CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE ARQUITETURA E URBANISMO PISOS MONOLITICOS E.A.SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL MICHAELLE NASCIMENTO RA:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE ARQUITETURA E URBANISMO PISOS MONOLITICOS E.A.SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL MICHAELLE NASCIMENTO RA: 11020981"

Transcrição

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE ARQUITETURA E URBANISMO PISOS MONOLITICOS E.A.SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL MICHAELLE NASCIMENTO RA:

2 O que são pisos monolíticos? A melhor definição do termo, como o próprio nome já diz, é "piso sem emendas", seu significado vem da palavra monólito, ou seja, unica pedra; única camada. Atualmente os pisos monolíticos ou auto-nivelantes vem sendo muito utilizados por apresentarem diversos benefícios, dentre eles, a facilidade na limpeza, a resistência mecânica, a rapidez na aplicação, o excelente acabamento estético, entre outras vantagens. Por não apresentarem juntas, os pisos monolíticos são indicados e extremamente recomendados em lugares onde a higiene é de fundamental importância, tais como: hospitais, indústrias alimentícias, laboratórios, entre outros. Os pisos monolíticos, são aplicados através de resinas em estado líquido, podendo ser mono ou bicomponentes, de bases epoxi, poliuretano (PU), acrílica, microcimento, entre outras. Hoje, pode-se considerar que as resinas mais utilizadas para estas aplicações são: resina epoxi e poliuretânica, as quais são aplicadas sob a superfície do piso e, após seu período de secagem (cura), ganham seu estado sólido formando uma camada superficial única, altamente resistente.

3 Informações Composição: O elemento de base que compõe a forma em arcos do piso monolítico é composto de mantas de PVC flexível moldado em forma de pirâmides invertidas, com seus vértices apoiados a uma laje de concreto bruto ou sobre um piso já existente. O PVC flexível utilizado para fabricação das mantas é transparente, cristalino, autoextinguível e atóxico. Uso / Aplicações: Ambientes comerciais e residenciais; Permite passagem de todos os tipos de instalações sob o piso. Vantagens: Diminuição dos ruídos de impacto e queda de objetos, no volume de som, objetos sendo arrastados, passos com sapatos de salto alto, e demais barulhos; Reúne as características de um piso monolítico sem juntas com as de um piso elevado, permitindo a passagem de fiação elétrica, telefonia, lógica e sistema de ventilação e ar-condicionado no espaço confinado entre o piso elevado e a base de aplicação.

4 Informações Instalação O processo de aplicação do Piso Elevado Monolítico Werden se dá através da distribuição de uma manta de PVC sobre o piso existente, com justaposição das bordas e colagem por fitas autoadesivas, garantindo vedação total; Prepara-se os arremates junto às paredes, colunas e eventuais topos em desnível; É feita a montagem dos quadros metálicos para as caixas de inspeção; Distribuição de gabaritos para caixas de tomadas e grelhas lineares de ar-condicionado, caso os postos de trabalho estejam previamente definidos; É feito, então, o enchimento progressivo com deslocamento de barras móveis separadoras.

5 A modulação do Piso Monolítico é definida pela manta de P.V.C. flexível com sua forma de pirâmides invertidas com seus vértices apoiados na laje sendo a distância tanto longitudinal como transversal de 200x200mm entre eixos.

6 Sua modulação permite que sua instalação seja feita também em áreas onde a modulação não seja um múltiplo dele, pois arremates de Poliestireno expandido são possíveis junto à alvenaria. Em todo projeto do Piso Monolítico é necessário que as mantas de P.V.C. flexível, sejam alocadas do eixo para as extremidades da área, para permitir que haja um ponto de apoio sobre o Poliestireno expandido em todo perímetro da mesma. Conforme o projeto, tal arremate de Poliestireno expandido pode variar entre 100 a 200mm que por sua vez também é preenchido com uma camada de no mínimo 25mm de massa auto-nivelante. Não convém projetar pontos de elétrica, telefonia e lógica, junto ao perímetro de alvenaria, pois a passagem da fiação é restrita.

