáforo - do fluxo de veículos no trecho - da capacidade da via no local - da composição do tráfego No caso onde se tem semáforo acionado pelo pedestre, o retardamento é função também do fluxo de pedestres no local. 1) Travessia com faixa, sem semáforo Neste tipo de travessia, o retardamento por veículo é considerado nulo, dada a inexistência de semáforo. Apesar do pedestre que se encontra sobre a faixa ter preferência sobre o veículo que se aproxima, e portanto este ser obrigado a reduzir a velocidade e às vezes a parar, esta quantificação do retardamento do veiculo é de

26 200 determinação mais complexa e pode ser considerada como insignificante, uma vez que depende exclusivamente do próprio motorista do veículo. 2) Travessia com semáforo de tempo de ciclo fixo av = 2 0,45C(1 g) 1 gx X + (seg) q(1 X) onde: a v = retardamento médio por veiculo C = duração do cilco do semáforo (seg) g = proporção do ciclo que é efetivamente verde g = C P 2 C P = duração do período de verde para pedestres X = grau de saturação q' X = g S S = fluxo de saturação no trecho S = 525L (ucp/h) sendo L em metros q = volume de veículos no trecho (veíc/h) q = volume equivalente em veículos de passeio no trecho (ucp/h) VALOR EQUIVALENTE CLASSE DE VEICULO EM VEÍCULOS DE PASSEIO (ucp) veículo de passeio: veículo particular 1,00 ou táxi caminhão 1,75 ônibus 2,25 A - Em vias de mão única Para calcular a v todos os dados se referem a totalidade da seção transversal da via no trecho considerado.

27 201 B - Em vias de mão dupla A fase do semáforo é única para os dois fluxos de tráfego. 0 retardamento total a v é a somatória dos retardamentos parciais a vi e a vii para os fluxos de tráfego q I e q II, nas pistas I e II respectivamente. 3)Travessia com semáforo acionado pelo pedestre av = 2 0,45 C (1 g) 1 gx X + (seg) q(1 X) onde os dados são idênticos ao caso anterior, com exceção de g ou seja, a proporção do ciclo que é efetivamente verde. ( λt t (1/ ) e b +λt ) g b + λ a = (seg) ( λt t ) p tb (1/ ) e b +λ + + λ a Sendo que no caso aqui abordado tem-se λ( C+ P+ 4) C P 2 + (1/ λ) e g = (seg) λ( C+ P+ 4) C 2 + (1/ λ) e Onde: λ = volume de pedestres atravessando a via na seção considerada (ped/seg) A - Em vias de mão única. O retardamento a v é obtido utilizando o ciclo C no trecho e o volume λ de pedestres atravessando a via na seção considerada, nos dois sentidos, ou seja: λ = λi = λ II B -Em vias de mão dupla 0 retardamento total a v é a somatória dos retardamentos parciais a vi e a vii, nas pistas I e II, para os respectivos fluxos de tráfego. 4) Passagem desnível: passarelas ou passagens subterrâneas

28 202 Neste caso, o retardamento para veículos é nulo. 3.6 Retardamento Total: A É o retardamento sofrido por todos os passageiros de veículos e pedestres que passam pelo local, no espaço de tempo considerado Retardamento para Todos os Pedestres onde: A p = a p. P d a p = retardamento sofrido por um pedestre P d = volume médio diário de pedestres Retardamento para Todos os Passageiros de Veículos onde: A v = K.a v.v K = taxa de ocupação média dos veículos trafegando no trecho A v = retardamento para um veículo V= volume médio diário de veículos Retardamento Total para Todas as Pessoas Passando pelo Local A = A p + A v

CAPÍTULO 05 PEDESTRES

CAPÍTULO 05 PEDESTRES CAPÍTULO 05 PEDESTRES O pedestre é um dos componentes do Sistema Trânsito. Atravessar uma via é um procedimento que, à primeira vista é simples, mas, requer plenas condições físicas e psicológicas de um

Leia mais

CAPÍTULO 08 SEMÁFOROS PARTE II

CAPÍTULO 08 SEMÁFOROS PARTE II CAPÍTULO 08 SEMÁFOROS PARTE II DIMENSIONAMENTO DE SEMÁFOROS ISOLADOS O bom desempenho do tráfego, em termos de fluidez e segurança, está diretamente relacionado com a regulagem dos semáforos existentes

Leia mais

CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE TRÁFEGO

CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE TRÁFEGO CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE TRÁFEGO No Brasil a Engenharia de Tráfego evoluiu como um ramo da Engenharia a partir do final da década de 50, face ao aumento do processo de urbanização causado

Leia mais

Aspecto Fluidez no Estudo de Interseção Semaforizada e não Semaforizada

Aspecto Fluidez no Estudo de Interseção Semaforizada e não Semaforizada SP 01/07/92 NT 151/92 Aspecto Fluidez no Estudo de Interseção Semaforizada e não Semaforizada Núcleo de Estudos de Tráfego 1. Introdução Além da segurança, o semáforo influi muito nos atrasos sofridos

Leia mais

Minirrotatória. Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes

Minirrotatória. Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes Minirrotatória Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes Introdução A minirrotatória é um dispositivo de segurança utilizado em cruzamento não muito movimentado, para organizar a circulação

Leia mais

Interseções. Lastran/Ufrgs

Interseções. Lastran/Ufrgs Interseções Lastran/Ufrgs 1 Noções Gerais Interseção é o local onde 2 ou mais vias se interceptam. Local de grande número de acidentes: 53% dos acidentes em vias rurais; 78% dos acidentes em vias urbanas;

Leia mais

Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano

Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Legislação de Trânsito 14, neste material. 115 Para

Leia mais

RESOLUÇÃO CPA/SMPED 019/2014 PASSEIO PÚBLICO A Comissão Permanente de Acessibilidade CPA, em sua Reunião Ordinária, realizada em 28 de agosto de 2014.

