Manual do Colaborador do Núcleo Setorial de Gastronomia de Toledo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Colaborador do Núcleo Setorial de Gastronomia de Toledo"

Transcrição

1 1 Manual do Colaborador do Núcleo Setorial de Gastronomia de Toledo ACIT Núcleo Setorial de Gastronomia de Toledo. Largo São Vicente de Paulo, nº. 1333, Toledo - Paraná. Cep Telefone: (45)

2 2 SUMÁRIO 1 Apresentação UM POUCO DA HISTÓRIA DO NSGT...4 PROGRAMA EMPREENDER ORGANOGRAMA DAS EMPRESAS PERTENCENTES AO NSGT OS PRINCÍPIOS E A POLÍTICA DA QUALIDADE DO NSGT DIREITOS E BENEFÍCIOS AFASTAMENTOS LEGAIS FÉRIAS E REPOUSO SEMANAL REMUNERADO LICENÇA MATERNIDADE SALÁRIO SALÁRIO SEGUROS NORMAS GERAIS DA ORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTO PONTUALIDADE ASSIDUIDADE RESPONSABILIDADE COM DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES GERAIS E TÉCNICAS APRESENTAÇÃO PESSOAL E UNIFORMES SEGURANÇA NO TRABALHO Uma palavra final... 19

3 3 1 Apresentação Prezados Colaboradores, A partir de agora você fará parte do NSGT-Núcleo Setorial de Gastronomia de Toledo, e isso é muito importante para nós. Este Manual de Integração é um meio de orientá-lo nas ações e nas tomadas de decisões, como também determinar as normas de comportamento, com o objetivo de formalizar a relação entre a empresa e colaborador. Além disso, você vai encontrar informações sobre Direitos e Benefícios, Remuneração e outras normas gerais da organização. Leia este Manual de Integração com atenção. Conheça os seus direitos e deveres, e utilize-o quando precisar. Esperamos que, com comprometimento e dedicação somados ao nosso apoio, você obtenha sucesso e realize-se enquanto profissional e indivíduo. Sua participação e envolvimento são fundamentais para conquistarmos mais esse desafio. Seja Bem Vindo!

4 4 2 UM POUCO DA HISTÓRIA DO NSGT Para que você possa conhecer o Núcleo Setorial de Gastronomia vamos mostrar aonde tudo começou: Em 23 de novembro de 1967 foi fundada a ACIT Associação Comercial e Empresarial de Toledo, uma associação sem fins lucrativos. Entre seus objetivos estão: promover a cultura associativa pela quais os empresários passam a se integrar em Núcleos Setoriais e também busca contribuir para que essas empresas possam se desenvolver e criar um meio para que a economia de nosso município em todos os seus setores produtivos possa se beneficiar através destas associações. PROGRAMA EMPREENDER O Programa Empreender foi criado em 1996 e o seu objetivo é promover o associativismo e o desenvolvimento empresarial, buscando auxiliar as associações comerciais e empresariais através da organização de micro e pequenas empresas em núcleos setoriais. Os núcleos setoriais são formados por empresas do mesmo segmento visando o aumento da competitividade, do faturamento, da união da classe empresarial, da troca de informações e o incentivo na geração de emprego e renda para a população. Atualmente 13 Núcleos Setoriais fazem parte do Programa Empreender no Município de Toledo, entre eles o Núcleo Setorial de Gastronomia de Toledo. E atualmente mais 3 núcleos setoriais estão em andamento. NÚCLEO SETORIAL DE GASTRONOMIA DE TOLEDO O núcleo foi criado em janeiro de 2000 com o objetivo de unir empresários do setor de gastronomia para juntos discutirem e resolverem problemas, deixando de se verem como concorrentes e passando assim a serem parceiros, tendo em vista o aumento da competitividade, o aperfeiçoamento de produtos e serviços, fortalecendo a busca de novos mercados e o desenvolvimento para os mesmos. O núcleo é composto de restaurantes, lanchonetes, supermercados, pastelarias e cafeterias, que trabalham em conjunto, buscando unir suas forças através do associativismo.

5 5 3. ORGANOGRAMA DAS EMPRESAS PERTENCENTES AO NSGT N. S. de Gastronomia Cachaçaria Água Doce Pastelaria Bom Sabor Café no Bule Cafeteria Churrascaria Corujão Família Jhony s Golden Chopp Catedral Golden Restaurante - Shopping O Rei da Marmita Restaurante Chinatown Lago Restaurante Chinatown Shop. Restaurante Filezão - Centro Restaurante Filezão - Jardim Restaurante Pantanal Villa Real Choperia e Petiscaria 4. OS PRINCÍPIOS E A POLÍTICA DA QUALIDADE DO NSGT O NSGT segue rígidos padrões no controle de qualidade, pois acredita que a imagem de uma empresa é o reflexo do comportamento, das atitudes e do zelo pela qualidade do serviço prestado. Um de seus maiores destaques nesta área é o Selo de Qualidade que oferece uma grande vantagem competitiva, pois identifica as empresas que fazem parte do NSGT mostrando aos clientes que os locais oferecem produtos de alta qualidade. Para que o Selo de Qualidade seja validado, são seguidas normas rígidas da Vigilância Sanitária as quais são constantemente vistoriadas a fim de manter o padrão de qualidade e o aprimoramento dentro dos estabelecimentos. É importante que cada um colabore com a imagem do Núcleo para construir uma organização ética, íntegra e com uma ótima reputação. 5. DIREITOS E BENEFÍCIOS O Núcleo Setorial de Gastronomia de Toledo oferece aos colaboradores benefícios e são respeitados seus direitos. Veja alguns exemplos abaixo:

6 6 5.1 AFASTAMENTOS LEGAIS Faltas ao trabalho nos casos de casamento (3 dias), doação de sangue (1 dia/ano), alistamento eleitoral (2 dias), morte de parente próximo (2 dias), testemunho na Justiça do Trabalho (no dia), doença comprovada por atestado médico. 5.2 ASSISTÊNCIA MÉDICA 1 - Exames médicos de admissão e demissão. 2 - Os exames realizados quando da admissão ou demissão, ou em outros momentos determinados em lei, deverão ser custeados pelos empregadores. 3 - Para os casos de acidente, mal súbito ou parto de colaboradora, se ocorrer no horário de trabalho ou em consequência deste, os empregadores devem providenciar, com urgência, o transporte do mesmo para local apropriado.

7 7 5.3 FÉRIAS E REPOUSO SEMANAL REMUNERADO 1 - Repouso semanal remunerado (1 folga por semana). Ficando instituído que o Descanso Semanal Remunerado recaia, pelo menos uma vez por mês, em domingo. (A presente cláusula não se aplica para os casos de empresas que mantenham expediente normal aos domingos, sendo que, o descanso semanal remunerado será concedido durante os outros dias da semana.). 2 - Férias de 30 dias com acréscimo de 1/3 do salário, após um ano da vigência do contrato. 3 - As empresas comunicarão aos empregados a data de inicio das férias por escrito, mediante recibo, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias. 4 - Quem define o período que poderá ser efetuada as férias é o gerente da empresa, no entanto, o empregador deve avisá-lo com no mínimo 10 dias de antecedência. 5 - Horas-extras pagas com acréscimo de 50% do valor da hora normal. 6 - Adicional noturno de 30% das 22 às 5 horas. 7 - O estudante menor de 18 anos que trabalha tem direito a tirar férias no mesmo período das férias escolares. Você sabia que? O estudante que prestar vestibular tem o direito de ter a falta abonada, desde que avise com antecedência mínima de 72 horas.

8 8 5.4 LICENÇA MATERNIDADE 1 - Licença maternidade de 120 dias, com garantia de emprego até 5 meses depois do parto; iniciando com no mínimo um mês antes do parto e com duração de quatro meses. 2 - Licença paternidade de 5 dias. 5.5 SALÁRIO Salário pago até o 5º dia útil do mês.

9 SALÁRIO 1 - Todos os colaboradores que trabalharem no mínimo 15 dias com carteira assinada tem direito ao 13º salário. 2 - Primeira parcela do 13º salário será paga até 30 de novembro. A segunda parcela até 20 de dezembro. 5.7 ALGUNS DIREITOS ASSEGURADOS 1 - Seguro-desemprego 2 - Auxílio acidente 3 - Auxílio doença 4 - Morte do colaborador Em caso de morte do colaborador, o empregador pagará aos familiares habilitados, 01 (um) salário nominal, no ato da rescisão contratual. 5 - Garantia de 12 meses em casos de acidente. 6 - Aviso prévio 1 - Aviso prévio 30 dias para colaborador que trabalhou até 5 anos na empresa, pós cinco anos o colaborador tem direito a 15 dias de aviso prévio até completar 10 anos, e assim sucessivamente.

10 Somente será considerado valido o aviso prévio do empregador para dispensa do empregado ou vice-versa, se fornecido por escrito. 7 Dispensa por justa causa. O colaborador dispensado por justa causa tem o direito de receber declaração por escrito do motivo determinante. 8 Uniforme As empresas que exigirem o uso de uniformes personalizados deverão fornece gratuitamente. Quanto a sua conservação, será obedecido o regulamento das empresas. 6. NORMAS GERAIS DA ORGANIZAÇÃO 1. Como cidadãos dentro da sociedade, temos nossos deveres. Como colaboradores de uma empresa também. Normas de conduta, quando observadas individualmente, beneficiam a todos. Portanto, este item servirá mais como um lembrete para você. 2. É desejo do NSGT que todos os seus colaboradores tenham total conhecimento dos seus direitos e deveres, de modo que os mesmos possam conhecer os seus direitos, como também serem orientados no cumprimento das suas obrigações. 3. As normas do presente manual de integração obrigam tanto as empresas integrantes ao NSGT quanto a todos os colaboradores. 4. Os colaboradores receberam uma cópia do presente manual de integração, assinando um documento de recepção. 5. Nos casos que não foram previstos por este manual de integração, se aplicarão as disposições da legislação trabalhista vigente. 6. Ao ser admitido nas empresas integrantes ao NSGT, várias informações são registradas, portanto qualquer alteração de informações, como mudança de endereço, estado civil, nascimento de filhos e conclusão de cursos, deverão ser comunicadas ao Departamento de Recursos Humanos ou ao setor competente.