7 Para os arremates junto às paredes de alvenaria e pilares são utilizadas placas pré-moldadas de Poliestireno expandido com altura correspondente às mantas de P.V.C. Sua finalidade é permitir o apoio e a fixação das mantas de P.V.C. junto às alvenarias, pilares e preencher possíveis irregularidades e desvios de ângulos. A fixação do Poliestireno expandido se da através de uma cola Hot Mealting sobre a laje. O Poliestireno expandido utilizado é de alta densidade, auto-extinguível, atóxico e não prejudicial ao meio ambiente.

8

9 Através das características físicas do Piso Monolítico a resistência térmica junto às lajes aumenta em cerca de 0,2 KW/m² sem qualquer material adicional. Caso se deseje aumentar essa resistência térmica, materiais isolantes poderão ser aplicados sobre a laje, tais como: chapas de Poliestireno expandido, mantas betumadas, lã de rocha etc. Para a montagem do Piso Monolítico sobre esses materiais térmicos faz-se necessário à aplicação de uma chapa de aço galvanizada ou qualquer outro material em forma de chapas com elevada resistência mecânica para devida distribuição da carga.

10 Alturas e Pesos do Piso Monolítico O piso Monolítico permite que o vão livre entre a laje e o piso seja de 50 a 130mm. A altura acabada é definida pela altura da manta de P.V.C. flexível mais à altura de enchimento da massa de nivelar Exemplos: Piso Monolítico 70/25 - Manta de P.V.C. de 70mm mais enchimento de 25mm de massa autonivelante = 95mm Piso Monolítico 130/25 - Manta de P.V.C. de 130mm mais enchimento de 25mm de massa auto-nivelante = 155mm. O peso do Piso Monolítico por metro quadrado é proporcional à altura da manta de P.V.C. flexível mais à altura de enchimento da massa de nivelar. A massa de nivelar possui um peso específico de aproximadamente 1.800kg/m² no estado sólido.

11 As alturas e os pesos na tabela são valores para uma laje nivelada podendo estas se alterarem em função dos eventuais desníveis na laje. Convém ressaltar que para projetos de Piso Monolítico com enchimento da massa de nivelar superior a 25mm deverá ser consultado o Departamento Técnico para as devidas instruções. Acessórios do Piso Monolítico O Piso Elevado Monolítico permite que sejam instalados acessórios para instalação elétrica e sistemas de ventilação e/ou ar condicionado. Alguns acessórios podem ser instalados antes ou depois do enchimento da massa de nivelar e outros somente antes do enchimento, tais como:

12 Revestimentos para o Piso Monolítico O Piso Monolítico permite que qualquer tipo de revestimento utilizado em contra pisos seja aplicado sobre ele tais como: tapetes, carpetes, forração, laminado fenólico melamínico, fibro vinil, borracha tipo pastilhada, mármore, granito, parket e etc. Para que o revestimento possa ser aplicado sobre o Piso Monolítico alguns requisitos deverão ser observados. O Piso Monolítico deverá ter atingido sua cura total de até 28 dias da data do enchimento. A umidade do Piso Monolítico deverá ter atingido entre 0,5 e 1%. A superfície do Piso Monolítico deverá estar lixada e isenta de chapisco, massa corrida, pó, manchas de óleo e água. O Primer esteja aplicado sobre a superfície do Piso Monolítico para permitir a ancoragem do adesivo para colagem do revestimento

13 Alteração de Lay-outs no Piso Monolítico O Piso Monolítico permite a recomposição de furos com a mesma massa original voltando ao seu estado inicial. Alvenaria Junto à alvenaria deverá ser previsto um rodapé de madeira, fibro vinil, laminado fenólico melamínico, alumínio, mármore etc., para cobrir o vão livre que se dá entre o Piso Monolítico e a alvenaria proveniente do poliestireno expandido utilizado na montagem