RESOLUÇÃO CPA/SMPED 019/2014 PASSEIO PÚBLICO A Comissão Permanente de Acessibilidade CPA, em sua Reunião Ordinária, realizada em 28 de agosto de 2014. RESOLUÇÃO CPA/SMPED 019/2014 PASSEIO PÚBLICO A Comissão Permanente de Acessibilidade CPA, em sua Reunião Ordinária, realizada em 28 de agosto de 2014. Considerando o previsto na Constituição da República

Leia mais

Aplicação do dispositivo CAIXA DE SEGURANÇA (Safety Box) para Travessias de Pedestres em vias simples e mão dupla

Aplicação do dispositivo CAIXA DE SEGURANÇA (Safety Box) para Travessias de Pedestres em vias simples e mão dupla NT2162011 AplicaçãododispositivoCAIXADESEGURANÇA(SafetyBox)para TravessiasdePedestresemviassimplesemãodupla LuizAlbertoGonçalvesRebelo MarcosCézarZaccaria MarceloGuidolin MariaMargaridaNunesSobral 1 Apresentação

Leia mais

SINALIZAÇÃO HORIZONTAL. Profa. Mariana de Paiva

SINALIZAÇÃO HORIZONTAL. Profa. Mariana de Paiva SINALIZAÇÃO HORIZONTAL Profa. Mariana de Paiva 3. INSTRUMENTOS DE CONTROLE DE TRÁFEGO 3.2 SINALIZAÇÃO CLASSIFICAÇÃO Sinalização Vertical Sinalização Horizontal Sinais Luminosos Dispositivos de Sinalização

Leia mais

Medidas para a Humanização do Tráfego. A Cidade que Queremos

Medidas para a Humanização do Tráfego. A Cidade que Queremos Medidas para a Humanização do Tráfego A Cidade que Queremos Objetivo Publicação com o objetivo de divulgar, junto aos municípios, soluções técnicas para a humanização do trânsito. Estrutura Introdução

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA ILUMINAÇÃO PÚBLICA SINALIZAÇÃO E ISOLAMENTO DA ÁREA DE TRABALHO

ORIENTAÇÃO TÉCNICA ILUMINAÇÃO PÚBLICA SINALIZAÇÃO E ISOLAMENTO DA ÁREA DE TRABALHO 1/5 1. Objetivo Estabelecer critérios para sinalizar e isolar as áreas de trabalho, com a finalidade de garantir a distância e o isolamento adequado na execução de serviços em iluminação pública em redes

Leia mais

A seguir é apresentada a sistemática de cada um desses itens de forma mais completa.

A seguir é apresentada a sistemática de cada um desses itens de forma mais completa. SP 27/06/84 NT 097/84 Metodologia Para Estudo de Implantação de Passarela Sobre as Vias Públicas Alcindo Machado Guimarães Júnior. Introdução A presente publicação destina-se a contribuir com os estudos

Leia mais

PROBLEMAS ATUAIS DA LOGÍSTICA URBANA NA ENTREGA DE MATERIAIS HOSPITALARES UM ESTUDO INVESTIGATIVO

PROBLEMAS ATUAIS DA LOGÍSTICA URBANA NA ENTREGA DE MATERIAIS HOSPITALARES UM ESTUDO INVESTIGATIVO PROBLEMAS ATUAIS DA LOGÍSTICA URBANA NA ENTREGA DE MATERIAIS HOSPITALARES UM ESTUDO INVESTIGATIVO Frederico Souza Gualberto Rogério D'Avila Edyr Laizo Leise Kelli de Oliveira PROBLEMAS ATUAIS DA LOGÍSTICA

Leia mais

PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE

PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE OBJETIVO DO PROGRAMA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE O objetivo do Programa de Proteção ao Pedestre, da Secretaria Municipal de Transportes SMT é criar a cultura de respeito ao pedestre, resgatando os

Leia mais

SP 18/01/80 NT 051/80. Programação de Semáforos a Tempo Fixo para Ônibus. Eduardo Antonio Moraes Munhoz. 1. Apresentação

SP 18/01/80 NT 051/80. Programação de Semáforos a Tempo Fixo para Ônibus. Eduardo Antonio Moraes Munhoz. 1. Apresentação SP 18/01/80 NT 051/80 Programação de Semáforos a Tempo Fixo para Ônibus Eduardo Antonio Moraes Munhoz 1. Apresentação Dado o atual estágio de desenvolvimento e implantação do programa Semco, onde a utilização

