ESCOLA DA FÉ. Paróquia Santo Antonio do Pari. Aula 12: O Logos se fez Carne para participarmos da natureza divina.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA DA FÉ. Paróquia Santo Antonio do Pari. Aula 12: O Logos se fez Carne para participarmos da natureza divina."

Transcrição

1 ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 12: O Logos se fez Carne para participarmos da natureza divina. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 30 de agosto de 2012.

2 revisão da aula anterior.

3 1- Da 2ª Carta de Pedro 1, 3-4. Pois que o Seu divino poder nos deu todas as condições necessárias para vida e piedade, mediante o conhecimento daquele que nos chamou pela sua própria glória e virtude. continua

4 Por elas nos foram dadas as preciosas e grandíssimas promessas a fim de que vos tornásseis participantes da natureza divina, depois de vos libertardes da corrupção que prevalece no mundo, como resultado da concupiscência.

5 Observamos que o autor nos garante que Deus nos dá tudo o que tem a ver com a vida e a piedade. Entende-se aqui piedade como práticas religiosas. Cabe agora a reflexão sobre a natureza dos dons de Deus...

6 O autor não fala de coisas materiais, mas na construção da vida alimentada por uma correta prática religiosa ( = piedade) que se abre para a eternidade, reproduzindo em nós qualidades que são parte do Ser Divino de Deus.

7 Pessoas que se amam precisam ter qualidades e virtudes básicas em comum. Vamos juntos procurar algumas dessas virtudes e qualidades que precisamos ter em comum com Deus... Inevitavelmente diferente é só a personalidade de cada um dos amantes. Mas as qualidades básicas precisam existir em cada um.

8 O que soa realmente grandioso é a prometida participação na natureza divina. Cada dia, no ofertório de cada missa celebrada, literalmente, ao redor de toda a Terra, o celebrante reza: Pelo mistério dessa água e desse vinho possamos participar da natureza de Vosso Filho, que se dignou a assumir a nossa humanidade.

9 É impossível rezar tais palavras sem experimentar profunda emoção!

10 2- Qualidades de Deus que queremos imitar. Há pouco falava da necessidade de ter qualidades em comum para pessoas amarem-se. Vamos ao que foi trazido por voces. De todas, a mais importante é o amor inteiramente gratuito, como já vimos. Lembramos que todas as virtudes prezadas e vividas por Jesus são, ao mesmo tempo, virtudes do Pai.

11 Afinal, Eu e o Pai somos um. A gente pode recorrer às aulas anteriores sobre a pessoa de Jesus. Ele é a face humana de Deus. Outro dado que não podemos esquecer é que a verdadeira humanidade, aqueles traços do nosso ser que nos distinguem de toda a Criação conhecida, Deus os assumiu através de Jesus.

12 Acho interessante que pessoas de todas as crenças, bem como as que não tem crença em sobrenatural algum, em muitas situações deixam-se tocar e conduzir por razões que chamam de piedade ( pietatis causa ), de solidariedade, ou simplesmente de humanidade.

13 A palavra piedade é deliciosamente ambígua! Ela pode ser um conjunto de emoções expressas de forma necessariamente inconsciente (tentem apresentar feições piedosas...) que acompanham os humanos em contato religioso com o sobrenatural.

14 Então, práticas de piedade são práticas religiosas. A piedade pode exprimir sentimentos e atitudes que regem a vida entre membros de uma família. Ela aparece como um misto de cuidado respeitoso que aflora em nós nos serviços dispensados aos que sofrem, aos fracos, crianças e idosos do clã familiar,...

15 A piedade pode brotar das emoções e atitudes de quem cuida de pessoas em qualquer situação de fraqueza, deficiência, necessidade ou perigo. São Francisco sentiu necessidade de não se contentar em atender materialmente o leproso, mas de também abraçá-lo e beijá-lo.

16 É muito comum ouvirem-se estórias ou notícias em que pessoas batem, ferem, matam alguém impiedosamente. Isso significa que o fizeram sem piedade, sem misericórdia, sem humanidade. Tais pessoas são cruéis; delas sentimos horror.

17 Com alegria percebemos o termo humanidade entrelaçar-se, inseparavelmente, com o termo piedade. Humanidade ( = nossa essência) e piedade misturam-se com bondade, misericórdia, religiosidade e... com Deus!