14

15

16

17 Tipos de Pisos Monolíticos Atualmente os pisos mais utilizados comercialmente são pisos a base de resinas em epoxi e poliuretano, dentre eles existem diversas formas de aplicação considerando desde o nivelamento da superfície até o acabamento final, podemos classificá-los em: Piso Espatulado (Argamassado), Piso Multilayer, Piso Autonivelante, Pintura. Piso Espatulado (Argamassado). Estes Pisos são indicados onde se requer alta resistência mecânica e a abrasão, ideal para pisos industriais, onde resiste a impactos e tráfego pesado, tais quais: empilhadeiras, máquinas, caminhões, etc. É muito utilizado para regularização de superfície degradadas. Como o próprio nome ja diz Argamassado ou Espatulado trata-se de uma argamassa feita com resinas base epoxi ou poliuretano + quartzo, devendo ser misturada através de máquinas misturadoras, ou Hélices Especiais acopladas em furadeiras.

18

19 Piso Multilayer Este tipo de piso é muito utilizado para correção do substrato, permitindo corrigir deficiências existentes no piso, sua espessura e resistência se dão a quantidade de camadas feitas, como o nome já se diz multilayer "multiplas camadas", onde é definido por uma camada de resina epoxi ou poliuretano, e outra camada de quartzo aspergido sobre a resina ainda líquida, assim sucessivamente obedecendo o tempo de secagem da resina entre uma camada e outra, este tipo de processo é muito simples mais demanda maior tempo na aplicação. O Piso Multilayer pode-se escolher vários tipos de acabamento: - Pintura Epóxi ou Poliuretano - Revestimento Autonivelante - Verniz Epóxi ou PU O Piso Multilayer permite camadas de 1 a 3mm de espessura. Sua resistência mecânica é superior a do concreto.

20 Pisos Monoliticos Decorativos - Miaki Microcim Sistema espatulado com uma microcapa em cimento modificado para poder ser aplicado em baixa espessura, eliminando, porém, o risco de microfissuras típicas do cimento queimado. Disponível em diversas cores, dá ao local revestido o aspecto moderno e atemporal do cimento queimado. Ressaltarmos que sob a microcapa é aplicado um sistema multicamadas com primer e agregado, que confere maior resistência ao revestimento. Acabamentos: Microcoat PU Formulado com base em PU (poliuretano) acrílico é uma excelente alternativa para acabamento em locais que possuam tráfego de nível moderado e para a aplicação em superfícies verticais. Brilhante, acetinado ou fosco. Microcim

21 Microcoat H2 Resina epóxi à base d água, bicomponente, ideal para acabamento em áreas internas e locais com tráfego intenso, que necessitem de uma proteção 100% impermeável e com resistência UV. Brilhante ou acetinado. Microcoat Duralan Formulação monocomponente à base de MMA (metilmetacrilato). De fácil limpeza e aplicação, possui aspecto acetinado e é ideal para áreas secas em ambientes internos ou externos. Semibrilho.

22 Flake Flocos e tinta ou micas são misturadas para obtermos a combinação desejada e depois protegidas por camadas de resina incolor com o objetivo de garantir a integridade das cores e a textura desejada. Sistemas: Full Flake PU-CIM O Full Flake PU-CIM é o piso com acabamento do seu jeito. As opções de combinação de flocos coloridos em quatro tamanhos adicionados ao sistema PU-CIM resultam em um revestimento de alta resistência mecânica com estética diferenciada. Acabamentos Flake Dur-a-Line Uma família de soluções à base de MMA, desenvolvida para sinalização externa. Aplicável sobre concreto ou asfalto, é ideal para demarcação e sinalização de vias urbanas, rodovias, corredores de tráfego intenso, etc. Full Flake MMA e Epóxi Piso com acabamento que oferece opções de combinação de flocos coloridos em quatro tamanhos. Adicionados à resina MMA ou Epóxi, resulta em um revestimento esteticamente bonito, monolítico e durável.