Leia mais

Lei n 1.687/91 De 27 de março de 1991

Lei n 1.687/91 De 27 de março de 1991 Lei n 1.687/91 De 27 de março de 1991 Regulamenta o Art. 16 da Lei Orgânica, que diz respeito à garantia de acesso adequado aos portadores de deficiência física ou mental aos bens e serviços coletivos,

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 8 2. INTRODUÇÃO 9 3. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA 11

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 8 2. INTRODUÇÃO 9 3. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA 11 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 8 2. INTRODUÇÃO 9 2.1 Formas de controle do tráfego em interseção ou seção de via... 9 2.2 Princípios da Sinalização Semafórica... 9 3. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA

Leia mais

MOTORISTA CONHECIMENTOS GERAIS

MOTORISTA CONHECIMENTOS GERAIS MOTORISTA CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUES 1. Leia o texto e observe com atenção os espaços em branco: relação do homem com ele mesmo, com os outros e com natureza precisa ser construída como território

Leia mais

Aula 5 : Circulação Vertical Escadas, Rampas e Elevadores

Aula 5 : Circulação Vertical Escadas, Rampas e Elevadores Aula 5 : Circulação Vertical Escadas, Rampas e Elevadores Escadas Escada é o elemento de composição arquitetônica cuja função é proporcionar a possibilidade de circulação vertical entre dois ou mais pisos

Leia mais

PROPOSTA # 7 CICLOVIA DO CARREGADO AO TEJO

PROPOSTA # 7 CICLOVIA DO CARREGADO AO TEJO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE ALENQUER ǀ OPA 2015 CICLOVIA DO CARREGADO AO TEJO Divisão de Obras Municipais Departamento Operativo 1 DESCRIÇÃO DA PROPOSTA 2 FOTOGRAFIA AÉREA / PLANTA DE LOCALIZAÇÃO Com esta

Leia mais

N T 208. Cálculo do ciclo de verdes ótimos quando o fluxo de saturação não é constante. Engº: Sun Hsien Ming. Apresentação

N T 208. Cálculo do ciclo de verdes ótimos quando o fluxo de saturação não é constante. Engº: Sun Hsien Ming. Apresentação N T 208 Cálculo do ciclo de verdes ótimos quando o fluxo de saturação não é constante Engº: Sun Hsien Ming Apresentação O presente trabalho é uma tradição livre de alguns trechos do livro Traffic Signals

Leia mais

ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB

ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB 1. SINALIZAÇÃO VERTICAL É um subsistema da sinalização viária cujo meio de comunicação está na posição vertical, normalmente em placa, fixado ao lado ou

Leia mais

Prof. Rogério Porto. Assunto: Cinemática em uma Dimensão II

Prof. Rogério Porto. Assunto: Cinemática em uma Dimensão II Questões COVEST Física Mecânica Prof. Rogério Porto Assunto: Cinemática em uma Dimensão II 1. Um carro está viajando numa estrada retilínea com velocidade de 72 km/h. Vendo adiante um congestionamento

Leia mais

QUAL O NÚMERO DE VEÍCULOS QUE CIRCULA EM SÃO PAULO?

QUAL O NÚMERO DE VEÍCULOS QUE CIRCULA EM SÃO PAULO? QUAL O NÚMERO DE VEÍCULOS QUE CIRCULA EM SÃO PAULO? RESENHA Carlos Paiva Qual o número de veículos que circula em um dia ou a cada hora do dia na Região Metropolitana, no município e no centro expandido

Leia mais

DIRETORIA DE ENGENHARIA. ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos.

DIRETORIA DE ENGENHARIA. ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos. fls. 1/5 ÓRGÃO: DIRETORIA DE ENGENHARIA MANUAL: ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos. PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio, oleodutos. APROVAÇÃO EM: Portaria SUP/DER-

Leia mais

Quando um dos controladores apresentar estágio função de demanda (geralmente botoeira de pedestre), a união não deverá ser efetivada.

Quando um dos controladores apresentar estágio função de demanda (geralmente botoeira de pedestre), a união não deverá ser efetivada. SP 01/11/91 NT 134/91 Metodologia para Agrupar Cruzamentos Semco em um Único controlador Núcleo de Estudos de Tráfego Eng.º Luís Molist Vilanova (NET) Considerações Básicas No sistema Semco tem-se freqüentemente

Leia mais

PROJETO GEOMÉTRICO ELEMENTOS DA SEÇÃO TRANVERSAL

PROJETO GEOMÉTRICO ELEMENTOS DA SEÇÃO TRANVERSAL 1 Largura das faixas de rolamento 2 - Larguras dos acostamentos (Bermas) 3 -Conformação e declividades (caimentos) da pista e dos acostamentos 4 - Canteiro central (Mediano) 5 -Taludes 6 -Faixa de domínio

Leia mais

Assinalar como V (Verdadeiro), F (Falso) ou NSA (Não Se Aplica)

Assinalar como V (Verdadeiro), F (Falso) ou NSA (Não Se Aplica) E-EQI-01 Anexo 1 Checklist de Acessibilidade, baseado em Aragão (2004) PCD: pessoas com deficiência Assinalar como V (Verdadeiro), F (Falso) ou NSA (Não Se Aplica) 1. Vias de Acesso As vias de acesso no

Leia mais

FÍSICA I LISTA 5 DIVERSOS EXERCÍCIOS GABARITO Orientação para V2 e VS 1. Um ônibus passa pelo km 30 de uma rodovia às 6 h, e às 9 h 30 min passa