18 O exercício da humanidadepiedade poder ser a oração não consciente do cético, do agnóstico e do ateu. Vamos aqui fazer uma pausa e refletir juntos.

19 3- Misericórdia e Compaixão. Nem vou tentar separar os dois termos. Não sou grandes coisas em análise filológica de palavras, mas compaixão tem a ver com o outro. Não posso impedir que o sofrimento do outro me faça sofrer também. Misericórdia vem da palavra latina miser, traduzida como mísero, coitado, infeliz, malaventurado, desgraçado (Houaiss).

20 Podemos dizer que miser e misericórdia também tem a ver com miséria, pobreza, vazio do coração de quem sente misericórdia. Isso então seria como o estado deplorável de alguém, ter o poder de tornar o meu coração também pequeno, sofredor e miserável. O povo fala em sentir o coração pequeno, apertado.

21 Realmente, não posso sentir-me grande e solene diante de alguém arrasado pelo sofrimento. Conhecemos várias passagens dos evangelhos onde se fala em misericórdia e compaixão. Na aula 10 expusemos longamente a parábola do Filho Perdido. Vimos que o pai foi movido por compaixão pelo estado deplorável do filho caçula que vinha com o rabinho entre as pernas pedir sua ajuda.

22 Mas vimos como o mesmo pai também foi levado por compaixão ao encontro do filho turrão, que além de negar-se a participar da festa em família, acusava o pai impiedosamente. A maioria absoluta dos outros pais ficaria, no mínimo, ofendida e irada pela grosseria e ousadia.

23 Na aula passada vimos como a compaixão do patrão da vinha levou-o a pagar o suficiente para que os trabalhadores da última hora também pudessem atender às necessidades de sua pobre família. Na próxima aula abordaremos a parábola do Bom Samaritano.

2ª FEIRA 26 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Começamos hoje uma nova semana e com ela um novo tema! Esta semana iremos olhar para a misericórdia. A palavra Misericórdia tem origem latina, e é formada pela

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA MISERICÓRDIA! 2ª FEIRA 26 de novembro.

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA MISERICÓRDIA! 2ª FEIRA 26 de novembro. 2ª FEIRA 26 de novembro Começámos ontem uma nova semana e com ela um novo tema! Esta semana iremos olhar para a misericórdia. A palavra Misericórdia tem origem latina, e é formada pela junção de miserere

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 6: Jesus, o Filho de Deus - 1ª parte.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 6: Jesus, o Filho de Deus - 1ª parte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 6: Jesus, o Filho de Deus - 1ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

2ª FEIRA 01 de outubro

2ª FEIRA 01 de outubro 2ª FEIRA 01 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Sabias que hoje é o dia Mundial da Música. Aposto que todos os que aqui estamos gostamos de ouvir música. Já pensaste que a mesma música pode ser apreciada por

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

ESCOLA DA FÉ. Paróquia Santo Antonio do Pari. Aula 9: Jesus, o Filho de Deus -4ªparte.

ESCOLA DA FÉ. Paróquia Santo Antonio do Pari. Aula 9: Jesus, o Filho de Deus -4ªparte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 9: Jesus, o Filho de Deus -4ªparte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 2 de agosto de 2012. revisão da aula anterior. 1- Nota: para o nosso vocabulário

Leia mais

NA PARTILHA. 2ª FEIRA 20 de maio

NA PARTILHA. 2ª FEIRA 20 de maio 2ª FEIRA 20 de maio NA PARTILHA INTRODUÇÃO Bom dia a todos! Nesta semana dedicaremos a nossa oração da manhã ao tema da partilha. Vamos descobrir que a partilha não deve ser apenas de bens, mas também

Leia mais

Como Jesus, todos os dias, partilha com os outros o que de mais bonito tens dentro de ti: o amor!

Como Jesus, todos os dias, partilha com os outros o que de mais bonito tens dentro de ti: o amor! 2ª FEIRA 25 de Fevereiro Bom dia! Uma coisa que aprendemos com o testemunho dos missionários da semana passada foi a importância de cuidarmos uns dos outros. Cada missionário, na sua missão, é chamado

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

Vídeo

Vídeo 2ª FEIRA 29 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje vamos dar atenção a um valor muito apreciado por São João Bosco. A honestidade. Dom Bosco queria ajudar que todos os rapazes fossem bons cristãos e honestos

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 5: A Pessoa de Jesus - 3ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 24 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 4: A Pessoa de Jesus - 2ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 17 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento 14 1 INTRODUÇÃO CÂNTICO DE COMUNHÃO É o Meu Corpo Possivelmente estamos habituados a procurar Deus nas grandes coisas da vida, boas ou menos boas, e esquecemo-nos

Leia mais

ESCOLA DA FÉ. Paróquia Santo Antonio do Pari. Aula 1: A Fé. 1. INTRODUÇÃO.