23 Decor Flake Epóxi Sistema onde a combinação da tinta da base - que fica aparente - contrasta com os flocos coloridos em menor quantidade em relação ao sistema Full Flake.

24 Lisos As resinas dos sistemas lisos são pigmentadas na cor desejada. As inúmeras possibilidades de cores e brilhos permitem demarcações e personalizações ilimitadas em diversos ambientes como: hospitais e escolas. Sistemas: Pintura / Multilayer Epóxi O sistema Multilayer Ex é um revestimento aplicado em camadas sucessivas de resina epóxi e quartzos, recebendo uma pintura na cor desejada como acabamento. Pintura / Multilayer PU Um sistema aplicado em camadas sucessivas de 2 a 4mm que alia a resistência e cura rápida dos sistemas PU-CIM ao acabamento liso dos sistemas em epóxi. Autonivelante EX Um piso com acabamento vítreo na cor desejada, que permite fácil higienização e arremates perfeitos em paredes por meio da execução de rodapés. Autonivelante PU O PU-CIM autonivelante consiste em uma mistura de poliuterano-urea, pigmentos e quartzo. O sistema é aplicado em espessuras de 3 a 6 mm e é indicado para uso em locais de processamento seco, com elevada abrasão.

25

26 Full-G Toda a praticidade do Sistema Monolitico produzido com resinas MMA, ideais para uso em áreas externas. Resinas com tecnologia alemã e granitos ou outras pedras miúdas, reproduzem a natureza com um piso antiderrapante e extremamente resistente. Sem juntas e com qualidade elevada. Acabamento: Microcoat Selador Selador acrílico, protege o revestimento em áreas externas contra intempéries e abrasão causado pelo trânsito de pessoas. MMA 81 Resina de alta resistência à abrasão e insolação, indicada para áreas onde haverá trânsito de automóveis. FULL-G EPÓXI Acabamento feito com resina Microcoat H2. Resina à base d água de alta performance e resistência à abrasão.

27

28 Dur-a-line Um sistema de demarcação rodoviária com tecnologia alemã, adicionada de elementos decorativos para sinalizar e revestir sua obra externa de maneira duradoura e antiderrapante. Sistemas: Dur-a-line Liso Duraline é um produto à base MMA - tecnologia alemã, de altíssima performance e resistência à intempéries e abrasão. Produto utilizado para demarcação viária em estradas, portanto indicado para uso em áreas externas. Dur-a-line Decor Flake Acabamento com Flake que agrega à estética uma aparência pigmentada e inúmeras possibilidades de composições de cores.

29 Spray Deck Sistema texturizado, aplicado em spray, resultando em um piso monolítico, antiderrapante de fácil aplicação e limpeza. Apesar de antiderrapante, Spray Deck cria uma superfície onde o tráfego mesmo descalço é confortável. Executado em cores elegantes, que podem formar uma paginação única ou, se preferir, receber uma paginação imitando pedras, cerâmicas ou outros revestimentos. Ideal para revestir pátios, calçadas, áreas de circulação, decks de piscinas e outros ambientes residenciais ou comerciais. Aplicável em pisos ou paredes.

30 Foto Piso Imagens com qualidade fotográfica são embutidas no nosso piso, fazendo dele um porta-retrato do tamanho da área revestida. Não importa o tamanho de sua foto. Seu piso será inteiramente coberto com a foto de sua escolha, eternizando a sensação que você quer reproduzir e surpreendendo todos que pelo piso circulam. A proteção incolor de extrema resistência aplicada como camada final de seu piso protege a imagem, facilitando a limpeza e oferecendo durabilidade superficial ao sistema. Sua imaginação guiará a estética única e personalizada deste piso de excelente resistência, ideal para escritórios, lojas e outros ambientes residenciais e comerciais.

31 Color Quartz Quartzos pigmentados na cor desejada, misturados na composição determinada e, depois de aplicados, protegidos por camadas de resina incolor para dar ao piso a proteção e a textura desejada.