FÍSICA I LISTA 5 DIVERSOS EXERCÍCIOS GABARITO Orientação para V2 e VS 1. Um ônibus passa pelo km 30 de uma rodovia às 6 h, e às 9 h 30 min passa FÍSICA I LISTA 5 DIVERSOS EXERCÍCIOS GABARITO Orientação para V2 e VS. Um ônibus passa pelo km 30 de uma rodovia às 6 h, e às 9 h 30 min passa pelo km 240. Determine: a) a velocidade escalar média desenvolvida

Leia mais

NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT

NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT 4.2 Pessoas em cadeira de rodas (P.C.R.) 4.2.1 Cadeira de rodas A figura 2 apresenta dimensões referenciais para cadeiras de rodas

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

Grupos Especiais de Peões. Peões de mobilidade reduzida (velocidade de marcha inferior, falta de visão e audição

Grupos Especiais de Peões. Peões de mobilidade reduzida (velocidade de marcha inferior, falta de visão e audição Tráfego Pedonal Caracterização do Tráfego Pedonal Grupos Especiais de Peões Espaço o Vital para o Peão Velocidade de Circulação dos Peões Extensão das Deslocações Pedonais Flexibilidade Grandezas Base

Leia mais

Av. Eliseu de Almeida. Projeto de Restauração do Pavimento. Projeto de Ciclovia e sinalização horizontal de interferência urbana

Av. Eliseu de Almeida. Projeto de Restauração do Pavimento. Projeto de Ciclovia e sinalização horizontal de interferência urbana Av. Eliseu de Almeida Projeto de Restauração do Pavimento Projeto de Ciclovia e sinalização horizontal de interferência urbana Índice Introdução Objetivo Projeto de Restauração Projeto de Ciclovia Sinalização

Leia mais

Os caracteres de escrita

Os caracteres de escrita III. Caracteres de Escrita Os caracteres de escrita ou letras técnicas são utilizadas em desenhos técnicos pelo simples fato de proporcionarem maior uniformidade e tornarem mais fácil a leitura. Se uma

Leia mais

material, porque seus 4 m de comprimento tornam-se desprezíveis se comparados aos 20000 m de percurso. Ponto Material

material, porque seus 4 m de comprimento tornam-se desprezíveis se comparados aos 20000 m de percurso. Ponto Material Estudante: 9º Ano/Turma: Data / /2014 Educadora: Daiana Araújo C.Curricular: Ciências Naturais/ Física A Mecânica é o ramo da Física que tem por finalidade o estudo do movimento e do repouso. É dividida

Leia mais

RESOLUÇÃO N 495, DE 5 DE JUNHO DE 2014

RESOLUÇÃO N 495, DE 5 DE JUNHO DE 2014 RESOLUÇÃO N 495, DE 5 DE JUNHO DE 2014 Estabelece os padrões e critérios para a instalação de faixa elevada para travessia de pedestres em vias públicas. O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO CONTRAN, usando

Leia mais

SP 01/12/78 NT 027/78. Projeto MULV - Melhor Utilização do Leito Viário. Eng.º Mauro Mazamatti. Introdução

SP 01/12/78 NT 027/78. Projeto MULV - Melhor Utilização do Leito Viário. Eng.º Mauro Mazamatti. Introdução SP 01/12/78 NT 027/78 Projeto MULV - Melhor Utilização do Leito Viário Eng.º Mauro Mazamatti Introdução O projeto MULV tem por objetivo estudar a influência que diferentes larguras de faixa de tráfego

Leia mais

7. PROGRAMAÇÃO DE SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA ISOLADA DE TEMPO FIXO

7. PROGRAMAÇÃO DE SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA ISOLADA DE TEMPO FIXO 7. PROGRAMAÇÃO DE SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA ISOLADA DE TEMPO FIXO 7.1 Etapas de programação A programação do semáforo deve ser elaborada de acordo com as etapas apresentadas a seguir. Vale lembrar que esta

Leia mais

Plano de ações para segurança no corredor ferroviário

Plano de ações para segurança no corredor ferroviário Plano de ações para segurança no corredor ferroviário Fase 3 Elaboração das propostas Etapa 3.1, 3.2 e 3.4 Concepção, análise e detalhamento das propostas Página 1 de 10 Sumário 2.5. Plano de ações para

Leia mais

IP 02/2004 CLASSIFICAÇÃO DAS VIAS

IP 02/2004 CLASSIFICAÇÃO DAS VIAS 1. OBJETIVO O objetivo desde documento é apresentar as diretrizes para a classificação de vias em função do tráfego, da geometria e do uso do solo do entorno de vias urbanas da Prefeitura do Município

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE INFRAÇÃO

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE INFRAÇÃO O veículo estacionado, afastado da guia da calçada (meio fio) a mais de um metro, faz do seu condutor um infrator cuja punição será: 1 retenção do veículo e multa, infração média. 2 apreensão do veículo

Leia mais

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimento e Cuidados II Verificação pelo usuário do funcionamento seguro do elevador III Procedimentos a evitar na utilização do elevador IV Orientação para a escolha

Leia mais

onde Ia = índice de acidentes = acidentes ocorridos num período duração do período

onde Ia = índice de acidentes = acidentes ocorridos num período duração do período SP 01/93 NT 159/93 Algumas considerações sobre segurança em cruzamentos com e sem semáforos Núcleo de Estudos de Tráfego 1. Introdução Há poucos casos em que uma análise exclusiva de fluidez justifica

Leia mais

PROJETO BR-116 BR-381 BR 116 BR 381 PESQUISAS E ESTUDOS DE VIABILIDADE DE PPP. Sistema Rodoviário Federal - Minas Gerais.

