AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO
|
|
- Alessandra Casado de Sá
- 2 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 PSICÓLOGA ÁUREA SANTOS
2 OBJECTIVOS Os cursos artísticos especializados têm como objectivos proporcionar formação artística, preparando profissionais para diferentes ramos artísticos e fomentar práticas artísticas individuais e de grupo, visando a compreensão das suas linguagens e o estímulo à criatividade. Estes cursos estão orientados numa dupla perspectiva: o prosseguimento de estudos em cursos de especialização tecnológica ou de ensino superior e a inserção no mundo do trabalho. DURAÇÃO Têm a duração de 3 anos lectivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade CERTIFICAÇÃO Conferem um diploma de conclusão do nível secundário de educação e um certificado de qualificação profissional de nível 4. DESTINATÁRIOS Estes Cursos destinam-se a alunos com aptidões específicas e que pretendem obter uma elevada formação especializada, destinada a executantes, criadores e profissionais dos diferentes ramos artísticos. PLANOS DE ESTUDO Existem 3 domínios relacionados com os Cursos Artísticos Especializados: 1. Artes Visuais e Audiovisuais 2. Música 3. Dança
3 Até ao momento foram criados os seguintes cursos no domínio das Artes Visuais e Audiovisuais: 1. Design da Comunicação 2. Design do Produto 3. Produção Artística 4. Comunicação Audiovisual AVALIAÇÃO A avaliação nos cursos tecnológicos ocorre em dois momentos: Avaliação formativa: é de natureza qualitativa e ocorre ao longo do ano lectivo; Avaliação sumativa interna. É de natureza quantitativa e ocorre no final dos períodos e nas provas de equivalência à frequência. No 12.º ano de escolaridade, o aluno realiza obrigatoriamente uma Prova de Aptidão Artística (PAA). Esta prova consiste na defesa, perante um júri, de um projecto, consubstanciado num produto, demonstrativo de saberes e competências técnicoartísticas adquiridas pelo aluno ao longo da sua formação e do respectivo relatório final, com apreciação crítica. A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) realiza-se preferencialmente em posto de trabalho, ateliers, empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho pontuais ou sob a forma de estágio. A FCT pode ainda assumir a forma de simulação de um conjunto de actividades profissionais relevantes para o perfil de saída do curso, a desenvolver em condições similares às do contexto real do trabalho, integrada na disciplina de Projecto e Tecnologias. Para concluir um curso do ensino artístico especializado os alunos têm de obter aprovação em todas as disciplinas e áreas não disciplinares do plano de estudo do respectivo curso.
4 A aprovação nas disciplinas dos cursos artísticos especializados não está sujeita a exames finais nacionais. A aprovação nestas disciplinas pode obter-se por frequência (alunos internos) ou por prova de equivalência à frequência (alunos autopropostos). A classificação final de curso é o resultado da aplicação da seguinte fórmula: CFC = 8MCD + 2PAA 10 em que: CFC = classificação final do curso (com arredondamento às unidades); MCD = média aritmética simples, com arredondamento às unidades, da classificação final obtida pelo aluno em todas as disciplinas e na formação em contexto de trabalho do respectivo curso, excepto na disciplina de Educação Moral e Religiosa; PAA = classificação obtida na prova de aptidão artística.
5 CURSO DE DESIGN DE COMUNICAÇÃO COMPONENTE DE FORMAÇÃO CARGA HORÁRIA SEMANAL DISCIPLINAS (X 90 MINUTOS) 10º 11º 12º Português Língua Estrangeira I, II ou III a) Geral Filosofia Educação Física Subtotal História da Cultura e das Artes Imagem e Som A Científica Bienal c) Geometria Descritiva Matemática Oferta da Escola Subtotal 2 5/7 5/7 Desenho A Projecto e Tecnologias d) Técnico-artística bienal c) Física e Química Aplicadas Gestão das Artes Oferta de Escola Subtotal 7 7/9 7/9 Formação Pessoal e Social Educação Moral e Religiosa e) (1) (1) (1) TOTAL a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, inicia obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. c) O aluno está apenas obrigado a frequentar, no 11.º e no 12.º anos, uma disciplina, escolhida de entre os leques de opções definidos para as componentes de formação científica ou técnico-artística, de acordo com a natureza do curso e o projecto educativo da escola. d) No 12.º ano, esta disciplina integra formação em contexto de trabalho, optando o aluno por uma das seguintes especializações: Design Gráfico e Multimédia. e) de frequência facultativa.
6 CURSO DE DESIGN DE PRODUTO COMPONENTE DE FORMAÇÃO CARGA HORÁRIA SEMANAL DISCIPLINAS (X 90 MINUTOS) 10º 11º 12º Português Língua Estrangeira I, II ou III a) Geral Filosofia Educação Física Subtotal História da Cultura e das Artes Geometria Descritiva A Científica Bienal c) Imagem e Som Matemática Oferta da Escola Subtotal 2 5/7 5/7 Desenho A Projecto e Tecnologias d) Técnico-artística Bienal c) Física e Química Aplicadas Gestão das Artes Oferta de Escola Subtotal 7 7/9 7/9 Formação Pessoal e Social Educação Moral e Religiosa e) (1) (1) (1) TOTAL a) O aluno deve dar continuidade a uma das línguas estrangeiras estudadas no ensino básico. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. Neste caso, tomando em conta as disponibilidades da escola, o aluno poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. c) O aluno está apenas obrigado a frequentar, no 11.º e no 12.º anos, uma disciplina, escolhida de entre os leques de opções definidos para as componentes de formação científica ou técnico-artística, de acordo com a natureza do curso e o projecto educativo da escola. d) No 12.º ano, esta disciplina integra formação em contexto de trabalho, optando o aluno por uma das seguintes especializações: Cerâmica, Equipamento, Ourivesaria e Têxteis. e) de frequência facultativa.