11 COMPORTAMENTO Um bom profissional preocupa-se em ter atitudes e comportamentos adequados ao ambiente de trabalho, agindo com profissionalismo e ajudando o grupo a crescer, pois nada melhor do que trabalhar em um local aonde possa se sentir respeitado e confortável, com esta visão citaremos abaixo alguns exemplos que podem ser adotados para que isso aconteça: 1 - Respeite seus colegas de trabalho, incluindo o seu chefe. 2 - Evite atrapalhar o andamento da produtividade do colega com brincadeiras, conversas altas, correrias ou quaisquer atitudes que desviem a atenção. 3 - Seja compreensível, tente entender e se colocar no lugar de seu colega em situações diversas, respeite a opinião e as dificuldades do próximo O NSGT preza por um ambiente de trabalho saudável e harmonioso, para tanto, contamos com um relacionamento interpessoal cortês, educado, evitando brincadeiras de duplo sentido e evitando também o uso de palavras de baixo calão. 5 - Mantenha um bom relacionamento com os demais colaboradores, evitando discussões e conflitos durante a jornada de trabalho. 6 - Afaste de sua vida a fofoca, por mais bem intencionada que seja. 7 O NSGT é contra qualquer tipo de manifestação discriminatória de qualquer natureza (raça, cor, idade, sexo, orientação sexual, religião, incapacidade física ou mental, preceitos étnicos, condição sociocultural, nacionalidade ou estado civil) dirigida a qualquer pessoa. 8 - Mantenha a cordialidade, agilidade, eficiência, respeito e ética com os clientes internos e externos, fornecendo informações claras e precisas às suas solicitações e reclamações. Trate a todos com respeito.

12 Pratique expressões polidas, como por favor, obrigado e com licença e tenha humildade, pois você pode apreender muito com a troca de experiências Tenha paciência com os novos colabores, lembre- se que um dia você já passou pela mesma experiência Lembre-se que cada cargo ou função demanda algumas posturas e responsabilidades diferentes Cumpra seu horário de trabalho Preserve a ordem e a limpeza em seu local de trabalho, principalmente aqueles que são de uso comum como banheiros, copas, escadas e corredores Você é responsável pelos materiais, ferramentas e equipamentos que utiliza no desenvolvimento de suas tarefas. Procure cuidar de sua conservação, limpeza, solicitação de manutenção e de seu bom uso, de maneira a evitar acidentes, perdas, estragos e prejuízos Utilize seu potencial descobrindo outras maneiras que possam aprimorar seu trabalho e compartilhe com seu superior imediato sempre que surgir uma ideia que possa contribuir com o desenvolvimento da sua área de trabalho. Lembre-se que as empresas procuram colaboradores que possas fazer a diferença, e você pode ser um deles Seja disciplinado, siga os horários programados, observe as determinações hierárquicas e as normas da organização. Espera-se que a disciplina não precise ser imposta e, sim, livremente consentida, uma vez que é conveniente e necessária ao funcionamento regular da organização.

13 Busque aprender coisas novas, mudar hábitos pouco produtivos, ter iniciativa, criatividade, manter espírito participativo. Desta forma você estará constantemente melhorando a qualidade de seu trabalho. Agindo assim, você estará investindo em você mesmo Procure agir com profissionalismo. Isso implica em: ser ético em primeiro lugar, ajudar o grupo a crescer, estar sempre pronto para atender às necessidades do cliente. 19 Não é permitido fumar nas dependências da empresa A empresa possuiu normas rígidas para quem cometer alguns tipos de delitos como: furto, assédio moral e sexual, portanto, trabalhe com responsabilidade As empresas não admitem que seus colaboradores estejam sob efeito de bebidas alcoólicas ou drogas durante a jornada e/ou no ambiente de trabalho. 6.2 PONTUALIDADE Pontualidade é chegar no horário programado. Ser pontual no início e fim das atividades do dia e nos intervalos. Respeitar os horários programados para reuniões e atividades em equipes. 1- O horário de trabalho deverá ser rigorosamente obedecido, sendo que as horas extras somente poderão ser feitas mediante autorização do supervisor imediato. É expressamente proibido fazer horas extras sem autorização, ficando a empresa autorizada a não efetuar pagamento nestes casos.

14 14 2- Os dias, as programações e os turnos de trabalho nas empresas, são estabelecidos e modificados em função de cada caso e de acordo com as necessidades comerciais, administrativas e operacionais. 3- Durante o horário de trabalho os funcionários não poderão deixar seus postos de trabalho, nem ocupar seu tempo com outros interesses. As exceções são: a ocorrência de uma emergência ou uma autorização prévia expedida pelo supervisor imediato. 6.3 ASSIDUIDADE Assiduidade é estar presente nos dias e horários previstos. Não sair para resolver problemas particulares em horários que a organização necessita de seu trabalho. Mesmo que a falta seja programada ou justificada, ela não deixa de ser falta. Naquele momento você não está produzindo. 1- As empresas ligadas ao NSGT adotam duas modalidades para registrar a presença de seus funcionários: cartão de ponto eletrônico, marcado em relógio e cartão ponto, preenchido manualmente. Você será orientado sobre qual modalidade utilizar. 2- É ilegal registrar o cartão ponto de outro colaborador.

