Erwin Alexander Uhlmann /02/08-1. Desenvolvimento de WEB I HTML Volume 2 Erwin Alexander Uhlmann

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Erwin Alexander Uhlmann www.institutosiegen.com.br - 15/02/08-1. Desenvolvimento de WEB I HTML Volume 2 Erwin Alexander Uhlmann"

Transcrição

1 Erwin Alexander Uhlmann /02/08-1 Desenvolvimento de WEB I HTML Volume 2 Erwin Alexander Uhlmann

2 Erwin Alexander Uhlmann /02/08-2 Sumário Behaviors ou comportamentos...3 Alguns comportamentos...4 Slide Show com Flash...5 Tableless...8 Construção de um CSS...16

3 Erwin Alexander Uhlmann /02/08-3 Behaviors ou comportamentos Ao adicionar o layer, será adionado uma série de códigos à página e o DW também fará a adição de um behavior ou comportamento. Abra a caixa de ferramentas Behaviors dentro de Tag Inspector, ou simplesmente Shift+F4. Para abrir você também poderá ir até o menu Window > Behaviors. Note que o comportamento do layer já está lá. Ele se chama Play Timeline e sua ação está onload. Existem diversos comportamentos e existem comportamentos diferentes para cada browser e sua versão. Ao clicar no botão Add behavior +, você deve primeiro escolher o browser desejado, em Show Events For>. Nota: Até a presente data, 28/03/08, o Internet Explorer tem dado muito trabalho aos WebDesigners pois seus comportamentos não são idênticos à outros browsers, como o Firefox, um dos mais compatíveis do mercado e o Opera, ainda com alguns problemas de compatibilidade, mas para linguagens muito recentes ou aplicações muito específicas. A Microsoft informa que o IE8 será totalmente compatível com as atuais tecnologias.

4 Alguns comportamentos. Erwin Alexander Uhlmann /02/08-4 Tenha em mente o seguinte mantra: Selecione e adicione. Sempre, antes de adicionar um comportamento, selecione primeiro. Go to URL Serve para redirecionar para uma página. Crie um botão, por exemplo. Na barra de ferramentas superior, na aba Forms, clique no botão Button. O DW irá questionar se deverá ser adicionado a partir de um Tag de formulário (Add form Tag?). Como não será um formulário de contato, responda não. Selecione o botão e adicione o comportamento Go to URL. Escolha a URL de destino. Você poderá escolher como o comportamento será acionado. Por padrão ele adiciona como onclick, mas ao clicar você poderá escolher outra forma. Os acionadores de comportamento são, em geral, auto explicáveis. Você poderá também trocar o texto do botão, fazer com textos, imagens e áreas específicas.

5 Slide Show com Flash Erwin Alexander Uhlmann /02/08-5 O Slide Show é um comando pouco utilizado no DW, principalmente porque as pessoas tendem criá-lo no próprio Flash, no entanto se você deseja criar um slide show rapidamente e não ter que se preocupar com futuras alterações, o DW tem uma ferramenta criada que mistura Flash e JavaScript. Crie uma nova página, HTML. Para criar o Slide Show vá até a barra de ferramentas superior, na aba Flash Elements. Clique no botão Image Viewer. O DW irá abrir uma janela solicitando o local onde o flash será salvo. Por se tratar de um elemento gráfico, será salvo junto das imagens do site. O elemento Flash será criado com 400x325 por padrão. Para alterar estas medidas, basta digitar as novas na barra Properties do DW.

6 Erwin Alexander Uhlmann /02/08-6 Note que na barra de ferramentas lateral a guia Flash Element se abriu. As funções são: Bgcolor: Mudar a cor de fundo. Caption Color: Muda a cor do texto da imagem.

7 Erwin Alexander Uhlmann /02/08-7 Capition Font: Muda o nome da fonte do texto da imagem. Caption Size: Muda o tamnho da fonte do texto da imagem. Frame Color: Muda a cor da borda do visualizador. Obs.: Só muda a cor se a propriedade Frame Show estiver marcada como YES. Frame Show: Ativa ou Desativa as bordas em torno do visualizador. Frame Thickness: Aumenta ou Diminui o tamanho da espessura. Image Captions: Definir um título para cada imagem. Quando você clica nessa propriedade, aparece a seguinte tela: Veja a imagem acima. Adicionei 5 títulos para as minhas imagens. Images Links: Você define links para a imagem, podendo ser para um site ou até mesmo para abrir a foto no tamanho maior. Veja a imagem abaixo. Image Link Target: Define como vai ser aberto o link. Podendo ser _Blank, _Self, _Top, _Parent. Image Urls: É a propriedade mais importante, onde você configura quais as imagens que vão aparecer no slide show. Veja na imagem abaixo:

8 Erwin Alexander Uhlmann /02/08-8 Show Controls: Você pode adicionar ou remover os controles. Slide Auto Play: Se marcar YES, ele já inicia a transição de imagens quando for carregado. Caso marque NO, o usuário terá que clicar em Play para iniciar. Slide Loop: Se marcar YES, ele fica transitando imagens sem parar. Caso marque NO quando chegar na última imagem ele para. Ttile: Define um título para o slide show. Title Color: Muda a cor do título. Title Font: Muda a fonte do título. Title Size: Muda o tamanho da fonte do título. Transitions Type: Define o tipo de transição do Slide. Tableless Tableless é um sistema de construção de design que não se utiliza tabelas. Sua principal vantagem é por utilizar os padrões da web, segundo o W3C e associação com CSS. Isto significa fazer bem e uma única vez, pois a correção, mudança ou ajuste é feita e um único arquivo e não mais no site todo, ou seja, em todas as páginas. Também é importante salientar que a utilização de tabelas é correta, salutar e recomendável em muitos casos, ou seja, Tableless não é a substitutição das tabelas, mas sim, uma ferramenta de auxilio e se agrega às técnicas do W3C, assim como as tabelas. Para criarmos um sistema Tableless vamos fazer da seguinte forma: No DW, na barra de ferramentas superior, na aba Layout. Então, vamos criar um novo arquivo, HTML. Clique no botão Insert Div Tag. A janela para se inserir uma Tag Div se abrirá e solicitará os seguintes dados: Insert: At insertion point Ou seja, no ponto onde está o cursor.