ESCOLA DA FÉ. Paróquia Santo Antonio do Pari. Aula 1: A Fé. 1. INTRODUÇÃO. ESCOLA DA FÉ. Paróquia Santo Antonio do Pari. Aula 1: A Fé. 1. INTRODUÇÃO. Necessidade de Aprendizagem Contínua é um ditado da condição humana moderna. Ela se faz presente em todo o nosso agir. Há uma

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

Você sabe o que é uma Parábola?

Você sabe o que é uma Parábola? Nos nossos quatro Evangelhos encontramos 44 Parábolas. Você sabe o que é uma Parábola? Saberia contar uma que Jesus narrou? Inteirinha? Vamos conversar um pouco... As Parábolas são narrativas breves, dotadas

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva)

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) 1 DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) BENDITO DO ANO (2015-2016) (A) A7 D A Fm# Bm E A A D E A NO CAMINHO DO ROMEIRO, JUAZEIRO É

Leia mais

A COMUNIDADE COMO CASA

A COMUNIDADE COMO CASA A COMUNIDADE COMO CASA DOM LEOMAR ANTONIO BRUSTOLIN BISPO AUXILIAR DE PORTO ALEGRE UMA CASA DE PORTAS ABERTAS A paróquia é a comunidade à qual pertencem todos os fiéis, sem exclusão ou elitismo. Ela é

Leia mais

E"se"Deus"nos"desse"o"seu"Coração?"

EseDeusnosdesseoseuCoração? CartadeQuaresma2014doAbadeGeralOCist E"se"Deus"nos"desse"o"seu"Coração?"!Jerusalém,!Basílica!do!Santo!Sepulcro,! Ícone!de!Cristo!no!Calvário! QueridosIrmãoseIrmãscistercienses, Este ano envio uma Carta

Leia mais

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA ANO SANTO DA MISERICÓRDIA Misericordiae Vultus O rosto da misericórdia. Diz o Papa Francisco na Bula Misericordiae Vultus : Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria,

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 3º CICLO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 3º CICLO 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Sejam bem-vindos a mais uma semana de atividades na nossa escola. Começaremos a nossa semana com a intenção de oração do Papa Francisco para o mês de setembro: as paróquias. VÍDEO

Leia mais

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne Caríssimos pequeninos, adolescentes e jovens, meninas do Lar de Santa Teresinha, irmãos e irmãs na fé, reunimo-nos como

Leia mais

Solenidade da Imaculada Conceição

Solenidade da Imaculada Conceição 1.A Igreja celebra hoje a solenidade litúrgica da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Padroeira de Portugal. Este é, por isso, um dia solene, um dia de graça e um dia de bênção para a Igreja e para

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA ENS. SECUNDÁRIO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA ENS. SECUNDÁRIO 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Sejam bem-vindos a mais uma semana de atividades na nossa escola. Começaremos a nossa semana com a intenção de oração do Papa Francisco para o mês de setembro: as paróquias. VÍDEO

Leia mais

NÃO TEMAS! TENS A TUA FAMÍLIA 1º CICLO

NÃO TEMAS! TENS A TUA FAMÍLIA 1º CICLO 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Bom Dia! Esta semana iremos refletir sobre a importância do apoio da nossa família. É bom sabermos que os nossos pais e irmãos estão connosco e nós com eles. Hoje vamos ver um anúncio

Leia mais

2ª FEIRA 01 de outubro

2ª FEIRA 01 de outubro 2ª FEIRA 01 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Sabias que hoje é o dia Mundial da Música. Aposto que todos os que aqui estamos gostamos de ouvir música. Já pensaste que a mesma música pode ser apreciada por

Leia mais

Lição das Boas Aventuranças Mateus Capítulo Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.

