Abraão: A aliança da promessa. Gn:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Abraão: A aliança da promessa. Gn: 15 17."

Transcrição

1 1 Abraão: A aliança da promessa. Gn: ) Depois dessas coisas veio a Palavra do Senhor a Abrão em visão dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. 2 - ) Então disse Abrão: Senhor Deus, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer 3 - ) Disse mais Abrão: Eis que não tens me dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. 4 - ) E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que das tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. 5 - ) Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe assim será a tua descendência. 6 - ) E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isso por justiça 7 - ) Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la.

2 2 8 - ) E disse ele: Senhor Deus, como saberei que hei de herdála? Abrão era natural de Ur dos caldeus, e vivia no meio de um povo idólatra; inclusive seus pais. (Gn. 11: 26 32, Js. 24: 14,15). Seu pai Terá com toda sua família saiu de Ur dos caldeus, e foi para a terra de Canaã, e habitou na cidade de Harã. Estava Abrão com setenta e cinco anos e Sarai sua mulher com sessenta e cinco anos quando Deus o chama e lhe faz promessas. ( Gn. 12: 1 4, 17: 17). Sara era estéril. (Gn. 11: 30 ). Os planos e as promessas de Deus nada têm a ver com a lógica humana. Deus prometeu a Abrão fazer dele uma grande nação. Mas, como poderia Abrão ser pai de uma grande nação se sua mulher era estéril? Passarem-se vinte e quatro anos, desde que Deus chamou Abrão quando ele estava com setenta e cinco anos e Sarai sua mulher que era estéril com sessenta e cinco anos. Nesses vinte e quatro anos não tiveram filhos; a promessa de Deus teria sido frustrada? Nem Abrão, nem Sara, esperava mais ter filhos. Abrão já até admitia que o seu herdeiro fosse Eliézer, o mordomo nascido em sua casa. (Gn. 15: 2 3 ). Ló, sobrinho de Abrão, que havia saído com ele de Harã, não podiam mais morar juntos, pois seus rebanhos crescera tanto que a terra não mais os comportava. Abrão, num gesto altruísta, dando demonstração de ser um verdadeiro homem de Deus, propôs a seu sobrinho a separação, dando a ele o direito de escolha. Ló, aproveitando da generosidade do tio, e vendo que toda campina do Jordão que era bem regada, e era como o jardim do senhor, escolheu para si a campina do Jordão e estendeu a sua tenda até Sodoma. ( Gn. 13: 7 12 ). Depois de separarem-se, Deus renova a Abrão a sua promessa de dar a ele e a sua semente toda aquela terra. Mas, que semente, que descendência se tanto Abrão como Sarai sua mulher já eram velhos e não tinham filhos? E

3 3 Abrão foi habitar nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom, e edificou ali um altar. É bom notar na vida de Abrão que ele não se descuidava da adoração devida a Deus. Assim que chegou à sua nova morada, sua primeira providência foi levantar um altar de adoração ao Senhor. Parece que Ló não teve essa preocupação; pelo menos não consta nas Escrituras Sagradas. Viveu muito tempo ao lado de Abrão, mas parece que não aprendeu tudo quanto deveria aprender. A campina do Jordão que era muito bem regada, certamente o progresso da cidade de Sodoma, a possibilidade de aumentar o seu rebanho e enriquecer mais, o atraíram; ele nem consultou a Deus, seguiu seus próprios pensamentos. Apesar dessas fraquezas na vida de Ló, ele era justo e temente a Deus. ( II Pe. 2: 6 8 ). Ló se tornou uma pessoa importante em Sodoma, ele se assentava na porta da cidade para julgar. ( Gn. 19: 1, 9 ). Apesar da aparente tranquilidade e a perspectiva de muita prosperidade, a guerra veio, e Ló foi levado cativo como presa de guerra, e seus bens confiscados. Um que escapara da guerra veio e contou a Abrão. Parece que Abrão se tornara um líder na sua região, está escrito que seus vizinhos eram seus confederados. Ele armou trezentos e dezoito de seus criados, os nascidos em sua casa, e com seus confederados, ele feriu os reis que haviam atacado Sodoma e Gomorra, libertou seu sobrinho Ló, e todas as almas que estavam prisioneiras com todos os seus bens. Depois de sua vitória teve um encontro com Melquisedeque Rei de Salém, foi por ele abençoado, e deu-lhe o dízimo de tudo. ( Gn. 14: ). Depois dessas coisas, assim começa o capítulo 15. Depois da vitória obtida sobre os quatro reis que atacaram Sodoma e Gomorra. Anrafel, rei de Sinar. ( Rei de Sinar, o mesmo que Babilônia ( Gn. 10: 8-12 )( Dizem ser estre Anrafel, o conhecido Amurabi, de onde veio o código de Amurabi) Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, etidal, rei de Goim. Depois de ter um