9 Erwin Alexander Uhlmann /02/08-9 Veja: Class: - deixe em branco serve para atribuir uma classe do css ID: fundo Este será o nome que iremos dar a este Div e utilizaremos no CSS. Em seguida vamos criar a Div para o cabeçalho. Agora a Div de navegação ou menu, porém esta deve estar sempre após a Div Topo. Troque de At insertion point no item Insert para After Tag e escolha a Div, ao lado. Agora a Div do texto ou conteúdo, após a Div Menu. E por fim o rodapé, após a Div Texto. A aparência deverá ser semelhante à esta:

10 Erwin Alexander Uhlmann /02/08-10 Então vamos trabalhar um pouco no código. Selecione no código as linhas inteiras das Divs topo, menu, texto e rodapé. Recorte e cole no lugar do texto Content for id fundo Goes Here da Div fundo. Deverá ficar desta forma: <div id="fundo"> <div id="topo">content for id "topo" Goes Here</div> <div id="menu">content for id "menu" Goes Here</div> <div id="texto">content for id "texto" Goes Here</div> <div id="rodape">content for id "rodape" Goes Here</div> </div> Agora vamos inserir um conteúdo dentro das Divs. Exemplo: Na Div topo, vamos inserir UnG. Na Div menu, vamos inserir Home, Alunos, Cursos e Contato. N Div texto, Bem vindo à Universidade de Guarulhos Vamos aprender fazer sites profissionais!.

11 E no rodapé o endereço do site. Erwin Alexander Uhlmann /02/08-11 Agora vamos criar um CSS. Pressione CTRL+N (Novo arquivo), e escolha a tecnologia CSS. Como determinamos as Divs em Tags específicas, vamos criar o CSS com as mesmas Tags. Para a Tag <body>. Para a Div topo, vamos selecionar a opção Advanced.

12 O menu. Erwin Alexander Uhlmann /02/08-12

13 Erwin Alexander Uhlmann /02/08-13

14 Erwin Alexander Uhlmann /02/08-14 Texto... Rodapé... Programação de exemplo do CSS. body { #topo { #menu { font-family: Geneva, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 10px; color: #006699; background-color: #CCCCCC; font-family: "Engravers MT", "Eras Light ITC"; color: #CCCCCC; padding: 5px; background-color: #006699; font-family: Geneva, Arial, Helvetica, sans-serif; color: #006699; display: table; list-style-type: disc; background-color: #FFFFFF; float: left; width: 24.3%; font-size: 14px; padding: 5px; height: 250px; #texto { font-family: Geneva, Arial, Helvetica, sans-serif; color: #006699; float: right; width: 74%; background-color: #FFFFCC; padding: 5px; height: 250px; #rodape { font-family: Geneva, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 10px; color: #CCCCCC; clear: both; height: 50px; background-color: #006699; text-align: center; vertical-align: middle; a:link {

15 Erwin Alexander Uhlmann /02/08-15 font-family: Geneva, Arial, Helvetica, sans-serif; color: #006699; text-decoration: none; a:visited { font-family: Geneva, Arial, Helvetica, sans-serif; color: #000066; text-decoration: none; a:hover { font-family: Geneva, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 14px; color: #009999; text-decoration: underline; a:active { font-family: Geneva, Arial, Helvetica, sans-serif; color: #999999; background-color: #006699; text-decoration: none; Resultado nos navegadores Internet Explorer Firefox Opera Construção de um CSS Crie um novo arquivo CSS. Utilize os nomes das TAGs html para criar seus parâmetros, veja o exemplo: /* CSS Document */ - Comentário /* CSSs de TAGs comuns*/ - Comentário body { - Especifica tudo sobre a página como, cor de fundo. a:link { - Especifica as formas de um link. a:visited { - Especifica as formas de um link visitado. a:hover { - Especifica as formas ao passar o mouse sobre um link. a:active { - Especifica as formas de um link ativo. h1 { - Especifica as formas de um texto heading 1(Cabeçalho). h2 { - Especifica as formas de um texto heading 2. p { - Especifica as formas de um parágrafo. strong { - Especifica as formas de um texto em negrito. em { - Especifica as formas de um texto em itálico. ul { - Especifica as formas de listas desordenadas.