32 Stain Um sistema que mescla resinas de ponta com pigmentos futuristas, obtendo um resultado de piso despojado, descompromissado e de aspecto acolhedor, com uma linguagem de movimento que conversa com o ambiente. Sistemas: StainCryl A linha Stain está disponível na versão StainCryl, que é acetinado e à base de resina MMA. StainPox StainPox é a versão brilhante à base de resina Epóxi indicada para áreas principalmente internas com médio tráfego, como ambientes comerciais. StainColor Uma linha Stain em PU acetinado ou brilhante para uso em paredes ou locais com baixa solicitação mecânica.

33

34 Piso Autonivelantes Por apresentar melhor acabamento estético os Pisos Autonivelantes são extremamente utilizados, em quadras esportivas, hospitais, laboratórios, pisos industrias, cozinhas, abatedouros, garagens entre outros, pisos autonivelantes são pisos em resina epoxi ou poliuretano com espessuras entre 1 e 5 mm. A Resina pura (sem quartzo) é aplicada com rodos ou espatulas dentadas em estado líquido sobre a superfície do piso se nivelando devido a ação da gravidade sobre o piso existente, e pode ser aplicada sobre os pisos espatulados e multilayer para se obter o acabamento liso e primoroso.

35

36 Piso Elevado Monolítico - Werden O piso é composto de uma malha de elementos de PVC, com aplicação de uma massa autonivelante. Permite passagem de todos os tipos de instalações sob o piso e acesso em qualquer ponto. Por ser monolítico e ter sua superfície nivelada, o produto possibilita o uso de qualquer tipo de acabamento. É possível, por exemplo, utilizar carpetes em rolo, ou até mesmo materiais nobres, como o mármore e granito, sem necessidade de alterações. Vale destacar também a estabilidade e conforto ao usuário, que proporcionam a sensação de estar andando sobre um contra-piso normal, além de não exigir nenhum tipo de manutenção ou regulagem futura. A forma líquida do Piso Elevado Monolítico é capaz de corrigir automaticamente desníveis de até 15mm em 15 metros. Eventuais flechas de laje e outros tipos de irregularidades presentes na superfície também podem ser corrigidos, facilitando e agilizando os processos de instalação na obra.

37 Sua base mineral permite a furação dos pontos para colocação das caixas de tomadas. O piso pode ainda ser facilmente recomposto, permitindo mudanças e adequações de lay-out com rapidez.

38

39 Cimento Queimado O cimento queimado é um piso com a mistura de cimento, areia e água. O que queima a argamassa é o contato com o pó do cimento, por isso a origem do nome. O cimento queimado é uma aplicação de massa com uma espessura fina, porém tem uma grande tendência a fissuras, trincas e manchas. Quando aplicado em áreas externas, o material sofre muita dilatação devido à exposição ao sol. A opção é que tenha maior espessura e com junta de dilatação para que sofra menos deformação. Aliás, muitos usam em busca desse visual inacabado.

40 Piso Monolitico Drenante Uma das linhas fabricadas pela Anti-Impacto é a dos Pisos Monolíticos Drenantes. Uma alternativa inteligente e eficaz que permite 100% a passagem da água no solo. Eles são aplicados sem rejuntes ou emendas. São pisos fáceis de instalar e simples de manter, proporcionando vida útil prolongada. Além disso, estão disponíveis em diferentes cores e paginações que asseguram um visual diferenciado e atraente. Os Pisos Monolíticos Drenantes possuem modelos com 20 mm e 40 mm. Adaptam-se a vários espaços externos, como: Playgrounds Praças Calçadas Clubes Escolas Quadras poliesportivas

41 VANTAGENS Anti-impacto Anti-derrapante Ergonômico Acústico Atóxico Drenante

42 Monolítico Texturizado Megapoxy MHT 2604 É um revestimento monolítico para pisos de concreto com acabamento áspero e grosso. É ideal para revestimentos cerâmicos com trânsito leve, médio, pesado e intenso em áreas industriais com circulação de carrinhos, empilhadeiras, garagens residenciais, comerciais e oficinas de concessionárias de automóveis leves e pesados.