4 4 encontro com Melquisedeque, e ser por ele abençoado. ( Ver mais sobre Melquisedeque em Hb. 7. E Sl. 110: 4 ). Podia-se dizer de Abrão que ele era um homem próspero e muito bem sucedido. Separou-se de seu sobrinho Ló, foi habitar nos carvalhais de Manré, tornou-se um líder naquela região, obteve uma grande vitória sobre quatro reis, libertou seu sobrinho, teve um encontro com Melquisedeque, foi por ele abençoado; parece que nada mais lhe faltava. Mas ele não era totalmente feliz, faltava-lhe um filho. Talvez ele pensasse: Meu nome irá se apagar? Quem será o meu herdeiro? E a promessa de Deus que serei pai de muitas nações, terá sido olvidada? Abrão não era totalmente feliz, essas dúvidas o perturbavam. Deus conhece o que perturba os seus servos, e ele vem em nosso socorro, e ele vem sempre na hora certa. Depois destas coisas. ( 15: 1 ). Abrão estava nessa época com 86 anos. Fazia onze anos que havia saído de Harã, Sarai sua mulher era estéril; se durante sua juventude ela não pode gerar, muito menos agora com setenta e seis anos quando já havia cessado suas regras menstruais, e Abrão já tinha o seu corpo amortecido. ( Hb. 11: 11,12) Deus já havia abençoado muito Abrão, seus rebanhos cresceram, ele obteve grande vitória sobre quatro poderosos reis, era considerado pelos seus vizinhos como um príncipe de Deus. ( Gn. 23: 6 ); mas, faltava-lhe um filho; um filho legítimo de Abrão e Sarai. Esse filho seria sua esperança, esperança de um herdeiro legal, esperança de sua posteridade. Abrão, na porta de sua tenda; ele, e Sarai sua mulher. O casal de velhos parece que desolados e tristes. Neste momento de aparente solidão, lhes veio a Palavra do Senhor. Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo. É como se Deus lhe dissesse: Você venceu quatro poderosos reis, não por tua habilidade ou por tua estratégia militar, você foi vitorioso porque eu sou o teu escudo. Sou o teu grandíssimo galardão. Fizeste muito bem em não aceitar a oferta do rei de Sodoma ( Gn. 14: ). Porque eu sou o teu grandíssimo galardão. Está muito bem, Senhor. Tu és o meu escudo e o meu grandíssimo galardão, reconheço isso com muita gratidão; mas, eu não tenho filhos, Senhor; será o damasceno Eliézer o meu herdeiro?

5 5 Deus renova sua promessa a Abrão de que ele será pai de uma multidão. Disse-lhe o Senhor: Não será o damasceno Eliézer o teu herdeiro, mas aquele que sair das tuas entranhas, este será o teu herdeiro. Quando as probabilidades naturais cessaram, quando pela lógica humana seria impossível, Deus renova a sua promessa. Deus o levou fora da tenda, é como se Deus lhe dissesse: Sai Abrão dos teus limites, dos limites humanos, do teu pequeno mundo, e olha para Deus, o Deus ilimitado, o Deus Todo Poderoso. ( Ora, aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera. Ef. 3: 20 ) Olha para o céu, não olha para o teu corpo já amortecido, não olha para as impossibilidades de Sarai, mas olha para o céu. Quantas bênçãos de Deus nós perdemos, porque olhamos para a lógica humana, olhamos para o mundo natural; mas, o chamado de Deus, é: Olha para o céu. Conta as estrelas, se as pode contar. Abrão não podia contar as estrelas, o céu forrado de estrelas, são bilhões e bilhões de estrelas nesse infinito universo, como Abrão poderia conta-las! Mas Deus conta as estrelas, não só as conta, mas chama cada uma pelo seu nome. ( Sl. 147: 4. Conta o número das estrelas, chama-a a todas pelo seu nome ) Assim será a tua descendência. Como as estrelas do céu. Deus estava revelando a Abrão, que formaria dele e de Sarai sua mulher, uma nação santa, onde cada descendente de Abrão seria considerado como uma estrela do céu. O Salmo 147. V. 4 que fizemos alusão á cima, nos dá a entender que assim como Deus conhece todas as estrelas do céu e as chama pelo seu nome, assim Deus conhece cada descendente de Abraão e chama cada um pelo seu nome. E creu Abrão no Senhor, e imputou-lhe isso por justiça. ( v. 6 ). Apesar de toda aparente impossibilidade, Abrão creu no Senhor. O apóstolo Paulo faz alusão a este episódio em: ( Rm. 4: 3 ). Achei pertinentes nos lembrarmos aqui das palavras do apóstolo Paulo em Rm. 4: ). Como está escrito:

6 6 Por pai de muitas nações te constituí perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisa que não são como se já fossem. O qual, em esperança creu, contra a esperança, tanto que tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já enfraquecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus. E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para fazer. Assim isso lhe foi também imputado como justiça. Deus renova sua promessa a Abrão, sobre a posse da terra de Canaã. V. 7. Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la. Confirmada a promessa de um herdeiro saído de suas entranhas, isto é: Um filho, Deus agora renova sua promessa da posse total da terra de Canaã. A promessa da posse da terra era para a sua posteridade; pois Abrão mesmo nada possuiu. A única coisa que ele comprou foi um sepulcro para sepultar Sara. ( Gn 23: ). Abraão mesmo está escrito que morava em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. ( Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. ). ( Hb. 11: 8,9.) Abraão não entendeu como se cumpriria esta promessa de Deus; mas creu na promessa. Não podemos entender tudo de Deus, mas precisamos

7 7 crer. Crer mesmo sem entender. Ele, Abraão, apresentou a Deus sua dificuldade em entender como se cumpriria essa promessa. ( v. 8 ). Deus faz uma aliança com Abrão. V.V E disse-lhe: Toma uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho. 10 E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu. 11 E as aves desciam sobre os cadáveres; Abraão, porém, as enxotava. 12 E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão, e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele Então disse a Abrão: Saibas de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia; e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos. 14 Mas também eu julgarei a nação, a qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza. 15 E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. 16 E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. 17 E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um fumo de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades.