16 li { - Especifica as formas dos itens da lista. ol { - Especifica as formas de listas ordenadas. Veja um exemplo. /* CSS Document */ /* CSSs de TAGs comuns*/ body { a:link { margin-left: 0px; - Distância da margem esquerda margin-top: 0px; - Distância do topo margin-right: 0px; - Distância da margem direita margin-bottom: 0px; - Distância da base background-color:#006699; - cor de fundo Erwin Alexander Uhlmann /02/08-16 color: #FFFFFF; - Cor da fonte text-decoration: none; - Define a decoração do texto, se será sublinhado, se não, etc. a:visited { text-decoration: none; color: #CCCCCC; a:hover { text-decoration: underline; color: #FFFFCC; a:active { text-decoration: none; color: #FFFFCC; h1 { font-family: "Engravers MT", "Eras Light ITC"; - Define a família da fonte font-size: 36px; - Tamanho da fonte font-weight: bold; - Fonte em negrito text-transform: capitalize; - Primeira letra em maísculo color: #FFFFFF; text-align: center; - Alinhamento do texto ATENÇÃO! Somente para a as TEGs h1. border-top-width: thin; - linha de topo: Fina. border-right-width: thin; border-bottom-width: thin; border-left-width: thin; border-top-style: double; border-top-color: #CCCCCC; - Cor da linha border-right-color: #CCCCCC; border-bottom-color: #CCCCCC; border-left-color: #CCCCCC; border-bottom-style: double; - Tipo de linha h2 { font-family:"engravers MT", "Eras Light ITC"; font-size: 24px; font-weight: bold; color: #CCCCCC; border-top-width: thin; border-right-width: thin; border-bottom-width: thin; border-left-width: thin; border-top-style: solid; border-bottom-style: solid; border-top-color: #CCCCCC; border-right-color: #CCCCCC; border-bottom-color: #CCCCCC; border-left-color: #CCCCCC; p { font-family:arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 12px; color: #FFFFCC; word-spacing: 5px; - Espaçamento entre as palavras margin: 5px; - Margem padding: 5px; - Distancia entre as células

17 Erwin Alexander Uhlmann /02/08-17 strong { em { ul { li { ol { font-family:arial, Helvetica, sans-serif; font-weight: bold; color: #FFCC99; text-decoration: overline; background-color: #000066; text-align: center; vertical-align: middle; font-family:verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-style: italic; color: #FFCC99; font-family:geneva, Arial, Helvetica, sans-serif; color: #FFFFFF; font-stretch:expanded; letter-spacing: 0.5em; - Distância entre as letras text-transform: capitalize; font-family:verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-weight: bold; color: #00CCFF; Uma página sem o estilo CSS.

18 Erwin Alexander Uhlmann /02/08-18 Com o CSS linkado. Repare como o código da página fica limpo e simples: <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" " <html xmlns=" <head> <meta http-equiv="content-type" content="text/html; charset=iso " /> <title>estilos em cascata</title> <link href="css.css" rel="stylesheet" type="text/css" /> </head> <body> <h1>título <H1> </h1> <h2>título <H2 > </h2> <p><strong>este é um parágrafo simples utilizando a TAG <p>. </strong></p> <p><em>quando utilizar algum texto em itálico <em> </em></p> <ul> <li>listas desordenadas<ul> </li> <li>cada item da <em>unordinated list<em></em> pode conter itens mesclados </li> <li>e passarão a obedecer as duas ordens. <ol> <li>exemplode lista ordenada<ol> </li> <li><em>ordinated list</em>, com itens mesclados.</li> </ol> </li> </ul> </body> </html> Continua...

TABLELESS E PROJETO ESTRUTURAL

TABLELESS E PROJETO ESTRUTURAL Barra Lateral 1 Barra Lateral 2 Barra Lateral 2 Barra Lateral Barra Lateral DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E TECNOLOGIA EM WEB Professora: Adriana Silva TABLELESS E PROJETO ESTRUTURAL O termo TABLELESS refere-se

Leia mais

Compêndio códigos. {css}

Compêndio códigos. {css} Compêndio códigos {css} ADVERTÊNCIA: A que se segue é apenas uma lista com as propriedades de CSS, não pretende de modo algum ser um manual. Pressupõe, portanto, que já se saiba de antemão o signi cado

Leia mais

CSS Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata

CSS Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata CSS Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata Conjunto de instruções que controla a aparência de uma página Web 1. Regra CSS seletor { propriedade1: valor; propriedade2: valor; 2. Aplicação 2.1

Leia mais

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira WEBDESIGN Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira Recursos avançados com CSS Uma vez entendido o uso básico e treinado muito, chegou

Leia mais

neste tutorial, iremos abordar as folhas de estilo em cascata, mais conhecidas como cascading style sheets. por que usar css?

neste tutorial, iremos abordar as folhas de estilo em cascata, mais conhecidas como cascading style sheets. por que usar css? neste tutorial, iremos abordar as folhas de estilo em cascata, mais conhecidas como cascading style sheets. por que usar css? O html inclui uma tag para praticamente todos os elementos de design comumente

Leia mais

EXEMPLO. h1 {font-family: arial, verdana, sans-serif;} h2 {font-family: "Times New Roman", serif;}

EXEMPLO. h1 {font-family: arial, verdana, sans-serif;} h2 {font-family: Times New Roman, serif;} Fontes A propriedade font-family é usada para definir uma lista de fontes e sua prioridade para apresentação de um elemento em uma página. Se a primeira fonte da lista não estiver instalada na máquina

Leia mais

Introdução às Folhas de Estilo

Introdução às Folhas de Estilo Introdução às Folhas de Estilo Folhas de Estilo Cascading Style Sheets (CSS). Separa aparência e estrutura do documento. Permite maior controle sobre a apresentação das páginas Margens Tamanho / tipo de

Leia mais

CSS (Style Sheets - Folhas de Estilo)