7 CURSO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA COMPONENTE DE FORMAÇÃO CARGA HORÁRIA SEMANAL DISCIPLINAS (X 90 MINUTOS) 10º 11º 12º Português Língua Estrangeira I, II ou III a) Geral Filosofia Educação Física Subtotal História da Cultura e das Artes Geometria Descritiva A Científica Bienal c) Imagem e Som B Matemática Oferta da Escola Subtotal 2 5/7 5/7 Desenho A Projecto e Tecnologias d) Técnico-artística bienal c) Física e Química Aplicadas Gestão das Artes Oferta de Escola Subtotal 7 7/9 7/9 Formação Pessoal e Social Educação Moral e Religiosa e) (1) (1) (1) TOTAL a) O aluno deve dar continuidade a uma das línguas estrangeiras estudadas no ensino básico. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. Neste caso, tomando em conta as disponibilidades da escola, o aluno poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. c) O aluno está apenas obrigado a frequentar, no 11.º e no 12.º anos, uma disciplina, escolhida de entre os leques de opções definidos para as componentes de formação científica ou técnico-artística, de acordo com a natureza do curso e o projecto educativo da escola. d) No 12.º ano, esta disciplina integra formação em contexto de trabalho, optando o aluno por uma das seguintes especializações: Cerâmica, Ourivesaria, Realização Plástica do Espectáculo e Têxteis. e) de frequência facultativa.
8 CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL COMPONENTE DE FORMAÇÃO CARGA HORÁRIA SEMANAL DISCIPLINAS (X 90 MINUTOS) 10º 11º 12º Português Língua Estrangeira I, II ou III a) Geral Filosofia Educação Física Subtotal História da Cultura e das Artes Imagem e Som A Científica Bienal c) Geometria Descritiva Matemática Oferta da Escola Subtotal 2 5/7 5/7 Desenho A Projecto e Tecnologias d) Técnico-artística bienal c) Física e Química Aplicadas Gestão das Artes Oferta de Escola Subtotal 7 7/9 7/9 Formação Pessoal e Social Educação Moral e Religiosa e) (1) (1) (1) TOTAL a) O aluno deve dar continuidade a uma das línguas estrangeiras estudadas no ensino básico. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. Neste caso, tomando em conta as disponibilidades da escola, o aluno poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. c) O aluno está apenas obrigado a frequentar, no 11.º e no 12.º anos, uma disciplina, escolhida de entre os leques de opções definidos para as componentes de formação científica ou técnico-artística, de acordo com a natureza do curso e o projecto educativo da escola. d) No 12.º ano, esta disciplina integra formação em contexto de trabalho, optando o aluno por uma das seguintes especializações: Cinema e Vídeo, Fotografia, Luz, Multimédia e Som. e) de frequência facultativa. MERCADO DE EMPREGO
9 CURSO DE DESIGN DE COMUNICAÇÃO As profissões integradas neste sector podem ser exercidas por conta própria, em regime de trabalho independente ou teletrabalho, ou em diferentes estruturas, designadamente empresas de publicidade, órgãos de comunicação social, sectores das indústrias gráficas. Para além destes, o aluno poderá ainda exercer a sua actividade em diversos locais de trabalho, de acordo com a especialização escolhida no 12.º ano. Referenciais de Emprego Se escolher a especialização de Design Gráfico, poderá trabalhar em locais como gabinetes ou ateliers de design gráfico ou empresas gráficas. Se escolher a especialização de Multimédia, poderá trabalhar em locais como empresas de soluções multimédia. Saídas Profissionais Este curso tem por finalidade dotar o aluno de um conjunto de competências técnicoartísticas no âmbito da concepção e maquetização de objectos gráficos bi e tridimensionais, através de meios electrónicos e manuais, a que se associam também a concepção, o tratamento e a difusão da informação em suportes digitais. Com a qualificação obtida neste curso, o aluno poderá trabalhar em sectores como o design gráfico, o multimédia e a publicidade, e exercer, entre outras, as profissões de: Assistente de produção multimédia; Assistente de realização de produtos publicitários; Assistente de web design; Técnico de desenho gráfico nos domínios da edição, da ilustração, da fotografia e do infografismo. CURSO DE DESIGN DE PRODUTO
10 As profissões integradas neste sector podem ser exercidas por conta própria, em regime de trabalho independente ou teletrabalho, ou em diferentes estruturas, designadamente empresas industriais e comerciais de cerâmica, de equipamento, de ourivesaria, de têxteis, e instituições do sector público ou privado que possuam gabinetes de estudo e de projecto. Para além destes, o aluno poderá ainda exercer a sua actividade em diversos locais de trabalho, de acordo com a especialização escolhida no 12.º ano. Referenciais de Emprego Se escolher a especialização de Cerâmica, poderá trabalhar em gabinetes ou ateliers de design cerâmico, oficinas semi-industriais ou empresas do sector cerâmico. Se escolher a especialização de Equipamento, poderá trabalhar em gabinetes de design de mobiliário, gabinetes de arquitectura e empresas de produção de equipamentos de vários sectores. Se escolher a especialização de Ourivesaria, poderá trabalhar em gabinetes de design de jóias, oficinas de produção semi-industrial e empresas dos sectores da ourivesaria e joalharia. Se escolher a especialização de Têxteis, poderá trabalhar em gabinetes ou ateliers de design têxtil, oficinas de produção semi-industrial e empresas dos sectores têxtilmoda e têxtil-lar. Saídas Profissionais Este curso tem por finalidade dotar o aluno de um conjunto de competências técnicoartísticas no âmbito da interpretação e concepção de projectos bi e tridimensionais, com base no conhecimento de materiais, de processos de execução, de práticas de construção e de montagem de objectos.
11 Com a qualificação obtida neste curso, o aluno poderá trabalhar em sectores como os da arquitectura, da cerâmica, do equipamento, da ourivesaria e dos têxteis, e exercer, entre outras, as profissões de: Assistente de design cerâmico; Assistente de design de equipamento; Assistente de design de joalharia; Assistente de design têxtil; Assistente de produção; Técnico executor de modelos e protótipos. CURSO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA As profissões integradas neste sector podem ser exercidas por conta própria, em regime de trabalho independente ou em diferentes estruturas, designadamente em ateliers de artes plásticas, oficinas de concepção e produção de objectos artísticos de cerâmica, de ourivesaria e de têxteis, bem como em projectos que impliquem a realização plástica do espectáculo. Para além destes, o aluno poderá ainda exercer a sua actividade em diversos locais de trabalho, de acordo com a especialização escolhida no 12.º ano. Referenciais de Emprego Se escolher a especialização de Cerâmica, poderá trabalhar em ateliers de artistas cerâmicos ou oficinas de produção do sector cerâmico. Se escolher a especialização de Ourivesaria, poderá trabalhar em ateliers de criadores de jóias ou ourivesarias. Se escolher a especialização de Realização Plástica do Espectáculo, poderá trabalhar em companhias e gruposteatrais, produtoras cinematográficas e espaços comerciais. Se escolher a especialização de Têxteis, poderá trabalhar em ateliers e oficinas de produção têxtil.
12 Saídas Profissionais Este curso tem por finalidade dotar o aluno de um conjunto de competências técnicoartísticas no âmbito da concepção, base no conhecimento de materiais, de processos de execução e de práticas de construção bi e tridimensionais. Com a qualificação obtida neste curso, o aluno poderá trabalhar em sectores como os das artes plásticas, da cerâmica, da ourivesaria, do têxtil e da realização plástica do espectáculo, e exercer, entre outras, as profissões de: Assistente de artistas plásticos; Ceramista; Técnico/criativo de ourivesaria; Técnico/criativo têxtil; Assistente de cenografia; Assistente de figurinista e aderecista; Técnico de animação plástica de montras e espaços comerciais. CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL As profissões integradas neste sector podem ser exercidas por conta própria, em regime de trabalho independente ou teletrabalho, ou em diferentes estruturas, designadamente em órgãos de comunicação social e empresas de produção audiovisual. Para além destes, o aluno poderá ainda exercer a sua actividade em diversos locais de trabalho, de acordo com a especialização escolhida no 12.º ano. Referenciais de Emprego Se escolher a especialização de Cinema e Vídeo, poderá trabalhar em locais como empresas de publicidade e produtoras de cinema e vídeo. Se escolher a especialização de Fotografia, poderá trabalhar em locais como estúdios e laboratórios de fotografia e empresas de produção fotográfica.
13 Se escolher a especialização de Luz, poderá trabalhar em locais como empresas de publicidade e de produção de espectáculos. Saídas Profissionais Se escolher a especialização de Multimédia, poderá trabalhar em locais como empresas de publicidade e de produção multimédia. Se escolher a especialização de Som, poderá trabalhar em locais como empresas de publicidade, produtoras de espectáculos e empresas discográficas. Este curso tem por finalidade dotar o aluno de um conjunto de competências técnico-artísticas no âmbito da leitura, manipulação e produção de imagens e sons, através dos dispositivos da tecnologia audiovisual. Com a qualificação obtida neste curso, o aluno poderá trabalhar em sectores como a comunicação social, o cinema e o espectáculo e exercer, entre outras, as profissões de: Assistente na realização técnica do espectáculo, no registo de fotografia, no som, no vídeo ou no desenho de luz; Assistente de exploração de cinema e televisão; Assistente de produção e realização de projectos audiovisuais e multimédia.
Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO
OBJECTIVOS Os cursos artísticos especializados têm como objectivos proporcionar formação artística, preparando profissionais para diferentes ramos artísticos e fomentar práticas artísticas individuais
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO
OBJETIVOS Os cursos artísticos especializados têm como objectivos proporcionar formação artística, preparando profissionais para diferentes ramos artísticos e fomentar práticas artísticas individuais e
ESCOLA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS
ESCOLA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS 125 anos de ensino artístico A actual Escola Artística de Soares dos Reis foi criada oficialmente em Janeiro de 1884, sendo designada nessa altura como Escola de Desenho
ESCOLA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS
ESCOLA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS 125 anos de ensino artístico A actual Escola Artística de Soares dos Reis foi criada oficialmente em Janeiro de 1884, sendo designada nessa altura como Escola de Desenho
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO
PSICÓLOGA ÁUREA SANTOS OBJECTIVOS Os cursos científico-humanísticos estão vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, de carácter universitário ou politécnico. DURAÇÃO Têm a duração
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO
OBJETIVOS Os cursos científico-humanísticos estão vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, de caráter universitário ou politécnico. DURAÇÃO Têm a duração de 3 anos letivos correspondentes
PLANOS de ESTUDO. Ensino Diurno ANO LECTIVO 2011/2012. Rua Doutor Manuel de Arriaga 8000-334 Faro Telefone: 289889570; Fax: 289889580
PLANOS de ESTUDO Ensino Diurno ANO LECTIVO 2011/2012 Rua Doutor Manuel de Arriaga 8000-334 Faro Telefone: 289889570; Fax: 289889580 tomascabreira@mail.telepac.pt www.tomascabreira.net CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO
OBJETIVOS Os cursos profissionais são uma modalidade de ensino que pretende desenvolver competências pessoais e profissionais específicas para o exercício de uma profissão a partir de uma preparação científica
REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO MATRIZES CURSOS CIENTÍFICO HUMANÍSTICOS CURSOS TECNOLÓGICOS. Versão definitiva de10 de Abril de 2003
REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO MATRIZES CURSOS CIENTÍFICO HUMANÍSTICOS E CURSOS TECNOLÓGICOS Versão definitiva de0 de Abril de 003 CURSO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS Componentes de Formação 0º º º Geral Português
ENSINO SECUNDÁRIO. Cursos Profissionais. Cursos Vocacionais
ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Científico Humanísticos Cursos do Ensino Artístico Especializado Cursos Profissionais Cursos com Planos Próprios Cursos Vocacionais Cursos de Aprendizagem (IEFP) Ensino Superior
CURSOS ARTISTICOS ESPECIALIZADOS
CURSOS ARTISTICOS ESPECIALIZADOS Telf: 234 340 220 * Fax: 234 343 272 * info@aesbernardo.pt * www.aesbernardo.pt Página 1 de 11 OBJETIVOS Os cursos artísticos especializados têm como objetivos proporcionar
Anexo 1.1 - Curso Científico-humanístico de Ciências e Tecnologias
Anexo 1.1 - Curso Científico-humanístico de Ciências e Tecnologias Componentes de Formação Geral Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) 10.º 11.º 12.º Português 2 2 2 Língua Estrangeira I, II
1- CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS 2- CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS 3- LÍNGUAS E HUMANIDADES 4- ARTES VISUAIS
OFERTA DO COLÉGIO (2010/2011) CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Vocacionados para o prosseguimento de estudos a nível superior. Têm a duração de 3 anos de escolaridade. Conferem um diploma de conclusão do
ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL
ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL 9º ano: e depois? Sistema Educativo Português 2013/2014 ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL Objetivos Promover a auto - exploração (interesses, capacidades, competências
CURSOS COMPLEMENTARES DE MÚSICA
CURSOS COMPLEMENTARES DE MÚSICA APRESENTAÇÃO O ensino artístico de música, de nível equivalente ao ensino secundário, corresponde aos Cursos Complementares de Música, que são ministrados em escolas especializadas
ESCOLA SECUNDÁRIA 3 E.B. DR. JORGE CORREIA - TAVIRA
ESCOLA SECUNDÁRIA 3 E.B. DR. JORGE CORREIA - TAVIRA Cursos Científico-Humanísticos OFERTA EDUCATIVA 2012/2013 CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Vocacionados para o prosseguimento de estudos a nível superior.
Orientação Escolar e Profissional. 9.º ano! Escola Secundária Inês de Castro 2011/2012
Orientação Escolar e Profissional 9.º ano! E AGORA? Escola Secundária Inês de Castro 2011/2012 Antes de fazer uma escolha é fundamental saber o que se quer e para isso há que recordar e avaliar tudo o
Alternativas de formação escolar e profissional após o 9º ano de escolaridade. Informação atualizada para 2013/2014
Alternativas de formação escolar e profissional após o 9º ano de escolaridade Informação atualizada para 2013/2014 ENSINO BÁSICO ENSINO SECUNDÁRIO Mundo do Trabalho CET Cursos de Especialização Tecnológica
A.P. Escola EB23 Lamaçães Pais presentes, Filhos com futuro
A.P. Escola EB23 Lamaçães Pais presentes, Filhos com futuro INFORMAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO e ALUNOS do 9.º ano 1. CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS 2. CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS 3. LÍNGUAS E HUMANIDADES 4.
CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE ANIMAÇÃO 2D E 3D WWW.ESSR.NET ESCOLA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS / RUA MAJOR DAVID MAGNO, 139 / 4000-191 PORTO
MATRÍCULA A inscrição no curso é realizada em impresso próprio, recolhido no sítio da escola, em www.essr.net, ou noutros locais de divulgação e entregue nos serviços administrativos da Escola Artística
PLANOS de ESTUDO. Ensino Secundário Diurno Ano Letivo 2015/2016
PLANOS de ESTUDO Ensino Secundário Diurno Ano Letivo 2015/2016 Rua Doutor Manuel de Arriaga 8004-070 Faro Telefone: 289889570; Fax: 289889580 direcao.agrupamento@agr-tc.pt www.agr-tc.pt CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS
SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO. Modalidades de Educação e Formação Ensino Secundário
Modalidades de Educação e Formação Ensino Secundário Modalidades de Educação e Formação Ensino Secundário Cursos Científico Humanísticos Cursos Tecnológicos (estes cursos não constituem opção para novos
Oferta Formativa Ano Lectivo 2008/2009. Cursos Profissionais
Oferta Formativa Ano Lectivo 2008/2009 Cursos Profissionais O que são cursos profissionais? Os cursos profissionais têm uma duração de 3 anos, proporcionam o desenvolvimento de competências específicas
Agrupamento de Escolas Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO Psicóloga Áurea Santos
Agrupamento de Escolas Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO Psicóloga Áurea Santos Ensino Secundário Ensino Superior Ensino Básico Sistema Educativo e Formativo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Diário da República, 1.ª série N.º 14 26 de Julho de 2007 4785 Artigo 2.º Entrada em vigor O presente decreto -lei entra em vigor no 1.º dia do mês seguinte ao da sua publicação. Visto e aprovado em Conselho
Cursos Cientifico- Humanisticos do Ensino Secundario. Colégio da Rainha Santa Isabel Serviço de Psicologia e Orientação
Cursos Cientifico- Humanisticos do Ensino Secundario Colégio da Rainha Santa Isabel Serviço de Psicologia e Orientação Ana Isabel Athayde 2012-2013 Natureza dos Cursos Cientifico-humanísticos Cursos vocacionados
SISTEMA DE EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO Níveis de Qualificação
Ensino Superior Doutoramento Mestrado Licenciatura SISTEMA DE EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO Níveis de Qualificação Profissional Cursos de Especialização Tecnológica CET Nível 5 Anos de Escolaridade Cursos de Educação
Cursos Científico- humanísticos do Ensino Secundário. Colégio da Rainha Santa Isabel Serviço de Psicologia e Orientação Ana Isabel Athayde, 2014
Cursos Científico- humanísticos do Ensino Secundário Colégio da Rainha Santa Isabel Serviço de Psicologia e Orientação Ana Isabel Athayde, 2014 Alunos colocados na 1ª opção de candidatura ao ensino superior
Vou entrar no Ensino Secundário. E agora? Que via escolher?