PROJETO BR-116 BR-381 BR 116 BR 381 PESQUISAS E ESTUDOS DE VIABILIDADE DE PPP. Sistema Rodoviário Federal - Minas Gerais. BNDES PESQUISAS E ESTUDOS DE VIABILIDADE DE PPP Sistema Rodoviário Federal - Minas Gerais GO BA DISTRITO FEDERAL MINAS GERAIS GOIÁS BR 116 BR 040 PROJETO BR-116 BR-381 BR 381 ES SP RJ Produto 3A ESTUDOS

Leia mais

SÃO PAULO GANHA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE PARA REDUZIR ATROPELAMENTOS

SÃO PAULO GANHA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE PARA REDUZIR ATROPELAMENTOS SÃO PAULO GANHA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE PARA REDUZIR ATROPELAMENTOS Em 2010, a cidade de São Paulo registrou 7.007 atropelamentos resultando na morte de 630 pedestres. Apesar de representar uma

Leia mais

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010. Matemática Essencial Extremos de funções reais Departamento de Matemática - UEL - 2010 Conteúdo Ulysses Sodré http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Leia mais

João Fortini Albano Eng. Civil, Prof. Dr. Lastran/Ufrgs

João Fortini Albano Eng. Civil, Prof. Dr. Lastran/Ufrgs Bicicletas e ciclovias João Fortini Albano Eng. Civil, Prof. Dr. Lastran/Ufrgs O veículo Um prisma com: Largura: 1,0m Comprimento: 1,75m Altura: 2,25m Vantagens para saúde Ciclismo é um dos esportes aeróbicos

Leia mais

nicobelo@hotmail.com NICOLAU BELLO

nicobelo@hotmail.com NICOLAU BELLO NICOLAU BELLO 1 * ATUALMENTE EXISTEM NO TRÂNSITO NO BRASIL MAIS DE CINCO MILHÕES DE MOTOS NO TRÂNSITO. * 10 MILHÕES DE CARROS, ONIBUS, TAXIS E CAMINHÕES. * MOTOS PASSAM CÉLERES ENTRE OS CARROS, ESTES DÃO

Leia mais

No meio urbano o desenvolvimento econômico passa pela relação entre os indivíduos, as edificações e os meios de deslocamento.

No meio urbano o desenvolvimento econômico passa pela relação entre os indivíduos, as edificações e os meios de deslocamento. No meio urbano o desenvolvimento econômico passa pela relação entre os indivíduos, as edificações e os meios de deslocamento. Pólos Geradores de Tráfego As cidades brasileiras vivem um momento de mudança

Leia mais

Duplo sentido ciclável. Experiência de Paris.

Duplo sentido ciclável. Experiência de Paris. Duplo sentido ciclável. Experiência de Paris. Thiago Máximo É preciso pensar a mobilidade urbana, como um sistema. Muitas vezes a questão da circulação nas grades cidades é pensada apenas para sanar problemas

Leia mais

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS GEOMETRIA DE VIAS Elementos geométricos de uma estrada (Fonte: PONTES FILHO, 1998) 1. INTRODUÇÃO: Após traçados o perfil longitudinal e transversal, já

Leia mais

ÍNDICE. Capítulo I...5. Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5. Capítulo II...5. Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6

ÍNDICE. Capítulo I...5. Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5. Capítulo II...5. Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6 ÍNDICE Capítulo I...5 Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5 Capítulo II...5 Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE CRATEÚS PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO PDDU

Leia mais

DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA. Trânsito seguro é um direito de todos

DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA. Trânsito seguro é um direito de todos DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA Trânsito seguro é um direito de todos TRANSITO LEGAL DIREÇÃO DEFENSIVA Sabem o que significa? Conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações erradas dos outros e

Leia mais

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas 4 Regras de Trânsito 4-1 Regras de trânsito no Japão No Japão, as regras de trânsito são estabelecidas respectivamente para, automóveis e motos, bicicletas. Recomenda-se a assimilação rápida e correta

Leia mais

SP 07/94 NT 179/94. O efeito da utilização do telefone celular sobre a atenção do motorista. Engº Fernando J. Antunes Rodrigues

SP 07/94 NT 179/94. O efeito da utilização do telefone celular sobre a atenção do motorista. Engº Fernando J. Antunes Rodrigues SP 07/94 NT 179/94 O efeito da utilização do telefone celular sobre a atenção do motorista Engº Fernando J. Antunes Rodrigues Uma das mais populares inovações de automóvel na década passada foi o sistema

Leia mais

2. Critérios PA escolha e priorização ao atendimento das escolas. 2.1.1. Levantamento das escolas particulares, estaduais e municipais por Dec s