CSS (Style Sheets - Folhas de Estilo) Anuncie nesse espaço da Aprendendo HomePage, clique aqui e veja como e porque. CSS (Style Sheets - Folhas de Estilo) CSS é a mesma coisa que Style Sheets e que Folhas de Estilo. Vc já deve ter visto esses

Leia mais

APOSTILA DE PROGRAMAÇÃO WEB

APOSTILA DE PROGRAMAÇÃO WEB Programação Web - CSS 1 PROFESSOR LUIS NÍCOLAS DE AMORIM TRIGO APOSTILA DE PROGRAMAÇÃO WEB CSS CASCADING STYLE SHEETS (FOLHAS DE ESTILO EM CASCATA) Programação Web - CSS 2 INTRODUÇÃO CSS, também conhecido

Leia mais

#Aula Nº 3 Estilo CSS webstandards.samus.com.br webstandards.samus.com.br/aulas/aula3.pdf Vinicius Fiorio Custódio samus@samus.com.

#Aula Nº 3 Estilo CSS webstandards.samus.com.br webstandards.samus.com.br/aulas/aula3.pdf Vinicius Fiorio Custódio samus@samus.com. #Aula Nº 3 Estilo CSS webstandards.samus.com.br webstandards.samus.com.br/aulas/aula3.pdf Vinicius Fiorio Custódio samus@samus.com.br #Objetivo Apresentar os conceitos de utilização do CSS, Sintaxe, Seletores

Leia mais

CSS. Sérgio Nunes. Comunicações Digitais e Internet Ciências da Comunicação, U.Porto 2012/13

CSS. Sérgio Nunes. Comunicações Digitais e Internet Ciências da Comunicação, U.Porto 2012/13 CSS Sérgio Nunes Comunicações Digitais e Internet Ciências da Comunicação, U.Porto 2012/13 1 Objetivos Conhecer as origens e os objetivos da linguagem CSS. Conhecer a estrutura base de uma regra CSS. Compreender

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Curso: Ciência da Computação e Sistemas de Informação Série: 1º semestre Disciplina: Laboratório de Práticas

Leia mais

#Aula Nº 4 XHTML+CSS webstandards.samus.com.br webstandards.samus.com.br/aulas/aula4.pdf Vinicius Fiorio Custódio samus@samus.com.

#Aula Nº 4 XHTML+CSS webstandards.samus.com.br webstandards.samus.com.br/aulas/aula4.pdf Vinicius Fiorio Custódio samus@samus.com. #Aula Nº 4 XHTML+CSS webstandards.samus.com.br webstandards.samus.com.br/aulas/aula4.pdf Vinicius Fiorio Custódio samus@samus.com.br #Objetivo Revisar os conceitos mais importantes da XHTML e do CSS. Desenvolver

Leia mais

CSS é a abreviatura para Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata

CSS é a abreviatura para Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata CSS CSS é a abreviatura para Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata CSS é uma linguagem para estilos (formatação) que define o layout de documentos HTML. CSS controla fontes, cores, margens,

Leia mais

7. Cascading Style Sheets (CSS)

7. Cascading Style Sheets (CSS) 7. Cascading Style Sheets (CSS) O CSS (Folha de Estilo em Cascata) é um padrão de formatação para páginas web que vai além das limitações impostas pelo HTML. O Cascading Style Sheets não é exatamente uma

Leia mais

> Herbet Ferreira Rodrigues > contato@herbetferreira.com

> Herbet Ferreira Rodrigues > contato@herbetferreira.com Curso HTML & CSS > Herbet Ferreira Rodrigues > contato@herbetferreira.com Sumário > Apresentação > Introdução ao HTML História Começando a Programar > Tags em HTML Headings (Cabeçalhos) Parágrafos Formatação

Leia mais

HTML. (Hypertext Markup Language Linguagem de Marcação de Hipertexto)

HTML. (Hypertext Markup Language Linguagem de Marcação de Hipertexto) HTML (Hypertext Markup Language Linguagem de Marcação de Hipertexto) CSS - Cascading Style Sheets CSS serve para definir propriedades de apresentação/formatação a aplicar em tags HTML. A sua utilização

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. I. Ementa HTML e XHTML, de estrutura e marcação utilizados na sua composição; CSS.

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. I. Ementa HTML e XHTML, de estrutura e marcação utilizados na sua composição; CSS. UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Curso: Ciência da Computação e Sistemas de Informação Série: 1º semestre Disciplina: Programação de Computadores

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

Aula 5 Cabeçalhos, Imagens e Links

Aula 5 Cabeçalhos, Imagens e Links Roteiro Aula 5 Cabeçalhos, Imagens e Links Efeitos em cabeçalhos Imagens e CSS Links Curso: Técnico em Informática / 2º Módulo Disciplina: Desenvolvimento Web Professora: Luciana Balieiro Cosme Efeitos

Leia mais

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO 1 Índice Administração de Documentos...2 Lista de documentos criados...3 Criando um novo documento...3 Barra de ferramentas do editor...4 Editando um documento...7 Administrando suas

Leia mais

Cada estilo que você cria é definido como uma regra CSS. Cada regra deve utilizar a seguinte sintaxe:

Cada estilo que você cria é definido como uma regra CSS. Cada regra deve utilizar a seguinte sintaxe: 48 10. CSS 10.1 O que é CSS? CSS é a mesma coisa que Style Sheets e que Folhas de Estilo. Você já deve ter visto esses nomes em vários lugares. CSS é mais uma forma de aperfeiçoar seus documentos, o CSS

Leia mais

Definindo um Layout de Website sem Tabelas Vou apresentar nesse post como fazer o código do layout de um website sem utilizar

Definindo um Layout de Website sem Tabelas Vou apresentar nesse post como fazer o código do layout de um website sem utilizar Definindo um Layout de Website sem Tabelas Vou apresentar nesse post como fazer o código do layout de um website sem utilizar tabelas (tableless), e utilizando muito . Para continuar lendo esse post,

Leia mais

QUEM FEZ O TRABALHO?