Lição das Boas Aventuranças Mateus Capítulo Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. 1 Lição das Boas Aventuranças Mateus Capítulo 5 5.3 Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. Você se considera mais crente que seu irmão? Acha que sua fé

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

CRISTOLOGIA Jesus Cristo, o Deus homem. Escola Bíblica Dominical Classe de Doutrina Marcelo Garcia da Silva 06/03/16

CRISTOLOGIA Jesus Cristo, o Deus homem. Escola Bíblica Dominical Classe de Doutrina Marcelo Garcia da Silva 06/03/16 CRISTOLOGIA Jesus Cristo, o Deus homem Escola Bíblica Dominical Classe de Doutrina Marcelo Garcia da Silva 06/03/16 I Aquecimento Versículos para memorizar João 1: 1 e 14 Como vai a memorização? Revisão

Leia mais

PROJETO FILME MADRE TEREZA

PROJETO FILME MADRE TEREZA Madre Teresa de Calcutá. Tesouro da humanidade: mística, sábia e santa. Turmas dos 9ºs anos - Capítulo 8 - Livro didático(2015). PROJETO FILME MADRE TEREZA TEMA : OS FENÔMENOS RELIGIOSOS: O SER HUMANO

Leia mais

Com Maria, ao encontro do sonho de Deus. Novena a Nossa Senhora, pelas vocações em Portugal

Com Maria, ao encontro do sonho de Deus. Novena a Nossa Senhora, pelas vocações em Portugal Com Maria, ao encontro do sonho de Deus. Novena a Nossa Senhora, pelas vocações em Portugal 18 de maio - Maria, pronta a servir com amor Hoje lembramos a simplicidade e generosidade de Maria, que logo

Leia mais

tudo o primar do espiritualidade e SEU TRANCA RUA DAS ALMAS Obra Teatral de Carlos José Soares Revisão Literária de Nonata Soares

tudo o primar do espiritualidade e SEU TRANCA RUA DAS ALMAS Obra Teatral de Carlos José Soares Revisão Literária de Nonata Soares A Fé pode abrir liberdade. Mas, possível se houv tudo o primar do conhecimento e Texto discute lite amor transmitid espiritualidade e conscientização está sempre acim SEU TRANCA RUA DAS ALMAS Obra Teatral

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

O que tenho eu com isso? 29/05/2011 Fabio Grigorio Igreja Batista Cidade Universitária

O que tenho eu com isso? 29/05/2011 Fabio Grigorio Igreja Batista Cidade Universitária O que tenho eu com isso? 29/05/2011 Fabio Grigorio Igreja Batista Cidade Universitária A maneira como olhamos ou mesmo deixamos de olhar para tais situações comunica algo... O auxílio aos

Leia mais

2ª FEIRA 7 de janeiro

2ª FEIRA 7 de janeiro 2ª FEIRA 7 de janeiro Bom dia a todos e boa semana! Estamos no mês de janeiro e vamos dedicá-lo, como é habitual, a São João Bosco. De hoje até dia 31 vamos aprender mais algumas coisas sobre o Pai e Mestre

Leia mais

...Festa do Credo 2000 FESTA DO CREDO RITOS INICIAIS

...Festa do Credo 2000 FESTA DO CREDO RITOS INICIAIS FESTA DO CREDO RITOS INICIAIS Entrada: Comentador: Boa tarde a todos e benvindos a esta celebração. De livre vontade e cheios de alegria vamos ao encontro do Senhor imitando as multidões que outrora seguiam

Leia mais

2ª FEIRA 27 de Maio. PINTURA DO TERÇO /

2ª FEIRA 27 de Maio. PINTURA DO TERÇO / 2ª FEIRA 27 de Maio INTRODUÇÃO Bom dia a todos! Neste início de semana como não recordar a grande Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, na última 6ªfeira? Foi um grande momento familiar que nos recordou

Leia mais

Prefácio. Santo Tomás de Aquino. Suma Teológica, II-II, q. 28, a. 4.

Prefácio. Santo Tomás de Aquino. Suma Teológica, II-II, q. 28, a. 4. Prefácio A vida de São Francisco de Assis foi e continua sendo fonte de inspiração para tantos homens e mulheres de boa vontade que, percebendo a beleza que emana do amor, desejam experimentar também a

Leia mais

Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a Bíblia tem com a história de um povo.

Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a Bíblia tem com a história de um povo. A Bíblia A Bíblia chegou e chega até nós, sendo Palavra de Deus e Fruto da revelação direta de Deus. Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a

Leia mais

A MISERICÓRDIA DE DEUS

A MISERICÓRDIA DE DEUS A MISERICÓRDIA DE DEUS Misericórdia é um sentimento de compaixão (despertado pela desgraça ou pela miséria alheia). A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão),

Leia mais

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Senhor, nosso Pai e nosso Deus, agradecemos-te o amor que tens por nós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Senhor, nosso Pai e nosso Deus, agradecemos-te o amor que tens por nós. 2ª FEIRA 11 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Na semana passada fomos convidados a viver na confiança em Deus nosso Pai. Esta semana, o desafio é descobrirmos que somos filhos muito amados de Deus. Já alguma

Leia mais

Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os di

Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os di Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os dias, em caridade na Vossa presença ao serviço dos nossos

Leia mais

2ª FEIRA 25 de Fevereiro.

2ª FEIRA 25 de Fevereiro. 2ª FEIRA 25 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana daremos especial atenção a uma mensagem que o Evangelho de Jesus nos apresenta. O cuidado que devemos ter com o nosso próximo, que é também nosso

Leia mais

Você tem compaixão? Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis 02/11/2008

Você tem compaixão? Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis 02/11/2008 Você tem compaixão? Isaías as 49.10b Pr. Fernando Fernandes (Reedição da mensagem de 11/10/08 AIBAN) PIB em Penápolis 02/11/2008 1 Vivemos em uma região que nos últimos anos tem enfrentado sérios problemas.

Leia mais

Ano Santo da Misericórdia

Ano Santo da Misericórdia Ano Santo da Misericórdia Entrar pela Porta da Misericórdia para ser misericordioso Ano Santo da Misericórdia O Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, tem início em Roma no dia 8 de

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Terça-feira da 22ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Deus do

Leia mais

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS 279 I rmãs e irmãos: Ao celebrar a solenidade de São N. (de Santa N.), nosso irmão (nossa irmã) na fé e no Baptismo, oremos a Deus Pai todo-poderoso, dizendo (ou: cantando): R. Deus, fonte de toda a santidade,

Leia mais

Título: "E TEVE COMPAIXÃO DELES" Autor: C. WOLSTON. Literaturas em formato digital:

Título: E TEVE COMPAIXÃO DELES Autor: C. WOLSTON. Literaturas em formato digital: Título: "E TEVE COMPAIXÃO DELES" Autor: C. WOLSTON Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

Você é capaz de se lembrar como se conjuga os verbos? Lembra? É... eu também não gostava muito disso, sabia? Então vamos lembrar juntos:

Você é capaz de se lembrar como se conjuga os verbos? Lembra? É... eu também não gostava muito disso, sabia? Então vamos lembrar juntos: Bem, hoje gostaria de falar sobre algo que talvez você não goste nem um pouco: nossa querida Língua Portuguesa Ah, fala sério pastor! Vai dar aula de Português? Obviamente não! Vou apenas compartilhar

Leia mais

A BOA NOTÍCIA. Natal A experiência da salvação de Cristo hoje. Informativo da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Campinas do Sul

A BOA NOTÍCIA. Natal A experiência da salvação de Cristo hoje. Informativo da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Campinas do Sul A BOA NOTÍCIA Informativo da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Campinas do Sul 24 de dezembro de 2016. Natal A experiência da salvação de Cristo hoje Muitos séculos da criação do mundo... Treze

Leia mais

Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum

Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum-26.1.2014 Vinde comigo! - Quem irá anunciar a toda a gente a Boa Nova da ternura de Deus? - Quem irá falar de Jesus Cristo vivo a quem busca razões para viver? - Quem

Leia mais

Orações Semanais para a Quaresma

Orações Semanais para a Quaresma Orações Semanais para a Quaresma Nesta Quaresma iremos realizar uma pequena oração no inicio ou no fim de cada reunião, pretendendo assim criar o hábito de oração em grupo, mas relembrando sempre que somos

Leia mais

Divulguem estas orações para todos os pais e crianças. Podem fazer o download deste livrinho através do site:

Divulguem estas orações para todos os pais e crianças. Podem fazer o download deste livrinho através do site: As crianças têm maior facilidade em falar com Deus, pois as crianças não conhecem o pecado e são inocentes e puras de coração. Ensinar as crianças a orar para Deus é uma missão muito importante para os