43 Monolítico Texturizado Megapoxy MHT (Mega Poxy) É um revestimento monolítico para pisos de concreto com acabamento áspero. Ideal para trânsito leve, médio, pesado e intenso em áreas industriais com circulação de carrinhos, empilhadeiras, garagens residenciais, comerciais e oficinas de concessionárias de automóveis leves e pesados. Vantagens: Acabamento texturizado; Resistência química, abrasiva e mecânica; Excelente aderência ao substrato; Revestimento monolítico (sem juntas); Assepsia e impermeabilidade; Facilidade de limpeza; Demarcações e organização de layout; Acabamento 100% sólido.

44 Monolítico Autonivelante Megapoxy MHT 3604 É um revestimento monolítico para pisos de concreto com acabamento áspero e grosso. É ideal para trânsito médio, pesado e intenso em áreas industriais com circulação de carrinhos, empilhadeiras movidas a gás e elétricas para áreas com alta solicitação mecânica e abrasiva, e áreas com alto controle de limpeza. É indicado também para indústrias metalúrgicas, indústrias alimentícias, indústrias laboratoriais e farmacêuticas.

45 Piso Uretano É um tipo de piso industrial de alto desempenho fabricado a base de resina uretânica que é o poliuretano vegetal em água, isento de solventes e sem cheiro. O Piso Uretano monolítico autonivelante oferece alta proteção contra produtos químicos sendo muito utilizado em locais onde se necessita de elevada resistência ao ataque químico, resistência mecânica a abrasão para os pisos onde o tráfego é constante e pesado além de grande resistência a impactos e choques térmicos. Características dos Pisos Uretano: -Argamassa uretânica antiácida; - Coeficiente de dilatação semelhante ao concreto; - Piso Industrial Impermeável e Monolítico (sem juntas); - Antimicrobiano (contém agentes que inibem a proliferação de biofilme; -Acabamentos liso ou antiderrapante; - Devido ao sistema auto imprimante, os Pisos Uretano não necessitam de selador; - Rápida aplicação e rápida cura epóxi permitindo a liberação do tráfego na área da aplicação a partir de 12 horas.

46 Áreas de Aplicação: Áreas de processamento de carnes (frigoríficos e abatedouros); Indústrias químicas e farmacêuticas; Indústrias automobilísticas; Indústrias onde os pisos exijam grande resistência química, altas temperaturas ou refrigeração e mecânica.

47 Piso Exposidicos Apresentam resistências mecânica e química superiores aos pisos cimentícios devido as caracteristicas do ligante polimétrico, resultando em um acabamento colorido liso ou rugoso. Aplicações: Academias de Ginástica Estacionamentos Indústria e Comércio Indústria naval Laboratórios Postos de gasolina Quadras esportivas Revenda de veículos Shoppings e condomínios

48 Piso Color Quartz - Miaki Um piso que combina quartzos pigmentados nas cores desejadas e cobertos com acabamento incolor.ideal para uso em locais onde a estética diferenciada e duradoura seja um atrativo. Como a resina de acabamento é incolor, a estética do sistema tende a ser mais duradoura principalmente em locais de trafego moderado e intenso. Color Quartz MMA Um sistema em MMA ideal para obras rápidas ( 1 dia) onde a estética duradoura seja fundamental. Color Quartz EX /PU Um sistema para locais que busquem estética diferenciada e duradoura e que permitam a execução em ao menos 3 dias que é o ciclo mínimo para a execução de pisos com esta combinação de resinas.

49

50 Piso Durafloor LVT LOFT

51

52 Piso Vinilico Linha Eucafloor

53

54 Referencias de sites Piso monolítico é melhor alternativa não poluente para revestimentos Construir Sustentável