QUEM FEZ O TRABALHO? Introdução a Linguagem HTML: Conceitos Básicos e Estrutura ANA PAULAALVES DE LIMA 1 QUEM FEZ O TRABALHO? Com as tagsaprendidas hoje, faça uma página HTML sobre você com as seguintes informações: Seu nome

Leia mais

Layouts de páginas com HTML e CSS

Layouts de páginas com HTML e CSS Layouts de páginas com HTML e CSS Layouts de Páginas com CSS.... 2 Layout com tamanho Líquido... 2 Layout com tamanho Fixo... 3 Desenvolvendo um layout com tamanho fixo.... 5 Layouts de Páginas com CSS.

Leia mais

Posicionamento e Layout com CSS

Posicionamento e Layout com CSS Posicionamento e Layout com CSS Esquemas de posicionamento: absolute e relative Construção de layouts com divs e regras CSS Existem quatro tipos de posicionamento em CSS: estático, relativo, absoluto

Leia mais

HTML 5 + CSS APRESENTANDO O CSS ESTILOS LOCAIS

HTML 5 + CSS APRESENTANDO O CSS ESTILOS LOCAIS APRESENTANDO O CSS CSS Cascading Style Sheets, ou, em português, Folha de Estilo em Cascata - é uma linguagem de estilo que pode ser utilizada na formatação de documentos HTML. Com CSS, podemos criar regras

Leia mais

Passa a passo para construir uma página pessoal - Parte 1

Passa a passo para construir uma página pessoal - Parte 1 Passa a passo para construir uma página pessoal - Parte 1 Quais ferramentas são necessárias? - Editor de texto básico (sem formatações): use o Bloco de Notas (não use o MS Word e WordPad) - Navegador (browser):

Leia mais

Web Design. Prof. Felippe

Web Design. Prof. Felippe Web Design Prof. Felippe 2015 Sobre a disciplina Fornecer ao aluno subsídios para o projeto e desenvolvimento de interfaces de sistemas Web eficientes, amigáveis e intuitivas. Conceitos fundamentais sobre

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Conteúdo

Manual de Gerenciamento de Conteúdo Manual de Gerenciamento de Conteúdo 1 Sumário 1) O que é um Gerenciador de Conteúdo...3 2) Como o Site está Estruturado...3 3) Como Gerenciar o Conteúdo do Site...5 3.1) Adicionar Itens no Menu de Navegação...6

Leia mais

Desenvolvedor Web Docente André Luiz Silva de Moraes

Desenvolvedor Web Docente André Luiz Silva de Moraes Roteiro 3: Layout básico e Div's: técnicas com uso de ID's e Classes Objetivos Compreender a importância do uso de Elementos de Div no desenvolvimento de Layouts de página; Explorar e aplicar o uso de

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

Compêndio códigos. <html>

Compêndio códigos. <html> Compêndio códigos ADVERTÊNCIA: A que se segue é apenas uma lista com as tags de HTML e os seus possíveis atributos, não pretende de modo algum ser um manual. Pressupõe, portanto, que já se saiba

Leia mais

Técnicas e processos de produção. Profº Ritielle Souza

Técnicas e processos de produção. Profº Ritielle Souza Técnicas e processos de produção Profº Ritielle Souza INTRODUÇÃO HTML Sigla em inglês para Hyper Text Markup Language, traduzindo daria algo como Linguagem para marcação de Hipertexto. E o que seria o

Leia mais

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente Tutorial SGCD 1. Efetuando Login no Sistema 2. Criando uma nova página 3. Editando uma página já existente 4. Anexando arquivos em páginas e no menu esquerdo 5. Colocando Imagens em páginas 6. Colocando

Leia mais

Programação para Internet

Programação para Internet Programação para Internet Aula 07 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

1) Criar o código HTML para construir a página representada pela imagem abaixo.

1) Criar o código HTML para construir a página representada pela imagem abaixo. 1) Criar o código HTML para construir a página representada pela imagem abaixo. 2) Código HTML puro (criar arquivo index.html): brasil Motores Motores diesel para uso automotivo, veicular, marítimo,

Leia mais

Aula 03: Noções Fundamentais do CSS, Formatação de Fonte e Inserção de Imagens

Aula 03: Noções Fundamentais do CSS, Formatação de Fonte e Inserção de Imagens Aula 03: Noções Fundamentais do CSS, Formatação de Fonte e Inserção de Imagens Tag para inserir imagens e HTML O modelo CSS Noções fundamentais e funcionamento do CSS Incluindo estilos em uma página Sintaxe

Leia mais

Cabeçalho do documento

Cabeçalho do documento Cabeçalho do documento O cabeçalho de uma página HTML fica dentro das Tags e , e dentro dessas Tags podemos usar Tags , , , , e etc. A Tag TITLE Por exemplo

Leia mais

Web Design Aula 15: Conhecendo CSS

Web Design Aula 15: Conhecendo CSS Web Design Aula 15: Conhecendo CSS Professora: Priscilla Suene priscilla.silverio@ifrn.edu.br Roteiro Agrupando Seletores Herança Comentários Exercício Adicionando Classes Validação Propriedades Agrupando