15 15 3 Faltas programadas (consultas médicas e odontológicas, exames médicos, cirurgias, etc.) devem ser avisadas com antecedência. Faltas emergenciais devem ser avisadas ao superior imediato, sempre que possível, por telefone. Qualquer falta, para obter o abono, deve ser devidamente justificada por documento autorizado (atestado médico ou odontológico ou outros que justifiquem a falta). Sempre que possível, a marcação de consultas deve ocorrer no início ou final do expediente. 4 Faltas não justificadas além de trazerem prejuízo em seu salário, são descontadas no período de férias, e no 13 Salário, conforme os limites legais. 5 Precisando faltar, procure avisar seu superior antecipadamente. Não sendo possível, avise-o tão logo possa. As faltas motivadas por doença devem ser comprovadas por meio de Atestado Médico. 6 Somente serão aceitos para justificação de faltas, atestados médicos assinados por profissionais da Previdência ou, por profissionais que prestam serviços médicos aos Sindicatos conveniados, ou pelos contratados ou indicados pela empresa. A empresa poderá solicitar a comprovação de atestado por uma das fórmulas citadas na presente cláusula, ficando o ônus decorrente a seu encargo.

16 RESPONSABILIDADE COM DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES GERAIS E TÉCNICAS 1 É proibido aos colaboradores transmitir, copiar ou ceder qualquer tipo de documento que contenha informações técnicas sobre os processos, produtos ou receitas desenvolvidas ou em desenvolvimento nas empresas pertencentes ao NSGT. 2 Os assuntos e informações pertinentes ao seu trabalho não devem ser divulgados a pessoas ou entidades estranhas. Cuide para que os papéis, receitas e arquivos eletrônicos de seu trabalho fiquem bem guardados e não sejam retirados do local, sem a permissão de seu superior imediato. 3 Há informações que podem comprometer a segurança ou a imagem da organização. Seja um funcionário leal. Saiba manter sigilo quando necessário. Evite comentários sobre assuntos que só interessam à Organização APRESENTAÇÃO PESSOAL E UNIFORMES 1 É obrigatório o uso de uniforme durante todo o horário de trabalho e deve-se manter a limpeza e conservação do mesmo. Ao término do contrato, o funcionário deverá devolver o uniforme. 2 Quando estiver usando o uniforme da empresa tenha prudência para não se envolver em brigas, em bares e em ocorrências policiais, pois atos como estes podem denegrir a imagem da empresa, mesmo que já esteja fora do expediente de trabalho.

17 SEGURANÇA NO TRABALHO Procure conhecer as normas e regulamentos de segurança e aplique-as de modo conveniente. 2 - Evite praticar atos perigosos ou inseguros, e comunique a seu chefe imediato as condições perigosas que podem resultar em acidentes. 3 - Utilize sempre o equipamento de proteção adequado para sua proteção individual. 4 - Use ferramentas apropriadas para cada tipo de trabalho e procure conservá-las sempre em bom estado. 5- Mantenha seu local de trabalho limpo e organizado.

18 Execute somente serviços com prévia autorização e solicite instruções de seus superiores sempre que ocorrer dúvidas para trabalhar com segurança. 7- Respeite rigorosamente as normas de segurança indicadas para sua tarefa.

19 19 Uma Palavra Final Você foi admitido porque acreditamos em seu potencial e características que se adequam as necessidades da empresa. Você agora passará uma boa parte do seu tempo dentro desta empresa. Aqui você irá ganhar o seu sustento através de seu trabalho, buscando uma melhor qualidade de vida. No entanto, você não trabalha sozinho. O sucesso de uma empresa depende de que todos consigam trabalhar em equipe, buscando obter melhores produtos com maior produtividade e sem desperdícios, isso só é possível se todos se esforçarem para um convívio harmonioso dentro da organização, sabendo que ninguém é mais ou menos importante na empresa. Todos são importantes porque fazem parte de um grupo que trabalha em prol de um mesmo objetivo. Acreditamos que você não terá grandes dificuldades na adaptação deste novo emprego, no entanto se houver alguma necessidade não hesite em conversar com seu superior ou responsável pelo Departamento de Recursos Humanos para esclarecer as eventuais dúvidas. E lembre-se: o seu sucesso depende muito de você. Seja bem vindo (a) ao Núcleo Setorial de Gastronomia de Toledo!!!

20 20 Termo de Compromisso Recebi o Manual de Integração do Núcleo Setorial de Gastronomia de Toledo. Após ler atenciosamente e estar ciente de minhas responsabilidades e conduta, eu concordo com as orientações contidas neste manual. Estou ciente de que o não cuprimento poderá implicar em ações disciplinares, podendo até mesmo ser decisivo para minha demissão. Estou informado (a) que caso haja alguma dúvida deverei procurar meu superior imediato. Este Manual de Integração assinado por mim passa a ser integrante do meu contrato de trabalho firmado. Toledo, de de Nome e carimbo da empresa Nome legível do colaborador Setor de Trabalho 1 Via Colaborador

21 21 Termo de Compromisso Recebi o Manual de Integração do Núcleo Setorial de Gastronomia de Toledo. Após ler atenciosamente e estar ciente de minhas responsabilidades e conduta, eu concordo com as orientações contidas neste manual. Estou ciente de que o não cuprimento poderá implicar em ações disciplinares, podendo até mesmo ser decisivo para minha demissão. Estou informado (a) que caso haja alguma dúvida deverei procurar meu superior imediato. Este Manual de Integração assinado por mim passa a ser integrante do meu contrato de trabalho firmado. Toledo, de de Nome e carimbo da empresa Nome legível do colaborador Setor de Trabalho 2 Via - Empresa