Vou entrar no Ensino Secundário. E agora? Que via escolher? A publicação da Lei n.º 85/2009, de 27 de Agosto, estabelece o regime de escolaridade obrigatória para as crianças e jovens em idade escolar,
TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS
Saída Profissional 03.01 TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS O Técnico de Artes Gráficas é um profissional qualificado, conhecedor do fluxo de produção gráfica, e apto para o exercício de profissões ligadas à composição,
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PONTE DA BARCA
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PONTE DA BARCA Uma escola de todos Para todos Transformar Vidas, Alimentar Sonhos, Projetar Carreiras! SPO Serviço de Psicologia e Orientação 9.º ANO e agora? Cursos Científico
ESCOLA SECUNDÁRIA 3 E.B. DR. JORGE CORREIA - TAVIRA
ESCOLA SECUNDÁRIA 3 E.B. DR. JORGE CORREIA - TAVIRA Ensino Regular OFERTA EDUCATIVA 2010/2011 CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Vocacionados para o prosseguimento estudos a nível superior. Têm a duração 3
ESCOLHAS APÓS O 9º ANO
ESCOLHAS APÓS O 9º ANO GUIA Informativo 015 Fernanda Moedas Psicóloga do SPO do Escolhas após o 9º ano Informações úteis 015 ALTERNATIVAS DE FORMAÇÃO CIENTÍFICO HUMANÍSTICOS (Nas Escolas Secundárias) PROFISSIONAIS
UM PROJECTO EDUCATIVO A PENSAR EM SI
UM PROJECTO EDUCATIVO A PENSAR EM SI ESLA Cursos Científico Humanísticos Alunos que, tendo concluído o 9º ano de escolaridade pretendam prosseguimento de estudos para o ensino superior. 3 anos lectivos
IV CURSOS DO ENSINO PROFISSIONAL Nível III
Apresentação O Ensino Profissional é uma modalidade especial de educação que visa, essencialmente, o desenvolvimento da formação profissional qualificante dos jovens. Dado o facto de dedicarem grande parte
Cursos Científico-Humanísticos Natureza e Organização
Cursos Científico-Humanísticos Natureza e Organização O que são? Os cursos cientifico-humanísticos constituem uma oferta educativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior (universitário
9ºANO E AGORA? SPO. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
9ºANO E AGORA? SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama Cursos Vocacionais CET TESP Escolha consciente Orientação Escolar Interesses Aptidões Percurso Escolar Papel dos Pais no processo de DECISÃO
Exames Nacionais do Ensino Secundário - Informação Geral
Exames Nacionais do Ensino Secundário - Informação Geral 1. Quem deve inscrever-se para a realização de exames nacionais do ensino secundário? Devem inscrever-se para a realização de exames nacionais do
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
398(2) Diário da República, 1.ª série N.º 15 13 de agosto de 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Portaria n.º 23A/2012 de 13 de agosto O Decreto Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, estabelece os princípios
CHAVE DO FUTURO. está nas tuas. mãos. Oferta. Oferta. Centro Novas Oportunidades. Ensino Nocturno. Cursos Profissionais. Cursos
A CHAVE DO FUTURO está nas tuas mãos Centro Novas Oportunidades Ensino Nocturno Cursos Profissionais Cursos Científico-Humanísticos Oferta Oferta Cursos Educação e Formação ÍNDICE Cursos Científico-Humanísticos
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S. JOÃO DO ESTORIL ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. JOÃO DO ESTORIL
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S. JOÃO DO ESTORIL ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. JOÃO DO ESTORIL CURSOS PROFISSIONAIS Os Cursos Profissionais são uma modalidade de educação, inserida no ensino secundário, que se caracteriza
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
N. o 7 6 de Março de 00 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A 9 Tendo em conta o desejo comum de desenvolver relações de cooperação mais estreitas no domínio da luta contra a droga e toxicodependência, expresso
Curso de Formação Complementar. Apresentação
Curso de Formação Complementar I Apresentação O curso de Formação Complementar destina-se a jovens titulares de cursos de Tipo 2, Tipo 3 ou outros cursos de qualificação inicial de nível 2, que pretendam
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO VILLARET
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO VILLARET Escola E.B. 2/3 João Villaret Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende. (César Coll) O Agrupamento de Escolas João Villaret
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE COMUNICAÇÃO, MARKETING, RELAÇÕES PÚBLICAS E PUBLICIDADE. Perfil de Desempenho
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE COMUNICAÇÃO, MARKETING, RELAÇÕES PÚBLICAS E PUBLICIDADE Perfil de Desempenho O Técnico de Comunicação,, Relações Públicas e Publicidade é o profissional qualificado, apto
Agrupamento de Escolas. Dr. Jorge Augusto Correia Tavira
Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia Tavira Oferta Educativa Ano Letivo 2015/2016 Cursos Vocacionais Básico Cursos Científico Humanísticos Cursos Profissionais Cursos Vocacionais Secundário
Sistema Educativo Português Educação Profissional e Tecnológica
Sistema Educativo Português Educação Profissional e Tecnológica Conferência Nacional sobre Educação Profissional e Tecnológica 5 a 8 de Novembro de 2006 Sistemas de Educação e de Formação em Portugal ENSINO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.958, DE 31 DE MARÇO DE 2010
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.958, DE 31 DE MARÇO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Cinema
Colégio Manuel Bernardes PLANO DE ESTUDOS ENSINO SECUNDÁRIO 2009/10
Colégio Manuel Bernardes PLANO DE ESTUDOS ENSINO SECUNDÁRIO 2009/10 CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS LÍNGUAS E HUMANIDADES CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS A
PROFISSIONAIS CURSOS. Oferta Formativa ANO LECTIVO 2011/2012 ESCOLA SECUNDÁRIA ALFREDO DOS REIS SILVEIRA ESCOLA SECUNDÁRIA ALFREDO DOS REIS SILVEIRA
CURSOS PROFISSIONAIS Oferta Formativa ESCOLA SECUNDÁRIA ALFREDO DOS REIS SILVEIRA CONTACTOS MORADA: AV. 25 DE ABRIL TORRE DA MARINHA 2840-400 SEIXAL TELEFONE: 21 227 63 60 FAX: 21 227 63 68 E-MAIL:ce@esars.pt
Europass Curriculum Vitae
Europass Curriculum Vitae Informação pessoal Nome(s) próprio(s) / Apelido(s) Morada(s) Endereço(s) de correio electrónico Rua D. Fernando, 96, 4430-082 Vila Nova de Gaia (Portugal) Telefone(s) 227115820
Índice. Apresentação 2. Importância da Escolha 3. Sistema Educativo Português 8. 1. Ensino Não Qualificante 10. 1.1. Curso Científico-Humanístico 11
Agora escolho eu! DOSSIER DE ORIENTAÇÃO DE TURMA Intervenção Vocacional no 9º Ano (3º Ciclo do Ensino Básico) Maio de 2009 Desenvolvido por: Diana Teixeira e Fátima Raquel Costa (Estagiárias do Serviço
Organização do Sistema Educativo. Bases do sistema de educação e
Organização do Sistema Educativo Bases do sistema de educação e formação: princípios pios / legislação Os princípios básicos da Educação, consagrados na Constituição da República Portuguesa (CRP) Actividade
OUTROS REGIMES 2015/2016 MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO
MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO Ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/ curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição. A mudança
Regime de organização, funcionamento e avaliação dos cursos de ensino recorrente de nível secundário de educação
Portaria Nº 550-E/2004 de 21 de Maio Numa perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano, os indivíduos adultos devem desenvolver as suas competências no sentido de melhorar as suas qualificações
REGULAMENTO DO PROGRAMA INOV-ART NOS TERMOS DA PORTARIA N.º 1103/2008 DE 2 DE OUTUBRO
REGULAMENTO DO PROGRAMA INOV-ART NOS TERMOS DA PORTARIA N.º 1103/2008 DE 2 DE OUTUBRO CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º- Âmbito de aplicação O presente Regulamento aplica -se à medida INOV-Art -
Sessão de Esclarecimento para Encarregados de Educação/Pais e Diretores de Turma Saídas após o 9ºAno de Escolaridade.
Sessão de Esclarecimento para Encarregados de Educação/Pais e Diretores de Turma Saídas após o 9ºAno de Escolaridade. 19 de fevereiro de 2014 Programa de Orientação Escolar e Profissional 9º Ano ATIVIDADES
(03) Desenho ou (03) Desenho e (10) Geometria Descritiva ou (03) Desenho e (12) História da Cultura e das Artes
LICENCIATURA EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO Directora: Mestre Maria Caeiro M. Guerreiro E-mail: mcguerreiro@ualg.pt Telf: 289800100 Ext:. 6219 Gab: 45 O curso de Comunicação da Escola Superior de Educação da
A oferta, o concurso e as opções a tomar
Ano letivo 2014/2015 Escola Artística de Soares dos Reis A oferta, o concurso e as opções a tomar Um guia para uma matrícula saudável e inteligente. para o 11º ano. O concurso e a seriação A média do 10º
FICHA TÉCNICA. Título Estatísticas da Educação 2008/2009 - Adultos
FICHA TÉCNICA Título Estatísticas da Educação 2008/2009 - Adultos Autoria Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) Direcção de Serviços de Estatística Edição Gabinete de Estatística e Planeamento
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diário da República, 1.ª série N.º 144 28 de Julho de 2009 4829
Diário da República, 1.ª série N.º 144 28 de Julho de 2009 4829 Limites às elegibilidades 13 O investimento constante do n.º 4 é elegível quando o seu uso for indispensável à execução da operação, sendo
Ensino Superior EXAMES 2013. fevereiro de 2013 GAPEX
Ensino Superior EXAMES 2013 fevereiro de 2013 GAPEX 5 de fevereiro Despacho nº 2162-A/2013 de 5 de Fevereirode INSCRIÇÕES EXAMES 34.Os prazos de inscrição para admissão aos exames finais nacionais do ensino
Oferta Formativa E depois do 9.º Ano Ano Letivo 2012/2013 (Concelho de Guimarães) Serviço de Psicologia e Orientação (Paulo Rodrigues)
Oferta Formativa E depois do 9.º Ano Ano Letivo 2012/2013 (Concelho de Guimarães) Serviço de Psicologia e Orientação (Paulo Rodrigues) 9.º Ano!!!!!!! E agora? F Cursos (áreas) Científico- Humanísticos
Colégio Internato dos Carvalhos
Colégio Internato dos Carvalhos Apresentação dos Cursos Secundários Científico -Tecnológicos No final do 9º Ano depara-se a todos os alunos, bem como aos pais e encarregados de educação, um dilema no que
Projeto de decreto-lei 20-08-2014 p. 1
CAPÍTULO I Objeto e âmbito Artigo 1.º Objeto O presente decreto-lei aprova um conjunto de medidas visando a introdução do Inglês como disciplina obrigatória do currículo a partir do 3.º ano de escolaridade.
Escola Secundária/3 da Maia Cursos em funcionamento 2009-2010. Técnico de Electrónica, Automação e Comando
Ensino Secundário Diurno Cursos Profissionais Técnico de Electrónica, Automação e Comando PERFIL DE DESEMPENHO À SAÍDA DO CURSO O Técnico de Electrónica, Automação e Comando é o profissional qualificado
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE LOUSADA Escola Sede Escola Secundária de Lousada Código de Agrupamento - 151518 CALENDÁRIO - 2013/2014 1º CICLO
1º CICLO PROVAS FINAIS - 1ª FASE 19/05/2014 21/05/2014 Português (Código 41) Português (Código 31) Prova Oral - 12h* Matemática (Código 42) Matemática (Código 32) PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 1ª
Bem-vindos! Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Escola Secundária de São João do Estoril Bem-vindos! Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Os Cursos Profissionais podem corresponder às tuas expectativas por vários
EXTERNATO COOPERATIVO DA BENEDITA * Oferta Educativa Ensino Secundário
2014 / 2015 Ano Letivo EXTERNATO COOPERATIVO DA BENEDITA * Oferta Educativa Ensino Secundário * Estabelecimento de ensino integrado na rede pública. Financiado pelo Ministério da Educação ao abrigo do
AS TUAS ESCOLHAS O TEU FUTURO!
AS TUAS ESCOLHAS O TEU FUTURO! Serviço de Psicologia e Orientação ESTOU A TERMINAR O 9º ANO E AGORA? Cursos Científico- Humanísticos Cursos Profissionais CURSOS CIENTÍFICO- HUMANÍSTICOS Condições de Acesso:
A Qualificação de Jovens e Adultos
A Qualificação de Jovens e Adultos Na região do Algarve, a rede de oferta formativa tem vindo a ser construída, alargada e consolidada com a colaboração e empenho de um número crescente de entidades públicas
Europass Curriculum Vitae
Europass Curriculum Vitae Informação pessoal Nome(s) próprio(s) / Apelido(s) Morada(s) Endereço(s) de correio electrónico Nicola Freitas Av. Nossa Senhora da Hora, nº1162, 4525-308 Gião (Portugal) Telefone(s)
Missão. Objetivo Geral
SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CINEMA E AUDIOVISUAL Missão O Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estácio de Sá tem como missão formar um profissional humanista, com perfil técnico e artístico
Produção Multimédia Interactiva
Produção Multimédia Interactiva Candidaturas 2012/13 secretaria@ipa.univ.pt http://pmi.ipa.univ.pt www.ipa.univ.pt IPA Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos No IPA prosseguimos os seguintes
Curso de Educação e Formação em Desenho Assistido por Computador / Construção Civil
Curso de Educação e Formação em Desenho Assistido por Computador / Construção Civil Saída Profissional: Operador CAD Certificação ao nível do 9º Ano / Nível II Laboral Bem-Vindo/a à FLAG! A FLAG é uma
FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ CURSO DE BACHARELADO EM CINEMA E VÍDEO Ano Acadêmico de 2008 MATRIZ CURRICULAR
MATRIZ CURRICULAR Carga Horária Semestral por Disciplina Disciplinas 1º semestre 2º semestre 3º semestre 4º semestre 5º semestre 6º semestre 7º semestre 8º semestre Total Obrigatórias Optativas Fundamentos
AGRUPAMENTO ESCOLAS DE ÍLHAVO ENSINO SECUNDÁRIO
AGRUPAMENTO ESCOLAS DE ÍLHAVO ENSINO SECUNDÁRIO CURSOS Cursos Científico-Humanísticos Cursos Profissionais Cursos Científico-Humanísticos Ciências e Tecnologias Línguas e Humanidades Ciências Socioeconómicas
GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN http://www.ufjf.br/biad/
GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN http://www.ufjf.br/biad/ ESTRUTURA CURRICULAR DO 1º CICLO Bacharelado interdisciplinar em Artes e Design 3 anos Componentes curriculares
Instituto Superior da Maia ISMAI CET. Realização de Eventos Multimédia
Instituto Superior da Maia ISMAI CET Realização de Eventos Multimédia CoordenadorA Professora Doutora Célia Sousa Vieira cvieira@ismai.pt fundamentos e Objectivos A área de formação deste CET reside nos
OFERTA FORMATIVA 2015-2016
OFERTA FORMATIVA 2015-2016 Oferta formativa - 2015/2016 Educação Pré-escolar A partir dos 3 anos de idade 1º Ciclo 1º, 2º, 3º e 4º anos 2º Ciclo 5º e 6º anos 3º Ciclo 7, 8º e 9º anos Ensino Secundário
EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
GUIAGERALDE EXAMES2013 FICHA TÉCNICA Título: Guia Geral de Exames 2013 Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior Composição: Direção-Geral do Ensino Superior e Direção-Geral
Antes de começar a preencher o seu boletim de inscrição, leia atentamente as seguintes instruções:
Antes de começar a preencher o seu boletim de inscrição, leia atentamente as seguintes instruções: O boletim de inscrição deve ser preenchido com esferográfica, azul ou preta e não deve conter quaisquer
CURSOS DO ENSINO SECUNDÁRIO. Cursos Científico- Humanísticos. Ensino Superior. Mercado de Trabalho
CURSOS DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Científico- Humanísticos Ensino Superior Cursos Profissionais Mercado de Trabalho CURSOS DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Científico- Humanísticos Exames Nacionais (obrigatórios)