8 8 18 naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: Á tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates. 19 E o queneu e o quenezeu, e o cadmoneo, 20 E o heteu e os perizeus e os refains 21 E o amorreu e o cananeo, e o girgazeu, e o jebuseo. Deus se comprometeu com Abrão de dar aquela terra aos seus descendentes; e selou esse compromisso. Como Deus é admirável, e como ele honra aqueles que nele confiam. Abrão trouxe os animais estabelecidos por Deus. Uma bezerra de três anos, uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho; partiu esses animais, e pôs uma parte ao lado da outra, mas as aves não partiu; as aves de rapina desciam sobre os cadáveres, e Abrão as enxotava. Pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão, grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele. Esse tipo de pesadelo que caiu sobre Abrão era um prenúncio da aflição que sofreria seus descendentes antes de possuírem a terra prometida. O Senhor preveniu Abrão de que seus descentes não tomariam posse de imediato da terra prometida; antes, seriam peregrinos em terra estranha, seria reduzida a escravidão e seriam afligidos por quatrocentos anos. (quatrocentos anos não se refere ao tempo que os descendentes de Abrão permaneceram no Egito, mas estão contados desde o nascimento de Isaque até a entrada de Israel em Canaã. ( Gl. 3: 17 ). A nação que iria oprimir os descendentes de Abrão seria julgada por Deus. Vemos o cumprimento dessa promessa nas dez pragas sofridas pelo Egito no êxodo de Israel.

9 9 Você não verá a tua semente tomando posse da terra, porque serás recolhido a teus pais em paz, e em boa velhice. Abraão viveu cento e setenta e cinco anos. ( Gn.25: 7 ). A quarta geração tornará para cá, porque a medida da injustiça dos amorreus ainda não está completa. Deus nunca entra em juízo com o ímpio, sem antes dar-lhe oportunidade de arrependimento. Os amorreus vivendo com Abraão, deveriam ter aprendido o monoteísmo; mas não aprenderam, continuaram na prática do politeísmo, até completarem a medida de seus pecados. Deus longânimo. Os amorreus tiveram ainda quatrocentos anos de oportunidade para se arrependerem, mas não quiseram, e perderam suas terras e sofreram a justa punição divina através do exército de Israel. Abrão teve mais uma maravilhosa experiência com Deus. O selo da aliança. Posto o sol, houve escuridão, e um forno de fumaça e uma tocha de fogo que passou por aquelas metades. ( v. 17). O fogo de Deus queimou aquele holocausto; sinal da aceitação de Deus. A aliança de Abrão com Deus confirmada, a promessa do êxodo de Israel renovada. Restava agora a Abraão e Sara descansar em Deus e aguardar o cumprimento das promessas. O nascimento de um filho de Abraão e Sara. Deus é fiel e jamais deixou de cumprir as suas promessas. Gn. 16. Sara e Abraão precipitam-se e resolvem ajudar a Deus. Sara esperou um ano, de 1882 a/c, a 1881 a/c. Nada de gravidez, vamos ajudar a Deus. Deus não precisa de nossa ajuda. Todas as vezes que alguém tenta ajudar a Deus, não dá certo. Precisamos somente confiar em Deus e esperar nele. Ele nunca vem tarde, ele vem sempre na hora certa. Era cultura da época, quando uma mulher não gerava filhos, ela escolhia uma de suas escravas para coabitar com seu marido, e o filho gerado era considerado filho da patroa. É parecido com o que chamamos hoje de ventre

10 10 de aluguel. Hoje se usa os recursos tecnológicos, na época não existiam esses recursos, tudo acontecia pelo método natural. Sara então, colocou sua escrava egípcia Agar, no regaço0 de Abraão para gerar um filho que seria considerado filho de Sara, de onde se esperava a sua posteridade. Esse não era o plano de Deus, não era essa a sua vontade; Deus prometera um filho gerado de Abraão e Sara; era desse filho que viria a descendência de Abraão. Deus esperou passar o tempo natural que uma mulher pudesse gerar, para ficar evidente que foi Deus que formou essa nação. Uma nação formada por um ato milagroso de Deus. O filho gerado da relação de Abraão e Agar deu problema na família e está dando problemas até hoje. Nunca dá certo, passar à frente de Deus, é bom sempre esperar e confiar nele. Agar, cujo nome significa emigração ou fuga, concebeu; e, vendo que havia concebido, sentiu-se superiora a Sara e foi sua senhora desprezada a seus olhos. Sara sentindo-se desprezada queixou-se com Abrão, e este deu a Sarai total liberdade para agir com sua escrava como bem lhe aprouvera. Sarai então oprimiu sua escrava, que fugiu para o deserto. Que situação complicada a de Agar; grávida, esperando o momento de dar a luz, sentindose agora sozinha e desamparada. Mas Deus, que tudo vê, e que tem em suas mãos o controle de todas as coisas, viu a aflição de Agar e veio em seu socorro. O anjo do Senhor, (v. 7 ) a achou junto a uma fonte de água no deserto. É admirável o cuidado de Deus e o seu amor. Agar, serva de Sarai, de onde vens e para onde vais? Chamando-a pelo nome, o anjo do Senhor mostrou que a conhecia, sabia seu nome e sua condição social. De onde vens e para onde vais? Neste deserto desnorteada, sem rumo certo sem destino, o que aconteceu contigo Agar, você deu motivos para isso, confessa tua culpa, reconhece tua culpa. Sempre que um pecador tem um encontro com Deus, ele é levado ao arrependimento e a confissão de seus pecados. Depois do reconhecimento da culpa, a confissão e o arrependimento, o que fazer, qual o caminho a tomar?. Repara o teu erro, volta para tua senhora

11 11 e humilha-te debaixo da sua mão. Uma vez conscientizada de sua culpa, vem agora a promessa de Deus. Você está grávida, Agar; teu filho nascerá, fique tranquila este filho será teu, para Sara eu tenho outro plano. Multiplicarei muito a tua semente, tua descendência será tão números que não se poderá contar. O filho que de ti há de nascer, por-lhe-ás o nome de Ismael. Ismael significa: Quem Deus ouve. Agar era egípcia, um povo pagão, mas vivendo com Abrão e Sara, aprendeu a conhecer o verdadeiro Deus. E chamou o nome do Senhor que com ela falara, Tu é Deus que me vê. Agar voltou para sua senhora, se reconciliou com sarai, deu a luz a seu filho, e Abrão chamou o nome do menino Ismael. Deus cumpriu fielmente sua promessa a Agar. Ismael casou-se com uma egípcia, gerou doze príncipes. (Gn 17: 20 ), e uma grande nação; os árabes. E era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael. ( v. 17 ). Gn. 17. A aliança da circuncisão. Deus muda o nome de Abrão e de Sarai. 1 Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus todo poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. 2 E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente. 3 Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo: 4 Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: Serás o pai de muitas nações.

12 12 5 E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto. 6 E te farei multiplicar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti. 7 E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus e à tua descendência depois de ti. 8 E te darei a ti e a tua descendência depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhe ei o seu Deus. 9 Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência depois de ti nas suas gerações. 10 Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo homem entre vós será circuncidado. 11 E circundareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós. 12 O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo homem nas vossas gerações; o nascido em casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência. 13 Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua. 14 O homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo, quebrou a minha aliança. Deus muda o nome de Sarai. 15 Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome.

13 13 16 Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho, e a abençoarei, e será mãe de nações, reis de povos sairão dela. 17 Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos? 18 E disse Abraão a Deus: quem dera que viva Ismael diante do teu rosto! 19 E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para sua descendência depois dele. 20 E quanto a Ismael, também te tenho ouvido, e eis aqui o tenho abençoado, e fá-lo- ei frutificar, e fá-lo-ei multiplicar grandissimamente ; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação. 21 A minha aliança, porém estabelecerei com Isaque, o qual Sara dará a luz neste tempo determinado, no ano seguinte. 22 Ao acabar de falar com Abraão, subiu Deus de diante dele. A instituição da circuncisão. 23 Então tomou Abraão a seu filho Ismael, e a todos nascidos na sua casa, e a todos comprados por seu dinheiro, todo o homem entre os da casa de Abraão; e circuncidou a carne do seu prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus falara com ele. 24 E era Abraão da idade de noventa e nove anos, quando lhe foi circundada a carne do seu prepúcio. 25 E Ismael, seu filho, era da idade de treze anos, quando lhe foi circuncidada a carne do seu prepúcio 26 Naquele mesmo dia foram circuncidados Abraão e Ismael seu filho E todos os homens da sua casa, os nascidos em casa, os comprados por dinheiro ao estrangeiro, foram circuncidados com ele.

14 14 Passaram-se treze anos desde o nascimento de Ismael; nada de Sarai engravidar. Abraão já estava com noventa e nove anos, Sarai sua mulher com oitenta e nove anos; Abraão já até admitia que sua descendência viesse através de Ismael, o filho da escrava Agar. ( Gn. 17: 18) Quando todas as probabilidades naturais cessaram, Deus fala com Abrão e confirma a promessa de que lhe daria um filho, um filho natural, nascido da relação de Abrão com Sarai sua mulher. Deus muda o nome de Abrão, para Abraão. Abrão significa pai exaltado. Deus lhe muda o nome para Abraão. Pai de uma multidão. A mudança de Abrão para Abraão, teve por fim reforçar a raiz da segunda sílaba para dar maior ênfase a ideia de exaltação. ( dic. Bíblico de John D. Davis ). Deus renova a promessa da possessão da terra à seus descendentes por herança perpétua, e sela esta aliança com sangue através da circuncisão. Muitos crentes têm dificuldade para entender o sentido real da circuncisão. Tentaremos esclarecer um pouco mais este caso; se não totalmente, ao menos parcialmente. Deus celebrava com Abrão uma aliança, um pacto, um contrato; e esta aliança deveria ser selada com sangue. O sangue da circuncisão. Mas, não teria outra maneira de derramamento de sangue senão pela circuncisão? Esta aliança era feita com Abrão e seus descendentes. ( 9 ). Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações. O sinal dessa aliança estava no órgão reprodutor masculino para enfatizar a ideia da aliança com todos os descendentes de Abraão. Abraão foi circuncidado aos noventa e nove anos de idade, e seu filho Ismael aos treze anos de idade. ( v.v. 24, 25 ). Todos os homens da casa de Abraão foram circuncidados naquele mesmo dia. Tanto os nascidos na sua casa, como os comprados por seu dinheiro. Certo jornal de grande circulação em São Paulo informou há pouco tempo atrás, que, as mulheres cujos maridos são circuncidados, têm menor índice de câncer de útero. Entendemos essa possibilidade pelo fato de se tornar mais fácil a higienização do órgão reprodutor masculino.

15 15 Deus muda o nome de Sarai. Sarai, significa princesa, ou contenção. Sara, significa princesa. ( dic. Bíblico de Johon D. Davis ). Sara seria mãe de príncipes e reis, daí o nome Sara = Princesa. Que a nação judaica foi formada diretamente por Deus com um propósito definhado, está muito evidente. Deus deixou que todos os meios naturais se esgotassem, apesar de Sara ser estéril. Se durante a idade fértil ela não conseguia engravidar apesar do grande desejo tanto de Abraão como de Sara, muito menor probabilidade depois da cessação das regras menstruais. A nação judaica foi formada de maneira milagrosa, e somente Deus opera milagres. Deus continua operando milagres. O seu poder é o mesmo, Ele é imutável. Ml. 3: 6, Tg. 1: 17. Amém.

16 16

17 17

Grandes coisas fez o Senhor!

Grandes coisas fez o Senhor! Grandes coisas fez o Senhor! Sl 126:3 "Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres." Este Salmo é um cântico cheio de alegria que se refere ao retorno do povo judeu do cativeiro babilônico,

Leia mais

1ª Leitura - Ex 17,3-7

1ª Leitura - Ex 17,3-7 1ª Leitura - Ex 17,3-7 Dá-nos água para beber! Leitura do Livro do Êxodo 17,3-7 Naqueles dias: 3 O povo, sedento de água, murmurava contra Moisés e dizia: 'Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para nos

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

A Família que Vence 1

A Família que Vence 1 A Família que Vence 1 Requisitos para Vencer Quem é meu inimigo A quem obedeço Comprometimento Treinamento Espírito de Prontidão Vigilância Fé 2 Ameaças à Família Mudança no Conceito de Família A Emancipação

Leia mais

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi

Leia mais

O FILHO DE ABRAÃO. William Soto Santiago Domingo, 11 de Janeiro de 2015 Cayey Porto Rico. Reverendo William Soto Santiago, Ph. D.

O FILHO DE ABRAÃO. William Soto Santiago Domingo, 11 de Janeiro de 2015 Cayey Porto Rico. Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. O FILHO DE ABRAÃO William Soto Santiago Domingo, 11 de Janeiro de 2015 Cayey Porto Rico Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br Email:

Leia mais

A Bíblia realmente afirma que Jesus

A Bíblia realmente afirma que Jesus 1 de 7 29/06/2015 11:32 esbocandoideias.com A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo é Deus? Presbítero André Sanchez Postado por em: #VocêPergunta Muitas pessoas se confundem a respeito de quem é Jesus

Leia mais

Acostumando-se com os Milagres

Acostumando-se com os Milagres Acostumando-se com os Milagres Ap. Ozenir Correia 1. VOCÊ NÃO PERCEBE O TAMANHO DO MILAGRE. Enxame de moscas Naquele dia, separarei a terra de Gósen, em que habita o meu povo, para que nela não haja enxames

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR Bíblia para crianças apresenta JACÓ O ENGANADOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M Kerr; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais

CD UM NOVO DIA. Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar

CD UM NOVO DIA. Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar CD UM NOVO DIA Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar Quantos momentos da vida. Me fazem ver. O que aqui dentro existe. Ouvi dizer. Luto pra conseguir, corro só pra fugir, faço o que posso, mas já não sou vencedor,

Leia mais

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. A VIDA DE ISAQUE Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. (Rm 8,28) 1. Hoje você terá a consciência das promessas e

Leia mais

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 E, virando- se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou- se da palavra do Senhor, como lhe havia

Leia mais

A Aliança de Yahweh com Abraão

A Aliança de Yahweh com Abraão A Aliança de Yahweh com Abraão Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela, e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, te abençoarei, e te engrandecerei o nome.

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS

A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS Gn 5 1 Esta é a lista dos descendentes de Adão. Quando criou os seres humanos, Deus os fez parecidos com ele. 2 Deus os criou homem e mulher, e os abençoou, e lhes deu o nome de

Leia mais

LIVRO DE CIFRAS Página 1 colodedeus.com.br

LIVRO DE CIFRAS Página 1 colodedeus.com.br LIVRO DE CIFRAS Página 1 Página 2 Página 3 ACENDE A CHAMA AUTOR: HUGO SANTOS Intro: A F#m D A F#m D A F#m D Quero Te ver, acende a Chama em mim Bm F#m A Vem com Teu Fogo, vem queimar meu coração Bm F#m

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

O ARCO-ÍRIS. Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem.

O ARCO-ÍRIS. Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem. Origem do Arco-Íris O ARCO-ÍRIS Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem. Quando eu era criança, e via um arco-íris,

Leia mais

UM FILHO FAVORITO QUE SE TORNA UM ESCRAVO

UM FILHO FAVORITO QUE SE TORNA UM ESCRAVO Bíblia para crianças apresenta UM FILHO FAVORITO QUE SE TORNA UM ESCRAVO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M. Kerr; Sarah S. Traduzido por: Judith Menga Produzido

Leia mais

igrejabatistaagape.org.br [1] Deus criou o ser humano para ter comunhão com Ele, mas ao criá-lo concedeu-lhe liberdade de escolha.

igrejabatistaagape.org.br [1] Deus criou o ser humano para ter comunhão com Ele, mas ao criá-lo concedeu-lhe liberdade de escolha. O Plano da Salvação Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 11 de outubro de 2009 Como o pecado entrou no mundo e atingiu toda a raça humana? [1] Deus criou o ser humano para ter comunhão com Ele, mas ao criá-lo

Leia mais

De Luiz Carlos Cardoso e Narda Inêz Cardoso

De Luiz Carlos Cardoso e Narda Inêz Cardoso Água do Espírito De Luiz Carlos Cardoso e Narda Inêz Cardoso EXISTE O DEUS PODEROSO QUE DESFAZ TODO LAÇO DO MAL QUEBRA A LANÇA E LIBERTA O CATIVO ELE MESMO ASSIM FARÁ JESUS RIO DE ÁGUAS LIMPAS QUE NASCE

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS Data: 03/03/08 COMO A MORTE ENTROU NO MUNDO PECADO Significa errar o alvo, rebelião, desobediência. etc. HERMENEUTICA A arte de interpretar o sentido das palavras em leis, textos, Romanos, 5 : 12 12 Portanto,

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

"Ajuntai tesouros no céu" - 2

Ajuntai tesouros no céu - 2 "Ajuntai tesouros no céu" - 2 Jesus nos ensinou a "alinharmos" os nossos valores aos valores de seu Reino, comparando em sua mensagem aquilo que é terreno e passageiro com aquilo que é espiritual e eterno.

Leia mais

7.3 A aliança abraâmica

7.3 A aliança abraâmica 7.3 A aliança abraâmica Aula 28 Na aula passada estudamos sobre a chamada de Abrão e a promessa de Deus para ele. Vimos que essa promessa se centralizava em 3 palavras: terra, descendência e bênçãos. Mostramos

Leia mais

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e I João 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós

Leia mais

UMA LISTA DOS NUNCA MAIS CONFESSAREI

UMA LISTA DOS NUNCA MAIS CONFESSAREI UMA LISTA DOS NUNCA MAIS CONFESSAREI Não há nada mais poderoso que uma decisão, pois esta te colocará em um mundo novo. (Lucas Márquez) VINTE CONFISSÕES NEGATIVAS QUE VOCÊ DEVE CANCELAR EM SUA VIDA 1)

Leia mais

Vamos adorar a Deus. Jesus salva (Aleluia)

Vamos adorar a Deus. Jesus salva (Aleluia) Vamos adorar a Deus //: SI LA SOL LA SI SI SI LA LA LA SI SI SI SI LA SOL LA SI SI SI LA LA SI LA SOOL SOOL :// Vamos adorar a Deus, Meu Senhor e Salvador Vamos adorar a Deus, com o nosso louvor. B I S

Leia mais

Vacas gordas & Vacas magras

Vacas gordas & Vacas magras Vacas gordas & Vacas magras Gn 41:1-16,25-37 Esta é uma história conhecida, e que tem sido muito usada no decorrer dos anos, por gerações inteiras devido ao seu riquíssimo conteúdo. Conhecemos através

Leia mais

SAUL, UM REI BONITO E TOLO

SAUL, UM REI BONITO E TOLO Bíblia para crianças apresenta SAUL, UM REI BONITO E TOLO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

SUMÁRIO Páginas A alegria 10 (A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus...) Abra o meu coração 61 (Abra o meu coração Deus!...

SUMÁRIO Páginas A alegria 10 (A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus...) Abra o meu coração 61 (Abra o meu coração Deus!... SUMÁRIO Páginas A alegria 10 (A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus...) Abra o meu coração 61 (Abra o meu coração Deus!...) A cada manhã 71 (A cada manhã as misericórdias se renovam...)

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA At 9.31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se

Leia mais

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Estudos sobre o livro de Gênesis LIÇÃO Nº 8 O INÍCIO DO GOVERNO HUMANO

Estudos sobre o livro de Gênesis LIÇÃO Nº 8 O INÍCIO DO GOVERNO HUMANO Estudos sobre o livro de Gênesis LIÇÃO Nº 8 O INÍCIO DO GOVERNO HUMANO O Na sequência do estudo do livro do Gênesis, analisaremos hoje o estudo da primeira parte do capítulo 9, quando se institui a dispensação

Leia mais

E quando Deus diz não?

E quando Deus diz não? E quando Deus diz não? 1 Cr 17:1-27 Como é ruim ouvir um não! Enquanto ouvimos sim, enquanto as coisas estão acontecendo ao nosso favor, enquanto Deus está aprovando ou permitindo o que fazemos, enquanto

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ O BATISMO DO SENHOR JESUS CRISTO E O COMEÇO DE SEU MINIST ÉRIO Volume 03 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 5) VAMOS BRINCAR DE FORCA? Marque com um x na letra

Leia mais

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma.

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. PERTO DE TI Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. Jesus! Perto de ti, sou mais e mais. Obedeço a tua voz. Pois eu sei que tu és Senhor, o

Leia mais

Centralidade da obra de Jesus Cristo

Centralidade da obra de Jesus Cristo Centralidade da obra de Jesus Cristo MÓDULO 3 3ª AULA AULA 3 MÓDULO 3 SALVAÇÃO EM CRISTO Jesus no Centro Por que deve ficar claro isso? Dá para evangelizar sem falar de Jesus? É possível partir de outro

Leia mais

Enquanto dormimos. É inútil que madrugueis, que tarde Salmos 127:2

Enquanto dormimos. É inútil que madrugueis, que tarde Salmos 127:2 Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Joaquim Costa Jr 1 Enquanto dormimos. É inútil que madrugueis, que tarde 2 repouseis, Que comais o pão de dores: Aos seus amados ele o dá enquanto dormem.

Leia mais

A VIDA DO REI SALOMÃO

A VIDA DO REI SALOMÃO Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 17/08//2014 A VIDA DO REI SALOMÃO Versículos para Decorar: 1 - Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente,

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

DOMINGO V DA QUARESMA

DOMINGO V DA QUARESMA DOMINGO V DA QUARESMA LEITURA I Ez 37, 12-14 «Infundirei em vós o meu espírito e revivereis» Leitura da Profecia de Ezequiel Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei ressuscitar,

Leia mais

Português. Sagrada Família de Jesus, Maria e José B. Leitura I Ben-Sirá 3,3-7.14-17a (gr. 2-6.12-14)

Português. Sagrada Família de Jesus, Maria e José B. Leitura I Ben-Sirá 3,3-7.14-17a (gr. 2-6.12-14) Português Sagrada Família de Jesus, Maria e José B Deus apareceu na terra e começou a viver no meio de nós. (cf. Bar 3,38) Leitura I Ben-Sirá 3,3-7.14-17a (gr. 2-6.12-14) Deus quis honrar os pais nos filhos

Leia mais

Tesouro em vaso de barro. Quando o natural é visitado pelo sobrenatural

Tesouro em vaso de barro. Quando o natural é visitado pelo sobrenatural Tesouro em vaso de barro Quando o natural é visitado pelo sobrenatural O paradoxo humano Dignidade x Depravação Virtude x pecado Beleza x feiura Consagração Enchendo o vaso com o tesouro - parte 1 Jz.