Leia mais

Técnicas e processos de produção. Profº Ritielle Souza

Técnicas e processos de produção. Profº Ritielle Souza Técnicas e processos de produção Profº Ritielle Souza Ferramentas Programáveis Mensagem para mais de um destinatário FALE CONOSCO Definindo

Leia mais

PDI 1 - Projeto e Design de Interfaces Web

PDI 1 - Projeto e Design de Interfaces Web Introdução a HTML e XHTML Elementos básicos parte 2 Professor: Victor Hugo L. Lopes Agenda: --Aprofundando nos elementos básicos do HTML; --Criando Hiperlinks em HTML; 2 Estrutura básica de um documento

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

Introdução ao HTML Hypertext Markup Language

Introdução ao HTML Hypertext Markup Language Introdução ao HTML Hypertext Markup Language Prof. Marcus Ramos Tags São comandos que são inseridos juntamente com o texto a ser apresentado, e que definem a forma como o mesmo será exibido na tela do

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

1. HTML - Introdução. Hyper Text Markup Language. É uma linguagem de formatação de conteúdos. Portável. Ficheiros de pequena dimensão

1. HTML - Introdução. Hyper Text Markup Language. É uma linguagem de formatação de conteúdos. Portável. Ficheiros de pequena dimensão 1. HTML - Introdução Hyper Text Markup Language É uma linguagem de formatação de conteúdos Não é uma linguagem de programação Portável Não depende da plataforma em que é vizualizado Ficheiros de pequena

Leia mais

Introdução à Cascading Style Sheets

Introdução à Cascading Style Sheets Estilo e Produtividade para Websites OVERVIEW História e Significado Por que usar? Como usar? Orientações ao Desenvolvedor O que é CSS? O que é CSS? Cascading Style sheets" ou "Folhas de Estilo Encadeadas

Leia mais

Mudança de formatos no HTML. CSS - Cascading Style Sheets. A prioridade para o efeito cascata. A prioridade para o efeito cascata

Mudança de formatos no HTML. CSS - Cascading Style Sheets. A prioridade para o efeito cascata. A prioridade para o efeito cascata Mudança de formatos no HTML título CSS - Cascading Style Sheets e os problemas do HTML Para mudar a cor de uma única linha de uma página seria relativamente fácil.

Leia mais

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS MANUAL DE BOAS PRÁTICAS Este manual é de uso exclusivo de clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores da Dinamize. No caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail suporte@dinamize.com. HTML

Leia mais

Roteiro 2: Conceitos de Tags HTML

Roteiro 2: Conceitos de Tags HTML Roteiro 2: Conceitos de Tags HTML Objetivos Detalhar conceitos sobre TAGS HTML: elementos, atributos, elemento vazio, links. Implementar páginas de internet com uso da linguagem HTML; Ferramentas Necessárias

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Tecnologias para Web Design

Tecnologias para Web Design Tecnologias para Web Design CSS Folhas de estilo em cascata ÿ CSS Cascading Style Sheets ÿ Linguagem para definir atributos de estilo dos elementos da linguagem HTML ÿ CSS é uma linguagem independente

Leia mais

CSS Luciano Otávio de Assis CSS

CSS Luciano Otávio de Assis CSS CSS O HTML tem suas limitações quando se tratar de se construir layout. É certo, você tem seis diferentes tipos s títulos e de 6 diferentes tamanhos de fontes. Quando você trabalha com tabelas, você tem

Leia mais

Material de apoio a aulas de Desenvolvimento Web. Tutorial Java WEB JSP & HTML & CSS & CLASSE & OBJETOS. AAS - www.aas.pro.

Material de apoio a aulas de Desenvolvimento Web. Tutorial Java WEB JSP & HTML & CSS & CLASSE & OBJETOS. AAS - www.aas.pro. Material de apoio a aulas de Desenvolvimento Web Tutorial Java WEB JSP & HTML & CSS & CLASSE & OBJETOS AAS - www.aas.pro.net Março-2012 Este pequeno tutorial tem como objetivo conduzir o programador passo-a-passo

Leia mais

TECNOLOGIAS WEB AULA 9 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD

TECNOLOGIAS WEB AULA 9 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD TECNOLOGIAS WEB AULA 9 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD Objetivos: Compreender a sintaxe utilizada em Folhas de Estilos em Cascata, seu uso e limitações. Apresentar as principais características das

Leia mais

Internet e Programação Web

Internet e Programação Web COLÉGIO ESTADUAL PEDRO MACEDO Ensino Profissionalizante Internet e Programação Web 2 Técnico Prof. Cesar 2014 1 1. CSS CSS é uma linguagem para estilos que define o layout de documentos HTML. Por exemplo,

Leia mais

Roteiro de Estudos e Atividades Avaliativas HTML

Roteiro de Estudos e Atividades Avaliativas HTML Roteiro de Estudos e Atividades Avaliativas HTML Faça essa atividade de forma individual ou em dupla, faça o máximo de questões que conseguir. Pesquise na Web o significado das tags e utilize-as para alcançar

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

Construindo um sistema simples de cadastro de fornecedores em PHP e MySQL.