REGULAMENTO DE ESTUDOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA
NORMAS REGULAMENTARES De acordo com o estipulado pelos artigos 14.º e 26.º do Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho REGULAMENTO DE ESTUDOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA Regulamento n.º 487/2010,
INDICAÇÃO CEE Nº : 53/2005 - CES - Aprovada em 14-12-2005. PROCESSO CEE Nº : 398/2000 Reautuado em 28/01/05
INDICAÇÃO CEE Nº : 53/2005 - CES - Aprovada em 14-12-2005 PROCESSO CEE Nº : 398/2000 Reautuado em 28/01/05 INTERESSADO EMENTA ORIGINAL : Conselho Estadual de Educação : Orientação ao Sistema Estadual de
Regulamento Interno dos Cursos Profissionais
ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA DONA LEONOR Proposta de Os cursos profissionais regem-se pela seguinte legislação: Decreto-Lei nº 74/2004, de 26 de Março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 24/2006,
REORIENTAÇÃO DO PERCURSO FORMATIVO EM CURSOS DO NÍVEL SECUNDÁRIO DE EDUCAÇÃO
REORIENTAÇÃO DO PERCURSO FORMATIVO EM CURSOS DO NÍVEL SECUNDÁRIO DE EDUCAÇÃO (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Outubro) O Despacho normativo n.º 29/2008, de 5 de Junho, introduziu alterações ao Despacho
Cursos de Licenciatura
DLLM Cursos de Licenciatura 2009-2010 1 Cursos de Licenciatura 2009/2010 1º Ciclo Bolonha DLLM Departamento de Línguas e Literaturas Modernas 2 Cursos de Licenciatura 2009-2010 DLLM DLLM Cursos de Licenciatura
Critérios Gerais de Avaliação
Ensino Secundário 10º ano Cursos Científico Humanísticos Ano Letivo 2014/2015 Critérios Gerais de Avaliação O presente documento pretende materializar a execução dos princípios orientadores da avaliação
UNIVERSIDADE DO PORTO GLOSSÁRIO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO CONTÍNUA
UNIVERSIDADE DO PORTO GLOSSÁRIO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO CONTÍNUA Acção de formação Módulo, curso, curso livre, curso multidisciplinar ou seminário realizado no âmbito da Educação Contínua ou da Aprendizagem
9º ano e agora? Joana Pais Rodrigues França - Psicóloga
9º ano e agora? Joana Pais Rodrigues França Psicóloga 1ª decisão Ingressar no Mundo do Trabalho Seguir para o Ensino Superior Mundo do Trabalho / Ensino Superior C. Profissionais C. ArtísticoEspecializados
CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO. Setembro de 2008
CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Setembro de 2008 Setembro de 2008 CEF na ESA Pasteleiro(a)/ Padeiro(a) Serralheiro(a) Mecânico(a) Instalador(a)/ Reparador(a) de Computadores Tipologias dos cursos TIPO 3
ExamesNacionaisdoensinosecundario EACESSOAOENSINOSUPERIOR
ExamesNacionaisdoensinosecundario EACESSOAOENSINOSUPERIOR FICHA TÉCNICA Título: Guia Geral de Exames 2014 Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior Composição: Direção-Geral
Agrupamento de escolas de Coruche. CURSO PROFISSIONAL Ano letivo 2014/2015 Técnico de Turismo Ambiental e Rural
Agrupamento de escolas de Coruche CURSO PROFISSIONAL Ano letivo 2014/2015 Técnico de Turismo Ambiental e Rural Componente de formação: Sócio-cultural: Total de horas (a) (ciclo de formação) Português Língua
I - Disposições gerais. Artigo 1.º Âmbito da cooperação
Decreto n.º 25/2002 Acordo de Cooperação na Área da Educação e Cultura entre a República Portuguesa e a Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China, assinado em Lisboa, em 29
INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 LEIA ATENTAMENTE
INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 Nesta página você irá encontrar informações importantes para efetuar sua inscrição com segurança. LEIA ATENTAMENTE 1 Os locais, prazos e horários para inscrição
Curso de Educação e Formação de Adultos em Design Gráfico
Curso de Educação e Formação de Adultos em Design Gráfico Saída Profissional: Técnico / a de Desenho Gráfico Certificação ao nível do 12º Ano / Nível III Laboral Bem-Vindo/a à FLAG! A FLAG é uma empresa
Oferta formativa 2014/2015... 3. Ensino pré-escolar... 4. 1.º Ciclo do Ensino Básico... 5. 2.º Ciclo do Ensino Básico... 6
Agrupamento de Escolas Júlio Dantas Proposta de Oferta Formativa 2014/2015* Largo Prof Egas Moniz, Apartado 302 8601 904 Lagosl Telefone: 282 770 990 Email: info @ aejd.pt http://www.aejd.pt/ * A abertura
Europass-Curriculum Vitae
Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Nome Sílvia Maria Gonçalves Tavares Morada Rua do Outeiro, nº250 Ameal 3750-303 Águeda Telemóvel +351 91 200 60 70 +351 96 299 36 29 Correio electrónico Nacionalidade
Edital de abertura de concurso. Curso de Especialização Tecnológica (Nível IV) Gestão da Qualidade e Ambiente
1. Perfil Profissional Edital de abertura de concurso Curso de Especialização Tecnológica (Nível IV) Gestão da Qualidade e Ambiente O/A Técnico/a Especialista em Gestão da Qualidade e do Ambiente é o/a