Leia mais

Um proprietário de um campo de videiras saiu pela manhã para contratar trabalhadores. Encontrou alguns e ajustou um denaro por dia e eles foram para

Um proprietário de um campo de videiras saiu pela manhã para contratar trabalhadores. Encontrou alguns e ajustou um denaro por dia e eles foram para Um proprietário de um campo de videiras saiu pela manhã para contratar trabalhadores. Encontrou alguns e ajustou um denaro por dia e eles foram para a vinha. Lá pela terceira hora, saiu novamente para

Leia mais

Reza! como o Papa Francisco!

Reza! como o Papa Francisco! Reza! 2ª feira, 23 de novembro: O polegar reza por quem está mais próximo! O Papa Francisco, conhecem? Aquele que está ali na imagem, Ele disse-nos uma vez que podemos usar a nossa mão, os nossos dedos

Leia mais

Despertar a Fé na Vida

Despertar a Fé na Vida Despertar a Fé na Vida Dos símbolos e gestos à relação com Deus Cf. En Familia, el Despertar Religioso de 0 a 6 años, PPC, 2009. O Batismo, a Eucaristia e qualquer sacramento implicam a relação com Deus,

Leia mais

Bom dia! Texto. 2ª FEIRA 25 de março

Bom dia! Texto. 2ª FEIRA 25 de março 2ª FEIRA 25 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz Obrigatório! Iniciamos uma nova semana. E na nossa caminhada com Jesus acrescentamos mais um sinal que nos quer ajudar a viver bem

Leia mais

ORAÇÃO UNIVERSAL. Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I

ORAÇÃO UNIVERSAL. Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I ORAÇÃO UNIVERSAL Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I Celebrando o especial dom da graça e da caridade, com que Deus Se dignou consagrar

Leia mais

DIA MUNDIAL DO DOENTE

DIA MUNDIAL DO DOENTE DIA MUNDIAL DO DOENTE 1. O Papa Francisco escolheu as palavras de Jesus: Recebestes de graça, dai de graça (Mt 10,8) para nos convidar a celebrar o 27º Dia Mundial do Doente, no dia 11 de fevereiro de

Leia mais

Guião da celebração. Festa do Pai-Nosso. Núcleo seminário passionistas. 2º Ano de catequese. 2 Junho de 2012. Saudação inicial: Catequista:

Guião da celebração. Festa do Pai-Nosso. Núcleo seminário passionistas. 2º Ano de catequese. 2 Junho de 2012. Saudação inicial: Catequista: Guião da celebração Festa do Pai-Nosso Núcleo seminário passionistas 2º Ano de catequese 2 Junho de 2012 Saudação inicial: Catequista: Boa tarde A nossa comunidade está hoje em festa, porque as crianças

Leia mais

CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA

CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA Objectivos: 1. Descobrir na entrega da vida de Jesus a plenitude da Sua relação com Deus Pai. 2. Acolher a fidelidade de Jesus a esta relação como geradora de vida

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 2016-17 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS GRUPO DISCIPLINAR DE EMR 10º Ano 1.º Período APRESENTAÇÃO O programa da disciplina, a Pastoral, a Companhia de Jesus e

Leia mais

Minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo. (Sl

Minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo. (Sl 41,3) Assim como o povo de Deus no deserto, experimentou a provação, particularmente da sede. Jesus nos convida a saciarmos com água viva. Minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo. (Sl Todos nós

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 22 Creio no Espírito Santo - 4

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 22 Creio no Espírito Santo - 4 ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 22 Creio no Espírito Santo - 4 Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 29 de novembro de 2012. revisão da aula anterior. 1- O Espírito de Cristo na

Leia mais

COMO FILHO AMADO 2ª FEIRA 11 de Fevereiro. REZAR O PAI-NOSSO

COMO FILHO AMADO 2ª FEIRA 11 de Fevereiro. REZAR O PAI-NOSSO COMO FILHO AMADO 2ª FEIRA 11 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Na semana que passou refletimos um pouco sobre a confiança em Deus e como é importante deixarmo-nos guiar por Ele. Na

