CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA"

Transcrição

1 CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Legislação urbana e ambiental: Ergonomia Urbana CÓDIGO: URB033 CLASSIFICAÇÃO: G5 PRÉ-REQUISITO: NÃO CARGA HORÁRIA: TÉORICA : 15horas PRÁTICA: 00 horas TOTAL: 15horas 2créditos EMENTA: Avaliação critica urbanística e ambiental nos níveis municipais, estaduais e federais OBJETIVOS: A disciplina, a ser oferecida na forma de seminários, visa discutir a questão da expansão urbano-metropolitana e seus reflexos na problemática ambiental, buscando resgatar a trajetória do olhar ambiental sobre as áreas urbanas e os conflitos e diálogos atuais que se estabelecem entre estas duas temáticas. Discutem-se também os elementos da legislação urbanística e ambiental aplicados ao controle da expansão urbana, tendo como casos empíricos os empreendimentos urbanos implantados na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sobretudo os geradores de significativos impactos socioambientais e as experiências nacionais e estrangeiras de aplicação de instrumentos de regulação ambiental em áreas urbanas. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: A PARTE TEÓRICA Aula 1 Apresentação da disciplina e interconhecimento. A problemática da expansão urbana e a questão ambiental, o encontro de racionalidades distintas. 1.1 Urbanização extensiva, planejamento e gestão urbanos no Brasil. 1.2 A trajetória da questão ambiental no Brasil e o olhar ambiental sobre as áreas urbanas.

2 1.3 Entre o urbano e o ambiental: conflitos e diálogos atuais. O híbrido cidade-natureza. Aula 2 A expansão urbano-metropolitana e a Lei de Parcelamento do Solo Lei Federal 6766/ A produção do espaço e os marcos regulatórios construídos visões e escalas de planejamento, estratégico e regulatório. As regiões metropolitanas: o municipal e o supra- municipal. 2.2 Lei de Parcelamento do Solo Lei Federal 6766/ como uma lei urbanística. 2.3 Duas interfaces da expansão urbano-metropolitana: a habitação de baixa renda e os condomínios fechados. (independentemente do porte da cidade). Aula 3 A expansão urbano-metropolitana e a legislação ambiental processo de licenciamento ambiental 3.1 O procedimento geral de licenciamento ambiental de atividades O poder decisório dos Conselhos de Políticas Ambientais 3.2 O papel da etapa de licenciamento ambiental de atividades urbanas As principais legislações ambientais aplicáveis e as restrições ambientais à expansão urbana Ocupações em áreas de risco e áreas de preservação permanente (topos de morro, cursos d água, encostas). Resoluções do CONAMA dando maiores detalhes Ocupações em áreas de recarga de mananciais e áreas protegidas: a mercantilização da natureza. Aula 4 Oficina final: experiências, entraves e debates teóricos e práticos 4.1 Empreendimentos urbanos complexos e seus impactos socioambientais estudos de caso 4.2 Instrumentos de regulação ambiental e sua aplicação na expansão metropolitana: experiências nacionais e estrangeiras. Trabalho final caso empírico contextualizado com as informações acerca do processo de implantação e licenciamento ambiental e materiais gráficos necessários para a compreensão da proposta, seguindo de uma avaliação crítica da proposta estudada, na qual deverá relacionar também as discussões teóricas suscitadas nas aulas. B PARTE PRÁTICA

3 MÉTODOS DE ENSINO: As aulas serão ministradas na forma de seminários, na qual inicia-se com uma apresentação teórica sobre o tema da aula (etapa expositiva) seguida do debate (etapa discursiva) no qual será avaliado a participação de todos os alunos. Os alunos deverão trazer previamente uma reflexão escrita (uma página) suscitada a partir da leitura da bibliografia exigida para a aula. Esta reflexão deve conter: - Palavras-chave: de 3 a 5. - Reflexão. - Observações (dúvidas, idéias de destaque, etc). A última aula será na forma de uma oficina de experiências práticas de modelos de licenciamento ambiental de atividades urbanas, no qual será avaliado a problematização urbano-ambiental do caso estudado e a reflexão analítica sobre o mesmo, abordando para isso as discussões das aulas anteriores. Data = 25/05/2010 Por fim, ocorrerá uma prova escrita a ser respondida em casa e entregue posteriormente. Data = 01/06/2010. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO: 1 Participação nos seminários + reflexão escrita 30 pontos. 2 Apresentação contextualizada de caso empírico: relato de experiências 50 pontos. nacionais e estrangeiras do licenciamento ambiental em áreas urbanas 3 Prova escrita a ser respondida em casa. (Entregar na Secretaria do Departamento de Urbanismo) 20 pontos. BIBLIOGRAFIA: Aula 1 MONTE-MÓR, R,L. Urbanização extensiva e lógicas de povoamento: um olhar ambiental. In: SANTOS, M. et. al. (org.). Território, globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec/ANPUR, SOMOLKA, M.O. Meio Ambiente e estrutura intra-urbana. In: MARTINE, G. (org.). População, meio ambiente e desenvolvimento. Verdades e contradições. Editora da UNICAMP: Campinas, DAVIS, M. O éden perdeu seu jardim. In: Ecologia do Medo: Los Angeles e a fabricação de um desastre. Record, 2001.