22 22

23 23

24 24

25 25

26 26

MANUAL DO COLABORADOR

MANUAL DO COLABORADOR MANUAL DO COLABORADOR 2 SUMÁRIO 1. Apresentação ---------------------------------------------------------- 3 2. Histórico da empresa ----------------------------------------------- 4 3. Serviços prestados

Leia mais

NORMA CORPORATIVA DEPARTAMENTO PESSOAL

NORMA CORPORATIVA DEPARTAMENTO PESSOAL 1. OBJETIVO Estabelecer a sistemática para rotinas de Departamento Pessoal. 2. DEFINIÇÕES TRCT: Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho. DP: Departamento Pessoal; DP Central: Departamento Pessoal de

Leia mais

Padrões Nidera para Parceiros de Negócio

Padrões Nidera para Parceiros de Negócio Padrões Nidera para Parceiros de Negócio Caro Parceiro de Negócio, A história da nossa empresa inclui um compromisso de longa data em estar de acordo com as leis onde quer que atuemos e realizar nossos

Leia mais

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados? Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde Voluntário em Pesquisa: O que é uma pesquisa, afinal de contas? Eu, um sujeito de pesquisa? Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Introdução A Eucatex, através deste Código de Ética e Conduta, coloca à disposição de seus colaboradores, fornecedores e comunidade, um guia de orientação para tomada de decisões

Leia mais

CARTILHA SOBRE A EMENDA CONSTITUCIONAL DOS EMPREGADOS DOMÉSTICOS

CARTILHA SOBRE A EMENDA CONSTITUCIONAL DOS EMPREGADOS DOMÉSTICOS 2 de abril de 2013 CARTILHA SOBRE A EMENDA CONSTITUCIONAL DOS EMPREGADOS DOMÉSTICOS Hoje foi promulgada uma Emenda Constitucional que amplia os direitos trabalhistas dos empregados domésticos. Alguns direitos

Leia mais

Código de Conduta Ética

Código de Conduta Ética SUMÁRIO 1 Objetivo... 03 2 Abrangência... 03 3 Valores... 03 4 - Conduta ética da PPL com os diversos públicos 4.1 - Cliente: Foco de nossa atuação... 03 4.2 - Relação e interação com fornecedores e parceiros...

Leia mais

FEVEREIRO 2015 BRASÍLIA 1ª EDIÇÃO

FEVEREIRO 2015 BRASÍLIA 1ª EDIÇÃO Secretaria de Políticas Públicas de Emprego Departamento de Emprego e Salário Coordenação-Geral do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e Identificação Profissional SEGURO-DESEMPREGO E ABONO SALARIAL NOVAS

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ABRANGÊNCIA Este Código de Ética e Conduta destina-se aos colaboradores e, no que couber, aos prestadores de serviços, visitantes e fornecedores da Panificação Tocantins. INTEGRIDADE

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais

5. JORNADA DE TRABALHO

5. JORNADA DE TRABALHO 5. JORNADA DE TRABALHO 5.1 DURAÇÃO DA JORNADA A duração normal do trabalho não pode ser superior a oito horas diárias e 44 semanais, sendo facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante

Leia mais

Código de Ética. SPL Consultoria e Informática Ltda.

Código de Ética. SPL Consultoria e Informática Ltda. Código de Ética SPL Consultoria e Informática Ltda. Introdução Segundo o dicionário Aurélio ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto

Leia mais

A Sioux efetua o pagamento no último dia útil de cada mês, descontados os ressarcimentos (se houver).

A Sioux efetua o pagamento no último dia útil de cada mês, descontados os ressarcimentos (se houver). OBJETIVO Este documento tem como objetivo definir as políticas referentes à relação entre a Sioux e os funcionários. O documento será modificado sempre que necessário, em função dos novos cenários da empresa.

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

PARA SEMPRE CERTIFICAÇÃO FLORESTAL FSC. Carmen Figueiredo

PARA SEMPRE CERTIFICAÇÃO FLORESTAL FSC. Carmen Figueiredo PARA SEMPRE CERTIFICAÇÃO FLORESTAL FSC Carmen Figueiredo PARA SEMPRE CERTIFICAÇÃO FLORESTAL FSC 1ª edição 2005 Realização Apoio CRÉDITOS Produção Ethnos estratégias socio ambientais - ethnosconsultoria@uol.com.br

Leia mais

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Produto: Conjunto: Subconjunto: Título: TRABALHO CONTRATO ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTRATO DE TRABALHO 1. OBJETIVO: 1.1. Definir as políticas, metodologia e diretrizes referentes à rotina

Leia mais

Orientações aos estagiários sobre a jornada de trabalho

Orientações aos estagiários sobre a jornada de trabalho Orientações aos estagiários sobre a jornada de trabalho Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos Diretoria-Geral edifício-sede do Ministério Público sala 225 62 3243-8312 diretoria@mpgo.mp.br

Leia mais

Metalúrgica JORBA Indústria e Comércio Ltda. Av. Emilio Giaquinto, 177 Parque Novo Mundo São Paulo SP CEP: 02181-110 Fone/Fax: (55-11) 2632-2611

Metalúrgica JORBA Indústria e Comércio Ltda. Av. Emilio Giaquinto, 177 Parque Novo Mundo São Paulo SP CEP: 02181-110 Fone/Fax: (55-11) 2632-2611 Metalúrgica JORBA Indústria e Comércio Ltda. Av. Emilio Giaquinto, 177 Parque Novo Mundo São Paulo SP CEP: 02181-110 Fone/Fax: (55-11) 2632-2611 CNPJ: 61.460.077/0001-39 / INSCR: 105.657.106.110 Gestão

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável para o Cerrado Brasileiro N. VALEC NGL-03-01-002

Desenvolvimento Sustentável para o Cerrado Brasileiro N. VALEC NGL-03-01-002 Rev./ VALEC INDICAR NESTE QUADRO EM QUE REVISÃO ESTÁ CADA FOLHA Rev. / 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 1-1 1 1 1 0 0 0 16 2 17 3 18 4 19 5 20 6 21 7 22 8 23 9 24 10 25 11 26 12 27 13 28 14 29

Leia mais

Departamento de Estágios FACCAMP. Procedimentos Básicos para assinatura de Convênio e Contrato de Estágio

Departamento de Estágios FACCAMP. Procedimentos Básicos para assinatura de Convênio e Contrato de Estágio Departamento de Estágios FACCAMP Procedimentos Básicos para assinatura de Convênio e Contrato de Estágio OBRIGAÇÕES DO ESTAGIÁRIO. Solicitar na Secretaria Geral da FACCAMP declaração de autorização para

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta O Código de Ética e Conduta do ESA - Externato Santo Antônio estabelece o comportamento esperado de todos aqueles que trabalham na, para e com a instituição, e tem por objetivo

Leia mais

GRUPO CICAL SISTEMA DE GESTÃO

GRUPO CICAL SISTEMA DE GESTÃO GRUPO CICAL / PO.RH./2008 RECURSOS HUMANOS.REV 1 de 7 VALIDAÇÃO NOMES DATA Elaborador: Verificador Sistema Gestão: Aprovador: Lygia Chaves Ana Paula Portugal Melgaço Wady Cecílio Neto Jair Cecilio Junior

Leia mais

Código de Ética Rastru

Código de Ética Rastru CÓDIGO DE ÉTICA RASTRU O objetivo desse Código de É tica é definir com clareza os princípios éticos que norteiam as ações e os compromissos da organização Rastru, tanto da parte institucional como da parte

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PILATES NORMAS DISCIPLINARES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PILATES NORMAS DISCIPLINARES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PILATES O Estágio Supervisionado visa complementar a formação do aluno através do aprendizado teórico-prático e do desempenho das atividades, proporcionando uma experiência

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO 1 PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO 1. O que é estágio? É um período de aprendizado para o futuro profissional, permitindo a integração da formação à prática. O estágio proporciona a aplicação dos conhecimentos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

SUPER CLIENTE SHOPPING DA BAHIA REGULAMENTO

SUPER CLIENTE SHOPPING DA BAHIA REGULAMENTO SUPER CLIENTE SHOPPING DA BAHIA REGULAMENTO 1. Cadastramento no Programa 1.1 O Super Cliente Shopping da Bahia é um programa que objetiva oferecer benefícios e vantagens aos seus participantes, clientes

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, SEQUENCIAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

A Lei 6.019/74 que trata da contratação da mão de obra temporária abrange todos os segmentos corporativos ou há exceções?

A Lei 6.019/74 que trata da contratação da mão de obra temporária abrange todos os segmentos corporativos ou há exceções? LUANA ASSUNÇÃO ALBUQUERK Especialista em Direito do Trabalho Advogada Associada de Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados O CONTRATO TEMPORÁRIO DE TRABALHO São as conhecidas contratações

Leia mais

FAQ - PERGUNTAS E RESPOSTAS

FAQ - PERGUNTAS E RESPOSTAS FAQ - PERGUNTAS E RESPOSTAS ESCRITA FISCAL A nota eletrônica é melhor do que a nota em papel? Sim a nota eletrônica não possui custo para emissão, necessitando apenas de um computador, um certificado digital

Leia mais

Contratação e Modelo de Contrato

Contratação e Modelo de Contrato Contratação e Modelo de Contrato Deveres da Empresa Firmar contrato especial de aprendizagem com o adolescente e inscrevê-lo em curso de aprendizagem desenvolvido por uma entidade qualificada de ensino

Leia mais

Cartilha Ponto Eletrônico

Cartilha Ponto Eletrônico Divisão de Gestão de Pessoas Unidade de Desenvolvimento de Pessoas Cartilha Ponto Eletrônico Procedimentos Importantes APRESENTAÇÃO Esta cartilha tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas ou questionamentos

Leia mais

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte!

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte! Câmara Municipal de Barueri Conheça a Norma SA8000 Você faz parte! O que é a Norma SA 8000? A SA 8000 é uma norma internacional que visa aprimorar as condições do ambiente de trabalho e das relações da

Leia mais

Guia Prático de Utilização do Plano

Guia Prático de Utilização do Plano Guia Prático de Utilização do Plano Aqui você tem o que há de melhor para a sua saúde. O QUE É A UNIMED APRESENTAÇÃO Sua finalidade é prestar assistência médica e hospitalar de alto padrão, dentro do sistema

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DE ASSISTÊNCIA PROTEÇÃO A CARTÕES PLANO 1

CONDIÇÕES GERAIS DE ASSISTÊNCIA PROTEÇÃO A CARTÕES PLANO 1 CONDIÇÕES GERAIS DE ASSISTÊNCIA PROTEÇÃO A CARTÕES PLANO 1 1. QUADRO RESUMO DE SERVIÇOS ITEM SERVIÇOS LIMITES DO SERVIÇO 1 Assistência Global de Proteção a Cartões e Serviço de Solicitação de Cartão Substituto

Leia mais

APRENDA AS MUDANÇAS DE FORMA FÁCIL

APRENDA AS MUDANÇAS DE FORMA FÁCIL 2014 APRENDA AS MUDANÇAS DE FORMA FÁCIL I S O esocial está causando arrepios, mas pouca gente já sabe exatamente o que é. Em poucas palavras, o esocial é um programa do governo federal que tenta consolidar

Leia mais

Nele também são averbados atos como o reconhecimento de paternidade, a separação, o divórcio, entre outros, além de serem expedidas certidões.

Nele também são averbados atos como o reconhecimento de paternidade, a separação, o divórcio, entre outros, além de serem expedidas certidões. No Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais são regis- trados os atos mais importantes da vida de uma pessoa, como o nascimento, o casamento e o óbito, além da emancipação, da interdição, da ausência

Leia mais

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (Lei Nº 11.788 / 2008) Regulamenta as atividades do Estágio Curricular da FAMEC e estabelece normas

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE APURAÇÃO DE FREQUÊNCIA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE APURAÇÃO DE FREQUÊNCIA 22/0/203. INTRODUÇÃO A Política de Apuração de Frequência tem por objetivo estabelecer as regras para falta e atraso, além de estabelecer controles relativos à apuração de informações de frequência de

Leia mais

Módulo Recursos Humanos

Módulo Recursos Humanos Módulo Recursos Humanos Ponto Eletrônico Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo Recursos Humanos Ponto Eletrônico. Todas informações aqui disponibilizadas foram retiradas

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES 2015 A SUA INTEGRAÇÃO Este é o primeiro e indispensável passo sua adaptação na empresa. para Reserve um tempo e leia o manual com atenção. Em caso de dúvida,

Leia mais

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Dispõe sobre estágios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Piauí para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva, vinculados

Leia mais

DECRETO Nº. 1.370/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015. O Prefeito Municipal de Querência - MT, no uso de suas

DECRETO Nº. 1.370/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015. O Prefeito Municipal de Querência - MT, no uso de suas DECRETO Nº. 1.370/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015. Dispõe acerca da Política de uso do ponto eletrônico e da jornada de trabalho dos servidores públicos do Poder Executivo município de Querência - MT. atribuições,

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA DIXCURSOS (ANEXO AOS TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO SITE E CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS)

POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA DIXCURSOS (ANEXO AOS TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO SITE E CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS) POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA DIXCURSOS (ANEXO AOS TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO SITE E CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS) 1. A aceitação a esta Política de Privacidade se dará com o clique no botão Eu aceito

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DA SARAIVA

CÓDIGO DE CONDUTA DA SARAIVA CÓDIGO DE CONDUTA DA SARAIVA 2010 Pág.: 2 de 9 A maioria das empresas exige dos seus fornecedores um excelente produto/serviço, a preço competitivo. Além disso, para nós da Saraiva, é muito importante

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS

SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS ELETRONORTE SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS 1 2

Leia mais

1.1. Para os efeitos desta IN são adotadas as seguintes definições:

1.1. Para os efeitos desta IN são adotadas as seguintes definições: INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 013, de 30 de outubro de 1996 O MINISTRO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL E REFORMA DO ESTADO, no uso de sua competência, e considerando o disposto no Decreto nº 2.031, de 11 de

Leia mais

Manual de Recursos Humanos

Manual de Recursos Humanos Manual de Recursos Humanos Associação dos Amigos do Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho Organização Social de Cultura 1 Finalidade: Disponibilizar princípios básicos de gestão de pessoal que devem

Leia mais

5º WORSHOP DO ALGODÃO AMPASUL NOÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO RURAL

5º WORSHOP DO ALGODÃO AMPASUL NOÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO RURAL 5º WORSHOP DO ALGODÃO AMPASUL NOÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO RURAL Instituto Algodão Social Missão Promover aos associados do setor algodoeiro a responsabilidade social empresarial, a cidadania,

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2006 / 2007

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2006 / 2007 2006 / 2007 O SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA SINDAG e o SINDICATO DOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS DE NÍVEL MÉDIO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SINTARGS, firmam a presente CONVENÇÃO COLETIVA

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

POLÍTICA CARGOS E SALÁRIOS

POLÍTICA CARGOS E SALÁRIOS 1. OBJETIVO Estabelecer critérios de remuneração, baseados na legislação brasileira vigente e nas regras definidas pela Secretaria Executiva e Conselho Curador, com o objetivo de constituir uma estrutura

Leia mais

SALÁRIO Kyuuryou SALÁRIO. Em dinheiro. Direto. Total. Mensal. Em um dia definido. www.consbrashamamatsu.jp/setor-trabalhista

SALÁRIO Kyuuryou SALÁRIO. Em dinheiro. Direto. Total. Mensal. Em um dia definido. www.consbrashamamatsu.jp/setor-trabalhista SALÁRIO 11 SALÁRIO Kyuuryou O salário deve ser pago conforme os cinco princípios citados abaixo. Para ter certeza sobre os procedimentos adotados para pagamento de salários, peça ao empregador uma cópia

Leia mais

Aqui você vai encontrar esclarecimentos importantes a respeito de seus direitos.

