FACULDADE DE ARARAQUARA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE DE ARARAQUARA"

Transcrição

1 1 Conteúdo SUMÁRIO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E INSTITUCIONAIS... 2 II DO OBJETIVO E DOS REQUISITOS... 2 III DA COMPOSIÇÃO E INSTALAÇÕES DO NPJ... 3 IV DAS FINALIDADES DO NPJ... 4 V DA COORDENAÇÃO PROFISSIONAL E DOS PROFESSORES/ADVOGADOS... 4 VI DA COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS E DO ATENDIMENTO AO PÚBLICO... 5 VII DA SUCUMBÊNCIA... 5 X DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS... 6

2 2 I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E INSTITUCIONAIS Art. 1º Fica instituído no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade de Araraquara, o Escritório Experimental e Assistência Jurídica Gratuita, doravante denominado, neste Regulamento simplesmente pela sigla NPJ, ao qual se vinculam, obrigatoriamente, todos os alunos regularmente matriculados nas disciplinas e atividades relacionadas à Prática Jurídica, constantes da estrutura curricular do Curso de Direito. Art. 2º A Faculdade de Araraquara, é uma instituição de ensino superior particular, integrante do Sistema Federal de Ensino, com sede na cidade de Araraquara, Estado de São Paulo, com limite territorial de atuação no domicílio de sua sede. Art. 3º A Faculdade de Araraquara é mantida pelo Instituto Educacional do Estado de São Paulo, sociedade simples, com fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Araraquara, Estado de São Paulo, registrada no Cartório do 2º Oficial de Registro Civil de Pessoa Jurídica de Araraquara sob o nº 2960, em 15 de abril de Art. 4º A Faculdade, nos termos pedagógicos, didáticos, científicos, administrativos, disciplinares e comunitários rege-se por este Regimento, pela legislação de ensino superior, pelo Estatuto da Entidade Mantenedora, no que couber, e pelas normas complementares estabelecidas pela administração superior da Instituição. II DO OBJETIVO E DOS REQUISITOS Art. 5º O NPJ tem como modo de atuação o atendimento a pessoas comprovadamente carentes de recursos financeiros e que necessitam de assistência jurídica no âmbito das áreas cível, criminal ou trabalhista. 1º O atendimento aos Assistidos será realizado pelos estagiários e é submetido, para aprovação, do corpo de Professores/Advogados e do Coordenador do NPJ.

3 3 2º Ao Assistido somente será concedida a assistência jurídica gratuita mediante a apresentação de cópia reprográfica (mais os originais para simples conferência e devolução) dos seguintes documentos: I comprovante de que sua renda não é superior a 3 (três) salários mínimos, incluindo holerite no caso de trabalhador; II Cédula de Identidade (RG); III Cadastro de Pessoa Física (CPF); IV comprovante de residência (conta de luz, água, etc); V Certidão de Nascimento, Casamento ou outra (sempre a atualizada). III DA COMPOSIÇÃO E INSTALAÇÕES DO NPJ Art. 6º O NPJ é composto por um conglomerado de instalações e pessoal contratado para seus serviços técnico-administrativos, compreendendo: I - Sala de Triagem (atendimento individual ao assistido); II - Sala de recepção para atendimento ao público; III - Sala Coletiva e equipada para a discussão do caso e elaboração das peças processuais necessárias. 1º as instalações referidas nos itens I a III do caput são informatizadas, inclusive com Internet e impressoras. 2º Como complemento das áreas disponíveis, a Faculdade de Araraquara dispõe, ainda, ao NPJ de: - Biblioteca com acervo bibliográfico devidamente averiguado e aprovado pelos órgãos do Ministério da Educação e OAB (cf. Port. MEC 4242/2006); - Sanitários; - Praça de Alimentação; - Elevadores.

4 4 3º Todas as instalações estão adaptadas para o livre acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais. IV DAS FINALIDADES DO NPJ Art. 7º O NPJ tem por finalidades: I proporcionar a seus membros efetivos as condições necessárias à aplicação prática de seus conhecimentos teóricos relativos à sua área de formação profissional; II promover atividades de caráter instrutivo, científico, social e cultural, de acordo com os preceitos de ensino e extensão universitária da Instituição de ensino onde a mesma se insere; III inserir seus membros efetivos no mercado de trabalho em caráter de treinamento, visando às mais variadas carreiras jurídicas, sempre com respaldo técnico profissional competente; IV promover a integração social e profissional de seus associados, consoante os princípios de ética, cidadania e justiça. V DA COORDENAÇÃO PROFISSIONAL E DOS PROFESSORES/ADVOGADOS Art. 8º As horas/atividades realizadas no Escritório Experimental da Faculdade de Araraquara, são orientadas e supervisionadas por professores/advogados militantes com experiência mínima de 05 (cinco) anos de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil. Parágrafo único A Coordenação dos trabalhos está a cargo do Coordenador do NPJ, indicado pelo Diretor Acadêmico e designado pela Mantenedora, para mandato de dois anos, podendo ser reconduzido, a quem compete toda a responsabilidade técnica pelos trabalhos desenvolvidos, bem como a expedição de Certidões de Aproveitamento Discente, contendo a data e a quantidade de horas/atividades desempenhadas.

5 VI DA COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS E DO ATENDIMENTO AO PÚBLICO 5 Art. 9º O atendimento aos Assistidos é realizado por grupos de estagiários, supervisionados por Professores/Advogados, observadas as seguintes proporções: I máximo de 3 membros para cada Grupo de Estagiários; II máximo de 4 (quatro) ações para cada grupo de estagiários; II máximo de 4 grupos de Estagiários para cada Professor/Advogado. Art. 10 A formatação dos grupos de atuação, a disponibilidade de horários e demais disposições administrativas quanto ao funcionamento do Escritório Experimental são disciplinadas conforme cada turma de alunos, sendo comprovadas por meio de atas com todas as disposições, assinadas pelos participantes e pelo Coordenador do Núcleo de Prática Acadêmica, fazendo parte cada uma delas deste regulamento, complementando-o. 1º As petições nos processos judiciais serão assinadas, conjuntamente, pelo Coordenador do NPJ ou o Professor/Advogado responsável pela ação e pelos estagiários participantes da elaboração. 2º As atividades definidas por este regulamento devem ser realizadas em concomitância com o componente curricular Prática Jurídica, não podendo exceder ao total de 10 (dez) horas/mês. 3º O processo de admissão dos professores/advogados é realizado por meio de provas e títulos, sendo o contrato feito sob a égide da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) com regime de dedicação Parcial, ou seja, mínima de 12 (doze) horas semanais. VII DA SUCUMBÊNCIA Artigo 11 Os eventuais honorários de sucumbência são obrigatoriamente revertidos em favor do assistido.

6 6 X DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS Art. 12 Os casos omissos são resolvidos pelo Diretor Acadêmico, cabendo recurso no prazo de 05 (cinco) dias, ao Conselho Superior de Educação, quando então é extinto o pleito. Art. 13 Nos casos de infração disciplinar aplica-se as normas contidas do Regime Disciplinar do Regimento Geral da Instituição Art. 14. O presente Regulamento entra em vigor após sua aprovação pelo Conselho Superior de Educação, revogadas as disposições em contrário. Araraquara, 25 de maio de Prof. Jamil Zogbi Diretor Geral