AUDITORIA INTERNA: FERRAMENTA DE CONTROLE PARA AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AUDITORIA INTERNA: FERRAMENTA DE CONTROLE PARA AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 1"

Transcrição

1 AUDITORIA INTERNA: FERRAMENTA DE CONTROLE PARA AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 1 Keli Cristina Vieira 2 Raquel Alves Texeira 3 RESUMO: Este trabalho de abordagem bibliográfica e pessoal objetivou verificar a importância da auditoria interna para as instituições financeiras, e para isso foi dividida em duas fases. Na primeira fase foi feita uma descrição sobre auditoria interna e controles internos por meio do estudo de vários autores e na segunda foram elencados os riscos aos quais as instituições estão expostas e como a auditoria interna age para minimizá-los. PALAVRA-CHAVE: Auditoria interna, Controles internos, Riscos. ABSTRACT: This work of literature and personal approach aimed to verify the importance of internal audit for financial institutions, and it was divided into two phases. In the first phase was made a description of internal audit and internal controls through the study of various authors were listed in the second and the risks to which institutions are exposed and how the internal audit acts to minimize them. KEYWORD: Internal Audit, Internal Controls, Risk. 1 INTRODUÇÃO Atualmente, gerir uma organização exige conhecimentos, habilidades, competências, estratégias e principalmente métodos que possibilitem um suporte eficaz ao processo de decisão. A auditoria interna é uma das principais ferramentas de que dispõe os gestores de uma instituição financeira para fazer com que os esforços sejam plenamente produtivos. É junto à ela que a alta direção da instituição financeira buscará orientações, a fim de definir os rumos a serem seguidos pela organização. É também da área de auditoria interna que se espera surgirem iniciativas que estreitem o acompanhamento dos controles organizacionais em todas as dimensões, no sentido de que esses possam proporcionar decisões úteis para o processo de gestão, ou seja, espera-se da área de auditoria interna uma postura de controle e monitoramento para que possa subsidiar as 1 Artigo Científico elaborado a partir do Manual de artigo cientifico do Athenas Grupo Educacional e das Normas da ABNT solicitado no curso de pós-graduação em Auditoria Financeira e Pública. 2 Graduada em Administração, pela Faculdade de Rolim de Moura (FAROL). 3 Raquel Alves Texeira, gerente de contas do Banco do Brasil, pós-graduada em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Paulo (FSP).

2 2 decisões dos gestores e resguardar os interesses dos investidores da instituição financeira ou daqueles que a representem. Este trabalho objetivou verificar a importância da auditoria interna para as instituições financeiras, o mesmo possui relevância tanto para o meio acadêmico como para as instituições financeiras, pois a auditoria interna pode ser utilizada como ferramenta de gestão que possui importante papel para os administradores. 2 A AUDITORIA Em um mundo globalizado, a competição faz parte da vida das organizações, o que passou a exigir uma contínua necessidade de se tomar decisões acertadas e cada vez mais rápidas. Fatores econômicos não são as únicas preocupações das empresas no mercado atual, nos últimos anos dificuldades na gestão corporativa e controle financeiro emergiram como problemas cruciais para a economia mundial. A origem da palavra auditoria vem do latim auditore que significa aquele que ouve, ouvidor. A história da auditoria nasceu em épocas remotas e evoluiu com o avanço da civilização, na medida em que surgia a necessidade de verificação da fidelidade da gestão sobre a propriedade. Conforme a obra de Boynton et al (2002, p. 34), auditoria começa em época tão remota quanto a contabilidade. Com o passar do tempo, o conceito de auditoria tem evoluído, refletindo não só as mutações necessárias para o desenvolvimento das organizações, mas também com objetivos cada vez mais abrangentes em todas as áreas da empresa. No princípio a auditoria consistia de exames meticulosos e detalhista dos registros contábeis objetivando determinar se as transações estavam lançadas na conta certa e no valor exato. Primordialmente visava descobrir erros e fraudes causadas por funcionários ou terceiros (COOK e WINKLER, 1983). Boynton et al. (2002, p.35), afirmam que o foco dessas auditorias iniciais era encontrar erros em balanços e bloquear o crescimento de fraudes associadas com o aprofundamento do fenômeno de administradores profissionais versus proprietários ausentes. Logo depois da revolução industrial, devido à complexidade dos negócios e o acelerado crescimento das empresas, a auditoria começou a enveredar, também, por outros domínios, assumindo formas específicas. Franco e Marra (2001, p. 68) se referem aos acontecimentos abaixo, como aqueles que marcaram a evolução da auditoria:

3 3 Controle dos gastos públicos. Aparecimento de grandes organizações internacionais. Complexidade dos negócios. Prática financeira impulsionadora do desenvolvimento da economia de mercado. Necessidade de informações contábeis verídicas. Complexidade dos sistemas contábeis. Desenvolvimento e implementação de sistemas de controle interno. 2.1 Tipos de auditoria Para a classificação de auditoria são utilizados diversos critérios que visam atender quer ao objetivo traçado, quer à sua amplitude, à sua freqüência, ao seu período temporal, à sua obrigatoriedade ou ainda ao sujeito que as realiza. De acordo com Sá (2002, p. 37), quanto ao processo indagativo, existem dois tipos de auditoria: auditoria geral, sintética ou de balanços e auditoria detalhada ou analítica. Segundo esse autor quanto ao período temporal as auditorias podem classificar-se em auditoria contínua ou de acompanhamento e auditoria periódica. No que diz respeito à forma de intervenção, auditoria pode ser interna quando a verificação dos fatos é realizada por funcionários da própria empresa ou externa, no caso em que essa for verificação dos fatos e levada a efeito por profissional liberal ou independente. Quanto à natureza, a auditoria pode ser normal com objetivos regulares de comprovação, sem finalidades isoladas ou específicas ; e auditoria especial, aquela que se realiza motivada por inquéritos administrativos ou políticos, aquisição de controles acionários, intenção de associações, suspeita de desfalques, etc. (Sá, 2002, p.41). De acordo com o limite, pode ser total auditoria que objetiva atingir todo o patrimônio, sem esquecer nenhum de seus componentes; e auditoria parcial quando o exame se situa em apenas alguns pontos, seguindo critérios de amostragem. Assim pode-se concluir que exitem várias classificações de auditoria, variando de acordo com o critério utilizado. Conforme o autor, essas classificações são aquelas aceitas pela maioria dos estudiosos do assunto. 2.2 Conceito de auditoria interna

4 4 Segundo Almeida (2003, p. 29), o auditor externo, além de sua opinião ou parecer sobre as demonstrações contábeis, passou a emitir um relatório comentário, no qual apresentava sugestões para solucionar os problemas da empresa, que chegaram a seu conhecimento no curso de seu trabalho de auditoria. Entretanto o auditor externo passava um período de tempo muito curto na empresa e seu trabalho estava totalmente direcionado para o exame das demonstrações contábeis. Para atender à administração da empresa, seria necessária uma auditoria mais periódica, com maior grau de profundidade e visando também à outras áreas não relacionadas com a contabilidade. Portanto, surgiu o auditor interno como uma ramificação da profissão de auditor externo e, consequentemente, de contador. O auditor interno é um empregado da instituição financeira e, dentro de uma organização, ele não deve estar subordinado àquele cujo trabalho examina. A função auditoria é um meio para medir custos e proveitos a fim de que a função liderança possa validar a sua estratégia. Os auditores garantem que a organização consiga os seus objetivos internos de custo, produtividade, qualidade, consistência e etc. Os auditores garantem também que a organização atinja os seus objetivos externos de satisfazer as necessidades dos clientes, mercado etc. (ALMEIDA, 2003). O papel da auditoria interna, o de minimizar os riscos, já está reconhecido, segundo normas do IIA (Institute of Internal Auditors) entidade internacional dedicada ao desenvolvimento profissional contínuo do auditor interno e da profissão de auditoria interna (2120.AI): A atividade de auditoria interna deve avaliar as exposições a riscos relacionadas à governança, às operações e aos sistemas de informação da organização, em relação à: Confiabilidade e integridade das informações financeiras e operacionais; Eficácia e eficiência das operações e programas; Salvaguarda dos ativos; Conformidade com leis, regulamentos, políticas procedimentos e contratos; O fato de o auditor interno ser, na maioria dos casos, um funcionário da organização e que este tem, por objetivo de trabalho, processos, produtos ou sistemas que estão sob responsabilidades de pessoas que são seus pares na organização, no sentido do empenho pelo atingimento dos objetivos comuns, propicia um ambiente de cooperação.

5 5 Contudo esse ambiente de cooperação não pode motivar comportamento no auditor que provoque falhas na aplicação das técnicas de auditoria, de omissão na comunicação dos achados de auditoria ou de qualquer outra medida que não seja a de evidenciar e comunicar à alta administração sobre as falhas, fragilidades, e fraudes eventualmente detectadas no trabalho de auditoria. Por fim, Franco e Marra, explicam que: A auditoria interna é aquela exercida por funcionário da própria empresa, em caráter permanente. Apesar de seu vinculo à empresa, o auditor interno deve exercer sua função com absoluta independência profissional, preenchendo todas as condições necessárias ao auditor externo, mas também exigindo da empresa o cumprimento daquelas que lhe cabem. Ele deve exercer sua função com total obediência às normas de auditoria é o vinculo de emprego não lhe deve tirar a independência profissional, pois sua subordinação à administração da empresa deve ser apenas sob o aspecto funcional. (FRANCO;MARRA, 2001) O papel da auditoria interna evoluiu em razão do novo ambiente, com novos riscos que estão surgindo e novas demandas de governança corporativa, ambientes mais dinâmicos têm surgido criando oportunidade para a auditoria interna demonstrar e agregar valor à organização. O gerenciamento desses riscos corporativos tornou-se uma preocupação prioritária de todos os gestores das organizações. Nesse contexto a auditoria interna se apresenta com a função de conhecer e controlar os riscos aos quais as empresas estão sujeita e de assegurar a existência de controles internos eficientes, aliados à postura ética. 2.3 Fases da auditoria O desenvolvimento de uma auditoria está dividido em três fases: planejamento, execução e conclusão. A fase do planejamento, segundo Attie (1986, p. 246) consiste na determinação antecipada de quais procedimentos serão aplicados, bem como a sua extensão e distribuição no tempo e escolha dos auditores que executarão o trabalho. O planejamento da auditoria ajuda a cumprir os seguintes objetivos: Garantir que o auditor concentre os seus esforços em áreas importantes da auditoria. Identificar potenciais problemas. Completar rapidamente o trabalho. Distribuir e coordenar o trabalho entre os assistentes e outros auditores e especialistas.

6 6 A fase de execução do trabalho compreende o conhecimento e a documentação, em papéis de trabalho, dos procedimentos definidos e contato direto pessoal com as áreas responsáveis. Attie (1986, p. 256), afirma que, nesta fase determinadas palavras e perguntas fazem parte do ritual de auditoria e auxiliam em substância a encontrar os caminhos na busca de soluções e fundamentos. São elas: por que, onde, quando e como. Ao executar o trabalho, o auditor executou todos os seus conhecimentos e o planejamento para acumular, classificar e avaliar informações, com o objetivo de capacita-lo a formar opinião, por meio da coleta, organização e análise de dados e registros. A conclusão, última fase do trabalho, deve espelhar com o máximo rigor o resultado de todas as ações do controle, contendo todo tipo de anotações que o auditor julgar relevantes, com as evidências de auditoria recolhidas e documentadas (AUDIBRA, 1991). Todas essas informações constituem os papéis de trabalho que correspondem a uma descrição das constatações do auditor, em cumprimento às instruções do programa de auditoria. Nesta fase, o auditor, com base nos papéis de trabalho, deve emitir o relatório de auditoria que constitui o produto final de seu trabalho que é levado à administração, onde são mostradas suas idéias, pontos de vista, recomendações e conclusões. 3 O CONTROLE INTERNO O ato de controlar está intrinsecamente ligado à sobrevivência de civilizações, espécies, pessoas e organizações. Para Chiavenato (2010, p.512) o controle é algo universal: todas as atividades humanas quaisquer que sejam sempre fazem uso do controle, consciente ou inconsciente. Segundo Sá (2002, p. 106), controle interno pode ser definido como: O controle interno é formado pelo plano de organização e de todos os métodos e procedimentos adotados internamente pela empresa para proteger seus ativos, controlar a validade dos dados fornecidos pela contabilidade, ampliar a eficácia e assegurar a boa aplicação das instruções da direção. Com a globalização da economia, o mundo empresarial brasileiro passou a dar maior relevância à implantação de Sistemas de Controles internos para se protegerem dos riscos presentes em outras economias. No âmbito empresarial, controlar significa tomar decisões

7 7 com foco nos objetivos, informando ao sistema os ajustes que precisam ser feitos para que os resultados esperados sejam alcançados. Nesse contexto, controle é um processo complementar aos processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação integrantes da função administrativa (Maximiliano, 2004). Controlar é portanto, vital para as organizações, pois assegura que suas atividades estejam em conformidade com aquilo que foi planejado para garantir sua permanência no mercado. Segundo Chiavenato (2010, p. 15), as quatro funções: planejamento, organização, direção e controle formam o processo administrativo. Portanto para assegurar o atingimento de seus objetivos, num cenário de rápidas mudanças, rupturas, descontinuidades e incertezas, as organizações recorrem aos controles internos. Nakano (2009) compreende Controles Internos como um processo que envolve desde o conselho de administração, a administração e todas as demais pessoas da organização e que é desenhado para fornecer segurança razoável quanto à consecução de objetivos nas seguintes categorias: confiabilidade de informações financeiras; obediência (compliance) às leis e regulamentos; eficácia e eficiência de operações. Os controles internos envolvem todas as atividades e rotinas, de natureza contábil e administrativa, com o intuito de minimizar os riscos inerentes aos processos, produtos, serviços, sistemas, visando agregar valor aos negócios da empresa. Os objetivos do controle interno devem estar diretamente ligados aos interesses de organização para que realmente as políticas implantadas e objetivos almejados se realizem. De acordo com Attie (1986, p.204), como regra geral, o controle interno tem quatro objetivos básicos: Salvaguarda dos interesses da empresa. Precisão e confiabilidade dos informes e relatórios contábeis, financeiros e operacionais. O estímulo à eficiência operacional. Aderência às políticas existentes. 3.1 COMPONENTES DE CONTROLES INTERNOS

8 8 internos: Segundo Boynton et al (2002, p. 321), são cinco os componentes de controles Ambiente de controle representa o alicerce dos demais componentes, disciplinandoos e estruturando-os. Avaliação de risco identificação e análise dos riscos relevantes para a consecução dos objetivos da entidade; forma a base para a determinação de como os riscos devem ser administrados. Atividades de controle políticas e procedimentos que ajudam a assegurar que as diretrizes da administração estejam sendo seguidas. Informação e comunicação identificação captura e troca de informações sob forma e em época tais que permitam que as pessoas cumpram suas responsabilidades. Monitoração processo que avalia a qualidade do desempenho dos controles internos. 3.2 LIMITAÇÕES DOS CONTROLES INTERNOS Em Boyton et al (2002, p. 322), as controles internos podem fornecer apenas segurança razoável para a administração e para o conselho de administração quanto ao atingimento dos objetivos da empresa, para tanto foram identificadas algumas limitações dos controles internos: Erros de julgamento ocasionalmente, administração ou outra pessoa pode fazer julgamento pobre ou tomar outra decisão. Falhas podem ocorrer quando pessoas não entendem as instruções corretamente, ou cometem erros por falta de cuidado, distração ou cansaço. Conluio indivíduos que agem conjuntamente com outros empregados com objetivo de perpetrar e esconder falhas. Atropelamento pela administração transgredir procedimentos ou políticas estabelecidas com objetivos ilegítimos. Custos versus benefícios os custos dos controles internos não devem ser superiores aos seus benefícios.

9 9 4 RISCOS INERENTES À ATIVIDADE BANCÁRIA As instituições financeiras estão expostas à vários riscos, diante disso, vêem-se obrigadas a manter equipes de auditores preparados para verificar a correta aplicação dos procedimentos e apontar as possíveis falhas. Para que a instituição financeira atinja seus objetivos é necessária a identificação de todos os riscos que ameaçam seu ramo de atividade. Em setembro de 1998, o Banco Central do Brasil (BACEN), tornou pública a resolução 2554/1998, onde criou-se a obrigatoriedade da manutenção de um sistema de controles internos, conforme segue em seu artigo 1º: Art.1º Determinar às instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil a implantação e a implementação de controles internos voltados para as atividades por elas desenvolvidas, seus sistemas de informações financeiras, operacionais e gerenciais e o cumprimento das normas legais e regulamentares a elas aplicáveis. Parágrafo 1º Os controles internos, independentemente do porte da instituição, devem ser efetivos e consistentes com a natureza, complexidade e risco das operações por ela realizadas. Parágrafo 2º São de responsabilidade da diretoria da instituição: I - a implantação e a implementação de uma estrutura de controles internos efetiva mediante a definição de atividades de controle para todos os níveis de negócios da instituição; II - o estabelecimento dos objetivos e procedimentos pertinentes aos mesmos; III - a verificação sistemática da adoção e do cumprimento dos procedimentos definidos em função do disposto no inciso II.. Todas as organizações possuem ameaças que podem prejudicar o atingimento dos seus objetivos, na atividade bancária não é diferente, o Comitê de Supervisão Bancária da Basiléia relacionou os riscos mais relevantes que serão aqui comentados. 4.1 Riscos de Crédito A concessão de empréstimo é a atividade básico de todos os bancos, todavia, antes da liberação dos valores, a instituição financeira deve avaliar a capacidade de pagamento dos tomadores, além disso, deve levar em conta que com o passar do tempo às condições financeiras mudam, o que apresenta maior instabilidade. Sérios problemas têm ocorrido com os bancos que não conseguem receber seus ativos, pois o risco de crédito deve ser medido à curto e à longo prazo.

10 Risco país e Risco de Transferência Esse risco está associado ao ambiente econômico, social, e político do país do tomador, é mais visível nos empréstimos ao governo estrangeiro já que tais operações são tipicamente garantidas. Há também o componente do risco país, o risco de transferência que surge quando as obrigações do tomador não são expressas em moeda local. 4.3 Risco de Mercado Uma modalidade específica do risco de mercado é o mercado de câmbio. Os bancos atuam como indutores do mercado de moeda estrangeira ao estabelecerem suas cotações junto aos clientes e ao assumirem posições abertas em moedas. Os riscos inerentes às operações de câmbio, particularmente na condução de posições abertas em moedas estrangeiras crescem durante o períodos de instabilidade das taxas de câmbio. 4.4 Risco da Taxa de Juros O risco da taxa de juros se refere à exposição da situação financeira de um banco à movimentos adversos da taxa de juros. Esse risco impacta os ganhos de um banco e o valor econômico de seus ativos, passivos, e instrumentos contábeis. 4.5 Risco de Liquidez O risco de liquidez em um banco decorre de sua incapacidade de promover reduções em seu passivo ou financiar acréscimos em seus ativos. Quando um banco apresenta liquidez inadequada, perde a capacidade de obter recursos, seja por meio de um aumento em seus exigíveis, seja pela pronta conversão de ativos custos razoáveis, afetando assim, sua rentabilidade. 4.6 Risco Operacional As modalidades de risco operacional podem acarretar perdas financeiras por meio de erros, fraudes ou deficiências no desempenho das atividades. Outras formas de risco

11 11 operacional incluem deficiências graves nos sistemas tecnológicos de informação ou eventos como incêndios ou desastres. 4,7 Risco Legal A legislação existente pode falhar na solução de questões legais envolvendo os bancos. Um processo judicial envolvendo um banco pode ter implicações em todo o segmento bancário e acarretar custos. Além disso, pode haver mudanças nas leis que afetam bancos ou outras empresas comerciais, os bancos são particularmente suscetíveis a riscos legais quando adotam novos tipos de transações ou quando o direito legal de uma contraparte não está estabelecido. 4.7 Risco de Reputação Os riscos de reputação se originam, entre outras causas de falhas operacionais e de deficiências no cumprimento de leis e regulamentos relevantes. Riscos de reputação são danosos ao banco, já que a natureza de seus negócios requer a manutenção da confiança de depositantes, de credores e do mercado em geral. 4.8 Auditoria interna como ferramenta de redução de riscos Diante do exposto ao longo deste estudo verificou-se que as instituições estão expostas à vários riscos tais como: riscos de crédito, risco país e risco de transferência, risco de mercado, risco da taxa de juros, risco de liquidez, operacional, legal e de reputação. A auditoria interna é indispensável para a redução dos riscos que envolvem a atividade bancária e para a sobrevivência das instituições financeiras, essa importância é destacada pelo BACEN e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O BACEN é a principal autoridade monetária do país e tem como objetivo garantir a estabilidade dos preços e definir as políticas monetárias, tais como a taxa de juros e câmbio, além das demais que regulamentam o sistema financeiro. A CVM a tem poderes para disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado.financeiro. Todas as instituições financeiras dispõem de áreas de auditoria interna, cujas funções são: auditar e verificar o cumprimento e aderência das diversas áreas aos normativos internos, à regulamentação definida pelo BACEN e pela CVM, à legislação vigente e a todas as

12 12 políticas e práticas administrativas definidas pela alta administração da instituição, garantindo a qualidade, continuidade dos negócios e da instituição. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS O objetivo geral deste estudo foi avaliar a importância da auditoria interna como ferramenta de controle para reduzir os riscos que ameaçam as instituições financeiras, e para isso, pesquisou-se a bibliografia pertinente ao tema. No contexto atual, as instituições financeiras encontram-se em constante desenvolvimento e as operações realizadas tornam-se cada vez mais complexas, então é de extrema necessidade o controle interno das atividades da organização. A auditoria interna é uma ferramenta de controle interno exigida pelo BACEN e pela CVM. A auditoria interna visa aumentar a credibilidade de uma instituição perante os seus stakeholders, e essa credibilidade ocorre fundamentalmente com base em eficazes controles internos. Além disso, a credibilidade proporcionada pela independência do auditor é um elemento propulsor para a boa manutenção e continuidade da instituição. A pesquisa bibliográfica demonstrou a importância da auditoria interna para que a instituição possa se adequar às boas práticas de governança corporativa mantendo uma posição confortável no mercado financeiro.

13 13 REFERÊNCIAS ALMEIDA, Marcelo Cavalcante. Auditoria um curso moderno e completo. 6. Ed. São Paulo: Atlas, ATTIE, Willian. Auditoria interna. 1ª ed. São Paulo: Atlas, AUDIBRA, Instituto dos Auditores Internos do Brasil. Procedimentos de auditoria interna Organização básica da auditoria interna. Rio de Janeiro: Gráfica Banco do Brasil, Banco Central do Brasil BACEN. Disponível em Acesso em 20 Novembro BOYNTON, William C.; JOHNSON, Raynond N.; KELL, Walter G. Auditoria. Tradução: José Evaristo dos Santos. São Paulo: Atlas, BRASIL. Resolução nº 2554, de 24 de dezembro de CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. São Paulo: Campus Elsevier, COOK, J. Willian; WINKLER, Gary M. Auditoria: filosofia e técnica. Tradução Sonia Schwartz. 1ª ed., 3ª tiragem São Paulo: Saraiva, FRANCO, Hilário; MARRA, Ernesto. Auditoria contábil. 4. Ed. São Paulo: Atlas, IIA Brasil Institute Internal Auditors, (2011). Definição de auditoria interna. Disponível em: Acesso em: 25 Novembro MAXIMIANO, A.C. A. Teoria Geral da Administração. Da revolução urbana à Revolução Digital. 4 ed. São Paulo: Atlas, NAKANO, V.M. COSO I: Estudo do processo de fiscalização de obras no TCU. Monografia Curso de especialização em auditoria interna e controle governamental Tribunal de contas da União, Câmaras dos Deputados, Advocacia Geral da União e Secretaria Federal de Controle Interno, Brasília, Sá, Antônio Lopes de. Curso de Auditoria. 10ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria

Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria i Professor Marcelo Aragão Trabalhos de outros auditores ou especialistas Complexidade das transações Volume das transações Áreas importantes

Leia mais

18/08/2015. Governança Corporativa e Regulamentações de Compliance. Gestão e Governança de TI. Governança Corporativa. Governança Corporativa

18/08/2015. Governança Corporativa e Regulamentações de Compliance. Gestão e Governança de TI. Governança Corporativa. Governança Corporativa Gestão e Governança de TI e Regulamentações de Compliance Prof. Marcel Santos Silva A consiste: No sistema pelo qual as sociedades são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo o relacionamento

Leia mais

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP Como desenvolver uma abordagem eficaz de gerenciamento de capital e um processo interno de avaliação da adequação de capital (ICAAP) A crise financeira de

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE GERÊNCIA DE CONTROLE DE TESOURARIA ANÁLISE DE RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG Belo Horizonte 01 de Julho de 2008 1 SUMÁRIO 1. Introdução...02

Leia mais

SUPERVISÃO COOPERATIVA Acompanhamento Indireto, acompanhamento dos planos, auditoria e comunicação

SUPERVISÃO COOPERATIVA Acompanhamento Indireto, acompanhamento dos planos, auditoria e comunicação SUPERVISÃO COOPERATIVA Acompanhamento Indireto, acompanhamento dos planos, auditoria e comunicação 1 Acompanhamento Indireto Tratamento das informações Análise intrínseca, evolutiva e comparativa Processos

Leia mais

Ferramentas computadorizadas para aprimoramento dos trabalhos de auditoria interna

Ferramentas computadorizadas para aprimoramento dos trabalhos de auditoria interna CHRISTIAN TERNES ARRIAL Ferramentas computadorizadas para aprimoramento dos trabalhos de auditoria interna Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação do Cefor como parte das exigências

Leia mais

Serviços de auditoria interna Uma abordagem moderna baseada em modelagem de risco para instituições financeiras

Serviços de auditoria interna Uma abordagem moderna baseada em modelagem de risco para instituições financeiras Serviços de auditoria interna Uma abordagem moderna baseada em modelagem de risco para instituições financeiras Nilson de Lima Barboza, MBA Valdir Jorge Mompean, MS, MBA Malcolm McLelland, Ph.D. 23 June

Leia mais

Serviços de auditoria interna Uma abordagem moderna baseada em modelagem de risco para instituições financeiras

Serviços de auditoria interna Uma abordagem moderna baseada em modelagem de risco para instituições financeiras Serviços de auditoria interna Uma abordagem moderna baseada em modelagem de risco para instituições financeiras Malcolm McLelland, Ph.D. Nilson de Lima Barboza, MBA Valdir Jorge Mompean, MS, MBA 16 October

Leia mais

Risco na medida certa

Risco na medida certa Risco na medida certa O mercado sinaliza a necessidade de estruturas mais robustas de gerenciamento dos fatores que André Coutinho, sócio da KPMG no Brasil na área de Risk & Compliance podem ameaçar a

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Julho 2015 SCOTIABANK BRASIL S/A BANCO MULTIPLO (SBB)

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Julho 2015 SCOTIABANK BRASIL S/A BANCO MULTIPLO (SBB) POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Julho 2015 SCOTIABANK BRASIL S/A BANCO MULTIPLO (SBB) Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) (Resumo) Índice I. Introdução 03 II. Objetivo

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE. Jackson

AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE. Jackson AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE 1 Jackson Auditoria É um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas, para permitir ao auditor emitir uma opinião sobre a razoabilidade das demonstrações contábeis

Leia mais

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios:

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: 1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: a) é elaborada por proposta da área de gestão de continuidade de negócios da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Sicoob

Leia mais

O CONTROLE INTERNO E A AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL: DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS

O CONTROLE INTERNO E A AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL: DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS O CONTROLE INTERNO E A AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL: DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS Wanderlei Pereira das Neves 1 Resumo Nosso trabalho visa a demonstrar que a auditoria interna governamental é o ápice da

Leia mais

1- ORIGEM DA AUDITORIA E CONCEITOS BÁSICOS

1- ORIGEM DA AUDITORIA E CONCEITOS BÁSICOS 1- ORIGEM DA AUDITORIA E CONCEITOS BÁSICOS 1.1- Desenvolvimento Histórico da Auditoria no Mundo e no Brasil Termo auditor origem latina (aquele que ouve), origem inglesa (aquele que examina. O surgimento

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração da NBC T 1 citada nesta Norma para NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL. RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.213/09 Aprova a NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e

Leia mais

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 INDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. Objetivo...2 2. Aplicação...2 3. implementação...2 4. Referência...2 5. Conceitos...2 6. Políticas...3

Leia mais

Política de Gestão de Riscos

Política de Gestão de Riscos Política de Gestão de Riscos 1 OBJETIVO Fornecer as diretrizes para a Gestão de Riscos da Fibria, assim como conceituar, detalhar e documentar as atividades a ela relacionadas. 2 ABRANGÊNCIA Abrange todas

Leia mais

AUDITORIA INTERNA DA ATLAS

AUDITORIA INTERNA DA ATLAS AUDITORIA INTERNA DA ATLAS A auditoria interna serve à administração como meio de identificação de que todos os processos internos e políticas definido pela ATLAS, assim como sistemas contábeis e de controle

Leia mais

REGIMENTO DA UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA DO IF SUDESTE DE MINAS GERAIS CAPÍTULO I

REGIMENTO DA UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA DO IF SUDESTE DE MINAS GERAIS CAPÍTULO I REGIMENTO DA UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA DO IF SUDESTE DE MINAS GERAIS CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art. 1º A Auditoria Interna do IF Sudeste de Minas Gerais, está vinculada ao Conselho Superior,

Leia mais

Levantamento do Perfil de Governança e Gestão de Pessoas da Administração Pública Federal

Levantamento do Perfil de Governança e Gestão de Pessoas da Administração Pública Federal Fórum Gestão de Pessoas Levantamento do Perfil de Governança e Gestão de Pessoas da Administração Pública Federal Fabiano Nijelschi G. Fernandes Auditor Federal de Controle Externo Secretaria de Fiscalização

Leia mais

Relatório de Acesso Público Gerenciamento de Capital 10/ 06 / 2015. Relatório de Acesso Público Gerenciamento de Capital

Relatório de Acesso Público Gerenciamento de Capital 10/ 06 / 2015. Relatório de Acesso Público Gerenciamento de Capital Relatório de Acesso Público Gerenciamento de Capital 1 Relatório de Acesso Público Gerenciamento de Capital 10/ 06 / 2015 Índice: 1. Objetivo... 3 2. Conceito/Definição... 3 3. Estrutura de Gerenciamento

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

Gerenciamento do Risco de Crédito

Gerenciamento do Risco de Crédito Gerenciamento do Risco de Crédito Documento TESTE INTRODUÇÃO O Conselho Monetário Nacional (CMN), por intermédio da Resolução no. 3.721 do Banco Central do Brasil (BACEN), determinou às instituições financeiras

Leia mais

IX Encontro de Auditores e Peritos do Espírito Santo Avaliação de Risco na análise dos Controles Internos Vitória, ES. 29/08/2014

IX Encontro de Auditores e Peritos do Espírito Santo Avaliação de Risco na análise dos Controles Internos Vitória, ES. 29/08/2014 IX Encontro de Auditores e Peritos do Espírito Santo Avaliação de Risco na análise dos Controles Internos Vitória, ES. 29/08/2014 Agenda Objetivos Termos de Referência Risco Objetivos do Auditor O Modelo

Leia mais

DECLARAÇÃO DE POSICIONAMENTO DO IIA: O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA

DECLARAÇÃO DE POSICIONAMENTO DO IIA: O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA Permissão obtida junto ao proprietário dos direitos autorais, The Institute of Internal Auditors, 247 Maitland Avenue, Altamonte Springs, Florida 32701-4201, USA, para publicar esta tradução, a qual reflete

Leia mais

Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015

Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015 Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015 1. OBJETIVO Esta política tem como objetivo estabelecer as diretrizes necessárias para o adequado gerenciamento

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

Mayalú Tameirão de Azevedo

Mayalú Tameirão de Azevedo Mayalú Tameirão de Azevedo A avaliação dos controles internos no âmbito das Auditorias de Natureza Operacional, realizadas pelo Tribunal de Contas da União, destacando a abordagem dos componentes do COSO

Leia mais

Western Asset Management Company Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Limitada. Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Western Asset Management Company Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Limitada. Política de Gerenciamento de Risco Operacional Western Asset Management Company Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Limitada Política de Gerenciamento de Risco Operacional Ratificada pela Reunião de Diretoria de 29 de abril de 2014 1 Introdução

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO Sistema de informações gerenciais Sistema de informações gerencial => conjunto de subsistemas de informações que processam dados e informações para fornecer

Leia mais

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade 3 Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Não existe um jeito único de se implementar um sistema da qualidade ISO 9001: 2000. No entanto, independentemente da maneira escolhida,

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Estrutura da Gestão de Risco Operacional

Estrutura da Gestão de Risco Operacional Conceito No Brasil a Resolução n.º 3380, emitida pelo BACEN em 29 de junho de 2006, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, definiu como: A possibilidade de ocorrência de

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

FONTE: Comissão de Estudos de Auditoria Interna do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul

FONTE: Comissão de Estudos de Auditoria Interna do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul AULA 02 Prof. Ailton Azevedo M. da Nóbrega Disciplina: AUDITORIA Turma: 6 CCN 2011.02 AUDITORIA INTERNA CONCEITO: É um controle gerencial que funciona por meio de medição e avaliação da eficiência e eficácia

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

Descrição da Estrutura de Gerenciamento 2015. - Risco de Mercado -

Descrição da Estrutura de Gerenciamento 2015. - Risco de Mercado - Descrição da Estrutura de Gerenciamento 2015 - Risco de Mercado - Sumário: 1. Introdução:... 3 2. Objetivo:... 3 3. Diretrizes de Gestão:... 3 4. Atribuições e Responsabilidades:... 4 Conselho de Administração:...

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS Versão : 31 de dezembro de 2008 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO...3 2. ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL...3

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

Controladoria Geral da União - Regional Santa Catarina

Controladoria Geral da União - Regional Santa Catarina PLANEJAMENTO DE AUDITORIA INTERNA PRÁTICA E OPERACIONALIZAÇÃO MARÇO/2013 SCI Sistema de Controle Interno Legislação Básica Conceitos e Princípios de CI Planejamento e Execução Técnicas de Controle Comunicação

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 30/10/2014 Sumário 1 Objetivo... 3 2 Conceitos... 3 3 Referências... 4 4 Princípios... 4 5 Diretrizes... 5 5.1 Identificação dos riscos...

Leia mais

A FUNÇÃO CONTROLE. Orientação do controle

A FUNÇÃO CONTROLE. Orientação do controle A FUNÇÃO CONTROLE O controle é a ultima função da administração a ser analisadas e diz respeito aos esforços exercidos para gerar e usar informações relativas a execução das atividades nas organizações

Leia mais

Sistema de Informações de Crédito do Banco Central Solidez para o Sistema Financeiro Nacional Facilidades para os tomadores de empréstimos

Sistema de Informações de Crédito do Banco Central Solidez para o Sistema Financeiro Nacional Facilidades para os tomadores de empréstimos Sistema de Informações de Crédito do Banco Central Solidez para o Sistema Financeiro Nacional Facilidades para os tomadores de empréstimos Transparência para a sociedade istema de Informações de Crédito

Leia mais

Curso de pós Graduação em Auditoria Fiscal e Contábil

Curso de pós Graduação em Auditoria Fiscal e Contábil IBRACON Instituto dos Auditores do Brasil 6 Regional UCS Universidade de Caxias do Sul -Campus Universitário de Bento Gonçalves Curso de pós Graduação em Auditoria Fiscal e Contábil Aula Inaugural tema:a

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

ANEXO 10 TDR AUDITORES

ANEXO 10 TDR AUDITORES ANEXO 10 TDR AUDITORES PROJETO DE SUSTENTABILIDADE HÍDRICA DE PERNAMBUCO PSHPE (N. DO EMPRÉSTIMO) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA AUDITORIA DO XX ANO DO PROJETO DE

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.029/05

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.029/05 RESOLUÇÃO CFC Nº 1.029/05 Aprova a NBC T 11.12 Processamento Eletrônico de Dados. O, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que as Normas Brasileiras de Contabilidade e suas

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA 1/8 Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 1 Objetivo Este Procedimento tem como objetivo descrever a rotina aplicável aos procedimentos de auditoria interna

Leia mais

Brasília, 9 de maio de 2013

Brasília, 9 de maio de 2013 Brasília, 9 de maio de 2013 Discurso do Diretor de Regulação do Sistema Financeiro, Luiz Awazu Pereira da Silva, na reunião ordinária do Conselho Consultivo de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras.

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO 1. INTRODUÇÃO O Scotiabank Brasil (SBB), em atendimento à Resolução CMN 3.464 e alinhado a política global do grupo, implementou estrutura de Gerenciamento

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

CARTA DE OPINIÃO - IBGC 1 Comitê de Auditoria para Instituições Financeiras de Capital Fechado

CARTA DE OPINIÃO - IBGC 1 Comitê de Auditoria para Instituições Financeiras de Capital Fechado CARTA DE OPINIÃO - IBGC 1 Comitê de Auditoria para Instituições Financeiras de Capital Fechado Em maio de 2004 foi publicada a Resolução 3.198 do Conselho Monetário Nacional, que trouxe, entre outras novidades,

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

Gerenciamento de Riscos em Segurança da informação. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de Riscos em Segurança da informação. cynaracarvalho@yahoo.com.br $XWDUTXLD(GXFDFLRQDOGR9DOHGR6mR)UDQFLVFR± $(96) )DFXOGDGHGH&LrQFLDV6RFLDLVH$SOLFDGDVGH3HWUROLQD± )$&$3( &XUVRGH&LrQFLDVGD&RPSXWDomR Gerenciamento de Riscos em Segurança da informação cynaracarvalho@yahoo.com.br

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1/9 Sumário 1. Introdução... 3 2. Objetivo... 3 3. Princípios... 4 4. Diretrizes... 4 4.1. Estrutura de Governança... 4 4.2. Relação com as partes interessadas...

Leia mais

Auditoria Interna e Governança Corporativa

Auditoria Interna e Governança Corporativa Auditoria Interna e Governança Corporativa Clarissa Schüler Pereira da Silva Gerente de Auditoria Interna TUPY S.A. Programa Governança Corporativa Auditoria Interna Desafios para os profissionais de auditoria

Leia mais

Gerenciamento de Riscos Risco de Liquidez

Gerenciamento de Riscos Risco de Liquidez Gerenciamento de Riscos Risco de Liquidez 5. Risco de Liquidez O Risco de Liquidez assume duas formas distintas, porém intimamente relacionadas: risco de liquidez de ativos ou de mercado e risco de liquidez

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

1. Esta Política institucional de gestão de continuidade de negócios:

1. Esta Política institucional de gestão de continuidade de negócios: 1. Esta Política institucional de gestão de continuidade de negócios: a) é elaborada por proposta da área de gestão de continuidade de negócios da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Sicoob

Leia mais

EXTRATO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

EXTRATO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS 1 OBJETIVO Fornecer as diretrizes para a Gestão de Riscos da Fibria, assim como conceituar, detalhar e documentar as atividades a ela relacionadas. 2 ABRANGÊNCIA Abrange todas as áreas da Fibria que, direta

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS O ICBC do Brasil Banco Múltiplo S/A considera de suma importância o processo de gerenciamento de riscos, pois utiliza-o para agregar valor aos seus negócios, proporcionar

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

AUDITORIA INTERNA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS ORGANIZAÇÕES

AUDITORIA INTERNA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS ORGANIZAÇÕES 1 AUDITORIA INTERNA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS ORGANIZAÇÕES Alessandra Cristina Rubio¹ Josiane Marcacini Silva² RESUMO Thiago Silva Guimarães³ A auditoria interna é de suma importância para as organizações,

Leia mais

Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF

Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Fabiano Nijelschi Guercio Fernandes Auditor Federal de Controle Externo Brasília-DF, 25 de fevereiro de 2013

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições

RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições financeiras que especifica. O Banco Central do Brasil,

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO NORMA N-134.0002

POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO NORMA N-134.0002 POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO NORMA N-134.0002 POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO Norma N-134.0002 Estabelece as diretrizes da política de segurança e saúde do trabalho na Celesc, definindo

Leia mais

O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos.

O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos. POLÍTICA DE COMPLIANCE INTRODUÇÃO O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos. Visto isso, a REAG INVESTIMENTOS

Leia mais

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade Auditoria Ambiental e de Regularidade Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores - INTOSAI Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental - WGEA ECONTEXTO Este artigo é um resumo do

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil

IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil Ano X - Nº 77 - Julho/Agosto de 2014 IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil Profissionais da Contabilidade deverão assinar prestações de contas das eleições Ampliação do Simples Nacional

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

ESCOLA PAULISTA DE NEGOCIOS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO CORPORATIVO PROFESSOR: CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS ALUNOS: BRUNO ROSA VIVIANE DINIZ

ESCOLA PAULISTA DE NEGOCIOS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO CORPORATIVO PROFESSOR: CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS ALUNOS: BRUNO ROSA VIVIANE DINIZ ESCOLA PAULISTA DE NEGOCIOS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO CORPORATIVO PROFESSOR: CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS ALUNOS: BRUNO ROSA VIVIANE DINIZ INTRODUÇÃO Estratégia é hoje uma das palavras mais utilizadas

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT]

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] 1. Os Tribunais de Contas somente podem realizar suas tarefas quando são independentes da entidade auditada e são protegidos

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Existem três níveis distintos de planejamento: Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional Alcance

Leia mais

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO 1 - INTRODUÇÃO Define-se como risco de mercado a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições detidas pela Cooperativa, o que inclui os riscos das operações

Leia mais

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN Paula Gurgel Dantas 1, Andréa Kaliany

Leia mais