Leia mais

2ª FEIRA 7 de janeiro

2ª FEIRA 7 de janeiro 2ª FEIRA 7 de janeiro Bom dia a todos e boa semana! Estamos no mês de janeiro e vamos dedicá-lo, como é habitual, a São João Bosco. De hoje até dia 31 vamos aprender mais algumas coisas sobre o Pai e Mestre

Leia mais

2º Encontro da Pastoral Diocesana do Dízimo em 2019

2º Encontro da Pastoral Diocesana do Dízimo em 2019 2º Encontro da Pastoral Diocesana do Dízimo em 2019 a- Oração inicial b- Momento Formativo: Como ser um bom coordenador(a) da Pastoral do Dízimo c- Revisão dos critérios para organização e funcionamento

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS 2016 2017 Paróquia Nossa Senhora da Boavista 1. Oração inicial. AGENDA 2. Tema do ano pastoral 2016 2017. 3. Apresentação dos animadores. 4. Apresentação do calendário dos

Leia mais

2ª FEIRA 18 de março

2ª FEIRA 18 de março 2ª FEIRA 18 de março FESTA DE SÃO JOSÉ INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Amanhã é dia de São José, dia do Pai, dia de festa na nossa escola. São José é o padroeiro da nossa comunidade educativa.

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

Comunica Liceu. FORMATURA A 3ª série do Ensino Médio realizará a formatura no dia 13 de dezembro, às 19h30.

Comunica Liceu. FORMATURA A 3ª série do Ensino Médio realizará a formatura no dia 13 de dezembro, às 19h30. 21ª Ed. 01 a 31/12 Comunica Liceu 04/12 (terça-feira) Último dia de aula para os alunos do Ensino Fundamental e Médio. 14/12 (sexta-feira) Último dia de aula da Educação Infantil e 1º ano 25/12 (terça-feira)

Leia mais

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014 CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014 CANTO DE ENTRADA: E B7 Dentro de mim existe uma luz/ Que me mostra por onde deverei andar F#m B7 E Dentro de mim também mora Jesus/ que me ensina buscar

Leia mais

sobre tudo o INFORMA de Canoas Igreja Batista Nº a 16 de Julho de 2016 dias de amor

sobre tudo o INFORMA de Canoas Igreja Batista Nº a 16 de Julho de 2016 dias de amor INFORMA sobre tudo o Amor Igreja Batista de Canoas Nº 891 10 a 16 de Julho de 2016 dias de amor dias de amor sobre tudo o Amor 1 Coríntios 14:1, Marcos 12:30,31, 1 Cor. 16:14 (NTLH) OS FUNDAMENTOS DO AMOR

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Rasgos peculiares, não exclusivos

Rasgos peculiares, não exclusivos Sofrimento Desumanização: um efeito humanização: um repto As desgraças e o horror, o inevitável e as vítimas Aceite combatido Itinerário espiritual Processo Integração Realidade universal vivência pessoal

Leia mais

2ª FEIRA 18 de fevereiro

2ª FEIRA 18 de fevereiro 2ª FEIRA 18 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana dedicaremos a nossa atenção a uma realidade muito difícil. Neste momento em África há milhares de pessoas que, devido a guerras e conflitos armados,

Leia mais

O reino de Deus é semelhante a um rei que quis ajustar contas com seus servos.

O reino de Deus é semelhante a um rei que quis ajustar contas com seus servos. O reino de Deus é semelhante a um rei que quis ajustar contas com seus servos. Um deles lhe devia dez mil talentos. Como não tivesse como pagar tudo, o rei mandou que fossem vendidos ele e toda sua família.

Leia mais

de Jesus, nos é dada a oportunidade de iluminar as nossas ações.

de Jesus, nos é dada a oportunidade de iluminar as nossas ações. Novena de Natal O tempo do Advento é constituído das quatro semanas que antecedem o Natal do Senhor. É, portanto, tempo de piedosa espera. Ora, esperar uma pessoa querida requer alegre e cuidadosa preparação.