4 NABIL, B. Habitat: experiências bem sucedidas em habitação, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. São Paulo: Studio Nobel, Aula 2 COMPANS, R. Plano Diretor: entre a reforma urbana e o planejamento estratégico. In: SCHICCHI, M.C BENFATTI, D. (orgs). Urbanismo dossiê São Paulo Rio de Janeiro. Campinas: PUCCAMP/PROURB, p COSTA, H. S. M. A trajetória da temática ambiental no planejamento urbano no Brasil: o encontro de racionalidades distintas. In: COSTA, G.M e MENDONÇA, J.G. Planejamento urbano no Brasil: trajetórias, avanços e perspectivas. Belo Horizonte: C/Arte, COSTA, H. S. M.; MENDONÇA, J.G. Fuga ou negação da cidade? Considerações sobre o espaço urbano e a expansão metropolitana In: Encontro Transdisciplinar Espaço e População, 2003, Campinas. Anais v.1. Campinas: Unicamp/ABEP, No âmbito Federal: Lei Federal de Parcelamento do Solo 6766/1976 e suas alterações. Lei Federal /2001 Estatuto da Cidade. Constituição Federal Diretrizes gerais da Política Urbana: artigos 182 e 183. No âmbito Estadual: Legislação de Parcelamento e Desmembramento do Solo urbano para anuência prévia pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana SEDRU. MARICATO, E. Reforma urbana: limites e possibilidades: uma trajetória incompleta. In: RIBEIRO, L.C.Q.; SANTOS JR.; O. (orgs.). Globalização, fragmentação e reforma urbana: o futuro das cidades brasileiras na crise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, p VAINER, C. Pátria, empresa e mercadoria. In: ARANTES, O. et. alli. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, p FIX, M. A fórmula mágica da parceria público-privada: operações urbanas em São Paulo. In: SCHICCHI, M.C.; BENFATTI, D. (orgs.). Urbanismo: Dossiê São Paulo- Rio de Janeiro. Campinas: PUCCAMP/PROURB, p (edição especial de Oculum Ensaios: Revista de Arquitetura e Urbanismo). CARDOSO, A.L. Reforma urbana e planos diretores: avaliação da experiência recente. In: Cadernos IPPUR. V. XVI, n. 1 e 2, Rio de Janeiro, p COSTA, H. S. M. Natureza, mercado e cultura: caminhos da expansão metropolitana de BH. In: MENDONÇA, J. G.; GODINHO, M. H. L. (orgs.). População, espaço e gestão na metrópole: novas configurações, velhas desigualdades. Belo Horizonte: PUC Minas, 2003, p , H.S.M. Processos recentes de expansão metropolitana e implicações socioambientais: a experiência de Belo Horizonte. In: FERNANDES, E. (Org.). Direito urbanístico e política urbana no Brasil. Belo Horizonte: Del Rey, 2000, p

5 Aula 3 COSTA, H. S. M.; PEIXOTO, M.C.D. Dinâmica imobiliária e regulação ambiental: uma discussão a partir do eixo-sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte. In: Revista Brasileira de Estudos Populacionais. v.24, n.2. São Paulo, p LARANJEIRA FILHO, B.A.; CAMBRAIA, M.A.S.C.; PEIXOTO, M.C.D.; SOUZA, R.L.M.S. Loteamentos e cemitérios. In: Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM); Iniciação ao desenvolvimento sustentável. Belo Horizonte: FEAM, No âmbito Federal: Código Florestal Lei Federal 4771/1965. Resoluções do CONAMA dando maiores detalhes. Sistema Nacional de Unidades de Conservação Lei Federal 9985/2000. Resolução CONAMA 001/1986. Resolução CONAMA 369/2006. No âmbito Estadual: Deliberação Normativa Conselho de Política Ambiental - COPAM 074/2004. Deliberação Normativa Conselho de Política Ambiental - COPAM 058/2002. RIBEIRO, J.C.J. Gestão Ambiental Municipal em Minas Gerais. Belo Horizonte: FEAM, ARAÚJO, R.P.Z.; COSTA, H.S.MConflitos e gestão ambiental no território municipal de Belo Horizonte. In: XII Encontro Nacional da ANPUR, Belém. Anais... Belém: ANPUR, p ARAÚJO, R.P.Z. Contradições e possibilidades da regulação ambiental no espaço urbano. Tese de Doutorado. Belo Horizonte: IGC/ Universidade Federal de Minas Gerais, MARTINS, M.L.R. Moradias e Mananciais: tensão e diálogo na metrópole. São Paulo: FAUUSP/ FAPESP, Complementar: