METODOLOGIA CIENTÍFICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "METODOLOGIA CIENTÍFICA"

Transcrição

1 METODOLOGIA CIENTÍFICA Carolina de Alvarenga Sales

2 Formação! Profissional competências técnicas.! Cientista disponibilização dos métodos e conteúdos de conhecimento à comunidade científica e à sociedade.! Cidadão consciência político-social, sentido da existência histórica, pessoal e social, aprimorar a vida humana em sociedade

3 Conhecimento Produzido, construído e compartilhado com a sociedade. Não é um produto e sim um processo. Experiência ativa e não assimilação passiva. Pesquisa professor ensina e aluno aprende eficaz e significativamente, comunidade dispõe dos resultados, instituição media a educação.

4 Por que se faz pesquisa? Duas razões:! Ordem prática: avaliar ações ou programas, resultado vai subsidiar uma ação, predição de acontecimento para realizar determinada ação.! Ordem intelectual: explorar um assunto pouco conhecido, determinar com especificidade as condições em que determinado fenômeno ocorre, testar uma questão teórica, verificar condições culturais e/ou sociais, descrever determinado fenômeno

5 Planejamento! Recursos Humanos! Recursos Materiais! Recursos Financeiros! Tempo

6 Etapas de um trabalho científico! Definição do Tema! Formulação do Problema! Elaboração de hipóteses/ objetivos! Justificativa! Levantamento bibliográfico! Escolha do delineamento, instrumento, participante, procedimento e tipo de análise! Redação do projeto! Investigação! Execução do procedimento! Redação final a pesquisa

7 Definição do tema de pesquisa Assunto de interesse do aluno-pesquisador Pode partir:! De uma questão prática experiência! De uma pesquisa anterior com abertura para aprofundar o assunto! Da literatura corrente Em geral é amplo, abrangente e com diversas possibilidades

8 Definição do tema de pesquisa! Área de Interesse! Leituras Preliminares! Estudo da Viabilidade Escolha do Tema Definitivo! Grande Área! Área! Sub Área! Especialidade! Centro de Interesse (assunto)

9 Exemplos de temas de pesquisa ( Reduzidos e Limitados ) A influência do sabor doce no equilíbrio energético do indivíduo segundo a medicina tradicional chinesa. A influência do elemento madeira no físico e emocional sobre o olhar da medicina tradicional chinesa. Estudo de relato de caso - acompanhamento do desenvolvimento terapêutico baseado na acupuntura de um caso de depressão Acupuntura auricular e o tratamento da ansiedade: da medicina tradicional chinesa à psicologia. Estudo amostral da ansiedade em mulheres com obsesidade com idade de 30 a 60 anos que utilizam a medicina tradicional chinesa. Estudo comparativo da utilização e não utilização da acupuntura na perfomace dos praticantes de basquete.

10 Problema de pesquisa um problema científico é uma questão que mostra uma situação, necessitando de discussão, investigação, decisão e solução. (KERLINGER, 1979, p. 31) É uma questão ainda não resolvida ou resolvível que permite abordagem metodológica no encaminhamento de solução. (BOAVENTURA, 2007, p. 37) significa qualquer questão não resolvida que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento. (HENRIQUES; MEDEIROS 1999, p.29)

11 Formulação do Problema! Enunciado de maneira interrogativa! Apresentado de forma direta! Relação entre variáveis! Possibilita tratamento metodológico! Verificado por técnicas e processos com evidências empíricas

12 Formulação do Problema! Refletir pessoalmente sobre o assunto o que sabe a respeito do tema-problema;! Discutir com técnicos com interesses comuns;! Consultar especialista que estudam o tema;! Consultar bibliografia especializada sobre o tema;! Reunir informações e formular uma questão central.

13 Complexidade do Problema É importante conhecer sistematicamente o objeto, estudar a literatura existente e discutir com pessoas com experiência no campo de estudo. (GIL, 1991)

14 O Problema deve ser Formulado como pergunta: é a maneira mais fácil e rápida de formular um problema; Ex: pesquisar o diagnóstico na MTC/ Quais critérios a MTC utiliza para fazer um diagnóstico? Claro e preciso: para que seja passível de solução; Ex: Quais critérios a MTC utiliza para fazer um diagnóstico diferencial de insônia? Empírico: baseado em experiência e nunca em valores; O diagnóstico da MTC é melhor ou pior que o da Medicina Ocidental?

15 O Problema deve ser Suscetível de solução: para formular adequadamente um problema é preciso ter o domínio da tecnologia adequada à sua solução; Ex: Dissecando-se o meridiano do fígado como fica a pessoa quando sentir raiva? Delimitado a uma dimensão viável: a delimitação do problema guarda estreita relação com os meios disponíveis para investigação; Ex: O que a população mundial pensa sobre o diagnóstico da MTC?

16 Hipótese! Proposição testável que oferece uma solução possível ao problema proposto! Expressão verbal suscetível de ser declarada verdadeira ou falsa. Exemplo: Problema: Quais pontos de acupuntura melhoram o desempenho de maratonistas? Hipótese: os pontos VB34 e R7 melhoram o desempenho do maratonista

17 Tipos de hipóteses Casuísticas referem-se a algo que ocorre em determinado caso, com determinadas características. Ex.: Pessoas com sequela motora de AVC recuperam os movimentos com tratamento de seis meses de acupuntura Frequência de acontecimentos: - antecipa que determinada característica ocorre com maior ou menor frequência em determinado grupo. Ex.: pessoas que passam por uma sessão de acupuntura por semana têm facilidade para decidir.

18 Tipos de hipóteses Relação de associação entre variáveis: associação entre valores ou aspectos, como idade, peso, altura, temperatura, estado civil. Ex: os bairros mais populosos da cidade de São Paulo apresentam maior índice de vulnerabilidade entre os jovens. Variáveis: localização e vulnerabilidade juvenil Relação de dependência entre duas ou mais variáveis: relação de causa e efeito. Ex: pessoas que praticam atividade física regularmente têm melhor qualidade de vida.

19 Características de hipóteses! Clara! Específica! Com referências empíricas/ não utilizar julgamento de valor! Simples! Relacionada com técnicas disponíveis! Relacionada com uma teoria

20 Hipóteses! Nem todo estudo solicita hipótese! Hipótese não é para ser confirmada, pode ser negada! Estudos qualitativos geralmente não trabalham com hipótese.

21 Objetivos É o que preciso alcançar para responder ao problema. Objetivo geral: é o objetivo maior, final, que leva à resposta do problema. Objetivo específico: objetivos menores que respondem o objetivo geral. Questões secundárias a serem respondidas, relacionadas à questão principal ou geral.

22 Objetivos verbos infinitivos Identificar Enunciar Relacionar Medir Distinguir Atribuir Constatar Explicar Analisar Ordenar Diagnosticar Enumerar Listar Comprovar Informar Conseguir Avaliar Classificar Quantificar Indicar Diferenciar Descrever Ordenar Comparar Apreciar Separar Organizar Checar Determinar Representar Combinar Associar Traçar Expor Contrastar Realizar Caracterizar Considerar Apresentar Verificar Delinear Procurar Atingir Apropriar Possibilitar Obter Estabelecer Entender Conferir Revisar Atualizar Estratificar Especificar Mostrar Dimensionar Observar Estabelecer Detectar Configurar

23 Objetivos - exemplos Objetivo geral: Compreender a transmissão intergeracional de padrões de comportamento sexual ligados à anorgasmia em mulheres que têm ou tiveram relação estável de no mínimo cinco anos. Objetivos específicos:! Investigar o significado de orgasmo;! Levantar como foi transmitida na família a noção de sexualidade;! Explorar as crenças, mitos e tabus sexuais transmitidos nas diferentes gerações.

24 Objetivos - exemplos Objetivo geral: Compreender a relação entre a família, o Sistema de Garantia de Direitos às Crianças e Adolescentes, representado pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar e a Rede de Atendimento definida conforme o caso. Objetivos específicos:! Identificar com a família e o adolescente quais são os integrantes do sistema judiciário e da rede de atendimento envolvidos no problema apresentado pela família.! Levantar quais serviços da rede de atendimento à família e ao adolescente conhecem e utilizam e como se relacionam com os mesmos.! Verificar como os representantes do Sistema de Garantia de Direitos à Criança e ao Adolescente e a rede de atendimento identificada pela família e pelo adolescente definem a sua própria função.! Avaliar como os representantes do Sistema de Garantia de Direitos à Criança e ao Adolescente e a rede de atendimento percebem e se relacionam com a família atendida, a fim de conseguirem um efetivo resultado em relação ao problema tratado.

25 Objetivos - exemplos Objetivo geral: Identificar e compreender os aspectos que estão presentes na relação pai/mãe/filha, pai/ fundador e filha/herdeira/sucessora, em negócios de família, cuja filha sucedeu ou sucederá o pai/ fundador, mesmo que seja numa posição importante no conselho da organização. Objetivos específicos:! Conhecer o papel da família na formação da filha herdeira para a vida profissional,! Compreender o papel da mãe na passagem da filha de simples herdeira para a condição de sucessora,! Assinalar em quais condições, desde a infância, se deu a relação pai e filha e! Descrever como se dá a comunicação entre os membros da família, por meio da transmissão de crenças e valores, de questões de gênero, determinando o lugar do homem e da mulher no mundo do trabalho, a formação da competência da herdeira para assumir a cadeira da presidência! Verificar a interferência das questões de gênero na decisão da escolha, pelo fundador, da filha como sucessora.

26 Justificativa! Argumento que justifica a realização da pesquisa e mostra sua relevância para o meio científico.! Apresentação clara e sucinta das razões prática e/ ou teórica que justificam a realização do estudo.! Justificativa de ordem prática deve considerar os objetivos da instituição e os benefícios que os resultados da pesquisa poderão proporcionar

27 Justificativa teórica deve conter: 1. O estágio de desenvolvimento dos conhecimentos referentes ao tema; 2. As contribuições que a pesquisa pode trazer com vistas a proporcionar respostas aos problemas propostos ou a ampliar as formulações teóricas a esse respeito; 3. A relevância social do problema a ser investigado 4. A possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade abarcada pelo tema GIL, 1996, p

28 Levantamento Bibliográfico! Levantamento dos livros e artigos publicados sobre o tema.! Fonte de dados na internet: (BVS, Scielo, Lilacs, Medline)! Fichamento! Encadeamento do texto

29 Leitura do material! Leitura Rápida Explorar e conhecer.! Leitura Seletiva mais profunda, tem em vista os objetivos da pesquisa. Evitar a leitura de textos que não contribuam para a solução do problema proposto.! Leitura Analítica - É feita apenas nos textos selecionados, que serão tratados como definitivos. Faz-se resumo e estabelece uma ordem entre elas. 1. Visão integral da obra ou do texto visão do todo 2. Identificação das ideias-chave 3. Hierarquização das ideias!! 4. Sintetização das ideias

30 Leitura do material! Leitura interpretativas relaciona o que o autor afirma com o problema para o qual se propõe solução.! Ordem de Leitura Recomenda-se que a leitura seja iniciada por obras gerais, atuais e comentários às fontes (do geral e atual para o específico e passado).!!

31 Fichas bibliográficas! Obra inteira comentário de toda obra, de modo resumido indicando o pensamento do autor e concluindo com um comentário pessoal.! Tipo citação parte da obra, capítulo ou artigo. Transcrição fiel, deve vir entre aspas; consta o número de páginas ao final da citação. Nos casos de erros gráficos ou ortográficos, a transcrição é textual e acompanha a expressão sic entre parênteses (sic).

32 Fichas bibliográficas! Tipo esboço ou sumário apresenta as idéias principais de parte de uma obra ou de uma obra toda, de modo sintético. O número das páginas é indicado a esquerda da ficha.! Comentários ou analítica comentários, análises, interpretações, comparações, justificativas, críticas, ressalvas devem constar em ficha à parte.! Vocabulário técnico utilizada para separar definições, conceitos e termos técnicos.

33 Sistema conceitual! Exigido somente em trabalhos com temas complexos! Consiste na definição operacional, realizada de forma clara e precisa dos conceitos contidos no problema, nas hipóteses e nos objetivos.! Usualmente faz-se um esclarecimento sobre o sistema que determinou a classificação conceitual adotada. GIL, 1996, p

34 Método! Tipo de pesquisa: quantitativa, qualitativa, quantiquali! Delineamento: bibliográfica, documental, de campo, estudo de caso, estudo de caso clínico, estudo de caso único, pesquisa-ação, pesquisa-participante! Instrumentos: entrevista, documentos, teste, genograma, linha do tempo, questionário, formulário, inventário, sessão de acupuntura.! Público: população/ participante, amostra! Procedimento: passo a passo! Análise de dados: qualitativo, interpretativo, com base nos dados, quantitativo (tabulação), comparativo! Considerações éticas termo de consentimento, aprovação pelo comitê de ética

35 Classificação da pesquisa com base nos objetivos! Exploratória! Descritiva! Explicativa

36 Exploratória Proporciona maior familiaridade com o problema e visa torná-lo mais explícito. Envolve: levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e análise dessa vivência

37 Descritiva Descreve características de determinada população ou fenômeno, ou estabelece relação entre variáveis Utiliza técnicas padronizadas para coleta de dados/ informações.

38 Explicativa Identifica os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Explica a razão, o por quê das coisas. Utiliza, em geral método experimental.

39 Delineamento Refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla, envolvendo tanto a diagramação quanto a previsão de análise e interpretação dos dados. Inclui o ambiente em que os dados são coletados e as formas de controle das variáveis. Importante: define o procedimento adotado para coleta de dados e, consequentemente, a fonte humana ou de papel

40 Delineamento Fonte de papel: pesquisa bibliográfica ou documental Fonte humana: pesquisa experimental, ex-post-facto, levantamento e estudo de caso.

41 Pesquisa bibliográfica! Conceito: Desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.! Fonte: livros de leitura recorrente (romance, poesia, teatro), livros de referência (informativa, remissiva), publicações periódicas (jornais, revistas), impressos diversos.! Vantagens: permite a cobertura de uma gama de fenômenos mais ampla que se fosse pesquisar diretamente; estudo histórico! Limitações: fontes equivocada

42 Pesquisa Bibliográfica! Oposição: constitui uma técnica dialética de exposição, confronta-se dois aspectos que se opõem analisando cada um e sintetizando em um todo.! Progressão: consiste em apresentar os diferentes argumentos numa sequência lógica, relacionando-os cada um com seu antecedente.! Ordem cronológica: a exposição dos vários aspectos de uma problemática a partir da disposição no tempo e espaço em que o tema- problema é estudado.

43 Pesquisa Documental! Conceito: Baseia-se em material ainda não trabalhado analiticamente, que podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa.! Fonte: documentos que não receberam tratamento analítico (cartas pessoais, diários, fotografias, gravações, memorandos, regulamentos, ofícios, boletins etc), material já analisado (relatórios de pesquisa, de empresas, tabelas estatísticas etc).! Vantagens: documentos subsistem ao longo do tempo, custo baixo, não exige contato com os sujeitos! Limitações: não-representatividade, subjetividade dos documentos.

44 Pesquisa Experimental! Conceito: Determina um objeto de estudo, seleciona as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, define as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.! Modalidades: a) apenas depois: dois grupos, um controle e um experimental, estimula e verifica o resultado; b) antes e depois com um único grupo, c) antes e depois com dois grupos: grupo controle e experimental são medidos antes e depois! Vantagens: precisão e objetividade! Limitações: inviável quando se trata de objetos sociais

45 Pesquisa Ex-post-facto! Conceito: é realizada depois do experimento sob o qual o pesquisador não tem absolutamente nenhum controle! F o n t e : s i t u a ç õ e s q u e s e d e s e n v o l v e r a m naturalmente e trabalha-se sobre elas como se estivessem submetidas a controles.! Vantagens: única que possibilita a consideração de fatores históricos, fundamentais para a compreensão das estruturas sociais.

46 Pesquisa Levantamento! Conceito: Caracteriza-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.! Fonte: seleciona-se, mediante procedimento estatístico, uma amostra significativa de todo o universo, que é tomada como objeto de investigação.! Vantagens: conhecimento direto da realidade, economia e rapidez, quantificação! Limitações: ênfase nos aspectos perceptivos (subjetividade), pouca profundidade no estudo de estrutura e dos processos sociais, limitada apreensão do processo de mudança (fotografia do momento).

47 Pesquisa Estudo de Caso! Conceito: estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento.! Fonte: Não é necessariamente um único caso, pode ser um país, um grupo, poucos grupos, uma pessoa, poucas pessoas, uma cidade etc.! Vantagens: estímulo a novas descobertas, ênfase na totalidade, simplicidade dos procedimentos (??).! Limitações: generalização dos resultados (transferibilidade)

48 Pesquisa Estudo de Caso Clínico! Conceito: apoia-se nos critérios diagnósticos e história natural da doença ou do processo de tratamento.! Fonte: caso(s) de baixa ocorrência ou pouco estudado! Vantagens: aprofundar no estudo, compreender amplamente o objetivo.! Limitações: generalização dos resultados (transferibilidade)

49 Pesquisa-ação! Conceito: base empírica, estreita relação entre pesquisador e participantes em determinada ação ou resolução de problema. Há envolvimento e cooperação de pesquisador e participante no sentido de solucionar um problema coletivo.! Fonte: situações em que participantes e pesquisador estão envolvidos de modo cooperativo e participativo! Vantagens: movimentos sociais.! Limitações: subjetividade e envolvimento do pesquisador.

50 Pesquisa-participante! Conceito: caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas! Fonte: situações em que há participação do pesquisador, mas não de forma planejada como na pesquisa-ação; questões valorativas (humanismo cristão), minimiza a relação entre dirigentes e dirigidos, aplicada sobretudo em grupos minoritários! Vantagens: bem vista por grupos voltados para a ação comunitária, minimiza relação divergente entre dirigente e dirigido! Limitações: subjetividade e envolvimento do pesquisador.

51 Instrumentos! Coleta Documental - Coletar todos os documentos pertinentes a pesquisa e registrar os dados em ficha.! Observação Direta - Assistir ou viver a situação/ fenômeno em estudo com o uso de testes, escalas, gravadores, filmadoras, máquinas fotográficas etc. E a introspecção e auto-análise como formas adicionais de observação.

52 Instrumentos! Entrevista - É uma conversa que pode ser estruturada, semi-estruturada, ou não estruturada. Rica possibilidade de obter dados além do que é falado.! Questionário - Conjunto de questões logicamente relacionadas com um tema-problema. É dado ao informante o seu preenchimento.! Formulário - Semelhante ao questionário, destinado à coleta de dados de observações e/ou interrogações. Preenchimento é feito pelo investigador.

53 Instrumentos! Medidas de opiniões e atitudes: Mede atitudes e opiniões sobre os mais variadas fatos: guerras, greves, problemas raciais, idéias políticas, produtos etc.! Técnicas mercadológicas: marketing.! Testes: Utilizados para obter dados que permitam medir de forma quantitativa o rendimento, a competência, a capacidade ou a conduta dos indivíduos.

54 Instrumentos! Conteúdo: Para investigar o conteúdo dos meios de comunicação de massa. Permite analisar o conteúdo de livros, propagandas, revistas, televisões, discursos, diários etc.! História de Vida: É a obtenção de dados relativos a experiência de vida de alguém que tenha significado importante para o conhecimento do objeto de estudo. É utilizado por antropólogos, sociólogos, psicólogos e outros estudiosos.

55 Projeto de Pesquisa O que? " Tema-problema Por quê? " Justificativa Para quê? " Objetivos Quem? " Agentes Onde? " Material Como? " Método Quanto? " Cronograma Com quanto? " Recursos

56 O planejamento resultará em um projeto de pesquisa.! Projeto Visão antecipada das fases de uma pesquisa e de suas subdivisões. É o documento escrito, que resulta de fato o que vai constituir o guia da ação para realizar a pesquisa. Faz a previsão e provisão dos recursos necessários para atingir os objetivos propostos e estabelece a ordem e a natureza das diversas tarefas a serem executadas dentro de um cronograma.! Planejamento consiste em fixar objetivos e metas: Estratégia (onde chegar); Tática (como chegar); Técnica (melhor modo de fazer); Instrumento (com que fazê-lo).! Cada pesquisa exigirá o seu projeto mais adequado á! sua realização.

57 Redação do Projeto! Introdução -Tema, Problema, Objetivo, Justificativa, Método! Embasamento teórico! Método! Recursos materiais e financeiros! Cronograma! Referências! Anexos

58 Investigação e Execução do procedimento! Vasto levantamento bibliográfico! Elaboração do referencial teórico completo! Operacionalização! Execução do procedimento

59 Execução do procedimento! Conjunto de ações para realizar o que foi planejado (Projeto de Pesquisa).! Um planejamento bem feito é mais da metade da pesquisa! Pode haver alteração no planejamento a partir do contato com a realidade no coleta de informações.

60 Resultados e Discussão! Apresentação dos resultados! Confrontação com o referencial teórico

61 Tratamento quantitativo! Apresentar clara e objetivamente tabelas, quadros e figuras a fim de evitar juízo de valor ou interpretação incorreta.! Útil na descrição dos resultados e indicação das tendências.! Ressalta-se somente os aspectos mais significativos e dignos de nota, não enfatiza a exceção.! Métodos estatísticos para obter a exatidão dos dados encontrados, verificada com a aplicação de testes de significância, quando e onde couber.! Necessário indicar o que mede cada teste e justificar seu emprego em cada situação particular;

62 Tratamento qualitativo! Expor clara e objetivamente a transcrição de entrevistas, observações etc! Apresentar as categorias estabelecidas à priori ou à posteriori! Associar conteúdo das informações às categorias

63 Resultados e Discussão! Apresentação dos dados/ informações coletados! Ordenar e manipular os dados com a finalidade de responder ao problema e objetivos e verificar os objetivos.! Explicar, expor os significados dos dados, suas causas latentes, seus efeitos e suas implicações teóricas.! Os resultados obtidos são confrontados com o problema de pesquisa e com o referencial teórico! consultado e apresentado no trabalho.

64 Considerações finais/ Conclusões! Resposta aos objetivos! Resposta às hipóteses: aceitação, rejeição ou reformulação! Resposta ao problema! Considerações do pesquisador! Apontamentos, sugestões e críticas do pesquisador para os resultados, com o trabalho, com a comunidade científica, com a sociedade e consigo mesmo

65 Considerações finais/ Conclusões! Pode-se apontar para as aplicações de ordem prática e fazer recomendações, se for cabível.! Principais aplicações práticas dos resultados ou recomendações, quando cabíveis;! Sugestões para pesquisa ulteriores apontando as falhas da própria pesquisa e de como estas provavelmente poderão ser solucionadas.

66 Referências Normas da ABNT! ABNT NBR 14724: Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação (R$17,80)! ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração (R$41,50)! ABNT NBR 6024: Numeração progressiva das sessões de um documento - Procedimento! ABNT NBR 6027:1989 -!Sumário - Procedimento!! ABNT NBR 6028: Resumos - Procedimento!! ABNT NBR 6034: Preparação de índice de publicação - Procedimento!! ABNT NBR 10520: Informação! e Documentação - Apresentação de citações em documentos!(r$20,20)! ABNT NBR 12225: Título de lombada - Procedimento! CÓDIGO de Catalogação Anglo-Americano. 2. ed. São Paulo: FEBAB, ! IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

67 Anexos! Transcrição de fita! Tabulação! Instrumentos! Termo de Consentimento Livre e Esclarecido! Parecer de aprovação pelo comitê de ética

68 Redação Final da Pesquisa! Capa, folha de rosto, ficha catalográfica! Resumo/ Abstract! Sumário! Introdução! Referencial teórico! Método! Resultados e discussão! Considerações finais/ Conclusão! Referências! Anexos

69 Apresentação do Projeto 1- IDENTIFICAÇÃO : Capa com o nome da instituição, nome do autor, título, cidade da instituição e ano. 2- RESUMO: Em português 3- SUMÁRIO 4- INTRODUÇÃO: Breve apresentação teórica do assunto delimitando o tema, justificativa e problema da pesquisa. 5- O (S) OBJETIVO (S) 6- MÉTODO: Exposição do delineamento, participantes, instrumentos para coleta de dados/ informações, procedimento da coleta e da análise e considerações éticas. 7-ADMINISTRAÇÃO DO PROJETO. Cronograma e formas de captação de recurso material, se for o caso 8- REFERÊNCIA. Apresentar bibliografia usada na elaboração do projeto segundo as normas da ABNT. 9- ANEXO(S). Ex.: termo de consentimento livre e esclarecido e modelo do instrumento de pesquisa etc.

70 Apresentação da Monografia PRÉ- TEXTUAIS : Capa (obrigatório); Lombada (obrigatório); Folha de rosto (obrigatório); Errata (opcional); Folha de aprovação (*obrigatório); Dedicatória(s) (opcional); Agradecimento(s) (opcional); Epígrafe (opcional); Resumo em português (obrigatório); Resumo em língua estrangeira (obrigatório); Lista de ilustrações (opcional); Lista de tabelas (opcional); Lista de abreviaturas (opcional); Lista de símbolos (opcional); Sumário (obrigatório). TEXTUAIS : Introdução (obrigatório); Objetivo(s) (obrigatório); Referencial Teórico (obrigatório); Método (obrigatório); Resultados e Discussão (obrigatório); Conclusão ou Consideração Final (obrigatório). PÓS- TEXTUAIS : Referências (obrigatório); Glossário (opcional); Apêndice (opcional); Anexo (opcional); Índice (opcional).

PROJETO DE PESQUISA: passo a passo

PROJETO DE PESQUISA: passo a passo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ PROFª MSC. RITA LÍRIO DE OLIVEIRA PROJETO DE PESQUISA: passo a passo ILHÉUS - BAHIA 2013 PROFª MSC. RITA LÍRIO DE OLIVEIRA PROJETO DE PESQUISA: passo a passo Módulo

Leia mais

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por

Leia mais

Metodologia Científica. Metodologia Científica

Metodologia Científica. Metodologia Científica Metodologia Científica Metodologia Científica Seqüência da Apresentação Introdução Tipos de pesquisa Tipos de fontes de dados Pesquisa na área de Informática Projeto de pesquisa Metodologia Formato de

Leia mais

Como Elaborar Um Projeto de Pesquisa

Como Elaborar Um Projeto de Pesquisa Como Elaborar Um Projeto de Pesquisa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2015 1 O que é pesquisa? Pode-se definir pesquisa como:

Leia mais

A pesquisa e suas classificações FACULDADE DE COSTA RICA Prof.ª NELIZE A. VARGAS. nelizevargas@hotmail.com O que é pesquisa? MINAYO (l993,p.23), vendo por um prisma mais filósofico, considera a pesquisa

Leia mais

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador:

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: São Luis 2015 (TÍTULO DO PROJETO) (NOME DO ALUNO) Projeto de Pesquisa do Programa

Leia mais

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Roteiro para projeto de pesquisa Gildenir Carolino Santos, 2005. 1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Antes de passar para a construção ou montagem de um projeto de pesquisa, é importante saber que esse

Leia mais

INSTITUTO LONG TAO METODOLOGIA CIENTÍFICA

INSTITUTO LONG TAO METODOLOGIA CIENTÍFICA INSTITUTO LONG TAO METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Ms. Rose Romano Caveiro CONCEITO E DEFINIÇÃO É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas

Leia mais

FLUXOGRAMA DA PESQUISA

FLUXOGRAMA DA PESQUISA FLUXOGRAMA DA PESQUISA Desde a preparação até a apresentação de um relatório de pesquisa estão envolvidas diferentes etapas. Algumas delas são concomitantes; outras são interpostas. O fluxo que ora se

Leia mais

Na introdução o aluno deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Situar o tema dentro do contexto geral da sua área de trabalho

Na introdução o aluno deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Situar o tema dentro do contexto geral da sua área de trabalho PROJETO DE PESQUISA INTRODUÇÃO (O QUE É O TEMA?) Na introdução o aluno deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Desenvolver genericamente o tema Anunciar a idéia básica Delimitar o foco da pesquisa

Leia mais

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA - CEUA

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA - CEUA ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA - CEUA Estrutura do Projeto de Pesquisa CAPA FOLHA DE ROSTO SUMÁRIO 1. RESUMO 2. PROBLEMA DE PESQUISA OU INTRODUÇÃO 3. REFERENCIAL TEÓRICO (REVISÃO DE

Leia mais

União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética. Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa

União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética. Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa Nova Mutum MT 2012 Nome dos acadêmicos em ordem alfabética

Leia mais

Projeto de Graduação 1 Prof. Fabiano Dorça. Metodologia Científica

Projeto de Graduação 1 Prof. Fabiano Dorça. Metodologia Científica Projeto de Graduação 1 Prof. Fabiano Dorça Metodologia Científica Metodologia Científica Conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA e QUALITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA e QUALITATIVA universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I I PESQUISA QUANTITATIVA e QUALITATIVA BIBLIOGRAFIA: MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETO DE PESQUISA MONOGRAFIA PROJETO DE PESQUISA MONOGRAFIA CITAÇÕES NO TEXTO REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ESTRUTURA MONOGRAFIA

METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETO DE PESQUISA MONOGRAFIA PROJETO DE PESQUISA MONOGRAFIA CITAÇÕES NO TEXTO REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ESTRUTURA MONOGRAFIA METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETO DE PESQUISA MONOGRAFIA CITAÇÕES NO TEXTO REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ESTRUTURA MONOGRAFIA 1 METODOLOGIA CIENTÍFICA ELABORANDO PROJETO DE PESQUISA MONOGRAFIA 2 Abordagem Sistêmica

Leia mais

O projeto de pesquisa e seus componentes

O projeto de pesquisa e seus componentes O projeto de pesquisa e seus componentes Leitura: Pesquisa científica componentes de um projeto de pesquisa Bibliografia: Livros de metodologia científica Sugestões :Vergara; Lakatos e Gil. Além disso,

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA: a escolha do tema e a construção do problema

PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA: a escolha do tema e a construção do problema PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA: a escolha do tema e a construção do problema de pesquisa, temos que traçar um caminho a seguir durante a investigação. Realizar um estudo mais planejado dos aspectos que

Leia mais

Conceito de pesquisa

Conceito de pesquisa Conceito de pesquisa A pesquisa e uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de procedimentos científicos. Seus elementos são: 1. Problema ou dúvida 2. Metodo científico 3. Resposta

Leia mais

A Classificação da Pesquisa

A Classificação da Pesquisa A Classificação da Pesquisa Formas de Classificação da Pesquisa l I - Classificando as pesquisas com base em seus objetivos l II - Classificando as pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados

Leia mais

COMO DESENVOLVER UMA PESQUISA E COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA?

COMO DESENVOLVER UMA PESQUISA E COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA? COMO DESENVOLVER UMA PESQUISA E COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA? Conhecimento: Conhecimento: nada mais é que a apreensão da realidade, de forma real ou imaginada. Entendendo realidade como aquilo

Leia mais

08/05/2009. Cursos Superiores de. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa. Objetivos gerais e específicos

08/05/2009. Cursos Superiores de. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa. Objetivos gerais e específicos Faculdade INED Cursos Superiores de Tecnologia Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa Objetivos gerais e específicos Objetivo resultado a alcançar; Geral dá resposta ao problema; Específicos

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia do Trabalho Científico Metodologia do Trabalho Científico Diretrizes para elaboração de projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses Cassandra Ribeiro O. Silva, Dr.Eng. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Porque escrever

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Araranguá MÊS /ANO 2 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO...3 2- OBJETIVOS...4 3- JUSTIFICATIVA...5 4- REVISÃO TEÓRICA...6 5- METODOLOGIA...7 6- CRONOGRAMA...8 7- BIBLIOGRAFIA...9

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. FACULDADE (do aluno) CURSO. TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. FACULDADE (do aluno) CURSO. TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP FACULDADE (do aluno) CURSO TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR(ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO 200_ NOTA PRÉVIA

Leia mais

ANEXO II METODOLOGIA DA PESQUISA RELATÓRIO TÉCNICO CIENTÍFICO NBR 10719

ANEXO II METODOLOGIA DA PESQUISA RELATÓRIO TÉCNICO CIENTÍFICO NBR 10719 ANEXO II METODOLOGIA DA PESQUISA RELATÓRIO TÉCNICO CIENTÍFICO NBR 10719 Documento que relata formalmente os resultados ou progressos obtidos em investigação de pesquisa e desenvolvimento ou que descreve

Leia mais

Métodos qualitativos: Pesquisa-Ação

Métodos qualitativos: Pesquisa-Ação Métodos AULA 12 qualitativos: Pesquisa-Ação O que é a pesquisa-ação? É uma abordagem da pesquisa social aplicada na qual o pesquisador e o cliente colaboram no desenvolvimento de um diagnóstico e para

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS Unidade II ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profa. Eliane Gomes Rocha Pesquisa em Serviço Social As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço Social,

Leia mais

União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética. Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa

União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética. Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa Nova Mutum 2009 Nome dos acadêmicos em ordem alfabética Orientações

Leia mais

1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA 1.1 QUE É PESQUISA

1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA 1.1 QUE É PESQUISA 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA 1.1 QUE É PESQUISA Procedimento racional e sistemático que tem por objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. Requerida quando não se dispõe de informação

Leia mais

Projeto de Pesquisa. Profª Drª Lívia Haygert Pithan Supervisora do Setor de TCC da FADIR livia.pithan@pucrs.br

Projeto de Pesquisa. Profª Drª Lívia Haygert Pithan Supervisora do Setor de TCC da FADIR livia.pithan@pucrs.br PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE DIREITO Projeto de Pesquisa Profª Drª Lívia Haygert Pithan Supervisora do Setor de TCC da FADIR livia.pithan@pucrs.br 1 1. Definição Projeto

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO MATRÍCULA

TÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO MATRÍCULA CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO MATRÍCULA RIO DE JANEIRO MÊS - ANO NOME DO AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO PROJETO Projeto de Pesquisa apresentado ao orientador

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA. Nome do(s) autor(es)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA. Nome do(s) autor(es) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA Nome do(s) autor(es) TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO (SE HOUVE) LOCAL Ano 2 Nome do(s) autor(es) TÍTULO DO TRABALHO:

Leia mais

universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I

universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: a escolha do tema. Delimitação, justificativa e reflexões a cerca do tema.

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA EQE040 METODOLOGIA CIENTÍFICA www.liviajatoba.com/eqe040 Professora Livia Jatobá liviajatoba@eq.ufrj.br Aula 04: Desenvolvendo o problema científico. Metodologia e fases da pesquisa. 6 de abril de 2015

Leia mais

14 --------- Como redigir o projeto de pesquisa? 14. 1.2 Identificação

14 --------- Como redigir o projeto de pesquisa? 14. 1.2 Identificação 14 --------- Como redigir o projeto de pesquisa? 14. 1.2 Identificação Nesta primeira parte são apresentados os dados essenciais à identificação do projeto, quais sejam: a) título e subtítulo (se houver);

Leia mais

Etapas da Metodologia da Pesquisa Científica. Maria da Conceição Muniz Ribeiro Mestre em Enfermagem pela UERJ

Etapas da Metodologia da Pesquisa Científica. Maria da Conceição Muniz Ribeiro Mestre em Enfermagem pela UERJ Etapas da Metodologia da Pesquisa Científica Maria da Conceição Muniz Ribeiro Mestre em Enfermagem pela UERJ Metodologia da Pesquisa Cientifica Metodologia Como se procederá a pesquisa? Caminhos para se

Leia mais

D O N D O M Ê N I C O

D O N D O M Ê N I C O MODELO DE PROJETO DE PESQUISA Este modelo deve ser utilizado nas Disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico, Orientação de TCC e demais disciplinas que assim o exigirem. Consta de capa, folha de

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

RESUMO RESENHA E RIO. LIP - Profa. KATIUSCIA

RESUMO RESENHA E RIO. LIP - Profa. KATIUSCIA RESUMO RESENHA E RELATÓRIO RIO LIP - Profa. KATIUSCIA QUANDO SE FALA EM PESQUISA, TRABALHO, O QUE VOCÊ PENSA??? Grupo de 4 pessoas Tempo: alguns dias para a elaboração 15 minutos apresentação (cada grupo)

Leia mais

COMO AVALIAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO AVALIAR UM ARTIGO CIENTÍFICO COMO AVALIAR UM ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas

Leia mais

Preparação do Trabalho de Pesquisa

Preparação do Trabalho de Pesquisa Preparação do Trabalho de Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Pesquisa Bibliográfica Etapas do Trabalho de Pesquisa

Leia mais

Tópicos Abordados. Pesquisa de Mercado. Aula 1. Contextualização

Tópicos Abordados. Pesquisa de Mercado. Aula 1. Contextualização Pesquisa de Mercado Aula 1 Prof. Me. Ricieri Garbelini Tópicos Abordados 1. Identificação do problema ou situação 2. Construção de hipóteses ou determinação dos objetivos 3. Tipos de pesquisa 4. Métodos

Leia mais

Anexos: A Estrutura padrão de um TCC B Capa do TCC C Folha de Rosto D Ficha catalográfica H Relatório de Acompanhamento Mensal J Ficha de Inscrição

Anexos: A Estrutura padrão de um TCC B Capa do TCC C Folha de Rosto D Ficha catalográfica H Relatório de Acompanhamento Mensal J Ficha de Inscrição Anexos: A Estrutura padrão de um TCC B Capa do TCC C Folha de Rosto D Ficha catalográfica H Relatório de Acompanhamento Mensal J Ficha de Inscrição de TCC na Secretaria da FTT 2 Anexo A - Estrutura Padrão

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA Atenção! Os

Leia mais

Pré-texto. Texto. Pós-texto. Estrutura do Trabalho Final de Curso. A estrutura do Trabalho Final de Curso compreende: pré-texto, texto e pós-texto.

Pré-texto. Texto. Pós-texto. Estrutura do Trabalho Final de Curso. A estrutura do Trabalho Final de Curso compreende: pré-texto, texto e pós-texto. Estrutura do Trabalho Final de Curso A estrutura do Trabalho Final de Curso compreende: pré-texto, texto e pós-texto. Pré-texto Capa Folha de Rosto Dedicatória Agradecimentos Epígrafe Resumo Sumário Texto

Leia mais

Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. Weverton Santos de Jesus João Paulo Mendonça Lima

Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. Weverton Santos de Jesus João Paulo Mendonça Lima Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA META Apresentar e descrever a construção de um projeto de pesquisa e seus elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais; OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS

TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS Projeto de Trabalho de Curso apresentado em cumprimento parcial às exigências do Curso de da Universidade Estadual

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS CIENTÍFICOS

PROCEDIMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS CIENTÍFICOS PROCEDIMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS CIENTÍFICOS Procedimentos para utilização na disciplina de Prática Profissional I Este documento é parte integrante das Normas Técnicas para Elaboração de Trabalhos

Leia mais

Etapas de um Projeto de Pesquisa. Robledo Lima Gil

Etapas de um Projeto de Pesquisa. Robledo Lima Gil Etapas de um Projeto de Pesquisa Robledo Lima Gil Etapas... Escolha do tema Formulação do problema 1) Introdução; 2) Revisão de literatura (Referenciais teóricos); 3) Justificativa; 4) Objetivos (geral

Leia mais

UNIVERSIDADE IGUAÇU FACUDADE DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UNIVERSIDADE IGUAÇU FACUDADE DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIVERSIDADE IGUAÇU FACUDADE DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA FILOMENA MARIA RATES SOARES VITOR TENÓRIO NOVA

Leia mais

ELEMENTOS DO PROJETO DE PESQUISA ROTEIRO DO PROJETO

ELEMENTOS DO PROJETO DE PESQUISA ROTEIRO DO PROJETO ELEMENTOS DO PROJETO DE PESQUISA ELEMENTO EXTERNO Capa (seguir modelo em anexo); ELEMENTOS INTERNOS PRÉ-TEXTUAIS Folha de rosto e sumário (seguir modelo em anexo); TEXTUAIS itens 1 a 8 do roteiro do projeto

Leia mais

AUTOR DO TRABALHO UNIVERSIDADE CUIABÁ - MT 20XX

AUTOR DO TRABALHO UNIVERSIDADE CUIABÁ - MT 20XX PROJETO DE PESQUISA É uma das etapas componentes do processo de elaboração, execução e apresentação da pesquisa. Todavia, antes de redigir o projeto, alguns passos devem ser dados: - precisam ser realizados

Leia mais

ORIENTAÇÕES AOS ACADÊMICOS BOLSISTAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA SMS/RJ

ORIENTAÇÕES AOS ACADÊMICOS BOLSISTAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA SMS/RJ ORIENTAÇÕES AOS ACADÊMICOS BOLSISTAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA SMS/RJ OBSERVAÇÕES Todos os estagiários deverão elaborar trabalho de conclusão de estágio (edital processo seletivo da SMS),

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA E SUA APLICAÇÃO

O PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA E SUA APLICAÇÃO O PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA E SUA APLICAÇÃO Objetivos: Apresentar a estrutura básica de um projeto de pesquisa com vistas a sua elaboração FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA

Leia mais

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO OSWALDO CRUZ

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO OSWALDO CRUZ Introdução Quando se pretende elaborar um trabalho acadêmico e sua respectiva comunicação científica, é necessário que se faça inicialmente um planejamento, no qual devem constar os itens que permitirão

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ Elaboração e Leitura crítica de artigos científicos www.contemporaneo.com.br Artigos científicos Seria correto se todos os artigos publicados fossem cientificamente

Leia mais

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Elaborado por Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Fernandes Um projeto de pesquisa consiste em um documento no qual

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA RESUMOS Definição: é a apresentação concisa e freqüentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância,

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO

ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO ESCOLHA DO TEMA - Seja cauteloso na escolha do tema a ser investigado. Opte por um tema inserido no conteúdo programático da disciplina pela qual teve a maior aptidão

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO O Curso Técnico em Segurança do Trabalho estabelece em seu Plano Pedagógico de Curso a realização do Estágio Curricular

Leia mais

Índice. Grupo 6.3 - Módulo 13

Índice. Grupo 6.3 - Módulo 13 GRUPO 6.3 MÓDULO 13 Índice 1. Definição dos Instrumentos de Pesquisa...3 2. Critérios para Elaboração e Realização da Entrevista...3 3. A Internet como Ferramenta de Pesquisa...4 4. Coleta e Seleção de

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso Desenvolvimento do Projeto Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Tópicos da Aula 8ºe9ºPeríodos Introdução; Normas gerais

Leia mais

TÉCNICAS DE PESQUISA. Profa. Esp. Tiago S. de Oliveira

TÉCNICAS DE PESQUISA. Profa. Esp. Tiago S. de Oliveira TÉCNICAS DE PESQUISA Profa. Esp. Tiago S. de Oliveira TÉCNICAS DE PESQUISA Existem algumas técnicas de pesquisa que podem ser utilizadas pelo pesquisador no desenvolvimento do trabalho científico. Estas

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS E SUBPROJETOS DE PESQUISA

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS E SUBPROJETOS DE PESQUISA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS E SUBPROJETOS DE PESQUISA O projeto deve, OBRIGATORIAMENTE, ser elaborado pelo Coordenador do Projeto (titulação mínima Mestre PBIC/UniEVANGÉLICA; titulação mínima Doutor

Leia mais

Orientações para a elaboração dos projetos de pesquisa (Iniciação científica)

Orientações para a elaboração dos projetos de pesquisa (Iniciação científica) GRUPO PAIDÉIA FE/UNICAMP Linha: Episteduc Coordenador: Prof. Dr. Silvio Sánchez Gamboa Orientações para a elaboração dos projetos de pesquisa (Iniciação científica) Os projetos de pesquisa se caracterizam

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ CAMPUS CENTRO OESTE DONA LINDU GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ DIVINÓPOLIS MG 2009 O Trabalho de

Leia mais

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO RIO BRANCO Ano AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO Pré-Projeto de Pesquisa apresentado como exigência no processo de seleção

Leia mais

Normas para Redação da Dissertação/Tese

Normas para Redação da Dissertação/Tese Normas para Redação da Dissertação/Tese Estrutura A estrutura de uma dissertação, tese ou monografia compreende três partes fundamentais, de acordo com a ABNT (NBR 14724): elementos prétextuais, elementos

Leia mais

PROJETO DE PEQUISA CURSO: BACHAREL EM TEOLOGIA

PROJETO DE PEQUISA CURSO: BACHAREL EM TEOLOGIA PROJETO DE PEQUISA CURSO: BACHAREL EM TEOLOGIA Aluno : Período : Professor : Proposta para Orientação 1ª Opção : 2ª Opção : 3ª Opção : Aprovado em / / Assinatura Professor 1. AREA : Área do conhecimento

Leia mais

Metodologia da Pesquisa

Metodologia da Pesquisa Metodologia da Pesquisa Projeto de Pesquisa Rui Rossi dos Santos ruirossi@ruirossi.pro.br Mediador: Rui Rossi dos Santos Slide 1 o Projeto Plano para realizar um ato Definições o Pesquisa Ação ou efeito

Leia mais

Projeto de Intervenção do PROVAB ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO NO MODELO PADRÃO

Projeto de Intervenção do PROVAB ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO NO MODELO PADRÃO Projeto de Intervenção do PROVAB ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO NO MODELO PADRÃO Brasília Setembro de 2014 APRESENTAÇÃO Na perspectiva de formação e avaliação do profissional participante do Programa de Valorização

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ Faculdade de Jussara FAJ Curso de Direito Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ Jussara 2013 APRESENTAÇÃO Este manual

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO RESUMO. Palavras-chave: Artigo Científico. Normalização. NBR 6022/03.

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO RESUMO. Palavras-chave: Artigo Científico. Normalização. NBR 6022/03. ARTIGO CIENTÍFICO Texto com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados de diversas áreas do conhecimento (ABNT/NBR 6022:2003). 2.1.1 Modelo de artigo COMO

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - O presente regulamento tem por finalidade estatuir a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso

Leia mais

Métodos e Instrumentos de Pesquisa

Métodos e Instrumentos de Pesquisa Métodos e Instrumentos de Pesquisa Prof. Ms. Franco Noce fnoce2000@yahoo.com.br MÉTODO E INSTRUMENTOS DE PESQUISA Entrevista Questionários Técnicas de Observação Sociometria Estudos de Caso Testes cognitivos

Leia mais

1. Escolha do Tema. 2. Formulação do Problema. 1 Escolha do Tema II. PLANEJAMENTO DA PESQUISA

1. Escolha do Tema. 2. Formulação do Problema. 1 Escolha do Tema II. PLANEJAMENTO DA PESQUISA II. PLANEJAMENTO DA PESQUISA 1. Escolha do tema 2. Formulação do problema 3. Justificativa 4. Determinação dos objetivos 5. Referencial teórico 6. Referências 1 Escolha do Tema 1. Escolha do Tema Nesta

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS PROFA. ENIMAR JERÔNIMO WENDHAUSEN

CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS PROFA. ENIMAR JERÔNIMO WENDHAUSEN CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS PROFA. ENIMAR JERÔNIMO WENDHAUSEN Serão destacadas as pesquisas quanto a sua natureza, objetivos e procedimentos. Quanto aos procedimentos de pesquisa, serão observadas nesta

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DA REGIÃO DOS LAGOS FACULDADE DA REGIÃO DOS LAGOS INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS ECONÔMICAS MANUAL DE PROJETO DE PESQUISA

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DA REGIÃO DOS LAGOS FACULDADE DA REGIÃO DOS LAGOS INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS ECONÔMICAS MANUAL DE PROJETO DE PESQUISA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DA REGIÃO DOS LAGOS FACULDADE DA REGIÃO DOS LAGOS INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS ECONÔMICAS MANUAL DE PROJETO DE PESQUISA 2014 FACULDADE DA REGIÃO DOS LAGOS NOME COMPLETO TÍTULO

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ Projeto de Pesquisa PROJETO DE PESQUISA Em uma pesquisa, nada se faz ao acaso. Tudo é previsto no PROJETO DE PESQUISA deve ser detalhado e apresentar rigor

Leia mais

Metodologia Científica Aula 1. Prof.ª Ma. Ana Paula Diniz E-mail: anapauladinizb@hotmail.com

Metodologia Científica Aula 1. Prof.ª Ma. Ana Paula Diniz E-mail: anapauladinizb@hotmail.com Metodologia Científica Aula 1 Prof.ª Ma. Ana Paula Diniz E-mail: anapauladinizb@hotmail.com Bibliografia: http://pesquisaemeducacaoufrgs.pbworks. com/w/file/fetch/64878127/willian%20cost a%20rodrigues_metodologia_cientifica

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO [colocar o título em caixa alta, Arial 14, centralizado, em negrito]

TÍTULO DO PROJETO [colocar o título em caixa alta, Arial 14, centralizado, em negrito] UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE PEDAGOGIA [Arial 12] NOME COMPLETO DO ALUNO [obs: nome completo em caixa alta, centralizado, sem negrito, Arial 12]

Leia mais

Índice. 1. A Pesquisa Quantitativa...3 2. A Produção Científica nas Diversas Áreas do Conhecimento...3

Índice. 1. A Pesquisa Quantitativa...3 2. A Produção Científica nas Diversas Áreas do Conhecimento...3 GRUPO 6.3 MÓDULO 17 Índice 1. A Pesquisa Quantitativa...3 2. A Produção Científica nas Diversas Áreas do Conhecimento...3 2.1. A Produção Científica... 3 2.2. Divulgação Científica... 3 2.3. Comunicação

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL 1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL DIRETRIZES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA I E II Considerando os problemas

Leia mais

As pesquisas podem ser agrupadas de acordo com diferentes critérios e nomenclaturas. Por exemplo, elas podem ser classificadas de acordo com:

As pesquisas podem ser agrupadas de acordo com diferentes critérios e nomenclaturas. Por exemplo, elas podem ser classificadas de acordo com: 1 Metodologia da Pesquisa Científica Aula 4: Tipos de pesquisa Podemos classificar os vários tipos de pesquisa em função das diferentes maneiras pelo qual interpretamos os resultados alcançados. Essa diversidade

Leia mais

MODELO BÁSICO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO BÁSICO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO BÁSICO DE PROJETO DE PESQUISA 2 CAPA 3 cm CENTRO UNIVERSITÁRIO CÂNDIDO RONDON - UNIRONDON NOME DO ALUNO (Centralizado e em letras maiúsculas) PROJETO DE MONOGRAFIA APLICABILIDADE DA TEORIA DOS FATOS

Leia mais

Redação do Trabalho de Conclusão

Redação do Trabalho de Conclusão Redação do Trabalho de Conclusão Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Estrutura de Trabalho Acadêmico Elementos pré

Leia mais

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Neste ano o processo seletivo será realizado por meio de um sistema

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES 1/6 A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Definir o que é pesquisa; mostrar as formas clássicas de classificação das pesquisas; identificar as etapas de um planejamento de pesquisa. INTRODUÇÃO O que é pesquisa?

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA DEFESA DO PROJETO DE DISSERTAÇÃO

ORIENTAÇÃO PARA DEFESA DO PROJETO DE DISSERTAÇÃO ORIENTAÇÃO PARA DEFESA DO PROJETO DE DISSERTAÇÃO Orientações para elaboração e defesa do projeto O projeto de pesquisa será apresentado na disciplina de Seminário II, no seguinte formato: O projeto deverá

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Setor de Educação Curso de Pedagogia

Universidade Federal do Paraná Setor de Educação Curso de Pedagogia Carta aos Professores Caro/a professor/a: Agradecemos muito sua contribuição e disposição para as orientações do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Pedagogia da UFPR. Assim, apresentamos,

Leia mais

Guia básico para a elaboração do projeto de pesquisa

Guia básico para a elaboração do projeto de pesquisa Guia básico para a elaboração do projeto de pesquisa Alcenir Soares dos Reis Maria Guiomar da Cunha Frota A elaboração de um projeto de pesquisa indica para o pesquisador (ou para as instituições às quais

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA A elaboração da monografia deve ter como referência a ABNT NBR 14724/ 2006, a qual destaca que um trabalho acadêmico compreende elementos pré-textuais,

Leia mais

TGI CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (CB-CCBS) PROJETO DE PESQUISA

TGI CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (CB-CCBS) PROJETO DE PESQUISA PROJETO DE PESQUISA 1. Introdução Quando se pretende elaborar um trabalho acadêmico e sua respectiva comunicação científica, é necessário que se faça inicialmente um planejamento, no qual devem constar

Leia mais