Leia mais

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Educação de Filhos de 0 a 5 anos Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Bom dia! Aula 4 Nosso Objetivos Educando Filhos segundo a Vontade de Deus Desenvolvimento da criança Influências

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 3 MILAGRES DE JESUS

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 3 MILAGRES DE JESUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 3 MILAGRES DE JESUS JESUS ACALMA AS TEMPESTADES MATEUS 8:23-27; 14:22-33; MARCOS 4:35-41 OS MILAGRES: R E L E M B R A N D O - São ricos em significados (nos acorda dos milagres

Leia mais

O DEUS PROVEDOR. Todas esses milagres são provisões de Deus reservadas aos que O servem e que nele confiam.

O DEUS PROVEDOR. Todas esses milagres são provisões de Deus reservadas aos que O servem e que nele confiam. O DEUS PROVEDOR Para fazermos a obra de Deus, precisamos: - Orar constantemente, - De consagração pelo jejum, - De santificação pelo cumprimento da Palavra e - De fé incondicional em Deus, Porque essas

Leia mais

DAVI, O REI (PARTE 1)

DAVI, O REI (PARTE 1) Bíblia para crianças apresenta DAVI, O REI (PARTE 1) Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar:

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: Meditação Crianças de 7 a 9 anos NOME:DATA: 03/03/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: 1 - O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida. (Jó 33:4) 2-

Leia mais

Honestidade e Respeito Justiça e Paz Amizade e Verdade Determinação e Responsabilidade Gratidão e Disciplina Gentileza e Obediência Integridade e

Honestidade e Respeito Justiça e Paz Amizade e Verdade Determinação e Responsabilidade Gratidão e Disciplina Gentileza e Obediência Integridade e Honestidade e Respeito Justiça e Paz Amizade e Verdade Determinação e Responsabilidade Gratidão e Disciplina Gentileza e Obediência Integridade e Honra PERCA E INVERSÃO DE VALORES: Um Tema antigo! Ai dos

Leia mais

Esperança em um mundo mal Obadias 1-21. Propósito: Confiar em Cristo independente do mundo em que vivemos.

Esperança em um mundo mal Obadias 1-21. Propósito: Confiar em Cristo independente do mundo em que vivemos. Esperança em um mundo mal Obadias 1-21 Propósito: Confiar em Cristo independente do mundo em que vivemos. Introdução Obadias É o livro mais curto do Antigo Testamento. Quase nada se sabe sobre o autor.

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Uma reflexão sobre A Missão de Deus de Christopher Wright

Uma reflexão sobre A Missão de Deus de Christopher Wright Uma reflexão sobre A Missão de Deus de Christopher Wright A MISSÃO DE DEUS Christopher Wright Christopher Wright faz duas contribuições importantes. Primeiro, ele demonstra que a Bíblia, do início até

Leia mais

Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras)

Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras) Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras) Mostre o "Homem em Pecado" separado de Deus Esta luz (aponte para o lado direito) representa

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ http://cachorritosdelsenor.blogspot.com/ A páscoa Volume 29 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 11 Ola Filhotes, vocês sabem o que é páscoa e quando ela começou?

Leia mais

Pastora Gabriela Pache de Fiúza

Pastora Gabriela Pache de Fiúza Sementinha Kids Ministério Boa Semente Igreja em células SERIE: AS PARÁBOLAS DE JESUS Lição 8: A ovelha perdida Principio da lição: Não importa onde você está. Deus sempre vai ao seu encontro. Base bíblica:

Leia mais

Geração João Batista. Mc 1:1-8

Geração João Batista. Mc 1:1-8 Geração João Batista Mc 1:1-8 Conforme acabamos de ler, a Bíblia diz que João Batista veio ao mundo com o objetivo de "preparar o caminho do Senhor" - V3. Ele cumpriu a sua missão, preparou tudo para que

Leia mais

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. PRIMEIRA LEI ESPIRITUAL: O AMOR DE DEUS TEXTO: João 3:16 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16 1 Qual

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

Para colocar a vida em ordem é preciso primeiro cuidar do coração. O coração é a dimensão mais interior da nossa existência

Para colocar a vida em ordem é preciso primeiro cuidar do coração. O coração é a dimensão mais interior da nossa existência Para colocar a vida em ordem é preciso primeiro cuidar do coração O coração é a dimensão mais interior da nossa existência Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO POÇO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Isaque permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei

Isaque permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei Abraão sai da tua terra e vai para uma terra que te mostrarei Gn 12.1 Isaque permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei Gn 28.3 Jacó volte para a terra de seus pais e de

Leia mais

André Sanchez Blog Esboçando Ideias E-BOOK GRÁTIS. Uma realização: André Sanchez. www.esbocandoideias.com

André Sanchez Blog Esboçando Ideias E-BOOK GRÁTIS. Uma realização: André Sanchez. www.esbocandoideias.com E-BOOK GRÁTIS 8 razões para confiar que Deus te socorrerá Uma realização: André Sanchez www.esbocandoideias.com Se quiser falar com o autor, entre em contato pelo e-mail: andre@esbocandoideias.com A distribuição

Leia mais

Etapas da maturidade de Eliseu

Etapas da maturidade de Eliseu Etapas da maturidade de Eliseu TEXTO BÍBLICO BÁSICO 2 Reis 2.5-11 5 - Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor

Leia mais

RUTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR

RUTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR Bíblia para crianças apresenta RUTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

sumário 1. rumo ao SINAI... 3 3. rebelião no deserto... 31 4. o deserto ouve... 46 5. jericó... 62

sumário 1. rumo ao SINAI... 3 3. rebelião no deserto... 31 4. o deserto ouve... 46 5. jericó... 62 sumário 1. rumo ao SINAI... 3 2. os mandamentos... 14 3. rebelião no deserto... 31 4. o deserto ouve... 46 5. jericó... 62 6. israel avança... 78 7. o cântico de débora... 95 8. gideão, o guerreiro...