Construindo um sistema simples de cadastro de fornecedores em PHP e MySQL. Construindo um sistema simples de cadastro de fornecedores em PHP e MySQL. Procuraremos mostrar os principais procedimentos para fazer um cadastro de registros numa base de dados MySQL utilizando a linguagem

Leia mais

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU 1 1. Como logar no sistema como usuário autenticado Para logar no sistema como usuário autenticado é necessário digitar /user na frente

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Claudio Damasceno. Avançar

Claudio Damasceno. Avançar Claudio Damasceno Conteúdo Alinhamento Âncoras, Links Tabelas Formatação Próximo Capítulo HTML prof.claudiodamasceno@hotmail.com 2 Recapitulando - Estrutura básica título DA PÁGINA

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

TUTORIAL CSS PRIMEIROS PASSOS COM HTML + CSS

TUTORIAL CSS PRIMEIROS PASSOS COM HTML + CSS Página 1 Imagem Esta é a tradução do tutorial "Starting with HTML + CSS " de autoria de Bert Bos publicado no site do W3C. 1. A versão oficial e original, em inglês, deste tutorial, encontra-se em: http://www.w3.org/style/examples/011/firstcss

Leia mais

CSS - Background, Color e Fontes. Prof. Bruno Medeiros bruno.medeiros@sc.senai.br http://www.bruno.dump.com.br

CSS - Background, Color e Fontes. Prof. Bruno Medeiros bruno.medeiros@sc.senai.br http://www.bruno.dump.com.br Web Introdução Design CSS - Background, Color e Fontes Prof. Bruno Medeiros bruno.medeiros@sc.senai.br http://www.bruno.dump.com.br O que veremos... CSS Cores e fundos Fontes Cores e fundos Algumas propriedades

Leia mais

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL N / Rev.: Manual 751.1/02 Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites.

Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites. Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites. SUMÁRIO 1 Exemplo de site criado no software QUICKFISH...02 2 Salvando Seu Site...03 3 Publicando Seu Site...03 4 Visão inicial do Software

Leia mais

WEBDESIGN. Professor: Paulo Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira

WEBDESIGN. Professor: Paulo Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira WEBDESIGN Professor: Paulo Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira 1 CDI - Curso de Webdesign - Prof. Paulo Trentin Objetivos para esta aula Debater sobre

Leia mais

Professor: Paulo Macos Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira 4/6/2011 1

Professor: Paulo Macos Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira 4/6/2011 1 Professor: Paulo Macos Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira 4/6/2011 1 Do inglês, Cascading Style Sheet, ou folha de estilo em cascata. É uma linguagem

Leia mais

Manual do Plone (novo portal do IFCE)

Manual do Plone (novo portal do IFCE) Manual do Plone (novo portal do IFCE) Dezembro/2015 Índice Como criar submenus... 3 Como criar banner rotativo... 4 Como remover um banner... 5 Como criar uma notícia... 6 Como inserir imagem na notícia...

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Webdesign HTML. Introdução a HTML e as principais tags da linguagem. Thiago Miranda dos Santos Souza

Webdesign HTML. Introdução a HTML e as principais tags da linguagem. Thiago Miranda dos Santos Souza Webdesign HTML Introdução a HTML e as principais tags da linguagem Conteúdos Os materiais de aula, apostilas e outras informações estarão disponíveis em: www.thiagomiranda.net Objetivos Apresentar a HTML

Leia mais

Observações importantes:

Observações importantes: Fundação CECIERJ - Vice Presidência de Educação Superior a Distância Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação Disciplina Criação de Páginas de WEB AD1 1 semestre de 2014. Observações importantes:

Leia mais

Apostila Site Personalizado

Apostila Site Personalizado Apostila Site Personalizado Índice Para inserir informações sobre a empresa é utilizado o componente GERENCIADOR DE ARTIGOS. Através dele é possível inserir infomações como: - A EMPRESA - HISTÓRICO - ENDEREÇO

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

Desenvolvedor Web Docente André Luiz Silva de Moraes

Desenvolvedor Web Docente André Luiz Silva de Moraes Roteiro 2: Introdução a Linguagem HTML Neste roteiro é explorada a linguagem HTML. A linguagem HTML (Hypertext Markup Language) é amplamente utilizada na construção de páginas de internet e é responsável

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

Scriptlets e Formulários

Scriptlets e Formulários 2 Scriptlets e Formulários Prof. Autor: Daniel Morais dos Reis e-tec Brasil Programação Avançada Para Web Página1 Meta Permitir ao aluno aprender a criar um novo projeto Java para web no Netbeans IDE,

Leia mais

Manual de instrução. www.andifes.org.br

Manual de instrução. www.andifes.org.br Manual de instrução www.andifes.org.br Inserindo Postagem em Andifes, Nas IFES, Entrevistas, Na Mídia, Concursos, Artigos ou Editora Univ. 1. Localize no menu lateral esquerdo a opção ANDIFES, Nas IFES,

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

Diazo. Módulo 7 Tema Diazo

Diazo. Módulo 7 Tema Diazo Diazo Módulo 7 Tema Diazo Diazo >> O que é? É uma ferramenta para criação de temas. Permite que o designer construa um tema puramente HTML, sem se preocupar com as particularidades do Plone. Funciona através

Leia mais

Unidade 5: Posicionamento com CSS E outras Técnicas Avançadas Prof. Daniel Caetano

Unidade 5: Posicionamento com CSS E outras Técnicas Avançadas Prof. Daniel Caetano Programação para Internet Rica 1 Unidade 5: Posicionamento com CSS E outras Técnicas Avançadas Prof. Daniel Caetano Objetivo: Apresentar recursos adicionais do CSS e como usá-lo para a construção de layout