2. Critérios PA escolha e priorização ao atendimento das escolas. 2.1.1. Levantamento das escolas particulares, estaduais e municipais por Dec s SP 01/93 NT 160/93 Projeto e Operação Escola Engº Waldemar A.C. Christianini (GET2) 1. Introdução O presente trabalho tem por objetivo principal adequar as condições de tráfego da malha viária junto às

Leia mais

Ver e ser visto no trânsito

Ver e ser visto no trânsito matéria de capa Ver e ser visto no trânsito CESVI realizou estudo para apontar as condições em que pedestres, motos e carros são mais bem visualizados à noite Por José Antonio Oka Segurança Viária Ver

Leia mais

www.detran.pr.gov.br

www.detran.pr.gov.br www.detran.pr.gov.br INFELIZMENTE, A MAIOR PARTE DOS ACIDENTES COM MORTES NO TRÂNSITO BRASILEIRO ENVOLVEM MOTOCICLISTAS. POR ISSO, O DETRAN PREPAROU ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊ RODAR SEGURO POR

Leia mais

Autorização para implantação de Adutora de Água, de Emissário de Esgoto e Rede de Vinhaça.

Autorização para implantação de Adutora de Água, de Emissário de Esgoto e Rede de Vinhaça. fls. 1/5 ÓRGÃO: MANUAL: DIRETORIA DE ENGENHARIA ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de Adutora de Água, de Emissário de Esgoto e Rede de Vinhaça. PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio,

Leia mais

CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA. Lúcia Maria Mendonça Santos Ministério das Cidades

CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA. Lúcia Maria Mendonça Santos Ministério das Cidades CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA Lúcia Maria Mendonça Santos S e m i n á r i o M o b i l i d a d e U r b a n a S u s t e n t á v e l : P r á t i c a s e T e n d ê n c

Leia mais

Desenho de secções de infra-estrutura cicloviária

Desenho de secções de infra-estrutura cicloviária Desenho de secções de infra-estrutura cicloviária Eng. Jeroen Buis I-ce, Interface for Cycling Expertise (www.cycling.nl) buis_j@yahoo.com Curso Planejamento Cicloviário Dia 1 Rio de Janeiro, 26 de Novembro

Leia mais

Regulamento de acesso de viaturas aos arruamentos geridos através de pilaretes retráteis automáticos no Município do Funchal Enquadramento

Regulamento de acesso de viaturas aos arruamentos geridos através de pilaretes retráteis automáticos no Município do Funchal Enquadramento Regulamento de acesso de viaturas aos arruamentos geridos através de pilaretes retráteis automáticos no Município do Funchal Enquadramento Na Cidade do Funchal existem diversos arruamentos destinados apenas

Leia mais

10. POSICIONAMENTO DA SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA

10. POSICIONAMENTO DA SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA 10. POSICIONAMENTO DA SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA Os dispositivos de sinalização semafórica devem ser implantados segundo critérios de projeto, de modo que a informação resultante para os condutores de veículos

Leia mais

Hoje estou elétrico!

Hoje estou elétrico! A U A UL LA Hoje estou elétrico! Ernesto, observado por Roberto, tinha acabado de construir um vetor com um pedaço de papel, um fio de meia, um canudo e um pedacinho de folha de alumínio. Enquanto testava

Leia mais

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA:

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: NOME: Nº 1 o ano do Ensino Médio TURMA: Data: 11/ 12/ 12 DISCIPLINA: Física PROF. : Petrônio L. de Freitas ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: INSTRUÇÕES (Leia com atenção!)

Leia mais

Gráficos no MU e MUV. E alguns exercícios de vestibulares

Gráficos no MU e MUV. E alguns exercícios de vestibulares Gráficos no MU e MUV E alguns exercícios de vestibulares Tipos de movimentos -MU Velocidade positiva Velocidade negativa v = s t Que tipo de informação tiramos s x t V x t v = s t s = v. t MUV -espaço

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para Implantação de Ductos para Petróleo, Combustíveis Derivados e Etanol.

ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para Implantação de Ductos para Petróleo, Combustíveis Derivados e Etanol. fls. 1/5 ÓRGÃO: DIRETORIA DE ENGENHARIA MANUAL: ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para Implantação de Ductos para Petróleo, Combustíveis Derivados e Etanol. PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio,

Leia mais

SP 01/11/86 NT 112/86. Algumas Considerações Sobre Travessias e Brechas no Fluxo Veicular. Jaques Mendel Rechter. Introdução

SP 01/11/86 NT 112/86. Algumas Considerações Sobre Travessias e Brechas no Fluxo Veicular. Jaques Mendel Rechter. Introdução SP 01/11/86 NT 112/86 Algumas Considerações Sobre Travessias e Brechas no Fluxo Veicular. Jaques Mendel Rechter Introdução O problema da brecha no fluxo veicular, que possibilita a travessia da via pelo

Leia mais

LEI Nº 370, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 A CÂMARA MUNICIPAL DE CAFEARA APROVA E EU, PREFEITO DO MUNICÍPIO, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

LEI Nº 370, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 A CÂMARA MUNICIPAL DE CAFEARA APROVA E EU, PREFEITO DO MUNICÍPIO, SANCIONO A SEGUINTE LEI: LEI Nº 370, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 Institui a Lei do Sistema Viário do Município de Cafeara, e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE CAFEARA APROVA E EU, PREFEITO DO MUNICÍPIO, SANCIONO A SEGUINTE

Leia mais

Simulado OBM Nível 2

Simulado OBM Nível 2 Simulado OBM Nível 2 Gabarito Comentado Questão 1. Quantos são os números inteiros x que satisfazem à inequação? a) 13 b) 26 c) 38 d) 39 e) 40 Entre 9 e 49 temos 39 números inteiros. Questão 2. Hoje é

Leia mais

A finalidade dos testes de hipóteses paramétrico é avaliar afirmações sobre os valores dos parâmetros populacionais.