Leia mais

Roteiro 3 João Batista, o precursor

Roteiro 3 João Batista, o precursor FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 3 João Batista, o precursor Objetivo Identificar a missão de João

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

O NASCIMENTO DE JESUS

O NASCIMENTO DE JESUS Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DE JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

Mateus 4, 1-11. Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, pois está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto.

Mateus 4, 1-11. Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, pois está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto. Mateus 4, 1-11 Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, pois está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto.». Este caminho de 40 dias de jejum, de oração, de solidariedade, vai colocar-te

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

Material complementar para Fogueira Santa

Material complementar para Fogueira Santa Material complementar para Fogueira Santa 4 a 10 anos referência bíblica Gênesis 12.1-4; 15.1-5 alvo da lição Ensinar às crianças que quem vive na fé de Abraão é uma das estrelas que ele viu ao sair da

Leia mais

Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal

Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal 1ª Leitura Eclo 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14) Leitura do Livro do Eclesiástico 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14) 3Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles,

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ JESUS E TENTADO NO DESERTO Volume 4 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 11 7) PERGUNTAS: 1. Depois de ser batizado, onde Jesus foi guiado pelo espírito? 2. Quem

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

"Ajuntai tesouros no céu" - 5

Ajuntai tesouros no céu - 5 "Ajuntai tesouros no céu" - 5 Mt 6:19-21 Temos procurado entender melhor através das escrituras, o que Jesus desejou ensinar aos seus discípulos nesta sequência de palavras, e pra isso, estudamos algumas

Leia mais

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 Sinalizar o Amor de Deus através da obediência e do respeito! Objetivo: Mostrar a importância de respeitar as regras e obedecer aos pais e responsáveis. Reforçar

Leia mais

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br Sobre a digitalização desta obra: Esta obra foi digitalizada para proporcionar de maneira totalmente gratuita o benefício de sua leitura àqueles que não podem comprá-la ou àqueles que necessitam de meios

Leia mais

www.encartedigitalmk.com.br Conheça mais esta inovação da MK Music Uma empresa que pensa no futuro

www.encartedigitalmk.com.br Conheça mais esta inovação da MK Music Uma empresa que pensa no futuro Encarte e letras disponíveis em www.encartedigitalmk.com.br Conheça mais esta inovação da MK Music Uma empresa que pensa no futuro Produção executiva: MK Music / Masterização: Max Motta no MK Studio /

Leia mais

Introdução hovia huva izia

Introdução hovia huva izia 1 "E disse ao seu moço: Sobe agora e olha para a banda do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então, disse ele: Torna lá sete vezes ". 1 Reis 18:43 Introdução: A cada semana temos declarado que

Leia mais

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja 10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja Aula 53 A primeira vez que a Igreja é profetizada diretamente, está em Mateus: Mateus 16:13~18;... edificarei a minha igreja. V.18; no original

Leia mais

DEUS DA FAMÍLIA ISRC BR MKP 1300081 Ivan Barreto (MK Edições)

DEUS DA FAMÍLIA ISRC BR MKP 1300081 Ivan Barreto (MK Edições) DEUS DA FAMÍLIA ISRC BR MKP 1300081 Ivan Barreto (MK Edições) Sei que em minha casa estás Sempre cuida do meu lar O Senhor é o meu pastor e nada vai faltar Pois sei que tu és fiel, tu és fiel a mim Sei

Leia mais

Cinco ensinamentos da Páscoa para nossa vida pessoal

Cinco ensinamentos da Páscoa para nossa vida pessoal Cinco ensinamentos da Páscoa para nossa vida pessoal Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 12 de abril de 2009 igrejabatistaagape.org.br Cinco ensinamentos da Páscoa para nossa vida pessoal. A celebração

Leia mais

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo Tens uma tarefa importante para realizar: 1- Dirige-te a alguém da tua confiança. 2- Faz a pergunta: O que admiras mais em Jesus? 3- Regista a resposta nas linhas.

Leia mais

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo Livro 1 página 4 Lição Um Um Novo Princípio O Poder Transformador de Cristo Da Palavra de Deus: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

Leia mais

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade.

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade. A Palavra de Deus 2 Timóteo 3:16-17 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso

Leia mais

Qual o segredo das imagens?

Qual o segredo das imagens? Qual o segredo das imagens? A Palavra de Deus é taxativa ao proibir o homem de criar, possuir ou servir a um ídolo, representado em madeira, pedra, gesso, barro, ferro, ouro ou qualquer outro material.

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

PESCADOR. Introdução: A E D E (2x) Mais qual é o meu caminho, qual a direção. E qual é o meu destino, minha vocação

PESCADOR. Introdução: A E D E (2x) Mais qual é o meu caminho, qual a direção. E qual é o meu destino, minha vocação PSCDOR Introdução: D (2x) Mais qual é o meu caminho, qual a direção D qual é o meu destino, minha vocação Carregar tua palavra, qualquer direção Dm Dm chamar outras almas, em outros mares pescar Pescador

Leia mais

QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS

QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: Bob Davies; Tammy S. O texto bíblico desta história é extraído

Leia mais