Leia mais

PARA A PRIMEIRA PROFISSÃO DE UM RELIGIOSO

PARA A PRIMEIRA PROFISSÃO DE UM RELIGIOSO PRMERA PROFSSÃO DE UM RELGOSO 333 PARA A PRMERA PROFSSÃO DE UM RELGOSO rmãos e irmãs: A nossa família espiritual está hoje em festa por este(s) servo(s) de Deus, que se consagra(consagram) ao serviço de

Leia mais

É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a

É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a vida e projeto de seu FILHO. A missão dela era nos dar Jesus e fez isso de maneira ímpar. Vamos refletir nos fatos na vida de Jesus onde ELA está

Leia mais

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:-

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- - quando a comunidade está em oração durante a perseguição (At 4,31); - quando Pedro acolhe

Leia mais

FESTA DO PAI-NOSSO 2º Ano. 14 de junho de Catequese Paroquial de Santa Maria da Feira Núcleo: Missionários Passionistas

FESTA DO PAI-NOSSO 2º Ano. 14 de junho de Catequese Paroquial de Santa Maria da Feira Núcleo: Missionários Passionistas FESTA DO PAI-NOSSO 2º Ano 14 de junho de 2014 Catequese Paroquial de Santa Maria da Feira Núcleo: Missionários Passionistas MONIÇÃO ANTES DO CÂNTICO DE ENTRADA (Criança) Olá, nós as crianças do 2º ano

Leia mais

Você conhece a GRAÇA?

Você conhece a GRAÇA? Você conhece a GRAÇA? a) Muito feliz b) Feliz c) Triste d) Muito triste Ajustando o foco: 1) De um modo geral, você se considera uma pessoa: Ajustando o foco: 2) Avaliando suas necessidades, você acha

Leia mais

Misericordiosos como o Pai Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso Lc 6,36

Misericordiosos como o Pai Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso Lc 6,36 Misericordiosos como o Pai Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso Lc 6,36 Vídeo: Parcialmente nublado Só mesmo com Deus! A bondade é uma qualidade do caracter, a misericórdia é

Leia mais

Novena para as Almas Sagradas por Santo Afonso de Ligório

Novena para as Almas Sagradas por Santo Afonso de Ligório Novena para as Almas Sagradas por Santo Afonso de Ligório Canção: Amazing Grace Sinal da Cruz e saudação Ato Penitencial (Ato de Contrição e Kyrie) Vamos recomendar a Jesus Cristo e Sua Santa Mãe as Santas

Leia mais

Capítulo 17 de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec - Sede Perfeitos Itens 1 e 2 Caracteres da perfeição.

Capítulo 17 de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec - Sede Perfeitos Itens 1 e 2 Caracteres da perfeição. Autor: André Martinez REFLEXÕES ESPÍRITAS: Caracteres da perfeição - Capítulo 17 de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec - Sede Perfeitos Itens 1 e 2 Caracteres da perfeição. Esta reflexão

Leia mais

Não tenho maior alegria que esta, a de ouvir que os filhos amam a verdade. 3 João 4

Não tenho maior alegria que esta, a de ouvir que os filhos amam a verdade. 3 João 4 Não tenho maior alegria que esta, a de ouvir que os filhos amam a verdade. 3 João 4 Ser motivado na vida de um dos discípulos de Jesus, que como nós, possuía defeitos, mas que, como é possível a nós, foi

Leia mais

2ª FEIRA 7 de janeiro

2ª FEIRA 7 de janeiro 2ª FEIRA 7 de janeiro MÊS DE DOM BOSCO INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Estamos no mês de janeiro e vamos dedicá-lo, como é habitual, a São João Bosco. De hoje até dia 31 vamos aprender mais algumas

Leia mais

NOVENA A NOSSA SENHORA CONSOLATA

NOVENA A NOSSA SENHORA CONSOLATA NOVENA A NOSSA SENHORA CONSOLATA DIA DA FESTA: 20 de junho Primeiro Dia: 11 de Junho * Maria é a Consolata. Aquela que consola porque foi consolada por Deus quando Ele a escolheu para ser Mãe de seu Filho

Leia mais

2ª FEIRA 11 de fevereiro

2ª FEIRA 11 de fevereiro 2ª FEIRA 11 de fevereiro COMO FILHO AMADO INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Na semana que passou refletimos um pouco sobre a confiança em Deus e como é importante deixarmo-nos guiar por Ele. Na

Leia mais

Homilia na solenidade da Santíssima Trindade

Homilia na solenidade da Santíssima Trindade 1.Estamos reunidos na nossa Igreja da Trindade, o maior templo católico da cidade, em pleno coração do Porto, situada entre o antigo burgo e a nova cidade. Foi levantada esta Igreja para, à sua volta,

Leia mais