A finalidade dos testes de hipóteses paramétrico é avaliar afirmações sobre os valores dos parâmetros populacionais. Prof. Janete Pereira Amador Introdução Os métodos utilizados para realização de inferências a respeito dos parâmetros pertencem a duas categorias. Pode-se estimar ou prever o valor do parâmetro, através

Leia mais

11 ideias para ciclovias mais seguras

11 ideias para ciclovias mais seguras 11 ideias para ciclovias mais seguras Legislação Política Nacional de Mobilidade Urbana A Política Nacional de Mobilidade Urbana é orientada pelas seguintes diretrizes: II prioridade dos modos de transportes

Leia mais

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção Fascículo 6 Arranjo físico e fluxo O arranjo físico (em inglês layout) de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento dos recursos de transformação. Isto é, definir onde colocar: Instalações

Leia mais

DEOP DIRETORIA DE ENGENHARIA E OPERAÇÕES EPE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA MANUAL DE TUBULAÇÕES TELEFÔNICAS PREDIAIS

DEOP DIRETORIA DE ENGENHARIA E OPERAÇÕES EPE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA MANUAL DE TUBULAÇÕES TELEFÔNICAS PREDIAIS CAPÍTULO 2: ESQUEMA GERAL DA TUBULAÇÃO TELEFÔNICA. RECOMENDAÇÕES A tubulação telefônica é dimensionada em função da quantidade de pontos telefônicos previsto para cada parte do edifício. Cada ponto telefônico

Leia mais

6. ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO

6. ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO 6. ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO Este capítulo apresenta uma metodologia para a elaboração de projeto de sinalização de orientação de destino cujas placas são tratadas nos itens 5.2, 5.4,

Leia mais

Segurança do trânsito 8. A sinalização rodoviária Fevereiro 2010. 8. A sinalização

Segurança do trânsito 8. A sinalização rodoviária Fevereiro 2010. 8. A sinalização 8. A sinalização Aula Interdisciplinar Indicação: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental Ilustração do Manual de Direção Defensiva do DENATRAN Através da sinalização, os responsáveis pelo trânsito transmitem

Leia mais

Noções de Topografia Para Projetos Rodoviarios

Noções de Topografia Para Projetos Rodoviarios Página 1 de 9 Noções de Topografia Para Projetos Rodoviarios Capitulos 01 - Requisitos 02 - Etaqpas 03 - Traçado 04 - Trafego e Clssificação 05 - Geometria 06 - Caracteristicas Técnicas 07 - Distancia

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego - PME

Pesquisa Mensal de Emprego - PME Pesquisa Mensal de Emprego - PME Dia Internacional da Mulher 08 de março de 2012 M U L H E R N O M E R C A D O D E T R A B A L H O: P E R G U N T A S E R E S P O S T A S A Pesquisa Mensal de Emprego PME,

Leia mais

ESTRUTURANDO O FLUXO PUXADO

ESTRUTURANDO O FLUXO PUXADO Pós Graduação em Engenharia de Produção Ênfase na Produção Enxuta de Bens e Serviços (LEAN MANUFACTURING) ESTRUTURANDO O FLUXO PUXADO Exercícios de Consolidação Gabarito 1 º Exercício Defina os diferentes

Leia mais

Engenharia de Tráfego. Prof. Heitor Vieira

Engenharia de Tráfego. Prof. Heitor Vieira Engenharia de Tráfego Prof. Heitor Vieira 1. INTRODUÇÃO A Engenharia de Tráfego é a parte da Engenharia de Transportes que trata de dos problemas de planejamento, operação e controle de tráfego. Tendo

Leia mais

5. CLASSIFICAÇÃO DA SINALIZAÇÃO DE INDICAÇÃO

5. CLASSIFICAÇÃO DA SINALIZAÇÃO DE INDICAÇÃO 5. CLASSIFICAÇÃO DA SINALIZAÇÃO DE INDICAÇÃO 5.1 Placas de identificação Posicionam o condutor ao longo do seu deslocamento, ou com relação a distâncias, ou locais de destino. 5.1.1 Placas de identificação

Leia mais

Especificação técnica de Videodetecção ECD/DAI

Especificação técnica de Videodetecção ECD/DAI Especificação técnica de Videodetecção ECD/DAI 1. Esta Especificação destina se a orientar as linhas gerais para o fornecimento de equipamentos. Devido às especificidades de cada central e de cada aplicação,

Leia mais

5 km/h a mais, uma vida a menos

5 km/h a mais, uma vida a menos 5 a mais, uma vida a menos Respeite os limites de velocidade www.fundacionmapfre.com.br O excesso de velocidade não acontece por acidente, é uma escolha. Na correria do dia-a-dia, vivemos apressados e,

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

TAREFA DA SEMANA DE 17 A 21 DE MARÇO

TAREFA DA SEMANA DE 17 A 21 DE MARÇO Transformação de km/h em m/s TAREFA DA SEMANA DE 17 A 21 DE MARÇO FÍSICA 1ª SÉRIE No S.I., a velocidade escalar é medida em metros por segundo (m/s). Na prática a unidade de medida é km/h. Como em muitos

Leia mais

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição.