Aqui você vai encontrar esclarecimentos importantes a respeito de seus direitos. ESTIMADO MORADOR, SAUDAÇÕES! ESTA É A CARTILHA QUE A CDHU PREPAROU PARA FALAR DO IMÓVEL QUE VOCÊ ESTÁ ADQUIRINDO, COM INFORMAÇÕES SOBRE O SEU CONTRATO COM A CDHU. Aqui você vai encontrar esclarecimentos

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANO DE SAÚDE COLETIVO POR ADESÃO. Edição: 25/02/14

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANO DE SAÚDE COLETIVO POR ADESÃO. Edição: 25/02/14 MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANO DE SAÚDE COLETIVO POR ADESÃO Edição: 25/02/14 Direito de migrar para plano individual ou familiar aproveitando carência do plano coletivo empresarial Os beneficiários

Leia mais

CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TORQUATO CASTRO,

CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TORQUATO CASTRO, SERVIÇOS PROPOSTOS Executaremos os serviços de auditoria independente para o CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TORQUATO CASTRO, referente à revisão das prestações de contas apresentadas pela administração relativas

Leia mais

PROMOÇÃO DESCONTO INDIQUE UM AMIGO

PROMOÇÃO DESCONTO INDIQUE UM AMIGO PROMOÇÃO DESCONTO INDIQUE UM A presente oferta promocional Indique um Amigo é instituída pela KARVAS GRM EQUILIBRIUM INCORPORADORA SPE LTDA, com sede na Av. Dr. Guilherme Dumont Villares, 1230, cj 93,

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE VISITAS RELATÓRIO DE VISITAS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE VISITAS RELATÓRIO DE VISITAS 22/03/203. INTRODUÇÃO A Política de Visitas Divisão Institucional tem por objetivo controlar e auditar as visitas dos consultores em nossos clientes, as ações de manutenções tomadas e comprovar a presença

Leia mais

Resolução Nº 034/2012-ConEPE/UnP Natal-RN, 10 de setembro de 2013.

Resolução Nº 034/2012-ConEPE/UnP Natal-RN, 10 de setembro de 2013. Resolução Nº 034/2012-ConEPE/UnP Natal-RN, 10 de setembro de 2013. Aprova o Regulamento das atividades desenvolvidas pelas Ligas Acadêmicas de Medicina na Universidade Potiguar. A Presidente do Conselho

Leia mais

1- CONTRATO DE TRABALHO

1- CONTRATO DE TRABALHO 1- CONTRATO DE TRABALHO 1.1 - ANOTAÇÕES NA CARTEIRA DE TRABALHO Quando o empregado é admitido - mesmo em contrato de experiência -, a empresa tem obrigatoriamente que fazer as anotações na carteira de

Leia mais

Ministério da Saúde. Caderneta de. Saúde. Pessoa Idosa

Ministério da Saúde. Caderneta de. Saúde. Pessoa Idosa Ministério da Saúde Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa CADERNETA DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA 1. APRESENTAÇÃO O Estatuto do Idoso representou uma grande conquista social e um marco na garantia de direitos.

Leia mais

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio.

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Prezado (a) cliente: Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Procedimentos para envio dos documentos de

Leia mais

MULTIPLY CONSULTORIA

MULTIPLY CONSULTORIA MULTIPLY CONSULTORIA Para profissionais inscritos e adimplentes com o CRMV/BA e para os funcionários da Autarquia que tem ou planejam ter um negócio. Serviço de Consultoria empresarial a ser desenvolvido

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 1. Quando se dará o início da indicação de condutores? O início se dará às 10h00 do dia 10 de setembro de 2015. 2. Posso me indicar para ser

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO Segunda Passagem Integrada Grátis 1) Quando será lançada a segunda passagem gratuita? Será lançada no dia 1 de julho. 2) Como funcionará a segunda passagem gratuita? O passageiro

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DA SOMMA INVESTIMENTOS

CÓDIGO DE ÉTICA DA SOMMA INVESTIMENTOS 1. O CÓDIGO Este Código de Ética (Código) determina as práticas e padrões éticos a serem seguidos por todos os colaboradores da SOMMA INVESTIMENTOS. 2. APLICABILIDADE Esta política é aplicável: 2.1. A

Leia mais

Instruções Liquidação de Contrato de Arrendamento Mercantil

Instruções Liquidação de Contrato de Arrendamento Mercantil Instruções Liquidação de Contrato de Arrendamento Mercantil Preparamos para você o passo a passo sobre o processo de liquidação contratual. Veja quais ações você precisará tomar para obter a liberação

Leia mais