Leia mais

Aula 4 Modelo CSS. Efeito cascata. Ordem em cascata. Declarações normais e importantes. Exemplo. Especificidade de um seletor 30/08/2013

Aula 4 Modelo CSS. Efeito cascata. Ordem em cascata. Declarações normais e importantes. Exemplo. Especificidade de um seletor 30/08/2013 Efeito cascata Aula 4 Modelo CSS Curso: Técnico em Informática / 2º módulo Disciplina: Desenvolvimento Web Professora: Luciana Balieiro Cosme Fontes das folhas de estilo Autor Usuário Agente do usuário

Leia mais

FOLHAS DE ESTILO EM CASCATA

FOLHAS DE ESTILO EM CASCATA FOLHAS DE ESTILO EM CASCATA CSS (Cascading Style Sheets) ou Folhas de Estilo em Cascata são um conjunto de regras de estilo que definem como os elementos e os tags em uma página HTML devem ser exibidos

Leia mais

Web Design Aula 13: Introdução a CSS

Web Design Aula 13: Introdução a CSS Web Design Aula 13: Introdução a CSS Professora: Priscilla Suene priscilla.silverio@ifrn.edu.br Motivação Você lembra que HTML e XHTML são linguagens de marcação? Para organizar melhor o visual das páginas

Leia mais

Ele vai localizar este código, substitua então o The Beat Was Goin' Strong pelo nome do seu tumblr.

Ele vai localizar este código, substitua então o The Beat Was Goin' Strong pelo nome do seu tumblr. Então gente, há alguns dias, disponibilizei meu theme antigo, o primeiro feito por mim, e eu não coloquei appearance nele, e quem não tem conhecimento de html fica meio tenso de editar. Então, ao invés

Leia mais

Desenvolvimento de Sites com PHP e Mysql Docente André Luiz Silva de Moraes

Desenvolvimento de Sites com PHP e Mysql Docente André Luiz Silva de Moraes Roteiro 2: Introdução a Linguagem HTML Desenvolvimento de Sites com PHP e Mysql Neste roteiro é explorada a linguagem HTML. A linguagem HTML (Hypertext Markup Language) é amplamente utilizada na construção

Leia mais

O objetivo é criar um tema padrão com 3 colunas, cabeçalho, barra de menu e rodapé:

O objetivo é criar um tema padrão com 3 colunas, cabeçalho, barra de menu e rodapé: Este artigo tem por objetivo mostrar de maneira simples e direta o passo-a-passo de como criar um tema para XOOPS de maneira rápida e simples. Não vou adentrar a explicação de código, vou postando as estruturas

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Aplicativos para Internet Aula 01

Aplicativos para Internet Aula 01 Aplicativos para Internet Aula 01 Arquitetura cliente/servidor Introdução ao HTML, CSS e JavaScript Prof. Erika Miranda Universidade de Mogi das Cruzes Uso da Internet http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/paginas/world-wide-web-ou-www-completa-22-anos-nesta-terca-feira.aspx

Leia mais

Ela funciona de um jeito parecido com as mídia de RSS próprio: o sistema acessa o feed do twitter e exibe, na tela, os últimos tweets.

Ela funciona de um jeito parecido com as mídia de RSS próprio: o sistema acessa o feed do twitter e exibe, na tela, os últimos tweets. Mídia do Twitter Esta mídia serve para mostrar os últimos tweets de uma conta específica. É útil para estabelecimentos que usam com frequência o twitter e que desejam que seus clientes acompanhem isso

Leia mais

SIMULADOS & TUTORIAIS

SIMULADOS & TUTORIAIS SIMULADOS & TUTORIAIS TUTORIAIS HTML Como criar links em HTML Copyright 2013 Todos os Direitos Reservados Jorge Eider F. da Silva Proibida a reprodução deste documento no todo ou em parte por quaisquer

Leia mais

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post Índice 1) Acesso ao Painel de Controle 2) Ambientação na Ferramenta 2.1) Posts 2.1.1) Adicionar novo post 2.1.2) Editar posts 2.2) Mídia 2.2.1) Tipos de Mídia 2.2.2) Biblioteca 2.2.3) Adicionar novo 3)

Leia mais

Ferramentas Programáveis. Profº Ritielle Souza

Ferramentas Programáveis. Profº Ritielle Souza Ferramentas Programáveis Profº Ritielle Souza Folhas de Estilo Existem três formas de trabalharmos com folhas de estilos Forma mais usual CSS Externo Estilo na página Forma menos usual estilo inline

Leia mais

HTML5. Prof. Salustiano Rodrigues de Oliveira saluorodrigues@gmail.com www.profsalu.com.br

HTML5. Prof. Salustiano Rodrigues de Oliveira saluorodrigues@gmail.com www.profsalu.com.br HTML5 Prof. Salustiano Rodrigues de Oliveira saluorodrigues@gmail.com www.profsalu.com.br HTML5 HTML5 é considerada a próxima geração do HTML e suas funcionalidades inovadoras o tornam uma alternativa

Leia mais

Tecnologia WEB I. Prof. Erwin Alexander Uhlmann. Dos princípios do HTML, estruturação com CSS e automação com Javascript

Tecnologia WEB I. Prof. Erwin Alexander Uhlmann. Dos princípios do HTML, estruturação com CSS e automação com Javascript 1 Tecnologia WEB I Prof. Erwin Alexander Uhlmann Dos princípios do HTML, estruturação com CSS e automação com Javascript UHLMANN, Erwin Alexander. Dos princípios do HTML, estruturação com CSS e automação

Leia mais