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. De acordo com a Norma NBR 1001, um grande número de fatores influência a freqüência de calibração. Os mais importantes,

Leia mais

A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem.

A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem. A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem. A ambulância deve: Avançar. Ceder a passagem apenas ao meu veículo. Ceder a passagem apenas ao veículo

Leia mais

PARAGEM E ESTACIONAMENTO

PARAGEM E ESTACIONAMENTO FICHA TÉCNICA PARAGEM E ESTACIONAMENTO Níveis GDE Temas Transversais Síntese informativa Nível 3 Nível Táctico; Nível 4 Nível Operacional Tema 5 - Conhecimento das Regras de Trânsito; Tema 6 - Domínio

Leia mais

1 Introdução simulação numérica termoacumulação

1 Introdução simulação numérica termoacumulação 22 1 Introdução Atualmente o custo da energia é um dos fatores mais importantes no projeto, administração e manutenção de sistemas energéticos. Sendo assim, a economia de energia está recebendo maior atenção

Leia mais

4. CRITÉRIOS GERAIS PARA IMPLANTAÇÃO DA SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA

4. CRITÉRIOS GERAIS PARA IMPLANTAÇÃO DA SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA 4. CRITÉRIOS GERAIS PARA IMPLANTAÇÃO DA SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA Este capítulo aborda um dos principais aspectos da sinalização semafórica, que é a decisão relativa à utilização ou não dessa sinalização

Leia mais

5 Resultados. 1 Os resultados apresentados foram obtidos com 1 rodada do simulador.

5 Resultados. 1 Os resultados apresentados foram obtidos com 1 rodada do simulador. 5 Resultados A dificuldade em modelar analiticamente o comportamento de sistemas celulares hierarquizados faz com que grande parte dos estudos de desempenho destes sistemas seja baseada em simulações.

Leia mais

Manual do Ciclista. Ciclovia. Pronta pra você curtir uma vida mais saudável.

Manual do Ciclista. Ciclovia. Pronta pra você curtir uma vida mais saudável. Manual do Ciclista Ciclovia. Pronta pra você curtir uma vida mais saudável. Pedala BH. O programa que vai mudar a cara da cidade. Pedala BH é o programa criado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio

Leia mais

RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I

RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I CONTRATO N.º ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO DO RESIDENCIAL SANTA MÔNICA A INFRAESTRUTURA DE IMPLANTAÇÃO DO LOTEAMENTO RESIDENCIAL SANTA MONICA OBEDECERÁ

Leia mais

CADEX. Consultoria em Logística Interna. Layout de armazém. Objectivos. Popularidade. Semelhança. Tamanho. Características

CADEX. Consultoria em Logística Interna. Layout de armazém. Objectivos. Popularidade. Semelhança. Tamanho. Características CADEX Consultoria em Logística Interna Layout de armazém fonte: Wikipédia O layout de armazém é a forma como as áreas de armazenagem de um armazém estão organizadas, de forma a utilizar todo o espaço existente

Leia mais

Cálculo de amostra para monitoria de qualidade em Call Center

Cálculo de amostra para monitoria de qualidade em Call Center Cálculo de amostra para monitoria de qualidade em Call Center Esta metodologia tem como objetivo definir o tamanho mínimo ideal da amostra, garantindo a representatividade da população de chamadas em um

Leia mais

7Testes de hipótese. Prof. Dr. Paulo Picchetti M.Sc. Erick Y. Mizuno. H 0 : 2,5 peças / hora

7Testes de hipótese. Prof. Dr. Paulo Picchetti M.Sc. Erick Y. Mizuno. H 0 : 2,5 peças / hora 7Testes de hipótese Prof. Dr. Paulo Picchetti M.Sc. Erick Y. Mizuno COMENTÁRIOS INICIAIS Uma hipótese estatística é uma afirmativa a respeito de um parâmetro de uma distribuição de probabilidade. Por exemplo,

Leia mais

11. Problemas de Otimização

11. Problemas de Otimização 11. Problemas de Otimização Nesta seção veremos vários eemplos de problemas cujas soluções eigem a determinação de valores máimos e/ou mínimos absolutos das funções que os representam. São chamados de

Leia mais

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 2 0 semestre de 2015. Aula 5. Características do tráfego (cont.

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 2 0 semestre de 2015. Aula 5. Características do tráfego (cont. Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 2 0 semestre de 2015 Aula 5 Características do tráfego (cont.) fonte: revista 4 Rodas Publicidade, 1.962 5.1. Planejamento

Leia mais

PED ABC Novembro 2015

PED ABC Novembro 2015 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO DO ABC 1 Novembro 2015 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO DO ABC Diferenciais de inserção de negros e não negros no mercado de trabalho em 2013-2014 Dia

Leia mais