serifa inclinada TIMES serifa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "serifa inclinada TIMES serifa"

Transcrição

1 TIPOLOGIA NA WEB CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS Com Serifa Serifa é uma haste perpendicular que termina os principais traços de algumas letras. Este recurso facilita a leitura de textos impressos, aglutiando as letras em palavras (idela para textos longos). Podem ser divididas em: - Serifada Antiga São conhecidos especialmente por terem sido criados com base nos traços das letras realizadas pelas penas, que tem por característica a variação entre traços finos e grossos. Não são tipos manuscritos, porém contém o desenho, a angulação e a ligação (serifa) das caligrafias antigas. Estas características transformaram esta categoria de tipos elegantes, sérios e clássicos. São os tipos indicados a textos longos, pois são mais confortáveis e facilitam a leitura. São ideais para a comunicação de bancos, seguradoras ou empresas conservadoras. Exemplos de tipos antigos: Goudy, Garamond e Times. serifa inclinada variação de traço TIMES serifa ênfase diagonal - Serifada Moderna São tipos serifados, porém modernos, em que a serifa é mais delicada, com traços retos, horizontais e finos, e as transições entre traços finos e grossos são muito mais acentuadas. Os tipos modernos tem uma característica elegante, fria, mecânica e menos poética. Devem ser utilizados com moderação e cuidado em textos longos, pois podem prejudicar a leitura, graças à grande variação entre traços grossos e serifas finas. Este tipo é ideal na comunicação para empresas de automóvel, moda, alimentos e perfumes. Exemplos: Tiffany, Bodoni e Times Bold. serifa horizontal variação de traço serifa ênfase vertical FENICE BT

2 Sem Serifa São tipos uniformes, em que as transições de traços grossos e finos quase não existem. Estes tipos nem sempre são elegantes e bonitos, e por isso mesmo mais difícil de serem utilizados com criatividade. Uma boa solução é utilizar o contraste de peso, que quando bem combinado podem resultar numa peça harmoniosa. São ideais para públicos masculinos, pois são normalmente tipos frios e mais pesados. Exemplos: Futura, Helvética e Impact. não possui serifa sem variação de traço não possui serifa sem ênfase não possui serifa HELVÉTICA Manuscritos São fontes que imitam a escrita à mão, escritas a caneta tinteiro, penas, pinceis, lápis, etc. São naturalmente femininos. Deve-se tomar muito cuidado com estes tipos. Não são fontes indicadas a textos corridos, pois dificultam a leitura, e a utilização de textos manuscritos em caixa alta resulta num trabalho normalmente desastroso e ilegível. Exemplos: English, Amazone e Nuptial Script. AMAZONE BT Decorativos São ao mais complicados de se utilizar, pois podem resultar em trabalhos espalhafatosos ou tornar-se uma escolha inadequada. Normalmente são tipos fantasiosos, radicais e divertidos. Têm a vantagem de causar uma identidade visual única, mas deve ser encarados como arte, e não como textos, sendo incorporado ao trabalho como a mesma importância da imagem. Exemplos: Bertram, Bloody e MandarinD. BELLBOTTON

3 CONTRASTES DE TIPOS Tamanho Um contraste de tamanho torna-se óbvio, tipo grandes versus tipo pequeno. Porém para utiliza-lo o contraste deve ser bem visível e perceptível (pois diferenças pequenas podem dar a sensação de erro). Um contraste de tamanho nem sempre significa que deve-se fazer com que o tipo fique grande, significa apenas que deve haver contraste. Peso Refere-se à espessura dos traços. A maioria das famílias contém tipos de diferentes pesos. Na combinação de pesos não escolha o meio termo, enfatize o contraste. O contraste por peso torna a página mais interessante e auxilia na organização da informação. Estrutura Refere-se à maneira pela qual o tipo é construído (antiga, moderna, sem serifa, manuscrita e decorativa). Quando for necessária a utilização de famílias diferentes, dê preferência as de estrutura diferente. Evite colocar duas fontes diferentes, porém similares, na mesma página, pois a sensação é de distração e erro. O simples contraste de estrutura pode não ser suficiente, para enfatizar um elemento, é necessário combinar com outros tipos de contraste, como tamanho e peso.

4 Forma Refere-se ao formato do tipo, pois os caracteres podem ter a mesma estrutura, mas formatos diferentes, por exemplo G e g. A maneira mais fácil de compreender o contraste de forma é pensar na letra maiúscula versus minúscula. Além das diferenças entre os caracteres maiúsculos e minúsculos, a forma de uma palavra escrita com caracteres minúsculos é diferente da escrita em maiúsculos. Reconhecemos as palavras pelas suas formas. As palavras escritas com caracteres maiúsculos têm uma forma retangular, o que dificulta o reconhecimento da forma da palavra, sendo necessária a leitura de letra por letra. Outro contraste de forma é a utilização do itálico. Direção É a inclinação do tipo, mas evite este recurso, pois normalmente não melhora a estética visual da composição. Um direcionamento vertical pode criar um impacto dramático, justificando seu uso. Direção também pode ser intensificada pela utilização de outros elementos, como colunas verticais, linhas e figuras.

5 Cor As cores cores quentes (vermelho, laranja, etc) comandam a tenção do usuário, sendo os olhos atraídos por essas cores. Por outro lado, as cores frias (azul, verde, etc) desaparecem diante dos olhos, mas são necessárias para a criação de contrastes. O acréscimo de cor em títulos ou em trechos do texto torna a página mais atrativa à leitura, ajudando também a organizar e enfatizar a informação. Mas cuidado, a utilização de cores em textos muito longos pode dificultar a leitura, distraindo e desconcentrando o usuário. Combinando contrastes A utilização de mais de um tipo de contraste auxilia ainda mais a enfatizar e organizar os elementos da página. Além disso, a utilização de um contraste pode enfatizar outro que esteja sendo utilizado na mesma composição.

6 DICAS NA UTILIZAÇÃO DE TIPOS Experimente diversas combinações antes de definir o trabalho; Uma tipologia de fácil leitura não prejudicará o trabalho e o tornará mais confortável; Evite as fontes decorativas, utilizando-as apenas quando for realmente necessário e nunca em textos longos; Tipos serifados são bonitos, transmitem elegância e segurança, sendo a porcentagem de erro quase nula; Uma fonte deve primeiro representar o perfil do público alvo, depois o perfil da empresa; Fontes sem serifa combinam com fontes serifadas; Faça a opção por fontes de famílias extensas, pois oferecem mais possibilidades, garantindo a harmonia; Defina no máximo duas fontes para o trabalho, pois facilitam uma composição harmônica; Tipos novos são tendências, que saem de circulação rápido demais. O TEXTO NA WEB Não utilize tipos serifados para textos longos, apenas em aplicações com tamanhos grandes, pois estes tipos perdem a definição e legibilidade no monitor. Se for escolher uma fonte serifada, use Georgia, que tem mais legibilidade, pois foi criada especialmente para a leitura no monitor. Ainda assim, prefira as fontes sem serifa; Utilize a imagem (gif) para destacar títulos, subtítulos e/ou partes do texto com outras fontes; Evite utilizar texto em itálico (ou com fontes itálicas), pois elas tornam o tipo menor e prejudicam a leitura. O itálico tem uma inclinação diferente do eixo das letras, e faz com que mude a velocidade da leitura, diminuindo-a. Pode ser utilizado em citações de palavras estrangeiras, pouco conhecidas, ou para citar o que alguém disse ou quando se quer um tom irônico; Evite utilizar texto itálico. Evite utilizar texto itálico.

7 Um texto em negrito chama a atenção para uma palavra na frase, como se ela fosse falada mais alto. Porém o negrito retarda a leitura e faz com que as palavras se destaquem, por isso deve ser usado com cuidado. Ele funciona como uma espécie de afirmação, e sua aplicação é ideal em palavras isoladas em uma frase. Uma frase inteira em negrito perde o seu valor retórico; Um texto em negrito chama a atenção para uma palavra na frase, como se ela fosse falada mais alto. Um texto em negrito chama a atenção para uma palavra na frase, como se ela fosse falada mais alto. Nosso cérebro não está acostumado a ler as letras individualmente, mas em blocos de palavras. Por isso é tão comum quando estamos distraídos, lermos palavras que não estão no texto e não tem nada a ver com o seu conteúdo. As letras minúsculas, com seu desenho particular e hastes, ajudam a nossa compreensão, enquanto as maiúsculas, com sua estrutura retangular, fazem com que tenhamos que identificar as palavras letra a letra, reduzindo drasticamente a velocidade da leitura. Um texto com todas as letras maiúsculas deve ser usado somente em situações de muita ênfase. NA WEB, É O EQUIVALENTE A UM GRITO; grito GRITO Letras separadas são uma solução radical para a mudança de ritmo e reconhecimento das palavras. São o equivalente a uma palavra soletrada. Evite usar este recurso com minúsculas, pois o seu desenho original não prevê tamanha separação; PALAVRA SOLETRADA P A L A V R A S O L E T R A D A A cor é outro recurso muito importante em um texto. Conforme a posição e o contraste com o resto do layout, uma pequena palavra colorida pode chamar mais atenção que o negrito ou até que o texto inteiro. Na web, cores devem ser usadas com cuidado e de forma bastante explícita, já que também são sinais de links e hipertexto. BIBLIOGRAFIA CESAR, Newton. Direção de arte: em propaganda. São Paulo: Futura, DAMASCENO, Anielle. Webdesign: teoria e prática. Florianópolis: Visual Books, RADFAHRER, Luli. Design/Web/Design:2. WILLIANS, Robin. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. 7ª ed. São Paulo: Callis, 1995.